Ver Versão Completa : Subaru forester - impressões
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
[
16]
Rick Morais
15/03/2024, 12:08
Tenho uma Subaru forester 2.5 turbo 2010. Alguém sabe onde consigo o protetor de cárter ( peito de aço)?
Seja bem vindo Ivan
Cara, já começo pedindo desculpas que eu não vou poder te ajudar respondendo sua pergunta na mosca.
Porém dei uma pesquisada pelo enorme conteúdo de msg que temos aqui nesse forum e desenterrei um papo de 2011 de participantes falando sobre protetor de cartér da Forester da XT:
Subaru forester - impressões (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-17.html)
Poste as experiências que vc esta tendo com seu carro, seja viagens ou consertos mecânicos.
Recomendo vc maratonar todas as páginas desse forum. Tem muita informação interessante para seu modelo de forester nas pgs antigas.
Abraço
Rick
Ivan Dias de Campos Junio
15/03/2024, 14:49
Seja bem vindo Ivan
Cara, já começo pedindo desculpas que eu não vou poder te ajudar respondendo sua pergunta na mosca.
Porém dei uma pesquisada pelo enorme conteúdo de msg que temos aqui nesse forum e desenterrei um papo de 2011 de participantes falando sobre protetor de cartér da Forester da XT:
Subaru forester - impressões (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-17.html)
Poste as experiências que vc esta tendo com seu carro, seja viagens ou consertos mecânicos.
Recomendo vc maratonar todas as páginas desse forum. Tem muita informação interessante para seu modelo de forester nas pgs antigas.
Abraço
Rick
Eu li todos os topicos aqui, inclusive achei esse topico de 2011 o qual um membro aqui do grupo relata que levou o carro para fazer o protetor de carter e cambio. Eu entrei em contato com a empresa que ele levou o carro e parece que ele não chegou a realizar o pedido. O problema é que fica em outro estado esse pessoal que fez o projeto do protetor de carter p ele.
Falando do Subaru Forester eu comprei para usar aos finais de semana e em algumas viagens. Já fiz algumas trilhas com ela e no final desse mês vou fazer o Caminho do Céu e a Serra Branca na Canastra em Minas gerais, na ultima trilha que fiz pegou embaixo em alguns pontos, por isso quero uma protecão extra nos pontos vitais do veiculo.
Fe Bertolino
26/03/2024, 22:35
Boa Fe.
É necessário mesmoa troca. Estou adiandando isso a uns anos.
Esse ano não passa. Vou trocar e vamos rezar para não gerar nenhum problema a curto prazo.
Vc lembra que óleo de cambio CVT usou?
Abraço
Rick
Rick,
A marca do óleo que foi usado é Febi Bilstein. Foi realizada a troca completa com aquelas máquinas de diálise. Gastei em torno de R$ 1300,00, não é o mais barato, mas como fiz a revisão (e a troca) em oficina especializada Subaru, e que só usa linha de auto desempenho, preferi fazer e confiar.
Já rodei + de 7k desde a troca e até o momento tudo em paz.
Fe Bertolino
26/03/2024, 22:46
Boa noite, Bertolino
Segue minha experiência com o ar condicionado, talvez seja algo que resolva pra vc:
Recomendo fazer essa verificação.
Opa Fellype, obrigado pelas dicas.
Fiz essa verificação que comentou e a quantidade de gás estava normal. O rapaz fez outro teste com um termômetro na saída de ar e constatou que estava gelando como deveria.
Ele comentou que esse ar não é dos mais fortes (comparado com o Golf que eu tive antes que congelava todo mundo). Ele ensinou, ainda, a colocar o ar na temperatura mínima e na velocidade mais baixa por uns minutos para dar tempo do trocador congelar e só então aumentar a velocidade do ventilador.
Comecei a seguir esse procedimento e realmente notei uma melhora, mesmo nesses dias infernais que passamos nos últimos meses, o ar deu conta.
Na minha opinião só fica devendo para os passageiros do banco de trás, pois não há saída e o da frente não é suficiente para gelar a parte de trás em dias muito quentes, nesses casos só esperando a cabine toda refrescar mesmo.
Fe Bertolino
26/03/2024, 22:53
Eu li todos os topicos aqui, inclusive achei esse topico de 2011 o qual um membro aqui do grupo relata que levou o carro para fazer o protetor de carter e cambio. Eu entrei em contato com a empresa que ele levou o carro e parece que ele não chegou a realizar o pedido. O problema é que fica em outro estado esse pessoal que fez o projeto do protetor de carter p ele.
Falando do Subaru Forester eu comprei para usar aos finais de semana e em algumas viagens. Já fiz algumas trilhas com ela e no final desse mês vou fazer o Caminho do Céu e a Serra Branca na Canastra em Minas gerais, na ultima trilha que fiz pegou embaixo em alguns pontos, por isso quero uma protecão extra nos pontos vitais do veiculo.
Ivan,
Depois compartilha sua experiência nas trilhas.
Fiz uma viagem para a Canastra agora em fevereiro e me enfiei no Parque Nacional da Serra da Canastra em semana de chuva constante.
Em muitos lugares achei que o carro não ia passar de jeito nenhum (atoleiros, lajes de pedra lisa e molhada, valetas, etc), mas o Forester tirou onda, foi muito bem e em nenhum momento ameaçou não passar.
A tração inteligente e o X-Mode ajudam demais o carro a sair de diversas situações.
fabricioengmec
01/05/2024, 16:39
Boa tarde pessoal!
Quem já trocou o óleo do câmbio da XT pode dar a opinião sobre qual foi o óleo usado e se está tudo OK após a troca?
Existem vários óleos que dizem ser compatíveis com o Lineratronics TR690 High Torque CVT, e os preços variam bastante...gostaria de saber se vai fazer diferença usar um lubrax de R$50 ou um Motul de R$100 o litro?
Rick Morais
13/05/2024, 16:51
Opa
Estou meio ausente pelo excesso de trabalho.
Coisa estranha.... luz de oleo acendendo.
Já é a 2a vez que a luz de óleo acende, indicando baixo nível de óleo.
A primeira vez ocorreu quando estava com 104mil km... descendo para o litoral. Por sorte, ainda estava no porta malas o restinho de óleo da ultima troca. Cerca de 200ml. Coloquei e segui viagem.
A segunda vez acendeu no mesmo caminho para o litoral depois do pedágio. Foi agora a cerca de 106mil km. Ai olhei na vareta e estava um pouco acima do minimo. Como o carro estava quente, deduzi que deixasse o oleo escorrer e chegaria no nivel do sensor. Bom, era 5 da manhã, continuei descendo com o pé leve e comprei um litro de Shell Helix HX8 5W30 no posto e coloquei mais uns 300ml.
Vou olha essa semana e acompanhar se esta baixando mesmo na vareta.
Não tem vestigio de óleo no escapamento e nem fumaça preta, porém ficarei atento até a próxima revisão quando vou pedir para dar uma investigada melhor. Quem sabe inspecionar valvula EGR, retirar as velas e olhar dentro da camera de combustão se não tem resquício de óleo e o catalizador para ver se está ficando obstruido.
Teremos cenas dos próximos capitulos
Abraço
Rick
Bom dia a todos ! Estou com algumas duvidas sobre peças, se puderem ajudar, agradeço. Vou numerar as duvidas para facilitar as respostas. Todas se referem a uma Forester XT 2016.
1- Filtro de combustivel. Alguem sabe de marca alternativa ou onde posso comprar sem ser em concessionaria?
2- Com qual km vcs consideram trocar o filtro de combustivel? A minha vai para revisao de 80 mil km, e pelo manual brasileiro ja deveria ter trocado
3- Filtro de cambio: olhando no site da Japan parts, tem 2 modelos de filtro de combustivel: FT 105 que parece um tampa de carter, e outro o FT 163, que parece um filtro de ar normal. Qual dos 2 tem que trocar, ao trocar oleo do CVT? Ou seria os 2?
FT 105: Japanparts (https://japanparts.com.br/produto/FAT105)
FT 163 Japanparts (https://japanparts.com.br/produto/FAT163)
4- Com qual km se troca as velas? Qual o modelo vcs sugerem comprar? Vou colocar os links aqui para quem puder conferir:
5- No manual compartilhado aqui na pg 311 fala que em 10 anos ou 160 mil km precisa trocar a "Camshafts drive belt". Eu entendo que isso seria a correia dentada, correto? Alguem ja trocou e qual modelo usou?
Att.
Jamil
Rick Morais
10/06/2024, 13:58
Bom dia a todos ! Estou com algumas duvidas sobre peças, se puderem ajudar, agradeço. Vou numerar as duvidas para facilitar as respostas. Todas se referem a uma Forester XT 2016.
1- Filtro de combustivel. Alguem sabe de marca alternativa ou onde posso comprar sem ser em concessionaria?
2- Com qual km vcs consideram trocar o filtro de combustivel? A minha vai para revisao de 80 mil km, e pelo manual brasileiro ja deveria ter trocado
3- Filtro de cambio: olhando no site da Japan parts, tem 2 modelos de filtro de combustivel: FT 105 que parece um tampa de carter, e outro o FT 163, que parece um filtro de ar normal. Qual dos 2 tem que trocar, ao trocar oleo do CVT? Ou seria os 2?
FT 105: Japanparts (https://japanparts.com.br/produto/FAT105)
FT 163 Japanparts (https://japanparts.com.br/produto/FAT163)
4- Com qual km se troca as velas? Qual o modelo vcs sugerem comprar? Vou colocar os links aqui para quem puder conferir:
5- No manual compartilhado aqui na pg 311 fala que em 10 anos ou 160 mil km precisa trocar a "Camshafts drive belt". Eu entendo que isso seria a correia dentada, correto? Alguem ja trocou e qual modelo usou?
Att.
Jamil
Olá Jamil.
1 - O meu filtro foi trocado na concessionária na revisão dos 70mil km. cod. 42052SG120 (lembrando que a minha é a S 2014). Isso foi em 30/06/2020 e custou (pode rir) R$ 546,21.
Eu já ví esse filtro no site da Street Solutions, porém no ultimo ano eles tem cada vez menos peças para Subaru.
Dá uma olhada na Allparts se eles não importam pra vc. Eu me lembro que eles dão essa opção quando não tem no site.
2 - A concessionária me informou que a troca do filtro de combustivel é feita de 70/70.
3 - Filtro de cambio é minha dúvida tbm. Sei que a numeração do cambio da S é direferente da XT. O cambio da S é o TR580 e o da XT é o TR690.
Olhando na net, eu encontrei dois filtros diferentes, um para cada modelo:
TR580 - FILTRO DE ÓLEO CÂMBIO AUTOMÁTICO - TR580, 2015-UP, SUBARU - THOTEN TRANSMISSÃO AUTOMATICA (https://loja.thoten.com.br/filtros-de-oleo/filtro-de-oleo-cambio-automatico-tr580-2015-up-subaru)
TR690 - FILTRO DE ÓLEO CÂMBIO AUTOMÁTICO - TR690, CVT, INTERNO, SUBARU - THOTEN TRANSMISSÃO AUTOMATICA (https://loja.thoten.com.br/filtros-de-oleo/filtro-de-oleo-tr690-cvt-interno-subaru)
Estou consultando a concessionária para saber sobre esses filtros. Em breve volto a postar sobre isso.
4 - No manual diz para trocar as velas com 90mil km. IMPORTANTE: confira na concessionária o código correto das velas. o código das minhas velas estavam ERRADO no manual. Indicava um modelo para Impreza (SILFR6A11), o modelo correto para S 2014 é a 22401AA781 (NGK SILZKAR7B11). Pelo que pesquisei, a sua vela é a 22401AA830 (ILKAR8H6). Confira bem essa informação. Eu tou com um jogo de velas pra Impreza. Se souber se alguém que precisa, me avise....rsrs
5 - Sobre aquela correia na frente do motor. Estava com dúvida sobre quando trocar. Perguntei na concessionária e eles me disseram que a partir de 100mil km ele começam a inspecionar de 10/10mil km em busca de ressecamento, começando a desfiar e também a posição do tensionador se está no limite. Mas não tem um km específica. Eu particularmente já estou de olho em fazer a troca. Se for fazer, troque também o parafuso que prende o tensionador. Já existe relato de quebra desse parafuso por ser muito duro e no reaperto vc passa do limite da vida util desse componente. Tem um vídeo conhecido sobre isso:
https://youtu.be/zBInczXolzY?si=_ks7lRDqYKp00k1k
Minuto 4:20 ele fala do parafuso do tensionador
Não sei se ajudei muito.
Abraço
Rick
Bom dia a todos. Alguém poderia me dar uma opinião/resumo sobre a forester 17 2.0?
Estou interessado em uma para viagens/dia-a-dia e queria saber o que acham em relação a confiabilidade e custo de manutenção. Obrigado!
Rick Morais
11/06/2024, 14:27
Bom dia a todos. Alguém poderia me dar uma opinião/resumo sobre a forester 17 2.0?
Estou interessado em uma para viagens/dia-a-dia e queria saber o que acham em relação a confiabilidade e custo de manutenção. Obrigado!
Olá seja bem vindo!
Eu tenho uma 2014 S desde 2016.
Se vc acompanhar os posts, verá que eu coloco todas as manutenções que faço nela.
Meu carro é pra viagem com a familia e puxar meu barco de pescarias. Acabo usando muito pouco na cidade, visto que minha esposa tem o carro dela e faz o corre da casa.
Manutenções basicas de revisão e desgaste natural de peça. Se vc colocar uma Forester no mesmo segmento (Rav4, Gran Vitara, etc) vai ver a manutenção é mais barata.
Logico que se vc bater o carro, vai demandar peças que não tem pronta entrega na concessionária e pode tomar um chá de canseira.
Mas com conjunto da obra, nesses 8 anos que estou com o carro, não tenho qualquer reclamação a fazer.
Convido vc a voltar umas 100 páginas para trás e ir lendo as informações que vamos postando por aqui.
Se comprar o carro, não deixe de postar suas impressões, duvidas ou problemas.
Abraço
Rick
Olá Jamil.
1 - O meu filtro foi trocado na concessionária na revisão dos 70mil km. cod. 42052SG120 (lembrando que a minha é a S 2014). Isso foi em 30/06/2020 e custou (pode rir) R$ 546,21.
Eu já ví esse filtro no site da Street Solutions, porém no ultimo ano eles tem cada vez menos peças para Subaru.
Dá uma olhada na Allparts se eles não importam pra vc. Eu me lembro que eles dão essa opção quando não tem no site.
2 - A concessionária me informou que a troca do filtro de combustivel é feita de 70/70.
3 - Filtro de cambio é minha dúvida tbm. Sei que a numeração do cambio da S é direferente da XT. O cambio da S é o TR580 e o da XT é o TR690.
Olhando na net, eu encontrei dois filtros diferentes, um para cada modelo:
TR580 - FILTRO DE ÓLEO CÂMBIO AUTOMÁTICO - TR580, 2015-UP, SUBARU - THOTEN TRANSMISSÃO AUTOMATICA (https://loja.thoten.com.br/filtros-de-oleo/filtro-de-oleo-cambio-automatico-tr580-2015-up-subaru)
TR690 - FILTRO DE ÓLEO CÂMBIO AUTOMÁTICO - TR690, CVT, INTERNO, SUBARU - THOTEN TRANSMISSÃO AUTOMATICA (https://loja.thoten.com.br/filtros-de-oleo/filtro-de-oleo-tr690-cvt-interno-subaru)
Estou consultando a concessionária para saber sobre esses filtros. Em breve volto a postar sobre isso.
4 - No manual diz para trocar as velas com 90mil km. IMPORTANTE: confira na concessionária o código correto das velas. o código das minhas velas estavam ERRADO no manual. Indicava um modelo para Impreza (SILFR6A11), o modelo correto para S 2014 é a 22401AA781 (NGK SILZKAR7B11). Pelo que pesquisei, a sua vela é a 22401AA830 (ILKAR8H6). Confira bem essa informação. Eu tou com um jogo de velas pra Impreza. Se souber se alguém que precisa, me avise....rsrs
5 - Sobre aquela correia na frente do motor. Estava com dúvida sobre quando trocar. Perguntei na concessionária e eles me disseram que a partir de 100mil km ele começam a inspecionar de 10/10mil km em busca de ressecamento, começando a desfiar e também a posição do tensionador se está no limite. Mas não tem um km específica. Eu particularmente já estou de olho em fazer a troca. Se for fazer, troque também o parafuso que prende o tensionador. Já existe relato de quebra desse parafuso por ser muito duro e no reaperto vc passa do limite da vida util desse componente. Tem um vídeo conhecido sobre isso:
https://youtu.be/zBInczXolzY?si=_ks7lRDqYKp00k1k
Minuto 4:20 ele fala do parafuso do tensionador
Não sei se ajudei muito.
Abraço
Rick
Comentando cada ponto:
1- parece que filtro de combustivel somente original na concessionaria mesmo. Preço atual em torno de R$ 770,00.
2- bate com a informacao que tenho tb
3- Filtro de cambio, tive uma aula do Mauro, da "Performance Lub". Vou tentar colocar aqui o resumo que ele me passou:
Filtros do câmbio CVT (TR690)
- Pré filtro interno ao cárter do câmbio: não consta PN para ele sozinho. Pelo que entendi é vendido somente junto com o corpo de válvulas.
- Filtro interno ao câmbio - PN 31835AA030:
Considerações:
Pré filtro do câmbio: Este filtro possui elemento filtrando metálico, podendo ser lavado. Sugere lavar o original e reutilizar do que partir para um de reposição com qualidade inferior.
Filtro interno ao câmbio: Em trocas preventivas e sem a remoção do câmbio, não se tem acesso a esse filtro. Normalmente só é trocado após comportamento atípico, existindo a necessidade de remoção do câmbio, não em trocas de oleo preventiva.
4- Correto, o codigo é (ILKAR8H6), devo pedir na street Solution, valo de R$ 676,00 o jogo, sem considerar o frete
5- a informacao que tive é que nao se troca essa correia
Rick Morais
12/06/2024, 16:27
Comentando cada ponto:
1- parece que filtro de combustivel somente original na concessionaria mesmo. Preço atual em torno de R$ 770,00.
2- bate com a informacao que tenho tb
3- Filtro de cambio, tive uma aula do Mauro, da "Performance Lub". Vou tentar colocar aqui o resumo que ele me passou:
Filtros do câmbio CVT (TR690)
- Pré filtro interno ao cárter do câmbio: não consta PN para ele sozinho. Pelo que entendi é vendido somente junto com o corpo de válvulas.
- Filtro interno ao câmbio - PN 31835AA030:
Considerações:
Pré filtro do câmbio: Este filtro possui elemento filtrando metálico, podendo ser lavado. Sugere lavar o original e reutilizar do que partir para um de reposição com qualidade inferior.
Filtro interno ao câmbio: Em trocas preventivas e sem a remoção do câmbio, não se tem acesso a esse filtro. Normalmente só é trocado após comportamento atípico, existindo a necessidade de remoção do câmbio, não em trocas de oleo preventiva.
4- Correto, o codigo é (ILKAR8H6), devo pedir na street Solution, valo de R$ 676,00 o jogo, sem considerar o frete
5- a informacao que tive é que nao se troca essa correia
Boa Jamil.
Seguinte... meu cunhado está com uma XT 2017 na oficina com uma árvore de natal de luzes acendendo no painel.
Pelo código de erro P0971, parece ser solenoide do cambio.
Eu falei pra ele, que se precisar abrir a tampa do carter de óleo do cambio, para ele me avisar que eu corro na oficina pra ver esse filtro interno metalico. Ai posto as fotos e os detalhes.
Comentário do comentário
1 - Eu juro que achei que hoje esse filtro deveria estar custando mais de mil reais.
3 - Eu sabia que tinha somente esse filtro metalico lavavel externo que fica no carter do cambio. Esse outro interno não sabia.
4 - O preço da Street é muito bom....
5 - Sobre o não trocar, a informação que tive da oficina da concessionária é que só precisa começar as inspeções a partir de 100mil km.... só troca se tiver evidência que ela está cansada.
Abraço
Rick
Olá pessoal, como estão?
Queria uma ajuda, estou tentado em comprar uma Forester (2003 até 2011 que é o que consigo pagar) porém como é o comportamento dela em longas viagens, no asfalto e chão de terra?
To querendo adquirir um carro confortável, econômico e que tenha segurança pois irei fazer viagens longas pela América do Sul, passando por diversos tipos de terrenos e clima.
Eu vi muito relato que a versão 2.5 bebe muito e que a 2.0 é melhor mas não sei o quanto é verdade.
Obrigado pela ajuda!
titanium
24/06/2024, 07:20
Olá pessoal, como estão?
Queria uma ajuda, estou tentado em comprar uma Forester (2003 até 2011 que é o que consigo pagar) porém como é o comportamento dela em longas viagens, no asfalto e chão de terra?
To querendo adquirir um carro confortável, econômico e que tenha segurança pois irei fazer viagens longas pela América do Sul, passando por diversos tipos de terrenos e clima.
Eu vi muito relato que a versão 2.5 bebe muito e que a 2.0 é melhor mas não sei o quanto é verdade.
Obrigado pela ajuda!
Penso que carro nessa "faixa etária" é conservação mesmo.
As vezes o que "aparece" para nós é uma versão específica, talvez não seja do motor que você esperava, da cor que gostaria, no estado de conservação que desejava... mas é a que aparece.
Então é bom ficar atento, se aparecer uma em bom estado e dentro das condições $$ que você consegue, avalie a compra.
O que sei é que todas dessa geração tem problemas de sobreaquecimento do óleo do câmbio automático se usadas em regime severo (como boy). Então, identificar o modo de condução do antigo dono ajuda.
De toda forma, há quem já tenha feito esse upgrade de colocar um oilcooler externo.
outro ponto, eu acho esses carros muito "fracos".. .gostei mesmo foi de uma XT que experimentei, mas aí a "aventura" de ir para uma forester turbo sem saber do histórico do carro é grande demais, especialmente para um carro com essa idade.
Bom, veja o carro que tenha melhor histórico de manutenções, porque pegar um carro desses para "fazer por completo" não é muito interessante.
E mesmo assim reserva de 4 a 6 mil reais para uma profunda revisão inicial daquilo que é básico para segurança e confiabilidade.
Se for na versão turbo, eu recomendaria verificar o custo de um novo e já reservar o valor
vinargas
28/06/2024, 14:56
Olá pessoal, como estão?
Obrigado pela ajuda!
Comprei recentemente uma Forester 2011 aspirada e acho que posso te ajudar com base no que pesquisei e no que tenho percebido quanto aos carros. De início te digo, ambas vão beber bastante. Tenho feito uma média de 7km/l na cidade e 10km/l na estrada. Não sei como é o consumo da turbo mas em conversa com pessoal da melhor mecânica especializada em Subaru de Curitiba (GStage) não há tanta diferença entre os dois modelos.
O que posso te dizer que é IMPRESCINDÍVEL fazer antes de comprar um Subaru é levar na melhor mecânica especializada que você tiver acesso e solicitar uma inspeção pré-compra. Obviamente faça isso antes de comprar o carro para evitar maiores dores de cabeça. Manutenção de Subaru pode ficar muito cara, muito rápido. Eu fiz uma inspeção em uma mecânica que era para ser boa, o cara deixou passar vários itens e depois tive que morrer em R$ 9.950,00 na primeira revisão (R$ 6.910,00 na troca das juntas das tampas de válvula, troca e limpeza do fluído de arrefecimento, tornearia das pinças de freio, troca das buchas da barra estabilizadora e reparo no ar condicionado - R$ 3.040,00 sangria e troca do fluído de freio, troca dos óleos dos diferenciais, óleo e filtro da transmissão). O valor ficou caro pq, como disse, levei na melhor oficina possível e utilizaram só os melhores produtos (fluídos da motul e da gulf, filtro de óleo FRAM e por aí foi). Como o carro tinha sido comprado em uma revenda eu exigi garantia e paguei "só" 3k dessa conta. Aí que entra a principal diferença entre o modelo aspirado e turbo: perfil do proprietário antigo.
Eu fui bem diligente antes de comprar o carro e paguei bem acima da FIPE por um carro único dono (algo raro de se encontrar nesses carros mais antigo) que tinha histórico de manutenção (ainda assim gastei uma bala na revisão) e que estava muito bem conservado (apesar dos problemas que geraram o gasto de quase 10k na revisão). Tenha isso em mente, eu gastei quase 10k em uma Forester extremamente elogiada por todos os mecânicos que a viram....calcule quanto vc pode gastar pra deixar zero uma Forester mais zoada. As Foresters aspiradas geralmente estão em melhor estado de conservação do que as turbos. Os donos das aspiradas, geralmente, são mais tranquilos com o carro. História completamente diferente das XT. Nas turbos vai ser muuuuuuito difícil encontrar um carro que já não tenha caído na mão de um piazão (moleque) que achou o carro barato, fez nenhuma manutenção preventiva e torrou todo o dinheiro que tinha metendo mod no carro. Resultado, vai cair na sua mão uma puta bomba que vai virar bronzina e vc vai morrer em uns 40k pra fazer o motor. A grande diferença entre os modelos é essa, perfil do dono.
Outra dica, se quiser uma Forester de 3ª Geração (carroceria SH) foque no modelo 2011 pra frente. Nesse ano a Subaru troca para os motores FB20 que já tem corrente de comando. É menos uma manutenção cara pra você fazer (troca da correia dentada dos motores EJ sai entre 2.5k e 3.5k).
Se quiser muito uma XT (Turbo), faça uma boa inspeção pré-compra e estude o histórico do carro pra não cair em uma cilada, eu sonho em pegar uma S-Edition um dia mas me pelo de medo de gastar uma grana na aquisição do carro e mais outra nota em reparos depois.
vinargas
28/06/2024, 15:00
Pessoal boa tarde. Aproveitando a pergunta do amigo acima. Vocês que possuem os modelos já com a transmissão cvt estão conseguindo fazer qual média de consumo (cidade e estrada)? Além da Forester eu tenho um Kicks (que também tem transmissão CVT) e ele é excelente de consumo muito pelo peso e transmissão (faz uma média de 11km/l na cidade e 15km/l na estrada mas já cheguei a fazer 12.5km/l na cidade e 17.4km/l na estrada). As Foresters CVT melhoram muito o consumo ao se comparar com os modelos 4AET (como disse acima, a minha Forester é aspirada e está fazendo uns 7km/l cidade e 10km/l estrada) ou fica parecido? Valeu!
Rick Morais
28/06/2024, 17:41
Pessoal boa tarde. Aproveitando a pergunta do amigo acima. Vocês que possuem os modelos já com a transmissão cvt estão conseguindo fazer qual média de consumo (cidade e estrada)? Além da Forester eu tenho um Kicks (que também tem transmissão CVT) e ele é excelente de consumo muito pelo peso e transmissão (faz uma média de 11km/l na cidade e 15km/l na estrada mas já cheguei a fazer 12.5km/l na cidade e 17.4km/l na estrada). As Foresters CVT melhoram muito o consumo ao se comparar com os modelos 4AET (como disse acima, a minha Forester é aspirada e está fazendo uns 7km/l cidade e 10km/l estrada) ou fica parecido? Valeu!
Opa.
Tenho uma aspirada 2014.
Media de 9 na cidade e 13 na estrada (piloto automático sempre e a 110km/h máximo). Não tenho pressa e não piso forte.
Att
Rick
Rick Morais
28/06/2024, 17:49
Comprei recentemente uma Forester 2011 aspirada e acho que posso te ajudar com base no que pesquisei e no que tenho percebido quanto aos carros. De início te digo, ambas vão beber bastante. Tenho feito uma média de 7km/l na cidade e 10km/l na estrada. Não sei como é o consumo da turbo mas em conversa com pessoal da melhor mecânica especializada em Subaru de Curitiba (GStage) não há tanta diferença entre os dois modelos.
O que posso te dizer que é IMPRESCINDÍVEL fazer antes de comprar um Subaru é levar na melhor mecânica especializada que você tiver acesso e solicitar uma inspeção pré-compra. Obviamente faça isso antes de comprar o carro para evitar maiores dores de cabeça. Manutenção de Subaru pode ficar muito cara, muito rápido. Eu fiz uma inspeção em uma mecânica que era para ser boa, o cara deixou passar vários itens e depois tive que morrer em R$ 9.950,00 na primeira revisão (R$ 6.910,00 na troca das juntas das tampas de válvula, troca e limpeza do fluído de arrefecimento, tornearia das pinças de freio, troca das buchas da barra estabilizadora e reparo no ar condicionado - R$ 3.040,00 sangria e troca do fluído de freio, troca dos óleos dos diferenciais, óleo e filtro da transmissão). O valor ficou caro pq, como disse, levei na melhor oficina possível e utilizaram só os melhores produtos (fluídos da motul e da gulf, filtro de óleo FRAM e por aí foi). Como o carro tinha sido comprado em uma revenda eu exigi garantia e paguei "só" 3k dessa conta. Aí que entra a principal diferença entre o modelo aspirado e turbo: perfil do proprietário antigo.
