Ver Versão Completa : Jimny 2010 compensa?
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
[
11]
12
Ivo Paris
25/09/2012, 21:43
Parabéns pelo jimny, seja bem vindo!
Parabens, ta lindao.... pensa logo em uns bancos de couro.. volante em couro... e curte o brinquedo novo!!
Mesquita
01/10/2012, 07:50
Bom dia,
Alguém saberia me dizer aonde acho para comparar quebra mato para o Jimny? Gostei muito do quebra mato que o Rodrigo Rey colocou em sua viatura! Alguém sabe aonde comparar?
Att.
Mesquita
Olá Mesquita,
Parece que ele não participa mais do fórum. Mas creio que seja alguma adaptação. Tem que partir pra uma loja e testar. Se não me engano o de S10 quase encaixa.
abs,
Thiago
Bom dia,
Alguém saberia me dizer aonde acho para comparar quebra mato para o Jimny? Gostei muito do quebra mato que o Rodrigo Rey colocou em sua viatura! Alguém sabe aonde comparar?
Att.
Mesquita
Mesquita
01/10/2012, 14:27
Olá Mesquita,
Parece que ele não participa mais do fórum. Mas creio que seja alguma adaptação. Tem que partir pra uma loja e testar. Se não me engano o de S10 quase encaixa.
abs,
Thiago
Entendi, bom valeu pela dica Thiago,
vou dar um pulo em algumas lojas especializadas.
Valeuu
Bom dia,
Att.
Mesquita
Mesquita
Pense bem antes de colocar o quebra mato. Já tive no meu Jimny e dei-o de presente. Três motivos para pensar:
1. Ninguém sabe direito se é permitido
2. Pode diminuir seu ângulo de entrada
3. Numa batida frontal ele vai danificar seu capô - aconteceu comigo
Concordo com o Mauro, aquilo não serve pra nada
R.Becker
02/10/2012, 10:02
aconteceu a mesma coisa com a s-10 do meu pai uma vez... aquele quebra-mato de tubo dobrou em cima do capô....
bom era um que se fazia de chapa, que ficava de quina... aquele não entortava.. era tão pesado que deixava a s-10 parecendo uma banheira... mas proibiram pelo que me parece...
Mesquita
02/10/2012, 14:26
Então na verdade queria colocar o quebra-mato por economia...kkk...
Pois, por duas vezes fui fazer trilha e devido alguma batida no para-choque uma das presilhas que o seguram quebrou...
e o conserto da última vez ficou em R$580,00 na Marini Suzuki.
Ai minha ideia era proteger um pouco mais o para-choque.
Coloca um para-choque de aço perfilado.
Conversa com o Fabiano da Tecnotrilha;
tecnotrilha.com.br (http://www.tecnotrilha.com.br/)
Então na verdade queria colocar o quebra-mato por economia...kkk...
Pois, por duas vezes fui fazer trilha e devido alguma batida no para-choque uma das presilhas que o seguram quebrou...
e o conserto da última vez ficou em R$580,00 na Marini Suzuki.
Ai minha ideia era proteger um pouco mais o para-choque.
Srs:
Agora, depois de 2000 km rodados em 15 dias, já posso falar um pouco sobre o jipinho. Apesar de estar completando o amaciamento, do jeito que sempre fiz, na estrada e alternando a carga do motor, variando a velocidade e trocando as marchas com frequência.
Não sabia que era tão bom........! Já tinha uma Tracker dentro de casa - que é da patroa - e só a usava raramente em viagens no asfalto e um pouco em acessos de terra, pros lados da Chapada Diamantina. Trilha nem pensar....... daria "justa causa" na certa!
Mas, uma grande viatura também! Um SZK de gravata.
Sou egresso das motocicletas (40 anos pilotando), com as quais sempre rodei a maior parte do tempo. Meu velho Peugeot 206, saia da garage apenas em dias de MUITA chuva, ou eventualmente quando teria alguma reunião, que não me permitisse ir trabalhar de botas, jaqueta e capacete na mão.
Mas, ultimamente vinha me perguntando sobre qual carro teria, quando o 206 tivesse que ir adiante. Sempre que passava defronte da RITTO em Salvador (excelente atendimento e nota 10 em tudo), automaticamente o pescoço virava e ficava admirando os jipinhos no pátio. Sem o saber, a decisão já estava tomada no inconsciente. Dentro de casa, a pressão contra a moto (uma SZK Boulevard 1500-M) com 50 k rodados em menos de dois anos, fez com que eu desse um tempo sobre duas rodas. Mas sou um garoto que precisa ter um brinquedo que seja, e tinha me desfeito da minha moto.
Dia 13 de setembro passado, dei uma chegada na RITTO, só pra paquerar um pouco a viatura......... saí de lá sem meu Peugeot e proprietário de um 4-Street prata, que pegaria daí a quatro dias.
No sábado seguinte, fiz a estréia na estrada, num percurso de quase 500 km. Me surpreendi com o desempenho! Esperava um carro insonso e instável no asfalto. Que nada! Andei bem e com segurança entre 100 e 130 km/h.
No final de semana passado, foi a vez de experimentá-lo no OFF. Como fiz muita trilha de moto na juventude (e a pegada do jipe, é mesma) foi pura diversão o trajeto de outros 1000 km, alternado asfalto e fora de estrada. Bom em tudo!
É divertido de dirigir, tem "vida própria" como as motos, precisando dar uma corrigidazinha na trajetória de vez em quando. Chama a atenção por onde passa e as pessoas encostam pra perguntar sobre o carro, exatamente como acontecia com minhas motos de grande cilindrada e customizadas.
O jipe calhou como uma luva, em todos os aspectos.
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/SL370797.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/SL370778.jpg
Detalhe:
Coloquei filtro K&N e como esperado, já houve uma melhora de torque e o motor enche melhor. Estou avaliando remapear a ECU. A expectativa é de ganhar uns bons cavalinhos a mais, sem qualquer prejuízo para o motor e sem afetar a garantia.
Coloquei também, GPS Garmin NUVI e travas nas rodas e step, da MacGuard.
Abraços
onde achou o filtro K&N?
..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br/)
Ótimo relato Leo BA! Bem empolgante!
Acho que quem pesquisa Jimny compensa na web só ouve falar bem do jipinho. Tem um ou outro chato que fala "faz barulho", "pula"... Bom, então seja feliz num tedioso Honda Fit :twisted:
abraços
Caros, cuidado com os filtros K&N.
Sim, eles podem dar um mínimo mais de força, porém a aplicação do óleo é muito delicada. Se colocar óleo demais ele satura e fica pior que o original, que diga-se, é bastante bom. Se colocar pouco óleo, ele deixa a poeira passar arruinando os cilindros.
Em resumo, no circuito dos Defenders, os K&N são muito temidos para aqueles que usam em desertos ou regiões empoeiradas. Houveram muitos relatos de motores que tiveram os cilindros comprometidos por não terem tratado o K&N da maneira correta.
Vejam:
Land Rover Addict Forums (http://www.landroveraddict.com/forums/thread.cfm?threadID=45629)
Em resumo, eu não usaria nem de graça. Ok, se tivesse numa competição ok, mas prefiro manter meu filtro original de trama ultra fina...
Abraços
Clemente
Clemente, talvez usar o K&N só no asfalto. Mas realmente são filtros de alta performance e não combinam com o propósito do offroad.
Andei comprando o Mann ( vem escrito Santana Motors). Muito bom! O da Suzucar parece um filtro de café, mas deve ser eficiente. Talvez este seja um item que valha a pena comprar o original na CSS mesmo.
Ah, bom vê-lo por aqui!
abraços
Caros, cuidado com os filtros K&N.
Sim, eles podem dar um mínimo mais de força, porém a aplicação do óleo é muito delicada. Se colocar óleo demais ele satura e fica pior que o original, que diga-se, é bastante bom. Se colocar pouco óleo, ele deixa a poeira passar arruinando os cilindros.
Em resumo, no circuito dos Defenders, os K&N são muito temidos para aqueles que usam em desertos ou regiões empoeiradas. Houveram muitos relatos de motores que tiveram os cilindros comprometidos por não terem tratado o K&N da maneira correta.
Vejam:
Land Rover Addict Forums (http://www.landroveraddict.com/forums/thread.cfm?threadID=45629)
Em resumo, eu não usaria nem de graça. Ok, se tivesse numa competição ok, mas prefiro manter meu filtro original de trama ultra fina...
Abraços
Clemente
Thiago e Clemente:
Bom falar com vocês!
Devo dizer que li praticamente todo este Fórum, de um ano para cá desde que fiz minha inscrição, e nos posts de vocês dois, sempre me detive com mais atenção, pela qualidade, seriedade e equilíbrio nas opiniões além do conhecimento técnico bem embasado e seguro.
Já aprendi muito com ambos e hei de continuar assim, pela experiência que já têm na matéria.
O que o Clemente falou do K&N, é a pura verdade. Tenho uma boa experiência com este item, nas motocicletas, e apanhei um pouco até conseguir fazer a limpeza adequada (aliás, isso é até fácil). O difícil é a dosagem e distribuição do spray de óleo sobre o filtro, de maneira que não sature com excesso, nem fique com a filtragem comprometida por falta da película oleosa filtrante.
O que acontece muito, é o pessoal lavar com querosene e tais, e depois passar um spray de WD40 (que é excelente para quase tudo) mas, para este fim, existe o óleo específico.
A idéia de usar o filtro original em caso de muita poeira, realmente é boa. Até porque poupa um pouco o K&N. Inclusive, nesta situação de muito pó, a K&N recomenda usar uma graxa dela mesma, para ajudar a selar as faces que vedam de encontro à tampa e caixa do filtro.
Na verdade tinha adquirido inicialmente o modelo 4Sun, mas calhou de que naquela noite troquei uma idéia com o Thiago, que me esclareceu ser um modelo adaptado no Brasil, embora o teto panorâmico seja de muito boa qualidade e bem instalado.
Preferi abrir mão do teto aberto. No Tracker, sempre viveu fechado e provavelmente no Jimny também seria assim.
Forte abraço e boas trilhas!
Leonel
Leo, obrigado pelas considerações. Falar pra você que o Clemente é a voz da experiência aqui. Aliás, eu tiro umas dúvidas com ele por baixo dos panos de vez em quando. Eu sou novo no mundo 4x4, entrei com o Jimny mesmo. Isso que apareceu um super negócio de um amigo de um amigo que quis trocar no meu antigo Gol por causa das 4 portas, criança pequena, patroa, etc. Fiz uma longa viagem com esse outro amigo até a cidade dele passar o final de semana. Quando bati o olho no jipinho, foi amor a primeira vista. E tinha acabado de receber uma mini bolada de um trampo de 3 meses cruéis. Caiu como uma luva também! Fiquei fã do jipinho e fui descobrindo aos poucos a maravilha da engenharia japonesa que veio parar em minhas mãos. Até então, só gastava com manutenção preventiva, no máximo um som CD. Quando aparecia algo mais complicado, logo passava pra frente o carro. Justo eu. Mas andei de moto um bom tempo e sempre curi natureza e trekking. Tudo de mochilão ou na boléia de outros 4x4 eventualmente. Daí vem essa coisa de sair pra uma trilha ou outra, ter que ficar perguntando se dá pra passar, tentando entender os gestos das mãos afoitas mandando ir pra direita, esquerda, etc. Até a possibilidade de voltar a muitos picos, agora de jipe, sem surrar o carro ou tomar sol na cabeça com a moto. Veja bem o naipe da coisa que culminou com toda a preparação do Zóiudo, e agora até snorkel já estou pensando. Justamente porque me falaram que diminui absurdo a poeira no filtro. Inclusive, alguns modelos tem um pré filtro. Ideal, genial. Mas haja $$$. Mesmo comprando nos EUA, não deixa menos que 400 doletas. Um iPhone! Ou outro acessório mais útil? Até que ponto o snorkel é útil? Até dar calço hidráulico? rsrs Mas só passa em rio profundo quem quer. Em 95% dos casos, tem um desvio pela tangente, bem mais raso. Quanto aos K&N, achei uns vídeos no YouTube ensinando a fazer a limpeza e spray de óleo. Mas, na dúvida, usaria somente no asfalto. Na trilha, o duro é que sempre tem pelo menos outro jipe e uma hora ou outra alguém tem que comer poeira. Meu motorzinho de dentista aqui tem que durar uns 300.000 pelo menos... Ah, coloquei um filtro de cabine esses dias. Interessante também.
Abraços,
Thiago
Thiago e Clemente:
Bom falar com vocês!
Devo dizer que li praticamente todo este Fórum, de um ano para cá desde que fiz minha inscrição, e nos posts de vocês dois, sempre me detive com mais atenção, pela qualidade, seriedade e equilíbrio nas opiniões além do conhecimento técnico bem embasado e seguro.
Já aprendi muito com ambos e hei de continuar assim, pela experiência que já têm na matéria.
O que o Clemente falou do K&N, é a pura verdade. Tenho uma boa experiência com este item, nas motocicletas, e apanhei um pouco até conseguir fazer a limpeza adequada (aliás, isso é até fácil). O difícil é a dosagem e distribuição do spray de óleo sobre o filtro, de maneira que não sature com excesso, nem fique com a filtragem comprometida por falta da película oleosa filtrante.
O que acontece muito, é o pessoal lavar com querosene e tais, e depois passar um spray de WD40 (que é excelente para quase tudo) mas, para este fim, existe o óleo específico.
A idéia de usar o filtro original em caso de muita poeira, realmente é boa. Até porque poupa um pouco o K&N. Inclusive, nesta situação de muito pó, a K&N recomenda usar uma graxa dela mesma, para ajudar a selar as faces que vedam de encontro à tampa e caixa do filtro.
Na verdade tinha adquirido inicialmente o modelo 4Sun, mas calhou de que naquela noite troquei uma idéia com o Thiago, que me esclareceu ser um modelo adaptado no Brasil, embora o teto panorâmico seja de muito boa qualidade e bem instalado.
Preferi abrir mão do teto aberto. No Tracker, sempre viveu fechado e provavelmente no Jimny também seria assim.
Forte abraço e boas trilhas!
Leonel
Pois é.............
Como canja de galinha e precaução, não fazem mal a ninguém, no poeirão - vamos de filtro original. Aliás, quando falo em original, falo do stock mesmo. Certos componentes do mercado paralelo me metem medo, e filtros é um deles. Paga-se um pouco mais, mas fica-se tranquilo!
Falando do snorkel.....:
Pode até ser frescura, mas rapaz, tenho pena de afogar o Jerico a ponto dele precisar de canudinho para respirar.
Achei essa comparação do canudo num post - que deve ter sido do Clemente - provavelmente. Definiu bem!
Nas travessuras que fiz no final de semana, quando saltava e voltava pro carro, mesmo com os tapetes de borracha sobre o carpete, eu ficava batendo as botas uma na outra, pra tirar o excesso de lama. Imagina se vou querer encher a viatura de água......
Pelo menos, por enquanto........ não!
Hehehehe....
Pois é Leo, deixo a questão do snorkel em aberto pros mais experientes. Principalmente em relação a poeira. Dei o exemplo do iPhone, mas não tenho nem pretendo comprar um. Aliás, meu celular não é nem o de 100, é o de 89,90. Até hoje, uma simples mosca continua a me fascinar muito mais que um iPhone... E outro questionamento pessoal: você realmente faz uso dos acessórios que coloca no jipe? Qual o limiar da ganância, ou o puro vício de querer modificar cada vez mais? Pior, não ter dinheiro pra sustentar o vício. heheh
abraços,
Thiago
Falando do snorkel.....:
Pode até ser frescura, mas rapaz, tenho pena de afogar o Jerico a ponto dele precisar de canudinho para respirar.
Achei essa comparação do canudo num post - que deve ter sido do Clemente - provavelmente. Definiu bem!
Nas travessuras que fiz no final de semana, quando saltava e voltava pro carro, mesmo com os tapetes de borracha sobre o carpete, eu ficava batendo as botas uma na outra, pra tirar o excesso de lama. Imagina se vou querer encher a viatura de água......
Pelo menos, por enquanto........ não!
Hehehehe....
Juliano Nitsch
04/10/2012, 21:32
Snorkel em motor OTTO... uma grande polêmica.
Até que ponto o snorkel vai te ajudar em uma travessia de água profunda ? Será que vai chegar até ao outro lado ?
O problema é q o pessoal só coloca o "canudinho" pra fora e blz. E a vedacao da tampa da caixa do filtro de ar ? Perfeita vedacao de todas as conexoes do snorkel até a caixa de ar ? E a vedacao da vareta de óleo ? E a vedacao do sistema de ignicao ? Todo mundo esquece destes detalhes.
De nada adianta o "canudinho" pra fora se a agua pode entrar por outro lugar. Outra coisa é o escapamento... se o motor chegar a apagar dentro da água, já era...
É isso aí pessoal, depois de instalar o snorkel faca um teste bem simples... tampe a boca dele e veja se o motor apaga ! Garanto que muitos que tem snorkel e fizerem este simples teste vao se surpreender... o motor vai continuar funcionando, quando o correto, se todas as vedacoes estiverem em ordem, é desligar.
Portanto faca uma instalacao bem feita.
Até mais.
Além do que, como é o meu único veículo no momento....... vou usando com moderação......!
Já disse pro meu filho (que babou no carro e me propôs trocar no KAzinho dele) que a viatura há de ficar pros netos!
Devo ir para Santos em breve com ele (trabalho parte do tempo por lá), quem sabe não nos vemos aí pela Mantiqueira...
eu acho que snorkel é pra motor diesel. No Troller eu tinha, no Jimny nem cogito a instalação.
sandro-natal
05/10/2012, 12:26
Considerando duas viaturas com injecao eletronica, em que aspecto a diesel é mais robusta que a gasolina para travessias na água?:pipoca:
Ótimo post Juliano! Fora tudo isso, não podemos esquecer dos respiros da t-case e diferenciais. Valeu!
Snorkel em motor OTTO... uma grande polêmica.
Até que ponto o snorkel vai te ajudar em uma travessia de água profunda ? Será que vai chegar até ao outro lado ?
O problema é q o pessoal só coloca o "canudinho" pra fora e blz. E a vedacao da tampa da caixa do filtro de ar ? Perfeita vedacao de todas as conexoes do snorkel até a caixa de ar ? E a vedacao da vareta de óleo ? E a vedacao do sistema de ignicao ? Todo mundo esquece destes detalhes.
De nada adianta o "canudinho" pra fora se a agua pode entrar por outro lugar. Outra coisa é o escapamento... se o motor chegar a apagar dentro da água, já era...
