Conectar

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 [11] 12 13 14

Lucena04
30/08/2010, 15:15
A principio não, mas para ter certeza só "olhando" lado a lado os dois carros.

Ouvi dizer que os blocos das Sportage 2.0 gasolina e 2.0 turbo diesel são muito parecidos, isso se não forem iguais. Imaginei que desse para aproveitar tudo, menos a turbina. O coletor de escape vai no bloco do motor?
:concordo:

jclima
01/11/2010, 14:07
Galera,

Preciso urgentemente de um cabeçote para a minha soportage 1997 à gasolina, já encontrei vários porem para motores a diesel. Alguem sabe onde consigo um novo ou usuado.

Abraços

comenale
01/11/2010, 14:14
Galera,

Preciso urgentemente de um cabeçote para a minha soportage 1997 à gasolina, já encontrei vários porem para motores a diesel. Alguem sabe onde consigo um novo ou usuado.

Abraços

Verifica na www.powerparts.com.br. Eles costumam ter muitas peças para as sport´s.

Henrique Petropolis
01/11/2010, 14:24
Galera,

Abraços

e para colaborar tenho conseguido muitas peças no ML ,pode tentar com algum vendedor la !!

Boa Sorte !!

DouglasMac
02/11/2010, 01:00
Galera,

Abraços

Meu, no Mercado Livre tem uns sujeitos desmanchando Sport.
Mas, procure também Clarus, é igual.
Já olhou na concessionária quanto pedem para ter parametro?
Se fizer uma busca no Google por "loja 4x4" vai descobrir várias.
Cuidado com os recondicionados.

DUCAT
03/11/2010, 22:32
Pessoal boa noite,

como sou novo em 4x4 e tb automático, gostaria de algumas dicas dos colegas. A lenta da minha Spt estava bem baixa, apagando até qdo queria mudar do N para D ou R. Aí o meca acabou com o problema da lenta baixa.

Agora a tarde fui pegar a Jurema na oficina que fica há uns 40 Km onde eu moro. Qdo saí com ela de lá percebi que parecia que ela estava meio travada...aí peguei a PR pra vir pra casa e senti que parecia que perdeu torque ou algo assim. As primeiras marchas ficaram curtas e a última ficou longa, até chegar a 100 - 110Km/h virou uma eternidade. Liguei para o meca e ele disse que é preciso talvez baixar um pouco a lenta, pois existe um sensor "borboleta" do câmbio automático e isso pode ter alterado um pouco a configuração da distribuição das marchas. Achei meio estranho, mas td bem. Fora as engasgadas que deu nela qdo estava em 110Km/h, tipo umas 2 tossidas e depois fez mais uma vez, aí parou... O que me dizem ?

Abraço

robertoamv
04/11/2010, 08:43
Bem, eu passaria para diesel. Um VW 1.9 TDI seria o ideal. Mas se quiser continuar na gasolina, há experiência com a troca por AP e 2.5 GM (Opala).

Quanto ao motor original, a melhor opção é conseguir em desmanches. Mas cuidado com a documentação.

Meu, no Mercado Livre tem uns sujeitos desmanchando Sport.
Mas, procure também Clarus, é igual.
Já olhou na concessionária quanto pedem para ter parametro?
Se fizer uma busca no Google por "loja 4x4" vai descobrir várias.
Cuidado com os recondicionados.

cegandrade
08/11/2010, 21:54
Boa Noite

Estou no interior do estado do rio e com a viatura parada. Minha embreagem se foi...
Gostaria de saber onde encontrar o kit de embreagem no rio ou internet, e com preço mais em conta????

Carlos Eduardo
Sportage Grand 98/99 Gas/GNV

EDuarte
09/11/2010, 08:30
Boa Noite

Estou no interior do estado do rio e com a viatura parada. Minha embreagem se foi...
Gostaria de saber onde encontrar o kit de embreagem no rio ou internet, e com preço mais em conta????

Carlos Eduardo
Sportage Grand 98/99 Gas/GNV
Neste topico tem varias lojas de peças que despacham para todo o pais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965

[]s
(DU)

cegandrade
09/11/2010, 20:19
Neste topico tem varias lojas de peças que despacham para todo o pais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965

[]s
(DU)

Obrigado pela dica, vai me salvar nas proximas. Na questao da embreagem eu me safei, pois o dono anterior pagara a mesma.

Tarcisio Pinheiro
04/12/2010, 14:51
Olá Amigos!!! BLZZ!

