Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
[
9]
10
11
12
13
14
ALEXANDRE MIETTI
26/02/2009, 22:21
Pessoal, minha viatura quando acelero, no primeiro instante, dá uma engasgadinha e acelera normal, só quando começo a pisar no acelerador, quando o giro aumenta, fica normal, pode ser bicos sujos ? velas ? resultado do velocity tunner em teste ?
Como havia dito há uns dias atrás, tava saindo um pouco de óleo pela tampa de óleo, será algo relacionado?
Fiz uma junta para a tampa e não vazou mais, mas a engasgada começou antes.
Pessoal, minha viatura quando acelero, no primeiro instante, dá uma engasgadinha e acelera normal, só quando começo a pisar no acelerador, quando o giro aumenta, fica normal, pode ser bicos sujos ? velas ? resultado do velocity tunner em teste ?
Como havia dito há uns dias atrás, tava saindo um pouco de óleo pela tampa de óleo, será algo relacionado?
Fiz uma junta para a tampa e não vazou mais, mas a engasgada começou antes.
Alexandre, a minha está parecida com a sua, só que as vezes engasga mesmo acelerando normal. Eu estou achando (e torcendo) pra que seja gasolina ruim. Amanhã vou levar na oficina pra ver o que eles dizem, pois tá incomodando demais andar com o carro assim. Vamos ver o que eles dizem.
O seu está perdendo potência quando dá essas engasgadas?
Até onde conheço as sport a gasolina, essa média de +/-7km/l cidade e +/-10km/l estrada são marcas para câmbio manual e são consideradas ótimas marcas por sinal:oops:
É evidente que as sport´s com câmbio automático serão mais gastonas:-?. Só não sei dizer quanto a mais:pensativo:
A minha a gasolina está fazendo uns 6,5 ~ 7 km/l.
Ainda não consegui medir muito bem, mas acho que vai ficar por aí mesmo.
Agora, acho pouco provável que o consumo da sua esteja tão mais baixo assim. Pelo o que eu vi no manual existe o modo Economy e o Sport, a sua não tá no Sport não? De repente isso, mais o ar pode deixar nesse consumo aí mesmo!
imoveisbranco
27/02/2009, 11:12
Pessoal, nao sei se é permitido msgs de venda de veiculo, mas procurei no forum e nao encontrei nenhum topico mais apropriado. Desta forma, me desculpem de antemao.
Estou vendendo minha Sportage Curta Automatica Ano 97 a gasolina, cor azul e prata, toda revisada como o Fernando da CFImports. Quem conhece ele sabe que o trabalho é de primeira.
Quem se interessar, enviarei fotos.
Grato a todos
Melhor colocar aqui vai ter mais visibilidade
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?s=&daysprune=&f=26 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?s=&daysprune=&f=26)
ALEXANDRE MIETTI
27/02/2009, 15:16
Alexandre, a minha está parecida com a sua, só que as vezes engasga mesmo acelerando normal. Eu estou achando (e torcendo) pra que seja gasolina ruim. Amanhã vou levar na oficina pra ver o que eles dizem, pois tá incomodando demais andar com o carro assim. Vamos ver o que eles dizem.
Puma, ela não tá perdendo potencia não, pois só engasga quando vou arrancar, o que tb tá acontecendo é que as vezes ela custa a pegar, principalmente se o motor estiver quente.
ALEXANDRE MIETTI
27/02/2009, 15:17
Agora, acho pouco provável que o consumo da sua esteja tão mais baixo assim. Pelo o que eu vi no manual existe o modo Economy e o Sport, a sua não tá no Sport não? De repente isso, mais o ar pode deixar nesse consumo aí mesmo!
Puma a minha não tem estas opções, nem vi no manual, será um opcional ???
A minha tá fazendo 8 na cidade e 10 na estrada, tenho até medo de fazer alguma manutenção no motor e o consumo aumentar...
jpalhano
27/02/2009, 19:30
falha nossa
jpalhano
27/02/2009, 19:33
Até onde conheço as sport a gasolina, essa média de +/-7km/l cidade e +/-10km/l estrada são marcas para câmbio manual e são consideradas ótimas marcas por sinal:oops:
É evidente que as sport´s com câmbio automático serão mais gastonas:-?. Só não sei dizer quanto a mais:pensativo:
Comenale, obrigado por sua resposta.
Alguém sugeriu 10, 15% a mais de consumo. Acho razoável. Além disto outros proprietários de automáticas relataram 6, outros 7 e até 8 km/l. Acho que tem algum defeito mesmo só não sei onde...
jpalhano
27/02/2009, 19:39
Puma,
sem ar e no modo economy. Meu modo de dirigir é bem tranquilo. Tem que haver algum problema, só não sei onde.
Obrigado e um abraço
MarcSport
27/02/2009, 20:42
Puma,
sem ar e no modo economy. Meu modo de dirigir é bem tranquilo. Tem que haver algum problema, só não sei onde.
Obrigado e um abraço
Na cidade a variação é maior, uns moram em Brasília, outros em SP ou BH.
Acho que nas automáticas o consumo deve ficar abaixo de 8 ou 8,5 km/l na estrada...
MarcSport
27/02/2009, 20:43
Estou na dúvida se o sistema de ventilação do carter de minha Sportage Turbo Diesel não estaria invertido. Estou anexando algumas fotos do componente principal do sistema, agradeço se alguém confirmar se está na mesma posição de seu carro ou anexar uma foto.
Ninguém pode me ajudar?
Júlio C. A. Santos
27/02/2009, 21:46
MarcSport,
Não entendo muito das Sportage turbodiesel, mas estou postando fotos de motores do Kia Sportage Clube da Argentina, onde sou membro. Não sei se isso ajuda, mas tente comparar esses motores com o seu.
Abraço
Tirei a minha do estaleiro hoje.
O problema estava na injeção.
Eles trocaram as velas, deram uma mexida no coletor do escape e principalmente: tiraram o catalisador.
O cara me disse que só de tirarem o catalisador já melhorou 80% o carro, aí só fizeram alguns ajustes a mais e pronto.
Agora, eu vou dizer uma coisa, eu sempre fui meio contra essa de tirar catalisador, etc. Mas pra mim fez MUITA diferença. Eu sempre achei o carro bem manco, pior que muito 1.0, mas agora o bicho sobe de giro muito mais fácil, e é com giro alto que ela mostra pro que veio! hehe
Resumindo, eu recomendo, acho que vale a pena sim!
Estou na dúvida se o sistema de ventilação do carter de minha Sportage Turbo Diesel não estaria invertido. Estou anexando algumas fotos do componente principal do sistema, agradeço se alguém confirmar se está na mesma posição de seu carro ou anexar uma foto.
Marcelo, só hj foi possivel tirar as fotos. Tava viajando. Mas vai lá, acho que tá igual a minha.
Tirei a minha do estaleiro hoje.
O problema estava na injeção.
Eles trocaram as velas, deram uma mexida no coletor do escape e principalmente: tiraram o catalisador.
O cara me disse que só de tirarem o catalisador já melhorou 80% o carro, aí só fizeram alguns ajustes a mais e pronto.
Agora, eu vou dizer uma coisa, eu sempre fui meio contra essa de tirar catalisador, etc. Mas pra mim fez MUITA diferença. Eu sempre achei o carro bem manco, pior que muito 1.0, mas agora o bicho sobe de giro muito mais fácil, e é com giro alto que ela mostra pro que veio! hehe
Resumindo, eu recomendo, acho que vale a pena sim!
Vale a pena tirar o catalisador Puma, tirei o meu ja tem um tempinho e melhorou o consumo, potencia etc...
Recomendo, porem tem o problema da inspeção veicular que por enquanto as nossas viaturas não precisam, mas...
[]s
(DU)
MarcSport
28/02/2009, 13:38
Marcelo, só hj foi possivel tirar as fotos. Tava viajando. Mas vai lá, acho que tá igual a minha.
Júlio e João.
Obrigado pelas fotos, ajudou bastante, ví que meu separador de óleo está montado certo.
Gleison BH
02/03/2009, 09:31
...
A minha tá fazendo 8 na cidade e 10 na estrada, tenho até medo de fazer alguma manutenção no motor e o consumo aumentar...
EU FALO ISSO MUITO COM O ROBSON: COM O QUE ESTÁ QUIETO NÃO SE MEXE. E SEU CONSUMO TÁ REDONDO. :concordo:
Baudenbacher
04/03/2009, 13:50
Fala aí pessoal...
Não sei qual foi a mágica que fiz ou que o instalador do kit GNV fez, pois na cidade minha Viatura fazia 7km/l e na estrada 10km/l, sempre com o pé leve.
Passei para GNV então o consumo ficou em 10km/m³ na cidade e 15 km/m³ na estrada.
Agora com GNV + Velocity tunner cidade 11,5km/m³ e na estrada ainda não testei mas acho que se foi proporcional com o consumo na cidade (+ 15%) deve giram em torno de 17 km/m³.
Senti uma melhora no aumento da rotação e conseqüêntemente na retomada de velocidade (antes só com GNV = carro 1.0, agora com GNV + VT = carro 1.8).
Estou testando o VT também num Gol 1.0 e estou gostando.
É isso aí, um abraço ...
Fala aí pessoal...
Não sei qual foi a mágica que fiz ou que o instalador do kit GNV fez, pois na cidade minha Viatura fazia 7km/l e na estrada 10km/l, sempre com o pé leve.
Passei para GNV então o consumo ficou em 10km/m³ na cidade e 15 km/m³ na estrada.
Agora com GNV + Velocity tunner cidade 11,5km/m³ e na estrada ainda não testei mas acho que se foi proporcional com o consumo na cidade (+ 15%) deve giram em torno de 17 km/m³.
Senti uma melhora no aumento da rotação e conseqüêntemente na retomada de velocidade (antes só com GNV = carro 1.0, agora com GNV + VT = carro 1.8).
É isso aí, um abraço ...
E na gasolina Claudio, quanto ela passou a fazer?
Em que ponto da entrada de ar vc colocou o VT?
[]s
(DU)
MarcSport
04/03/2009, 15:32
Fala aí pessoal...
É isso aí, um abraço ...
Nossa... de 1.0 para 1.8? Esse VT deve ser milagroso...
comenale
04/03/2009, 21:19
Nossa... de 1.0 para 1.8? Esse VT deve ser milagroso...
Tenho um amigo que está testando o VT em sua viatura e diz não ter sentido qualquer diferença:putz:
Será que depende do ponto em que o VT é instalado:?:
Ficamos no aguardo do nosso amigo postar mais informações, ou até fotos, sobre esse milagroso VT:pipoca:
MarcSport
05/03/2009, 00:28
Tenho um amigo que está testando o VT em sua viatura e diz não ter sentido qualquer diferença:putz:
Será que depende do ponto em que o VT é instalado:?:
Ficamos no aguardo do nosso amigo postar mais informações, ou até fotos, sobre esse milagroso VT:pipoca:
Eu, particularmente, não acredito em VT, Militec, ET e Coelho da Pascoa...
O fato de fazerem para vários carros não significa que testaram ou que funcione, o dia em que algum fabricante apresentar um laudo atestando os poderes "milagrosos" de seus produtos eu retiro o que disse...
comenale
05/03/2009, 08:26
Eu, particularmente, não acredito em VT, Militec, ET e Coelho da Pascoa...
O fato de fazerem para vários carros não significa que testaram ou que funcione, o dia em que algum fabricante apresentar um laudo atestando os poderes "milagrosos" de seus produtos eu retiro o que disse...
Marcelo,
Particularmente compartilho da mesma opinião que a sua.
E digo mais no caso do VT:!: É um "dispositivo" (se é que podemos chamá-lo de dispositivo) com um desenho e execução tão singelos que se os resultados fossem tão bons os fabricantes já teriam adotado seu uso em série. Além disso fariam muita propaganda dizendo: "novo e revolucionário dispositivo equipa nossos carros mais modernos no mundo......blablablabla" e vai por aí a fora.
De qualquer forma continuamos no aguardo de mais informações e depoimentos dos demais foristas:pipoca:
Gleison BH
05/03/2009, 10:49
CARO Baudenbacher, SERÁ QUE PODE ME DAR DETALHES DETALHADAMENTE DO SEU VT: ONDE COMPROU, PRECO, ONDE INSTALOU NO CARRO, ETC. ETC. ETC. SE PUDER POSTAR FOTOS!!! :concordo:
EU ACHO POSSÍVEL QUE A MELHORA TENHA SIDO BOA MESMO, POIS O SEU CARRO TEM GNV.
QDO. SE INSTALA GNV NUM CARRO A GASOLINA, ELE FICA MUITO MAIS FRACO, POIS ALÉM DO COMBUSTÍVEL TER PROPRIEDADES DIFERENTES (TEMPERATUA PRO EXEMPLO) ALTERA-SE AS CONFIGURAÇÕES ORIGINAIS DO VEÍCULO, COMO PONTO (AVANÇO), MISTURA AR/COMBUSTÍVEL E ETC.
PODE SER QUE, POR UMA GRANDE COINCIDÊNCIA, O VT ACERTOU O FLUXO DE AR DA MISTURA, QUE É UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES NA POTÊNCIA E CONSUMO (veja bem não melhorou, mas acertou a configuração em relação ao que deveria ser no GNV).
JÁ TIVE VÁRIOS CARROS COM GNV E O QUE SENTIU MAIS PERDA DE POTENCIA FOI A SPORTAGE. COMO TENHO VARIADOR DE AVANÇO, ACHO QUE O PROBLEMA PODE ESTAR NO FLUXO DE AR.
ASSIM QUE DER VOU TENTAR O VT... QUEM SABE...
Fala aí pessoal...
É isso aí, um abraço ...
Baudenbacher
05/03/2009, 15:51
CARO Baudenbacher, SERÁ QUE PODE ME DAR DETALHES DETALHADAMENTE DO SEU VT: ONDE COMPROU, PRECO, ONDE INSTALOU NO CARRO, ETC. ETC. ETC. SE PUDER POSTAR FOTOS!!! :concordo:
EU ACHO POSSÍVEL QUE A MELHORA TENHA SIDO BOA MESMO, POIS O SEU CARRO TEM GNV.
QDO. SE INSTALA GNV NUM CARRO A GASOLINA, ELE FICA MUITO MAIS FRACO, POIS ALÉM DO COMBUSTÍVEL TER PROPRIEDADES DIFERENTES (TEMPERATUA PRO EXEMPLO) ALTERA-SE AS CONFIGURAÇÕES ORIGINAIS DO VEÍCULO, COMO PONTO (AVANÇO), MISTURA AR/COMBUSTÍVEL E ETC.
PODE SER QUE, POR UMA GRANDE COINCIDÊNCIA, O VT ACERTOU O FLUXO DE AR DA MISTURA, QUE É UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES NA POTÊNCIA E CONSUMO (veja bem não melhorou, mas acertou a configuração em relação ao que deveria ser no GNV).
JÁ TIVE VÁRIOS CARROS COM GNV E O QUE SENTIU MAIS PERDA DE POTENCIA FOI A SPORTAGE. COMO TENHO VARIADOR DE AVANÇO, ACHO QUE O PROBLEMA PODE ESTAR NO FLUXO DE AR.
ASSIM QUE DER VOU TENTAR O VT... QUEM SABE...
BOm pessoal,
Eu mesmo fiz o VT com folha de zindo que é usada na confecção de calha.
Pegueio o desenho que me passaram pela internete e fiz uns 4 antes de fazer o que coloquei na viatura. Fui acertando a dobra com um alicarte e um martelinho para que as dobras ficassem bem feitas bem retas, serviço de paciência, um mecânico que trabalha comigo me ajudou na confecção dos VTs. Ele tem uma Audi e instalou um dos VTs e aumentou bastante o arranque, mas o consumo ainda deu tempo de calcular, instalei em um Gol mil 8V que teve um bom aulmento no arranque e retomada, em um gol mil 16V de outro colega que sentiu diferença no aumento de arrantque mas aumentou o consumo também, as vezes ele se empolgou um pouco, em um Classic que sentiu também a diferença no arranquemas
não fez a média de consumo e em todos os veículos com o mesmo desenho do VT para Esportage. Como disse pode ser que alguma coiusa ou coisas aconteceram que ficou muito bom e o mais importante é isso FICOU MUITO BOM MESMO...:palmas:
Baudenbacher
05/03/2009, 15:54
BOm pessoal,
Eu mesmo fiz o VT com folha de zindo que é usada na confecção de calha.
Pegueio o desenho que me passaram pela internete e fiz uns 4 antes de fazer o que coloquei na viatura. Fui acertando a dobra com um alicarte e um martelinho para que as dobras ficassem bem feitas bem retas, serviço de paciência, um mecânico que trabalha comigo me ajudou na confecção dos VTs. Ele tem uma Audi e instalou um dos VTs e aumentou bastante o arranque, mas o consumo ainda deu tempo de calcular, instalei em um Gol mil 8V que teve um bom aulmento no arranque e retomada, em um gol mil 16V de outro colega que sentiu diferença no aumento de arrantque mas aumentou o consumo também, as vezes ele se empolgou um pouco, em um Classic que sentiu também a diferença no arranquemas
não fez a média de consumo e em todos os veículos com o mesmo desenho do VT para Esportage. Como disse pode ser que alguma coiusa ou coisas aconteceram que ficou muito bom e o mais importante é isso FICOU MUITO BOM MESMO...:palmas:
Ah, ia me esquecendo instalei o VT na saída do filtro de ar naquela tubulação de borracha que interliga o filtro ao suporte do sensor de ar.
Baudenbacher
05/03/2009, 16:03
E na gasolina Claudio, quanto ela passou a fazer?
Em que ponto da entrada de ar vc colocou o VT?
[]s
(DU)
Eduardo,
Eu não testei ainda com gasolina até porque a gasosa está cara pacas!!
Eu funciono o carro até esquentar na gasolina e depois ando no GNV o dia todo.
Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 17:40
Descobri que sou o único membro ativo do Fórum com uma Sportage diesel aspirada... :shock:
Descobri que sou o único membro ativo do Fórum com uma Sportage diesel aspirada... :shock:
Julio,
E por falar nisso, ela ta com o VT instalado?
Nas TDI nao fez efeito conforme msgs anteriores.
Júlio C. A. Santos
05/03/2009, 21:34
Jgneves,
Sim, estou usando o VT. Parece que VT tem mais efeito nas Sportage diesel aspiradas, e como sou o único membro ativo com uma diesel aspirada, acabo perdendo essa causa:cry:. Até agora nenhum efeito colateral, o motor está 100%. Como já disse, até amigos meus que sempre pegaram carona comigo perceberam que o motor ficou mais "esperto", imagina o motorista...
Galera, vocês tem que usar o VT pra acreditar. Me diz uma coisa: No que o VT vai prejudicar o motor se for usado por apenas alguns minutos? Só pra ver se vocês notam diferença. Não me lembro qual marca de VT que vi no site, que diz que eles devolvem o dinheiro se você não notar diferença... É claro que ninguém cairia num papo desses (tem gente que cai), mas o fabricante deve se garantir muito pra falar uma coisa dessas. Se um VT caseiro não faz efeito, o jeito é comprar o original. Até hoje me considero sortudo demais, acertei as medidas do meu VT caseiro e estou satisfeito. Nem parece mais aquele motor de cortador de grama.