É isso aí pessoal, depois de instalar o snorkel faca um teste bem simples... tampe a boca dele e veja se o motor apaga ! Garanto que muitos que tem snorkel e fizerem este simples teste vao se surpreender... o motor vai continuar funcionando, quando o correto, se todas as vedacoes estiverem em ordem, é desligar.
Portanto faca uma instalacao bem feita.
Até mais.
Boa pergunta Sandro. Eu acho que os diesel antigos não tinham ECU. Uma vantagem. Mas os novos já não sei. Os circuitos de alta voltagem do Jimny (ECU e partida) eu sei que já são blindados de fábrica. Então fica tudo certo. Resta esperar mais opiniões do pessoal.
absss
Considerando duas viaturas com injecao eletronica, em que aspecto a diesel é mais robusta que a gasolina para travessias na água?:pipoca:
Fiz uma pesquisa rápida na web e apareceu o seguinte:
Lastly, because diesel engines induce combustion through compression, they are well-suited for wading through water.
Ou seja, os motores a diesel induzem a combustão por compressão, sendo mais adequados a travessias de água.
Fonte: Off-Roading Concepts: Petrol vs. Diesel (http://www.wittenburg.co.uk/offroading/Concepts/PetrolDiesel.html)
Outra consideração minha mesmo é que talvez, pelo fato do bloco ser naturalmente mais reforçado em função da alta taxa de compressão, ele aguente mais variação térmica.
Neste outro SITE (http://www.landroverexpedition.com/articles/engines-on-expedition-why-is-diesel-best/) o pessoal explica que o motor diesel não depende de eletrônica pra funcionar. Mesmo desconectando-se a bateria ele continua funcionando. E a combustão não precisa de faísca (não tem vela). Aí as informações se somplementam. Esperamos mais considerações do pessoal.
absss
Boa pergunta Sandro. Eu acho que os diesel antigos não tinham ECU. Uma vantagem. Mas os novos já não sei. Os circuitos de alta voltagem do Jimny (ECU e partida) eu sei que já são blindados de fábrica. Então fica tudo certo. Resta esperar mais opiniões do pessoal.
absss
motor diesel ELETRÔNICO é LOTADO de frescuras. dezenas de sensores e módulos.
meteu na água pode ter certeza que custará caro, caso algo dê problema.
da minha parte não quero mais saber de motor diesel na minha vida.
Mesquita
05/10/2012, 16:39
Muito bom esse vídeo comparando o Jimny e o defender feito pela AutoCar U.K.:
Suzuki Jimny vs Land Rover Defender - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5kFYcFQTcVg&feature=related)
Juliano Nitsch
05/10/2012, 17:13
Com certeza... vc esta corretíssimo !
Quanto ao seu outro post, só o Diesel com injeçao mecânica se mantém ligado ao desligar a bateria. Também é o mais indicado para travessias em agua profunda. Logicamente o eletrônico depende e muito da bateria e do alternador.
Ótimo post Juliano! Fora tudo isso, não podemos esquecer dos respiros da t-case e diferenciais. Valeu!
Juliano Nitsch
05/10/2012, 17:20
Pelo jeito sua experiência com o Troller não foi das melhores... Não sei se é verdade, mas dizem que o Troller 2006 foi o pior ano, foi quando aconteceu a transição, saiu o MWM 2.8, muito elogiado, e entrou o 3.0. Devido a várias mudanças contidas principalmente na parte elétrica, houve vários problemas também. Já teve relatos até da buzina ter dado problema... tá aqui pelo fórum.
Até mais.
Eu lembrei de um programa que vi há um tempo atrás no AutoEsporte, mostrando jipes no Pantanal.
O que me marcou, na verdade, foi ver um pantaneiro raiz e sua Band passando as lagoas só com uma lona sobre o motor. Na boa, humilhou os caras com as viaturas hiper preparadas! heheheh Brincadeira porque os pantaneiros, em sua maioria, já se renderam ao snorkel. Mesmo daquele feito em casa. Gostei demais!
Consegui recuperar o vídeo no YouTube. Curtam aí...
abraços a todos e valeu pela sequência de posts! Esse tópico estava precisando!
Carro 4x4 adaptado para o Pantanal Auto Esporte 01 01 2012.avi - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4J8eK9rJLpE)
Com certeza... vc esta corretíssimo !
Quanto ao seu outro post, só o Diesel com injeçao mecânica se mantém ligado ao desligar a bateria. Também é o mais indicado para travessias em agua profunda. Logicamente o eletrônico depende e muito da bateria e do alternador.
Juliano Nitsch
05/10/2012, 17:25
Este aqui também é bem interessante.
JIMNY DENTRO D'ÁGUA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PtfLIUCIA6o)
Juliano Nitsch
05/10/2012, 17:32
Acho q ele quis dizer distribuidor e não carburador... rsrsrsrs
Muito bacana o video... legal a lona na frente pra passar na água. Simples e funcional.
Até mais.
Eu lembrei de um programa que vi há um tempo atrás no AutoEsporte, mostrando jipes no Pantanal.
O que me marcou, na verdade, foi ver um pantaneiro raiz e sua Band passando as lagoas só com uma lona sobre o motor. Na boa, humilhou os caras com as viaturas hiper preparadas! heheheh Brincadeira porque os pantaneiros, em sua maioria, já se renderam ao snorkel. Gostei demais!
Consegui recuperar o vídeo no YouTube. Curtam aí...
abraços a todos e valeu pela sequência de posts! Esse tópico estava precisando!
Carro 4x4 adaptado para o Pantanal Auto Esporte 01 01 2012.avi - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4J8eK9rJLpE)
AlemãoRS
05/10/2012, 22:08
Snorkel é uma segurança a mais para quem faz trilhas em locais com água como a maioria delas por aqui na RS. Faço trilhas desde 2006 com meu vitara, ele nunca falhou na água e com certeza já passei em trechos que teria "bebido" água se não fosse o snorkel.
Juliano Nitsch
06/10/2012, 10:43
OK... mas oque a gente esta tentando dizer é que a instalacao tem que ser bem feita, ou nao vai adiantar nada. Da uma olhada na caixa do seu filtro de ar, se na parte de baixo tiver manchas de agua misturada com terra sua instalacao nao foi bem feita.
Nao esqueca de conferir se o encaixe e vedacao estao perfeitas na caixa do filtro de ar, ou seja, entre a tampa e a parte presa no paralamas.
Uma coisa q vejo direto em Vitaras, principalmente com Body-lift é a mangueira que vai do filtro de ar até o corpo da injecao, rasgada ou remendada, oque anula o snorkel.
Entao sao varios detalhes que merecem muita atencao para nao ficarmos no prejuizo.
Até mais.
AlemãoRS
06/10/2012, 17:30
OK... mas oque a gente esta tentando dizer é que a instalacao tem que ser bem feita, ou nao vai adiantar nada. Da uma olhada na caixa do seu filtro de ar, se na parte de baixo tiver manchas de agua misturada com terra sua instalacao nao foi bem feita.
Nao esqueca de conferir se o encaixe e vedacao estao perfeitas na caixa do filtro de ar, ou seja, entre a tampa e a parte presa no paralamas.
Uma coisa q vejo direto em Vitaras, principalmente com Body-lift é a mangueira que vai do filtro de ar até o corpo da injecao, rasgada ou remendada, oque anula o snorkel.
Entao sao varios detalhes que merecem muita atencao para nao ficarmos no prejuizo.
Até mais.
Com certeza Juliano!
Bruno, também comprei o Jimny da patroa agora em fevereiro, ainda não coloquei as proteções pois a viatura está com minha esposa em Salvador, deve voltar no final do mês. Tenho um Grand Vitara novo e coloquei este mês as proteções do motor e caixa de redução, comprei na NewTrack, excelente acabamento e encaixe perfeito, emborrachada na parte superior e com buchas de borracha para não haver trepidação. Devo comprar as proteções do Jimny também na NewTrack, disponibilizam a do cárter e caixa de transferência, R$300 e R$350 respectivamente, frete grátis todo Brasil. A única coisa que fiquei grilado foi que nas fotos das proteções do Jimny no site da NewTrack não dá para ver as porcas e como é o sistema de fixação. As fotos das proteções do GVIII consigo identificar perfeitamente como é a fixação. Vou esperar o Jimny voltar e dar uma olhada por baixo do carro, antes de realizar a compra. O primeiro investimento no Jimny foram as porcas antifurto do estepe, comprei da Mcgard no site da expressrodas, gostei muito, espero que funcione. Comprei também um adaptador pirata de mp3 wireless com encaixe na tomada do cinzeiro, tá funcionando segundo relatos da patroa. Sobre a proteção do tanque de combustível, nunca vi, se tiver pode postar!
Olá conterrâneo;
Pedi hoje o protetor caixa de redução, na New-Track. Você que já deve estar com ele instalado na viatura, me fala como foi. Mole de instalar? Encaixa sem ter que acochambrar nada?
Instalei as porcas da McGuard também, para step e rodas. Dá uma maior tranquilidade.
Obrigado pelas infos.
Caros,
vocês são muito bacanas! Super obrigado pelas saudações nos posts anteriores. Queria ter agradecido um a um, mas o tempo anda curto. Tudo que aprendi foi graças a troca de informações com vocês e outros colegas da rede!
Pois bem, segue post que acabo de fazer no painel geral, sobre minha experiência com o Jimny na Controlar deste ano.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/110823-controlar-descontrolada.html
Sim dei mais atenção para a seção dos Lands, mas por lá qualquer ajuda com os problemas é de grande valor.
Aqui na turma do Jimny, não existe problema para discutir... rsrsr O carro é perfeito demais e eu não tenho mais palavras e adjetivos para dizer o quanto perfeito o Jimny é.
Tivesse eu falar das concessionárias, a coisa seria BEMMMM diferente....
Resumindo, sonho até em comprar um Jimny 100% básico, o mais belo no meu olhar conservador.. Claro, antes que chegue o Jimny com apliques de fibra feito em Catalão...
Abraços e obrigado!!!
Clemente
Parabéns Clemente;
tem que denunciar mesmo, uma vergonha total.
cara de pau da Controlar, reprovar um veiculo novo, com tecnologia muito superior às carroças vendidas por aqui.
mande para o MP.
Caros,
vocês são muito bacanas! Super obrigado pelas saudações nos posts anteriores. Queria ter agradecido um a um, mas o tempo anda curto. Tudo que aprendi foi graças a troca de informações com vocês e outros colegas da rede!
Pois bem, segue post que acabo de fazer no painel geral, sobre minha experiência com o Jimny na Controlar deste ano.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/110823-controlar-descontrolada.html
Sim dei mais atenção para a seção dos Lands, mas por lá qualquer ajuda com os problemas é de grande valor.
Aqui na turma do Jimny, não existe problema para discutir... rsrsr O carro é perfeito demais e eu não tenho mais palavras e adjetivos para dizer o quanto perfeito o Jimny é.
Tivesse eu falar das concessionárias, a coisa seria BEMMMM diferente....
Resumindo, sonho até em comprar um Jimny 100% básico, o mais belo no meu olhar conservador.. Claro, antes que chegue o Jimny com apliques de fibra feito em Catalão...
Abraços e obrigado!!!
Clemente
Mesquita
30/10/2012, 17:30
Boa tarde,
Sobre a noticia que vem sendo muito veiculada nos noticiários especializados de que o Jimny vai passar por uma reformulação completa em 2013 e ganhar ares de crossover é apenas boato ou existe alguma verdade nisso? Segue link com foto e notícia.
Next generation Suzuki Jimny will goes on sale in India late 2013 and arrive Europe in 2014,plus update about Suzuki future models | SUZUKI FAN (http://suzukifan.com/2012/01/23/next-generation-suzuki-jimny-will-goes-on-sale-in-india-late-2013-and-arrive-europe-in-2014plus-update-about-suzuki-future-models/)
Paulo Marcelo
06/11/2012, 21:32
Brincadeiras do final de semana, trilha no sertão entre Ceará e Piauí:
http://img.photobucket.com/albums/v116/pmarcelo/20121102_133826.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=gVw4GUqTIdE
não da para ver o video video privado
Paulo Marcelo
07/11/2012, 12:50
não da para ver o video video privado
Opa, acho que corrigi. Tenta ver agora. :curtir:
era muito ingreme a subida?
Paulo Marcelo
08/11/2012, 00:02
era muito ingreme a subida?
Sim, bastante. Não faltou força pra subir, mas sim tração.
Além de ingreme, é longa e sem espaço para pegar velocidade, por isso tive que começar de terceira reduzida, depois segunda e por fim, quando fico praticamente parado patinando, de primeira.
Sim, bastante. Não faltou força pra subir, mas sim tração.
Além de ingreme, é longa e sem espaço para pegar velocidade, por isso tive que começar de terceira reduzida, depois segunda e por fim, quando fico praticamente parado patinando, de primeira.
Legal....tenho visto varioos video no yt comprovando quanto esse pequeno com motor de dentista é valente..parabens.
gui_na_trilha
08/11/2012, 14:25
Lateral Dunas Tibau RN - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AQvBd5cnnBc&feature=g-upl)
Aproveitando o Jimny da Melhor Maneira Possível!
SANTANA.CSP
25/11/2012, 21:39
Léo, deixei para colocar a proteção na revisão de 06 meses na Ritto de Salvador, só que tava em falta, vou deixar para a revisão de 01 ano no Carnaval ou farei o pedido pela net, estive meio ocupado nos últimos meses, nunca mais tinha postado no fórum. Só alegria com as viaturas, o Jimny tá fazendo 13 km/l com ar aqui em Porto Seguro, o Vitara faz 09 km/l com ar também.
Abraços a todos.
Olá conterrâneo;
Pedi hoje o protetor caixa de redução, na New-Track. Você que já deve estar com ele instalado na viatura, me fala como foi. Mole de instalar? Encaixa sem ter que acochambrar nada?
Instalei as porcas da McGuard também, para step e rodas. Dá uma maior tranquilidade.
Obrigado pelas infos.
No meu eu coloquei o peito de aço e o protetor da redução da new track e foi rapido que um mecanico colocou sem muitas dificuldades, ja vem contudo so colocar e parafusar.
Fala Santana / Atomic;
Demorando de responder..........não tinha marcado notificação para o tópico. Voltei aqui por acaso.
Coloquei o protetor de cx de redução com o Mário da Ritto, mas peguei na New-Track.
Fizemos uma trilha em Lençóis no feriado de 15 de novembro, e o protetor já se pagou..... tem uma "lapada" enorme, fruto de umas pedras no trecho Lençóis > Andaraí.
Fizemos 37 km em 10 hrs. Oito Jimnys e duas Triton´s. Show!
Abraços
tem fotos destes 37 km em 10 hrs??? meu amigo. deve ser so cratera..se puder poste, gostaria de ver..
tem fotos destes 37 km em 10 hrs??? meu amigo. deve ser so cratera..se puder poste, gostaria de ver..
Na verdade, foram 8 horas úteis rodando...........as outras duas foram gastas com banho de cachoeira - regado à petiscos de salame italiano e Stella gelada - que partilhamos no carro de Branca de Neve!
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/andarai.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/TRAVESSIACONCLUIDA.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/roncador2.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/roncador1.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/riachinho.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/LecotravRoncador.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/brancaroncador.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/arrozinho.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/atolou.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/banhoecachoeira.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/cratera.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/dragatildeo.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/placa.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/paiinacio.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/tirandoroda.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/tirandoaroda.jpg
Lindas fotos......para passar agua naquela altura sem snorkel foi tranquilo?
Maravilha de passeio!!!!
o Amarelo é um DDS? tem como postar fotos e detalhes dele?
Maravilha de passeio!!!!
o Amarelo é um DDS? tem como postar fotos e detalhes dele?
É um DDS, sim!
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/abastecendo.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/turmariacho.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/horadedormir.jpg
Lindas fotos......para passar agua naquela altura sem snorkel foi tranquilo?
Foi tranquilo sim!
A lâmina dágua tinha em torno de 90 cm nos trechos mais profundos. Apenas dois dos jipes tinham snorkel.
Eu estava de "zequinha" e meu filho, que estava guiando o tempo todo, comentou que sentiu o carro dar uma pequena boiada com a traseira, na travessia do Rio Roncador. Mas nada de água no filtro.
Bacana ...esse pequeno émuito valente mesmo!
fireball
12/12/2012, 12:59
Aguem sabe se existe o para-choque dianteiro do DDS para vender é muito lindo,,, minha vontade era deixar meu hr parecido com um DDS
gui_na_trilha
12/12/2012, 13:20
Show de Trilha! Esse jipinho é fantástico!
É um DDS, sim!
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/abastecendo.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/turmariacho.jpg
http://i876.photobucket.com/albums/ab329/leonelcs/horadedormir.jpg
o paraca do DDS é igual ao do 4Sport, tem nas ccs
fireball
13/12/2012, 10:10
Teria ideia do custo? Aqui não tem CCS será que vende tbm os acabamento da caixa de roda
LEO BA meu amigo!!!!!!!! que maravilha................ bichoo chega deu vontade de ir pra aí....
caramba!!! Paisagens fantásticas.... mermãoooooooooo
teria ideia do custo? Aqui não tem ccs será que vende tbm os acabamento da caixa de roda
71005-beg00-000 pára-choque, dianteiro r$ 703,66
71004-beg00-000 parachoque traseiro r$ 595,79
08000-beg00-000 suporte, estepe r$ 161,34
99134-beg00-0ld máscara farol ld r$ 21,13
99134-beg00-0le máscara farol le r$ 21,13
77027-beg00-0ld flare, traseiro ld r$ 492,71
77027-beg00-0le flare, traseiro le r$ 492,71
77026-beg00-0ld flare, dianteiro ld r$ 615,86
77026-beg00-0le flare, dianteiro le r$ 615,86
HBO; A Chapada Diamantina é apontada como um dos lugares mais bonitos do Brasil. Quando quiserem fazer uma barca para cá, basta avisar. Se não der pra acompanharmos, pelo menos, terá todas as dicas. (A minha página da 4x4 não está dando tabulação, o texto fica todo aleijado)
fireball
13/12/2012, 17:43
Para deixar meu HR com a cara de 4sport daria em torno de R$ 3.500,00 será se comprar a talvez de oficina tem algum desconto quem sabe uns 10 ou 20% nossa seria bom...
Teria que trocar os acabamento da porta ou é igual,, suporte do estepe acho que não seria preciso trocar...
