Ver Versão Completa : Jimny 2010 compensa?
Páginas :
1
2
3
4
[
5]
6
7
8
9
10
11
12
Maurício Fernandes
07/02/2011, 15:22
SX$ é carro. não jipe.
não tem reduzida mas tem bloqueio.
tem que comprar o SX4 com Imprenza, não com Jimny.
Ou será devido ao tamanho do pneu da versão HR que tem o diâmetro maior,e acaba influenciando no odômetro......:pensativo:
ABS!!!!
Acertou na mosca. acrescente 10% na média e você terá o numero certo. Depois espere amaciar.
Abraços
Renatopami
07/02/2011, 16:49
Acertou na mosca. acrescente 10% na média e você terá o numero certo. Depois espere amaciar.
Abraços
Valeu Cgauer.....:concordo:
Sobe a impressão de cx de direção com tec tec.....perguntei hj na suzuki(consultor) se isso é padrão no Jimny e que durante a semana gostaria de andar de novo no carro de test drive para efeito de comparação e o consultor para meu espanto disse que é assim mesmo,tipo as pajero sport......exatamente a comparação que fiz num post atrás......deve ser característica do carro.....uma pena.....mas estou gostando do carro,ele na cidade é bem esperto.....na estrada,a velocidade ideal creio que seja uns 90/100 km/h.....ABS!!!
deglmann
07/02/2011, 17:08
CGAUER, boa tarde.
Tenho lido seus comentários e gostaria de agradecer as suas opiniões e comentários postados.
Vc simplesmente sabe o que fala. Tecnicamente perfeito!
Parabéns...
Mario
Sobe a impressão de cx de direção com tec tec.....perguntei hj na suzuki(consultor) se isso é padrão no Jimny e que durante a semana gostaria de andar de novo no carro de test drive para efeito de comparação e o consultor para meu espanto disse que é assim mesmo,tipo as pajero sport......exatamente a comparação que fiz num post atrás......deve ser característica do carro.....uma pena.....mas estou gostando do carro,ele na cidade é bem esperto.....na estrada,a velocidade ideal creio que seja uns 90/100 km/h.....ABS!!!
Renato, isso é papo de consultor que nao quer mexer no carro. O meu Jimny é 2010, esta com 21mil/km, e nunca fez tec tec na cx de direção. Como ja disse em posts anteriores, minha cx de direção é lisa e macia. Entao, segundo este "consultor", o meu esta fora de padrao. Mas prefiro um carro fora de padrao do que um que faz tec tec na cx de direção. Esses caras sao fogo, mentem mesmo, fique de olho.
abç
Companheiro, fiquei nesta vontade/dúvida ao avaliar os 2. Deve ter pensado como eu: "Se esse SX4 fosse + alto, mais cara de jipe". O SX4 é MUITO + carro, possui itens que sinto faltar no J (sem referencia a motor/potência, só itens) com preços que ajudam a aumentar a dúvida!
Mas enfim, é o f0da fato de serem carros com motivações bem diferentes.
BOa aquisição pra vc!! :concordo:
sao carros absolutamentes diferentes. nao se compara um esportivo (SX4) com um off road. O SX4 é 4x4 só pra dar mais estabilidade e ter mais retomada, e tb pra grudar nas curvas. nao é feito pra andar na lama só pq é 4x4. Nao da pra comparar Jimny e SX4 pessoal. vcs estao comparando coisas absolutamente diferentes.
abç
Renatopami
07/02/2011, 21:10
Valeu Rogê.......:concordo:
Realmente vc já tinha escrito que sua cx não tem estas características....ainda vou andar mais uma vez no jimny de test drive e vou comparar....na primeira revisão vou abordar o assunto e ver se existe alguma regulagem.....eu particularmente levei um susto de um carro zero km ter este comportamento na direção......nunca tive nenhum carro assim......zero então.....:pensativo:
ABS!!!
deglmann
07/02/2011, 22:09
Olá Pessoal,
Não sei se é assunto aqui neste tópico, mas vai lá!
Primeira abastecida no Jipinho. Resultado:
405 Km rodados com 35,3 litro de gasolina = 11,47 Km/litro
Obs1. Não sou de pisar fundo.
Obs2. Ar ligado
Obs3. dos 405 km, 150 foram em estradas (sem serra).
Obs4. Aplicar 10% conforme calculo do CGAUER > 11,47 X 1,10 = 12,62 kM/L
Valeu...
Mario
Renatopami
07/02/2011, 22:49
Olá Pessoal,
Não sei se é assunto aqui neste tópico, mas vai lá!
Primeira abastecida no Jipinho. Resultado:
405 Km rodados com 35,3 litro de gasolina = 11,47 Km/litro
Obs1. Não sou de pisar fundo.
Obs2. Ar ligado
Obs3. dos 405 km, 150 foram em estradas (sem serra).
Obs4. Aplicar 10% conforme calculo do CGAUER > 11,47 X 1,10 = 12,62 kM/L
Valeu...
Mario
Inveja,Inveja,Inveja.........:mrgreen::mrgreen::mr green:
Amanhã já vai o segundo tanque e coloco a média......amanhã é dia de emplacar o carro.....rsrsrsr
ABS!!!!
Inveja,Inveja,Inveja.........:mrgreen::mrgreen::mr green:
Amanhã já vai o segundo tanque e coloco a média......amanhã é dia de emplacar o carro.....rsrsrsr
ABS!!!!
se for assim fiz 12.7 km/l x 1.1 = quase 14km/l. Na verdade nao deve ser feito este calculo, pois os pneus 215 deixam o velocimetro mais perto do real ainda. entao, o meu faz 12.7km/l
Renatopami
08/02/2011, 22:48
No segundo tanque fez média de 10 km/l.....90% estrada....ar ligado 100%.....tem que melhorar ainda......:rolleyes:
ABS!!!
deglmann
09/02/2011, 11:41
Renato,
Não pode ser. Fazer 10 km/l na estrada é muita coisa, mesmo com o ar ligado.
Será que o "pezinho" não tá pesado demais não?
Abs
Mario
Valeu Mário,
eu aprendi tudo com os outros companheiros do 4x4 Brasil. Este lugar é ímpar!
Forte abraço.
Clemente
CGAUER, boa tarde.
Tenho lido seus comentários e gostaria de agradecer as suas opiniões e comentários postados.
Vc simplesmente sabe o que fala. Tecnicamente perfeito!
Parabéns...
Mario
Renato,
quando peguei o meu Jimny (com 15km no hodômetro), ele tinha a direção BEM ruim, chacoalhando muito na casa dos 70km/h.. Refiz o balanceamento e tudo resolvido. Aparentemente o serviço feito em Catalão não foi o mlhor no momento da troca dos pneus, um deles estava mal assentado no talão da roda. O efeito era o chacoalhar e o resultante tec tec a cada batida forte no sistema de direção.
O Jimny usa uma caixa de direção com sistema de esferas recirculantes, como nos caminhões, Toyota Bandeirante, Defender, etc...
Este tipo de caixa de direção tem um único propósito; ser absolutamente resistente e só. Com a direção 100% reta ela pode ter até 3cm de folga, está no manual de oficina. Na realidade este número é menor quando novo.
Com as rodas viradas, numa situação de curva, a folga aumenta em razão dos design da caixa, gerando o tec tec a cada tranco que os pneus ou buracos descarregam no sistema.
Caso a folga com as rodas em posição 100% reta esteja maior que ± 2cm, existe um ajsute da folga do setor da caixa de direção. Infelizmente o ajuste é delicado e se for exagerado, sem um mínimo de folga, destro-se rapidamente o setor ou rolamento de apoio deste.
Em resumo. Faça um balanceamento bem científico, tirando e colocando da máquina após cada leitura, e se necessário vire o pneu em relação a roda até chegar a um valor ideal.
Infelizmente nossos Pirelli ATR não são primores de molde. Este departamento é da Michelin e Yohohama.
Forte abraço
Clemente
Valeu Rogê.......:concordo:
Realmente vc já tinha escrito que sua cx não tem estas características....ainda vou andar mais uma vez no jimny de test drive e vou comparar....na primeira revisão vou abordar o assunto e ver se existe alguma regulagem.....eu particularmente levei um susto de um carro zero km ter este comportamento na direção......nunca tive nenhum carro assim......zero então.....:pensativo:
ABS!!!
Clemente, obrigado pelos esclarecimentos.
Você recomenda algum lugar específico em são paulo para fazer o alinhamento e balanceamento?
Abraços
Renatopami
09/02/2011, 12:50
Renato,
Não pode ser. Fazer 10 km/l na estrada é muita coisa, mesmo com o ar ligado.
Será que o "pezinho" não tá pesado demais não?
Abs
Mario
Dglmann.......:concordo:
Então.....sou bem criterioso na maneira de guiar.....mas não sou infalível,e como meu antigo carro era automático e mais potente pode ser que tenha que me readaptar.....mas como falei antes,tenho um fusca itamar dupla carburação pouco rodado que faço sempre médias de 12 km/l.......
Outra coisa que não podemos descartar é que posso ter sido premiado com um carro não muito eficiente da linha de montagem.....acontece.....:pensativo:
Meu terceiro tanque nem marquei mais a km.....vou esperar o carro fazer 5000 km......creio que o carro esteja preso......ABS!!!!
Renatopami
09/02/2011, 12:57
Renato,
quando peguei o meu Jimny (com 15km no hodômetro), ele tinha a direção BEM ruim, chacoalhando muito na casa dos 70km/h.. Refiz o balanceamento e tudo resolvido. Aparentemente o serviço feito em Catalão não foi o mlhor no momento da troca dos pneus, um deles estava mal assentado no talão da roda. O efeito era o chacoalhar e o resultante tec tec a cada batida forte no sistema de direção.
O Jimny usa uma caixa de direção com sistema de esferas recirculantes, como nos caminhões, Toyota Bandeirante, Defender, etc...
Este tipo de caixa de direção tem um único propósito; ser absolutamente resistente e só. Com a direção 100% reta ela pode ter até 3cm de folga, está no manual de oficina. Na realidade este número é menor quando novo.
Com as rodas viradas, numa situação de curva, a folga aumenta em razão dos design da caixa, gerando o tec tec a cada tranco que os pneus ou buracos descarregam no sistema.
Caso a folga com as rodas em posição 100% reta esteja maior que ± 2cm, existe um ajsute da folga do setor da caixa de direção. Infelizmente o ajuste é delicado e se for exagerado, sem um mínimo de folga, destro-se rapidamente o setor ou rolamento de apoio deste.
Em resumo. Faça um balanceamento bem científico, tirando e colocando da máquina após cada leitura, e se necessário vire o pneu em relação a roda até chegar a um valor ideal.
Infelizmente nossos Pirelli ATR não são primores de molde. Este departamento é da Michelin e Yohohama.
Forte abraço
Clemente
Em relação ao balanceamento......minha queixa é em relação à baixas velocidades,pisos asfaltados com remendos......passa muita vibração para o volante,parece falha em algum embuchamento,junta universal,etc......vamos ver o que vou arrumar com a concessionária....
Quanto aos pneus concordo 100% com vc.....só uso michelin nos meus carros.....quando vi os pneus do jimny.....olhei com desconfiança....existe michelin 50%/50% para o jimny???
Se tivesse os bf all nas medidas do jimny colocava na hora......tive em duas hilux e eles duram 100 mil km fácil......ABS!!!
Em relação ao balanceamento......minha queixa é em relação à baixas velocidades,pisos asfaltados com remendos......passa muita vibração para o volante,parece falha em algum embuchamento,junta universal,etc......vamos ver o que vou arrumar com a concessionária....
Quanto aos pneus concordo 100% com vc.....só uso michelin nos meus carros.....quando vi os pneus do jimny.....olhei com desconfiança....existe michelin 50%/50% para o jimny???
Se tivesse os bf all nas medidas do jimny colocava na hora......tive em duas hilux e eles duram 100 mil km fácil......ABS!!!
Existe BF 215/75 R15, tanto All como Mud. É só procurar.
Renatopami
09/02/2011, 17:48
Existe BF 215/75 R15, tanto All como Mud. É só procurar.
Isso mesmo Mauro.....:concordo:
já vi no site......vontade de ir na michelin aqui perto de casa e encomendar.....mas uma duvida......lembro que os bfs são muito pesados......será que são equivalentes aos originais pirelli:pensativo:
Se forem mais pesados aí já viu......eu reclamando do consumo com os originais,imagina com os bfs.......:mrgreen:
ABS!!!!
Felipepeixotogouvea
09/02/2011, 19:20
para quen nao le http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1371730&posted=1#post1371730
e quer saber o resumo da historia e essa daqui
estou tao feliz que nem pinto no lixo o meu carro e foda :razz:...
o amigo do meu pai pegou, abriu e limpou voltou a funcionar soldou o cabo de volta no ar condicionado e pronto carrinho novo em folha huahuuha :razz:...
Victor,
apesar de serem meio esnobes, o pessoal da ZM Pneus da Clodomiro Amazonas fez o serviço muito bem feito. Eles tem excelentes máquinas de balancear. Fique do lado e peça para fazer com máxima precisão, grama a grama.. Eles até apertam as rodas com torquímetro...
Boa sorte.
Clemente
Clemente, obrigado pelos esclarecimentos.
Você recomenda algum lugar específico em são paulo para fazer o alinhamento e balanceamento?
Abraços
Pois é Renato, este efeito é ULTRA característico do sistema de direção e eixo rígido.
Não existe robustez mecânica e sossego de manutenção semelhante a do Jimny, sem abrir mão do luxo e suavidade do frágil sistema de direção por pinhão e cremalheira e da complexa suspensão independente.
No caso do Jimny HR ele o feito é realçado pelo uso de pneus maiores, mais pesados e menos precisos. Para piorar ele não tem amortecedor de direção.
Andei um tempo com um kit de amortecedor que fiz em casa com um amortecedor Old Man Emu (OME) da LR Dicovery I.. Resolveu bastante, mas deixou a direção lenta e pesada. Retirei e ganhei a deliciosa agilidade.
Em resumo, é uma questão de se acostumar.
Abraços
Clemente
marcelo de lima oliveira
10/02/2011, 22:40
Olha tive o mesmo problema de não acerto do balanceamento do carro. Quando fiz o rodízio dos pneus o carro trepidava muito. Somente o pessoal da Record acertou (Record do jabaquara, conceição e washington luiz). Resolveram o problema do carro!
agora tem que mudar o título do tópico, pra 2011 :D
Grand Vinicius
11/02/2011, 14:04
Faz tempo que esse tópico perdeu o sentido. KkKkKkKkKkKkKkKkK!
Falam sobre os mais variados assuntos. Ninguém discute mais se o Jimny compensa ou não.
Tópico é igual a bar. Quando dá certo, dá. Não tem explicação.
Felipepeixotogouvea
11/02/2011, 14:40
Se bem que o topico continua conciso ou seja... as pessoas ainda se atem no o "jimny compensa?" "e um otimo carro ?":twisted:.
ou seja poderia mudar para "Jimny compensa?" ou melhor ainda
"Jimny 2010/2011 compensa?"
"Jimny 2010 para frente compensa?"
(todos sao bons a ideia seria pelo valor compensa)
"Jimny novo Compensa?"
poderiamos fazer um enquete ou deixar como esta :p
grand vinicius 'e verdade quando o topico e bom nao tem explicacao ahuauhah adorei essa :p
Minha sugestão:
"Jimny compensa e muito!"
Afinal parece ser unânime. Aliás nunca ví um 4x4 puro sangue com tão poucos vícios, apenas o sensor de rotação dos modelos mais antigos.
COMPENSA E MUITO!
É o tipo de carro que dá vontade de dirigir. Enxerga-se sobre todos os outros carros no trânsito é estreito e ágil e na terra dispensa comentários.
Abraços
Clemente
Se bem que o topico continua conciso ou seja... as pessoas ainda se atem no o "jimny compensa?" "e um otimo carro ?":twisted:.
ou seja poderia mudar para "Jimny compensa?" ou melhor ainda
"Jimny 2010/2011 compensa?"
"Jimny 2010 para frente compensa?"
(todos sao bons a ideia seria pelo valor compensa)
"Jimny novo Compensa?"
poderiamos fazer um enquete ou deixar como esta :p
grand vinicius 'e verdade quando o topico e bom nao tem explicacao ahuauhah adorei essa :p
Nelmont França
11/02/2011, 18:28
É Srs,
Tenho acompanhado o tópico diariamente... e como estou saindo de férias agora em Março, irei no meu GV 2p 99 o "VitaMassa" de Belém-PA passeando pelo Nordeste, Lençois-MA, Ceará, Salvador e em fim chegarei, ao menos eu espero, na minha terra natal "Natal-RN"... Em fim, com tantos bons comentários e satisfação dos proprietários do Jimny quem sabe durante as férias eu não me tornarei mais um feliz proprietário aqui no fórum!!!
Renatopami
11/02/2011, 18:38
Hj voltando de Itaipava....na serra de Petrópolis(descida)......nas imperfeições do piso(concreto),a porta do passageiro faz um barulho enorme.......parece que vai cair...:mrgreen:
Acho que já li aqui no fórum que esse é um problema crônico dos Jimnys,e que teria que reclamar na revisão......só não esperava isso num carro zero....estou tentando absorver o ocorrido.....:pensativo:
Será que a Mit quando vai pintar a versão Hr desmonta as portas do Jimny???
Se sim,está explicado a barulheira....
ABS!!!
deglmann
11/02/2011, 19:17
Olá Pessoal...
Meu Jipim está com 600 Km. Estou curtindo muito. Muita gente gostaria de ter esse carrinho, mas não possuem porque o conceito de carro é ter porta-malas, caber no minimo 5 pessoas, ser relativamente grande, etc. Todos a quem apresentei o Jimny, ficaram encantados.
O Jipim é Show!!! Não precisa ir longe, veja os comentários do Clemente (CGAUER). Para avaliar o carro e falar assim é porque o tem muitos méritos.
Abraço
Mario
deglmann
11/02/2011, 19:23
Renato, vou te dar uma dica:
Esquece esse lance de que faz barulho aqui ou ali... Quando eu estava com a TR4, eu achava barulho até no chaveiro do carro.
Cara, esquece... quanto mais o cara fica pensando nisso, mais barulho aparece.
Exemplo: Sabe aquele barulho da tampa do macaco/chave de rodas? Pois é, nem escuto mais.
Deixa o seu branquinho sossegado.... kkk. Curte o Jipim e o resto que se...
Abraço
Renatopami
11/02/2011, 19:34
Deglmann......:concordo:
O meu já está com 1200 km...:mrgreen:
Estes detalhes de barulho,vou deixar pra lá e ver se acostumo.....já acostumei com a direção......rsrrsr
O carrinho fez sucesso hj com dois marmanjos......acharam o carro maneiro!
Quanto ao tamanho,realmente o carro foge de tudo o que o Brasileiro deseja num carro que é quanto maior e mais potente melhor.....questão de gosto.....ABS!!!
deglmann
11/02/2011, 20:00
Renato... tá vendo so? Esqueci também do tec tec da direção. Pior que nem faz mesmo. Percebi hoje isso. A direção está uma "pena" de tão macia...
Acho que este fim de semana irei fazer umas brincadeiras com Jipim. Depois posto as fotos da aventura.
Valew!
Renatopami
13/02/2011, 18:53
Quando ligo meu jimmy de manha na garagem,o som do motor e bem bacana.....lembra um v6:mrgreen:
Alguém tem essa percepção também ou estou viajando na maionese????
ABS!!!
Maurício Fernandes
13/02/2011, 21:12
Renato, é o sistema de acoplamento viscoso da ventoinha.
não é só tu que tens esta percepção.
sandro-natal
13/02/2011, 21:26
Não gosto de carro com grilos e outros barulhos irritantes. Meu Jimny é 2000 e nesta semana vou retirar um barulhinho chato que tem no painel. Minha meta é GRILO ZERO!!! É possível sim, e não dá tanto trabalho.
Esses outros barulhos que vocês mencionaram não tem no meu. A tampa do macaco você não deve ter apertado adequadamente, no meu ele nunca apresentou ruídos nesses 13 meses que o possuo.
Esses barulhos no carro dificultam a identificação de outros problemas, pois fica difícil distinguir as fontes de todos os ruídos quando tem uma sinfonia do inferno sendo executada na viatura.
Não gosto de carro com grilos e outros barulhos irritantes. Meu Jimny é 2000 e nesta semana vou retirar um barulhinho chato que tem no painel. Minha meta é GRILO ZERO!!! É possível sim, e não dá tanto trabalho.
Esses outros barulhos que vocês mencionaram não tem no meu. A tampa do macaco você não deve ter apertado adequadamente, no meu ele nunca apresentou ruídos nesses 13 meses que o possuo.
Esses barulhos no carro dificultam a identificação de outros problemas, pois fica difícil distinguir as fontes de todos os ruídos quando tem uma sinfonia do inferno sendo executada na viatura.
O Meu Jimny é 2009/2010 e não tem como "apertar" o local onde fica guardado o macaco. Olhei todos os modelos da concessionário pois imaginei que tivesse algo para "apertar". O seu tem algo para apertar? tem como mandar uma foto?
deglmann
15/02/2011, 10:17
Edvande,
Cole uns 6 pedaços espaçados de velcro na tampa onde guarda o macaco.
Fica bem preso e o barulho vai sumir. É "Show".
Abraço
Mario
deglmann
15/02/2011, 10:30
Só para efeito de registro:
2° tanqueada:
380,7 Km rodados com 34,99 litros = 10,88 (somente na cidade + ar ligado).
Vi no site da Suzuki de Portugal a ficha técnica do Jimny. Consta o consumo na estrada e cidade. Bem próximo da nossa realidade.
http://www.suzuki.pt/automoveis/jimny
Abraço
Mario Deglmann
flavioams
15/02/2011, 10:33
Pessoal,
Estou há 1 ano nesse maravilhoso mundo 4x4. Ano passado vendi meu carro (zafira Automatica) e apos longos estudos...comprei uma TR4.
Acreditava que poderia usar o carro no dia a dia e tb p/ fazer trilhas... (aqui na Bahia).
Mas tem um problema... Minha esposa não se adaptou ao carro... Reclama que é duro (embreagem...amortecedor etc...)...tb pudera...de Zafira p/ tr4....
Bom... não abro mão do 4x4 (quem entra nunca sai certo ? Rsrsrsr), vou comprar um carro menor...Fox 1.6 com cambio automatizado... E vou resolver o problema dela...
