Conforme escrevi antes, passado o primeiro mês [e os "primeiros" cinco mil quilômetros], a título de contribuição, posso afirmar:
Antes porém, acredito ser oportuno dizer que não é tarefa simples "avaliar" um veículo. Ainda mais, se considerarmos que apenas dei os "primeiros passos". No Brasil, sabemos que devido a nossa "paixão" por carros, muitas vezes somos [procurarei ser imparcial] levados a preterir o lado racional. Então, torna-se importante considerar que buscarei palavras que tornem as minhas "impressões" em afirmações concretas, responsáveis e verdadeiras.
Vamos lá:
No geral, o carro vem atendendo - satisfatoriamente - às minhas expectativas. [Algumas delas, já conhecidas, pois fui dono de uma Hilux SRV AT 2007. Embora sejam veículos diferentes, o SW4 traz itens "similares"]. Ressalte-se, que o uso desse carro será, predominantemente, viagens. E, o meu carro para o dia-a-dia.
Por partes, agora:
Começando pelos "contras" [até agora, considero em cerca de 20%]:
1. PREÇO: Não vale o quê pagamos. Aliás, nesse quesito, considerando que estamos tratando de veículos com a "linhagem" focada desde a abertura do citado tópico, nenhum deles vale os preços praticados. Na minha honesta e sincera opinião, nenhuma versão diesel [mesmo, sendo 4x4] deveria custar mais do que R$ 150 mil!
2. FREIOS [rodas traseiras]: o SW4 freia bem [tanto é, que esse será um dos pontos positivos, que abordarei nos posts seguintes], mas custo a admitir que a Toyota ainda utilize freios a tambor no eixo traseiro! Entretanto esclareço que não detenho expertise [conhecimento técnico] suficiente que possibilite questionar a eficácia de frenagem. Apenas, numa "análise" pontual, não considero correto manter lonas, em detrimento de discos ventilados, num carro que custa cerca de R$ 200 mil. [Vale lembrar, que o meu é um 2015/15].
3. VOLANTE ["posição" da buzina]. Importante dizer que o volante do SW4 é bem construído, acabamento bom e tal. Mas, não gostei da "sensibilidade". Talvez eu acostume, mas é muito chato ter que cumprimentar alguém no trânsito [tipo: agradecer uma sinalização de carreteiro, em rodovias pista simples] e ser "forçado" a, involuntariamente, causar uma poluição sonora desagradável.
Continua... [preferi iniciar pelos pontos negativos, mas virão muitos positivos, à medida que eu for relatando].
[]s