Eu fui bem diligente antes de comprar o carro e paguei bem acima da FIPE por um carro único dono (algo raro de se encontrar nesses carros mais antigo) que tinha histórico de manutenção (ainda assim gastei uma bala na revisão) e que estava muito bem conservado (apesar dos problemas que geraram o gasto de quase 10k na revisão). Tenha isso em mente, eu gastei quase 10k em uma Forester extremamente elogiada por todos os mecânicos que a viram....calcule quanto vc pode gastar pra deixar zero uma Forester mais zoada. As Foresters aspiradas geralmente estão em melhor estado de conservação do que as turbos. Os donos das aspiradas, geralmente, são mais tranquilos com o carro. História completamente diferente das XT. Nas turbos vai ser muuuuuuito difícil encontrar um carro que já não tenha caído na mão de um piazão (moleque) que achou o carro barato, fez nenhuma manutenção preventiva e torrou todo o dinheiro que tinha metendo mod no carro. Resultado, vai cair na sua mão uma puta bomba que vai virar bronzina e vc vai morrer em uns 40k pra fazer o motor. A grande diferença entre os modelos é essa, perfil do dono.
Outra dica, se quiser uma Forester de 3ª Geração (carroceria SH) foque no modelo 2011 pra frente. Nesse ano a Subaru troca para os motores FB20 que já tem corrente de comando. É menos uma manutenção cara pra você fazer (troca da correia dentada dos motores EJ sai entre 2.5k e 3.5k).
Se quiser muito uma XT (Turbo), faça uma boa inspeção pré-compra e estude o histórico do carro pra não cair em uma cilada, eu sonho em pegar uma S-Edition um dia mas me pelo de medo de gastar uma grana na aquisição do carro e mais outra nota em reparos depois.
Opa!
Vc falou algo que concordo demais.
Revisão pré-compra. Tem que fazer! Mas com um profissional/loja que saiba o que está fazendo. Ex: Tonimek ou Validacar.
Gastei uma grana na revisão dos 100mil km porque descobrimos um pequeno vazamento nas tampas de vávulas. Troquei as duas e aproveitei com o serviço da troca de velas.
Vc falou sobre buchas das bandejas. Eu já troquei acho que em 2018 (tem post aqui sobre isso) e devo trocar agora novamente.
Começaram a ressecar.
Vc falou sobre conservação de aspiradas com as turbo. Super concordo.
Geralmente que pega uma turbo, vai sentar o pé. E o antigo dono sentou o pé também. Então a chance de ter algo pronto pra explodir é grande.
No meu clube de pesca, eu era o único com Forester, hoje já temos uma 2022 hibrida e uma 2017 turbo. Essa turbo, o cara que comprou quase devolveu devido a lista de problema ocultos que ele encontrou na revisão. Mas como já conhecia o meu carro ele resolveu investir e corrigiu todos os problemas e largou uma grana com o mecanico especializado em Subaru. Agora tá zero.
Convido a vc a participar mais do forum, postando qualquer nova impressão, problema ou manutenção na sua Subaru. Isso ajuda demais aos usuários aqui.
Abraço
Rick
PazNaTrilha
02/07/2024, 21:12
Prezados, sou novo por aqui.
Estou interessado no Forester, mas nao vi qualquer impressão do modelo 2023, e-boxer híbrido.
Na gringa vi críticas sobre o motor elétrico nessa última versão do carro que é vendida aqui no Brasil. Crítica: o motor elétrico é insuficiente para a proposta do carro (economia de combustível). O restante, apenas elogios.
Dito isso, alguém teve alguma experiência com o modelo mais novo (2023)?
Atualmente estou com um Eclipse Cross.
Obrigado!
vinargas
03/07/2024, 09:15
Opa!
Vc falou algo que concordo demais.
Revisão pré-compra. Tem que fazer! Mas com um profissional/loja que saiba o que está fazendo. Ex: Tonimek ou Validacar.
Gastei uma grana na revisão dos 100mil km porque descobrimos um pequeno vazamento nas tampas de vávulas. Troquei as duas e aproveitei com o serviço da troca de velas.
Vc falou sobre buchas das bandejas. Eu já troquei acho que em 2018 (tem post aqui sobre isso) e devo trocar agora novamente.
Começaram a ressecar.
Vc falou sobre conservação de aspiradas com as turbo. Super concordo.
Geralmente que pega uma turbo, vai sentar o pé. E o antigo dono sentou o pé também. Então a chance de ter algo pronto pra explodir é grande.
No meu clube de pesca, eu era o único com Forester, hoje já temos uma 2022 hibrida e uma 2017 turbo. Essa turbo, o cara que comprou quase devolveu devido a lista de problema ocultos que ele encontrou na revisão. Mas como já conhecia o meu carro ele resolveu investir e corrigiu todos os problemas e largou uma grana com o mecanico especializado em Subaru. Agora tá zero.
Convido a vc a participar mais do forum, postando qualquer nova impressão, problema ou manutenção na sua Subaru. Isso ajuda demais aos usuários aqui.
Abraço
Rick
Rick, sabe como está o consumo da Híbrida do seu amigo?
Fiz revisao da Forester XT 16, de 80 mil km. Foi trocado oleo CVT (nunca trocado), mas de acordo com inspeção poderia rodar ainda mais alguns kms.. Foi trocado tb vela, mas tb poderia ter rodado mais um tempo tb. Como ja tinha comprado o oleo e a vela, autorizei a troca de ambos.
Oleo de freio e diferenciais, foi inspecionado, e nao precisou trocar (foi trocado com 60 mil km). Filtro de combustivel tb foi trocado.
Preço geral de peças e mão de obra segue abaixo:
Oleo 12 "litros" (946 ml) CVT Valvoline: R$ 718,00 (comprado Teclub distribuidora em Goiania)
Oleo motor 6 l 5w30 Valvoline: R$ 165,00 (comprado Teclub distribuidora em Goiania)
Pastilhas freio traseira (Ferodo 4057 AC): R$ 297,00 comprado na All parts
Velas NGK iridium (ILKAR8H6) : R$ 680 comprada na Street Solution
Filtro de combustivel Subaru: R$ 814,07 comprado loja online da CAOA
Parabarro dianteiro esquerdo (tinha estragado na ultima viagem que fiz): R$ 170 comprado na Global Parts (loja online)
Mao de obra + filtros (motor, ar e ar condicionado): R$ 990,00
Total revisao: R$ 3834,07 (1)
Tb troquei os pneus traseiros, Michelin P4 R$ 1576, com troca, alinhamento e cambagem custando R$ 180,00 =>R$ 1756,00 (2)
Total geral (1+2): R$ 5590,07
Acabei gastando um pouco mais devido a decisão de trocar velas, filtro de combustivel e oleo CVT. Todos esses poderia ter aguardado para próxima revisão.
Fiz revisao da Forester XT 16, de 80 mil km. Foi trocado oleo CVT (nunca trocado), mas de acordo com inspeção poderia rodar ainda mais alguns kms.. Foi trocado tb vela, mas tb poderia ter rodado mais um tempo tb. Como ja tinha comprado o oleo e a vela, autorizei a troca de ambos.
Oleo de freio e diferenciais, foi inspecionado, e nao precisou trocar (foi trocado com 60 mil km). Filtro de combustivel tb foi trocado.
Oleo 12 "litros" (946 ml) CVT Valvoline: R$ 718,00 (comprado Teclub distribuidora em Goiania)
Oleo motor 6 l 5w30 Valvoline: R$ 165,00 (comprado Teclub distribuidora em Goiania)
Parabarro dianteiro esquerdo (tinha estragado na ultima viagem que fiz): R$ 170 comprado na Global Parts (loja online)
Tb troquei os pneus traseiros, Michelin P4 R$ 1576, com troca, alinhamento e cambagem custando R$ 180,00 =>R$ 1756,00 (2)
Acabei gastando um pouco mais devido a decisão de trocar velas, filtro de combustivel e oleo CVT. Todos esses poderia ter aguardado para próxima revisão.
Deixou a viatura 0 Km!
Isto dá confiança, vida longa e, valorização.
Aproveite bem.:concordo:
Rick Morais
04/07/2024, 11:33
Prezados, sou novo por aqui.
Estou interessado no Forester, mas nao vi qualquer impressão do modelo 2023, e-boxer híbrido.
Na gringa vi críticas sobre o motor elétrico nessa última versão do carro que é vendida aqui no Brasil. Crítica: o motor elétrico é insuficiente para a proposta do carro (economia de combustível). O restante, apenas elogios.
Dito isso, alguém teve alguma experiência com o modelo mais novo (2023)?
Atualmente estou com um Eclipse Cross.
Obrigado!
Opa!
Cara só conheço uma pessoa que tem uma e-boxer.
Consultei ele e me disse que é 10km na cidade e 13km na estrada.
O engraçado é que faço 8-9 na cidade e 13 na estrada. Achei que fosse uma diferença grande na cidade, mas pelo visto não é.
Abraço
Rick
Rick Morais
04/07/2024, 11:34
Rick, sabe como está o consumo da Híbrida do seu amigo?
Opa
Perguntei pra ele:
10 na cidade e 13 na estrada... fiquei surpreso com o consumo na cidade.... não muda muito da 100% combustão....
Abraço
Rick
Rick Morais
04/07/2024, 11:49
Opa jsaid....
Legal, obrigado pelas informações.
Quando eu troquei as velas aos 100mil km o mecanico disse que rodaria mais uns 20mil fácil. Não tinha qualquer sinal de desgaste. Porém como é complicado para acessar essas velas, não vale a pena ficar inspecionando. Perde um bom tempo para soltar os apoio do motor para conseguir colocar a ferramenta dentro do tubo.
A cerca de um ano atrás eu dormi no volante na subida da Imigrantes SP e bati de leve na traseira de um Fiat Idea. Não fez quase nada visualmente na Forester, porém tive que pagar o reparo do parachoque a Idea.
Ai esses dias estava checando o nivel de óleo no motor (estou ainda monitorando aquela situação que el falei que acendeu a luz de oleo baixo duas vezes) e percebi que o bumper, uma travessa horizontal que é presa nas duas pontas da longarina, estava torta pela batida....
57722SG020 Genuine Subaru Energy ABSORBER Front Bumper (https://www.subarupartsdeal.com/parts/subaru-energy-absorber-front-bumper~57722sg020.html)
581751
Vamos consultar a concessionária para saber quanto custa isso. No site são US$64,76...
Sobre a troca do óleo de cambio, vou dar um jeito de fazer agora na revisão de 110mil km (estou em 108k).
Abraço
Rick
Mau Belo
01/08/2024, 15:38
Boa tarde, uma ajuda fazendo o favor.
Estou pensando em comprar uma forester modelo G2 dos anos entre 2004/2008, em relação a motores qual seria a melhor opção, 2.0 aspirado, 2.0 turbo ou o 2.5 turbo? Vi que a relação de consumo não difere muito um do outro mas em relação a engenharia e manutenção ej20 ou Ej25. Esse modelo G2 tem algum problema crônico a se observar? O modelo em questão é um bom carro? Quem puder me dar opiniões referente a esse modelo ficarei muito grato.
Rick Morais
06/08/2024, 09:42
Boa tarde, uma ajuda fazendo o favor.
Estou pensando em comprar uma forester modelo G2 dos anos entre 2004/2008, em relação a motores qual seria a melhor opção, 2.0 aspirado, 2.0 turbo ou o 2.5 turbo? Vi que a relação de consumo não difere muito um do outro mas em relação a engenharia e manutenção ej20 ou Ej25. Esse modelo G2 tem algum problema crônico a se observar? O modelo em questão é um bom carro? Quem puder me dar opiniões referente a esse modelo ficarei muito grato.
Opa! Beleza.
Seja bem vindo
A "melhor opção" varia de pessoa pra pessoa. Você vai ter que decidir entre a motorização por sí só.
Dá uma olhada nas páginas antigas desse forum que tem muita informação sobre os modelos da faixa de anos que vc quer.
Consumo não varia muito entre modelos, o problema é o pé. Logico que numa turbo vc vai querer pisar um pouco mais.
Recentemente, perguntei a um amigo que tem uma 2022 hibrida e me surpreendi que o consumo é quase o mesmo do modelo 100% a combustão.
Inclusive esse post tem aqui mesmo na página 315.
Sobre se o carro é bom, eu tenho uma Forester 2014 desde 2016. Só tive uma dor de cabeça pós compra por causa da Caoa, mas resolvido pelo SAC Subaru. Depois disso só alegria. Peguei com 29mil km e já está com quase 110mil km.
Valores de peças compatível com o carro, tem várias opções de lojas que vc compra na internet além da concessionária.
Eu só trocaria a minha por uma mais nova.
Abraço
Rick
Gostaria de colocar o relato da minha experiencia com a Forester XT.
Estou com ela desde de fev 2022, comprei com 52 mil km, esta agora com 75 mil km.
Eh meu carro de uso no dia-a-dia, e tb para viagens com a familia.
Na cidade a suspensao absorve bem os buracos e o cambio CVT dao muito conforto.
Tem muito espaco interno para o tamanha externo.
Na estrada tem desempenho quase de um esportivo. Para referencia, eu tinha um Jetta Tsi anteriormente, e acho a forester XT melhor do que ele na estrada, principalmente na curvas.
E tem o uso off-road. Esse eh um capitulo a parte. Acabei de rodar 4000 km pelo sertao do Brasil, sendo uns 1000 km em estrada de chao. Subi de Goiania ateh Tocantins pelas Serras Gerais. Atravessei o Jalapao (sentido ponte alta a mateiros), fui ateh Bom Jesus no Piaui e atravessei os Canions do Viana ate Caracol, indo ateh Sao Raimundo Nonato. Alguns dos caminhos , nos relatos , eram indicados somente para carros 4x4 "raiz" e nao um SUV como o Forester. No jalapao na estrada para Cachoeira Velha, nem as agencias de viagens estao levandos turistas lah. A subida do Viana para Caracol, e a visita a parte "de tras" da Serra das Confusoes tb sao complicadas o suficiente para assustar a media dos motoristas com 4x4.
Meu veredicto nesses trechos mais complicado foi que o carro nem sequer tomou conhecimento que estava fora de estrada. Com o X-Mode ligado, as vezes piscava um pouco o diagrama de controle de tracaoo, mas na pratica nao cheguei nem a perceber que os pneus deslizavam ao passar por degraus com areia e muito cascalho. O carro passou por cima de tudo como se nao fosse nada! Isso com pneus de asfalto (os P3 e P4 MICHELIN) e com o carro quase na capacidade maxima de carga. Muito impressionante!
Logico o carro nao passou totalmente imune. Um dos amortecedores estourou (provavel efeito da carga e das costelas de vaca interminaveis), e na volta tiver que adaptar um pouco o roteiro. E eh a 2a vez que da problema na suspensao (a 1a foi ano passado indo para Chapada diamantina, qd um bucha da suspensao estourou). Tb arranquei o parachoque ao contornar uma arvore caida (efeito do baixo angulo de entrada, mas tb de barbeiragem, mais de quem estava indicando a linha- minha esposa- do que minha:-)) e vou ter que polir o carro todo (trilha tomada pela caatinga).
Mas acho que outros carros teriam problema similares.
Algo que gostaria de mencionar: no jalapao, ao levar uma guia em um dos atrativos, ela comentou o quanto o carro era macio. De fato, em relacao a pajero, TR4, Toro, HiluX, Amarok e Ranger (os que ja dirigi) , a Forester eh muito mais confortavel para os ocupantes.
Entao, para mim, o Forester continua sendo uma escolha ideal, por reunir atributos diferentes, acima da media.
Os contras jah sabem: assistencia, pecas e seguro, que tb nao esta barato. Mas ate nessa questao de pecas estou aprendendo a lidar. Inclusive , devo importar amortecedores Kayaba para meu carro, depois coloco aqui se deu certo.
Tb devo postar sobre essa questao da suspenscao que me deu problema pela 2a vez e tb outras impressoes, para quem quiser fazer um uso como esse meu, nao um off road radical (que precisaria de adaptacoes , como pneus fora de estrada ou suspensao mais alta), mas expedicoes serias e longas por areas remotas.
Abs
ps: editei tirando acentos e caracteres especiais, pq por algum motivo o editor trocou inicialmente
Exatamente o que procuro no meu proximo 4x4. Hoje tenho uma tracker 2008, mas o próximo será uma Forester, só não sei se turbo!
Ótimo post, obrigado!
Rick Morais
26/08/2024, 17:25
Olá galera.
Finalmente cheguei aos 110mil km.
Vou levar o carro no meu sogro e pretendo gravar todo procedimento em video e colocar aqui no grupo.
Eu geralmente troco os fltros de ar do motor e ar condicionado deixando somente o motor pro meu sogro (dever favor pra parente vcs sabem como funciona...rsrsrs).
Bom semana a todos e venho por meio desta pedir desculpas pelo sumiço (promoção no trabalho - mais trabalho e filhos doentes sofrendo com esse esquenta/esfria da cidade de São Paulo).
abraço
Rick
Rick Morais
30/08/2024, 15:53
Olá pessoal
Hj fiz a revisão de 110mil km.
Só troca de oleo e filtros, mas aproveitei pra olhar o carro como um todo.
Na revisão dos 100mil o mecanico já tinha informado das buchas das bandejas que estavam ressecadas. Agora apareceu um corte. Vamos ter que trocar:
581896
Cotei na Concessionária, deu uma média de R$1.300,00.
No Mercado Livre: 285,00 (vou pagar pra ver).
Kit Buchas Da Bandeja Subaru Forester 2008 A 2018 | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2917942860-kit-buchas-da-bandeja-subaru-forester-2008-a-2018-_JM#polycard_client=bookmarks)
Ah! Sobre aquelas duas faltas de óleo que tive entre os 100-110mil km.
Meu sogro deu uma explicação plausível sobre porque a luz de falta de óleo acendeu no painel.
Como eu rodo pouco com o carro e em condição severa (pequenos trechos onde o óleo não aquece muito e por longos periodos até bater os 10mil km da troca), o óleo vai baixar mesmo e qualquer coisa abaixo de 200ml vai acender a luz.
Então, garrafinha de óleo que sobrou da troca no porta malas e pau no gato.
vinargas
04/09/2024, 13:39
Aproveitar o tópico para relatar uma experiência recente e pedir ajuda em um outro problema.
Como disse há alguns meses, recentemente comprei minha Forester 2011 (aspirada), único dono com aprox. 80.000km e levei em um mecânico fazer uma revisão geral pois tinha alguns pontos de preocupação (principal era vazamento de óleo na junta da tampa de cabeçote. Enfim, revisão feita com todos os fluídos trocados e correções realizadas...agora é só correr pro abraço....mas não, pouco tempo depois surgiu um vazamento do líquido de arrefecimento.
Lá fui eu entrar em contato com a oficina que fez os reparos para cotar o conserto. O vazamento estava vindo de uma junta (em inglês pessoal chama de PCV Union) plástica situada abaixo do compressor do ar condicionado. Orçamento: aprox. 750 reais na pela mais uns 600 reais de mão de obra. Como já tinha gasto o que tinha e o que não tinha na revisão anterior decidi eu mesmo fazer a troca.
Procurei alguns vídeos no youtube com o passo a passo, importei a peça (paguei 27 dólares e aproveitei para trocar as o-rings do tubo de alumínio de arrefecimento e também a válvula pcv, no total gastei uns 50 dólares) e mãos à obra. Como nunca havia mexido em um carro até então demorei um pouco mas consegui fazer o serviço. Demorou uma tarde e meia e aprox. 400 reais de peça mais ferramentas mas, problema solucionado.
Nessa história vi dois aspectos sobre se ter um Subaru. O primeiro é o valor quase abusivo que alguns mecânicos cobram para mexer nestes carros sem necessidade alguma; outro é que se faz muito escândalo sobre a "dificuldade" da mecânica da marca...eu, sem experiência nenhuma e com pouquíssimas ferramentas (e vagabundas), seguindo um tutorial no youtube e um manual da fábrica, consegui desmontar todo o sistema de coleta de ar, correia de acessórios, compressor do ar condicionado e realizar estas trocas...é uma lenda que esse carro é difícil de mexer, pelo contrário, ele tem muito espaço no cofre e muitas das peças que vão precisar ser trocadas ficam em um fácil acesso. Então não tenham medo de meter a mão e realizar esses pequenos reparos vocês mesmo.
Agora a ajuda, notei que a rotação do carro caiu quando ele está parado em Park e aciono algum vidro do carro (descer ou subir, tanto faz). Testei o alternador com multímetro e aparentemente está bom. Alguém sabe o que pode ser isso ou se é normal? Fiz um vídeo ontem desse problema:
https://drive.google.com/file/d/1BBhrlmax6-q84MU9TYAOP3qs0xvN7dMt/view?usp=sharing
Rick Morais
06/09/2024, 13:27
Aproveitar o tópico para relatar uma experiência recente e pedir ajuda em um outro problema.
Como disse há alguns meses, recentemente comprei minha Forester 2011 (aspirada), único dono com aprox. 80.000km e levei em um mecânico fazer uma revisão geral pois tinha alguns pontos de preocupação (principal era vazamento de óleo na junta da tampa de cabeçote. Enfim, revisão feita com todos os fluídos trocados e correções realizadas...agora é só correr pro abraço....mas não, pouco tempo depois surgiu um vazamento do líquido de arrefecimento.
Lá fui eu entrar em contato com a oficina que fez os reparos para cotar o conserto. O vazamento estava vindo de uma junta (em inglês pessoal chama de PCV Union) plástica situada abaixo do compressor do ar condicionado. Orçamento: aprox. 750 reais na pela mais uns 600 reais de mão de obra. Como já tinha gasto o que tinha e o que não tinha na revisão anterior decidi eu mesmo fazer a troca.
Procurei alguns vídeos no youtube com o passo a passo, importei a peça (paguei 27 dólares e aproveitei para trocar as o-rings do tubo de alumínio de arrefecimento e também a válvula pcv, no total gastei uns 50 dólares) e mãos à obra. Como nunca havia mexido em um carro até então demorei um pouco mas consegui fazer o serviço. Demorou uma tarde e meia e aprox. 400 reais de peça mais ferramentas mas, problema solucionado.
Nessa história vi dois aspectos sobre se ter um Subaru. O primeiro é o valor quase abusivo que alguns mecânicos cobram para mexer nestes carros sem necessidade alguma; outro é que se faz muito escândalo sobre a "dificuldade" da mecânica da marca...eu, sem experiência nenhuma e com pouquíssimas ferramentas (e vagabundas), seguindo um tutorial no youtube e um manual da fábrica, consegui desmontar todo o sistema de coleta de ar, correia de acessórios, compressor do ar condicionado e realizar estas trocas...é uma lenda que esse carro é difícil de mexer, pelo contrário, ele tem muito espaço no cofre e muitas das peças que vão precisar ser trocadas ficam em um fácil acesso. Então não tenham medo de meter a mão e realizar esses pequenos reparos vocês mesmo.
Agora a ajuda, notei que a rotação do carro caiu quando ele está parado em Park e aciono algum vidro do carro (descer ou subir, tanto faz). Testei o alternador com multímetro e aparentemente está bom. Alguém sabe o que pode ser isso ou se é normal? Fiz um vídeo ontem desse problema:
https://drive.google.com/file/d/1BBhrlmax6-q84MU9TYAOP3qs0xvN7dMt/view?usp=sharing
Opa!
Excelente relato.
Realmente tem muita coisa que podemos fazer por nós mesmos.
Eu tenho a facilidade de ter um sogro com oficina mecânica, mas eu não abuso muito.
Sobre seu problema.
Só vão ideias de um leigo em mecânica, mas proprietário de Subaru.
- Aterramento. Dá uma checada em pontos de aterramento no carro.
Vc consegue pegar queda de tensão via multimetro no momento do acionamento de vidros?
Exemplo: espetar o voltimetro na caixa de fusiveis ou deixar o farol ligado e perceber se a luz oscila levemente de intensidade quando vc aciona os vidros.
Uma queda de tensão em todo barramento por denotar uma fuga de energia ou dificuldade de transmissão de energia.
Eu trabalho com informática e já vi uns sobrenaturais acontecerem por causa de aterramento energizado.
Se descobrir nos avise.
Abraço
Rick
Fala pessoal..
Acabei de entrar nesse grupo. Não achei tópicos aqui para procurar. Então, vou fazer uma pergunta aqui que talvez já tenha sido respondida. Peço desculpas antecipadamente.
Tenho há 5 anos uma Forester S 2014 com 130k km. Sou o segundo dono mas já comprei com 95k km. Quando comprei fiz uma revisão geral, troquei todos os aditivos inclusive troca total do óleo do cambio, velas, pastilhas, filtros fluido de freio etc.. com um mecânico de confiança. Há 2 anos tive que trocar uma homocinética e um rolamento da roda traseira...levei numa autorizada CAOA em RP e acabei trocando tb o fluido de arrefecimento...gastei mais de 8k ...para minha surpresa quando questionei o mecânico ele falou havia colocado agua de torneira com o aditivo e disse que não havia problema...enfim fiquei puto mas como tinha compromisso acabei pegando o carro assim mesmo.
6 meses atras fui ligar o carro e saiu uma fumaça branca que logo parou. Fiquei assustado, mas não fumou mais... mês passado aconteceu a mesma coisa novamente. Está tudo normal. Pensei nas hipótese de ser o trocador de calor do cambio, das juntas do cabeçote ou bicos gotejando...Realmente não sei o que é . Alguém tem alguma ideia?
Vlw abraços
Marcelo
Rick Morais
09/09/2024, 11:30
Fala pessoal..
Acabei de entrar nesse grupo. Não achei tópicos aqui para procurar. Então, vou fazer uma pergunta aqui que talvez já tenha sido respondida. Peço desculpas antecipadamente.
Tenho há 5 anos uma Forester S 2014 com 130k km. Sou o segundo dono mas já comprei com 95k km. Quando comprei fiz uma revisão geral, troquei todos os aditivos inclusive troca total do óleo do cambio, velas, pastilhas, filtros fluido de freio etc.. com um mecânico de confiança. Há 2 anos tive que trocar uma homocinética e um rolamento da roda traseira...levei numa autorizada CAOA em RP e acabei trocando tb o fluido de arrefecimento...gastei mais de 8k ...para minha surpresa quando questionei o mecânico ele falou havia colocado agua de torneira com o aditivo e disse que não havia problema...enfim fiquei puto mas como tinha compromisso acabei pegando o carro assim mesmo.
6 meses atras fui ligar o carro e saiu uma fumaça branca que logo parou. Fiquei assustado, mas não fumou mais... mês passado aconteceu a mesma coisa novamente. Está tudo normal. Pensei nas hipótese de ser o trocador de calor do cambio, das juntas do cabeçote ou bicos gotejando...Realmente não sei o que é . Alguém tem alguma ideia?
Vlw abraços
Marcelo
Opa.
Olha eu dando pitaco.
Bom, vc tem o mesmo ano de Forester que eu tenho.
Vou te pedir para enviar aqui o valor da homocinética e o código que vc comprou. A minha dianteira direita começou um crec-crec quando esterço que pode ser algum problema. Vai me ajudar bastante a se programar $$$.
Qto ao seu problema, eu falei com o meu sogro que tem oficina, ele me disse que fumaça branca quando liga o carro é oleo no cilindro.
Isso é muito comum em carros das linha Peugeot. No caso dessa marca, são os vedadores de válvulas que perderam a elasticidade então deixa passar o óleo que lubrifica o virabrequim para o cilindro.
No caso de Subaru, eu realmente não sei se usa esse tipo de vedador, mas acredito que sim. (de novo, opinião de leigo).
O que eu faria:
- Tirar as 4 velas e inspecionar dentro do cilindro usando um boroscópio se tem oleo lá dentro. Olha o estados das velas tbm.
Pode ser problema em um ou em todos os cilindros.
Se confirmar óleo, aí tem que partir para cirurgia e ir atrás de onde está vindo esse óleo.
Sobre seu liquido de arrefecimento:
- Tem que usar agua desmineralizada. Lembre-se que o trocador de calor de do Lineartronic é de água-óleo. Vc já sabe bem da história desses trocadores nos Jeeps.
Vai ter que refazer o trabalho, mas é para evitar dores de cabeça futuras.
Seja bem vindo e vá postando aqui as suas experiências com o carro, seja em manutenções como viagens.
Abraço
Rick
Opa.
Olha eu dando pitaco.
Bom, vc tem o mesmo ano de Forester que eu tenho.
Vou te pedir para enviar aqui o valor da homocinética e o código que vc comprou. A minha dianteira direita começou um crec-crec quando esterço que pode ser algum problema. Vai me ajudar bastante a se programar $$$.
Qto ao seu problema, eu falei com o meu sogro que tem oficina, ele me disse que fumaça branca quando liga o carro é oleo no cilindro.
Isso é muito comum em carros das linha Peugeot. No caso dessa marca, são os vedadores de válvulas que perderam a elasticidade então deixa passar o óleo que lubrifica o virabrequim para o cilindro.
No caso de Subaru, eu realmente não sei se usa esse tipo de vedador, mas acredito que sim. (de novo, opinião de leigo).
O que eu faria:
- Tirar as 4 velas e inspecionar dentro do cilindro usando um boroscópio se tem oleo lá dentro. Olha o estados das velas tbm.
Pode ser problema em um ou em todos os cilindros.
Se confirmar óleo, aí tem que partir para cirurgia e ir atrás de onde está vindo esse óleo.
Sobre seu liquido de arrefecimento:
- Tem que usar agua desmineralizada. Lembre-se que o trocador de calor de do Lineartronic é de água-óleo. Vc já sabe bem da história desses trocadores nos Jeeps.
Vai ter que refazer o trabalho, mas é para evitar dores de cabeça futuras.
Seja bem vindo e vá postando aqui as suas experiências com o carro, seja em manutenções como viagens.
Abraço
Rick
Fala Rick
Foi 3800,00 a homocinética... não veio o código da peça... vou tentar colocar a NF ai.. mas vc consegue ver isso ligando em qq subaru...
Qual óleo vc usa? pq no manual tá 5w30 e o mesmo mecanico me falou que era 0w20... então to usando esse. qual viscosidade? qual liquido de arrefecimento tb?
581909
Antes tinha comprado uma importada...mas não serviu.. mas com um leve ajuste serviria...era só fazer um serviço de torno..mas..foi kkk... tá aqui ainda ...è do lado esquerdo.
Sobre o carro adoro ele, faz mais curva que meu jetta anterior..
Abraço
Rick Morais
10/09/2024, 11:25
Fala Rick
Foi 3800,00 a homocinética... não veio o código da peça... vou tentar colocar a NF ai.. mas vc consegue ver isso ligando em qq subaru...
Qual óleo vc usa? pq no manual tá 5w30 e o mesmo mecanico me falou que era 0w20... então to usando esse. qual viscosidade? qual liquido de arrefecimento tb?
581909
Antes tinha comprado uma importada...mas não serviu.. mas com um leve ajuste serviria...era só fazer um serviço de torno..mas..foi kkk... tá aqui ainda ...è do lado esquerdo.
Sobre o carro adoro ele, faz mais curva que meu jetta anterior..
Abraço
Opa...
Vamos lá:
- Óleo: Eu uso o mesmo que aplicam na concessionária Subaru Morumbi - SP, Shell Helix HX8 API SP 5W30. Custa cerca de 30 reais o litro no MercadoCar.
- Filtro de óleo original comprado na Street Solutions (vc encontra a referencia nas páginas anteriores)
- Filtro de motor/filtro de ar condicionado da Japan Parts no Mercado Livre (também coloquei a referencia nas páginas anteriores)
- Liquido de arrefecimento: Comprei agua desmineralizada da Radiex (fiz o famoso teste de colocar uma bolinha de bombril e deixar por alguns dias. Não pode enferrujar!). O liquido eu comprei da High Torque com etilenoglicol (fiz a revisão lá).
- Pastilhas de freio: só compro na Allparts da marca Ferodo. Muito boa e preço bom (por volta de 350 reais). (também tem a referencia dela numas páginas para trás.
Vallew pelas informações. Dá pra ler na nota fiscal sim, obrigado.
Agora vai informando a gente da novela da fumaça branca...rsrs
Abraço
Rick
dr.aluisio
18/09/2024, 15:15
Boa tarde colegas. Como não achei assunto sobre, vou postar aqui se permitirem.
Tenho uma subaru forester xt 2014 e venho notando um barulho na frente quando passo por superficies ásperas. Conversando com alguns mecênicos (não especialistas em subaru) me disseram que pode ser a caixa da direção.
Alguém tem ou teve problema parecido?
Conferi as buchas de bandeja e barra estabilizadora e estão OK.
Gostaria de ajuda se possível.
Obrigado
Rick Morais
18/09/2024, 15:28
Boa tarde colegas. Como não achei assunto sobre, vou postar aqui se permitirem.
Tenho uma subaru forester xt 2014 e venho notando um barulho na frente quando passo por superficies ásperas. Conversando com alguns mecênicos (não especialistas em subaru) me disseram que pode ser a caixa da direção.
Alguém tem ou teve problema parecido?
Conferi as buchas de bandeja e barra estabilizadora e estão OK.
Gostaria de ajuda se possível.
Obrigado
Opa!
Dr, a várias páginas atrás, um membro aqui falou de um barulho parecido com o que vc falou e era uma tal porca na caixa de direção que precisava de aperto.
O que eu faria se fosse vc:
- Leva o carro pra uma oficina que tenha um aparelho chamado RuidCar.
Enquanto o aparelho vai balançando as rodas, um ou dois mecânicos vão seguindo o barulho até encontrar exatamente o ponto que precisa de aperto ou manutenção.
Em São Paulo tem algumas oficinas com esse equipamento. A que me vem agora na cabeça é a Tonimek.
Descobrindo esse problema, volte aqui para postar o relato com fotos que ajuda demais os membros.
Abraço
Rick
dr.aluisio
18/09/2024, 16:30
Opa!
Dr, a várias páginas atrás, um membro aqui falou de um barulho parecido com o que vc falou e era uma tal porca na caixa de direção que precisava de aperto.
O que eu faria se fosse vc:
- Leva o carro pra uma oficina que tenha um aparelho chamado RuidCar.
Enquanto o aparelho vai balançando as rodas, um ou dois mecânicos vão seguindo o barulho até encontrar exatamente o ponto que precisa de aperto ou manutenção.
Em São Paulo tem algumas oficinas com esse equipamento. A que me vem agora na cabeça é a Tonimek.
Descobrindo esse problema, volte aqui para postar o relato com fotos que ajuda demais os membros.
Abraço
Rick
Muito obrigado Rick.
Moro no interior de sp. Cidade pequena. Aqui não tem mas tentar achar em algum outro lugar que tenha esse equipamento.
Posto relato do resultado.
Valeu
Rick Morais
18/09/2024, 17:39
Muito obrigado Rick.
Moro no interior de sp. Cidade pequena. Aqui não tem mas tentar achar em algum outro lugar que tenha esse equipamento.
Posto relato do resultado.
Valeu
Deu sorte Dr.
Hoje tou com tempo livre e resolvi fuçar a informação.
Seguinte. O post que mensionei sobre barulho na caixa de direção está na página 211 postado pelo Danilo Vassimon.
Subaru forester - impressões (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-211.html)
Provavelmente a porca que ele falou que tem que apertar é essa bem grande sextava amarela que passa o fio do sensor em cima dela:
https://www.youtube.com/watch?v=c1W9I-FHY-Y
Só que deve ser complicado acessar ela viu.
Quero ver cenas dos próximos capitulos das sua Forester...rsrs
Abraço
Rick
dr.aluisio
19/09/2024, 11:05
Deu sorte Dr.
Hoje tou com tempo livre e resolvi fuçar a informação.
Seguinte. O post que mensionei sobre barulho na caixa de direção está na página 211 postado pelo Danilo Vassimon.
Subaru forester - impressões (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/61907-subaru-forester-impressoes-211.html)
Provavelmente a porca que ele falou que tem que apertar é essa bem grande sextava amarela que passa o fio do sensor em cima dela:
https://www.youtube.com/watch?v=c1W9I-FHY-Y
Só que deve ser complicado acessar ela viu.
Quero ver cenas dos próximos capitulos das sua Forester...rsrs
Abraço
Rick
Bom dia Rick. Mais uma vez, muito obrigado!
Acho que até o fim da semana resolvo isso.
Valeu!
Grande abraço
Rick Morais
06/10/2024, 19:24
Bom dia Rick. Mais uma vez, muito obrigado!
Acho que até o fim da semana resolvo isso.
Valeu!
Grande abraço
Dr. tudo bem?
Me lembrei do seu problema..... e ae? Corrigiu?
Posta pra nóiz!
Abraço
Rick
dr.aluisio
07/10/2024, 12:04
Dr. tudo bem?
Me lembrei do seu problema..... e ae? Corrigiu?
Posta pra nóiz!
Abraço
Rick
Boa tarde Rick. Tudo bem? Ainda não consegui parar a Forester para fazer o diagnóstico. Na realidade EU não consegui parar para dar atenção a ela.
Acredito que depois do dia 15 vou ter um tempo sobrando para correr atrás desse barulho.
Assim que for diagnosticado, posto aqui.
Muito obrigado
Abraço
Luiz Caldeira
19/10/2024, 18:46
Boa tarde pessoal.
Há anos acompanho o papo por aqui e chego no Fórum agora como feliz motorista de um Forester!
Sou Luiz, de SP mas morando em Santa Maria/RS e comprei uma Forester S 2017.
Já fiz um pente fino aqui no fórum, anotei mil coisas e muitas dicas! Daqui em diante passo a colaborar tb com minha experiência atrás do volante.
Alguém instalou módulo/interface de subir/descer de vidros e fechamento do teto solar no botão da chave?
Qual marca, modelo, link?
Eu li que é um padrão japonês, mas eu sinto falta.
Valeu!
Luiz
Rick Morais
21/10/2024, 18:01
Boa tarde pessoal.
Há anos acompanho o papo por aqui e chego no Fórum agora como feliz motorista de um Forester!
Sou Luiz, de SP mas morando em Santa Maria/RS e comprei uma Forester S 2017.
Já fiz um pente fino aqui no fórum, anotei mil coisas e muitas dicas! Daqui em diante passo a colaborar tb com minha experiência atrás do volante.
Alguém instalou módulo/interface de subir/descer de vidros e fechamento do teto solar no botão da chave?
Qual marca, modelo, link?
Eu li que é um padrão japonês, mas eu sinto falta.
Valeu!
Luiz
Boas Luiz.
Seja bem vindo.
Então.
O modulo de vidros eu coloquei na concessionária. Como meu carro estava ainda em garantia fiquei com medo do pica-fio de alguma loja na rua causar um perda de garantia.
O preço não estava ruim na epoca e mandei como locar nas 4 portas e tbm no teto solar. Imagina travar o carro e esquecer o teto aberto?
Isso foi em 2016 logo quando comprei o carro e está funcionando perfeitamente. as portas travam sozinha se passar dos 20km por hora, todos os vidros sobem quando se trava as portas.
A marca se eu não engano é Tury. Mas qualquer marca faz bem o serviço.
Abraço
Rick
phmatheus
28/10/2024, 14:52
Pessoal boa tarde, no ultimo dia 30 peguei um Subaru Forester LX 2010/2010 2.0 ASPIRADO, o carro é uma delicia, mas como todo carro usado tem algumas coisinhas para fazer heheheh
Bom o manual de manutenção dele existe mas não é atualizado com a KM, então vou fazer tudo para não correr risco, também vi que ele está com um barulho na suspensão e a luz do VDC está acessa o freio achei meio mole vc pisa e não freia, tirando isso o carro está excelente.
Lendo aqui no Forum resolvi dois problemas.
Primeiro o Freio estava com um pino cavalete do lado traseiro direito travado, logo a pinça não se movia, tirei, limpei, lubrifiquei com graxa de cobre e o problema resolvido.
A luz do VDC passei o Scanner (sim eu tenho o Subaru Select III e IV junto a um cabinho do capiroto que funciona com ele, um genelico passthru bidirecional), vi que estava com problema de alinhamento no sensor de ângulo do volante, alinhei e zerei a luz do VDC sumiu.
Vi que as buchas grandes e pequenas do braço inferior da Suspensão estão estouradas e as bieletas junto com as buchas da estabilizadora tambem estao com folga, vou trocar. até ai sem novidades.
Minha duvida:
Eu compro peças na Rockauto nos EUA (tá eu sei tá caro pra kct com as taxas de importação, mas ainda é mais barato que aqui no Brazillllll)
Lá só tem o motor 2.5 aspirado não tem o 2.0, minha pergunta é:
As peças de motor servem no 2.0 aspirado? Quais peças:
Kit correia dentada, bomba de agua, termostatica, velas, cabos de velas, bobina, PCV, etc.
Estou com receio de trazer de la e não servir, a suspensão sei que é a mesma então sem problemas, mas motor estou na duvida
Tentei ler as mais de 300 paginas aqui do forum mas não achei nada relacionado.
Se os experts puderem me ajudar eu agradeço muito.
Grande abraço
Panda
Rick Morais
28/10/2024, 15:17
Pessoal boa tarde, no ultimo dia 30 peguei um Subaru Forester LX 2010/2010 2.0 ASPIRADO, o carro é uma delicia, mas como todo carro usado tem algumas coisinhas para fazer heheheh
Bom o manual de manutenção dele existe mas não é atualizado com a KM, então vou fazer tudo para não correr risco, também vi que ele está com um barulho na suspensão e a luz do VDC está acessa o freio achei meio mole vc pisa e não freia, tirando isso o carro está excelente.
Lendo aqui no Forum resolvi dois problemas.
Primeiro o Freio estava com um pino cavalete do lado traseiro direito travado, logo a pinça não se movia, tirei, limpei, lubrifiquei com graxa de cobre e o problema resolvido.
A luz do VDC passei o Scanner (sim eu tenho o Subaru Select III e IV junto a um cabinho do capiroto que funciona com ele, um genelico passthru bidirecional), vi que estava com problema de alinhamento no sensor de ângulo do volante, alinhei e zerei a luz do VDC sumiu.
Vi que as buchas grandes e pequenas do braço inferior da Suspensão estão estouradas e as bieletas junto com as buchas da estabilizadora tambem estao com folga, vou trocar. até ai sem novidades.
Minha duvida:
Eu compro peças na Rockauto nos EUA (tá eu sei tá caro pra kct com as taxas de importação, mas ainda é mais barato que aqui no Brazillllll)
Lá só tem o motor 2.5 aspirado não tem o 2.0, minha pergunta é:
As peças de motor servem no 2.0 aspirado? Quais peças:
Kit correia dentada, bomba de agua, termostatica, velas, cabos de velas, bobina, PCV, etc.
Estou com receio de trazer de la e não servir, a suspensão sei que é a mesma então sem problemas, mas motor estou na duvida
Tentei ler as mais de 300 paginas aqui do forum mas não achei nada relacionado.
Se os experts puderem me ajudar eu agradeço muito.
Grande abraço
Panda
Olá Panda.
Excelente post. Tem muita gente que olha somente as Forester novas e não dá importancia para as antigas que continuam sendo tanques de guerra.
A minha é 2014, mas eu percebo que existem muito mais oferta de peças para as antigas do que para as novas.
Sobre bucha de bandeja, vc já tem aqui no Brasil algumas dessas buchas feitas nacionamente. Não vou me lembrar onde eu ví, mas tem essa opção que é bem mais barata que na concessionária.
As Subarus do mercado brasileiro vem do Japão e não dos EUA. Então é importante ter uma camada a mais de cuidado com numeração de peça.
Eu peço orçamento na concessionária para pegar o código da peça quem vem da Subaru Japão. A partir dessa numeração, vejo se existe no mercado americano (as vezes a numeração é um pouco diferente, mas a peça é a mesma).
Outra pergunta que vc faz é sobre se a 2.5 é igual a 2.0.
Experiência do forum: Nem todas as peças são iguais. Ainda mais se tratando de motor. Bata o codigo da 2.5 com a 2.0 (por isso a importancia de ter o orçamento detalhado com os códigos Subaru da concessionária).
(...anúncio removido...)
Continue postando os serviços da sua Forester. Isso ajuda demais os membros desse forum que anda quieto demais....rsrs
Abraço
Rick
Gabriel RB
28/10/2024, 18:12
A Subaru Forester é uma máquina muito boa.
Pena que a Subaru não investiu mais no Brasil, é uma marca muito conceituada lá fora.
henriquebelfort
31/10/2024, 12:50
Olá, vocês também sofrem com barulho na porta traseira do subaru forester ao passar por estradas de terra ou ruas esburacadas? Como vocês resolveram esse problema?
Rick Morais
31/10/2024, 14:23
Olá, vocês também sofrem com barulho na porta traseira do subaru forester ao passar por estradas de terra ou ruas esburacadas? Como vocês resolveram esse problema?
Olá Henrique.
Desenvolva melhor como é esse barulho.
Diga o ano da sua Forester.
Eu sei que existem algumas postagens bem antigas aqui de pessoas reclamando de barulho na traseira de Forester antes de 2012 e o problema era a tampa do step. Foi resolvido colocando um daqueles elásticos bagageiro de moto por baixo para manter puxando ela pra baixo em direção ao step.
A minha Forester é 2014 e não tive problemas com isso até agora.
Abraço
Rick
phmatheus
01/11/2024, 08:54
Olá Panda.
Excelente post. Tem muita gente que olha somente as Forester novas e não dá importancia para as antigas que continuam sendo tanques de guerra.
A minha é 2014, mas eu percebo que existem muito mais oferta de peças para as antigas do que para as novas.
Sobre bucha de bandeja, vc já tem aqui no Brasil algumas dessas buchas feitas nacionamente. Não vou me lembrar onde eu ví, mas tem essa opção que é bem mais barata que na concessionária.
As Subarus do mercado brasileiro vem do Japão e não dos EUA. Então é importante ter uma camada a mais de cuidado com numeração de peça.
Eu peço orçamento na concessionária para pegar o código da peça quem vem da Subaru Japão. A partir dessa numeração, vejo se existe no mercado americano (as vezes a numeração é um pouco diferente, mas a peça é a mesma).
Outra pergunta que vc faz é sobre se a 2.5 é igual a 2.0.
Experiência do forum: Nem todas as peças são iguais. Ainda mais se tratando de motor. Bata o codigo da 2.5 com a 2.0 (por isso a importancia de ter o orçamento detalhado com os códigos Subaru da concessionária).
(...anúncio removido...)
Continue postando os serviços da sua Forester. Isso ajuda demais os membros desse forum que anda quieto demais....rsrs
Abraço
Rick
Rick acabei pegando na Rockauto as buchas da suspensão, chegam terça feira, isso pq comprei na quinta a tarde. O preço bom ficou mais caro que no brasil, mas não da MOOG que sei que é uma marca de qualidade para itens de suspensão.
Fico meio cabreiro de comprar as paralelas fabricadas no brasil, pois ja peguei umas peças que não duraram nada para outros carros, procurei no Mercado livre, mas as marcas são sempre genéricas, ai é gastar 2x uma comprando a genérica e outra comprando a original.
Entenda não estou generalizando, existem peças boas fabricadas no brasil, mas é bem difícil de achar. De qualquer maneira ficou menos da metade do preço que na CAOA.
Trocando as Buchas, o próximo passo é:
Motor, pretendo trocar:
Kit correia com tensionadores e polias
Termostática
Velas
PCV
Filtros
Óleo
Depois disso sei que vou ter um carro por muitoooooo tempo sem dar problemas.
Agora uma coisa que me preocupou um pouco, andei pesquisando e parece que é um defeito normal dos subarus com cambia 4EAT. De manha quando ligo o carro e engato a primeira marcha ou a ré ele da um tranco, mas só de manha quando o carro está frio.
Andei pesquisando nos foruns gringos e parece que a própria subaru soltou uma nota falando que isso é normal e pedindo para o pessoal engatar a marcha e esperar de 5 a 10 segundos para ele engatar com o carro frio.
Algumas pessoas usaram um aditivo Trans-X e outras um tal de Lucas e parece que esse sintoma sumiu ou reduziu muito, como não manjo muito de transmissão automática fico com receio de usar aditivos no cambio, ainda mais sabendo que alterar a composição do óleo de cambio pode matar a transmissão.
Alguma ideia se isso é normal e se devo arriscar usar esses produtos?
Grande abraço e obrigado a todos!!
Panda
Rick Morais
01/11/2024, 10:31
Rick acabei pegando na Rockauto as buchas da suspensão, chegam terça feira, isso pq comprei na quinta a tarde. O preço bom ficou mais caro que no brasil, mas não da MOOG que sei que é uma marca de qualidade para itens de suspensão.
Fico meio cabreiro de comprar as paralelas fabricadas no brasil, pois ja peguei umas peças que não duraram nada para outros carros, procurei no Mercado livre, mas as marcas são sempre genéricas, ai é gastar 2x uma comprando a genérica e outra comprando a original.
Entenda não estou generalizando, existem peças boas fabricadas no brasil, mas é bem difícil de achar. De qualquer maneira ficou menos da metade do preço que na CAOA.
Motor, pretendo trocar:
Termostática
Velas
PCV
Filtros
Óleo
Depois disso sei que vou ter um carro por muitoooooo tempo sem dar problemas.
Agora uma coisa que me preocupou um pouco, andei pesquisando e parece que é um defeito normal dos subarus com cambia 4EAT. De manha quando ligo o carro e engato a primeira marcha ou a ré ele da um tranco, mas só de manha quando o carro está frio.
Andei pesquisando nos foruns gringos e parece que a própria subaru soltou uma nota falando que isso é normal e pedindo para o pessoal engatar a marcha e esperar de 5 a 10 segundos para ele engatar com o carro frio.
Algumas pessoas usaram um aditivo Trans-X e outras um tal de Lucas e parece que esse sintoma sumiu ou reduziu muito, como não manjo muito de transmissão automática fico com receio de usar aditivos no cambio, ainda mais sabendo que alterar a composição do óleo de cambio pode matar a transmissão.
Alguma ideia se isso é normal e se devo arriscar usar esses produtos?
Grande abraço e obrigado a todos!!
Panda
Opa!
As buchas de bandeja eu vou comprar de uma marca chamado Tenacity. Vou acompanhar em todas as revisões o ressecamento delas e vou postando aqui para dizer se é ou não uma boa opção às originais.
Kit Buchas Da Bandeja Subaru Forester 2008 A 2018 Original | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2753133999-kit-buchas-da-bandeja-subaru-forester-2008-a-2018-original-_JM#polycard_client=bookmarks)
Não ouvi aqui no forum relatos de trancos como vc descreveu.
Me parece que está começando a surgir com desgaste de meia idade. Nada crítico, porém é um ponto de atenção a ser observado ao longo dos próximos anos.
Recomendaria a troca a cada 30-40mil km de todo óleo de cambio e inspecione se tem muita limalha.
Tem vários aditivos para cambio. Eu ouço falar muito bem de um aditivo da Lubegard que está prolongando a vida útil dos cambios da Peugeot (eca).
Lubegard 63010 Platinum Aditivo Transmissao Automatica | Frete gratis (https://www.mercadolivre.com.br/lubegard-63010-platinum-aditivo-transmisso-automatica/p/MLB29329013#polycard_client=search-nordic&wid=MLB3590431863&sid=search&searchVariation=MLB29329013&position=3&search_layout=stack&type=product&tracking_id=6683fea2-b164-482f-b464-591af679b9ad)
Eu estou observando um clec-clec quando eu esterço totalmente a roda e piso no acelerador. É um ítem que vou pedir para tirar a coifa e ver se tem algo errado. (já me disseram que o clec-clec é normal porque o sistema de tração ligado não deixa a roda patinar, então dá uns trancos na roda. Preciso saber se isso é verdade ou se alguma homocinética está começando a dar sinais)
Eu estou enrolando pra trocar o óleo de cambio da minha desde os 100mil km. Preciso até de forma urgente.
Sobre colocar um aditivo, é coisa pessoal.
Eu já andei pesquisando bastante em foruns dos EUA e a maioria lá só coloca algo quando sente algo fora do normal (seu caso). Nos casos que está rodando liso (meu caso), a troca por um óleo novo já vai fazer fazer um trabalho de prevenção/correção natural.
Mas poste sempre suas manutenções... vai ajudar demais o povo aqui que tem Forester no mesmo ano que o seu.
ahhh... estava quase esquecendo...se puder postar o link da suas compras de peças e numeros de código, ajuda bastante. Eu sempre faço isso.
Motor, pretendo trocar:
Termostática
Velas
PCV
Filtros
Óleo
Eu vivo pedindo código e local de compra para os membros que faz manutenção e postam aqui.
Abraço
Rick
phmatheus
01/11/2024, 11:24
Opa!
Mas poste sempre suas manutenções... vai ajudar demais o povo aqui que tem Forester no mesmo ano que o seu.
ahhh... estava quase esquecendo...se puder postar o link da suas compras de peças e numeros de código, ajuda bastante. Eu sempre faço isso.
Eu vivo pedindo código e local de compra para os membros que faz manutenção e postam aqui.
Abraço
Rick
Então eu descobri um Site da CAOA não sei se vcs conhecem que tem todas as peças com os codigos e os preços é o
caoapecasonline.com.br (tirei o link para nao barrar no forum) nesse site você tem os codigos e as peças com isso vc consegue buscar fora do brasil.
Basicamente os sites que compro são a rockauto, a race summit. a subaru spare parts, ebay e amazon.com
grande abraço
Panda
henriquebelfort
01/11/2024, 11:28
Olá Henrique.
Desenvolva melhor como é esse barulho.
Diga o ano da sua Forester.
Eu sei que existem algumas postagens bem antigas aqui de pessoas reclamando de barulho na traseira de Forester antes de 2012 e o problema era a tampa do step. Foi resolvido colocando um daqueles elásticos bagageiro de moto por baixo para manter puxando ela pra baixo em direção ao step.
A minha Forester é 2014 e não tive problemas com isso até agora.
Abraço
Rick
A impressão que dá é que a porta traseira do porta malas está solta e começa a bater ao passar por vias esburacadas. Mas, quando o carro está parado não detecto nenhuma folga na porta nem na fechadura. Queria fazer algum hack pra ela ficar mais presa. Sabem o que eu poderia fazer?
Rick Morais
01/11/2024, 16:36
A impressão que dá é que a porta traseira do porta malas está solta e começa a bater ao passar por vias esburacadas. Mas, quando o carro está parado não detecto nenhuma folga na porta nem na fechadura. Queria fazer algum hack pra ela ficar mais presa. Sabem o que eu poderia fazer?
Então... acho que matei.
Pode ser a tampa do step que fica batendo. Se não tem folga do porta malas só pode ser ele....
Faz o teste. Tira essa tampa do step e roda pra ver...
Abraço
Rick
Lucas Gomara
12/12/2024, 16:06
Boa tarde. Possuo uma Forester 2025/16 Aspirada com 113mil km. Começa a dar um probleminhas ( quando tinha 90mil km troquei o rolamento traseiro - talvez nao precisasse trocar o par mas concessionaria sabe como é..há pouco troquei um par de solenóides.. agora preciso trocar o reator do farol...enfim) e começo a pensar em trocar por um carro mais novo tipo Suzuki Vitara 2020 com baixa quilometragem. Oque acham? Seguro tranco e rodo mais 100mil km ou parto pra troca mesmo.. Sem falar na dificultade de encontrar interessados no carro pra venda no particular..
Rick Morais
12/12/2024, 16:28
Boa tarde. Possuo uma Forester 2025/16 Aspirada com 113mil km. Começa a dar um probleminhas ( quando tinha 90mil km troquei o rolamento traseiro - talvez nao precisasse trocar o par mas concessionaria sabe como é..há pouco troquei um par de solenóides.. agora preciso trocar o reator do farol...enfim) e começo a pensar em trocar por um carro mais novo tipo Suzuki Vitara 2020 com baixa quilometragem. Oque acham? Seguro tranco e rodo mais 100mil km ou parto pra troca mesmo.. Sem falar na dificultade de encontrar interessados no carro pra venda no particular..
Oi Lucas.
Deixa eu ver se entendi. Vc tem uma Forester 2015/16 om 113mil km com problemas de uso normal (rolamento/solenoide (foi na troca de oleo do cambio?) e reator do farol.
Pra mim são problemas normais de uso. Nada excepcional.
Vc está pensando em vender um carro que está contigo a algum tempo e conhece o histórico para um outro carro mais novo e desconhecido. Não sei. Não me parece muito racional.
Vc ainda completa um fato que todos nós aqui temos que é a dificuldade de venda do nosso Forester.
Meu veredito é: faça uma revisão minuciosa na sua Forester para verificar itens de desgaste normal como borrachas e vedações.
Compre essas peças de fora e agende as trocas junto com as trocas de 10/10.000km.
Vc terá Forester para mais de 100.000km.
Não sei se te ajudei.
Abraço
Rick
fmendesdf
14/12/2024, 08:56
Oi pessoal, tudo bem?
Tenho uma forester S 2014. Queria trocar o som original por um pionner 2DIN da linha DMH. Estava pesquisando e pelo que vi não é muito simples, pois tem que ter 3 chicotes adaptadores e troca da moldura. Alguém que já fez esse upgrade.
Como pré-requisito não quero cortar nenhum fio, precisa ser plug and play.
Obrigado
Rick Morais
17/12/2024, 12:29
Oi pessoal, tudo bem?
Tenho uma forester S 2014. Queria trocar o som original por um pionner 2DIN da linha DMH. Estava pesquisando e pelo que vi não é muito simples, pois tem que ter 3 chicotes adaptadores e troca da moldura. Alguém que já fez esse upgrade.
Como pré-requisito não quero cortar nenhum fio, precisa ser plug and play.
Obrigado
Opa! Beleza?
Dá uma olhadinha na página 311 que eu fiz um post sobre central multimedia para Subaru modelo 2014 (igual a minha).
As centrais que tenho visto por aí são plug 'n play e vc não perde nenhuma funcionalidade dos botões do volante.
Eu quero trocar a minha também mais para tirar o celular do painel e atrair os bandidos que quebram o vidro.
Se vc trocar a sua, poste aqui todas as informações como marca, modelo, onde foi e quanto pagou. Ajuda demais quem acompanha esse forum.
Abraço
Rick
Ale Pinheiro
17/01/2025, 13:52
Boa tarde a todos. Tenho uma Subaru Forester S 2017 a pouco mais de 1 ano e estou precisando trocar a homocinética. Alguem poderia indicar um fornecedor/ marca que tenho boa qualidade e preço razoável? No ML encontro essa peça por R$300, na Caoa passa dos 4K. Desde já agradeço a ajuda!!
Rick Morais
17/01/2025, 15:35
Boa tarde a todos. Tenho uma Subaru Forester S 2017 a pouco mais de 1 ano e estou precisando trocar a homocinética. Alguem poderia indicar um fornecedor/ marca que tenho boa qualidade e preço razoável? No ML encontro essa peça por R$300, na Caoa passa dos 4K. Desde já agradeço a ajuda!!
Olá Ale.
Vou dizer como eu faço para encontrar peças que na concessionária são caras.
Importação.
Recomendo buscar em sites como Rockauto ou SubaruParts.
Veja com o pessoal da Allparts se eles conseguem trazer para vc com um preço justo, uma vez que eles só tem peças importadas então o canal deles é muito mais fácil do que o nosso.
Nos mantenha avisado de como vc desenrolou isso para ajudar a todos aqui.
Abraço
Rick
Luiz Caldeira
28/01/2025, 17:39
Salve pessoal.
Fiz 5000 km com meu Forester desde que comprei ele em dezembro. Foram viagens em estradas boas, ruins, com trânsito etc.
Minhas impressões:
- carro muito na mão, estável, seguro, parece andar em um trilho. Peguei uma tempestade, sem prejudicar desempenho, conforto e segurança.
- carro andou sempre carregado e com ar condicionado. Fez 11.5km/l em média. Achei OK.
- cambio CVT é estranho, grita muito. Na estrada em velocidade de cruzeiro eu colocava em modo manual para manter carro em 6a marcha - caso contrário ele reduz a cada pequeno aclive
- Tb estou procurando o barulho na região da porta traseira direita, como se fosse um barulho de torção quando passo em buracos
- agora o mais chato é a posição de dirigir. Pedais não são alinhados com banco e com volante, é apertado o espaço do pedal direito o que faz o pé ficar sempre torto. Dirigir 2h torna-se cansativo
Em fevereiro faço outra longa viagem, antes vou trocar a barra axial e fazer uma revisão de suspensão.
mantenho o post atualizado
Abs
Luiz
Rick Morais
29/01/2025, 10:21
Salve pessoal.
Fiz 5000 km com meu Forester desde que comprei ele em dezembro. Foram viagens em estradas boas, ruins, com trânsito etc.
Minhas impressões:
- carro muito na mão, estável, seguro, parece andar em um trilho. Peguei uma tempestade, sem prejudicar desempenho, conforto e segurança.
- carro andou sempre carregado e com ar condicionado. Fez 11.5km/l em média. Achei OK.
- cambio CVT é estranho, grita muito. Na estrada em velocidade de cruzeiro eu colocava em modo manual para manter carro em 6a marcha - caso contrário ele reduz a cada pequeno aclive
- Tb estou procurando o barulho na região da porta traseira direita, como se fosse um barulho de torção quando passo em buracos
- agora o mais chato é a posição de dirigir. Pedais não são alinhados com banco e com volante, é apertado o espaço do pedal direito o que faz o pé ficar sempre torto. Dirigir 2h torna-se cansativo
Em fevereiro faço outra longa viagem, antes vou trocar a barra axial e fazer uma revisão de suspensão.
mantenho o post atualizado
Abs
Luiz
Olá Luiz
- A segurança que o carro tem é sem igual.
- Estive em Peruibe recentemente e passei por muitos locais com lama e detritos. O carro nem patinou.
- Vai ter que se acostumar com o CVT meu amigo... no inicio parece que ele está brigando com vc porque tenta o tempo todo advinhar o que vc precisa (torque), então é comum estando em piloto automático e vc cancelar por um momento e clicar na seta pra cima pra voltar a velocidade programar o giro subir lá pra 6mil. O que eu faço é quando cancelo o piloto automático eu subo a velocidade no pé até proximo da velocidade que setamos e então clico pra cima. Isso evita que o carro acelere sozinho com giro alto. É particularidade do carro. Minha esposa assustou na primeira vez usando.
- Barulho na porta traseira. Eu fiz um post recente sobre isso. Tire a tampa traseira e as laterais e rode sem pra saber se é a tampa mesmo. Eu tenho uma caixa no porta-malas e não tenho esse problema de barulho.
582278
para prender essa caixa eu fiz dois ganchos que prender na ancoragem traseira dos bancos.
- A posição para digirir eu confesso que achei estranha nas primeiras semanas. Tive dor na canela na primeira semana (canelite). Mas me acostumei. Acho acho confortável e já rodei várias horas na estrada sem problemas.
Mantenha as noticias do carro por aqui. Ajuda demais!
Abraço
Parabéns pela compra
Rick
Rick Morais
02/02/2025, 11:29
Olá Ale.
Estou desenterrando sua postagem para informar que a Allparts tem a peça que vc precisa. Entrou em estoque hoje, 02-fev-2025.
Semi-eixo(Tulipa/Trizeta) Subaru Forester 2014-2019 27X25 GSP SESU8052-36763 256067 NCV68052 256067 28321SG030 28321SG010 28321SG000 - All Parts Net (https://www.allpartsnet.com.br/Semi-eixoTulipaTrizeta-GSP-Subaru-Forester-2014-2019-27X25-SESU8052/p)
Abraço
Rick
Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?
Acabei de me inscrever.
Há muito tempo que sou apaixonado por Subaru, mas nunca tive. Já cheguei a fazer proposta em Forester zero km lá por volta de 2015, 2016, mas não deu negócio. Hoje estou com oportunidade de comprar uma pra ser meu segundo carro, usar só ocasionalmente, uma voltinha no fim de semana, ou um dia que minha esposa sair com um carro pra um lado e eu saio com ela pro outro...
Confesso que fiquei assustado com os valores de peças. Comparando o valor do carro, pelo mesmo preço você ter que escolher entre uma Forester, um IX35, um Renegade, uma Duster... tudo por volta de 2016 valor. Quase o mesmo que um Honda Fit... aí a Forester que é o que mais vale a pena pelo que oferece também é a que tem a manutenção mais cara. Que dilema...
Quero muito uma XT, pode ser 2015 ou 2016... mas dá um frio na barriga...
Só preciso de um carro que ande na terra e dê pra colocar um engate pra levar transkbike daqueles de plataforma atrás, mas pelo gosto tinha que ser a Forester.
Estou pesquisando aqui... no estado de São Paulo inteiro, sul de MG... até Paraná eu busco se tiver uma boa, mas sem abusar no preço.
Ah, hoje estou com um Compass Diesel, mas não quero mais saber de Jeep. Toda hora um probleminha, e o carro é novo. A Jeep não está nem aí com o pós venda.
Abraço!
Rick Morais
10/02/2025, 09:59
Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?
Acabei de me inscrever.
Há muito tempo que sou apaixonado por Subaru, mas nunca tive. Já cheguei a fazer proposta em Forester zero km lá por volta de 2015, 2016, mas não deu negócio. Hoje estou com oportunidade de comprar uma pra ser meu segundo carro, usar só ocasionalmente, uma voltinha no fim de semana, ou um dia que minha esposa sair com um carro pra um lado e eu saio com ela pro outro...
Confesso que fiquei assustado com os valores de peças. Comparando o valor do carro, pelo mesmo preço você ter que escolher entre uma Forester, um IX35, um Renegade, uma Duster... tudo por volta de 2016 valor. Quase o mesmo que um Honda Fit... aí a Forester que é o que mais vale a pena pelo que oferece também é a que tem a manutenção mais cara. Que dilema...
Quero muito uma XT, pode ser 2015 ou 2016... mas dá um frio na barriga...
Só preciso de um carro que ande na terra e dê pra colocar um engate pra levar transkbike daqueles de plataforma atrás, mas pelo gosto tinha que ser a Forester.
Estou pesquisando aqui... no estado de São Paulo inteiro, sul de MG... até Paraná eu busco se tiver uma boa, mas sem abusar no preço.
Ah, hoje estou com um Compass Diesel, mas não quero mais saber de Jeep. Toda hora um probleminha, e o carro é novo. A Jeep não está nem aí com o pós venda.
Abraço!
Olá! Bem vindo!
Vamos lá.
Manutenção mais cara. Vou dar meu ponto de vista e convoco os amigos aqui para dar a opinião deles sobre isso.
Eu tenho uma Forester 2014 desde 2016.... a única manutenção que tive que fazer é troca da vedação das duas tampas de valvula agora no final de 2024 por um início de vazamento (era um suor de óleo em uma das tampas).
O resto das manutenções foram troca de oleo, troca de buchas das bandejas a cada 5 anos (inclusive preciso troca-las agora), pastilhas de freio dianteiro (acho que foram 4 jogos dianteiros e 1 traseiro nesses 10 anos), 2 jogos de pneu Michelin Primacy 4, troquei o vidro do teto solar porque caiu uma pedra de cima de um viaduto (ou jogaram, nunca vou saber).
Então não tive manutenções corretivas a serem feitas.
Se vc explorar as ultimas 100 páginas aqui do forum vai ver que é um ou outro que teve que fazer manutenções corretivas extensas no carro.
Eu realmente acho que se meu carro desse uma grande manutenção hoje ainda estaria OK por todos esses anos sem qualquer dor de cabeça.
A referência de preço de peças é concessionária. Depois é AllParts e Street Solutions. Fora do pais vc tem a Rockauto e SubaruParts.
Agora.... vc comentou sobre Jeep. É bomba! E vc sabe disso. Fica tranquilo que com uma Forester vindo de fonte confiável e bem cuidada, vc vai ver mecanico de 10x10 mil km para revisão.
Sobre pós-venda. Se vc pegar um carro ainda na garantia, o SAC da Subaru é sensacional. Tive uma história com o meu carro logo quando comprei em 2016 (essa história está aqui no forum, procure por datas. Lá por março de 2016), que o SAC da Subaru pegou o meu problema e acompanhou até o fim. A menina me ligava 2x por semana para passar status.
Dá uma olhadinha no Reclame Aqui.... mas filtre as reclamações... tem muito chorão que funde o motor da Turbo em garantia de tanto acelerar em rodovia e quer um motor novo....
MAs vc vai ver muito elogio ao SAC da Subaru.
Continue postando. Vc é muito bem vindo aqui.
Assim que adquirir, passa as impressões iniciais, dúvidas, qualquer tipo de manutenção que vc venha a fazer, qualquer coisa que enriqueça de informações a todos.
Abraço
Rick
Olá! Bem vindo!
Vamos lá.
Manutenção mais cara. Vou dar meu ponto de vista e convoco os amigos aqui para dar a opinião deles sobre isso.
Eu tenho uma Forester 2014 desde 2016.... a única manutenção que tive que fazer é troca da vedação das duas tampas de valvula agora no final de 2024 por um início de vazamento (era um suor de óleo em uma das tampas).
O resto das manutenções foram troca de oleo, troca de buchas das bandejas a cada 5 anos (inclusive preciso troca-las agora), pastilhas de freio dianteiro (acho que foram 4 jogos dianteiros e 1 traseiro nesses 10 anos), 2 jogos de pneu Michelin Primacy 4, troquei o vidro do teto solar porque caiu uma pedra de cima de um viaduto (ou jogaram, nunca vou saber).
Então não tive manutenções corretivas a serem feitas.
Se vc explorar as ultimas 100 páginas aqui do forum vai ver que é um ou outro que teve que fazer manutenções corretivas extensas no carro.
Eu realmente acho que se meu carro desse uma grande manutenção hoje ainda estaria OK por todos esses anos sem qualquer dor de cabeça.
A referência de preço de peças é concessionária. Depois é AllParts e Street Solutions. Fora do pais vc tem a Rockauto e SubaruParts.
Agora.... vc comentou sobre Jeep. É bomba! E vc sabe disso. Fica tranquilo que com uma Forester vindo de fonte confiável e bem cuidada, vc vai ver mecanico de 10x10 mil km para revisão.
Sobre pós-venda. Se vc pegar um carro ainda na garantia, o SAC da Subaru é sensacional. Tive uma história com o meu carro logo quando comprei em 2016 (essa história está aqui no forum, procure por datas. Lá por março de 2016), que o SAC da Subaru pegou o meu problema e acompanhou até o fim. A menina me ligava 2x por semana para passar status.
Dá uma olhadinha no Reclame Aqui.... mas filtre as reclamações... tem muito chorão que funde o motor da Turbo em garantia de tanto acelerar em rodovia e quer um motor novo....
MAs vc vai ver muito elogio ao SAC da Subaru.
Continue postando. Vc é muito bem vindo aqui.
Assim que adquirir, passa as impressões iniciais, dúvidas, qualquer tipo de manutenção que vc venha a fazer, qualquer coisa que enriqueça de informações a todos.
Abraço
Rick
Valeu Rick!
É que não estou muito acostumado a essa trocação de peças, mas já vejo pessoal trocando homocinética e bucha a rodo, o filtro de combustível que achei um absurdo o valor (apesar de dizerem que só troca a cada 40.000km)...
Tô acostumado a levar na revisão na concessionária uma vez por ano e gastar de 1.000 a 2.000 na revisão. Proporcionalmente ao valor do carro, é muito pouco. Dá medo de pegar um carro de 70.000 e ter que gastar 20.000 de surpresa pra deixar em ordem.
O Opala eu gastei o valor de outro carro pra fazer o motor (aumento de potência, não necessidade), mas agora só troco óleo o filtros, nunca estourou uma bucha, um pivô.
É isso que eu penso. Se o carro fosse meu, ou de alguém que realmente cuidava, daria menos medo, mas hoje tá complicado. Em 2023 comprei um carro 2022 em uma concessionária, na garantia, tudo lindo... fui vender, tinha lateral trocada e não apontou na vistoria, ninguém queria. Tive que negociar com a loja que me vendeu pra pegar de volta.
O único carro que eu comparo com a Forester XT é a Rav4 2.5. às vezes tenho dúvidas, mas a Rav é mais cara menos potente que a Forester. Por outro lado, a manutenção parece ser mais barata.
phmatheus
17/02/2025, 16:32
Pessoal uma duvida
O Forester 2010 LX (não é o turbo) pode puxar carretinha? na verdade um barco de uns 800Kg, se sim alguem indica um engate? Outra coisa, alguem ja comprou e usou as travessas do rack de teto? tem algum para indicar?
Tá eu sei essas informações tem no manual, mas to com preguiça de pegar o manual e procurar.... huahuauhahuahua
Grande Abraço
Panda
phmatheus
17/02/2025, 16:49
Pessoal uma duvida
O Forester 2010 LX (não é o turbo) pode puxar carretinha? na verdade um barco de uns 800Kg, se sim alguem indica um engate? Outra coisa, alguem ja comprou e usou as travessas do rack de teto? tem algum para indicar?
Tá eu sei essas informações tem no manual, mas to com preguiça de pegar o manual e procurar.... huahuauhahuahua
Grande Abraço
Panda
Ta eu peguei o manual aqui agora e não entendi o que o manual fala,
no manual ele fala em MPW e MPAW sendo o primeiro o peso do carro sem o reboque mas o reboque conectado 2015kg, e o MPAW o peso no eixo traseiro com o reboque engatado 1180Kg, mas ele nao fala em lugar nenhum o peso maximo de tração. ou seja do reboque em si.
Pra quem está na duvida é na pagina 9-19
Rick Morais
18/02/2025, 10:19
Pessoal uma duvida
Grande Abraço
Panda
Olá Panda.
Pode puxar e pode colocar engate.
Eu tenho engate porque puxo meu barco que com carreta pesa uns 800kg. Sem problema algum, na estrada faz 10km/l.
O engate eu coloquei em 2016 quando eu comprei o carro. A marca é Paes Engates. Lembro que liguei na concessionária e me recomendaram que fosse da marca Berco.
Liguei nessa Berco, mandei mensagem e eles não me retornaram.
Meu parceiro de pesca me informou que ele tinha colocado o engate do carro dele numa loja em Jundiaí. Fui lá e pra variar, não tinham engate pra Subaru. Mas o dono saiu fazendo ligações e em 1h apareceu um engate todo empoeirado.
Ele foi fixado nas duas longarinas e está lá até hoje. Excelente trabalho.
A tomada eu tirei aquela horrivel de plástico e coloquei uma tomada industrial que funciona até hoje.
Tomada Industrial Multipolar 6 Pinos + Terra / Completa | Frete gratis (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1938005350-tomada-industrial-multipolar-6-pinos-terra-completa-_JM)
582310
582311
582312
582313
Ao usar um reboque, recomendo que vc fique atento a distribuição de peso dentro da carreta. A maioria dos acidentes que vemos com reboque é porque existe muito peso atrás do reboque.
Veja o vídeo:
https://youtu.be/29n3OSZ914w?si=chuQ-NOXiE9c9336
Abraço
Rick
Luiz Caldeira
06/03/2025, 10:50
Salve Subaristas!
Acabo de fazer uma viagem de 2mil km pelo oeste do Brasil (RS-SC-PR-MS).
A minha Forester (2017 aspirada) fez média de 10,4km/l com carro cheio, ar ligado 100% do tempo, estradas boas e ruins, ladeiras acima e abaixo. Achei OK.
Rodei 10mil km desde novembro, testando a bichinha em algumas situações de estrada - o fora da estrada ainda não coloquei em xeque.
O carro chegou aos 70mil e como fez todas as revisões na css, essa eu tb vou fazer por lá - na autorizada CAOA em Porto Alegre.
Salgado, como podem ver! Inclui filtro de combustível (carro deve chegar com tanque abaixo de 1/4). Tem os extras (geometria, limpeza bicos, higienização do a/c) que vou buscar um desconto antes de bater o martelo.
O que acham? Eu acho que $3mil é dinheiro, e pensando nesse gasto a cada 10mil km, são R$0,30 por km rodado. Alto.
O que me aguarda na revisão dos 80mil, alguém já fez?
Rick Morais
06/03/2025, 14:11
Salve Subaristas!
Acabo de fazer uma viagem de 2mil km pelo oeste do Brasil (RS-SC-PR-MS).
A minha Forester (2017 aspirada) fez média de 10,4km/l com carro cheio, ar ligado 100% do tempo, estradas boas e ruins, ladeiras acima e abaixo. Achei OK.
Rodei 10mil km desde novembro, testando a bichinha em algumas situações de estrada - o fora da estrada ainda não coloquei em xeque.
O carro chegou aos 70mil e como fez todas as revisões na css, essa eu tb vou fazer por lá - na autorizada CAOA em Porto Alegre.
Salgado, como podem ver! Inclui filtro de combustível (carro deve chegar com tanque abaixo de 1/4). Tem os extras (geometria, limpeza bicos, higienização do a/c) que vou buscar um desconto antes de bater o martelo.
O que acham? Eu acho que $3mil é dinheiro, e pensando nesse gasto a cada 10mil km, são R$0,30 por km rodado. Alto.
Opa.
Viagem é sempre bom. Com carro confortável é melhor ainda. Parabéns!
Bom, sobre revisão.
Em se tratando de concessionária é tudo muito caro. Eu fiz revisão na concessionária até o final da garantia de 5 anos.
Depois disso só faço na oficina do meu sogro quando ele tem tempo ou em outra oficina confiável.
Pra vc ter uma idéia do preço de alguns componentes que eu tenho aqui na minha mão:
Filtro de óleo original 15208AA160 - R$ 189,00 - Filtro Oleo Motor Original Subaru Japan 15208AA160 - Street Solutions (https://www.streetsolutions.com.br/15208aa160-filtro-oleo-motor-original-subaru)
Anel de vedação filtro de óleo original 803916010 - R$ 15,00 - Anel Vedacao Bujao Dreno Carter Original Subaru M16 - Street Solutions (https://www.streetsolutions.com.br/803916010-anel-vedacao-bujao-original-subaru)
Filtro do ar condicionado Japan Parts - FAASB3C - R$ 80,00 - Filtro Ar Condicionado Subaru Impreza Forester 2008/. Carvao | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2812399134-filtro-ar-condicionado-subaru-impreza-forester-2008-carvo-_JM?quantity=1)
Filtro de ar motor Japan Parts - FA714S - R$ 69,00 - Filtro de Ar do Motor JapanParts Subaru 2008+ - Street Solutions (https://www.streetsolutions.com.br/japanparts-filtro-ar-motor-oe-16546AA120)
Óleo Shell Helix HX8 5W30 (é o óleo que eles aplicam na concessionária) - R$ 30,00 (o litro) - https://www.mercadocar.com.br/oleo-de-motor-5w30-sn-hx8-helix-synthetic-1-litro-shell-41096905
O filtro de combustivel está barato. Geralmente custa mais de mil reais. Achei na StreetSolutions - https://www.streetsolutions.com.br/filtro-combustcivel-subaru-42052SG120
Por isso que falo que o primeiro orçamento tem que ser na concessionária. Ela é a base para procurarmos outras opções na internet.
Fique atento ao pacote que eles oferecem na concessionária.
A primeira limpeza de bicos eu fui fazer com 110mil km. Porque eu troquei a vedação das tampas de vávulas e como o motor estaria fora do carro já aproveitei pra trocar as velas e verificar a equalização dos bicos. Os bicos estavam quase equalizados com pequenas diferenças de vazão entre eles. Mesmo assim, pedi pra fazer a limpeza para terem os 4 bicos equalizados.
Limpeza com oxi-sanitização é legal se o seu carro já está com algum cheiro estranho dentro do carro.
Alinhamento e balanceamento vc faz fora da concessionária. É o que eles vão fazer. Eles não tem mesa de alinhamento na oficina (na de SP não tem).
E pergunte sobre esses iténs a mais na revisão: Kit Revisão, lubrificante de alta aderência, limpa freios (são 4 freios a discos, não sei o que precisa ser limpo), atread oleo multiviscoso, etc...
É isso que eu tinha pra falar...
Se precisar de mais alguma informação, poste que estou de olho.
Abraço
Rick
Salve Subaristas!
Os pouco mais de três mil reais podem ser um valor um pouquinho alto.
Porém, fazendo a revisão conforme o orçamento, evitará problemas maiores e mais caros.
Acho que a viatura merece o trato.
A revisão de 80.000 Km´s deve prever a troca de óleo do câmbio automático.
Aí será mais cara.:concordo:
Comprei!
Finalmente estou com a minha Forester XT 2016.
Essa semana levo pra fazer uma revisão pra ver se está tudo direitinho, antes de começar a curtir mais o carro. Já dirigi uns 400km e estou curtindo demais a máquina.
Pensando nos possíveis upgrades, uma multimídia mais moderna, um subwoofer... dar uma incrementada no som original.
Rick Morais
10/03/2025, 16:45
Comprei!
Finalmente estou com a minha Forester XT 2016.
Essa semana levo pra fazer uma revisão pra ver se está tudo direitinho, antes de começar a curtir mais o carro. Já dirigi uns 400km e estou curtindo demais a máquina.
Pensando nos possíveis upgrades, uma multimídia mais moderna, um subwoofer... dar uma incrementada no som original.
Opa!
Awoooooo! Parabéns! Bem vindo ao clube.
A Forester vem por padrão com um conjunto de som que eu classifico como muito bom. Mas sempre há espaço para melhorias.
Se vc quer colocar uma tela multimidia (eu quero) dê uma olhada nas páginas anteriores que eu comento exatamente sobre um modelo que ví no youtube.
Comece a participar, divulgue as manutenções que vc fizer com detalhes, os upgrades com o local que vc comprou os produtos, isso ajuda demais a todos aqui.
Abraço
Rick
Farei isso. Pode deixar...
Amanhã será avaliada direitinho por uma especializada Subaru aqui pra ver se tem algo pra fazer.
Abraço!
Jorge
Levei um belo susto no orçamento da primeira revisão da minha...
Produtos
Descrição
Qtd VIr. Unitário VIr. Total
1495 ADITIVO RADIADOR DELPHI
HHNU
R$ 52,50 $ 262,50
78
COXIM AMORTECEDOR DIANTEIRO
R$ 554,44 R$ 1.108,88
82
FILTRO DE AR MOTOR
R$ 120,00
R$ 120,00
44
FILTRO DE OLEO GENUINO
R$ 185,00 $ 185,00
1
1353
FLANGE VALVULA PCV FB20/FA20
R$ 450,00 $ 450,00
139
FLUIDO DE FREIO DOT 4
R$ 53,32 R$ 106,64
413
OLEO CAMBIO - CVTF
R$ 112,06 R$ 1.344,72
1003 OLEO CAMBIO/DIFERENCIAL SINTETICO 75W90
R$ 115,90 R$ 347,70
1868 OLEO DE MOTOR 5W40
R$ 91,00
R$ 482,30
173
PASTILHA DE FREIO DIANTEIRA
H H
R$ 591,89 R$ 591,89
43
PASTILHAS TRASEIRA CERAMICA
R$ 525,00 R$ 525,00
1448
RETENTOR VIRABREQUIM FA20/FB20
R$ 224,64 R$ 224,64
Produtos: R$ 5.749,27
Serviços
Descrição
1207
ADICIONAL MÃO DE OBRA SUSPENSÃO
138
ALINHAMENTO
386
MAO DE OBRA REVISAO
198
SERVIÇOS PRESTADOS REVISÃO DE FREIOS
88
SERVIÇOS TERCEIRIZADOS -RETIFICA DE DISCOS
R$ 415,00
R$ 622,50
R$ 180,00
R$ 180,00
R$ 415,00 $ 1.245,00
R$ 415,00
R$ 622,50
R$ 100,00
R$ 200,00
Serviços: R$ 2.870,00
Total Orçado: R$ 8.619,27
Mandei texto porque não consegui colar a imagem do orçamento.
Abraço!
Rick Morais
14/03/2025, 16:05
Levei um belo susto no orçamento da primeira revisão da minha...
Produtos
Descrição
1495 ADITIVO RADIADOR DELPHI
HHNU
R$ 52,50 $ 262,50
78
COXIM AMORTECEDOR DIANTEIRO
R$ 554,44 R$ 1.108,88
82
FILTRO DE AR MOTOR
R$ 120,00
R$ 120,00
44
FILTRO DE OLEO GENUINO
R$ 185,00 $ 185,00
1
1353
FLANGE VALVULA PCV FB20/FA20
R$ 450,00 $ 450,00
139
FLUIDO DE FREIO DOT 4
R$ 53,32 R$ 106,64
413
OLEO CAMBIO - CVTF
R$ 112,06 R$ 1.344,72
1003 OLEO CAMBIO/DIFERENCIAL SINTETICO 75W90
R$ 115,90 R$ 347,70
1868 OLEO DE MOTOR 5W40
R$ 91,00
R$ 482,30
173
PASTILHA DE FREIO DIANTEIRA
H H
R$ 591,89 R$ 591,89
43
PASTILHAS TRASEIRA CERAMICA
R$ 525,00 R$ 525,00
1448
RETENTOR VIRABREQUIM FA20/FB20
R$ 224,64 R$ 224,64
Produtos: R$ 5.749,27
Serviços
Descrição
1207
ADICIONAL MÃO DE OBRA SUSPENSÃO
138
ALINHAMENTO
386
MAO DE OBRA REVISAO
198
SERVIÇOS PRESTADOS REVISÃO DE FREIOS
88
SERVIÇOS TERCEIRIZADOS -RETIFICA DE DISCOS
R$ 415,00
R$ 622,50
R$ 180,00
R$ 180,00
R$ 415,00 $ 1.245,00
R$ 415,00
R$ 622,50
R$ 100,00
R$ 200,00
Serviços: R$ 2.870,00
Total Orçado: R$ 8.619,27
Opa
Olha em termos de valores de peças, sendo a oficina a fornecedora, eles sempre colocam um a mais como garantia.
Não sei se vc orçou na concessionária. Aí não tem a opção de ficar responsável pela compra das peças e apenas pagar pela mão de obra.
Mas tem vários ítens aí que dá pra economizar.
Tudo isso que vou falar em seguida vc encontra em páginas anteriores.
Pastilha de freio vc compra da Ferodo na Allparts.
Óleo, achei estranho recomendarem 5W40 quando o aplicado em concessionária é o Shell Helix HX8 sintético 5W30 que custa por aí uns 30 reais o litro.
Fluido de freio, dê preferência pela marca alemã ATF.
Aditivo de radiador. Basicamente é agua desmineralizada e aditivo com etilenoglicol. Eu uso da Radiex.
Já existe uma discussão sobre o Brasil deixar de usar o etilenoglicol porque a única função dele é baixar o ponto de congelamento e nada mais. Já existe bastante especialistas falando sobre o uso de aditivo Bio Coolant que protegem melhor o sistema de arrefecimento e não resseca as mangueiras com o tempo como o etilenoglicol faz.... enfim... colocando uma minhoca na sua cabeça.
