x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 49
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10

GRANDE AMIGO EDUARDO VELO

O que relatei foi com relação a configuração do MEU ENGESA que sofreu várias adaptações , por isto o funcionamento não é como o seu que esta todo original .

São dois casos distintos :

1º caso – O SEU:
    No seu caso , o seu ENGESA esta ORIGINAL com o motor original de grande cilindrada , muito torque em BAIXA ROTAÇÃO , relação original , pneus +- iguais aos originais , com isto , os engenheiros calcularam todo o esforço do motor para andar sempre fazendo o mínimo de força possível numa rotação mínima para ESQUENTAR o mínimo . EXISTE ASSIM UMA BOA EQUALIZAÇÃO DE PESO/POTENCIA/GIRO/TEMPERATURA .

Daí a característica do seu motor é de um MOTOR DE BAIXO GIRO , ALTA CILINDRADA , ALTO TORQUE EM BAIXO GIRO , por isto que ele só esquenta qdo passa dos 2.300 rpm como vc mesmo disse .

2º caso – O MEU :
    No meu caso , o meu ENGESA esta todo modificado , ou seja esta com um motor de baixa cilindrada , muito torque em ALTA ROTAÇÃO , RELAÇÃO alongada , pneus maiores e mais largos = mais arrasto , com ísto , saiu de todas as características calculadas pelos engenheiros .

Neste MEU CASO o motor trabalha fora do que foi projetado , fora do ideal , é por isto que qdo eu o comprei , ele tinha a relação 9x44=4,88 , eu atingia 3.800 rpm e ELE NÃO ESQUENTAVA e estava a 115 km/h , ou seja um giro alto e NÃO ESQUENTAVA .

Qdo coloquei a relação 13x46=3,54 , ele andava a 3.000 rpm e ESQUENTAVA , a TEMPERATURA passava dos 90º e estava a 140 km/h . Por ísto troquei a relação para 12x47=3,92 , agora ando a 3.000 rpm , a TEMPERATURA não passa dos 90ºC , e ele esta a 110km/h .

RESUMINDO : No meu caso , o motor MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIOR , ELE ESQUENTA MENOS PQ FAZ MENOS FORÇA PARA FAZER AQUELE MESMO ESFORÇO .

Outro exemplo : Eu subia uma serra a 80 km/h a 2.800 rpm em 5ª marcha com a relação 9x44=4,88 , ELE NÃO ESQUENTAVA .
    Qdo subia a mesma serra a 80 km/h a 2.200 rpm em 5ª marcha com a relação 13x46=3,54 , A TEMPERATURA ÍA AOS 100ºC .
    COM ÍSTO COMO VC ESTA VENDO , ACONTECEU COMIGO , ELE ESQUENTAVA MESMO ANDANDO NUM GIRO MAIS BAIXO , DIFERENTE DO SEU CASO QUE SOBRA TORQUE EM BAIXO GIRO E SE VC AUMENTAR O GIRO DO SEU MOTOR ELE ESQUENTA .

Mas para confirmar ainda mais o que eu estou falando , eu mostro a vc que NO SEU CASO COMO VC MESMO FALOU : QUE O SEU PERQUINHO SÓ SOBE A TEMPERATURA QDO PASSA DOS 2.300 RPM .
    Vc pega seu ENGESA , coloca ele em cima de um cavalete deixa as rodas suspensas , COLOCA A 5ª MARCHA NELE , ACELERA Até 2.500 rpm “ TENHO CERTEZA QUE A TEMPERATURA NÃO IRÁ SUBIR “ , simplesmente pq ele não estará fazendo força EMBORA ELE ESTEJA A MAIS DOS 2.300 QUE VC RELATOU .
    VC RELATOU QUE SE ANDAR A 2.300 rpm , A TEMPERATURA SOBE , MAS NESTE CASO ELA NÃO IRÁ SUBIR .