"Usem o VT, e o Papai Noel passará a existir". :concordo:
Abraço
ALEXANDRE MIETTI
05/03/2009, 22:21
Jgneves,
Sim, estou usando o VT. Parece que VT tem mais efeito nas Sportage diesel aspiradas, e como sou o único membro ativo com uma diesel aspirada, acabo perdendo essa causa:cry:. Até agora nenhum efeito colateral, o motor está 100%. Como já disse, até amigos meus que sempre pegaram carona comigo perceberam que o motor ficou mais "esperto", imagina o motorista...
Galera, vocês tem que usar o VT pra acreditar. Me diz uma coisa: No que o VT vai prejudicar o motor se for usado por apenas alguns minutos? Só pra ver se vocês notam diferença. Não me lembro qual marca de VT que vi no site, que diz que eles devolvem o dinheiro se você não notar diferença... É claro que ninguém cairia num papo desses (tem gente que cai), mas o fabricante deve se garantir muito pra falar uma coisa dessas. Se um VT caseiro não faz efeito, o jeito é comprar o original. Até hoje me considero sortudo demais, acertei as medidas do meu VT caseiro e estou satisfeito. Nem parece mais aquele motor de cortador de grama.
"Usem o VT, e o Papai Noel passará a existir". :concordo:
Abraço
Galera, é o seguinte, o meu, eu tb que fiz, de zinco, conforme o desenho pessado pelo nosso amigo, quando instalei na saída do filtro de ar, achei que o carro ficou meio preso, depois instalei após o sensor e posso dizer que não notei diferença na potência, infelizmente só consegui medir o consumo uma vez, pois eu e a patroa usamos o carro e ela tem o pé bem pesado :parede: eu ando mais de boa e quando fui viajar nestas férias, com o vt a viatura fez entre 10 e 11 Km/l (gasolina), aqui na cidade, faz em torno de 8, antes de instalar o vt, fazia em torno de 7, acredito sim que houve uma melhora do consumo.
Agora a viatura deu pra ficar pipocando, não sei se é vela, injeção, tem vez que demora muito pra pegar, nas arrancadas fica falhando as vezes dá um estouro na entrada de ar, quando tá quente demora prakct pra pegar, ou seja, tô f...:odedo: da vida com ela, então tirei o vt pra ver se melhorava algo, mais nada...
Acho que vale a pena testar, para termos opiniões mais concretas, principalmente se forem só vocês que dirigirem o carro, para ter um melhor controle sobre o consumo.
Até mais.
Alex, tive esse mesmo sintoma por duas vezes, na primeira era o regulador de pressão furado, na segunda vez (recentemente) era o cabo de vela rompido.
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
08/03/2009, 20:48
Alex, tive esse mesmo sintoma por duas vezes, na primeira era o regulador de pressão furado, na segunda vez (recentemente) era o cabo de vela rompido.
[]s
(DU)
Fala Edu, beleza, onde fica o regulador de pressão.
tem como mandar uma foto do local, veja se tem como ver na foto anexa.
Um abraço.
Gleison BH
09/03/2009, 08:49
[]s
(DU)
EU TAMBÉM TIVE PROBLEMA COM O REGULADOR DE PRESSÃO!!:parede:
Fala Edu, beleza, onde fica o regulador de pressão.
tem como mandar uma foto do local, veja se tem como ver na foto anexa.
Um abraço.
Fala Alex.
Ta marcado em branco na foto, faz um teste tirando a manguerinha do regulador e tampando tanto a menguerinha quanto o regulador e roda normalmente com ela e veja se fez alguma diferença, se ao tirar a manguerinha pingar gasolina o minimo que seja, pode trocar que esta furado.
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
11/03/2009, 13:18
Fala Alex.
Ta marcado em branco na foto, faz um teste tirando a manguerinha do regulador e tampando tanto a menguerinha quanto o regulador e roda normalmente com ela e veja se fez alguma diferença, se ao tirar a manguerinha pingar gasolina o minimo que seja, pode trocar que esta furado.
[]s
(DU)
Fala Edu, blz, tirei a mangueira, mas não pingou gasolina, só achei que saiu muito fácil, o lado do motor fica sugando ar e do regulador tem que sair, é isso mesmo?
Se eu tampar os dois lados o carro deve andar normal ?
Té +
Fala Edu, blz, tirei a mangueira, mas não pingou gasolina, só achei que saiu muito fácil, o lado do motor fica sugando ar e do regulador tem que sair, é isso mesmo?
Se eu tampar os dois lados o carro deve andar normal ?
Té +
É isso mesmo Alex, se tampar as duas pontas ( mangueira e regulador) o carro tem que voltar a funcionar normalmente, se continuar a mesma coisa é sinal que o regulador esta bom.
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
20/03/2009, 23:37
É isso mesmo Alex, se tampar as duas pontas ( mangueira e regulador) o carro tem que voltar a funcionar normalmente, se continuar a mesma coisa é sinal que o regulador esta bom.
[]s
(DU)
Fala ae Edu, beleza, acabou a falhação, fiz o teste do regulador e tava normal, andei que nem louco atrás de alguém que tivesse scaner para ver a injeção e não achei ninguém, hoje levei no mecanico em frente onde trabalho e ele me indicou um japa, em Ribeirão Pires, perto do trampo, foi tiro e queda, ele não tinha o scaner, deu uma olhada, fuçou daqui e dali e eram as velas f...:odedo::parede:, devia ter pego elas para postar as fotos, tinha uma com a porcelana meio trincada e tava dando fuga de corrente.
Já era.
Só falta trocar o rolamento da roda e a mangueira da direção hidraulica.
Té +
Fala ae Edu, beleza, acabou a falhação, fiz o teste do regulador e tava normal, andei que nem louco atrás de alguém que tivesse scaner para ver a injeção e não achei ninguém, hoje levei no mecanico em frente onde trabalho e ele me indicou um japa, em Ribeirão Pires, perto do trampo, foi tiro e queda, ele não tinha o scaner, deu uma olhada, fuçou daqui e dali e eram as velas f...:odedo::parede:, devia ter pego elas para postar as fotos, tinha uma com a porcelana meio trincada e tava dando fuga de corrente.
Já era.
Só falta trocar o rolamento da roda e a mangueira da direção hidraulica.
Té +
Legal que tenha resolvido Alex, se precisar passar o scaner, tem uma oficina de rodas e suspensão aki perto de casa ( Planalto ) que tem o scaner e cobram 40 latinhas. Se precisar...
[]s
(DU)
Tenho uma dúvida, me ajudem...rs
Minha Sport é uma MRDi 96 e tem 3 mangueirinhas do motor... uma vai para a solenóide (para criar vacuo) e as outras duas vai pro lado...
Bem, a minha Sport estava falhando e resolvi trocar as mangueiras de lugar. ela ficou melhor regulada, mas agora estou em dúvida...
Qual será a posição certa delas? Pois o freio fica duro em baixa... em alta ele fica normal.
Espero a resposta dos Expert de Plantão.../
Valeu (Se puderem mandar uma foto das mangueiras, agradeço)
Olá amigo, tive esse mesmo problema e troquei duas vezes a vintoinha da minha sportage modelo 03 turbo diesel, que não adiantou em nada, ai um mecanico amigo deu uma ideia muito boa, que foi travar a mesma, ficou otimo só vendo já viagei e peguei transito pesa, mais o carro se comportou muito bem e a temperatura fria fria uma maravilha. Se vc continuar trocando só vai gastar grana...
Amostardeiro
Vc. acha que rodou um tempo razoável com o defeito da hélice para os anéis terem sido danificados?
Essa ventoinha de acoplamento viscoso é hoje a minha única preocupação com minha Sportage, que já tem 67.000km, acho que vou trocar daqui a uns 5.000Km só para dormir tranquilo.
abraço.
Olá amigos, é muito simples de se resolver esse problema, eu tenho uma
sportage 03 turbo
diesel que já troquei duas vezes essa maldita ventoinha, pois bem resolvi procurar um
mecânico amigo e desmontamos
a mesma, logo em seguida resolvi travar a maldita e meu carro ficou muito bom sempre na temperatura normal sem problemas já peguei estrada e transito pesado, porem se comportou muito bem uma geladeira só vendo para crer! não gastem dinheiro atou
travem a maldita.
Huck, não manjo muito de motores diesel, mas sei que travar a ventoinha não é uma boa ideia pois o motor trabalhara sempre frio o que ocasiona um maior consumo de combustivel entre outros problemas a longo prazo, o correto é trocar a ventoinha pra manter sempre a temperatura ideal, afinal se fosse melhor deixar ela direto não teriam colocado o acoplamento viscoso né.
Os mais entendidos poderão comfirmar isso.
[]s
(DU)
Huck, não manjo muito de motores diesel, mas sei que travar a ventoinha não é uma boa ideia pois o motor trabalhara sempre frio o que ocasiona um maior consumo de combustivel entre outros problemas a longo prazo, o correto é trocar a ventoinha pra manter sempre a temperatura ideal, afinal se fosse melhor deixar ela direto não teriam colocado o acoplamento viscoso né.
Os mais entendidos poderão comfirmar isso.
[]s
(DU)
Pois bem, já rodei muito e não tive aumento de consumo pelo contrario esta uma maravilha, ficou igual ao o sistema da D20 tenho uma 96 turbo, sim aqui é muito quente e o carro tem se comportado bem.
Robinho da Jaguatirica
25/03/2009, 10:55
Pois bem, já rodei muito e não tive aumento de consumo pelo contrario esta uma maravilha, ficou igual ao o sistema da D20 tenho uma 96 turbo, sim aqui é muito quente e o carro tem se comportado bem.
De fato, :stop: travar a ventoinha pode até ser uma solução emergente, mas a longo prazo vai gerar desgaste prematuro dos componentes do motor, pois vai trabalhar sempre com a temperatura abaixo do recomendado, é o caso do uso "severo". Sem falar no consumo que fatalmente aumenta. Na minha opinião, a solução ideal seria a ventoinha elétrica, claro que sempre acompanhada do sistema auxiliar de temperatura, pra não ter que confiar no pauzinho do painel, que não é de confiaça.:mrgreen:
Boa lama!
Robinho
alessandracardio
26/03/2009, 01:50
BOA NOITE , EU GOSTARIA DE LHE FAZER UMA PERGUNTA!?
TENHO UMA SPORTAGE 97 A GASOLINA QUE ESTA COM " TUCHOS BATENDO", NAO SEI SE É ASSIM QUE SE ESCREVE, PELO MENOS É O QUE DISSE O MECANICO DA LOJA ONDE EU COMPREI O CARRO FALOU; A QUESTAO É QUE A LOJA JA LEVOU O CARRO 3 VEZES EM FUNÇÃO DO MESMO PROBLEMA E AGORA CANSEI E MANDEI P UMA AVAL EM UM MECANICO QUE EU CONFIO E ELKE FALOU QUE NAO É SO ISSO E QUE POSSIVELMENTE TERA QUE FAZER UMA ESPECIE DE RETIFICA DO MOTOR POIS ESTA COM VAZAMENTO TAMBEM DE OLEO( O OLEO BAIXOU TODO EM 2 MESES DE USO E QUE ISSO SAIRIA EM TORNO DE R$4000,00 P MAIS; O QUE O sENHOR ACHA DISSO! oBRIGADA!
CarlinBC
26/03/2009, 09:23
TENHO UMA SPORTAGE 97 A GASOLINA QUE ESTA COM " TUCHOS BATENDO"...MECANICO QUE CONFIO E ELE FALOU...RETIFICA DO MOTOR POIS ESTA COM VAZAMENTO TAMBEM DE OLEO( O OLEO BAIXOU TODO EM 2 MESES DE USO E QUE ISSO SAIRIA EM TORNO DE R$4000,00 P MAIS; O QUE O sENHOR ACHA DISSO! oBRIGADA!
Bom dia Alessandra!
Primeiro, seja bem vinda a este Fórum4x4 da Sportage!:
Aquí no Forum, não existe uma determinda pessoa ou "senhor" que vá te atender ou responder suas dúvidas. Existem sim, vários membros ás vezes on line e até acredito que não sejam profissionais do ramo de manutenção mecânica, que deixarão aquí, com muito interesse, opiniões e experiências vividas, para voce se orientar e tentar resolver suas dúvidas. OK?
Uma pergunta: Seu carro já saiu da garantia de compra? Faça valer seus direitos de consumidora se ainda está dentro do prazo de garantia. Já temos tão poucos direitos...
Minha opnião: O mecanico que voce confia não pode dizer que tem que retificar o motor, apenas por que está vazando óleo.
Conte com toda a turma deste grupo de amigos...
Abraços...
CarlinBC
26/03/2009, 09:43
De fato, :stop: travar a ventoinha pode até ser uma solução emergente, mas a longo prazo vai gerar desgaste prematuro...Na minha opinião, a solução ideal seria a ventoinha elétrica, claro que sempre acompanhada do sistema auxiliar de temperatura, pra não ter que confiar no pauzinho do painel, que não é de confiaça.:mrgreen:
Boa lama!
Robinho
Olá Robinho...
Tenho uma diesel 95 e veio com o sistema da hélice ligada através de correia, ou seja, direto. Parece que é o sistema original do ano dela. As demais são desta forma discutida?
Abçs...
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 09:47
TENHO UMA SPORTAGE 97 A GASOLINA QUE ESTA COM " TUCHOS BATENDO", NAO SEI SE É ASSIM QUE SE ESCREVE, PELO MENOS É O QUE DISSE O MECANICO DA LOJA ONDE EU COMPREI O CARRO FALOU; A QUESTAO É QUE A LOJA JA LEVOU O CARRO 3 VEZES EM FUNÇÃO DO MESMO PROBLEMA E AGORA CANSEI E MANDEI P UMA AVAL EM UM MECANICO QUE EU CONFIO E ELKE FALOU QUE NAO É SO ISSO E QUE POSSIVELMENTE TERA QUE FAZER UMA ESPECIE DE RETIFICA DO MOTOR POIS ESTA COM VAZAMENTO TAMBEM DE OLEO( O OLEO BAIXOU TODO EM 2 MESES DE USO E QUE ISSO SAIRIA EM TORNO DE R$4000,00 P MAIS; O QUE O sENHOR ACHA DISSO! oBRIGADA!
Oi alessandracardio,
Dê mais detalhes pra galera postar opiniões, do tipo:
-Quilometragem x quantidade de óleo baixado
-Barulho é do tucho, válvula, virabrequim (serrando), batida de pistão (são barulhos diferentes de problemas diferentes)
-Algum vazamento de óleo excessivo (mangueiras, tampa de válvulas, filtros)
Boa lama!
Robinho
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 09:55
Olá Robinho...
Tenho uma diesel 95 e veio com o sistema da hélice ligada através de correia, ou seja, direto. Parece que é o sistema original do ano dela. As demais são desta forma discutida?
Abçs...
Oi Carlin,
Nunca ouví falar em qualquer sportage de qualquer ano com ventoinha travada de fábrica, vamos aguardar a galera que tem o mesmo modelo seu pra tirarmos a dúvida.
Se a sua está travada deve estar fazendo um barulhão tipo avião né?
Boa lama!
Robinho
MarcSport
26/03/2009, 10:57
Olá Robinho...
Abçs...
A ventoinha de todos os modelos é "ligada" através de correias, o que acontece é que o acoplamento viscoso faz com que ela gire "solta" ou na acoplada.
Bom dia Alessandra!
Primeiro, seja bem vinda a este Fórum4x4 da Sportage!:
Aquí no Forum, não existe uma determinda pessoa ou "senhor" que vá te atender ou responder suas dúvidas. Existem sim, vários membros ás vezes on line e até acredito que não sejam profissionais do ramo de manutenção mecânica, que deixarão aquí, com muito interesse, opiniões e experiências vividas, para voce se orientar e tentar resolver suas dúvidas. OK?
Uma pergunta: Seu carro já saiu da garantia de compra? Faça valer seus direitos de consumidora se ainda está dentro do prazo de garantia. Já temos tão poucos direitos...
Minha opnião: O mecanico que voce confia não pode dizer que tem que retificar o motor, apenas por que está vazando óleo.
Conte com toda a turma deste grupo de amigos...
Abraços...
Realmente Alessandra, é como o Carlin descreveu, o mecanico não pode dizer que é preciso fazer o motor apenas por causa de um vazamento de óleo ou tuchos batendo, é preciso identificar de onde vem esse vazamento.
Mas se a viatura estiver enfumaçando (tanto fumaça branca quanto preta), com puca potencia ou batendo algo mais que os tuchos, aí sim é caso de se fazer o motor.
Que aproposito bater tuchos não é nada grave, a minha bate tucho a mais de ano e tudo tranquilo, basta troca-los e boa, o problema é que custam em torno de 60 latinhas cada e são 16.:putz:
Se não estiver com os sintomas descritos, leve em outro mecanico e reclame apenas do vazamento e dos tuchos, provavelmente ele tentara identificar a origem do vazamento.
Mas é claro que se estiver na garantia.... pau neles
[]s
(DU):pipoca:
CarlinBC
26/03/2009, 13:50
Oi Carlin,
Nunca ouví falar ...deve estar fazendo um barulhão tipo avião né?
Robinho
Olá Robinho e Marcelo...
Avião é pouco. Parece uma esquadrilha!!!
Então pelo que entendí das informações suas, a minha está travada bem antes de quando a comprei lá em Fortaleza que é muito quente. Eu besta achando que é original. O que deve ser feito para colocar no modo certo? Conto com voces.Obrigado.
Abçs...
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 14:10
Olá Robinho e Marcelo...
Então pelo que entendí das informações suas, a minha está travada bem antes de quando a comprei lá em Fortaleza que é muito quente. Eu besta achando que é original. O que deve ser feito para colocar no modo certo? Conto com voces.Obrigado.
Abçs...
Oi Carlin,
Acredito que uma vez travada só outra mesmo, deve morrer nunas 350 latas:parede::shock::putz:, mas já ouvi deizer que o prolong da Bardhal serve como gel, se funciona eu não sei...:pensativo:
Boa lama!:lol:
Robinho
CarlinBC
26/03/2009, 14:32
Oi Carlin,
Acredito que uma vez travada só outra mesmo, deve morrer nunas 350 latas:parede::shock::putz:, mas já ouvi deizer que o prolong da Bardhal serve como gel, se funciona eu não sei...:pensativo:
Robinho
Eu disse: conto com voces. Não disse: me derrubem.
Peito de silicone é mais barato.rsrsrs...
Vou tentar entrar em um consórcio deste gel ou imaginar outra coisa no lugar...
Valeu Robinho.
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 14:46
Eu disse: conto com voces. Não disse: me derrubem.
Peito de silicone é mais barato.rsrsrs...
Vou tentar entrar em um consórcio deste gel ou imaginar outra coisa no lugar...
Valeu Robinho.
Uai sô!!!:mrgreen: foi só uma empurradinha, nem chegou a ser uma cama de gato...:mrgreen:
Oi Carlin,
Robinho
Na boa, com essa grana da pra colocar uma eletrica. Não que a eletrica seja a prova de falhas, mas numa situação como a que aconteceu com o Nava ela entra em ação poupando o sistema. E outra ja que vai mexer, faz o metodo mais seguro.
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 14:52
Eu também ia de elétrica...
CarlinBC
26/03/2009, 15:11
Na boa, com essa grana da pra colocar uma eletrica. Não que a eletrica seja a prova de falhas, mas numa situação como a que aconteceu com o Nava ela entra em ação poupando o sistema. E outra ja que vai mexer, faz o metodo mais seguro.[]s(DU)
DU e Robinho...