Agora que ela não vai mais me "encher o saco" me deparei com a seguinte possibilidade...
- A TR4 2010 é ótima (alem de ser muito bonita), só peca um pouco pelo consumo (6 com álcool e 7,5 com Gás) ... Mas não tenho conseguido acompanhar os trollers nas trilhas que faço... (e não falo de velocidade), mas de mobilidade.
- Pensei em vendê-lá por uns 65 Mil (MT 2010 com abs e airbag , manual + bancos, estribos...etc....) e comprar um jimny p/ mim ( e ainda botar uma R$ no bolso p/ ajudar a pagar o Fox. (aqui consigo por 54 a normal e 56 a HR)
Fiz um "teste drive" em SSA na concessionária Ritto.... Mas confesso que não me sinto confortável em tomar essa decisão (o teste foi rápido...o percurso não ajuda...muito pequeno... Não passei da 3a marcha). e não consegui fazer nenhum tipo de teste na LAMA (onde eu realmente queria fazer).
Fiquei desconfortável com:
- Potência do carro: no pouco percurso que fiz achei o carro fraco (a TR4 é BEM mais potente...com arrancadas melhores... Força menos o motor o que dá mais conforto)
- Dirigibilidade: Tive a sensação que o carro ia virar em curvas.. (deve ser falta de costume), mas incomodou...
- Espaço: É bem menor internamente que o TR4 (embora seja a menor das minhas preocupações pois vou andar praticamente sozinho)
Por outro lado tenho lido os relatos de vcs e, se todos falam que o carro é bom...com certeza tem qualidades... Achei alto (mais que a TR4, os algulos de entrada e saída me pareceram bem melhores tb..., a arquitetura do motor... Entrada de ar..., pinças dos freios...tudo parece ser costruido realmente p/ trilhas...
Gostaria muito da opinião de vcs. ( vou por esse assunto tb no tópico da Tr4 2010 p/ "ouvir" diferentes opiniões). No meu lugar vcs trocariam a TR4 2010 por um Jimny novo ? Ou ficariam com a TR4 ( já que minha esposa vai ter um 2o carro) ?
Vou usar o carro p/. Ir ao trabalho no dia a dia e p/ trilhas (1 x por mês).
Abcs
Flavio.
São carros diferentes, o Jimny e a TR4.
Tudo na vida tem seu ônus e seu bônus. No caso do Jimny, a aptidão ao Off Road e o consumo ganham de longe do TR4 (pelo que já li sobre os dois carros e pelo que ouvi de proprietários do Mit). O Jimny perde em potência, ítens de segurança e espaço interno, mas ganha em outros aspectos, como por exemplo a facilidade de estacionar numa cidade grande. Outro fator que eu julgo importante é o fato de ser um carro nada visado para roubo e ser exclusivo. É muito difícil que eu veja um Jimny no trânsito, já TR4... são incontáveis.
Essa é uma análise bem superficial, nada técnica. Sou fã do jipinho da Suzuki, pesquisei sobre ele por quase um ano antes de comprar e nem considerei a TR4.
Abraços
deglmann
15/02/2011, 14:04
Flavio, boa tarde!
Eu troquei minha TR4 pelo Jimny. Estou super satisfeito com o carro em todos os sentidos. O Jimny tem alma de Jeep.
Não podemos comparar o Jipinho com a TR4. O fato de ambos serem 4X4 não quer dizer nada.
A TR4 é um baita carro, seguro, resistente entre outras qualidades. Você consegue andar a mais de 100 km/h em estradas de terra com a mesma segurança do asfalto.
O Jimny é diferente. É um carro para curtir e não para correr. Passear nas trilhas sem pressa e sem stress. Ele te leva onde vc quiser.
Para quem está acostumado com um 2.0 e pega um 1.3, claro que vai sentir diferença. Como já disseram aqui : O Jimny é mais Jeep do que carro e a TR4 é mais carro do que Jeep. Eu uso o meu no dia-dia. Trabalho e lazer. É ótimo no transito, em vagas de Shopping na garagem de casa, no posto de gasolina. Estou contente!!!
Abraço
Mario Deglmann
Edgar Fabre
15/02/2011, 17:23
Flavio, boa tarde!
Eu troquei minha TR4 pelo Jimny. Estou super satisfeito com o carro em todos os sentidos. O Jimny tem alma de Jeep.
Não podemos comparar o Jipinho com a TR4. O fato de ambos serem 4X4 não quer dizer nada.
A TR4 é um baita carro, seguro, resistente entre outras qualidades. Você consegue andar a mais de 100 km/h em estradas de terra com a mesma segurança do asfalto.
O Jimny é diferente. É um carro para curtir e não para correr. Passear nas trilhas sem pressa e sem stress. Ele te leva onde vc quiser.
Para quem está acostumado com um 2.0 e pega um 1.3, claro que vai sentir diferença. Como já disseram aqui : O Jimny é mais Jeep do que carro e a TR4 é mais carro do que Jeep. Eu uso o meu no dia-dia. Trabalho e lazer. É ótimo no transito, em vagas de Shopping na garagem de casa, no posto de gasolina. Estou contente!!!
Abraço
Mario Deglmann
O Mário praticamente já resumiu tudo. Também já tive os dois carros e posso complementar dizendo que vai depender de sua necessidade maior (jeep ou carro).
ABS
Edgar
flavioams
17/02/2011, 01:04
Pessoal,
Após ler a opinião de vcs (deste topico do jimny e da TR4 tb) decidi manter a Tr4 e prepará-la (com calma) p/ trilhas..... Pneus, suspensão etc...
Muito obrigado pelas orientações.
Abçs
Flavio
Felipepeixotogouvea
17/02/2011, 22:06
Oi... gente estou com uma duvida cruel e por isso requisito a opiniao de voces primeiramente me desculpem pela ma gramatica e falta de acentuacao :p...
bem vamos la tenho o jimny desde junho de 2010, ate ai tudo bem ja rodei 20.900 km , so que agora estou comecando a faculdade e esta a +- 70 km de distancia, ou seja 140 km por dia, 10 km por litro 14 litros por dia, R$2,50 o litro = 35 reais por dia. nao tenho como ir de onibus, pois nao tem meios faceis e teria que acordar as 4 da manha todo dia para chegar a tempo das 7:20 pelo transito e pelo fato de nao ter fretados.
bem sempre soube que o o meu carro era gastao e nao me importo com isso se for caro mante-lo continuarei dessa forma, mas ultimamente tenho pensando seriamente em colocar gas,
mas ja ouvi demais sobre o gas estragar o motor e no meu caso perder a garantia, a minha duvida e tem alguma forma de tirar os perigos do gas no carro ou pelo menos amenizar, como por exemplo ligar na gasolina e andar os 10 primeiros km na gasolina para nao ressecar o motor, ou andar de gas so na estrada e gasolina na cidade.
adoraria saber a opiniao de todos deixando bem claro desde o comeco que nunca comprei o carro pensando em economia de gasolina ate mesmo porque nunca pensei no carro num meio de transporte, e sim algo que possa me levar a qualquer lugar que eu deseje :twisted:. afinal de contas ainda quero fazer trilhas e perder 1,2 ou 3 semanas para consertar algo indo de onibus nao tem problema, o meu problema e so passar 5 anos indo de onibus, ou pagando 35 reais ao dia :p...
e so para esclarecer dirijo tudo isso porque amo dirigir o meu carro nao me importa o quao longe :p
Felipe;
não valeria a pena comprar um outro veículo 1.0 usado para o seu deslocamento diário e manter o jimny original para as trilhas?
[ ]'s
Renatopami
18/02/2011, 10:36
Eu acho o jimny beberrão também.....para o pouco peso do carro,motor moderno(aluminio)1.3,comando variável,monofuel etc....quando comprei o vendedor me falou em consumo de 14 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.....claro que não acreditei,mas com o pouco conhecimento que tenho sobre autos,fiz umas contas rápidas de cabeça e imaginei: vai fazer uns 500 km com um tanque de 40 l.....está ok......mas o meu não faz não.....faz 400 km/l no limite......
Para quem pensa em economia de verdade.indico procurar um peugeot 106 usado(até 2001,ultimo ano)...já tive um carro desse....fazia 15/16 km/l na cidade e 20 km/l na estrada.....tirando a suspensão barulhenta(é só se acostumar) o carrinho é valente para o dia a dia.....peguei o meu zero e vendi com 240 mil km....ABS!!!!
mas ultimamente tenho pensando seriamente em colocar gas,
Não cometa esse sacrilégio!!!
Compre um UNO mille sem ar antigo em 1000 parcelas e mantenha seu carro do jeito certo. Gas é bom mesmo no fogão. :-)
Abs.
Renatopami
18/02/2011, 11:39
Não cometa esse sacrilégio!!!
Compre um UNO mille sem ar antigo em 1000 parcelas e mantenha seu carro do jeito certo. Gas é bom mesmo no fogão. :-)
Abs.
X2....gás já é ruim em carro nacional.imagina quebrando pçs no motor do jimny que é tudo de alumínio....:putz:
Fora que o jimny já não tem porta malas,vai colocar aonde o cilindro de gás??
Vai ficar pesadão também.....e com o preço da instalação,vai demorar para recuperar o investimento......isso se recuperar......
ABS!!!
Felipepeixotogouvea
18/02/2011, 12:48
quanto ao peugeot 'e verdade um bixo fera fazia 16 km/l na estrada com alcool o do meu irmao claro :p...
entao gente eu tenho 21 anos , quem me deu o carro foi o meu pai. logo nao tenho como comprar um outro carro foi minha escolha um jipe, e nao me arrependo nao... mas imaginei e pensei... por isso perguntei :p...
continuo aceitando todas as opiniao e sugestoes :p
abracos para todos
Felipe, experimente andar mais devagar e sempre trocando as marchas o mais cedo possível e sem apertar o acelerador com força. Experimente andar verdadeiramente tranquilo.
Algumas coisas podem ser feitas para ajudar;
maior pressão nos pneus (30ps), mas a longo prazo vai acabar gastando mais a parte central da banda... Ou idealmente; voltar para o pneu original 205.
Colocar gas é ABSOLUTA FRIA. Desvaloriza o carro, trará problemas e estragará o motor e o comportamento do carro.
Abraços
Clemente
PS: minha dica; arranje uma república com os amigos perto da facu. Melhor época da vida. :dance:
quanto ao peugeot 'e verdade um bixo fera fazia 16 km/l na estrada com alcool o do meu irmao claro :p...
entao gente eu tenho 21 anos , quem me deu o carro foi o meu pai. logo nao tenho como comprar um outro carro foi minha escolha um jipe, e nao me arrependo nao... mas imaginei e pensei... por isso perguntei :p...
continuo aceitando todas as opiniao e sugestoes :p
abracos para todos
Felipepeixotogouvea
18/02/2011, 15:01
obrigado pela opiniao CGAUER
entao, se eu deixar o pe bem levinho ate da para fazer 12 o litro mas mesmo assim a economia nao e muito grande... a ideia de comprar pneus pequenos 205 e uma boa ...
entao, quanto a republica e verdade e uma boa ideia, mas eu estou com a mesma namorada a 2 anos :p... e sinceramente embora goste muito de trilhas e me aventurar sou muito caseiro entao nao quero ficar muito longe da namorada, morando perto da namorada vejo ela todo dia depois do trabalho dela, se eu for morar em republica so fim de semana :p...
se nao tiver jeito nenhum talves va morar em republica :p...
a perfeita solucao sera se eu encontrar 4 colegas que morem na mesma cidade que eu ai eu cobro 10 ou 15 reais de cada um por dia :p...
e fica perfeito :p...
so vai ser ruim quando o jipe tiver que ir para a oficina para ver se nao aconteceu nada na trilha ou reparar algo :p...
continuo aceitando opinioes, a ideia do gas parecia interessantissima se tivesse alguma solucao "milagrosa", mas pelo que parece nao existe, e se existe poucos no mundo conhecem ja que a maioria dos brasileiros jipeiros esta aqui :p...
vou ver quanto custa o motor diesel dele 1.4 hauhauha zueira :p... isso so daqui a 5 anos:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:
deglmann
18/02/2011, 15:35
Aew Felipe, blz.
As dicas do CGAUER são pefeitas. A economia é um conjunto de fatores: Pé leve, pressão pneus, combustível de boa procedência, motor regulado, e outos.
Mudar o Jipe para gás é pura "bucha".
Sugestões: 1) Leve sua namorada para morar contigo em outra cidade; 2) Ofereça carona com um preço razoável; 3) Mude de faculdade ou faça uma por correpondência.
Abraço
Mario
Alfredo Stavale
18/02/2011, 15:59
o meu é com GNV e tá ótimo, mas só tem 10 anos de uso em trilhas e cidade com transito tranquilo tipo de rio de janeiro além de pneus pequenos (30")
é chatão ter um carro que faz 11km/m³ na cidade com ar ligado e custa R$ 1,50 m³ e 13km/m³ na estrada a 120 km/h
eu rodo pouco mas como comprei o carro com gnv, deixei. É muito barato, eu tenho um fiesta popular jogado lá em casa que eu não saio tem 3 semanas porque custa mais caro andar com ele que meu jimny.
PS: palavra de quem tem, usa e aprova.
Ou escuta quem não tem, não usa e não aprova. A escolha é sua:concordo:
comprar pneu 205 pra economizar combustivel? por causa de 1cm de largura nos pneus?
Renatopami
18/02/2011, 16:29
o meu é com GNV e tá ótimo, mas só tem 10 anos de uso em trilhas e cidade com transito tranquilo tipo de rio de janeiro além de pneus pequenos (30")
é chatão ter um carro que faz 11km/m³ na cidade com ar ligado e custa R$ 1,50 m³ e 13km/m³ na estrada a 120 km/h
eu rodo pouco mas como comprei o carro com gnv, deixei. É muito barato, eu tenho um fiesta popular jogado lá em casa que eu não saio tem 3 semanas porque custa mais caro andar com ele que meu jimny.
PS: palavra de quem tem, usa e aprova.
Ou escuta quem não tem, não usa e não aprova. A escolha é sua:concordo:
comprar pneu 205 pra economizar combustivel? por causa de 1cm de largura nos pneus?
Pneu 205/70 ao invés de 215/75.....diâmetro menor......:concordo:
Alfredo Stavale
18/02/2011, 16:41
Pneu 205/70 ao invés de 215/75.....diâmetro menor......:concordo:
quantos centimetros de diâmetro menor?
quanto vai economizar em combustivel?
Vai rodar uns 100 anos só pra pagar o custo do borracheiro trocar o pneu pra você ainda mais o custo de pneus novos, alinhamento, balanceamento.
Eu achei que fosse piada essa dos pneus menores:roll:
Só para efeito de registro:
2° tanqueada:
380,7 Km rodados com 34,99 litros = 10,88 (somente na cidade + ar ligado).
Vi no site da Suzuki de Portugal a ficha técnica do Jimny. Consta o consumo na estrada e cidade. Bem próximo da nossa realidade.
http://www.suzuki.pt/automoveis/jimny
Abraço
Mario Deglmann
Me desculpe, mas o consumo indicado no site é bem diferente do anunciado pelos proprietários;
Um Jimny diesel venderia muito aqui no Brasil, quer dizer, se suportasse o nosso péssimo diesel.
abs.
Consumo de combustível
Urbano l/100km 8,9 - 11,23km/l
Estrada l/100km 6 -16,66 km/l
Combinado l/100km 7,1 - 14,08 km/l
será que a nossa gasolina é tão sem vergonha assim???
Renatopami
18/02/2011, 21:55
quantos centimetros de diâmetro menor?
quanto vai economizar em combustivel?
Vai rodar uns 100 anos só pra pagar o custo do borracheiro trocar o pneu pra você ainda mais o custo de pneus novos, alinhamento, balanceamento.
Eu achei que fosse piada essa dos pneus menores:roll:
Alfredo......:concordo:
Acho que da uma diferença de uns 7%......existe uma tabela de conversão pra isso.....fora que o hodômetro vai marcar de maneira mais econômica também.....mas veja,eu também não trocaria os pneus visando economizar um pouquinho de combustível.....mas para o caso do amigo que perguntou como economizar,a troca do pneu melhora sim.....eu não faria.
ABS!!!!
Renatopami
18/02/2011, 22:01
Me desculpe, mas o consumo indicado no site é bem diferente do anunciado pelos proprietários;
Um Jimny diesel venderia muito aqui no Brasil, quer dizer, se suportasse o nosso péssimo diesel.
abs.
Consumo de combustível
Urbano l/100km 8,9 - 11,23km/l
Estrada l/100km 6 -16,66 km/l
Combinado l/100km 7,1 - 14,08 km/l
será que a nossa gasolina é tão sem vergonha assim???
Eu acho que perdemos em consumo devido a nossa gasolina possuir 25% de etanol......
Também gostaria de saber o porque de não existir jimmy a diesel......4x4 com reduzida.......acho que pode,não?:pensativo:
Já imaginaram um jimmy diesel fazendo 20 km/l de diesel.....sonhar não custa nada ne!!
ABS!!!
marcelo de lima oliveira
18/02/2011, 22:33
Pé e cima, pneus originais do 2007 (menores do que os pneus do HR), calibragem com 30l, 12,8km/l foi o record com trânsito aqui em São Paulo, dirigindo na boa..
Felipepeixotogouvea
18/02/2011, 23:09
entao o jimny diesel e o meu sonho se bem que ja me acostumei a aproveitar as altas rotacoes do motor 1.3 dele :p...
o diesel tem 2 grandes problemas no brasil
1) o pessoal la fora fala que nao vale a pena ja que a maioria e a gasolina e se quebrar poucos conhecem.
2) o preco do jimny nao seriam meros 54k com certeza subiria para pelo menos 65/70k :/ (acho que aconteceu algo parecido com o troller alguem poderia confirmar)
mas pelo que sei faz 16 km/l :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:.
imagino que em 5 ou 6 anos eu compre o motor diesel dele e tente fazer a modificacao e transformar num anfibio :p
ps: de qualquer forma trocar o pneu, foi uma ideia rapida que passou na cabeca se tivesse sobrando colocaria mas gastar cerca de 300 reais cada pneu acredito que seja esse preco para economizar + 1km/l fica foda :p...
de qualquer forma ainda aceitando todas as sugestoes.
ps2: aqui em sampa esta 1,29 o m cubico
respondendo ao deglman ela mora perto do trabalho levar para outra cidade fica sacanagem ja que ela nao dirige, mudar de faculdade nunca tentei dois anos e meio publica, nao passei :/, entao decidi fazer uma particular otima... acho que mudar fica foda.... iria sim cobrar um preco razoavel 10 reais ta bom po , se fossem gastar por conta propia seria 7.50 de onibus + 2 horas para ir e 2 horas para voltar :p...
de qualquer forma aceitando sugestoes
Joao Baeta
19/02/2011, 01:53
:arrow:Povo....
Estive lendo os ultimo post....
E jogo uma pergunta:
Vcs compraram um Jimny.... E fica discutindo 0.01 km/l.......... :shock:
Quem comprou....Nem ta ligando se é economico ou nao... :discordo:
Quem pensa assim compra um Mille 1.0 aí é economico! :concordo:
Entao... Vamos curtir ...Encher a gasosa no tanque e rodar por aí......
Lembrando que só precisa de 100 pratas que enche o tanque! :dance:
Renatopami
19/02/2011, 08:09
E jogo uma pergunta:
João.....:concordo:
Pelo menos da minha parte a idéia e só informar,pois na concessionária quando vamos comprar o carro eles passam um consumo irreal..... Bem diferente da realidade.....estou gostando do carrinho.....apesar do banco do carona estar 100% solto e barulhento.....:mrgreen:
ABS!!!!
E jogo uma pergunta:
Verdade kra.. mete gasosa e vai rodar!
http://www.youtube.com/watch?v=yJQRz2J3u7Y
Curtam o bixinho na terra po! :odedo:
Joao Baeta
19/02/2011, 19:04
:arrow:Lex.....
Como o Jimny brinca né? :concordo:
Tenho saudades do meu ex- Jimny 00-01..... :cry:
Mas usava no dia dia.... E viajava por perto!
Consumo variavam de 9.5 km/l a 12 km/l (Uso misto!)
Mas hoje em dia... Uso o meu dia dia... Mas nao pode abusar!!!
E tenho o Azul.... E faço trilhas e viajo com ele (Estou mexendo nele pra fazer trilhas light e viagens)
Meu tb eh carro q eu uso dia a dia... n da pra abusar nao!
So trilha light e passeio mesmo, pra ele poder ta de pe segunda feira :concordo:
Esse video ai foi hj :mrgreen:
Felipepeixotogouvea
19/02/2011, 23:20
para inflamar o topico :p...
voces ja perceberam que no jimny novo no meu caso 10/10 tem um peca com o simbolo da Mitsubishi, acho que um conector no motor, ou eu fui o unico "sortudo" de ter essa peca la :p...
Maurício Fernandes
19/02/2011, 23:34
Felipe, toda a injeção é mit. Isso é muito comum em carros japoneses.
Felipepeixotogouvea
20/02/2011, 01:03
obrigado mauricio respondeu a minha curiosidade :p
:):):):):)
deglmann
20/02/2011, 21:37
... é isso aí pessoal!
Vamos colocar gasolina no "bixo" e se divertir...
J Carlos
21/02/2011, 12:32
para inflamar o topico :p...
voces ja perceberam que no jimny novo no meu caso 10/10 tem um peca com o simbolo da Mitsubishi, acho que um conector no motor, ou eu fui o unico "sortudo" de ter essa peca la :p...
É essa peça ?
fabio fontoura L 200
21/02/2011, 12:54
É essa peça ?
Sim , na verdade existem várias pecinhas , principalmente eletricas que são MIT...
Vc é um sortudo por ter um Jimny
Maurício Fernandes
21/02/2011, 14:06
Esse aí não é o tal de TPS?
Esse é o MAP...sensor de pressão absoluta...novo custa uma fortuna...tipo mais de mil..rsrs bem cuidado nunca da problema. Na minha busca não encotrei nenhum veiculo Mit que usa esse sensor...assim deve ser feito só para a Suzuki
vlw
Felipepeixotogouvea
21/02/2011, 20:44
esse mesmo :p hahuuhuhaa, tomei um susto quando vi... pensei poxa preferi a suzuki mas a mitsubishi me persegue :p...
e tambem pensei tinha que o dono ser o souza ramos :p huauha
mas bom saber que e uma coisa boa :p....
