Conectar

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

jlguimarães
17/07/2006, 13:16
A minha faz no maximo 7 na estrada mas em média 6 com os 235/75/15.
Alguem já mexeu no sistema de freio.
O cilindro mestre só serve o original?

Um abraço a todos.

helljr65
17/07/2006, 16:50
Amigos,

Tenho uma TDI 2000 e gostaria de algumas informaçoes de manutençao.

Quantos bicos de graxa ela tem? (suspenção e transmissão)
Que oleo voces utilizam? Uso a minha em estrada asfaltada a maior parte do tempo, rodando entre 3.000 e 3.500 por mês
Qual o consumo das TDIs de voces? A minha faz entre 11 e 12km/l andando a 120/130km/h
Alguem tem problema com perda de agua no sistema de refrigeraçao?
Alguem tem alguma rodando nessas mesmas condiçoes sem a valvula termostática?

Obrigado

Amostardeiro
17/07/2006, 22:41
Helljr65

Vamos por partes:

1. NO máximo 6, 3 no cardan dianteiro e 3 no traseiro;
2. Eu estou usando o Shell Rimula, mas o Lubrax, o Ursa, Mobil, também são bons;
3. O consumo é mais ou menos este;
4. Já tive, pode ser a tampa do radiador, mas uma pequena perda não quer dizer muita coisa, de qualquer modo é bom limpar e revisar o sistema de refrigeração;
5. Não aconselho o motor, pelo menos aqui no sul, funciona muito frio o que pode ser bem ruim.

Abraço

laserman
17/07/2006, 23:47
Amigos,

Que oleo voces utilizam? Uso a minha em estrada asfaltada a maior parte do tempo, rodando entre 3.000 e 3.500 por mês
Qual o consumo das TDIs de voces? A minha faz entre 11 e 12km/l andando a 120/130km/h

Obrigado

Meu caro,

A água das SPTG "some" rápido e é perigosíssimo ! Aquele reservatório plástico graduado ao lado do radiador, na minha ao menos, não serve de nada, apenas para enganar. Pois vc vai se baseando por ele crente que tem água de sobra e o radiador não compartilha a água dele.
Foi isto e mais 2 fatores que empenaram meu cabeçote ! Fiquem atentos. Chequem sempre o nível do próprio radiador !

comenale
18/07/2006, 07:55
Amigos,

Obrigado

Os bicos graxeiros só existem no sistema de transmissão (eixo cardan). Se não me engano são 2 no eixo dianteiro e 3 no traseiro.
Costumo usar o Castrol Magnatec. Já usei outros mas percebi que tenho uma pequena melhora no consumo e desempenho usango o Magnatec. Minhas condições de uso são bastante parecidas com a sua. Rodo 90% em cidade e estradas asfaltadas em torno de 3000 km/mês.
A média de consumo é em torno dos 12 km/l - misto cidade/estrada, rodando a 120 km/h. O impressionante é se você se contiver e andar no máximo a 100 km/h.:dance:
Não tenho nenhum problema com o sistema de arrefecimento.

Fernando Costa
18/07/2006, 09:06
Os pinos graxeiros (modelo 2000 em diante) são em 04:

Cardã traseiro (03): 01 na cruzeta traseira + 01 na cruzeta dianteira + 01 na luva da cruzeta dianteira.

Cardã dianteiro (01): só tem 01, na luva do cardã. As 02 cruzetas são blindadas, não tem pinos graxeiros, não sendo lubrificáveis.

Acho que os modelos mais antigos têm 06 graxeiros, pois as cruzetas do cardã dianteiro são lubrificáveis. A suspensão não tem graxeiros.

Usar graxa própria para rolamentos. A graxa usada em postos é para chassi, vendida a granel, imprópria para cruzetas. É melhor ter sua própria bomba de graxa.

Abraço.

mgfontana
18/07/2006, 09:18
Como eu já tinha escrito aqui, ontem levei a Sport na concessionária. Eles ficaram o dia inteiro examinando o carro através de máquinas. Até às 17 h não tinham achado problema nenhum. Ainda bem que o consultor insistiu com o chefe de oficina e o camarada resolveu dar uma volta com o carro (demorou!), aí que ele sentiu o problema e deu o diagnóstico: ou bomba ou ponto, hoje eles vão abrir para identificar. Se tivessem andado com o carro na 1ª vez que levei lá já teriam descoberto a causa do problema.
PQP, como o camarada quer identificar o problema em um carro sem andar com ele? Isso não existe!
Hoje à tarde ou amanhã ela ficará pronta, depois dou mais notícias.

Abraço a todos,

Fontana

Maverickturbo
18/07/2006, 10:17
Fontana,

Esse é o tipico tratamento dado pelas autorizadas. Os caras são fo..!

MarcSport
18/07/2006, 11:27
Na minha foi eliminado "reservatório" original e colocado um reservatório GM de água em posição mais elevada, agora a água passa pelo radiador, volta para o reservatório e vai para o motor, para isso foi eliminada a válvula de segurança original do radiador, a válvula do reservátório cumpre essa função. Hoje o funcionamento do sistema é igual ao de um carro a gasolina.
Resultado: na cidade a temperatura fica entre 1/4 e 1/2, na estrada em 3000/3500 rpm chega quase a 1/2. Nunca mais baixou água, a 2000 km troquei a água do radiador e até agora não mexi mais.

MarcSport
18/07/2006, 11:31
Uso o Ursa TD Premium.
Comenale: O Magnatec não é para motor a gasolina? Não tem problema?

Amostardeiro
18/07/2006, 11:44
Comenale

Não sei não, mas acho melhor usar óleo especifico para motores diesel.

Abraço

helljr65
18/07/2006, 12:52
Na minha foi eliminado "reservatório" original e colocado um reservatório GM de água em posição mais elevada, agora a água passa pelo radiador, volta para o reservatório e vai para o motor, para isso foi eliminada a válvula de segurança original do radiador, a válvula do reservátório cumpre essa função. Hoje o funcionamento do sistema é igual ao de um carro a gasolina.
Resultado: na cidade a temperatura fica entre 1/4 e 1/2, na estrada em 3000/3500 rpm chega quase a 1/2. Nunca mais baixou água, a 2000 km troquei a água do radiador e até agora não mexi mais.
Prezado amigo MacSport. Voce pode por favor passar o que foi feito para "selar" seu sistema de arrefecimento? O reservatorio GM usado foi de que carro? A entrada e saida de agua do radiador foi adaptada ou voce trocou tambem o radiador? Enfim, manda o esquema das ligaçoes.
Obrigado

Fernando Costa
18/07/2006, 14:48
Esse Castrol Magnatec possui moléculas que "agarram" nas paredes do motor, preservando o motor do atrito gerado na partida a frio, segundo o fabricante é indicado para motores gasolina, álcool, GNV e Diesel.

O problema é o preço elevado, algo como R$ 25,00 o Litro, embora seja trocado com 10.000Km, acho. Prefiro comprar o Ursa TD 15w-40 da Texaco, a R$ 9,00 o litro, trocando a cada 5.000Km, acho que garante bem mais a limpeza do sistema. Ademais, trocar o filtro primário com 5.000Km e secundário com 10.000Km são boas medidas.

Amostardeiro
18/07/2006, 15:17
Esse Castrol Magnatec possui moléculas que "agarram" nas paredes do motor, preservando o motor do atrito gerado na partida a frio, segundo o fabricante é indicado para motores gasolina, álcool, GNV e Diesel.

O problema é o preço elevado, algo como R$ 25,00 o Litro, embora seja trocado com 10.000Km, acho. Prefiro comprar o Ursa TD 15w-40 da Texaco, a R$ 9,00 o litro, trocando a cada 5.000Km, acho que garante bem mais a limpeza do sistema. Ademais, trocar o filtro primário com 5.000Km e secundário com 10.000Km são boas medidas.

Fernando

Comprei o Rimula em bambona de 20 l a R$ 6,00/L , fiz isso já que sou obrigado a trocar com no máximo 2000 km por ter aberto o motor, mas em função de custo acho que vou adotar a idéia.

Abraço

mgfontana
18/07/2006, 20:14
Fontana,

Esse é o tipico tratamento dado pelas autorizadas. Os caras são fo..!

Hoje à tarde o consultor me ligou e disse que o defeito estava na bomba (gênios!) e que vai ficar pronta amanhã.
Fui muito bem atendido todas as vezes em que estive na concessionária, sempre foram muito atenciosos, mas deveriam ter levado minhas reclamções mais à sério, afinal de contas o dono é quem conhece o carro.
Bom , agora espero que ela volte a consumir menos e ande mais.

Abraços,

Fontana

laserman
18/07/2006, 20:30
Fernando

Comprei o Rimula em bambona de 20 l a R$ 6,00/L , fiz isso já que sou obrigado a trocar com no máximo 2000 km por ter aberto o motor, mas em função de custo acho que vou adotar a idéia.

Abraço

Trocar óleo do motor com 2.000 km ? De onde vem esta orientação ? Já tive motores retificados e nunca soube disto !

Fernando Costa
18/07/2006, 21:49
Amostardeiro,

Pelo que eu vi, vc. só trocou os anéis de segmento dos pistões, então seu motor ainda é "standard", não houve retífica, e mesmo que houvesse, 2.000Km para troca de óleo é pouco. Um bom óleo mineral p/ motor turbo diesel dura no mínimo 4.000 a 5.000Km, acima disso já há muita sujeira em suspensão, sendo prejudicial ao motor.

Também tinha pensado em comprar a bomba de 20L do Ursa TD, mas não rodo tanto assim.

abraço.

Maverickturbo
18/07/2006, 23:41
Fontana,

Se for isso mesmo, vc vai ficar feliz com o resultado. Vc vai achar que é ate outro carro. Só ñ vai se empolgar e ficar empurrando os outros.

comenale
19/07/2006, 08:17

Fernando,

Uso o Castrol por recomentação de meu mecânico, que informou exatamente o que você disse, além de poder trocar os 2 filtros de óleo a cada 10.000 km, pois rodo muito com a viatura.
De qualquer forma, apesar de ser um produto mais caro (paguei a última troca R$ 21,00 p/ litro) meu mecânico afirmou que qualquer óleo sintético é muito melhor que os demais.

mgfontana
19/07/2006, 09:41
Fontana,

Se for isso mesmo, vc vai ficar feliz com o resultado. Vc vai achar que é ate outro carro. Só ñ vai se empolgar e ficar empurrando os outros.

É, tenho que tomar cuidado, pois ontem a caminho da oficina dei uma "esticada" com um Peugeot 206 no trânsito (tô ficando velho, tô ficando doido!). O camarada com um carro pequeno e eu costurando com aquele "camburão", parece coisa de maluco, mas levei na manha, ele eficou preso atrás de uma "íngua" que estava devagar pela esquerda(rss...).
Tenho que parar com isso, e olha que o carro estava ruim, o problema era a retomada, mas dava pra esticar as marchas.
Sexta-Feira vou subir a serra, pegar uma estradinha de chão, coisa light. Se puder posto umas fotos depois.

Saudações,

Fontana

Amostardeiro
19/07/2006, 11:37
Amostardeiro,

Pelo que eu vi, vc. só trocou os anéis de segmento dos pistões, então seu motor ainda é "standard", não houve retífica, e mesmo que houvesse, 2.000Km para troca de óleo é pouco. Um bom óleo mineral p/ motor turbo diesel dura no mínimo 4.000 a 5.000Km, acima disso já há muita sujeira em suspensão, sendo prejudicial ao motor.

Também tinha pensado em comprar a bomba de 20L do Ursa TD, mas não rodo tanto assim.

abraço.

Fernando

Foi isso mesmo e mais troca da junta e retifica da tampa, além da troca das guias de vávulas, "esmirilhar" as válvulas.

Quanto ao óleo, um bom mineral aguenta mais do que 5 mkm, eu troco normalmente os filtros e óleo com 8 mkm, a 1ª depois da troca dos áneis com 2 mkm foi conselho do mecânico???

Abraço

laserman
19/07/2006, 18:17
Normalmente troco o óleo e filtro após retifica aos 1.000 km, mas apenas a primeira vez, período em que pode-se desprender eventuais resíduos, detritos, metais ou até mesmo lambança de oficina !
Posteriormente troco no período normal.

Boa lama,

geasir
28/07/2006, 20:56
Boa noite pessoal

Estou chegar de uma aventura de 9000 kms, sendo que mil guinchado.
Agradecimentos a MOSTARDEIRO pelas dicas e as fotos vou postar
aos poucos. Agora a minha dor de cabeça e a turbina que nao tem
como recuperar e o preço dela e bem salgado nas representantes da Kia
entorno de $ 3,500 a $ 4.600. Se alguem tiver uma marca nacional
adpada na mesma me da o endereço. obrigado.

Abraço.

Amostardeiro
28/07/2006, 22:02
Boa noite pessoal

Estou chegar de uma aventura de 9000 kms, sendo que mil guinchado.
Agradecimentos a MOSTARDEIRO pelas dicas e as fotos vou postar
aos poucos. Agora a minha dor de cabeça e a turbina que nao tem
como recuperar e o preço dela e bem salgado nas representantes da Kia
entorno de $ 3,500 a $ 4.600. Se alguem tiver uma marca nacional
adpada na mesma me da o endereço. obrigado.

Abraço.

Geasir

Bem-vindo de volta ao meio, quero saber mais sobre a parte boa, pena que deu zebra a tua viagem, mas este preço da turbina é aceitável, um amigo acaba de trocar de uma Ranger se não me engano custou +- R$ 4.000, o problema dele foi grave já que detonou o mortor também.

Abraço

Fernando Costa
30/07/2006, 15:41
Geasir,

Um preço desses por só por uma turbina é assalto de autorizada mesmo. Aqui no forum tem quem coloque um turbo completo em Hilux por R$ 2.000,00, veja no tópico abaixo. Sugiro lê-lo todo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2058&highlight=turbo+adaptado

Acho que vc. deve entrar em contato com oficinas especializadas em turbo, em SP é só o que tem, e adaptar uma turbina na Sportage. Eles sabem onde comprar uma que sirva a preço bem mais acessível.

Abraço.

Amostardeiro
30/07/2006, 17:04
Fernando

O preço que falei é da turbina original do Maxxion HSD da Ranger, fica entre 3.500 e 4.000, também acho um roubo, mas é o que pedem.

Abraço

jlguimarães
30/07/2006, 20:25
Maverckturbo boa noite.
Q pressão vc usa nos pneus (asfalto e trilha).
Coloquei o filtro esportivo duplo e estou satisfeito.O que vc usa pra lavar o filtro?
Já testou as AVM?

Um abç.

laserman
31/07/2006, 10:18
Maverckturbo boa noite.
Q pressão vc usa nos pneus (asfalto e trilha).
Coloquei o filtro esportivo duplo e estou satisfeito.O que vc usa pra lavar o filtro?
Já testou as AVM?

Um abç.

jlguimarães,

Qual a marca deste seu bagageiro ? Necessita furar a lata ?

Boa lama,

Maverickturbo
31/07/2006, 10:28
Jlguimarães,

Em asfalto em uso em media 26 com o carro leve e 28 ou 29 com o carro cheio, nas trilhas acho que o ideal era baixar entre uns 23 ou 20. A K&N tem um kit pra limpeza que vem tipo um detergente e um oleo. Como eu to sem tempo de compra o kit, o vendedor tinha me falado que se fosse lavar sem o kit, era pra usar detergente neutro. Sim, ja testei as AVM, elas são muito boas, muito robustas! Putz vendo essas fotos ai, to cada dia mais na seca de me aventurar, to quase entrando em construção de predio so pra passar por lama! Mas essa semana, provavelmente, espero que a caminhonete do meu pai fique pronta! Ai sim o fds promete!

laserman
31/07/2006, 10:50
Jlguimarães,

Em asfalto em uso em media 26 com o carro leve e 28 ou 29 com o carro cheio, nas trilhas acho que o ideal era baixar entre uns 23 ou 20. A K&N tem um kit pra limpeza que vem tipo um detergente e um oleo. Como eu to sem tempo de compra o kit, o vendedor tinha me falado que se fosse lavar sem o kit, era pra usar detergente neutro. Sim, ja testei as AVM, elas são muito boas, muito robustas! Putz vendo essas fotos ai, to cada dia mais na seca de me aventurar, to quase entrando em construção de predio so pra passar por lama! Mas essa semana, provavelmente, espero que a caminhonete do meu pai fique pronta! Ai sim o fds promete!