O interessante, é que viajei de Fortaleza a Belo Horizonte exatos 3.600km sem problemas. Oito dias passeando, subindo estrada atrás de caminhão, por lugares de areia a beira mar e a temperatura não me incomodou. Vou pensar nisto com mais carinho...
Abçs a todos...
DU e Robinho...
O interessante, é que viajei de Fortaleza a Belo Horizonte exatos 3.600km sem problemas. Oito dias passeando, subindo estrada atrás de caminhão, por lugares de areia a beira mar e a temperatura não me incomodou. Vou pensar nisto com mais carinho...
Abçs a todos...
Enquanto a viatura esta em movimento não tem nehum problema Carlin ( no caso da original com acoplamento viscoso ), o problema é quando se esta parado com o motor ligado, mesmo acoplada a ventoinha original não gira o suficiente na marcha lenta pra refrigerar o motor, tem que aumentar o giro pra surtir algum efeito.
[]s
(DU)
CarlinBC
26/03/2009, 15:35
Enquanto a viatura esta em movimento não tem nehum problema Carlin ( no caso da original com acoplamento viscoso ), o problema é quando se esta parado com o motor ligado, mesmo acoplada a ventoinha original não gira o suficiente na marcha lenta pra refrigerar o motor, tem que aumentar o giro pra surtir algum efeito.
[]s
(DU)
DU...
Concordo discordando. Imagine comigo: Voce está parado, o giro de marcha lenta não refrigera o suficiente então esquenta. Aí o tal acoplam.vicoso entra em ação mas o que movimenta a hélice continua sendo a correia na mesma velocidade da marcha lenta. O que muda? Não estou entendo esta mecânica.:pensativo: :parede:Entendeu? Não? Nem eu!!!
Robinho da Jaguatirica
26/03/2009, 15:45
DU...
Concordo discordando. Imagine comigo: Voce está parado, o giro de marcha lenta não refrigera o suficiente então esquenta. Aí o tal acoplam.vicoso entra em ação mas o que movimenta a hélice continua sendo a correia na mesma velocidade da marcha lenta. O que muda? Não estou entendo esta mecânica.:pensativo: :parede:Entendeu? Não? Nem eu!!!
Carlin,
Acaba que em marcha lenta, com temperatura ambiente alta, a ventoinha mesmo acoplada não refrigera o suficiente, quem tem o sistema auxiliar de temperatura tá na boa por que será avisado com o acionamento do alarme:pipoca:, mas quem confia no pau do painel....:parede::discordo::putz:
Boa lama!
Robinho
Carlin,
Acaba que em marcha lenta, com temperatura ambiente alta, a ventoinha mesmo acoplada não refrigera o suficiente, quem tem o sistema auxiliar de temperatura tá na boa por que será avisado com o acionamento do alarme:pipoca:, mas quem confia no pau do painel....:parede::discordo::putz:
Boa lama!
Robinho
O Robinho e o "pau" do painel.:mrgreen: O meu Guster ta chegando Robinho.:dance:
Carlin é assim, na marcha lenta o motor fica em torno de 900 RPM e a ventoinha "desacoplada" fica + ou - a uns 400 RPM ou menos (não refrigera nada), quando acopla ela passa a girar na mesma rotação do motor, ou seja, 900 RPM que não é suficiente pra refrigerar o sistema, tendo por isso que elevar o giro do motor a uns 2000 RPM pra poder refrigerar.
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
26/03/2009, 16:51
Olá Alessandra, bem vinda ao fórum.
Se sua viatura estiver dentro da garantia, vai pra briga...:twisted:
Tenho a minha ha 8 meses, quando estava com ela há 2 meses, começou um belo vazamento de óleo e descobri que a tração 4x4 não funcionava.
Arrumaram o vazamento 2 vezes, até hoje não tive mais problema, já a roda livre, que era o problema do 4x4, levei em um mecanico de minha confiança e fiz um bem bolado com a loja e eles ainda bacaram metade.
Qualquer coisa, procon neles...
Boa sorte.:concordo:
MarcSport
26/03/2009, 18:10
Olá Robinho e Marcelo...
Abçs...
Só trocando para resolver.
O problema da ventoinha travada é que o motor trabalha frio e tem maior desgaste, não significa que o motor "vai dar pau" por ter travado, mas sim que durará menos e consumírá mais.
O maior problema é que travam a ventoinha e tiram a vávula, assim o motor chega trabalhar a menos de 60ºC na cidade ou em descidas.
Se travar a ventoinha e mantiver a válvula o motor trabalhará em temperatura "ideal". Eu estou com a minha travada pois ia fazer uma viagem aos Andes e lá a água ferve a 80ºC (ou perto disso), travei a velha e guardei a "nova", o motor trabalha sempre próximo dos 85ºC que é o início da faixa de temperatura normal do motor.
Quanto à não refrigerar em marcha lenta eu discordo pois mesmo no trânsito, com ar ligado a minha nunca esquentou, antes de fazer o motor ela trabalhava mais quente na estrada e esquentava um pouco acima de 130km/h.
Muitos estão falando da ventoinha elétrica, não sei não, os outros SUVs e pickups também usam ventoinhas mecânicas e com certeza tem motivo para isso, aconselho aos que pensam em ventoinhas elétricas que coloquem um sensor para acionar a ventoinha do ar condicionado ou que coloquem um botão no painel para fazer isso e mantenham a ventoinha original, se quiserem podem colocar uma outra ventoinha ao lado da do ar...
comenale
26/03/2009, 20:03
Só trocando para resolver.
O problema da ventoinha travada é que o motor trabalha frio e tem maior desgaste, não significa que o motor "vai dar pau" por ter travado, mas sim que durará menos e consumírá mais.
O maior problema é que travam a ventoinha e tiram a vávula, assim o motor chega trabalhar a menos de 60ºC na cidade ou em descidas.
Se travar a ventoinha e mantiver a válvula o motor trabalhará em temperatura "ideal". Eu estou com a minha travada pois ia fazer uma viagem aos Andes e lá a água ferve a 80ºC (ou perto disso), travei a velha e guardei a "nova", o motor trabalha sempre próximo dos 85ºC que é o início da faixa de temperatura normal do motor.
Quanto à não refrigerar em marcha lenta eu discordo pois mesmo no trânsito, com ar ligado a minha nunca esquentou, antes de fazer o motor ela trabalhava mais quente na estrada e esquentava um pouco acima de 130km/h.
Muitos estão falando da ventoinha elétrica, não sei não, os outros SUVs e pickups também usam ventoinhas mecânicas e com certeza tem motivo para isso, aconselho aos que pensam em ventoinhas elétricas que coloquem um sensor para acionar a ventoinha do ar condicionado ou que coloquem um botão no painel para fazer isso e mantenham a ventoinha original, se quiserem podem colocar uma outra ventoinha ao lado da do ar...
Um dos motivos principais que nossas viaturas e a maiorias das pick-ups e SUV´s serem equipadas com ventoinha por acoplamento e não as elétricas, é o fato das mesmas poderem adentrar em lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra, enquando que a elétrica....:parede:
A ventoinha da minha viatura está trabalhando com o Prolong no lugar do gel e está perfeita:concordo:. Está assim há quase dois anos. Sem qualquer problema.
CarlinBC
26/03/2009, 20:25
Um dos motivos principais... lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra....:parede:
A ventoinha da minha viatura está trabalhando com o Prolong no lugar do gel e está perfeita:concordo:. Está assim há quase dois anos. Sem qualquer problema.
Olá Comenale...
A sua colocação é bem lógica com relação ao assunto.
O Robinho (Trojão)já havia dito sobre o Prolong mas não sabia sobre o resultado. Bom saber que funciona e espero que sirva a outros que buscam aquí, soluções aos seus problemas.
Aproveitando e explorando da sua atenção, me diga por favor; como se usa este produto? Qual o procedimento correto?
Abraços e muito obrigado!:D
Júlio C. A. Santos
26/03/2009, 20:26
Isso mesmo Comenale, falou tudo. Um amigo meu fazia trilha com sua Sportage, com a ventoinha travada. Em um trecho alagado e com lama, a hélice quebrou uma das pás quando encostou bruscamente na lama. E com a ventoinha travada o motor trabalha sempre frio, num motor diesel isso é péssimo. Ando com minha Sportage na areia da praia, calor de 42º, forço muito e nada de anormal acontece, motor com toda a manutenção em dia não superaquece (não uso ventoinha travada). Às vezes quando se anda em trilhas com lama verifique se não há lama obstruindo o radiador, pode ser isso.
Abraço
Costa Junior
26/03/2009, 22:45
Um dos motivos principais que nossas viaturas e a maiorias das pick-ups e SUV´s serem equipadas com ventoinha por acoplamento e não as elétricas, é o fato das mesmas poderem adentrar em lugares alagados, onde o nível da água atinja a hélice. Nesse caso se a hélice estiver em movimento e sofrer um impacto com a água ela não se quebra, enquando que a elétrica....:parede:
Oi, Comenale.
Qual a quantidade de Pronong que vc colocou na ventoinha?
Abraços
Costa Jun ior
comenale
27/03/2009, 07:41
Oi, Comenale.
Qual a quantidade de Pronong que vc colocou na ventoinha?
Abraços
Costa Jun ior
O processo de utilização do Prolong é muito simples. O cuidado maior deve ser no momento em que se abre o acoplamento, para não danificar o anel óring que é utilizado para vedação das partes. Após isso, basta retirar a sobra do gel e adicionar o Prolong. A quantidade usada é de aproximadamente 100 ml, ou seja, quando se abre o acoplamento, uma das peças possui cavidades e a outra é plana, logo preenchi todas as cavidades com o prolong. Feito isso, basta recolocar o anel óring e fechar o acoplamento.
No meu caso, está funcionando muito bem.
O problema é abrir esse miolo, depois conseguir fechar sem estragar nada...o meu antigo o anel oring tava expandido e nao encaixava no lugar nem a pau...
Bem... para os lameiros de Plantão:
Solucionado o problema da viatura. O freio estava duro e falhava... e o problema era que o mecânico inverteu as mangueirinhas que saem do solenóide... agora ela está tinindo.
Quem tem Sport automática não podem travar a ventoinha, pois as marchas funcionam em alta temperatura.
Minha viatura estava gastando muito óleo... e era um entupimento da bomba de óleo... desentupi e está normal agora.
BOA LAMA !!!
Amigos tenho uma Viatara 4p, e o meu pai esta vendendo o Sportage dele.. muito inteiro, qual dos dois carros e melhor para fazer uma trilha de vez enquando??? A vitara e muito forte... a sportage aguenta o tranco???
Obrigado
Amigos tenho uma Viatara 4p, e o meu pai esta vendendo o Sportage dele.. muito inteiro, qual dos dois carros e melhor para fazer uma trilha de vez enquando??? A vitara e muito forte... a sportage aguenta o tranco???
Obrigado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53914
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19678
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4801
Tem bastante informações e opiniões pessoais nesses topicos.
Particularmente prefiro a sportage, não tenho nada contra os suzuks. mas acho a sportage bem mais robusta
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
13/04/2009, 19:17
Pessoal,
Há alguns meses eu relatei neste tópico sobre a necessidade de usar um filtro de ar maior, pois o original suja rápido demais em regiões muito secas. Aqui mesmo no Fórum 4x4 nos tópicos sobre Jeep Willys, Toyota, etc, descobri alguns relatos interessantes. Não sei se isso pode ser feito numa Sportage com filtro de ar quadrado, mas ouvi dizer que se pode passar graxa dentro da caixa do filtro para "segurar" um pouco da sujeira, como se fosse um filtro banhado a óleo (é claro que nem se compara). Alguém já fez isso?
Abraço
CarlinBC
13/04/2009, 20:41
Pessoal(...)Não sei se isso pode ser feito numa Sportage com filtro de ar quadrado, mas ouvi dizer que se pode passar graxa dentro da caixa(...)Alguém já fez isso? Abraço
Olá Júlio...
Sempre fiz isso nas minhas motos de trilha e ainda é muito usado pelas equipes no meio das competições de carros e motos. Basta uma camada bem fina. Não precisa ser graxa. Pode "untar" com óleo de motor espalhando com uma esponja. Não deixe escorrer. Após cada trilha, tem que limpar e renovar porque senão vira uma "casca" e começa soltar. Êta saudade deste tempo sô !!!!!!
Abçs...
Lauriston Azevedo
14/04/2009, 12:33
e ai pessoal! estou utilizando tambem o prolong na ventoinha da sport, faz um ano, e não tive nenhum problema com temperatura, funciona beleza. Quanto ao anel oring estar expandido e dar dor de cabeça na hora de montar, coloque só um pouquinho de " adesivo vedante de juntas" que resove o problema, o anel oring fica parado esperando vc fechar a ventoinha.
Ola pessoal, talvez esse nao seja o local correto para esta duvida mas vamos la...sou leigo e novato entao to perdoado rsrs
Estou a caça de uma sportage, hoje mesmo fui ver uma alias a do link a baixo:
http://www.socarrao.com.br/veiculo/veiculo.viw.php?veiculo (http://www.socarrao.com.br/veiculo/veiculo.viw.php?veiculo)[modelo]=sportage&veiculo[modelo_order]=asc&TOTAL_ITENS_CADASTRADOS=55&PAGINA=28&PAGANT=&veiculo_id=632027
Notei uma coisa suspeita procurei no forum sobre isso mas nao encontrei, quando acelerei vi que saiu respingos de água do escape e um pouquinho de fumaça preta, o motor esta com a lenta super reguladinha, so que notei que o carro esta a muito tempo parado, estava ate enferrujando a parte interna do escape e aquelas marcas de oxidação nos discos de freio, agora vem a duvida a fumaça preta, pouca mas aparece la na casa dos 4500rpm é normal? ou e indicios de motor queimando oleo realmente, detalhe ela e a gasolina esta com 112.000.
obrigado...
se alguem souber de uma SPTG nesta faixa de preço por favor mandem MP! Abraço!
imoveisbranco
09/05/2009, 11:01
Ontem tomei um susto
Andando na cidade de repente um chiado vindo do motor, parei e vi que o barulho vinha do lugar aonde tem a correia dentada,saia fumaça e tava esquentado,desligo tudo chamo o guincho e levo no mecânico,o esticador da correia tinha travado e freava a correia :eek::putz:
Alguém já teve um problema desse?
Mattia
MarcSport
09/05/2009, 18:05
Ontem tomei um susto
Andando na cidade de repente um chiado vindo do motor, parei e vi que o barulho vinha do lugar aonde tem a correia dentada,saia fumaça e tava esquentado,desligo tudo chamo o guincho e levo no mecânico,o esticador da correia tinha travado e freava a correia :eek::putz:
Mattia
Isso acontece com qualquer carro, muitas vezes se troca a correia mas esquece-se do esticador, vc deu sorte da correia não estourar.
[QUOTE=imoveisbranco;878058]Ontem tomei um susto
Mattia,
Isso aconteceu com minha Blazer. O esticador travou, começou a sair fumaça, arrebentou a correia, mas como não era dentada fui embora com o restante de energia da bateria, pois a unica coisa que parou de funcionar foi o alternador e bomba dágua.
Com um colega ao trocar a correia dentada do Palio, ele economizou R$40 do esticador:parede:. Foi, não. tentou ir para a praia, na metade do percurso, esticador travou, correia arrebentou, empenou cabeçote e morreu em R$2.000.
Costa Junior
09/06/2009, 17:48
Ontem fui no mecanico e ele me sugeriu colocar uma mangueira no respiro do motor jogando as compressao para baixo, eliminasndo a ligação que é feita paras o condutor do fluzxo de ar do motor. Segundo ele , desta forma, diminue a compressao pra dentro do carter, aliviando a pressao nos retentores.
Alguem pode opinar se é aconselhavel isso?
Agrasdeço quem puder opinar.
Coastas Junior
Parece ser coisa boa, pois nao tem silicone ou borrahca de vedação da tampa de valvula que elimine os vazamentos por ali.
Mostre como fazer isso?
Na verdade só cria pressão se esse respiro estiver entupido, ai vasa óleo pelas juntas e retentores. Ligado no duto de admissão ele chupa o ar e consequentemente diminue a pressão dentro do carter.
Se colocar uma mangueira pra baixo sempre que vc parar vai ficar umas gotas de óleo no chão, pois devido a pressão do óleo e o movimento do comando, espirra óleo por ali.
No meu motor essa mangueira esta desligada porque fica um barulho muito alto, como se estivesse raspando alguma coisa mas é do ar sendo chupado pela admissão.
[]s
(DU)
Costa Junior
10/06/2009, 11:37
Obrigado pelas opiniões.
Nava, segue foto em anexo, onde tento mostrar como fazer.
Esta pequena mangueira (na foto) é retirada e Na parte superior, seta pequena, coloca-se uma mangueira, de aproximadamente 60cm, descendo em direção ao chao. Veda-se o outro lado, seta grande(parte inferior). A pressao dos gases são canalizados pela mangueira que desce para o chao. Sómente isso.
Segundo o mecanico, a pressão vai ser aliviada dentro do motor. Na minha sportage, tem vazamento pela junta da tampa superior e pelo retentor do volante. Ainda segundo o mecanico, não é possivel sanar estes vazamentos, por conta da pressao dentro do carter do motor.
Costa Junior
Robinho da Jaguatirica
10/06/2009, 12:25
Oi Costa Júnior,
As Sportages sopram bastante mesmo, aliás, é normal em motores diesel, porém, nossos motores sopram ainda mais, a coisa fica feia mesmo (excesso de pressão no cárter) quando esta mangueira que você cita começa a vazar óleo, daí fica tudo melado, intercooler, turbina e tal, com isso não só o retentor do volante, mas todos os outros retentores estouram:parede:, é hora de retificar o motor, ou pelo menos trocar os anéis, camisas e pistão, mas acho que não é o seu caso né? Com isso, jogando esta mangueira para a atmosfera vc não aliviará em nada seu sistema:discordo:, acho que o melhor mesmo seria vc trocar a junta da tampa de válvulas e o retentor do volante, mas cuidado com a tampa de válvulas, ela não é de metal e trinca à toa:pensativo:. Os retentores acabam sofrendo bastante por causa da caloria do motor, geralmente eles aguentam uns 30 mil km e abrem o bico, mais que normal. Abrir muito a bomba de diesel detona também o retentor do eixo de comando de válvulas, uma acelerada e o retentor estoura. Com a mangueira solta para a atmosfera você vai perceber todo mundo olhando pra sua viatura quando estiver parado em semáforos, é que sai uma fumaça enjoada por ela.:mrgreen:
Tome uma segunda opinião, seu meca não é especializado em sportage:putz:.
Boa lama!
Robinho
Júlio C. A. Santos
10/06/2009, 17:26
Eu li neste fórum, não lembro onde, acho que foi num tópico das Ford Ranger, dizia: Se deixar o respiro do motor aberto, você pode até levar multa se o policial descobrir, pois está poluindo. Além disso, os gases do motor são cancerígenos. Existem aqueles "mini filtros" para usar no lugar da mangueira do respiro, mas quem usaria isso no off-road? Estou estudando uma forma de fazer um "up-grade" no respiro, o original não é muito eficiente, mas respiro aberto nem pensar.
