Postado originalmente por
HR_suv
Caros amigos, venho contribuir com o debate para jogar uma luz sobre a questão com o ponto de vista de quem já foi proprietário/condutor de vários veículos mencionados neste tópico.
Já tive SW4, Pajero Full e tenho na família a Trailblazer 2015. Cerca de 7 meses atrás comprei a Discovery Sport HSE gasolina, que substituiu a Pajero Full 2013. Digo que todos são excelentes veículos e cada um com suas particularidades. Quanto a DS, só alegrias até o momento: carro excelente, tecnologia de ponta, conforto, segurança, acabamento impecáveis. Na cidade vai tranquilo pois não é tão grande, na estrada uma nave, no fora de estrada: não fiz nada radical até por falta de coragem, mas o que se nota é que o carro sobra tecnologia, ou seja, para mais de 90% dos usuários que usa para sítios, cachoeiras, passeios de aventura não extremos, dá e sobra. Obviamente não tem a proposta de um Troller. Minha pretensão é ficar uns 5 anos com ela (dentro do plano de manutenção) pois o carro é um espetáculo e não vejo concorrentes para substituir em curto ou médio prazo.
Enfim, hoje eu se fosse comprar qualquer um desses veículos, iria considerar o seguinte:
- Tem caixa? Vá para o que tem de melhor e ainda com o melhor custo/benefício: Discovery Sport. Ou até algo acima.
- Pagar mais de 220 mil em uma SW4 (mais caro que MB, Audi, BMW e a própria DS? Ainda mais com a "piora" do carro, conforme o tópico) só se for muito fanático ou não gostar do próprio dinheiro. A desculpa de que a manutenção é mais barata, que a revenda é melhor, custos menores: não cola mais. A DS tem manutenção, revisão e seguro mais baratos. E a revenda, pra quem ficar pelo menos uns 3 anos, não fará diferença tão significativa e com a nacionalização, a tendência é ter uma boa valorização de revenda. E se for o caso de querer um carro mais com cara de rústico, bruto, vá de Full que é um tremendo carro (caro tb) mas que é superior à SW4, sem dúvidas. E se acha ótimas opções seminovas.
- A grana tá mais justinha? Acho o melhor custo/benefício, na faixa de uns 160 mil, a Trailblazer diesel. Ótimo carro, manutenção e custos bons. Mercado meio instável ainda, mas ficando mais tempo, não vejo maiores problemas. Ainda tem a Pajero Dakar, mas acho que a Trailblazer oferece mais por menos.
- Quer ainda uma opção mais em conta e o tamanho não é imprescindível? Vá de Renegade Sport Diesel (apesar da cara de pau da FCA de aumentar os custos de revisão dele: para se ter uma idéia o custo de revisão da DS é mais de 80% mais barato). Um carro com ótimo custo/benefício e tecnologia de ponta que deixa a SW4 (mesmo a atual) anos luz atrás;
Enfim, estou expondo minha opinião no intuito de contribuir com o debate e baseada na experiência de quem já possuiu ou conviveu com vários destes veículos. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, mas tb tenho muitos anos de estrada.
Abs e boa sorte!