Meu caro jipeiro,

Já que tem tanta gana por trilhas !
Aí vai uma sugestão : Que tal se nós marcarmos umas trilhas num final de semana para nossas Sportages !? Preferencialmente no eixo entre Rio, SP e MG !
Fica para reflexão !

Boa lama,

Maverickturbo
31/07/2006, 10:58
Laserman,

Ia ser perfeito!

laserman
31/07/2006, 12:03
Laserman,

Ia ser perfeito!

Então que tal agitar ?
Marcamos ponto de encontro, canal de PX e pronto !

Quem tiver interesse que se manifeste, para lançarmos este tópico !
Bons locais neste eixo é o que não faltam !

Que venha a lama !

MarcSport
31/07/2006, 12:53
Tô dentro.

Amostardeiro
31/07/2006, 14:08
Tô dentro.

Pessoal

Pena que eu estou a + de 1.000 km daí, se não tava dentro.

Abraço

Topgun
31/07/2006, 17:25
Prezados companheiros,
Acabo de retornar de minha viagem de férias com 5.400km de estradas, sendo quase 3.000km esburacados e com tapa buracos, e na ida passando por Minas Gerais ocorreu o entupimento do filtro de Diesel, na realidade o elemento filtrante começou a se dissolver, o que de impedia a apssagem do combustível, para se ter uma idéia nas descidas com pé a fundo não passava de 110km/h. parei em Patos de Minas, numa oficina chamada Turbopatos, onde fui muito bem atendido e o proprietário só cobrou a peça que foi comprada em outra loja, um filtro da Besta, fica um pouco maior mas também serve. O conselho do mecânico, que me deu uma aula de mecânica diesel: Trocar o filtro a cada 10.000km, porque o diesel brasileiro é mais agressivo e acaba dando estas ocorrências de dissolver o elemento filtrante, uma outra hipotese era o tanque sujo mas pedi para esgotar o tanque na revisão de 60.000km que fiz em Salvador e o tanque estava ok!
Fica o conselho e se alguém passar por Patos de Minas, pode ir na Turbo patos que eu recomendo!

Fernando Costa
31/07/2006, 19:04
O conselho do mecânico, que me deu uma aula de mecânica diesel: Trocar o filtro a cada 10.000km, porque o diesel brasileiro é mais agressivo e acaba dando estas ocorrências de dissolver o elemento filtrante, uma outra hipotese era o tanque sujo mas pedi para esgotar o tanque na revisão de 60.000km que fiz em Salvador e o tanque estava ok!
Fica o conselho e se alguém passar por Patos de Minas, pode ir na Turbo patos que eu recomendo!

Se o Diesel nacional está dissolvendo filtros de combustível, imagina então o que está fazendo com as nossas bombas injetoras!!

Abraço.

laserman
31/07/2006, 20:16
Pessoal

Pena que eu estou a + de 1.000 km daí, se não tava dentro.

Abraço

Vamos nessa a turma tá se animando ! Creio que com 5 já se pode organizar. Digo 5 de garantia, pois sempre tem alguém que fura ou tem problemas e não vai.
Com 2 jipes é bom, 3 já é ótimo, 4 ......

jlguimarães
31/07/2006, 22:20
laserman os racks são da eka esporte e infelismente precisa furar o teto.
Infelismente lama aquí no cerrado só apartir de dezembro enquanto isso tome poeira e muita montanha pra subir(pedras,pedras,pedras,pedras)

um abrço!

jlguimarães
31/07/2006, 22:48
Eduardo.

O óleo é pra aplicar após a limpeza com o detergente neutro?
Aquí em BSB ñ to encontrando produtos da K&N.
O teu pedal endurece um pouco nas trilhas pesada (tô com embreagem nova original) e depois volta ao normal?
O pedal de embreagem é curtinho?

um abç guimarães

Maverickturbo
31/07/2006, 23:11
Jlguimarães,

Sim, é um óleo pra jogar depois que o filtro estiver limpo. Meu pedal acho que ñ endurece nas trilhas pesadas ñ, mas vou dar uma reparada. Oq pode acontecer é de grudar alguma sujeira ou lama quando vc esta na trilha e depois ela se desprender.

Laserman,

Eu to dentro tbm. Eu moro perto da serra da cantareira em SP, ja fui na Off-trac em caucaia do alto e tenho casa em Monte Verde/MG. Todos esses lugares possuem trilhas ou passeios legais.

comenale
01/08/2006, 08:19
Então que tal agitar ?
Marcamos ponto de encontro, canal de PX e pronto !

Quem tiver interesse que se manifeste, para lançarmos este tópico !
Bons locais neste eixo é o que não faltam !

Que venha a lama !

laserman e Eduardo, tô dentro:dance:. É só marcar com antecedência.

Se quiserem sugestões de trilhas para os lados do Sul de MG, terei prazer em colaborar.

Vamos agitar isso:concordo:

laserman
01/08/2006, 15:17
Jlguimarães,

Sim, é um óleo pra jogar depois que o filtro estiver limpo. Meu pedal acho que ñ endurece nas trilhas pesadas ñ, mas vou dar uma reparada. Oq pode acontecer é de grudar alguma sujeira ou lama quando vc esta na trilha e depois ela se desprender.

Laserman,

Eu to dentro tbm. Eu moro perto da serra da cantareira em SP, ja fui na Off-trac em caucaia do alto e tenho casa em Monte Verde/MG. Todos esses lugares possuem trilhas ou passeios legais.

Monte Verde eu fui ano passado de troller com mais 2 jipes. No entanto não achamos trilhas, apenas passeios, para se ter uma idéia, jogamos os jipes naquela trilha que o pessoal faz a pé para um pico o qual não lembro o nome !
Mas o lugar é show !

laserman
01/08/2006, 15:21
laserman e Eduardo, tô dentro:dance:. É só marcar com antecedência.

Se quiserem sugestões de trilhas para os lados do Sul de MG, terei prazer em colaborar.

Vamos agitar isso:concordo:

Então vambora ! Será que serei o único Carioca ?
Kd a Cariocada ? Apareçam !

Então vamos lançar o tópico ? Acho que já deu córum !

Que venha o tempo de trilhas,

laserman
01/08/2006, 15:24
Aproveitando a deixa : Quem sabe a furação de roda das SPTG ? É que tem umas rodas de Defender para comprar !

Amostardeiro
01/08/2006, 17:11
Aproveitando a deixa : Quem sabe a furação de roda das SPTG ? É que tem umas rodas de Defender para comprar !

Laserman

A furação das rodas da Sportage é a mesma do Niva, F- 1.000, Jeep CJ 5, Rural e, daquela pick- up da Peugeot, a Defender não é seis furos ???

Abraço

laserman
01/08/2006, 17:47
Laserman

A furação das rodas da Sportage é a mesma do Niva, F- 1.000, Jeep CJ 5, Rural e, daquela pick- up da Peugeot, a Defender não é seis furos ???

Abraço

Isto seria : 5 x 105 ?

Esta roda era das Defender antigas de 5 furos e aro 15" !

Maverickturbo
01/08/2006, 17:53
Laserman,

Eu tbm brinco naquela parte. Há um caminho que leva de Monte Verde ate Gonçalves, mas acho que é mais passeio. Eu vou dar um sondada por la pra ver que trilhas tem por la.

geasir
01/08/2006, 18:25
Geasir,

Um preço desses por só por uma turbina é assalto de autorizada mesmo. Aqui no forum tem quem coloque um turbo completo em Hilux por R$ 2.000,00, veja no tópico abaixo. Sugiro lê-lo todo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2058&highlight=turbo+adaptado

Acho que vc. deve entrar em contato com oficinas especializadas em turbo, em SP é só o que tem, e adaptar uma turbina na Sportage. Eles sabem onde comprar uma que sirva a preço bem mais acessível.

Abraço.

Boa noite

Desde já agradecimentos pelas dicas, p/ Fernando Costa e Amostardeiro

Pesquisando aqui por perto achei uma oficina especializada em adaptar
turbinas em Toyota e vans diesel, ele fez adaptação de uma turbina da
L 200 pelo preço de $ 1.050 , com garantia de 1 ano. Só achei que
essa turbina faz um pouco de barulho acima de 2500 giros, isso e normal ?

Abraço e obrigado.

MarcSport
01/08/2006, 18:48
Geasir:
Melhorou o desempenho?

laserman
01/08/2006, 18:53
Laserman,

Eu tbm brinco naquela parte. Há um caminho que leva de Monte Verde ate Gonçalves, mas acho que é mais passeio. Eu vou dar um sondada por la pra ver que trilhas tem por la.

Na Serra da Bocaina conheço algumas ! Airuoca, Carrancas, Mauá e etc...

Fernando Costa
02/08/2006, 00:14
Boa noite

Abraço e obrigado.

Geasir,

A minha turbina original faz também um pouco de barulho após os 2500rpm, um leve assovio... acho que é normal, se for mesmo leve.

O segredo de conservação de qualquer turbina é a boa lubrificação, por isso só se deve desligar o motor TD após uns 30s em marcha lenta. Se desligar imediatamente, cessa imediatamente o funcionamento da bomba de óleo, mas o rotor do turbo ainda vai estar em altíssima rotação e sem lubrificação, daí ser desgaste na certa. Importante também o óleo estar sempre novo, trocando no máximo cada 5000Km.

abraço.

Amostardeiro
02/08/2006, 10:36
Boa noite

Abraço e obrigado.

Geasir

É bom saber que resolveste o teu problema com menos $$$, acho que é normal um pouco de barulho do turbo, o que deve ter acontecido com a turbina foi desgaste do eixo, ela passa a aspirar o óleo do carter via folga do eixo, portanto ainda bem que foi só o turbo, aquela Ranger que falei quebrou a turbina acabou por secar o cáter e travar o virabrequim, por isso a quele custo.

Bela foto, posta outras, pelo visto entraste na era digital.

Abraço

Amostardeiro
02/08/2006, 10:47
Geasir,

A minha turbina original faz também um pouco de barulho após os 2500rpm, um leve assovio... acho que é normal, se for mesmo leve.

O segredo de conservação de qualquer turbina é a boa lubrificação, por isso só se deve desligar o motor TD após uns 30s em marcha lenta. Se desligar imediatamente, cessa imediatamente o funcionamento da bomba de óleo, mas o rotor do turbo ainda vai estar em altíssima rotação e sem lubrificação, daí ser desgaste na certa. Importante também o óleo estar sempre novo, trocando no máximo cada 5000Km.

abraço.

Fernando

Obrigado pelas dicas, pelo visto tu deves ser expert em motores ou mecânica.

Abraço

geasir
02/08/2006, 18:51
Geasir:
Melhorou o desempenho?

Boa Tarde

Acho que melhorou de 0 a 80 depois disso continua a mesma coisa.

Abraço.

slip_Diego
07/08/2006, 01:35
comprei uma sportage TDI 2001 e queria saber como uso corretamente a 4x4 dela

vlw

Amostardeiro
07/08/2006, 11:00
comprei uma sportage TDI 2001 e queria saber como uso corretamente a 4x4 dela

vlw

Diego

É meio "genérica" esta tua pergunta, depende de um monte de coisas, pra que tu vais usar a viatura? trilhas, uso diário? e aí a fora, de qualquer maneira eu tenho uma TDi 2001 curta estou satisfeito com ela, mas dando uma boa olhada nos tópicos Sportage... vais ver que são necessários alguns cuidados para usufruir o máximo da viatura.

Abraço

jlguimarães
07/08/2006, 12:35
Alguem tem uma dica se há nacional ou só original?

Um abrcço.

laserman
07/08/2006, 13:18
Alguem tem uma dica se há nacional ou só original?

Um abrcço.

Aqui no Rio encontrei uma por R$ 229,00. E Ainda existem as recondicionadas !

slip_Diego
07/08/2006, 13:45
queria saber como msmo

em ponto morto ... tem q ser antes da subida ow pode ser durante pode ser em movimento

conder
07/08/2006, 14:00
qual a potencia dos motores da sportage a diesel, estou querendo conprar um 4x4, qual o comportamento deste carro em trilhas???

jlguimarães
07/08/2006, 14:40
Aqui no Rio encontrei uma por R$ 229,00. E Ainda existem as recondicionadas !
Qual o endereço no Rio vou comprar agora mesmo, na concecionaria em Goiania está R$1070,00 e como estou aquí no Rio fica mais facil e mais barato.

Amostardeiro
07/08/2006, 16:23
qual a potencia dos motores da sportage a diesel, estou querendo conprar um 4x4, qual o comportamento deste carro em trilhas???

Conder

Os modelos diesel até 98, se não me engano, era um 2.2, o mesmo motor da Besta antiga, tem só 68 HP, de 99 em diante o motor é um 2.0 TD intercooler que tem 86 HP, anda bastante bem e é ecônomica, acho que a Sportage não foi feita para trilhas pesadas, mas em trilhas leves ela vai bastante bem, mas com algumas modificações melhora muito.

Abraço e boa compra.

conder
07/08/2006, 16:27
Conder

Os modelos diesel até 98, se não me engano, era um 2.2, o mesmo motor da Besta antiga, tem só 68 HP, de 99 em diante o motor é um 2.0 TD intercooler que tem 86 HP, anda bastante bem e é ecônomica, acho que a Sportage não foi feita para trilhas pesadas, mas em trilhas leves ela vai bastante bem, mas com algumas modificações melhora muito.

Abraço e boa compra.
quais modificações o amigo sugere que se faça?

Amostardeiro
07/08/2006, 16:32
quais modificações o amigo sugere que se faça?

Conder

Fundamentalmente levantar a suspensão, trocar pneus, os originais são muito pequenos, etc, obviamente tu podes também fazer o que quiser para adaptar a viatura a teu uso.

Só para ilustrar estou anexando a foto de uma Sportage gringa com algumas modificações.
Abraço

conder
07/08/2006, 21:21
Conder

Fundamentalmente levantar a suspensão, trocar pneus, os originais são muito pequenos, etc, obviamente tu podes também fazer o que quiser para adaptar a viatura a teu uso.

Só para ilustrar estou anexando a foto de uma Sportage gringa com algumas modificações.
Abraço
hhehehehe!!!
deu pra entender bem.

este carro é muito problemático, digo dá muito defeito??? Motor, cambio e suspenção.

Amostardeiro
07/08/2006, 21:35
hhehehehe!!!
deu pra entender bem.

este carro é muito problemático, digo dá muito defeito??? Motor, cambio e suspenção.

Conder

A viatura é boa, claro que por ter alguns anos e vários mil km sempre tem uma coisa ou outra pra fazer, pessoalmente acho uma excelente opção principalmente no aspecto custo x benefício, tanto é que já estou na segunda, o único problema da 97 a gasolina que tinha era o consumo alto para gasolina a R$ 2,80/ 2,90, aqui na terrinha não chegou o GNV.

De qualquer modo é uma boa opção entre os 4x4 disponíveis no mercado.

Abraço

laserman
07/08/2006, 22:10
Qual o endereço no Rio vou comprar agora mesmo, na concecionaria em Goiania está R$1070,00 e como estou aquí no Rio fica mais facil e mais barato.

É numa lojinha na rua Escobar ao lado direito, se não me engano chama-se Truck !