Com flare, traseiro e dianteira ia ganhar muito espaço para pneu não ficar mais pegando em condições mias extremas...
pára-choque, dianteiro r$ 703,66
parachoque traseiro r$ 595,79
flare, traseiro ld r$ 492,71
flare, traseiro le r$ 492,71
flare,dianteiro ld r$ 615,86
flare, dianteiro le r$ 615,86
aguem sabe de alguem que já fez isso.
Estou cotando um 4Sport e encontrei muita diferença entre os paras dele e do dds. Será que o 4 sport que vi está sem as manilhas, pino bola e gancho frontal pois foram retirados por "alguem"?
onde conseguiram essas cotações??
site, link?
Leo, muito boas as fotos. Valeu por postar. Rodei 1 mês a chapada, mas na época numa SW4. Imperdível. Top 5 das minhas viagens.
Thiago
HBO; A Chapada Diamantina é apontada como um dos lugares mais bonitos do Brasil. Quando quiserem fazer uma barca para cá, basta avisar. Se não der pra acompanharmos, pelo menos, terá todas as dicas. (A minha página da 4x4 não está dando tabulação, o texto fica todo aleijado)
Cotações na Concessionária Suzuki de Cuiabá - MT (Sazaki Imports)
onde conseguiram essas cotações??
site, link?
Ando procurando um parachoque de aço, que não seja demasiamente pesado.....
Leo, muito boas as fotos. Valeu por postar. Rodei 1 mês a chapada, mas na época numa SW4. Imperdível. Top 5 das minhas viagens.
Thiago
Valeu Thiago!
Abs
Anibal Jr.
26/12/2012, 03:31
Pessoal, estou com uma dúvida e quero a ajuda de vocês. Tenho um jimny 2011 e quando aciono o 4x4 no botão 4WD (com a direção reta), algumas vezes faz um barulho como um click, isso é normal?
fireball
26/12/2012, 07:45
É normal o dia que vc não escurar é porque não ligou. o meu sempre faz.
Rodalivre pneumática. normal.
Anibal Jr.
27/12/2012, 14:15
fireball e Márcio, muito obrigado por tirarem minha dúvida.
JulioTavares
28/12/2012, 14:38
Meu Jimny acabou de fazer 1000km e tenho uma pergunta pra vocês:
As portas do Jimny (motorista/passageiro/mala) são meio difíceis de fechar mesmo (precisando fazer muita força, muitas vezes ficando mal fechada)? Tenho dois que comprei na mesma ocasião desde zero e apresentam isso...
Meu Jimny acabou de fazer 1000km e tenho uma pergunta pra vocês:
As portas do Jimny (motorista/passageiro/mala) são meio difíceis de fechar mesmo (precisando fazer muita força, muitas vezes ficando mal fechada)? Tenho dois que comprei na mesma ocasião desde zero e apresentam isso...
Olá Júlio;
As portas têm um contorno em borracha, em toda a sua extensão, a fim de garantir a estanqueidade contra água e pó.
Daí precisarem de um pouco mais de pressão, para fecharem completamente.
Depois de mais de 1 ano e meio que o meu começou a ficar mais fácil de fechar a porta.
Mas ainda precisa de mais força que num carro normal, o que considero algo positivo :)
Só as dobradiças que poderiam segurar melhor a porta quando o carro está numa subida...
Abraço
um pouco de graxa nas partes da fechadura ajuda....
afonso85
01/01/2013, 04:33
um pouco de graxa nas partes da fechadura ajuda....
Também pode abaixar um pouco os vidros, ajuda a diminuir a pressão interna...
Exatamente.
Com os vidros abaixados basta um toque leve que ela já fecha.
Também pode abaixar um pouco os vidros, ajuda a diminuir a pressão interna...
o site da suzuki atualizou hoje Suzuki (http://www.suzukiveiculos.com.br/)
davidtuf
04/01/2013, 10:25
Bom dia amigos, sou novo no forum, mas a tempos estou paquerando um Jimny! Decidi esperar o 2013 nacional pois eu achei um pouco mais bonito com aquela entrada d ar no capô.. as vezes eu axo q estou ficando maluco, mas todos os dias a primeira coisa q eu faço quando chego no trabalho é olhar o facebook e o site da suzuki pois estou muito ancioso para trocar meu picanto no Jimny!
JulioTavares
04/01/2013, 21:20
Se for pelo capô, pega um 2012 japonês (até mais barato do que um nacional 2013) e depois compra o capô na concessionária... rs
Caiogaucho
04/01/2013, 22:33
Estive na concessionária daqui do RS (Sagara) com a idéia de trocar o meu 2010 por um Zero! Após conversar com o vendedor e ouvir dele próprio que "todos" estão com "pé atrás" destes que serão -inicialmente- montados aqui, acabei desistindo, pois não virá mais os japoneses.
Ora, quem conhece o "chão de fábrica" brasileiro e o "japones", com certeza irá optar por um semi-novo japones em detrimento do zero Nacional. Sei que chega ser deprimente, mas é a realidade da qualificação e da cultura fabril, no atual estágio em que nos encontramos!
Acabei permanecendo com o meu (20 KM) e, quem sabe, mais adiante opte em substituí-lo por um "nacional".
abs
Caio
Se for pelo capô, pega um 2012 japonês (até mais barato do que um nacional 2013) e depois compra o capô na concessionária... rs
Pior que quem trabalha no chão de fábrica japonês são imigrantes brasileiros mesmo. Ao meu ver, o problema maior é a substituição de pintura, plásticos, etc por equivalentes meia boca. Até o pessoal dos HR já tinha problema com gasolina que manchava os para-choques cinza pintados aqui. Fora isso, o projeto ainda é essencialmente o mesmo. Simples e leve. Gostaria que tivesse, em primeiro ligar, opção com câmbio auto. Eles mandam pra cá só câmbio manual, parece discriminação. Tó, fica com a sobra. Um modelo Canvas seria tentador também. Agora o que atenderia bem é piso em borracha. Esse negócio de carpete não combina com poeira.
Estive na concessionária daqui do RS (Sagara) com a idéia de trocar o meu 2010 por um Zero! Após conversar com o vendedor e ouvir dele próprio que "todos" estão com "pé atrás" destes que serão -inicialmente- montados aqui, acabei desistindo, pois não virá mais os japoneses.
Ora, quem conhece o "chão de fábrica" brasileiro e o "japones", com certeza irá optar por um semi-novo japones em detrimento do zero Nacional. Sei que chega ser deprimente, mas é a realidade da qualificação e da cultura fabril, no atual estágio em que nos encontramos!
Acabei permanecendo com o meu (20 KM) e, quem sabe, mais adiante opte em substituí-lo por um "nacional".
abs
Caio
_portela
07/01/2013, 10:12
Gosto não se discute mesmo...rsrs
Eu acho esse novo "nariz entupido" horrososo! Começaram, como alguém já disse, a "frankensteinizar" o carrinho...
O pior não é ser montado aqui, o pior é ser montado pela Souza Ramos compartilhando uma linha de montagem da Mitsubishi. Tem tudo para dar errado...
tem tudo pra dar errado MESMO!
Que o projeto e basicamente o mesmo, isso e, mas também odiei o nariz. Agora deixa ele quieto que já tá aí mesmo e pronto.
Quanto a qualidade, Suzuki NÃO é Mit. As exigências e controle de qualidade são diferentes.
Até agora é só especulação. Tem chance sim de estragar. E não é pequena. Mas ninguém sabe.
Mudaram o rádio e aqui http://www.suzukiveiculos.com.br/pdfs/tabela-de-preco-jimny.pdf diz que agora é de série, inclusive MP3 e Bluetooth...
Queria ver esse rádio e essa moldura do rádio, afinal o rádio original tem as bordas redondas e o painel é boleado...
Outra coisa foi que retiraram do catálogo aquela versão pelada, sem DH, rádio e ar... Impressionante como nos últimos meses os caras não sabem nem padronizar os modelos...:slap:
Palhaçada tirarem o standard da linha....original agora, nunca mais...ou até mudarem de novo..rsrsrsrs
Mudaram o rádio e aqui http://www.suzukiveiculos.com.br/pdfs/tabela-de-preco-jimny.pdf diz que agora é de série, inclusive MP3 e Bluetooth...
Queria ver esse rádio e essa moldura do rádio, afinal o rádio original tem as bordas redondas e o painel é boleado...
Outra coisa foi que retiraram do catálogo aquela versão pelada, sem DH, rádio e ar... Impressionante como nos últimos meses os caras não sabem nem padronizar os modelos...:slap:
nandoprestes
06/02/2013, 21:25
Roberto,
Liguei hoje em 2 concessionarias e ninguem tava sabendo desse radio com mp3 e bluetooth...mencionei o site e ficaram surpresos.... mas ficaram de me confirmar a disponibilidade e se vai caber nos jimnys anteriores a esse nacional....
Vamos aguardar
Abs
VOVÔ DO TROLLER
06/02/2013, 21:41
Que o projeto e basicamente o mesmo, isso e, mas também odiei o nariz. Agora deixa ele quieto que já tá aí mesmo e pronto.
Quanto a qualidade, Suzuki NÃO é Mit. As exigências e controle de qualidade são diferentes.
Até agora é só especulação. Tem chance sim de estragar. E não é pequena. Mas ninguém sabe.spe
Tomara que você esteja certo Thix ,pois tanto a Mit quanto a Suzuki são "by Souza Ramos" e o histórico dela não é dos melhores. Gosto e admiro a marca Suzuki e espero que ela não dê tanta "moleza" para a SR quanto a Mitsubishi dá. De qualquer jeito, Suzuki não é Mitsubishi, nem aqui nem no Japão, felizmente. De qualquer forma, não adianta especular,pois só o tempo dirá (e pelo jeito não vai demorar muito). Vamos aguardar e torcer para que a Suzuki haja com mão forte aqui no Brasil . Abs. Válter
Também fiquei curioso por esse rádio!
Aquela versão pelada, sem rádio, DH e ar tinha uma moldura diferente. A moldura era outra, com cantos retos e espaço para rádio 1 DIN e porta trecos.
Procurei na concessionária daqui de Belém, mas eles não tinham aquele modelo de carro pra vender, eu queria ver como era. O cara da oficina nunca sabe de nada... nunca viu nada...
Liguei pra Rakki e no setor de peças o cara disse que tinha no catálogo mas não tinha a peça. Só tinha no catálogo a tal gaveta porta trecos (se bem me lembro era uns 70 reais, só essa gaveta), mas não tinha a capa da moldura com cantos retos...
Se aquele modelo sem rádio chegou a ser vendido, então o molde já existe no Brasil, falta a fábrica disponibilizar pras concessionárias...
Tempos atrás pesquisei e encontrei em uma loja da austrália, mas o cara não enviava pra cá...
Eu mesmo retirei o rádio original e coloquei um sony comum, daí adaptei um porta trecos que acho que é do Pólo (não sei dizer porque foi um aluno que trabalha numa concessionária da volks que me deu)...
Cocatriz
07/02/2013, 13:46
Provavelmente é o radio que estavam nos Jimny do salão do automovel de 2012...
Essa foto foi linkada do blog Stand Suzuki no Salão do Automóvel 2012 em SP. | (http://blogdovaltinho.hospedagemdesites.ws/?p=256)
Quando o meu chegar eu confirmo...
393976
nandoprestes
07/02/2013, 15:26
E esse radio encaixa no lugar do existente sem adaptações?
Se for...beleza!
Cocatriz
07/02/2013, 16:02
Eu não ví esse radio pessoalmente, mas ele tem USB, MP3, Bluethoth e está num Jimny.
Eu fiz test drive num HR, se me lembro bem do radio ele é grandão, esse ocuparia o espaço dele, com um espaçozinho embaixo.
Se quiser quebrar o porquinho, pode colocar a central multimidia da Clarion ( que ocupa todo o espaço, ou seja igual o radio velho ):
393988
Felipe Rodrigues
07/02/2013, 23:38
Eu não ví esse radio pessoalmente, mas ele tem USB, MP3, Bluethoth e está num Jimny.
Eu fiz test drive num HR, se me lembro bem do radio ele é grandão, esse ocuparia o espaço dele, com um espaçozinho embaixo.
Se quiser quebrar o porquinho, pode colocar a central multimidia da Clarion ( que ocupa todo o espaço, ou seja igual o radio velho ):
393988
Cocatriz,
Segue as fotos do kit-multimidia que coloquei a mais de um ano no meu Jimny!!!!!
Um abraço!!!
Felipe
394067394068394069394072394073394074394070394071
Tô achando que esse cara trocou o frame inteiro por um destes:
Suzuki Jimny 2008 Car CD Stereo Double Din Facia Adaptor Kit Panel CT23SZ08 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Suzuki-Jimny-2008-Car-CD-Stereo-Double-Din-Facia-Adaptor-Kit-Panel-CT23SZ08-/400337001066)
393988
Tô achando que esse cara trocou o frame inteiro por um destes:
Suzuki Jimny 2008 Car CD Stereo Double Din Facia Adaptor Kit Panel CT23SZ08 | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/Suzuki-Jimny-2008-Car-CD-Stereo-Double-Din-Facia-Adaptor-Kit-Panel-CT23SZ08-/400337001066)
Pronto thix4 é isso mesmo... era essa a moldura que tinha na Austrália, com cantos retos...
Então acho que o problema está resolvido, uma vez que os novos Jimnys virão com o rádio bluetooth da foto que o Cocatriz postou...
Isso também explica porque no catálogo de peças da Rakki só constava a gaveta/porta-trecos... na verdade é uma peça única, tudo em 1...
Os rádios 1DIN ficam com bastante folga no rack do carro, mas eles fizeram um molde que ocupa os espaços vazios...
Uma coisa eu garanto... ficou muito feio... :curtir_nao: e por 2 motivos... primeiro porque fica claro que é uma adaptação, não é uniforme... e segundo porque é visível na foto que são plásticos de cores e texturas diferentes do painel externo e original...
Moral da história... "Jeitinho Brasileiro". :parede: ...preparem-se... vem muito mais...
393988
Meu caro, essa central não tem os cantos redondos, mas retos... e o painel (Frame como disse o thix4) não é o original da suzuki...
Cocatriz
09/02/2013, 14:58
Eu só postei as fotos do Salão do Automóvel de 2012, ambos estavam em exposição, se a moldura com os cantos quadrados é original ou não, eu não tenho como dizer, por que não foi em quem tirou as fotos.
Mas a central multimidia do FelipeRodrigues tem os cantos arredondados, e ficou show, onde você conseguiu?
Ivo Paris
11/02/2013, 10:25
Provavelmente é o radio que estavam nos Jimny do salão do automovel de 2012...
Essa foto foi linkada do blog Stand Suzuki no Salão do Automóvel 2012 em SP. | (http://blogdovaltinho.hospedagemdesites.ws/?p=256)
Quando o meu chegar eu confirmo...
393976
Poisé
Procurei essa moldura na internet inteira.
Liquei na concessionária de Rib Preto, ficaram de procurar, mas parece que não tinha o código e não sabiam como encomendar.
Então acabei adaptando numa loja de som aqui da cidade, instalei um sony com mp3 que comprei no ebay.
O acabamento não ficou perfeito, o rádio ficou meio saliente, mas ganhei um porta trecos embaixo do rádio...
Semana que vem tem revisão e vou passar o sábado enchendo o saco da turma lá na concessionária.
Ivo Paris
11/02/2013, 10:27
Tá funcionando bem?
Vi em vários sites esse rádio prá vender, mas é meio salgado $$$ então adaptei um simples com usb da sony, por 70 doletas...
Felipe Rodrigues
12/02/2013, 23:09
Eu só postei as fotos do Salão do Automóvel de 2012, ambos estavam em exposição, se a moldura com os cantos quadrados é original ou não, eu não tenho como dizer, por que não foi em quem tirou as fotos.
Mas a central multimidia do FelipeRodrigues tem os cantos arredondados, e ficou show, onde você conseguiu?
Oi Cocatriz,
A central multimidia eu comprei aqui na minha cidade do um amigo meu que tem uma loja que vende kit-multimidia para Suzuki, Land Rover, KIA, Honda......
Se precisare de uma ajuda me da um toque!!!
Um abraço!!
Felipe
Jimny.
No quesito peças e manutenção é dor de cabeça ?
Há muitas peças paralelas fáceis de se encontrar em auto peças?
Qualquer mecânico dá conta do recado ?
telles0808
24/05/2013, 11:05
Jimny.
Boa pergunta, também estou curioso.
Cocatriz
24/05/2013, 12:54
Jimny.
Bom essa pergunta aparece várias vezes no forum, mas como eu to sem tempo de pesquisar vou responder. Ele dá pouca manutenção, não quebra, quando quebra algumas peças você consegue encontrar outras adptar, mas eu não lembro de nenhum Jimny ou Samurai que esteja parado por falta de peça.
Eu PESSOALMENTE não gosto de usar peça paralela, o carro tem uma qualidade muito alta pra ficar usando peça de 2º linha.
A Mecanica dele não é nada de outro mundo, aliás eu acho que é até fácil, mas não é qualquer mecanico que dá conta, denovo, pelo fato de ser muito preciso. O Meu Samuca, eu tinha um guia que mostrava o carro inteiramente desmontado, em inglês, e no dia que levei pro mecanico que cuidava dos carros da família levei o Guia e dei de presente pra ele.
Meu carro nunca ficou parado, e nunca deu problema, e no fim, ele quem comprou meu Samuka.
O Jimny é um jipe no sentido da palavra. Feito pra quem mora em lugares remotos, você consegue desmontá-lo usando ferramentas simples. Tenta desmontar um Fiat, Ford, etc e logo irá esbarrar em chaves especiais que só a concessionária tem.
Também, o fato da Suzuki ter nos abandonado em 2003 tem seus pontos positivos, pois um mercado paralelo de peças se abriu (vide suzucar, Alternativa 4x4, etc). Agora com a volta da marca, as coisas só tendem a melhorar. Mais jimny nas ruas e a tal fábrica em Goiás.
Tudo que eu quis até hoje eu consegui, seja via concessionária ou via paralelos. Fui informado que o prazo agora é de 3 a 5 dias úteis pra qualquer peça. Nada como ter um verdadeiro jipe e que não saiu de linha.
Outro ponto importante é que o Jimny é vendido em mais de 40 países. Qualquer viagem pra fora ou navegada no eBay torna-se uma oportunidade pra comprar alguma coisa.
Qualquer mecânico que SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO dá conta tranquilo.
Adaptações existem aos montes. Tem um tópico sobre isso, inclusive. Mas a diferença pode ser pouca pra uma peça própria e pode não valer tão a pena, como no caso dos Samurai / Vitara.
Thiago
Jimny.