Abraço
Costa Junior
11/06/2009, 16:52
UAS
Oi Costa Júnior,
As Sportages sopram bastante mesmo, aliás, é normal em motores diesel, porém, nossos motores sopram ainda mais, a coisa fica feia mesmo (excesso de pressão no cárter) quando esta mangueira que você cita começa a vazar óleo, daí fica tudo melado, intercooler, turbina e tal, com isso não só o retentor do volante, mas todos os outros retentores estouram:parede:, é hora de retificar o motor, ou pelo menos trocar os anéis, camisas e pistão, mas acho que não é o seu caso né? Com isso, jogando esta mangueira para a atmosfera vc não aliviará em nada seu sistema:discordo:, acho que o melhor mesmo seria vc trocar a junta da tampa de válvulas e o retentor do volante, mas cuidado com a tampa de válvulas, ela não é de metal e trinca à toa:pensativo:. Os retentores acabam sofrendo bastante por causa da caloria do motor, geralmente eles aguentam uns 30 mil km e abrem o bico, mais que normal. Abrir muito a bomba de diesel detona também o retentor do eixo de comando de válvulas, uma acelerada e o retentor estoura. Com a mangueira solta para a atmosfera você vai perceber todo mundo olhando pra sua viatura quando estiver parado em semáforos, é que sai uma fumaça enjoada por ela.:mrgreen:
Tome uma segunda opinião, seu meca não é especializado em sportage:putz:.
Boa lama!
Robinho
VALEU, TROJÃO.
Vou pegar uma segunda opinião com outro mecanico. Este especializado em importados e ver o que ele diz.
Ja comprei pistãos e aneis, todos originais para fazer o motor da viatura, aí mudo todos os retentores.
Obrigado
Costa Junior
Júlio C. A. Santos
11/06/2009, 18:17
A solução definitiva para evitar o óleo na admissão é instalando um RESERVATÓRIO DE RESPIRO DO ÓLEO, pode ser feito em casa ou comprado em oficinas especializadas em preparação de motores. Estou analisando uma forma de "fabricar" um reservatório desses em casa.
Abraço
Costa Junior
11/06/2009, 18:27
A solução definitiva para evitar o óleo na admissão é instalando um RESERVATÓRIO DE RESPIRO DO ÓLEO, pode ser feito em casa ou comprado em oficinas especializadas em preparação de motores. Estou analisando uma forma de "fabricar" um reservatório desses em casa.
Abraço
Quando fizer, passa passa gente o caminho das pedras
MarcSport
12/06/2009, 15:47
O sistema de recirculação dos gases tem por finalidade fazer com que os gases do cárter sejam queimados na câmara de combustão, direcionar para o chão não fará com que seja diminuída a pressão no cárter, muito pelo contrário, poderá aumentar, pois o sistema de admissão de ar "suga" os gases do cárter, enquanto em uma mangueira "aberta" para a atmosfera isso não acontece.
Esse é um erro primário que muitos mecânicos cometem.
Júlio C. A. Santos
15/06/2009, 20:20
Pessoal,
Falei com meu mecânico sobre o óleo que "escapa" pra admissão do motor e ele aprovou minha idéia: Usar a válvula anti-chama dos motores MWM série 10. O esquema das mangueiras e a instalação eu mesmo fiz em casa.
Abraço
Gleison BH
16/06/2009, 09:38
Pessoal,
Falei com meu mecânico sobre o óleo que "escapa" pra admissão do motor e ele aprovou minha idéia: Usar a válvula anti-chama dos motores MWM série 10. O esquema das mangueiras e a instalação eu mesmo fiz em casa.
Abraço
Julio, despculpe a gonorância mas até agora não entendi para que mexer nessa parte. Em que melhora??? qual a finalidade??
** E quanto a observação do Marcsport?? Segundo ele:
"O sistema de recirculação dos gases tem por finalidade fazer com que os gases do cárter sejam queimados na câmara de combustão, direcionar para o chão não fará com que seja diminuída a pressão no cárter, muito pelo contrário, poderá aumentar, pois o sistema de admissão de ar "suga" os gases do cárter, enquanto em uma mangueira "aberta" para a atmosfera isso não acontece.
Esse é um erro primário que muitos mecânicos cometem."
Me ajuda a intender!!!
Inté :mrgreen:
Costa Junior
16/06/2009, 12:44
Julio, despculpe a gonorância mas até agora não entendi para que mexer nessa parte. Em que melhora??? qual a finalidade??
** E quanto a observação do Marcsport?? Segundo ele:
"O sistema de recirculação dos gases tem por finalidade fazer com que os gases do cárter sejam queimados na câmara de combustão, direcionar para o chão não fará com que seja diminuída a pressão no cárter, muito pelo contrário, poderá aumentar, pois o sistema de admissão de ar "suga" os gases do cárter, enquanto em uma mangueira "aberta" para a atmosfera isso não acontece.
Esse é um erro primário que muitos mecânicos cometem."
Me ajuda a intender!!!
Inté :mrgreen:
Oi, amigos.
Coloquei a mangueira no suspiro do motor, conforme postado anteriormente e me surpreendi quando fui reabastecer. O consumo aumentou em 15%.Não sei se o aumento no consumo foi devido a mangueira do respiro do motor, ou pq mudei de posto. Voltei a reabastecer no posto de minha preferencia e vou medir novamente no proximo abastecimento, para conferir.
Abraços
Costa Junior
Júlio C. A. Santos
16/06/2009, 17:55
Essa válvula não é aberta, não solta os gases para a atmosfera, ela apenas "barra" o óleo que tenta ir para a admissão, é um separador de óleo. Os gases do motor devem ser queimados na câmara de combustão, mas não o óleo, que só vai melar todo o coletor e gerar mais fumaça.
Abraço
MarcSport
16/06/2009, 20:06
A válvula anti chamas do Julio manterá o sistema "como original", mas com um separador de óleo a mais, não trazendo qualquer problema ao motor...
Gleison BH
17/06/2009, 15:21
ÔMODEUSO, SANTA GONORÂNCIA.
Ainda não entendi para que mexer nessa parte. Em que melhora??? qual a finalidade??
Me ajuda a intender!!!
:mrgreen:
Julio, gostei do esquema. Essa peça pode ser a do gol tb...bem igual.
Ah, fiquei assustado com foto de um motor tão limpo...nossa tem peça ai que eu nunca tinha visto...hahahahaha
Júlio C. A. Santos
18/06/2009, 00:38
E aí Nava,
Já estamos no "turno da madrugada" hehehe! :-D
Ta tão limpo assim o motor? Putz! E eu limpei todo o motor depois das fotos, achei que tava um pouco sujo...
Para escolher uma válvula anti-chama deve-se levar em conta a cilindrada do motor que vai receber a válvula, a válvula que instalei foi projetada para usar nas VW Kombi, Chevrolet D-20, Ford F-1000 e todos os motores MWM série 10, isto é, essa válvula supre necessidades de motores 1.6 até 2.5, diesel ou gasolina, não tem erro. Se você optar pela anti-chama do gol, verifique se é do gol 2.0, e lembre-se que sua Sportage é 2.0 16v e a anti-chama do gol é para 2.0 8v. Acho que a anti-chama que eu uso é ideal, é da marca AJE cód. 87080, custou R$ 10,00 confira no site:
http://www.aje.ind.br/catalogo/home.html
Abraço :concordo:
DouglasMac
28/06/2009, 21:59
Olá pessoal, to chegando de novato e já dando palpite.
Pois é Gleison, não to entendendo pra que mexer e alterar o sistema.
Aproveito pra mostar a quem interessar possa!http://i4.ytimg.com/vi/gNciQCq8_oU/default.jpg
O.Epifânio
29/06/2009, 13:13
Prezados colegas,
possuo uma sportage 94, diesel 2.2, que acabou superaquecendo e fundindo o motor... aqui em Brasília, o conserto fica em torno de R$ 7 a R$ 9 Mil... Pensei em vendê-la neste estado, mas sai barato demais!
Então, gostaria de saber se seria melhor comprar um motor novo ou remanufaturado mais barato... vale a pena?
E, onde encontrar?
Pode ser de outra marca/modelo?
Obrigado!!!
CarlinBC
29/06/2009, 13:39
Prezados colegas,possuo uma sportage 94, diesel 2.2, que acabou superaquecendo e fundindo o motor... aqui em Brasília, o conserto fica em torno de R$ 7 a R$ 9 Mil... Pensei em vendê-la neste estado, mas sai barato demaisEntão, gostaria de saber se seria melhor comprar um motor novo ou remanufaturado mais barato... vale a pena? E, onde encontrar? Pode ser de outra marca/modelo?Obrigado!!!
Olá O.Epifânio...
A minha é 95 e quando a retifiquei em Dez/08 , paguei R$4.000, incluindo, bomba d'água, correias, filtros, hélice e cabeçote novo. Recomendo que voce faça o orçamento usando como referência, as peças da Besta 2.2. São as mesmas peças e muito mais baratas. Outra opção é voce adaptar outro motor como postado aquí pelo Marcos Vaz...
O.Epifânio
29/06/2009, 14:24
valeu a dica, Carlinhos!
mas a sua retífica foi completa?
pq a minha envolve troca de cabeçote, derreteu retentores, etc.. ou seja, estrago dos grandes!!!
abcs...
O.Epifânio
29/06/2009, 14:28
Olá O.Epifânio...
A minha é 95 e quando a retifiquei em Dez/08 , paguei R$4.000, incluindo, bomba d'água, correias, filtros, hélice e cabeçote novo. Recomendo que voce faça o orçamento usando como referência, as peças da Besta 2.2. São as mesmas peças e muito mais baratas. Outra opção é voce adaptar outro motor como postado aquí pelo Marcos Vaz...
P.S.: sabe me dizer qual a página do comentário postado pelo Marcos Vaz, citado por vc?
CarlinBC
29/06/2009, 17:09
P.S.: sabe me dizer qual a página do comentário postado pelo Marcos Vaz, citado por vc?
O Marcos Vaz adaptou um motor AP 1.8, mas voce pode fazer com qualquer outro deste que tenha Nota Fiscal para regularizar depois...
Veja no tópico que ele abriu.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424)
:concordo:
CarlinBC
29/06/2009, 17:17
valeu a dica, Carlinhos!mas a sua retífica foi completa?pq a minha envolve troca de cabeçote, derreteu retentores, etc.. ou seja, estrago dos grandes!!!abcs...
Retífica completíssima...Inlusive o cabeçote foi trocado. Eu fiz o orçamento antes de comprar o carro e pedindo por retífica completa de Sportage. O valor ficou em mais de R$6.700 mas o ex proprietário me deu a dica dizendo que eram as mesmas peças de Besta 2.2 então fiz assim e o valor baixou p/ R$4.000 incluindo até as correias, fltros, hélice nova, etc...
DouglasMac
29/06/2009, 20:35
Prezado Epifânio. (Putz). Vai pro Mercado Livre e sites de cotação de peças na NET que vc consegue preços muito bons. A dica do CarlinBC de procurar por peças da Besta 2.2 é muito boa. Revisa o sistema de refrigeração (Ventoinha, termostática, mangueiras etc) e coloca um indicador de temperatura a mais na viatura.
Até!!
DouglasMac
29/06/2009, 23:33
Prezados colegas,
possuo uma sportage 94, diesel 2.2, que acabou superaquecendo e fundindo o motor... aqui em Brasília, o conserto fica em torno de R$ 7 a R$ 9 Mil... Pensei em vendê-la neste estado, mas sai barato demais!
Então, gostaria de saber se seria melhor comprar um motor novo ou remanufaturado mais barato... vale a pena?
E, onde encontrar?
Pode ser de outra marca/modelo?
Obrigado!!!
:parede:Epifânio (PUTZ), olha aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96030689-kit-motor-kia-sportage-22l-bloco-hw-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96030689-kit-motor-kia-sportage-22l-bloco-hw-_JM)
Salve amigos, estou precisando muito a ajuda dos experts de plantão, seguinte:
Meu pai tem uma sportage 96 que recentemente ele fez o motor dela, batia até certificado, só que agora ele não ta conseguindo por no ponto, não tenho certeza se o sensor de ponto é no volante, se for não sei se ele montou fora do guia (se é que tem).
Domingo vou até a casa dele pra ajuda-lo a fazer a viatura funcionar, alguem tem algum palpite do que pode ser? Alguma dica?
To até preocupado, pois ele passou tanto nervoso que teve um AVC "leve", saiu do hospital na segunda e ja esta mechendo no carro denovo.
[]s
(DU)
Gleison BH
02/07/2009, 09:43
O Eduardo, num intendo nada disso!! Mas com certeza algum colega do Fórum vai colaborar.
Inté + e melhoras pro seu pai.
--------------------------------
EDuarte ESCREVEU:
Meu pai tem uma sportage 96 que recentemente ele fez o motor dela, batia até certificado, só que agora ele não ta conseguindo por no ponto, não tenho certeza se o sensor de ponto é no volante, se for não sei se ele montou fora do guia (se é que tem).
Domingo vou até a casa dele pra ajuda-lo a fazer a viatura funcionar, alguem tem algum palpite do que pode ser? Alguma dica?
To até preocupado, pois ele passou tanto nervoso que teve um AVC "leve", saiu do hospital na segunda e ja esta mechendo no carro denovo.
[]s
(DU)
----------------------------
O Eduardo, num intendo nada disso!! Mas com certeza algum colega do Fórum vai colaborar.
Valeu Gleison.
[]s
(DU)
CarlinBC
02/07/2009, 09:48
[QUOTE=Gleison BH;920818]O Eduardo, num intendo nada disso!! Mas com certeza algum colega do Fórum vai colaborar.
Olá Du...
Eu também. O único apoio que posso te dar neste momento, e torcer pela saúde plena do seu pai. Espero também que resolva o problema com, ou sem ajuda!!!
[QUOTE=Gleison BH;920818]O Eduardo, num intendo nada disso!! Mas com certeza algum colega do Fórum vai colaborar.
Olá Du...
Eu também. O único apoio que posso te dar neste momento, e torcer pela saúde plena do seu pai. Espero também que resolva o problema com, ou sem ajuda!!!
Valeu Carlin.
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
02/07/2009, 11:00
Oi Du,
Assunto difícil hein... dá mais detalhes pra ver se a gente entendo o que tá acontecendo, lembre-se qua a bomba fora do ponto detona um monte de sintomas maqueados...
Forte abraço!
Robinho
Oi Robinho.
Desculpa, não mencionei que ela é a gasolina.
Ainda não sei ao certo os sintomas, mas parece que ela fica falhando como se estivesse descompassada, hoje ele tirou o motor denovo pra ver se o volante esta errado e domingo irei la pra ver e colocar no lugar pra testarmos.
Meu pai é um mecanico de mão cheia, das antigas, muito eficiente, consegue diagnosticar pelo barulho, mas como eu disse é das antigas, nunca se deu bem com eletro-eletronica, e como os carros de hoje são eletronicos...
[]s
(DU)
Marcos Vaz
02/07/2009, 13:54
[]s
(DU)
Eduarte, vocês colocaram as polias do cabeçote e a do virabrequim no ponto antes de colocar a corrêia dentada?
Verifique se a fiação das bobinas estão ligadas certas.
Oi Marcos.
A parte mecanica esta perfeita, tudo no devido ponto.
As bobinas devido ao conector (que ainda estão inteiros) não tem como ligar errado, não encaixa.
Valeu a sugestão.
[]s
(DU)
brunogurgel
02/07/2009, 17:55
Ola pessoal,
Achei esse forum quando eu estava procurando informações sobre motores para a Sportage ano 97 a diesel.
O meu pai possui uma que esta a mais de anos encostada e pegando poeira pq ele simplesmente desistiu dela. O motor ja foi feito e refeito mais de 6 vezes, na ultima vez ele nao rodou nem 300km e fundiu novamente.
Como ele tem outro carro entao essa Sportage esta joganda ao tempo. Entao estou buscando informações sobre essa motorização. Eu pergunto a voces: Seria esse motor realmente fraco ? Ou seria os mecanicos que estao fazendo besteira, lembrando que sempre foram usadas peças originais e mecanicos diferentes.
Dependendo do custo, talvez poderiamos adquirir um motor novo, neste caso, onde conseguir?? O que voces me aconselham ??
Desde já agradeço a todos.
CarlinBC
02/07/2009, 18:21
Ola pessoal...Sportage ano 97 a diesel...O motor ja foi feito e refeito mais de 6 vezes, na ultima vez ele nao rodou nem 300km e fundiu novamente...Eu pergunto a voces: Seria esse motor realmente fraco ? Ou seria os mecanicos que estao fazendo besteira, lembrando que sempre foram usadas peças originais e mecanicos diferentes.Dependendo do custo, talvez poderiamos adquirir um motor novo, neste caso, onde conseguir?? O que voces me aconselham ?? Desde já agradeço a todos.
Olá Brunogurgel...
Seja bem vindo. Incrível o fato relatado. Mais de seis vezes e já fundiu novamente. Eu retifiquei a minha, não rodei depois ainda, mas, se estourar, troco o motor por outro qualquer. Com certeza algo está errado e é difícil avaliar sem ter conhecimento profundo do caso. Mas se quiser trocar o motor, faça como o MarcosVaz, neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424)
Boa sorte...:concordo:
Marcos Vaz
03/07/2009, 15:12
Ola pessoal,
Achei esse forum quando eu estava procurando informações sobre motores para a Sportage ano 97 a diesel.
O meu pai possui uma que esta a mais de anos encostada e pegando poeira pq ele simplesmente desistiu dela. O motor ja foi feito e refeito mais de 6 vezes, na ultima vez ele nao rodou nem 300km e fundiu novamente.
Como ele tem outro carro entao essa Sportage esta joganda ao tempo. Entao estou buscando informações sobre essa motorização. Eu pergunto a voces: Seria esse motor realmente fraco ? Ou seria os mecanicos que estao fazendo besteira, lembrando que sempre foram usadas peças originais e mecanicos diferentes.
Dependendo do custo, talvez poderiamos adquirir um motor novo, neste caso, onde conseguir?? O que voces me aconselham ??
Desde já agradeço a todos.
Olá Bruno, olha só, um motor que já foi retificado mais de 6 vezes já não esta esta maravilha toda. Eu acho uma maldade abandonar um carro como esse pegando poeira. Já seria maldade com qualquer outro carro, imagina com a Sport.
Bom vamos lá, meu conselho seria trocar o motor, não vale mais apena retificar de novo, ainda mais motor à diesel que sai caro.
Minha Sport tinha motor 2.0 16v gasolina. Um belo dia o motor quebrou comigo, de madrugada em uma avenida meio perigosa aqui em Belém, sorte minha que atras vinha um amigo meu em um Willys e me rebocou.
Eu já vinha a algum tempo estudando a possibilidade de trocar este motor, foi a gota d'água, tudo que precisava paa tocar meu projeto em frente. Comprei um motor AP 1.8 gasolina por R$ 400,00 abri o bicho e troquei tudo dentro dele, só não mandei para retífica, apesar da retífica me aconselhar a dar passe nele.
Pronto esta ai funcionando e me levando para onde eu quero e com mais economia.
Se você achar que 1.8 não serve, você pode colocar o 2.0 mas te digo que o 1.8 aguenta bem. Assim que colocar a viatura na lama vou postar fotos e vídeo dela e relatar o desempenho.
Te garanto que vc vai gastar menos do quê retificar novamente, mas tem que pesquisar e pechinchar.
De uma olhada no motor funcionando.
YouTube - Esportage com motor AP
Grande abraço
brunogurgel
03/07/2009, 15:26
Mas trabalhar com adaptação o cara tem que ter muita paciencia... Eu digo isso pq quando eu era mais novo eu adaptei um motor AP 1.8 com uma turbina garret soprando 1.5 de pressao usando um cambio do versalles... Tudo isso sabe aonde ?? Em um Corcel GT ano 79 ... heheh
Acho que eu envelheci uns 10 anos nessa adaptação.