Bom garimpo,

Maverickturbo
07/08/2006, 22:12
Conder,

A viatura é otima. Dificilmente quebra, é so vc fazer a manutenção correta dela. Nunca fiquei na mão com a minha. Umas modificações boas seriam uns calços nas molas e uns pneus maiores.

laserman
07/08/2006, 22:46
É isto mesmo aos que querem saber como acoplar 4x4, o manual explica bem. Já como conduzir com ela só sujando-se de lama !
E a manutenção é bem simples do tipo "by your self"

conder
08/08/2006, 07:46
Conder

Abraço e boa compra.

Esses 86 HP achei pouco, existe a posibilidade de aumentar ela pra uns 110 HP, já ouvi de outros carros que se abre mais a bomba troca a turbina e coisas assim.
O Sportage permite isso, alguem já fez???

Só mais uma pergunta a Besta não era 2.7????/

Maverickturbo
08/08/2006, 11:33
Conder,

A segunda geração da besta no Brasil tinha 2.7 e 3.0. Esse 2.2 é da primeira geração da besta, quando ela era parecida com a Topic da Asia ainda, quando so tinha aquele modelo pequeno acho.

Amostardeiro
08/08/2006, 11:59
Esses 86 HP achei pouco, existe a posibilidade de aumentar ela pra uns 110 HP, já ouvi de outros carros que se abre mais a bomba troca a turbina e coisas assim.
O Sportage permite isso, alguem já fez???

Só mais uma pergunta a Besta não era 2.7????/

Conder

Por incrível que possa parecer os 86 HP do 2.0 são o bastante para fazer a Sportage diesel andar melhor que a 2.0, 16 válvulas, com 126 HP a gasolina, estou falando por experiência, já passei pelas duas, o segredo é aproveitar bem a curva de torque do motor.

Quanto ao motor da Besta é isso que o Eduardo falou, o 2.7 só veio a partir da Besta GS e o 3.0 acho que só na Gran Besta.

Abraço

Maverickturbo
08/08/2006, 13:14
Amostardeiro,

Eu acho que o motor da sportage vem um pouco "castrado". A minha melhorou bastante com deixando o escape mais livre (cano reto por dentro do catalisador e abafador menos estritivo), usando o filtro de ar K&N e usando podium. Com essas modificações, eu ando lado a lado com carros 1.6 16v. Olha que eu tenho pneus 31x10,5 que alongam muito a relação.

conder
08/08/2006, 13:38
Amostardeiro,

Eu acho que o motor da sportage vem um pouco "castrado". A minha melhorou bastante com deixando o escape mais livre (cano reto por dentro do catalisador e abafador menos estritivo), usando o filtro de ar K&N e usando podium. Com essas modificações, eu ando lado a lado com carros 1.6 16v. Olha que eu tenho pneus 31x10,5 que alongam muito a relação.
a sua é a diesel? qual o motor?

conder
08/08/2006, 13:52
Vai umas perguntas ai pra galera que é expert no assunto.

existe diferença no consumo da sportage grand para a pequena? A grande encara uma trilha tanto quanto a pequena?

Maverickturbo
08/08/2006, 15:38
Conder,

A minha é gasolina. O peso maior da grand deve influenciar um pouquinho no consumo, mas deve ser pouca coisa mesmo. Ela deve encarar trilhas sem muito problemas, apesar de ter o angulo de saida pior que a curta.

laserman
08/08/2006, 17:43
Lanço aqui um desafio !

Se qualquer, mais qualquer uma SPTG diesel aspirada com 86 cv chegar aos 100 km/h antes da minha SPTG gasolina, eu entrego meu jogo de pneus 31" zero bala.
Isso que calço pneus 31", rsrsr

Isto é piada !!

Amostardeiro
08/08/2006, 17:47
Lanço aqui um desafio !

Se qualquer, mais qualquer uma SPTG diesel aspirada com 86 cv chegar aos 100 km/h antes da minha SPTG gasolina, eu entrego meu jogo de pneus 31" zero bala.
Isso que calço pneus 31", rsrsr

Isto é piada !!

Cara tu não entendeste a Sportage TDi que tem 86 CV e, eu comparei com a gasolina sem nenhuma alteração em termos de motor, cuidado pra não ficar sem os 31".

Abraço

laserman
08/08/2006, 18:02
Cara tu não entendeste a Sportage TDi que tem 86 CV e, eu comparei com a gasolina sem nenhuma alteração em termos de motor, cuidado pra não ficar sem os 31".

Abraço

Cara pode ter turbina e intercooler, nas que já andei achei o desempenho fraco !
Penso como nosso amigo turbinado ! Se vc esticar as marchas do 2.0 16 v até 5.600 RPM a TD vai comer poeira. A prova disso é que sua potência máxima chega aos 5500 RPM, por ser um motor muito mais elástico, Mazda se não me engano.

O desafio permanece,

Amostardeiro
08/08/2006, 18:39
Laserman

O que eu sei é que a TDi que tenho anda muito bem, faz 15 dias fui pra Canela com a viatura lotada e, ela sobe a serra muito melhor do que a minha antiga 2.0 15 V, sinceramente se não anda mais é par e passo com a gasolina.

Abraço

laserman
08/08/2006, 18:41

existe diferença no consumo da sportage grand para a pequena? A grande encara uma trilha tanto quanto a pequena?

Impossível,
repare só no bordo de saída da Gran !!
Ângulo de saída muito pequeno, arrasta em lombadas e rampas acentuadas !

laserman
08/08/2006, 18:49
Laserman

O que eu sei é que a TDi que tenho anda muito bem, faz 15 dias fui pra Canela com a viatura lotada e, ela sobe a serra muito melhor do que a minha antiga 2.0 15 V, sinceramente se não anda mais é par e passo com a gasolina.

Abraço

Existem situações especificas que o motor a óleo sai-se melhor. Mas note bem, não estou com o manual agora, mas são nada mais que 46 % a mais de potencia do motor a gasolina !!!! É muita coisa, e o torque é muito parecido !

conder
08/08/2006, 19:23
Laserman

Abraço
não quero ser polemico.
Pode ser que a 2.0 seja mais rapida, até atinja uma final maior.
Quero ver se ela faz o mesmo com mais quatro passageiros.
Diesel é torque e não tem motor a gasolina, de litragem igual, que supere o torque do diesel. é obvio que a sensação de esportivedade se resalta em um carro a gasolica em especial nas retomadas.

conder
08/08/2006, 19:28
Impossível,
repare só no bordo de saída da Gran !!
Ângulo de saída muito pequeno, arrasta em lombadas e rampas acentuadas !
Dei uma oladinha na grand. não da pra encarar , a distancia entre os eixos é muito grande e o angulo de saida como vc falou é muito ruim.
fou correr atras do gurizinho. hehehehe

Fernando Costa
08/08/2006, 19:44
Existem situações especificas que o motor a óleo sai-se melhor. Mas note bem, não estou com o manual agora, mas são nada mais que 46 % a mais de potencia do motor a gasolina !!!! É muita coisa, e o torque é muito parecido !

Laserman,

O torque é parecido, 17,5 kgf.m no motor gasolina 2.0 16V e 20,5 kgf.m no motor TDi 2.0 8v, ambos de fabricação japonesa Mazda.

A diferença está na rotação de obtenção do torque: 4700 rpm no motor gasolina e apenas 2000 rpm no diesel, ou seja, em situações extremas, o motor gasolina precisa de altas rotações para atingir torque máximo, exigindo muito mais do sistema de embreagem, principalmente se o carro estiver "atolado" em lama ou areia, gerando superaquecimento. A embreagem do motor diesel, além de menos solicitada, é bem mais reforçada, resultando em maior durabilidade. Ademais, a alta taxa de compressão do diesel (21:1) em comparação com o 16V (12:1) realmente segura mais o carro em descidas íngremes, principalmente em reduzida.

Mas não podemos esquecer a vantagem de maior potência da 16V em viagens em estradas.

Abraço.

Fernando Costa
08/08/2006, 20:05
Cara pode ter turbina e intercooler, nas que já andei achei o desempenho fraco !
Penso como nosso amigo turbinado ! Se vc esticar as marchas do 2.0 16 v até 5.600 RPM a TD vai comer poeira. A prova disso é que sua potência máxima chega aos 5500 RPM, por ser um motor muito mais elástico, Mazda se não me engano.

O desafio permanece,

Pessoal,

Comparar desempenho em estrada de Sportage Gasolina com Turbo Diesel é o mesmo que comparar laranjas com bananas... nesse quesito são carros totalmente diferentes. O motor 16V tem 04 válvulas por cilindro, feito para ter maior admissão em altas rotações, daí ter maior potência e velocidade final. Chega fácil nos 5.000 rpm sem problemas.

Já o motor diesel, por concepção, visa maior torque em baixa rotação, não foi feito para arrancadas, mas também não decepciona. Tenho um Santana 1.8 e a Sport TD, e esta não fica muito atrás em performance. Já atingi nela 140 Km/h a 3.600 rpm, acho que a final fica em 150 Km/h, mas nunca passo de 120 km/h, pois a proposta de um SUV 4x4 é outra que não campeonato de velocidade. Quem gosta de correr deve comprar um gol 2.0 turbinado!

Quanto à rotação, não é recomendável ultrapassar os 3.000 rpm na TD, nem mesmo em viagens, pois a durabilidade dos motores diesel fica comprometida. Na troca normal de marchas, faço antes de 2200 rpm, só passo disso na 5a. marcha.

Abraço.

Amostardeiro
08/08/2006, 20:06
Pessoal

Esqueçam o que estava escrito aqui antes sobre a ptência dos motores, é pura bobagem, não raciocinei direito sobre o assunto deve ser a idade, é óbvio que a potência nominal não tem nada a ver com o melhor rendimento do ciclo Diesel em relação ao Otto, já que é medida, segundo normas SAE, DIN, ABNT, etc no eixo do motor.

Abraço

laserman
08/08/2006, 22:19
Dei uma oladinha na grand. não da pra encarar , a distancia entre os eixos é muito grande e o angulo de saida como vc falou é muito ruim.
fou correr atras do gurizinho. hehehehe

Note bem,
O entre eixos das duas é o mesmo = 2650 mm, portanto o mesmo conforto interno !
Na realidade a Gran é a mesma versão com o compartimento de bagagem ampliado e estepe sob o assoalho.
Ah, possui relação de marchas a vante mais reduzida.

Resumindo : uma versão para quem transporta grandes volumes.

laserman
08/08/2006, 22:34
Pessoal

Esqueçam o que estava escrito aqui antes sobre a ptência dos motores, é pura bobagem, não raciocinei direito sobre o assunto deve ser a idade, é óbvio que a potência nominal não tem nada a ver com o melhor rendimento do ciclo Diesel em relação ao Otto, já que é medida, segundo normas SAE, DIN, ABNT, etc no eixo do motor.

Abraço

Realmente como foi dito são opções distintas o óleo e gasolina!
Um amigo falou por aqui que 86 cv é pouca potência para um "utilitário esportivo" de 1,5 ton, isto uma com turbina e intercooler !
Ocorre que novos motores diesel 4 cl da praça rendem 138 cv, 162 cv e etc... Praticamente o dobro, provavelmente devido ao fato de ser um projeto anterior. Por isso sua surpresa !
Penso em ter um jipe diesel para poder transpor rios com tranquilidade, considero a maior virtude.

No entanto não vamos ficar aqui discutindo o sexo dos anjos pela net, que seja ao menos em frente a uma tulipa de chopp

delwan
08/08/2006, 22:54
Fontana e All,
Apesar de xeretar a lista há muito tempo, somente agora tomei vergonha na cara e criei o login para participar dos debates.:mrgreen:
Tenho uma Sportage 97 2.0 16v e como não podia deixar de ser, tenho os mesmos problemas que vcs. Segue um breve relato do que vem ocorrendo:
Quando comprei a SPTG percebí leves "engasgos" que considerei problemas de injeção, tipo bicos sujos. Fiz toda a revisão do motor com trocas de juntas, retentores, correias, limpeza de bicos, troca dos filtros de ar e combustível, troca das velas....e nada!!! A coisa foi piorando a tal ponto, que às vezes o carro simplesmente não andava, tamanho era a engasgada!!!
Comecei então a via crúcis, em busca de informações, opiniões sobre o que poderia ser. A primeira conclusão seria a bomba de combustível. Troquei....e nada!!!!
Deixei o carro no mecânico por mais de uma semana para identificar o problema. Como era intermitente (ia e vinha) ficava dificil de identificar. Nem scaneando o motor dava para identificar. Não dava nada!!!
Aí começaram as especulações: tá entrando óleo pelo retentor da válvula e contaminando a mistura....tá com taxa de compressão baixa....e por aí vai....
Numa das engasgadas que o mecânico conseguiu pegar, identificou que seria problema nas bobinas. Pois bem: troquei as duas bobinas, os cabos e até o chicote por via das dúvidas....e nada!!!
Tá certo que melhorou 90%, mas dizer que motor está trabalhando redondo, eu discordo. Continuo sentindo várias engasgadas sutís, principalmente na faixa de 1500 a 2500 RPM. Retomada então, nem pensar...é terrível!!!!
Então pergunto: algum de vcs também passou por algo parecido??? Relatem o máximo que puderem, pois estou ficando entediado com a falta de solução desse caso.
Desculpem o longo relato, mas achei que esta seria a melhor forma.
Abs a todos

Amostardeiro
08/08/2006, 23:03
[QUOTE=laserman]

Ocorre que novos motores diesel 4 cl da praça rendem 138 cv, 162 cv e etc... Praticamente o dobro, provavelmente devido ao fato de ser um projeto anterior. Por isso sua surpresa !
Penso em ter um jipe diesel para poder transpor rios com tranquilidade, considero a maior virtude.

Laserman

É que eu tinha feito umas considerações equivocadas em relação ao rendimento x potência dos motores Diesel e gasolina, os motores de ciclo Diesel tem um rendimento muito melhor que um de ciclo Otto, só que isto nada tem a ver com a potência final que é medida no eixo do motor.

Quanto aos motores atuais, também não dá pra comparar um 2.8 ou 3.0 com gerenciamento eletrônico ( Ranger, S 10, Troller, etc ) , turbo com geometria variável e o kct com o "motorzinho" da Sportage, que apesar disso cumpre bem o seu papel.

Por fim realmente não adianta nada ficarmos discutinho via rede, como dizem: " Se porco em gaiola é passarinho".

Abraço

laserman
08/08/2006, 23:13
Fontana e All,
Apesar de xeretar a lista há muito tempo, somente agora tomei vergonha na cara e criei o login para participar dos debates.:mrgreen:
Tenho uma Sportage 97 2.0 16v e como não podia deixar de ser, tenho os mesmos problemas que vcs. Segue um breve relato do que vem ocorrendo:
Quando comprei a SPTG percebí leves "engasgos" que considerei problemas de injeção, tipo bicos sujos. Fiz toda a revisão do motor com trocas de juntas, retentores, correias, limpeza de bicos, troca dos filtros de ar e combustível, troca das velas....e nada!!! A coisa foi piorando a tal ponto, que às vezes o carro simplesmente não andava, tamanho era a engasgada!!!
Comecei então a via crúcis, em busca de informações, opiniões sobre o que poderia ser. A primeira conclusão seria a bomba de combustível. Troquei....e nada!!!!
Deixei o carro no mecânico por mais de uma semana para identificar o problema. Como era intermitente (ia e vinha) ficava dificil de identificar. Nem scaneando o motor dava para identificar. Não dava nada!!!
Aí começaram as especulações: tá entrando óleo pelo retentor da válvula e contaminando a mistura....tá com taxa de compressão baixa....e por aí vai....
Numa das engasgadas que o mecânico conseguiu pegar, identificou que seria problema nas bobinas. Pois bem: troquei as duas bobinas, os cabos e até o chicote por via das dúvidas....e nada!!!
Tá certo que melhorou 90%, mas dizer que motor está trabalhando redondo, eu discordo. Continuo sentindo várias engasgadas sutís, principalmente na faixa de 1500 a 2500 RPM. Retomada então, nem pensar...é terrível!!!!
Então pergunto: algum de vcs também passou por algo parecido??? Relatem o máximo que puderem, pois estou ficando entediado com a falta de solução desse caso.
Desculpem o longo relato, mas achei que esta seria a melhor forma.
Abs a todos

Rodo numa gasolina e o problema mais parecido com isto foi devido as velas sujas, troquei e pronto !