Newton Guerra
21/02/2011, 20:54
esse mesmo :p hahuuhuhaa, tomei um susto quando vi... pensei poxa preferi a suzuki mas a mitsubishi me persegue :p...
e tambem pensei tinha que o dono ser o souza ramos :p huauha
mas bom saber que e uma coisa boa :p....
Hehehe. Já viu o módulo da injeção e motor de arranque? Dá-lhe Mitsubishi...
Abraços
brunomaya
23/02/2011, 17:44
Oi pessoal!
Faz algum tempo que acompanho o fórum 4x4, mas é a primeira vez que participo.
Já tive alguns jipes e pickups (LR, Troller, TR4, L200, Samurai), mas desde setembro estou com um Jimny 10/11 comprado aqui em Curitiba.
Então gostaria de compartilhar minhas impressões e modificações que fiz no meu mini jipe.
Ele hoje está com 6000km e como alguém já falou até os barulhos e problemas são padronizados no Jimny.
Barulho nas portas, que pode ser resolvido regulando os batentes de borracha, são 2 por porta, deixei eles com meia volta antes de soltar, e agora sem barulho.
Os vidros quando estão entre abertos fazem barulho mesmo, e por enquanto sem solução; assim como o banco do passageiro.
Não sou um cara alto, mas fiz uma modificação no banco do motorista, e ele está 5 cm para trás, tb mudei os botões do vidro eletrico de lugar, vou colocar uma foto.
Fiz um lift de suspensão, usando calços de 4 cm, troquei os amortecedores, mas como resultado caster negativo, e flexíveis do freio que precisam se aumentados, logo vou resolver isso.
Comprei no armazem 4x4, um protetor de caixa de transferência e um peitoral de ferro da Newtrack.
Pneus BF mud 215/75 R15, não notei piora no consumo, pelo contrario a cada dia ele melhora, está fazendo 9 na cidade.
O som é uma merda e coloquei um DVD que eu tinha no meu antigo carro, junto com um modulo de GPS da Garmin, GVN53.
Tb tenho um YAESU FT 1802, e um inversor de 12V p/ 110V de 400w para ligar/carregar notebook e etc.
Abraço
Nelmont França
24/02/2011, 12:59
Bruno,
Desculpe a indiscrição, mas porque você mudou os acionamentos dos vidros elétricos?
mauricio rodrigues
24/02/2011, 13:45
Cara vai de Jimny com certeza!!! Os carros Suzuki dão show !!
brunomaya
24/02/2011, 14:25
Nelmont França,
Meu joelho ficava batendo, e pode não parecer, mas liberou muito espaço.
Abraço
deglmann
24/02/2011, 15:12
Fala Bruno...
Como já sabemos, o som do Jimny é uma droga (deveriam deixar sem nada do que por aquela porcaria). Você comentou que colocou um som no carro, daí te pergunto: Como ficou o acabamento? ficou legal? gostaria de trocar mas estou com receio de que o acamento não fique legal, pois as quinas são meio arredondadas...
Outra coisa: Será que dá pra colocar o pneus MUD com a altura original do HR?
Parabéns pelo seu Jipinho.
Att
Mario
Nelmont França
24/02/2011, 15:57
Nelmont França,
Meu joelho ficava batendo, e pode não parecer, mas liberou muito espaço.
Abraço
Hum!!!!!!!!!
Com o Jimny não sinto necessidade de arrancadas rápidas e ultrapassagens a mil. Tenho prazer de dirigir e fico curtindo. Sinto ele mais solto, inclusive se comparando com veículos mais potentes. Deve ser por causa comando variável. Quanto mais ando, mais quero andar! Pra mim, sem dúvida, a melhor escolha!
Se tivesse um motorzão, não seria mais o Jimny, ficaria mais pesado e gastão!
Fotos de recente viagem. http://flickr.com/ebone
ebone, foda demais kra! Muito legal as fotos!
Vc mudou os pneus pra andar na areia?
Como eh? Entrou na areia liga o 4x4? :roll:
Tenho vontade de fazer viagem pra dunas/desertos :D To querendo programar uma pras ferias.. :)
Felipepeixotogouvea
24/02/2011, 17:03
vou tentar ser breve mas vou dar o meu depoimentos de uma reacao positiva do jipe que nao esperava...
bem ontem estava saindo do pedagio da castelo em direcao ao rodoanel, quem conhece aquela passagem sabe que e a confusao da saida do pedagio com a entrada do rodoanel 300-500 metros depois.
bem estou acostumado com a confusao e como motorista precavido vim dando seta e inclinando o corpo para ter a melhor visao possivel da pista da direita, tinha um caminhao a minha frente, e eu estava entrando na pista da direita na pista, depois da que eu ia entrar tinha outro caminhao mas era outra pista.
estava entrando na pista da direita mais rapido que o caminhao a minha frente e do nada me parece um caminhao azul sem carga a pelo menos 90 por hora eu devia estar entre 60 e 70, nao sei se foi imprudencia minha ou o caminhao que quis ultrapassar o outro caminhao e nao me viu.
o caminhao azul la na frente me acendeu o pisca-alerta talvez para sinalizar desculpas
mas o que realmente me surprendeu foi a reacao do carro. eu esperava que se algum dia fizesse um movimento arisco desses com o carro, pois puxei rapidamente de um lado para o outro e vice versa , ja que tinha um caminhao tambem a minha esquerda, eu capota-se, mas nada, eu ouvi o carro derrapar talvez as rodas traseiras. mas so o carro nao se moveu se quer um centimetro em relacao ao CG mais alto dele, o que quero dizer e que nao senti nem aquela sensacao de tombar quando se faz uma curva um pouco mais fechada.
bem depois dessa experiencia , so queria relatar a forma positiva que continua a me surprender esse carrinho
quanto as velocidade nao tenho certeza acredito que tenham sido nessa faixa mas pode ter sido mais alto, ja que acelero logo da saida do pedagio para pegar a velocidade da estrada o mais rapido possivel.
abracos a todos e continuo mais do que nunca a indicar este jipe, que agora descubro com certas reacoes de carro. :p
brunomaya
24/02/2011, 18:11
Deglmann,
No meu carro, eu ainda não mandei fazer o acabamento, mas falando com o cara que instalou ele me disse que é fácil fazer uma "moldura" para fechar o "buraco" que fica.
Os autofalantes eu tb troquei, são de 4 pol. ficou bem melhor o som, mas tem espaço/lugar, para mais 1 par de falantes, ficam na coluna do cinto de segurança, mas para chegar neles tem que desmontar os bancos traseiros e tirar todo o acabamento de plastico das laterais. Baita trabalho.
Sim, o pneu mud que eu coloquei tem a mesma medida do original do HR, 215/75 R15, mas pelo visto na BF está em falta, tanto o MUD quanto o AT, consegui esses com um colega que importou, mas trocou pois ficaram pequenos com a alteração de suspensão que ele fez.
Abraço
brunomaya
24/02/2011, 18:15
Hum!!!!!!!!!
Nelmont,
O trabalho é simples, mandei fazer aqui em curitiba nesses lugares que fazem alarme e som.
E o acabamento com um pessoal que faz banco de couro.
Na estrada, dá para descansar a perna, fica mais folgado.
Abraço
brunomaya
24/02/2011, 18:17
Com o Jimny não sinto necessidade de arrancadas rápidas e ultrapassagens a mil. Tenho prazer de dirigir e fico curtindo. Sinto ele mais solto, inclusive se comparando com veículos mais potentes. Deve ser por causa comando variável. Quanto mais ando, mais quero andar! Pra mim, sem dúvida, a melhor escolha!
Se tivesse um motorzão, não seria mais o Jimny, ficaria mais pesado e gastão!
Fotos de recente viagem. http://flickr.com/ebone
Show!!!
Essa é uma viagem que eu quero fazer.... vamos ver se vai ser o Jimny que vai me levar....
Em relação a autonomia por tanque, como foi? vc levou alguma reserva?
Abraço
deglmann
24/02/2011, 19:47
Bruno,
Estou afim de fazer também uma viagem assim. Estou Joinville, uns 130 km de Curitiba. Se tiver disposto em enfrentar uma aventura, estamos nessa!
Abraço
Mario
p.s. De 13/07 à 16/07 vai ter um rallye em SC chamado Transcatarina. Me parece que são 2.100 Km de aventura cortando o Estado. Uma Aventura power!
Pois é Felipe,
ele é excelente de curvas, porque diferente dos outros jipes o eixo traseiro, assim como o dianteiro, fica bem na extremidade do carro, garantindo assim melhor direcionalidade e equilíbrio.. Olhando a lateral do carro, outro dia reparei este fantástico detalhe de projeto..
Eu uso e abuso do Jimny em curvas e pelos tremendos pneus, ele faz curva como nenhum popular.
Sua barra estabilizadora é muito generosa, forte e firme, mas na terra limita bastante o curso da suspensão.
A bitola dele é excelente para a largura da carroceria.
O Jimny, históricamente oferece um conceito original de veículo. Não existe comparação. É o que faz do Jimny o carro que é, um abridor de sorrisos.
Ontem emprestei o Jimny para minha cunhada. Entre Higienópolis e Perdizes, foi paquerada duas vezes na rua por motoristas alheios. Não bastante, ao chegar em seu prédio, o porteiro saiu da guarita para dizer que o carro era demais e que ela deveria ter um tbm.
Isso porque ele está cheio de lama do sítio, onde novamente tive que puxar o 110 morro acima.
Em resumo, a única coisa que me incomoda é o fôlego sob medida. Um 1.6 cairia perfeitamente. Mas acho que a culpa é dos pneus maiores, que deixou a relação 8% mais longa.
Abraço
Clemente
vou tentar ser breve mas vou dar o meu depoimentos de uma reacao positiva do jipe que nao esperava...
bem ontem estava saindo do pedagio da castelo em direcao ao rodoanel, quem conhece aquela passagem sabe que e a confusao da saida do pedagio com a entrada do rodoanel 300-500 metros depois.
bem estou acostumado com a confusao e como motorista precavido vim dando seta e inclinando o corpo para ter a melhor visao possivel da pista da direita, tinha um caminhao a minha frente, e eu estava entrando na pista da direita na pista, depois da que eu ia entrar tinha outro caminhao mas era outra pista.
estava entrando na pista da direita mais rapido que o caminhao a minha frente e do nada me parece um caminhao azul sem carga a pelo menos 90 por hora eu devia estar entre 60 e 70, nao sei se foi imprudencia minha ou o caminhao que quis ultrapassar o outro caminhao e nao me viu.
o caminhao azul la na frente me acendeu o pisca-alerta talvez para sinalizar desculpas
mas o que realmente me surprendeu foi a reacao do carro. eu esperava que se algum dia fizesse um movimento arisco desses com o carro, pois puxei rapidamente de um lado para o outro e vice versa , ja que tinha um caminhao tambem a minha esquerda, eu capota-se, mas nada, eu ouvi o carro derrapar talvez as rodas traseiras. mas so o carro nao se moveu se quer um centimetro em relacao ao CG mais alto dele, o que quero dizer e que nao senti nem aquela sensacao de tombar quando se faz uma curva um pouco mais fechada.
bem depois dessa experiencia , so queria relatar a forma positiva que continua a me surprender esse carrinho
quanto as velocidade nao tenho certeza acredito que tenham sido nessa faixa mas pode ter sido mais alto, ja que acelero logo da saida do pedagio para pegar a velocidade da estrada o mais rapido possivel.
abracos a todos e continuo mais do que nunca a indicar este jipe, que agora descubro com certas reacoes de carro. :p
Oi pessoal!
Faz algum tempo que acompanho o fórum 4x4, mas é a primeira vez que participo.
Já tive alguns jipes e pickups (LR, Troller, TR4, L200, Samurai), mas desde setembro estou com um Jimny 10/11 comprado aqui em Curitiba.
Então gostaria de compartilhar minhas impressões e modificações que fiz no meu mini jipe.
Ele hoje está com 6000km e como alguém já falou até os barulhos e problemas são padronizados no Jimny.
Barulho nas portas, que pode ser resolvido regulando os batentes de borracha, são 2 por porta, deixei eles com meia volta antes de soltar, e agora sem barulho.
Os vidros quando estão entre abertos fazem barulho mesmo, e por enquanto sem solução; assim como o banco do passageiro.
Não sou um cara alto, mas fiz uma modificação no banco do motorista, e ele está 5 cm para trás, tb mudei os botões do vidro eletrico de lugar, vou colocar uma foto.
Fiz um lift de suspensão, usando calços de 4 cm, troquei os amortecedores, mas como resultado caster negativo, e flexíveis do freio que precisam se aumentados, logo vou resolver isso.
Comprei no armazem 4x4, um protetor de caixa de transferência e um peitoral de ferro da Newtrack.
Pneus BF mud 215/75 R15, não notei piora no consumo, pelo contrario a cada dia ele melhora, está fazendo 9 na cidade.
O som é uma merda e coloquei um DVD que eu tinha no meu antigo carro, junto com um modulo de GPS da Garmin, GVN53.
Tb tenho um YAESU FT 1802, e um inversor de 12V p/ 110V de 400w para ligar/carregar notebook e etc.
Abraço
Amigo, diz pra mim, qdo vc colocou o lift de 4 cm teve que trocar a barra de direção:??? os caras da RC 4x4 disseram que lift de 2" tem q mudar a barra de direção.
poe umas fotos ai do peito de acho da new track. Vc acha que o material é bom?
abç
O som que vem no jimny realmente é uma lástima.
No meu, troquei os falantes da frente por um par de triaxiais Bravox e inslatei um par da marca Selenium na parte de trás. No painel, quase colados ao pára-brisa, um par de tweeters. No porta-malas tem um subwoofer Bravox 8" removível.
Comprei esse aparelho no ebay. Ele aparece azul na foto, mas troca de cor. Vou deixar laranja (ambar) como o painel do carro. Estou no aguardo:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=190497662692&ssPageName=STRK:MEWNX:IT
Vou tirar umas fotos e posto aqui.
O som que vem no jimny realmente é uma lástima.
No meu, troquei os falantes da frente por um par de triaxiais Bravox e inslatei um par da marca Selenium na parte de trás. No painel, quase colados ao pára-brisa, um par de tweeters. No porta-malas tem um subwoofer Bravox 8" removível.
Comprei esse aparelho no ebay. Ele aparece azul na foto, mas troca de cor. Vou deixar laranja (ambar) como o painel do carro. Estou no aguardo:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=190497662692&ssPageName=STRK:MEWNX:IT
Vou tirar umas fotos e posto aqui.
Qual é o ano/modelo do seu Jimny? Tem como mandar uma foto de como ficou? e a garantia como ficou ou já passou da garantia?
Até onde eu sei, a instalação de um equipamento de som não interfere na garantia de carro nenhum. Meu irmão tem loja de som (é com ele que eu fiz o que relatei no post anterior) e a maioria dos carros que ele recebe para instalar são recém-saídos da concessionária. Tem de tudo, de Uno Mille a Mercedez.
Na segunda-feira a loja vai instalar o meu som double din e fazer a moldura das partes arredondadas. Aí eu coloco as fotos aqui, pode ficar tranquilo.
Abraços
PS. Meu jimny é 2011, novinho, 2 mil km apenas.
brunomaya
26/02/2011, 16:19
Amigo, diz pra mim, qdo vc colocou o lift de 4 cm teve que trocar a barra de direção:??? os caras da RC 4x4 disseram que lift de 2" tem q mudar a barra de direção.
poe umas fotos ai do peito de acho da new track. Vc acha que o material é bom?
abç
Rogê,
Somente coloquei os calços, e troquei os amortecedores (na frente amortecedores da F1000 monroe ref 27304/cofap GL12675 com algumas alteraçoes e atras o da kombi) com isso o unico problema foi o caster que ficou negativo em 1,5 grau. A direção ficou mais leve e com pequena tendencia a "passarinhar" mas como eu tenho amortecedor de direção e mandei diminuir a folga da cx de direção praticamente não tem esse comportamento. A inclinação das barras panhard é pequena, e portanto não houve alteração no comportamento do carro.
Mais alto que isso, ai o ideal é trocar os links da suspensão para corrigir o caster, e trocar as panhard por outras com regulagem.
Com relação ao peitoral da Newtrack ele é dos melhores, mas os pontos de fixação no Jimny é que são fracos, o meu já está fora do lugar, entortou o local aonde ele é fixado. Mas é bem facil de instalar.
Já o protetor de cambio e cx de transferencia é muito bom, é grande e protege bem os conectores que ficam na caixa de transferencia.
Abraço
Rogê,
...troquei os amortecedores (na frente amortecedores da F1000 monroe ref 27304/cofap GL12675 com algumas alteraçoes e atras o da kombi) ...
Bruno, posta essa informação dos amortecedores no tópico de peças e adaptações para o jimny. Assim esse informação não se perde pelo forum.
Abs.
brunomaya
26/02/2011, 19:13
Bruno,
Estou afim de fazer também uma viagem assim. Estou Joinville, uns 130 km de Curitiba. Se tiver disposto em enfrentar uma aventura, estamos nessa!
Abraço
Mario
p.s. De 13/07 à 16/07 vai ter um rallye em SC chamado Transcatarina. Me parece que são 2.100 Km de aventura cortando o Estado. Uma Aventura power!
Deglmann,
Ushuaia e Atacama, são projetos antigos, mas como sempre falta tempo. Já fiz algumas viagens muito legais de jipe com o João Roberto do Tecnica 4x4, ele organiza alguns roteiros muito legais (www.africa4x4.com.br), como estrada real em Minas e um roteiro por SC que comeca no litoral, andamos por alguma dunas em uma área privada e seguimos até Urubici; nesses roteiros sempre que possivel por estrada de terra.
Tb tenho vontade de fazer a Transcatarina e a Transparana, qq dia consigo tempo para fazer.
Vc por acaso já subiu o morro dos perdidos na BR376? Fica no KM 666 sentido Curitiba - SC. É uma área particular, paga-se R$ 4,00 para o dono, é uma subida muito legal para testar a reduzida dos jipes. Além disso tem uma cachoeira que dá para visitar.
Qq dia marcamos um passeio.
Abraço
brunomaya
26/02/2011, 19:13
Treco,
Bem lembrado vou fazer isso.
Abraço
deglmann
27/02/2011, 22:57
Fala Bruno!
Já fui algumas vezes para o Morro dos Perdidos. Subi com a TR4/AT. Tranquilo.
Com o Jimny ainda não fui, estou esperando um fim de semana bom com sol, pois subir com o tempo fechando não é legal. Tem uma cachoeira mto 10. Veja as fotos:
https://picasaweb.google.com/deglmann/MorroDosPerdidos102010?feat=directlink
Para as bandas de Urubici fui de bike, subi o morro da Igreja pedalando, depois fomos para Serra do Corvo Branco. Andamos uns 170 km de bike em dois dias.
Caso faça um tempo bom domingo que vem, irei ao morro dos perdidos...
Valeu!
Mario
Algum de vocês, proprietários ou admiradores dos HR's, sabem se é possível colocar mais um calço de 1" ou 1 1/2" na suspensão, além do calço de carroceria original, sem que sejam necessárias modificações adicionais?
Renatopami
28/02/2011, 18:16
Problema da barulheira do banco do carona do Jimny resolvido....:dance:
Entrei na comunidade do Jimny do orkut......e vi um relato que na concessionária indicaram manter o banco no penúltimo ajuste para trás do assento,pois quando ele esta totalmente(no ultimo ajuste)para trás existe uma folga no trilho normal devido a posição do banco e tal.....então e só colocar no penúltimo ajuste quando não tiver ninguém andando no carona.....no meu Jimny resolveu 100%.....:concordo:
ABS!!!!!
Rogê,
Somente coloquei os calços, e troquei os amortecedores (na frente amortecedores da F1000 monroe ref 27304/cofap GL12675 com algumas alteraçoes e atras o da kombi) com isso o unico problema foi o caster que ficou negativo em 1,5 grau. A direção ficou mais leve e com pequena tendencia a "passarinhar" mas como eu tenho amortecedor de direção e mandei diminuir a folga da cx de direção praticamente não tem esse comportamento. A inclinação das barras panhard é pequena, e portanto não houve alteração no comportamento do carro.
Mais alto que isso, ai o ideal é trocar os links da suspensão para corrigir o caster, e trocar as panhard por outras com regulagem.
Com relação ao peitoral da Newtrack ele é dos melhores, mas os pontos de fixação no Jimny é que são fracos, o meu já está fora do lugar, entortou o local aonde ele é fixado. Mas é bem facil de instalar.
Já o protetor de cambio e cx de transferencia é muito bom, é grande e protege bem os conectores que ficam na caixa de transferencia.
Abraço
Bruno, e como vc resolveu o caster negativo, mandou fazer cambagem? alinhamento? To querendo colocar calço de 2", será que tenho que trocar os amortecedores tb?
abç
WhiteJimny
28/02/2011, 21:47
É possível conseguir desconto na compra de um Jimny nestes casos?
Na concessionária mais próxima aqui de casa, em Itajaí SC, me informaram que não é possível por ser um veículo importado e que levaria mais uns dois anos para a Suzuki conseguir este tipo de desconto.
Será que procede esta informação? Alguém já conseguiu?
Renatopami
28/02/2011, 21:54
É possível conseguir desconto na compra de um Jimny nestes casos?
Na concessionária mais próxima aqui de casa, em Itajaí SC, me informaram que não é possível por ser um veículo importado e que levaria mais uns dois anos para a Suzuki conseguir este tipo de desconto.
Será que procede esta informação? Alguém já conseguiu?
Acho que procede sim......carro importado não tem desconto pessoa jurídica/produtor rural.......só não sei como a ranger tem,já que e fabricada na Argentina........:pensativo:
Maurício Fernandes
28/02/2011, 22:11
Argentina é mercosul. Tem acordos comerciais. Em resumo é como nacional, assim como no méxico (nissan tiida).
WhiteJimny
28/02/2011, 22:33
Amanhã tentarei garimpar mais informações em outros estados e posto aqui se conseguir alguma coisa.
