Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão
Páginas :
1
2
3
4
5
[
6]
7
8
9
10
11
12
13
14
comenale
29/01/2008, 09:06
1- Qual o consumo do veiculo? Já vi alguns aqui falarem em 10, 9 km p/ l mas a minha ta fazendo 5,5 na cidade e 7 na estrada. Consultei dois mecanicos (um da kia) que me disseram que é o consumo normal, mais ainda tenho dúvidas.
2- Quando estou andando em estrada de paralelepipedo ele está fazendo um barulho na parte dianteira parecendo que tem algo solto, mas quando piso levemente no pedal do freio o barulho diminui muito. O que poderia ser?
3- Os vidros elétricos estão bem fraquinhos, as vezes da uma agonia para fecha-los. Com o carro desligado e os quatro vidros abaixados leva quase 2min. pra fechar todos, é um saco. Isso é normal ou tem algo que poderia fazer para melhorar?
4- Quanto a parte de aquecimento já estou tranquilo pq o radiador já rachou (o sensor de temperatura não saiu do meio) e a bomba d'agua estourou, e ganhei outros novos da revenda que comprei o carro.
O único problema é que agora, quando o motor está frio (acho que foi retirada a valvula termostática) o câmbio simplesmente não engata a 4ª marcha (vale lembrar que é automático) não importanto a rotação que o motor está. Isto realmente é um incomodo em descida de serra.
Bem espero que alguém possa me ajudar.
abraços.
Caro Jean,
Vamos por partes:
1-) Creio que por se tratar de uma automática o consumo está dentro de média.
2-) O barulho na dianteira sem dúvida está ligado com as pinças de freio. As sport´s tem esse problema em comum. Há dois pares de presilhas que servem para ajustar as pastilhas de freio nas pinças e com o tempo (desgaste das pastilhas) essas presilhas perdem pressão, causando o barulho. Quando se pisa no freio a tendência do barulho é sumir ou baixar muito.
3-) Vidros elétricos lentos requerem uma limpeza e lubrificação geral no sistema. Principalmente nas canaletas. Outro problema é em relação a amperagem da bateria, uma vez que vc diz que com o carro "desligado" o tempo é maior para fecha-los.
4-) É fundamental que vc verifique o funcionamento da válvula termostática. Sem ela o funcionamento geral do motor fica comprometido, inclusive em relação ao consumo.
Espero ter ajudado.
comenale
29/01/2008, 09:14
Comenale,
O telefone da loja é: 061-3356-6222
Eles te enviam via ônibus de carreira, chega no dia seguinte, cotei estes dias pra um amigo e disseram que o da TDi estaria custando 2400 latas, mas o meu custou 1900 latas em novembro, então dá uma chorada, o da gasolina custa 1600 latas.
Forte abraço!
Valeu Trojão,
Está anotado. Obrigado.
O estranho é a diferença de preço nesse espaço curto de tempo:oops:.
Robinho da Jaguatirica
29/01/2008, 10:32
O estranho é a diferença de preço nesse espaço curto de tempo:oops:.
Comenale,
:pensativo:Vasculhei meus históricos, na época o cabeçote da maçarico e da gasolina custavam 1600 latas, mesmo valor de hoje, o TDi custava pelado 2100 latas, como foi à vista caiu para 1900 + 40 de frete para BH. Eu também achei estranho pq só o TDi aumentou o valor. Mas vai saber, vai ver que a procura está grande.:shock:
MarcSport
29/01/2008, 11:49
Comenale.
Comprei o meu na Imperio Paulista em SP, eles entregam por motoboy e recebem na hora.
Na época comprei cabeçote e ventoinha. O cabeçote saiu cerca de R$1.900,00 após algum choro.
Fale com o Levi, se quiser pode falar que um amigo seu (Marcelo Galhardo) pagou esse valor e não se esqueça de chorar.
Também já comprei amortecedores e outras peças com eles.
www.imperiopaulista.com.br
[]s
Marcelo
Caro Trojão,
Por favor me passe esse contato em Brasilia que vende o cabeçote novo da TDI. Acho que vou precisar:sad:
comenale
29/01/2008, 18:43
Na época comprei cabeçote e ventoinha. O cabeçote saiu cerca de R$1.900,00 após algum choro.
Também já comprei amortecedores e outras peças com eles.
Valeu Marcelo, obrigado pela informação. Já está anotado.
MarcSport
29/01/2008, 20:40
Comenale.
Outro dia te mandei uma MP. Recebeu?
[]s
comenale
30/01/2008, 07:54
Comenale.
Outro dia te mandei uma MP. Recebeu?
[]s
Marcelo,
Desculpe, mas só estou vendo a MP hoje:oops:.
MarcSport
30/01/2008, 16:38
No problem
[]s
Marcelo,
Desculpe, mas só estou vendo a MP hoje:oops:.
Robinho da Jaguatirica
01/02/2008, 19:16
Prezados,
Tenho um problema em minha roda-livre que é automática, ela está sem a mola que desacopla as engrenagens:putz:, ou seja, o cardã dianteiro está girando direto por que estou andando direto em 4x4 alta, preciso comprar um par destas molas para instalar pois o restante da roda-livre está em perfeito estado, caso não encontre as FDP das molas terei que comprar um par de roda-livre novo, alguém sabe onde encontro?:pensativo:
Forte abraço a todos!:palmas:
MarcSport
01/02/2008, 19:21
Com certeza vc não encontrará as molas na concessíonária ou no mercado.
Ou vc consegue uma mola que sirva para a aplicação, ou vc manda fazer...
[]s
Prezados,
Tenho um problema em minha roda-livre que é automática, ela está sem a mola que desacopla as engrenagens:putz:, ou seja, o cardã dianteiro está girando direto por que estou andando direto em 4x4 alta, preciso comprar um par destas molas para instalar pois o restante da roda-livre está em perfeito estado, caso não encontre as FDP das molas terei que comprar um par de roda-livre novo, alguém sabe onde encontro?:pensativo:
Forte abraço a todos!:palmas:
Robinho da Jaguatirica
01/02/2008, 19:25
Marcelo,
Você conhece a tal mola? A foto que postei é fiel? Sabe se é aço duro ou maleável, pretendo mesmo mandar fazer uma, conheço um torneiro que só não faz dinheiro, mas preciso arrumar uma amostra.
Valeu!
MarcSport
01/02/2008, 19:41
Não conheço... vc vai ter que encontrar alguma "alma caridosa" q te empreste a roda (ui!) livre aí em BH. As minhas são AVM e as originais eu já vendi...
Marcelo,
Você conhece a tal mola? A foto que postei é fiel? Sabe se é aço duro ou maleável, pretendo mesmo mandar fazer uma, conheço um torneiro que só não faz dinheiro, mas preciso arrumar uma amostra.
Valeu!
Robinho da Jaguatirica
01/02/2008, 19:48
Estou adoçando o chefe da oficina da concessionária, segundo ele, direto eles condenam roda-livre por lá, e assim que aparecer uma ele me dá (há nem...) as molas:mrgreen:, do jeito que estou azarado, só daqui a um mês.
Ruim mesmo é isso acontecer agora no carnaval, tinha uns bons passeios pra fazer, aqui tá derretendo de tanta água, estava planejando pegar uma lama, mas acho que vou arriscar no 4x2 mesmo.
comenale
01/02/2008, 19:55
[quote=Trojão;539273]...preciso comprar um par destas molas para instalar pois o restante da roda-livre está em perfeito estado, caso não encontre as FDP das molas terei que comprar um par de roda-livre novo, alguém sabe onde encontro?[quote]
Caro Trojão,
Como o Marcelo já disse, também creio que vc não vai achar só as molas em nenhum lugar.
Por um acaso eu tenho o par de roda-livre original que troque da minha viatura. Estão em perfeito estado. Só troquei por segurança. Se te interessar posso vende-las, mas não tenho base de preço.
MarcSport
01/02/2008, 19:58
Pelo que vc falou as suas RL estão sempre acionadas, assim não tem chance de vc andar em 4x2 com a alavanca em 4x4...
Ruim mesmo é isso acontecer agora no carnaval, tinha uns bons passeios pra fazer, aqui tá derretendo de tanta água, estava planejando pegar uma lama, mas acho que vou arriscar no 4x2 mesmo.
Robinho da Jaguatirica
01/02/2008, 20:04
Comenale,
Pode me interessar sim, mas acredito que si vier a trocá-las farei pela AVM manual, mas...:mrgreen: já pensou em vender somente as molas?:mrgreen:
Acredita que na concessionária o preço das duas é 1200 latas, os caras são muito cara-de-pau...:evil:
Robinho da Jaguatirica
01/02/2008, 20:06
Pelo que vc falou as suas RL estão sempre acionadas, assim não tem chance de vc andar em 4x2 com a alavanca em 4x4...
É que colocamos um calço e elas estão livres agora... mas é fácil de tirar o tal calço, se eu atolar, abro e prendo elas novamente.:dance:
comenale
01/02/2008, 20:20
...Pode me interessar sim, mas acredito que si vier a trocá-las farei pela AVM manual, mas...:mrgreen: já pensou em vender somente as molas?:mrgreen:
Acredita que na concessionária o preço das duas é 1200 latas, os caras são muito cara-de-pau...:evil:
Nossa:oops:! Esses caras tão de brincadeira com esse preço:x!
As roda-livre da AVM tenho certeza que custam a metade disso.
Em relação a vender só as molas, acho que não compença.
De qualquer forma se interessar, estamos aí...
leohpbueno
05/02/2008, 11:35
Pq não tentam colocar a RL manual da AVM, depois que troquei pelas originais, nunca mais tive problemas... Preço: 550,00 o par na Acacia Autopeças em Campinas...
Léo
Olá pessoal,
Quem pode me ajudar com dicas sobre uma Sportage 96 diesel motor 2.2...
Esta vive aquecendo, já trocuqi o cabeçote por outro novinho e voltou a ferver recentemente ´meses após vencer a garantia...
Já gastei muito neste carro e gosto dele, porém não aguento mais ficar na mão !!
Favor retornarem do que posso fazer, ainda não levei ao mecânico... Verfiquei na KIA mais só pra abrir o motor vai ficar em tron de R$ 1.200,00 se for arrumar irão mexe na parte de baixo e de cima provavelmente que ficará em torno de R$ 12.000,00..
Aguardo ,
Abç
leonardo trilheiro
06/02/2008, 22:01
Marcelo,
Eu não sei se há algum recomendação pra não se usar gasolina aditivada na sportage. Eu uso podium e no meu caso o carro ficou mais esperto. O sensor MAF é o sensor do fluxo de ar, fico perto da caixa do filtro de ar. Pelo que eu li tambem, da pra usar o do marea.
maverick por acaso vc sabe onde encontrar o roda livre manual com um bom preço e loja q venda o vareto de oleo !!!
agradeço pela atençao
PAPA-TERRA
10/02/2008, 12:02
:?:
Vaine
Antes de + nada coloca o aditivo no radiador, são 40% de aditivo para cada litro de mistura, eu uso nas vtrs o Radiex, é bom e +- barato, a minha Sportage baixava água, não 2 L por semana, depois que coloquei o aditivo como manda o manual nunca +.
Se o problema persistir acho que daí é no cabeçote, um sintoma ruim é a fumaça branca, mas veja bem a ruim é tipo vapor de água.
Abraço
Olá Amostardeiro !
Estou lendo este tópico no sentido de esclarecer uma dúvida :putz:Mas como você tem as duas viaturas, poderá esclarecer ! Então : qual a melhor, para quem quer para trilhas leves, viajens, pescarias. A XJ ou Grand Sportage ? Pelo que tenho lido o consumo é quase idêntico, se ambas forem a gasolina ? E em termos de oficina, qual a que alimenta mais o mecânico ? Agradeço tua atenção .:concordo:
:?:
Olá Amostardeiro !
Estou lendo este tópico no sentido de esclarecer uma dúvida :putz:Mas como você tem as duas viaturas, poderá esclarecer ! Então : qual a melhor, para quem quer para trilhas leves, viajens, pescarias. A XJ ou Grand Sportage ? Pelo que tenho lido o consumo é quase idêntico, se ambas forem a gasolina ? E em termos de oficina, qual a que alimenta mais o mecânico ? Agradeço tua atenção .:concordo:
Muito boa pergunta:palmas:. E aí grande Antônio, mate nossa curiosidade, se tivesse que escolher entre as duas, com qual você ficaria e por que?
Abs.:
andremarchese
11/02/2008, 02:23
Pessoal,
Acho que consegui resolver a equação da lubrificação do cardã da Sport. A minha viatura (ano 2000) tem os seguintes pontos de lubrificação:
1) Cardã traseiro: são 03 pinos graxeiros, 01 interno na cruzeta traseira, 01 interno na cruzeta dianteira e 01 na luva do cardã (elemento deslizante).
2) Cardã dianteiro: só tem 01 pino graxeiro, na luva do cardã. A saída da graxa é por um furo no tubo, uns 10 cm adiante. As 02 cruzetas são do tipo blindadas, não são lubrificáveis.
Desta forma, são apenas 04 os pontos de lubrificação (modelo 2000). Acho que nas Sports mais antigas são 06 pontos porque as cruzetas do cardã dianteiro são do tipo lubrificável.
(continua)
Senhores,
Vejam as informações mecânicas do seu kia sportage em:
http://www.kiatechinfo.com
Recentemente comprei um Sportage 98/99 gasolina e precisei acessar para obter algumas informações sobre as medidas do cabeçote.
O site tem tudo sobre mecânica e elétrica de todos modelos da kia, o único impecílio é que só tem a versão em inglês. Mas é bem ilustrado com fotos das peças o que realmente ajuda bastante.
Façam o cadastro que é muito resumido e rápido.
Lá tem tudo sobre a mecânica do seu sportage.
Basta selecionar ano/modelo/motor e pronto.
É realmente muito completo.
Abraços,
André Rosã Marchese
Gleison BH
11/02/2008, 10:07
Amostardeiro, tumbém tô querendu sabê!! Fala aí: XJ ou Sportage???
Muito boa pergunta:palmas:. E aí grande Antônio, mate nossa curiosidade, se tivesse que escolher entre as duas, com qual você ficaria e por que?
Abs.:
danfagundes
11/02/2008, 14:58
Pessoal,
Ausente por longo tempo, estou retornando as discussões 4x4. Estive dando uma olhada e gostaria de emitir minha opinião sobre "xj x ptg".
Penso que o que levaria a optar entre um e outro seria o custo benefício. As xj têm custo de manutençao extremamente elevados e dificuldade de peças originas de reposição, também deve-se levar em conta que adaptação não são muito bem vidas. Já a sptg é exatamente o oposto as peças são mais baratas e permite várias adaptações.
Agora, se o assunto for trilha pesada e desempenho, voltaria da à XJ.
Abraço,
Danfagundes
sptg grand 99:cool:
Vaine Barreira
11/02/2008, 18:52
Amigos,
Minha Sportage 2001 TDi ferveu a alguns meses atrás.
A concessionária disse que o radiador estava todo entupido, e fizeram uma limpeza. Recondicionaram o cabeçote e trocaram o que mais havia danificado.
Após isso, estou tendo que completar mais ou menos 2 litros de água por semana no radiador.
Eles me disseram que é impossível saber se o cabeçote está com alguma micro-fissura, mas que isso pode ter ocorrido em função do problema da fervura.
O que eu faço? Troco de vez o cabeçote por um novo, ou o problema com a água secando pode ser alguma outra coisa?
Abraços e obrigado pela ajuda.
Problema resolvido!
Era cabeçote mesmo. Coloquei um novinho, viajei para a Chapada Diamantina na Bahia (ao todo quase 4.000 km), e não perdeu nem uma gota de água.
lindovaldo
11/02/2008, 19:56
Ola, pessoal.
No final do ano passado eu procurei ler a maior parte das msgs postadas na época, pois eu não conhecia muito bem esse tipo de viatura.
Comprei uma Gran Sportage 99 gasolinha. Eu tinha uma certa experiência com CJ5, fazia algumas trilhas pesadas, porém a dificuldade era nas viagens, mesmo qdo era perto tipo 300km.
Bom em janeiro/2008 eu rodei 5.000 km, fui até um lugar chamado Barra Grande, BA. Para chegar nesse lugar vc precisa andar aproximadamente 60km de terra, areia e lama. Tive sorte, tinha os 3. :mrgreen:
Ajudei e tirar muita gente, pois levei uma fita, foi divertido...
Tive apenas 2 problemas:
-rodas livres acionando sozinha sem alterar para 4x4, dai eu desliguei as mangueiras e só ligava qdo necessário.
-na volta, em Vitória tive e ainda estou tendo um problema provavelmente de bico injetor, pois a rotação cai derepente e volta ao normal, parece simples mais é perigoso numa ultrapassagem. Isso acontece uma vez por semana e ainda não fui verificar, pois mudei recentemente para São Bernardo do Campo.
Se alguem tiver uma dica ou já teve esse tipo de falha, por favor responda-me
Abs
Gleison BH
12/02/2008, 10:26
Caro Sportager;
Ano passado comprei uma GS 00/01 e fiz exatamente esse passeio. Fiquei 15 dias só em barra grande - andando pra e pra cá com a viatura. Foi muito bom. Coincidência ou não, a minha passou a apresentar o mesmo problema. Só que a rotação caía só quando eu jogova o carro em ponto morto. O carro quase apagava (fica com apenas 200rpm) e voltava. Além disso ele estava afogando (às vezes custava a pegar).
Troquei uma peça - se não me engano se chamava regulador de pressão de combustível - que custou cerca de R$140.00. Com isso o carro parou de afogar.
Troquei as velas e o carro parou de oscilar tanto a rotação. Mas ainda assim de vez em quando ele dava uma pequena "osciladinha". Logo depois vendi o carro...
Em breve comprarei outra...
Ola, pessoal.
No final do ano passado eu procurei ler a maior parte das msgs postadas na época, pois eu não conhecia muito bem esse tipo de viatura.
Comprei uma Gran Sportage 99 gasolinha. Eu tinha uma certa experiência com CJ5, fazia algumas trilhas pesadas, porém a dificuldade era nas viagens, mesmo qdo era perto tipo 300km.
Bom em janeiro/2008 eu rodei 5.000 km, fui até um lugar chamado Barra Grande, BA. Para chegar nesse lugar vc precisa andar aproximadamente 60km de terra, areia e lama. Tive sorte, tinha os 3. :mrgreen:
Ajudei e tirar muita gente, pois levei uma fita, foi divertido...
Tive apenas 2 problemas:
-rodas livres acionando sozinha sem alterar para 4x4, dai eu desliguei as mangueiras e só ligava qdo necessário.
-na volta, em Vitória tive e ainda estou tendo um problema provavelmente de bico injetor, pois a rotação cai derepente e volta ao normal, parece simples mais é perigoso numa ultrapassagem. Isso acontece uma vez por semana e ainda não fui verificar, pois mudei recentemente para São Bernardo do Campo.
Se alguem tiver uma dica ou já teve esse tipo de falha, por favor responda-me
Abs
Gleison BH
12/02/2008, 10:28
Caro Sportager;
Logo depois vendi o carro...
Se alguém souber de alguma, avisa aí!
cleyton na trilha
12/02/2008, 14:33
e ai pessoal beleza????
entao to analizando alguns carros para comprar e estou com algumas duvidas na sportage!!! por ex, consumo na estrada, ja que vai ser um carro que eu tambem vou usar para o dia a dia, e desempenho na trilha, ela deixa alguma coisa a desejar pro niva ou cj ou vitara? a manutenção dela! é cara? é um carro de bom comercio?
bom galera se alguem puder me ajudar!
estou ainda analizando, mas ja tenho engatilhado um negocio em um cj! o problema é que alem de ele ser muito aberto (entra agua, lama e outros....) me disseram que é muito durao! sem nenhum conforto! ai acho que um carro fechado seria melhor mesmo!....