Maverickturbo
08/08/2006, 23:32
Delwan,

VC checou como esta a bomba de gasolina?

delwan
08/08/2006, 23:33
Laser,
Já troquei dois jogos de vela. O primeiro jogo, com menos de 2 meses de uso, ficou com aparencia de vela enxarcada, de mistura muito rica.

Maverickturbo
08/08/2006, 23:35
Antonio,

A minha sportage esta bem violenta. Creio que se eu tivese uma relação mais curta, a da sportage diesel, meu carro cantaria pneu facil. Do jeito que ela esta hj, ela empiana bastante a frente nas arrancadas. Por isso eu acho que ele vem meio "castrado".

delwan
08/08/2006, 23:36
Eduardo,
A bomba de gasolina é zero, e de acordo com o mecânico, a pressão está dentro dos parâmentros.

laserman
08/08/2006, 23:45
Laser,
Já troquei dois jogos de vela. O primeiro jogo, com menos de 2 meses de uso, ficou com aparencia de vela enxarcada, de mistura muito rica.

Encharcada ? Pode ser de óleo, está fumaçando ? Se for cheque a junta ou o torque dos parafusos da tampa de tucho !

Com exatidão nos sintomas seria mais fácil !

laserman
08/08/2006, 23:47
Ah, esqueci que é intermitente, aí o buraco é mais em baixo ! Me parece mais sintoma eletrônico !

laserman
08/08/2006, 23:52
Antonio,

A minha sportage esta bem violenta. Creio que se eu tivese uma relação mais curta, a da sportage diesel, meu carro cantaria pneu facil. Do jeito que ela esta hj, ela empiana bastante a frente nas arrancadas. Por isso eu acho que ele vem meio "castrado".

Pelo manual a relação da diesel é a mesma 1ª marcha = 3,717, a da Gran 4,171 é que é maior !

delwan
08/08/2006, 23:58
Ah, esqueci que é intermitente, aí o buraco é mais em baixo ! Me parece mais sintoma eletrônico !

Pois então...também acho que é por aí!!! Mas no scan não aparece nada!!! Já lí relatos de problemas no sensor MAF...sonda Lâmbda...mas o que fazer ????:cry:

Maverickturbo
09/08/2006, 00:36
Laserman,

Soq o diferencial das diesel é mais reduzido que os da gasolina.
Da sportage gasolina "Final - 4,778:1 (ambos)"
Da sportage diesel "Final - 4,444:1 (ambos)"
Ou eu to confundindo tudo? Essas relaões são dos diferencias e ñ das marchas ou redução.

conder
09/08/2006, 08:08
Conder,

Você está procurando uma Sportage que ano? To pensando em vender a minha 99 para pegar uma 2001 de um amigo. Tem interesse?
Valeu a oferta Bioranieri, mas querro tambem uma 2001.

conder
09/08/2006, 08:15
A alimentação do motor a diesel é com bomba mecanica ou ele já é eletronico?

Maverickturbo
09/08/2006, 08:48
Conder,

Acho que é com bomba mecanica.

Amostardeiro
09/08/2006, 10:21
A alimentação do motor a diesel é com bomba mecanica ou ele já é eletronico?

Conder

Não é eletrônica é mecânica, se não me engano é do tipo rotativa.

Abraço

conder
09/08/2006, 11:23
Maverickturbo, qual o consumo medio da tua sportage?

Maverickturbo
09/08/2006, 12:38
Conder,

Pisando ate o pedal colar no assolho (meu assoalho deve ate ter o formato do pedal ja) e trocando ed marcha em 5500 rpm ela faz entre 5-6lm/l. Agora andando de boa, trocando de marcha pelos 3000 rpm, sem pisar ela faz entre 8 e 9 km/h. Na estrada andando de boa ela faz 10 km/l.

conder
09/08/2006, 12:50
Conder,

Pisando ate o pedal colar no assolho (meu assoalho deve ate ter o formato do pedal ja) e trocando ed marcha em 5500 rpm ela faz entre 5-6lm/l. Agora andando de boa, trocando de marcha pelos 3000 rpm, sem pisar ela faz entre 8 e 9 km/h. Na estrada andando de boa ela faz 10 km/l.

credo!!! 5500 rpm ela faz entre 5-6lm/l, bebe como uma explorer V6.

Acho que vou de diesel, tem uns caras em sampa que passam o motor pra uns 120 hp, acho que vai dar pro gasto.

Maverickturbo
09/08/2006, 13:19
Conder,
5-6 km/l é o consumo de uma explorer andando de boa. Se vc pisar nela o consumo vai cair pra 3-4km/l.

Amostardeiro
09/08/2006, 14:01
Maverickturbo, qual o consumo medio da tua sportage?

Conder

A minha 97 fazia 7,5 km/ l na cidade na estrada o máximo que consegui foi 9,5, já a TDi chega a fazer 13 km/l na estrada, na cidade fica entre 10 e 11 km/l, que é muito bom.

Abraço

laserman
09/08/2006, 15:11
Pois então...também acho que é por aí!!! Mas no scan não aparece nada!!! Já lí relatos de problemas no sensor MAF...sonda Lâmbda...mas o que fazer ????:cry:

Sonda lambda é mole, mete uma genérica e pronto. Agora os outros sensores são caros !

slip_Diego
09/08/2006, 16:12
seguinte problema ...

filtro de oleo esquerdo pingado oleo
jah trokei o filtro e continua pingando mo saco ...
alguem sabe como resolver esse problema ?

laserman
09/08/2006, 16:12
Laserman,

Soq o diferencial das diesel é mais reduzido que os da gasolina.
Da sportage gasolina "Final - 4,778:1 (ambos)"
Da sportage diesel "Final - 4,444:1 (ambos)"
Ou eu to confundindo tudo? Essas relaões são dos diferencias e ñ das marchas ou redução.

Caro Maverickturbo,

A relação 4,778:1 é mais reduzida que 4,444:1.
Isto significa o numero de giros que o cardã faz para cada giro da roda ! Se não me engano, rsrsrsr

Maverickturbo
09/08/2006, 21:46
Laserman,

Então eu tava confundindo mesmo. Onde vc viu que a grand tem relação de marchas mais reduzida? Pelas consultas que eu fiz consta como as mesmas relaões.

laserman
10/08/2006, 01:08
Laserman,

Então eu tava confundindo mesmo. Onde vc viu que a grand tem relação de marchas mais reduzida? Pelas consultas que eu fiz consta como as mesmas relaões.

Maverickturbo,
No proprio manual tem estas relações das marchas, eu só te passei a relãção da 1ª marcha. Mas note bem quanto maior o valor maior a redução !

Braço,

conder
10/08/2006, 09:08
Caro Maverickturbo,

A relação 4,778:1 é mais reduzida que 4,444:1.
Isto significa o numero de giros que o cardã faz para cada giro da roda ! Se não me engano, rsrsrsr

Tá certe é isso mesmo, 4,778 que o eixo cardã faz para 1 giro da roda.
Quanto menor o número de voltas do cardã, maior a velocidade e menos força.
Quanto maior o número de voltas do cardã, menor a velocidade e mais força.

mgfontana
11/08/2006, 09:39
laserman,

Sua Sport tem Kit GNV, certo? Vc instalou completo, com Gerenciador Eletrônico, Variador de Avanço, simulador de bico, etc.?
Estou para colocar um semana que vem e o instalador (credenciado) falou que fica bem melhor (e um puco mais caro, lógico!) com esses acessórios.
Gostaria de saber sua opinião, a minha Sport é 96/97 e parece que de 97 pra baixo não tem necessidade de instalar o Gerenciador Eletrônico, mas dizem que esse acessório ajuda a economizar o consumo de gás mandando só a quantidade necessária para a queima, de acordo como vc estiver andando.
Me ajuda nessa aí!

Saudações,

Fontana

laserman
11/08/2006, 18:14
laserman,

Sua Sport tem Kit GNV, certo? Vc instalou completo, com Gerenciador Eletrônico, Variador de Avanço, simulador de bico, etc.?
Estou para colocar um semana que vem e o instalador (credenciado) falou que fica bem melhor (e um puco mais caro, lógico!) com esses acessórios.
Gostaria de saber sua opinião, a minha Sport é 96/97 e parece que de 97 pra baixo não tem necessidade de instalar o Gerenciador Eletrônico, mas dizem que esse acessório ajuda a economizar o consumo de gás mandando só a quantidade necessária para a queima, de acordo como vc estiver andando.
Me ajuda nessa aí!

Saudações,

Fontana

Caro Fontana,

A minha tem emulador de bico e variador de avanço e funciona bem, considero ítens essenciais. Vc investe pouco mais mas conserva a mecânica e compensa os quesitos negativos do GNV. Utilizo ainda um destes filtros esportivos, o que melhora o desempenho.
Aconselho-o a substituir logo velas e seus cabos.
Meu jipe faz entre 8 e 12 km / m3 gnv, dependendo da regulagem e o pé ! O que considero bons numeros comparando-o aos meus GNVs anteriores.

Boa sorte e poste suas experiências,

Audi80
11/08/2006, 18:28

Tava lendo umas perguntas suas e comparando com a minha. Tenho uma 2.0 16v 2001, o consumo dela é de 9 a 9.5 comigo na cidade e chega a fazer 12km/l na estrada... isso com pneus 225/75! Coloquei GNV nela pra melhorar ainda mais o consumo, apesar de já achar essa marca muito boa. O que sinto falta nela é torque em baixa e o fato dela inclinar demais em curvas, mas com a minha as molas traseiras do omega ajudam bastante a deixa-la mais rigida...

Agora é so testar o consumo no GNV!!

Abs

FAbio

jlguimarães
12/08/2006, 12:02
Tava lendo umas perguntas suas e comparando com a minha. Tenho uma 2.0 16v 2001, o consumo dela é de 9 a 9.5 comigo na cidade e chega a fazer 12km/l na estrada... isso com pneus 225/75! Coloquei GNV nela pra melhorar ainda mais o consumo, apesar de já achar essa marca muito boa. O que sinto falta nela é torque em baixa e o fato dela inclinar demais em curvas, mas com a minha as molas traseiras do omega ajudam bastante a deixa-la mais rigida...

Agora é so testar o consumo no GNV!!

Abs

FAbio
A minha faz 6 a 7km/l na estrada e na cidade nem procuro saber, com GNV faço 160 km com tanque de 14m3 e fico imaginando o que preciso modificar pra conseguir fazer pelo menos 8 km/l na estrada o que já estaria muito bom.

conder
13/08/2006, 01:36
A minha faz 6 a 7km/l na estrada e na cidade nem procuro saber, com GNV faço 160 km com tanque de 14m3 e fico imaginando o que preciso modificar pra conseguir fazer pelo menos 8 km/l na estrada o que já estaria muito bom.
jlguimarães blz pelas infoemações companheiro!! E aos demais; As resposta tem me ajudado a fazer a escolha melhor para mim

kiabiker
13/08/2006, 20:47
A minha SPG 99 também começõu a engasgar na segunda semana que estava comigo. Até que um dia parou e não andou mais. Chamei o guincho e foi pra oficina. Na hora o mecânico desconfiou que era a o catalizador que tinha entupido. Mas o defeito era mais simples: a mangueira da gasolina estava ressecada de tão velha. Foi trocada e nunca mais falhou!!

caj
14/08/2006, 11:02
caros amigos
tenho uma sportage 2006 4 cil 2.0 5m 4x4. Eu queria saber se é normal o carro continuar fraco como o anterior em subidas, baixas rpm? pois a kia diz que o novo tem 143 cv e 18,8 mkgf de torque. O consumo é pior do que o modelo antigo.e o desempenho na mesma.
abraços

Maverickturbo
14/08/2006, 12:21
Caj,

Tem que ver em qual rotação ela atinge esse torque. A 1 geração gasolina atingia o torque de 17,5 kgfm @ 4 700 rpm, por isso ela ñ tinha força em baixa.

caj
14/08/2006, 15:27
olá amigo
a minha atinge o torque aos 4.500 rpm.
abraços

laserman
14/08/2006, 17:54
Não sei ao certo o peso da nova SPTG, no entanto parece-me um SUV mais pesado que seu precursor, o que influencia a relação peso/potência !
Além do mais teria que se observar a relação de diferencial se não ficou mais alongada !
Por final o problema maior fica na falta de uma caixa de redução !

P.S. Vc observou se o motor é o mesmo ?

Amostardeiro
14/08/2006, 19:51
Não sei ao certo o peso da nova SPTG, no entanto parece-me um SUV mais pesado que seu precursor, o que influencia a relação peso/potência !
Além do mais teria que se observar a relação de diferencial se não ficou mais alongada !
Por final o problema maior fica na falta de uma caixa de redução !

P.S. Vc observou se o motor é o mesmo ?

Laserman

Os caras aumentaram a potência pra 148 x 126 CV da anterior, mas colocaram uns 200 kg a mais em cima da viatura, se não me engano antes pesava 1.450 kg, agora tá com 1.621 kg; fora isso não tem mais reduzida,virou um SUV legitimo.

Abraço

Maverickturbo
14/08/2006, 23:27
Pra mim oq matou a sportage nova, foi ñ ter reduzida.

PASTOR
15/08/2006, 03:00
Sou novo aqui... bem... olhando o que vcs escreveram aqui aprendi muito referente a minha Sportage ... peças e afins.
Bem, estou neste momento com o motor aberto, e preciso comprar a junta do cabeçote (o kit completo) e o Bico injetor... e também as mangueiras.

Alguém sabe as especificações das mangueiras de ar, óleo e gasolina?

E o Bico injetor são de 2 cores: laranja e verde... o que quebrou foi um verde, disseram anteriormente que do Astra serve... qual Astra, e se para recompor o verde serve (minha é MRDI 96 - 16 V - 2.0)

Valeu novos amigos...

comenale
15/08/2006, 08:04
A nova Sportage tem uma diferença muito relevante em relação a antiga: não tem chassi (consequentemente não tem a robustês)!
Daí mais um ponto negativo. Virou uma verdadeira SUV!

laserman
15/08/2006, 08:36
Sou novo aqui... bem... olhando o que vcs escreveram aqui aprendi muito referente a minha Sportage ... peças e afins.
Bem, estou neste momento com o motor aberto, e preciso comprar a junta do cabeçote (o kit completo) e o Bico injetor... e também as mangueiras.

Alguém sabe as especificações das mangueiras de ar, óleo e gasolina?

E o Bico injetor são de 2 cores: laranja e verde... o que quebrou foi um verde, disseram anteriormente que do Astra serve... qual Astra, e se para recompor o verde serve (minha é MRDI 96 - 16 V - 2.0)

Valeu novos amigos...

Experimente uma limpeza com ultrasom nos bicos, muitas vezes resolve. Qt as juntas, em São Paulo tem o kit completo e sai bem mais em conta do que comprar separado !

laserman
15/08/2006, 08:45
A nova Sportage tem uma diferença muito relevante em relação a antiga: não tem chassi (consequentemente não tem a robustês)!
Daí mais um ponto negativo. Virou uma verdadeira SUV!