Desculpe pela delonga , mas CADA CASO É UM CASO , e no caso do AURÉLIO , MEU E DO COM MOTOR MWM , É DIFERENTE DO SEU COM O MOTOR Q20B . DOIS MOTORES DE CONFIGURAÇÕES TOTALMENTE DIFERENTES .

ABRAÇÃO

Caro Guilherme Abreu...
    Aproveito o tópico para reforçar o seu comentário. Antes de instalar o mwm 2.8 eu utilizava o perking turbinado e nunca tive problemas de temperatura, claro que respeitando os limites do tipo do motor. Quando intalei no mwm2.8 meu drama começou e se estende até hoje. Como o motor é de alta rotação e minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 100km/h a 110km/h, foi certo que a temperatura foi para as alturas e isso piorado pelo guincho que atrapalha um bocado. Como não vou trocar o motor e nem retirar o guincho, estou tentando outras alternativas:
    1)Direcionamento de todo vento para passar pelo radiador...(como vc sugeriu!!)
    2)Hoje estou testando retirar a hélice original, com a embreagem viscosa, e colocando um ventilador elétrico(vectra 2.0) acionado por um bulbo com trabalho entre 82/92 graus. este eletro-ventilador já possui defletor, como os antigos monzas, e vou testá-lo nas mesmas situações em que, hoje, acorre um super-aquecimento do motor.

Posto aos amigos resultados desta tentativa.

Abraços
    Daniel Lima
    Engesaf2,mwm2.8,eixos band,redução jpx,disco nas 4rodas,work12000.......

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    AMIGO DANIEL LIMA

Como relatei anteriormente , acredito que eu esteja na frente de vcs todos que tem motor MWM 2.8 nos ENGESAS .

Como vc já comprou e colocou , acredito que não irá resolver , pois eu tb já troquei a hélice original , SÓ QUE EU COLOQUEI A HÉLICE DO MB 1313 OU 1519 , NÃO ME LEMBRO MAIS E NÃO RESOLVEU .

Como tb relatei , estou quase no ponto de trocar o radiador para colocar um mais alto 16 cm , aí a hélice irá pegar nele todo , pq agora , 1/3 da hélice esta para baixo do radiador , pq o radiador é muito curto na altura , e não tem NENHUM DEFLETOR DE AR NEM AR NEM NA FRENTE NEM ATRAS DO RADIADOR , " AINDA ACHO QUE OS DEFLETORES É QUE ESTÃO FAZENDO FALTA NO MEU .

O meu modo de guiar é praticamente igual ao seu , com este problema , o meu acelerador , É O TERMOMETRO DE TEMPERATURA , na medida que a temperatura começa a passar ligeiramente dos 90ºC , folgo o pé do acelerador , e assim eu vou até solucionar de vez este superaquecimento .

Por ísto que falei para vcs aguardarem a minha solução definitiva para vcs não ficarem gastando a toa .

Mas de qquer jeito fala pra gente como ficou o seu neste seu esquema .

ABRAÇÃO
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JotaPê Ver Post
    CILON,

Dei uma olhada nas fotos do seu, na página que vc anunciou a venda, e vi os bancos de trás da Towner que vc mencionou. É impressão minha ou eles não tem apoio de cabeça mesmo?

Abraço!
    Ter encosto ele tem, é de um plastico bem macio e é vazado, até que bem bacana. Eu é que resolvi deixar sem. O banco originalmente era de tecido e estava muito feio. Agora que eu encapei com curvim estou pensando em recolocar os encostos.

