Nos meus questionamentos sobre valores e nas minhas buscas cheguei a algumas conclusões:
Uso que quero fazer do carro(vai ser meu único carro) – Dia a dia na cidade, viagens medias e longas em estradas de asfalto, viagens e passeios em estradas de terra da região e trilhas leves no futuro quando tiver mais experiência.
Perciso então de um carro econômico que ande bem em estradas(com um certo conforto) mas que tambem tenha um gostinho de 4X4, um certo sabor de aventura. Pela lógica o carro ideal para mim seria um Samurai. Vi e andei em um que tava maravilhoso e em ótimo estado por 18k. E ele bem equipado é um carro muito bonito! Tem que acrescentar que ainda poderia fazer seguro total dele, por um preço um pouco alto é verdade, mas poderia fazer. O único problema é que peguei um virus que me subiu a cabeça – Engesa. Como parece que ainda não descobriram a cura vou ter que viver com isso...

Enfim quais seriam as minhas alternativas então:
Comprar um Engesa F1(não preciso de muito espaço) a diesel (econômico e bom em asfalto), capota de lona (faz parte do sabor de aventura que falei acima) e sem grandes acessórios como guinchos e outros(não vou fazer trilha por enquanto). Valores que tenho encontrado: Entre 27k e 32k.
Outra alternativa seria comprar a alcool ou gasolina e transformar. Tem mais ofertas destes carros. Fico daí preocupado com o custo pq pelo que li teria que mudar não só o motor mas suspensão, freios, etc.
Caso eu decida que vale a pena investir uma bolada de cara num Engesa diesel - aprox. 30k – eu daí queria considerar a opção de partir logo para um Envesa! Liguei para la e me disseram que vão começar a montar os carros somente a partir da segunda quinzena de março mas que tem um carro ainda para pronta entrega por 38k(

Um Envesa seria um Engesa 0km!!! Pelo que eu tenho visto estou começando a achar que um Envesa seria um ótimo negócio para quem tem essa grana. Nunca vi um Envesa, só em fotos, mas li aqui no forum que o acabamento deixa a desejar. E outra pessoa que comprou partes do Rosnel lá em Londrina, dizendo que o serviço deixa a desejar. Alguem sabe a que exatamente esse “deixa a desejar” se refere. Alguem poderia dar mais detalhes? Não achei nada nos tópicos específicos de Envesa aqui no forum.
Estava até querendo fazer um viagenzinha rápida a Londrina para ver o bicho de perto...