Gleison BH
12/02/2008, 18:58
e ai pessoal beleza????
entao to analizando alguns carros para comprar e estou com algumas duvidas na sportage!!! por ex, consumo na estrada, ja que vai ser um carro que eu tambem vou usar para o dia a dia, e desempenho na trilha, ela deixa alguma coisa a desejar pro niva ou cj ou vitara? a manutenção dela! é cara? é um carro de bom comercio?
bom galera se alguem puder me ajudar!
estou ainda analizando, mas ja tenho engatilhado um negocio em um cj! o problema é que alem de ele ser muito aberto (entra agua, lama e outros....) me disseram que é muito durao! sem nenhum conforto! ai acho que um carro fechado seria melhor mesmo!....
O CJ e a SPTG são tão diferentes que não dá pra fazer comparações. Sâo propostas bem diferentes.
Entre a sportage e o vitara é bom vc mandar uma MP para o LASERMAN, pois ele tem os dois e utiliza ambos para trilha.
Já te adianto o seguinte:
o Vitara é muito (mas muito) melhor de comércio que a SPTG. Para compensar, a SPTG me parece que tem uma manutenção bem mais barata (principalmente se vc tiver uma concessionária na sua cidade).
Outra vantagem do Vitara é que existe no mercado diversos KIT's para melhorar seu desempenho na trilha (suspensão, parachoques, protetores, bloqueadores, etc.) e a SPTG vc tem que achar um cara bom e fazer sob encomenda.
O conforto da SPTG dizem que é bem melhor do que do Vitara. A sptg tem porta malas bem maior.
Manda uma MP pro laserman e depois posta aqui a opnião dele...
Fernando Lages
13/02/2008, 01:13
Caro Sportager;
Ano passado comprei uma GS 00/01 e fiz exatamente esse passeio. Fiquei 15 dias só em barra grande - andando pra e pra cá com a viatura. Foi muito bom. Coincidência ou não, a minha passou a apresentar o mesmo problema. Só que a rotação caía só quando eu jogova o carro em ponto morto. O carro quase apagava (fica com apenas 200rpm) e voltava. Além disso ele estava afogando (às vezes custava a pegar).
Troquei uma peça - se não me engano se chamava regulador de pressão de combustível - que custou cerca de R$140.00. Com isso o carro parou de afogar.
Troquei as velas e o carro parou de oscilar tanto a rotação. Mas ainda assim de vez em quando ele dava uma pequena "osciladinha". Logo depois vendi o carro...
Embora a minha viatura não seja uma Sportage, por acaso eu tive o mesmo problema neste carnaval, a rotação oscilava um monte, às vezes o motor morria. O consumo também aumentou bastante, e passou a sair uma fumaça cinza pelo escapamento. A solução foi exatamente a mesma: gastei 80 reais para trocar o regulador de pressão e mais 72 com velas novas. Agora está quase um relógio. :smile:
PAPA-TERRA
13/02/2008, 02:06
Abs.:
AMOSTARDEIRO !!!
ESTAMOS ESPERANDO AS RESPOSTAS :concordo::dance::pensativo:
Gugaestevam
15/02/2008, 16:47
Olá Sportagers,
Meu primeiro tópico nesse fórum, o lance é o seguinte, meu tio está muito interessado em adquirir uma sportage diesel, o problema é que ele conversou com alguns colegas e os mesmo foram unânimes e falaram que esse motor é fraco e não presta. Diante disso venho perguntar para os senhores, o que ele deve mais observar na hora da compra? Se realmente é fraco esse motor? Essa motorização saiu de quando a quando nas sptgs?
Informo que ele não fará trilhas, e sim dia-a-dia e muitas viagens, principalmente rebocando uma moto. Para esse fim, esse motor 2.2 o atenderá bem?
Obrigado,
Robinho da Jaguatirica
15/02/2008, 16:51
Olá Sportagers,
Meu primeiro tópico nesse fórum, o lance é o seguinte, meu tio está muito interessado em adquirir uma sportage diesel, o problema é que ele conversou com alguns colegas e os mesmo foram unânimes e falaram que esse motor é fraco e não presta. Diante disso venho perguntar para os senhores, o que ele deve mais observar na hora da compra? Se realmente é fraco esse motor? Essa motorização saiu de quando a quando nas sptgs?
Informo que ele não fará trilhas, e sim dia-a-dia e muitas viagens, principalmente rebocando uma moto. Para esse fim, esse motor 2.2 o atenderá bem?
Obrigado,
:concordo:Eu iria de TDI, as maçarico são bem mais lerdinhas mesmo, mas as turbo-interculadas andam um tiquim a mais, mas só um tiquim.:lol:
Boa compra!
Boa lama!
Amostardeiro
15/02/2008, 17:21
AMOSTARDEIRO !!!
ESTAMOS ESPERANDO AS RESPOSTAS :concordo::dance::pensativo:
Papa- Terra/ Pessoal
Desculpem o atraso na resposta ando meio lerdo :mrgreen:, tão lerdo que ia postando uma resposta nada a ver.
Bom :pensativo: eu comprei a XJ + para trilha, a Sportage é um pouco + econômica no transito da cidade, boa de andar, mas tem duas situações que ela apanha: para viagens longas o conforto deixa a desejar e, em trilhas o motor é meio "fraco" se comparado com os 190 HP da XJ, além de caracteristicas off- road + "modestas"; a Sportage tem um custo de manutenção + baixo, mas o da Cherokee também não é um absurdo.
Abraço.
Gugaestevam
15/02/2008, 17:35
o problema é o preço.... ele quer gastar no máximo R$ 30.000,00. ai as TDI, já passam muito né?
Gustavo Estevam
Band Longa azeitona Candanga
Brasília DF
Robinho da Jaguatirica
15/02/2008, 17:39
o problema é o preço.... ele quer gastar no máximo R$ 30.000,00. ai as TDI, já passam muito né?
Gustavo Estevam
Band Longa azeitona Candanga
Brasília DF
Caro Gustavo,
De fato deve ser meio difícil achar uma TDi por 30 latas, mas com 34 ou 35 já acha sim e quase sempre carros finos, questão de procurar mesmo.:pensativo:
Amostardeiro
15/02/2008, 17:44
Olá Sportagers,
Obrigado,
Guga
A 2.2 é fraca d+ tem 68 hp, já a TDi, 86 hp, se bem regulada anda bastante bem, já reboquei o Gurgel de um parceiro subindo serra com ela sem problema :concordo:, claro andando dentro do limite da vtr :mrgreen:.
Abraço
Gleison BH
15/02/2008, 18:32
Papa- Terra/ Pessoal
Desculpem o atraso na resposta ando meio lerdo :mrgreen:, tão lerdo que ia postando uma resposta nada a ver.
Bom :pensativo: eu comprei a XJ + para trilha, a Sportage é um pouco + econômica no transito da cidade, boa de andar, mas tem duas situações que ela apanha: para viagens longas o conforto deixa a desejar e, em trilhas o motor é meio "fraco" se comparado com os 190 HP da XJ, além de caracteristicas off- road + "modestas"; a Sportage tem um custo de manutenção + baixo, mas o da Cherokee também não é um absurdo.
Abraço.
ME FALA UMA COISA AMOSTARDEIRO, A XJ PARA LONGAS VIAGENS É MAIS CONFORTÁVEL QUE A SPORTAGE?? É QUE EU TINHA A GRAND E JÁ A ACHAVA BEM CONFORTÁVEL... A XJ É MAIS????
EM TERMOS, É MAIS CONFORTÁVEL NO GERAL (SUSPENSÃO, POSIÇÃO DE DIRIGIR, ESTABILIDADE ETC), OU ELA SE TORNAR MAIS CONFORTÁVEL APENAS PELO MOTOR MAIS FORTE???
A XJ SÓ TEM A GASOLINA??
ABRAÇOS E INTÉ+...
Robinho da Jaguatirica
15/02/2008, 19:16
:dance::mrgreen:Moçada,
Ha poucos dias estava com problema na roda livre automática, faltava a mola que impede o acionamento sem o vácuo, estava acionada direto, fazendo com que todo o sistema de tração dianteiro girasse sem necessidade, inclusive provocando o desgaste prematuro das peças, e a mola é impossível de fabricar, quem a inventou só pode ser um FDP mesmo, e como ninguém quis :mrgreen: me vender um par de molas "baratim", resolvi ir à luta, consegui uma de amostra, fui ao "papa" das molas em BH e o cara me disse: "Ói minino, quem feiz essa mola é viado, eu num consigo fazê ela não", nem nunca ví dessas.
Como de fato a mola é impossível fabricar, ele me deu de graça um par de molas bem diferentes, mas com a mesma bitola e força, fui à concessionária para tentar instalar as tais molas, os caras me enrrolaram 1 hora e nem olharam para o carro:evil:, então fui para casa e instalei eu mesmo, já estava todo fud^%$%% mesmo, mas para a minha esperançosa surpresa ficou show, agora a RL entra e sai (ui) normalmente, aproveitei e troquei as mangueiras do vácuo, comprei outras em uma casa de mangueiras bem melhores, lonadas, de paredes mais grossas por R$2,50 tudo, facim de trocar, na autorizada queriam me cobrar 30 latas só pelas mangueiras que são muito fraquinhas.
Nesta peleija, um bom teste para saber se as RL estão engatando e desengatando é o seguinte:
-Suspenda pelo menos uma roda dianteira, retire a tal mangueira do vácuo de acionamento da RL e dê uma chupada (UUUUUIIIIIIII), simultâneamente vá girando a roda, perceberá um "toc", é quando a RL acionou o 4x4, perceberá neste momento que a roda ficará bem mais pesada e todo o conjunto da transmissão dianteira irá girar, dá pra ver fácil a heterocinética girando (sem essa de homocinética, isso não existe entre jipeiros), pra desacoplar a RL é só parar de chupar (UUUUUUUUIIIIIIIIII) e girar a roda para trás, perceberá que com menos de 1/4 de giro a roda já estará mais leve, voltando ao normal. Com este teste, quando forem para a lama, dá uma chupada (ui) para testar antes de sair, estando tudo Ok, boa lama.
Meu agradecimento muito especial aos amigos Marcelo (MarcSport), Mateus (life's a beach), Antônio (Amostardeiro) e Herbert Lima, que me convenceram que o cardã dianteiro fica parado em 4x2, o jacu aqui achava e tinha certeza que era normal.
Boa lama!
P.S. Gastei com tudo isso R$2,50, e sobrou um par de mangueira para outra troca, com resto da grana que ia gastar vou levar a Dona Onça Sinusite Brava pra fazer um passeio no Parque Estadual do Rio Doce, isso fora o conhecimento que adiquirí na marra.
MarcSport
15/02/2008, 20:16
Tojão.
Cuidado onde vc se enfia... ande com as ferramentas para sacar a mola de sua RL se ela deixar na mão.
A minha acoplava normalmente, mas bastava exigir um pouco mais que ela abria o bico. Eu levava ao mecânico, ele testava e falava que estava ok... RL automática (não só da Sportage) costuma desacionar em descidas usando freio motor... Fique "esperto" agora no começo...
[]s
:dance::mrgreen:Moçada,
Ha poucos dias estava com problema na roda livre automática...
.
Robinho da Jaguatirica
15/02/2008, 20:39
Marcelo,
:concordo:De fato, as automáticas são complicadas mesmo, acredito que o maior problema seje realmente a solenóide e as mangueiras:pensativo:, mas como já entendi o esquema de travá-las com o calço e sem o vácuo, em uma emergência dá pra sair numa boa.:grin:
Forte abraço!
Meu agradecimento muito especial aos amigos Marcelo (MarcSport), Mateus (life's a beach), Antônio (Amostardeiro) e Herbert Lima, que me convenceram que o cardã dianteiro fica parado em 4x2, o jacu aqui achava e tinha certeza que era normal.
Boa lama!
P.S. Gastei com tudo isso R$2,50, e sobrou um par de mangueira para outra troca, com resto da grana que ia gastar vou levar a Dona Onça Sinusite Brava pra fazer um passeio no Parque Estadual do Rio Doce, isso fora o conhecimento que adiquirí na marra.[/quote]
Grande amigo
Não foi nada, pena que qdo eu tive o problema com a RL, eu ainda não conhecia este site e os caros amigos que sempre que podem não hesitam de passar a sua experiência com as suas viaturas..
Na época o meca da concessionaria me atolou a faca e ainda me mentio que não existia RL manual para sportage (FDP) Só nas mangueiras eu gastei 62,86 latas cada, sem falar em 2 luvas 62,32, valv. selenóide 108,05, retentor interno 79,36 o par, e mais cola, contra pino e outro retentor.... total da brincadeira 630 latas. Meca FDP, me tirou o passeio com a patroa, e algumas geladas por uns meses....
Agora eu não caio mais nessa, sempre que acontece algo com a viatura primeiro eu peço ajuda aos universitários hehehe, e só dpois....
Valeu e
grande abraço a todos
mateus
Amostardeiro
15/02/2008, 23:30
ME FALA UMA COISA AMOSTARDEIRO, A XJ PARA LONGAS VIAGENS É MAIS CONFORTÁVEL QUE A SPORTAGE?? É QUE EU TINHA A GRAND E JÁ A ACHAVA BEM CONFORTÁVEL... A XJ É MAIS????
EM TERMOS, É MAIS CONFORTÁVEL NO GERAL (SUSPENSÃO, POSIÇÃO DE DIRIGIR, ESTABILIDADE ETC), OU ELA SE TORNAR MAIS CONFORTÁVEL APENAS PELO MOTOR MAIS FORTE???
A XJ SÓ TEM A GASOLINA??
ABRAÇOS E INTÉ+...
Gleison
É muito + confortável, cansa menos acho que é um somatório de várias diferenças entre as duas VTR's, além disso a minha Sportage é diesel, o barulho do motor é muito alto em relação a XJ.
Abraço
PAPA-TERRA
15/02/2008, 23:56
Gleison
É muito + confortável, cansa menos acho que é um somatório de várias diferenças entre as duas VTR's, além disso a minha Sportage é diesel, o barulho do motor é muito alto em relação a XJ.
Abraço
Amostardeiro !
Claro que uma a diesel será mais ruidosa e desconfortável em longos percursos. Abusando de tua experiência, faço nova pergunta ; entre Grand Sportage e a Cherokee Sport (ambas a gasolina) qual seria então tua opinião para aqueles que não pretendem fazer trilha pesada, lift, etc...
Explicando melhor a pergunta : usar o veículo com as características de fábrica, no máximo uns pneuzinhos... Sem grandes pretenções.
[ ]s
Amostardeiro
16/02/2008, 11:11
Amostardeiro !
Claro que uma a diesel será mais ruidosa e desconfortável em longos percursos. Abusando de tua experiência, faço nova pergunta ; entre Grand Sportage e a Cherokee Sport (ambas a gasolina) qual seria então tua opinião para aqueles que não pretendem fazer trilha pesada, lift, etc...
Explicando melhor a pergunta : usar o veículo com as características de fábrica, no máximo uns pneuzinhos... Sem grandes pretenções.
[ ]s
Papa- Terrra
Não gosto muito da Grand, acho ela meio desajeitada, eu pessoalmente ficaria com a XJ.
Quanto ao desconforto da Sportage x XJ, o pior não é o ruido do motor e sim da ventoinha, além disso a posição de dirigir não é das melhores e, por fim, os bancos, inclusive o do carona, são + desconfotáveis.
Abraço
Amostardeiro
16/02/2008, 11:14
ME FALA UMA COISA AMOSTARDEIRO, ......
A XJ SÓ TEM A GASOLINA??
ABRAÇOS E INTÉ+...
Gleison
Completando, tem XJ diesel, mas que saiba o motor é meio encrenqueiro.
Abraço
Olá Sportagers,
Obrigado,
Cara, esse carro é muito bom. O motor só não tem força pra retomadas e ultrapassagens em subidas. Se vc souber "gerenciar" isso, ele anda muito bem. Acho só que você terá dificuldades em rebocar sua moto. Nunca dirigi uma SPTG Tdi, mas creio que pra isso seja melhor mesmo, só que são muuuuito mais caras que as 2.2.
Só tem um jeito: Test-drive. Dirija o carro que quer comprar (principalmente numa subida) e veja se lhe agrada!
encontrei umas fotos interessantes no site da Kia sobre as famosas RL automaticas e carda dianteiro e seus pontos de graxa .
Amado Bento
26/02/2008, 11:02
Bom Dia. Alguém poderia me indicar onde consigo a cebolinha do óleo da Sportage 01/01, turbo diesel ?
E ai pessoal, muita lama/areia??:D
Espero que sim...rs
Por acaso alguém sabe:
Se a RL pifar:putz:, qual a peça da RL que deve ser invertida,isto é, desmontar e montar ao contrario, afim de que a RL bloqueie e assim voce possa se safar da situação .
No caso de alguma emergencia de o carro atolar no meio do nada e sem ninguem para ajudar, seria bom conhecer dessa tecnica, para quem possui as RL automaticas originais, sair do sufoco. :concordo:
Eu já passei por algo parecido, mas na época eu nem sabia dessa possibilidade de trava-las, Ainda bem que aonde eu estava, pude sair da praia sem maiores problemas. E logo mandei arrumar as RL. Agora esta ok. Mas quem sabe qdo e qual hora isso podera acontecer novamente....(ai que medo)
Para ajudar na explicação, coloquei uma foto da RL desmontada que retirei do site da Kia.
Valeu galera
façam as suas apostas...kkkk!
Abr
mateus
Robinho da Jaguatirica
29/02/2008, 08:44
E ai pessoal, muita lama/areia??:D
Espero que sim...rs
Por acaso alguém sabe:
Se a RL pifar:putz:, qual a peça da RL que deve ser invertida,isto é, desmontar e montar ao contrario, afim de que a RL bloqueie e assim voce possa se safar da situação .
No caso de alguma emergencia de o carro atolar no meio do nada e sem ninguem para ajudar, seria bom conhecer dessa tecnica, para quem possui as RL automaticas originais, sair do sufoco. :concordo:
Eu já passei por algo parecido, mas na época eu nem sabia dessa possibilidade de trava-las, Ainda bem que aonde eu estava, pude sair da praia sem maiores problemas. E logo mandei arrumar as RL. Agora esta ok. Mas quem sabe qdo e qual hora isso podera acontecer novamente....(ai que medo)
Para ajudar na explicação, coloquei uma foto da RL desmontada que retirei do site da Kia.
Valeu galera
façam as suas apostas...kkkk!
Abr
mateus
Caro Mateus, ALOHHHHHA!!!!!!
Geralmente o que atrapalha nas RL automáticas é o vácuo, seja pelas mangueiras, ou pela válvula solenóide, dentro da RL é raro estragar algo, (só comigo que perdi a mola:parede:, mas já fiz uma gambitec:dance:) mas dá pra travá-las e é bem simples:
Tire a mangueira do vácuo e chupa( uuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!), nem precisa chupar muito (ui) você escuta quando a RL trava, pra destravar é só dar uma ré de um metro e ela destrava. Tem jeito tbm de colocar um calço por dentro da RL, abra a retire todo o conjunto, verá ao fundo uma peça de plástico, colocando um calço (anel) entre esta peça de plástico e o restante da RL ela ficará travada direto, este calço precisa ser entre 3 e 5 mm, menos q isso não trava, e mais que isso fodddd%$%$%$Z tudo.
Sinceramente acredito que dependendo da situação uma junta de bois resolvem melhor a caca.:mrgreen:
Boa lama!
Aloha!
Caro Mateus, ALOHHHHHA!!!!!!
Geralmente o que atrapalha nas RL automáticas é o vácuo, seja pelas mangueiras, ou pela válvula solenóide, dentro da RL é raro estragar algo, (só comigo que perdi a mola:parede:, mas já fiz uma gambitec:dance:) mas dá pra travá-las e é bem simples:
Tire a mangueira do vácuo e chupa( uuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!), nem precisa chupar muito (ui) você escuta quando a RL trava, pra destravar é só dar uma ré de um metro e ela destrava. Tem jeito tbm de colocar um calço por dentro da RL, abra a retire todo o conjunto, verá ao fundo uma peça de plástico, colocando um calço (anel) entre esta peça de plástico e o restante da RL ela ficará travada direto, este calço precisa ser entre 3 e 5 mm, menos q isso não trava, e mais que isso fodddd%$%$%$Z tudo.
Sinceramente acredito que dependendo da situação uma junta de bois resolvem melhor a caca.:mrgreen:
Boa lama!
Aloha!
