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  • #1
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Embora ainda seja muito cedo, estou satisfeito, com a escolha. Mas, claro, como não existe "o carro perfeito", nos próximos dias, vou relatar os PRÓS [80%] e os CONTRAS [20%], na minha opinião.


    []s

    Conforme escrevi antes, passado o primeiro mês [e os "primeiros" cinco mil quilômetros], a título de contribuição, posso afirmar:

    Antes porém, acredito ser oportuno dizer que não é tarefa simples "avaliar" um veículo. Ainda mais, se considerarmos que apenas dei os "primeiros passos". No Brasil, sabemos que devido a nossa "paixão" por carros, muitas vezes somos [procurarei ser imparcial] levados a preterir o lado racional. Então, torna-se importante considerar que buscarei palavras que tornem as minhas "impressões" em afirmações concretas, responsáveis e verdadeiras.

    Vamos lá:

    No geral, o carro vem atendendo - satisfatoriamente - às minhas expectativas. [Algumas delas, já conhecidas, pois fui dono de uma Hilux SRV AT 2007. Embora sejam veículos diferentes, o SW4 traz itens "similares"]. Ressalte-se, que o uso desse carro será, predominantemente, viagens. E, o meu carro para o dia-a-dia.

    Por partes, agora:

    Começando pelos "contras" [até agora, considero em cerca de 20%]:

    1. PREÇO: Não vale o quê pagamos. Aliás, nesse quesito, considerando que estamos tratando de veículos com a "linhagem" focada desde a abertura do citado tópico, nenhum deles vale os preços praticados. Na minha honesta e sincera opinião, nenhuma versão diesel [mesmo, sendo 4x4] deveria custar mais do que R$ 150 mil!

    2. FREIOS [rodas traseiras]: o SW4 freia bem [tanto é, que esse será um dos pontos positivos, que abordarei nos posts seguintes], mas custo a admitir que a Toyota ainda utilize freios a tambor no eixo traseiro! Entretanto esclareço que não detenho expertise [conhecimento técnico] suficiente que possibilite questionar a eficácia de frenagem. Apenas, numa "análise" pontual, não considero correto manter lonas, em detrimento de discos ventilados, num carro que custa cerca de R$ 200 mil. [Vale lembrar, que o meu é um 2015/15].

    3. VOLANTE ["posição" da buzina]. Importante dizer que o volante do SW4 é bem construído, acabamento bom e tal. Mas, não gostei da "sensibilidade". Talvez eu acostume, mas é muito chato ter que cumprimentar alguém no trânsito [tipo: agradecer uma sinalização de carreteiro, em rodovias pista simples] e ser "forçado" a, involuntariamente, causar uma poluição sonora desagradável.


    Continua... [preferi iniciar pelos pontos negativos, mas virão muitos positivos, à medida que eu for relatando].


    []s
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    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #2
    Reativando o tópico:
    A nova Trail está bem bonita e cerca de 40k mais barata que a Sw4.
    Alguém conhece bem a Trail para nos dizer os pontos positivos e negativos!

  • #3
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    3.1 VOLANTE: Reafirmando, o volante do SW4 [2015/15] é bem construído e "bonito", mas deveria trazer, além da possibilidade de ajuste de "altura", a opção para ajustar também a "profundidade".

    4. Pneu ESTEPE: Aqui, cabe uma ressalva. Não sei se é devido ao uso de veículos [tive Pajero Full], onde o pneu estepe fica localizado na "porta" traseira, mas não é possível que a engenharia de desenvolvimento não implemente um sistema que facilite o acesso! Alguns poderão fazer um contraponto, do tipo: "Pneu furou, aciona o seguro, ou o guincho das autovias". Mas, não é todos os dias, que viajamos em rodovias tipo o Complexo Imigrantes/Anchieta, Bandeirantes/Anhanguera, só para citar algumas.

    Observação: No MEU caso, que optei pelo modelo "5L" [espaço de sobra], ficaria mais feliz se o estepe estivesse "alojado" no interior do carro. Mas, claro, a Toyota não projetou [e construiu] o carro, somente para me atender.


    5. BANCOS [padrão da costura]: Atenção! Ainda não estou "avaliando" a qualidade geral dos bancos. Apenas, quero afirmar que poderia ser melhor. De novo: não estamos tratando de um carro popular [longe de querer desmerecer, quem o tem. Minha esposa usa um Celtinha 1.0L. Rs]. Sobre a qualidade do couro utilizado, tudo bem, mas o padrão da "linha" [e dos "pontos"], poderia ser melhor.