Meu carro tá parado e eu tô precisando de ajuda!!

Ao embrear o carro o cilindro acionador não retorna totalmente e então quando solto a embreagem o carro sai com dificuldade pois fica meio embreado.

No compartimento do motor tem o cilindro acionador e logo depois tem uma peça que eu não sei o que é ? Parece um filtro por onde passa oleo , mas não sei o que é. Pode ate ser esta paça com defeito!!

:putz:
Alguem ai já teve esse problema!!

comenale
04/12/2010, 17:00
Olá Amigos!!! BLZZ!

Meu carro tá parado e eu tô precisando de ajuda!!

Ao embrear o carro o cilindro acionador não retorna totalmente e então quando solto a embreagem o carro sai com dificuldade pois fica meio embreado.

No compartimento do motor tem o cilindro acionador e logo depois tem uma peça que eu não sei o que é ? Parece um filtro por onde passa oleo , mas não sei o que é. Pode ate ser esta paça com defeito!!

:putz:
Alguem ai já teve esse problema!!
Tarcisio,
O que ocasiona o bloqueio do retorno do pedal de embreagem é o cilindro mestre. Esse a que você está se referindo. Com o desgaste, no momento que vc pisa na embreagem, o pedal fica preso no fim do curso. É o eixo do cilindro que não retorno ao curso normal.
É preciso trocar o cilindro mestre.
Abs.

Tarcisio Pinheiro
06/12/2010, 15:45
Olá Comenale!!

Obrigado pela resposta!!

Realmente você tem razão !!

Desmontei tudo e o defeito era esse mesmo, hoje comprei o cilindoro mestre e vou ver se ate amanhã consigo instalar !!

Preço $130,00

E mais 2 ou 3 horas de serviço!!

Obrigado!!!:palmas:

cegandrade
07/12/2010, 12:54
Bom dia

Minha viatura esta soltando alguns segundos de fumaça ao ligar pela manha.
Depois no decorrer do dia nao ocorre, e tambem nao esta baixando oleo.
Alguem ja passou por essa situação???
Sera que pode ser os retentores de valvulas com folga???

Henrique Petropolis
07/12/2010, 23:17
Bom dia

Acho que não deve se preocupar com isso ,pois se não baixa oleo e so na primeira partida ,pode se considerar normal ,relativo a algum desgaste relacionado á kilometragem do veiculo ,principalmente se usa GNV !!

Andrei Hasse
09/12/2010, 10:41
Bom dia

Pode ser os retentores e a guias, ao tirar o comando solta as valvulas e confere a folga das guias, troca as guias e retentores fica novo ehehehe
Eu tinha um Ap com mesmos sintomas, quando trocava retentores logo ja fumava d volta. mandei trocar guias e retentores ficou otimo.

Abrss

Baudenbacher
24/12/2010, 08:31
Fala pessoal,

Recentemente troquei os bicos pelo do Tempra (mesmas vazões mínimas e máximas) o carro está andando muito melhor :concordo:.

Tive problemas de falhas na ignição tanto no GNV quanto na gasolina, o carro falhava bonito, foi resolvido com limpeza e troca da presilha do conector do sensor de rotação :concordo:.

Agora estou tendo problemas com o acionamento do 4x4: está entrando sózinho e dando trancos na dianteira do carro. Já mandei revisar a conecção da caixa de transferência que esta com mal-contato e a luz que indica o 4x4 no painel ficava piscando. Depois desta manutenção, por alguns dias, o carro não apresentou mais problemas. Mas, hoje pela manhã, mesmo com o conector da eletro-válvula do vácuo desligado e a alavanca em 2H ocorreu o mesmo tranco e agora está trepidando a roda dianteira. Quando em 4x4 não dá tranco. Estou achando que as rodas livres estão f@#$%&s. Vou tentar desmontar e engraxar tudo neste fim de semana. Se alguém tiver alguma dica, por favor me ilumine.:pipoca:

Ah, outra coisa, :pensativo: é fácil de tirar vazamento da caixa de válvulas pois está com vazamento e as manchas de óleo indicam por onde eu estive:parede: parece cachorro demarcando território.

Abraço a todos...

Claudio Baudenbacher

EDuarte
24/12/2010, 09:05
Provavelmente a mola que força o desacoplamento da RL esta quebrada.
O vazamento é pela tampa ou pelo sensor de ponto? É comum vazar nos dois lugares, se for na tampa é so trocar a junta e colocar cola, se for no sensor é só trocar o anel de vedação.