[ ]'s a todos

[QUOTE=Daniel Lima;760916]Caro Guilherme Abreu...
    Aproveito o tópico para reforçar o seu comentário. Antes de instalar o mwm 2.8 eu utilizava o perking turbinado e nunca tive problemas de temperatura, claro que respeitando os limites do tipo do motor. Quando intalei no mwm2.8 meu drama começou e se estende até hoje. Como o motor é de alta rotação e minha velocidade de cruzeiro gira em torno de 100km/h a 110km/h, foi certo que a temperatura foi para as alturas e isso piorado pelo guincho que atrapalha um bocado. Como não vou trocar o motor e nem retirar o guincho, estou tentando outras alternativas:
    1)Direcionamento de todo vento para passar pelo radiador...(como vc sugeriu!!)
    2)Hoje estou testando retirar a hélice original, com a embreagem viscosa, e colocando um ventilador elétrico(vectra 2.0) acionado por um bulbo com trabalho entre 82/92 graus. este eletro-ventilador já possui defletor, como os antigos monzas, e vou testá-lo nas mesmas situações em que, hoje, acorre um super-aquecimento do motor.

Posto aos amigos resultados desta tentativa.

Daniel, só um palpite na sua tentativa. Por melhor que seja o ventilador elétrico ele não chegará nem aos pés de um ventilador mecânico (acoplado no motor) medíocre.
    Crei que com seu ítem 2 seus problemas só aumentarão.

Abraços e boa sorte.

Ter encosto ele tem, é de um plastico bem macio e é vazado, até que bem bacana. Eu é que resolvi deixar sem. O banco originalmente era de tecido e estava muito feio. Agora que eu encapei com curvim estou pensando em recolocar os encostos.

[ ]'s a todos

Valeu CILON! Se tem apoio pra cabeça, é esse mesmo!

Quanto à discussão da temperatura do motor, na semana que vem pego estrada com o Traste e conto pra vcs se esquentou ou não. E tb mando as fotos do sistema de refrigeração e dos bancos do meu (eu não esqueci!).

Abraço!

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Citação Postado originalmente por JotaPê Ver Post
    Onde estão as fotos desse banco traseiro? mande o link por favor.

Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Onde estão as fotos desse banco traseiro? mande o link por favor.

Na verdade, estava só citando o CILON, CAVESO... Acho que apaguei alguma coisa a mais e ficou parecendo que fui eu. De toda forma, segue o link do anúncio do CILON (não sei se ele ainda tá vendendo o dele), onde dá rap ver o banco de trás.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29955

Abraço!

Usuário Avatar de Cilon Carlos Heck
    Entrada
    29/05/2003
    Local
    Londrina/PR
    Deixa que amanhã eu tiro novas fotos, agora com ele de capa nova e posto aqui.
    []'s

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por CAVESO;
    (...)Teria como tirar umas fotos deles ( sem a borracha que tampa), por favor?
    Opa.
    Demorou, mas saiu.
    As duas últimas fotos são do suporte do banco do motorista.
    Abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Bancos para Engesa-dsc08850.jpg   Bancos para Engesa-suporte9.jpg   Bancos para Engesa-suporte.jpg   Bancos para Engesa-dsc08853.jpg   Bancos para Engesa-dsc08852.jpg  
    Aurélio

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Ainda sobre a temperatura dos MWM.
    Depois de verificar que o acoplamento viscoso do hélice do ventilador estava pifada, tentei comprar outra e desisti - pelo menos por enquanto - por conta do preço.
    Dai, coloquei uma do Omega que é "talequale" a do MWM, precisando somente embuchar o rolamento. Infelizmente também estava pifada.
    Então parti para a hélice fixa e a escolhida foi a do caminhão 709, pois o tamanho é o mesmo. Foi preciso fazer um espaçador com furação diferenciada nas duas faces - quatro parafusos pelo lado da polia e seis pelo lado do hélice.
    Andei muito pouco, mas ao que parece o motor está trabalhando numa temperatura mais baixa. Vou testa-lo em condições mais severas e depois falo aqui o resultado.
    O único senão é que em marcha lenta, o esticador fica "trabalhando" o que não acontecia com a polia viscosa.
    Daí a dúvida: essa vibração do esticador pode danifica-lo?
    Abs,
    Aurélio

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73