    []s
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  • #4
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    Por enquanto, é isso. Certamente, à medida que for utilizando o carro, identificarei mais alguns pontos negativos. Não medirei esforços para relatá-los, com isenção e imparcialidade. Mas, fiquem certos, o veículo tem muitas qualidades. No momento, poderia, tranquilamente, listar e comentar vários, mas prefiro "dar tempo", para que o público do Fórum 4x4Brasil possa ir tomando conhecimento e alcancem as próprias conclusões.

    Embora ainda considere prematuro [relembrando: "rodei" apenas cinco mil quilômetros], tenho absoluta convicção que a MINHA escolha foi "acertada". Muito satisfeito.

    Para finalizar, por hoje, adianto uma "pista": Nível de ruídos interno, muito "confortável". Longe de querer "cuspir no prato que comi", mas aqueles "grilos" [chatos e estressantes] típicos de veículos utilitários [no meu Pajero Full 3D 2008, tinha alguns poucos], pelo menos até o momento, é o ponto de destaque do SW4. Nenhum ruído.


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Por enquanto, é isso. Certamente, à medida que for utilizando o carro, identificarei mais alguns pontos negativos. Não medirei esforços para relatá-los, com isenção e imparcialidade. Mas, fiquem certos, o veículo tem muitas qualidades. No momento, poderia, tranquilamente, listar e comentar vários, mas prefiro "dar tempo", para que o público do Fórum 4x4Brasil possa ir tomando conhecimento e alcancem as próprias conclusões.

    Embora ainda considere prematuro [relembrando: "rodei" apenas cinco mil quilômetros], tenho absoluta convicção que a MINHA escolha foi "acertada". Muito satisfeito.

    Para finalizar, por hoje, adianto uma "pista": Nível de ruídos interno, muito "confortável". Longe de querer "cuspir no prato que comi", mas aqueles "grilos" [chatos e estressantes] típicos de veículos utilitários [no meu Pajero Full 3D 2008, tinha alguns poucos], pelo menos até o momento, é o ponto de destaque do SW4. Nenhum ruído.


    []s
    Excelentes suas considerações, Waldir.

    Tenho um perfil similar em alguns aspectos (segurança, economia, viagens longas, preocupação com depreciação etc.).

    Já fui proprietário de uma X-Terra, que me atendeu por três anos. Troquei apenas pela necessidade de câmbio automático.

    Depois comprei uma S-10 LTZ, mas agora, próximo de três anos de uso, pretendo trocá-la. Na verdade pretendia ficar com ela mais anos, mas quero voltar a veículos sem carroceria (não tenho necessidade).

    Estou tendente para a SW4, mas estou com dúvidas, pois as que encontrei até agora (2014 em diante) estão acima da minha meta de gastos.

    Agora também estou pensando na Pajero Full... mas as dúvidas continuam.

  • #6
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    Uma pena, que ainda não contarmos com relatos de proprietários dos veículos "concorrentes" [Pajero Dakar e TrailBlazer] e de outros usuários do SW4! Mas, vamos prosseguir os relatos, uma vez que a intenção não é competir e sim, disseminar informações que possibilitem cada um fazer as escolhas que melhor lhes convier:


    PONTOS PRÓS


    1. CUSTOS de MANUTENÇÃO [PREVENTIVA]:

    1. 1 Revisão dos 10000 KM_6M:


    Serviços [Mão-de-obra] I
    Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
    1 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 75,00
    2 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 38,00
    Total de Serviços: R$ 113,00.

    Serviços [Mão-de-obra] II
    Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
    1 CSG KUN51 50B1A63 REVISÃO DOS 10.000 KM R$ 91,31
    Total de Serviços: R$ 91,31.

    Peças e Lubrificantes I
    Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
    1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 36,10 R$ 249,09
    2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,23 R$ 6,46
    3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
    4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
    5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 3,42 R$ 3,42
    6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 51,06 R$ 51,06
    7 CSR KIT-0513BR KIT REVISÂO (LUB+DES+GRAX 1,00 R$ 39,00 R$ 39,00
    Total de Peças e Lubrificantes: R$ 540,93.


    Peças e Lubrificantes II
    Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
    1 CSR ST-0916BR LIMPA FREIOS 1,00 R$ 48,00 R$ 48,00
    2 CSR ST-3330BR LIMPEZA BICO DIESEL 1,00 R$ 98,00 R$ 98,00
    Total de Peças e Lubrificantes: R$ 146,00.

    VALOR TOTAL: R$ 891,24.



    1.2 Revisão dos 20000 KM_12M:


    Solicitações do Cliente [Customer Voice]
    Item Tipo de OS Descrição da Solicitação
    1 CSP REVISÃO DOS 20.000 KM.
    2 CSR CLIENTE SOLICITA GEO/BAL/ROD.

