GRANDE AMIGO EDUARDO VELO
O que relatei foi com relação a configuração do MEU ENGESA que sofreu várias adaptações , por isto o funcionamento não é como o seu que esta todo original .
São dois casos distintos :
1º caso – O SEU:
No seu caso , o seu ENGESA esta ORIGINAL com o motor original de grande cilindrada , muito torque em BAIXA ROTAÇÃO , relação original , pneus +- iguais aos originais , com isto , os engenheiros calcularam todo o esforço do motor para andar sempre fazendo o mínimo de força possível numa rotação mínima para ESQUENTAR o mínimo . EXISTE ASSIM UMA BOA EQUALIZAÇÃO DE PESO/POTENCIA/GIRO/TEMPERATURA .
Daí a característica do seu motor é de um MOTOR DE BAIXO GIRO , ALTA CILINDRADA , ALTO TORQUE EM BAIXO GIRO , por isto que ele só esquenta qdo passa dos 2.300 rpm como vc mesmo disse .
2º caso – O MEU :
No meu caso , o meu ENGESA esta todo modificado , ou seja esta com um motor de baixa cilindrada , muito torque em ALTA ROTAÇÃO , RELAÇÃO alongada , pneus maiores e mais largos = mais arrasto , com ísto , saiu de todas as características calculadas pelos engenheiros .
Neste MEU CASO o motor trabalha fora do que foi projetado , fora do ideal , é por isto que qdo eu o comprei , ele tinha a relação 9x44=4,88 , eu atingia 3.800 rpm e ELE NÃO ESQUENTAVA e estava a 115 km/h , ou seja um giro alto e NÃO ESQUENTAVA .
Qdo coloquei a relação 13x46=3,54 , ele andava a 3.000 rpm e ESQUENTAVA , a TEMPERATURA passava dos 90º e estava a 140 km/h . Por ísto troquei a relação para 12x47=3,92 , agora ando a 3.000 rpm , a TEMPERATURA não passa dos 90ºC , e ele esta a 110km/h .
RESUMINDO : No meu caso , o motor MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIOR , ELE ESQUENTA MENOS PQ FAZ MENOS FORÇA PARA FAZER AQUELE MESMO ESFORÇO .
Outro exemplo : Eu subia uma serra a 80 km/h a 2.800 rpm em 5ª marcha com a relação 9x44=4,88 , ELE NÃO ESQUENTAVA .
Qdo subia a mesma serra a 80 km/h a 2.200 rpm em 5ª marcha com a relação 13x46=3,54 , A TEMPERATURA ÍA AOS 100ºC .
COM ÍSTO COMO VC ESTA VENDO , ACONTECEU COMIGO , ELE ESQUENTAVA MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIS BAIXO , DIFERENTE DO SEU CASO QUE SOBRA TORQUE EM BAIXO GIRO E SE VC AUMENTAR O GIRO DO SEU MOTOR ELE ESQUENTA .
Mas para confirmar ainda mais o que eu estou falando , eu mostro a vc que NO SEU CASO COMO VC MESMO FALOU : QUE O SEU PERQUINHO SÓ SOBE A TEMPERATURA QDO PASSA DOS 2.300 RPM .
Vc pega seu ENGESA , coloca ele em cima de um cavalete deixa as rodas suspensas , COLOCA A 5ª MARCHA NELE , ACELERA Até 2.500 rpm “ TENHO CERTEZA QUE A TEMPERATURA NÃO IRÁ SUBIR “ , simplesmente pq ele não estará fazendo força EMBORA ELE ESTEJA A MAIS DOS 2.300 QUE VC RELATOU .
VC RELATOU QUE SE ANDAR A 2.300 rpm , A TEMPERATURA SOBE , MAS NESTE CASO ELA NÃO IRÁ SUBIR .
Desculpe pela delonga , mas CADA CASO É UM CASO , e no caso do AURÉLIO , MEU E DO COM MOTOR MWM , É DIFERENTE DO SEU COM O MOTOR Q20B . DOIS MOTORES DE CONFIGURAÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES .
ABRAÇÃO