Graaande Trojão
A melhor técnica para desfazer a caca com certeza é a da junta de bois...kkkk!!
Como fazer para manter o vácuo dentro da RL ? Uma vez travada, ela deve manter-se travada, senão desacopla.
Espero nunca precisar usar desse recurso, mas conhecimento de primeiros socorros nunca é demais...
Mais uma vez, obrigado pela dica.
Mahalo
mateus
Robinho da Jaguatirica
29/02/2008, 14:53
Caro Mateus,
Se for colocado o calço, estará traçada direto em 4x4, só voltará 4x2 retirando o calço, agora a questão da chupada na mangueira (ui), é bem simples, ela pode de fato desacoplar pela falta do vácuo, mas como geralmente temos q dar uma ré para desacoplar, provavelmente estará traçada pra sair da lama. Se desacoplar é só dar outra chupada (UIIIIII):mrgreen:!
Boa Lama!
Alohhha!!!
Amostardeiro
29/02/2008, 15:01
Caro Mateus,
Se for colocado o calço, estará traçada direto em 4x4, só voltará 4x2 retirando o calço, agora a questão da chupada na mangueira (ui), é bem simples, ela pode de fato desacoplar pela falta do vácuo, mas como geralmente temos q dar uma ré para desacoplar, provavelmente estará traçada pra sair da lama. Se desacoplar é só dar outra chupada (UIIIIII):mrgreen:!
Boa Lama!
Alohhha!!!
Pessoal
A roda livre a vácuo desacopla imediatamente depois de se "desligar" o 4x54 na alavanca, não é necessário dar uma ré, outra coisa a vtr não fica sempre em 4x4, mas sim com o eixo dianteiro girando por estar sendo carregado pelas rodas.
Abraço
Robinho da Jaguatirica
29/02/2008, 15:23
Bem lembrado Antônio, a alavanca tem que estar em 4x4.:palmas:
Robinho da Jaguatirica
29/02/2008, 17:34
Caríssimos,
Recebi uma MP de um amigo novo no forum, como ele não está conseguindo postar me pediu que colocasse sua dúvida, então vamos ajudar ao amigo sportager que está com a seguinte dúvida:
"ola , estou com um problema na minha sportage , vc poderia me ajudar ???
tenho uma sportage gnv e gasolina ano 99 , a pouco tempo ela nao estabilizava a marcha lenta no gnv , mas na gas ficava boa , agora nao estabiliza nem no gnv nem na gas , oscila de 500 rpm a 2000 rpm e quando ela oscila , faz uns estalinhos em uma pecinha que tem 4 manguerinhas ligadas , nessa manguerinha tem uma especie de um vacuo , essa peça parece uma valvula de mistura de ar , mas meu mecanico nao sabem bem a funçao dela rsrsrs vc sabe ? entao eu desliguei essa peça e logicamente os estalos de tec, tec, tec, tec, que ela fazia quando acelerava parou , e a oscilaçao melhorou muito , atulamente estou andando com essa peça desligada , mas creio que isso nao deve ser feito , oq sera que esta acontecendo ? como chama essa peça ? sera que estraga o carro desligar ela ?
muito obrigado !!!!!!!!!!!!"
O nome dele é Ciro, quem puder dar uma idéia... confesso não entender nada de gasolina e GNV juntosa, afinal a minha é diesel.
Boa lama!
MarcSport
29/02/2008, 20:06
Se a RL falhar no meio da "trilha", a única maneira é travá-la mecanicamente (calço), não adianta chupar pois mesmo que consiga acoplá-la, logo ela vai soltar...
As minhas aparentemente estavam normais, mas desacoplavam em descidas e quando "forçava" um pouco, isso é normal acontecer em RL automáticas. No meu caso, não precisava dar ré para desacoplar, bastava passar para 4x2.
Hoje uso as AVM manuais e "tô feliz da vida".
[]s
Caro Mateus,
Boa Lama!
Alohhha!!!
E ai pessoal ? tudo tranquilis?
Parece que é só falar para atrair as coisas...
Não é que hoje resolvi "brincar" um pouco com a vtr nas dunas, e qdo drepente, qdo estava me preparando para passar um trecho mais pesado (areia fofa com inclinação de 45graus; "trec, trec," barulho da Rl desacoplando e o carro enterrando a traseira na areia...
Parei na hora para não piorar a atolada, sai do carro peguei o macaco, ergui cada lado da traseira como se fosse trocar o pneu, e depois de nivelado o carro, parti pro tudo ou nada.
Felizmente saiu de primeira e me livrei do enrosco, mas fiquei meio preocupado com o perfeito funcionamento da tração.
Fiquei com medo de testar novamente, pois estava quase anoitecento e não seria nada bom ficar atolado...
Como posso testar a tração sem ter que me arriscar para isso(ficar na roubada).
Grande abraço a todos
mateus
Amostardeiro
01/03/2008, 20:51
E ai pessoal ? tudo tranquilis?
Parece que é só falar para atrair as coisas...
Não é que hoje resolvi "brincar" um pouco com a vtr nas dunas, e qdo drepente, qdo estava me preparando para passar um trecho mais pesado (areia fofa com inclinação de 45graus; "trec, trec," barulho da Rl desacoplando e o carro enterrando a traseira na areia...
Parei na hora para não piorar a atolada, sai do carro peguei o macaco, ergui cada lado da traseira como se fosse trocar o pneu, e depois de nivelado o carro, parti pro tudo ou nada.
Felizmente saiu de primeira e me livrei do enrosco, mas fiquei meio preocupado com o perfeito funcionamento da tração.
Fiquei com medo de testar novamente, pois estava quase anoitecento e não seria nada bom ficar atolado...
Como posso testar a tração sem ter que me arriscar para isso(ficar na roubada).
Grande abraço a todos
mateus
Mateus
Paguei um PU... mico na Pinheira pelo mesmo motivo as rodas livres, troca pela AVM manual ( ref. 460 ) e parte pro abraço, hheheheheh.
Abraço
Caríssimo Amostardeiro:concordo:
Com certeza a melhor opção é essas AVM manual, mas pena que eu não sabia disso qdo as minhas estragaram a primeira vez a quase um ano atras e eu gastei uma baba na kia , para consertá-las...:shock:
Agora to fazendo reza para as minhas voltarem a funcionar bem, mas já sei que se acontecer novamente, não pensarei 2 vezes para decidir pelas AVM manuais.
Valeu Amostardeiro
mateus.
Mateus
Paguei um PU... mico na Pinheira pelo mesmo motivo as rodas livres, troca pela AVM manual ( ref. 460 ) e parte pro abraço, hheheheheh.
Abraço
E ai Pessoal? :concordo:
Tudo certo?
Estava pensando e gostaria de saber se faz sentido...:pensativo:
Estava lendo sobre as RL nos post anteriores, e verifiquei que geralmente o que estraga ou é a válvula selenóide que não manda vácuo para as rodas ou não mantem o vácuo dentro das mesmas. Então o resultado é :
A roda mais parece uma catraca e voce atola...(levando se em conta que as mangueiras estão ok).:shock:
Uma solução nessa hora é voce possuir uma bombinha daquelas de aparelho de pressão, com um pedaço de mangueira na ponta da bomba. Voce abre o capuz do motor, desconecta a mangueira logo após a valvula selenoide(veja na foto abaixo, a mang , a ser desconectada, esta com uma seta vermelha)) e conecta a mangueira da bombinha do aparelho de pressão nesta mangueira que voce desconectou da valv. selenoide.:lol:
Aperta até criar o vácuo suficiente para travar as rodas. Deixa ele lá segurando o vácuo, fecha o capuz do motor, traciona novamente a viatura e tenta sair do atolamento ou da situaçao difícel. Dpois de se safar, voce vai novamente no motor desengata a bombinha do aparelho de pressão conecta novamente a mangueira na selenóide que esta dando "tilt" e parte para o abraço....:dance:
Será que isso faz sentido??
Será que eu consegui me fazer entender?:oops:
Será que é viavel?
E ai pessoal
O que voces acham?
Valeu
abs
Gleison BH
03/03/2008, 10:24
Caríssimos,
Recebi uma MP de um amigo novo no forum, como ele não está conseguindo postar me pediu que colocasse sua dúvida, então vamos ajudar ao amigo sportager que está com a seguinte dúvida:
"ola , estou com um problema na minha sportage , vc poderia me ajudar ???
tenho uma sportage gnv e gasolina ano 99 , a pouco tempo ela nao estabilizava a marcha lenta no gnv , mas na gas ficava boa , agora nao estabiliza nem no gnv nem na gas , oscila de 500 rpm a 2000 rpm e quando ela oscila , faz uns estalinhos em uma pecinha que tem 4 manguerinhas ligadas , nessa manguerinha tem uma especie de um vacuo , essa peça parece uma valvula de mistura de ar , mas meu mecanico nao sabem bem a funçao dela rsrsrs vc sabe ? entao eu desliguei essa peça e logicamente os estalos de tec, tec, tec, tec, que ela fazia quando acelerava parou , e a oscilaçao melhorou muito , atulamente estou andando com essa peça desligada , mas creio que isso nao deve ser feito , oq sera que esta acontecendo ? como chama essa peça ? sera que estraga o carro desligar ela ?
O nome dele é Ciro, quem puder dar uma idéia... confesso não entender nada de gasolina e GNV juntosa, afinal a minha é diesel.
Boa lama!
SE FOR A PEÇA QUE ESTOU PENSANDO SE CHAMA REGULADOR DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL. A MINHA ESTAVA FALHANDO E TROQUEI ELA E AS VELAS E PAROU.
ACHO QUE TODO CARRO A GASOLINA QUE TEM INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTIPONTO TEM ESSA PEÇA.
A QUE COMPREI CUSTOU R$170,00 NA CONCESSIONÁRIA. VI QUE ELES ME VENDERAM UMA PEÇA NACIONAL. ENTÃO É PARALELA E, POR ISSO, NÃO DEVE SER DIFÍCIL DE ACHAR...
Fala meu povo Sportegiano,
Bem, ALGUÉM pode me dar uma luz ???
Minha Sportage é MRDi automática, e ela começou a ficar super pesada, como se estivesse saindo de segunda... o mecânico disse que pode ser o sensor da borboleta, mas como estou no meio do Pantanal, não confio muito nestes profissionais daqui não...
Ou será que minha ventoinha deu pau de novo... sendo que ela é nova...
Um abração....................................
ciro p m franco
06/03/2008, 11:00
ola , estou com um problema na minha sportage , vc poderia me ajudar ???
obrigado aos amigos que postaram pra mim enquanto eu nao podia rsrs
Gleison BH
06/03/2008, 14:09
SE FOR A PEÇA QUE ESTOU PENSANDO SE CHAMA REGULADOR DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL. A MINHA ESTAVA FALHANDO E TROQUEI ELA E AS VELAS E PAROU.
ACHO QUE TODO CARRO A GASOLINA QUE TEM INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTIPONTO TEM ESSA PEÇA.
A QUE COMPREI CUSTOU R$170,00 NA CONCESSIONÁRIA. VI QUE ELES ME VENDERAM UMA PEÇA NACIONAL. ENTÃO É PARALELA E, POR ISSO, NÃO DEVE SER DIFÍCIL DE ACHAR...
ola , estou com um problema na minha sportage , vc poderia me ajudar ???
obrigado aos amigos que postaram pra mim enquanto eu nao podia rsrs
Espero que alguém possa me ajudar...
Fala meu povo Sportegiano,
Bem, ALGUÉM pode me dar uma luz ???
Minha Sportage é MRDi automática, e ela começou a ficar super pesada, como se estivesse saindo de segunda... o mecânico disse que pode ser o sensor da borboleta, mas como estou no meio do Pantanal, não confio muito nestes profissionais daqui não...
Ou será que minha ventoinha deu pau de novo... sendo que ela é nova...
Um abração....................................
Gleison BH
06/03/2008, 17:09
Eu gostaria muito ajudar, mas estou achando muito esquisito esse sintoma. Pesada pra arrancar!?!?!? :pensativo: Como se estivesse de segunda!?!?!!? :pensativo:
Olha, quando arranco um carro de segunda eu sei que "queima" é muita embreagem.:parede: Se ele está assim arrancando de primeira, talvez seja embreagem ruim, o que faz o carro "patinar". :roll:
Me parece que a Sportage apresenta frequentemte um problema numa tal de cilindro secundário da embreagem. Mas nunca tive esse problema, então não sei dizer quais são os sintomas.
Tente ser mais específico quanto às características do problema que está tendo. Poste um histórico que esteja relacionado. Assim, talvez alguém tenha alguma dica.
Abraços e boa sorte :concordo:
Gleison BH
06/03/2008, 17:19
Já pediu pra olhar como estão rolamentos e lonas de freio. Talvez o freio traseiro/ cubo esteja travando o carro na arrancada...
Vanessa Carvalho
07/03/2008, 21:09
Ola Pessoal.
Comprei a pouco minha Sportage, e como disse um companheiro aqui de site... já estou apaixonada.
Mas, ontem fiz minha primeira viagem com ela, São Leopoldo a Caxias do Sul 100km mais ou menos... subida de serra direto. Bom, qdo cheguei em caxias, reparei que o assoalho dela no lado esquerdo estava quente... mas no lado direito nao. Até esta viagem eu nao tinha reparado nisso, mas, agora está aquecendo sempre. Isto
Vanessa Carvalho
07/03/2008, 21:10
Ola Pessoal.
Comprei a pouco minha Sportage, e como disse um companheiro aqui de site... já estou apaixonada.
Mas, ontem fiz minha primeira viagem com ela, São Leopoldo a Caxias do Sul 100km mais ou menos... subida de serra direto. Bom, qdo cheguei em caxias, reparei que o assoalho dela no lado esquerdo estava quente... mas no lado direito nao. Até esta viagem eu nao tinha reparado nisso, mas, agora está aquecendo sempre. Isto é problema do escapamento? Ou estou com algo mais sério aí?
Aguardo retorno.
Ah... média na cidade que minha Sportage está fazendo (Gasolina)
7,35km/l isto está bom ou pode ficar melhor?
Valeu gente.
Ola amigos.
Acho que estou com problemas na bomba de oleo, quando ligo o motor a luz de oleo demora a apagar (uns tres ou quatro segundos) e nota-se que quando a luz apaga o barulho do motor muda, o que significa que o oleo esta demorando um pouco para começar a sircular.
Por acaso a de voces tambem é assim??? Isso é normal????
[]'s
(DU)
MarcSport
08/03/2008, 19:07
Ola Pessoal.
Mas, ontem fiz minha primeira viagem com ela, São Leopoldo a Caxias do Sul 100km mais ou menos... subida de serra direto. Bom, qdo cheguei em caxias, reparei que o assoalho dela no lado esquerdo estava quente... mas no lado direito nao. Até esta viagem eu nao tinha reparado nisso, mas, agora está aquecendo sempre. Isto é problema do escapamento? Ou estou com algo mais sério aí?
Aguardo retorno.
Ah... média na cidade que minha Sportage está fazendo (Gasolina)
7,35km/l isto está bom ou pode ficar melhor?
Valeu gente.
A água está baixando? O piso fica um pouco úmido? Cuidado, pode ser vazamento do evaporador do ar quente, conheço motores que foram "pro espaço" assim...
Robinho da Jaguatirica
09/03/2008, 10:22
Ola amigos.
Acho que estou com problemas na bomba de oleo, quando ligo o motor a luz de oleo demora a apagar (uns tres ou quatro segundos) e nota-se que quando a luz apaga o barulho do motor muda, o que significa que o oleo esta demorando um pouco para começar a sircular.
Por acaso a de voces tambem é assim??? Isso é normal????
[]'s
(DU)
Caro Eduarte,
:discordo: Não tem nada de normal nisso, a luz de óleo apaga imediatamente à partida, e o sistema de lubrificação é éficiente exatamente pq a bomba de óleo é boa, a pressão é tamanha que a algum tempo, qnd peguei minha viatura na retífica o filtro de óleo primário ficou com o anel mordido, pequena a mordida, mas foi o suficiente para escapar quase todo o óleo em 4 quadras que andei, vc precisa ver a meleca que ficou debaixo da viatura e o rastro de óleo por onde passei. Enquanto o barulho do seu motor fica diferente, as peças estão sofrendo (ferro com ferro), isso ocasiona o desgaste prematuro e pode até fundir seu motor, olha isso imediatamente antes que alguma caca aconteça:parede:.
Forte abraço!
Tarcisio Pinheiro
09/03/2008, 13:25
Ola bom dia!!:concordo:
Dei uma volta em sportage grand e logo depois em uma curta e notei uma grande diferença em dirigir uma e outra.
A impressão é que a grand parece um Palio 1.0 com 5 pessoas e + malas
E a curta já e mais parecida com um carro 1.6 leve
onde esta a diferença ?:pensativo:
é motor ou peso do carro ?
MarcSport
09/03/2008, 18:59
Dei uma volta em sportage grand e logo depois em uma curta e notei uma grande diferença em dirigir uma e outra.
Isso se deve ao ajuste/condições do motor, a minha Grand era muito lerda, hoje, após trabalho de um bombista está show...
Uma Grand com uma pessoa dentro, pesa + ou - o mesmo que uma curta com 2.
Caro Tarcísio, nunca andei numa curta, mas acho que a Grand que você andou não devia estar legal não:pensativo:. Tenho uma TDI 2001 e meu sogro tem uma Palio Weekend 1.5 mpi e posso lhe assegurar que mesmo não sendo nenhum avião, a Grand anda muuuuuuito mais do que a Palio:concordo:. Sugiro que tente andar em outra para ver se a impressão permanece.
Abs.:
Tarcisio Pinheiro
09/03/2008, 19:51
OI pessoal !
Muito obrigado pelas respostas:palmas:
Acho mesmo é que a grand que andei estava com motor fraco, ou precisa de revisão de bomba e bicos
Valeu,:concordo:
Até!!
Vanessa Carvalho
09/03/2008, 21:20
A água está baixando? O piso fica um pouco úmido? Cuidado, pode ser vazamento do evaporador do ar quente, conheço motores que foram "pro espaço" assim...
Cara,
Eu viajei na quinta e reparei isto... no sábado pela manha faria a mesma viagem... passei no posto para verificar e está tudo normal, água radiador boa e o chão não fica úmido.
O caro amanhã está entrando na mecânica para uma revisão geral.. faz apenas 15 dias que estou com ele. Vou solicitar aos mecânicos para ver o que pode ser, mas, se tiverem já a dica eu já ligo para os caras olharem com mais carinho sobre o problema.
Valeu
Vanessa
Gleison BH
10/03/2008, 09:16
Marc, desculpa a guionorância, mas como um problema com o ar quente pode afetar o motor??? Me explica aí pois fiquei curioso, e qualquer coisa que afete o motor das SPTG's me interessa saber...
Caro Eduarte,
:discordo: Não tem nada de normal nisso, a luz de óleo apaga imediatamente à partida, e o sistema de lubrificação é éficiente exatamente pq a bomba de óleo é boa, a pressão é tamanha que a algum tempo, qnd peguei minha viatura na retífica o filtro de óleo primário ficou com o anel mordido, pequena a mordida, mas foi o suficiente para escapar quase todo o óleo em 4 quadras que andei, vc precisa ver a meleca que ficou debaixo da viatura e o rastro de óleo por onde passei. Enquanto o barulho do seu motor fica diferente, as peças estão sofrendo (ferro com ferro), isso ocasiona o desgaste prematuro e pode até fundir seu motor, olha isso imediatamente antes que alguma caca aconteça:parede:.
Forte abraço!
Foi o que imaginei, vou providenciar isso o mais rapido possivel.
Será que é facil trocar? se eu tirar o carter ja tenho acesso a ela?
Valeu mais uma vez Trojão
Forte abraço
(DU)
MarcSport
10/03/2008, 10:02
Marc, desculpa a guionorância, mas como um problema com o ar quente pode afetar o motor??? Me explica aí pois fiquei curioso, e qualquer coisa que afete o motor das SPTG's me interessa saber...