O fato é que o carrinho é demais!!
sbcarlos
01/03/2011, 07:19
Bom, primeiro gostaria de agradecer aos amigos foristas pelas excelentes dicas postadas aqui. Sou proprietário de um Jimny HR que retirei há uma semana. Estranhei um pouco o carro no início, afinal é o meu primeiro jipe, mas já estou curtindo o carro. Me incomodam um pouco os barulhos internos. Os mais críticos são na "mala" (se é q se pode chamar de mala. rs!) e na porta traseira. O banco do carona eu resolvi com a dica do colega aqui do forum. Na mala o barulho vem do compartimento que abriga o macaco. Alguém tem uma solução já testada? Quanto a porta traseira, percebi q tem uma regulagem de borracha (abaixo do trinco da porta) redonda que se prende a uma estrutura em "U". Alguém já tentou regular por ali? Ainda não tive tempo de ajustar, mas acredito que dê certo. O barulho surge principalmente em ruas de paralelepípedo.
Bom, por enquanto é isso. Aguardo sugestões dos colegas.
Abços!
deglmann
01/03/2011, 08:39
sbcarlos, bom dia.
Realmente os barulhos são padrões.
Meu Jimny está com 2.000 km e já me acustumei....rs
O barulho da tampa da caixa de ferramentas (macaco), vc pode colar uns 4 ou 6 pedaços de velcro e fixar a tampa. Dica dada pela própria concessionária. Fica resolvido o problema.
O barulho da porta pode ser ajustada com aquela borracha que você mencionou. Dá uma afouxada nela de meia volta e veja se fica bom.
Abraço
Mario
brunomaya
01/03/2011, 17:46
Bruno, e como vc resolveu o caster negativo, mandou fazer cambagem? alinhamento? To querendo colocar calço de 2", será que tenho que trocar os amortecedores tb?
abç
Rogê e Mauro,
Fazer um lift no jimny é algo simples, mas cria alguns problemas, como é o caso do caster. Com a suspensão original ele fica em 1,5 grau positivo o que é bem pouco. No meu caso coloquei calços nas molas de 4 cm e ele ficou 1,5 negativo. Para solucionar isso só trocando os braços/links dos eixos ou trocando as buchas por outras descentradas; que aqui no Brasil nunca vi para vender, e as que existem só conseguem corrigir 1 - 1,5 grau.
Os amortecedores do Jimny tem um curso de 16 cm (fechado 30 - aberto 46 cm) e na posição de "repouso" eles ficam um pouco acima do meio, portanto qualquer calço vai fazer com que o amortecedor dê final de curso quando esticar, o que pode estourar o amortecedor.
O ideal é trocar os amortecedores pensando no tanto que vc vai levantar. Mas qq coisa acima de 4 cm é dicifil encontrar amortecedor que tenha o mesmo tamanho fechado e seja mais comprido aberto. Tb tem que se avaliar o flexiveis do freio que podem ficar curto com o novo curso da suspensão.
Abraço
brunomaya
01/03/2011, 17:51
Bom, primeiro gostaria de agradecer aos amigos foristas pelas excelentes dicas postadas aqui. Sou proprietário de um Jimny HR que retirei há uma semana. Estranhei um pouco o carro no início, afinal é o meu primeiro jipe, mas já estou curtindo o carro. Me incomodam um pouco os barulhos internos. Os mais críticos são na "mala" (se é q se pode chamar de mala. rs!) e na porta traseira. O banco do carona eu resolvi com a dica do colega aqui do forum. Na mala o barulho vem do compartimento que abriga o macaco. Alguém tem uma solução já testada? Quanto a porta traseira, percebi q tem uma regulagem de borracha (abaixo do trinco da porta) redonda que se prende a uma estrutura em "U". Alguém já tentou regular por ali? Ainda não tive tempo de ajustar, mas acredito que dê certo. O barulho surge principalmente em ruas de paralelepípedo.
Bom, por enquanto é isso. Aguardo sugestões dos colegas.
Abços!
SbCarlos,
Além dessa borracha há outra proximo do vidro no canto superior da porta traseira, que é bem facil de regular.
Mas faça outro teste, no meu carro os encostos de cabeça dos bancos faziam barulho, tira eles e veja se o barulho desaparece, para mante-los sem barulho é só entortar as hastes para dentro ou para fora um pouco. Faça isso para os 4 encostos. Todos fazem barulho.
A dica do velcro tb é muito boa, mas veja se o macaco não está solto, é só fazer ele abrir dentro do suporte.
Abraço
brunomaya
01/03/2011, 17:55
Fala Bruno!
Já fui algumas vezes para o Morro dos Perdidos. Subi com a TR4/AT. Tranquilo.
Com o Jimny ainda não fui, estou esperando um fim de semana bom com sol, pois subir com o tempo fechando não é legal. Tem uma cachoeira mto 10. Veja as fotos:
https://picasaweb.google.com/deglmann/MorroDosPerdidos102010?feat=directlink
Para as bandas de Urubici fui de bike, subi o morro da Igreja pedalando, depois fomos para Serra do Corvo Branco. Andamos uns 170 km de bike em dois dias.
Caso faça um tempo bom domingo que vem, irei ao morro dos perdidos...
Valeu!
Mario
Mario,
Legal cara!!!
Quero ver se nesse feriado vou dar umas voltas com o Jimny, mas aqui em Campo Magro, perto de Curitiba.
Abraço
sbcarlos
02/03/2011, 01:09
SbCarlos,
Além dessa borracha há outra proximo do vidro no canto superior da porta traseira, que é bem facil de regular.
Mas faça outro teste, no meu carro os encostos de cabeça dos bancos faziam barulho, tira eles e veja se o barulho desaparece, para mante-los sem barulho é só entortar as hastes para dentro ou para fora um pouco. Faça isso para os 4 encostos. Todos fazem barulho.
A dica do velcro tb é muito boa, mas veja se o macaco não está solto, é só fazer ele abrir dentro do suporte.
Abraço
Valeu pelas dicas! Vou experimentar e posto os resultados aqui.
Abços!
sbcarlos
02/03/2011, 01:12
sbcarlos, bom dia.
Realmente os barulhos são padrões.
Meu Jimny está com 2.000 km e já me acustumei....rs
O barulho da tampa da caixa de ferramentas (macaco), vc pode colar uns 4 ou 6 pedaços de velcro e fixar a tampa. Dica dada pela própria concessionária. Fica resolvido o problema.
O barulho da porta pode ser ajustada com aquela borracha que você mencionou. Dá uma afouxada nela de meia volta e veja se fica bom.
Abraço
Mario
Obrigado pelas dicas, Mario.
Vou ver se faço isso e posto aqui os resultados.
Abço!
Pessoal,
Qual a cor que vocês acham mais bacana pro Jimny? Estou na dúvida entre preto e prata.
Abraços
J Carlos
02/03/2011, 07:58
Já viu o cinza ?
deglmann
02/03/2011, 09:55
gugabh.
Esse lance de cor é muito pessoal. Entre o preto e o prata eu ficaria com o preto para poder "envelopar" de preto fosco.
O cinza do J Carlos é muito bonito, o meu é branco, coloquei pelicula verde (G20) e ficou bem legal.
De todas as cores do Jimny a única que não gostei mesmo foi o verde metálico. Branco, Preto, Cinza, Vermelho... todas bacanas, vai do gosto!.
Abraço
Mario
Nelmont França
02/03/2011, 11:13
Se eu comprar um, vai ser branco!!!!
Pois é, o meu é verde metálico. kkkk Gosto também do chumbo e do branco.
Cor realmente é gosto. Em SP todos odeiam branco por conta dos taxi, mas meu LR 90 era branco e achava perfeito. Já os 110 verdes com teto branco de 2005 tem um tom bem especial, diferente dos anteriores, se tornou único.
Se tivesse um Jmny verde sólido, uau... Preto sou contra por conta do calor neste país tropical e cuidados com a pintura e seu brilho.
Na real o que importa é o que tem embaixo da tinta! rsrsrsr!
Abs
Clemente
gugabh.
Esse lance de cor é muito pessoal. Entre o preto e o prata eu ficaria com o preto para poder "envelopar" de preto fosco.
O cinza do J Carlos é muito bonito, o meu é branco, coloquei pelicula verde (G20) e ficou bem legal.
De todas as cores do Jimny a única que não gostei mesmo foi o verde metálico. Branco, Preto, Cinza, Vermelho... todas bacanas, vai do gosto!.
Abraço
Mario
deglmann
02/03/2011, 12:01
Clemente,
Concordo contigo. O que importa é o que está debaixo da tinta.
Pensa num Jimny verde Exercito? Acho que dá para envelopar um verde fosco também.
Cara, foi mal em me expressar sobre o verde metálico... desculpe-me!
Abraço
Mario
Meu é preto.
Preto é uma cor meio suicida. Qualquer galho vai aparecer.
Tem gente que envelopa de preto fosco, igual falaram ai. Nunca vi um jimny plotado ainda, mas dve ficar bonito!
Eu vou deixar o meu sem envelopar, e depois, quando precisar (vender, etc) mando dar uma arrumada na pintura. Deve sair elas por elas em questão de preço.
Renatopami
02/03/2011, 12:43
Clemente,
Pensa num Jimny verde Exercito? Acho que dá para envelopar um verde fosco também.
Abraço
Mario
Deglmann........:concordo:
Coloca uma foto do seu com esses vidros verdes pra gente ver.....
Ontem eu vi uma TR4 modelo novo branca com os vidros verdões....acho que é film.....e achei bem bonito........pensei na hora em colocar no meu....
O Jimny do amigo chumbo está bem bacana também......
Existe jimny marron metálico?Creio já ter visto um.....é uma cor que acho bacana também.....
ABS!!!
deglmann
02/03/2011, 16:36
Fala Renato!!!
Segue o link das fotos do Jipe com a película verde.
Pedi para colocar ainda na Concessionária.
https://picasaweb.google.com/deglmann/4X4?authkey=Gv1sRgCP-f87Lkz6T1wgE&feat=directlink
Abraço
Mario
Ihhh relaxa! hahaha Cor é como time de futebol, religião e política; cada um tem o seu. Ahahaha
Pois é, se trocasse de Jimny seria por um cor chumbo, pois não tinha qdo comprei. O meu era modelo 2009 ano 2010. Logo o desconto não se aplicava nos 2010-2010 que vinham cinzas.
Abraçooooo
Clemente
Clemente,
Abraço
Mario
sbcarlos
02/03/2011, 22:46
Pessoal, alguém já tentou melhorar o som original do Jimny?
Andei olhando os alto-falantes dianteiros e são muito ruins. Já comprei quatro alto-falantes selenium triaxial para substituir os da frente e acrescentar mais dois atrás.
Minha pergunta é pra saber se alguém sabe como "desmontar" a parte traseira para ter acesso aos alto-falantes. Pelo pouco que vi, deve ser bem trabalhoso.
Outra coisa: andei lendo sobre um adaptador da Clarion que vc pode acoplar o Ipod ao som original através de um conector "cenet". Alguém já viu algum desses instalado? Outra opção seria substituir o rádio por outro com MP3 pelo menos, mas e o encaixe? Será que existe um que sirva sem precisar mudar o acabamento? Como é que temos acesso ao rádio, ou melhor, como se desmonta o painel para trocar o rádio?
Sei que são muitos questionamentos, mas qualquer ajuda é muito bem vinda!
Abços a todos!
sbcarlos
02/03/2011, 22:51
Só pra constar: calibrei meus pneus hoje pela primeira vez (menos de 1 semana que saiu da concessionária) e, pra minha surpresa, os pneus estavam cada um com uma calibragem, variando entre 24 e 26 libras. Coloquei 28 em todos e senti uma melhora na dirigibilidade, principalmente na estrada. Acredito que até melhore um pouco o consumo, que está na faixa de 12 km/l na estrada com ar ligado direto.
Vou conferir e posto aqui.
Abços!
Comprei um no eBay sem marca que transforma o Cenet em Auxiliar. Não deu certo, ficou escrito SYS..... Tentei de tudo. Não responderam minhas mensagens. O original deve ir, mas não quero arriscar novamente, vai que...
Abraços
PS: o meu não tem autofalantes atrás... Queria colocar um par nas colunas, onde tem grelhas...
Andei olhando os alto-falantes dianteiros e são muito ruins. Já comprei quatro alto-falantes selenium triaxial para substituir os da frente e acrescentar mais dois atrás.
Minha pergunta é pra saber se alguém sabe como "desmontar" a parte traseira para ter acesso aos alto-falantes. Pelo pouco que vi, deve ser bem trabalhoso.
Outra coisa: andei lendo sobre um adaptador da Clarion que vc pode acoplar o Ipod ao som original através de um conector "cenet". Alguém já viu algum desses instalado? Outra opção seria substituir o rádio por outro com MP3 pelo menos, mas e o encaixe? Será que existe um que sirva sem precisar mudar o acabamento? Como é que temos acesso ao rádio, ou melhor, como se desmonta o painel para trocar o rádio?
Abços a todos!
Amigos, meu Jimny tá com os quatro falantes + módulo + subwoofer de 10" encomendado a caminho. O de 8" 'fritou', como disse o funcionário da loja do meu irmão, onde fiz o som.
O som está muito bom. Comprei um 2 din Clarion no ebay (não existe no Brasil), com entrada usb frontal com comandos do Ipod no próprio aparelho. O pessoal lá fez um trabalho muito bom, com moldura de acrílico pintada de preto brilhante para as bordas arredondadas do console. A moldura fica um pouco para trás por conta do formato do console e da angulação do próprio painel do Jimny. Vou tirar umas fotos e posto aqui no fórum.
O aparelho que vem com o Jimny não peca apenas por não ler mp3, não ter USB ou axuliar, a qualidade de som dele também é bem precária. Uma pena, pois acho que fica bem harmonioso com o jipinho.
Tô descendo na garagem para fotografar o serviço agora e já posto aqui.
Abraços.
Já viu o cinza ?
J Carlos, é seu esse Jimny com o bagageiro da Newtrack?
Acho muito bacana bagageiro nesse estilo. O que você transporta nele? Como faz para segurar a bagagem, existem fitas especiais para amarração?
E em caso de chuvas?
Conforme prometido, aqui seguem duas fotos do som que instalei. O comprei no ebay. No meu carro anterior (Polo) eu tinha um DVD Pioneer, mas nunca usava a função primordial dele (ver dvd), além de não curtir o status que um DVD traz para o carro.
Com esse som fico mais tranquilo de parar na rua, além de poder mexer no Ipod por ele de forma muito rápida e eficiente.
Conforme prometido, aqui seguem duas fotos do som que instalei. O comprei no ebay. No meu carro anterior (Polo) eu tinha um DVD Pioneer, mas nunca usava a função primordial dele (ver dvd), além de não curtir o status que um DVD traz para o carro.
Com esse som fico mais tranquilo de parar na rua, além de poder mexer no Ipod por ele de forma muito rápida e eficiente.
victor, muito muito bom. Eu procurei BH inteira e ninguem conseguia fazer bordas arredondadas. Gostei muito do resultado. O unico cara que faria esse tipo de servico aqui (q eu achei) cobrou cerca de 300-500. Quanto ficou o seu (preco da moldura)?
Dependendo de onde vc tiver indicacao eu topo ate uma viagem so pra fazer esse servico! To usando um transmissor FM pro ipod, mas vira e mexe o aparelho desconecta pq o jimny trepida um tiquin a mais neh?
Abc! Parabens pelo som.
brunomaya
03/03/2011, 10:29
Abços a todos!
Cara, dá um puta trabalho....
Tem que tirar o banco de trás, tudo, pois os encostos ficam presos na lateral. Depois vc solta o acabamento da "soleira" do porta mala, tem umas travinhas que vc empurra o centro e elas saem. Solta os cintos de segurança, os 4, e mais alguns parafusos que seguram as molduras...
E finalmente vc pode puxar a moldura, começa pelo porta mala. Com cuidado para não quebrar os botões de pressão.
A moldura do painel é fácil, é só puxar ela, começa de baixo para cima, vai ter umas travinhas amarelas que vc deve retirar as que ficarem no painel e prender na moldura antes de encaixar a moldura, pois corre o risco deles cairem para dentro do painel. Uma vez retirada a moldura logo vc vê 4 parafusos segurando o suporte do rádio. Vc pode usar para fixar o radio, e pedir para fazer uma moldura que feche o restante do buraco.
A fiação tem uma padrão de cores diferente, o cara vai ter que descobrir quais são, alimentação, pos chave, falantes etc.
Além do som ser uma merda os caras ainda dificultam a instalação de outro...
Abraço
Pessoal, vou ir nos Freeshop no Uruguai e quero aproveitar e comprar uns alto-falantes melhores pro Jimny. O meu pelo que vi tem 4, 2 na frente e 2 atras, mas se ponho o fader nos traseiros fica mudo. Será que instalaram mal de fábrica?
Gostaria tanto de poder ligar o ipod no radio. Eles poderiam pelo menos terem deixado uma entrada auxiliar...
Mas minha duvida é o tamanho dos alto-falantes. Uns dizem que é de 4", outros dizem que serve o de 5". E pra complicar existem os ovais e os rebaixados... Pretendo comprar 4 alto-falantes Pioneer. Tenho medo de comprar e depois não servir. Alguem pode me dar um auxilio?
J Carlos
03/03/2011, 14:06
J Carlos, é seu esse Jimny com o bagageiro da Newtrack?
Acho muito bacana bagageiro nesse estilo. O que você transporta nele? Como faz para segurar a bagagem, existem fitas especiais para amarração?
E em caso de chuvas?
Sim, é da Newtrack mas eu fiz uma modificação, na foto 1 é o modificado a foto 2 é o original. Você pode utilizar corda, rede de elástico ou cinta com catraca. E se chover, vai molhar a menos que faça um pacote.
J Carlos
03/03/2011, 14:31
Pessoal, vou ir nos Freeshop no Uruguai e quero aproveitar e comprar uns alto-falantes melhores pro Jimny. O meu pelo que vi tem 4, 2 na frente e 2 atras, mas se ponho o fader nos traseiros fica mudo. Será que instalaram mal de fábrica?
Gostaria tanto de poder ligar o ipod no radio. Eles poderiam pelo menos terem deixado uma entrada auxiliar...
Mas minha duvida é o tamanho dos alto-falantes. Uns dizem que é de 4", outros dizem que serve o de 5". E pra complicar existem os ovais e os rebaixados... Pretendo comprar 4 alto-falantes Pioneer. Tenho medo de comprar e depois não servir. Alguem pode me dar um auxilio?
Ebone, na frente o alto falante é de 4" você pode trocar por esse da Bravox, tem um som mais agudo. Atrás não tem.
sbcarlos
03/03/2011, 15:04
Comprei um no eBay sem marca que transforma o Cenet em Auxiliar. Não deu certo, ficou escrito SYS..... Tentei de tudo. Não responderam minhas mensagens. O original deve ir, mas não quero arriscar novamente, vai que...
Abraços
PS: o meu não tem autofalantes atrás... Queria colocar um par nas colunas, onde tem grelhas...
O meu tb não tem os alto-falantes traseiros e pelo trabalho q dá acho q vai ficar sem msm. rs
Eu achei um CD Clarion Marine, no Mercado Livre, por R$ 999,99.
Perece q ele tem as bordas arredondadas igual as do CD original. Tô pensando em comprar, mas vai q não fica legal tb...
Bom, segue a foto pra quem quiser conferir.
Abços!
sbcarlos
03/03/2011, 15:07
Sim, é da Newtrack mas eu fiz uma modificação, na foto 1 é o modificado a foto 2 é o original. Você pode utilizar corda, rede de elástico ou cinta com catraca. E se chover, vai molhar a menos que faça um pacote.
Eu comprei esse mesmo bagageiro, só q com as molduras laterais. O meu ainda não chegou, aliás tá demorando demais até, mas ainda está no prazo de 15 dias pra envio.
Carlos, pq vc colocou esse reforço? Ele é muito frágil?
Ficou muito bom o seu bagageiro, gostei bastante!
Abços!
sbcarlos
03/03/2011, 15:12
Ebone, na frente o alto falante é de 4" você pode trocar por esse da Bravox, tem um som mais agudo. Atrás não tem.
Eu comprei o triaxial da Selenium de 4pol. Ainda não chegou, mas tinha um desses no meu outro carro e gostava bastante da qualidade.
Seguem as fotos em anexo. Tá Saindo R$ 135,00 nas lojas, comprei na Americanas.com.
Abços!
sbcarlos
03/03/2011, 15:15
Eu comprei o triaxial da Selenium de 4pol. Ainda não chegou, mas tinha um desses no meu outro carro e gostava bastante da qualidade.
Seguem as fotos em anexo. Tá Saindo R$ 135,00 nas lojas, comprei na Americanas.com.
Abços!
Faltaram as fotos. Segue em anexo.
Abços!
sbcarlos
03/03/2011, 15:16
Pelo q pude ver, atrás nem tem o suporte dos alto-falantes, só um buraco mesmo. É isso?
Abços!
J Carlos
03/03/2011, 15:19
Eu comprei esse mesmo bagageiro, só q com as molduras laterais. O meu ainda não chegou, aliás tá demorando demais até, mas ainda está no prazo de 15 dias pra envio.
Carlos, pq vc colocou esse reforço? Ele é muito frágil?
Ficou muito bom o seu bagageiro, gostei bastante!
Abços!
Ele não é frágil, fiz essa modificação só prá facilitar a amarração.
sbcarlos
03/03/2011, 15:19
Victor, ficou muito bom o serviço! E como vc fez pra "plugar" atrás? O plug que vem nele encaixou nesse rário tranquilo? Será q os Clarion tem encaixe padrão?
Abços e parabéns pelo som! Não vejo a hora de ter um som descente no meu Jimny...
J Carlos
03/03/2011, 15:23
Pelo q pude ver, atrás nem tem o suporte dos alto-falantes, só um buraco mesmo. É isso?
Abços!
sbcarlos, essas fotos da parte traseira, eu consegui vasculhando na net. Mas se o som, a Suzuki colocou aquela coisa, então com toda certeza não tem suporte não, só o buraco mesmo.
sbcarlos
03/03/2011, 15:25
Cara, dá um puta trabalho....
Tem que tirar o banco de trás, tudo, pois os encostos ficam presos na lateral. Depois vc solta o acabamento da "soleira" do porta mala, tem umas travinhas que vc empurra o centro e elas saem. Solta os cintos de segurança, os 4, e mais alguns parafusos que seguram as molduras...
E finalmente vc pode puxar a moldura, começa pelo porta mala. Com cuidado para não quebrar os botões de pressão.
