x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49

Bancos para Engesa

Olá, caros engeseiros.

Sou novo por aqui, mas há pouco tempo realizei junto com meu irmão nosso sonho de infância, que era ter o nosso jipe pra botar na lama.

Compramos um Engesa F2 que está direitinho, mas que precisa de algumas melhorias . Decidimos começar colocando guincho, peito de aço e devemos trocar os bancos (a gaiola ainda está sendo estudada).

Com relação à troca dos bancos, entretanto, ainda estamos com dúvidas sobre o que fazer. Resolvemos trocar tudo, desde os trilhos, por bancos que pretendemos revestir com neoprene. Mas o problema é qual colocar no lugar.

Já vi aqui no site um fórum sobre o assunto, no qual foi dito que o banco do Fox é muito alto e faz com que os joelhos raspem no volante. Também já escutamos que banco concha é bem desconfortável... Além disso, há a dúvida do que fazer no banco de trás, se inteiriço ou dois individuais lado a lado.

Contra os individuais, pesa o fato de que os encostos podem ficar batendo e voltando conforme a viatura pula e a dificuldade de acesso à caixa de ferramentas. Já contra o inteiriço, o problema mesmo é achar um modelo que caiba direito naquele espaço.

Enfim, se alguém tiver vivenciado uma dúvida semelhante e quiser compartilhar a solução... Toda ajuda será muito bem vinda!

Abraço!

Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 0
    Sugestão: dianteiros coloca concha reclinável e no traseiro coloca o banco do meio da towner. É um banco bipartido, com descança braço e o melhor: se você parafusar logo após a caixa de ferramentas, para facilitar o acesso é só correr ele para trás e depois empurra novamente para frente se quiser aproveitar melhor o "porta malas". Eu tenho e ficou ótimo.

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    JOTAPÊ

O amigo CILON já deu a dica certa , mas vai depender tb do uso que vc vai fazer , se for basicamente trilhas , a dica do CILON é 10 , mas se vc for fazer o uso como eu faço que consiste em 80 a 90% do uso em estradas de asfalto/terra/cidade/diaadia ou seja faço tudo com o meu , o banco concha mesmo o reclinável vai ficar desconfortável , eu uso o do VECTRA , gosto muito , fiz um suporte no qual o banco fica bem baixo , as pessoas pequenas qdo dirige ele acha até ruim , tenho 1,80 m de altura e 108 kg e minha perna passa longe do volante , as vezes quero segurar o volante com a perna para colocar o cinto ( ERRADO FAZER ÍSTO ) , e não consigo de tão longe que fica o volante da perna aí tenho que parar o ENGESA para colocar o cinto , AINDA BEM NÉ ?

É outra opção apenas .

ABRAÇO

Valeu CILON e GUILHERME!

A dica para o banco traseiro realmente pareceu certeira. A idéia de deslizar o banco pra acessar a caixa de ferramentas é 10! O único problema é que no meu Engesa (não sei se é característica do carro ou se só tem no meu mesmo) há uma barra de ferro parafusada nas caixas de roda traseiras, onde atualmente apoio os encostos dos bancos de trás (que estão porcamente presos com o cinto de segurança, diga-se). Não tem problema arrancar esse negócio de lá?

Já com relação aos dianteiros, continuo na dúvida... Usarei o jipe mais em trilhas mesmo (ou só quando der vontade de passear num final de semana em Sampa 8)) e nos deslocamentos para fazer os passeios, o que, em tese, faria com que eu tendesse para o concha reclinado. Mas realmente estou com medo de ficar desconfortável, já que, ao contrário da maioria dos demais (e isso será coinsertado mais pra frente - a brincadeira tá só começando) o meu Engesa é duro pra c... (minha namorada inclusive chama ele de "entra leite sai manteiga"). Então, se o banco não for lá essas coisas, já viu...

Com relação aos do Vectra, GUILHERME, para mim parece ótimo, já que tb tenho 1,80 m. Mas cê sabe dizer se um cara de 1,75 (no caso, meu irmão) tb consegue enxergar o que se passa na frente da viatura? Enfim, dilemas de quem divide o brinquedo em família...

Desde já, agradeço pelas dicas! Abraço!

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    JOTAPÊ

Com relação do seu ENGESA estar duro pra K , tem alguma coisa de errado nisto , pq os ENGEAS são macios demais , o meu por exemplo , tive que colocar amortecedores do caminhão 1113 para ele ficar um pouco mais firme de tão molenga que ele era .

Ele consegue mesmo assim ser MUITO MAIS MACIO do que minha SW4 , SEM EXAGERAR .

Ou o seu esta com molas muito mais grossas , ou os amortecedores estão travados , mas alguma coisa de errado tem com certeza .

A pricipal virtude do ENGESA é a sua suspensão que tem a característica de ser MUITO MACIA .

Agora qto a altura do banco para o seu irmão , é muito simples : é só vc qdo for colocar o banco seja o concha ou o do vectra , vc colocar ele em um suporte provisório , ou melhor calçar o banco primeiro e colocar seu irmão nele para ver se a altura esta boa , qdo chegar na altura correta , bom pra vc e ele , fixe da forma definitiva .

No meu depois que fixei definitivo , achei que ficou um pouco alto , daí retirei novamente , cortei um pouco o suporte e ficou numa altura muito boa para mim , para os baixinhos ficou um pouco baixo , mas como o ENGESA é meu e só eu que uso , está ótimo para mim .

Qto a vc retirar a barra que tem na caixa de rodas traseira , de uma forma geral , vc pode tirar e colocar qquer coisa no ENGESA que ele aceita sem problema , parece que ele foi feito para a gente fazer dele o que nós queremos , ou seja , colocarmos ele do nosso jeito .

