5 Anexo(s)
Resolvida a fixação dos "meus" retrovisores
Olá Pessoal, como eu não tinha encontrado um retrovisor compatível com a furação original do meu Engesa Fase 1, sem capota (com dois furos alinhados na horizontal, na lateral do painel do pára-brisas), acabei comprando um da marca BLOWER, modelo nº 5062, novo, por R$ 114,00. Está com 1 mês de uso e funcionando bem.
Fiz um projeto do flange pra transferir a furação original (com 2 furos) para a furação da base do retrovisor (com 3 furos). O ex-dono do meu Engesa fez a peça pra mim. O desenho original é mostrado anexo, não está muito didático, mas foi o que pude fazer na hora que tive a idéia.
O flange é de uma chapa de aço de 4,0 mm de espessura, possui furos com rebaixo para o encaixe das cabeças dos parafusos de rosca fina. O formato do flange é o mesmo da base do retrovisor. Eu apliquei zarcão e tinta automotiva preta antes de instalar. Entre o flange e a chaparia coloquei uma borracha com o formato do flange.
O flange foi preso na chaparia a partir da furação original do Engesa e o retrovisor foi preso no flange a partir da própria furação da base do retrovisor, que também foi repetida no flange. Resultado: um parafuso ficou com a cabeça a amostra e dois parafusos ficaram mostrando as porcas auto-travantes. Tenho certeza de que na rua ninguém repara isso, rsrs.
Todos os parafusos usados são de inox (por capricho mesmo). Está com 1 mês de uso. A fixação ficou rígida e o retrovisor não vibra.
Caso o retrovisor apresente problema algum dia, posso substituir por outro da marca METAGAL. Espero que a furação seja a mesma, caso contrário farei outros flanges, rs.