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  • #1
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Segurança, mimos, sempre bem vindos, quanto aos discos sólidos, prefiro os tambores, agora retirar o diferencial central foi uma P*T* sacanagem.
    Até os nivas, tr4, defender tinham diferencial central, gosto de toyota, mas por aqui cada vez se cobra mais, entregando menos, com péssimos pós vendas, com raras exceções.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #2
    Citação Postado originalmente por Arildo eletricista Ver Post
    Até os nivas, tr4, defender tinham diferencial central, gosto de toyota, mas por aqui cada vez se cobra mais, entregando menos, com péssimos pós vendas, com raras exceções.
    Amigo, eu tive alguns TR4, faz muitos anos. Carrinho valente, e te digo que a tração integral não é supérflua de modo algum - melhora muito a segurança da viatura em diversas situações. O controle de estabilidade não melhora a dirigibilidade ou aceleração lateral, o que ele faz é aplicar os freios e na verdade "piorar" a dirigibilidade, mas apenas em situações críticas ele entra em ação e oferece mais segurança.

    O Defender chegou a ter tração parcial, mas a LR retirou de linha justamente por questões de segurança e manutenção - como os colegas citaram, é muito fácil você entrar no asfalto e esquecer de mudar a "involuída" chavinha no painel.

    Que em qualquer utilitário moderno, mesmo os de $100 mil a menos, funciona de modo automático.

    Se analisar por outro ângulo, com esse motor a gasolina (originalmente lançado em 2002 e trocado cabeçote em 2009), a SW4 virou um grande "FJ", sem por enquanto opções de tração integral e câmbio manual.

  • #3
    Evolução, segundo a nova SW4:

    > Plástico pintado de prata imitando alumínio;
    > Faróis ching-ling de LEDs;
    > Frisos cromados desalinhados na lateral;
    > Sistema 4WD dos anos 40;
    > $40 mil a mais;


    Evolução, segundo a concorrência:

    > Sistema anti-colisão eletrônico;
    > Controle de tração com varredura do solo e inteligência artificial;
    > Teto-solar panorâmico;
    > Extensivo uso de alumínio para diminuição de peso;
    > Acabamento com materiais autênticos;


    Claro que a Toyota deve saber o que é isso, porque Prado e Land Cruiser tem esses itens lá fora.
    Aqui eu só consegui ver evolução no preço sobre a concorrência.

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Infelizmente ha muita incultura no País, bom é ter rodão, mudando de saco pra mala, pra quem não precisa de super espaço, havia Suzuki grand vitara v6, repleta de mimos, sopinha de letras, controles eletrônicos, conforto, segurança razoável, P*T* resistência, confiabilidade e durabilidade, mas é claro que já fizeram o favor de retirar, afinal Brasileiros ficam assombrados com importado, v6, assim como fogem de motor boxer, 16v, etc., bom mesmo é 1.0 pelado, manutenção é só fazer uma meia solá, por aguá da torneira no radiador e próximo dono que si fu.
    ARILDO
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  • #5
    http://www.4x4abc.com/jeep101/safe.html

    informações interessantes. A prudência sempre é o mais importante!

  • #6
    Citação Postado originalmente por ANTONIO GABRIEL COSTA Ver Post
    http://www.4x4abc.com/jeep101/safe.html

    informações interessantes. A prudência sempre é o mais importante!
    Antônio, muito interessante o artigo. A experiência no fora-de-estrada faz o motorista comum observar o trânsito de maneira diferente e valorizar o que realmente importa - se houvesse menos ignorância no trânsito teríamos mais respeito nas ruas.

    Sobre o texto, veja que a condição de direção em gelo (e neve, dependendo da situação) é completamente diferente daquela em que os pneus têm atrito com o solo ou pavimento. É normal usar a tração para contornar subesterço ou sobreesterço, dependendo do veículo e do tipo de tração - em geral, veículos com tração dianteira são mais previsíveis e fáceis de controlar, enquanto os de tração traseira vão mais longe nas manobras, motivo pelo qual esse tipo de tração é usado em competições.