Atualmente faz-se monoblocos bem rígidos e firmes, observa-se pelo maior peso em relação ao precursor.
No entanto já que tocaste neste assunto vamos lá : Muitos falam que o chassis permitem um maior curso "contato dos pneus com solo" devido à sua trabalhabilidade !
Realmente parece-me um ótimo SUV para ir ao sítio ou shopping, mas sem reduzida não há off .......

caj
15/08/2006, 08:59
olá amigos
comparada com minha velha sportage 2001 a 2006 ficou bem mais estavel e tem mais espaço interno. em baixo do banco do passageiro tem um estojo porta-coisas, tem porta-oculos no teto, a 4x4 5m de 4 cil tem disco nas 4 rodas, e 1 airbag. o que me irrita mesmo é o fraco desempenho e consumo.De resto até agora tudo bem.
abraços

Amostardeiro
15/08/2006, 12:00
olá amigos
comparada com minha velha sportage 2001 a 2006 ficou bem mais estavel e tem mais espaço interno. em baixo do banco do passageiro tem um estojo porta-coisas, tem porta-oculos no teto, a 4x4 5m de 4 cil tem disco nas 4 rodas, e 1 airbag. o que me irrita mesmo é o fraco desempenho e consumo.De resto até agora tudo bem.
abraços

Caj

O maior espaço interno e outras melhorias no conforto se devem também ao maior comprimento 4.125 sem o estepe x 4.350 mm da nova, são 200 mm a mais pra um carro é bastante, estas modificações mostram claramente que a Kia transformou a Sportage em uma SUV com caracteristicas + urbanas.

Abraço

flavio bastos
16/08/2006, 01:38
Caj

O maior espaço interno e outras melhorias no conforto se devem também ao maior comprimento 4.125 sem o estepe x 4.350 mm da nova, são 200 mm a mais pra um carro é bastante, estas modificações mostram claramente que a Kia transformou a Sportage em uma SUV com caracteristicas + urbanas.

Abraço

Abraço a todos ! tenho sportage a muitos anos tenho em casa na familia , 4 no total mais de amigos , somos aqui no rj/niteroi pelo menos uns 8.
a minha é grand turbo diesel levantada preparada p/ trilhas regulares , já participei de vários rids e eventos do niteroi jeep clube, alem várias expedições e passeios em lama , pedra e areia(vide foto) .
As antigas são mais robustas sem dúvida , do que as novas , mas elas tambem tem muitas novas qualidades e avanços da industria atual .È uma tendência essas mudanças e é um atrzo rejeita-las , é muito importante assinalar aqui que as novas Sportages já acumularam no Brasil dois importantes títulos em competições : primeiro colocado no rally do mercosul2005 SP-Buenos Aires e agora no mês de julho 2006 campeão no rally da rota do frio categoria profissionais nas duas competições e equipes diferentes.
Como entusiastas do modelo e da marca , pois em diversar ocasiões tive apoio e incentivo da KIA , ex: convites salão automóvel2004,convites evento 4 rodas 2006 , convites de participar em rallys com apoio e inscrição por conta da KIA, não vejo muito disso em outras marcas de 4x4 de amigos meus . Alem disso sofremos de preconceito ridículo a absurdo do mercado publicitario especializado que omite e minimizas esses resultados e dados da marca!!

Amostardeiro
16/08/2006, 10:55
Flavio

O que nós estavamos colocando é uma constatação as Sportages de modelo anterior a 2005 tinham, até por serem equipadas com redução, uma vocação mais off- road do que o modelo atual, que tem características que a tornam apta a algumas aventuras, mas certamente o seu ambiente é urbano.

Também sou fã da Sportage, tanto que já estou na segunda, pois considero que é uma viatura forte , de manutenção acessível e bastante valente para o uso que faço dela.

Abraço

PASTOR
17/08/2006, 11:44
Experimente uma limpeza com ultrasom nos bicos, muitas vezes resolve. Qt as juntas, em São Paulo tem o kit completo e sai bem mais em conta do que comprar separado !

Valeu Laserman... o problema de meu bico injetor é que quebrou no meio...

bioranieri
20/08/2006, 22:37
Pessoal,

Alguem sabe que peça é essa da imagem em anexo?

Essa peça no meu carro faz um tec tec tec infermal.. não encontrei ninguem que soubesse me falar que peça é essa.. se é um sensor.. de é uma valvula..

laserman
21/08/2006, 09:29
Pessoal,

Alguem sabe que peça é essa da imagem em anexo?

Essa peça no meu carro faz um tec tec tec infermal.. não encontrei ninguem que soubesse me falar que peça é essa.. se é um sensor.. de é uma valvula..

O barulho do meu tbm enche o saco ! Na Viabarra falaram que era um marca passo e por ter GNV não mexeriam.

jlguimarães
21/08/2006, 14:48
Valeu Laserman... o problema de meu bico injetor é que quebrou no meio...
Já tive inumeros problemas com bicos injetores não há nenhum que possasubstituir sem adaptação, alem do mais se for ver o preço do bico do astra (novo) acaba sendo trocar seis por meia duzia e mais caro por ter que trocar os quatro por serem de sistemas operacionais diferentes. A melhor opção é pesquisar preço e colocar novo (em goiania sai com disconto uns $400,00 esse email é do venderedor Demetrius Faria <bahia10@pop.com.br> ) todas as peças sempre compro com ele e o desconto é bom.

Um abraço e boa sorte.

MarcSport
23/08/2006, 12:00
Vou instalar snorkel e guincho em meu carro, o snorkel será feito por encomenda e se eu conseguir mais interessados consigo reduzir o preço. Para uma unidade o valor é de R$800,00 e acho que se conseguirmos mais carros deve chegar perto dos R$600,00.
Será feito na OGZ ou em uma outra empresa com produto equivalente.
Alguém tem interesse?

Maverickturbo
23/08/2006, 12:16
Marcsport,

Não sei se a OGZ ainda existe. Ela estava falindo e não esta mais com aquela loja grande de esquina, esta em um outra mais ao fundo.

laserman
23/08/2006, 12:27
Vou instalar snorkel e guincho em meu carro, o snorkel será feito por encomenda e se eu conseguir mais interessados consigo reduzir o preço. Para uma unidade o valor é de R$800,00 e acho que se conseguirmos mais carros deve chegar perto dos R$600,00.
Alguém tem interesse?

Passe-nos especificações maiores como : vazão de ar, diâmetro, material do duto e etc...

MarcSport
23/08/2006, 12:54
Ainda não tenho as epecificações, como falei, será feito sob encomenda e nós poderemos definir isso junto com o fabricante. Para saber como ficará a parte estética, vc pode entrar no site www.ogz.com.br. Basicamente todos os modelos são iguais (tubo interior flexível e cobertura em fibra ou policarbonato).

flavio bastos
24/08/2006, 00:09
Alguém tem interesse?

Na semana passada eu entrei em contato com a ogz , tenho amigos com snorkel feitos por ela , são ótimos , super indicados , um vitara e um pajero full , muito bons! Bom como eu falei com eles , se prontificaram a desenvolver um para o sportage , disseram ter muitos interessados , mas precisam de que alguem leve um Sportage lá para eles fazerem as medições .
O meu é grandSportage turbo diesel 99 , os à gasolina devem ter uma configuração diferente , se combinarmos eles fazem preço p/ mais de um , sou do RJ, Niterói, aqui alem do meu com certeza mais 3.
O meu cunhado comprou com a OGZ para vitara eles enviaram , cobraram 450,00 , no representante aqui no RJ, que a Veluplast off- road custava 800,00 colocado , na oficina ele pagou 100,00 p/ instalar ficou 10!
Vamos fazer um grupo para comprar , eles projetam a partir do primeiro em 4 dias fica pronto , o resto vai em série.

Carlos4x4
24/08/2006, 10:38
Alguém tem interesse?
Tenho interesse no produto, minha sport é turbo diesel, desde de que seja bonito e funcional, também acho que deva ser instalado no lado direito para não atrabalhar a visão do motorista.

Fernando Costa
24/08/2006, 11:02
Acho que o único problema a resolver será a fixação do tubo, pois a coluna da Sportage fica por dentro da porta, que fecha por cima do pára-brisas, logo o snorkel correrá por cima do vidro.

Não esquecer de proteger também os respiros de diferenciais, câmbio e caixa de transferência, se querem realmente "submergir" eheheeh!

Em anexo uns "pics" de Sportage com snorkel que tinha no meu HD, só que não são muito "estéticos".

Abraço.

Maverickturbo
24/08/2006, 13:43
Fernando,

Acho que essa era ou é a sportage da sun motors.

Fernando Costa
24/08/2006, 21:34
Maverick,

Parece que sim ,baixei faz tempo do site Inema...

mgfontana
25/08/2006, 11:56
Relato da instalação do Kit GNV:

1º dia - após abastecer, ao sair do posto o carro deu um "tiro" e quase não deu tempo de cruzar a pista.

2º dia - levei na instaladora, disseram que eram as velas, troquei por NGK, funcionou bem por uma semana.

2ª semana - após um tempo funcionando normal começou a dar "tiro" de novo e, pior, a "morrer" em sinal, engarrafamento, etc. Levei hoje novamente e me falaram que eram as bobinas. Comprei na concessionária por R$ 171,00 cada (são duas). Estão trocando, pegarei o carro à tarde, depois mando mais notícias, espero que boas, pq rodar com GNV é muito econômico.

Saudações a todos

Fontana

flavio bastos
25/08/2006, 22:46
fnbastos @uol.com.br Vamos encomendar na OGZ!!!! 21/91343219

Maverickturbo
25/08/2006, 23:45
Fontana,

Me falaram que as S-10/Blazer com GNV tbm são campeãs em dar "tiro" com GNV. Como esta o filtro de ar, cc colocou um com maior vazão ou deixou o original?

jlguimarães
26/08/2006, 07:30
Relato da instalação do Kit GNV:

1º dia - após abastecer, ao sair do posto o carro deu um "tiro" e quase não deu tempo de cruzar a pista.

2º dia - levei na instaladora, disseram que eram as velas, troquei por NGK, funcionou bem por uma semana.

2ª semana - após um tempo funcionando normal começou a dar "tiro" de novo e, pior, a "morrer" em sinal, engarrafamento, etc. Levei hoje novamente e me falaram que eram as bobinas. Comprei na concessionária por R$ 171,00 cada (são duas). Estão trocando, pegarei o carro à tarde, depois mando mais notícias, espero que boas, pq rodar com GNV é muito econômico.

Saudações a todos

Fontana
A minha as vezes tambem da tiro e isso é comum nos Kits de GNV de terceira geração (o recomendado é de quinta geração) normalmente é regulagem da mistura, já que esse equipamento não tem autoregulagem qualquer duvida consulte o site www.globogasbrasil.com.br que eles tiranm suas dúvidas tecnicas.

abraços.

jlguimarães
26/08/2006, 11:57
Bom dia galera!
Alguem sabe o numero do rolamento de agulha da ponta da homorcinética?
Há alguma trava nacinal que possa ser usada na ponta da homorcinética?
Obs:A trava soltou porque não há mais rolamento na ponta da homorcinética.

mgfontana
27/08/2006, 16:26
A minha as vezes tambem da tiro e isso é comum nos Kits de GNV de terceira geração (o recomendado é de quinta geração) normalmente é regulagem da mistura, já que esse equipamento não tem autoregulagem qualquer duvida consulte o site www.globogasbrasil.com.br que eles tiranm suas dúvidas tecnicas.

abraços.

Sexta-Feira peguei a Sport e não tive mais problema de "tiro", ela agora tá rodando macio, meu Kit é de última geração com Gerenciador Eletrônico. O que o instalador falou é que os tiros geralmente são por probelmas na parte elétrica, no meu caso, as velas e as bobinas.

Maverick, deixei o filtro original pq está "novinho em folha".

Minha surpresa foi no Sábado pela manhã, quando abri a porta e veio aquele cheiro de gás muito forte. Enchi o tanque e ele morria direto, ficava sem giro. Chegando em casa, desliguei a válvula e a pressão foi a zero, ou seja, vazamento depois da botija. Amanhã vou levar novamente no instalador e espero que seja um problema bobo, alguém deve ter esquecido de ligar alguma coisa ao trocar as bobinas.

Espero que acertem tudo desta vez, putz grila!

Saudações,

Fontana

jlguimarães
27/08/2006, 19:57
meu Kit é de última geração com Gerenciador Eletrônico. O que o instalador falou é que os tiros geralmente são por probelmas na parte elétrica, no meu caso, as velas e as bobinas.
Fontana
Ultima geração todos são, o fato de ser chamado de quinta geração é porque usa galeria de injeção de gás junto com o bico injetor de gasolina e é totalmente gerenciado eletronicamente pelos sensores originais do carro.O meu tambem da tiros algumas vezes, principalmente quando está perto de troca o filtro de ar(faço muita trilha no barro) e a minha bobinas, cabos e velas são novos.entre no site que mencionei que eles esclarecem qualquer dúvida.
abraços e aproveite enquanto ainda podemos usar GNV.

panzer
28/08/2006, 08:08
Bom dia a todos!!
andei procurando nas paginas anteriores e não achei, alguem poderia me informar sobre os filtros de oleo usados na sport 00/01 diesel? tem no paralelo? algum outro carro usa os mesmos?
e quanto ao oleo, sugerem algum especificamente?
obrigado
Panzer.

mgfontana
28/08/2006, 11:41
Ultima geração todos são, o fato de ser chamado de quinta geração é porque usa galeria de injeção de gás junto com o bico injetor de gasolina e é totalmente gerenciado eletronicamente pelos sensores originais do carro.O meu tambem da tiros algumas vezes, principalmente quando está perto de troca o filtro de ar(faço muita trilha no barro) e a minha bobinas, cabos e velas são novos.entre no site que mencionei que eles esclarecem qualquer dúvida.
abraços e aproveite enquanto ainda podemos usar GNV.

Falando em filtro de ar, R$ 55,93, filtro de óleo R$24,82 (os dois, na concessionária) quanto está custando por aí?
Qual o tipo de óleo que vc costuma usar: comum, semi-sintético ou sintético?

Mês que vem vou trocar tudo, óleo, e filtros de ar e de óleo.

Rapaz, essa história com a Bolívia tá perigosa, imagina se o gás subir, vai ser f...!

Saudações,

Fontana

comenale
29/08/2006, 07:51
Bom dia a todos!!
andei procurando nas paginas anteriores e não achei, alguem poderia me informar sobre os filtros de oleo usados na sport 00/01 diesel? tem no paralelo? algum outro carro usa os mesmos?
obrigado
Panzer.

Panzer,
Vocë pode verificar no catalogo da FRAN onde consta os códigos dos filtros de óleo primário e secundário e ar.
Aqui em Sampa tem a www.castro.com.br (http://www.castro.com.br) onde você acha filtros no paralelo, tanto de ar quanto de óleo.
Tem, também a www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br), que trabalha com importação direta, ou seja, os filtros são originais e saem a um valor bastante próximo do preço do paralelo (a qualidade do filtro de ar nem se compara com o paralelo).
Na última compra na powerparts paguei: filtro de ar $ 40,00, filtro óleo primário $ 18,00 e secundário $ 22,00:dance: .
Quanto ao óleo, na minha viatura só uso o Magnatec. Já usei outros, mas percebi que afetam até no consumo.
Como rodo muito, ganho um intervalo maior entre as trocas e a qualidade realmente faz a diferença.

Amostardeiro
29/08/2006, 09:58
Pessoal

Alguém já teve problemas com as velas de aquecimento da TD? por que elas queimam tão facilmente ??? Aqui eu preciso sempre aquecer o motor ( hoje de manhã fazia 4°C ) mas tenho tido problemas com as malditas velas, qual a solução?

Abraço

Fernando Costa
29/08/2006, 12:36
Bom dia a todos!!
obrigado
Panzer.

Uma das melhores informações que obtive aqui foi quanto aoss filtros primário e secundário da Sportage TD: basta comprar no comércio os da BESTA 2.2, são idênticos, e mais baratos que os originais na concessionária.

Quanto ao filtro de ar e de diesel, alguém tem alguma sugestão de genérico de boa qualidade??

Abraço.

geasir
29/08/2006, 15:03
Boa Tarde
AMOSTARDEIRO

A queima constante da vela de aquecimento porde ser o sensor de temperatura c/rele que não desarma no tempo certo, ocasionado a queima
da vela.