J Carlos
31/05/2013, 21:46
Quando estou estacionando o jimny com a dianteira um pouco mais alta que a traseira, o reservatório de água do limpador está secando, a água está pingando pelo esguicho traseiro. Já li algo a respeito aqui no fórum com a solução, mas não consegui encontrar. Alguém sabe qual é a solução ?
Obrigado.
Quando estou estacionando o jimny com a dianteira um pouco mais alta que a traseira, o reservatório de água do limpador está secando, a água está pingando pelo esguicho traseiro. Já li algo a respeito aqui no fórum com a solução, mas não consegui encontrar. Alguém sabe qual é a solução ?
Obrigado.
Vi sobre isso essa semana amigo, vou vasculhar o historico aqui, posto pra vc em seguida
J Carlos
03/06/2013, 08:59
Ok Salese, obrigado
Ok Salese, obrigado
José Carlos, segue o link
Solução do vazamento da água do lavador de vidros - DanBP.org (http://www.danbp.org/w/Solu%C3%A7%C3%A3o_do_vazamento_da_%C3%A1gua_do_lav ador_de_vidros)
abs, bruno
J Carlos
03/06/2013, 09:45
Beleza Freak, obrigado.
J Carlos,
Eu utilizei esse tutorial e realmente resolveu. Antes, tentei trocar a válvula e nada. Só aconselho utilizar mangueira igual a original (de borrracha mesmo). Tentei essa de silicone e, apesar de ressecar menos, não aguentou o atrito com uma abraçadeira de plástico.
Beleza Freak, obrigado.
J Carlos
04/06/2013, 10:36
Ok THIX4, obrigado. Observando as fotos, é bom proteger a mangueira (lá na curva do brake light) da borda da lataria.
Review do Jimny após 3 anos e 30mil Km.
Caros, long time no see…
Resolvi escrever este relato após estes 3 anos e meio de uso.
Após retirar o carro zero da Suzuki Kasama nada de negativo pode ser dito sobre o carro, porém em relação ao pós venda Suzuki, nem tudo são flores.
A escolha pelo Jimny não poderia ter sido mais feliz e muitos já sabem os meus porquês.
Leve, ágil, resistente, discreto, econômico, confiável, excelente para os buracos e trânsito da cidade além de ser o único jipe ainda fiel a proposta dos jipes originais. A qualidade da montagem é digna de carros japoneses de luxo. Cada detalhe esconde extenso planejamento e criatividade. Espero que assim continue com o modelo brasileiro; eu duvido…
Diferente de TODOS os outros 4x4, o Jimny ainda pesa 1000kg, ainda é compacto, ainda possui dois eixos rígidos, ainda tem caixa de redução, ainda tem chassi separado da carroceria, ainda caixa de direção com esferas recirculantes, ainda tem motor alto e a visão ainda continua privilegiada.
É um carro de uma simpatia talvez equivalente apenas aquela do Smart e Mini, ainda assim, infinitamente mais robusto e capaz. Até hoje curiosos perguntam-me onde comprei, se é bom, etc…
A palavra que descreve a experiência com o Jimny é "sinergia".
A posição de dirigir, a agilidade nas manobras e seu baixo peso, tornam a condução do carro extremamente prazerosa. Apesar de inicialmente parecer fraco, o motor é compatível com a proposta do veículo e o torque é entregue de maneira bastante segura, sem comprometer a aderência do eixo traseiro em situações de asfalto molhado, curvas, etc… Aqui percebe-se uma clara posição da Suzuki, pois o mesmo motor no Swift produz 94hp..
A performance não chega ser empolgante, mas a maneira como o pequeno motor do Jimny produz sua força é bastante instigante. Quebrada a barreira dos 4mil RPM até 7mil RPM o carrinho é bastante divertido, garantido uma boa diversão em subidas de serra e estradas sinuosas.
Ao contrário do que sua aparência e projeto sugere, sua estabilidade é digna de hatches compactos. O modelo HR com pneus 215 tem uma aderência invejável. Seu avantajado entre-eixos, baixo peso e eixos rígidos, contribuem para curvas repletas de emoção. O chassi é pesado e confere ao Jimny um comportamento de João-Bobo, interrompido apenas pela forte barra estabilizadora, transformando seu comportamento em algo mais previsível porém menos divertido e por horas bastante incômodo nas transposições de valetas na diagonal, obrigando a carroceria acompanhar o eixo dianteiro.
Foi por este motivo que terminei removendo a barra estabilizadora integralmente, conferindo ao Jimny uma ginga bastante próxima aos dos Land Rover Defender, com os quais eu estava acostumado. Inicialmente o maior body-roll assusta, mas após algum tempo e costume, acontece uma transformação.
Agora com as rodas dianteiras integralmente plantadas no chão, ao passo que a carroceria se inclina livremente, é possível encostar a suspensão no seu limite e então assim entrar em curvas fechadas com bastante confiança e motor cheio, controlando a aderência no acelerador. Pura diversão, mas ainda dentro dos limites de velocidade e segurança. E inacreditável descobrir quão distantes são os limites do Jimny… No final falta um banco que suporte melhor o corpo no lugar.
Quem vê a cena do lado de fora ou do banco passageiro pode se assustar, mas para o motorista tudo é feito com bastante margem de segurança, apesar de em alguns momentos a tração ser interrompida pela falta de contato da roda traseira junto ao interior da curva, rapidamente controlado aliviando um pouco a curva no volante e o acelerador. A tração traseira é uma dádiva, pois garante ás rodas dianteiras total dedicação a direção.
Um simples retorno da Ilha Bela para São Paulo via a serra da Tamoios, Salesópolis e Santa Branca, vale mais que todo final de semana… Que diversão! Diferente dos carrinhos, o Jimny não canta pneus, pois as rodas sempre ficam paralelas ao chão, viva o eixo rígido! Claro, quando os buracos aparecem a coisa fica ruim e é importante abortar a diversão sob o risco de sair pela tangente. Sim, sem barra estabilizadora o efeito pêndulo pode fazer tudo terminar em tragédia, mas nada melhor que bom senso para evitar estas situações.
O fato de termos um motor pequeno, torna a coisa toda ainda mais interessante. Temos uma oportunidade única de dirigir esportivamente devagar!
Você pode acelerar fundo e ainda estar dentro dos limites legais da estrada. Podemos arrancar aquele último cavalo do motor beirando os 7mil RPM sem nos lançarmos afora em uma curva. Passadas as curvas basta colocar a 5a marcha aproveitar a reta em todo o silêncio até recomeçar diversão na próxima placa de "Atenção, Curva Perigosa". A velocidade e disposição que o motor chega e trabalha na casa dos 6mil RPM me faz lembrar do DNA das motos Suzuki.
Quem diria que um 4x4 puro sangue seria tão divertido no asfalto!
Porém é fora do asfalto que a coisa fica ainda mais divertida. Obstáculos onde os pesados Land Rovers passam literalmente se arrastando, o Jimny passa sorrindo e saltitante. Nada parece fazer o japinha parar. É bastante desconcertante o modo como ele encara obstáculos, ainda mais sem a barra estabilizadora. Sente-se a suspensão trabalhar ao passo que a carroceria continua nivelada, como novamente é característico nos Defender.
A reduzida do Jimny é realmente reduzida e garante força ilimitada para qualquer tipo de investida, sempre ao som do seu característico som…
Conclusão, o Jimny é uma luva. Mesmo se vier a ter outro carro para uso diário, provavelmente um elétrico, ele continuará com sua vaga cativa na garagem de casa.
Após quase 4 anos de uso bastante intenso, sou incapaz de verificar qualquer tipo de desgaste. As pastilhas ainda tem mais de 70% de material, as buchas estão inteiras, os amortecedores firmes como no dia que tirei o carro da concessionária e o som do motor continua o mesmo, praticamente inaudível. Até a bateria, agora à beira de 5 anos (de acordo com a data estampada em sua lateral), continua com o mesmo vigor apesar dos dias de inverno severo em São Paulo. Os barulhos do interior ainda são os mesmos, não pioraram. Os pneus Scorpion ATR (HR) ainda estão com bons 70% de vida, com desgaste absolutamente simétrico. O motor não consome absolutamente qualquer gota de óleo.
Após uma boa lavagem a aparecia é de carro zero.
Nestes 30 mil km, tive apenas dois problemas relacionados ao carro:
1) O controle remoto da chave passou a funcionar com certa dificuldade, resolvido em garantia com a substituição de toda a chave.
2) Com 28mil Km aconteceu um pequeno vazamento de óleo do câmbio através do selo mecânico da cruzeta. Aborrecido com o fato, em uma breve busca por "oil leak yoke Jimny" descobri num fórum da Australia que meu carro estava num boletim de serviço. Apesar da garantia ter vencido a concessionária (Rakki Interlagos) fez a substituição de todo o cardan gratuitamente dentro do programa indicado pelo boletim, mas claro, após alguma perspicácia e uma meia dúzia de e-mails…
O grande problema do carro não é o carro, mas sim a truculência da rede de pós venda Suzuki:
A empurroterapia é geral. Logo aos 5mil Km me obrigaram a fazer o alinhamento e balanceamento do carro, sob pena de cancelarem a minha garantia, apesar de tudo estar nos conformes. Era mentira. Isso desencadeou em uma via crúcis de dois anos, pois jamais acertaram novamente o balanceamento das rodas. Quando ficava bom, os pesos terminavam se soltado da roda e tudo voltava a trepidar. Mês passado coloquei uma pá de cal na estória, o Quadrelli conseguiu balancear as rodas com precisão de meio grama. Ficou EXCELENTE, mas deu MUITO trabalho e o custo também não foi pequeno, ainda que totalmente justo pela qualidade do serviço.
A truculência da rede Suzuki foi adiante...
Ao substituírem a chave, A Rakki quebrou o suporte da vareta do capô além de entortarem a palheta traseira durante a lavagem. Inicialmente disseram que sequer haviam aberto o capô, mentira, pois também deixaram suas marcas junto aos bornes da bateria, a qual necessariamente desligaram para programar o controle, procedimento este descrito no manual de oficina.
Após algumas trocas de email, onde tive que provar que não era um mentiroso, finalmente substituiram as peças, mas não sem antes arranharem a lataria próximo ao suporte enquanto eu assistia a tudo… Haja paciência. Apesar da qualidade dos mecânicos, estes sempre muito solícitos e educados, torquímetros e chaves sextavadas são itens inexistentes no dia a dia dos mecânicos da Rakki.
Cada revisão era motivo para mais aborrecimento, seja na empurroterapia ou na disparidade do plano de manutenção do manual com aquele proposto pela concessionária.
Troca do óleo do diferencial com apenas 10mil Km, "recomendação da fábrica". No manual, aos 40mil Km ou 5 anos.
O filtro de ar foi outro ponto de conflito. Insistiram que deveria ser trocado aos 20mil Km ou com 1 ano, o que ocorresse primeiro. Meu carro tinha apenas 8 mil Km e ainda assim tentaram me convencer que ele poderia ser comprometido pela má qualidade do combustível… Sim, o filtro de AR!
A mesma teoria utilizaram para tentar justificar a troca prematura do óleo do câmbio, sim, a má qualidade da gasolina. Inacreditável.
Prometeram e paguei pela troca do fluído de freio, mas não fizeram. E ainda me perguntaram como eu seria capaz de alegar o fato. Simples; os niples de sangria das rodas estavam todos com os lacres ainda intactos e a tampa do vaso do cilindro mestre do freio estava empoeirada sem qualquer sinal de abertura. Finalmente, o fluído que eles utilizam é verde e o original é transparente. Eles pensam estar lidando com idiotas?
Depois ao trocar o óleo do cárter, acrescentaram 1,2L a mais, fazendo o carro reprovar na Controlar. Removido o excesso fui aprovado como de praxe.
Às duras penas e com os nervos à flor da pele, passei pelos três anos de garantia, desembolsando semestralmente algo como R$350 para os mais caros litros de lubrificante pagos em minha vida.
Finada a garantia, o alívio foi imenso, pois agora não só coloco óleo de melhor qualidade, mas faço o serviço com capricho e nos devidos intervalos.
Este é um carro que definitivamente representa uma feliz escolha e muita alegria em cada uma das vezes que saio com ele, no mínimo duas a cada dia.
Minha dica, mandem a garantia para o espaço junto com as conce$$ionárias da Suzuki.
Caso alguém da Suzuki se importe, tenho tudo documentado e escrito. Mas provavelmente os números são mais importantes que que a satisfação do consumidor, afinal o consumidor também tem sua parcela de culpa; são poucos que fazem valer seus direitos ou que se importam com questões ambientais como trocas prematuras de lubrificantes e o custo inerente.
To infinity and beyond!
Clemente
Clemente e seus resumos que valem pelo tópico todo!
Abraço
VOVÔ DO TROLLER
26/07/2013, 21:16
Boa noite Clemente. Parabéns pelo bem escrito e elucidativo relato. Deu até vontade de comprar um Jimny. Quem sabe, futuramente, o farei, mas infelizmente (ou felizmente) vai ter que ser um usado, pois não abro mão de adquirir um legítimo "japa" (não confio na montagem e nos componentes da SR) e como você bem disse, a melhor parte, estarei livre das autorizadas Suzuki. Abs. Valter.
R-Mendes
26/07/2013, 21:48
Por isso digo, comprar carro novo é comprar o carro e continuar pagando o 'condomínio': a garantia obriga o usuário a ficar refém da concessionária, onde TUDO é mais caro. A dica do colega é válida: se for comprar novo, dê uma bica na garantia, porque em 3 anos o carro não vai estragar.
Ótimo relato Clemente!
incrível como as autorizadas não respeitam os seus clientes.....e de dar nojo.
Não fosse que o Jimny e tão pequeno, seria a minha escolha.
J Carlos
27/07/2013, 08:42
Estava sumido Clemente, que bom que voltou.
Qual o óleo que você está usando no motor ?
Estou usando 5W40 100% sintético. Marcas tradicionais, Shell, Motul, Castrol, Elf, etc...
Estava sumido Clemente, que bom que voltou.
Qual o óleo que você está usando no motor ?
J Carlos
29/07/2013, 08:37
Obrigado Clemente.
Não tome chá de sumiço, apareça :curtir:.
Carlos,
o carro é tão bom, que não tenho muito assunto, a não ser as queixas do pós venda, finalmente finadas.
Em compensação na seção Land Rover...
abs
Clemente
Obrigado Clemente.
Não tome chá de sumiço, apareça :curtir:.
Rafael Fabiano
30/07/2013, 13:15
Clemente,
A retirada da barra estabilizadora não força os amortecedores dianteiros não?
Abraço
Rafael,
não força não. A barra estabilizadora não é o batente da suspensão, a única coisa que a barra faz é forçar a carroceria acompanhar movimento do eixo quando a diferença de curso de um lado passa a ser muito diferente do outro.
Faça o teste, mas aviso que leva alguns dias para se acostumar. Depois é só alegria!
Abs
Clemente
Clemente,
A retirada da barra estabilizadora não força os amortecedores dianteiros não?
Abraço
rogerjunior
30/07/2013, 17:47
Muito boa as suas citações Clemente! Obrigado por compartilhar suas experiências.
Eu pesquisei o Jimny por quase 1 ano antes de realmente efetivar a compra. E ler este tópico e outros mais desde o início foi um estímulo a mais para a aquisição.
Suas citações ao longo do fórum contribuiram não somente para a minha decisão como para muitos, tenho certeza disso!
Hoje estou muito feliz com o meu 4Sport 2013, passaram-se 26 dias desde a retirada do Jimny na CSS e a cada dia experimento a sensação de descobrir a capacidade off-road do Jimny, sensação transmitida por aqueles que vivenciaram e postaram aqui antes da minha aquisição.
Como você disse um tempo atrás, o Jimny é como uma luva que se encaixa de maneira perfeita na mão....rsrs.
Abraços e continue contribuindo para todos nós. Suas experiências ajuda aos menos experientes a se tornar um Jimneiro mais conhecedor do carro.
Abraços,
Rogério.
Rafael,
não força não. A barra estabilizadora não é o batente da suspensão, a única coisa que a barra faz é forçar a carroceria acompanhar movimento do eixo quando a diferença de curso de um lado passa a ser muito diferente do outro.
Faça o teste, mas aviso que leva alguns dias para se acostumar. Depois é só alegria!
Abs
Clemente
Também estou andando sem a barra estabilizadora, e não sinto nenhuma falta dela. ...já há mais de ano. Mas é necessário lembrar que as molas e amortecedores foram trocados por mais firmes, e os pneus são 235, o que melhora muito a estabilidade.
Olá Jimneiros! Finalmente entrei para o grupo! Comprei na última semana um jimny 2010 HR Vermelho. Os 700 km que já rodei foram suficientes para aprovar o jipe. Inclusive aproveitei e fiz o trecho da serra da Bocaina entre Cunha e Parati. O carro desceu e subiu sem problemas. Mesmo com a chuva não precisou de usar reduzida. Somente em um pequeno trecho acionei o 4x4, mas acho que teria passado sem acionar.
Aproveitando, meu Jimny está com 24.000 km, e a proprietária anterior fez a última troca de óleo e filtro de óleo do motor com 16.000 km há um ano. Será que devo fazer uma troca agora em função do tempo em relação a última troca, ou deixo pra fazer quando inteirar os 26.000 km?
Outra dúvida, nunca foi trocado o jogo de velas, que segundo o manual deveria ter ocorrido aos 20.000 km. Será que troco já ou rodo mais um pouco, afinal o carro está rodando normal...
No mais, se tiverem alguma outra recomendação agradeço.
Att.
Guima
em uso na cidade (uso severo), o ideal é trocar o óleo a cada 5mil km.
Quanto as velas; esqueça. O Jimny vem com velas de irídio, que tem vida mínima estimada em 60mil Km. Nos EUA, onde não existe álcool, elas devem durar por lei, 160 mil Km...
Abs
Clemente
Olá Jimneiros! Finalmente entrei para o grupo! Comprei na última semana um jimny 2010 HR Vermelho. Os 700 km que já rodei foram suficientes para aprovar o jipe. Inclusive aproveitei e fiz o trecho da serra da Bocaina entre Cunha e Parati. O carro desceu e subiu sem problemas. Mesmo com a chuva não precisou de usar reduzida. Somente em um pequeno trecho acionei o 4x4, mas acho que teria passado sem acionar.
Aproveitando, meu Jimny está com 24.000 km, e a proprietária anterior fez a última troca de óleo e filtro de óleo do motor com 16.000 km há um ano. Será que devo fazer uma troca agora em função do tempo em relação a última troca, ou deixo pra fazer quando inteirar os 26.000 km?