Júlio C. A. Santos
03/07/2009, 18:01
Brunogurgel,
Tenho uma opinião bem diferente sobre esse negócio de Sportage ferver. Acho que todo mundo aqui que tem Sportage nunca parou para analisar como funciona uma tampa de radiador, O PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO DAS SPORTEGES PODE ESTAR NA TAMPA DO RADIADOR.
Uma dica: CUIDADO com a tampa de radiador original da Kia, ela é a culpada por muitas Sportages ferver, acredite uma tampa nacional de R$ 15,00 é bem melhor. O problema da tampa da Kia está na válvula de retorno da água, que é muito pequena e tem a mola dura demais, além disso, ela não tolera falta de fluído de radiador, ela emperra. Comprei uma tampa da Kia e menos de um ano depois ela deu problema na válvula de retorno da água (a mola menor), a válvula começou a travar aos poucos e água não voltava mais do reservatório para o radiador. Tirando esse problema com a tampa, o resto do motor ta como novo depois da retífica feita ha um ano atrás. Veja na foto um caso provavelmente parecido com o seu, aconteceu na concessionária Kia onde compro algumas peças às vezes. É claro que independente de alguma peça apresentar problema, o proprietário do veículo deve sempre conferir o nível da água e do óleo, é assim que as autorizadas se defendem. Dúvidas é só ligar.
Abraço
DouglasMac
05/07/2009, 22:35
Oi Marcos.
A parte mecanica esta perfeita, tudo no devido ponto.
As bobinas devido ao conector (que ainda estão inteiros) não tem como ligar errado, não encaixa.
Valeu a sugestão.
[]s
(DU)
EDuarte, saudações a seu velho que pelo visto é brabo, já tá fuçando na SPT logo depois do hospital, parabéns pra ele.
Seguinte, sugestão (pitaco): medir a potencia da bobina e dos cabos; folga das válvulas de admissão e escape, pressão dos bicos, entrada de ar falsa no coletor; experimentar um novo jogo de vela.
Mas primeiro troca a gasolina e poe uma aditivada Petrobras.
Abre uma Skol com ele e vai na brincadeira que isso passa!!
Um abraço e saúde.
LAMA!!
Ola Marcos e Douglas.
Fui ontem no meu pai pra ver o que estava acontecendo com o motor.
Quando da a partida ela da uns pequenos estouros como se estivesse fora de ponto, a unica coisa estranha que percebi é que quando o motor gira não tem sucção no tubo de admissão e quando gira com a mão não precisa fazer "muita" força esta leve, as tres polias casam com as marcas, velas novas e bobinas funcionando bem, só não tive tempo de abrir o cabeçote e ver as valvulas, mas acredito estarem sem fogas, talvez não esteja conseguindo acertar o ponto exato dos comandos (apesar de estarem nas marcas).
Valeu a força.
[]s
(DU)
Ps. Marcos, te adicionei no MSN.
DouglasMac
06/07/2009, 20:30
Ô Eduardo, tá parecendo válvula presa, ou ponto.
Experimenta rodar ele na mão e vê se não tem umas válvulas presas.
Vê se concorda com o "pitaco": se não tem sucção, é porque o motor não tá pedindo ar, o pistão não recebe ar pelas válvulas, pode ser?
Um abraço.
LAMA!!
Ô Eduardo, tá parecendo válvula presa, ou ponto.
Experimenta rodar ele na mão e vê se não tem umas válvulas presas.
Vê se concorda com o "pitaco": se não tem sucção, é porque o motor não tá pedindo ar, o pistão não recebe ar pelas válvulas, pode ser?
Um abraço.
LAMA!!
Oi Douglas.
A minha suspeita é exatamente essa, valvulas, mas no domingo passado não deu tempo de tirar a tampa pra conferir.
O ponto dela é um misterio, pois no manual tecnico da KIA não tem nada a respeito, não diz onde fica o sensor de ponto, ela tem dois sensores que um deles pode ser o de ponto ou os dois, um no comando de escape e outro no volante.
Vou conferir as valvulas.
Valeu Douglas.
[]s
(DU)
DouglasMac
07/07/2009, 20:42
Eduardo, o que voce chama de "comando do escape"? É o camando de válvulas ou o coletor de escape?
No coletor de escape, só se for a sonda lambda, no eixo do comando de válvulas é o leitor do ponto e o outro no eixo virabrequim, será que é isso?
Amanhã vou visitar um meca que era o chefe de oficina da autorizada KIA daqui e pergunto para vc e posto aqui. VAMO POR ESSA PRA "QUESTÃO DE HONRA".
LAMA!!
É no comando de valvulas mesmo Douglas, do escapamento é a sonda lambda.
Tava pensando, acho que não é valvula presa pq não tem regulagem, é hidraulica, a não ser que eu não estou conseguindo colocar o comando no ponto certo, o que não tem segredo pois tem as marcas nas polias. Se vc puder conversar com esse meca fico imensamente agradecido.
Cara, o que será que to fazendo de errado?!?!?!?!?!?!
Valeu Douglas
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
09/07/2009, 15:17
Fala galera, fui fazer a limpesa dos bicos da viatura pq tava falhando demais, tomei maior prejuízo.
Resultado, as duas bobinas trincadas.
Local mais em conta para kits dos bicos, tbi, fitros de ar e gasolina, bobinas e cabos de vela : POWER PART'S, aqui em SP.
Segue as fotos das bobinas.
Até mais.
Gleison BH
09/07/2009, 15:45
Que barca hein Alexandre.
Mas a viatura vai ficar 10!
Posta o valor das peças aí pra gene ter noção...
Inté+
Fala galera, fui fazer a limpesa dos bicos da viatura pq tava falhando demais, tomei maior prejuízo.
Local mais em conta para kits dos bicos, tbi, fitros de ar e gasolina, bobinas e cabos de vela : POWER PART'S, aqui em SP.
Até mais.
Até mais.
Fala Alex, blz?
Cara, esse trinco na bobina não tem problema não, não pula faisca pois a borracha que vai encaixada ai isola ela e tem um sistema de isolamento interno. Ja vi varias bobinas com esse tipo de trinca e não pulavam faisca.
[]s
(DU)
DouglasMac
10/07/2009, 20:25
Compre Sikadur 32 e aplique.
Pode também usar Sikaflex 107.
Escariar um pouco, (uma serrinha na mão) o suficiente para o produto entrar.
Já usei (Omega 6 caneco), dei uma "capa" externa toda de Sikadur 32, lixei e pintei, ficou zero.
Fita auta fusão da 3M após conectar e tá resolvido.
Aliás, pra quem pega muita água, usar a fita auta fusão nas conexões da bobina e outras partes eletricas e eletronicas é uma boa.
LAMA!!
ALEXANDRE MIETTI
11/07/2009, 19:17
É galera, mais já me f..., o carro tava na oficina e longe de casa , o serviço já foi feito, quando ví as peças já imaginei que dava pra fazer alguma coisa, mas a falta de tempo e conhecimento é f...:odedo:.
Bobinas 275,00 o par
Cabos 50,00
Filtro de ar 38,00
Filtro de gasolina 41,00
Reparo dos bicos e tbi 23,00
Na Power Parts, porém só em $$$ ou no CARTÃO DE CRÉDITO, CHEQUE NEM PENSAR....
ATÉ MAIS.
Júlio C. A. Santos
11/07/2009, 20:38
Pessoal,
Tenho um comunicado importante:
Sobre o “Velocity Tuner”
Há alguns meses postei aqui no fórum uma matéria completa sobre o “Velocity Tuner”, pois eh! Agora tirei o VT só pra ver se eu notava alguma diferença, e o que aconteceu? O motor ganhou um aumento considerável de força em rotações mais altas (3000rpm ou mais), agora fiquei confuso, eu juro que com o VT o motor fica melhor, porque essa diferença agora? Ainda estou estudando outro detalhe: Cortei um pedaço do revestimento do capô que ficava próximo demais da entrada de ar do motor e também cortei a parte de cima da grade dianteira e retirei aquele acabamento de plástico que fica encima da lataria na frente do radiador. Conseqüentemente com tudo isso a vazão de ar melhorou, pode ser isso, mas mesmo assim atualmente estou rodando sem o VT e o motor ta ótimo, vai entender...
Sobre a válvula anti-chama
Nesse mesmo tópico iniciou-se uma discussão sobre o respiro do motor das Sportages. Para tentar evitar que óleo entrasse na admissão resolvi instalar uma válvula anti-chama dos motores MWM série 10, e em poucos dias depois havia óleo saindo pela vareta de medição do nível. Significa que a válvula anti-chama estava “estrangulando” um pouco a passagem do ar. Meu mecânico confirmou que essa válvula poderia ser usada nas Sportages, mas resolvi consultar outro mecânico, e ele disse que não iria prejudicar o motor, mas teria apenas o “inconveniente” de ter óleo vazando pelo motor, e se o motor já tiver vazamentos, eles aumentarão. Resultado: Tirei a válvula e tudo voltou ao normal.
O que vou dizer agora? :oops:
Errar é humano... :cry:
Quem avisa amigo é... :concordo:
Abraço
leandrosamo
12/07/2009, 17:00
Ola pessoal !
Aproveitando a conversa dos amigos EDuarte e do Douglas estou anexando uma foto do sensor do comando de valvulas da sportage gasolina. :concordo:
Estou com um problema desde quando comprei a minha, por que onde moro nao tem mecanicos que mexem na sportage.
Olhando a foto da pra ver q o vazamento é por ali, acho q é o tal de o-ring, será q consigo trocar ? :twisted:
ps: esta sem a mangueira q liga a tampa do comando ao coletor, tirei pra tirar a foto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=872&pictureid=5177
abraço
Leandro Morais
Sportage grand 99
Pneus scorpion ATR 235/75/R15
DouglasMac
13/07/2009, 20:23
É no comando de valvulas mesmo Douglas, do escapamento é a sonda lambda.
Tava pensando, acho que não é valvula presa pq não tem regulagem, é hidraulica, a não ser que eu não estou conseguindo colocar o comando no ponto certo, o que não tem segredo pois tem as marcas nas polias. Se vc puder conversar com esse meca fico imensamente agradecido.
Cara, o que será que to fazendo de errado?!?!?!?!?!?!
Valeu Douglas
[]s
(DU)
Eduardo, desculpe a demora, mas hoje fui lá no meca.
Já sabe do seu pepino e vai te ajudar. :dance:Mas preciso que me passe seu contato (MSN, e-mail, fone) para ele te ligar.
Inclusive se precisar, já "autorizei":concordo: a ele te passar por fax cópia do manual de manutenção onde mostra o sistema todo.
Mas atenção, o cara é muito sistemático, guarda esses catálogos debaixo de "14" chaves.:pensativo:
Sabe tudo de SPT/Besta/Bongo/Clarus e etc da Kia.
Um abraço.
LAMA!!
Valeu Douglas, ja respondi sua MP.
[]s
(DU)
leandrosamo
14/07/2009, 12:45
pessoal algue pode dar algum palpite sobre o meu problema de vazamento ?? na messagem anterior !!
abraço
alexandre esas trinca em las bobina acontesen cuando fas tempo que nao se trocan los cabo de vela e las velas
DouglasMac
14/07/2009, 21:44
pessoal algue pode dar algum palpite sobre o meu problema de vazamento ?? na messagem anterior !!
abraço:putz:Rapaz, mete chave aí, desmonta e olha o que tá fazendo o vazamento. Tem medo não!!:discordo:
Se for um anel O´ring, vai alí em Pouso Alegre e compra um na mesma medida, (lojas de auto peças, bombas, rolamentos etc) se for junta, faz uma na tesoura em papel velumoide (acho que é assim que escreve) ou passa um Elimina Junta.
LAMA!!
ALEXANDRE MIETTI
14/07/2009, 21:49
Fala Edu, beleza, a viatura ficou bala, gostei da oficina, só achei que não devia te trocado as bobinas, mas por falta de tempo e experiência, já foi, eu só tinha aqueles dois dias pra resolver o problema.
O lance da bomba, até agora não deu problema, quando peguei o carro lá, ela pegou na primeira e tá pegando normal até agora, não sei se eles queria tirar mais umas "tiras de couro das minhas costas", mas se apresentar algum problema falo com vc.
Até mais.
leandrosamo
15/07/2009, 08:49
:putz:Rapaz, mete chave aí, desmonta e olha o que tá fazendo o vazamento. Tem medo não!!:discordo:
Se for um anel O´ring, vai alí em Pouso Alegre e compra um na mesma medida, (lojas de auto peças, bombas, rolamentos etc) se for junta, faz uma na tesoura em papel velumoide (acho que é assim que escreve) ou passa um Elimina Junta.
LAMA!!
Valew :concordo:
Douglas Vou fazer isso hoje mesmo !!
Vou tirar umas fotos !
abraços
Fala Edu, beleza, a viatura ficou bala, gostei da oficina, só achei que não devia te trocado as bobinas, mas por falta de tempo e experiência, já foi, eu só tinha aqueles dois dias pra resolver o problema.
O lance da bomba, até agora não deu problema, quando peguei o carro lá, ela pegou na primeira e tá pegando normal até agora, não sei se eles queria tirar mais umas "tiras de couro das minhas costas", mas se apresentar algum problema falo com vc.
Até mais.
Beleza Alex.
Que bom que resolveu, realmente, tambem acho que não precisava trocar as bobinas, pelomenos ficou com duas de reserva.rsssss
Não tem jeito, mecanico é tudo igual, se puderem tirar uma casquinha...
Se precisar é só falar.
Ola MAAT.
A algumas paginas atras http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383&page=213 relatei um probleminha que estamos tendo com a sportege do meu pai, sera que vc teria algum palpite do que posso estar fazendo errado?
Valeu
[]s
(DU)
Oi Sr Eduardo el Sr pode me informar si es 8v ou 16v,pode ser fora de ponto, ou pasa tu tel que eu te ligo ok,mi,e-mail, soimportados@vetorial.net,www,soimportados.net,msn ,clinicadavan@vetorial.netagurdo reposta ,um abraço
Gleison BH
03/08/2009, 15:04
E aí Eduardo? Conseguiu resolver o problema????
Ola MAAT.
A algumas paginas atras http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383&page=213 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383&page=213) relatei um probleminha que estamos tendo com a sportege do meu pai, sera que vc teria algum palpite do que posso estar fazendo errado?
Valeu
[]s
(DU)
Fala Gleison.
Então, tive que dar um tempo pq fiz uma cirurgia no "zoio" mas ja estou no final da recuperação, no proximo final de semana vou mexer denovo, como o cabeçote e o bloco foram montados na retifica to pensando em desmontar pra ver se não fizeram alguma cagada lá, pois tenho certeza que da minha parte fiz tudo certinho como manda o figurino.
Assim que tiver novidades posto aqui.
Valeu.
[]s
(DU)
Gleison BH
06/08/2009, 09:38
Estou querendo trocar os cabos de vela e as velas da SPORTAGE.
Alguém trocou recentemente para me dar uma idéia de marca e de preço??
É que o carro está falhando um pouco e já rodei com ele mais de 20.000km desde que comprei e nunca fiz essa substitução. Então, antes de procurar o "verdadeiro" motivo estou pensando em trocar de qualquer forma.
OUTRA COISA: aos que tem SPTG com GNV (inclusive o Eduardo): eu já ouvi falar que há velas específicas para carros com GNV.
Alguém sabe alguma coisa a respeito.
Valeu e inté+!
Estou querendo trocar os cabos de vela e as velas da SPORTAGE.
Alguém trocou recentemente para me dar uma idéia de marca e de preço??
É que o carro está falhando um pouco e já rodei com ele mais de 20.000km desde que comprei e nunca fiz essa substitução. Então, antes de procurar o "verdadeiro" motivo estou pensando em trocar de qualquer forma.
OUTRA COISA: aos que tem SPTG com GNV (inclusive o Eduardo): eu já ouvi falar que há velas específicas para carros com GNV.
Alguém sabe alguma coisa a respeito.
Valeu e inté+!
Ola Gleison.
Troquei os cabos em janeiro, paguei 60,00 nos dois cabinhos pra GNV da marca PROCAB, caro pra caramba, o Alex tambem trocou faz umas 2 ou 3 semanas mas não sei quanto ele pagou, provavelmente ele rosponda pra vc.
Quanto as velas, realmente existem velas especificas pra GNV, o valor resistivo é diferente acho que maior, mas como uso muito mais na gasolina deixei as normais mesmo.
[]s
(DU)
Gleison BH
06/08/2009, 15:12
Td blz Eduardo.
Mas porque dois cabos? não são 04 cabos e 04 velas?
As velas vc não trocou, ou trocou pelas normais para a gasolina?? Qual o valor.
Outra dúvida: para mexer nas velas/cabos tem que desmotar o que???
Na realidade eu queria funcionar o carro e ir soltando cada um dos 04 cabos para ter idéia da situação deles e "estado" dos cilindros. Isso tem jeito, ou depois de desmontar aquela parte de cima (tubos!?!?) o carro não liga mais???
Meu carro tá falhando e queria saber se algum dos cilindros não está "explodindo" de acordo...
Abraços e valeu d+.
** As vezes o Alex posta aí o que ele trocou na sua viatura. Ô Alex, onquecetá homi di Deuso???? **
Ola Gleison.
Troquei os cabos em janeiro, paguei 60,00 nos dois cabinhos pra GNV da marca PROCAB, caro pra caramba, o Alex tambem trocou faz umas 2 ou 3 semanas mas não sei quanto ele pagou, provavelmente ele rosponda pra vc.
Quanto as velas, realmente existem velas especificas pra GNV, o valor resistivo é diferente acho que maior, mas como uso muito mais na gasolina deixei as normais mesmo.
[]s
(DU)
O sitema de cabos da sportage é diferente, são duas bobinas e essas bobinas ficam em cima de duas velas ligadas diretamente na bobina, e saem um cabo de cada bobina para as outras duas velas.
Troquei as velas tambem, mas coloquei as normais mesmo, paguei 11,00 cada.
Na realidade eu queria funcionar o carro e ir soltando cada um dos 04 cabos para ter idéia da situação deles e "estado" dos cilindros. Isso tem jeito, ou depois de desmontar aquela parte de cima (tubos!?!?) o carro não liga mais???
Pra mexer nas velas tem que tirar o tubo que passa por cima do cabeçote e tirar a tampa plastica, ai vc tem acesso a elas, pra funcionar o motor ou vc coloca devolta o tubo ou faz como eu, coloca a mão na entrada de ar na frente das borboletas pra limitar o ar que entra.
Qualquer coisa é só falar.
[]s
(DU)
imoveisbranco
08/08/2009, 13:40
Sportage TBdiesel 2001
Alguém sabe dizer o que e’ este?
A que serve e como funciona?
Mattia
MarcSport
08/08/2009, 15:15
Sportage TBdiesel 2001
Alguém sabe dizer o que e’ este?
A que serve e como funciona?