[]s
(DU)

cegandrade
24/12/2010, 10:12
Fala pessoal,

Recentemente troquei os bicos pelo do Tempra (mesmas vazões mínimas e máximas) o carro está andando muito melhor :concordo:.

Tive problemas de falhas na ignição tanto no GNV quanto na gasolina, o carro falhava bonito, foi resolvido com limpeza e troca da presilha do conector do sensor de rotação :concordo:.

Agora estou tendo problemas com o acionamento do 4x4: está entrando sózinho e dando trancos na dianteira do carro. Já mandei revisar a conecção da caixa de transferência que esta com mal-contato e a luz que indica o 4x4 no painel ficava piscando. Depois desta manutenção, por alguns dias, o carro não apresentou mais problemas. Mas, hoje pela manhã, mesmo com o conector da eletro-válvula do vácuo desligado e a alavanca em 2H ocorreu o mesmo tranco e agora está trepidando a roda dianteira. Quando em 4x4 não dá tranco. Estou achando que as rodas livres estão f@#$%&s. Vou tentar desmontar e engraxar tudo neste fim de semana. Se alguém tiver alguma dica, por favor me ilumine.:pipoca:

Ah, outra coisa, :pensativo: é fácil de tirar vazamento da caixa de válvulas pois está com vazamento e as manchas de óleo indicam por onde eu estive:parede: parece cachorro demarcando território.

Abraço a todos...

Claudio Baudenbacher

Bom Dia

Claudio

Onde fica esse sensor de rotação, minha viatura esta falhando de mais na gasolina. Ja ate troquei o filtro e a bomba e continua a falhar.

Marcus Pereira
24/12/2010, 13:19
Fala pessoal,

Abraço a todos...

Claudio Baudenbacher

Esse problema de acoplamento da tração fora de hora já aconteceu comigo, pesquisei e identifiquei que a falha estava na válvula solenóide que comanda o vácuo para as rodas. A válvula não vedava perfeitamente deixando passar vácuo para o diafragma provocando esses trancos que vc citou.
Sugestão: bloqueie o tubo de vácuo entre o reservatório e a solenóide, retire a válvula ( fica atrás da bateria, fixado no painel ) e faça testes com ela soprando com a boca mesmo, provavelmente ela não está vedando devido a sujeira. Observe que é uma válvula de 3 vias.
Boa sorte na empreitada e Feliz Natal.:concordo::concordo:
Se precisar de mais alguma informação... tamos aí.:pipoca:
Abç.

Baudenbacher
27/12/2010, 08:42
Bom pessoal,

Primeiramente obrigado pelo retorno.:concordo:

Desmontei, limpei, engraxei e montei as RL's no domingo mas não adiantou :parede:.
As molas estão inteiras.
Mesmo com o sistema de vácuo desligado ainda continua tentando tracionar.
Quando desmontei percebi que o eixo que se conecta ao centro da RL está com "jogo". Tem algum rolamento ali que possa estar travando:pensativo:.
O engraçado é que quando em 4x4 não faz barulho, só quando em 4x2 :pensativo:.
Abraço...

Claudio

Baudenbacher
27/12/2010, 08:48
Bom Dia

Claudio

Onde fica esse sensor de rotação, minha viatura esta falhando de mais na gasolina. Ja ate troquei o filtro e a bomba e continua a falhar.

Bom dia, Cegandrade,

O eletricista levantou o carro no macaco e mexeu por baixo :shock: entre o motor e o câmbio. É um conector parecido com o do sensor de fluxo de ar que fica na tubagem, em cima do motor, tanto que a trava do conector que ele colocou é a mesma.

Não sei se consegui explicar.:mrgreen:

Abraço...

Claudio

EDuarte
27/12/2010, 08:49
Que ano é a viatura Claudio?

[]s
(DU)

Baudenbacher
27/12/2010, 09:47
Que ano é a viatura Claudio?

[]s
(DU)

Oi Eduarte,

A viatura é 99 gasolina.
A diesel já era.

Abraço...
Claudio

EDuarte
27/12/2010, 11:37
Oi Eduarte,

A viatura é 99 gasolina.
A diesel já era.

Abraço...
Claudio
As 99 não tem rolamento na RL, só nas mais antigas.
Parece que a valvula esta dando passagem de vacuo, solte a mangueira de vacuo da valvula solenoide e faça o teste, mas solte a mangueira e não o fio.