Outra dúvida, nunca foi trocado o jogo de velas, que segundo o manual deveria ter ocorrido aos 20.000 km. Será que troco já ou rodo mais um pouco, afinal o carro está rodando normal...
No mais, se tiverem alguma outra recomendação agradeço.
Att.
Quanto as velas; esqueça. O Jimny vem com velas de irídio, que tem vida mínima estimada em 60mil Km.
Fala Clemente,
Minha dúvida foi porque estive vendo o manual do jipe, e indica no plano de revisões que o Jimny tem velas de níquel, e que as de iridium são do Grand Vitara.
Você tem certeza que são de Irídio?
Abraço,
São de irídio sim, eu já removi as minhas para dar uma espiada...
No meu manual constam duas opções...
Abs
Clemente
Fala Clemente,
Minha dúvida foi porque estive vendo o manual do jipe, e indica no plano de revisões que o Jimny tem velas de níquel, e que as de iridium são do Grand Vitara.
Você tem certeza que são de Irídio?
Abraço,
São de irídio sim, eu já removi as minhas para dar uma espiada...
No meu manual constam duas opções...
Abs
Clemente
Isso mesmo, eu também já abri pra checar, e meu Jimny é 09/10... Velas de iridio.
Pessoal to com uma dúvida danada. Agora em agosto faz seis meses que adquiri meu Jimny 4all cinza 12/12 japinha. A criança está com exatos 3546km. E a dúvida é entre fazer a revisão ou chutar a garantia de vez. No meu caso tem mais um agravante pois estou residindo em Cuiabá/MT e a única concessionária da Suzuki aqui feachou em Junho agora é o 0800 está encaminhando todos para a CSS da Mit que estava a frente da CSS finada. Então,se o pessoal da Suzuki já nao entende do carro imagina o pessoal da mit?Será que realmente existe essa necessidade de trocar o óleo do diferencial nessa km? Será que pode causar algum problema? Não estou nada confortável em ter que levar meu carro na Mit. Gastar 430dilemas pra trocar óleo e filtro e brabo. Alguém teve problema por não trocar o óleo do diferencial tão cedo? Alguém sabe se no exterior essa troca está sendo feita tão cedo? Obrigado pela ajuda pessoal
Cara,eu chutei a garantia mais ou menos um ano antes de terminar. No meu caso não fez falta. O filtro de óleo é o mesmo do Corolla (Mann W68/80) e o filtro de ar estou comprando da Mann também pelo eBay (sai uns $70 cada). Os óleos de diferencial são baratinhos, é só ver as especificação no manual. Se não me engano Api GL-5 85W-90, sendo 1.3 litro atrás e 1,7 frente. O da t-case e câmbio são 75w-90 se me recordo, mas o do câmbio tem que ser GL-4 (difícil de achar) por causa dos anéis sincronizadores de metal amarelo. Mas essa troca é só com 50 mil km. Já os dos diferenciais a primeira troca foi com 10 mil km e a segunda com 80 mil. Essa primeira é importante sim, pois acumula muito resíduo no começo até as engrenagens novas se acomodarem entre si. Eu sempre dou uma checada após travessias de água. Ele tem que ter cor avermelhada. Se ficar levemente dourado é porque contaminou. um abrs
Pessoal to com uma dúvida danada. Agora em agosto faz seis meses que adquiri meu Jimny 4all cinza 12/12 japinha. A criança está com exatos 3546km. E a dúvida é entre fazer a revisão ou chutar a garantia de vez. No meu caso tem mais um agravante pois estou residindo em Cuiabá/MT e a única concessionária da Suzuki aqui feachou em Junho agora é o 0800 está encaminhando todos para a CSS da Mit que estava a frente da CSS finada. Então,se o pessoal da Suzuki já nao entende do carro imagina o pessoal da mit?Será que realmente existe essa necessidade de trocar o óleo do diferencial nessa km? Será que pode causar algum problema? Não estou nada confortável em ter que levar meu carro na Mit. Gastar 430dilemas pra trocar óleo e filtro e brabo. Alguém teve problema por não trocar o óleo do diferencial tão cedo? Alguém sabe se no exterior essa troca está sendo feita tão cedo? Obrigado pela ajuda pessoal
Lemos, talvez vc não tenha lido os fóruns mais antigos, mas vamos lá... a Mitsu e Suzuki estão no BRasil sob a mesma empresa a Souza Ramos, logo... os mecânicos são os mesmos, o atendimento, o estoque. As concessionárias suzuki utilizam a infraestrutura da Mit.
Aqui em Belém, a CSS Suzuki abriu em endereço diferente da Mit e pra economizar, juntaram tudo num só lugar... Aliás, aqui o empresário tem 3 fábricas...
A loja da Mit fica no mesmo galpão da loja e oficina da Citroen...
A oficina da Mit divide o mesmo galpão da oficina da Suzuki...
O antigo consultor da oficina Suzuki foi "promovido" a consultor da oficina da Mit, ele só mudou de sala, mas trabalha no mesmo galpão...
Sobre a garantia, comprei o meu usado e ainda tinha acho que 1,5 ano de garantia, sinceramente, perdi dinheiro. Só troquei óleos e filtros por lá e ninguém nunca teve atenção em resolver pequenos problemas como ruídos e observar porque meu consumo é mais alto. Quando meu catalisador começou a bater, já vieram dizendo que não tem garantia.
Mas eu não tinha escolha!!! Procurei muito e os mecânicos (apenas 3) reconhecidos em lidar com 4x4 em Belém disseram que não conheciam a mecânica do Jimny, daí era correr o risco.
Os amigos do sudoeste são afortunados, porque eles tem escolha com mais de uma CSS na mesma cidade além de mecânicos especializados, mas nós não.
Ou vc leva na CSS, única no estado, ou arruma um mecânico bom e aposta nele pra aprender com seu carro (porque ao menos aqui no Norte não temos mecânicos realmente conhecedores da mecânica Suzuki), ou também pode levar o carro na CSS do estado vizinho (a mais próxima de Belém é a de São Luis e tenho que rodar quase 900km pra isso).
Portanto, a decisão é sua. Os relatos dizem que o carro dificilmente quebra, e é verdade. Pagar caro pra trocar óleo e filtro, realmente é desleal. Mas é vc quem deve decidir.
te desejo boa sorte! Abraços
Roberto Malato.
Pois é, pessoal de concessionária tem perfil meio ganância, empurroterapia, etc. Pesquisando bem no fórum e os tutoriais faça-você-mesmo na web fica tranquilo orientar um mecânico de confiança. Ou se resolver perder um pouco de pele, você mesmo.
Essa seção HowTo tem muita coisa: "How to?" Guides (http://www.bigjimny.com/index.php?option=com_weblinks&view=category&id=61&Itemid=61)
a questão é: será que se mandar carimbar troca de óleos, etc mesmo que seja fora da concessionária daria pra ativar a garantia em caso de pane no motor? Essas trocas tem que ser feitas exclusivamente nas concessionárias?
Lemos, talvez vc não tenha lido os fóruns mais antigos, mas vamos lá... a Mitsu e Suzuki estão no BRasil sob a mesma empresa a Souza Ramos, logo... os mecânicos são os mesmos, o atendimento, o estoque. As concessionárias suzuki utilizam a infraestrutura da Mit.
Aqui em Belém, a CSS Suzuki abriu em endereço diferente da Mit e pra economizar, juntaram tudo num só lugar... Aliás, aqui o empresário tem 3 fábricas...
A loja da Mit fica no mesmo galpão da loja e oficina da Citroen...
A oficina da Mit divide o mesmo galpão da oficina da Suzuki...
O antigo consultor da oficina Suzuki foi "promovido" a consultor da oficina da Mit, ele só mudou de sala, mas trabalha no mesmo galpão...
Sobre a garantia, comprei o meu usado e ainda tinha acho que 1,5 ano de garantia, sinceramente, perdi dinheiro. Só troquei óleos e filtros por lá e ninguém nunca teve atenção em resolver pequenos problemas como ruídos e observar porque meu consumo é mais alto. Quando meu catalisador começou a bater, já vieram dizendo que não tem garantia.
Mas eu não tinha escolha!!! Procurei muito e os mecânicos (apenas 3) reconhecidos em lidar com 4x4 em Belém disseram que não conheciam a mecânica do Jimny, daí era correr o risco.
Os amigos do sudoeste são afortunados, porque eles tem escolha com mais de uma CSS na mesma cidade além de mecânicos especializados, mas nós não.
Ou vc leva na CSS, única no estado, ou arruma um mecânico bom e aposta nele pra aprender com seu carro (porque ao menos aqui no Norte não temos mecânicos realmente conhecedores da mecânica Suzuki), ou também pode levar o carro na CSS do estado vizinho (a mais próxima de Belém é a de São Luis e tenho que rodar quase 900km pra isso).
Portanto, a decisão é sua. Os relatos dizem que o carro dificilmente quebra, e é verdade. Pagar caro pra trocar óleo e filtro, realmente é desleal. Mas é vc quem deve decidir.
te desejo boa sorte! Abraços
Roberto Malato.
Especificação correta do óleo de diferencial anexo. Vou postar o link pro Service Manual completo no tópico de peças e adpatações.
Cocatriz
07/08/2013, 16:03
Você tem que fazer as revisões programadas na CCS, mas troca de óleo pode ser em qualquer lugar ( se for só a troca de óleo ).
mesmo pq, a primeira revisão é 10k, e eu vou trocar a primeira vez o óleo do motor com 5k.
Thix4, obrigado pelo retorno. Bom, então a troca do óleo do diferencial é importante ser feita de maneira "precoce" se comparada ao que manda o manual. Mas vc trocou com 10000Km né, o meu esta com 3.560km agora. No meu manual esta especificado para caixa de câmbio e caixa de transferência o óleo 75W90. Não lembro se especifica API GL-4 mas nós sabemos que tem que ser GL-4 e nos diferenciais especifica o 80W90 e nós sabemos que precisam ser GL-5. Tenho uma tracker 2008 que comprei agora esse mês e fiz uma revisão nela, daquelas que fazemos quando compramos um veículo usado, mesmo com procedência. Tambem troquei o óleo do cambio, c.Tranferencia e dos diferencias, sendo que as especificações são as mesmas e rodei muito em Cuiaba para achar o GL-4 ate que encontrei o IPIRGEROL da Ipiranga mas foi difícil. Então, será que numa troca dessas uma CSS MIT utilizaria o óleo correto? Será que alguns modelos de MITs usam GL-4? Em caso negativo, será que eles usariam o óleo correto? Para vc ter uma idéia, devido a dificuldade de achar o GL-4, fui em duas concessionarias da GM e em nenhuma delas eles tinham o óleo com as especificações da Tracker. Perguntei ao atendente se eu tivesse agendado a revisão do meu veículo lá qual óleo eles colocariam e ele não soube responder. Será que iriam atrás do óleo correto ou utilizariam o da S10 que é 140?
rmalato - eu sabia sim essa situação da Souza Ramos, ate por isso adiantei a compra da VTR pois queria um japones e, inclusive, tive que comprar na CSS de Campo Grande/MS pois aqui não tinha mais. Agora, quem me garante que os mecânicos da Suzuki, em tese treinados, foram novamente absorvidos pela MIT aqui. E a qualidade e o tratamento do serviço prestado a um cliente de uma marca que eles não comercializam mais e em tese, por isso, não precisariam se preocupar muito com esse tipo de cliente?! Quanto aos nossos amigos do SUDOESTE, vc tem razão, possuem muito mais facilidades. Eu sei o que isso pois sou carioca e sempre morei no Rio capital e por questões profissionais estou agora em Cuiabá, quanta diferença. mas valeu a força, estou mais inclinado a chutar o balde.
Cocatriz, se fosse só o óleo eu não estaria preocupado agora, mas é que como esta vencendo os 6meses da compra, não tem outra saída, ou encara a revisão ou esquece de vez.
Amigos obrigado.
Bom, a contragosto realizei a revisão do Jimny em razão do tempo estando ele com 3700km na CSS kit aqui de Cuiabá. Haviam outros dois jimnys e um Grand Vitara. Não houve qualquer eletroterapia. Na verdade o aatendimento foi bem indiferente. Minha mulher foi buscar a ver no dia seguinte e quando cheguei em Casa ao verificar a nota uma surpresa, cobraram 331,00 e ainda falaram pra minha mmulher que o preço era o mesmo do site da Suzuki, preço fixo. Verificando os serviços discriminados que foram realizados uma surpresa, não trocaram o óleo do diferencial como previsto pra primeira revisão. Ou seja, eles não tem aí pra nada.Pensei em voltar lá mas vou rodar mais e depois troco com mecânico de confiança. Ta difícil ter Suzuki aqui em Cuiaba. Pelo menos da pra ir abolindo o uso da css
previa do jimny 2015?
XA Alpha could lend styling cues to the 2015 Suzuki Jimny (http://indianautosblog.com/2013/07/maruti-xa-alpha-concept-suzuki-jimny-86690)
previa do jimny 2015?
XA Alpha could lend styling cues to the 2015 Suzuki Jimny (http://indianautosblog.com/2013/07/maruti-xa-alpha-concept-suzuki-jimny-86690)
Sorte que já garanti o meu japinha! Essa proposta destoa muito do Jimny....
Roger_RJ
25/08/2013, 12:32
Esse é apenas um conceito do futuro Jimny. Quando chegar de fato estará com design bem mais conservador. Mas já dá pra se ter uma ideia...
previa do jimny 2015?
Pra mim também perdeu totalmente a identidade, mas parece uma mistura do TR4 com o Kia Soul, ficou bem feio na minha opinião!
Rubens Linhalis
26/08/2013, 09:08
previa do jimny 2015?
Putamerda! Ta foda !
Estao cagando com todos os 4x4 dos meus sonhos..
Só falta fazer a land rover defender com a cara de QQ ...
Marcus C.
26/08/2013, 09:50
previa do jimny 2015?
Acho que esse protópipo não substituirá o Jimny. Pelo que andei lendo, parece ser uma nova linha de ação da Suzuki. Mas, na verdade, só vamos saber mesmo no futuro. Eu espero realmente que o Jimny não mude.
Maruti Suzuki set to launch the SUV XA Alpha SUV by 2014 Slide 1 (http://www.zigwheels.com/gallery/news/maruti-suzuki-set-to-launch-the-suv-xa-alpha-suv-by-2014/17007/1)
Auto Esporte - Suzuki anuncia novo SUV compacto para o Salão de Frankfurt (http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/07/suzuki-anuncia-novo-suv-compacto-parao-salao-de-frankfurt.html)
Maruti Suzuki Plans to Roll Out SUV XA Alpha by 2015, Reports Gaadi.com (http://www.prweb.com/releases/maruti-suzuki-xa-alpha/may-2013/prweb10767694.htm)
Galera,
Nas minhas "andanças internetÁIS", olha o que achei para o Jimny:
Escapamento de alta Performance:
High performance Exhaust combo kit for Suzuki Jimny-in Pipes from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/High-performance-Exhaust-combo-kit-for-Suzuki-Jimny/1048300913.html)
kit de redução para primeira e para ré:
Final Reduction Gear Front and Rear combo set for Suzuki Jimny-in Drive & Transmission from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Final-Reduction-Gear-Front-and-Rear-combo-set-for-Suzuki-Jimny/1061015948.html)
Parachoques menores:
Import suzuki jimny short version before, after, FangZhuangGang, bumper, personalized modified on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Import-suzuki-jimny-short-version-before-after-FangZhuangGang-bumper-personalized-modified/1216023202.html)
kit de suspensão de 3" e 6":
3 to 6 inch car body rising combo kits for Suzuki Jimny-in Chassis Components from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/3-to-6-inch-car-body-rising-combo-kits-for-Suzuki-Jimny/1047325201.html)
Entre outros:
Wholesale jimny - Buy Low Price jimny Lots on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=jimny&CatId=0&shipCountry=br&initiative_id=SB_20131013215806&isAtmOnline=n&SortType=price_desc)
Alguém tem coragem?
Olá pessoal tenho acompanhado esse tópico a tempos e não é por acaso que estou negociando um Jimny Street 2010 prata com 70.000 km, o dono anterior é o senhor, observando o carro deu para perceber que não é de trilha, estou negociando no valor de R$ 35.000 a R$ 37.000,00, o carro é bem inteiro, já que trabalho em uma revenda tenho um pouco de conhecimento rsrsrs, aguardo comentários, abraços a todos.
Galera,
Nas minhas "andanças internetÁIS", olha o que achei para o Jimny:
Escapamento de alta Performance:
High performance Exhaust combo kit for Suzuki Jimny-in Pipes from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/High-performance-Exhaust-combo-kit-for-Suzuki-Jimny/1048300913.html)
kit de redução para primeira e para ré:
Final Reduction Gear Front and Rear combo set for Suzuki Jimny-in Drive & Transmission from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Final-Reduction-Gear-Front-and-Rear-combo-set-for-Suzuki-Jimny/1061015948.html)
Parachoques menores:
Import suzuki jimny short version before, after, FangZhuangGang, bumper, personalized modified on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Import-suzuki-jimny-short-version-before-after-FangZhuangGang-bumper-personalized-modified/1216023202.html)
kit de suspensão de 3" e 6":
3 to 6 inch car body rising combo kits for Suzuki Jimny-in Chassis Components from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/3-to-6-inch-car-body-rising-combo-kits-for-Suzuki-Jimny/1047325201.html)
Entre outros:
Wholesale jimny - Buy Low Price jimny Lots on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=jimny&CatId=0&shipCountry=br&initiative_id=SB_20131013215806&isAtmOnline=n&SortType=price_desc)
Alguém tem coragem?
Achei os para-coques até interessantes.......parecidos com o do Thix.
Mas os preços são impraticáveis. usd800 pesando 16 kg.........isso vai chegar aqui na casa dos 7 mil Reais.
jfantunes
27/12/2013, 15:50
Acho que esse protópipo não substituirá o Jimny. Pelo que andei lendo, parece ser uma nova linha de ação da Suzuki. Mas, na verdade, só vamos saber mesmo no futuro. Eu espero realmente que o Jimny não mude.
Maruti Suzuki set to launch the SUV XA Alpha SUV by 2014 Slide 1 (http://www.zigwheels.com/gallery/news/maruti-suzuki-set-to-launch-the-suv-xa-alpha-suv-by-2014/17007/1)
Auto Esporte - Suzuki anuncia novo SUV compacto para o Salão de Frankfurt (http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/07/suzuki-anuncia-novo-suv-compacto-parao-salao-de-frankfurt.html)
Maruti Suzuki Plans to Roll Out SUV XA Alpha by 2015, Reports Gaadi.com (http://www.prweb.com/releases/maruti-suzuki-xa-alpha/may-2013/prweb10767694.htm)
Acho que está fazendo falta mesmo. A Suzuki posicionou o Gran Virara como um SUV de luxo. A verdade é que de fato não há um substituto para os Virataras 5P.
