Powered by vBulletin

Instalação antena PY no Troller - Aterramento

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 24/02/2013, 23:57
    jeep2000
    Citação:

Postado originalmente por rsc Ver Post
    estou querendo estalar o px no meu troller.
    comprei um ysesu ft-8900, lendo as informações no fórum vi que o troller não é o melhor veiculo para a instalação de radios.
    eu sei que tenho que fazer o pano terra mas como quero colocar uma antena de 1,5m acho que não rola colocar no teto pois o uso seria inviável em trilhas. colocar no pc traseiro eu nao teria o plano terra.
    e se eu colocar ao lado do snorkel?? poderia colocar uma malha no capo ai nao formaria um bom plano terra??

esta é a antena que eu quero compra para ter um bom ganho.
    Antena Dual Band Vhf / Uhf Móvel Nagoya Lançamento - R$ 239,00 no MercadoLivre

Tá certo que o Troller é todo de pRástico, mas está um pouco exagerada essa preocupação com o Plano de Terra nas antenas móveis. Tenho minhas dúvidas do benefício prático que isso traria, ainda mais se for comunicação carro-carro na trilha ou na estrada.

Mas a título de teste, não é preciso muita ciencia para fazer um Plano de Terra.
    Basta cortar um disco de lata de 8" a 10", colocar no conector antes da antena e rosquear a antena por cima.

Nunca vi plano de terra com 4 radiais fazer efeito. Funciona na teoria, mas na prática não faz diferença nenhuma.

Minha primeira opção seria uma antena de 1/4 colocada o mais próximo possível do teto, seja com uma base magnética ou com um suporte de calha.
    Se a melhor opção for instalar no para-choque, a antena de 1,50m talvez seja a melhor opção, pois apesar de perder o ganho de Tx/Rx para o lado da carroceria, ela pode igualar o rendimento de uma antena menor instalada no teto.
  • 03/03/2013, 19:52
    PP5GAS
    Uso antena de 1/4 no teto por considerar o melhor local de rendimento, embora nas trilhas ela acabe enroscando na vegetação.
  • 31/05/2013, 12:48
    RENATO-RO
    Bom dia,sei que o post aqui ja faz um tempo,mas estou instalando duas antenas no meu t-4 2009 segue a lista de equipamentos que usarei na minha humilde estaçao móvel:

Um radio yaesu ft-857d

uma antena asm zamin para 400w (antena para a banda dos 40 metros)

um amplificador bilinear abl-800 que vai de 1.8 a 30 mhz

cabo rg-58 96% de blindagem

OBS
    vale ressaltar que sou radioamador

depois posto aqui o resultado disso tudo...

Abraço a todos
  • 31/05/2013, 13:10
    mark_4x4
    Citação:

Postado originalmente por RENATO-RO Ver Post
    Bom dia,sei que o post aqui ja faz um tempo,mas estou instalando duas antenas no meu t-4 2009 segue a lista de equipamentos que usarei na minha humilde estaçao móvel:

Um radio yaesu ft-857d

uma antena asm zamin para 400w (antena para a banda dos 40 metros)

um amplificador bilinear abl-800 que vai de 1.8 a 30 mhz

cabo rg-58 96% de blindagem

OBS
    vale ressaltar que sou radioamador

depois posto aqui o resultado disso tudo...

Abraço a todos

Parabens pelas aquisições, vais ficar com uma excelente estação móvel, só tome cuidado com a ROE fora da faixa de sintonia da antena pois com a potência elevada da abl pode queimar o tanque final da mesma fácil. Boa sorte !!!
  • 02/06/2013, 15:28
    RENATO-RO
    Boa tarde,isso é verdade mas eu tenho um medidor muito exigente por aqui. Rsrsrsrs
    eu vou zerar a estacionária dela,to pensando em por uma chave de antena para poder usar a mesma antena com a linear e com o acoplador,apenas com um toque na chave seletora,acho que pode dar certo,tive trocando umas ideias com um amigo que vive de intalaçao de radios e ele disse que da certo,vamos ver o que vai sair....