[]s
(DU)

Baudenbacher
27/12/2010, 14:28
As 99 não tem rolamento na RL, só nas mais antigas.
Parece que a valvula esta dando passagem de vacuo, solte a mangueira de vacuo da valvula solenoide e faça o teste, mas solte a mangueira e não o fio.

[]s
(DU)

Valeu, Eduardo, Marcus Pereira

À noite vou fazer este teste e depois informo o resultado.:concordo: ;-)

Obrigado e grande abraço...

Claudio Baudenbacher

cegandrade
27/12/2010, 23:08
Bom dia, Cegandrade,

O eletricista levantou o carro no macaco e mexeu por baixo :shock: entre o motor e o câmbio. É um conector parecido com o do sensor de fluxo de ar que fica na tubagem, em cima do motor, tanto que a trava do conector que ele colocou é a mesma.

Não sei se consegui explicar.:mrgreen:

Abraço...

Claudio

Obrigado, vou procurar

cegandrade
27/12/2010, 23:24
Fala pessoal,

Abraço a todos...

Claudio Baudenbacher

Claudio
Tambem terei que fazer a troca de um dos bicos.
Será que posso fazer a troca somente de um dos bicos, pelos do tempra, ou todos?
De qual modelo do tempra foi utilizado o bico?
A instalação foi direta ou teve adaptação?

Mateiro
27/12/2010, 23:42
Fala pessoal,

Abraço a todos...

Claudio Baudenbacher

sabe dizer quais é a vazão específica destes bicos?
Abraços

Baudenbacher
28/12/2010, 06:59
Valeu, Eduardo, Marcus Pereira

À noite vou fazer este teste e depois informo o resultado.:concordo: ;-)

Obrigado e grande abraço...

Claudio Baudenbacher

Eduardo e Marcus,

Vocês acertaram na mosca.:concordo::palmas:

Menos um problema:mrgreen:.

Abraço...

Baudenbacher
28/12/2010, 07:11
Claudio
Tambem terei que fazer a troca de um dos bicos.
Será que posso fazer a troca somente de um dos bicos, pelos do tempra, ou todos?
De qual modelo do tempra foi utilizado o bico?
A instalação foi direta ou teve adaptação?

sabe dizer quais é a vazão específica destes bicos?
Abraços

Cegandrade, Mateiro e pessoal,

Segundo o eletricista, foi aproveitado a capa do bico da Sportage e instalado o bico do Tempra 1.8 no lugar. Ele fez pesquisa com relação à vazão e este bico tem a mesma vazão do bico da Sportage (segundo ele a vazão e de 36 mas não sei dizer a unidade se l/h, l/min ou ml/min:-? :pensativo:) , mas pode ser substituído pelo do VW/AP2.0 (Santana) conforme o Eduarte :concordo: me passou.
Acredito que possa ser substituído apenas um em vez do conjunto, eu troquei os 4 porquê dois deles estavam queimados e os outros dois já estavam capenga :parede: então aproveitei a mão-de-obra. Paguei R$150,00 cada bico com M.O.
Se vocês precisarem de mais informações eu pergunto para ele, mas só semana que vém, eles estão de férias:parede: esta semana.
Abraço e feliz ano novo.
Claudio Baudenbacher

Baudenbacher
29/12/2010, 14:51
Eduardo e Marcus,

Vocês acertaram na mosca.:concordo::palmas:

Menos um problema:mrgreen:.

Abraço...

Problema resolvido com a troca da eletroválvula do vácuo :concordo:. Mesmo com ela fechada passava o vácuo. :parede:

Fim de semana terá teste no caminho de casa :dance:.

Abraço a todos e feliz 2011 8-).

Claudio Baudenbacher

jotaunior
29/12/2010, 16:35
Boa tarde pessoal, estou querendo aprender como se faz a drenagem de ar do sistema de combustível(diesel) no manual fala para tirar um bujão que fica em cima do filtro e começar a apertar a bombinha que fica em cima do mesmo, ate que comece a sair diesel, mas eu bombo e bombo e nao sai nada... Tem alguma manha para fazer este procedimento que nao consta no manual?

Abraços a todos e um prospero ano novo!

jotaunior
29/12/2010, 17:17
Boa tarde pessoal, estou querendo aprender como se faz a drenagem de ar do sistema de combustível(diesel) no manual fala para tirar um bujão que fica em cima do filtro e começar a apertar a bombinha que fica em cima do mesmo, ate que comece a sair diesel, mas eu bombo e bombo e nao sai nada... Tem alguma manha para fazer este procedimento que nao consta no manual?