Abraço

Amostardeiro
29/08/2006, 15:30
Boa Tarde
AMOSTARDEIRO

A queima constante da vela de aquecimento porde ser o sensor de temperatura c/rele que não desarma no tempo certo, ocasionado a queima
da vela.

Abraço

Geasir

Já testei a temporização e desligamneto do relé, acho que o problema é a qualidade das velas do mercado, descobri que a Bosch fabrica, mas custa R$ 135,00 por vela:shock::shock: contra R$ 25,00 a do paralelo aqui, a SunMotors em Porto Alegre vende uma por R$ 18,00, mas também não é original.

Abraço

panzer
31/08/2006, 22:45
Obrigado, comenale e Fernando costa!!
abraço
Panzer.

jlguimarães
11/09/2006, 14:24
Vlw Amostardeiro.
Alguem já mecheu com barra principal da direção.

Maverickturbo
11/09/2006, 14:38
Bom pessoal, no feriado minha sportage quebrou. Depois de forçar um pouco o carro na estrada. Na manha da sexta feira quando meu pai ligou ela, ela soltou muita agua pelo escapamento e ficou com o motor trepidando como se 1 cilindro estivesse falhando. Agora ja desmontaram uma parte e constaram que a junta queimou, o radiador estava entupido e ñ estava dando um bom fluxo. Mandaram o cabeçote pra uma oficina especializada para ver se não empenou. Vou ressaltar um ponto interessante da minha sportage, ela sempre fez bastante fumaça branca quando vc ligava ela pela primeira vez e sempre soltava um pouco de agua pelo escapamento, mas segundo um mecanico era que eu usava gasolina adulterado; apesar de eu sempre mudar de posto pra ver se parava de fazer isso.

Amostardeiro
11/09/2006, 15:19
Bom pessoal, no feriado minha sportage quebrou. Depois de forçar um pouco o carro na estrada. Na manha da sexta feira quando meu pai ligou ela, ela soltou muita agua pelo escapamento e ficou com o motor trepidando como se 1 cilindro estivesse falhando. Agora ja desmontaram uma parte e constaram que a junta queimou, o radiador estava entupido e ñ estava dando um bom fluxo. Mandaram o cabeçote pra uma oficina especializada para ver se não empenou. Vou ressaltar um ponto interessante da minha sportage, ela sempre fez bastante fumaça branca quando vc ligava ela pela primeira vez e sempre soltava um pouco de agua pelo escapamento, mas segundo um mecanico era que eu usava gasolina adulterado; apesar de eu sempre mudar de posto pra ver se parava de fazer isso.

Eduardo

Pena o que aconteceu, independente de ser só a junta tens que aplainar a tampa, perigo maior é se a tampa trincou; quanto a fumaça branca quando liga, aqui que é muito + frio do que Sampa, carro a gasolina sempre solta um "vapor" pelo escapamento, até por causa do percentual de álcool da gasolina brasileira, creio que seja normal.

Abraço

laserman
11/09/2006, 21:08

Caro Maverickturbo,

Creio que vc foi vitima do grande problema do SPTG, seu motor superaquece sem dar sinais ou termômetro indicá-lo ! Foi por este motivo que faz alguns meses procurei resgatar soluções de refrigeração e termômetro alternativo para as SPTG por aqui.
No mais passo-lhe os seguinte conselhos :

1- Compre o kit completo de juntas (sai mais barato) e troque as que puder.
2- Mande dar uma boa varetada nos dutos do cabeçote e radiador.
3- Mande dar uma aplainada no cabeçote (não se preocupe no meu rebaixei 0,5 mm e melhorou muito a compressão, ficou um foguete)
4- Troque todas as mangueiras, pois após ressecarem ...
5- Troque todos os retentores e mande verificar os tuchos, pois são hidráulicos, antes de fechar o motor.

P.S. Se precisar do torque para o cabeçote e só perguntar.

Um bom retorno,

Maverickturbo
12/09/2006, 00:08
Valeu pela ajuda pessoal. Eu nunca confiei naquele marcador mesmo. Vou juntar e comprar algum outro que me inspire confiança. Segundo o Atila da jeeptrip, o pessoal tem um radiador de cobre do tamanho do da sportage e diz ele que é melhor por ñ enferrujar. Oq vcs acham, mantenho o original ou tenta essa versão de cobre?

Laserman,

Com esse rebaixo, ela ñ esquentou mais? Vc colocou algum medidor de temperatura extra nela? Isso me animou pra dar mais um folega no motor! Se eu eu ñ estivese em provas, ate pensaria em turbinar ela! hahahahah!

Antonio,

A fumaça é normal em SP nos dias frios, em dias quente ñ é muito. Mas a minha sportage, ñ importa qual gasolina eu colocasse, de normal de qualquer banderia passando por aditivas, premium e ultimamente a Podium. Sempre, mesmo com o carro debaixo de sol o carro estava la soltando um pouquinho de agua e fazendo uma fumacinha.

comenale
12/09/2006, 08:06
Eduardo,

Não sou entendido em radiadores, mas até onde conheço, os mesmos são feitos em alumínio, ou seja, não há problemas de ferrugem.
O que ocorre em têrmos de acumulo de ferrugem não é provocado pelo radiador e sim pelos dutos de resfriamento que passam pelo motor, bomba d´agua e mangueiras, que com o passar do tempo vão soltando resíduos por todo o sistema.
Para evitar essa corrosão é muito importante mater a proporção correta da mistura do líquido de arrefecimento e água do radiador. Usar um produto de qualidade também ajuda.
Quanto mais diluida por essa mistura, maior as probabilidades de corrosão.

Amostardeiro
12/09/2006, 09:35
Valeu pela ajuda pessoal. Eu nunca confiei naquele marcador mesmo. Vou juntar e comprar algum outro que me inspire confiança. Segundo o Atila da jeeptrip, o pessoal tem um radiador de cobre do tamanho do da sportage e diz ele que é melhor por ñ enferrujar. Oq vcs acham, mantenho o original ou tenta essa versão de cobre?

Eduardo

Creio que não vale a pena trocar o radiador, é como postou o Comenale, é de alumínio, também não enferruja, mas com certeza vale a pena uma boa limpeza no sistema para garantir o resfriamento.

Quanto a fumaça, pelo que tu estas dizendo, já devia ser sinal de algum problema.

Abraço

laserman
12/09/2006, 10:48

Laserman,

Com esse rebaixo, ela ñ esquentou mais? Vc colocou algum medidor de temperatura extra nela? Isso me animou pra dar mais um folega no motor! Se eu eu ñ estivese em provas, ate pensaria em turbinar ela! hahahahah!

Antonio,

A fumaça é normal em SP nos dias frios, em dias quente ñ é muito. Mas a minha sportage, ñ importa qual gasolina eu colocasse, de normal de qualquer banderia passando por aditivas, premium e ultimamente a Podium. Sempre, mesmo com o carro debaixo de sol o carro estava la soltando um pouquinho de agua e fazendo uma fumacinha.

Prezado Jipeiro,

Vá na fé: o bloco deste motor é bem resistente, uma garret com 1 bar vai ficar show, só atente para o cabeçote de alumínio. Mas vc verá, só de rebaixar o cabeçote irá melhorar uns 15 %, pois a taxa de compressão deste motor é muito baixa se não me engano 9 !
Ainda não achei o termômetro para adaptar lá. Me fudi foi com uma dica de válvula do AP 1.8, ela é bem parecida mais tem diametro externo pouco maior e qd vc aperta quebra a tampa do cachimbo ! Portanto tome cuidado com as dicas !
Seu motor já deveria estar com a junta queimada a bom tempo, pois ela queimada deixa água da refrigeração passar para o interior dos cilindros e ocasiona esta fumaça e reze para não ter arranhado cilindro ou quebrado anel de segmento, pois calço hidráulico ...

P.S. Me ofereceram estes radiadores de cobre, mas achei-os muito feios. Se quiser te compro o radiador original !!!!!!!!!!1

Boa lama,

Maverickturbo
12/09/2006, 13:35
Pessoal,

Vou manter o radiador de aluminio mesmo. Eu ja tinha feito uma limpeza a um tempo atras, tanto que dai eu descobri um furo no radiador do ar quente do carro; vazou agua pra dentro do carro.

Laserman,

Parece que a parte de bloco, pistões e outras partes estão inteiras. So foi mandando o cabeçote pra retificar pra verificar se ouve empeno. Se não ouver empeno, so sera necessario trocar as juntas mesmo. Acho que hj eu vou dar uma olhada no carro e tentar tirar a caminhonete do mecanico, pq ficar sem carro esta dificil.

Antonio,

É verdade, mas como sempre falavam que era gasolina adulterada ou alcool na gasolina, eu acabei achando que era aquilo mesmo.

Comenale,

Vou dar mais atenção a essa mistura agora.

Amostardeiro
12/09/2006, 14:26
Eduardo

Seria bom o teu mecânico dar uma avaliada se não é de trocar os anéis, em geral eles sofrem bastante e perdem a tempera quando o motor super aquece, desculpa colocar + uma dúvida na tua cabeça.

Abraço

Maverickturbo
12/09/2006, 17:17
Antonio,

Na verdade, ele ñ superaqueceu na estrada. Tanto que quando eu cheguei em MV, o motor estava funcionando 100%. Acho que o por a temperatura ter ficado mais alta e o metal se expandido, acabou "selando" a parte que passava agua, mas tbm ferrando de vez a junta. O problema so ocorreu de manha quando meu pai foi ligar ela, ai sim devia ta um buracão e jorrou boa parte da agua pelo escapamento. Parece que a pior parte mesmo esta a parte de refrigeração com os dutos e o radiador entupido com a ferrugem da parte de arrefecimento. Hj ñ pude ir la checar, mas amanha eu vou com certeza. Mas tbm se for necessario, vou trocar os aneis. So estou aguardando o orçamento do que peças ele acha melhor trocar.

Amostardeiro
12/09/2006, 22:12
Eduardo

Na minha TDi, o super aquecimento causou a necesidade da troca de anéis, a junta do cabeçote não chegou a queimar, como abri o motor aplainei a tampa, troquei todas as juntas e, os anéis o carro ficou perfeito.

Além disso com a colocação da válvula termostática, troca da tampa do radiador, uso do fluído refrigerante com a mistura recomendada de ativo o sistema de arrefecimento que não estava funcionando como devia, ficou beleza (antes água não retornava do reservatório de expansão para o radiador ).

A despesa toda ficou em +- R$ 1.500 incluindo a mão de obra.

Abraço

Maverickturbo
12/09/2006, 23:36
Pessoal,

Alguem sabe qual a recomendação de usar quanto do aditivo pra radiador para quantos litros de agua?

comenale
13/09/2006, 08:26
Eduardo,

Você já consultou o manual? Se não me engano há essa informação nele.
Só não sei te informar em relação ao motor a gasolina, porque para o motor a diesel a quantidade total de fluído é diferente.

Amostardeiro
13/09/2006, 10:36
Pessoal,

Alguem sabe qual a recomendação de usar quanto do aditivo pra radiador para quantos litros de agua?

Eduardo/ Pessoal

A recomendação é como segue, conforme página 7-16 do manual :

Acima de -16° C 35 % de aditivo;

Acima de -26° C 45 % de aditivo;

Acima de -40° C 55% de aditivo.

Não há distinção entre os motores diesel e gasolina, no diesel o radiador é maior.

O aditivo recomendado é a base de etileno glicol, há várias boas marcas no mercado.

Abraço

Amostardeiro
13/09/2006, 11:10
Pessoal

Não sei se todos tem o manual da viatura, tenho o de 2000, vale pra diesel e gasolina se alguém precisar alguma coisa não se faça de rogado, pode perguntar.

Abraço

Maverickturbo
13/09/2006, 14:13
Antonio,

Valeu, eu tenho o manual, que é das sportages ate 98. Não sei se tem essa informação, ele esta na viatura. Quando eu pegar a viatura eu dou uma checada no manual.

sportage97
16/09/2006, 18:52
Srs,

Alguem já teve problema com a partida da Sportage Gasolina(97)? A minha apresenta um defeito intermitente, as vezes ela não quer pegar e depois de 4 ou 5 tentativas fica aquele cheiro de gasolina... por sorte acaba pegando mas a bateria não vai aguentar desse jeito...
Já levei em um mecânico que analisou o sistema de injeção (sensores e tal) e estava tudo OK (geralmente o problema não aparece quando a gente leva para o Mecânico). Ainda assim me deram algumas pistas:
- sonda Lambda
- sensor de temperatura do motor
- bomba de gasolina.

Se algém tiver alguma experiência ou sugestão serei muito grato.

Maverickturbo
16/09/2006, 19:12
A minha gasolina, é so bater na chave que ela pega. Estando frio ou calor, so bater na chave e pronto. Normalmente os problemas com a bomba de gasolina, são falhas quando vc esta andando com o veiculo e ele andar bem fraco.
Realmente, a sportage é campeã em dar algum probleminha e quando vc chega no mecanico ou no cara que instala som e equipamentos, ela funciona perfeitamente.

andre veiga
17/09/2006, 11:37
Oi Pessoall

Estou entrando no "mundo sportage" agora... mas ainda não vou abandonar os suzuki.
Por 10mil "Ganhei" uma 96 curta, com motor ap 1.6 a alcool turbo (??sic!). SUV 4x4 girando a 6500rpm...?!
Sabendo-se que o motor original era a diesel, e não pretendo gastar muito, penso em colocar um ap 2.0 carburado - e se po$$ível MI.
Alguém tem conhecimento de alguma com esse motor? Como ficaria seu desempenho?
Preciso de algumas peças como painel e pequenos acabamentos internos, onde poderia encontrar?

Agradeço qualquer informação
Abraços
André

comenale
17/09/2006, 14:05
Oi Pessoall

Estou entrando no "mundo sportage" agora... mas ainda não vou abandonar os suzuki.
Por 10mil "Ganhei" uma 96 curta, com motor ap 1.6 a alcool turbo (??sic!). SUV 4x4 girando a 6500rpm...?!
Sabendo-se que o motor original era a diesel, e não pretendo gastar muito, penso em colocar um ap 2.0 carburado - e se po$$ível MI.
Alguém tem conhecimento de alguma com esse motor? Como ficaria seu desempenho?
Preciso de algumas peças como painel e pequenos acabamentos internos, onde poderia encontrar?

Agradeço qualquer informação
Abraços
André

André,

Seja bem vindo ao clube das Sport´s.
Acho muito estranho essa alteração da motorização:shock: , trocar uma motorização dieser por um AP 1.6??
Potência? Será que levando-se em consideração o peso da viatura, um ap 1.6 aguenta o tranco?
Economia? O diesel é bastante econômico!
A troca da motorização por um ap 2.0, já é outra historia em se tratando de potência.
Quanto as peças para painel e outros acabamentos, conheço algumas lojas (desmanche) aqui em sampa que tem uma boa variedade.
Em autorizadas você vai alchar alguma coisa, mas o preço:oops: !

Maverickturbo
17/09/2006, 15:43
Andre,

Tambem concordo com oque o Antonio disse, achei bem estranha essa motorização. Agora um AP2.0 deve ter quase a mesma potencia e torque. Peças de acabamento em lojas ou autorizadas acho que são meio caras, mas se for os instrumentos vc poderia fazer um painel com instrumentos da cronomac ou odg, por exemplo.

mgfontana
18/09/2006, 08:46
Srs,

Alguem já teve problema com a partida da Sportage Gasolina(97)? A minha apresenta um defeito intermitente, as vezes ela não quer pegar e depois de 4 ou 5 tentativas fica aquele cheiro de gasolina... por sorte acaba pegando mas a bateria não vai aguentar desse jeito...
Já levei em um mecânico que analisou o sistema de injeção (sensores e tal) e estava tudo OK (geralmente o problema não aparece quando a gente leva para o Mecânico). Ainda assim me deram algumas pistas:
- sonda Lambda
- bomba de gasolina.

Já verificou o sistema de ignição? Leve a um eletricista e dê uma verificada.