    Quando o assunto é fora-de-estrada, o auxílio eletrônico é muito importante, ou muitas vezes fundamental, em situações extremas como gelo e neve. Veja no vídeo abaixo que é quase impossível ficar de pé no gelo, mesmo assim o instrutor conduz o veículo com segurança, lembrando que é um circuito fechado e se trata de uma demonstração:

    (obs.: o link que postei começa em 4:00 minutos, parece que pelo fórum toca desde o começo)

    4X4 Brasil

  • #7
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    Citação Postado originalmente por ANTONIO GABRIEL COSTA Ver Post
    http://www.4x4abc.com/jeep101/safe.html

    informações interessantes. A prudência sempre é o mais importante!

    Hummmmmm ... será que eu entendi???? ... Vamos ver ...

    Vamos esquecer essa situação de gelo e neve, e vamos abordar uma situação típica brasileira ... Estou eu, trafegando com meu Pajero Full (que tem diferencial central e controle de estabilidade e de tração) no modo 4x4 (4H), sob chuva, numa estrada sinuosa e descida de serra (Exemplo típico: "Serra do Marçal" entre Vitória da Conquista e Itambé na Bahia) ... Será que o texto do "link" acima, postado pelo amigo Antônio, sugere que seu eu estiver no modo 4x2 (2H), naquelas mesmas condições de tempo e trafegabilidade da pista, meu veículo estaria nas mesmas condições de estabilidade quanto se estivesse no modo 4x4 (4H) e, por consequência, eu e minha família estaríamos nas mesmas condições de segurança, tanto num modo (2H), quanto no outro (4H)?????? ... e, pelo que eu inferi (talvez não tenha interpretado o texto direito) estaria até mais seguro no modo 2H, considerando que o veículo tem controle de estabilidade e de tração?????? ...

    Motivo da minha pergunta: Desci aquela serra naquelas condições e experimentei o veículo nos dois modos de tração (2H e 4H) ... confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????

    Bem ... de qualquer maneira, quero acreditar que o texto em referência seja válido para neve e/ou gelo ... a realidade das condições de trafegabilidade aqui no Brasil é outra ... e continuo achando que foi uma burrice a Toyota ter retirado o diferencial central da nova SW4 ... e colocado um comando para travamento do diferencial traseiro para um público alvo que, na sua maioria, possivelmente nunca usará, enquanto que, alguns poucos, nem sabe para que serve!!!!! ...

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #8
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Hummmmmm ... será que eu entendi???? ... Vamos ver ...

    Vamos esquecer essa situação de gelo e neve, e vamos abordar uma situação típica brasileira ... Estou eu, trafegando com meu Pajero Full (que tem diferencial central e controle de estabilidade e de tração) no modo 4x4 (4H), sob chuva, numa estrada sinuosa e descida de serra (Exemplo típico: "Serra do Marçal" entre Vitória da Conquista e Itambé na Bahia) ... Será que o texto do "link" acima, postado pelo amigo Antônio, sugere que seu eu estiver no modo 4x2 (2H), naquelas mesmas condições de tempo e trafegabilidade da pista, meu veículo estaria nas mesmas condições de estabilidade quanto se estivesse no modo 4x4 (4H) e, por consequência, eu e minha família estaríamos nas mesmas condições de segurança, tanto num modo (2H), quanto no outro (4H)?????? ... e, pelo que eu inferi (talvez não tenha interpretado o texto direito) estaria até mais seguro no modo 2H, considerando que o veículo tem controle de estabilidade e de tração?????? ...

    Motivo da minha pergunta: Desci aquela serra naquelas condições e experimentei o veículo nos dois modos de tração (2H e 4H) ... confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????

    Abs.
    No resumo o texto diz que quando o motorista está em um 4X4 ele se sente um super-herói, e anda mais rápido do que deveria se estivesse em um 4X2, e isso que causa mais acidentes.

    Na chuva é a mesma coisa, dirija da mesma maneira que dirigiria se estivesse em 4X2, mas use o 4X4 (apenas se tiver diferencial central) para estar mais seguro em situações inesperadas.