Não sei se já postaram por aqui:
Bigger Isn't Always Better: The Suzuki Jimny - Other - ExPo: Adventure and Overland Travel Enthusiasts (http://expeditionportal.com/other/2412-bigger-isnt-always-better-the-suzuki-jimny.html)
Da Espanha até a Mongólia, sem nenhum problema mecânico.
Dentre os gigantes, o GV aparece (principal qualidade: excelente confiabilidade):
Top 10 Used Overland Vehicles - Guide - ExPo: Adventure and Overland Travel Enthusiasts (http://expeditionportal.com/guide/351-top-10-used-overland-vehicles.html)
Suzuki makes awesome little 4wd vehicles. They are the ultimate stealth, economical and reliable little adventure wagons. I have driven a Suzuki Jimny (think Samurai) through 23 countries and for 17,800 kms across Europe, Central Asia and Asia, ending with crossing northern Mongolia, the hard way. Not a single mechanical failure, not even a flat tire. These vehicles are global platforms and will give mid to high 20s on MPG. They are also extremely tough and durable and will go most places you wish to visit with just an Old Man Emu suspension, rear limited slip or locking differential and one size larger LT all-terrain tires. Feel the Suzuki love!
Já completei 2,5 anos com o jipinho, 48mil km. Único senão foi a porca da barra de direção que não soltava. Já resolvido.
Próxima trip depois que o "SFranquinho" nascer: Uruguai, Argentina (extremo sul) e Chile (não vejo a hora de colocar o japinha na estrada de novo).
Marcus Neves
09/01/2014, 12:05
Preciso da ajuda dos amigos do fórum
Na revisão dos 30 mil Km foi constatado pela concessionária Rakki, que os barulhos na suspensão eram provenientes ao desgaste das buchas de fixação dos amortecedores.
Sugeriram a troca de 03 amortecedores (02 dianteiros e 01 traseiro), perguntei se os mesmos estavam vazando e informaram que não. Não concordei com a troca e não achei razoável um carro com pouca quilometragem ter que trocar os amortecedores, não por desgaste da peça, e sim por buchas de fixação.
Na revisão dos 40 mil Km os barulhos aumentaram e informaram novamente a necessidade da troca.
Levei em um cara que trabalha apenas com amortecedores, e ele informou que os amortecedores tem a bucha embutida e não é possível a troca destas peças, que deveria morrer com novos amortecedores.
Vou pesquisar na Suzukar os preços dos amortecedores e comparar com o que a concessionária está pedindo.
Alguém teve problema parecido?
Marcus, é possível sim efetuar a troca das buchas. Só teria que ter uma prensa pra tirar as originais. Recomendo buchas de PU que são mais resistentes. Nos sites gringos você encontra as buchas, mas pode tentar em um torneiro também que usine em PU pra você.
kit completo: Shock Absorber Bushes - Complete Set - Bits4Vits - Jimny - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/jimny/shock-absorber-bushes-complete-set-bits4vits/prod_11.html)
rogerjunior
09/01/2014, 13:03
Preciso da ajuda dos amigos do fórum
Na revisão dos 30 mil Km foi constatado pela concessionária Rakki, que os barulhos na suspensão eram provenientes ao desgaste das buchas de fixação dos amortecedores.
Sugeriram a troca de 03 amortecedores (02 dianteiros e 01 traseiro), perguntei se os mesmos estavam vazando e informaram que não. Não concordei com a troca e não achei razoável um carro com pouca quilometragem ter que trocar os amortecedores, não por desgaste da peça, e sim por buchas de fixação.
Na revisão dos 40 mil Km os barulhos aumentaram e informaram novamente a necessidade da troca.
Levei em um cara que trabalha apenas com amortecedores, e ele informou que os amortecedores tem a bucha embutida e não é possível a troca destas peças, que deveria morrer com novos amortecedores.
Vou pesquisar na Suzukar os preços dos amortecedores e comparar com o que a concessionária está pedindo.
Alguém teve problema parecido?
Marcus,
Não ouvi ou li de ninguém ainda relatos sobre isso. Na verdade, não sabia que as buchas de fixação dos amortecedores eram prensados neles próprios. A sugestão do Thiago (Thix4) é bem interessante, pois, se teve desgaste "prematuro" nas buchas, então não haverá problemas em retirá-las dos próprios amortecedores... em oficinas especializadas existem ferramentas que conseguem retirar as buchas sem danificá-las, um sacador específico, como um sacador de rolamentos.
Com a bucha em mãos, fica fácil de se fazer um croqui e mandar um torneiro construir só as buchas e assim prensá-las novamente... tem que ver se este custo vai valer a pena..
Agora, você usa o seu Jimny em trilhas? Dependendo do tipo de trilhas, é normal o desgaste mais "prematuro" destes itens... e se não faz trilhas mais pesadas, então não haveria motivos para isso...
Outra coisa, antes de comprar o Jimny, fiz questão de levantar o preço dos amortecedores... aqui na ViaNatsu, em Belo Horizonte, o preço dos amortecedores eram os seguintes, dianteiros R$307,69 e traseiros R$227,42... esse preço foi coletado em março do ano passado. Qual o valor que eles te forneceram?
Sucesso aí nesta questão!
Abraços,
Roger
Alysson Souza Aguiar
10/01/2014, 04:16
Sfranco, quando vieres por esta região, vamos unir os poderes dos nossos Jimnys, pois moro em Rio Grande-RS a caminho do Chuí (Uruguai), qualquer coisa é só soltar o grito. Valeu pelas postagens sobre o Jimny e o Grand Vitara, o Jimny é demais mesmo hehehehe. Abração.
Não sei se já postaram por aqui:
Bigger Isn't Always Better: The Suzuki Jimny - Other - ExPo: Adventure and Overland Travel Enthusiasts (http://expeditionportal.com/other/2412-bigger-isnt-always-better-the-suzuki-jimny.html)
Da Espanha até a Mongólia, sem nenhum problema mecânico.
Dentre os gigantes, o GV aparece (principal qualidade: excelente confiabilidade):
Top 10 Used Overland Vehicles - Guide - ExPo: Adventure and Overland Travel Enthusiasts (http://expeditionportal.com/guide/351-top-10-used-overland-vehicles.html)
Suzuki makes awesome little 4wd vehicles. They are the ultimate stealth, economical and reliable little adventure wagons. I have driven a Suzuki Jimny (think Samurai) through 23 countries and for 17,800 kms across Europe, Central Asia and Asia, ending with crossing northern Mongolia, the hard way. Not a single mechanical failure, not even a flat tire. These vehicles are global platforms and will give mid to high 20s on MPG. They are also extremely tough and durable and will go most places you wish to visit with just an Old Man Emu suspension, rear limited slip or locking differential and one size larger LT all-terrain tires. Feel the Suzuki love!
Já completei 2,5 anos com o jipinho, 48mil km. Único senão foi a porca da barra de direção que não soltava. Já resolvido.
Próxima trip depois que o "SFranquinho" nascer: Uruguai, Argentina (extremo sul) e Chile (não vejo a hora de colocar o japinha na estrada de novo).
Marcus Neves
10/01/2014, 11:47
Thix, valeu pela dica. Na segunda vou levar no mecânico e ele vai tentar adaptar as buchas.
Roger, uso o Jimny em trilhas leves, andei algumas etapas do Suzuki Adventure na categoria Pro.
Quanto o valor dos amortecedores me passaram o seguinte:
R$ 295,96 cada um (dianteiro)
R$ 218,75 cada um (traseiro)
Buchas da barra estabilizadora R$ 20,28 cada
Total R$ 1.069,98
Tentei na Suzukar mas eles não tem as peças, falaram em 15 dias.
Me passaram que custa +/- R$ 300,00 o par.
Abs
Sfranco, quando vieres por esta região, vamos unir os poderes dos nossos Jimnys, pois moro em Rio Grande-RS a caminho do Chuí (Uruguai), qualquer coisa é só soltar o grito. Valeu pelas postagens sobre o Jimny e o Grand Vitara, o Jimny é demais mesmo hehehehe. Abração.
Opa, com ctza!
Daqui um tempo retorno à estrada...com mais um passageiro pro Suzukinho...rsrsrsrs
Marcus, como foi bem observado pelo Roger, estas buchas não eram pra estar ruins. Já vi Jimny ser usado e abusado em trilha e os amortecedores e buchas aguentaram muito mais tempo.
Recomendo trocar somente as buchas, caso estejam ruins. Se resolver colocar amortecedores novos, tem uma lista de adaptações nacionais facilmente encontrada em uma pesquisa aqui no fórum (segue link abaixo). Entretanto, não encontrei muitos relatos de como fica o comportamento da suspensão. Além do mais, os originais se não tiverem vazando, são melhores. Então troca somente as buchas. Deve ter alguma nacional que encaixa. Leve numa autopeças e peça pro vendedor verificar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/17119-quanto-custa-os-amortecedores-do-jimny-3.html#post1131045
Thix, valeu pela dica. Na segunda vou levar no mecânico e ele vai tentar adaptar as buchas.
Roger, uso o Jimny em trilhas leves, andei algumas etapas do Suzuki Adventure na categoria Pro.
Quanto o valor dos amortecedores me passaram o seguinte:
R$ 295,96 cada um (dianteiro)
R$ 218,75 cada um (traseiro)
Buchas da barra estabilizadora R$ 20,28 cada
Total R$ 1.069,98
Tentei na Suzukar mas eles não tem as peças, falaram em 15 dias.
Me passaram que custa +/- R$ 300,00 o par.
Abs
x2
Dá pra fazer expedição com o Jimny sim! E com confiabilidade de Toyota. Em duas pessoas com muita tralha bem acomodada + galões e algumas ferramentas e peças sobressalentes não precisa nem de bagageiro. Agora com o zequinha-mirim a bordo demanda estratégia ;-) Isso quando a patroa não inventa de levar até o berço e banheira 8-P
abraço e bons ventos,
Thiago
não vejo a hora de colocar o japinha na estrada de novo
hahahahahahahaha...
gasolina extra, tralhas, bebê, banheira e berço acho que já é demais pro japinha...
mas só por falta de espaço e não de valentia!
Abraços!!
x2
Dá pra fazer expedição com o Jimny sim! E com confiabilidade de Toyota. Em duas pessoas com muita tralha bem acomodada + galões e algumas ferramentas e peças sobressalentes não precisa nem de bagageiro. Agora com o zequinha-mirim a bordo demanda estratégia ;-) Isso quando a patroa não inventa de levar até o berço e banheira 8-P
abraço e bons ventos,
Thiago
Vespeiro
12/01/2014, 22:21
Olá amigos,
depois de muito pesquisar, pensar, ler opiniões, acabei comprando uma barraca de teto para colocar no Jimny.
Sei q vários relatos dão conta de que não é prudente, e concordo parcialmente, pois a dirigibilidade aumenta, porém não é nenhum grande problema, quando se tem prudência e consciência do que temos acima de nós, ou melhor do carrinho.
Anexo, mando algumas fotos do Jimny "Suzi" com sua garagem portátil!
Abss.
Daniel
Caxias do Sul/RS
446705446706446707446708446710
Cocatriz
13/01/2014, 11:15
Daniel, MUITO BACANA essa barraca, é uma das coisas que eu sempre penso pro meu...
Obrigado pelas fotos :)
Marcus Neves
13/01/2014, 17:34
Marcus, como foi bem observado pelo Roger, estas buchas não eram pra estar ruins. Já vi Jimny ser usado e abusado em trilha e os amortecedores e buchas aguentaram muito mais tempo.
Recomendo trocar somente as buchas, caso estejam ruins. Se resolver colocar amortecedores novos, tem uma lista de adaptações nacionais facilmente encontrada em uma pesquisa aqui no fórum (segue link abaixo). Entretanto, não encontrei muitos relatos de como fica o comportamento da suspensão. Além do mais, os originais se não tiverem vazando, são melhores. Então troca somente as buchas. Deve ter alguma nacional que encaixa. Leve numa autopeças e peça pro vendedor verificar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/17119-quanto-custa-os-amortecedores-do-jimny-3.html#post1131045
Thix e Roger
Realmente a troca dos amortecedores só é necessário para a concessionária.
Levei no mecânico e o mesmo tirou os quatro amortecedores e constatou o seguinte:
Não tem nada de errado com as buchas de fixação, as únicas que estavam marcadas eram as superiores da dianteira que ele trocou.
Trocou também as da barra estabilizadora.
Conclusão: A suspensão não faz mais barulho, voltei a escutar o barulho do banco do passageiro.
Paguei R$ 150,00 rindo, a Rakki não vai ver meus R$ 1.000,00 e estou pensando em mandar a garantia para o espaço fazer as revisões no mecânico.
Obrigado pela ajuda
Marcus Neves
13/01/2014, 17:42
Em tempo:
O mecânico falou que o amortecedor de direção melhora bastante os trancos sentidos no volante quando se passa em trepidações.
Alguém já instalou? Acho que o Rodrigo da RC 4x4 tem o kit.
Vale a pena ou só vou mascarar futuros problemas de shimmy?
Marcus, que bom que resolveu.
O amortecedor de direção realmente ameniza os trancos à custa de perder um pouco de agilidade no volante.
Na estrada também ele aumenta a estabilidade aparente já que fica muito mais fácil manter o volante firme alinhado a frente.
Quando o meu está desbalanceado eu sinto do mesmo jeito. Claro que vibra bem menos, mas pra quem tá acostumado dá pra perceber que a vibração ou folga tá lá, mesmo que mínima. Já se for daquele shimmy violento ou o famoso death wobble em que a direção vibra tanto que todos a bordo acham que vão vestir o paletó de madeira, o amortecedor de direção também não adianta.
boa sorte,
Thiago
Em tempo:
O mecânico falou que o amortecedor de direção melhora bastante os trancos sentidos no volante quando se passa em trepidações.
Flavio Paiva
13/01/2014, 21:20
Olá Pessoal, acabei de vender um Jeep cj5 ano 61 que fiquei por 10 anos; ele me trouxe muitas alegrias e grandes passeios; já tive nesse tempo também duas tr4 que nunca viram terra, minha esposa que usava; agora depois de algumas pesquisas estou disposto a comprar um jimny; estou vendo um semi novo entre 2011 e 2012, gostaria das considerações do pessoal que já tem o carro; minha esposa vai usar no dia a dia pra levar as crianças pra escola e esse vou colocar na terra nos finais de semana para passeios.
Também curto essa barraca!
O cara tá de parabéns!
Abraço
Daniel, MUITO BACANA essa barraca, é uma das coisas que eu sempre penso pro meu...
Obrigado pelas fotos :)
Daniel
Curti a barraca, mas tenho uma pergunta: Se precisar sair com o carro é necessário desmontar tudo, ou existe algum suporte provisório para sustentá-la?
Vespeiro
14/01/2014, 11:15
Daniel
Curti a barraca, mas tenho uma pergunta: Se precisar sair com o carro é necessário desmontar tudo, ou existe algum suporte provisório para sustentá-la?
Olá Mauro,
Neste período do ano, acabo deixando ela em cima do carro, pois pouco saio na rua com o carro.
mas quando saio, ela vai junto, pois minha garagem está no limite de altura e permite entrar e sair numa boa.
Mas, estou bolando um sistema para instalar elas de forma fácil no rack do carro, coisa de 15 min entre colocar e dar aperto.
Eu só desmonto ela do carro quando vou ficar um período maior sem uso dela.
Qualquer coisa estamos aí. abs
Vespeiro, esqueci de comentar, mas achei bem legal seu Jimny e o esquema de Camping. Acho que esse sistema poderia ser um jogo de roldanas na própria garagem para içar a barraca.
Sei que na Austrália o pessoal usa muito carretinha pra fazer este tipo de configuração com barraca e cozinha / varanda. Daí o carro fica livre. Claro que tem os prós e contras em cada caso (onde um chega o outro pode não chegar).
A carretinha é um troço que tem que ser muito bem feito também, senão não dá confiança de pegar estrada.
abs
http://i735.photobucket.com/albums/ww355/zukenutter/DIP1.jpg
Olá Mauro,
Neste período do ano, acabo deixando ela em cima do carro, pois pouco saio na rua com o carro.
mas quando saio, ela vai junto, pois minha garagem está no limite de altura e permite entrar e sair numa boa.
Mas, estou bolando um sistema para instalar elas de forma fácil no rack do carro, coisa de 15 min entre colocar e dar aperto.
Olá Mauro,
Minha pergunta é no caso de estar acampado e ter que sair com o carro.
Vespeiro
15/01/2014, 19:01
Minha pergunta é no caso de estar acampado e ter que sair com o carro.
Oi Mauro,
Nesse caso, o negócio é recolher ela (rapidinho - algo em torno de 3 a 7, com calma), e sair.
Vespeiro
15/01/2014, 19:05
Olá,
Sim, estou estudando colocar uma estrutura metálica no meu reboque, e a barraca em cima, para as saídas q sei q irei ficar mais parado na região, me dando mais mobilidade com o carro.
A intenção é deixar o reboque alto, considerando que a barraca fique alta (alinhada com a altura do carro), assim posso levar mais coisas no reboque, inclusive considerar um frigobar,... tem bastante gente fazendo projetos parecidos por aqui.
Por outro lado, se a barraca ficar mais alta, aproveito mais a área de baixo (vestiário) e o acesso fica mais fácil.
Valeu.
Abs
Vespeiro, esqueci de comentar, mas achei bem legal seu Jimny e o esquema de Camping. Acho que esse sistema poderia ser um jogo de roldanas na própria garagem para içar a barraca.
Sei que na Austrália o pessoal usa muito carretinha pra fazer este tipo de configuração com barraca e cozinha / varanda. Daí o carro fica livre. Claro que tem os prós e contras em cada caso (onde um chega o outro pode não chegar).
A carretinha é um troço que tem que ser muito bem feito também, senão não dá confiança de pegar estrada.
abs
http://i735.photobucket.com/albums/ww355/zukenutter/DIP1.jpg
Olá amigos,
depois de muito pesquisar, pensar, ler opiniões, acabei comprando uma barraca de teto para colocar no Jimny.
Sei q vários relatos dão conta de que não é prudente, e concordo parcialmente, pois a dirigibilidade aumenta, porém não é nenhum grande problema, quando se tem prudência e consciência do que temos acima de nós, ou melhor do carrinho.
Abss.