Saudações,

Fontana

laserman
18/09/2006, 11:17
Srs,

- sonda Lambda
- bomba de gasolina.

Já tive problema de partida no SPTG após transpor o Rio do Braço na Bocaina, estava com meio metro de profundidade e molhou muito o arranque ! No mais, só maravilhas !

Boa lama,

sportage97
18/09/2006, 12:54
Já tive problema de partida no SPTG após transpor o Rio do Braço na Bocaina, estava com meio metro de profundidade e molhou muito o arranque ! No mais, só maravilhas !

Boa lama,

Srs,
Obrigado pelas dicas e observações, assim que tiver um diagnóstico correto da oficina (esprero que logo!) ou retorno à vcs> Pelo menos fica um aprendizado.

Obrigado!

Reinaldo de barro
18/09/2006, 15:49
Olá galera,
Tenho uma sportage curta 99 automatica a gasolina. Recentemente ela apresentou vazamento de óleoe o diagnóstico foi ela estava mandando óleo pra admissão. Tiveram que abrir o motor e o resultado: Trocar pistões, bronzinas, mancal, bomba de óleo, juntas...ou seja, fazer o motor da bixa. Cerca de 4 paus a brincadeira...Com esse preço eu não conseguiria um motor nacional? Vale a pena? Se partir pra fazer esse motor tem alternativas mais baratas, lembrando que o orçamento foi feito em concessionária.
Fico feliz em ter encontrado este forum com tantas dicas, poderia ter me livrado de outras dores de cabeça. Já devem ter percebido que não sou exatamente um frequentador de atoleiros.

Maverickturbo
18/09/2006, 17:03
Reinaldo,

Se esse orçamento foi feito na concessionaria, com peças de importadora vc consegue metade desse preço facil. As autorizadas da KIA enfiam muito a faca. Por R$4000 vc consegue outros motores, talvez um AP2.0, mas tem que ver a adaptação pro cambio. Recomendo vc fazer um orçamento de todas aas peças necessarias pesquisando nas importadoras independentes. A diferença vai ser grande.

andre veiga
18/09/2006, 19:28
Comenale
Antes de tudo obrigado pelas boas vindas...

Realmente a adaptação deste motor é duvidosa... Mas tem sua história, esse carro era do meu pai, (o jovem aqui da familia!!) que por sua vez a comprou de leilão, sem motor e pelada por dentro, o ap 1,6 (turbo) já era de um outro carro (saveiro que bateu) então por economia deu nisso. Ela anda bem mas beeeeeeeeeeebe um alcool que assusta, vive bebada hehe...
A ideia do ap 2.0 é por ter mais torque e a adaptação está pronta, carburado para não ter dor de cabeça com mecanicos e etc. em resumo preço.
Se for possivel me dar uns tels. onde posso encontrar, preciso do painel de (veloc. c.giros) e molduras de puxadores de porta.

Reinaldo
Só como referencia a adaptação do ap na minha ficou em 600,00 a capa seca, embregem do ap, ficou boa, mas tem um detalhe: curso pequeno da embreagem, nada que se perceba se tomar cuidado ao pisar TODO o curso do pedal.

abraços

Reinaldo de barro
19/09/2006, 08:41
Maverick e André,
Obrigado pelas respostas. Eu tinha dúvidas se um motor AP aguentaria o 4x4, mas pelo que vocês dizem, isso não é problema, né. O consumo da minha era de 6km/l na cidade e 8 km/l na estrada. Esse consumo condiz com a realidade de uma automática ou será que já era indício de algo no motor? Abs.

Maverickturbo
19/09/2006, 18:17
Pessoal,

Vai faze 2 semanas que to sem carro na sexta. Pior que agora, depois de montar o motor bonitinho, com juntas jovas e cabeçote retinho, SAIU MAIS AGUA AINDA PELA ESCAPAMENTO! Caraio viu, agora vão mandar analisar o cabeçote atras de alguma rachadura, na verdade eu pensei que eles ja tivessem feito isso.Ai que tristeza ficar sem minha sportage.

Amostardeiro
20/09/2006, 16:59
Pessoal,

Vai faze 2 semanas que to sem carro na sexta. Pior que agora, depois de montar o motor bonitinho, com juntas jovas e cabeçote retinho, SAIU MAIS AGUA AINDA PELA ESCAPAMENTO! Caraio viu, agora vão mandar analisar o cabeçote atras de alguma rachadura, na verdade eu pensei que eles ja tivessem feito isso.Ai que tristeza ficar sem minha sportage.

Eduardo

É fo..., mas o sintoma não é muito animador, quanto a verificar possíveis rachaduras é assim mesmo eles só se lembram de fazer depois.

Abraço

laserman
20/09/2006, 18:24
Pessoal,

Caro Jipeiro,

Existem sistemas que pressurizam o sistema de arrefecimento e o deixam em carga para ver se a pressão não cai, não esqueça que o bloco tbm pode ter algo !

P.S. Veja se apronta até o feriado, estão marcando trilhas em Aiuruoca, que tal ?

Boa lama,

EloilsonG
20/09/2006, 21:09
Tenho uma Sportage 97 com motor a GASOLINA, gostaria de saber qual o motor é compatível para adapatação de motor a DIESEL?!
Alguém pode me dar uma dica!?

Eloilson

Maverickturbo
20/09/2006, 22:20
Pessoal,

Dando continuidade a novela, era o cabeçote que estava trincado mesmo e com uma trinca grande. O bloco foi inspecionado e ñ tem fissuras. Estou correndo atras de outro cabeçote agora, pq não estou muito confiante com uma solda naquele. Laserman, vou tentar arrumar ela o quanto antes!

Amostardeiro
20/09/2006, 22:27
Tenho uma Sportage 97 com motor a GASOLINA, gostaria de saber qual o motor é compatível para adapatação de motor a DIESEL?!
Alguém pode me dar uma dica!?

Eloilson

Eloilson

Tudo é possível, só depende de custo x benefício, as Sportages 97 tinha o motor 2.2, igual ao da Besta, só que a adaptação não se resume em uma simples troca de motor, tenho dúvida se vale a pena, acho que o custo ficaria muito perto da troca da tua viatra por um diesel do mesmo ano ou até + nova.

Abraço

comenale
21/09/2006, 08:04
Eloilson

Compartilho da mesma opinião do Antonio. Tudo vai depender de quanto vc pode e quer gastar $$$.
Creio que o custo de um novo motor diesel + mão de obra + adaptações, não deve sair barato.

comenale
21/09/2006, 08:15
Comenale
Antes de tudo obrigado pelas boas vindas...

Realmente a adaptação deste motor é duvidosa... Mas tem sua história, esse carro era do meu pai, (o jovem aqui da familia!!) que por sua vez a comprou de leilão, sem motor e pelada por dentro, o ap 1,6 (turbo) já era de um outro carro (saveiro que bateu) então por economia deu nisso. Ela anda bem mas beeeeeeeeeeebe um alcool que assusta, vive bebada hehe...
A ideia do ap 2.0 é por ter mais torque e a adaptação está pronta, carburado para não ter dor de cabeça com mecanicos e etc. em resumo preço.
Se for possivel me dar uns tels. onde posso encontrar, preciso do painel de (veloc. c.giros) e molduras de puxadores de porta.

Reinaldo
Só como referencia a adaptação do ap na minha ficou em 600,00 a capa seca, embregem do ap, ficou boa, mas tem um detalhe: curso pequeno da embreagem, nada que se perceba se tomar cuidado ao pisar TODO o curso do pedal.

abraços

Andre,

Aqui em sampa tem muitas lojas (desmanches) para pesquisar. Vou verificar nesse final de semana e te posto alguns telefones para consulta.
Adiantando alguma coisa, tenta falar com o Bahia da loja Auto Peças Tha-Tendo Ja - F. 011-5621-8647 / 4201. Talvez ele tenha alguma coisa ou possa indicar.
Tem também a Power Parts - F. 011-5183-7583 (só que esta é uma importadora independente).:pensativo:

Amostardeiro
21/09/2006, 11:54
Pessoal,

Dando continuidade a novela, era o cabeçote que estava trincado mesmo e com uma trinca grande. O bloco foi inspecionado e ñ tem fissuras. Estou correndo atras de outro cabeçote agora, pq não estou muito confiante com uma solda naquele. Laserman, vou tentar arrumar ela o quanto antes!

Eduardo

O certo é trocar o cabeçote, acho eu que não dá pra soldar, bom pelo menos assim vai terminar a tua abstinência de Sportage.

Abraço

Erson Lopes
22/09/2006, 07:48
Eduardo

O certo é trocar o cabeçote, acho eu que não dá pra soldar, bom pelo menos assim vai terminar a tua abstinência de Sportage.

Abraço

Trincas no cabeçote podem ser recuperadas.
A minha Sportage tem o cabeçote recuperado e esta perfeita....descobri que o cabeçote era recuperado quando fui trocar a junta da tampa de válvula.
Existem muitas empresas trabalhando com recuperação de cabeçotes, e o valor de uma recuperação fica muito, mas muito menor que um cabeçote novo.

Amostardeiro
22/09/2006, 11:21
Trincas no cabeçote podem ser recuperadas.
A minha Sportage tem o cabeçote recuperado e esta perfeita....descobri que o cabeçote era recuperado quando fui trocar a junta da tampa de válvula.
Existem muitas empresas trabalhando com recuperação de cabeçotes, e o valor de uma recuperação fica muito, mas muito menor que um cabeçote novo.

Erson

É bom saber, obrigado pela informação.

Abraço

Maverickturbo
22/09/2006, 20:15
Pessoal,

Comprei outro cabeçote, um usado. Foi pra retifica pra ganhar um banho quimico e ver se não esta empenado. Vou passar os valores dos cabeçotes:
Cabeçote novo: 3300 reais
Cabeçote usado: 1500 reais
Solda no cabeçote: 1000 reais

comenale
23/09/2006, 12:18
Pessoal,

Comprei outro cabeçote, um usado. Foi pra retifica pra ganhar um banho quimico e ver se não esta empenado. Vou passar os valores dos cabeçotes:
Cabeçote novo: 3300 reais
Cabeçote usado: 1500 reais
Solda no cabeçote: 1000 reais

Eduardo,

Estou surpreso com esses valores:shock: .

Principalmente com o valor da solda!

Você chegou a consultar outras retíficas?

Maverickturbo
23/09/2006, 18:36
Comenale,

O pior que eu consultei sim. Agora não sei se dei azar de encontrar retificadoras caras. Mas nas 3 que eu consultei, eram esse preço. O preço do cabeçote tambem, so que em alguns lugares era a base de troca tbm.

PASTOR
27/09/2006, 13:38
Fernando,

Acho que se quiser ficar tranquilo é bom trocar perto dos 70 mil quilometros mesmo. Normalmente elas acabam deixando na mão aos 80 mil quilometros.

Bem, a minha ventuinha é muito leve... dá para segurá-la com a mão...
Ela gira direto, mas parece que sempre o motor está quente... inclusive já ferveu algumas vezes... mas não ferve sempre...
Já me disseram que pode ser apenas a tampa do radiador, que se estiver escapando, ele joga toda pressão no reservatório e assim ferve...
Outros me disseram que dura 70.000km a ventuinha...

Bem, estou meio preocupado porque aqui é muito quente...

Maverickturbo
27/09/2006, 13:43
A ventoinha dura pode durar + que 70 mil KM, mas pode durar menos tambem. Não é uma coisa precisa. Por isso quem me pergunta da ventoinha, eu recomendo trocar aos 70 mil KM. Prefiro gastar 350 de ventoinha ou ate trava-la do que ter um outro cabeçote trincado.

PASTOR
27/09/2006, 13:59
MaverickTurbo,
Você é o Eduardo do Orkut???

PASTOR
27/09/2006, 19:09
Companheiros de SPORTAGE,

Como faço para travar minha hélice da ventuinha???

laserman
27/09/2006, 22:59

Voce terá de ter boas ferramentas para aí:
soltar e retirar o duto de admissão primário, o defletor do radiador, os 4 parafusos do copo do eixo da hélice, os 4 parafusos da hélice e ... aplicar uma arte !

É aconselhável entregar à um mecânico de confiança.

Boa lama,

Maverickturbo
28/09/2006, 00:58
Pastor,

Sou eu sim.

PASTOR
28/09/2006, 02:01
Legal, Eduardo... e eu sou o Ibrain... o que vc tem dado algumas aulas de Sportage no Orkut...rs

Valeu, amigão...

Sua Sportage é igual a minha, com certeza muito mais lindona pelos acéssórios...

PASTOR
28/09/2006, 02:04
Voce terá de ter boas ferramentas para aí:
soltar e retirar o duto de admissão primário, o defletor do radiador, os 4 parafusos do copo do eixo da hélice, os 4 parafusos da hélice e ... aplicar uma arte !

É aconselhável entregar à um mecânico de confiança.

Boa lama,

Valeu, Laserman...
É o que tenho procurado por aqui: "mecânico de confiança..." rs...

Amostardeiro
28/09/2006, 12:04

Pastor

Não é muito difícil, tens que tirar- la do lugar e abrir a embreagem, então coloca duas folhas recortadas de papel para junta dentro fazendo um anduiche, torna a montar tudo, pronto é só instalar que ela fica travada sem o risco de desbalancear como quando é travada com parafusos, o saco é o barulho que faz.

Abraço

GH
03/10/2006, 10:42
Amigos,

Alguém sabe dizer se a capa seca do motor 2.2 é igual às dos motores 2.7 ou 2.O TDI?

Um amigo comprou um Rocsta 4x4 2.2 (motor da Besta) e quer fazer um upgrade, de preferência plug and play.

Amostardeiro
03/10/2006, 13:14
Amigos,

Alguém sabe dizer se a capa seca do motor 2.2 é igual às dos motores 2.7 ou 2.O TDI?

Um amigo comprou um Rocsta 4x4 2.2 (motor da Besta) e quer fazer um upgrade, de preferência plug and play.

Gustavo

A do 2.7 não é igual, quanto ao 2.0 os dois são parecidos, quem sabe uma turbina no 2.2, deve ficar bem bom :concordo:???

Abraço

GH
03/10/2006, 13:50
Antonio,

O 2.0 Tdi serve na CS do 2.2?
O fato é que o 2.2 dele tá meio ruinzinho...não sei se vale à pena investir naquele motor.

Amostardeiro
03/10/2006, 15:54
Antonio,

O 2.0 Tdi serve na CS do 2.2?
O fato é que o 2.2 dele tá meio ruinzinho...não sei se vale à pena investir naquele motor.

Gustavo

O motor 2.2 é encamisado, trocando as camisas ele volta para anéis e pistões standard, quanto ao virabrequim, etc é bom dar uma avaliada.

Segundo um mecânico daqui o 2.0 e o 2.2 são "intercambiáveis", é bom dar uma estudada antes, sabe como são estas feras.

Abraço

PASTOR
04/10/2006, 18:27
Amigos Sportagianos, estou com problemas aqui no pantanal... preciso de HELP...
A Sportage minha é automática (MRI - 1996 - gasolina) e ela possui dois cabos de acelerador... o que vai no pedal e o outro que sai da caixa de câmbio...
O cabo que vai para a caixa de câmbio quebrou bem na base ... e a KIA disse que ele custa R$ 370,00... vixiiii...

Gostaria de saber se existe similar dele no mercado... ou de outro carro que possa servir nele... ou se alguém conhece um lugar que venda mais barato este cabo...

Valeu amigos...

faparra
05/10/2006, 16:57
Olá soú´novato por aqui e tenho uma sportage 99.
Após trocar a embreagem, comecou a acender a luz de injecao eletronica no painel. O mecanico que fez a troca me disse que era soh levar onde tivessem um aparelho de regulagem de injecao para "resetar" o sistema que tudo voltaria ao normal, pois percebi uma aumento grande no consumo.
Pois bem soh consegui achar esse aparelho na concessionaria e a leitura detectou problema na sonda lambda, que foi danificada pelo outro mecanico na troca da embreagem...
Fala sério.

