Meu caro João,
Acho que se você for por eliminação fica mais fácil de tomar a sua decisão:
Olha ... existem coisas que a gente tolera ... e existem coisas que a gente não abre mão ...
- Você já disse que é “meio imprescindível” o controle de estabilidade ... então, de cara, já poderíamos eliminar a Dakar ... entretanto, em razão do termo “meio” revelando uma certa tolerância de sua parte, vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...;
- Considerando o alto preço acima da média, revisões e manutenção caras, alta depreciação, espaço em porta malas pequeno, saindo de linha ... as Land/Range Rover “dançaram”, por uma, ou outra dessas razões ...
- Se você faz questão de diferencial central e, na revenda, no curto prazo, não abre mão de boa liquidez e baixa depreciação ... você já eliminaria a Trailblazer ... entretanto, em razão de você ter revelado estar “inclinado” por ela, deixando a entender ser a menos pior das opções, vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...
- A SW4 atual, conforme todos já sabemos sofrerá mudanças radicais em algumas coisas (quem sabe freios, tomada de ar do intercooler sobre o capô, bancos da terceira fileira, design, espaço interno, quem sabe substituição da alavanca do 4x4 por botão, etc.) ... em razão disso, seria mais uma a ser eliminada ... mas, como você sinalizou alguma simpatia no tocante a pós-venda, tração, consumo, etc., vamos deixá-la no páreo, por enquanto ...
Portanto, sobraram a SW4, a Dakar e a Trailblazer ...
Vamos lá:
- Se você não se sente tranquilo com a falta de controle de estabilidade, isto, psicologicamente, pode lhe causar certa insegurança nas viagens ... o que não é bom, nem para você, tampouco, para os que estiverem com você a bordo do veículo ... e qualquer acidente você atribuiria a isso e, fatalmente, você se sentiria culpado ... portanto, neste caso, não seria recomendável escolher a Dakar.
- A SW4 atual, conforme já dissemos, vai sofrer algumas mudanças ... e o preço dela atualmente está mais alto que a Trailblazer. São fortes fatores a serem considerados ... porém, das três alternativas é o veículo que tem maior demanda no mercado, por vários motivos, que não vamos discorrer aqui ... consequentemente, na revenda no curto prazo (digamos, 3 anos) este custo a mais que foi dispendido, poderá ser recuperado em parte em razão da menor depreciação.
- Se você consegue conviver bem com a falta de diferencial central a Trailblazer seria uma excelente opção. Diria até que é a que oferece o melhor custo-benefício da atualidade ... porém ... se você pensa em vendê-la a curto prazo (digamos, até 3 anos), você vai sofrer na hora da revenda um pouco mais do que sofreria se estivesse com uma Dakar ou uma SW4, eis que o universo de pretendentes será muito mais restrito ... consequentemente, você vai perder dinheiro em razão da alta desvalorização (depreciação). Mas, se você é daqueles que ficam com o veículo por longo prazo ... então, já podemos ficar por aqui mesmo ... é Trailblazer “na cabeça” ... não precisaria nem perder tempo analisando as outras duas opções.
Então, agora ficou fácil de escolher.
Considerando que você queira se sentir plenamente seguro em suas viagens (estou me referindo ao tal controle de estabilidade, cuja ausência o deixa um pouco apreensivo):
- Se você quer um veículo para revenda no longo prazo ... Trailblazer;
- Se você quer um veículo para revenda no curto prazo ... SW4. Mesmo com a perspectiva de sofrer mudanças brevemente, a projeção é de que não sofra desvalorização radical em razão disso (basta você analisar a tabela FIPE em anos anteriores e comprovarás o que digo).
Agora, veja bem ... Se você é daqueles motoristas que não fazem lá muita questão de computador de bordo e conseguem dirigir tranquilos e com segurança sem os controles de estabilidade e de tração (considera-os importantes, porém, não imprescindíveis), então, considere a Dakar a melhor das três opções, tanto no curto, quanto no longo prazo, pois é um veículo de design moderno, robusto, confortável, de mecânica confiável, boa demanda e baixa depreciação, universo grande de usuários, muito bem servido de peças e mecânicos entendedores no mercado e o pós-venda não está sendo dos piores ...
Abs.