Postado originalmente por
enasor
Hummmmmm ... será que eu entendi???? ... Vamos ver ...
Vamos esquecer essa situação de gelo e neve, e vamos abordar uma situação típica brasileira ... Estou eu, trafegando com meu Pajero Full (que tem diferencial central e controle de estabilidade e de tração) no modo 4x4 (4H), sob chuva, numa estrada sinuosa e descida de serra (Exemplo típico: "Serra do Marçal" entre Vitória da Conquista e Itambé na Bahia) ... Será que o texto do "link" acima, postado pelo amigo Antônio, sugere que seu eu estiver no modo 4x2 (2H), naquelas mesmas condições de tempo e trafegabilidade da pista, meu veículo estaria nas mesmas condições de estabilidade quanto se estivesse no modo 4x4 (4H) e, por consequência, eu e minha família estaríamos nas mesmas condições de segurança, tanto num modo (2H), quanto no outro (4H)?????? ... e, pelo que eu inferi (talvez não tenha interpretado o texto direito) estaria até mais seguro no modo 2H, considerando que o veículo tem controle de estabilidade e de tração?????? ...
Motivo da minha pergunta: Desci aquela serra naquelas condições e experimentei o veículo nos dois modos de tração (2H e 4H) ... confesso que no modo 4H senti o veículo mais grudado ao solo, mais na mão e infinitamente mais estável ... será que foi ilusão minha?????
Abs.