Na concessionaria o orcamento para a troca dessa sonda fica e R$ 500,00 (caceta!!!!)

Gostaria de saber se alguem jah teve esse tipo de problema e se existe essa peça no paralelo (sonda lambda).
Ouvi falar que dá´´pára instalar uma universal, alguem ja fez isso?

Estou em SP e se alguem tiver um mecanico de Sportage de confiança tb agradeco a indicacao!

Abs

faparra
05/10/2006, 16:59
Alguem sabe onde posso comprar em SP a grade dianteira da Sportage 99.
Preco na concessionaria: R$300.00

abs

BETUCAGARCIA
05/10/2006, 18:39
Snrs.

Boa noite, adquirí uma SPORTAGE TURBO DIESEL 2001 A 02(DOIS)meses, desde então me cadastrei neste forum, e venho acompanhando e adquirindo conhecimentos através desde rico forum. tenho notado que o CÂMBIO DE MARCHAS, é bem mole, isto é normal?????

laserman
05/10/2006, 19:30
Olá soú´novato por aqui e tenho uma sportage 99.
Após trocar a embreagem, comecou a acender a luz de injecao eletronica no painel. O mecanico que fez a troca me disse que era soh levar onde tivessem um aparelho de regulagem de injecao para "resetar" o sistema que tudo voltaria ao normal, pois percebi uma aumento grande no consumo.
Pois bem soh consegui achar esse aparelho na concessionaria e a leitura detectou problema na sonda lambda, que foi danificada pelo outro mecanico na troca da embreagem...
Fala sério.

Na concessionaria o orcamento para a troca dessa sonda fica e R$ 500,00 (caceta!!!!)

Gostaria de saber se alguem jah teve esse tipo de problema e se existe essa peça no paralelo (sonda lambda).

Estou em SP e se alguem tiver um mecanico de Sportage de confiança tb agradeco a indicacao!

Abs

Meu caro,
A lambda normalmente serve universal mas não vuo garantir-lhe pois de meu SPTG nunca deu problema, mesmo tendo sido arrancada com descarga e tudo em certa trilha.
Se tiver disposição é muito simples a substituição, ela fica rosqueada no coletor descarga pouco antes do catalizador, é plug and play ! Desta forma não gastará nem 10% deste valor, vale tentar !

P.S. Só para se ter uma idéia, substituí o sensor de temperatura esta semana e custou R$ 20,00 (o mesmo da Besta). Se fosse na concessionária ..................

Boa lama,

laserman
05/10/2006, 19:32
Snrs.

Boa noite, adquirí uma SPORTAGE TURBO DIESEL 2001 A 02(DOIS)meses, desde então me cadastrei neste forum, e venho acompanhando e adquirindo conhecimentos através desde rico forum. tenho notado que o CÂMBIO DE MARCHAS, é bem mole, isto é normal?????

Meu cambio e todos os SPTG em que dirigi tbm possuem certa folga de alavanca, não de engrenagem ! Não acredito que seja coincidência !

Boa lama,

MarcSport
05/10/2006, 19:39
Faparra.
"Trato" meu carro na Jeep Trip ( http://www.jeeptrip.com.br ) e só tenho elogios.

comenale
05/10/2006, 19:40
Alguem sabe onde posso comprar em SP a grade dianteira da Sportage 99.
Preco na concessionaria: R$300.00

abs

faparra,

Faça uma consulta na www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br) ou na www.castro.com.br (http://www.castro.com.br)

Pode ser que tenham.

comenale
05/10/2006, 19:46
Snrs.

BETUCAGARCIA,

Creio que é normal, é como o laserman falou. Já dirigi outra sport e a alanca do câmbio era bem macia e o curso bem longo. Na minha idem.

Amostardeiro
05/10/2006, 21:31

Abs

Faparra

Na 97 tive um problema que parecia ser a sonda lambda fiz umas pesquisas, achei aqui por R$ 210,00 com a regulagem da injeção e tudo mais, tem dois tipos de sonda, a que dá na Sportage é mais cara custa +- r4 160,00 a outra custa R$ 50 ou 60 no mercado.

Leva a viatura pra alguém que trabalhe com injeção que tu resolve tudo.

Abraço

Maverickturbo
06/10/2006, 23:26
BETUCAGARCIA,

A alavanca da minha sportage tambem é mole e tem o curso bem longo. Tanto pros lados como pra frente e pra tras.

Faparra,

Da uma lhada rapido pelos topicos. Em varios topicos há menssagens com endereçoes e telefones de lojas. Com certeza, serão mais baratos que as autorizadas.

PASTOR
08/10/2006, 13:28
Amigos Sportagianos, estou com problemas aqui no pantanal... preciso de HELP...
A Sportage minha é automática (MRI - 1996 - gasolina) e ela possui dois cabos de acelerador... o que vai no pedal e o outro que sai da caixa de câmbio...
O cabo que vai para a caixa de câmbio quebrou bem na base ... e a KIA disse que ele custa R$ 370,00... vixiiii...

Gostaria de saber se existe similar dele no mercado... ou de outro carro que possa servir nele... ou se alguém conhece um lugar que venda mais barato este cabo...

Valeu amigos...

Bem, ainda continuo com problemas no cabo da transmissão de minha automática que quebrou e não encontro... a maioria nem conhece o tal cabo...rs
Mas, alguém possui Sportage automática que poderia me aconselhar onde comprar este cabo??? Já liguei em vários lugares, e nada...

aurasil rodini
10/10/2006, 16:41
vc ja experimentou abrir a bomba? fica melhor

aurasil rodini
10/10/2006, 16:48
Quando comprei a minha primeira Sportage, veio com roda livre automática, então encomendei uma AVM manual....como a camioneta tinha problema com seguro, tive de devolve-la, e em seguida comprei uma 97 a diesel. Com ela já rodei mais de 15.000 km desde dezembro de 2005, sem nenhum problema mecânico.
A minha Sportage, esta com 105.000km agora, e estou muito satisfeito com ela....é só alegria (exceto em subidas.....hehehehehe.....fico apostando corrida com tartarugas....)

Bom....ela não veio com manual, então, preciso da ajuda de vcs....Qual a recomendação do manual para a lubrificação do cardã e das cruzetas?

Será que alguém tem um manual da diesel que possa ser copiado?

Erson
Sportage Curta 97 - 235/70/15 - AVM Manual

para subidas tenho 2 alternativas: pneus menores e abrir a bomba. caso tbem preciso de manual. vc sabe onde consigo a campana e a lona do freio trazeiro?

BETUCAGARCIA
10/10/2006, 18:25
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Já fiz uma revisão, tipo: troca de óleo(motor/filtros), verificação de freios, estou querendo dar uma geral nas calhas dos v. eletricos, pois me pareçe que o vidro do lado do motorista(porta esquerda) esta subindo com dificuldade, que aconselhas???
Após farei alinhamento balanceamento, estou no caminho certo???

grato.

Maverickturbo
11/10/2006, 02:11
Betucagarcia

Grafite nas calhas vai bem!

comenale
11/10/2006, 12:58
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Já fiz uma revisão, tipo: troca de óleo(motor/filtros), verificação de freios, estou querendo dar uma geral nas calhas dos v. eletricos, pois me pareçe que o vidro do lado do motorista(porta esquerda) esta subindo com dificuldade, que aconselhas???
Após farei alinhamento balanceamento, estou no caminho certo???

grato.

BETUCAGARCIA,

Como o Eduardo disse vc pode usar o grafite. Convém também dar uma boa limpada e aplicar o famoso WD-40 no mecanismo interno. É só abrir a lateral da porta para ter acesso ao mecanismo.

PASTOR
11/10/2006, 23:11
vc ja experimentou abrir a bomba? fica melhor

Como é isso de abrir a bomba???

Desculpe minha ignorância...:oops:

PASTOR
11/10/2006, 23:13
A minha é a gasolina, com câmbio automático...
Estou percebendo que ela está muito pesada nas subidas... o que está acontecendo ???

Maverickturbo
12/10/2006, 02:12
Pastor ou Ibrain,

A bomba nos veiculos diesel tem um parafuso de regulagem. Quando falam em abrir a bomba, é regular esse parafuso para mandar bastante diesel, dando mais potencia mas fazendo aquela fumacera preta! É +/- isso.

aidil fernandes
12/10/2006, 06:34
ola, sou um novo proprietário de uma Grand Sportage 99, gasolina, automática. Lendo no Forum, não verifiquei nada sobre automáticas, fui muito louco:-x em adiquirir uma? Alem disso ela está com GNV, que recomendo muito não pela potência, mas pelo consumo, já que ela me faz 11km/m3 na estrada e 9km/m3 na cidade. Tô começando agora nas trilhas, leves claro, mas senti que c/ o automático sofro mais, mas vai, até trilha com o GNV e c/ gasolina tbem. Não concordo que a potência perde muito, outro dia andei mais de 10kms na cola de um Fiat 147, só passei porque peguei o vácuo:lol: :lol: .Gostaria de saber se a automática tbem tem as graxetas. Obrigado pela participação.

Maverickturbo
12/10/2006, 18:23
Aidil,

Acho que deve ter as graxetas sim, porque so muda a caixa de cambio, creio que a caixa de transferencia seja a mesma.

mgfontana
12/10/2006, 23:28
Não sei se é impressão minha, mas estou sentindo que a parte onde fica a alavanca de câmbio está esquentando um pouco. A temperatura do motor está OK, um pouco abaixo do meio (se estiver marcando certo). Será que a caixa de câmbio está pedindo óleo? Como faço para verificar o nível da mesma? O funcionamento do carro está normal, não estou sentindo nenhuma diferença.

Saudações,

Fontana

Maverickturbo
13/10/2006, 06:43
Fontana,

Va em algum lugar bom que troque o oleo. Eles vão soltar um parafuso pra ver se tem oleo, quando o cara tirar o parafuso se vazar um pouco pelo buraco quer dizer que tem oleo. Mas talvez seja outra coisa, como a minha sportage ta com 4 de body-lift, não sei se tem alguma coisa pra ñ deixar o calor subir pela coifa do cambio, pode ser algo assim.

laserman
13/10/2006, 10:47
Não sei se é impressão minha, mas estou sentindo que a parte onde fica a alavanca de câmbio está esquentando um pouco. A temperatura do motor está OK, um pouco abaixo do meio (se estiver marcando certo). Será que a caixa de câmbio está pedindo óleo? Como faço para verificar o nível da mesma? O funcionamento do carro está normal, não estou sentindo nenhuma diferença.

Saudações,

Fontana

Meu caro,

Vc precisará de uma chave pé de galo pois a porca é baixo relevo. Aconselho que troque logo, inclusive diferenciais a Kia recomenda troca anual ! E o óleo é o 80w 90 Api GL5, note que é difícil de encontrar.

Boa lama,

Sportager
13/10/2006, 12:01
Caros colegas,

Comprei a minha Sportage curta 97 gasolina recentemete e estou muito feliz!!

Deixei ela na oficina hj de manhã e devo buscar amanhã... graças ao fórum instrui o mecânico muito bem!! Daqui umas semanas (qdo me recuperar da cirurgia que fiz no ombro) vou botar a caranga nas trilhas (nada mto pesado!) não vejo a hora!

Tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir a ajuda de vocês:

1) Quero colocar um rack (pra botar as pranchas)... alguém já o fêz?

2) A minha veio sem manual do proprietário... alguém teria um para me enviar por e-mail? Posso tb tirar xerox!... se alguém puder me emprestar vou fazer a boa ação de scanear tudo e enviar pra quem precisar!!

3) Percebi que o ponteiro do combustível não tá funcionando muito bem (estava indicando que tava na reserva... mas completei o tanque e entraram 45 litros!!) - tanque tem 65 correto?

Obrigado pelo help!!! :concordo:

Amostardeiro
13/10/2006, 12:33
Caros colegas,

Deixei ela na oficina hj de manhã e devo buscar amanhã... graças ao fórum instrui o mecânico muito bem!! Daqui umas semanas (qdo me recuperar da cirurgia que fiz no ombro) vou botar a caranga nas trilhas (nada mto pesado!) não vejo a hora!

2) A minha veio sem manual do proprietário... alguém teria um para me enviar por e-mail? Posso tb tirar xerox!... se alguém puder me emprestar vou fazer a boa ação de scanear tudo e enviar pra quem precisar!!

3) Percebi que o ponteiro do combustível não tá funcionando muito bem (estava indicando que tava na reserva... mas completei o tanque e entraram 45 litros!!) - tanque tem 65 correto?

Sportager

O rack melhor acho que é da Thule, já que a Sportage não tem canaletas pra fixação, existem os originais ou similares, só que precisa :shock: furar o teto da viatura.

Acho que tu consegue o manual em uma revenda ou alguma dica no 0800 da Kia.

O tanque é de 60 L, a minha 97 também não marcava direito, quando gastava +- meio tanque caia pra reserva, acho que era defeito no conjunto da bomba dentro do tanque.

Abraço

comenale
13/10/2006, 12:35
Caros colegas,

Sportager,

1) Até onde sei é um pouco difícil encontrar um rack que se adapte nas sport´s sem ser necessário furar o teto:oops: . Parece que o rack da ecosport é adaptavel:? . Tente localizar alguma informação em tópicos anteriores, lembro de ter lido alguma coisa aqui no fórum.

2) O manual é bastante extenso e creio que escanea-lo por inteiro vai ser bastante trabalhoso e oneroso.

3) Creio que a marcação de combustivel deve estar correta, pois o tamque tem capacidade para 60 litros e a reserva é estimada em +/- 10 litros, antes de ascender a luz indicadora da reserva.

Sportager
13/10/2006, 15:08
Obrigado pelas dicas!

Quanto ao Rack, vou analisar as duas opções que vcs me passaram... assim que tomar a decisão compartilharei com todos!

Quanto ao manual, eu já liguei no 0800 da Kia, mas eles não puderam me ajudar... :confused:... disseram que no máximo podem me responder eventuais dúvidas... :-x. Sei que scanear é bastante trabalhoso... mas se alguém puder me ajudar com isto eu ficaria muito grato! Posso buscar o manual, tirar xerox de tudo e depois scaneio o xerox para compartilhar com os demais! Reforço que se alguma boa alma puder me ajudar com isto ficarei mto grato!!

Sportager

O rack melhor acho que é da Thule, já que a Sportage não tem canaletas pra fixação, existem os originais ou similares, só que precisa :shock: furar o teto da viatura.

Acho que tu consegue o manual em uma revenda ou alguma dica no 0800 da Kia.

O tanque é de 60 L, a minha 97 também não marcava direito, quando gastava +- meio tanque caia pra reserva, acho que era defeito no conjunto da bomba dentro do tanque.

Abraço

mgfontana
13/10/2006, 20:38
Obrigado pelas dicas!

Quanto ao Rack, vou analisar as duas opções que vcs me passaram... assim que tomar a decisão compartilharei com todos!

Quanto ao manual, eu já liguei no 0800 da Kia, mas eles não puderam me ajudar... :confused:... disseram que no máximo podem me responder eventuais dúvidas... :-x. Sei que scanear é bastante trabalhoso... mas se alguém puder me ajudar com isto eu ficaria muito grato! Posso buscar o manual, tirar xerox de tudo e depois scaneio o xerox para compartilhar com os demais! Reforço que se alguma boa alma puder me ajudar com isto ficarei mto grato!!

Sportager,
Também passei aperto procurando um manual. Fui à concessionária Kia aqui de Vitória e peguei emprestado o Manual da gerente da concessionária que tem uma Sportage e tirei cópia só das partes mais importantes (para mim).
Tente na concessionária Kia de sua cidade que talvez vc consiga.

laserman e Eduardo,
Pra variar muito obrigado pelas dicas, vou levar na concessionária e avaliar se é necessária a troca agora.

Saudações,

Fontana