    Serviços [Mão-de-obra]
    Item - Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
    1 CSP KUN51 50B1B23 REVISÃO DOS 20.000 KM R$ 276,35
    2 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 72,86
    3 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 40,20
    Total de Serviços: R$ 389,41.

    Peças e Lubrificantes
    Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
    1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 38,63 R$ 266,58
    2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,39 R$ 6,78
    3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
    4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
    5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 4,16 R$ 4,16
    6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 52,05 R$ 52,05
    Total de Peças e Lubrificantes: R$ 542,59
    VALOR TOTAL: R$ 932,00.


    Observação: Considerando que um SW4 2015 [novo] custava cerca de R$ 200 mil, acredito que os valores praticados pela Toyota estão "compatíveis".



    2. "TECNOLOGIA" [TCS/ESP/EBD/HID]:

    Ainda não foi possível testar "isso tudo", mesmo porque sou o tipo de usuário que pratica direção defensiva. Entretanto tenho absoluta clareza que o melhor "equipamento" é o nosso cérebro. Some-se a isso o fato de estarmos tratando de um veículo "utilitário": centro de gravidade, peso e outras características, exigem responsabilidade e prudência.

    De qualquer forma, até o momento tive pontuais oportunidades de constatar, por exemplo: ao dirigir o SW4 em rodovias sinuosas e com o solo molhado, é perceptível constatar os "controles" entrarem em ação. A propósito, arriscaria afirmar que possivelmente muitos usuários "são salvos" [de um grave acidente, por exemplo] sem "perceberem"!

    Um parêntese para o sistema de iluminação "HID": Defendo que bons faróis, não necessariamente são os "mais fortes", afinal não devemos ofuscar quem trafega no sentido contrário! Nesse detalhe, permitam-me incluir os faróis com a tecnologia "HID", dentre os "equipamentos" de segurança.

    Freios: Embora eu tenha [e continuo] "criticado" o fato de a Toyota manter o sistema "a tambor e lonas", no eixo traseiro, em detrimento dos discos ventilados [como é na dianteira], posso afirmar: essa versão de SW4 freia bem. Aqui, obviamente que refiro-me "ao todo"; ao conjunto [ABS] e tal.


    3. SUSPENSÃO: Embora ainda não tenha tido a oportunidade de utilizar a capacidade de "carga" plena [pessoas + bagagem] do veículo, igualmente arrisco afirmar: desde que sejam respeitados os limites do carro [no meu caso, quase novo], o conjunto trabalha satisfatoriamente. Ressalte-se que o meu uso é predominantemente em rodovias pavimentadas.


    4. CONFORTO [e ESPAÇO INTERNO]: Aqui eu devo relevar que a [minha] opção pelo modelo/versão "5L" deveu-se, principalmente, a dois fatores: i] Não precisar dos sexto e sétimo assentos [imagino, que quem precisa ocupá-los "sofre", pela limitação de espaço] e ii] Por entender que é uma "fonte" para futuros ruídos [ninguém me convence que aqueles bancos "pendurados" no porta-malas, não irão incomodar, no futuro, no tocante a barulho].

    O SW4 versão "5L" oferece uma baita "bagageiro". Tem bastante espaço. E, com um detalhe: até as bagagens manter-se-ão "fresquinhas"; mesmo lá no fundo. Rs. Ponto positivo também para a ergonomia - e espaço para os ocupantes - dos bancos. Aqui, uma outra crítica: Excetua-se dessa característica [conforto] o quinto passageiro. Refiro-me ao sujeito [ou sujeita], que ocupará o banco "do meio" da segunda fila de assentos!


    5. AT: Embora eu prefira o câmbio que equipa os Pajero Full [tive um 2008], não posso "desmerecer" [leio críticas e tal] esse que equipa o SW4 2015. Mas, reconheço "não é um primor". A propósito, EU "acho" meio lerdo, em algumas situações. Principalmente em ultrapassagens. Na "saída", também acredito que poderia ser um sistema "mais inteligente". Se fosse atribuir uma nota arriscaria cravar um "7" [no Pajero, eu mando "9"].

    Mas é preciso também afirmar: o SW4 é um veículo "muito bom" de dirigir. Eu, particularmente o prefiro em rodovias, mas em trânsito urbano eu também gosto. Bom, mas uma coisa é gostar, outra - bem diferente - é ter parâmetro técnico. Isso, falta-me! Aliás, esclareça-se a propósito, que essas minhas "avaliações" são apenas opiniões de quem "pilota" esses brinquedos há muitos anos. [Minha primeira "partida" foi numa Rural Willys, nos tempos da adolescência].