O ar quente (não só na Sportage) é "gerado" através de um radiador que fica no painel por onde passa a água que refrigera o motor. Quando seleciona-se o ar quente é aberta uma válvula solenóide que deixa a água passar por esse radiador, se o mesmo tiver algum furo ou vazamento, a água escorre e chega ao piso molhando o carpete e fazendo com que baixe a água do radiador do motor... Se eu não me engano o MaverickTurbo já teve esse problema e isso já aconteceu comigo em um Palio.
[]s
Robinho da Jaguatirica
10/03/2008, 10:56
Foi o que imaginei, vou providenciar isso o mais rapido possivel.
Será que é facil trocar? se eu tirar o carter ja tenho acesso a ela?
(DU)
Caro EDuarte,
Realmente não sei se dá acesso pelo cárter, sei que nas retíficas, qnd abre o motor, troca-se tbm a bomba de óleo, independente de estar boa ou ñ, vai ver q é pra aproveitar a mão de obra. tomara que seje fácil de chegar nela, já imaginou ter que abrir o motor por baixo pra trocar?:parede:
Boa lama!
Caro EDuarte,
Realmente não sei se dá acesso pelo cárter, sei que nas retíficas, qnd abre o motor, troca-se tbm a bomba de óleo, independente de estar boa ou ñ, vai ver q é pra aproveitar a mão de obra. tomara que seje fácil de chegar nela, já imaginou ter que abrir o motor por baixo pra trocar?:parede:
Boa lama!
Num brinca não, mas no detale (arquivo em anexo), acho que é meio complicado, me parece que fica na frente do motor, direto na arvore de manivelas.
Meu motor foi feito recentemente, ja rodou cerca de 3000 Km, sera que pode ser a viscosidade do óleo que ja esta fina? Não me lembro se quando peguei o carro ja estava com esse problema.
[]'s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
10/03/2008, 12:49
Num brinca não, mas no detale (arquivo em anexo), acho que é meio complicado, me parece que fica na frente do motor, direto na arvore de manivelas.
Meu motor foi feito recentemente, ja rodou cerca de 3000 Km, sera que pode ser a viscosidade do óleo que ja esta fina? Não me lembro se quando peguei o carro ja estava com esse problema.
[]'s
(DU)
Bem, de fato pode até ser mesmo a viscosidade do óleo, como é motor novo não deve ter borra, mas vai saber né?:pensativo:
Tomara que seje o óleo mesmo, na minha eu troquei o óleo com 1500 km após a retífica, e depois de 5 em 5 mil mesmo, uso o Top Turbo da Lubrax, o óleo é muito fininho, bão demais:dance:.
Qts segundos a luz do óleo fica acesa depois da partida? Acontece somente pela manhã com motor frio ou o trmpo todo?
Forte abraço!
Bem, de fato pode até ser mesmo a viscosidade do óleo, como é motor novo não deve ter borra, mas vai saber né?:pensativo:
Tomara que seje o óleo mesmo, na minha eu troquei o óleo com 1500 km após a retífica, e depois de 5 em 5 mil mesmo, uso o Top Turbo da Lubrax, o óleo é muito fininho, bão demais:dance:.
Qts segundos a luz do óleo fica acesa depois da partida? Acontece somente pela manhã com motor frio ou o trmpo todo?
Forte abraço!
Demora uns tres segundos para apagar, acontece quando o carro fica mais de meia hora desligado.
[]'s
(DU)
MarcSport
10/03/2008, 15:16
Demora uns tres segundos para apagar, acontece quando o carro fica mais de meia hora desligado.
[]'s
(DU)
Esse tempo está normal e é igual ao meu, meu motor também é novo e a bomba de óleo foi trocada. Tive a mesma dúvida que vc quanto à luz de pressão de óleo, a retífica colocou um manômetro no meu motor e me mostrou o comportamento da pressão e vi que não existe nada de anormal nesse tempo, ele me mostrou um motor Mercedes cuja indicação demorava mais de 10 segundos para apagar...
O que está estranho é o barulho que vc falou.
Faça um teste: Vire a chave no contato para acionar as velas aquecedoras, "desligue a chave" e faça isso + 2 vezes. Dê a partida. Como ficou o barulho? Talvez seja problemas no sistema de aquecimento para partida ou no ponto da bomba, o que faz com que o motor "pipoque" um pouco ao ligar quando está frio...
[]s
Esse tempo está normal e é igual ao meu, meu motor também é novo e a bomba de óleo foi trocada. Tive a mesma dúvida que vc quanto à luz de pressão de óleo, a retífica colocou um manômetro no meu motor e me mostrou o comportamento da pressão e vi que não existe nada de anormal nesse tempo, ele me mostrou um motor Mercedes cuja indicação demorava mais de 10 segundos para apagar...
O que está estranho é o barulho que vc falou.
Faça um teste: Vire a chave no contato para acionar as velas aquecedoras, "desligue a chave" e faça isso + 2 vezes. Dê a partida. Como ficou o barulho? Talvez seja problemas no sistema de aquecimento para partida ou no ponto da bomba, o que faz com que o motor "pipoque" um pouco ao ligar quando está frio...
[]s
Valeu a informação MarcSport, mas a minha é gasolina, mas acho que o sistema de lubrificação seja o mesmo.
Quanto ao barulho, não é nada alarmante, mas quando ligo o motor percebe-se um barilinho bem sutil, depois que o óleo sobe e a luz apaga, o barulinho some e o motor fica extremamente silencioso.
valeu
[]'s
(DU)
MarcSport
10/03/2008, 16:09
Valeu a informação MarcSport, mas a minha é gasolina, mas acho que o sistema de lubrificação seja o mesmo.
Quanto ao barulho, não é nada alarmante, mas quando ligo o motor percebe-se um barilinho bem sutil, depois que o óleo sobe e a luz apaga, o barulinho some e o motor fica extremamente silencioso.
valeu
[]'s
(DU)
Me confundi quanto ao motor, esquece quanto ao barulho e partida a frio... acredito q os 4s para apagar a luz de óleo não seja problema, mas como não conheço os motores a gasolina, é melhor investigar...
Robinho da Jaguatirica
10/03/2008, 17:15
EDuarte,
:pensativo: Sei não, pra mim seguro morreu de velho, absolutamente todos os carros que já tive até hoje apagam a luz de óleo imediatamente a partida, acredito que seria melhor mesmo é fazer um teste de pressão do óleo, talvéz a celolinha do óleo esteja com alguma preguiça, mas este tal barulho é meio estranho, faria também o seguinte, antes de dar a partida de fato pela manhã, viraria a chave umas 3 vezes, fazendo o arranque girar, mas sem funcionar de fato a viatura, estas viradas são suficientes pra lubrificar todo o motor, na quarta virada aí sim funcionava e perceberia o barulho e a luz de óleo. Pode ser também que o óleo colocado na retífica seje muito grosso dificultando a circulação, trocaria também o óleo agora mesmo, na viatura o que tem de mais barato é o óleo, ñ acho que deve ser economizado (claro que ñ é o seu caso).
Forte abraço!
MarcSport
10/03/2008, 17:20
Caro Trojão.
Não entendi como fazer o arranque girar sem fazer o motor funcionar...
[]s
EDuarte,
:pensativo: Sei não, pra mim seguro morreu de velho, absolutamente todos os carros que já tive até hoje apagam a luz de óleo imediatamente a partida, acredito que seria melhor mesmo é fazer um teste de pressão do óleo, talvéz a celolinha do óleo esteja com alguma preguiça, mas este tal barulho é meio estranho, faria também o seguinte, antes de dar a partida de fato pela manhã, viraria a chave umas 3 vezes, fazendo o arranque girar, mas sem funcionar de fato a viatura, estas viradas são suficientes pra lubrificar todo o motor, na quarta virada aí sim funcionava e perceberia o barulho e a luz de óleo. Pode ser também que o óleo colocado na retífica seje muito grosso dificultando a circulação, trocaria também o óleo agora mesmo, na viatura o que tem de mais barato é o óleo, ñ acho que deve ser economizado (claro que ñ é o seu caso).
Forte abraço!
Robinho da Jaguatirica
10/03/2008, 17:36
Caro Trojão.
Não entendi como fazer o arranque girar sem fazer o motor funcionar...
[]s
MarcSport,
É o seguinte, dá só uma cutucadinha na chave, o suficiente para o arranque mexer, sem fazer o carro pegar, se pegar desliga e vira de novo. Geralmente faço isso quando troco o óleo, é quando a luz do óleo demora mais pra apagar, mas virando aos poucos enche os tuchos e condutores, assim o motor sofre menos pela falta de lubrificação. Mas o carro a diesel realmente pega mais rápido, então às vezes ligo e desligo.
EDuarte,
Forte abraço!
É exatamente isso que vou fazer Trojão, trocar o óleo e ver o que acontece.
[]'s
(DU)
Amostardeiro
10/03/2008, 18:01
É exatamente isso que vou fazer Trojão, trocar o óleo e ver o que acontece.
[]'s
(DU)
Duarte
Acho que esta normal a tua vtr, mas se tens alguma dúvida coloca um manometro de óleo nela pra tirar a teima.
Abraço
Duarte
Acho que esta normal a tua vtr, mas se tens alguma dúvida coloca um manometro de óleo nela pra tirar a teima.
Abraço
É uma boa opção amostardeiro, valeu a dica.
[]s
(DU)
MarcSport
10/03/2008, 18:30
Uma vez que o carro "pegou" não existe motivo para desligá-lo e ligá-lo novamente, o "desgaste" não será menor... Além do mais o motor pode rodar alguns segundos com baixa pressão de óleo quando se dá a partida, com manômetro de óleo vê-se que isso sempre acontece.
Quando se troca o óleo, a luz demora mais para apagar pois o filtro está sendo completamente preenchido.
Uma vez que se desliga o motor, o óleo vai para o carter deixando uma "película" no motor, quando se esgota o óleo essa fina camada não é perdida.
[]s
MarcSport,
É o seguinte, dá só uma cutucadinha na chave, o suficiente para o arranque mexer, sem fazer o carro pegar, se pegar desliga e vira de novo. Geralmente faço isso quando troco o óleo, é quando a luz do óleo demora mais pra apagar, mas virando aos poucos enche os tuchos e condutores, assim o motor sofre menos pela falta de lubrificação. Mas o carro a diesel realmente pega mais rápido, então às vezes ligo e desligo.
Amostardeiro
10/03/2008, 18:51
Uma vez que o carro "pegou" não existe motivo para desligá-lo e ligá-lo novamente, o "desgaste" não será menor... Além do mais o motor pode rodar alguns segundos com baixa pressão de óleo quando se dá a partida, com manômetro de óleo vê-se que isso sempre acontece.
Quando se troca o óleo, a luz demora mais para apagar pois o filtro está sendo completamente preenchido.
Uma vez que se desliga o motor, o óleo vai para o carter deixando uma "película" no motor, quando se esgota o óleo essa fina camada não é perdida.
[]s
Concordo, não há razão para fazer isso ...
Abraço
Robinho da Jaguatirica
10/03/2008, 19:09
éh... pode ser folclore, mas vou continuar fazendo.:mrgreen:
Gleison BH
13/03/2008, 11:07
E antônse Trojão! Bão demais???
Gostei da sua foto aí na avatar.:concordo: Conta aí onde foi... :razz:
Foi fazer uns passeios e nem convida os amigos :twisted:
Abraços e inté+!
Robinho da Jaguatirica
13/03/2008, 11:54
Fala Gleison!!!!
Vui como ficou o quebra-mato? Bom demais, agora é só uns faróis de milha e boa!
Vê bem, este passeio eu não conhecia a turma, por isso foi só eu e a jaguatirica brava mesmo, mas já estamos agitando outro:dance:, a turma do nivasgerais4x4, todos muitos finos:palmas:, aí te chamo com a maior prazer:concordo:, entra lá no meu orkut e dá uma olhada nas fotos e vídeos, o passeio foi em Casa Branca.
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3856645529225172021
Ps. :putz:Como que vc quer que te chame, tô correndo de vc, tô te devendo....kkkkkkkkkkkkkkkkk:mrgreen:
E ai pessoal? Tranquilis??:concordo:
Finalmente resolvi o problema da tração da viatura...:-P
Após um exame minuncioso, descobri um pequeno furo na mangueira de vácuo da roda do lado do motorista .
Dpois descobri que a fiação da válv.selenóide estava apenas por um fio...Fiquei p...!, pq como já contei aqui, a quase um ano gastei uma grana na Kia para arrumar tudo...:parede:
Hoje fui na kia pronto para brigar, mas felizmente, não foi preciso...
Recentemente o chefe de oficina foi demitido, e o novo, muito gente boa, não exitou em resolver o problema, nem acreditei...
Eles trocaram novamente a mangueira que estava furada e refizeram a conexão eletrica que aciona a Bendita Válv. Selenóide..
Testamos lá mesmo e a princípio parece que ficou bom...
Esse final de semana vou testar na praia para ver se ficou bom....
Dpois conto para a rapaziada como foi.8)
agradeço a todos pelas dicas .
Grande a abraço
T+:mrgreen:
mateus
Edmar Pereira
17/03/2008, 19:07
pessoal,
Ja ouvi alguns dizerem pra eu colocar um turbo na Sportage 2.2 DLX Diesel, motor comum... alguém ai ja ouviu isso tambem, ou talvez, ja fez esta adaptação? Gostaria de receber suas opiniões a respeito.
abraço,
edmar
pessoal,
Ja ouvi alguns dizerem pra eu colocar um turbo na Sportage 2.2 DLX Diesel, motor comum... alguém ai ja ouviu isso tambem, ou talvez, ja fez esta adaptação? Gostaria de receber suas opiniões a respeito.
abraço,
edmar
Já vi uma Besta 2.2 turbinada ... na época eu procurei uma oficina especializada em turbo. A instalação é simples, o mais custoso é fabricar o coletor de escape próprio para esse motor, e talvez modificar o escapamento pra dar mais "vazão" ao motor.
O motor 2.2 turbinado deve atingir uns 90cv de potência ... bem melhor que os 60 e poucos sem turbina.
Segue o contato abaixo:
FOLEGOTURBO - JABAQUARA
folego@folegoturbo.com.br (folego@folegoturbo.com.br)
FONE: 5021-4849 / 5021-5274
FAX: 5021-6570
E ai pessoal? Beleza?:concordo:
Gostaria de saber com o pessoal :
A substituição das RL originais da Sportage, pelas RL manuais da AVM é um procedimento simples (plug and play), isto é, tira uma e coloca a outra ou requer alguma modificação.
Estou começando a ficar p@#$%!!! com a instabilidade das à vácuo originais que as vezes resolvem me fazer passar vergonha.:parede::parede:
Já comecei a catar as latinhas, mas pelo que vi as AVM já estão na casa das $500 latas.:shock:
Valeu pessoal
abs
Mateus :mrgreen:
MarcSport
01/04/2008, 21:53
A substituição das RL originais da Sportage, pelas RL manuais da AVM é um procedimento simples (plug and play), isto é, tira uma e coloca a outra ou requer alguma modificação.
Estou começando a ficar p@#$%!!! com a instabilidade das à vácuo originais que as vezes resolvem me fazer passar vergonha.:parede::parede:
Já comecei a catar as latinhas, mas pelo que vi as AVM já estão na casa das $500 latas.:shock:
Valeu pessoal
abs
Instalei as manuais e são P&P. Acho q custam cerca de R$ 400,00 em SP, as automáticas são um pouco mais caras.
Comprei as minhas na www.jipebras.com.br
[]s
Amostardeiro
01/04/2008, 23:38
Valeu pessoal
abs
Mateus
Troca logo e parte pro abraço :concordo: , como o Marcsport disse são plug-and-play, as originais, tanto as automáticas quanto as a vácuo são umas mer...s, estou comprando na Jipebras por R$ 441 + frete até aqui.
Abraço
comenale
02/04/2008, 08:12
Valeu pessoal
abs
É isso aí Mateus!
Também confirmo o que os companheiros já disseram. As RL AVM são plug & play :dance:
No meu caso só tive um pequeno detalhe em relação aos parafusos originais. Tive que troca-los pois a cabeça sextavada (dos originais) não permitia o encaixe perfeito da ferramenta para aperto. Então troquei-os por outros com cabeça redonda (arlen). Ficou maravilha.:concordo:
Tarcisio Pinheiro
02/04/2008, 14:24
E aí Blzz, pessoal,
Ai vai uma pergunta:
Gostaria de saber se os parafusos em geral do carro são em milimetro ou polegada?
Até!!
comenale
02/04/2008, 17:04
E aí Blzz, pessoal,
Ai vai uma pergunta:
Gostaria de saber se os parafusos em geral do carro são em milimetro ou polegada?
Até!!
Tarcisio,
Até onde sei e fussei todos os parafusos são milímetro.
Tarcisio Pinheiro
02/04/2008, 17:24
Valeu, comprar as ferramentas pois as minhas são todas em polegadas.
:concordo:
Atée!
Valeu pessoal!!
A galera das Sportage é maravilha.
Estava aguardando a resposta para decidir pela troca. Sendo P&P então, fica muito melhor.
Obrigado em especial à Marcsport, Amostardeiro e Comanale.
Dentro em breve voltarei ao mundo 4x4. Nada melhor do que saber que voce pode encarar aquele caminho dificel sem surpresas ...
Por enquanto fico só na saudade...
Grande abraço
Mateus
PS. Qdo é que vai sair aquele encontro da galera das Sportage??(trilha, churrasco e cerveja).
Aqui em Floripa é o meio do caminho entre o Sul e Sudeste.
MarcSport
04/04/2008, 16:34
Valeu, comprar as ferramentas pois as minhas são todas em polegadas.
Atée!
Caro Tarcísio.
Vc vai comprar as ferramentas antes de comprar o carro?
É igual comprar um volante para aprender dirigir...
Brincadeira.
Abraços.
Caros amigos, me tirem uma duvida, qual o óleo correto do motor da viatura a gasolina???
Estou usando 20W50, mas ouço as valvulas baterem um pouco, e no manual é um pouco confusa as especificações do óleo devido se basearem por temperaturas.
Pergunto porque meu irmão tem um fiestinha 03 e estava usando óleo 20W50, mas as valvulas batiam um pouco, ele levou no mecanico e foi dito que ele estava usando óleo errado, o correto seria 5W30, foi trocar o óleo do fiestinha e o motor ficou macio, silencioso e "mais economico". Sei que são motores diferentes, mas...
Alguem tem idéia??
[]s
(DU)
Amostardeiro
07/04/2008, 10:50
Pelo manual acho que o 10W 50 vai bem.
Abraço
Tarcisio Pinheiro
07/04/2008, 10:53
E aí MarcSport, BELZZ!!
As ferramentas são uma questão de precaução, pois eu não sai para estrada sem minha caixa de ferramentas
Outra coisa importante também é ter em mãos os esquemas eletricos e mecanicos, isso ajuda muito, mesmo se voçe for chamar mecânico pra mexer no seu carro.
Até mais!!!:concordo:
MarcSport
08/04/2008, 17:38
E aí MarcSport, BELZZ!!
As ferramentas são uma questão de precaução, pois eu não sai para estrada sem minha caixa de ferramentas
Outra coisa importante também é ter em mãos os esquemas eletricos e mecanicos, isso ajuda muito, mesmo se voçe for chamar mecânico pra mexer no seu carro.
Até mais!!!:concordo:
Eu estava brincando pois achei "engraçado" seu questionamento...
Quanto a esquemas elétrico e mecânico, acredito q vc não encontrará pois na net so tem material para download para SPT gasolina.
Vi que ainda procura por uma SPT, vc chegou a ver a do Ulisses? Parcecia boa pela descrição.
[]s
Tarcisio Pinheiro
08/04/2008, 18:41
E aí BLZZ!!
Quanto as brincadeiras, normal, eu aceito numa boa.
Estou aguardando o Ulisses postar ou mandar MP das fotos detalhadas;
Eu também achei o carro dele bem conservado.
Você disse que os manuais e esquemas na net só tem das SPTG gás?
Já li aqui que o site "kiatecinfo" tem os manuais para dowload, será que não tem das diesel?
Até!!!:concordo:
MarcSport
08/04/2008, 22:11
E aí BLZZ!!
Você disse que os manuais e esquemas na net só tem das SPTG gás?
Já li aqui que o site "kiatecinfo" tem os manuais para dowload, será que não tem das diesel?