A moldura do painel é fácil, é só puxar ela, começa de baixo para cima, vai ter umas travinhas amarelas que vc deve retirar as que ficarem no painel e prender na moldura antes de encaixar a moldura, pois corre o risco deles cairem para dentro do painel. Uma vez retirada a moldura logo vc vê 4 parafusos segurando o suporte do rádio. Vc pode usar para fixar o radio, e pedir para fazer uma moldura que feche o restante do buraco.
A fiação tem uma padrão de cores diferente, o cara vai ter que descobrir quais são, alimentação, pos chave, falantes etc.
Além do som ser uma merda os caras ainda dificultam a instalação de outro...
Abraço
Nossa, só de ler eu desanimei de colocar os alto-falantes traseiros... rs
Mas valeu pelas dicas! Eu comprei alto-falantes de 4pol mesmo, dá pra encaixar atrás? Tem algum suporte, como na frente? Ou precisa de alguma adaptação?
Abços!
sbcarlos
03/03/2011, 15:51
O meu tb não tem os alto-falantes traseiros e pelo trabalho q dá acho q vai ficar sem msm. rs
Eu achei um CD Clarion Marine, no Mercado Livre, por R$ 999,99.
Perece q ele tem as bordas arredondadas igual as do CD original. Tô pensando em comprar, mas vai q não fica legal tb...
Bom, segue a foto pra quem quiser conferir.
Abços!
Achei as dimensões desse rádio no site da Clarion.
Segue a foto. Agora tem q medir o original pra ver se encaixa.
Abços!
SB, esse som, além de ser nautico, na minha opinião, está um tanto quanto caro. Aquele meu veio dos EUA e já com frete custou R$ 550. Tive sorte na alfândega de não ser taxado, mas, mesmo que fosse, o valor ainda compensaria.
Sobre a moldura, acho melhor você tratar direto com meu irmão Rafael. Ele é o dono da loja de som que fez o trabalho.
O telefone celular dele eu te mando por MP, beleza?
O site da loja segue abaixo
http://www.rhinosound.com.br/
J Carlos, quanto você gastou para adaptar essas outras barras no bagageiro? Fez em SP?\
Edit: agora que vi que confundio o forista Lex com o SB.
Lex, vou te mandar mp com os contatos do meu irmão.
J Carlos
04/03/2011, 12:51
Victorc, foi R$ 90,00 pertinho de você, Maceió :mrgreen:
Pessoal,
Preciso de uma orientação. Estou com um problema sério no meu JIMNY. Ele não ter força para subir. É uma subiada que qualquer carro de passeio pena para subir, mas sobe! O meu JIMNY ele perde a força e não consegue. Já coloquei 4x4, 4x4 Reduzida, 4x2 e não adianta. Já subi de celta 1.0 2002, penou mas subiu bem mais tranquilo que o JIMNY.
Para não dizer que é barberagem minha outras pessoas tentaram e não conseguiram. Já subi de Tracker na maior tranquilidade... agroa JIMNY não vai.
O que pode ser?
Edvande,
Acho que este tópico não é o melhor para solução deste problema.
Todo caso, se for dos modelos atuais (novos) leve na concessionária e resolva o problema na garantia.
A a pouca informação que passou, tem pouco que possamos fazer.
Se nem na reduzida sobe, tem coisa MUITO errada, o Jimny tem um grau de rampa superior a aderência dos pneus, mesmo em condições ideais. Seu problema para ser desde embreagem velha patinando até injeção com problemas, filtros entupidos, motor gasto e sem compressão, tanque com vácuo, etc...
Abraços
Pessoal,
Preciso de uma orientação. Estou com um problema sério no meu JIMNY. Ele não ter força para subir. É uma subiada que qualquer carro de passeio pena para subir, mas sobe! O meu JIMNY ele perde a força e não consegue. Já coloquei 4x4, 4x4 Reduzida, 4x2 e não adianta. Já subi de celta 1.0 2002, penou mas subiu bem mais tranquilo que o JIMNY.
Para não dizer que é barberagem minha outras pessoas tentaram e não conseguiram. Já subi de Tracker na maior tranquilidade... agroa JIMNY não vai.
O que pode ser?
Renatopami
05/03/2011, 13:32
Pessoal....uma dúvida me ocorreu....Se eu quiser fazer uma viagem pelo mercosul....Patagônia,etc.....o tanque do Jimny tem só 40 litros.....é permitido levar gasolina extra dentro do carro?No Brasil acho que não.....Alguma sugestão?:pipoca:
WhiteJimny
05/03/2011, 14:52
Pessoal....uma dúvida me ocorreu....Se eu quiser fazer uma viagem pelo mercosul....Patagônia,etc.....o tanque do Jimny tem só 40 litros.....é permitido levar gasolina extra dentro do carro?No Brasil acho que não.....Alguma sugestão?:pipoca:
Também tenho essa dúvida. Será que tem como adaptar mais um tanque em baixo do carro ao lado do original?
Embaixo do carro não tem espaço, pelo menos para um tanque extra significativo... Não tenho certeza, mas dentro do carro não pode levar...acho q pode hum galão externo...no bagageiro, em cima do carro.
Pessoal,
O que pode ser?
Edvande, se seu Jimny for novo leve na concessionaria. Eu ja tive uma situação que o carro nao subia (era uma rua muito inclinada mesmo), e o carro perdia força, mas qdo engatei a reduzida eu subi quase que de terceira marcha. Se no seu caso nem com a reduzida sobe entao tem algo de muito errado acontecendo.
Se seu carro nao for zero entao veja bicos, velas e bomba de gasolina.
abç
Renato, na verdade nao precisa. Eu ja fiz esta viagem de moto Falcon e percebi que a maior distancia que andei entre um posto e outro foram 220km. Seu carro, na pior das hipoteses, terá autonomia de 400km. entao pode ir relaxado. Abç
VOVÔ DO TROLLER
05/03/2011, 20:47
Renato, boa noite. No nosso grupo que foi para a Patagônia,havia um Jimny HR, o do NO (NOSANTOSCT), e precisou sim, usar por várias vezes o galão extra.Se ele não se manifestar aqui no tópico, envie uma mensagem para ele. Abs. Válter.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=30691&dateline=1276225250 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=30691)NO - CT Santos/SP (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=30691) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=30691)
Semana passada liguei em uma concesionaria Suzuki e o vendedor me pediu 59k em um HR, me garantindo que o veículo faz tranquilo 10km/l de Gasolina no transito de Sao Paulo e que na estrada faria seus 13, 14 dependendo do pé...
O de alguem aqui faz esse milagre? vi um pessoal ai reclamando que nao passava dos 7Km/l na estrada..
Renatopami
09/03/2011, 08:08
O meu está com 4000 km após 30 dias de uso.....:mrgreen:
Estava fazendo 10 km/l cidade/estrada com ar ligado 100% do tempo....tinha parado de medir o consumo.....vou medir e coloco o próximo consumo aqui,desta vez sem ar ligado,pois o calor está dando uma trégua aqui no Rio....
ABS!!!
Eu faço 10.5 km/l na cidade e 13km/l na estrada. SEMPRE.
Na estrada ando a 110km/h na cidade ando 25% do tempo com A/C.
É possível sim fazer só 7km/l na estrada, basta andar com o pé embaixo o tempo todo em velocidade acima de 140km/h. Ainda assim fará algo entre 8-9km/l...
Abraços
Clemente
Semana passada liguei em uma concesionaria Suzuki e o vendedor me pediu 59k em um HR, me garantindo que o veículo faz tranquilo 10km/l de Gasolina no transito de Sao Paulo e que na estrada faria seus 13, 14 dependendo do pé...
O de alguem aqui faz esse milagre? vi um pessoal ai reclamando que nao passava dos 7Km/l na estrada..
marcelo de lima oliveira
10/03/2011, 23:21
Renato, na verdade nao precisa. Eu ja fiz esta viagem de moto Falcon e percebi que a maior distancia que andei entre um posto e outro foram 220km. Seu carro, na pior das hipoteses, terá autonomia de 400km. entao pode ir relaxado. Abç
So tome cuidado para não passar batido pelo posto como aconteceu comigo, de ter um posto minúsculo próximo a Cerro Castilho que é impossível de ser visto!
marcelo de lima oliveira
10/03/2011, 23:23
O meu está com 4000 km após 30 dias de uso.....:mrgreen:
Estava fazendo 10 km/l cidade/estrada com ar ligado 100% do tempo....tinha parado de medir o consumo.....vou medir e coloco o próximo consumo aqui,desta vez sem ar ligado,pois o calor está dando uma trégua aqui no Rio....
ABS!!!
Uso o Jimny há exatamente dois anos em São Paulo. Relógio para o gasto: 10,5 km/l. Dirigindo bem tranquilo, com o pé em cima, arrancadas suaves, etc... já chegou a fazer 12,8km/l.
So tome cuidado para não passar batido pelo posto como aconteceu comigo, de ter um posto minúsculo próximo a Cerro Castilho que é impossível de ser visto!
bom, precisa ver por onde esta galera andou. Fui de Falcon pra Ushuaia, passando pela regiao dos lagos andinos no chile, pueto montt, isla de chiloe, carretera austral, perito moreno, torrs del paine, punta arenas, terra do fogo e finalmente ushuaia. Na volta voltei pela argentina. A patagonia chilena, que é bemmmmm mais deserta que a argentina, tinha posto a cada 100 - 200km, mesmo de moto (14l no tanque e 23km/l) nao tive problemas com gasolina. mas claro, tb nao perdi nenhum posto...rsrs...uma unica vez levei 3 garrafas pet de 2l cada cheia de gasolina amarrada nos alforges da moto, mas nem precisei usar (na verdade eu fui usando a gasolina só pra tirar o peso da moto, mas nem precisaria de gasolina nao).
abç
sbcarlos
11/03/2011, 12:23
Bom, o meu está com pouco mais de 1000 kms rodados e fiz uma viagem de MG para o RJ, aprox. 390 kms, e fez em torno de 11 km/l. Andei na média de 100 a 120 km/h, com vidros fechados e ar ligado 100 % do tempo. Calibro os pneus com 28 lbs. Tô achando alto ainda, mas vem melhorando, na viagem anterior, mesmo trajeto, fez 10 km/l, mas tava com 24 lbs nos pneus. Meu Jimny é o HR, com pneu 215/75 Pirelli ATR (70 on, 30 off).
Vou monitorando e posto aqui.
Abcos!
marcelo de lima oliveira
11/03/2011, 22:49
Bom, o meu está com pouco mais de 1000 kms rodados e fiz uma viagem de MG para o RJ, aprox. 390 kms, e fez em torno de 11 km/l. Andei na média de 100 a 120 km/h, com vidros fechados e ar ligado 100 % do tempo. Calibro os pneus com 28 lbs. Tô achando alto ainda, mas vem melhorando, na viagem anterior, mesmo trajeto, fez 10 km/l, mas tava com 24 lbs nos pneus. Meu Jimny é o HR, com pneu 215/75 Pirelli ATR (70 on, 30 off).
Vou monitorando e posto aqui.
Abcos!
O meu e 2008 modelo com pneus um pouco mais fino. Quando viajei de Torres del Paine para Calfate me indicaram um posto proximo a Cerro Castilho... um posto minusculo que nem indicacao de posto tinha... fui abastecer em La Esperanza.
Renatopami
14/03/2011, 13:20
Carro com 4500 km rodados......ultimo tanque deu média de 10,3 km/l.....
ar desligado e 30% cidade/70% estrada...
ABS!!!
Galera..fiz meio tanque (20 litros) e deu 170km.
70%cidade 30% estrada asfalto. Tentei manter de 2 a 3 mil rpm. Fiz certo?
Pneus estavam 28psi
Ta certo isso? Eu que errei na conducao? :roll:
Ou melhor esperar o tanque todo pra ver quanto fica?
A reserva me parece que eh 5litros.. alguem confirma?
O máximo que fiz com meio tanque (mostrador bem no meio) foram 230km...
Mas sim, cidade + ac e trânsito, pisando realmente fundo, já fiz até meros 140km...
Galera..fiz meio tanque (20 litros) e deu 170km.
70%cidade 30% estrada asfalto. Tentei manter de 2 a 3 mil rpm. Fiz certo?
Pneus estavam 28psi
Ta certo isso? Eu que errei na conducao? :roll:
Ou melhor esperar o tanque todo pra ver quanto fica?
A reserva me parece que eh 5litros.. alguem confirma?
marcelo de lima oliveira
14/03/2011, 20:03
Media do mostrador no meio do tanque é 200km.. já cheguei a 250km andando muito na manha!
Sei..mas 2 a 3 mil rpm ta certo pra direcao economica? :pensativo:
Renatopami
14/03/2011, 22:41
2000 a 2500 rpm= direção econômica......:cool:
2000 a 2500 rpm= direção econômica......:cool:
Vlw :mrgreen: Eu quase nao cheguei a 3mil.. vou ficar atento no resto do tanque. :concordo:
fguerreiro
17/03/2011, 18:32
Olhem que interessante:
http://www.suzuki.com.py/page.php?p=jimny
no Paraguay, que não vende 10% dos carros que são vendidos aqui tem duas versões de motores para o Jimny, uma 1.3 de 90 cv e uma 1.5 de 100 cv
E no caso do GVIII tem até a versão 3 portas:
http://www.suzuki.com.py/page.php?p=vitara
Será que o Paraguay é melhor que o Brasil... ou seria que a Souza Ramos está ... para pensar...
Abraço
Newton Guerra
17/03/2011, 18:42
Olhem que interessante:
no Paraguay, que não vende 10% dos carros que são vendidos aqui tem duas versões de motores para o Jimny, uma 1.3 de 90 cv e uma 1.5 de 100 cv
E no caso do GVIII tem até a versão 3 portas:
http://www.suzuki.com.py/page.php?p=vitara
Será que o Paraguay é melhor que o Brasil... ou seria que a Souza Ramos está ... para pensar...
Abraço
É triste mesmo. Nem olhe os dados do Chile, é pior ainda. Todos os lançamentos no Japão chegam quase que simultaneamente ao Chile. Poucos impostos e sem burocracia.
Vi essa semana que a Chevrolet vai vender o Corvette lá por US$ 74.000. Esperam vender 20 no ano. Se assim ganham dinheiro, imagino que vendendo uns 200 aqui também ganhariam. Não entendo muito essas coisas :parede:.
Abraços
VOVÔ DO TROLLER
17/03/2011, 19:02
É triste mesmo. Nem olhe os dados do Chile, é pior ainda. Todos os lançamentos no Japão chegam quase que simultaneamente ao Chile. Poucos impostos e sem burocracia.
Vi essa semana que a Chevrolet vai vender o Corvette lá por US$ 74.000. Esperam vender 20 no ano. Se assim ganham dinheiro, imagino que vendendo uns 200 aqui também ganhariam. Não entendo muito essas coisas :parede:.
Abraços
O Newton tem razão. No Chile, dá para ficar babando, com os carrões que se vê na rua. Suzuki então, é mato. Tem um bocado, todos novos e de todos os tipos e gostos. É Newton, não dá para entender mesmo. Acho que nem Freud explica. Abs. Válter
Olhem que interessante:
...
Abraço
Mas tem algo estranho aí neste link. Olhe o que diz a ficha técnica, sobre a suspensão do Jimny:
"Suspensiones delanteras: Mc Pherson y resorte en espiral"
Suspensão Mc Pherson (independente) na dianteira????
fguerreiro
17/03/2011, 20:19
Newton e Vbeltran, o Chile ainda está bem economicamente falando, basta ver a renda percapta de lá, mas o Paraguay... não tem nada lá, nem indústria, nem agropecuária... daí a gente chega a conclusão que a Souza Ramos quer apenas ganhar (muito) dinheiro aqui vendendo poucos tipos de produtos, a preocupação com a satisfação dos clientes... sei não...
Mas tem algo estranho aí neste link. Olhe o que diz a ficha técnica, sobre a suspensão do Jimny:
E ainda tem ABS e Air Bag...coisas que não Brasil dizem que não são compativeis com carro 4x4.
vai entender
vggmendes
18/03/2011, 11:36
Caríssimos Senhores
Me chamo Vinícius, e sou novo aqui no forum.
Minha estória é a seguinte: sempre gostei do Troller e depois que terminei a faculdade cogitava a possibilidade de comprar um, e adentrar no mundo das trilhas. O porém é que quando fui estudar preços, me deparei com uma situação não muito confortável. Meu orçamento até me permite comprar um Troller, mas isso incorreria em uma mudança drástica de planos para os próximos dois anos. Tive que cancelar meu projeto. Foi então que um amigo me apresentou o Jimny. Não cheguei a andar nele, mas quando o vi foi a mesma sensação que senti quando vi Troller pela primeira vez.
No entanto seria meu primeiro carro, então senhores venho aqui pedir-lhes humildemente alguns esclarecimentos a respeito do Jimny 10/11.
Quanto ao preço, aqui na minha cidade (São Luís-MA) elá tá custando R$58000, fora o kit HR que custa +R$2000.
#Quais opcionais disponíveis para ele são essenciais para quem pretende usá-lo tanto na cidade quanto campo/trilha?
#Sobre itens de segurança pensei ter lido freios ABS na versão 2010/2011 (tinha lido no site há algum tempo atrás, porém o layout mudou e as informações tb). Procede?
#Tenho lido muito no fórum sobre consumo e me dou por satisfeito, mas quanto a velocidade, aceleração? Li que ele não é bom em subidas e não corre tanto. Procede?
#Li também que a manutenção dele é um pouco cara e não que os valores das revisões periódicas ficam meio que a critério das concessionárias. Procede?
#Peças? São tão difíceis de encontrar assim por ser Suzuki?
#Quanto ao som, li em um lugar sobre dois auto-falantes e em outro sobre quatro. Li também que o som não possui entrada para ipod/iphone e mal roda mp3, quando gravado em CD. O que se pode fazer a respeito? É possivel comprá-lo sem o CD Player e instalar auto-falantes melhores?
#IPVA e seguro. São muito exorbitantes assim? Tenho ideia para carros pequenos, mas para off-roads, e ainda importados, não sei.
Por enquanto é somente isso. A medida que surgirem novas dúvidas, postarei aqui. Se faltou algo de relevante, peço por favor que comentem.
Muitíssimo obrigado pela atenção
Boa Trilha a Todos!
Renatopami
18/03/2011, 15:50
Comprei o meu em Jan/11......57.000,00 no HR.....esse valor que te passaram está gorduroso......:putz:
ABS!!!
mvinicius_ba
18/03/2011, 18:44
Caríssimos Senhores
Minha estória é a seguinte: sempre gostei do Troller e depois que terminei a faculdade cogitava a possibilidade de comprar um, e adentrar no mundo das trilhas. O porém é que quando fui estudar preços, me deparei com uma situação não muito confortável. Meu orçamento até me permite comprar um Troller, mas isso incorreria em uma mudança drástica de planos para os próximos dois anos. Tive que cancelar meu projeto. Foi então que um amigo me apresentou o Jimny. Não cheguei a andar nele, mas quando o vi foi a mesma sensação que senti quando vi Troller pela primeira vez.
No entanto seria meu primeiro carro, então senhores venho aqui pedir-lhes humildemente alguns esclarecimentos a respeito do Jimny 10/11.
Quanto ao preço, aqui na minha cidade (São Luís-MA) elá tá custando R$58000, fora o kit HR que custa +R$2000.
#Quais opcionais disponíveis para ele são essenciais para quem pretende usá-lo tanto na cidade quanto campo/trilha?
#Sobre itens de segurança pensei ter lido freios ABS na versão 2010/2011 (tinha lido no site há algum tempo atrás, porém o layout mudou e as informações tb). Procede?
#Tenho lido muito no fórum sobre consumo e me dou por satisfeito, mas quanto a velocidade, aceleração? Li que ele não é bom em subidas e não corre tanto. Procede?
#Li também que a manutenção dele é um pouco cara e não que os valores das revisões periódicas ficam meio que a critério das concessionárias. Procede?
#Quanto ao som, li em um lugar sobre dois auto-falantes e em outro sobre quatro. Li também que o som não possui entrada para ipod/iphone e mal roda mp3, quando gravado em CD. O que se pode fazer a respeito? É possivel comprá-lo sem o CD Player e instalar auto-falantes melhores?
#IPVA e seguro. São muito exorbitantes assim? Tenho ideia para carros pequenos, mas para off-roads, e ainda importados, não sei.
Por enquanto é somente isso. A medida que surgirem novas dúvidas, postarei aqui. Se faltou algo de relevante, peço por favor que comentem.
Boa Trilha a Todos!
Vinicius,
tb estou com a mesma dúvida.
Fiz trilha uma única vez e foi o suficiente para ficar com a idéia de ter um 4x4.
Quero usar o carro para fazer trilha leves/moderadas com dunas e tudo mais, mas tb vou utilizá-lo na cidade para trabalhar. Rodo quase 60 km por dia e espero que ele não seja um "beberrão".
Já li quase todos os fóruns e gostei muito do que escreveram.
Amanhã vou fazer um test drive. Espero ele não me decepcione.
Depois posto aqui como foi.
Se alguém puder nos ajudar, ficaria grato.
Sds
sbcarlos
18/03/2011, 19:39
Caro Vggmendes,
Comprei meu Jimny tem um mês. Paguei 57.000 num HR na concessionária Millenium, no RJ. Ainda não fiz trilhas com ele, mas posso afirmar que o carro tem uma suspensão muito robusta. Em virtude disso, a direção não é tão agradável, voce "sente" todas as imperfeições no volante. No começo incomoda um pouco, mas depois acostuma. O consumo do meu tá na faixa dos 11 km/l na estrada e ele anda bem sim! Vc pode rodar tranquilo nos 110-120 km/h, mais que isso já se torna um pouco "incontrolável" e até perigoso. O carro é muito bom de curvas! Muito bom mesmo! Passa bastante segurança nesse aspecto. O motor é fraco sim, mas se vc esticar um pouco as marchas, vai ver que ele responde bem. Já dirigi carros 1.4 e o comportamento dele é bem parecido. O Jimny não tem ABS! Apenas um sistema chamado BAS que eu não entendi como funciona, mas resumindo é um freio a disco na dianteira e tambor na traseira que dá conta do recado. O carro vem completo, até retrovisores elétricos. Acessórios que acho interessante é bagageiro no teto, já que ele não tem quase nada de espaço pra bagagem, e proteção para a T-Case, já que possui engate elétrico e fica um pouco exposto. O som do Jimny é bem fraquinho! Alto-falantes ruins tb e só possui dois dianteiros, apesar de ter espaço e fiação para os traseiros. O encaixe original é para alto-falantes de 4 pol. O CD não toca MP3 e muito menos tem entradas auxiliares (Ipod, cartão, etc). Vc pode colocar outro CD/DVD, mas vai ter que fazer um acabamento pra encaixar no painel, mais por questão de estética. Revisões ainda não fiz e não posso falar ainda. Seguro eu paguei R$ 1.500,00 na Tokio Marine (meu bônus é classe 9), franquia é R$ 2.100 (reduzida!). As franquis de carros off-road são caras mesmo. IPVA é padrão, ou seja, 4% do valor do carro.