Daniel
Caxias do Sul/RS
Vespeiro, sou doido em arrumar uma dessas, mas montada em um reboque, pra usar em viagens mais curtas, e pelo menos a cada 2 ou 3 anos, em expedições de 30-40 dias. Quem sabe futuramente...
José Ricardo M. Rubião
11/02/2014, 12:38
Olá, eu já li relatos a respeito do Jimny sobre acidentes ocorridos por queba do braço da suspensaão dianteira. Isso me deixou muito preocupado, porque estou quase fechando negócio em um zero Km, onde eu usarei para fazer muitas viagens pelo Brasil. Depois de ver as fotos de um membro do fórum, onde seu Jimny capotou por conta desta peça, fico em dúvida sobre a segurança do carro. Outro acidente pesquisado na internet, de um Jimny que perdeu o controle durante uma forte chuva também me deixou preocupado. Gostaria de saber sobre a estabilidade do carro com os donos que tem mais tempo com o Jimny.
Abraços!
Olá amigos,
Abss.
Daniel
Caxias do Sul/RS
Cocatriz
11/02/2014, 13:25
José, Eu não ví ninguém do forum reclamando disso... Eu sei que um colega teve um capotamento com um Jimny mas foi por causa de um animal na pista.
Agora sobre quebrar o Braço da Suspensão? Não lembro de ninguém com esse problema no forum... Pelo menos não em condições normais.
O outro capotamento que eu conheço foi por conta de vento lateral, e ele subiu no guard-rail aí ele vira mesmo.
Eu mesmo dirijo meu bem rapido, e não tenho problemas de estabilidade, claro que o bem rápido de jipe <> bem rápido de carro.
José Ricardo M. Rubião
11/02/2014, 13:57
NO Patagonia 2010 / 2011: vigésimo quarto dia - 09/01/2011 - Acidente com fotos (http://nopatagonia10.blogspot.com.br/2011/06/vigesimo-quarto-dia-09012011-acidente.html?m=1)
Não sei se vai dar para abrir o blog...
José, Eu não ví ninguém do forum reclamando disso... Eu sei que um colega teve um capotamento com um Jimny mas foi por causa de um animal na pista.
Agora sobre quebrar o Braço da Suspensão? Não lembro de ninguém com esse problema no forum... Pelo menos não em condições normais.
O outro capotamento que eu conheço foi por conta de vento lateral, e ele subiu no guard-rail aí ele vira mesmo.
Eu mesmo dirijo meu bem rapido, e não tenho problemas de estabilidade, claro que o bem rápido de jipe <> bem rápido de carro.
José Ricardo M. Rubião
11/02/2014, 15:22
NO Patagonia 2010 / 2011: vigésimo quarto dia - 09/01/2011 - Acidente com fotos (http://nopatagonia10.blogspot.com.br/2011/06/vigesimo-quarto-dia-09012011-acidente.html)
NO Patagonia 2010 / 2011: vigésimo quarto dia - 09/01/2011 - Acidente com fotos (http://nopatagonia10.blogspot.com.br/2011/06/vigesimo-quarto-dia-09012011-acidente.html)
José Ricardo, nunca tinha visto nada parecido. Vi que você enviou uma msg ao dono. Seria interessante saber qual foi o posicionamento da Suzuki.
José Ricardo M. Rubião
11/02/2014, 16:26
Eu liguei para a Suzuki e enviei um email com o endereço deste blog. Agora é só aguardar o feedback. Quando eu tiver o retorno, vou postar aqui.
José Ricardo, nunca tinha visto nada parecido. Vi que você enviou uma msg ao dono. Seria interessante saber qual foi o posicionamento da Suzuki.
Olá, eu já li relatos a respeito do Jimny sobre acidentes ocorridos por queba do braço da suspensaão dianteira. Isso me deixou muito preocupado, porque estou quase fechando negócio em um zero Km, onde eu usarei para fazer muitas viagens pelo Brasil. Depois de ver as fotos de um membro do fórum, onde seu Jimny capotou por conta desta peça, fico em dúvida sobre a segurança do carro. Outro acidente pesquisado na internet, de um Jimny que perdeu o controle durante uma forte chuva também me deixou preocupado. Gostaria de saber sobre a estabilidade do carro com os donos que tem mais tempo com o Jimny.
Abraços!
O acidente foi com o NO de Santos.
Realmente um braço estava quebrado depois do capotamento, mas não soube precisar se quebrou antes ou depois do evento.
No grupo suzuki do yahoo também foi comentado sobre uma possível fragilidade do jimny nestes pontos.
Se ficar na dúvida dá para trocar e colocar uns "potentes" sob medida para o jipinho.
Tente conversar com o Fabil sobre isso, o cara manja muito de Zuki's :wink:
Franco, você sabe o tipo de uso que ele faz com o jipinho? Tipo se faz trilha pesada? Não poderia ser um dano decorrente disso, e que acabou culminando nessa quebra?
Parece que a última gota de flex da suspensão é pela própria torção dos braços. Com certeza foi uma situação de grande estresse. Talvez resultante do próprio capotamento? Difícil dizer... Fato é que eles tem fama de fraquinhos mesmo.
Os braços vendidos com kits de elevação da suspensão são, normalmente, bem mais resistentes que os originais. Outros itens que demandam atenção são as barras panhard e as carcaças dos eixos.
Pé leve e vida longa ao jipinho...
O acidente foi com o NO de Santos.
Realmente um braço estava quebrado depois do capotamento, mas não soube precisar se quebrou antes ou depois do evento.
No grupo suzuki do yahoo também foi comentado sobre uma possível fragilidade do jimny nestes pontos.
Se ficar na dúvida dá para trocar e colocar uns "potentes" sob medida para o jipinho.
Tente conversar com o Fabil sobre isso, o cara manja muito de Zuki's :wink:
José Ricardo M. Rubião
11/02/2014, 23:23
Agora imagine isso acontecendo em uma rodovia...
RodrigoMarcio
12/02/2014, 09:00
Olá amigos,
Abss.
Daniel
Caxias do Sul/RS
Fantástico !
Poderia nos dizer onde comprou e o R$? Ela já tem o próprio bagageiro ou é opcional? Abs.
Cocatriz
12/02/2014, 13:37
Eu ainda não tive a oportunidade de ver o blog, ( é bloqueado no trabalho onde eu normalmente acesso o forum ). Mas 2 caso perto do número de Jimnys que tem no mundo acho difícil de condenar, eu até acredito que ele seja "fraquinho" para coisas mais extremas, mas para o normal trilhas médias e leves, acho difícil eles quebrarem.
Mas o Fabil, podia aparecer por aqui e falar também... hehehehe
Pyrenees 2012 Jimny Road Book Vibraction - YouTube (http://youtu.be/DIsm6dYlUwM) este link é de uma viagem feita de jimny na Europa muito bom . tem dois cortes mas logo continua.
Mostra o carro em diferentes terrenos
José Ricardo M. Rubião
12/02/2014, 17:32
Eu vou arriscar e devo retirar o meu nesta sexta-feira. Vou tirar os Dueller e colocar 4 BF All terrain, pois na viagem, vou pegar mais asfalto do que terra... :safari-rig:
Cocatriz, com certeza. Principalmente quando se trata de escalar rocha ou algo do tipo. Um tempo atrás tentei comprar esses braços, mas me informaram na Alternativa 4x4 que só vendem o kit completo (de 4"). Importar nem pensar com esse dólar alto. Será que o Fabil também faz?
Eu ainda não tive a oportunidade de ver o blog, ( é bloqueado no trabalho onde eu normalmente acesso o forum ). Mas 2 caso perto do número de Jimnys que tem no mundo acho difícil de condenar, eu até acredito que ele seja "fraquinho" para coisas mais extremas, mas para o normal trilhas médias e leves, acho difícil eles quebrarem.
Mas o Fabil, podia aparecer por aqui e falar também... hehehehe
José Ricardo M. Rubião
13/02/2014, 23:48
Vc sabe qual a diferença de altura entre o 4ALL e o 4Sport? Eu estou na duvida entre os dois. Vou percorrer uns 1200Km logo de cara (trocando os pneus originais -Mud ou Dueller - pelo LTX A/T2 ou All Terrain.
Vc sabe qual a diferença de altura entre o 4ALL e o 4Sport? Eu estou na duvida entre os dois. Vou percorrer uns 1200Km logo de cara (trocando os pneus originais -Mud ou Dueller - pelo LTX A/T2 ou All Terrain.
José, você acha que realmente precisa trocar os pneus para esta viagem? Qual a distância total desta viagem e tipos de piso? Se for pegar muito asfalto e uma ou outra terra os Dueller irão numa boa (inclusive tem relatos de pessoal usando Dueller passar em lugar bem complicado). O mesmo pro mud. O pessoal do forum que tem Mud relataram várias viagens rodoviárias, e vai de boa. Talvez o único inconveniente é que um pneu mud vai desgastar um pouco mais no asfalto que no seu uso ideal (barro).
Agora se for uma viagem só por lugar com "muita quebradeira", e já pegar um com mud estará bem servido.
Estou com meu Scorpion ATR e vou rodar até acabar. Quando acabar talvez coloque um Mud.
Pense nisso, se a troca for só para uma viagem, talvez seja um gasto desnecessário...
Att.
Pessoal, vejam as adaptações e uso do jimny na Austrália...
View topic - NEW 2006 Suzuki Jimny swap | Australian 4WD Action (http://www.4wdaction.com.au/forum/viewtopic.php?t=71843)
Cocatriz
14/02/2014, 10:35
A diferença de altura descontando os pneus é cerca de 2", que é os calços que tem entre o chassis e a carroceria. MAS o 4Sport tem os paralamas recortados e parachoques menores...
Quanto aos Pneus, se você pegar os dueler, troque... se pegar os Muds pode ir sem medo... o BF KM2 é excelente para Asfalto ou Lama... gasta um pouco mais rápido, mas é muito borrachudo... e depois que vc começar usar nào vai querer trocar...
Eu já fiz 600km, Rally, 600km ( BH-SP, Suzuki Adventure, SP-BH ) em 1 final de semana... andei na velocidade máxima da rodovia sem maior stress... o ponto aqui é que se vc for fazer isso logo de cara com ele 0km, vai sentir ele bem amarrado até uns 5000.... depois ele se solta um pouco. ( O meu tem 7000 km)
José Ricardo M. Rubião
14/02/2014, 16:56
A revenda aqui me deu uma sugestão de trocar esses mud e colocar um 235/75. Será que vale a pena? Não vai forçar muito o carro?
Franco, você sabe o tipo de uso que ele faz com o jipinho? Tipo se faz trilha pesada? Não poderia ser um dano decorrente disso, e que acabou culminando nessa quebra?
Guima, até onde eu sei o uso do jipinho foi para a viagem em que ocorreu o acidente.
Vou chutar: os trechos de costela de vaca podem ter estressado o braço, mas acho mais provável que a quebra tenha ocorrido em decorrência da capotagem, esta causada provavelmente pelo efeito da trepidação do terreno sobre a panhard (descolamento do eixo do solo, caso as vibrações ocorram em determinada frequência).
Se quebrou antes de capotar, daí a situação fica mais séria. Valeria a pena pesquisar.
Cocatriz
15/02/2014, 11:57
Até onde eu sei esse braço é oco, para aumentar a resistência mecânica... não sou expecialista, e muito menos mecânico, mas acho que ele deu azar... se juntar todos os casos que já vi desse problema foram 3. e 2 deles foram usos extremos. Mesmo alí não dá pra saber se foi essa peça que quebrou primeiro ( agora consegui ver o Blog ), por que apesar de obviamente ele perder o controle ele relata que perde o freio também... Eu queria umas opniões mais técnicas dos preparadores de Jimnys para trilhas....
José Ricardo M. Rubião
16/02/2014, 07:03
Poderia ser uma série que veio com este problema. Você conhece os proprietários? Este cara do blog por exemplo, sumiu e não consigo encontrar nada dele. Os outros casos, poderiamos saber como foi que aconteceram.
Até onde eu sei esse braço é oco, para aumentar a resistência mecânica... não sou expecialista, e muito menos mecânico, mas acho que ele deu azar... se juntar todos os casos que já vi desse problema foram 3. e 2 deles foram usos extremos. Mesmo alí não dá pra saber se foi essa peça que quebrou primeiro ( agora consegui ver o Blog ), por que apesar de obviamente ele perder o controle ele relata que perde o freio também... Eu queria umas opniões mais técnicas dos preparadores de Jimnys para trilhas....
Pessoal;
este assunto já foi discutido aqui no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/83571-patagonia-2010-2011-expedicoes-kataya-4x4-44.html
eu já levei uma grande susto (aquele de gelar a espinha) na carretera austral com o jipinho.
ao tentar andar um pouco mais rápido no rípio, entrei em uma sequência de buracos e senti a traseira descolar totalmente do solo. O jipinho dançou de um lado para o outro e por Deus não capotei.
jipe leve + eixos rígidos + entre eixos curto + panhard: pé leve e prudência sempre!
Sfranco, eu também passei por isso na Transamazonica e no Jalapão. No jalapao eu fui parar no meio do cerrado, por sorte não tinha nenhuma arvore grande. Depois dos sustos eu maneirei o pé.
abs
bruno
VOVÔ DO TROLLER
16/02/2014, 20:09
Pessoal;
este assunto já foi discutido aqui no fórum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/83571-patagonia-2010-2011-expedicoes-kataya-4x4-44.html
eu já levei uma grande susto (aquele de gelar a espinha) na carretera austral com o jipinho.
ao tentar andar um pouco mais rápido no rípio, entrei em uma sequência de buracos e senti a traseira totalmente do solo. O jipinho dançou de um lado para o outro e por Deus não capotei.
jipe leve + eixos rígidos + entre eixos curto + panhard: pé levee e prudência sempre!n
Aconteceu comigo com um Tracker (Suzuki Grand Vitara II). Estava percorrendo uma estrada de terra no sul da BAHIA, com um bocado de costelas de vaca. Nunca vi tantas costelas de vaca na minha vida. Não estava acima de 70 km por hora e num determinado momento, percebi que as 4 rodas, coincidentemente, ficaram no ar. Quando uma das rodas da frente quicou o chão, o carro descontrolou-se , bateu num peqeno barranco do lado direito e capotou. Não sobrou nada do carro. Deu PT total.Ainda bem que o habitáculo do Tracker é seguro. Eu e a minha esposa não sofremos qualquer tipo de ferimento. Só o susto mesmo,e que susto. Depois do acidente, pesquisei muito e verifiquei que vários Zukis já haviam capotado ou tombado. Na minha equipe Off Road,por exemplo, foi, um Tracker capotado, dois Trackers tombados e um Jimny capotado. Eu sei que os Zukis são excelentes veículos, mas fiquei meio ressabiado com os mesmos. Penso até em voltar para os Zuquis, os quais admiro, mas a dona da pensão diz que quer o divórcio primeiro.Abs.Válter.
p.s concordo plenamente: JIPE LEVE, EIXOS RÍGIDOS, ENTRE EIXOS CURTOS, ou não, PANHARD: PÉ BEM LEVE E PRUDÊNCIA CONSTANTE.
Eu também já passei por uma boa. Em uma estrada de terra que liga a BR 381 a Santa Bárbara - MG. Eu peguei um trecho com um leve aclive com piso bem compactado, mas com aqueles pedriscos soltos. Veio um ônibus a toda e uma curva aberta, e o jipinho sambou. Estava a uns 60-70 km/h, e foi foda controlar (o pouco que freei foi suficiente pra dar uma atravessada na estrada). Pra piorar o cara do ônibus não aliviou, veio a toda. Eu é que tive que que controlar e passar beirando o ônibus, e bem ao lado de uma encosta... Depois dessa, procuro não empolgar muito!
RodrigoMarcio
17/02/2014, 13:07
Desviando um pouco o assunto, vou contar uma que me aconteceu hoje pela manhã.
No trecho Franca-Ribeirão Preto (SP), numa estrada de terra alternativa, com as chuvas que vieram nesse final de semana, hoje me deparei com um verdadeiro piscinão interditando a pista.
Achei que era raso e decidi arriscar, mesmo sozinho, sem rádio e de terno e gravata... (paixão=10; neurônios=0).
2ª reduzida e fui... Depois de 10 metros o carro afundou até o meio da porta e freou. Com cuidado, passei a 1ª e o carro retomou, continuou cavando e nadando devagarinho até sair, 30 metros depois.
Como foi minha primeira 'natação', fiquei muito empolgado, até me lembrar da possível água no assoalho...
Maass, pra minha surpresa, quando olhei para baixo, nenhuma gota entrou! Não sei explicar como. Muito provavelmente as borrachas de vedação são diferenciadas (daí a recorrente dificuldade de fechar a porta).
Fica então aí mais um relato para os futuros proprietários de que: sim, o caro jipinho compensa!
A paixão virou amor. E o meu sapato Democrata preto-laca agradeceu.
Abc.
Válter; lembrava do seu relato. Realmente assustador.
Guima e Freak; concordo, sem empolgação.
O propósito do jipinho não é andar rápido, mas sim andar por todos os caminhos e voltar inteiro e funcionando.
No trecho Franca-Ribeirão Preto (SP), numa estrada de terra alternativa, com as chuvas que vieram nesse final de semana, hoje me deparei com um verdadeiro piscinão interditando a pista.
Achei que era raso e decidi arriscar, mesmo sozinho, sem rádio e de terno e gravata... (paixão=10; neurônios=0).
2ª reduzida e fui... Depois de 10 metros o carro afundou até o meio da porta e freou. Com cuidado, passei a 1ª e o carro retomou, continuou cavando e nadando devagarinho até sair, 30 metros depois.
Como foi minha primeira 'natação', fiquei muito empolgado, até me lembrar da possível água no assoalho...
Maass, pra minha surpresa, quando olhei para baixo, nenhuma gota entrou! Não sei explicar como. Muito provavelmente as borrachas de vedação são diferenciadas (daí a recorrente dificuldade de fechar a porta).
Fica então aí mais um relato para os futuros proprietários de que: sim, o caro jipinho compensa!
Abc.
Hahahahaha..
Muito bom!
Ainda bem que passou, senão o prejuízo do sapato e das roupas seria grande!!
RodrigoMarcio
17/02/2014, 13:21
Hahahahaha..
Muito bom!
Ainda bem que passou, senão o prejuízo do sapato e das roupas seria grande!!
Sfranco, ainda mais que a terra vermelha da minha região faz a água virar 'chocolate cremoso' - onde ela pega mancha.
O prejuízo seria a Dona Patroa dando chilique. rsrs
Abusei da sorte. Ufa !