Já procurei nesse site e em vários outros, tenho inclusive os manuais de usuário em inglês em PDF (gasol.), porém nunca encontrei nada sobre as diesel.
Se alguém souber onde existe ... informe para nós.
RILDO FILHO
09/04/2008, 06:53
Bom dia pessoal,
To precisando de ajuda para achar um filtro de ar alternativo do Sportage 2.0 MRDI 97/98, :pensativo: pois aqui na minha região ta impossível de achar o original.
Aproveitando a oportunidade sugiro aos amigos que criemos um “Banco de peças alternativo” principalmente para solucionar problemas como o meu, que to numa região que a Concessionária Kia + próxima fica a 700 km, como também diminuir o custo de manutenção das nossas viaturas. Aguardo dicas e sugestões.
Abraços a todos,
Rildo Filho
Tarcisio Pinheiro
09/04/2008, 07:56
Olá, tudo ok aí!!
Também concordo com você Rildo, acho que se tiver aqui um espaço, para todos nós postarmos as alternativas que encontramos, isso será muito útil para todos.
Veja ai o que você acha:
Abrirmos um tópico e já no comeco colocar as regras de organização
aí todos dizem as esperiencias e as peças alternativas que encontraram
e separando os titulos por ano, modelo e se gás ou diesel.
Ateeé!!:concordo:
RILDO FILHO
09/04/2008, 11:26
Ótimo Tarcisio é uma boa idéia.:concordo: Eu sugiro que vc faça um modelo de estrutura de tópicos pra que agente possa trocar umas idéias. Sendo iniciante não tenho certeza, mais acredito que peças periféricas como os filtros, lonas e pastilhas de freio, velas, bicos injetores, buchas da suspensão etc. são peças de mais fácil adaptação. É claro que vamos tomar o cuidado de termos certeza do êxito da adaptação antes de indicar no “Banco de peças alternativas”. Aguardamos sugestões dos amigos principalmente daqueles com mais experiência de mecânica.
Abraços,
Rildo Filho
Tarcisio Pinheiro
09/04/2008, 11:50
E aí Rildo BELZZ!
Hoje eu to meio ocupado, mas até sexta eu arrumo um tempo e escrevo umas regras e posto aqui.
Enquanto isso, vamos pedir a juda de todos para nos dizer aqui quais são todos os modelos de Sportage e os seu respectivos anos de fabr.
Depois que relatarmos todas a gente numera os modelos.
Toda vez que alguem quizer postar uma experiencia e as peças alternativas, e só escrever no TITULO o numero referente ao tal modelo,
assim quando entrar no topico a preucura de alguma peça é só ir olhando os numeros dos titulos e associar ao modelo que voçê tem OK.
E no começo do tópico terá a lista de modelos e seus respectivos numeros
acho que isso facilita a procura.
Essa é minha idéia, então se tivermos o apoio dos outros aí a gente dá andamento da abertura do tópico OK
Aguardo a resposta dos outros.
ateeé!!:concordo:
E aí Rildo BELZZ!
Hoje eu to meio ocupado, mas até sexta eu arrumo um tempo e escrevo umas regras e posto aqui.
Enquanto isso, vamos pedir a juda de todos para nos dizer aqui quais são todos os modelos de Sportage e os seu respectivos anos de fabr.
Depois que relatarmos todas a gente numera os modelos.
Toda vez que alguem quizer postar uma experiencia e as peças alternativas, e só escrever no TITULO o numero referente ao tal modelo,
assim quando entrar no topico a preucura de alguma peça é só ir olhando os numeros dos titulos e associar ao modelo que voçê tem OK.
E no começo do tópico terá a lista de modelos e seus respectivos numeros
acho que isso facilita a procura.
Essa é minha idéia, então se tivermos o apoio dos outros aí a gente dá andamento da abertura do tópico OK
Aguardo a resposta dos outros.
ateeé!!:concordo:
Ótima iniciativa organizar mais um tópico sobre peças para Sportage.
Até aonde eu sei, já existem os seguintes:
SPORTAGE-motor e transmissão
SPORTAGE-elétrica e eletrônica
SPORTAGE-apresentação e bate-papo livre
SPORTAGE-acessórios
Realmente poderia ter um mais ou menos assim:
SPORTAGE-Peças alternativas às originais
Apenas uma sugestão de ponto de partida para o novo tópico. Postariamos as perguntas ou indicações assim:
Tenho uma Sportage 00 2.0 16v à gasolina e troquei o filtro de óleo. Ele é fabricado pela TECFIL e o´código do fabricante é PSL-152. (plug & play), i.é.:tira um e coloca outro, não requer nenhuma adaptação.
O que o pessoal acha? Esta é a minha sugestão.
Vamos continuar a discutir a criação do novo tópico no tópico correto "SPORTAGE- apresentação e bate-papo livre" . Não querendo ser chato, como diz nosso amigo DU.
valeu
Mateus
PS: Não esqueci de dar os créditos ao colaborador e idealizador da organização dos tópicos Cesar Boschetti.Por sinal aonde anda ele??
Me tirem uma duvida, a alavanca de cambio da minha viatura esta bamba, como se as buchas estivessem gastas, engata normal, mas parece carro velho, tem uma folga bem grande. Ainda não desmontei pra ver.
Alguem mais tem esse sintoma???
É normal??? É embuchamento gasto??? Trambulador solto???
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
10/04/2008, 18:30
Me tirem uma duvida, a alavanca de cambio da minha viatura esta bamba, como se as buchas estivessem gastas, engata normal, mas parece carro velho, tem uma folga bem grande. Ainda não desmontei pra ver.
Alguem mais tem esse sintoma???
É normal??? É embuchamento gasto??? Trambulador solto???
[]s
(DU)
Caro EDuarte,
As alavancas do câmbio das Sport são meio bobas mesmo, acredito que a sua deve estar normal, mas perceba se existe algum barulho excessivo nos engates, fora isso não desmonte nada, acostume-se e boa.:mrgreen:
Boa lama!
Robson
Caro EDuarte,
As alavancas do câmbio das Sport são meio bobas mesmo, acredito que a sua deve estar normal, mas perceba se existe algum barulho excessivo nos engates, fora isso não desmonte nada, acostume-se e boa.:mrgreen:
Boa lama!
Robson
Boa Trojão
Alem da folga, nada de anormal, barulho, dificuldade no engate, nada, acredito estar normal então.:dance:
Mas como sou curioso de nacença, vou dar uma espiadinha.:twisted:
Valeu Trojão :concordo:
[]s
(DU)
MarcSport
10/04/2008, 18:54
Ótima iniciativa organizar mais um tópico sobre peças para Sportage.
Até aonde eu sei, já existem os seguintes:
SPORTAGE-motor e transmissão
SPORTAGE-elétrica e eletrônica
SPORTAGE-apresentação e bate-papo livre
SPORTAGE-acessórios
Realmente poderia ter um mais ou menos assim:
SPORTAGE-Peças alternativas às originais
Apenas uma sugestão de ponto de partida para o novo tópico. Postariamos as perguntas ou indicações assim:
Tenho uma Sportage 00 2.0 16v à gasolina e troquei o filtro de óleo. Ele é fabricado pela TECFIL e o´código do fabricante é PSL-152. (plug & play), i.é.:tira um e coloca outro, não requer nenhuma adaptação.
O que o pessoal acha? Esta é a minha sugestão.
Vamos continuar a discutir a criação do novo tópico no tópico correto "SPORTAGE- apresentação e bate-papo livre" . Não querendo ser chato, como diz nosso amigo DU.
valeu
Mateus
PS: Não esqueci de dar os créditos ao colaborador e idealizador da organização dos tópicos Cesar Boschetti.Por sinal aonde anda ele??
Acredito não haver mmuita possibilidade de adaptação de peças para as Sportages, até hoje só comprei peças feitas para ela (originais ou equivanentes), todos os filtros são fáceis de se achar em SP e são fabricados pela Tecfill, Impeca, Delphi, Fram dentre outras, nos postos de troca de óleo sempre há um catálogo com as aplicações e custam menos de R$ 30,00 (com exceção do filtro de ar q é um pouco mais caro). Os próprios filtros vendidos em concessionárias são "nacionalizados" vem com a marca Kia mas são feitos no Brasil.
Por isso acho que não vale a pena abrirmos um tópico para isso pois serão postadas muitas perguntas e poucas respostas.
Talvez fosse mais interessante uma lista de fornecedores...
[]s
Acredito não haver mmuita possibilidade de adaptação de peças para as Sportages, até hoje só comprei peças feitas para ela (originais ou equivanentes), todos os filtros são fáceis de se achar em SP e são fabricados pela Tecfill, Impeca, Delphi, Fram dentre outras, nos postos de troca de óleo sempre há um catálogo com as aplicações e custam menos de R$ 30,00 (com exceção do filtro de ar q é um pouco mais caro). Os próprios filtros vendidos em concessionárias são "nacionalizados" vem com a marca Kia mas são feitos no Brasil.
Por isso acho que não vale a pena abrirmos um tópico para isso pois serão postadas muitas perguntas e poucas respostas.
Talvez fosse mais interessante uma lista de fornecedores...
[]s
Caro MarcSport, voce citou "apenas" filtros, nesse caso concordo que exista fabricação nacional, mas e quanto a bicos injetores, sensores, amortecedores, reguladores, velas, buchas, molas, etc, etc, etc...??
Existem muitas adaptações e substituições a um custo bem inferior aos originais de fabrica (que são estupidamente abusivos)que devemos levar em consideração. Como voce mesmo citou, ja usou peças equivalentes, que não custa nada dividir a experiencia com a gente.
Ou estou errado????
E seria uma ótima idéia colocarmos nesta lista de peças, uma lista com fornecedores de peças originais tambem.
Ps.: Porfavor não me interprete mal, não estou te criticando, pelo contrario, estou apenas argumentando.
[]s
(DU)
MarcSport
10/04/2008, 20:07
Caro MarcSport, voce citou "apenas" filtros, nesse caso concordo que exista fabricação nacional, mas e quanto a bicos injetores, sensores, amortecedores, reguladores, velas, buchas, molas, etc, etc, etc...??
Existem muitas adaptações e substituições a um custo bem inferior aos originais de fabrica (que são estupidamente abusivos)que devemos levar em consideração. Como voce mesmo citou, ja usou peças equivalentes, que não custa nada dividir a experiencia com a gente.
Ou estou errado????
E seria uma ótima idéia colocarmos nesta lista de peças, uma lista com fornecedores de peças originais tambem.
Ps.: Porfavor não me interprete mal, não estou te criticando, pelo contrario, estou apenas argumentando.
[]s
(DU)
Claro que não levo a mal... no caso da suspensão, não tratam-se de peças equivalentes e sim preparação, sei que bicos injetores (gasolina) e outros itens podem ser adaptados...
É que já tentamos por mais de uma vez fazer essa lista e nunca conseguimos.
Quanto às peças, não são caras e são fáceis de se encontrar em SP, acho que o maior problema é para os usuários "de longe" que tem dificuldade de achar os fornecedores.
Não sou contra a lista, muito pelo contrário, mas creio que não vai "decolar".
Abraços de quem já trocou tudo no carro (de cabeçote a diferencial).
Marcelo
A ta, entendi seu ponto de vista, talves vc tenha razão em relação a não "decolar" a tal lista, não custa tentar né.
Mas que seria uma boa, seria !!!
Da uma forcinha pra gente, quem sabe dessa vez vai !!!
[]s
(DU)
MarcSport
10/04/2008, 21:52
A ta, entendi seu ponto de vista, talves vc tenha razão em relação a não "decolar" a tal lista, não custa tentar né.
[]s
(DU)
Podem contar comigo...
Gleison BH
11/04/2008, 09:51
[]s
(DU)
Concordo, NÃO CUSTA TENTAR... :concordo:
Tarcisio Pinheiro
11/04/2008, 12:46
Olá, tudo bem aí
Qualquer forma que vocês decidirem eu concordo e apoio o tópico
Certo:concordo:
Gente, nao tá na hora dos moderadores criarem um link só pra kia nao? Poxa, os topicos estao muito extensos...estamos na pagina 140! Nao consegue achar nada mais aqui...
Dai sim, fica bem organizado.
RILDO FILHO
15/04/2008, 19:56
Amigos, to com uma duvida sobre “Cubos de Travamento (Rodas Livres)”
No manual do Sportage MRDI 97/98 2.0 gasolina, no item “Cubos de Travamento (Rodas Livres)”
Cita na pág. 4-23 que:
“O veiculo está equipado com cubos de travamento automático.... Há dois tipos de cubos de travamento automático, um com vácuo e outro sem vácuo.
Alguém pode me dar uma dica de como identificar o tipo de travamento automático da nossa viatura, com vácuo ou sem vácuo? E qual é o principio de funcionamento de ambos? Pois estou com problemas na tração 4x4 e não sei por onde começar.
Abraços a todos,
Rildo Filho
Obs. Estamos torcendo pelo nosso espaço exclusivo :concordo:
Ta ai, eu tb nao sei identificar isso.
Só conheçoi a manual e a auto mecanica. Tb nem olhei pra ver se achava a dita solenoide com magueiras e tal.
Amigos, to com uma duvida sobre “Cubos de Travamento (Rodas Livres)”
No manual do Sportage MRDI 97/98 2.0 gasolina, no item “Cubos de Travamento (Rodas Livres)”
Cita na pág. 4-23 que:
“O veiculo está equipado com cubos de travamento automático.... Há dois tipos de cubos de travamento automático, um com vácuo e outro sem vácuo.
Alguém pode me dar uma dica de como identificar o tipo de travamento automático da nossa viatura, com vácuo ou sem vácuo? E qual é o principio de funcionamento de ambos? Pois estou com problemas na tração 4x4 e não sei por onde começar.
Abraços a todos,
Rildo Filho
Obs. Estamos torcendo pelo nosso espaço exclusivo :concordo:
Até onde sei, as sportages até 2001 são a vacuo, as mais novas eu não sei.
Os problemas mais comuns são o solenoide travado ou mangueira furada.
O solenoide fica do lado direito do compartimento do motor (olhando o carro de frente) ao lado do sistema de freio, vc vai identifica-lo pelas mangueiras, vem uma mangueira do coletor de admissão, passa pelo solenoide e atraves de um "T" vai uma mangueira pra cada roda.
Obs.: Me parece que as anterores a 1998 o solenoide fica atras da bateria. Alguem confirma???
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
16/04/2008, 17:02
:pensativo: A minha é TDi 01 e a solenóide fica atrás da bateria, inclusive eu a troquei hoje, estava travada.
O funcionamento a vácuo é bem simples, mas qualquer defeitinho não dá tração dianteira.
Ao acionar a alavanca do 4x4 (alto ou reduzida não faz diferença) a caixa manda o sinal elétrico para a válvula solenóide, esta então transfere o vácuo para a roda-livre que acopla a engrenagem, deixando assim de ser livre e transferindo a tração do cardã dianteiro para as rodas, ao desacionar a alavanca, a solenóide para de enviar o vácuo e a mola da roda-livre desacopla a engrenagem voltando a ficar livre, às vezes é necessário dar uma ré de meio metro ou mais para desacoplar.
Normalmente o defeito é furo nas mangueiras que levam o vácuo, ou a solenóide pifada, tem ainda o caso das rodas-livres estarem secas, de 6 em 6 meses ou quando passo em rios eu mesmo abro a roda livre lavo tudo e lubrifico novamente com o mesmo tipo de graxa do cardã.
Estou sem as molas originais da minha roda-livre, se alguém tiver um par e quizer fazer uma caridade ou vender "baratim", aceito de bom grado :mrgreen:.
Acabei descobrindo um teste bem fácil pra testar se a tração dianteira está funcionando perfeitamente, coloque o carro de ré em um morro bem íngreme, primeiro tente dar ré em 4x2, perceberá que as rodas trazeiras derraparão, então tracione em 4x4 alto e dê ré novamente, se subir sem derrapar pode ir pra lama que não passará vergonha:dance:.
Boa lama!
E ai pessoal?
Dei uma pesquisada no site da fabricante das RL da Sportage www.warn.com/truck/axles/front_conversion_kit.shtml (http://www.warn.com/truck/axles/front_conversion_kit.shtml) .
De 95 a 97 as Sportage vem com RL automaticas mecanicas.(sempre que desativar o 4x4, deve-se dar uma ré para destravar as rodas).
De 98 em diante, as Sportage vem com as RL automaticas à vácuo.(existe a presença de mangueiras de boracha e válvula selenóide).
Entre 9 de 10 donos de Sportage, acham a RL à vácuo não confiável e muito sensivel a dar problemas. Para funcionar perfeitamente requer manutenção periódica e volta e meia abrem o bico qdo mais exigidas.
Duas alternativas:
Troque pelas RL manuais e seja feliz;
ou
Trave as originais até poder trocar pelas manuais.
Esta é a única maneira de poder enfrentar o off-road sem tomar uma surpresa desagradavel.
Espero ter ajudado.
abraço
mateus.
RILDO FILHO
16/04/2008, 18:09
Pessoal,
Desmontei as rodas livres hoje, e acredito que no nosso caso o travamento automático é sem vácuo, pois não encontrei nenhuma mangueira ligada no cubo dianteiro das rodas, a não ser a do óleo de freio. Os cubos de travamento de uma das rodas esta danificado, estou com tração só na roda esquerda. Qual a sugestão de vcs, trocar todo o sistema para manual ou reparar o dano?
Abraços,
Rildo Filho
Robinho da Jaguatirica
16/04/2008, 18:26
Pessoal,
Desmontei as rodas livres hoje, e acredito que no nosso caso o travamento automático é sem vácuo, pois não encontrei nenhuma mangueira ligada no cubo dianteiro das rodas, a não ser a do óleo de freio. Os cubos de travamento de uma das rodas esta danificado, estou com tração só na roda esquerda. Qual a sugestão de vcs, trocar todo o sistema para manual ou reparar o dano?
Abraços,
Rildo Filho
Rildo,
Não pense 2 vezes, troque logo pelas manuais da AVM, são a metade do preço das automáticas e muito confiáveis.
Forte abraço!
E ai pessoal?
De 95 a 97 as Sportage vem com RL automaticas mecanicas.(sempre que desativar o 4x4, deve-se dar uma ré para destravar as rodas).
De 98 em diante, as Sportage vem com as RL automaticas à vácuo.
:pensativo:Muito interessante, a do meu pai é 96/97 e o sistema "era" a vacuo.
Vai entender:shock:
[]s
(DU)
Pois é...
Afirmei sobre as RL com base no que li no site da warn, inclusive se entrar na pagina tem fotos dos dois modelos.
Eles vendem a warn manual para Sportage, e ensinam até como se troca.
Andei pesquisando e achei lá nos EUA as RL warn manuais por $129 doletas o par .
Para importar pode ser feito pelo Correios brasileiro através do importa fácil, mas esta sujeito a 60% de imposto de importação, mais outos impostos federais e municipais....
As RL manuais AVM feitas em SP, custam em média $500 latas tupiniquins
Ai Du, não leva a mal, apenas li e repassei a informação sobre os anos e modelos de RL segundo site da warn.
Vai entender??
Valeu
Mateus
Pois é...
Afirmei sobre as RL com base no que li no site da warn, inclusive se entrar na pagina tem fotos dos dois modelos.
Eles vendem a warn manual para Sportage, e ensinam até como se troca.
Andei pesquisando e achei lá nos EUA as RL warn manuais por $129 doletas o par .
Para importar pode ser feito pelo Correios brasileiro através do importa fácil, mas esta sujeito a 60% de imposto de importação, mais outos impostos federais e municipais....
As RL manuais AVM feitas em SP, custam em média $500 latas tupiniquins
Ai Du, não leva a mal, apenas li e repassei a informação sobre os anos e modelos de RL segundo site da warn.
Vai entender??
Valeu
Mateus
Se avexe não homi:concordo:, as informações que se encontra na internete são meio confusas mesmo:putz:, dificil de entender.:parede:
Tamo aki pra trocar idéias e conhecimentos.
[]s
(DU)
Amostardeiro
17/04/2008, 10:26
Mateus
Astua informações estão corretas, até 98 era automática, de 98 a 2003, quando a Kia parou de trazer a Sportage, era à vácuo.