Mattia
Faz parte do sistema de recirculação dos gases do carter, é um separador de óleo, faz com que os gases do carter sejam enviados à entrada de ar do motor para que sejam queimados e faz com que o óleo misturado aos gases retornem ao motor.
imoveisbranco
08/08/2009, 16:27
Faz parte do sistema de recirculação dos gases do carter, é um separador de óleo, faz com que os gases do carter sejam enviados à entrada de ar do motor para que sejam queimados e faz com que o óleo misturado aos gases retornem ao motor.
obrigado :concordo:
Boa noite Amostardeiro, estou recebendo como parte de pagto uma sportage dlx 2001,gasol, automatica, 115mil km, que vc pode me dizer deste carro? que cuidados ou revisões que posso fazer? Li em alguns topicos sobre a roda manual avm, como vou fazer a revisão é interessante tb trocar?
Grato
Lscmpn
ALEXANDRE MIETTI
10/08/2009, 23:37
Td blz Eduardo.
Outra dúvida: para mexer nas velas/cabos tem que desmotar o que???
Meu carro tá falhando e queria saber se algum dos cilindros não está "explodindo" de acordo...
Abraços e valeu d+.
** As vezes o Alex posta aí o que ele trocou na sua viatura. Ô Alex, onquecetá homi di Deuso???? **
Fala galera, beleza, to totalmente sumido...mudei de emprego, agora pego onibus, trem e metro para ir trampar...:odedo:, to chegando em casa daquele jeito, mas fazer o que, tem que trabalhar né.
Bom na minha viatura troque os itens abaixo :
Bobinas R$275,00 o par (as duas estavam trincadas, dava pra ter feito uma gambitech, mas por falta de tempo e experiencia..)
Cabos R$50,00 (ainda eram os originais)
Filtro de ar R$38,00
Filtro de gasolina R$41,00
Reparo dos bicos e tbi R$23,00
Jogo de velas (do pálio) R$43,00 (2 estavam com fuga de corrente, fica um risco preto na porcelana ou trinca tb)
Não sei dizer as marcas, pois o moto-boi da loja levou diretamente p/ a oficina e nem tive tempo de ver, mas tem 3 meses de garantia.
O lugar mais barato foi na Power Parts, em SP, porém só em $$$, no CARTÃO DE CRÉDITO, DEPÓSITO, CHEQUE NEM PENSAR....acho que eles mandam por SEDEX para fora de SP também (11) 5183-7583.
Tem tb na CF Imports - São Paulo/SP (Tel. 11 3739-0160), mas era bem + caro, porém o Sr. Fernando me disse que eram peças importadas, talvez de melhor qualidade.
Sintomas da viatura antes : quando começava acelerar, dava uma falhada, em alta, funcinava normal, às vezes quando ia acelerar tb dava uns estouros, em alta dava umas engasgadas e estouros tb, mas o consumo era normal.
Seguem as fotos dos cabos e das bobinas, boa sorte com a viatura.
Gleison BH
17/08/2009, 10:27
Valeu pela ajuda!
Ainda não descobri qual o meu problema. Minha sptg tem GNV. No GNV ela funciona perfeitamente, mas na gasolina, ora funciona legal, ora falha como se estivesse trabalhando só em três cilindros.
Se fosse vela ou cabo, era para falhar na gasolina e no GNV. Não é isso mesmo?????
Já troquei a bomba de combustível, pois o meca disse que a pressão estava baixa, dando no máximo 2 bar. Mas não resolveu...
Verifiquei o regulador de pressão e ele não está vazando nada nada.
Algúém trocou o filtro de gasolina recentemente??? Sabe valor, marca e código???
Além do filtro, agora vou o olhar os bicos e aproveitar para ver estado das velas, cabos e bobinas.
Alguma outra sugestão????
Abraços pra todos e inté+
Não perca tempo Gleison, va direto nos bicos, tive o mesmo problema por duas vezes e as duas vezes eram bicos queimados.
Os sintomas são exatamente iguais ao da sua.
[]s
(DU)
Gleison BH
17/08/2009, 16:00
Valeu pela dica du.
E seus bicos. Teve reparo ou comprou outros.
Usou do pálio? Lembra valor??
Inté+
não perca tempo gleison, va direto nos bicos, tive o mesmo problema por duas vezes e as duas vezes eram bicos queimados.
Os sintomas são exatamente iguais ao da sua.
[]s
(du)
Marcos Vaz
17/08/2009, 16:07
Valeu pela dica du.
Inté+
Amigo Gleison se lhe interessar tenho os 4 bicos do meu motor antigo, tirei o motor por outros problemas, mas os bicos estavam funcionando, lembro que antes de tirar mandei fazer limpeza nos bicos e não rodei quase nada.
Abraços
Valeu pela dica du.
Inté+
Os bicos coloquei originais, não tem de outro carro que sirva sem ter que trocar a capa plastica, paguei 290,00 cada, foram os dois laranjas num intervalo de 3 meses.
Pechincha com o Marcos, acho que vale a pena.
[]s
(DU)
Gleison BH
17/08/2009, 16:32
Marcos. Vou tirar pra ver... qq coisa te mando uma MP.
Du, o que acha que causou a queima do seu??? será curto no simulador de bicos do GNV??
Os bicos coloquei originais, não tem de outro carro que sirva sem ter que trocar a capa plastica, paguei 290,00 cada, foram os dois laranjas num intervalo de 3 meses.
Pechincha com o Marcos, acho que vale a pena.
[]s
(DU)
Provavelmente não Gleison, se fosse isso teria queimado os novos tambem.
Acredito que tenha sido velhice mesmo. rssss
Até porque não pifou de uma vez, ficou como esta a sua, hora falhava, hora funcionava, até que pifou de vez.
Lembro que o ultimo que pifou eu tava no litoral sul, tive que subir a serra em terceira marcha reduzida, pensei até que ia perder o motor, que sufoco.
[]s
(DU)
Auriemma
19/08/2009, 20:07
Pessoal, estou precisando da ajuda de vcs desesperadamente, finalmente meu carro está numa retifica em Campinas, onde meu Pai mora, eu sou de SP, estou viajando e deixei o carro com ele para arrumar, e o cara da retifica desmontou todo o motor e conjunto e viu trocentos problemas, e me passou um orçamento um tanto salgado. Totalizando $5800,00 dando 5% de desconto.
Estou anexando o orçamento dele e gostaria da gentileza e conhecimento de vcs que dessem uma olhada no orçamento e me dessem uma resposta, me dizendo se está caro e o que eu poderia fazer neste caso, estou copiando o orçamento para o Excel para poder colocar os preços que estou buscando nas lojas que foram postadas aqui no fórum para comparar os preços.
Por favor me ajudem, conto com a boa vontade que vcs tem.
Estou anexando o orçamento dele e gostaria da gentileza e conhecimento de vcs que dessem uma olhada no orçamento e me dessem uma resposta, me dizendo se está caro e o que eu poderia fazer neste caso, estou copiando o orçamento para o Excel...
Tá ilegível. Anexa o documento do excel.
[]'s
DouglasMac
19/08/2009, 23:55
Pessoal, estou precisando da ajuda de vcs desesperadamente, finalmente meu carro está numa retifica em Campinas, onde meu Pai mora, eu sou de SP, estou viajando e deixei o carro com ele para arrumar, e o cara da retifica desmontou todo o motor e conjunto e viu trocentos problemas, e me passou um orçamento um tanto salgado. Totalizando $5800,00 dando 5% de desconto.
Estou anexando o orçamento dele e gostaria da gentileza e conhecimento de vcs que dessem uma olhada no orçamento e me dessem uma resposta, me dizendo se está caro e o que eu poderia fazer neste caso, estou copiando o orçamento para o Excel para poder colocar os preços que estou buscando nas lojas que foram postadas aqui no fórum para comparar os preços.
Prazer em recebe-lo por aqui. Seja bem vindo.
Seguinte, parece que seu SPT é gasolina, então cita ano e modelo aí.
Anexa outra lista mais legível, mas de kra já deu pra ver alguma coisa e num gostei.
Qual era o problema apresentado que te fez levar a retífica?
Sugestão 1:Olha o preço de um motor direto na KIA;
2:Compra "royaltes" do MArcos Vaz e coloca motor AP 2.0 nele.
LAMA!!
Auriemma
20/08/2009, 00:23
Obs. Sportage 96/97 Gasolina com chip de Alcool.
Auriemma
20/08/2009, 00:29
Então, o problema não era só motor, alem de estar fazendo um barulhão no motor, tb estava aquecendo, e outro barulhos, quando o cara abriu ele viu uma porção de coisas danificadas, como todos os coxins do motor, e por ai vai.
Obs. depois que arrumar vou meter um processo na Concessionaria que comprei, a Ford Highway, pois da compra eles me enganaram com o carro, abriram o motor e o caramba, e falaram que tinham feito tudo, mas....
Lucena04
20/08/2009, 00:51
Se vc procurar as peças vai sair bem mais em conta, não que o preço dele esteja caro, mas se vc procurar pode achar bem mais barato. Só que dá trabalho, precisa de tempo e paciência para ir cotando as peças. :pensativo:
Dica: pega essa planilha e passa por e-mail, faz um só com cópia pra todas assim vc economiza tempo e não precisa ficar ligando, para as lojas do tópico "onde comprar peças em geral", passa inclusive para concessionárias (de ante mão indico a Nova Tech que encontrei peças mais baratas que em lojas), depois posta pra gente para consulta de outros que precisarem tb.
Vc sabe se o kit flex (usar álcool no motor) tem algo a ver com a necessidade da retífica?
Obs. Sportage 96/97 Gasolina com chip de Alcool.
DouglasMac
20/08/2009, 01:15
Tópico errado, mas vamos lá!!
Vou repetir: olha o SPT do MarcosVaz com motor AP.
Vários erros no orça: falta bomba de óleo;
Onde estão os coxins que te disseram que estavam quebrados;
Coxin quebrado não tem nada a ver com motor fundir;
Correia de alternador GATES custa uns R$20,00
Barda em motor retificado? Pra que?
Nunca uma retífica foi tão detalhista nos itens;
Se foi o motor (pistão, bronzinas), pra que tão mexendo no cabeçote?
Onde está o preço da retífica do eixo?
Chip para alcool, esqueceu que as peças do motor são para gasolina?
Sportage é importado e nem imagina que existe alcool.
Vai passar de R$7.000 isso aí.
Depois a gente fala mais.
LAMA!!
Robinho da Jaguatirica
20/08/2009, 07:44
Melhor seria mandar tudo isso pro tópico correto "Motor e transmissão".
Este orçamento dá vontade de rir.
Eu já teria colocado tudo numa prancha e mandado pra outro meca.
Boa lama!
Robinho
Lucena04
20/08/2009, 09:47
Até imagino o q aconteceu ou que vai acontecer: ou mecânico disse/vai dizer qua precisa abrir pra dar um orçamento (vc já vai estar com o carro desmontado e vai ter que fazer o serviço ou pagar a mão de obra pra montar do jeito que está :evil:) ou ele vai te dar um orçamento básico e depois que desmontar vai começar a aparecer um monte de coisa que ele já sabia que ia ter que fazer e não falou pra não te dar um susto no pré-orçamento, aí vc vai acabar fazendo tudo com ele pq o carro já vai estar desmontado. :parede:
Então, o problema não era só motor, alem de estar fazendo um barulhão no motor, tb estava aquecendo, e outro barulhos, quando o cara abriu ele viu uma porção de coisas danificadas, como todos os coxins do motor, e por ai vai.
Obs. depois que arrumar vou meter um processo na Concessionaria que comprei, a Ford Highway, pois da compra eles me enganaram com o carro, abriram o motor e o caramba, e falaram que tinham feito tudo, mas....
Não seria melhor suspender a retífica, registrar queixa no PROCON e conversar com essa concessionária para cancelar o negócio ou eles pagarem o serviço?:pensativo:
Não seria melhor suspender a retífica, registrar queixa no PROCON e conversar com essa concessionária para cancelar o negócio ou eles pagarem o serviço?:pensativo:
Tambem acho melhor.
[]s
(DU)
Marcos Vaz
20/08/2009, 10:26
Amigo Auriemma, faça isso.
Supenda a retífica, tem coisas neste orçamento que estão faltando para ser feito um serviço que preste.
Faça contato com a loja que lhe vendeu o carro, se eles deram garantia você tem direito. É fácil de ganhar é só ir ao PROCON. Não gaste nada no carro ainda, caso a loja queira lhe devolver o dinheiro.
Abraços e boa sorte,
Ps. Se quiser poderá trocar o motor. Este motor original é uma me...
Até imagino o q aconteceu ou que vai acontecer: ou mecânico disse/vai dizer qua precisa abrir pra dar um orçamento (vc já vai estar com o carro desmontado e vai ter que fazer o serviço ou pagar a mão de obra pra montar do jeito que está :evil:) ou ele vai te dar um orçamento básico e depois que desmontar vai começar a aparecer um monte de coisa que ele já sabia que ia ter que fazer e não falou pra não te dar um susto no pré-orçamento, aí vc vai acabar fazendo tudo com ele pq o carro já vai estar desmontado. :parede:
Lucena, orçamento de motor, com ele fechado, nunca vai ser exato. :discordo:
Sem desmontar não é possível saber se um cilindro precisa trocar a camisa ou se basta um brunimento. Não tem como saber se o virabrequim e comandos não estão trincados, se só queimou a junta do cabeçote ou ele está rachado e por aí vai...
Com motor fechado é só chute. Alguns com mais "categoria", mesmo assim é chute.
O melhor que um mecânico pode fazer para quem não quiser abrir o motor para orçar, é orçar tudo e dizer: Pode custar 15 mil, ou menos se tiver sorte...:lol:
[]'s
Lucena04
20/08/2009, 10:48
Pra falar a verdade eu queria que o mecânico tivesse bola de cristal :lol:
Lucena, orçamento de motor, com ele fechado, nunca vai ser exato. :discordo:
Sem desmontar não é possível saber se um cilindro precisa trocar a camisa ou se basta um brunimento. Não tem como saber se o virabrequim e comandos não estão trincados, se só queimou a junta do cabeçote ou ele está rachado e por aí vai...
Com motor fechado é só chute. Alguns com mais "categoria", mesmo assim é chute.
O melhor que um mecânico pode fazer para quem não quiser abrir o motor para orçar, é orçar tudo e dizer: Pode custar 15 mil, ou menos se tiver sorte...:lol:
[]'s
DouglasMac
20/08/2009, 14:22
"Arriégua" (desculpe, não resisto!! Perco o amigo, mas não perco a piada!):concordo:
Segundo seu texto, parece que o "mechanico" já abriu o motor.:parede:
Barulhos podem ser por vários motivos: embreagem, bomba d'água, comando, rolamento das correias, rolamento do alternador e etc.
O sujeito aproveitou do aquecimento (poderia ser uma simples tampa do radiador), juntou ao barulho e sua falta de experiencia e te "lascou" (ui) uma retífica.
Seu consolo, (ui, de novo) é que não é diesel, senão te "lascava" (chega) uma revisão da bomba injetora no lombo!!
Conforme a data de compra, do contrato de compra ou financiamento ou outro documento que comprove a compra naquela loja, menos de 3 meses da compra (Lei), faz assim:
Reboca seu carro para a revendedora do jeito que tá, se não receberem, chama 190 e registra uma ocorrencia. Com isso na mão, PROCON ou pequenas causas (10 salários).
Quem fez o serviço para a loja tem de dar garantia para eles.
Mas presta atenção, se não tiver documentado, vai dar em nada e ainda correr o risco de ter de indenizar a loja por danos.
LAMA!!
Pessoal, alguem usa ou usou aditivo de oleo par ao motor?
Uso o B12 e notei uma mehora no aquecimento...aquece meno e resfria masi rápido também.
Agora to pensando em usar o molikote A2, especial para motor, o aque acham?
Auriemma
20/08/2009, 19:20
Pessoal, o problema da concessionária só vou resolver depois que arrumar, pois comprei já faz 1 ano, minha irmã acabou de ganhar um caso idêntico sem problemas, mas só depois que arrumar.
Preciso agora resolver este problema, esta retifica que o carro está parece ser muito boa, mas não confio em ninguém e nem tem como, vcs sabem como é, não sei se por acaso alguém conhece ela ( Retifica Francatti - Campinas).
O carro realmente estava com uma serie de problemas, é um carro muito bom, completo, funcionando quase tudo, com banco de couro de automático tb, coisa que adorei e comprei exatamente por ser automático (coisa que me surpreendeu em trilhas, pois participei do Raid do Baton este ano com minha mina e foi tudo muito bem, passei em lugar que Pajeiro TR4 ficou.)
Vou pedir para esta retifica me detalhar melhor o porque de cada serviço, eles mostraram as peças para meu Pai com problema, que conhece um pouco de mecânica, coisa que vou pegar para usar como prova depois contra a concessionária.
Tenho duvida quanto ao serviço a ser feito e peças a ser utilizado, como disse o carro está com chip de álcool (o que não tem nada a ver com o problema do motor, pois coloquei a pouco tempo), e o cara da retifica falou que vai colocar muitas peças para deixar o carro mais resistente ao álcool, como a tal da Camisa nova para Bloco Gas/Alcool, Bloco Mandrilar gas/alcool e outras peças que estão no orçamento.
Posso estar viajando, ou melhor sendo enganado, pois nem imagino o que seja Bloco Mandrilar, mas.
Tem alguns serviços como por exemplo Cabeçote-solda de furos, que ele falou que os furos de passagem de água do cabeçote estão muito largos e isso ajuda a esquentar, e por isso que ser feita essas tais de soldas.
O problema é que alem da mão de obra cara que está cobrando como vcs podem ver, só para montagem 1300,00, fora o serviço da retifica mesmo.
E peças, pois como viram, Pistão a 870,00 e jogo de Jogo de junta com retentor a 585,00, sendo que nos sites que vcs passaram já achei por muito menos.
Tentem me ajudar racionalmente, pois com piada não vou resolver meu problema que podem ser o problema de vcs amanhã (Deus queira que não) srsrsr.
Abraço.
DouglasMac
20/08/2009, 19:24
Nava, Molikote é algo assim...sem questionar e comentar.:palmas:
É usar e PRONTO!!
Diferencial, caixa e motor é sem comparação.
Olha a lista do fabricante e tem muito produto especial.
Um diferencial dobra a vida útil em Scanias, imagina nas SPT.:concordo:
LAMA!!
Auriemma
20/08/2009, 19:46
Se vc procurar as peças vai sair bem mais em conta, não que o preço dele esteja caro, mas se vc procurar pode achar bem mais barato. Só que dá trabalho, precisa de tempo e paciência para ir cotando as peças. :pensativo:
Dica: pega essa planilha e passa por e-mail, faz um só com cópia pra todas assim vc economiza tempo e não precisa ficar ligando, para as lojas do tópico "onde comprar peças em geral", passa inclusive para concessionárias (de ante mão indico a Nova Tech que encontrei peças mais baratas que em lojas), depois posta pra gente para consulta de outros que precisarem tb.
Vc sabe se o kit flex (usar álcool no motor) tem algo a ver com a necessidade da retífica?
Lucena, me diga uma coisa, onde fica essa concessionária Nova Tech?
Como respondi, o alcool não tem nada a ver não, e coisas como coxim, foram detectados depois que tiram o motor e constataram que estavam bem danificados, meu Pai viu e confirmou.
Eu acredito que mecanico bom é aquele que acha problemas, mas que seja honesto e busque um melhor preço para o cliente, esse meio termo é perfeito, pois o barato sai caro e o ladrão nem se fala.
Outra coisa que aprendi com diversas coisas é que coisa boa, de qualidade custa caro, isso é fato. Nao quero fazer um serviço meia sola gastando pouco e ficar no meio de uma viajem com minha mulher com o carro quebrado mas tb não quero ser roubado claro.