    6. MOTOR[ização]: Aqui, mais uma vez, o "D-4D" não é o "estado da arte", mas eu considero um bom motor. Desejaria que disponibilizasse um pouco mais de torque e que a potência "desse" SW4 tivesse 200 cv, para fazer "páreo" às recentes "camionetas". Quando eu afirmo que considero um bom motor, obviamente que estou levando em conta o MEU perfil. Geralmente, minhas viagens são "em dupla" com a esposa e bagagens moderadas.

    Alguém poderia questionar: Sim, mas e "no mato"? As minhas ponderações têm como premissas básicas: i] Viagens em rodovias pavimentadas, em primeiro lugar. ii] Em segundo, algumas "Expedições" [futuras] e iii] Passeios - lights - off road. Mas, obviamente que quero ter disponível: tração 4x4L e o "famoso" Torsen Center Differentia.


    7. CONSUMO de COMBUSTÍVEL: eis um ponto um tanto polêmico! Sou "defensor" do diesel. Meu "padrão": média entre 8 a 9 [urbano] e 10 a 11 [rodoviário]. Isso, o SW4 "faz". Claro, que depende de muitos fatores. Exemplos: trafegar em rodovias tipo Bandeirantes/Anhanguera, Imigrantes/Anchieta, Washington Luiz, Régis Bittencourt e outras "maravilhas", é muito diferente de encarar as famosas BR-101 e BR-116, nos - vários e vários - trechos pista simples; "cortando grande parte do Brasil"!



    [Aguardem os próximos relatos. Conforme escrevi no início do "post", desejaria ler também as "impressões" de outros colegas. Donos de Pajero Dakar e Trailblazer. É desejável - e necessário - também, saber a opinião de outros proprietários do SW4].




    []s
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    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #7
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    Opa... acabei de fazer mais uma viagem de pouco mais de mil quilômetros e fiz média de 13,1 km/l, três pessoas (eu e meus dois países idosos), sem ar condicionado (friozão aqui no RS) e bagagens. Faixa de 105 a 120 por hora. Uma beleza. A minha tem pouco mais de 21 mil quilômetros. Muito satisfeito.

  • #8
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
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    Nossa só de limpa freios e limpa bicos R$ 146,00, com 10.0000. Q necessidade isso.
    Leonardo Diccini
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    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #9
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    Final de semana a Trail foi para um offroad, já que estava sem o troller, tem o ditado, "quem não tem cão caça com gato" e assim foi...
    Foram 230 km de puro barro e atoleiros, bom trecho só no 4x2 pra fazer os pneus trabalhar um pouco.
    Fora que o visual da Trail ficou animal.
    Grande abraço
    Trailblazer x Dakar x SW4-blazer-1.jpg

    Trailblazer x Dakar x SW4-blazer-2.jpg
    Troller 3.0 240cv Triton HPE Trailblazer GS 800 PU9 OSC - Yaesu 857D

  • #10
    Usuário Avatar de guilhermejcp
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    Citação Postado originalmente por Cunha03 Ver Post
    Final de semana a Trail foi para um offroad, já que estava sem o troller, tem o ditado, "quem não tem cão caça com gato" e assim foi...
    Foram 230 km de puro barro e atoleiros, bom trecho só no 4x2 pra fazer os pneus trabalhar um pouco.
    Fora que o visual da Trail ficou animal.
    Grande abraço
    Trailblazer x Dakar x SW4-blazer-1.jpg

    Trailblazer x Dakar x SW4-blazer-2.jpg
    Qual a medida destes pneus?
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
    Ex CR-V 4x4, Ex Jimny, Ex Grand Vitrara III V6, Ex Airtrek.

  • #11
    Usuário Avatar de Cunha03
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    Guilherme, desculpa a demora em responder.
    A roda de ferro é a mesma da L200 triton de ferro aro 16, o pneu foi um 265\75\16 com banda de rodagem da Vipal vj 910
    Não pegou em nada, mais por prudência retirei os parabarros. Ficou show, pegamos um barro bom e com muito chuva, passou na manha, só liguei a tração umas 3 vezes o resto só na lenta e rompendo tudo.
    Grande abraço
    Troller 3.0 240cv Triton HPE Trailblazer GS 800 PU9 OSC - Yaesu 857D

  • #12
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    Trailblazer bom custo beneficio, Dakar excelente suspensão bom equilíbrio no on e no off road, SW4 maior confiabilidade mecânica e no geral melhor rede de assistência técnica.

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