Acho a automática pior que à vácuo, pois está tem um conjunto + forte.
Eduardo
Trocaram...,heheheheh
Aí umas fotos da à vácuo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48328&d=1145677930 ;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48330&d=1145677894 ;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48332&d=1145677852
Abraço
Mateus
Astua informações estão corretas, até 98 era automática, de 98 a 2003, quando a Kia parou de trazer a Sportage, era à vácuo.
Acho a automática pior que à vácuo, pois está tem um conjunto + forte.
Eduardo
Trocaram...,heheheheh
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48328&d=1145677930 ;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48330&d=1145677894 ;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48332&d=1145677852
Abraço
Talvez tenham trocado mesmo, mas agora esta com a manual da AVM, é mais confiavel sem duvidas, mas particularmente acho horrivel ter que descer do carro pra engatar a tração dianteira.
[]s a vacuo
(DU)
RILDO FILHO
17/04/2008, 20:51
É isso ai Eduardo,
Fica mais cômodo traçar de dentro da viatura. As informações estão batendo com as do site da AVM : As versões 95 a 97 possuem Rodas Livres Automáticas acionadas mecanicamente, de 98 em diante são acionadas a vácuo. Sabemos o principio do funcionamento a vácuo, e o principio do funcionamento mecânico, alguém pode me informar como funciona? Em anexo fotos da RL mecânica e a vácuo AVM.
Obs. pessoal não tó conseguindo enviar as fotos, vs podem encontrar no site da avm.com.br
Abraços a todos,
Rildo Filho
Amostardeiro
17/04/2008, 21:15
É isso ai Eduardo,
Fica mais cômodo traçar de dentro da viatura. As informações estão batendo com as do site da AVM : As versões 95 a 97 possuem Rodas Livres Automáticas acionadas mecanicamente, de 98 em diante são acionadas a vácuo. Sabemos o principio do funcionamento a vácuo, e o principio do funcionamento mecânico, alguém pode me informar como funciona? Em anexo fotos da RL mecânica e a vácuo AVM.
Obs. pessoal não tó conseguindo enviar as fotos, vs podem encontrar no site da avm.com.br
Abraços a todos,
Rildo Filho
Rildo/ Todos
É +- simples, quando se aciona o diferencial dianteiro o semi eixo passa a girar, na roda livre há uma peça com ressaltos, que é fixada na ponta de eixo, estes ressaltos "empurram" o conjunto de engrenagens, parece complicado mas olhando a RL aberta vais entender.
Abraço
PS: Eu estou precisando fazer um curso de redação, heheheheh :mrgreen:, no site da AVM dá para ver os "ressaltos".
http://www.avm.com.br/products2.htm
RILDO FILHO
17/04/2008, 21:25
Valeu Antonio,:concordo: deu pra entender + ou - estes resaltos devem ser os cubos de travamento automatico.
Abraço
Rildo/ Todos
É +- simples, quando se aciona o diferencial dianteiro o semi eixo passa a girar, na roda livre há uma peça com ressaltos, que é fixada na ponta de eixo, estes ressaltos "empurram" o conjunto de engrenagens, parece complicado mas olhando a RL aberta vais entender.
Abraço
PS: Eu estou precisando fazer um curso de redação, heheheheh :mrgreen:, no site da AVM dá para ver os "ressaltos".
Amostardeiro
18/04/2008, 11:56
Mateus
Abraço
Em tempo
As fotos foram tiradas de um post do mentor destas páginaso "sumido" César Boschetti :concordo:.
Abraço
Amostadeiro, vc que desmontou a RL?
Explica ae passo-a-passo pra gente. Tem até numeracao na foto...faltou o q é o q...qual peça é critica na hora desmontar...como lavar, com o q lavar, etc.
Amostardeiro
18/04/2008, 20:29
Amostadeiro, vc que desmontou a RL?
Explica ae passo-a-passo pra gente. Tem até numeracao na foto...faltou o q é o q...qual peça é critica na hora desmontar...como lavar, com o q lavar, etc.
Não fui eu não, quem fez as fotos foi o César "Sumido" Boschetti, mas é aquilo mesmo eu desmontei a minha, o problema foi que furou o diafragma de borracha que aciona a coisa toda, aí fo..u :shock: , não funciona mais , estou com as AVM :concordo:.
Abraço
RILDO FILHO
18/04/2008, 21:24
Pessoal,
Falando em alternativas, eu tentei substituir o filtro de ar original pelo do Palio, Weekend e outros como foi sugerido anteriormente e não consegui, pois são maiores ou de formatos diferentes. Alguém que já conseguiu fazer esta adaptec pode me dar a receita? :idea:
Abraços a todos,
Rildo Filho
Amostardeiro
18/04/2008, 21:38
Rildo
Acho que tem algum engano :shock: , que saiba não compatível o filtro de ar do Palio com o da Sportage !!!!
Abraço
Ok, e no caso de furar o diafragma, dá pra substituir por outor material, tipo junta de papelao de cabeçote, etc?
Amostardeiro
21/04/2008, 22:25
Dilmar
Não ele é feito de borracha muito "fina" e macia, só trocando, o problema é a KIA não vende só o reparo, tens que comprar a RL nova.
Por isso todo mundo coloca as AVM que são + baratas, se quiseres podes arriscar uma modelo 960, automática da AVM.
Abraço
Veja aind nao tive deste problema, mas estes diafragmas sao possiveis de encontrar em lojas especializadas. O desenho certo é fácil de ser feito sobre o metal, martelando-se sobre a borda ou simplesmente recortando no modelo, se bobear usando um material mais resistente, uma vez que este material simplesmente veda para que a força do vácuo vença a força da mola, certo?
Amostardeiro
22/04/2008, 00:19
Dilmar
O diafragma é aquela peça em borracha preta que aperece no fundo da RL nesta foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=48330&d=1145677894
Abraço
Tem certeza que aquele nao é o topo da tampa do cubo? Veja, aquela borracha amarela, logo no topo da engrenagem é que deve ser o ponto onde o vacuo força a engrenagem maior contra as molas encaixando e gerando traçao...de qq forma, essas fotos sao muito boas para o cas de precisar desmontar.
Amostardeiro
22/04/2008, 22:32
Tem certeza que aquele nao é o topo da tampa do cubo? Veja, aquela borracha amarela, logo no topo da engrenagem é que deve ser o ponto onde o vacuo força a engrenagem maior contra as molas encaixando e gerando traçao...de qq forma, essas fotos sao muito boas para o cas de precisar desmontar.
Dilmar
Tenho certeza sim, mas se quiseres confirmar desmonta a RL :mrgreen: , heheheeh
Abraço
PS: Não leva a mal tô só brincando:concordo:...
RILDO FILHO
30/04/2008, 07:02
Pessoal, bom dia.
Eu gostaria de saber qual a verdadeira função desta peça (fotos anexas) no motor a gasolina 2.0. Alguém pode me ajudar ?
Abraços a todos,
Rildo Filho
laserman
02/05/2008, 11:59
Meu Caro,
Meu SPTG é 98/99 2.0 16 v e nunca vi esta peça.
Está me parecendo uma bela de uma adaptação, parece um marca passo da Ford ou algo do gênero !
Boa lama,
Pessoal, bom dia.
Eu gostaria de saber qual a verdadeira função desta peça (fotos anexas) no motor a gasolina 2.0. Alguém pode me ajudar ?
Abraços a todos,
Rildo Filho
RILDO FILHO
02/05/2008, 20:20
Valeu Sergio pela atenção,:concordo: mais aquela peça é original sim , pois vi outra viatura idêntica a minha 97/98, 2.0 16 v. com a mesma peça, inclusive com um suporte original que prende a mesma no motor. Acredito eu, que tem alguma relação com a marcha lenta, porque quando eu desconecto os fios a marcha lenta aumenta a rotação. Talvez de 98 em diante eles tenham mudado o sistema ok ? Vamos continuar pesquisando.
Abraços,
Rildo Filho
Tarcisio Pinheiro
03/05/2008, 11:08
[quote=MarcSport;495724]Os bicos foram trocados e a bomba foi feita a 5 meses.
E aí Marcsport, tudo bem :concordo:
Gostaria de saber onde você comprou e quanto pagou pelos bicos, pois estou fechando negocio em uma SPTG aqui e vou fazer uma revisão geral nela.
Até!!!
MarcSport
03/05/2008, 17:39
[quote=MarcSport;495724]Os bicos foram trocados e a bomba foi feita a 5 meses.
E aí Marcsport, tudo bem :concordo:
Gostaria de saber onde você comprou e quanto pagou pelos bicos, pois estou fechando negocio em uma SPTG aqui e vou fazer uma revisão geral nela.
Até!!!
"Comprei" no próprio bombista, são originais e acho que cada um custou R$ 160,00, mas não tenho certeza pois na época fiz também a bomba, troquei a embreagem e outras coisas mais...
Antes de comprar os bicos, leve a alguma oficina (boa) que trabalhe com bombas injetoras, ele vai testar os bicos para saber o estado, dá para recondicionar, se não me engano saia R$ 30,00 por bico, mas eu prefiro sempre usar peças novas.
Está fechando negócio, tome cuidado principalmente com o estado do motor, se tiver certeza que está ok vá em frente.
Vc quer uma curta, certo? Se quisesse uma longa eu estou pensando novamente em vender a minha...
E as chaves em mm? Já comprou? hehe
Abraços.
Marcelo
Maverickturbo
03/05/2008, 19:57
Rildo,
Esse é o controle da marcha lenta nas sportages antes de 99 mesmo. A minha travou recentemente isso, ai fica parecendo um V8 com comando alto quando vc ta na marcha lenta. Na autorizada sai por míseros 1500 reais uma peça nova. Estou vendo se importo ela.
Abraços
RILDO FILHO
03/05/2008, 20:32
Grande Eduardo, valeu pela informação. Amigo, vi algumas fotos da sua viatura (cardomain) e gostaria de saber detalhes sobre o filtro de ar que vc ta usando (conforme foto anexa) pois to querendo uma alternativa para substituir o filtro de ar original por um mais fácil de encontrar e mais eficiente.
Abraços,
Rildo Filho
Maverickturbo
04/05/2008, 04:31
Rildo,
O ideal era pegar um K&N inbox, ele vai dentro da caixa de ar original. Bom deles, é que depois vc so precisa lavar e passar o oleo, não precisa ficar trocando sempre.
Eu uso o K&N conico duplo fluxo, o ruim é quando eu me afundo em algumas poças de lama, acaba voando barro ou lama nele. Por isso o inbox seria melhor.
Na epoca que eu comprei e o dolar custava mais de 2 reais, saiu por 180. Hoje deve estar bem mais barato!
RILDO FILHO
04/05/2008, 07:09
Mais uma vez grato pela dica Eduardo, vou ver o que faço com o filtro.
Pessoal a minha viatura ta trabalhando com a ventoinha travada, medi a temperatura e deu 75º. Esta é a temperatura correta ou ta frio ?. O meu meca disse que o motor trabalhando frio aumenta o consumo, porque a central aumenta a rotação do motor injetando mais combustível e realmente a viatura só ta fazendo 5,5 a 6,0 na cidade. O consumo alto pode ser o motor trabalhando com a temperatura baixa?.
Abraços,
Rildo Filho
Amostardeiro
04/05/2008, 09:59
Mais uma vez grato pela dica Eduardo, vou ver o que faço com o filtro.
Pessoal a minha viatura ta trabalhando com a ventoinha travada, medi a temperatura e deu 75º. Esta é a temperatura correta ou ta frio ?. O meu meca disse que o motor trabalhando frio aumenta o consumo, porque a central aumenta a rotação do motor injetando mais combustível e realmente a viatura só ta fazendo 5,5 a 6,0 na cidade. O consumo alto pode ser o motor trabalhando com a temperatura baixa?.
Abraços,
Rildo Filho
Com certeza a temperatura baixa do motor faz aumentar o consumo.
Abraço
Maverickturbo
04/05/2008, 16:18
Rildo,
Sim.
Acho que a temperatura certa pro motor a gasolina deve ser entre 90° e 95°, ao menos o meu fica entre essa temperatura.
Adriano Maguela
05/05/2008, 11:04
Alguém tem o manual da Grand Sportage 2.0 1999 câmbio manual para vender (original ou cópia) ???
obrigado
sds
Moçada, quem precisar da info: embreagem Valeo kit completo: sportage, besta 2.2 ou clarus. Paguei 280,00 na Alvorada peças. www.alvoradapecas.com.br (http://www.alvoradapecas.com.br)
Importado ou Kia...550.
Tarcisio Pinheiro
09/05/2008, 15:41
E aí pessoal, tudo blzz!!!
Estou precisando de uma peça do cabeçote do SPORTAGE.
O carro é: Sportage Turbodiesel ano 2000/01 com motor 2.0 OK.
A peça é : Mancal do comando de valvulas que está junto a polia dentada no cabeçote, ou seja ,o primeiro mancal OK!
Pode ser nova ou usada em bom estado OK!
Estou dependendo deta peça para fechar negocio ou não fechar
Se alguem souber de algum lugar que tenha, pega o endereço e me passa OK!!!
Até!!:concordo:
Tarcisio Pinheiro
09/05/2008, 16:07
[quote=MarcSport;600347][quote=Tarcisio Pinheiro;600174]
"Comprei" no próprio bombista, são originais e acho que cada um custou R$ 160,00, mas não tenho certeza pois na época fiz também a bomba, troquei a embreagem e outras coisas mais...;;;;;;;;;;;;;;;;;
E aí Marcelo Blzz
Já comprei as chaves mm, pois eu estava mesmo precisando.
Achei o seguinte negocio:
Sportage Preta, curta 2000/01, 5 pneus 225 novos, motor com 3.000KM e ainda na garantia, interior zerado e original, kilometrgem 104.000 pintura muito boa, poucos riscos, suspenção e cambio nunca foram mexidos o carro e de único dono
R$ 28.000,00
To pegando o carro da concessionaria .
Mas ao retirar a tampa de valvulas para trocar a junta,(pois tinha um pequeno vazamento) Vi o mancal do comando quebrado.
So estou dependendo desta peça pra fechar negocio!
MarcSport
09/05/2008, 16:23
[quote=MarcSport;600347][quote=Tarcisio Pinheiro;600174]
[Achei o seguinte negocio:
Sportage Preta, curta 2000/01, 5 pneus 225 novos, motor com 3.000KM e ainda na garantia, interior zerado e original, kilometrgem 104.000 pintura muito boa, poucos riscos, suspenção e cambio nunca foram mexidos o carro e de único dono
R$ 28.000,00
Mas ao retirar a tampa de valvulas para trocar a junta,(pois tinha um pequeno vazamento) Vi o mancal do comando quebrado.
So estou dependendo desta peça pra fechar negocio!
Eu tinha esses mancais e os "dei" junto com meu cabeçote velho ao meu mecânico. Enviei um e-mail para ele para ver se ainda tem a peça.
Tem nota dos serviços do motor? O que foi feito, o preço está muito bom, ainda mais por ser de concessionária. Tente investigar o porquê desse preço.
Insista com eles para que troquem o mancal, com certeza é muito mais fácil para eles conseguirem essa peça.
Em último caso, se nem eu, nem vc, nem a concessionária conseguir a peça e ela não for vendida sozinha, um cabeçote novo custa cerca de R$ 2.000,00 e vem com esses mancais. Negocia um desconto no carro e diga que tera que penar para conseguir o mancal, depois vá até alguma empresa de usinagem para fazer um igual. Mesmo que não consiga nada e tenha que comprar o cabeçote, acho que é um ótimo negócio.
Quanto ao vazamento pela tampa do comando de válvulas só tem uma maneira de eliminar, colocando silicone preto (alta temperatura) antes de colocar a tampa com a junta.
Eu troquei a junta de borracha, depois troquei a tampa (R$190,00) e só resolvi o vazamento quando um mecânico falou que tinha que fazer isso, já se passaram 6 meses e o cabeçote está limpinho.
Só fique esperto se realmente fizeram um bom serviço no motor pois ninguém montaria um cabeçote com o mancal quebrado e ainda daria garantia pois se o comando soltar, os pistões atropelarão as válvulas e aí bau-bau.
[]s
Gleison BH
09/05/2008, 17:31
R$ 28.000,00
É DIESEL??? SE FOR O PREÇO TÁ BEM LEGAL...
TÔ PROCURANDO UMA NESSAS CONDIÇÕES...
INTÉ+
MarcSport
09/05/2008, 17:41
É DIESEL??? SE FOR O PREÇO TÁ BEM LEGAL...
TÔ PROCURANDO UMA NESSAS CONDIÇÕES...
INTÉ+
Tem razão, ele não falou se é diesel ou gasosa, se não for diesel, retiro o que disse pois não conheço o motor...
Tarcisio Pinheiro
09/05/2008, 17:57
Tem razão, ele não falou se é diesel ou gasosa, se não for diesel, retiro o que disse pois não conheço o motor...
Sim é 2000/01 turbodiesel curta
Já conversei com o mecanico que fez o serviço e ele me disse o seguinte:
O motor foi feito com todas as peças novas e originais e ele montou o motor com o mancal trincado com a autorização do dono pois o mesmo precisava do carro e não achou o mancal pra comprar e então mandou montar.
Quanto ao preço baixo é o seguinte:
Aqui em cuiabá não tem concessionaria KIA tô pegando o carro da concessionaria toyota, o antigo dono trocou a sptg numa hilux.
O pessoal de lá me disse que eles não tem interesse em carros que não sejam da marca toyota e então está vendendo pelo preço que entrou.
Mas tem a garantia tanto da retifica quanto da toyota
MarcSport
09/05/2008, 18:18
Falei com o mecânico e ele já vendeu o cabeçote.
Fale com o Levi da Império Paulista, 11 4474-4408 (www.imperioautopecas.com.br), talvez ele consiga o mancal.
Pelo que vc falou do carro, é um ótimo negócio, porém eu deixaria na garagem até resolver o problema do mancal...
[]s
Tarcisio Pinheiro
09/05/2008, 18:38
Falei com o mecânico e ele já vendeu o cabeçote.
Fale com o Levi da Império Paulista, 11 4474-4408 (www.imperioautopecas.com.br (http://www.imperioautopecas.com.br)), talvez ele consiga o mancal.
Pelo que vc falou do carro, é um ótimo negócio, porém eu deixaria na garagem até resolver o problema do mancal...
[]s
Vou deixa por conta deles, mas também tenho pressa pois estou sem carro, to só com a moto mas pra familia fica complicado.
Vou ligar para o Levi e ver se ele arruma a peça.
Valeu pelo telefone do Levi,
Muito obrigado!:concordo:
E se mais alguem souber de um mancal perdido por ai, fala pra mim!
aTÉ!!!:concordo::concordo:
Júlio C. A. Santos
12/05/2008, 00:24
Para todos que tem uma Sportage 2.2 diesel:
-Fotos do acoplamento viscoso que com aproximadamente 90.000 km te deixa na mão. :putz::putz::putz:Repare que há pouco gel (aquele fluido marrom)no interior do acoplamento, pois o resto ja havia vazado e melado todo o motor. Não foi facil limpar, parece uma cola. Então amigos, cuidado.
Julio Santos
Sportage 2.2 diesel 96 com motor de avião (ventoinha travada) he he he!
Tarcisio Pinheiro
13/05/2008, 17:44
Comprei o carro e mal está dando tempo de observar o funcionamento e já tô com viajem marcada, então a pergunta é:
Quando o motor está frio a ventuinha está desacoplada OK.
E quando o motor esquenta e o ponteiro de temperatura chega até proximo do meio e então se desligar o motor e tentar girar a ventuinha com a mão , ela deveria estar acoplada, ou não? ou só acopla com o motor ligado?
E em relação ao adicionamento de etilenoglicol (aditivo de radiador) é bom mesmo usar ou tanto faz?
MarcSport
13/05/2008, 18:07
Comprei o carro e mal está dando tempo de observar o funcionamento e já tô com viajem marcada, então a pergunta é:
Quando o motor está frio a ventuinha está desacoplada OK.
E quando o motor esquenta e o ponteiro de temperatura chega até proximo do meio e então se desligar o motor e tentar girar a ventuinha com a mão , ela deveria estar acoplada, ou não? ou só acopla com o motor ligado?