Grande abraço.
DouglasMac
20/08/2009, 19:58
Além de não ter humor, joga praga? :discordo:
NINGUEM ganha uma causa após um ano da compra de um usado. Inclusive com adaptação de alcool e trilhas.
LAMA!!
Alguem mais tem relatos dos aditivos?
O colega que ta com problema de motor...seguinte véi, tua estoria ta enrolada demais, é chip alcool, mandrilar num sei o que...vc nao sabe onde está e nem para onde vai, dai fica dificil alguem te ajudar.
Além disso, nao temos como opinar sobre custos de serviços, que como vc mesmo mencionou, cada oficina pede/acha uma coisa diferente e vai ser sempre assim.
Se vc escolheu esta dai, mande pau e faça orçamntos de peças antes de comprar. A unica coisa a fazer.
Abraço
Lucena04
20/08/2009, 23:30
Lucena, me diga uma coisa, onde fica essa concessionária Nova Tech?...
Fui lá hoje buscar meu garfo de embregem e as mangueiras do radiador, cumpriram o prazo previsto e dão 10% de desconto no pagamento à vista. Fica na Av. dos Bandeirantes, 367 - São Paulo
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=kia&vps=15&jsv=172d&sll=-23.568078,-46.639023&sspn=0.070647,0.110378&ie=UTF8&ei=vwSOStKDMqDQ8gTr7o2vCA&cd=2&usq=kia&geocode=Fc7yl_4d0Y43_Q&cid=8232707611165745543&li=lmd
Tel: (11) 5093-6339
Se puder fala com a Sheila, ela me atendeu super bem.
Lucena04
20/08/2009, 23:59
Alguem mais tem relatos dos aditivos?
Nem sabia que é isso achei uma explicação legal em http://www.lubrificantes-sp.com/a-2.htm
Interessante que dá pra usar junto com o óleo do motor, do diferencial e do câmbio :shock:
Achei relatos em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2893
Vou trocar o óleo do motor, do câmbio e do diferencial nessa revisão que eu estou fazendo. Depois eu vou dar uma lida nesse fórum pra ver se ajuda a decidir entre usar ou não o tal aditivo.
Falou até mais
Júlio C. A. Santos
21/08/2009, 00:59
Hoje recebi a informação do representante da TOTAL LUBRIFICANTES que o óleo recomendado para os motores das Sportages diesel de 1995 a 2003 é o TOTAL RUBIA TIR 7400 15W 40, inclusive esse é o óleo recomendado pela Kia Motors do Brasil (consta no guia de lubrificação da TOTAL). Veja a recomendação da Kia no site da TOTAL LUBRIFICANTES: http://www.totalbras.com.br/lub/lubbr.nsf/VS_OPM/35F76BDBBC21737AC12574C5002251A8?OpenDocument. Ainda bem que eu sempre usei esse lubrificante na minha Sportage, mesmo antes da parceria com a Kia.:mrgreen:
Abraço
Auriemma
21/08/2009, 01:24
Fui lá hoje buscar meu garfo de embregem e as mangueiras do radiador, cumpriram o prazo previsto e dão 10% de desconto no pagamento à vista. Fica na Av. dos Bandeirantes, 367 - São Paulo
http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&q=kia&vps=15&jsv=172d&sll=-23.568078,-46.639023&sspn=0.070647,0.110378&ie=UTF8&ei=vwSOStKDMqDQ8gTr7o2vCA&cd=2&usq=kia&geocode=Fc7yl_4d0Y43_Q&cid=8232707611165745543&li=lmd
Valeu Lucena, vou ligar lá sim.
"Douglas", não leva mal não, não é questão de mal humor, humor tenho de sobra, mas é que com um gasto de quase R$6000,00 na mão não da pra rir muito não, e longe de mim jogar pragas, mas como sabemos o carro que temos, uma lista dessa com tabela preços de diferentes peças pode ajudar a muita gente, poderiamos até pegar um lista dessas e ir sempre adicionando lojas e preços de devidas peças, iria ajudar a todos.
Quanto ao processo, a história é longa, depois que resolver se der certo claro conto a vcs, Obs. Meu sócio ganhou o caso do carro dele bem similar com o meu com mais de um ano de compra do carro.
Abraço.
Pronto! Já tá apaixonado!:mrgreen:
Auriemma
21/08/2009, 11:41
Pessoal, aqui no forum não da para anexar arquivo em Excel?
Pessoal, aqui no forum não da para anexar arquivo em Excel?
Não diretamente. O Excel pode executar alguns scripts, como vírus. Mas vc pode zipar e depois anexar.
[]'s
Gleison BH
21/08/2009, 13:16
Quanto ao processo, a história é longa, depois que resolver se der certo claro conto a vcs, Obs. Meu sócio ganhou o caso do carro dele bem similar com o meu com mais de um ano de compra do carro.
Abraço.
É possível ganhar o processo sim. O prazo de garantia previsto no código consumerista é de 90 (noventa) dias. Todavia, tratando-se de vício (defeito) oculto, há orientação no sentido de que os 90 dias só começariam a fluir quando o defeito aparecesse.
Ou seja, precisa provar que o defeito é antigo, à época da compra e só se revelou agora.
Vale a pena tentar o processo!!!
Gleison BH
21/08/2009, 13:22
Gente, percebi que um tal "selo" do motor da minha stpg está com pequeno vazamento de água.
Ele é redondo e, de frente para o carro, e fica na parte lateral direita do motor.
Alguém já teve que trocar esse selo?? é complicado?? Sabem o preço??
Obrigado desde já.
imoveisbranco
21/08/2009, 15:04
o alternador da sportage 2001 turbodiesel
tem uma o duas correias ?
Marcos Vaz
21/08/2009, 16:08
Gente, percebi que um tal "selo" do motor da minha stpg está com pequeno vazamento de água.
Ele é redondo e, de frente para o carro, e fica na parte lateral direita do motor.
Obrigado desde já.
Gleiso, todos os motores tem este tipo de selo, só que em lugares diferente.
Ele é bem simple de trocar, se vc tiver ferramentas e tempo pode fazer em casa mesmo, só vai perder água do motor que depois é só completar.
Eles costumam ser bem baratinhos, geralmente tem medida padrão e vc encontra em qualquer auto-peças. Seria bom tirá-lo e levar na loja para comprar outro igual. Ele pode ser colado com araldite ou outra coisa similar.
Abraços
Gleison BH
21/08/2009, 16:56
Valeu Marcos! :mrgreen:
o alternador da sportage 2001 turbodiesel
tem uma o duas correias ?
Duas. Segue foto.:concordo:
imoveisbranco
22/08/2009, 15:51
Duas. Segue foto.:concordo:
obrigado
então, na minha esta faltando uma :???:
Mattia
Auriemma
23/08/2009, 15:33
Obrigado desde já.
Ou Gleison, o cara da retifica orçou cada selo por R$ 12,00, sendo 6 selos totais parece, mas caro né, meu pai falo que do carro dele (Corsa Sedan) sai por 2,00 cada original.
Alguém conhece oficinas ou retificas em Campinas?
26/08/2009, 23:21
Achei estranho, no odômetro na minha viatura está marcando 121.000 km e já precisou de retífica. A vida útil desse motor é por aí mesmo? Depois da retífica o tempo de vida útil é menor ainda? A referência que eu tenho é a minha parati que está com 175.000 km (os últimos 75.000 comigo) e está indo de boa.
Achei estranho, no odômetro na minha viatura está marcando 121.000 km e já precisou de retífica. A vida útil desse motor é por aí mesmo? Depois da retífica o tempo de vida útil é menor ainda? A referência que eu tenho é a minha parati que está com 175.000 km (os últimos 75.000 comigo) e está indo de boa.
Certamente é motor pra pelomenos 300.000 mesmo depois de feito, desde que feito por completo, mas o que determina isso é a forma de uso, manutenção preventiva, uso do óleo correto e troca no tempo certo, refrigeração em ordem, sabemos que esse motor não é dos melhores, mas tomando os devidos cuidados ele vai longe.
[]s
(DU)
Lucena04
28/08/2009, 00:12
Pessoal, o problema da concessionária ...
...Tentem me ajudar racionalmente, pois com piada não vou resolver meu problema que podem ser o problema de vcs amanhã (Deus queira que não) srsrsr.
Abraço.
Parece que vc estava adivinhando, rs
Estamos na mesma, ainda bem que não deu nem um mês que eu comprei a viatura da loja. A loja não quer pagar toda a retífica e pediu para desfazer o negócio comigo. Eu não quero devolver o carro mas tb não quero ficar com o prejuízo da retífica. Fora que já gastei uma grana com pneus, reparos em suspensão e direção, e kit para elevar a suspensão, e entre outras coisas que não vão ser levadas em consideração caso eu devolva o carro e receba devolta o dinheiro que paguei por ela.
Amanhã vou ligar para o procon para ver o que dá para eu fazer. Tomara que eu não seja obrigado a devolver a minha branquela. :evil:
Auriemma
28/08/2009, 01:30
Estamos na mesma, ainda bem que não deu nem um mês que eu comprei a viatura da loja. A loja não quer pagar toda a retífica e pediu para desfazer o negócio comigo. Eu não quero devolver o carro mas tb não quero ficar com o prejuízo da retífica. Fora que já gastei uma grana com pneus, reparos em suspensão e direção, e kit para elevar a suspensão, e entre outras coisas que não vão ser levadas em consideração caso eu devolva o carro e receba devolta o dinheiro que paguei por ela.
Amanhã vou ligar para o procon para ver o que dá para eu fazer. Tomara que eu não seja obrigado a devolver a minha branquela. :evil:
Então cara, que merda em, mas entra com um processo judicial, caso eles não queiram fazer acordo, o precesso é rápida, como falei, do meu sócio, a primeira audiência demorou uns 3 meses acho e no dia da audiência a loja acabou fazendo um acordo e pagou metade do preju gasto por ele. Vou tentar tb né.
Meu carro acabei mandando fazer naquela retífica mesmo, pois andei cotando muitas peças, e dava uma economia de até R$ 1500,00, mas 1° um cara de uma auto peça me disse que a retifica onde meu carro está é uma das melhores de Campinas, depois em conversa com o cara da retífica, o mesmo me disse que não trabalhava com peças paralelas, e que essas peças baratas eram paralelas, ele chegou até a ligar em uma auto peças que indiquei e constatou que realmente eram peças de má qualidade, me falou até o nome, e disse que não trabalha com essas peças pois são muito ruins e não dá garantia nelas.
Bom acabei confiando e daqui a 10 dias vamos ver o que vai dar, ele disse que o carro ia ficar novo, pois vai fazer tudo no motor, mais a parte de refrigeração, onde até os furos do cabeçote de passagem de agua que estavam largos demais estavam comprometendo a refrigeração, e ele vai arrumar tb, vai trocar tb todos os coxins, correias, filtros, tudo isso com desconto saiu R$ 5300,00 em 4 x sem juros. Vai doer mas...
Se o carro ficar zerado pra mim tá bom, pois como tenho ainda 3 anos pra pagar do carro, preciso dele inteiro para fazer muitas viagens ainda.
Depois que ficar pronto posto os detalhes e peças utilizadas exatamente.
Boa sorte.
Lucena, se vc tiver que devolver o carro, tomara que não, por lei eles são obrigados a devolver o valor de qquer benfeitoria que vc tenha feito, desde que tenha notas fiscais.
[]s
(DU)
Lucena04
28/08/2009, 15:52
... e o cara da retifica falou que vai colocar muitas peças para deixar o carro mais resistente ao álcool, como a tal da Camisa nova para Bloco Gas/Alcool, Bloco Mandrilar gas/alcool e outras peças que estão no orçamento. ...
Abraço.
Para todos: Será que é possivel mesmo?
Para Auriemma: Vc poderia me detalhar todas as peças diferentes das originais do carro que serão colocadas para o motor do carro aceitar melhor o álcool? Sabe se o mecânico vai mudar a taxa de compressão do motor? Se é que é possivel fazer isso...
Até :concordo:
Lucena04
28/08/2009, 18:06
Aproveitando, alguém poderia me dar alguma dica para aumentar a taxa de compressão para o carro andar melhor no álcool? O que seria melhor e mais seguro, rebaixar cabeçote, trocar pistão por outro de outro carro?
Valeu!
Lucena04
29/08/2009, 21:56
Conversei com um mecânico e ele disse que dá pra aumentar a taxa de compressão rebaixando o cabeçote, o que não é recomendável porque diminui a eficiência da refrigeração do motor (pelo menos foi isso que eu entendi).
Outra forma seria trocar o pistão por um mais plano (acho que foi isso) que também diminuiria a taxa, mas que nunca procurou para Sportage e iria dar uma pesquisada. Vcs conhecem algum pistão que dê esse resultado na Sportage?
Quando fui hj na Power Parts conversei com um vendedor e o mesmo disse que não é recomentado rebaixar o cabeçote, pelo mesmo motivo citado acima, e disse que uma outra forma de "ganhar uns cavalos" e aumentar um pouco a taxa seria colocar anel de pistão de 1.0 mm. Disse que não é recomendado fazer pq se der algum problema no motor não daria mais para fazer retífica. Disse que em carros de competição é feito isso em motor novo.
ferrazmig
31/08/2009, 16:02
Boa tarde!
Tenho uma esportage gasolina 2000 gosto dela comprei faz pouco tempo e notei que tem algumas mangueira desligadas do motor e é do sistema de refrigeração do filtro do oleo do motor tem como me enviar algumas fotos do motor e do sistema de refrigeração para ver como como vou ligar essas mangueiras?
Lucena04
31/08/2009, 16:59
Alguém já ouviu falar de Sportage com o motor da Ranger 2.8 power
stroke? Será que cabe? Eu estou com dó de gastar uns 4 ou 5.000 nesse motor 2.0 16v gasolina...
Lucena
Se cabe eu não sei, mas se couber parte pras cabeça, ou faz como o amigo Marcos Vaz, coloca um AP e vai ser feliz.
No meu ponto de vista acho que não vale apena fazer o motor se pelas mesmas latinhas da pra colocar um AP. mas isso se vc tiver intenção de "casar" com o carro.
[]s
(DU)
Lucena04
31/08/2009, 22:28
Lucena
Se cabe eu não sei, mas se couber parte pras cabeça, ou faz como o amigo Marcos Vaz, coloca um AP e vai ser feliz.
No meu ponto de vista acho que não vale apena fazer o motor se pelas mesmas latinhas da pra colocar um AP. mas isso se vc tiver intenção de "casar" com o carro.
[]s
(DU)
Eu acho que o melhor motor que dá na Sportage deve ser o WV 1.9 TDI (Diesel) do Golf, pq é leve e forte, mas o preço para mim é proibitivo, quem sabe daqui muitos anos, rs.
Estou querendo casar (com a minha noiva) e só a retífica desse motor já vai me ferrar, imagina o estrago no meu orçamento adaptando um motor desses. Mas sonhar não custa nada :D
Ainda mais que tenho que tenho que buscar na justiça o valor da retífica...
DouglasMac
31/08/2009, 23:01
Lucena, se vai casar a melhor é um AP como o MarcosVaz fez.
Mas outro dia (quando começou seu pepino) vc dizia que o lojista ia arcar com uma parte do conserto etc e tal...
Deu tudo errado?
LAMA!!
Lucena04
31/08/2009, 23:43
Lucena, se vai casar a melhor é um AP como o MarcosVaz fez.
Mas outro dia (quando começou seu pepino) vc dizia que o lojista ia arcar com uma parte do conserto etc e tal...
Deu tudo errado?
LAMA!!
Quando eu falei que vou casar é com uma mulher verdade mesmo, kkkkkkk
Se bem que a Sportage já está virando amante :mrgreen: pretendo ficar bastante tempo com ela, mas trocar de motor vai ter que ficar pra próxima oportunidade principalmente pq eu perderia a garantia.
Pra mim só está sendo viável fazer um preparação para receber melhor o álcool, mas ninguém comentou nada sobre, nem achei nos tópicos antigos.
O lojista falou em pagar 1.500 reais em um orçamento que vai ficar por volta de 5.000, aí não dá. Foi sacanagem comigo, ele sabia que ela estava com problema, mandou fazer um retífica "meia boca" só para vender. :discordo:
Já estou preparando os orçamentos, sei que vai demorar um pouco, mas vou correr atrás de justiça.
Continuando o assunto do outro topico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48263&page=7 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48263&page=7)
Desculpa o pitaco aí,:concordo:
SPT tem de ser mais lento do que um carro de passeio.
Tem a relação de caixa e relação do diferencial muito mais curtas.
No caso, é melhor trocar a caixa e diferencial, pois o motor das SPT gas. são usados em carros de passeio que andam mais que o
"EX-CORTE".
Nava, o seu tem aquele "turbo" na mahgueira de ar?
LAMA!!
Sou da mesma opinião do Douglas, até porque se compararmos os numeros o motor da sportage é mais forte.
DOHC 2.0 16V Injetado
Cilindrada = 1998 cm³
Potencia = 128 cv @ 5300 rpm
Torque = 17,5 kmpf @ 4700 rpm
AP 2.0 8V Carburado
Cilindrada = 1985 cm³
Potencia = 112 cv @ 5250 rpm
Torque = 17,3 kmpf @ 3000 rpm
O AP só leva vantagem mesmo por causa da baixa manutenção, durabilidade, manutenção barata e facil, facil encontrar peças, economico e etc, etc, etc... ufa.
No caso do AP 16V injetado ja se aproxima mais do motor da sportage, não encontrei a ficha tecnica.
Mas pra sportage andar mais, só trocando relação mesmo e talvez a caixa de mudanças.
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
01/09/2009, 11:17
EDuarte,
Essa é a ficha técnica do VW Gol GTI 16v:
Modelo Gol GTi 2.0 16V
Ano 1996
Aceleração 0-100 km/h 10,21 s
Velocidade Máxima 203,2 km/h
Combustível Gasolina
Torque 17,8 kgfm a 4500 rpm
Configuração Esportivo
Potência 141 cv a 6250 rpm
Procedência Nacional
Consumo Urbano 8,35 km/l
Consumo Rodoviário 12,32 km/l
Peso 1119 kg
Cilindrada 1984 cc
Potência Específica 71,07 cv/litro
Porte Pequeno
Peso/Potência 7,94 kg/cv
Porta-malas 269 litros
Tanque 53 litros
Coeficiente 61,91
Ou confira no site: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.asp?Codigo=258
Lucena04
01/09/2009, 11:17
Pelo pouco que dirigi a Sportage, acho que a grande vantagem do motor AP 8V é o torque em baixa rotação, como demonstra os numeros acima.
Eu imagino que deve ter algum motivo para os engenheiros da Kia fazer ele assim.
Sei la que turbo é esse?
Vc se refere a umpedaço de aluminio tipo um ahelice que trubiliona melhor o ar no tubo, isso ja tem de serie depois do filtro de ar.
A sportage tem relação longa, e nao curta. Longa pq é um carro conforto, pra rodar a baixa rotação e nao fazer barulho....era carro de bacana a uns 10 anos atrás, lembram?
Hoje, qq carro 1.0 anda mais que a sport nas arrancadas.
A sport anda bem com o giro acima de 4000rpm. Por isso que na reduzida ela é o bicho. Só tb ne...bebe mais que o dono.
DouglasMac
02/09/2009, 01:22
Nava, tem um anúncio no e-bay que parece uma "turbininha", olha lá.