Espero ter ajudado!
Abços!
Caríssimos Senhores
Boa Trilha a Todos!
Pois é, tem coisa errada. Procurei no mundo inteiro Jimny com motor 1.5 M15... Só existe o Diesel. Acho que trocaram as fichas técnicas com o Liana...
Pois é, tem coisa errada. Procurei no mundo inteiro Jimny com motor 1.5 M15... Só existe o Diesel. Acho que trocaram as fichas técnicas com o Liana...
Tenho uma revista de quando o Jimny foi lançado no Brasil, pela primeira vez... a ficha informa que o Jimny tem 5 lugares..rs sempre tem um erro
Renatopami
18/03/2011, 21:38
Hj fiquei cabreiro com meu Jimny......:pensativo:
Pra quem é do Rio......Estava em Petrópolis(região serrana) e a luz do combustível acendeu.....aí parei num posto e ao invés de mandar completar(como sempre faço),pedi para colocar somente 20 reais de gasolina(não confiei no posto)....coube uns 7 litros.....pé na estrada com destino a Niterói....desci a serra e ouvindo a band news fm.....estavam informando sobre obras na Ponte Rio-Niterói na qual só passava um carro por vez,e que o trânsito estava completamente parado.....resolvi seguir para Niterói pela Rio-Magé......bom....quando cheguei próximo de casa,a luz do combustível acendeu de novo......são 120 km de distância.....com 8 litros(arredondando para mais).....são 15 km/l!!!!!
Vim que nem um vovô.....a 80/90 km/h e com ar ligado direto......Será que estou viajando na maionese?
Fiquei impressionado.....ABS!!
Felipepeixotogouvea
19/03/2011, 00:08
olha que eu acredito eim... outro dia fiz meio tanque a 90 por hora...
e deu no final 12.5 km,L ai... com o comentario do amigo que diz ser economico andar a 2000 a 2500 rpm... fiz os primeiros 170 km a 100/120 km/h , e o resto do tanque a 75 km/h ou seja exatamente 2500 rpm... (ps: o de voces tambem faz exatamente 75km/h a 2500 rpm.)
ja estou com 310 km e parece que ainda tem 1/4 do tanque ou seja esta fazendo muito bem. pois 1/4 se continuar assim acho que da para fazer 500 e pouco de autonomia ou mais.
so uma pena ser um pouco perigoso andar a 75km/h nas estradas desse brasil tem que ficar mais atento que quando voce anda mais rapido que o permitido, ou na velocidade permitida.
mvinicius_ba
19/03/2011, 15:20
Vinicius,
tb estou com a mesma dúvida.
Fiz trilha uma única vez e foi o suficiente para ficar com a idéia de ter um 4x4.
Quero usar o carro para fazer trilha leves/moderadas com dunas e tudo mais, mas tb vou utilizá-lo na cidade para trabalhar. Rodo quase 60 km por dia e espero que ele não seja um "beberrão".
Já li quase todos os fóruns e gostei muito do que escreveram.
Amanhã vou fazer um test drive. Espero ele não me decepcione.
Depois posto aqui como foi.
Se alguém puder nos ajudar, ficaria grato.
Sds
Hj fiz um test-drive no Jimny e no TR-4.
Concordo com oq todos dizem, que são carros completamente diferentes. O Jimny é um jeep mesmo, já o TR-4 é um carro com mais conforto. Gostei de dirigir ambos, mas a diferença de preços é gritante. Jimny por R$58.000 (faz negócio com R$56K) e TR-4 GLS 68.590.
Pra mim consumo, seguro, e manutenção dos carros pesam bastante pra mim. Se eu não rodasse tanto na cidade e tivesse com melhores condiçõe$$$$, eu ia de TR-4, pois não vou pegar pesado em trilhas e gosto de conforto, mas o Jimny é o melhor custo benefício sem dúvida.
sds
olha que eu acredito eim... outro dia fiz meio tanque a 90 por hora...
e deu no final 12.5 km,L ai... com o comentario do amigo que diz ser economico andar a 2000 a 2500 rpm... fiz os primeiros 170 km a 100/120 km/h , e o resto do tanque a 75 km/h ou seja exatamente 2500 rpm... (ps: o de voces tambem faz exatamente 75km/h a 2500 rpm.)
ja estou com 310 km e parece que ainda tem 1/4 do tanque ou seja esta fazendo muito bem. pois 1/4 se continuar assim acho que da para fazer 500 e pouco de autonomia ou mais.
so uma pena ser um pouco perigoso andar a 75km/h nas estradas desse brasil tem que ficar mais atento que quando voce anda mais rapido que o permitido, ou na velocidade permitida.
Meu fica 60km/h 5 marcha a 2000 rpm.
A respeito do consumo, to procurando andar sempre na faixa de 2000-2500, mas aqui em bh eh complicado as vezes por causa dos morros.
To torcendo pra fechar 400km pelo menos no final do tanque, mas esta com 240km ainda e so tem 1/4 do tanque :putz:
Mas tambem as vezes dou carona, namorada etc..ai pode escolher:
a)vai com janela aberta e a viagem toda ouvindo a mulher reclamar do calor e de mais trocentas coisas
b) consome um pouco mais, liga o ar e poe um sonzinho e fica de boas..
hahah :mrgreen:
Pessoal, seguem as fotos do bagageiro da new track
abrass
quem foi que trocou o óleo aqui em SP na Eliseu de Almeida?? Preciso do endereço..abrass
sbcarlos
20/03/2011, 23:57
Caro Rogè,
Instalei o mesmo bagageiro essa semana. Muito bom! Mas o q eu temia aconteceu, o barulho quando passo dos 80 km/h incomoda bastante. Acho q pode ser dos furinhos q ele possui. Vou tampar com silicone e ver se melhora. Vc tb teve esse problema?
Abcos!
Pessoal, seguem as fotos do bagageiro da new track
abrass
Caro Rogè,
Instalei o mesmo bagageiro essa semana. Muito bom! Mas o q eu temia aconteceu, o barulho quando passo dos 80 km/h incomoda bastante. Acho q pode ser dos furinhos q ele possui. Vou tampar com silicone e ver se melhora. Vc tb teve esse problema?
Abcos!
Carlos, o meu faz um pouco de barulho tb, só que bem pouco (até pensei que faria mais, ainda mais pq coloquei 2 farois auxiliares), mas nada que chegue a atrapalhar (com o vidro fechado ou mesmo o som ligado na escuto nada).
Aproveite os furinhos que o bagageiro tem e ja coloque uns farois auxiliares...rs
abraço
pessoal, solucionei a questao da bateção das portas qdo passa por buracos ou estradas de terra. Primeiro tentei desrosquear um pouco as borrachas, mas fiquei encanado delas se soltarem e eu perder as borrachas. Ai colei aquelas bolhas de silicone que usamos para que as portas de casa nao batem nas paredes. Funcionou 100%!!! vejam as fotos.
abs
Maurício Fernandes
23/03/2011, 10:31
criativo o rapaz..
Substituí os alto-falantes originais do meu Jimny. Fiz um registro fotografico e coloquei online. Se alguem tiver duvidas sobre essa tarefa, tenho certeza de que vai ajudar:
O endereço é esse:
http://www.danbp.org/w/index.php?title=Substituindo_os_alto-falantes_originais_do_Jimny
Estou aguardando um módulo adaptador para SD/USB/MP3 que comprei na internet da marca chinesa Yatour (http://yatour.net/). Se chegar e eu conseguir instalar posto as fotos no site.
Renatopami
24/03/2011, 18:36
Hj fiz mais uma medição de consumo......rodei 400 km com um tanque......e 40 litros para enche-lo novamente,logo.....10km/l.....sempre andando de maneira econômica......:rolleyes:
Resolvido o problema. Depois de levar o pessoal da concessionaria para passear foi feito uma regulangem na embreagem a substituição de uma peça (não recordo o nome) que é responsavel pelo acionamento do 4x4 .
Agora sim, agora eu tenho um Jimny de verdade... um verdadeiro 4x4.
Edvande,
Acho que este tópico não é o melhor para solução deste problema.
Todo caso, se for dos modelos atuais (novos) leve na concessionária e resolva o problema na garantia.
A a pouca informação que passou, tem pouco que possamos fazer.
Se nem na reduzida sobe, tem coisa MUITO errada, o Jimny tem um grau de rampa superior a aderência dos pneus, mesmo em condições ideais. Seu problema para ser desde embreagem velha patinando até injeção com problemas, filtros entupidos, motor gasto e sem compressão, tanque com vácuo, etc...
Abraços
Olá pessoal,
depois de muita pesquisa, análise minuciosa, (cerca de 1 ano) acabei optando pela compra de um tracker 2009. A opção pela não-compra do Jimny foi mais pelo preço que estão pedindo aqui em São Luís somado a tentação de ter um SUV mais espaçoso, com ABS e air bag.
Apesar do tópico já ter ganhado outro foco e mesmo não sendo um especialista, vou listar as vantagens e desvantagens do jimny que tomei como parâmetro.
Vantagens:
-Estética: eu acho lindão
-Versatilidade: o carro por ser compacto, alto e ágil, é ideal tanto nas situações urbanas quanto fora de estrada
-Exclusividade: poucas pessoas tem, acho isso genial
-Robustez: o bicho é valente e não quebra fácil, afinal é um suzuki
Desvantagens:
-Preço
-Espaço interno
-Motor 1.3: mesmo ideal para um carro compacto, o desempenho não é tão bom para quem pega muita estrada e li que ao subir algumas ladeiras com ar ligado, o mesmo desliga, similar ao que ocorre com os 1.0s
-Estabilidade: vi alguns comentando sobre a cautela em ultrapassagens e curvas fechadas
-Relacionamento com as concessionárias Suzuki
-Consumo: li os relatos e achei o consumo razoável, mas não na média de um 1.3 com motor de alumínio
Enfim, realizei o sonho de ter um 4x4, mas ainda sinto aquele aperto toda vez que vejo um jimny. Depois que eu aliviar as dívidas vou fazer aquela receita: proteções, snorkel, lift 2'' e pneus AT 235/70/16 no tracker :dance:
Felipepeixotogouvea
26/03/2011, 15:01
-Motor 1.3: mesmo ideal para um carro compacto, o desempenho não é tão bom para quem pega muita estrada e li que ao subir algumas ladeiras com ar ligado, o mesmo desliga, similar ao que ocorre com os 1.0s
pode ser que eu nunca tenha percebido mesmo, mas mesmo nunca tenha colocado o jipinho numa trilha media para pesada... ja tenho 8 meses com ele e 28 mil km, e nunca percebi o meu ar desligar mesmo subindo uma rampa bem ingrime, a rampa do predio da minha vo tem 45 graus +... acredito, e sempre subi de ar ligado nunca percebi desligar... o carro e novo e deve ter sido so minha percepcao :p....
bem de qualquer forma voce nao perdeu um jimny, voce ganhou um suzuki... parabens pela aquisicao e aproveite o brinquedo.
Olá Felipe,
mas você subiu em 4x2 mesmo?
Obrigado pelos parabéns, peguei o brinquedo ontem a noite e passeando pela av. litorânea aqui na ilha não resistir e mesmo com o pé engessado subi umas pequenas dunas no final da avenida. De primeira me afobei, mas dei ré e subi tranquilamente e isso sem secar os pneus. Hoje choveu, fui em um bairro próximo a praia, atolei no barro, na areia e conseguir passar de boa. A sensação é muito maravilhosa e tudo isso graças ao conhecimento aqui compartilhado.
pode ser que eu nunca tenha percebido mesmo, mas mesmo nunca tenha colocado o jipinho numa trilha media para pesada... ja tenho 8 meses com ele e 28 mil km, e nunca percebi o meu ar desligar mesmo subindo uma rampa bem ingrime, a rampa do predio da minha vo tem 45 graus +... acredito, e sempre subi de ar ligado nunca percebi desligar... o carro e novo e deve ter sido so minha percepcao :p....
bem de qualquer forma voce nao perdeu um jimny, voce ganhou um suzuki... parabens pela aquisicao e aproveite o brinquedo.
Felipepeixotogouvea
26/03/2011, 18:49
hoje fiz o teste ... ja que foi a primeira vez que ouvi isso... liguei o ar condicionado no maximo(4) e subi devagar... o motor realmente tinha menos potencia... e percebi ele penar um pouquinho lembrando que o pe tava baixo de primeira, a uns 15/20%, mas tambem vale lembrar que eu nao entrei com motor cheio... bem devagar e o ar condicionado tava no 4 normalmente uso no 2 ou 1 , pois o carro gela muito rapido no 1 ou 2 mesmo... entao sei la... acho que com carro novo nao deve constar isso com normalidade, sim subi com 4x2 :p, e sim o ar continou ligado o tempo todo.
abracos e parabens estou louco para colocar o carrinho numa duna ou trilha, mas estou me contendo ultimamente pois estou usando o carro para ir na faculdade todo dia 170km... logo nao posso me dar ao luxo de ficar 3 ou 4 dias sem o carro por um azar qualquer... mesmo assim logo logo estou me enfiando numa trilha fraca ou media... pois o carro deve voltar inteiro
JEFFCATUNDA
26/03/2011, 19:24
Olá pessoal,
depois de muita pesquisa, análise minuciosa, (cerca de 1 ano) acabei optando pela compra de um tracker 2009. A opção pela não-compra do Jimny foi mais pelo preço que estão pedindo aqui em São Luís somado a tentação de ter um SUV mais espaçoso, com ABS e air bag.
Apesar do tópico já ter ganhado outro foco e mesmo não sendo um especialista, vou listar as vantagens e desvantagens do jimny que tomei como parâmetro.
Vantagens:
-Estética: eu acho lindão
-Versatilidade: o carro por ser compacto, alto e ágil, é ideal tanto nas situações urbanas quanto fora de estrada
-Exclusividade: poucas pessoas tem, acho isso genial
-Robustez: o bicho é valente e não quebra fácil, afinal é um suzuki
Desvantagens:
-Preço
-Espaço interno
-Estabilidade: vi alguns comentando sobre a cautela em ultrapassagens e curvas fechadas
-Relacionamento com as concessionárias Suzuki
-Consumo: li os relatos e achei o consumo razoável, mas não na média de um 1.3 com motor de alumínio
Enfim, realizei o sonho de ter um 4x4, mas ainda sinto aquele aperto toda vez que vejo um jimny. Depois que eu aliviar as dívidas vou fazer aquela receita: proteções, snorkel, lift 2'' e pneus AT 235/70/16 no tracker :dance:
Né bem assim não... Te prepara para trocar os parachoques também, eles pegam muito em trilha e costumam ou cair ou voltar (os dianteiros) e ficar roçando no pneu...
Outra coisa é trocar as molas pelas originais do GVII que são mais robustas, a GM trocou por molas macias...
Tracker é um excelente carro , mas desvalorizou muito por ter saido de linha, sem falar que se você colocar um snorkel nela, ai é que o preço cai...
O Jimny aconteceu o contrário... Ninguém queria, e quando a Suzuki voltou ele pegou preço... Um colega tinha um 2001/02 e não conseguia vender nem por 18 mil... depois da volta achar um por 26 mil é dificil...
R. Mendes
28/03/2011, 12:47
Aos colegas que colocaram bloquei do diferencial traseiro no Jimny, qual marca foi e que tipo? Seria diferencial do tipo LSD ou fechado? E a garantia, como fica?
:concordo:
Opa,
Estou escrevendo para saber se alguem notou o mesmo problema que tenho no Jimny. Aparentemente esta é uma questão recorrente em foruns internacionais.
Quando o reservatório do lavador de vidros está cheio e o carro é estacionado inclinado, a água vaza pelo bico do lavador traseiro e, dependendo do caso, por efeito sifão, chega a esvaziar completamente o tanque se o veículo permanecer na posição por algum tempo.
Alguem passou pelo mesmo problema? Trata-se de uma questão simples porém incômoda. Gostaria de saber se ocorre em todos os veículos ou o meu foi "premiado" com este detalhe.
Não sei responder mas sei dizer que existe uma solução. Tive um Siena 98 em que havia uma pequena válvula que dividia a mangueira d'água do esguicho em 2, uma para cada saída. Uma espécie de Y. Essa válvula tem uma mola interna que se abre somente quando o motor do esguicho empurra a água para a saída. Eu a usei em um Niva para os esguichos dos limpadores dos faróis, que ficam abaixo do nível do reservatório, evitando o escoamento da água. Funcionou. O problema é que depois de um tempo a mola enferruja e estraga, mas a peça deve custar menos de R$ 5 hoje.
Abs,
LFC
J Carlos
30/03/2011, 16:03
Acho que foi nesse tópico que alguém comentou sobre a fábrica da Suzuki. Parece que Catalão dançou. http://oporconauta.blogspot.com/2011/03/deu-itumbiara.html
Maurício Fernandes
30/03/2011, 18:04
Pelo menos é no Brasil. Já pensou se fossem para Argentina???
Para mim é isso que importa.
Renatopami
30/03/2011, 19:01
Ultimo abastecimento do meu Jimny hoje....média de 9,2 km/l.....:putz:
Os preços dos combustíveis tiveram seu quinto aumento em 45 dias....gasolina aditivada(que uso)2,99.....etanol 2,75.....diesel 2,13....Niterói/Rio...
Me arrependo de não ter pego um carro à diesel.....:rolleyes:
ABS!!!
Felipepeixotogouvea
31/03/2011, 18:04
e eu sei tambem queria um a diesel... mas ai agente resolve... daqui a alguns anos agente vai para loucura e coloca o motor dele diesel 1.5... compra la fora e coloca ... :p... o unico problema e que eu fiquei na duvida se vale a pena... ja que enquanto o torque em baixa... ajuda na trilha, o consumo , e ter menos parte eletrica... de outro lado... o motor nao e aluminio e deve pesar um pouco mais na mesma potencia deve diminuir a eficiencia... meu sonho e transforma-lo em diesel a 2,14 e fazendo 16 km por litro, ficaria muito feliz... mas fico preocupado a acostumar a usa-lo em rotacao baixa... ja que ja sei aproveitar a as altas rotacoes dele... pelo menos na estrada :twisted:, e a eficiencia talvez menor...
se nao me engano 1.5 diesel dele faz 84 hp 1 hp a menos do nosso 85 :p
Caros, infelizmente os bons dias do Diesel se foram.
Hoje eles tem mais eletrônica que qualquer gasolina, para assim conseguirem atender às novas leis de emissões. Seu sistema de injeção de altíssima pressão é complicadíssimo e muito mais delicado que os movidos a gasolina. Nem falar do turbo, mangueiras de pressurização, etc...
Os motores Diesel comon rail de hoje trabalham com pressão de injeção na casa dos 1500-2000bar (21-30mil libras), facílimo de entupir seu filtro e os bicos com a porcaria do Diesel do Brasil.
O Diesel pode ser eficiente, mas deixou de ser compatível com a proposta de um Jipe; ser robusto, despojado e de fácil reparo.
O Brasil foi um dos últimos países onde se empurrou motores Diesel mecânicos. Último país no mundo a ter o Defender com motor mecânico até 2005, enquanto no resto do mundo desde 99 já era eletrônico. Razão pela qual agora tem montes de gringos arrematando o raros Defender 2005 a preços ridículos.
Esqueci de comentar o drama que passo todos os anos ao assistir os ignorantes da Controlar acelerando o Defender até o seu limite de rotação (4650RPM) por 10 vezes seguidas, estacionando em tal rotação por ± 5 segundos cada vez.
Diferente dos motores gasolina, a emissão dos motores Diesel, no caso a opacidade de sua fumaça, é medida no regime de rotação máxima livre. Não preciso dizer que tem muita gente que sai com motor estourado e outras tantas que são reprovadas por jamais chegarem em tais rotações acumulando assim fuligem no escape que por sua vez acabam saindo durante o masoquismo da Controlar.
A paz de espírito do Gasolina, apesar de seu custo operacional, combinam perfeitamente com a proposta do Jimny, um 4x4 cuja baixa manutenção é uma de suas melhores características.
Vale a pena lembrar que o 1.5 Diesel é equipado com motor Renault, e como é de praxe em motores Diesel leves, seu comando e bomba de alta pressão são tocados por uma correia dentada. Prefiro ter um motor com uma perene corrente em aço, como é o caso do nosso confiável 1.3 gasolina.
Jipe com motor Diesel no Brasil só ser for mecânico. Os eletrônicos é melhor deixar para ter em um país onde o combustível não seja uma grande M....DA. Do contrário qualquer aventura fora dos centros urbanos vai acabar sobre a plataforma de um guincho a caminho do computador mais próximo.
Abraços
Clemente
e eu sei tambem queria um a diesel... mas ai agente resolve... daqui a alguns anos agente vai para loucura e coloca o motor dele diesel 1.5... compra la fora e coloca ... :p... o unico problema e que eu fiquei na duvida se vale a pena... ja que enquanto o torque em baixa... ajuda na trilha, o consumo , e ter menos parte eletrica... de outro lado... o motor nao e aluminio e deve pesar um pouco mais na mesma potencia deve diminuir a eficiencia... meu sonho e transforma-lo em diesel a 2,14 e fazendo 16 km por litro, ficaria muito feliz... mas fico preocupado a acostumar a usa-lo em rotacao baixa... ja que ja sei aproveitar a as altas rotacoes dele... pelo menos na estrada :twisted:, e a eficiencia talvez menor...
se nao me engano 1.5 diesel dele faz 84 hp 1 hp a menos do nosso 85 :p
Renatopami
01/04/2011, 11:12
Concordo com o Clemente....aqui mesmo no fórum na seção picapes,vemos muitos relatos de propietários que já tiveram problemas com o diesel nacional nas hilux,triton,frontier,etc...os custos de reparo(quando fora da garantia)são altíssimos......em torno de 15 a 20 mil reais.....:pensativo:
ABS!!!