Filtro de óleo se for original Subaru está bom o preço (mesmo que na Street Solutions).
Óleo de cambio CVTF.... por favor tente saber a marca e modelo desse óleo.
Devo fazer essa troca no mês de abril.... já tenho algumas marcas anotadas e quero saber o que estão oferecendo por aí.
O preço eu classifico que esteja bom. Tenho orçamentos de por volta de 1.800 reais.
Pastilhas traseiras.... a minha Forester 2014 foi trocada apenas uma vez agora em 2024. Pastilha dianteira já troquei umas 5x ao longo desse tempo. Uma vez por Textar (não gostei. Dava barulho e sujava demais a roda) e agora só Ferodo (sem barulho e não suja a roda).
Retentor de virabrequim? Tá vazando óleo? Tá visível? Explore melhor o que é isso.
Acho que é isso.
Mande notícias dessa manutenção.
Daqui duas semanas vou parar o meu carro para uma troca de óleo e filtros (vou começar a fazer trocas a cada 5mil devido ao meu uso severo) e vou aproveitar a boa vontade do meu sogro pra trocar as buchas de bandeja. Pretendo fazer algumas fotos para colocar aqui.
Abraço
Rick
Opa
Olha em termos de valores de peças, sendo a oficina a fornecedora, eles sempre colocam um a mais como garantia.
Não sei se vc orçou na concessionária. Aí não tem a opção de ficar responsável pela compra das peças e apenas pagar pela mão de obra.
Mas tem vários ítens aí que dá pra economizar.
Tudo isso que vou falar em seguida vc encontra em páginas anteriores.
Pastilha de freio vc compra da Ferodo na Allparts.
Óleo, achei estranho recomendarem 5W40 quando o aplicado em concessionária é o Shell Helix HX8 sintético 5W30 que custa por aí uns 30 reais o litro.
Fluido de freio, dê preferência pela marca alemã ATF.
Aditivo de radiador. Basicamente é agua desmineralizada e aditivo com etilenoglicol. Eu uso da Radiex.
Já existe uma discussão sobre o Brasil deixar de usar o etilenoglicol porque a única função dele é baixar o ponto de congelamento e nada mais. Já existe bastante especialistas falando sobre o uso de aditivo Bio Coolant que protegem melhor o sistema de arrefecimento e não resseca as mangueiras com o tempo como o etilenoglicol faz.... enfim... colocando uma minhoca na sua cabeça.
Filtro de óleo se for original Subaru está bom o preço (mesmo que na Street Solutions).
Óleo de cambio CVTF.... por favor tente saber a marca e modelo desse óleo.
Devo fazer essa troca no mês de abril.... já tenho algumas marcas anotadas e quero saber o que estão oferecendo por aí.
O preço eu classifico que esteja bom. Tenho orçamentos de por volta de 1.800 reais.
Pastilhas traseiras.... a minha Forester 2014 foi trocada apenas uma vez agora em 2024. Pastilha dianteira já troquei umas 5x ao longo desse tempo. Uma vez por Textar (não gostei. Dava barulho e sujava demais a roda) e agora só Ferodo (sem barulho e não suja a roda).
Retentor de virabrequim? Tá vazando óleo? Tá visível? Explore melhor o que é isso.
Acho que é isso.
Mande notícias dessa manutenção.
Daqui duas semanas vou parar o meu carro para uma troca de óleo e filtros (vou começar a fazer trocas a cada 5mil devido ao meu uso severo) e vou aproveitar a boa vontade do meu sogro pra trocar as buchas de bandeja. Pretendo fazer algumas fotos para colocar aqui.
Abraço
Rick
Sim, tá com um vazamento leve no retentor do virabrequim. Eu mesmo identifiquei antes de levar, e outro na válvula PCV. Vou aproveitar pra resolver tudo.
Pastilha de freio a traseira ainda está com a original (118.000km), e a dianteira trocou com 50.000 na Subaru, mas recentemente colocaram uma que eles identificaram como sendo muito ruim, mandei trocar também.
Tudo está sendo colocado de acordo com a especificação, vai ser feito na Flat, que eu considero melhor oficina Subaru aqui de Campinas. Conversei detalhadamente sobre o fluido do CVT, e ele me disse que conversou com especialistas no cambio pra ter exatamente o fluido que a montadora usa.
Como é a primeira, estou deixando tudo na mão do especialista, mais pra frente alguma manutenção corretiva eu posso ir atrás das peças com calma. Mas vai ser feita só no mês que vem, porque a oficina está lotada...
Segundo tanque dela, e estou fazendo 8,5 km/l na cidade. Próximo tanque vai ser Podium pra ver se sinto diferença.
Abraço!
Rick Morais
17/03/2025, 20:11
Sim, tá com um vazamento leve no retentor do virabrequim. Eu mesmo identifiquei antes de levar, e outro na válvula PCV. Vou aproveitar pra resolver tudo.
Pastilha de freio a traseira ainda está com a original (118.000km), e a dianteira trocou com 50.000 na Subaru, mas recentemente colocaram uma que eles identificaram como sendo muito ruim, mandei trocar também.
Tudo está sendo colocado de acordo com a especificação, vai ser feito na Flat, que eu considero melhor oficina Subaru aqui de Campinas. Conversei detalhadamente sobre o fluido do CVT, e ele me disse que conversou com especialistas no cambio pra ter exatamente o fluido que a montadora usa.
Como é a primeira, estou deixando tudo na mão do especialista, mais pra frente alguma manutenção corretiva eu posso ir atrás das peças com calma. Mas vai ser feita só no mês que vem, porque a oficina está lotada...
Segundo tanque dela, e estou fazendo 8,5 km/l na cidade. Próximo tanque vai ser Podium pra ver se sinto diferença.
Abraço!
Boa. é isso aí.
Mas ainda continuo curioso no óleo CVTF que eles vão utilizar.
Essa informação é importante pra mim que devo finalmente trocar o óleo em abril de 2025.
Abraço
Rick
Dumantus
20/03/2025, 18:00
Pessoal boa tarde,
Primeiramente me desculpe se estiver fazendo isso no lugar errado ( minha primeira mensagem no Forum ). A duas semanas ( depois de ler muiiiito aqui ) realizei um sonho e peguei uma Forester ( que coisa deliciosa de dirigir ) peguei estrada com ela até Aparecida para estreiar com o pé direito.
Simplesmente estou mais apaixonado pelo carro!
Enfim, existe um grupo de Whatsapp da Subaru Forester aqui? Será que algum administrador poderia me adicionar la, segue meu numero 11-99829-4245.
E agradeço a todos que ja compartilharam experiencias e dicas aqui no fórum, li muito já e aprendi muito. Me ajudou muito a fazer uma boa escolha. Obrigado a todos!
Pessoal boa tarde,
Primeiramente me desculpe se estiver fazendo isso no lugar errado ( minha primeira mensagem no Forum ). A duas semanas ( depois de ler muiiiito aqui ) realizei um sonho e peguei uma Forester ( que coisa deliciosa de dirigir ) peguei estrada com ela até Aparecida para estreiar com o pé direito.
Enfim, existe um grupo de Whatsapp da Subaru Forester aqui? Será que algum administrador poderia me adicionar la, segue meu numero 11-99829-4245.
E agradeço a todos que ja compartilharam experiencias e dicas aqui no fórum, li muito já e aprendi muito. Me ajudou muito a fazer uma boa escolha. Obrigado a todos!
Boa noite. Eu participo de dois grupos. Um é um "Clube Subaru Forester", e o outro de venda de peças de Subaru em geral. Se quiser, posso te enviar o link.
Dumantus
21/03/2025, 08:04
Boa noite. Eu participo de dois grupos. Um é um "Clube Subaru Forester", e o outro de venda de peças de Subaru em geral. Se quiser, posso te enviar o link.
JHC, bom dia. Obrigado pelo retorno. Gostaria sim de receber o link do grupo. Obrigado.
Boa. é isso aí.
Mas ainda continuo curioso no óleo CVTF que eles vão utilizar.
Essa informação é importante pra mim que devo finalmente trocar o óleo em abril de 2025.
Abraço
Rick
Achei um vídeo no YouTube de uma empresa que só faz manutenção em cambio, e estava explicando sobre CVT que vem dando muito problema. Vou tentar colar o link aqui, mas não sei se funciona.
https://youtu.be/gkl6cM3eTq4?si=dQ-TpxBMImG81QKV
Caso não funcione, é um vídeo da Eletrovel, e o título é "Descubra os 3 motivos que levam seu CVT para a oficina!".
Mais pro final do vídeo ele fala sobre as especificações dos fluidos do CVT antigo, e dos novos. Não sei se já viu...
Abraço!
Luiz Caldeira
23/03/2025, 15:31
Salve salve pessoal.
Acabo de voltar da revisão de 70mil da minha Forester S 2017.
Peguei o carro com 60mil km, o carro está com baixa km, sempre fez as revisões na ccs, resolvi manter o manual carimbadinho.
Começando pela redução da rede de concessionárias - fiz a revisão na CAOA Chery em Porto Alegre, a única autorizada Subaru de todo sul do país.
Os valores eu postei na msg anterior - acabei não trocando o filtro de combustível pq eles não conseguiram a peça a tempo...
Mas tá blz, nada grave, troco mais adiante.
Na revisão fizeram um orçamento das pastilhas: absurdo!
https://www.4x4brasil.com.br/forum/image/png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAvEAAABgCAYAAAC UnS0uAAAAAXNSR0IArs4c6QAAAARnQU1BAACxjwv8YQUAAAAJc EhZcwAADsMAAA7DAcdvqGQAAGHiSURBVHhe7Z15XE35G8c/3W6lhZKtFK1SEmUbkyUMI8tYs8yg c0kOyOUPQYzDMYuO0Mmuyh70UTRojEoS0qKyJJK2711z31 f9xb3XvdQwZDfN v1/3jPuc533Oe5zzf5/ucc7/fezSIiMBgMBgMBoPBYDCqDAJVAYPBYDAYDAaDwfi4YUU8g8FgM BgMBoNRxWBFPIPBYDAYDAaDUcVgRTyDwWAwGAwGg1HFYEU8g8F gMBgMBoNRxWBFPIPBYDAYDAaDUcVgRTyDwWAwGAwGg1HFYEU8g 8FgMBgMBoNRxWBFPIPBYDAYDAaDUcUQ/JUlVZX9CyS4utEbg7w3qm54ayRJ2zB 7BZcubIFowcOwIABAzDQYxCGeo7FvD//Qa7qDm9CySWsGDEIk/9MVd2ighgZ0ZeQwqnKGf8lkqsb4S2PgQEDB HbHybjt CbKFBVfKdUMrZLkrBryg8Y90sQTmyfi4XHnuJd9CzGp0PhzYP4 YcecG3RHC1ce D7efuRVABAmoXgWYNkca30GY4VF0uU2ii5tAIjBk3Gn6mvSkYS JG0bj7FbruD6ltEYOHQJzovlm8QX8Nu3Hhi7NUllnyqA5Dq2jB 6IQdMPIrO8c4kQ/fsIDByxHFEvrmKj9yB4b7yqvJ8qkqvY6D0Q3y2LQpl3C88uwmC PSdh1 xV lai0L85A9KUUvGKP/4SS LX4weMHrI1XjhXGy0izwjB/YDu07jAUSyKzZTk69wSmdvkeOzPkQSWPD1kfHIhB3/6Ayb8F4 b7HWjeGMn1LRg9cBCmH8ysGGtE0fh9xECMWB4lGy8HeWPjVYny jip8mHH1QyKR5cVB03GwIpFAFP07RgwcgeV/xVQqj0izgjFrkGrOHoABw1eoqqrw nqystcOAAT9PQPwyvGgkpBUCk76rssWKR6cCcTeTCHq5PyDM0e PIe5 CUrFL5AetRuLPN3h/eejf18sSTJx dhRnE16rrpFAQ43V/ZA896rcaVsIGR8ELisKzhVFgOiXKRH7cScQR3Qb3USXh/q/57KxDb38DpSDDuhW 0kHIoQoZG9MfuZi1GO5OY6DHAbil9OZaPBl13Q1jwbZxZ/h0791 CGhCCVcJBISvE86SyOhlxCukgCCceBI5V2Mi/j2NGzSHquskER6QOcCdyLTGEdPP3nDI4ejUVGWY7nMhAbchRnr j1V2akKILSCqSQWwWsDcOi vD8WncMfK/fibJ4xGmll4cqpozh1JUt1T2U4mV5o7P3yvFF67xJCjoYhMedV gyFBKuUglRLA3cTKHs3Re/UVfOhhQfooASeOnkDCo1fnKAaH29vmYGX EPzeIwO/zNuFDCmHm5uX4Ej93uhtLs/Y8vg4FncfJaUi5KZHYeecQejQbzWS3udA84YIrUwhiQ3G2oBDq OgOf2Dl3rPIM24kHy9P4UrWq2L6w42rHw4hrEwliA1ei4BD9 X1YxHO/bESe8/mwdg6p3J5hKSQcBJISp8j6exRhFxKh0giAce9yt Vqycre 0AQOBmmIf7pQDyLmPz2B74wrklOg2dh9B7EgAluLhiOAb7LcGi 79zg2s8bUwcNxc ncgAAXOqf8Bk0DEv KoCGQABNgbwTiG5h/0wPdGzRHC07DcW80HuyYOAe4uzykejR1gUt2vfDT9suy56k58Z h45ieaOvsBJd2feETmIQiAEAeoi4kwb59BxgDgIYO2k7Zj5DQ0 4iO/g1dtJ/ifHg8Ci6uwPDBfliy6Du4tRuOzbc4cA/PYvnIHmjr0gLt /2EbZflz zzrmDrhF5o17YLhv0Whadlea8kHmt/GIRx225AAiA/bAEGD5qFg1E7sXjr33hReBErR67AxRLwtp0btxFjeraFs5ML2v X1QWCSzArGu0QWA6HHw3AxMQqLvhThr2UrESbii FXXBe1caoc8 2Gb6lcbEMX3LVtWLguBFcfPEByShak4I8VxudEIU4tX4yzhV/g57AL2Ld JQL2X8CpOS1REPEbfj9TAwOXHkZIyCEsHdAAAqEzxgSGIOToHv i200bela2Y0Ksd2nYZht iFH/hycPlzWPR4wtn5VjMi8KFJHu072CseBIvU3IRK4YPht SRfjOrR2Gb77F31c CgzQZXBvmJXEIDg4HRyAoshgnHpcHV8N7ot6CnfNJWrGhMoiSV gPr8G WLd9Ljw6tECrr7ywIT4fgAYEAk0IBFLcDlyMrX /QOHFlRi54mL5E/0PjSjiVwwZPB9btk1Gn3at0clzDSIubMa4Hl idZcfEXC5AEAJYld9j8F a7BpWl982doNg/1DcO9jMeK9wSE/vxCaRnVhU9cIKHiB/JwTWL5FBE/f/qil8tRFp 0U7A89jrCLiYha9CVEfy3DStlAo77f8dYxItzaPxMeHVugectO GDovFPKh6e0w6ILBvc1QEhOM4HQOQBEig0/hcfWvMLhvPQVF1TFts8K2Mt7duCq6tR8zPTqiRXNl/Y8Jgy6D0dusBDHBwZC5LhLBpx6j leD0Vc5kbyUI8sQmA7E0sMhCDm0FAMaCCB0HoPAkBAc3eMLgMP Ds8sxskdbuLRoj34/bcPlXIC7HahcTxbfw9HZA9GxhROcWnXGtwtOKfzKWDkECzfPRK dquQidMgATDuSj1Xf9YZ70O4Z9vwq3OAky447j4O/zsfEmB52GDtBNPoyVAcHIkkpwY/dKBITno669DrKunMLRU1cAiHFxngc819yEWf8f8Y3xZSwZMQZb 0kW4umQg s0Jh8BtOAY7PUXQmN7w2pWGxDXjMPlgIb74cRyG2GQgcOZc7L0 vBcRxuPB3Hbi2bwhNAIAU ZmJuHrlEk7 eQa3SzVR19QUyIzD8YO/Y/7Gm C0a8OkTiKWDOyHOeECuA0fDKenQRjT2wu77ucjbMYAjN2eAtPu vWFz/QQu5Ms9IX2EhBNHcebaM0gBiO5eRMjRv3BHWgumxtrQENRAfRt TVJdcVd922jWsGTcZBwu/wI/jhsAmIxAz5 4tv0NmvAd0GqPnV40heHINCXez1cewOJHnuvDFaYlSzGvXrluJ 2M7BicXTEHCjHvqP xEt8o9jke96JBTxxAoLis8LyR3E//0UgmbfYICDjlyoA8cBveAoeIor8SkqOyhQGIYZA8Zie4opuve2 wfUTF1CWsnJDp2DAhAPIb/Ud psn4fdh32PVLQ7iuAv4u44r2jeUZU1I4rH2O/lPvd tQVxZsSbJRNzxg/h9/kbc5LRRu04eT18pO5kPj16noehrUSoffGVFS5ZRdwzpVUtJT6I 6JpjJfVEJJI v4OThVZi/8QGcv2kH3X92wnfeXjwurXjSr1vbFMbaGhDUqA8b0 ofza9upekxOHrwVyzcr432HWsjJcgH3YcdgF6n9jC8uQt 8/fhKaR4ePkYDq2cj205X2BgRyGiFn HEatvqjb3iaGNpj17wyJ6Hnr/dg3N nUHti9HRKspGOckVFVWQAeNe36FxoInuJZwl6ffiXnrGPHFefD wXIObZv3x4zfGuLxkBMZsSf/3MwjK0UOnoX1hUSq/qS2KRPCpLBh1HwLl7qBcx2nXNlHc DJvM64WX8Q8D0 suWmG/j9 A PLSzBizBakv72x7xa9Thja1wKl8hugoshgnMoyQvchvaDsOpUc aWKmuJWXkqtLMLDfHIQL3DB8sBOeBo1Bb69duK9TW6mexOnFmB ZwA/X6j8OPLfJxfJEv1ie84U2PXrPpFPnsGHmZCqnOgACK cfurDQjXS03WjlvXzaP8SIBDUH0Z5cIiIJ3VrajnQNutH6uzE0 w1GL6n53gHJIRKdGmZOW Sii0jia6ahFuj230jMiovxHlPYgh0TFMTS9iRYZ9N5GT4iISq/SvBZaVK3bOrqzwo30NWuQdfsBNHruejp6/TlxRFR6eQ45m31PRwuJRGfHkaUmCJB/NLSo7hc dPQhR4X7h5CRoCYNkp0kiWOmUxMtA q97QnJDjWPWmhVo25rjpGfgxYZ9PmDnhMR93gjda mRU1nxhEVH6Xv62qRzaRIEhPRk43dSUfrS1pyp4hi/BxIy2gI7S98RdvrLtIKN33SrGFN7QeMprnrj9L15xwx3h2iU6P IXNOABgYVyiUSurW4LWlpNac5l46qj HU2 qvC1 ccoUqMV J2OaISPyQ4g4F0M ThlK7htVI02wkHT3PEysBjyqMYnz6iGPIz0FI2p1WUbpCSpCkL KV2WlrkODOuTJFiZziSUMedNj TSy75kYOWAfX54zkRcfR4Y3eqptWUZsbl0zEvUxLWGUABcf/QPxcWkpuONrmtTKG4Oc5k9v1RKiQRnR1nSZqa9allr2/om2 oW96tSIzoZCsJ0YQFe6nIUYCqjloD8nS x31feWjQkxRU xIWK0DLU88Rt7mWmTiGUwviIhEp2iUuRaZjzr10pighCiMxjTQ JIOBQVSWSZ5v7Uk6wiY0PUZMxce9yFRYm4YfLiSiZ7TZXYe0Wi 6gxIKK9mXXVIuMhuwvb NDUXz0e6orrEvfHy2mFzu IR2hPfleEhO92E69dYRkP 0iiSmHtvbUIa0vfqGbkmI6PMyYhGYj6WQxEUmSaGErLdLpul61 6U8S0eM7dCPtOYlzQsnLtiX5x6VR2LLxNGLERFpz/glxolM0ylw5PiS3FlNbLS1qPucST79Lpdtq65hSipvpSFq6PWm rbNCgR2kPKEf0jvqVOIqm2AmpWofllHjMm8y1TMgz AVR2XipZU6jTj1XGdOUeZfjamncTHLU0qWeMmMp/1EaPcgR0Tuy9p0ijppCdsJq1GF5Ih3zNictE08KfqGcR17Kkeo Qx9IMRyHpuG W1QUkppjpTUjLoDfJhv5SujqvBWlV60YBj4qV6kkiMT2MO0QBP 0 ioe0aUjVNMxp5QqRw7UQqB3sZAd3Yh32xuSgokqL42h4smDsXS Nq4OuezVBbIpt3qVnHHOa6AKCJRt NgJsgGvsXrcWhO/XR/389YaR4VyAtRqGIINDRgQ4AGJjA0swIOhpFKCgmaNUwhD4ACAx hVF0DXFExbCcGImSlF1oJb Po75PQr5UrfM8X4WF0NDJcOuJLPXnbGnrotiQaly9fQWJKJtJj VqCPqfwZiGYdmMtOElRUgGLSQg1DfcgOZYTqGhyKCvMhKiEIql WDDgCBfnXoK9yAawCQSjkQpCgpKYG6Wae8bRfXw8TAEKz0agXh 7aP4fVI/tHL1xXmRaguMd4cIKSn3IdU2h6VJkfoYJhv116WIJ07Lw6ks5h Xgi21kYOe3LdHOewMSii3QvJERBNAA GKl8GOaosB47wgtYWOhDe723/g7H BSz LwxUxk//0P7kh1YG1rqbpHBSUilJAA1arpABBAv7o ZClLisKCIkiLr2HPgrmYuzQONb7uiWbGDxEdnQGXjl iLG1Cqw0m7w9BSEgIQvZPRhttxQNooo65OWTp3VZ9X/mocpg2Wg/uDzsuDntnrceJx3XRa3A3VFdVg/KYoISGLvR0NSARi TTYKQoLhaBNHSgoytPABr6qFFDE4AOtLVlOh/bw0ReNPRRvboA0BRCExowMDSEJoQQCgEQlY9rGtX0oCsAoFEd1 atrQCr qC70e0Onri0cLGvg7tblOOvigx8e/ozv1 egZaPb Hn0sopfqhQQpaTgvlQb5pYm6vtdbYINTx1TXCgCCXSgIxs0YGJ pBqOygeZt0W6Nwf3twMXtxaz1J/C4bi8M7qa2N6gf09Ty78fVyNxCiEgAHZmxMDCxhJmRzkfzS5Ui 2q0Ho78dh7i9s7D xGPU7TUY6l2nkCMrBaGooBikVQOyoV8AQ6Pq0OCKUFikWFVKkb