ABRAÇÃO

Pois é GUILHERME... Tb to achando que alguma coisa está errada/mal projetada na suspensão. Tá de um jeito que outro dia meu irmão estava sem cinto durante a trilha e num buraco veio quase parar no meu colo!!! Se não colocar cinto, voa mesmo!

Vou dar uma olhada nas molas e amortecedores para tentar ver as especificações, ou então levar em algum mecânico pra ele dar uma olhada, já que (ainda) não entendo muito de mecânica.

Valeu mais uma vez as dicas com relação aos bancos! Aquela barra na traseira vai pro saco, então...

Abraço!

Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    No caso dos bancos da towner, o cinto é preso na estrutura deles mesmo e que vai parafusada no assoalho. Essa barra devia ter alguma outra função pro antigo dono. Quanto ao seu Engesa ser duro, dá uma pesquisada aqui nos outros tópicos que vai encontrar muita coisa, pois molas e amortecedores mudam conforme a sua motorização. Meu Fase 1 era gasolina 6cc e tinha molas da pampa na dianteira, f1000 na traseira e amortecedores de f4000 (depois troquei por rancho), o meu Fase 2 que tem diesel Q20b, devido ao peso tem mola da F1000 na traseira e da F250 na dianteira e acabei de colocar amortecedores do 1113 seguindo as sugestões do pessoal, incusive do excelentíssimo sr. dr. em Engesas Guilhermeabreu, e ficou ótimo. Estou gostando muito desse amortecedor. Pesquisa por aí e troca idéias com o pessoal que vais conseguir boas dicas.
    [ ]'s a todos

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    JP , que ano é seu Fase 2 ??
    Está com pantógrafo nos bancos ?? ou os bancos são fixos ?? de qqer maneira vc pode usar cinto de 4 ptos e prender a abdominal na carroceria e as peitorais no próprio banco ...

Que bancos estão no seu engesa agora ?? , tira fotos e manda pra gente , dos 3 bancos e da tal barra ...

abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

CILON,

Os cintos de segurança, tanto dianteiros quanto traseiros estão presos no mesmo parafuso de fixação do próprio banco. Não sei se é o correto, mas espero não precisar fazer nenhum crash test para descobrir... rs. De toda forma, na hora de trocar os bancos, vou ver direitinho se a coisa tá certa (e pelo menos já tenho o caminho das pedras para o de trás!).

Já com relação à suspensão, o meu F2 tá com um MWM 2.8 TD e, mesmo sendo mais pesado, é MUITO duro. É algo que terei que pesquisar mesmo... Se bem que, sabendo dessas variações que podem ocorrer com a colocação de guincho (que vai ser colocado junto com o banco) mais a gaiola (ainda em estudos, mas confesso que fiquei assustado ao ver um ENGESA tombando tolamente num vídeo do youtube - logo tb devo colocar), acho que só vou mexer nisso mais pra frente, quando o peso estiver mais definido.

De todo modo, já andei lendo o fórum de molas e parece ter sido consenso que a da F1000 vai bem com os amortecedores do mercedão. A propósito, é realmente muito legal o espírito de ajuda mútua entre os jipeiros (inclusive de vocês, pelo que agradeço! ). Essa, inclusive, é uma das razões para curtir ainda mais encarar as trilhas...

EDUARDO, o meu F2 é um protótipo, montado em 1998. Essa é a data do documento, infelizmente (vai demorar pra eu deixar de pagar IPVA). Seguem algumas fotos dele (as que eu tenho disponível agora - em duas dá pra ver um pouco dos bancos). Pelo menos já tem espaço pro guincho!Depois tento tirar outras melhores.

Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bancos para Engesa-jeep1.jpg   Bancos para Engesa-jeep2.jpg   Bancos para Engesa-jeep7.jpg   Bancos para Engesa-jeep8.jpg  

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    JotaPê,

já vi de perto sua viatura, aliás ela está bem legal... vc que levou ela pro Farias mexer no eixo ou foi o antigo dono??? É um engesa ou Envesa??? Seja lá qual for é só ler bastante e trocar idéias com as pessoas e mecânicos e terás ótimas soluções.
    Aliás, se foi vc que levou lá pro Farias, o meu engesa é um branco com capota rígida que estava lá.

seja bem vindo,

Abraçones

Ralado

Fala RALADO!

Na verdade, foi meu irmão quem levou o jipe pro Farias (Clube da Camper, né?) mexer no diferencial traseiro, já que estava totalmente fora de sintonia com o dianteiro. O câmbio tava ridículo de curto (a 80 por hora o bicho já tava em 5ª gritando muito!), mas ficou joinha!

Ao que me consta, é ENGESA mesmo. Pelo menos foi assim que me venderam... . Mas falando sério, ele só foi montado em 98, com peças compradas da massa falida da Engesa.

De toda forma, valeu pela recepção! Pode ter certeza de que ainda vamos conversar muito, já que, por mais que o meu Engesa esteja em ordem, ainda falta muito para deixar do jeito que quero. Logo, consultas e discussões serão necessárias, e MUITO!

Pelo menos, os bancos estão encaminhados (decididos) agora. Concha reclinável na dianteira e de Towner na traseira. É tudo uma questão de "tempo"...

Abraço!

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    JOTAPÊ

Na mexida do diferencial traseiro , qual a relação que foi colocada ? Pq o meu tb é com o MWM 2.8 , e já troquei de relação 4x para chegar a uma conclusão boa para o meu uso .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73