Felipepeixotogouvea
01/04/2011, 17:54
Caros, infelizmente os bons dias do Diesel se foram.
Hoje eles tem mais eletrônica que qualquer gasolina, para assim conseguirem atender às novas leis de emissões. Seu sistema de injeção de altíssima pressão é complicadíssimo e muito mais delicado que os movidos a gasolina. Nem falar do turbo, mangueiras de pressurização, etc...
Os motores Diesel comon rail de hoje trabalham com pressão de injeção na casa dos 1500-2000bar (21-30mil libras), facílimo de entupir seu filtro e os bicos com a porcaria do Diesel do Brasil.
O Diesel pode ser eficiente, mas deixou de ser compatível com a proposta de um Jipe; ser robusto, despojado e de fácil reparo.
O Brasil foi um dos últimos países onde se empurrou motores Diesel mecânicos. Último país no mundo a ter o Defender com motor mecânico até 2005, enquanto no resto do mundo desde 99 já era eletrônico. Razão pela qual agora tem montes de gringos arrematando o raros Defender 2005 a preços ridículos.
Esqueci de comentar o drama que passo todos os anos ao assistir os ignorantes da Controlar acelerando o Defender até o seu limite de rotação (4650RPM) por 10 vezes seguidas, estacionando em tal rotação por ± 5 segundos cada vez.
Diferente dos motores gasolina, a emissão dos motores Diesel, no caso a opacidade de sua fumaça, é medida no regime de rotação máxima livre. Não preciso dizer que tem muita gente que sai com motor estourado e outras tantas que são reprovadas por jamais chegarem em tais rotações acumulando assim fuligem no escape que por sua vez acabam saindo durante o masoquismo da Controlar.
A paz de espírito do Gasolina, apesar de seu custo operacional, combinam perfeitamente com a proposta do Jimny, um 4x4 cuja baixa manutenção é uma de suas melhores características.
Vale a pena lembrar que o 1.5 Diesel é equipado com motor Renault, e como é de praxe em motores Diesel leves, seu comando e bomba de alta pressão são tocados por uma correia dentada. Prefiro ter um motor com uma perene corrente em aço, como é o caso do nosso confiável 1.3 gasolina.
Jipe com motor Diesel no Brasil só ser for mecânico. Os eletrônicos é melhor deixar para ter em um país onde o combustível não seja uma grande M....DA. Do contrário qualquer aventura fora dos centros urbanos vai acabar sobre a plataforma de um guincho a caminho do computador mais próximo.
Abraços
Clemente
:pensativo: entao entendi... que o motor a diesel do jimny nao se compara o da gasolina mas num futuro +- distante quando o motor a gasolina ja nao esteja ta bom 500 mil +, valeria a pena adaptar um motor a diesel, pensando na relacao peso;potencia, ja que nao sou de sao paulo acho que nao vou ter problemas. e poderia ser outro motor a diesel, desconheco a mecanica so sonho com as facilidades visiveis do diesel... por isso que pergunto para voce Clemente.. ja que voce aparentemente domina o assunto e ate agora so me trouxe informacoes uteis...
e desde ja agradeco todas as respostas as minhas perguntas na maioria respondidas por voce
Felipe,
o Diesel é um motor tecnicamente refinado, quanto a isso não tem argumento. Trabalha com compressão extremamente alta( 18-23:1, logo requer maior robustez mecânica, aumentando assim seu peso em quase 50%. Por isso o Jimny Diesel vem com discos ventilados na dianteira.
Com muito torque em baixa rotação e maior eficiência térmica; o resultado é um consumo de 30 a 40% menor. São deliciosos para dirigir na cidade ou na trilha, mas sua faixa de potência é menor, normalmente entre 1800-3500RPM, exigindo mais trocas de marcha quando existe grande variação de velocidade (trechos sinuosos de velocidade média). Um motor a gasolina tolera um uso de 1600 a 6500RPM...
Infelizmente neste mundo hipócrita, onde de um lado trava-se sanguinolentas guerras com todo tipo de armas poluentes, nós acabamos pagando a conta, sob forma de tecnologias incompatíveis com a realidade brasileira. Para cada tanque de banheira americana V8, poderia-se realizar 5 vezes mais viagens com a média de nossa frota.
Jimny: mesmo depois de gasto, não trocaria o motor deste pequeno Suzuki por outro diferente. Jipe bom é jipe original. Adaptações, por melhor que sejam, vão sempre estressar algum outro departamento do carro. Se eles usam este motor em pequenos aviões, é porque podemos realmente confiar em sua qualidade.
Hoje dificilmente chega-se a gastar um motor moderno apenas pelo uso do cotidiano. Normalmente os motores são perdidos porque muita gente não faz manutenção preventiva, como manter todos os componentes de arrefecimento em dia; da tampa às mangueiras do radiador que devem ser trocadas preventivamente, bem como o correto intervalo de troca e especificação do óleo.
Um motor destes, quando bem cuidado, ultrapassa facilmente os 250mil km. Para um veículo não comercial, isso é muito!
Abraços
Clemente
:pensativo: entao entendi... que o motor a diesel do jimny nao se compara o da gasolina mas num futuro +- distante quando o motor a gasolina ja nao esteja ta bom 500 mil +, valeria a pena adaptar um motor a diesel, pensando na relacao peso;potencia, ja que nao sou de sao paulo acho que nao vou ter problemas. e poderia ser outro motor a diesel, desconheco a mecanica so sonho com as facilidades visiveis do diesel... por isso que pergunto para voce Clemente.. ja que voce aparentemente domina o assunto e ate agora so me trouxe informacoes uteis...
e desde ja agradeco todas as respostas as minhas perguntas na maioria respondidas por voce
Opa,
Estou escrevendo para saber se alguem notou o mesmo problema que tenho no Jimny. Aparentemente esta é uma questão recorrente em foruns internacionais.
Quando o reservatório do lavador de vidros está cheio e o carro é estacionado inclinado, a água vaza pelo bico do lavador traseiro e, dependendo do caso, por efeito sifão, chega a esvaziar completamente o tanque se o veículo permanecer na posição por algum tempo.
Alguem passou pelo mesmo problema? Trata-se de uma questão simples porém incômoda. Gostaria de saber se ocorre em todos os veículos ou o meu foi "premiado" com este detalhe.
Passei por isso tb e tive que levar duas vezes na Rakki pra eles arrumarem. Agora esta funcionando e eles disseram que trocaram um diafragma, mas eu acho que nao trocaram nada. Apenas prenderam os caninhos nos encaixes que tem no reservatorio.
Faca isso vc, prenda os caninhos que saem dos motores nos encaixes que vc vai ver no reservatorio de agua e veja se funciona. Se funcionar entao minha tese estava certa, eles nao trocaram nada!! se nao funcionar entao eu estava errado
abs
J Carlos
05/04/2011, 14:55
Em outubro de 2010 foi divulgado que a produção começaria em 2012, mas nesse rítmo... acho que vai demorar mais um pouco.
http://billvaz.wordpress.com/2011/04/04/suzuki-vai-suzuki-vem/
Renatopami
07/04/2011, 21:54
Hj um motorista de ônibus arranhou a lateral do meu Jimny.....aquela parte cinza da versão HR......ficou ralada e com a cor do ônibus....bca..:parede:
Que M!!!!
Viram a noticia de que o Jimny nacional sera lancado em 2013? Sera que vao abaixar os precos?
Passei por isso tb e tive que levar duas vezes na Rakki pra eles arrumarem. Agora esta funcionando e eles disseram que trocaram um diafragma, mas eu acho que nao trocaram nada. Apenas prenderam os caninhos nos encaixes que tem no reservatorio.
Faca isso vc, prenda os caninhos que saem dos motores nos encaixes que vc vai ver no reservatorio de agua e veja se funciona. Se funcionar entao minha tese estava certa, eles nao trocaram nada!! se nao funcionar entao eu estava errado
abs
Opa, consegui resolver. Eu poderia ter instalado uma válvula de retenção na tubulação do reservatório mas como um colega apontou, com o tempo a mola enferruja e a válvula deixa de funcionar. O que fiz foi prolongar o tubo que sai do reservatório passando por cima do motor do limpador de para-brisas (ver fotos em: http://www.danbp.org/w/index.php?title=Suzuki_Jimny ). Para isso usei uma mangueira de aquário de silicone. A mangueira de aerador de aquário tem o mesmo diâmetro interno da mangueira original. O material silicone tem uma alta resistência à temperatura. Não vazou mais.
Hj fiz mais uma medição de consumo......rodei 400 km com um tanque......e 40 litros para enche-lo novamente,logo.....10km/l.....sempre andando de maneira econômica......:rolleyes:
Para completar o banco de dados de consumo, seguem as medidas no meu carro com aproximadamente 8000km.
Versão Jimny HR VVT 2010/2011
Uso do ar condicionado na cidade : 25%
Uso do ar condicionado na estrada: 10%
Velocidade média na estrada: 100km/h Combustível: Gasolina Comum ou Aditivada (o desempenho não muda)
Cidade 10,5km/L
Estrada 11,9 km/L
4x4 10,2 km/L
Estrada 11,1 km/L
Cidade 11,5 km/L
Cidade 10,9 km/L
Cidade 9,8 km/L
Estrada 12,9 km/L
Estrada 13,3 km/L
Estrada 11,7 km/L
As distâncias foram aferidas no GPS. A quilometragem bate certinho. A cidade é São Paulo.
Renatopami
09/04/2011, 15:04
Para completar o banco de dados de consumo, seguem as medidas no meu carro com aproximadamente 8000km.
Versão Jimny HR VVT 2010/2011
Uso do ar condicionado na cidade : 25%
Uso do ar condicionado na estrada: 10%
Velocidade média na estrada: 100km/h Combustível: Gasolina Comum ou Aditivada (o desempenho não muda)
Cidade 10,5km/L
Estrada 11,9 km/L
4x4 10,2 km/L
Estrada 11,1 km/L
Cidade 11,5 km/L
Cidade 10,9 km/L
Cidade 9,8 km/L
Estrada 12,9 km/L
Estrada 13,3 km/L
Estrada 11,7 km/L
As distâncias foram aferidas no GPS. A quilometragem bate certinho. A cidade é São Paulo.
Seu consumo está OK.....o meu já está chegando ao meio tanque com 120 km rodados......vai entender....:rolleyes:
O Jimny compensa mesmo. Ainda mais que vai ser fabricado aqui em breve. E olha que já tive 4 troller's. Possuo um HR e a filha outro mas infelizmente por motivo de ir morar um tempo no exterior ela colocou a venda na concessionaria suzuki de Itajaí (saveiroveiculos). Quem tiver interessado pode dar uma olhada.
abs
wlad
Gente... estava procurando um carro legal para minha esposa (vendi meu Niva e to trocando minha Picasso).
Achei na Net o Jimny. Me apaixonei e claro, o desejo 4x4 cresceu. Mas veio as duvidas: Ele é 4x2 com acionamento do 4x4? Ele tem bloqueio? Vi alguns videos de uma roda girando em falso e assim não conseguir sair.
Tive um Niva com bloqueio central, não sei como é o do Suzuki.
Ele é valente original ou para brincar precisa troca muita coisa?
Abraços
Thiago_fatorial
11/04/2011, 14:41
Gente... estava procurando um carro legal para minha esposa (vendi meu Niva e to trocando minha Picasso).
Achei na Net o Jimny. Me apaixonei e claro, o desejo 4x4 cresceu. Mas veio as duvidas: Ele é 4x2 com acionamento do 4x4? Ele tem bloqueio? Vi alguns videos de uma roda girando em falso e assim não conseguir sair.
Tive um Niva com bloqueio central, não sei como é o do Suzuki.
Ele é valente original ou para brincar precisa troca muita coisa?
Abraços
Cirdan,
O Jimny é 4x2 com acionamento 4x4. O Niva é 4x4 integral, logo, precisa de um diferencial central para compensar a diferença de rotação entre os dois eixos. Na prática, quando você bloqueia o 4x4 do Niva, está pondo ele na mesma condição que o Jimny com o 4x4 engatado (que equivale ao bloqueio de diferencial do Niva). A inexistência de diferencial central no Jimny é que impossibilita o seu uso em terrenos com aderência, ao contrário do Niva, que é integral.
Se eu estiver equivocado quanto qualquer coisa, podem me corrigir!
Bem, esse é meu primeiro post. Espero ter ajudado!
Thiago
JEFFCATUNDA
11/04/2011, 23:25
COMO MOER UM JIMNY!
Pense num desafio RADICAL......
Este mesmo jimny já fez a Transamazônica....
http://www.youtube.com/watch?v=LyNxcOxxocE&feature=player_embedded#at=22
Misericórdia!!!!! juizomandoulembrança.com!!! Se bem que ela quando se desfez do antigo prata dela pra comprar esse aí, ela deixou explicito que queria o krro pra fazer trilhas!!!1 :roll:
Bem emocionantes por sinal....
Renatopami
14/04/2011, 10:04
Uma curiosidade.....ontem fui na Suzuki,ver o preço da revisão de 10 mil km(o meu já está com 7000 km)....e tomar um café....
A revisão tabelada é de 411,00......eles me informaram que o óleo do diferencial traseiro será trocado por orientação da fábrica......devido ao atrito das pçs que são novas e tal......é,pode ser...
Quando fizer a revisão coloco mais novidades.....
Uma curiosidade.....ontem fui na Suzuki,ver o preço da revisão de 10 mil km(o meu já está com 7000 km)....e tomar um café....
A revisão tabelada é de 411,00......eles me informaram que o óleo do diferencial traseiro será trocado por orientação da fábrica......devido ao atrito das pçs que são novas e tal......é,pode ser...
Quando fizer a revisão coloco mais novidades.....
na suzuki aqui de sp o mecanico me falou que troca-se o oleo do diferencial apenas com 40 mil/km
Renatopami
14/04/2011, 12:42
na suzuki aqui de sp o mecanico me falou que troca-se o oleo do diferencial apenas com 40 mil/km
Isso mesmo Rogê.....a km média para troca de óleo de diferencial é esta mesma.....40 mil km....mas eles me informaram que é um procedimento novo,ou nos novos modelos....orientação da fábrica,por precaução.....vai saber....como está incluso no preço da revisão,vou deixar trocar....tomara que eles não coloquem óleo errado,né...rsrsr
Eles disseram que passam o scaner também,para ver os parâmetros de motor etc....reclamei do meu consumo(10 km/l),eles falaram que o normal do Jimny seria em torno de 12 km/l......e vão verificar na revisão a questão do meu consumo também.....Talvez neste feriado eu faça um pequeno passeio a Floripa e Blumenau.....aí semana que vem já terei que fazer a revisão.....vamos ver....ABS!!:concordo:
Renatopami
24/04/2011, 20:49
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270651215750&ssPageName=ADME:R:RC:MOTORS:1123
Pessoal....achei esse som legal para o Jimny....tem dois anunciados no ML também.....
O que acham?
É tranquilo comprar no ebay?
aceito sugestões.....ABS!!
Pode ficar tranquilo. No e-bay entregam os produtos. Quanto ao mercado livre recomendo verificar se realmente o produto está no Brasil (muitos vendedores vendem produtos que estão na china, você paga mais caro e ainda corre o risco de pagar altos impostos de importação).
Maurício Fernandes
24/04/2011, 22:07
O site não é referência. tem que ver o vendedor que está vendendo. o site não vende nada, apenas é uma plataforma virtual de comércio.
andraschko
29/04/2011, 13:47
Olá, frequentei bastante o forum quando possuí uma Ranger, depois que a vendi passei a frequentar com menor intensidade, mas isso não vem ao caso agora.
Comprei um Jimny 0KM, básico (não HR) e paguei RS 53.000,00, seria um bom preço?
Pego ele semana que vem... depois vou pesquisando eventuais upgrades...
Renatopami
29/04/2011, 14:47
Pagou bem......aqui no Rio essa versão e vendida a 54.500/55.000....
andraschko
29/04/2011, 17:29
Essa média de preço foi a que achei na internet, mas acho que por ser final de mês consegui um preço mais em conta. Mas como aqui no RS os preços geralmente são maiores, pensei que no eixo rio-são paulo, na hora de negociar efetivamente se conseguisse preços melhores...
Sds.
Ivo Paris
29/04/2011, 23:03
Suzuki Jimny Car GPS Navigation System DVD Player - eBay (item 270651215750 end time May-16-11 06:50:35 PDT) (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270651215750&ssPageName=ADME:R:RC:MOTORS:1123)
Pessoal....achei esse som legal para o Jimny....tem dois anunciados no ML também.....
O que acham?
É tranquilo comprar no ebay?
aceito sugestões.....ABS!!
J'a tinha visto esse som no ebay. Só que achei um tanto quanto arriscado comprar um equip importado por esse preço, vai pagar imposto, etc...
Por falar nisso, como faz prá sacar o som original?
WhiteJimny
20/05/2011, 01:08
Pessoal, estou com a opção de botar os bancos de couro no Jimny. Fico pensando se valoriza alguma coisa na hora da venda, e também tem a questão da instalação, uma vez que eles tem que retirar os bancos e os acabamentos das portas.
O que vocês acham, desencanar de vez e botar os bancos de couro ou trocar pelas 3 primeiras revisões?
Eu sou contra bancos de couro,
apenas como último recurso se os originais estiverem em mau estado. É uma excelente oportunidade para os caras deixarem partes soltas, detonarem rebites, etc... Carro bom, é carro 100% original! rsrs
Se o couro não for original durarão MUITO menos que os originais.
Abraços
Clemente
Pessoal, estou com a opção de botar os bancos de couro no Jimny. Fico pensando se valoriza alguma coisa na hora da venda, e também tem a questão da instalação, uma vez que eles tem que retirar os bancos e os acabamentos das portas.
O que vocês acham, desencanar de vez e botar os bancos de couro ou trocar pelas 3 primeiras revisões?
Renatopami
21/05/2011, 12:10
X2 no Clemente....o carro é todo montado no Japão,com o controle de qualidade e tal...aí chega aqui no Brasil,o consumidor pede pra colocar bancos de couro,alarmes,sensor de ré.....desmontam,furam o carro.....uma lambança só.....eu não faria.....mas tem quem goste...
E como o Clemente colocou,couro de fábrica são outros 500!!!
ABS!!!
Ferreirinha
22/05/2011, 02:01
Boa noite!
Sou novo no forum. Comprei um Jimny 2011/2011, faz 2 semanas. Vou colocar aqui a minha opiniao sobre o carro.
Eu tinha um troller 2006, e achava que o carro era bom, até andar no Jimny!!!
Foi amor a primeira vista. O carro é impressionante. Vi alguns comentários comparando ele com a TR4 e sinceramentenão tem como comparar. Minha mãe tem uma TR4 2010, o carro é bom, para mulher. Primeiro que a TR4 é monobloco, fiz um passeio com ela e quando ficou apoiada com uma roda da frente e a outra de traz, a carroceria deu uma torcida. A TR4 é 60% asfalto e 40% off. Já o Jimny, não tem o que falar dele no fora de estrada, e na cidade é uma delícia! Quem anda em um troller e anda nele, parece carro de passeio.
Estou apaixonado pelo carro e vou dar umas dicas para quem tem um Jimny, para tornar melhor a sua condução.
. Saí da concessionaria e abaixei a calibragem para 23 libras para andar na cidade. O carro fica muito mais macio e com menos reação no volante.
. Todo Jimny tem uma pequena folga de fabrica na direção, e você sente sim uma vibração no valante ao passar em trepidações. É totalmente normal deste carro, já que é eixo rígido e não tem amortecedor de direção.
. Se alguem aqui falar que o carro tem muitos barulhos internos é porque nunca andou em um troller. rsrsrsrs.
. O meu carro tem 1.000 km rodados e está fazendo 10 km/l na cidade e 11,5 na estrada. É muito bom perante o consumo de 6,5 km/l da Tr4.
Enfim, o Jimny é o carro ideal para quem gosta de trilhas e de agilidade na cidade. O carro simpesmente passa em qualquer lugar!
Bom, é isto, desculpe se falei algo errado, mas a cada dia me apaixono mais pelo carro.
Um abraço a todos.
Ivo Paris
22/05/2011, 21:58
O Jimny é um jipinho bem acertado, são 40 anos de trabalho de engenharia né.
Acho uma boa proposta on/off road, muito ágil no trânsito.
Os suzukis são carros muito resistentes, já tive um vitara 91 que era um jipinho nota 10.
Depois troquei ele por um Grand Vitara Gold.
Aí gostei tanto dos zukis que troquei um polo sedan 2009 pelo Jimny. Isso porque tenho 2 crianças pequenas, mas mesmo assim gosto de usar o Jimny no dia a dia. O acesso ao banco traseiro é um pouco chato prá quem se acostumou com 4 portas, mas a ergonomia e a posição de dirigir compensam o esforço.
Um dos pontos negativos seria a suspensão dura em asfalto ruim, mas na terra o comportamento melhora bastante e a resistência da suspensão é muito boa. Para ter idéia, nunca precisei trocar buchas de suspensão dos vitaras.
Outro ponto que merece atenção é o sistema de som, que precisava de mais espaço para alto falantes (deveria ser de 6"), e o rádio, que bem que podia ter uma entrada USB. Mas vi na internet um aparelho que faz a conexão direta com o som original clarion, e tem uma porta usb e SD slot, por aproximadamente 100US$.
Regina Pich
28/05/2011, 20:06
Boa Noite, pessoal!
Não tenho nenhum conhecimetno sobre 4x4! Gostaria muito de ter a opnião de vocês para compra de Suzuki jimmy.
O que vocês sabem: custo beneficio, peças, cidade e campo?
Ha, consumo também!
Aguardo com carinho opnião de vocês!
abç.
Regina,
outro dia um grande amigo me fez a mesma pergunta, segue a minha resposta:
Ele não é confortável. Tem eixos, suspensão e chassi de Jipe, logo é um autêntico jipe travestido de carrinho. Pula MUITO, preservando assim a suspensão, por forçar o motorista a calcular cada investida contra o terreno, sob pena de ter seu conforto prejudicado. É a velha filosofia dos Jeeps, Land Rovers e qualquer outro 4x4 puro sangue. Jipe confortável não dura.