E em relação ao adicionamento de etilenoglicol (aditivo de radiador) é bom mesmo usar ou tanto faz?
Tarcísio.
Quando vc liga o carro após ter ficado desligado por mais de 30 min e acelera, vai escutar a ventoinha girando "forte", após alguns segundos rodando com o carro, o barulho vai diminuindo até escutar só o motor "castanhando", se estiver com a válvula termostática a temperatura sobe rápido e o marcador irá parar um pouco abaixo do meio.
Se ligar o ar condicionado ou exigir um pouco mais do carro, vai "escutar" a ventoinha entrando e começando a zuar novamente, voltando a "dormir" em seguida.
Se não perceber a ventoinha "entrando e saindo" (ui) cuidado, perdi meu motor por isso, o mecânico falava que ela estava normal, eu sempre a escutava baixinho e movimentando com a mão ela estava um pouco pesada, quando o motor esquentava ela não acoplava, a minha "pifou" um pouco travada, ou seja, com o motor frio ela estava "mais acoplada" do que era necessário e com o motor quente menos do que o necessário, fazendo com que refrigerasse pouco e sempre fazendo barulho.
A nova quando acoplada faz muito mais barulho que a antiga e quando desacoplada não dá para escutá-la.
Nunca tentei movimentá-la com a mão quando acoplada para saber se fica travada, alguém já fez isso?
Quanto ao etilenoglicol, o manual recomenda 1/3. O motor da Sportage trabalha acima de 90ºC (quando está com a válvula termostática e sem a ventoinha travada), chegando, quando exigido, próximo aos 100ºC, com isso é importante colocar o aditivo.
A Kia me falou que com aditivo na proposção correta, o motor começa a sobre aquecer a 105ºC.
Tem relatos no Forum que na estrada, com a ventoinha ruim, andando acima de 110km/h ela começa a aquecer, andando a 90 vai na boa.
[]s de quem já sofreu com a ventoinha e hoje anda tranquilo com o motor 0km e com um pouco mais de conhecimento.
Marcelo
Tarcisio Pinheiro
13/05/2008, 18:50
Valeu Marcelo:concordo::concordo:
Essas resposta vai me ajudar muito, estou pretendendo fazer esse teste hoje a noite, vou ligar o motor e acelerar até uns 2000rpm e verificar se acopla ou não, pois pela kilometragem que está é bom ficar esperto, pois o dono anterior disse que nunca foi trocado o acoplamento viscoso
Depois falo aqui o que aconteceu :concordo:
Tarcisio Pinheiro
13/05/2008, 18:58
Alguem aí sabe me dizer o preço de um acoplamento viscoso (novo e original)
MarcSport
13/05/2008, 19:22
Alguem aí sabe me dizer o preço de um acoplamento viscoso (novo e original)
Comprei o meu com o Levi da Imperio paulista, a hélice mais o acoplamento deve sair pouco menos de 300 latinhas, depois q comprei a minha que descobri que vende só o acoplamento.
Ele vende o original que é da marca GMB.
MarcSport
13/05/2008, 19:37
Valeu Marcelo:concordo::concordo:
Essas resposta vai me ajudar muito, estou pretendendo fazer esse teste hoje a noite, vou ligar o motor e acelerar até uns 2000rpm e verificar se acopla ou não, pois pela kilometragem que está é bom ficar esperto, pois o dono anterior disse que nunca foi trocado o acoplamento viscoso
Depois falo aqui o que aconteceu :concordo:
Deve acoplar só na hora que ligar o motor, depois que desacoplar, sem andar com o carro e com o ar condicionado ligado talvez acople.
Como funciona o acoplamento viscoso.
Quando o motor aquece o fluido existente no sistema de acoplamento da hélice também aquece, tornando-se mais viscoso, com isso ele tende a transferir o movimento do eixo que está conectado a polia que está sendo tracionada pelo motor à hélice (acoplamento).
O porquê do acoplamento quando liga o carro.
Com o carro parado por bastante tempo, o fluido escorre ficando concentrado na "meia lua" inferior do acoplamento, quando o motor é ligado e o sistema começa a girar, o fluído começa a ser distribuído por todo o acoplamento pela força centrípeta, assim, até que o fluido seja distribuido pelo acoplamento uniformemente, a ventoinha estará acoplada.
[]s
Marc, a minha ta com motor zero e o seu relato é o mesmo da minha...noto que ela zoa mais de manha e depois para...no transito pesado tb noto um ruido maior, mas em temperatura normal ela fica lisinha....nao se escuta. Pedi ao meca pra ver se ta tudo ok mas isso é uma coisa que sempre gera duvida visto ser dificil de comprovar ne.
To rodando sem a valvula, visto o meca dizer que esse motor trablaha sempre aquecido e assim é melhor. Nao percebi atraso no aquecimento dela, igual ao meu antigo gol...moro em Ctba entao é frio pacas aqui.
Alguma recomendaçao do caso da valvula, com e sem?
RILDO FILHO
26/05/2008, 21:05
Pessoal, boa noite.
Alguém sabe qual a aceleração ideal para operar o motor MTDI 16 v. já aquecido ?. O meu ta trabalhando com 1000 a 1100 rpm. mais to achando acelerado. O que vocês me dizem? E em relação ao óleo adequado para o motor, eu to numa região com temperatura media em torno de 30º C. qual seria a viscosidade mais apropriada para tal clima?
Grande abraços a todos,
Rildo Filho
comenale
27/05/2008, 09:15
Marc, a minha ta com motor zero e o seu relato é o mesmo da minha...noto que ela zoa mais de manha e depois para...no transito pesado tb noto um ruido maior, mas em temperatura normal ela fica lisinha....nao se escuta. Pedi ao meca pra ver se ta tudo ok mas isso é uma coisa que sempre gera duvida visto ser dificil de comprovar ne.
To rodando sem a valvula, visto o meca dizer que esse motor trablaha sempre aquecido e assim é melhor. Nao percebi atraso no aquecimento dela, igual ao meu antigo gol...moro em Ctba entao é frio pacas aqui.
Alguma recomendaçao do caso da valvula, com e sem?
Nava,
O ideal é que se use a válvula termostática para que o motor sempre trabalhe na temperatura ideal recomendada pelo fabricante. Isso melhora o consumo e o desempenho do motor.
No seu caso em especial, por estar numa região muito fria creio que a retirada da válvula prejudique ainda mais o motor. Normalmente se retira a válvula em regiões mais quentes e não nas frias.
comenale
27/05/2008, 09:21
Pessoal,
Estou procurando a forração do capô da sport TDI. A minha tá uma kaka:oops:, tá desmanchando, soltando fiapos para todos os lados:parede:
Alguém sabe onde encontrar:?:. Alguma dica:?:
Comenale,
no site do mercadolivre, tem duas sucatas de sportage que estão vendendo peças, talvez vc consiga mais em conta.
um grande abraço.
comenale
28/05/2008, 19:39
Comenale,
no site do mercadolivre, tem duas sucatas de sportage que estão vendendo peças, talvez vc consiga mais em conta.
um grande abraço.
Chacal, valeu pela dica. Já estou pesquisando por lá, mas até agora nada:cry:
E ai pessoal, tudo na paz ?:concordo:
Ontem troquei os óleos da transmissão e da caixa de transferência 4wd.
Fiquei na dúvida qto ao nível correto da caixa de transferencia 4wd.:pensativo:
No manual só faz referência ao nivel da transmissão que é qdo começa a vazar pelo orificio de verificação/enchimento.
E qto ao nível do óleo da caixa de transferência 4wd ??
Usei o mesmo princípio do nível da transmissão,i.é.,qdo começou a vazar pelo orifício de enchimento/verificação.:shock:
Esta correto??
Valeu pessoal:mrgreen:
Abs
Mateus
Robinho da Jaguatirica
29/05/2008, 17:46
Uai sô!!!:pensativo:
A caixa de transferência tem o bujão até baixo (pouco óleo), eu sempre verifiquei por este nível mesmo, acredito que esteja correto. afinal, ela nem precisa de tanto óleo mesmo, é usada muito pouco, vai saber né?
Se estiver errado, acredito que muita gente também está fazendo da mesma forma.
Forte abraço!
Robson
E ai pessoal, tudo na paz ?:concordo:
Ontem troquei os óleos da transmissão e da caixa de transferência 4wd.
Fiquei na dúvida qto ao nível correto da caixa de transferencia 4wd.:pensativo:
No manual só faz referência ao nivel da transmissão que é qdo começa a vazar pelo orificio de verificação/enchimento.
E qto ao nível do óleo da caixa de transferência 4wd ??
Usei o mesmo princípio do nível da transmissão,i.é.,qdo começou a vazar pelo orifício de enchimento/verificação.:shock:
Esta correto??
Valeu pessoal:mrgreen:
Abs
Mateus
Uai sô!!!:pensativo:
A caixa de transferência tem o bujão até baixo (pouco óleo), eu sempre verifiquei por este nível mesmo, acredito que esteja correto. afinal, ela nem precisa de tanto óleo mesmo, é usada muito pouco, vai saber né?
Se estiver errado, acredito que muita gente também está fazendo da mesma forma.
Forte abraço!
Robson
Pois é Trojão.
Achei estranho que entrou pouco óleo na caixa de transferência, nao consegui mensusar qto exatamente entrou, mas qdo começou a babar, parei de colocar óleo.
Vamos aguardar mais respostas.
Forte abraço amigão
Mateus
A propósito, tua viatura mudou de nome?? de cabrita virou égua??
Tatu Pneus Off-Road
30/05/2008, 19:50
Do site KIA - transfer case 1,3 L
Diff dianteiro: Oil capacity: 1.3 US qt (1.2 Liters)Oil specification above 0°F (18°C): API GL-5, SAE 90Oil specification below 0°F (18°C): API GL-5, SAE 80
Diff traseiro: Oil capacity: 1.3 quarts (1.2 L)Oil specification above 0°F (-18°C): API GL-5, SAE 90Oil specification below 0°F (-18°C): API GL-5, SAE 80
Tatu Pneus Off-Road
30/05/2008, 19:51
Ainda: Fill differential with oil to filler hole level, ou seja: até o furo de nível!
Júlio C. A. Santos
06/06/2008, 19:11
Tá aí galera,
Vídeo de uma Sportage FERVENDO!:shock:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk:lol:
Ainda bem que não é assim que acontece de verdade...:discordo:
Abraço
http://br.youtube.com/watch?v=kDge6Qr5P6g
Rodrigo Cisne Cid
07/06/2008, 16:13
gostaria de saber se é normal o barulho vindo do motor da minha sportage 2000 turbo diesel, parece que a turbina esta urrando demais ,ou pode ser a ventoinha, alguem pode me ajudar?
Fernando
Graças a não estar ouvindo a zoada caracteristica do ventiliador é que notei que ele estava parado, já fixei o bicho, agora faz barulho sempre, até os 2.500 RPM dá pra aguentar, acima dos 3.000 fica insuportável.
É bom tomar cuidado a minha está "teoricamente" com 78.000 km, acho que o tal acoplamento viscoso aguenta algo em torno de 90.000 km.
Abraço
Valmir Esclavassini
10/06/2008, 17:56
Pessoal , não sei mais o que fazer com altenador do meu Sportage TDI 2001, já troquei 03 vezes , o último comprei zero, a garantia era de 03 meses, perdi a garantia por uns 06 dias.
Acontece que esses alternadores não estão aguentando 03 meses , e não carregam mais a bateria, carro fica sem partida ou com partida muito pesada.
Gostaria de ouvir a opinião do grupo ou quem já passou por esse problema , que as vezes poder ser um defeito no carro que vem acasionando esses defeitos.
Hoje falei por telefone com chefe de oficina da Kia em Goiania/GO ,,pois moro no Tocantins e Goiania é mais proxima fica a 1050 Km , e ele me disse que pode ser algum curto na parte eletrica e ai queima os diodos do alternador. isso procede???
Não existe outro altenardor que poderia substituir o original da Kia???
Me ajudem ai , tá ficando caro esses alternadores a cada 03 meses.
Um abraço
Valmir
Robinho da Jaguatirica
10/06/2008, 18:07
Valmir,
Não sei se é o caso:pensativo:, ou se vc já fez isso, eu trocaria todo o caminho do alternador até a bateria, às vezes um pedacinho de fio desemcapado encostando pode gerar o curto, :parede:daí sofre mais quem estiver mais perto:putz:.
Por acaso vc leva um choques vez ou outra quando encosta na lataria, (do nada)? Se isso acontece é falta de aterramento, mas nem sei se provocaria este estrago todo no alternador.:pensativo:
Forte abraço!
Robinho
Pessoal , não sei mais o que fazer com altenador do meu Sportage TDI 2001, já troquei 03 vezes , o último comprei zero, a garantia era de 03 meses, perdi a garantia por uns 06 dias.
Acontece que esses alternadores não estão aguentando 03 meses , e não carregam mais a bateria, carro fica sem partida ou com partida muito pesada.
Gostaria de ouvir a opinião do grupo ou quem já passou por esse problema , que as vezes poder ser um defeito no carro que vem acasionando esses defeitos.
Hoje falei por telefone com chefe de oficina da Kia em Goiania/GO ,,pois moro no Tocantins e Goiania é mais proxima fica a 1050 Km , e ele me disse que pode ser algum curto na parte eletrica e ai queima os diodos do alternador. isso procede???
Um abraço
Valmir
comenale
10/06/2008, 18:17
Um abraço
Valmir
Valmir,
Com certeza você tem algum problema com a parte elétrica, pois não é normal isso ocorrer.
Procure um bom eletricista que consiga o esquema elétrico da viatura e faça um check-up no sistema.
Gleison BH
11/06/2008, 13:21
Vou Colocar Algo Que é Muito Mais Uma Pergunta Do Que Uma Sugestão.
Como é Que é Que é Num Alternador??? Tem Fiação Chegando Nele E Outra Saindo Em Direção à Bateria????
Outra Coisa: Será Que é Possível Instalar Uma Espécie De Fusível No Fio Que Chega Ao Alternador, Pois Se Ele Queimar Sucessivamente é Sinal De Que Realmente é Um Curto...
Vô Desligar Que Estou Com Medo De Tá Falando Muita Bobagem...
Inté!
valmir,
Não Sei Se é O Caso:pensativo:, Ou Se Vc Já Fez Isso, Eu Trocaria Todo O Caminho Do Alternador Até A Bateria, ...
SILVIO P.
11/06/2008, 14:00
gostaria de saber se é normal o barulho vindo do motor da minha sportage 2000 turbo diesel, parece que a turbina esta urrando demais ,ou pode ser a ventoinha, alguem pode me ajudar?
:discordo:, BARULHO NA TURBINA É MAU SINAL, TURBINA JA ESTA COM FOLGA NO ROLAMENTO, JA TIVE ESTE PROBLEMA COM A MINHA E TIVE QUE FAZER ELA, E PODE PREPARAR O BOLSO. :parede:
Valmir Esclavassini
11/06/2008, 18:45
Pessoal, tudo que foi falado ate agora sobre alternador vai ajudar muito, vou falar com eletrecista para verificar a parte eltrica.
Quanto a choques na lataria nunca ocorreu, e a ideia do fuisivel me parece boa ideia, vou falar com eletrecista.
Valeu pela ajuda e fico no aguardo de mais informações.
Obrigado
Valmir
Valmir, troca de eletricista cara...isso é o basico que o cara tem que manjar...
A ideia do fusivel é boa. Mas o que realmente queima no alternador? Tudo? Só o retificador? O regulador de voltagem? Tem de detalhar mais a coisa. Tem dois fios que saem do alternador, um é o positivo que vai pra bateria e o outro é o conta giros, geralmente, ou o sinal pra luz espia do painel. Veja se sua bateria nao está em curto, como a minha estava dai ela força o alternador e pifa tudo.
Valmir Esclavassini
12/06/2008, 07:52
Realmente o chefe mecanico da Kia me disse quie a bateria poderia estar em curto, e no painel de instrumentos a luz da bateria fica mais apagada do que as outras, do óleo do freio de mão. Nos outros alternadores queimava os diodos, ai tem que trocar a placa , que fica na casa de 450,00 a 500,00.
Valmir
comenale
12/06/2008, 09:03
Só esclarecendo a informação "choques na lataria": não se trata de nenhuma fuga de corrente do alternador ou bateria e sim de "eletricidade estática". Isso ocorre com mais frequência quando a umidade do ar está muito baixa associada a movimentos de frixão gerados por qualquer pessoa.
Gleison BH
12/06/2008, 15:07
valmir, Troca De Eletricista Cara...isso é O Basico Que O Cara Tem Que Manjar...
A Ideia Do Fusivel é Boa. Mas O Que Realmente Queima No Alternador? Tudo? Só O Retificador? O Regulador De Voltagem? Tem De Detalhar Mais A Coisa. Tem Dois Fios Que Saem Do Alternador, Um é O Positivo Que Vai Pra Bateria E O Outro é O Conta Giros, Geralmente, Ou O Sinal Pra Luz Espia Do Painel. Veja Se Sua Bateria Nao Está Em Curto, Como A Minha Estava Dai Ela Força O Alternador E Pifa Tudo.
Continuo Querendo Saber: O Alternador Tem Fio Chegando E Saindo, Ou Só Saindo Para Bateria???
Ah! Enquanto Não Resolve O Problema, Se Conseguir Colocar O Fusível, é Bom Que Talvez O Alternador Não Estrague (só O Fusível...)
nelson chaves
15/06/2008, 21:24
amigo,,,tambem tenho uma Sportage automatica gasolina,, e estou tendo o seguinte problema,,estou andando com ela a 90 kmph, em 4 marcha, e ai sem mais nem menos ela pula para a 3 marcha sem eu fazer nada, tiro o pé do acelerador, me parece que ela vem engatada ate parar, acelero novamente, ela faz todas as marchas até a 4, daqui uns 20 km.. ela pula para 3 marcha de novo, me disseram que tenho que regular esse cabo que vai para a caixa sera verdade alguem ja teve este problema,, e olha que o fluido da caixa e novo. e esta no nivel ,,por favor,,me dem um help..
nelson chaves
15/06/2008, 21:35
Prezado amigos.. tenho uma Sportage automatica 97/98 gasolina com o seguinte problema ultimamente ela esta trocando de 4 marcha para 3 marcha sozinha sem fazer nada, isso a uns 90 kmph em terreno plano, alguem ja me disse que tenho que regular o cabo que vai junto do acelerador para a caixa,,outros ja me disseram que pode ser o sensor do HOLD com problemas de mau contato "sensor" ja troquei o fluido da caixa, porem ainda continua dando essa pane ,,as vezes chego a rodar mais de 100km..normal ,,daqui a pouquinho ela pula para 3 marcha roda uns 10 km assim e volta para a 4 ,,alguem ja teve esse problema????:putz:
Viche, de atuomatico eu nao manjo...veja em alguma loja de cambio, faça pesquisas pra ver o que o povo diz...
comenale
16/06/2008, 22:03
Prezado amigos.. tenho uma Sportage automatica 97/98 gasolina com o seguinte problema ultimamente ela esta trocando de 4 marcha para 3 marcha sozinha sem fazer nada, isso a uns 90 kmph em terreno plano, alguem ja me disse que tenho que regular o cabo que vai junto do acelerador para a caixa,,outros ja me disseram que pode ser o sensor do HOLD com problemas de mau contato "sensor" ja troquei o fluido da caixa, porem ainda continua dando essa pane ,,as vezes chego a rodar mais de 100km..normal ,,daqui a pouquinho ela pula para 3 marcha roda uns 10 km assim e volta para a 4 ,,alguem ja teve esse problema????:putz:
Não me lembro de ter visto alguma sport com câmbio automático no forum.
O negócio e procurar alguma mecânica de trabalhe com cambio automático para tirar as dúvidas.
Gleison BH
17/06/2008, 09:18
viche, De Atuomatico Eu Nao Manjo...veja Em Alguma Loja De Cambio, Faça Pesquisas Pra Ver O Que O Povo Diz...
é Procure Em Outros Fóruns, Por Exemplo, Sobre Pajeros E Vitaras Aumtomáticos.