Acho que vai ficar uma estaçao móvel razoável...

Abraço e até mais
  • 02/06/2013, 20:46
    adrianoquatro
    Qual acoplador você está usando?
  • 03/06/2013, 11:35
    RENATO-RO
    Bom dia eu ainda vou instalar um atu-5 da teico,na base eu ja usei e é excelente
  • 07/06/2013, 22:22
    RENATO-RO
    Eu to com um grande problema para instalar meu radio(yaesu ft-857) e minha linear no meu troller,depois de tudo pronto,deu pane, acende todas as luzes do painel de instrumento inclusive o pisca externo, quando se fala no radio,com a ABL-800 chega a cortar o funcionamento do motor

já verifiquei o aterramento,só não acende as luzes quando eu coloco a carga fantasma no lugar da anten.

Acho o aterramento do troller muito deficiente,a estacionaria da antena não dava zerada de jeito nenhum.

A estacionária ficava baixa,até aceitavel,mas não resolvia o problema

alguém tem uma ideia?

Já passaram por algo parecido?

Ja vi comentários de que tem que fazer um plano terra,como se fosse uma dipolo base,e outras coisas mais

Será que alguem tem idéia????
  • 08/06/2013, 00:53
    adrianoquatro
    Que bizarro. Puxou o negativo e positivo direto da bateria? Aterrou a antena (alguns dizem não ser necessário, mas vai que é isso). Verificou se a antena está ok? Já tive uma antena em curto, não dava pane, mas não tinha ganho algum. Tente não passar pelo acoplador, talvez ele esteja dando algum retorno.
  • 08/06/2013, 19:20
    RENATO-RO
    Adriano,beleza?

Então eu já tentei de tudo que você pensar

já aterrei a antena

mudei a antena de lugar

puxei fio direto da bateria pra aterrar a antena

o acoplador eu nem instalei pq ele já fez isso tudo só com a antena imagina se eu tivesse colocado

troquei antena pra ver se era a antena

passei um cabo por fora do carro pra ver se dava algum resultado

até cabo rg 213 com 100% de blindagem eu usei

a minha última tentativa é refazer todo,isso mesmo todo aterramento do carro

vou triplicar o aterramento

porque não sei se você já percebeu,mas o aterramento que o troller tem vem só da bateria para uma barra de cano dentro do painel do carro.

E tem outro que vai do chassis no motor,que esse só serve pro motor e mais nada

eu fico louco da vida de saber que uma fábrica,faz uma porcaria dessa mesmo sabendo qual é a aplicação do veículo.

Um eletricista amigo meu disse que o aterramento que o carro tem é uma vergonha,só serve pra funcionar o carro e muito mal,e mais disse ainda que não sabe como ainda aceita sistemas de som alem do original.

Resumindo compramos um carro que custa o olho da cara,e o danado ainda precisa de acertos...
  • 09/06/2013, 11:50
    adrianoquatro
    A alimentação do radio também puxou direto da bateria? Isso está parecendo retorno.
  • 09/06/2013, 18:57
    RENATO-RO
    CARA PUXEI SIM,MAS AINDA ACHO QUE A BATERIA NÃO DEVE ESTAR DANDO CONTA DE FAZER ATERRAMENTO PRO CARRO TODO

AS DUAS ULTIMAS TENTATIVAS SÃO,MELHORAR O ATERRAMENTO E SE POSSIVEL TROCAR A BATERIA,E CRIAR UM PLANO TERRA USANDO UM CABO DE 16mm,COMO SE FOSSE UMA DIPOLO PARA BASE,ACHO QUE ASSIM CONSIGO SERAR 100% A ESTACIONARIA QUE COMO EU DISSE ANTES FICAVA ÓTIMA MAS NUNCA DAVA ZERADA.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 7 de 11 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:07.