HzW7Rs540NCcWwaN4IRgJAQ0NBpRIISgS1UK9 czg30QZXsz38Nm/GT805ZMMMNmU/QWpqQatsB7NB N5dD9E79yLNZjD 51Y VMgQ2qNlMwOI40JwMOU5kjcPQMN67bHwqj1cWxoh/69d2HH1CTLPb8G v4HGHdvg/OKxmHNciGG7YpEYMg6Npem4lfwI0RcS0bhde9l8eACAADUaOqN lS2c4WtdBNaUDa0JLfpJaTV3R0igff 3agatPMnF yz78jcbo2KkdnB31UXTxEPbdfIwbQQcRUyzfXaM69PUI2cmJSH chJBzN X/OiCAplATKC3Ci5wCcHxtt0nD4rFzcFw4DLtiExEyrjGk6beQXP bbN MdIUFmzF4EBv6B9f7fw3fvY9Tr9z/0MXNWH8M1o9Vfl2KeOL0s/ylLIebL4YvtS3/jr inMO46A2vn9kbd0iJISQpNR55Y6Wiu2jLjU0ZQB33/1wd1n zF5GHzsGnPZszq2RiNvA7guZkHfuyrPBVEEWFjZzjqF HioX24 fgGgg7GQJaydNDMuQm0uZpo77cZm39qDi4bMDO9i jExmjX/jXz4RXQLEucRefV95V8DsnBizF7cbDqrh8E7ZZDMLCJFJdDTiK rfh8M/Up2k/wyFWMCuGQEL56NxcHJgNAWTRrpouTCRvjvDEfUuSAs3Z0ATt8a jRuUPdXRkD3V4UOgCdmw8AI5BSJwycFYPHsxgpMrP/f Q8NlnELgsbt4cm0/jv9DqN 0eZW041 RdwrLN73AMF8P6GU9xAsTJ3Rt1xg1nz3EQ/ndmiQzBnsDA/HHen9877sXj v1w//6mKnvdzY1Ea22jimGfctmMBDHIeRgCp4nb8aAhvXQfuFliN Jr7XRcshANJFeRsjJLNTvMxT83aFiTHv5Or bcTXVrCWaGYgRF3IQKc TsXlAQ9RrvxCXxQr972NBuyWGDGwC6eUQnMyqjz5Dv5I9YFZDe Y5EZXKhFpq6toRR/l/YteMqnmSexxZZsYuO5loK9eRzxP8VjafGXTFj7Vz0rluKIilBq u7p8avotfgC5RBRzvkF1NlUmzQA0tCzpoEbrpOIZFMLtBz8KEZ c8fg /7gXmWtqU6sF16mUSHnKARGJk7bQEDt9EmiANDQNqenIvXRPQiR JO0ATvqhL2hogaOiSZe ldCmXqPDySvrGQpc05NNk6rjOovCHp2mstQNNjZYdWHR2HFkKF X/yqaBw/xAy0nIgv/KTlFDagQn0RV25PbqW1HvpJcolouJ/1lM/Sx3S0BBSrdY9qJ2ptmw6DeXTXzNaUA2BBmnoNKCu33xBRtpf0p I7Enp HsyE2qQhk532vSEr 1CurzyG7LQ1SAApKFVh1xnhVP2x/g7UhVF9rOfbDqVhoYmaRs1pC G/U4XnsmczBfDfNdFfZyqxnwlYrvkGYWOcyA9DZBGNWty7 lCerpf0dqMEp5YYXx2cNl0YZkHORoJ5XlOSAbV9Uho1JSGrImR K708nYaomP5Z348sdTRIQ1iLWvdoR6baTWlmXClRznla0NlUnk/1yHrgBko4PpasHaaSLG3Kp9NU60eBZWmzcDf111OcTqNFDn4xJ MucfH1FuQ98eErp s8tSUtDSLaTIqn8B2fV6TSKY4LiT REVPjPehrYyIAEGiBAgwQ1GtOQTddJRCSbTqNlSePOiogon/7oo0NaLefTNcXpNPScDn9vRkINDdLpvonuv8HP3 al6bTaLWkBYmlRIW7qK OFrVamESSMjvaLKIbZdNp6riQa2MD0oCAajiNogP3JG/0M37VRUK3lnciiwG76BFHVPr3z9S6njN9060R1XXfQHcLZdNpZ NN2NUhT24gafjGMfr/wTDYtRE2/uy7iqWNkAw1tGWJH gINgoYmGTYdSXvfpa9Lr9PPLbVIQ2hLkyIr2lKdTqNYxyke 92Oq2JK2jKE7PQFpAEN0jRsSiP33iOJSv/7WCi9/jO11NIgoe0kKnfdS9NpFHOkmlz40nQaIpKk0YEJX1BdbQ0CNEj XsjctvSQb Svqya/p993jyEFPg6BRjazde5KLni59tTaDit4gNjSIqKLuF2fjbuoTa JrawKKm0m ub4w06wQWTZ6PzZdssTxmN4aWTXuBGNlpqXgsqA87CyP5T8MAJ LnISE7Hi2r10ci6jmy6wtsizkZa6mMI6tvBwkhh3kxJDjIelqK eZV2V40iQc 8OsvWsYFtX8Tm/FAUP7 B aT00KjtnnrYluRlITn BavUbwbrOO7GC8SbwxDDvdeHykHE7A0VGVrCrb1Cpn/3Ux7YYT1PTUFTLVjnWwB8rjM Qkue4l5KJQt36sDHNw5nf5uGU XwEeNmoaipRkpOBh6X1YFlXNaeIkX03FU80TWFjURNvl7Vl8Pa VTw2uAI9S0vBYrI161o1galCZ3q AtAAP79xHab1GVaxfixA83AxD4v HiCtz0TCrCDUt6 NNza 6FOJW2HE8th0ANyshACmeJ53FXym6cO7aHtZ8j2OV4Ol3vHUMh 7yM28goMoKVXRX09RuOq1xeBm5nFMHIyg71q5yx7w5xdhpSHwt Q384CFSlCuZ7knqYiragWbBXr4TdAuYh/Z4hxbe9S7I1Px70XLeCzahxaV6pjMBgfOyy2GQxGVUahiL/ O9q9izs/BoPxQXhPRTyDwWAwGIyPDyly064jtag27B3NeOcBMxiMjx9WxD MYDAaDwWAwGFWMz3eyEoPBYDAYDAaDUUVhRTyDwWAwGAwGg1HF YEU8g8FgMBgMBoNRxWBFPIPBYDAYDAaDUcV4iyJeghvbxsFj8G wcfazwQmppNk7MG4LB844D4HA3yAceAwZggOJn8EKEF8jUi1KO 4bdRfdChlTNadhwAn23xyJE3J81JwM653hg YjwWh6RA aXQEqTsnoVVF9W8I5nxicLh4bnfMbp3O7Ro3hId 43HmvNZkALg7gbBx0MlzgYMxsLwAoC7iyAfjwr5wMEY5j0DGy9 kQcql4k8fb6xPUI4j6f2DmDFmI64WRmLx8MWIFMs3FKXg2G j0KdDKzi37IgBPtsQXxawAErST2P5mD7o0NIFrTsNwMTV55ChJ kS55EBMKjvfgYMwbKQvVp1IQZFs62v7jYz33wcBAJLr2DJ6MKb tS5e/xRgAONz6YwKGzzuOikNzuLfXD1P/TAUgRuTi4Vhc4TikHPsNo/p0QCvnlug4wAfb4nOUXmUvub4FowdPw770t3mDIePNqFweLYhZ jdELTiNP/v3Vufk9UxCD1aMX4HT5yWThQsA0/PDtMIyevxfXVd6SLUnZjVmrLioLy5DmIGHnXHgPH4Hxi0OQIje Ez743lVd5ePyjrKLedj75p0RlbOTT4ZNXGSoRG7w6fPKPnKLbR 7B4vCeGeflhQ1QWOO4 Tq6chRkzZlR8Zgcg8qkUkGQiYu00/Djse0z /STulg2F6ngpp72Bf1Re/vQGiClyki1VN6hLPTc/lL3JjIi4rO3Ut3Y1Mui8hohKKX62M1kNDaDwiAiKKPtEXqNHEi LJ3e3U37oJDf79BF1Lz6SUC5vIs4kZ9diQQsRl0i4PB o85whFn9tEns1caNr5stcOFtOtIC9yMjCkwftefoMr49OES99E vaw6k//JG/TwSSZdP JH7Sy60/pUCZXGzyZnq6EUEK4QZxGRdO2RhKg0nmY729KwjeEy blTtH/5ULI36Umb0ovpkl9TajT LBWXH0lCt37rQI28T1BB4S7qa9iXdhUSkeQube9vTU0G/04nrqVTZsoF2uTZhMx6bKAUCRGXsYeG29mQu/8 irmTQWnxB8nf3YrsPPdTpsqbe8UxfuRk50lbwiMo4lwYhezwp9 42FtRvWypJXtNvFFp5v31QjihyMjVzdiGn1v70j wVzUQkpqgpdiTUbEAjDmbJj11K//i3IueZcURUSLv6GlJfmePo7vb ZN1kMP1 4hqlZ6bQhU2e1MSsB21IKTNIRJGTm5GzixO19v9H/iZoxvulknk09xz5OOlSta830GOOXpOb3ze5dM7HiXSrfU0bHnN EJKHUtV T9VfzKDT2AgWOciG7kcfohVy7 FYQeTkZkOHgfSrtEBFxlLnLgxw6z6Ej0edok2czcpl2ngr57Ht TeZWHxz9KKjy288k/JSpjI58On7zKUInY4NXhk3/ccE8O0/8cv6AJu6MoNnQedbH mtbeeUiX9m6kgIAACggIoKVeLalWk0kUniumeP/WZO xhs7GR9JWTydynn5R/tZXVVRz2pv55y2LeHtq078PNflmMz3iiIg4erS1P7n17EYWX1U UEA4 F9ScvJgif7IjuwnnlE4uP3IFTV4TRdzDAOpuM5JOFBMRcfQwoD vZeJ8kEZVS0so 1NZjPvl0q09DXjX4MD4pxNFTqYnDRIrIL5MUUvyupXToZqmsiH fwoQsvB5qsiHdpSr6XFDaWXqbZzhbkfVJEpdcXUBsbbzpZFkql V2le66Y0NUoke3W5vIgXR/5EdnYT6JxywNKKyWso6oWYoqc1IbtxYVR ekREz4/Q/ywdyU/x2PIivpnzTIpTqFYLIiaSfePJdF78qn6jyPvtgzIK6PhIO3Jfe 44WuTrQxIiyWx0xRU1pQs16f0P2NiPoYBbHX8SLI knOzuaoOw4ilwxmdZEycutguM00s6d1p5bRK4OE6n8MIz3RGXz 6HM6NcGN o/sR9busiKePze/f56fmkBu/UdSP2t3 YAnovCxtuS2LJUkRCQ P5kc2i h2xKi0qSV1KetB8336Ub1h6gp4rmHFNDdhkbKDJHb5U3H09TbV 8RjN5/8v/DHe4XHPycVDOOLhU/WJwrw2a5oI59OlfdPJWKDV6eIR/5RG8/Ro829qWn5wz4xpUSGUJxs0JXx/BiNatKKZl8qJKJ8urJvIx1PlT2kyj80nBr22U7PK7TLeSmn8fm Nxz9vMZ1GhrZLP7jdC8WxJ1JAmoWQY4Xo9k1DhXk6hILkcAQFB iJQ/gkKu4lC7j5iE3Lg3KEN9BTaM jog5UT20GSlopMUxtYawGAAMaWDSC9l4rnUiFsvPcg6oAv2hpr KOzJ NTRbuMFn6YnMdC BXp4 uCXLRGo1nMKBtjLXlZMBckID6qIs8CgMNwslO9M bgdtkcm37kZSydPRWBRd/RpowWhw3B8a3EO TzS0oSgnBUMAjff6H4ynkO92MTkOPcAW2UAxY KyeinV4mLsVmo2VnVxgobEbNrnBv8wSXoh4oStWi37YzWuZdRU KWlL/fqO70HvsgACDnOHZH2GOQRwd8O8gEoVuPI6dcUwP6X8zBqp4Jm O57GFmKc2MU4O7HIiHHGR2UHYeOPisxsV11AEDO8d2IsB8Ejw7 fYpBJKLYerzgK431QmTwqxdPQ6fgl2xvLPUzK44k/Nyvv/a6RPg3F9F y4b3cAyblwa2DdqN9UOvADxgxfjQGTYtDh0lDYaMJCG28sSfqA HzbGkOthZI0pGaawkZmCATGlmggvYc711LU2vckVb3dfPL37Y/3Do9/UhUM44uFT9YnCvDZrmgjn06V908lYoNX50mqevlHbbwEyYkpMM g9gu86fwkX 9aYGKYN87pliagE8Sv8cb7jr5jeVg AAZwHj0bPhjex23covp6VhuE /WCo0qranMbnNx7/vHURD 02GNgpA6HHnoB7FIIToq/Rv6Fys6KsG4iLjUWs/BOXlAWxtBSlEiF0tDWVdMsgsRglQm3olGVfbS0IOQlKAejo60H 9XoxPGqEDRu5PRNKxhRjURBO3906BW7OeWHNdItsuysKNuIo4i 41LQpZYHvgkwsOkOMRePI1t83yx/kEf7IsKQG9jAaBpgSHfOSJq/ynkQoxLQSdQa gINJHdG5RTWiqBUEdbfexRAQqKdaCnp7pVE/r62hAVF6vI1aEJLc0SiEWy96 p7zeq 7y/PghIkRX8J85btIHt4yS8aOoKkzPbcSBT4SQ0quOrBavRI2EGfA 8/hto3x5WWQiLUAf9hshD853lYtLHF46QXaOpqgjPbD0DxMIx3z vyqDTrMPyWFGP88m9hpqD4qtz83pBm4bDfEhSPX45vFU8GYtw6 G4pUfSe0btkKrWxKkHA6XnZDqaOPl7qjIiSGuEQI7QpDoCXkIC lSb18Jj9188vfqj/8CPv8oGMYXC5 sTxTgs13RRj6dKu fSsQGr04Jj/yjNp5QUJiPxBRjzAy5hCvxm ByegLmn5GtYkPecawLqoGRU7tA9lhKjlQb9Zt3Rc8WhTi45hDu Ki734stpfH7j8c/bF/HQwZcD3JARGoprR06itPsAWCq1qoHaHSdh1bp1WCf/rJrcGcZaDWBvq4E7N 4pLJYDuJS9mL8wBJq1jGGYn1u wI7LzUOxYS0YvoMzZlRFOKQfnA3fwHuo49wLP85Yjl1nE3Bo4H 1s/TMBJQA0anfEpFUVcbZu1WR0NpYHjKAOOk9eiXUbdiM8Yg1aX92 ErVFP5AsrBTAdMAytLx/Aicyz POcDYYNtVApcDTRwN4WGndu4J5ywGLv/IUIeWAGB9tS3E66rxTP4O7h2k0ONvYNFaVq4TJuIpms0MhMk7/fqI3/99MHwWVgf1A8DKQxWD53LvzXXIWWURx2Bt5W0tcw6oqFq3sgYY YvjmW/XMZrNrCHrcYd3FB2HFL2zsfCkHvgMvYjKN4A0pjlmDvXH2uuas EobicCb7MFrh8OCa6sW4Sjz 5j95h 8Jh/Bln/bIbXnBA8r/nf52bJlXVYdPQZ7u8eg34e83Em6x9s9pqDkMw4BG7Phce61fD5 0Rtzt/ KVpEBOHC/EneAmrVgbJiP3ApDkFdsiNoNaqm1z7iOerv55O/TH/8JPP6ppWAY3zj9yfpEAT7bFW3k06ny/qlEbPDqGNdRL/ ojdeAkZERLN3c0bw6gOot0N1VC3duyGqIvLCDON94KIZal1UNE uQ9zMRz2KHL8JGYs3U vowPwjGFJ1O8Oe15zTfyj3rpG6Lz5UC4pe Azz4O7v1Vix8 9NFteB9kb/8Ze /K/xmhJB2HFvojMF0TQltXtMi/gLOpEgB5iD57DbaubZSnKjA IzRRS/8ZghfMwx/X8yAFIM1LQUKyGA2s6kPlofkrEVqNwJpfnHHqJ18cKvtrlZq9M KLjLeyf9wfiXYajf8Xv9eXodxuOPtnb8fPeu5BFbAnSDy2Ef2A 6NGsao foocjdNB07bsjvzlGIxM3TsTlvMLx7KN2fv0xBEv6YuxXP nmim77qxtfzPvoglxyEvanuWBYaipCQEISEhOL4sl7ICNyBOJU/MzHquhBrelzB8j SlW9iAEC/G4b3ycb2n/ei4jCHsNA/EOmaNZActBep7ssQGhoiO07ocSzrlYHAHXFyPzP e4Sw89qG0G2LMN3PD1OHOMPIqjvGfdsatez 9wstPPCttBtWDTdD35Th8DZyArdx32L1sa1UavGc6Snyf6SRpq TiScSI9Q0eLn/voTQFq4t8nHhbCokAPKiz KarSu bKbePiOeMYlP/j798Z/A4582CobxjdOfrE8U4LNd0UY nSrvn0rEBq OEY/8ozZeG46uLiiMi0KaBACXgYTrHKzt60IAMf7 6zIadulWMSWGS8fW79phfPBTSAFI7t9BuqYpzBUKcd6cVsvuzf yjOkm 8sgW1bVfcockJKLInxpRjW7rKYMjEp30JqvyRXVOpFujHpmbm1 d8LDrQvBgxEeVQ9NK ZGdiQS7t21MLSxOy6fkLRWbL/3Vg1zBybNSavu7iRHZu/hSZo3j8Qto3xOwVC7IYnx65FL/BizrY1icTM3Mys2xGvWccobRSotL42eSkW4PqKcaZuQV1mBdDY nULWyVptPUbE7IZeYyy5SLRhSnUuJo1jQ1TiCnFf6chopzopdT XzoQsXNpT xaWZGLTk36JzJb/O0sx3QgcSx0aWVPz9p2pnZMlWbt60/brL8eoOMaPmugakom5OTVoYE5m5o2p0 gdJFN9Xb8pb U99kExxc9qTlbeJ5VXxReH0zibhuR1LJuipjjSl4tuUPkf5uSc ofF2utRUdWErEVFONC3ta0cmFi7Uvn0LsjSxoZ6/RFK2OJ5mNbci7/JVxTKKw8eRTUMvOqa0Spjx7lHJo1wWBXStQb235yppicLGkK18 Yevrc/N7RhRGY2zLFrZy9Cx8NnW0taN2PXpSWzsH6rv6ilLMFu4bQmbl C1s5ygroSjV6byciIknqLhrm2Ihaf92FnOzcyD8y5xX2vam86q PWP0oxwmc7n/xTgsfGz8Q/amOjUv2LX/5RU3qHdno2J1uXr6h7Gztq5hlIsnWrj2mDe0P6MVS2ELWM55EL qKt9U r8TXdysW1O/9t1m0pV/FOOUk57M/9oENHLv3//x0iLHuNu6mOUGlvBzqy60lPEkuy7SMnWhYWtKfQr8XCFwXjvSL OwuY8rDrQPxF7fdqil thbko Hd jwKABrOtXf6NfCT4Ur qD7w4pih7fRerjUhhb2cGs vs5CuPtyAuegl80f8XSPtVUNynxUeVm0ROkpDyF0KwxLGu psflBWPKL5pYsbSP7HtJNu6mZEPXwhamCobw2fem8iqPGv oxgif7XzyTwl1Nn42/lETG5XtX7zyjxoOeRnJyCRT2FkYvX5sFz9H2t0n0DZvVDHeqfq Hj0r656Mo4hmMqgSXfgF7g7di e4G2BKzCK1e25MZjKqCGElnL0HfrRMsP9G4FiedxSV9N3T6VA1 873z6MfJ2fN7 Yf3r1bxr/7AinsF4Q7iMaBy AwN2rmjbQPFv6FkMBgMBoPB G9gRTyDwWAwGAwGg1HF4J9ow2AwGAwGg8FgMD5KWBHPYDAYDAa DwWBUMVgRz2AwGAwGg8FgVDFYEc9gMBgMBoPBYFQxWBHPYDAYD AaDwWBUMd7Jv9NIUnbD/5g1fp3sqrqpnMroVBbxvdMIWLMHsY800bDD9/AZ3RGmmgCKbuPI6jU4nCiCSfsfMGVUe5i8Qi65H451K3YjPrcW 2gz/CeO/agghgKLbR7B6zWEkikzQ/ocpGNXeBBoZBzB96h6kKr5TXqslJuyYjS568u/cbeycuhGCCcsxwlYDOQmBWLExDPe0HTHIxwd9bKsB0hwkBK7Ax rB70HYcBB fPrCtBn45Qw0cbu cio2CCVg whaa4PAoaitWrD IqNtPUVrDGl96 GD2uA4Vr0GW75cc6INZwQ8gBaChqYualq0xYPQo9LTVA7i7CJr mh4PpUsWdIHQZh 1zu1a8EptLRqDPLAQ/kOlpaOqill0n/O8nL7jWlR9Qch1bxi/E7S7L8NsQi4qXJ3EPcW7Vz1hxOB73RQawauuBKXMnoL3gGPzH/4EbivEFAHrtcXj3eEQu9sJF122Y2S4ZWybthuGMXzG4YcXLkrh 7ezFjRTF XPEDHOR/P8slB2JaAGHM755orAkAElzfMh4Lb3fBst GwELNu5a45ED4zArGA5mDoFvTEq0HjMaonrbQA4e7QdPgdzAdS h4SumDc9rnoWu4gKTIOTMfUPalQ7i4TEPRtFqb5HUSZizWEujC 27gDPyaPQwUQA7m6Q0nYZQriM2465HRKw2OsiXLfNhJsOgJJ0n F6zGOuPxuO qDqs2vbHBN x6NJQu2JX6ROE I/HHy87Fu2nbUG/e7MU7NGAUNcY1h08MXmUQuzwXEvu4Tms nkFDsffh8jACm09pmDuhI4qMfexI0HKbn8cs56Pya4KfpMjzUl A4IqNCLunDcdBPvDpYwtZulIvf2skKdjtfwzW8ydDzekArxhLX pYX4faR1VhzOBEik/b4YcootDdRCXrJfYSvW4Hd8bmo1WY4fhr/FcwencSaDZF4rBCDmg17YPIYN9TKU2/3e/PHh6YS4xKf7XzyT4nK2MinwyevMlQiNnh1 OQfmkrkHz6dd5V/Gmrcx8k1GxCpnIDQY/IYuNVRM7gov8D1zSm FUReTgZkOLjstdYvUxmdSiOKIj9ne/JYdYbiYoLJ/ytr6vBbIpVyT jw/xzpiwm7KSo2lOZ1saav16aShE9eHE0znC2p289H6OKF3TTRtRV NPJNL3JPD9D/HL2jC7iiKDZ1HXay/prWpEipNXECtzfvTqrAIioiQfyKv0aPyd84TkTiapjk2oxmxYu Iyd5GHQ2eacySazm3ypGYu0 h8IUeZuzzIofMcOhJ9jjZ5NiOXaeepkPjkDPWIKXqaIzWbEUti 4uhJ6BhysOxCM4MuUcqjLLobE0RT2zekdr9epVKV/WL8nMjOcwuFR0TQubAQ2uHfm2ws tG2VAlRaTzNdraioQHhFdc4IoIirz0ixctM4hjyc7Ijzy1yvfA jtNbTkUx6bKA0uaIocjI1c3Yhp9b 9E/5SXCUvqkXWXX2p5M3HtKTzOt0xK8dWXRfT6mFGXQlMoIiIsJoR T8zaj5uD52LiKC/LiQRUSHt6mtIfXcVEonO0jjb1jT/mrJlpf/4U0sHH7ogrpCJY/zIqakvXSqTiSJpcjNncnFqTf4VJ6WEOMaPnOw8aUt4BEWcC6OQ Hf7U28aC m1LJQmVUvxsZ7IaGkDhCv55qR9QKSUuaE3m/VdRmIofS Nnk7PtMNoYLpOdO7Wflg 1J5OemyidI9l2q6EUIN8u 0TStUcSosJd1NewL 0qJCIug/YMtyMbd3/aF3OHMtLi6aC/O1nZedL TNmrq2WIKONKJEVERFDYin5k1nwc7TkXQRF/XaCkJ2KKn 1MtsM2yu05R6f2L6eh9ibUc1M6lbWi9lpy6bSplxV19j9JNx4 oczrR8ivnQV1X5 qHCsfNcV0K8iLnAwMafA NdmGy6RdHg7Uec4Rij63iTybudC084X88rel BYFeTmRgeFgUnc69Iqx5GU5R08O/48cv5hAu6NiKXReF7L eq38Nenle1H0DGey7PYzHbl4gXZPdKVWE8/Q88eXaO/GAAoICKCAgKXk1bIWNZkUTrl8dvPJqzyVGJf4bOeTf0pUxkY HT55laESscGrwyf/wFQi//DpvMv8k8s9pkt7N8rzTwAt9WpJtZpMovBcxX0reKsivjRpJfVp 60HzfbpR/SHqC/TK6LwJXOYR8p 2i27LnVGwx4Pq9NtJeY82U m4 lssUwuTomkkLhHVMojL744jZq2nEt/ywfl/L1DyHb4fkrZ3Juajj9LMnUxpUSGUNwjjkoTF1Abm7EULpLpq6W 8iC mhwHdyWbkCVk73EMK6G5D3sfTKKC7DY08IWudexhA3W286WSRb PtL8lcd67NGoYgvvU4L25jR4KAn5UUXEZH4n2004/cIeqYoJDHF DUj55lxCsV9AUVMtKfGk8/Li3gH8lGshNUhjiG/Zs40M66iFUnqMupgMowOFRMRFdDxkXbkvvYcLXJ1oIkR8uAjMU VPbUIOEyMov2zHwnjatfQQ3SxvSkSnRllT yV3FIrBd1PEFxwfSXbua ncIldymBghj3FlxDF 1Mx5JimYRgURE8m 8WQ6L5YV8Q4 F jVHiqlxAVtyGZsOKmGcGn8bHJRvLEgotLLs8nZQhbvpfGzyVnF jnIUinhx9DRqYjeOwsodSUT0nI78z5Ic/S6pPT/RqVFk3X4J3Sl3bCnFz3ahpr6K qV0ebYzWXiflJ87z7UUR9PUJg40MaLiBArjd9HSQzdVbhw/VkopaWUfausxn3y61achakYtWR4aSbK0xMlymvdJKuKRq17rN6 I0iVb2aUse832oW/0hagdRvrFErZx7RJt7N6XxFYmfIkPi6JFSkrhI05q2pLkVgwAN sR1OBxVi6vmxUdSk1Wy6VPgf NjQD5uvWpc ux8ogCf7Yo28ulUef9UIjZ4dT7GeqcS YdP533mH3p jEY1aUWzL6k7IRlqns1XHqGNN/ZEHYBvW2NoqG6UUxmdN0FQvy9 XjYCdpoAuHvYt 9vOLZvA63kRKQY5OLId53xpYs9Wk8Mg7Z5XUh55AJNITRJWj4t oLSkBDkZd3H5WgoMco/gu85fwsW NSaGacNcPkWCilPx155ABAYGIjDwTxy/lqs8raAcCdJSM2FqYw0tABAYw7KBFPfuXENKpilsrLUgE1uigf QeUp kIlWd/Ln61hkVSLOjcCHZBe7udZQWeGg3/xGLp3RCrddGuD7adm6JvKsJsq9UgOTwIPk1DkRgYBDCbhaq7qS EtOghYvadxl3rprDXApBzHLsj7DHIowO HWSC0K3HkQMA0EYbLx80PTkQ9i16wNPnF2yJqIaeUwbA/h28gZmeX8SWOTMwY4bsM2dTFJ6Vh1AOju OgP0gD3T4dhBMQrfiuOykXot 285omXcVCVlSAISC5HAElfsnEEFhN/GyhwjFqX9hT5nen8dxLVd2MpR/G2HyfrRz81JMnhqIou590EYW/qCCZIQHVbQfGBQG5UvAIfNSLLJbdoZr RQeAKiJru5t8ORSFB6ozp7hhZB/O0x njuxeelkTA0sQvc bWR9l 9aareBl09TnBxojxY9POHzyxZEVOuJKQPs8Q4u5X AEDbeexB1wBdtjdVnZklaKjJNbSBLSwIYWzaA9F4qnqSql79Vu hLawHtPFA74tgXP6fCOJWrlkmQkphgg98h36PylC xbT0SYtjnKZrvJ0IRQkyCtGARQkpOBe0/lwVMSjxX 59Hx1 loq/cf NjQJL22nHps/OJAny2K9rIp1Pl/VOJ2ODV RjrnUrkHz6d95Z/UIL4Ff443/FXTG9bNmf7ZV5b4rwSHX3oqZlXq0RldP4NkjQcHDcQSzWmY/1EewgKCpGfmALjmSG4dCUem1xOY8L8MyjkkUucB2OwXhAmTlqN XdsWYPyGyxCQFAWF UhMMcbMkEu4Er8JLqcnYP6ZIgAAiR7jRlwsYmNjERsbh8QHMvn LEMTiEgi1dcovqraWEJykCOISIbR1yqXQEnKQlIjVy0vlXxm8U FEhRFr6MNCRfRefnY4vm9jD3t4eDm2m4bRYdQ81aGpBs6RMUYS sG3Hyayy7zklZ4pdv1iS3EdDHCg0aNoR1s26YGtMUSzZPQhNNK bKC/8R5izawfZyEF01dYXJmOw5kyloQOozE/sQkHFs4CE00b2PvFDc067kG1yWqB3hzNISGMLWwgEXZx9QQQnl ISbOC8ed5C7SxfYykF03hanIG2w9kvmyXWjShpVkCsUi2fEaUd QNx5f6JRVxSFsQvNUQQPVbQi0tEWXch0UMkxcXi4ultmOe7Hg/67ENUQG8Yl2UjUZZCP4tFbFwSspQOQCgoKIaOnl7FWgM5mvr60 BYVo1hFzg9B9DAJcbEXcXrbPPiuf4A 6IQ0NsYArzqWgrhMHI/EpOOYeGgJtC8vRdT3Jqh55rreAeX8j9BR/9l/ylCYjFKhNqoSEtaEHISlPDI3y5d6UD/dQMF31iiTk4FKMxPRIrxTIRcuoL4TS44PWE 5KlchrYzBg/WQ9DESVi9axsWjN Ay4KKQTXv DoE1RiJqV2qy5rksfv9 OMjgF4/Ln12PlGAz3ZFG/l0qrx/KhEbvDofZb1TifzDp/Oe8g/yjmNdUA2MnNoFsgyknrcr4j8UubFY0b8nfpVMRcieUWiiDWgYG cHI0g3uzasDqI4W3V2hdecGntZQL38idMGsk8cws2kR0vPsMHF Kb9StXQ/mxkawdHOHTL0Furtq4c6NJ5ACENR0xbiV67Bu3TqsW7ca03vWh 4B7hCvnriBL7niCAAKBFmoZGyI/N0deJHHIzSuGYe0GqGWYj9wcuTKXi7xiQ9QyrgNjdXLDqnl53g 8cHl05hysVjoZAIICWqQMa6d7B9WRZ6aTjNg9nLsUg5vQENMx4 iPzXPpHlkHEzGWTVSPZVozY6Tlolv8brsG7dKkzubPxyRxE2xr iQNNzPyMC9lCTEHF2J4Y56AJeB/UHxMJDGYPncufBfcxVaRnHYGXgbHJeOg7N9EXivDpx7/YgZy3fhbMIhDLy/FX8mlKge4c2p4Yje3mMxdqzs493HCUYakNm4PwjxBlLELJ Luf5rcFXLCHE7A3H7tf4BuIybSCYrNDLTBKCB2h0nYVW5f9Zh1 eTOFQV4OQLUdB2HlWV6q6ejZ32ZkqBOZ0xeuQ4bdocjYk1rXN2 0FVFPKop0jdodMWlVRfvrVk1GZ6UDCNHQwRalt5NwX n8Ody7dhOcjT0U1vy BgHqdJ6Mles2YHd4BNa0vopNW6PwRIpXXsuS9IOY7RuIe3Wc0e vHGVi 6ywSDg3E/a1/4l1cyo8BzVrGMMzPRUVaykOxYS0Y11Ev/6jSlYYRjIws4ebeHLJU3h2uWndwQyHOAG24zDqJYzOboig9D3Y Tp6B33dqoV0sTQB7CDp5H46FDYS2PpSrtj3 