Costa Junior
26/06/2008, 19:24
Minha Sportage diesel 2.0 empenou o cabeçote. To precisando de um novo. Se alguem souber onde en contro o cabeçote original e por um bom prelo, favor me indicar.
Tarcisio Pinheiro
26/06/2008, 19:32
Minha Sportage diesel 2.0 empenou o cabeçote. To precisando de um novo. Se alguem souber onde en contro o cabeçote original e por um bom prelo, favor me indicar.
E aí BLZZ!
Porque não apenas plainar em uma retifica?:pensativo:
Empenou demais? ou tá trincado também?
Plainar sai bem mais barato!!:concordo:
MarcSport
26/06/2008, 21:46
Se realmente precisar de um novo: www.imperiopaulista.com.br, fale com o Levi, eles despacham para todo o país.
[]s
comenale
27/06/2008, 09:09
Se for precisar de um novo entre em contato com Fernando 11-9648-6902 ou 9917-8617 - é um importador direto. Tem um preço bem competitivo e as peças são originais.
Costa Junior
27/06/2008, 22:49
E aí BLZZ!
Porque não apenas plainar em uma retifica?:pensativo:
Empenou demais? ou tá trincado também?
Plainar sai bem mais barato!!:concordo:
Oi Tarcisiio.
É que o cabeçote trincou e tá vazando compressão pro radiador.
Acho que não vale a pena retificar.
Costa Junior
comenale
27/06/2008, 23:02
Oi Tarcisiio.
É que o cabeçote trincou e tá vazando compressão pro radiador.
Acho que não vale a pena retificar.
Costa Junior
Experiência própria: não vale a pena arriscar uma retífica quando o cabeçote está trincado. O risco de perder o serviço é muito alto.
Aconselho a troca-lo:!:
Robinho da Jaguatirica
29/06/2008, 09:45
:shock: cabeçote trincado:putz:, o melhor é colocar logo um novo, não confio em cabeçotes de sportage retificados, aliás, eles não dão retíficas por causa de trincas.
É uma pena Costa Júnior, mas você não é o primeiro e nem será o último.:parede:
Boa lama!
Robinho
Júlio C. A. Santos
29/06/2008, 13:56
Oi pessoal, tenho umas dúvidas. Sei que o radiador é um assunto comentado muito, mas a dúvida é o seguinte: A Kia de Joinville/SC é a mais próxima de minha cidade, então fui até lá pra comprar fluido de radiador e saber a quantidade certa do fluido. O gerente de vendas trouxe 2(dois) litros:pensativo: do RADIEX 1822. Apenas dois litros?:shock: Segundo o site da RADIEX deve-se usar 3,5 litros desse fluido na Sportage 2.2 diesel. Outros mecânicos já me disseram que devo usar 3,5 litros. Com apenas dois litros do fluido, saí pra fazer uma trilha pesada e o resultado não foi muito bom, sendo que todo o sistema de arrefecimento é completamente novo.
Amigos, qual a informação correta?
Julio
Sportage 2.2 diesel 96
Vc deve ter outros problemas, e nao só o aditivo.
O aditivo nao faz milagre. Ele serve basicamente para duas coisas, lubrificação da valvula termostatica, da bomba dagua e antiferrugem. Por consequencia, aumenta o ponto de ebuliçao e diminui o de congelamento. Mas nao é pq vc colocou aditivio que nunca mais ferve, se fosse assim nem precisava radiador...
Verifique filtro de ar, filtro de combustivel e a geral basica de radiador. O jeito de tocar o carro e o esforço do motor tb influenciam muito. Forçar uma quarta onde vai em segunda, só aquece. Ficar 10 minutos patinando no mesmo lugar, aquece tb.
Pra trilha o ideal é uma ventoinha auxiliar, pode ser a do ar condicionado, com ele desligado, claro, para manter um fluxo minimo de ar. As colmeias tem de estar livres de barro, folhas e dobras que impecam o ar.
O motor diesel sem intercooler propicia maior aquecimento tb. Veja, vc pode colocar intercooler na sua, mesmo nao tendo turbo, uma vez que o ar frio propicia melhor queima do diesel por ser mais denso em O2.
No site da kia tem uma tabela indicando, por regiao de temperatura de trabalho, a faixa de aditivo a colocar. Para o Brasil, até -18 graus sao 35%. Ou seja, radiador tem 7,5 L e vc deve colocar 2,625 litros de aditivo.
Espero que consiga achar o ponto e melhorar...
Fui.
E ai Rildo Filho.
Com certeza é uma solução temporaria. Se a viatura possui este recurso, (RL) porque não utiliza-lo?
Na verdade, a viatura não anda tracionada, apenas as pontas de eixo travadas pelas RL's, arrastam os semi-eixos que por sua vez arrastam o cardã. Dentro da caixa de transferencia não há traçao alguma. Somente ocorre tração qdo aciona-se a alavanca 4-HI ou 4-LOW dentro da viatura.
Em resumo, qdo em 4x2, as rodas arrastam o conjunto, e qdo em 4x4 o conjunto arrasta as rodas.
Nas Rangers acima de 2001(se eu não me engano), a Ford deixou de usar o sistema a vácuo e começou a utilizar o sistema de rodas travadas na frente. Acompanhei a discussão no tópico sobre problemas de tração da Ranger.
Imagina a situação:
Voce compra um veiculo 4x4 porque mora em num lugar que tera que andar sempre tracionado. Será que a fábrica que colocou este veículo a venda, não verificou a possibilidade deste tipo de uso??
Ou o fabricante diz: Seu 4x4 só podera andar em 4x4 poucas vezes, senão irá estragar. As peças da transmissão dianteira não foram feitas para durar o mesmo que as da parte traseira???
Desgaste ocorre com certeza, do mesmo jeito que desgasta a parte de trás. Tudo que se usa, também se desgasta.
Estou tentando defender o meu ponto de vista, o que voce acha??
Forte abraço
Mateus
RILDO FILHO
30/06/2008, 10:06
E ai Rildo Filho.
Com certeza é uma solução temporaria. Se a viatura possui este recurso, (RL) porque não utiliza-lo?
Na verdade, a viatura não anda tracionada, apenas as pontas de eixo travadas pelas RL's, arrastam os semi-eixos que por sua vez arrastam o cardã. Dentro da caixa de transferencia não há traçao alguma. Somente ocorre tração qdo aciona-se a alavanca 4-HI ou 4-LOW dentro da viatura.
Em resumo, qdo em 4x2, as rodas arrastam o conjunto, e qdo em 4x4 o conjunto arrasta as rodas.
Nas Rangers acima de 2001(se eu não me engano), a Ford deixou de usar o sistema a vácuo e começou a utilizar o sistema de rodas travadas na frente. Acompanhei a discussão no tópico sobre problemas de tração da Ranger.
Imagina a situação:
Voce compra um veiculo 4x4 porque mora em num lugar que tera que andar sempre tracionado. Será que a fábrica que colocou este veículo a venda, não verificou a possibilidade deste tipo de uso??
Ou o fabricante diz: Seu 4x4 só podera andar em 4x4 poucas vezes, senão irá estragar. As peças da transmissão dianteira não foram feitas para durar o mesmo que as da parte traseira???
Desgaste ocorre com certeza, do mesmo jeito que desgasta a parte de trás. Tudo que se usa, também se desgasta.
Estou tentando defender o meu ponto de vista, o que voce acha??
Forte abraço
Mateus
Mateus, bom dia.
Bem amigo eu acho que a opção é sua. Mais não podemos deixar de lembrar que tal alternativa esta levando você a retroagir aos tempos remotos dos primeiros 4x4 Jeeps, Willys e outros, que rodavam com todo o sistema de tração secundário ativo. Acredito eu, que se fosse conveniente rodar com as RL travadas, principalmente os modelos mais recentes já estariam saindo de fabrica com este recurso. Mateus, o meu intuito não e questionar o seu ponto de vista, mais te alertar para possíveis danos futuros no sistema de tração da sua viatura.
Abraços,
Rildo Filho
Robinho da Jaguatirica
30/06/2008, 10:49
:mrgreen:Alohhhhhhhhaaaaaa!!!!!!!!!!!!!! Mateus,:dance:
Um tempo atrás andei por uns 3 meses com as RL travadas (eu não sabia):putz: o grande problema é q o cardã dianteiro ñ aguenta velocidades acima dos 110 km/h começa a vibrar como se as rodas estivessem desbalanceadas:shock:, no meu caso o resultado foi a perda de uma das cruzetas do cardã, foi até pouco perto qo que poderia ter acontecido s o diferencial soltasse qualquer coisa, iria moer tudo...:parede:
Já tem bastante tempo que eu mesmo faço a manutenção nas RL, que nem são frequentes, até mesmo pra ter o que fazer em alguns finais de semana, está tudo perfeitinho, sem decepções...
[]s
Robinho da Jaguatirica
Ate queria fazer uma inspeçao la, mas tenho medo de desmontar essa bagassa e nao funcionar mais....tem as manhas pra isso ou é so sequencia de desmontar e montar?
Robinho da Jaguatirica
30/06/2008, 12:15
Ate queria fazer uma inspeçao la, mas tenho medo de desmontar essa bagassa e nao funcionar mais....tem as manhas pra isso ou é so sequencia de desmontar e montar?
Nava,
É muito fácil, sem mistérios, depois que desmonta e monta a primeira, só alegria, mas vá se preparando pra sujar as mãos de graxa.:mrgreen:
[]s
Robson
Costa Junior
30/06/2008, 13:51
:shock: cabeçote trincado:putz:, o melhor é colocar logo um novo, não confio em cabeçotes de sportage retificados, aliás, eles não dão retíficas por causa de trincas.
É uma pena Costa Júnior, mas você não é o primeiro e nem será o último.:parede:
Boa lama!
Robinho
Oi, Trojão.
Deixa eu falar a situação.
o motor ferveu. Tirei o cabeçote, levei pra retifica e o teste deu que precisava apenas plainar, pois não tinha trincadura.
Feita a plaina, colocamos o cabeçote que continuou jogando pressao para o radiador.
Um amigo do meu mecanico tinha um cabeçote usado e segundo ele em otimo estado de conservação. Precisava apenas uma plainada de leve, apenas por segurança e pronto. Estava 100%.
Assim fizemos e quando colocamos no lugar, continuou jogando pressão para o radiador.
Alguem sabe o que pode ser?
Será que é mesmo os cabeçotes que não prestam ou é outro defeito?
Agradeço se alguem puder me ajudar.
Costa Junior
comenale
30/06/2008, 14:18
Alguem sabe o que pode ser?
Será que é mesmo os cabeçotes que não prestam ou é outro defeito?
Agradeço se alguem puder me ajudar.
Costa Junior
Junior,
Quando sua viatura ferveu, dependendo da temperatura que atingiu pode ter danificado, também, o assentamento do cabeçote, ou seja o bloco do motor. No meu caso foi preciso plainar, também, o bloco. Os sintomas eram exatamente esses que vocês descreveu.
Outro problema é a existencia de micro-fissuras que só aparecem quando o motor atinge uma certa temperatura e em alguns testes de retífica aparecem como 100% Ok :parede:.
Por isso a melhor solução é a troca do cabeçote por outro novo.
Outro fator importante é a montagem. A troca dos parafusos do cabeçote, também é importante, juntamente com a técnica aplicada no aperto do mesmo.
O aperto não é simplesmente por "tork", tem, também, o aperto por ângulo:stop:
Robinho da Jaguatirica
30/06/2008, 14:38
Costa Júnior,
Concordo com tudo o que o Comenale lhe falou, e vou além, o bom dos cabeçotes das sportages é que não tem como os mecas enganarem a gente, ou a peça realmente está boa, ou vai dar caca na hora:stop:.
Espero sinceramente que tenha sorte e consiga arrumar sua viatura pra poder rodar tranquilo.
Boa lama!
Robson
Costa Junior
30/06/2008, 20:47
Costa Júnior,
Concordo com tudo o que o Comenale lhe falou, e vou além, o bom dos cabeçotes das sportages é que não tem como os mecas enganarem a gente, ou a peça realmente está boa, ou vai dar caca na hora:stop:.
Espero sinceramente que tenha sorte e consiga arrumar sua viatura pra poder rodar tranquilo.
Boa lama!
Robson
Bem, amigos. Valeu pelos esclarecimentos
Acho que o jeito é ver o bloco do motor, se não está empenado tambem. É muita coincidencia dois cabeçotes com problemas.
Obrigado. Depois posto aki o resultado.
E ai pessoal, tudo tranquilo?
Concordo com o que voces falaram sobre o travamento das RL's.
Optei por isso como medida provisória, como já comentei, logo estarei adquirindo as manuais.
Estava cansado de passar vergonha com o 4x4 que antes só engatava qdo ele queria. Mesmo fazendo manutenção preventiva, vez ou outra falhava.
Pouco tempo atras, fui pego de surpresa com uma maré alta, ainda bem que estava com as RL's travadas, porque senão, tinha perdido meu carro. Tinha certeza que o 4x4 não ia me deixar na mão.
Por enquanto vou continuar assim e dessa maneira vou passando as minhas impressões à respeito.
[ ]'s travados
Mateus
Júlio C. A. Santos
04/07/2008, 11:40
Puuutz! :shock:
Costa Junior
06/07/2008, 20:56
Oi, amigos
resolvi comprar um cabeçote novo. Por favor, alguem conhece os cabeçotes (sportage diesel turbo 2.0) da Imperioo Auto peças , de São Paulo? Pode-se confiar na sua qualidade? Outro dia vi neste forum, que tem um cabeçote koreano vendido no Brasil, que não vale nada.
MarcSport
07/07/2008, 00:22
Oi, amigos
resolvi comprar um cabeçote novo. Por favor, alguem conhece os cabeçotes (sportage diesel turbo 2.0) da Imperioo Auto peças , de São Paulo? Pode-se confiar na sua qualidade? Outro dia vi neste forum, que tem um cabeçote koreano vendido no Brasil, que não vale nada.
Eu comprei meu cabeçote e várias outras peças na Imperio com o Levi, atendimento e qualidade 100%, ele ja me conhece pelo nome (Marcelo Galhardo).
Recomendo.
comenale
07/07/2008, 08:49
Oi, amigos
Quando estava procurando um cabeçote para a minha Sport ouvi essa mesma história de vários fornecedores. E realmente se vc comparar alguns preços de fornecedores vai perceber uma direfença muito grande.
Creio que o relato do Marcelo já ajuda bastante. Na época cheguei a cotar com a Império e só não comprei porque tive indicação (fonte segura) de outro importador, garantindo a procedência do produto. A diferença de preço entre os dois era muito pequena.:concordo:
lrcguitte
16/07/2008, 20:13
Mudando de "pato para ganso", alguém tem informação se o motor da nova Sportage serve na antiga? Os 141cv da nova seriam bem vindos em substituição aos "supostos" 126cv das antigas. É claro, desde que seja viável economicamente, achando o motor em desmanche em bom estado. Só por curiosidade. Gosto demais da minha Sportage e dependendo do investimento, teria coragem de fazer tal "up grade". Ricardo.
Na minha opiniao o problema não é o motor e sim a relaçao longa da t-case.
Como o motor 16V precisa de giro, ele só despeja potencia mesmo lá nos 4mil rpm. Dai o consumo nao compensa a força gerada.
Vc pode notar isso pelo baixo torque em arrancadas e no baixo giro a altas velocidades. A 100km/h o motor fic amenos de 3000rpm...conformtável, mas ta apanhando e gastando.
Então, se for pra gastar, invistiria em um kit novo de relação da reduçao pra encurtar uns 500 a 800 rpm na relaçao. Ficaria mais esperta, menos gastona e em 4x4LOw ignorante.
O problema é desenvolver tal relaçao, ja que nao tem isso pronto.
Gleison BH
17/07/2008, 09:35
A 100km/h o motor fic amenos de 3000rpm...conformtável, mas ta apanhando e gastando.
...
Não entendo nada disso. Será que podes explicar melhor porque vc diz "apanhando e gastando".
É melhor andar em giros mais altos???
Estou perguntando porque quando viajava com giros mais - ia até 110-120km/h de quarta marcha ou de quinta acima de 130km/h, o consumo da minha caía de 11km/l para 8km/l.
E ai pessoal?
Tai uma dúvida que tenho...
O que é melhor para economia de combustivel (gasolina). Andar com o modor em torno dos 2.000 rpm ou andar sempre aproveitando o motor cheio e andando en torno do 4000 rpm??
Tento andar sempre entre 2000 e 3000 rpm e a Sportage tem feito média de 8,5 km/l. (cidade/estrada).(estou andando com as RL travadas).
Alguem sabe qual a faixa de rotação ideal para o 2.0 16v gasolina??
Valeu pessoal
mateus
celoleko
21/07/2008, 02:59
Então, sou novato no forum e novato em lidar com veículos 4x4, já sanei muitas duvidas no tópico sobre o superaquecimento de alguns sptg's.
Agora eu queria saber de alguns macetes para testar o acionamento do 4x4 e reduzida e seu perfeito funcionamento, sem precisar meter o SPTG da loja na lama! Hehe!
Lí sobre problemas de ressecamento nas mangueiras do vácuo do acionamento, até mesmo inoperancia das solenóides. Como evitar esses probleminhas e como perceber isso antes de pegar trilha ?
Valeu galera!
Abraço a todos !
Gleison BH
21/07/2008, 09:44
Agora eu queria saber de alguns macetes para testar o acionamento do 4x4 e reduzida e seu perfeito funcionamento, sem precisar meter o SPTG da loja na lama! Hehe!
Valeu galera!
Abraço a todos !
Uma forma de testar se a RL está engatando é ir com o carro até um piso com pouca aderência (terra ou brita). Arranque acelerando bastante (com o giro alto para "cantar pneu") --> Com a RL desengatada o carro patina muito; com a RL engatada o carro não patina ou patina muito pouco...
Pelo menos eu fazia isso antes de entrar num enrosco para ver se tava OK.
O problema é quando a RL "quebra" dentro do buraco... :parede:
Gleison BH
21/07/2008, 09:51
???alguem???
não Entendo Nada Disso. Será Que Podes Explicar Melhor Porque Vc Diz "apanhando E Gastando".
é Melhor Andar Em Giros Mais Altos???
Estou Perguntando Porque Quando Viajava Com Giros Mais - Ia Até 110-120km/h De Quarta Marcha Ou De Quinta Acima De 130km/h, O Consumo Da Minha Caía De 11km/l Para 8km/l.
comenale
21/07/2008, 09:57
Lí sobre problemas de ressecamento nas mangueiras do vácuo do acionamento, até mesmo inoperancia das solenóides. Como evitar esses probleminhas e como perceber isso antes de pegar trilha ?
Uma forma muito fácil de testar se o 4X4 está engatado e funcionando é: com a viatura parada, vire totalmente o volante para qualquer direção; engate a 1ª marcha e saia devagar (no asfalto ou qualquer outro terreno com muita aderência). Se a viatura sair meio amarrada e tendendo a jogar a frente para fora da curva é sinal que está tudo OK:concordo:. Vai parecer que a viatura está "amarrada", que tem alguma coisa prendendo a "bichinha".
Do contrário... tem algum problema.
Celoleko,
Outro teste simples para ver se a tração esta funcionando é:
Pega o macaco e levanta uma das rodas da frente.
Liga o carro e engata a 4x4 hi ou low, mas deixe o carro em ponto morto.
Vá na roda que esta levantada e tente gira-la. Se girar um pouco, der um estalo e travar é porque as RL estão acomplando perfeitamente.
Repita a operação na outra roda, e verifique se trva a roda tbém.
Ao desligar o carro ou desengatar o 4x4, a roda deve dar outro estalo e voltar a girar livremente.
Se bem que o teste que o nosso amigo Comenale sugerio, tbém é muito eficiente para diagnosticar o funcionamento. Engate o 4x4 e tente sair devagar tentando fazer uma curva , voce vai notar que o carro fica travado, freiando como se arrastace uma das rodas trazeiras.
Muito cuidado para andar apenas poucos metros assim, caso contrario estará forcando toda as engrenagens do sistema, uma vez que a sportage não possui diferencial central. Só pode andar com 4x4 engatado em pisos de pouquissima aderencia.
Boa sorte
Mateus