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Tópico: Câmbio Engesa

  • #1

    Câmbio Engesa




    Engeseiros,

    Alguém saberia me informar se o cambio que equipa os Engesa é o mesmo das D-60?

    Esse cambio (ou algum outro que equipou os EE) tem a 5a marcha com overdrive?

    []´s

  • #2
    Fábio,

    Até onde sei, todos os Engesas foram equipados com o câmbio Clark 240v, com 1a reduzida e 5a 1:1, e com a ré para frente, este câmbio equipava a D-40 e algumas D-20.

    Se não me engano, o Clark 2615 possui a 5a overdrive, e a 4a é equivalente à 5a do 240v, 1:1.

    Corrijam-me se estiver errado...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
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    cambio

    Xará , é isso mesmo , todo Engesa original usa o Clark 5 marchas da D40 e de algumas D20 , mas alguns Engesas , por ter que mexer no câmbio , têm esse outro câmbio .
    Dá pra por o da Band , fazendo pequeno reparo na lataria , aí já fica com reduzida ...

    []s engrenados ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #4
    Xará...

    Reduzida pra quê

    Vc acha que precisa



    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #5
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    cambio

    Bom , acho que seria bom pra poder ter opção de guincho mecânico , para usar os BF33 , tbm alivia bem todo cjto de transmissão . Mas seria só por isso ...

    até ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #6
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    Re: cambio

    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo
    Bom , acho que seria bom pra poder ter opção de guincho mecânico , para usar os BF33 , tbm alivia bem todo cjto de transmissão . Mas seria só por isso ...
    Salve Galera!!

    Entrando no papo... Vcs não consideram 1 única marcha reduzida, um recurso limitado??? Só de imaginar meu CJ com só a 1ª marcha reduzida já fico louco!!! Tipo assim, ou vc se arrasta ou pega embalo... Não tem outras opções... E a ré, então??? Pra frente tem força, já na ré, não é a mesma coisa...
    []'s

  • #7

    Re: cambio

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Vcs não consideram 1 única marcha reduzida, um recurso limitado??? Só de imaginar meu CJ com só a 1ª marcha reduzida já fico louco!!! Tipo assim, ou vc se arrasta ou pega embalo... Não tem outras opções... E a ré, então??? Pra frente tem força, já na ré, não é a mesma coisa...
    Grande Giovani,

    Eu tava (ou tô, num sei) com essa mesma idéia, colocar o 240v no 51... Mas, é claro, mantendo a reduzida willys. Com isso, tem-se a mesma velocidade final que tenho hoje (cerca de 90 sem forçar o motor), só que uma 1.a reduzida ao quadrado, dando uma relação final de aprox. 80:1!!!! Controle total e absoluto do jipe.

    Colocar sem reduzida, só se o motor for um monstrinho a diesel, tipo S4TPlus... Algo com mais de 25/30 de torque a menos de 1000 rpm.

    Já dirigi Camper com o S4TPlus e o 240V. Saia de 4.a brincando brincando.... Dá pra vc usar só a quarta, na cidade, e desencanar das outras marchas....

  • #8
    Ei pessoal...posso estar falando "Me..a" mas até onde sei a 1ª e a ré são reduzidas...as outras que não!!!
    Dizem que quem precisa de redução no engesa não é braço...praticamente um maneta...então sou um!!!hehehe
    todos os outros jipes que tive tinham. Eu particularmente gostaria de ter no meu a redução nas outras marchas.
    Ex...numa trilha que fui em Aguas claras...havia uma extensão muito grande de estrada sob a água. o nível da água estava em torno de 1m. O fundo era lodoso. Entrar virando roda na 1ª reduzida não dava...precisava de um embalo e a 1ª era muito lenta...já na segunda o engesa ficava chocho pelo grande volume de água que segurava o jipe. E ai...os engeseiros experts...como sair dessa? No meu ver uma segunda reduzida daria uma forcinha bárbara. De resto ele ia super bem!!!

    Abraços

  • #9
    Acho tbm que um engesa com um bom motor diesel turbinado e intercoolado com uma sobrecaixa de toyota é muito difícil de ser parado!!!

  • #10
    Ah!!! outra coisa que minha caixa tinha que me desagradava um pouco era o buraco entre a 4ª e 5ª. Vc subindo uma serra em 5ª, ele pedia a 4ª mas o giro ficava muito alto e na quinta ficava pedindo redução. A de vcs era assim? Claro que na estrada reta a quinta mandava bem!!!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Eduardo Chaves
    Xará...

    Reduzida pra quê

    Vc acha que precisa



    []'s...
    Oh Edu...vendeste o King?

  • #12
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    cambio

    PessoAll , concordo com tudo que vcs falaram , O F3 do Adriano era bem parecido com o meu , tenho os mesmos problemas , com subida a 4º avança e 5º não leva o bicho , tbm qto á travessia de charco , tem que ser só na 1º até o fim , de olho no rpm ...
    Se tivesse que mexer colocaria a de 4 marchas da Band com reduzida , aí já instalava um guincho mecânico e tava tudo certo , como não vou mais trocar de viatura mesmo , esse é um dos meus planos futuros , além de roda livre traseira e cjto Coroa/pinhão 4,8 ou 4,5 , pra despreocupar de vez . Não vou passar de 90 ou 100km/h , mas vou ter uma máquina bem resistente ...

    []s sonhando com cx reduzida ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

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