Diz que aumenta a potencia.:concordo:
A respeito da "longa" para conforto, só na quarta/quinta marcha, porque da primeira a terceira é curta a relação, a quarenta voce roda de quarta marcha. É o trabalho da caixa e do diferencial para dar torque em detrimento da velocidade.
Não se engane, tem outros 4x4 tão lentos quanto os SPT.
LAMA!!
Discordo de vc amigo. No manual diz que vc deve engatar a quinta a partir de 90km/h, ou seja em torno de 3000rpm, ponto ideal de troca.
Coloca quarta e ande a 40km/h e veja a rotação que vai ficar...
O torque desse motor é idela acima de 3700rpm...lá na casa do chapeu....quem anda nessa rotação? Nem em trilha eu piso tanto, reduzido ainda...afe!
Ainda, nao acho nenhuma marcha da sport curta. A primeira dela dá mais de 30 facinho. Se fosse curta, poderia andar 4x4hi na trilha tranquilo em primeira e ela nao anda, nao sobe e nao tem força, a nao ser que embale e o giro fique lá nos 4000rpm.
Estradão sim, no embalo vai 4x4hi e olhe lá.
Eu ando tudo reduzido...60km/h em quinta reduzida e pau...sobe que é o bicho. Se precisar poe quarta...doidera.
Vou procurar esse turbo...
Pescador4x4
02/09/2009, 18:22
60km/h em reduzida...putz! Não vai estragar nada não? Pensei q o limite para reduzida fosse 40km/h. Abs.
Júlio C. A. Santos
02/09/2009, 19:03
Não sei se estraga alguma coisa... Gostaria de saber também... Mas com certeza não é aconselhável conduzir a viatura em "altas velocidades" por muito tempo usando reduzida. Normalmente uso a reduzida em areia para sair bem devagar, ou na neve que escorrega demais :mrgreen:. E é claro, na lama! É que dependendo da situação, você usa a reduzida para transpor um obstáculo com "alguma velocidade", e depois que embala não é nada "conveniente" ter que parar a viatura só pra sair da reduzida, não compensa fazer isso :discordo:. E lembre-se de trocar o óleo da reduzida, senão a corrente pode se romper devido ao desgaste provocado por óleo vencido.
num dá nada...claro que vc nao vai andar 200km assim...
Lucena04 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=30879) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Junior
Data de Entrada: Jun 2009
Local: São Paulo
"Dissipador de calor do filtro de óleo (ou radiador de óleo): R$ 266,40 à vista na Kia Tech."
04/09/2009, 14:42
Lucena04 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=30879) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Junior
Data de Entrada: Jun 2009
Local: São Paulo
"Dissipador de calor do filtro de óleo (ou radiador de óleo): R$ 266,40 à vista na Kia Tech."
Esse dissipador fica embaixo do filtro de óleo.
MarcSport
04/09/2009, 17:51
Não há nenhum problema em se andar em reduzida em 60km/h.
Como a relação da caixa de transferência da Sportage é 2:1, andar em reduzida a 60 é = andar em 4x4 Hi oi 4x2 a 120.
Eu particularmente nunca uso 4x4 Hi, sempre vou em reduzida, 4x4 Hi só para areia firme.
Esse dissipador é do sistema original do carro. Quando o mecânico foi desmotar o motor (eu estava junto) essa peça acabou sendo danificada, ela já estava meio zuada.
Esse dissipador fica embaixo do filtro de óleo.
Hãmmm.
Bom, a sua é à gasolina, certo?
Eu até tenho foto de um dos filtros da diesel (o maior) e não aparece nada disso.:shock:
Lucena04
04/09/2009, 22:22
Hãmmm.
Bom, a sua é à gasolina, certo?
Eu até tenho foto de um dos filtros da diesel (o maior) e não aparece nada disso.:shock:
Isso, a minha é a gasolina.
Os desenhos abaixo mostram a peça que eu estou falando, é o tal do "oil cooler", se eu não me engano tem na diesel tb, mas não consegui identificar na foto.
Não consegui ver o esquema da Diesel no kiatechinfo, talvez seja por causa do meu cadastro.
O que tem o seu resfriador de oleo?
A sportage tem sim, conforme foto eserve jsutamente pasra manter o oleo a temperaturas baixas, o que ajuda tambem na refrigeração geral do motor.
Se deu alguma zica ai, resolva, pois se ficar sem isso, se é que consegue montar o filtro, ficará com a temperatura do oleo fora do especificado.
foto do meu motor usado só pra levar a molecada no playground...hahaha
191203
191204
Lucena04
14/09/2009, 10:05
O que tem o seu resfriador de oleo?
A sportage tem sim, conforme foto eserve jsutamente pasra manter o oleo a temperaturas baixas, o que ajuda tambem na refrigeração geral do motor.
Se deu alguma zica ai, resolva, pois se ficar sem isso, se é que consegue montar o filtro, ficará com a temperatura do oleo fora do especificado.
Já comprei um novo na Consessionária Kia Tech, quebrou quando estava desmontando o motor, já estava 1/2 podre (eu vi quebrando).
Caros,
Estou com uma duvida em relação ao torque do motor. Em debate com o meu irmão, ele insiste em me dizer que a minha viatura tem algum problema, pois com um motor de 128CV não ter final tudo bem, mas deveria então tem um torque forte, isso considerando 4X2. E percebo que no 4X4 reduzido a viatura torna-se um trator, mas realmente no 4X2 tenho que colocar em primeira para subir lugares que um carro 1.4 subiria em segunda.
Por Acaso vcs teriam uma explicação técnica para essa pergunta:?:
Valeu:|.
MarcSport
15/09/2009, 15:52
Caros,
Estou com uma duvida em relação ao torque do motor. Em debate com o meu irmão, ele insiste em me dizer que a minha viatura tem algum problema, pois com um motor de 128CV não ter final tudo bem, mas deveria então tem um torque forte, isso considerando 4X2. E percebo que no 4X4 reduzido a viatura torna-se um trator, mas realmente no 4X2 tenho que colocar em primeira para subir lugares que um carro 1.4 subiria em segunda.
Por Acaso vcs teriam uma explicação técnica para essa pergunta:?:
Valeu:|.
Peso alto.
Câmbio longo.
16V: Torque em alta rotação.
ALEXANDRE MIETTI
16/09/2009, 21:56
Fala galera, tava dando uma fuçada na viatura, soltei a mangueira de ar, aquela entre o MAF e o cano em cima da tampa de válvulas, tava com óleo dentro, mas era como óleo novo, limpinho, imaginei ser óleo subindo pelo respiro, mas o que ele estaria fazendo lá ??? e o óleo do motor fica preto, alguém pode dizer alguma coisa a respeito ?
Até mais.
Fala galera, tava dando uma fuçada na viatura, soltei a mangueira de ar, aquela entre o MAF e o cano em cima da tampa de válvulas, tava com óleo dentro, mas era como óleo novo, limpinho, imaginei ser óleo subindo pelo respiro, mas o que ele estaria fazendo lá ??? e o óleo do motor fica preto, alguém pode dizer alguma coisa a respeito ?
Até mais.
Suponho que seja normal, a minha e a do meu pai tem óleo tbm.
[]s
(DU)
Alexandre,
Acredito que seja normal, na minha também tinha um pouco, não tão limpinho, mas tinha.
Não sei se tem relação, mas na minha a mistura do combustível estava muito rica por estar com problema no MAF. A fumaça gerada na explosão começou a grudar nesse óleo deixando-o um pouco escuro. Depois que arrumei esse problema. Não observei mais nada nem mesmo óleo. Isso já faz uns três meses.
Júlio C. A. Santos
17/09/2009, 16:31
Srs.
Ha alguns meses eu postei umas mensagens sobre o uso de uma válvula anti-chama ou separador de óleo para evitar o óleo que evapora do respiro e se acumula na admissão. Aqui está o link com a matéria que fiz, mas vale lembrar que a válvula anti-chama não é aconselhável pra Sportage (em alguns casos), somente um separador de óleo será eficiente. Já retirei a válvula, ela “sufoca” um pouco o respiro. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383&highlight=anti-chama+sportage&page=211
ALEXANDRE MIETTI
24/09/2009, 21:55
Edu, Lucena e Júlio, valeu pela dica, só me desculpem pela demora da resposta, o trampo tá acabando comigo, não to tendo tempo nem de ver e-mail.
Um abraço a todos.
Wilton GOmes Silveira
27/09/2009, 20:38
Srs.
Ha alguns meses eu postei umas mensagens sobre o uso de uma válvula anti-chama ou separador de óleo para evitar o óleo que evapora do respiro e se acumula na admissão. Aqui está o link com a matéria que fiz, mas vale lembrar que a válvula anti-chama não é aconselhável pra Sportage (em alguns casos), somente um separador de óleo será eficiente. Já retirei a válvula, ela “sufoca” um pouco o respiro. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16383&highlight=anti-chama+sportage&page=211
Júlio,
Onde podem ser encontrados os filtros que voçê anexou?
Auriemma
27/09/2009, 21:55
E ai Lucena, pegou seu carro? Eu peguei essa semana o meu, pois depois que ficou pronto, meu pai ficou trabalhando com ele para testar, meu os caras da Retifica Francatti são fera demais, nunca vi mecanico fazer o que eles fizeram, pra vc ter uma ideia, o cara rodou 150km com meu Pai do dia que foi pegar o carro para testar e depois vontou para oficina para fazer um geral, nessa sequencia o carro teve problema tb no radiador, estava todo ferrado, o cara levou para outro cara que refez o radiador, anulou a tampa do radiador e colocou um reservatorio de agua igual carro novo, ficou violento demais.
Ficou tão grande a compressão do motor, que de ré o carro até patina, ficou outro carro, pra se ter uma ideia, para ter a garantia do serviço. tenho que fazer 3 revisões com a propria retífica, sendo a ultima com 15000 km.
O serviço todo fico em R$6000,00 e foi o $ mais bem gasto que tive, pq fiquei com o carro zero e rodando no alcool perfeitamente, troquei tb a bomba de gasolina por uma flex tb.
O carro ficou perfeito no Alcool, e por enquanto está fazendo 6,5 Km/L no alcool e o cara falou que vai fazer mais quando o motor amaciar, se vc quizer saber mais detalhe do alcool, eu te passo o tel da oficina e vc fala direto com os caras.(o carro continua com a chip flex, depois vou ver com ele se vale a pena colocar um reservatorio de Gasolina, pois nao entrei nesse detalhe ainda.
Abraço.
Júlio C. A. Santos
27/09/2009, 23:18
Olá Wilton,
Esses reservatórios de óleo são encontrados em lojas especializadas em Tuning ou em oficinas de preparação de carros de competição. Aqui estão os links com alguns modelos de reservatórios:
http://www.techcar.com.br/produto/reservatorio-de-oleo-imohr-1-litro.html
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102769491-reservatorio-de-oleo-universal-completo-12-litro-oferta-kn-_JM
http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/reservatorio.htm
http://www.bravinhos.com/reservatorio-de-oleo.php
http://www.nitroalley.com.br/produto-73-reservatorio_de_oleo_12_litro
Costa Junior
28/09/2009, 09:39
Olá Wilton,
Esses reservatórios de óleo são encontrados em lojas especializadas em Tuning ou em oficinas de preparação de carros de competição. Aqui estão os links com alguns modelos de reservatórios:
http://www.techcar.com.br/produto/reservatorio-de-oleo-imohr-1-litro.html (http://www.techcar.com.br/produto/reservatorio-de-oleo-imohr-1-litro.html)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102769491-reservatorio-de-oleo-universal-completo-12-litro-oferta-kn-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102769491-reservatorio-de-oleo-universal-completo-12-litro-oferta-kn-_JM)
http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/reservatorio.htm (http://www.turboanhanguera.com.br/_acessorios/reservatorio.htm)
http://www.bravinhos.com/reservatorio-de-oleo.php (http://www.bravinhos.com/reservatorio-de-oleo.php)
http://www.nitroalley.com.br/produto-73-reservatorio_de_oleo_12_litro (http://www.nitroalley.com.br/produto-73-reservatorio_de_oleo_12_litro)
Oi, Júlio. Vc intalou um separador de oleo destes na sua viatura?
Como ficou?
Qual a diferença deste para A Valvula anti-chama?
Quando vc instalou a valvula anti-chama na sua sport, acompanhei os seus posts e tambem coloquei na minha.Como na sua sport , na minha tambem deu os mesmos problemas. Findei retirando.
Estes separadores funcionam sem ocasionar problemas?
Estou interessado em instalar estes separadores, pois minha viatura tem muita pressao no carte, jogando oleo pela vareta e vazamento na junta de superior do motor.
Agradeço pela atenção
Costa Junior
Lucena04
28/09/2009, 09:58
E ai Lucena, pegou seu carro? Eu peguei essa semana o meu, pois depois que ficou pronto, meu pai ficou trabalhando com ele para testar, meu os caras da Retifica Francatti são fera demais, nunca vi mecanico fazer o que eles fizeram, pra vc ter uma ideia, o cara rodou 150km com meu Pai do dia que foi pegar o carro para testar e depois vontou para oficina para fazer um geral, nessa sequencia o carro teve problema tb no radiador, estava todo ferrado, o cara levou para outro cara que refez o radiador, anulou a tampa do radiador e colocou um reservatorio de agua igual carro novo, ficou violento demais.
Ficou tão grande a compressão do motor, que de ré o carro até patina, ficou outro carro, pra se ter uma ideia, para ter a garantia do serviço. tenho que fazer 3 revisões com a propria retífica, sendo a ultima com 15000 km.
O serviço todo fico em R$6000,00 e foi o $ mais bem gasto que tive, pq fiquei com o carro zero e rodando no alcool perfeitamente, troquei tb a bomba de gasolina por uma flex tb.
O carro ficou perfeito no Alcool, e por enquanto está fazendo 6,5 Km/L no alcool e o cara falou que vai fazer mais quando o motor amaciar, se vc quizer saber mais detalhe do alcool, eu te passo o tel da oficina e vc fala direto com os caras.(o carro continua com a chip flex, depois vou ver com ele se vale a pena colocar um reservatorio de Gasolina, pois nao entrei nesse detalhe ainda.
Abraço.
Fico contente em saber que deu tudo certo por aí :-D, 6.5 km/l nó álcool está ótimo :palmas:.
O meu eu devo pegar essa semana ou na próxima, se sair a semana que vem tá bom pq vou entrar de férias.
Onde eu estou fazendo o motor eu vou ter que fazer 3 revisões antes de completar os 5.000 km (1.500, 3.000 e 5.000).
Eu queria saber como ele fez para aumentar a taxa de compressão. Quando conversei com o meu mecânico ele disse que eu teria que teria que rebaixar o cabeçote (o que não é recomendado pq prejudica na refrigeração do motor) ou trocar os pistões por não originais. Acabei optando em manter original, mas li em algum lugar que pelo simples fato da retífica (aumento dos anéis dos pistões) já há um aumento na taxa de compressão, tem competidores que fazem o motor de carro zero com anel de 1.0 mm para ganhar uns cavalos a mais (o meu foi para 0.5).
Pelo menos até os 5.000 km eu pretendo rodar só na gasolina, dependendo de como ficar o consumo a partir daí eu mudo para o álcool. Comprei os cabos de ignição em silicone 8mm e velas de iridium para ver se melhora o consumo.
Não vejo a hora de fazer a trilha de Castelhanos :twisted:
Amigos,
Estou precisando de um cabeçote pra sport a gasolina, se alguem tiver um ou souber onde tem por favor me avise, preciso trocar do motor do meu pai.
[]s
(DU)
Lucena04
28/09/2009, 14:55
Amigos,
Estou precisando de um cabeçote pra sport a gasolina, se alguem tiver um ou souber onde tem por favor me avise, preciso trocar do motor do meu pai.
[]s
(DU)
Tenta na http://www.pontodiesel4x4.com.br/
Lá é um desmanche e pelo que li no site tive a impressão que os veículos são de boa procedência, eu nunca fui lá, quem foi pode falar melhor. Uma vez eu liguei lá e eles tinham até o motor completo da Sportage. Dá uma ligada lá pra ver se eles vendem só o cabeçote.
Estou com vontade de trocar os faróis dianteiros e traseiros para o modelo 98 em diante (a minha é 97), quando tiver um tempo vou dar uma passada lá pra ver se eles fazem troca.
Falou :concordo:
Tenta na http://www.pontodiesel4x4.com.br/
Lá é um desmanche e pelo que li no site tive a impressão que os veículos são de boa procedência, eu nunca fui lá, quem foi pode falar melhor. Uma vez eu liguei lá e eles tinham até o motor completo da Sportage. Dá uma ligada lá pra ver se eles vendem só o cabeçote.
Estou com vontade de trocar os faróis dianteiros e traseiros para o modelo 98 em diante (a minha é 97), quando tiver um tempo vou dar uma passada lá pra ver se eles fazem troca.
Falou :concordo:
Valeu Lucena, vou verificar.
[]s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
29/09/2009, 18:43
:dance: Galerinha!!!!!:dance:
Acabei de ver a solução para as RL's a vácuo (acredito que para as automáticas não servirá).
Agora seus problemas se acabaram!!!!!!
Chegou as novíssimas RL's mano-vácuo!!!! Sem vácuo!!!!!:mrgreen:
A coiseira é bem simples e os mais antigos deste forum sempre quebraram a cabeça tentanto fazer esta tal gambiteck. Hoje ví a gambiteck pronta e funcionando, vou fazer na minha e com fotos, daí vcs todos poderão fazer também em sua viaturas e esquecer enrosco por falta de tração, esquecerão também as malditas mangueiras, solenóides e até os impossíveis retentores de vácuo da roda.
De qualquer forma já vou passando a receita que de tào simples parace até que é sacanagem.:mrgreen:
Faça uma rosca na tampa da RL, talvéz um enchimento para deixar a parede mais grossa pode ser interessante, coloque uma arruela cega por dentro antes do hímem, pela rosca passe um parafuso com cabeça borboleta, o parafuso tem que ser somente o suficiente para empurrar o sistema lá dentro. Quando for acionar a RL aperte o parafuso, ele empurra a arruela que empurra a engrenagem travando a roda, pra desacionar é só fazer a coiseira ao contrário, se nem quiser ficar com o parafuso na capa da RL não precisa, é só colocar um pino de borracha na rosca e guardar o parafuso borboleta dentro da viatura.
Simples assim, e dá certinho.:dance:
Boa lama!
Robinho
Acabei de ver a solução para as RL's a vácuo (acredito que para as automáticas não servirá).
Agora seus problemas se acabaram!!!!!!
Chegou as novíssimas RL's mano-vácuo!!!! Sem vácuo!!!!!:mrgreen:
Simples assim, e dá certinho.:dance:
Olá Trojão!
Participe da campanha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1078&pictureid=6615
"Mano-vácuo"... essa foi boa...:palmas::lol:
[]'s
Robinho da Jaguatirica
29/09/2009, 20:04
Olá Trojão!
Participe da campanha:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1078&pictureid=6615
"Mano-vácuo"... essa foi boa...:palmas::lol:
[]'s
Caríssimo Giovani,
Positivo e operante, mas agora a caca já tá feita, passei a receita, espero que eu não seja banido por esta ignorância plenamente comprovada.:lol:
Boa lama!
Robinho
Júlio C. A. Santos
29/09/2009, 20:27
Putz! :putz: E o tópico GAMBITECH que eu criei, como fica??? :shock: