jrmotta, segue sequência de 6 fotos em vários ângulos (em HD). O suporte articulado da antena tb é da Steelbras.Anexo 425808
Versão Imprimível
jrmotta, segue sequência de 6 fotos em vários ângulos (em HD). O suporte articulado da antena tb é da Steelbras.Anexo 425808
segunda foto:
Anexo 425809
terceira foto:
Anexo 425810
quarta foto:
Anexo 425811
quinta foto:
Anexo 425812
sexta foto: recapitulando, o fio jumper sai do suporte articulado, onde está parafusada a base da antena e vai p o parafuso do rack, ambas as pontas deste fio foram estanhadas com solda e crimpadas com conector tipo arruela que tem furos passantes para permitir a passagem dos parafusos. E tudo encapado com fita isolante 3M. A massa metálica do rack original da Troller, em formato de um cesto (não é o rack do modelo Expedition, q é ainda maior, é o menor), garante um bom plano terra. Na verdade, elétricamente falando, é um terra suspenso no teto, do tipo flutuante, mas q garante um ROE baixo ao conjunto transmisor (rádio + antena). É o suficiente !
Anexo 425813
Nilton,
Maravilha de fotos e explicações!
Do lado da antena, o terminal olhal do fio jumper foi fixado na própria base da antena ("parafuso" rosqueado de onde sai o cabo) ou em algum lugar especial do suporte articulado?
No meu Troller eu não tenho bagageiro, apenas as barras longitudinais que vem originalmente no carro. Se eu colocar o fio jumper no parafuso que fixa a barra ao teto, eu consigo um bom aterramento?
Será que terei um bom plano terra e um ROE adequado, mesmo sem ter o bagageiro?
Por fim, por onde voce passou os cabos das antenas para dentro do carro?
Peço desculpas pelo monte de perguntas e, mais uma vez, te agradeço pelas explicações.
Sds.
jrmotta,
O fio jumper está rosqueado na própria rosca do suporte da antena.
Só testando com medidor de ROE se a travessa longitudinal original do Troller garantirá massa metálica suficiente p um bom plano terra.
Passar os cabos das antenas p dentro do veículo é a parte mais fácil, vão pela parte superior da tampa traseira entre as borrachas de vedação. Os cabos são bem finos e resistentes com malha de blindagem que não se partem. Vou tirar foto disto e postar p sua visualização.
Lembrando q comprei tudo na Steelbras, antenas, suportes articulados e os cabos, q vem com cerca de 5,5 metros de comprimento cada, já na medida p uso em HF 11 metros (PX) e indiferente p uso no VHF 2 metros (Radioamador PY ou /PU).
Esta medida de 5,5 mts dá na conta, pois os cabos saem quase do meio da capota do Troller, entram pela tampa traseira, e aí em meu caso, um cabo deriva-se por debaixo do banco e lateral do motorista até o rádio PX Midland 1001Z q está ao lado inferior do volante e o outro cabo, do VHF, vai direto pelo interior da capota até o console q instalei no teto p acondicionar o VHF Icom 2200H, um belo console na cor do teto, prata, já com falante externo embutido nele q garante um limpo e claro áudio. Para o PX usei tb um falante externo, logo abaixo do painel frontal ao lado do passageiro. Ver as fotos:
Anexo 425952Anexo 425953
Boa tarde !
A seguir link do site hamstation onde clicando em PU2NBU vcs podem visualizar a foto de minha estação caseira:
PT7MCD
No canto superior esquerdo da bancada, encontra-se o meu medidor de ROE e Wattímetro q tb mede potência de transmissão na saída da antena.
Um aparelho simples e barato, nada sofisticado, o qual recomendo a todos terem um similar, paguei cerca de R$ 300,00 na Rua Santa Efigência na galeria AWA. Isto mais um simples mutímetro digital de R$ 50,00 e mais o indicativo da Anatel, vcs estarão prontos e legalizados p se comunicar com o mundo via nosso gratutíto ETER !
Vide foto abaixo e link no site Galloshop:
Wattímetro - Medidor De Roe Voyager KW-525
http://galloshop.com.br/product_imag..._80776_std.jpg