A direção vibra ao passar por chão esburacado em razão dos parrudos eixos rígidos; mas ali nada jamais te deixará na mão, jamais. O Jimny foi feito para agüentar abusos do pior tipo e terreno, porém com manutenção de carro Japonês; óleo, filtros, velas e só. Jamais quebrará.
Nem correia dentada tem, é corrente, como qualquer carro de boa qualidade do Japão ou Alemanha. Os detalhes são absolutos, desde a graxa nos contatos das lâmpadas dos faróis, para evitar corrosão e mal contato, até o projeto do chassi, forte como o de um Land Rover.
Na estrada ele anda como um 1.4, se você se esforçar, ele mantém até 130km/h, independente do relevo.
Não agrada muito as passageiras mais conservadores, pois transmite sensação de insegurança; ele é alto e estreito, apesar de ser muito estável. Mas nem tente explicar.
Os tolos da Suzuki BR não trazem o modelo com ABS e Air Bag, logo a segurança passiva é ruim. Por outro lado o chassi e célula de deformação progressiva conferiram excelentes notas no crash test europeu. Mas eu prefiro não contar com estas qualidades.
A performance é apenas melhor do que um carro 1.0, já o consumo digno de 1.6. Culpa da aerodinâmica e transmissão parruda.
O acabamento é bom, mas os bancos curtem marcar presença sonora na ausência de seus passageiros. Como é feito no Japão, este defeito atinge 100% da frota. Acostumei meus ouvidos.
Conexão para iPhone? Esqueça.. O som é uma porcaria. Gravo CDs todas as semanas. Trocar o som? Difícil pois é do tipo "duplo DIN", gigante e nada comum por aqui.
Sou louco então? Quase...
Na cidade enxerga-se do alto, e corta-se o trânsito como navalha. Ele é curto e com raio de giro pequeno. Graças a grande área envidraçada, manobrar é uma delícia. A direção é leve e rápida.
Ele é relativamente discreto e diz pouco sobre você. NADA visado pelos ladroes e com boa liquidez de revenda, característica dos Suzukis pequenos, tente achar um Samurai a venda...
Tem um público ultra fiel e é um carro de nicho. No off road é um demônio, vai quase melhor que o Defender, apesar de sugerir o contrário. Procure no Youtube: Jimny + sand, mud, water, etc...
Concebido como veículo militar no Japão, se mantém a mais de 40 anos fiel a sua proposta: não pesar mais do que uma exata tonelada. Neste meio tempo, o Land virou uma banheira e hoje cheia de eletrônica, o Jeep agora é um SUV cheio de plásticos e o Toyota passou a ser carro diplomático da UN. O Jimny ainda é "cute" e autêntico. Jovem de espírito e sem falsas pretensões. What you see is what you get.
Ao longo dos tempos ganhou conforto e ergonomia, além de sistema 4x4 com reduzida foolproof (acionamento eletrônico que evita mal uso) e motor estado de arte; 100% AL, com comando variável e nenhuma manutenção fora os itens acima mencionados, como qualquer outro japonês (um Corolla, por ex).
A posição de dirigir é fantástica, pode-se viajar todo um dia sem sequer ficar cansado e sem dores nas costas. Por ser distinto do resto, traz uma certa diversão ao trânsito pasteurizado de SP. Não me sinto com mais uma ovelha no meio do rebanho. Daí minha simpatia pelo Smart.
Comprei o carro sem fazer um test drive e logo me arrependi. Passadas algumas semanas, passei a gostar do carrinho. Hoje sou total adepto, mas a razão eu desconheço. É algo não-verbal. Divertido para dirigir, diferente do resto. Hoje I love to bounce around on it. O motor soltou e agora responde melhor ao acelerador. Não tem uma vez que eu não sente nele e me sinta 100% feliz. Difícil de explicar. O Jimny é uma fabulosa prótese/interface entre a estrada e o ser humano, pois veste como uma luva. Ergonomia total em todos os detalhes.
Se partir para um, tenha certeza de andar com os cintos afivelados, já que uma lombada pode te arremessar às alturas.
Antes de pegar o Jimny estava em dúvida entre: Fit (formula garantida, mas über boring), i30 (super bom mas um tanto boy em razão dos cromados) , Subaru (gastão e com péssimo suporte para peças) ou o Smart (pequeno com preço de manutenção cara como Mercedes grande). Claro, todos automáticos para o trânsito caótico de SP. Se fosse agora testraria ainda o Audi A1, este é absolutamente fantástico, mas talvez sua cabeça virará prêmio entre os malandros... Até cogitei de trocar o Jimny por um A1, mas jamais teria a tranqüilidade que tenho hoje para andar de janelas abertas, olhar para os lados sem me preocupar com buracos, enchentes, guias, eventuais escapadas em dois para o sítio, praias, etc...
Minha dica; vai ver também o Audi A1 e o Fit novo. São carros mais democráticos, mas nada diferentes do resto. Passam-se os anos e eles ficam destruídos, ultrapassados e desvalorizados. Um Jimny é carro para sempre, sempre jovem e capaz.
Apesar da paciência e programa 14 cocares, uma boa maneira de testar a aprovação é levar na concessionária para fazer um test drive. Avalie o sorriso.
O Jimny pode agradar MUITO, por deixar você atropelar qualquer valeta, lombada, buraco enchente, etc... Atrai também uma grande quantidade de interessados, normalmente meninas e alguns marmanjos cult. Muita gente vem falar comigo sobre o japinha. Não é atoa que levou o prêmio 4x4 do ano da África do Sul, o peso feminino foi decisivo.
Não poderia estar mais feliz, mesmo que eventualmente cause alguma curiosidade.
Como o 110 é grande demais, o Jimny é meu carro oficial e só trocaria ele por outro igual, porém com ABS ou talvez se um dia existir com motor mais forte.
abs
Clemente
Boa Noite, pessoal!
Não tenho nenhum conhecimetno sobre 4x4! Gostaria muito de ter a opnião de vocês para compra de Suzuki jimmy.
O que vocês sabem: custo beneficio, peças, cidade e campo?
Ha, consumo também!
Aguardo com carinho opnião de vocês!
abç.
Renatopami
30/05/2011, 12:40
Regina,
outro dia um grande amigo me fez a mesma pergunta, segue a minha resposta:
Ele não é confortável. Tem eixos, suspensão e chassi de Jipe, logo é um autêntico jipe travestido de carrinho. Pula MUITO, preservando assim a suspensão, por forçar o motorista a calcular cada investida contra o terreno, sob pena de ter seu conforto prejudicado. É a velha filosofia dos Jeeps, Land Rovers e qualquer outro 4x4 puro sangue. Jipe confortável não dura.
A direção vibra ao passar por chão esburacado em razão dos parrudos eixos rígidos; mas ali nada jamais te deixará na mão, jamais. O Jimny foi feito para agüentar abusos do pior tipo e terreno, porém com manutenção de carro Japonês; óleo, filtros, velas e só. Jamais quebrará.
Nem correia dentada tem, é corrente, como qualquer carro de boa qualidade do Japão ou Alemanha. Os detalhes são absolutos, desde a graxa nos contatos das lâmpadas dos faróis, para evitar corrosão e mal contato, até o projeto do chassi, forte como o de um Land Rover.
Na estrada ele anda como um 1.4, se você se esforçar, ele mantém até 130km/h, independente do relevo.
Não agrada muito as passageiras mais conservadores, pois transmite sensação de insegurança; ele é alto e estreito, apesar de ser muito estável. Mas nem tente explicar.
Os tolos da Suzuki BR não trazem o modelo com ABS e Air Bag, logo a segurança passiva é ruim. Por outro lado o chassi e célula de deformação progressiva conferiram excelentes notas no crash test europeu. Mas eu prefiro não contar com estas qualidades.
A performance é apenas melhor do que um carro 1.0, já o consumo digno de 1.6. Culpa da aerodinâmica e transmissão parruda.
O acabamento é bom, mas os bancos curtem marcar presença sonora na ausência de seus passageiros. Como é feito no Japão, este defeito atinge 100% da frota. Acostumei meus ouvidos.
Conexão para iPhone? Esqueça.. O som é uma porcaria. Gravo CDs todas as semanas. Trocar o som? Difícil pois é do tipo "duplo DIN", gigante e nada comum por aqui.
Sou louco então? Quase...
Na cidade enxerga-se do alto, e corta-se o trânsito como navalha. Ele é curto e com raio de giro pequeno. Graças a grande área envidraçada, manobrar é uma delícia. A direção é leve e rápida.
Ele é relativamente discreto e diz pouco sobre você. NADA visado pelos ladroes e com boa liquidez de revenda, característica dos Suzukis pequenos, tente achar um Samurai a venda...
Tem um público ultra fiel e é um carro de nicho. No off road é um demônio, vai quase melhor que o Defender, apesar de sugerir o contrário. Procure no Youtube: Jimny + sand, mud, water, etc...
Concebido como veículo militar no Japão, se mantém a mais de 40 anos fiel a sua proposta: não pesar mais do que uma exata tonelada. Neste meio tempo, o Land virou uma banheira e hoje cheia de eletrônica, o Jeep agora é um SUV cheio de plásticos e o Toyota passou a ser carro diplomático da UN. O Jimny ainda é "cute" e autêntico. Jovem de espírito e sem falsas pretensões. What you see is what you get.
Ao longo dos tempos ganhou conforto e ergonomia, além de sistema 4x4 com reduzida foolproof (acionamento eletrônico que evita mal uso) e motor estado de arte; 100% AL, com comando variável e nenhuma manutenção fora os itens acima mencionados, como qualquer outro japonês (um Corolla, por ex).
A posição de dirigir é fantástica, pode-se viajar todo um dia sem sequer ficar cansado e sem dores nas costas. Por ser distinto do resto, traz uma certa diversão ao trânsito pasteurizado de SP. Não me sinto com mais uma ovelha no meio do rebanho. Daí minha simpatia pelo Smart.
Comprei o carro sem fazer um test drive e logo me arrependi. Passadas algumas semanas, passei a gostar do carrinho. Hoje sou total adepto, mas a razão eu desconheço. É algo não-verbal. Divertido para dirigir, diferente do resto. Hoje I love to bounce around on it. O motor soltou e agora responde melhor ao acelerador. Não tem uma vez que eu não sente nele e me sinta 100% feliz. Difícil de explicar. O Jimny é uma fabulosa prótese/interface entre a estrada e o ser humano, pois veste como uma luva. Ergonomia total em todos os detalhes.
Se partir para um, tenha certeza de andar com os cintos afivelados, já que uma lombada pode te arremessar às alturas.
Antes de pegar o Jimny estava em dúvida entre: Fit (formula garantida, mas über boring), i30 (super bom mas um tanto boy em razão dos cromados) , Subaru (gastão e com péssimo suporte para peças) ou o Smart (pequeno com preço de manutenção cara como Mercedes grande). Claro, todos automáticos para o trânsito caótico de SP. Se fosse agora testraria ainda o Audi A1, este é absolutamente fantástico, mas talvez sua cabeça virará prêmio entre os malandros... Até cogitei de trocar o Jimny por um A1, mas jamais teria a tranqüilidade que tenho hoje para andar de janelas abertas, olhar para os lados sem me preocupar com buracos, enchentes, guias, eventuais escapadas em dois para o sítio, praias, etc...
Minha dica; vai ver também o Audi A1 e o Fit novo. São carros mais democráticos, mas nada diferentes do resto. Passam-se os anos e eles ficam destruídos, ultrapassados e desvalorizados. Um Jimny é carro para sempre, sempre jovem e capaz.
Apesar da paciência e programa 14 cocares, uma boa maneira de testar a aprovação é levar na concessionária para fazer um test drive. Avalie o sorriso.
O Jimny pode agradar MUITO, por deixar você atropelar qualquer valeta, lombada, buraco enchente, etc... Atrai também uma grande quantidade de interessados, normalmente meninas e alguns marmanjos cult. Muita gente vem falar comigo sobre o japinha. Não é atoa que levou o prêmio 4x4 do ano da África do Sul, o peso feminino foi decisivo.
Não poderia estar mais feliz, mesmo que eventualmente cause alguma curiosidade.
Como o 110 é grande demais, o Jimny é meu carro oficial e só trocaria ele por outro igual, porém com ABS ou talvez se um dia existir com motor mais forte.
abs
Clemente
Adoro ler os relatos do Clemente...são ótimos!!!!:dance:
filcojazz
30/05/2011, 13:47
Pô Clemente, você complicou minha vida agora....
Há tempos estive procurando um Jimny, mas sem muita pretenção, pois eu estava sem reservas financeiras e eu só encontrava Jimny 2001 (muito antigo) ou 2010 (muito novo). E até hoje não encotro ofertas de Jimny 2007 ou 2008...
Por conta disso, eu já havia até desistido... Comecei a procurar outras alternativas... na verdade eu já estou até de olho em um Tracker 2007... Sei que essa categoria ganha um pouco em conforto e segurança (air bags+ABS), mas por outro lado, acredito que perde um bocado quanto a consumo na cidade/estrada e versatilidade na lama...
Para facilitar um pouco a minha vida off-road no que seria a minha futura Tracker, eu já estava até pesquisando os fóruns de adaptações para elevar em 2", colocar uns pneus maiores e umas proteções por baixo...
Quando eu fiz as contas, um Tracker + Modificações (35mil+10mil) ficará e mais ou menos 45mil.
Você já deixou claro que na sua opinião, carro bom é carro original. Você tem razão, as modificações melhoram algumas coisas, mas sempre comprometem outras... E os carros originais sao desenvolvidos e projetados por uma equipe de engenheiros, designers etc, aí a gente chega e muda um monte de coisas, altera o equilibrio do carro, detona a segurança, piora o rendimento e por aí vai... enfim.. mas não é sobre isso que eu quero falar....
Voltando ao assunto de ler os fóruns: em mais uma investida minha aqui no forum, para ler um pouco sobre os GV, acessei essa maldita (ou talvez bendita) página do Jimny e me deparei com o seu texto, que aliás, muito bem elaborado e gostoso de ler! Parabéns pelo texto.
O problema é que você escreveu tudo exatamente que eu queria ouvir a respeito dos proprietários desse pequeno notável. Pô... perdi o tesão pelo Tracker...
... Passam-se os anos e eles ficam destruídos, ultrapassados e desvalorizados. Um Jimny é carro para sempre, sempre jovem e capaz...
(eu nao sei copiar e colar aqui, mas esse texo é do Clemente)
Obrigado pelas dicas... em alguns meses, quem sabe, eu talvez escreva meu relato sobre o Jimny também...
Um abraço..
Felipe
filcojazz
30/05/2011, 13:58
Esqueci de perguntar... Como é o espaço interno para o motorista? é tão apertado quanto a TR4 ou é mais confortável para motoristas altos?
Obrigado!
rsrsrsrsrs....
Clemente colocando "minhocas" na cabeça de tudo mundo, inclusive na minha...rsrsrsrsrs..EXCELENTE relato!!
já estava olhando umas Tracker's tbém e uns T4 2005.
mas é difícil esquecer o pequeno japinha...
já estou pensando em como arrumar as tralhas e a gasolina extra para a
patagonia final de ano...
melhor parte do relato, se me permitem:
Sou louco então? Quase... rsrsrsrsrs...
Parabéns Clemente mais uma vez pela disposição em esclarecer os colegas.
Abraços
além de sistema 4x4 com reduzida foolproof (acionamento eletrônico que evita mal uso)
Isso ja salvou minha reduzida...
Quando é alavanca é facil lembrar que precisa por o pé na embreagem, pq a gente ja faz isso automatico.
Agora com o botão, confesso que ja tentei engatar e o jimny me avisou "embreagem, animal". :P
MARCELOLUCHESI
30/05/2011, 15:27
Pessoal eu sou fã de suzuki, já tive Vitara e sexta passada fui fazer um test drive em um JIMNY. Concordo com tudo que foi falado do veiculo, porém agora vou falar dos pontos que não me agradaram, eu esperava mais torque em Baixa Rpm. Achei que ele tivesse uma "saida de baixa melhor" eu não sei se é porque eu estava andando em um HR que os pneus são um pouco maior e provavelmente os pneus estavam murchos para não pular tanto, ou se realmente o jipinho tem pouca força em baixa.
Achei caro também, pediram 58mil e 62mil reais pelo HR. Mas pensando por outro lado, é o jipe mais barato 0km disponível no País. Quanto ao acabamento interno e espaço, é carro para solteiro mesmo, 2 pessoas é o ideal mais do que isso é complicado eu tenho 1,77 de altura e tive que usar o acento do banco todo para traz e com isso mata o espaço das pernas de quem vai sentado no banco traseiro.
abs
Marcelo
Felipe,
tenho 1,84 e me sinto bem confortável, mas se tiver que levar alguém no banco de trás, fica ruim, como precisamente disse o Marcelo Luchesi.
Ele tem a cabine bem estreita, logo no primeiro contato pode parecer meio apertado, mas depois vira um carro muito envolvente, o que garante a fantástica percepção de extensão do corpo, ao invés de um simples carro. É muito similar a sensação de dirigir do primeiro Ford Ka.
Hoje até me sinto desconfortável de dirigir carros com espaço livre entre eu e a porta. Mas eu sou suspeito, sempre curti carros pequenos... Se comparar com o espaço que o motorista de um Defender tem, o Jimny é um salão. Nem falar da ergonomia, o inglês é nota zero, o Jimny nota mil!
Abs
Clemente
Esqueci de perguntar... Como é o espaço interno para o motorista? é tão apertado quanto a TR4 ou é mais confortável para motoristas altos?
Obrigado!
Franco, Felipe, Renato e Lex,
valeu pelo retorno. É um prazer fazer parte deste adorável fórum.
Abraços
Clemente
rsrsrsrsrs....
Clemente colocando "minhocas" na cabeça de tudo mundo, inclusive na minha...rsrsrsrsrs..EXCELENTE relato!!
já estava olhando umas Tracker's tbém e uns T4 2005.
mas é difícil esquecer o pequeno japinha...
já estou pensando em como arrumar as tralhas e a gasolina extra para a
patagonia final de ano...
melhor parte do relato, se me permitem:
Sou louco então? Quase... rsrsrsrsrs...
Parabéns Clemente mais uma vez pela disposição em esclarecer os colegas.
Abraços
Franco, Felipe, Renato e Lex,
valeu pelo retorno. É um prazer fazer parte deste adorável fórum.
Abraços
Clemente
Clemente, voce parece o cara mais que certo para tirar minha duvida, vi seus comentarios sobre o Jimny e a 110, tinha intenção em adquirir uma 90 mais no momento tenho outras prioridades $$ e nao posso investir em um veiculo desse porte, estou para pegar um veiculo 4x4 e minha opção no momento é o Jimny, vou comprar 0km,
vejo vc asimilar bastante os 2 Jimny x 110
pelo que entendi o jimny entra e sai onde a 110 passa correto? como vc possui os 2 veiculos, me diga, oq uma 110 faz que um jimny nao faz, logico sem se falar em espaço interno, man. seguro , em relação ao off-road oq um 110 tem que um jimny nao tem?
se tivesse que ficar com apenas 1 veiculo 110 ou jimny, tanto para o dia a dia quanto para o off...pelos seus relatos creio que ficaria com o jimny estou correto?
abs
Felipe,
o Tracker também é 10, temos um em casa. Foi por conta da qualidade do Tracker que acabei no Jimny. O Tracker tem outro foco, ser confortável e mais estradeiro, além de oferecer maior segurança (ABS, etc). Modificado minimamente, fica excelente.
O Jimny é relativamente caro para o que oferece, mas é tão divertido que vale cada centavo. No início dá um pouco de raiva, mas depois de acostumado é um tremendo de um veículo. É fraco de saída, mas espere o motor passar dos 3mil RPM; recupera-se toda lentidão e com muita desenvoltura! Com o passar dos quilômetros, ele também fica mais solto e isso melhora.
Resumiria assim:
Tracker = razão
Jimny = emoção
Apollo e Dionísio...
Neste mundo cada vez mais chato e direcionado aos padrões dos SUV, prefiro ser do contra. Com já diziam os modernistas; less is more!
Melhor que o Jimny talvez só o Ariel Atom.
YouTube - ‪Top Gear - Ariel Atom - BBC‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=WaWoo82zNUA)
Abraços
Clemente
Pô Clemente, você complicou minha vida agora....
Há tempos estive procurando um Jimny, mas sem muita pretenção, pois eu estava sem reservas financeiras e eu só encontrava Jimny 2001 (muito antigo) ou 2010 (muito novo). E até hoje não encotro ofertas de Jimny 2007 ou 2008...
Por conta disso, eu já havia até desistido... Comecei a procurar outras alternativas... na verdade eu já estou até de olho em um Tracker 2007... Sei que essa categoria ganha um pouco em conforto e segurança (air bags+ABS), mas por outro lado, acredito que perde um bocado quanto a consumo na cidade/estrada e versatilidade na lama...
Para facilitar um pouco a minha vida off-road no que seria a minha futura Tracker, eu já estava até pesquisando os fóruns de adaptações para elevar em 2", colocar uns pneus maiores e umas proteções por baixo...
Quando eu fiz as contas, um Tracker + Modificações (35mil+10mil) ficará e mais ou menos 45mil.
Você já deixou claro que na sua opinião, carro bom é carro original. Você tem razão, as modificações melhoram algumas coisas, mas sempre comprometem outras... E os carros originais sao desenvolvidos e projetados por uma equipe de engenheiros, designers etc, aí a gente chega e muda um monte de coisas, altera o equilibrio do carro, detona a segurança, piora o rendimento e por aí vai... enfim.. mas não é sobre isso que eu quero falar....
Voltando ao assunto de ler os fóruns: em mais uma investida minha aqui no forum, para ler um pouco sobre os GV, acessei essa maldita (ou talvez bendita) página do Jimny e me deparei com o seu texto, que aliás, muito bem elaborado e gostoso de ler! Parabéns pelo texto.
O problema é que você escreveu tudo exatamente que eu queria ouvir a respeito dos proprietários desse pequeno notável. Pô... perdi o tesão pelo Tracker...
Obrigado pelas dicas... em alguns meses, quem sabe, eu talvez escreva meu relato sobre o Jimny também...
Um abraço..
Felipe
Renatopami
30/05/2011, 21:18
O jimny HR custa 57.690,00......no meu(comprei em Jan/11) paguei 57.000,00....
Esse HR por 62 mil,esta super hiper inflacionado.....será que é o efeito Japão....