DZq3XjkufnU8U4LNd0UY nSrvn0rEBq/O51DvvHX AfLCDuJ846EYWpaAeKh6XpPcQsB3w3DAcT1ObfkOdvInsNqOrn ApjENUmgQAh4yE6 Cs7WHupF5et gEfIfuhNaImZg7pQdywy/AtFMntHZ1QWFcFGTqGUi4zsHavi6/o8TRWOY5C0ezpEDxI2Tl1UTdOtqwdW2B/AtnkSoBkBeNs9ds4fplM7i2yMeFs6mQic/imq0r2hjZqpcrTRX43BEjepknZh3NghTFeJSVh5p160BQ7SuM l4DO6YsQXS2FBDqobqhAYrvpOBxJQrUgqQ/MHfrM/Tz7Ka66V/BJQdhb6o7loWGIiQkBCEhoTi rBcyAncgjqsF/WfBWDDvD1zPkwKQIi8lAcniBrCq/x4nYXDJCNqbCvdloQgNCUFISAhCjy9Dr4xA7Ih7TcVZkIQ/5m7Fs36e6KavuvFtEcJqxBr84nwKP/keUvo3kNdh2HM0huZuwvQdN1D2cKMwcTOmb87DYO8er3xywYvQ CiPW/ALnUz/B99BjlL7iWiZU18ez4AWY98d1yC5lHlISkiFuYIX3eSn/S4S2rmiRfwFnZUkM0Wevwda1DYx45B9VutJ2hKtLIeKi0iBL5Q m4zlnDXun37AKc8B2KnVojMHPuFPTIDccF005oXx2A G/8dbkhunQzKc/9Vdof/wbh68elz84nCvDZrmgjn06V908lYoNX53Ood942/0CMv/ 6jIZdur3 385UJ8n/Gwr3DSEzhYVGzza7Uw33za/U beITowkM6Eu1TIzJ3Nz2cfGM4hyqJTu7PSk5rYu9FX3NmTXzJM CUyVEvPLnFD6jHdm3dKe XVzIuf9q ruAiErv0E7P5mTr8hV1b2NHzTwDKVVCr1jYmkPhvi3IzLoVtbU 3pyZe kBR0SSVNo1zJEatf6aujjZkZt/JOUQkSR1Fw1zbEStv 5CTnZu5B ZQ/QKOaOCnHBfamFmTa3a2pN5Ey/a/0C SkR8l4Kn9yCHhrbUon07amFrSmZNv6EZ 25QgVILYorxa0K6hiZkbt6AGpibkXnjTjR6x3XZyvjSeJrtpEs 16lXElrm5OVl0mEcxiisl1SxslVFK8bOak5X3SeWV9sXhNM6mI XkdyyfKjacNXh3Itr4JmZmbkWWz3jTjSJrCYshKLGy11CUjU4X zc51LkfH8C1svXJxFza286aTySVH4OBtq6HVMUUjiGD9qomtIJ ubm1KCBOZmZN6ZOo3fQdZmDKH62E nWqKfkH3OLDjRPyUFvtrBVkraVvjGxoZHHsqk0fjY56dageort m1tQh3kxJFb8dxoiKr4RSGM7NCLr5u2pczsnsrR2Je/t8muphsotbJVQ2tZvyMTmR1rp8 prmRu/gbw62FJ9EzMyN7OkZr1n0JE01Zj42CmkfUPMKha2clkU0LUG9d 6eS0QSSt01jBwbtaavuziRnZs/ydISn/wdULiPhpgpLCx7tpnca7jT5meKKurHElV56Z2d5Nnclly 6k5t7JqRZ2AqSYijrICuVKP3diIieh4 g9rZtyT3vl3Ixbk/rf5bnjEebyD3hj9SqHxdmgw u/nkVR 149KHjpGPBh4bPxP/qI0Nlf6lXodf/sGpRP55Sadc/A7zDz2mDe4N6UflBKSWd/I/8R8TXF4GkjMJpnYWMFJ4IqZezqHgUSoelNSBtUVNVPzlJ4e8jG RkkinsLIwqsVBNgtx0mX5jy5oK iXIvpuCbF0L2JrqVzzNL8nG3ZRs6FrYwlRf4TaLT84oR5KbLru OjS1RU/XCiHOQfjcTRQbmaNSgMteNUfWRIP/hXdwvMEAD6/qozi76W5MXPAW/aP6KpX1kf9xckn0XKdm6sLA1hXK6Ui//qODykJGcCTK1g0VZ4s8LxpRfNLFiaR ZSsEjpD4oQR1rC9Tk 29oBfjs5pNXedSMS59UjLwl6mz8bPyjJjZU 5danVfJPyXeQ/5R5ZMr4hkMBoPxbxEj6ewl6Lt1guUnekMkTjqLS/pu6PSpGvje fRj5O34vP3D teredf YUU8g8FgMBgMBoNRxfhEf8NgMBgMBoPBYDA XVgRz2AwGAwGg8FgVDFYEc9gMBgMBoPBYFQxWBHPYDAYDAaDwW BUMVgRz2AwGAwGg8FgVDFYEc9gMBgMBoPBYFQxWBHPYDAYDAaD wWBUMd7J/8RLUnbD/5g1fp3sqroJEN/D6YA12BP7CJoNO B7n9HoaKqpqvVGiO dRsCaPYh9pImGHb6Hz iOMNUEUHQbR1avweFEEUza/4Apo9rDRJNfX3I/HOtW7EZ8bi20Gf4Txn/VEEIARbePYPWaw0gUmaD9D1Mwqr0JNDIOYPrUPUjlFE5EqyUm7 JiNLnry79xt7Jy6EYIJyzHCVgM5CYFYsTEM97QdMcjHB31sq/H7Q5qDhMAV2Bh2D9qOg Dj0we2spe9MV6Cw 2dU7FRMAHLR9hCExweRW3FivUHEXX7KUprWONLDx/MHtcBJry3qRySA30wK/gBpAA0NHVR07I1BowehZ62egB3F0HT/HAwXaq0l9BlHLbP7QqD8maSEegzC8EPZHoamrqoZdcJ//vJC6515QeXXMeW8Qtxu8sy/DbEAuXRzz3EuVU/Y8XheNwXGcCqrQemzJ2A9oJj8B//B24oxhoA6LXH4d3jEbnYCxddt8HXeBcm7TbEjF8Ho6FCl Lu7cWMFcX4ccUPcJC/T4JLDsS0AMKY3z3RWBMAJLi ZTwW3u6CZb8NgUXFSeHhuVX4ecVhxN8XwcCqLTymzMWEjiZKd/xcciB8ZgXjgcx50K1pidYDRmNUT1vogcPdoGnwO5gOJe8JXTBu 1x0LXeeFBkHpmPqnlQod6sJ2DfDUtn/GkLoGlujg dkjOpgArobhGl B6F8eYRwGbcdczskYLHXRbhumwk3HQAl6Ti9ZjHWH43HfVF1WL Xtjwm Y9Glocrr8ZSupQY0dWvCsvUAjB7VE7Z6AMSRyu0CkFzfgvELb6 PLst8wpMKJVQgJUnb745j1fEx2ffl1gdKcBASu2Iiwe9pwHOQD nz62qPYK VsjScFu/2Ownj8Zak5HRkEMVk89A/ul/uhucB8n12xA5GOFQNBsiB6Tx8CtjixiXzk yeHTKYhZjaln7LHUvzsMX2E3n7zKU4lxic92PvmnRGVs5NPhk1 cZKhEbvDp88g9NZfIPChCzeirO2C Ff9cX7zX/KOU6Q VN5dBbUnwriLycDMhw8D7VTUQkoig/Z7L3WEVn4mIo2P8rsu7wGyWWquq9AaIo8nO2J49VZyguJpj8v7 KmDr8lUin3hA7/z5G mLCbomJDaV4Xa/p6bSpJ PSLo2mGsyV1 /kIXbywmya6tqKJZ3KJe3KY/uf4BU3YHUWxofOoi/XXtDZVQqWJC6i1eX9aFRZBERHyT Q1eiRRODdxNE1zbEYzYsXEZe4iD4fONOdINJ3b5EnNXKbR UI f3CUucuDHDrPoSPR52iTZzNymXaeChWaZigipuhpjtRsRiyJia MnoWPIwbILzQy6RCmPsuhuTBBNbd Q2v16lfhDTUwxfk5k57mFwiMi6FxYCO3w7002Fv1oW6qEqDSeZ jtb0dCA8IrrHRFBkdcekeIlJ3EM TnZkecWuV74EVrr6UgmPTZQmlxRFDmZmjm7kFNrf/qn/IQ4St/Ui6w6 9PJGw/pSeZ1OuLXjiy6r6fUwgy6EhlBERFhtKKfGTUft4fORUTQXxeSi KiQdvU1pL67Ckl0dhzZtp5P11SMLP3Hn1o6 NAFcYVMHONHTk196VKZTBRJk5s5k4tTa/KvOCni0jdRL6vO5H/yBj18kknXj/hRO4vutD5VyWpZe3aetCU8giLOhVHIDn/qbWNB/balkoRKKX62M1kNDaBwBd 91F olBIXtCbz/qsoTMXHMv/b0rCNcr eO0X7lw8le5OetCmdo9L42eRsNZQCwhXaj4ika48kRIW7qK9hX 9pVSERcBu0Zbkc27v60L YOZaTF00F/d7Ky86T9mZziyahcy3MUFrKD/HvbkEW/bZQqIeV2iYhIRJGTm5GzixO19v/nFbH2sVJMt4K8yMnAkAbvU5NtuEza5eFAneccoehzm8izmQtNO 1/IL39bim9RkJcTGRgOJnWnIyOXzvk4kW61r2nDY46Ie0yX9m6kg IAACggIoKVeLalWk0kUnivTfvX4JINXJ/cc TjpUrWvN9Bj7gP444NTiXGJz3Y adEZWzk0 GTVxkqERu8OnzyD0yl8g9R7jkfctKtRl9veEzc 8w/qrmOh7cq4kuTVlKfth4036cb1R iegKyAD7iP4123ZaP3AV7yKNOP9qZr6pYebjMI Q/bRdVNOlBdfrtpLxHm6l30/F0tlgmF6dEUkjcIyrl0c OI2atpxLf8tH3vy9Q8h2 H5K2dybmo4/S7JmxJQSGUJxjzgqTVxAbWzGUrhIpq W8iK mB4GdCebkSdk7XAPKaC7DXkfv6veH3my7SNPyI7KPQyg7jbedP JVx/qsUSjiS6/TwjZmNDjoCSmGufifbTTj9wh6xhv7Yorxa0bOM MUiq8CiphoT40nn5cXkQ7ko1gJq0McQ37NnGlmXEUrktRl1MFk GB0qJiIqoOMj7ch97Tla5OpAEyPkAUpiip7ahBwmRlB5dyiMp1 1LD9HN8qZEdGqUNbVfckfhxuHdFPEFx0eSnftaOrfIlRwmRsjj nUgcPZWaOEykiIqTovhdS lQxUnJ9GL8qJnzTFIwmwoiJpJ948l0Xiwr4h18LtCrvVdKiQva kM3YcHop1EvjabZLU/Itv sgotLLNNvZgrxPimRFvIqN5SgU2 LoadTEbhyFKeWc53Tkf5bk6HdJ fzUXEsqiKCJ9o1p8nnxy0V8wXEaaedOa88tIleHiVR aasEpZS0sg 19ZhPPt3q0xA1o5YsD40kWVriZDnN yQV8chfuoZvQmkSrezTljzm 1C3 kN4B9HnpyaQW/ R1M/a/eWB7fkxGtWkFc2 JNv5tePTK3We06kJbtR/ZD ydpcV8f pPz4G5OPWq8alz84nCvDZrmgjn06V908lYoNXp4hH/iGNr2T oeenaIJbfxrZz5rcNzxWqjnebf55Ta5TgHeyQWUQ2nhjT9QB LY1hobqRgAQ1Effn5dhhJ0mAA739u3D347t0UZXVbHyCOr3xc/LRkDW5D3s2/c3HNu3gVZyIlIMcnHku8740sUerSeGQdu8LoQ8 rqaQmiStPzn/tKSEuRk3MXlaykwyD2C7zp/CRf71pgYpg1z bQIKk7FX3sCERgYiMDAP3H8Wq7ydIFyJEhLzYSpjTW0AEBgDMs GUtxLq4Zv1PlDKw2pmaawsdaCTN0SDaT3kPpcfeuMCqTZUbiQ7 AJ39zpK0z20m/ IxVM6odYbRbg 2nZuibyrCbKvVIDk8CD59Q5EYGAQwm4Wqu6khLToIWL2ncZd66 aw1wKQcxy7I wxyKMDvh1kgtCtx5EDANBGGy8fND05EPYtesDT5xdsiaiGnlMG wF4 BeZtoOcXsWXODMyYIfvM2RSFZ XhlIPjuyNgP8gDHb4dBJPQrTguOylot/GCT9OTGGjfAj08ffDLlghU6zkFAypxUvptO6Nl3lUkZEkBEAqS wxFU7rtABIXdxMveIxSn/oU9ZXp/Hse1XPmJUj5uh 2RyXduxtLJUxFY1B192sj6CRUkIzyoov3AoDAoXx4OmZdikd2y M1zLp/AAQE10dW DJ5ei8EB1ypIq m3RuWUeriZkqW5BzvHdiLAfBI8O32KQSSi2ljmxSiCEjfceRB3 wRVtjtdkbkrRUZJraQJaWBDC2bADpvVQ8SVUvf6t0JbSB954oH PBtC57TgfRpKKb/kg3v5R5qpsmVIH6FP853/BXT28rmN752fOLVkeJp6HT8ku2N5R4V08j U398DEhePy59dj5RgM92RRv5dKq8fyoRG7w6T1LVyz k8ZXIP5A Rej0X5DtvRweLyWgd5l/XpfrlHnN5tegow 9Sk0DlSDt4DgMXKqB6esnwr5S 7wGSRoOjhuIpRrTsX6iPQQFhchPTIHxzBBcuhKPTS6nMWH GRTx6Os6D8ZgvSBMnLQau7YtwPgNlyEgKQoK85GYYoyZIZdwJX 4TXE5PwPwzslZI9Bg34mIRGxuL2Ng4JD4ob10FglhcAqG2TvmF 0dYSgpOUyr p EMghrhECG2dcm1oCTmUqzN4oaJCiLT0YSCfoyw Ox1fNrGHvb09HNpMw2mx6h6vQVMLmiVlO4mQdSNOfr1l1zwpS/zyjZvkNgL6WKFBw4awbtYNU2OaYsnmSWiiKUVW8J84b9EGto T8KKpK0zObMeBTFkLQoeR2J YhGMLB6GJ5m3sneKGZj3X4LpE9QBvjobQEKYWFrAo 5gaQigPL2lWMP48b4E2to R9KIpXE3OYPuBTJldQgeM3J IpGMLMaiJJm7vnQK3Zj2xplInpQktzRKIRbJlNqKsG4gr910s4 pKyIH7JeQTRYwW9uESUdysS4WFSHGIvnsa2eb5Y/6AP9kUFoLexPG2JshT6Yyxi45KQpXQAQkFBMXT09CrWIcjR1Ne HtqgYxSpydWhqaaJELFIWSrMQ/Od5WLSxxeOkF2jqaoIz2w9AfmmrBDr6L/tFERKLUSLURkVa0oKQk6CER/526UoH q8aTKRZOOy3BMXjl NbMzV6ecexLqgGRk7tguplssqMT2p0pFmH4bekGOOXfwvFQ/23/vgIoNePS5 dTxTgs13RRj6dKu fSsQGr04Jj/yDGv a/AMpsg77YUnxeCz/1uzlvPkO889rc50Kb1fEV4pcxK7oj56/SjA1ZA9GNeFdLVB5cmOxon9P/CqZipA9o9BEG9AwMoKRpRvcm1cHUB0turtC684NPJGq14e2C2a dPIaZTYuQnmeHiVN6o27tejA3NoKlmztkzbRAd1ct3LnxBFIAg pquGLdyHdatW4d161Zjes/6EHCPcOXcFWTJB2 CAAKBFmoZGyI/N0de8HHIzSuGYS1DCNT5Q7MWjA3zkZsjb4TLRV6xIWoZ/geXp8rA4dGVc7hS4WgIBAJomTqgke4dXE WFZk6bvNw5lIMYk5PQMOMh8h/3ZNWJThk3EwGWTWSfdWojY6TVsmv9zqsW7cKkzsbv9xphI0xLi QN9zMycC8lCTFHV2K4ox7AZWB/UDwMpDFYPncu/NdchZZRHHYG3gbHpePgbF8E3qsD514/YsbyXTibcAgD72/Fnwklqkd4c2o4orf3WIwdK/t493GCkQZkNu4PQryBFDHL52Ku/xpc1TJC3M5A3OY4pB cDd/Ae6jj3As/zliOXWcTcGjgfWz9MwGvOysu4yaSyQqNzDQBaKB2x0lYVe67dV g1uTPK6u8KBKjpOg4ry/RWT0fP nIlQR10nrwS6zbsRnjEGrS uglbo2R9EQA0anfEpFUV7a9bNRmdlQ4gREMHW5TeTsJ9pTjgcO/aTXA29koLgtXCZeBmMsGqkZmKeD C4g0gjVmOuXP9seaqFozidiLw9hsF3EeNZi1jGObnoiIt5aHYs BaM66iXv890JbmyDouOPsP93WPQz2M zmT9g81ecxDyVHYSeWEHcb7xUAy1ft0FfR0SXFm3CEef3cfuMf 3gMf8Msv7ZDK85IXheU73dH8If/wmVGJc phj5r GzXdFGPp0q759KxAavjnEd9fKP2XjJFaxbdBTP7u/GmH4emH8mC/9s9sKckKeQvtP88/pcp8p79poEtwK w7ADjlh/agu s5M/Ln0bJLcQ8N0wHHBcj1NbvkNZk9qOrnApjENUmgQAh4yE6 Cs7VFXql4fBSfgO3QntEbMxNwpPZAbfgGmnTqhtasLCuOiIGsm AwnXOVjb1 V3lDgayzxn4WiWFCh hKy8mqhbRxu2ri2Qf EsUiUA8qJx9potXNtUU 8PoS1cW TjwtlUyNTP4pqtK9ooTQH43BEjepknZh3NghTFeJSVh5p160BQ 7SuM l4DO6YsQXS2FBDqobqhAYrvpODxG9ZTBUl/YO7WZ jn2U1107 CSw7C3lR3LAsNRUhICEJCQnF8WS9kBO5AHFcL s CsWDeH7ieJwUgRV5KApLFDWBV//VTV/41XDKC9qbCfVkoQkNCEBISgtDjy9ArIxA74jjU0n G4AXz8Mf1PEgBSPNSkJAsRgOr njlWRUk4Y 5W/Gsnye66atufHuEViOw5hdnnPrJF4cU/wngNRj2HI2huZswfceN8l/lChM3Y/rmPAz27lHx1EQtBUj6Yy62PusHTyWjOCQH7UWq zKEhsp8GBJ6HMt6ZSBwR9xrb3aqCkJbV7TIv4CzsiSG6LPXYOv aBkY88veZroR2XtgWug2LpvvBb oQOBtZofu4b9HaUABAjL//uoyGXbq99qfn1yOEndc2hG5bhOl fpg6xBlGVt0x7tvWqGWn3u4P4Y//hEqMSx9TjPzX8NmuaCOfTpX3TyVig1fHiEf MRsvtIPXtlBsWzQdfn5TMcTZCFbdx Hb1oYQvNP887pcpwbVSfL/hsJ9Q8hMYVL s83uVMN9M5HoBI00E5JuLTMyNzeXfWw8KShHafc3QnRiJJkJda mWmbw9c3Oy8QyiHCqlOzs9qbmtC33VvQ3ZNfOkwFTJK/SfU/iMdmTf0p36dnEh5/6r6e8CIiq9Qzs9m5Oty1fUvY0dNfMMpFQJvWJhaw6F 7YgM tW1NbenJp47acHHBFJUmnXMEdq1Ppr6uJkR27 kZTzCn9IUnfRMMdG1PrrLuRk50b kW/hpE UnHBfamFmTa3a2pN5Ey/a/0C 2EN8l4Kn9yCHhrbUon07amFrSmZNv6EZ 25QgWI8KiGmGL8mpGtoQubmDaiBuRmZN 5Eo3dcl62SL42n2U66VKNeRdyYm5uTRYd5FKO4GlLdYkgiIiql FnNycr7pPKq JwGmfTkLyO5RPlxtMGrw5kW9 EzMzNyLJZb5pxJE1hoe3rF7Za6hqRafn5WZDr3GgqfMXC1gsXZ 1FzK286qXxSFD7Ohhp6HSOiXIrf4EUdbOuTiZk5mVk2o94zjlC ainniGD9qomtIJubm1KCBOZmZN6ZOo3fQdZnzKH62E nWqKfkO3OLDjRPyXlvuLBVkkZbvzEhm5HH6HH8bHLSrUH1FNs3 t6AO82JIrLIAtfhGII3t0Iism7enzu2cyNLalby3y6 zIuIY8muiS4Ym5mTeoAGZm5lT406jaYfMqIqFrXnxNKu5FXkrO 5GKw8eRTUMvOvYWC/f/ewpp3xCzioWtXBYFdK1BvbfnEpGEUncNI8dGrenrLk5k5 ZPsrTEJ38HFO6jIWYKC8uebSb3Gu60 ZmCjiiMxtgqLvZ6TBvcG9KPoepXFiuPTxxlBXSlGr23v0KnAlH YGLKVL2zlt5tPXvVROy596Bj5aOCx8TPxj9rYUOlf6nX45R cyuQfElHYGFuFha3vL/ 8nOte5p38T/zHBJeXgeRMgqmdBYxe egQADgUPErFg5I6sLaoiYqJPhzyMpKRSaawszB69RNIAIAEuek y/caWNRX0S5B9NwXZuhawNdXnf5pfRkk27qZkQ9fCFqb6r9X LJHkpsuub2NL1FS9MOIcpN/NRJGBORo1qMx1Y3w SJD/8C7uFxiggXV9VGfBwUte8BT8ovkrlvaR/XFzSfZdpGTrwsLWFIppiU/ 0ZMXjCm/aGLF0j6qWyoFn9188iqPmnHpk4 RN0CdjZ Nf9TExkv9S53Oq SfOqr eUs uSKewWAwGP8WMZLOXoK WydYfqI3OuKks7ik74ZOn6qB751PP0bejs/bP6x/vZp37R9WxDMYDAaDwWAwGFWMz g3DAaDwWAwGAwG49OAFfEMBoPBYDAYDEYVgxXxDAaDwWAwGAxG FYMV8QwGg8FgMBgMRhWDFfEMBoPBYDAYDEYVg/07DYPBYDAYjLdi3rx5WLBggaqYwWC8A9zc3LB3716YmJgoyVkR z2AwGAwG461ISkpCUlISnj17hqdPn6J27drQ0NAAgJe P3v2DMbGxhAIZJMB3vR7dnY2jIyMoKmp a P3/ HDVq1IBQKPuv7rf9npOTAwMDA2hpaf2r77m5udDT04O2tuyVk2/6PS8vD9WqVYOOjs6/ v7ixQtoa2ujWjXZy6ne9nt fj6EQiF0dXX/1feCggIIBALo6en9q FhYUAAH19/X/1vaioCFKpFAYGBv/qe3FxMSQSCapXr/5OvotEIrRo0QJt27Yt93EZrIhnMBgMBoPBYDCqGGxOPIPBYDAY DAaDUcVgRTyDwWAwGAwGg1HFYNNpGAwGg8FgfGBKkHZsKRasO4 5/Hoqh17AVBk5bgMmdTF7xtLEEF1f8iJX3uuOXlSNgJ5vyrow0C8 FzJiLwFqeyQQ/tp23HFFfZvHJ1iDOi8XdJW3xpq65hAJDg6saxWJTQEge2jFHdy KgySJAZsQErA2PwtEYLDJ00AT2sZesFKhDj3ukArNkTi0eaDdH hex M7mgKTRTh9pHVWHM4ESKT9vhhyii0N6mIF0nKbvgfs8avk12VW gMAFMZh JgJEtkZbhm/a6YMKErTOUB/8p95fD3DQaDwWAwGIz/AMm1ZRg6ZAFO5VqhXecWMLj9J3z7eyIgVbX4VkSCzLjjOBqeiB xeNYJUwkEiKcXzpLM4GnIJ6SIJJBwH7hWPMLmbK9GjeW sviJW3aQAh6wrp3D01BXVDYwqRMnlheg/7jwshvvAy kapg ch0slyjriaH/0n3wRFsOmYvI3ujj8wxD8nlSCp8HjMXDJQ7iO/gn99Q7i 834K48FkW392DMgLEIuPRAuTE5JdcOYtXxh6hjYQELCws0NDVE 2S3l6/YtgxXxDAaDwWAwPiglN6/iZkk9dPNdhdWrtyJk9yIMczNE3v1SlMSvxQ DxmHbDQmAfIQtGIxBs4KRJS3b R6CffuiXStX9PXdj2TFultgioFLDyMk5BCWDmgAgdAZYwJDEHJ 0D3zbaQPcQ5xdPhI92rqgRft GnbZeRytxG4eCv flGIiytHYsXFEnD3jmL2wI5o4eSEVp2/xYJTmSg7fBklMSvhOWgidt7mvaNgfISUCB3h9ftvGNelFToO6Y vmz2/iluwPa RIkf2sGrrO gUTurXGF/38MLLFLVyKv48j2y j06/LMKxdG/SetRk7JnwBPQ1AcmMVhvzvMBp0/RL6sj9lUkGK3Os3IHXzwsSxYzF27FiMHtQatQSV2bcCVsQzGAw Gg8H4oFTrNAQDzB5j9xAbWLT4Gj/u49B34WbM7FQN0kcJOHH0DK49kwIQ4e7FEBz9KxkF8ifpkrRw/CX6Ev07VkPcqh/ww6obqs3zUIKrSwai35xwCNyGY7DTUwSN6Q2vwBzUNjWGtoYAN erbwLR6Pk4snoaAG/XQf9yPaJF/HIt81yNBotwa5T3AjcRkPCp6xSN xkeHgfNgjO7ZEDd3 2Lo17OQNtwH/QwVNQSo3/dnLBthB00A3L192Pe3I9q3yEBiigFyj3yHzl 6wL71RIRpm6OuABDaeGNP1AH4tjWG jq8FNf/uYHssFno1Kop7Jy6Y3pIBjhUZt8KWBHPYDAYDAbjgyKoNxBbL0 Vix9xhaGNwH2cC/DCobSfMOq/0SFQtmg2G4tc1MzBt6e8Y6ViKhHPnVVXUU3IFe4ISgG7 OO3qZixdgPGN3uOE0FX8PUAV9QW6KLpkJn41qkWvll7Hmd 6QK6FYcbT0shzXmKZyoP3HW6/47LN09jhovs/ MZVQkptOs3R9eeLVB4cA0Olc2JUUGSdhDjBi6FxvT1mNi4GIX5 iUgxnomQS1cQv8kFpyfMx5kiADr60ONbSiGnXufx HXzUURdTkTcplaIGO HA88rt28ZrIhnMBgMBoPxAeFwe/8cjJl7EVa G3H4/E3c/2cJOtAN7NsXCzE0AEgh5QiQlqCkRPlJt4a2NrQ0AGhUR3V9gEp VJjTzQUUoKCZo1TCEPgAIDGFUXQNckcqNgzQDO79tiXbeG5BQb IHmjYwggMZrn5IyqgaSvIfIfA7YdRmOkXO2Yv6X8Qg69vJ0qdz YFejf81dIpoZgz6gm0NYwgpGRJdzcm6M6gOotusNV6w5uPFHdU x06cOg1Bt9 WQsCAEateqJDjRTcyFD5eec1sCKewWAwGAzGB0QDNfKv4tAfP2 PK1G04HX0Bp4Iv4G6JALXq1YGwuj70KBvJiel4nBSCczeVn5JK 7p3ArmN3kXXlAE4mAQ2cmitt50WrKVxbGiH/r13YcfUJMs9vwb6/gcYdO0KgKYQmSlH0IgcFL67ir inMO46A2vn9kbd0iJISQrVSTOSxL34efbvOJ6u/iku42OEQ/rW79BufDCeSgFI7uNOuiZMzQ2VCmTJrQB8N wAHNefwpbv7KADANqOcHUpRFxUGiQAuIwEXOesYV 3EqU1dxNLvnLAj4eyIQVQcvciEgrt4GT5Zr/iVOJIDAaDwWAwGO8LAUxHLMMqT2vc3eYN9/YdMWDOOWi5/4xVk5yg33oQhjYDwn yh0Wvw Asqis9BRfaNMCDGU4wazMHV6xGYum09gpbX4GgDoYs24AxDWIw xaUezLusQJbbImyZ3gZCm1ZoWVeMY9428Nhrh4EDGyH/wDBY2n2PGAMb6OTcQ6rKE1fJ7VCsXrYFf2WyIr7qoAmbHxfA69 l8dOnaB 5temO35ULM62cIZG9BD8Me2JItRtjvvyLs4R3s/r4lLBo0QIMGtvh D6HPvPlouLs32nR1h2uvP2A dxa666keowwpHm/oBsNvdgCajTFqwTBkzOyIrn3c0bbPHtj8ugj9jVT3eTXsf IZDAaDwWB8FIiz7 LOgwJo1bVGI1ODiieNkhzcu5MNPStb1K2mvA8AQJqPh kFqGFhCoM3fjwpRnZaKh4L6sPOwghlz0KlBQ9x534p6jWygJFQ jKepaSiqZQsLozd7WsqoCojxPO0unmibo5FZdVRySroMLg8ZyZ kgU7vXx0ZeMKb8ookVS/vIvhdlIfluDnQt7NCg hsdFWBFPIPBYDAYDAaD8f4RJ53FJX03dHrDaTN8sCKewWAwGAw Gg8GoYrzxj04MBoPBYDAYDAbjw8KKeAaDwWAwGAwGo4rBingGg 8FgMBgMBqOK8X/4JvZLlo TTAAAAABJRU5ErkJggg==
R$3200 pra trocas pastilhas!
E acho que erraram nos códigos - esses 26696FJ000 e J020 são de outros anos da Forester - alguém pode me confirmar?
A própria atendente me sugeriu ´comprar na internet e trocar na sua cidade...´
É o que farei.
Vou comprar as FERODO na Allparts como recomendaram aqui no forum: gastar R$600 nos DOIS JOGOS (diant+tras) e trocar na mecânica de confiança.
https://www.allpartsnet.com.br/pastilha-traseira-ceramica-ferodo-subaru-forester-2014-2018-ptsu4057/p?idsku=544232&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw4v6-BhDuARIsALprm301qfKqSKyLG6VCOdi08cgoBtmpyOhb50Z9YE nMpjHm1szTNlGuUkcaAuv6EALw_wcB
https://www.allpartsnet.com.br/pastilha-dianteira-ceramica-ferodo-subaru-forester-2-0-2014-2017-chassi-sj-pdsu4055/p
Aí é manter o carro alinhadinho pra cair na estrada até o Atacama em julho!
Luiz
Rick Morais
24/03/2025, 12:26
Pessoal boa tarde,
Opa!
Seja bem vindo.
Essa lista é melhor que qualquer grupo de Whatssap. Aqui vc tem anos de informações a sua disposição.
Grupos de whattsapp tem figurinhas, piadinhas, futebol e qualquer outra coisa que foge do assunto principal.
Sem falar que as mensagens se perdem com o tempo.