Abc.
Rodrigo, você viu a viola em caco, ou melhor em Lama! Aliás, neste caso não seria melhor ter entrado em 1a marcha desde o início?
RodrigoMarcio
17/02/2014, 20:15
Rodrigo, você viu a viola em caco, ou melhor em Lama! Aliás, neste caso não seria melhor ter entrado em 1a marcha desde o início?
kkk
Pois é, achei que em 1ª ele poderia 'cavar' demais e se enterrar, mas vivendo e aprendendo... sou novato no 4x4.
abç
Pessoal
O Jimny 2014 esta vindo com air bag e abs?
Abs
jorgeffn
22/02/2014, 19:21
Pessoal
O Jimny 2014 esta vindo com air bag e abs?
Abs
Sim! só dar um pesquisado no aqui no fórum que tem muita coisa sobre isso...
abs!
Fontedasroubadas
23/02/2014, 23:47
Estou para pegar um 2010 ou 2011 mas vi muitos comentarios sobre deficit e dificuldade em reposiçao de peças, entretanto, muitos dizem que desde 2008 isso nao é mais um problema, qual a opniao de voces ? eo preço das peças basicas do jimny, ( pastilha, suspençao….) da pra considerar caras ?
Obrigado
No Brasil, para qualquer veículo "um pouco diferente do habitual" será um pouco difícil encontrar peças.
As peças básicas não são caras.
A vantagem do jipinho é que não terá que trocar peças durante muito tempo.
O meu está indo para 03 anos, 50mil km e não foi substituído nada além de filtros e óleos.
Estou para pegar um 2010 ou 2011 mas vi muitos comentarios sobre deficit e dificuldade em reposiçao de peças, entretanto, muitos dizem que desde 2008 isso nao é mais um problema, qual a opniao de voces ? eo preço das peças basicas do jimny, ( pastilha, suspençao….) da pra considerar caras ?
Obrigado
O meu é um 2012 e estou com ele desde zero. Está com 74.000 km e todos os tipos de terreno e até agora sem problema nenhum, só as revisões de rotina. O jipinho é foda!!
mihalerm
24/02/2014, 11:40
O meu é um 2012 e estou com ele desde zero. Está com 74.000 km e todos os tipos de terreno e até agora sem problema nenhum, só as revisões de rotina. O jipinho é foda!!
Meu é um 2010/2011 comprado zero. Agora, após 60.000 km rodados em 3,5 anos, a bateria foi pro brejo. Troquei semana passada.
Uso o jipinho basicamente para ir ao sítio uma vez por semana. O aceso ao sítio é uma trilha de serra bem esburacada com 2 km de extensão. Quando comprei o sítio tinha um GOL - precisava alinhar a direção a cada mêz. Depois tive uma S-10 - consgui rachar a longarina. No jipinho - nada! Alinho a direção na revisão a cada 6 mezes apesar de não precisar, só por desencargo de consciência.
Mihalerm;
qual bateria vc. colocou??
Meu é um 2010/2011 comprado zero. Agora, após 60.000 km rodados em 3,5 anos, a bateria foi pro brejo. Troquei semana passada.
Uso o jipinho basicamente para ir ao sítio uma vez por semana. O aceso ao sítio é uma trilha de serra bem esburacada com 2 km de extensão. Quando comprei o sítio tinha um GOL - precisava alinhar a direção a cada mêz. Depois tive uma S-10 - consgui rachar a longarina. No jipinho - nada! Alinho a direção na revisão a cada 6 mezes apesar de não precisar, só por desencargo de consciência.
Mihalerm; qual bateria vc. colocou??
Fontedasroubadas
27/02/2014, 19:29
Como está o consumo do nacional, na sua opniao, e qual versao é o teu. Obrigado
O meu comprei usado... 09/10 e já tinham abusado do coitado... Até hoje só troquei correia e bateria... está com 51.000 km.
453147
Como está o consumo do nacional, na sua opniao, e qual versao é o teu. Obrigado
O meu é um 4street. Ele faz uma média de 12,5 a 13 km/l em circuito misto. A pior média foi 10 km/l (maior parte do tempo em 4x4 e 4x4 reduzido) e a melhor foi de 14,5 km/l, acompanhando a Rural da minha sogra voltando da Serra da Canastra (uns 80/9 km/h). Original ainda, apenas com parachoque da RC 4x4 e um Warn M8000 com cabo sintético.
Marcus Neves
05/03/2014, 16:29
Fui premiado mais uma vez, agora o suporte do extintor de incêndio quebrou.
É um problema sério este suporte ter quebrado, em uma batida o extintor solto não é uma boa idéia. Seria prudente inspecionarem seus suportes a procura de trincas para saber se é um problema do material ou só azar meu mesmo.
Mandei as fotos para a Rakki para ver se a garantia neste caso funciona....
Lembrando que a chave também não está funcionando (botões de abrir e fechar) e na última revisão trocaram a pilha e não resolveu. Me passaram que eu preciso pedir e arcar com uma nova chave. Cadê a garantia? Pedi novamente a solução.
Sem esquecer que a suspensão estava com barulho e a Rakki queria trocar os quatro amortecedores por R$ 1.000,00 alegando que as buchas estavam gastas, foram trocadas apenas as buchas superiores dianteiras por R$ 150,00 e o barulho sumiu.
Paguei em todas as revisões o alinhamento do carro, serviço este que nunca ficou bom.
453572453571453574453575453576
Cocatriz
06/03/2014, 16:45
O alinhamento que nunca ficou bom é por causa do shimmy ou realmente se vc estiver alinhado e soltar o volante ele puxa para algum lado?
Marcus Neves
06/03/2014, 17:40
O pior que são os dois... a concessionária nunca me devolveu o carro alinhado, geralmente puxando para esquerda e com shimmy entre 60 e 70 km/h.
Resolvi levando em uma oficina particular, agora solto a mão do volante e o carro continua reto. O shimmy também foi resolvido com equipamento de balanceamento sem tirar a roda do carro.
Para quem estiver em São Paulo, segue:
Oficina Cruz Azul
Rua Dom Duarte Leopoldo, 833 - Cambuci
(11) 3209-4938
Fazer o alinhamento com o Tião
Marcus Neves
06/03/2014, 17:49
Agora falando em shimmy, veja o que a revista quatro rodas falou em Fevereiro de 2011 sobre o Jimny na matéria usado do mês.
Suspensão: o Jimny tem dois eixos rígidos, fixos ao chassi por braços longitudinais. Se o embuchamento dos braços estiver gasto, o veículo apresentará ruídos na suspensão e uma vibração na direção entre 60 e 80 km/h, conhecida como “shimmy”. A troca das buchas, que custam 400 reais, resolve o problema.
Segue a reportagem completa:
Usado do*mês: Suzuki Jimny | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/usado/suzuki-jimny-619121.shtml)
José Ricardo M. Rubião
09/03/2014, 22:38
Quantos Km seu carro tem?
Fui premiado mais uma vez, agora o suporte do extintor de incêndio quebrou.
É um problema sério este suporte ter quebrado, em uma batida o extintor solto não é uma boa idéia. Seria prudente inspecionarem seus suportes a procura de trincas para saber se é um problema do material ou só azar meu mesmo.
Mandei as fotos para a Rakki para ver se a garantia neste caso funciona....
Lembrando que a chave também não está funcionando (botões de abrir e fechar) e na última revisão trocaram a pilha e não resolveu. Me passaram que eu preciso pedir e arcar com uma nova chave. Cadê a garantia? Pedi novamente a solução.
Sem esquecer que a suspensão estava com barulho e a Rakki queria trocar os quatro amortecedores por R$ 1.000,00 alegando que as buchas estavam gastas, foram trocadas apenas as buchas superiores dianteiras por R$ 150,00 e o barulho sumiu.
Paguei em todas as revisões o alinhamento do carro, serviço este que nunca ficou bom.
453572453571453574453575453576
Marcus Neves
10/03/2014, 07:18
Ele está com 42.000 km, pouca quilometragem para muito aborrecimento.
Quantos Km seu carro tem?
Marcus Neves
12/03/2014, 12:47
A fabrica da Suzuki no Brasil ainda não tem o ferramental para fazer um suporte de extintor? Precisa importar? O que é fabricado no Brasil então?
Segue a resposta do consultor técnico:
Sr Marcus,Boa Tarde!
A Previsão da chegada do suporte do extintor é para o final deste mês.
Como não tinha na fabrica em goias,está sendo importado do japão.
Atenciosamente.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=adfde18768&view=att&th=144b6e2b19d45329&attid=0.1&disp=emb&zw&atsh=1
Hilton Batista
Consultor Técnico
Av. Das Nacoes Unidas, 19667
Vila Almeida - São Paulo - SP.
Tel:(11) 2526-6000 Ramal:6016
Fax:(11) 2526-6035
Cel:(11) 99374-0581
Em tempo:
Instalei um amortecedor de direção da Cherokee no meu Jimny e ficou excelente. O tal do SHIMI desapareceu e eu ja estou ha mais de 15000km sem ter q fazer balanceamento. Foi a melhor coisa que eu pude fazer. Não afeta em nada na dirigibilidade, tampouco na agilidade. Foi só alegria.
Acho que só o Brasil obriga a ter extintor de série. Acredito que foi a SR quem colocou nos japa. Conversa fiada essa de importar do Japão, hein?
A fabrica da Suzuki no Brasil ainda não tem o ferramental para fazer um suporte de extintor? Precisa importar? O que é fabricado no Brasil então?
Segue a resposta do consultor técnico:
Sr Marcus,Boa Tarde!
A Previsão da chegada do suporte do extintor é para o final deste mês.
Como não tinha na fabrica em goias,está sendo importado do japão.
Atenciosamente.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=adfde18768&view=att&th=144b6e2b19d45329&attid=0.1&disp=emb&zw&atsh=1
Hilton Batista
Consultor Técnico
Av. Das Nacoes Unidas, 19667
Vila Almeida - São Paulo - SP.
Tel:(11) 2526-6000 Ramal:6016
Fax:(11) 2526-6035
Cel:(11) 99374-0581
Marcus Neves
14/03/2014, 16:32
Thix
Também estou achando estranho está conversa de importar.
Tudo isso porque é um suporte de extintor, se fosse uma peça do motor o carro estaria parado aguardando a importação.
Enquanto isso o extintor está solto no carro.
Pós-venda ou a garantia da Suzuki só funcionam quando é para pagar as revisões.
Acho que só o Brasil obriga a ter extintor de série. Acredito que foi a SR quem colocou nos japa. Conversa fiada essa de importar do Japão, hein?
Marcus Neves
14/03/2014, 16:57
Instalei um amortecedor de direção da Cherokee no meu Jimny e ficou excelente. O tal do SHIMI desapareceu e eu ja estou ha mais de 15000km sem ter q fazer balanceamento. Foi a melhor coisa que eu pude fazer. Não afeta em nada na dirigibilidade, tampouco na agilidade. Foi só alegria.
Rogê
Valeu pela informação, este vai ser o próximo investimento.
Abs
José Ricardo M. Rubião
16/03/2014, 10:04
Que lugar em Brasília tem essa subida, véi? Vc estava carregado? Parou e depois arrancou? O ar estava ligado?
Abs!
Pessoal tava sumindo,
Mais informações sobre o meu Jimny:
1) na cidade ele continua nos 10 km/l
2) finalmente peguei um estrada, ele fez 11 km/l
3) não fiz uma trilha, mas andei em chão batido e é muito bom dirigi-lo.
4) Aqui em Brasília tem uma "subidinha" brava que eu sempre subi com polo, peugeot, astra (dava trabalho mas subia), e Tracker (maior tranquilidade no 4x4).... o Jimny me fez colocar o 4x4 reduzida e ainda deu trabalho para subir... não foi barberagem não... será o que o Jimny ta com algum problema? Ou será pq é o único 1.3 na jogada? Ou será barberada mesmo?
5) Coloquei o bagageiro na NewTrack (http://www.newtrack.com.br/Produto.aspx?IdProduto=226&IdProdutoVersao=311) ele é muito bom, apesar que depois dos 80 km/l ele faz um pouco de barulho. Não é assobio não, e um outro tipo de barulho, no inicio até que eu achei legal... depois achei ruim e já acostumei...
Também estranhei, geralmente acho o Jimny melhor que outros carros pra rampa. Mas ele sente bem o ar nessa situação mesmo.
Abraço.
José Ricardo M. Rubião
16/03/2014, 16:41
Mas chegar a engatar reduzida para subir? Rapaz...
O Jimny deveria custar no máximo 45.000,00 na versão 4All com ABS e air bag. Estou fechando com a Express aqui em Uberlãndia em um valor um pouco mais em conta, mas nada que possa ser justificado como "um ótimo negócio". Eles não vão me dar nada de brinde, uma pena. Estou querendo instalar muitos acessórios, mas na concessionária, os valores são muito altos. Segue a lista: trava para o estepe, levantamento automático dos vidros, som Pioneer ou Sony 2 din, quatro auto-falantes JBL, bagageiro Thule, cinco pneus All terrain BF Goodrich 215/75 R15, novas lãmpadas para os faróis, amortecedor de direção e descansa-braço central.
Vou ver isso no inicio do mês que vem, pois o carro só chegará em abril.
Também estranhei, geralmente acho o Jimny melhor que outros carros pra rampa. Mas ele sente bem o ar nessa situação mesmo.
Abraço.
Não!
Eu concordei com vc, José! rsrs
Mas chegar a engatar reduzida para subir? Rapaz...
O Jimny deveria custar no máximo 45.000,00 na versão 4All com ABS e air bag. Estou fechando com a Express aqui em Uberlãndia em um valor um pouco mais em conta, mas nada que possa ser justificado como "um ótimo negócio". Eles não vão me dar nada de brinde, uma pena. Estou querendo instalar muitos acessórios, mas na concessionária, os valores são muito altos. Segue a lista: trava para o estepe, levantamento automático dos vidros, som Pioneer ou Sony 2 din, quatro auto-falantes JBL, bagageiro Thule, cinco pneus All terrain BF Goodrich 215/75 R15, novas lãmpadas para os faróis, amortecedor de direção e descansa-braço central.
Vou ver isso no inicio do mês que vem, pois o carro só chegará em abril.
Acabo de mudar pra Brasília.
Fiz o trajeto Belém->São Luis->Palmas->Brasília.
Estou procurando referências de mecânico em Brasília, alguma dica???
Abraços!
José Ricardo M. Rubião
20/03/2014, 14:55
Segue um pequeno vídeo postado no You Tube descrevendo a história do Jimny:
https://www.youtube.com/watch?v=_3vt4KNS1ok
Marcellontra
27/03/2014, 16:31
Acabo de mudar pra Brasília.
Fiz o trajeto Belém->São Luis->Palmas->Brasília.
Estou procurando referências de mecânico em Brasília, alguma dica???
Abraços!
Meneses Off Road
61 - 3465-2010 - Setor de Oficinas Norte, ao lado do Carrefour
José Ricardo M. Rubião
27/03/2014, 17:39
Você teve que fazer alguma adaptação? Segue o que eu encomendei. Não é a mesma coisa da imagem que vem na caixa e nem vem com guarda pó (item opcional, comprado a parte).
456687
José Ricardo M. Rubião
29/03/2014, 17:12
Valeu pela dica! Mas é só por estética msm. Não gostei do Jimny calçado com os Duellers HT. Achei que sobra muito espaço na caixa de roda. Os BF A/T dão um visual muito interessante, além de ganhar um pouco mais de altura.
Marcelo Guerra
31/03/2014, 20:40
Ai pessoal, sou um novo dono de um Jimny e particularmente estou gostando muito do carro. Minha média tem sido de 12 km/l na cidade... melhor que os 11km/l do meu antigo fiesta.
José Ricardo, gostaria de saber onde que você costuma fazer as revisões do seu jimny. Na concessionaria mesmo ou em alguma mecânica da cidade?
Acho que ja vi o seu amarelo pela cidade.
José Ricardo M. Rubião
31/03/2014, 21:07
Olá Marcelo, blz? Se viu, deve ter sido hoje, pois ele acabou de sair da Suzuki. Minha esposa foi hoje lá para pegar. Comprei antes de viajar para o trabalho e só vou ver o Jimny quando eu estiver em UDI, daqui a alguns dias. Emplaquei antes de tirá-lo da Express e fiz o seguro. Como o carro é zero, inicialmente vou fazer as revisões na ccs. Depois não sei, pois irá depender muito do valor e qualidade do serviço, que ainda é desconhecido para mim.
Depois mande uma msg privada para trocarmos umas ideias. Sei de umas quatro pessoas que possuem Jimnys em UDI. Assim que eu retornar, vou fazer contato com elas para organizar um passeio. Vc topa?
E meus parabéns pela escolha!
Ai pessoal, sou um novo dono de um Jimny e particularmente estou gostando muito do carro. Minha média tem sido de 12 km/l na cidade... melhor que os 11km/l do meu antigo fiesta.
José Ricardo, gostaria de saber onde que você costuma fazer as revisões do seu jimny. Na concessionaria mesmo ou em alguma mecânica da cidade?
Acho que ja vi o seu amarelo pela cidade.
RodrigoMarcio
01/04/2014, 08:35
Olá Marcelo, blz? Se viu, deve ter sido hoje, pois ele acabou de sair da Suzuki. Minha esposa foi hoje lá para pegar. Comprei antes de viajar para o trabalho e só vou ver o Jimny quando eu estiver em UDI, daqui a alguns dias. Emplaquei antes de tirá-lo da Express e fiz o seguro. Como o carro é zero, inicialmente vou fazer as revisões na ccs. Depois não sei, pois irá depender muito do valor e qualidade do serviço, que ainda é desconhecido para mim.
Depois mande uma msg privada para trocarmos umas ideias. Sei de umas quatro pessoas que possuem Jimnys em UDI. Assim que eu retornar, vou fazer contato com elas para organizar um passeio. Vc topa?
E meus parabéns pela escolha!
José, acho que agora no final de abril terá um encontro de jimnys em uberaba; procure se informar na css de lá.
Abç.
José Ricardo M. Rubião
01/04/2014, 11:01
Sim, eu recebi o email. Dia 13/04, se não me engano. Vou me programar para ir! Vc vai tbm?
José, acho que agora no final de abril terá um encontro de jimnys em uberaba; procure se informar na css de lá.
Abç.
RodrigoMarcio
02/04/2014, 08:23
Sim, eu recebi o email. Dia 13/04, se não me engano. Vou me programar para ir! Vc vai tbm?
Eu viajo no dia 17. Se for dia 13, estarei lá com ctz. Vamos nos falando amigo.