    Se colocou o 4X4 e o carro ficou mais estável, isso significa que está rápido demais, apenas isso.

    Esses sistemas todos que existem são para aumentar a segurança e não para aumentar a velocidade.

    Já escutei de amigo que andava colado no carro da frente, que poderia andar assim pq tinha ABS.
    Aqui no fórum mesmo é cada vez mais comum relatos de gente andando a velocidades absurdas pq a picape ou SUV é 4X4 integral e tem ESC, TC, ABS, EBD, BAS, etc...
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    No resumo o texto diz que quando o motorista está em um 4X4 ele se sente um super-herói, e anda mais rápido do que deveria se estivesse em um 4X2, e isso que causa mais acidentes.

    Na chuva é a mesma coisa, dirija da mesma maneira que dirigiria se estivesse em 4X2, mas use o 4X4 (apenas se tiver diferencial central) para estar mais seguro em situações inesperadas.

    Se colocou o 4X4 e o carro ficou mais estável, isso significa que está rápido demais, apenas isso.

    Esses sistemas todos que existem são para aumentar a segurança e não para aumentar a velocidade.

    Já escutei de amigo que andava colado no carro da frente, que poderia andar assim pq tinha ABS.
    Aqui no fórum mesmo é cada vez mais comum relatos de gente andando a velocidades absurdas pq a picape ou SUV é 4X4 integral e tem ESC, TC, ABS, EBD, BAS, etc...
    Boa Thiago ... então, acho que agora entendi ... Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    No resumo o texto diz que quando o motorista está em um 4X4 ele se sente um super-herói, e anda mais rápido do que deveria se estivesse em um 4X2, e isso que causa mais acidentes.

    Na chuva é a mesma coisa, dirija da mesma maneira que dirigiria se estivesse em 4X2, mas use o 4X4 (apenas se tiver diferencial central) para estar mais seguro em situações inesperadas.

    Se colocou o 4X4 e o carro ficou mais estável, isso significa que está rápido demais, apenas isso.

    Esses sistemas todos que existem são para aumentar a segurança e não para aumentar a velocidade.

    Já escutei de amigo que andava colado no carro da frente, que poderia andar assim pq tinha ABS.
    Aqui no fórum mesmo é cada vez mais comum relatos de gente andando a velocidades absurdas pq a picape ou SUV é 4X4 integral e tem ESC, TC, ABS, EBD, BAS, etc...

    Concordo que a unica situação viável de uso do 4x4 part time no asfalto, seria em condição de baixa aderência, exemplo já usei subindo em serras do mt (petrovina, Cuiaba, Chapada, parecis, tangara) serra super ingrime + curvas em S + chuva + óleo na pista= caminhões, carretas, bitrens, deslizando e voltando em L, usei 4x4 subindo entre 20 a 50 km/h, agora usar 4x4 porque o sujeito quer andar a 140 km/h em baixo de chuva, ai dá licença, neste caso não importa se é full time, ou se esta seco, asfalto bom e o cara quer andar a 180 km/h, dai acho que está comendo bosta de pinto achando que é pipoca.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
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  • #11
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    ...confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????
    Não consigo deixar de ficar indignado com a atitude da Toyota - que decepção. Arruma isso aí Toyota..

    Será que os vendedores estão sendo omissos deliberadamente em não falar para os proprietários do modelo anterior que o novo é 4WD?

    Abraço.

  • #12
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    Gente ... agora estou lendo com mais calma o "link" postado pelo amigo Antonio, o qual remete para outro "link", não menos interessante ... vejam isso:

    " ... ABS não funcionará corretamente em sistemas part time 4WD ... "

    http://www.4x4abc.com/4WD101/ABS_parttime.html

    Se for verdade, coitado de quem estiver num veículo desse, ingenuamente, ou não, viajando no modo 4x4 ... se, de repente, precisar do ABS ... estará f*!!!!! ...

    Abs.
    4X4 Brasil
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