Continue por aqui e poste sobre impressões, idéias, dúvidas e principalmente manutenções.
Vamos enriquecer ainda mais esse fórum.
Abraço
Rick
Dumantus
27/03/2025, 14:20
Rick,
Obrigado. Sempre de olho no que acontece por aqui. Aproveitando, a galera as vezes organiza algum encontro.
Opa!
Seja bem vindo.
Essa lista é melhor que qualquer grupo de Whatssap. Aqui vc tem anos de informações a sua disposição.
Grupos de whattsapp tem figurinhas, piadinhas, futebol e qualquer outra coisa que foge do assunto principal.
Sem falar que as mensagens se perdem com o tempo.
Continue por aqui e poste sobre impressões, idéias, dúvidas e principalmente manutenções.
Vamos enriquecer ainda mais esse fórum.
Abraço
Rick
Rick Morais
28/03/2025, 20:04
Rick,
Obrigado. Sempre de olho no que acontece por aqui. Aproveitando, a galera as vezes organiza algum encontro.
Opa.
Olha. Desde que comecei aqui nunca ouvi falar de um encontro.
Mas gostei da idéia.... o problema é se rolar um encontro no bar ninguém vai levar o carro...haha...
Podemos amadurecer algo...
Seria muito bom para fazer esse forum voltar a ser bem ativo. Quando comecei o volume de mensagens era insano.... hoje são poucos. Eu que me meto a responder ou tentar ajudar todos os posts que pinta por aqui.
Abraço
Rick
Dumantus
04/04/2025, 08:34
Pessoal bom dia,
Como nao sei usar direito ainda o forum, antecipadamente peço desculpas se aqui for o lugar errado.
Tenho uma duvida em relação a Forester e talvez aos motores Boxer. Tenho notado que a faixa de temperatura da minha sempre trabalha entre 95 a 98. Comparando com outros carros que ja tive , a faixa de temperatura do motor ficava sempre uns 5 graus a menos.
A faixa de trabalho de motores boxer e/ou da Forester é mais alto? Qual o valor normal?? Procurei na internet e encontrei informações dizendo que TODOS os motores devem trabalhar na faixa de 90 a 100, porém em outro local encontrei especificamente sobre os BOXER que a faixa seria entre 98 e 110.....
Não faço a menor ideia do que esta correto. Alguem consegue esclarecer?
Rick Morais
04/04/2025, 09:05
Pessoal bom dia,
Como nao sei usar direito ainda o forum, antecipadamente peço desculpas se aqui for o lugar errado.
Tenho uma duvida em relação a Forester e talvez aos motores Boxer. Tenho notado que a faixa de temperatura da minha sempre trabalha entre 95 a 98. Comparando com outros carros que ja tive , a faixa de temperatura do motor ficava sempre uns 5 graus a menos.
A faixa de trabalho de motores boxer e/ou da Forester é mais alto? Qual o valor normal?? Procurei na internet e encontrei informações dizendo que TODOS os motores devem trabalhar na faixa de 90 a 100, porém em outro local encontrei especificamente sobre os BOXER que a faixa seria entre 98 e 110.....
Não faço a menor ideia do que esta correto. Alguem consegue esclarecer?
Opa!
Classifico que está tudo normal.
Minha forester sempre trabalha de 98C e cheg a 104C quando estou com carga.
Abraço
Rick
Dumantus
04/04/2025, 09:16
Opa!
Classifico que está tudo normal.
Minha forester sempre trabalha de 98C e cheg a 104C quando estou com carga.
Abraço
Rick
Obrigado Rick, fico mais tranquilo agora!
Dumantus
04/04/2025, 10:58
Pessoal,
Nesta semana aconteceu duas vezes de qo esterçar tudo para o lado esquerdo, minha Forester estalou alto. Ela nao faz esse barulho em nenhuma outra situação, foram duas vezes essa semana. Alguem ja passou por isso? O que pode ser?
Rick Morais
04/04/2025, 21:33
Pessoal,
Nesta semana aconteceu duas vezes de qo esterçar tudo para o lado esquerdo, minha Forester estalou alto. Ela nao faz esse barulho em nenhuma outra situação, foram duas vezes essa semana. Alguem ja passou por isso? O que pode ser?
Opa... eu ouço esses estalos também...
Isso me incomoda demais.
Já pedi nas revisões para verificar a homocinética e nunca encontraram qualquer problema.
Eu sei que o controle de tração quando acionado e vc pisa, ele coloca muita potencia na roda e retira a potencia quando percebe que ela vai patinar.
Mas eu já percebi o barulho saindo da garagem... quando acelero com a roda toda virada ouço tbm os estalos.
Nas proximas semanas vou trocar a famigerada bucha da bandeja (era pra fazer agora ultimo dia 26 de março mas estou em viagem a trabalho com o carro e vai ficar agora pro final de abril).
Vou pedir para inspecionar novamente e reporto aqui.
Abraço
Rick
Dumantus
11/04/2025, 17:47
Fala Rick tudo bem?
Então andei pesquisando e realmente trata-se da homocinetica ( e irrita demais ), agora nao encontrei relatos se alguem fez o serviço e resolveu de vez!
Opa... eu ouço esses estalos também...
Isso me incomoda demais.
Já pedi nas revisões para verificar a homocinética e nunca encontraram qualquer problema.
Eu sei que o controle de tração quando acionado e vc pisa, ele coloca muita potencia na roda e retira a potencia quando percebe que ela vai patinar.
Mas eu já percebi o barulho saindo da garagem... quando acelero com a roda toda virada ouço tbm os estalos.
Nas proximas semanas vou trocar a famigerada bucha da bandeja (era pra fazer agora ultimo dia 26 de março mas estou em viagem a trabalho com o carro e vai ficar agora pro final de abril).
Vou pedir para inspecionar novamente e reporto aqui.
Abraço
Rick
Rick Morais
13/04/2025, 11:15
Fala Rick tudo bem?
Então andei pesquisando e realmente trata-se da homocinetica ( e irrita demais ), agora nao encontrei relatos se alguem fez o serviço e resolveu de vez!
Na Allparts eu vi estoque até umas semanas atrás.
Vale a pena entrar em contato com eles, perguntando se eles trazem essa peça pra vc...
https://www.allpartsnet.com.br/Semi-eixoTulipaTrizeta-GSP-Subaru-Forester-2014-2019-27X25-SESU8052/p
Abraço
Rick
bud2love
14/04/2025, 09:57
Bom dia Senhores!! Finalmente Comprei a Minha!!
há 10 anos venho sonhando com uma Forester, (sonhando e lendo o forum kkkk) e a hora de comprar chegou!
estouu Apaixonadíssimio pelo carro!!
Forester XT 2017/2017 - 108 mil km - (revisao na CSS até 90 fazendo toda agenda) revisão de 100 e troca de oleo cvt e mais uma com 107 com troca de oleo filtor e buchas em em especializada subaru em POA Undercar - Tudo comprovado com notas (e pesquisado por mim na CSS e na Undercar).
mesmo assim levei pra ver um barulho na suspesão, levantamos e as buchas bandejas são novas, acabei trocando buchas das barras estabilizadoras dianteiras e traseiras. coisa pequena e rapida, mas não tao barata....
Enfim, tem um barunho que escuto quando no calçamento, que pessoal da especializada me falou que é da caixa de direção, mas é normal, e o negócio é se acostumar e aceitar.
Pergunto, já vi relatos aqui tb... mas como teimoso queria saber, tem jeito de eliminar es "tuc tuc tuc" da cx de direção??
bud2love
14/04/2025, 15:12
Muito legal! pode me enviar por favor por MP?? muito grato!
bud2love
15/04/2025, 09:02
Boa Tarde, Amigos.
Depois de muito ler e pesquisar, comprei uma XT 2015 em Setembro passado.
Demorei para postar as impressões pois estava aguardando ficar mais familiarizado com o carro.
.........
O carro está com 35.000 km.
Com 31.000 comecei a notar um barulho na caixa de direção.
Este barulho foi aumentando a cada semana.
Com 33.000 fui na concessionaria verificar este barulho.
Precisaram de 3 visitas para identificar o barulho.
Veredito:
Caixa de Direção
Foi quando descobri que a garantia não cobre.
Valor da Caixa Nova: R$ 12.000,00 mais mão de obra.
Perguntei se não daria para arrumar esta e me informaram que provavelmente sim, mas que para isso necessitariam tirar a caixa para avaliar, e este serviço de retirada e avaliação sairia por R$ 750,00.
O valor do recondicionamento sairia por uns R$ 3.000,00 e colocação mais R$ 500,00.
Total: R$ 4.2500,00 (estimado).
Não conformado, foi conversar com todo mundo que conheço.
Uma das conversas foi com o mecânico da concessionária FIAT que é meu cliente.
Nem acabei de contar e ele falou para eu levar o carro que ele arrumaria.
Deixei o carro e 1/2 dia de serviço depois ele me ligou pois o carro estava arrumado.
Lá ele me explicou que tiveram o mesmo problema com o BRAVO. Estes carros vêm com caixa Elétrica Seca. Isto mesmo, não é lubrificada internamente.
Ele fez um furo em cada lado da caixa, colocou um ponto para aplicar graxa e injetou graxa.
PERFEITO.
Valor: R$ 540,00
.....
Um grande abraço à todos.
Espero ter ajudado o fórum.
Bom dia Amigo!! tudo certo??
Essa mexida na caixa de direção, resolveu 100% o problema? numa mais incomodou??
onde fez isso??
alguém mais aqui do fórum já fez essa manuteção/alteração?? deu boas no longo prazo?
Obrigado!
bud2love
17/04/2025, 10:10
Amigo,
Valeu pelo POST, muito bom. E muito azar com esse problema da direção. Lastimável.
Já adquiri peça do exterior pelo e-bay. Seguinte, fiz um orçamento por e-mail com a CAOA, daí vem as descrições das peças juntamente com o código das mesmas. E foi só usar esse código para pesquisar nas lojas on line.
Abraço,
Olá, tudo bem?
Minha FXT 2017 tem o mesmo barulho... se rá que essa solução do amigo ai, (pg239) dos furos e colocar graxa é quente? duradoura, no longo prazo??
não creio que num carro top e robusto como forester tenha que conviver com esse barulho
bud2love
17/04/2025, 10:12
Boa Tarde, Amigos.
Problemas/dicas
O carro está com 35.000 km.
Com 31.000 comecei a notar um barulho na caixa de direção.
Este barulho foi aumentando a cada semana.
Com 33.000 fui na concessionaria verificar este barulho.
Precisaram de 3 visitas para identificar o barulho.
Veredito:
Caixa de Direção
Foi quando descobri que a garantia não cobre.
Valor da Caixa Nova: R$ 12.000,00 mais mão de obra.
Perguntei se não daria para arrumar esta e me informaram que provavelmente sim, mas que para isso necessitariam tirar a caixa para avaliar, e este serviço de retirada e avaliação sairia por R$ 750,00.
O valor do recondicionamento sairia por uns R$ 3.000,00 e colocação mais R$ 500,00.
Total: R$ 4.2500,00 (estimado).
Não conformado, foi conversar com todo mundo que conheço.
Uma das conversas foi com o mecânico da concessionária FIAT que é meu cliente.
Nem acabei de contar e ele falou para eu levar o carro que ele arrumaria.
Deixei o carro e 1/2 dia de serviço depois ele me ligou pois o carro estava arrumado.
Lá ele me explicou que tiveram o mesmo problema com o BRAVO. Estes carros vêm com caixa Elétrica Seca. Isto mesmo, não é lubrificada internamente.
Ele fez um furo em cada lado da caixa, colocou um ponto para aplicar graxa e injetou graxa.
PERFEITO.
Valor: R$ 540,00
Espero ter ajudado o fórum.
este problema aqui e solução aqui... será???
Amigo foi boa essa solução?? alguém mais já fez??
Grato
Rick Morais
23/04/2025, 11:02
este problema aqui e solução aqui... será???
Amigo foi boa essa solução?? alguém mais já fez??
Grato
Olá
Estou meio ausente do forum devido a viagem à trabalho.
Já vou falando que não devo ajudar muito nessa questão, mas vou dar meus dois cents.
Eu realmente fico com pé atrás dessas "soluções" fora da caixa (sem trocadilhos....rsrs).
O cara meteu dois furos e encheu de graxa algo que de fábrica não vem com graxa.
Tem um outro post perdido aqui que um usuário disse que tinha uma porca grande na caixa de direção que estava solta causando o barulho (meu carro tem esse barulho). Foi apertar essa porca que o problema estava resolvido.
Eu cacei na net uma foto da caixa de direção da subaru forester e fui achar em site de peças gringo e tinha mesmo essa porca no meio da caluna. Eu ainda não tive tempo para parar e ir atrás disso, mas está na lista para fazer nas férias (que começa semana que vem abril 2025).
O que eu diria para vc é: cuidado com soluções de mecânico paquistanês/mexicano que tem solução pra tudo.
Vc pode estar causando um problema maior a curto prazo. Lembre-se que freio/direção/pneus são itens de segurança.
Abraço!
Rick
Luiz Caldeira
05/05/2025, 16:32
Que bagunça!
No meu (2.0 S 2017) a mesma confusão: manual diz DOT4 ou SUPERIOR e na tampinha diz DOT3.
Segui a tampinha!
Troquei pastilhas - compradas na ALLPARTS
Pastilha Dianteira Cerâmica Ferodo Subaru Forester 2.0 2014-2017 Chassi SJ PDSU4055-30080 R$ 323,67
Pastilha Traseira Cerâmica Ferodo Subaru Forester 2014-2018 PTSU4057-44232 R$ 319,36
E revisei espessura dos discos (para registro e pesquisas futuras):
Dianteiros:
- Espessura da pista de 30,00mm;
- Espessura mínima de 28,00mm;
Código OEM 26300AG001 26300AG000
Traseiros
- Espessura da pista de 18,00mm;
- Espessura mínima de 16,00mm;
Código OEM 26700SG000
Fluído de freio.
No manual em portugues diz que o fluído de freio Forester 2010/2010, tem de ser DOT4 ou superior. Eu inocente , comprei um frasco de DOT4 e fiz a troca. Como estava difícil de esvaziar o antigo, acabei misturando um pouco com o que tinha. Só na hora de fechar vi que na tampa estava escrito para usar o DOT3 . Pesquisando na internet vi que não pode misturar. Conclusão: Tive de fazer tudo de novo com o DOT3, que por sinal custa metade do preço. Incrível a frase DOT4 ou superior. DOT 3 e DOT4 ainda podem ser misturados, mas DOT 5 é a base de silicone, imiscível com o DOT3. Como será que fazem nas concessionárias? Eles misturam tudo e fim?
Rick Morais
08/05/2025, 16:50
Que bagunça!
No meu (2.0 S 2017) a mesma confusão: manual diz DOT4 ou SUPERIOR e na tampinha diz DOT3.
Segui a tampinha!
Troquei pastilhas - compradas na ALLPARTS
Pastilha Dianteira Cerâmica Ferodo Subaru Forester 2.0 2014-2017 Chassi SJ PDSU4055-30080 R$ 323,67
Pastilha Traseira Cerâmica Ferodo Subaru Forester 2014-2018 PTSU4057-44232 R$ 319,36
E revisei espessura dos discos (para registro e pesquisas futuras):
Dianteiros:
- Espessura da pista de 30,00mm;
- Espessura mínima de 28,00mm;
Código OEM 26300AG001 26300AG000
Traseiros
- Espessura da pista de 18,00mm;
- Espessura mínima de 16,00mm;
Código OEM 26700SG000
Opa.
Sobre o óleo. Nesse caso, eu ligo pra concessionário e tiro a dúvida.
O manual da Forester já me pregou uma peça (mais um trocadilho).
No manual da Forester 2014 ele indica a vela do IMPREZA.
Comprei pelo manual e me ferrei. Tive que ir correndo na concessionária compre por quase 800 pica paus cada vela porque o mecânico já estava com o motor fora do carro pra trocas as juntas da tampa de valvulas e não poderia esperar 3-4 dias para uma entrega de correio.
Sobre pastilhas de freio. É isso mesmo. Ferodo da Allparts. Produto muito bom.
Sobre disco de freio: ainda estou no original de fabrica, mas já tenho a numeração do disco da Freemax quando precisar trocar.
Dia 20 vou fazer a troca do oleo de cambio (aleluia!). Vai ser feita na Automotech, especializada em Subaru e vai sair por volta por 2mil pica-paus com óleo Motul Multi-CVT. (achei barato).
Fiz alguns orçamentos... tive 2.800,00 de uma oficina hiper mega conhecida da internet que fica na cidade de Barueri, depois tive o orçamento de 3.000,00 numa oficina pequena de troca de óleo, mas pareceu bem confiável, em Santo Andre e finalmente lembrei da Automotech que só trabalha com Subaru e fica proximo ao bairro que eu morei por muitos anos (Saúde - SP - ZS)
Mas logico que temos supresinhas....
https://youtube.com/shorts/ttnLXFkgJ9o
Já estou na caça de um abafador traseiro direito.
Porém ví a possibilidade de um kit completo usado da Forester XT (com dois escapes) usados.... capaz desse kit usado sair mais barato que o abafador traseiro. Será assunto das próximas postagens.
Estou quase pedindo para a Automotech fazer a revisão dos 120mil km junto com essa troca de oleo de cambio CVT.
Vamos ver...teremos mais assuntos postados aqui em breve.
Abraço
Rick
Hander76
12/05/2025, 16:34
Alguem sabe se cabe na Forester 2.0 2016 Sport o pneu Yokohama Geolandar A/T 225/55-r18? É o único que vi de uso misto. Alguém já usou?
Estou em um dilema parecido, porem quero usar um AT 235/60R18, vou instalar um lift de1,5 (Penna Off-road), sera que vai caber?
renan lopes
13/05/2025, 13:18
Salve pessoa, tranquilo?
Acabei de adquirir uma Forester XT 16/17 (74km), sou fã de Subaru e este é o meu primeiro.
Estou com um problema na lanterna traseira (tail light) que não esta sendo acionada ao ligar a lanterna, e em nenhum outra configuração (automático, neblina, etc). Isso me atrapalhou na hora da inspeção do carro. Alguém já passou por algum problema parecido?
Verifiquei o fusível (14) responsável pela Tail Light e deu OKAY, e a bateria parece que está com 60-70% da carga (12.4 no multímetro).
Todas as outras partes da elétrica do carro estão funcionando, único detalhe que quando eu ligo a lanterna a luz interna da uma abaixada (painel e multimedia).
Um salve para todos, e espero compartilhar várias histórias por aqui.
renan lopes
21/05/2025, 10:43
Lampada queimada, troca realizada (R$ 20,00) / 5 minutos de serviço.
Rick Morais
23/05/2025, 11:53
Olá pessoal
Tou bem feliz e pobre em relatar minha experiência na revisão dos 120mil.
Vou colocar em formato de tópicos para ficar mais fácil até para quem esteja buscando essas informações
- Barulho na caixa de direção
Esse famigerado barulho que venho ouvindo a anos (acho que desde quando comprei ela em 2016).
Várias pessoas falaram da caixa de direção, mas não teve um Cristo pra desenhar o que é o problema e como corrigir.
(um post recente do amigo bud2love, espero que ele veja esse post e o vídeo)
https://youtube.com/shorts/6dlhBzF3Mgc
Então é uma peça que se desgasta com o uso e precisa ser trocada. nada de furo em caixa de direção e entupir de graxa.
Trocou, fui sair com o carro e até os olhos marejaram. Desde de quando comprei o carro, NUNCA tive um carro tão silecioso e macio. O problema da direção é só um dos que foram resolvidos nessa revisão
- Demais serviços
Eu agendei na Automotech apenas a troca do oleo de cambio CVT que a anos eu falo que precisava trocar. Sobre essa troca, o Ewerton me disse que é mais ou menos por volta dos 120mil que se troca.
Como era o primeiro serviço na oficina ele disse que faria uma revisão geral até para eu saber se tem mais coisas pra fazer e decidir se aproveitava a estadia por lá ou se programava que ir fazendo conforme tempo e dinheiro.
A lista foi grande:
- A correia frontal (chamada Poli-V FB20)que toca a bomba dágua e compressor do ar condicionado estava bem ressecada.
- Os dois coxins dos amortecedores dianteiros também estavam bem ressecados (esses eu sabia e já estava procurando peças)
- As buchas da barra estabilizadora frontais (eu tinha visto e esqueci de comprar junto com as buchas de bandeja)
- Cubo de roda dianteiro (estava ouvindo e sentindo uma vibração lateral em baixa velocidade. Isso estava acontecendo a anos e me incomodava)
- Cubo da roda traseira (essa não ouvia nada, mas estava muito ruim, pesada, andava travada com muito esforço)
- Ponta do semi-eixo (a tal junta homocinética que já relatei que estralava em alguns momentos de esterçar o volante e pisar fundo no acelerador)
- Óleo da transmissão 4x4 75W90 Valvoline semi sintético (nem sabia que estava na hora de trocar).
https://youtube.com/shorts/8TX62rS-FBc
Bom, tudo isso deu pouco mais de 8 mil pica-paus. Foi o rim direito e 1/4 de pregas.
Mas respirei fundo e mandei fazer. Isso foi desleixo meu em não ter um mecânico pro carro.
No meu sogro fiz só trocas de óleo (porque não gosto de pedir pq a oficina é sempre cheia e alguém tem que parar de trabalhar no carro de cliente pra atender o genro folgado do dono que tem uma sushi japones (lasanha)...kkkkk).
A partir de agora só levo meu carro na Automotech. Preço das peças que ele forneceu está igual ao que eu encontro na rua fora da concessionária.
A atenção aos detalhes, oficina que mexe com mais de 200 Subarus por mês, qualquer probleminha eles estão carecas de saber o que é e como resolver.
Fui pegar o carro e fiquei batendo papo com o Ewerton até as 8 da noite. Até colou lá um famoso youtuber chamado Lucas Fontana da AutoSuper. Gente fina, eu sigo ele e realmente é a "mesma pessoa" dos vídeos. Muito gente boa. E adora Subaru.
Ahhh, ultimo ponto... havia relatado sobre meu abafador traseiro que quebrou por dentro. Pedi um orçamento na concessionária (Sentem confortavelmente em uma cadeira, por favor...) R$3.400,00 pela peça.
Lembrei que tinha alguns instagrams de desmanche e sai caçando. Achei uma sucata de uma Forester 2018 XT na Itaquera Peças e milagrosamente eles tinham o abafador do lado direito. Saiu R$400,00 e paguei mais R$170,00 pela mão de obra de instalação em uma loja de escapes, porque tentei fazer em casa, mas os parafusos e porcas estavam muito travados. Enfim, saiu infinitamente mais barato, o produto vem com selo de procedência, o desmanche é legalizado e ainda tem muitas peças dessa Subaru (fica a dica).
Enfim, fechamos as manutenções do carro, só ficou um ponto que é o tal barulho de vento na parte frontal do carro que ainda estou na captura de qual vedação que está deixando passar. Será objeto de próximos posts.
Se precisarem de maiores informações sobre qualquer informação desse post, poste por aqui que estou sempre de olho.
Abraço
Rick
renan lopes
23/05/2025, 14:32
Irado Rick, obrigado por compartilhar. Quando minha Forester chegar aos 100Km vou leva-lo para Automotech com toda certeza, pelo comentário vale a pena a viagem.
Rick Morais
02/06/2025, 11:07
Olá pessoal
Compartilhando com vcs a iluminação extra que coloquei no porta malas do carro.
Aquela iluminação lateral não presta pra nada, então fuçando no Ali Express por acessórios para Subaru Forester me deparei com essa adaptação e ficou muito boa.
Fiz um vídeo explicativo de instalação e funcionamento. No vídeo também tem o link para compra, caso estiverem interessados.
https://www.youtube.com/watch?v=bYG22g4xSzg
Abraço
Rick
daniel_ferramenta
09/06/2025, 09:51
Bom dia meu amigo, tudo bem?
Onde encontrou o coxim da caixa de direção? Qual o valor? Acredito estar com o mesmo problema no meu Subaru 2.0 S 2016.
Olá pessoal
Tou bem feliz e pobre em relatar minha experiência na revisão dos 120mil.
Vou colocar em formato de tópicos para ficar mais fácil até para quem esteja buscando essas informações
- Barulho na caixa de direção
Esse famigerado barulho que venho ouvindo a anos (acho que desde quando comprei ela em 2016).
Várias pessoas falaram da caixa de direção, mas não teve um Cristo pra desenhar o que é o problema e como corrigir.
(um post recente do amigo bud2love, espero que ele veja esse post e o vídeo)
https://youtube.com/shorts/6dlhBzF3Mgc
Então é uma peça que se desgasta com o uso e precisa ser trocada. nada de furo em caixa de direção e entupir de graxa.
Trocou, fui sair com o carro e até os olhos marejaram. Desde de quando comprei o carro, NUNCA tive um carro tão silecioso e macio. O problema da direção é só um dos que foram resolvidos nessa revisão
- Demais serviços
Eu agendei na Automotech apenas a troca do oleo de cambio CVT que a anos eu falo que precisava trocar. Sobre essa troca, o Ewerton me disse que é mais ou menos por volta dos 120mil que se troca.
Como era o primeiro serviço na oficina ele disse que faria uma revisão geral até para eu saber se tem mais coisas pra fazer e decidir se aproveitava a estadia por lá ou se programava que ir fazendo conforme tempo e dinheiro.
A lista foi grande:
- A correia frontal (chamada Poli-V FB20)que toca a bomba dágua e compressor do ar condicionado estava bem ressecada.
- Os dois coxins dos amortecedores dianteiros também estavam bem ressecados (esses eu sabia e já estava procurando peças)
- As buchas da barra estabilizadora frontais (eu tinha visto e esqueci de comprar junto com as buchas de bandeja)
- Cubo de roda dianteiro (estava ouvindo e sentindo uma vibração lateral em baixa velocidade. Isso estava acontecendo a anos e me incomodava)
- Cubo da roda traseira (essa não ouvia nada, mas estava muito ruim, pesada, andava travada com muito esforço)
- Ponta do semi-eixo (a tal junta homocinética que já relatei que estralava em alguns momentos de esterçar o volante e pisar fundo no acelerador)
- Óleo da transmissão 4x4 75W90 Valvoline semi sintético (nem sabia que estava na hora de trocar).
https://youtube.com/shorts/8TX62rS-FBc
Bom, tudo isso deu pouco mais de 8 mil pica-paus. Foi o rim direito e 1/4 de pregas.
Mas respirei fundo e mandei fazer. Isso foi desleixo meu em não ter um mecânico pro carro.
No meu sogro fiz só trocas de óleo (porque não gosto de pedir pq a oficina é sempre cheia e alguém tem que parar de trabalhar no carro de cliente pra atender o genro folgado do dono que tem uma sushi japones (lasanha)...kkkkk).
A partir de agora só levo meu carro na Automotech. Preço das peças que ele forneceu está igual ao que eu encontro na rua fora da concessionária.
A atenção aos detalhes, oficina que mexe com mais de 200 Subarus por mês, qualquer probleminha eles estão carecas de saber o que é e como resolver.
Fui pegar o carro e fiquei batendo papo com o Ewerton até as 8 da noite. Até colou lá um famoso youtuber chamado Lucas Fontana da AutoSuper. Gente fina, eu sigo ele e realmente é a "mesma pessoa" dos vídeos. Muito gente boa. E adora Subaru.
Ahhh, ultimo ponto... havia relatado sobre meu abafador traseiro que quebrou por dentro. Pedi um orçamento na concessionária (Sentem confortavelmente em uma cadeira, por favor...) R$3.400,00 pela peça.
Lembrei que tinha alguns instagrams de desmanche e sai caçando. Achei uma sucata de uma Forester 2018 XT na Itaquera Peças e milagrosamente eles tinham o abafador do lado direito. Saiu R$400,00 e paguei mais R$170,00 pela mão de obra de instalação em uma loja de escapes, porque tentei fazer em casa, mas os parafusos e porcas estavam muito travados. Enfim, saiu infinitamente mais barato, o produto vem com selo de procedência, o desmanche é legalizado e ainda tem muitas peças dessa Subaru (fica a dica).
Enfim, fechamos as manutenções do carro, só ficou um ponto que é o tal barulho de vento na parte frontal do carro que ainda estou na captura de qual vedação que está deixando passar. Será objeto de próximos posts.
Se precisarem de maiores informações sobre qualquer informação desse post, poste por aqui que estou sempre de olho.
Abraço
Rick
Rick Morais
10/06/2025, 13:14
Bom dia meu amigo, tudo bem?
Onde encontrou o coxim da caixa de direção? Qual o valor? Acredito estar com o mesmo problema no meu Subaru 2.0 S 2016.
Oi Daniel.
Eu acabei comprando esse coxim na Automotech mesmo enquanto estava fazendo a revisão dos 120mil km.
O valor foi de R$ 365,00.
O número de série da peça aparece no vídeo.
Tenho certeza absoluta que vc tem esse problema.... deve estar ainda com o coxim original e totalmente desgastado gerando folga em todo sistema e batendo.
Abraço
Rick