Abraços a todos e um prospero ano novo!
Ja aprendi como se faz, um amigo meu apareceu aqui e o pai dele tem uma Spt.

Mesmo assim mt obrigado.

aivlis1204
13/01/2011, 14:39
Pessoal é o seguinte o cabeçote da minha sportage 97 2.0 gasolina foi pro saco!!! assim me explicou o mecanico. Levou 1 mes pra me dizer isso, disse que tentou soldar e que nos testes soldava um lugar e trincava em outro , fez 5 soldas e chegou a conclusao que nao dava. Alguem poderia me dizer onde posso encontrar um cabeçote pra essa sportage?? Tem ideia de qto isso fica?? Ja demorei 20 dias pra encontrar um tal radiador de oleo , e agora essa do cabeçote!!!

Lucena04
14/01/2011, 11:28
Pessoal é o seguinte o cabeçote da minha sportage 97 2.0 gasolina foi pro saco!!! assim me explicou o mecanico. Levou 1 mes pra me dizer isso, disse que tentou soldar e que nos testes soldava um lugar e trincava em outro , fez 5 soldas e chegou a conclusao que nao dava. Alguem poderia me dizer onde posso encontrar um cabeçote pra essa sportage?? Tem ideia de qto isso fica?? Ja demorei 20 dias pra encontrar um tal radiador de oleo , e agora essa do cabeçote!!!
O Costa Junior já indicou uma loja, já uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&page=18

Thyago Pinho
24/01/2011, 12:10
Tem uma empresa aqui em goiania que recupera cabeçotes de aluminio. O serviço é muito bom pois fazem a fundição em forno especifico. Dão garantia de 6 meses, fiz o serviço na minha TDI que a taxa de compressão é bem maior e estou satisfeito. Senão for preciso encher o cabeçote fica mais ou menos 600R$. Um novo pelado custa mais ou menos 1500R$. Cabeçote remanufaturado presta sim, basta que o serviço seja feito da maneira correta. Tem gente aí que usa solda eletrica pra recuperar cabeçote. Aí fica dificil...:discordo:

Valeu!!!:concordo:

mbm4x4
25/01/2011, 20:57
oi pessoal:concordo:
Por acaso alguem sabe quais os sintomas que apresenta quando a bomba d'agua esta em fim de carreira???
[]s
mateus

Henrique Petropolis
18/02/2011, 23:38
Estou entrando aqui ,por que agora fu&*# , pois ontem de retorono do Rio de Janeiro para Petropolis, na central do brasil um barulho estranho surgindo do motor e muito parecido com cabeçote batendo ,mas ao parar no posto tudo normal ,agua,oleo e não esquentava ,bom então resolvi seguir viagem ate que ao começar a subir a serra o barulho aumentou ,aunentou tanto que resolvi procurar um trecho com acostamento ,mas não deu tempo o motor estourou dentro da curva ,ai ferrou ,imediatamente sinalizei o local e reboquei aqui para casa e neste sabado desmontar o motor e havaliar o estrago e vou postar aqui o passo-a-passo do procedimento com fotos ,motor que estava muito fraco ,mas não batia nada ,vamos ver o desfecho dessa historia !!

Robinho da Jaguatirica
19/02/2011, 08:52
Sportage é de desanimar, a gente trata bem, e do nada o motor ferra...
Devia mesmo era chamar Fudênciotage, fode a gente toda hora...:odedo:

mbm4x4
19/02/2011, 16:28
Boa Trojão.
Fudênciotage é ótimo.
Hoje estive na oficina para conversar um pouco com o mecanico.
Ele relatou e mostrou que a junta não estava queimada, mas sim o cabeçote estava fissurado detectado pelo teste de ultra-som.
Achava que qdo fissurava o cabeçote, necessariamente teria que queimar a junta. Continuo até agora sem entender.
Por enquanto não consegui nenhum cabeçote novo por menos de 3800.
Achava que não tinha diferença entre cabeçote de diesel x gasolina. Os da diesel é fácil de se encontrar com preços entre 1000 e 1500.
Tenho que comprar logo este cabeçote para logo colocar a viatura back in track again.
vou atualizando a medida que as coisas forem acontencendo.
[]s
mateus

Sportage é de desanimar, a gente trata bem, e do nada o motor ferra...
Devia mesmo era chamar Fudênciotage, fode a gente toda hora...:odedo:

mbm4x4
24/02/2011, 19:33
Viatura na ativa novamente.
Depois de ficar mais de 1 semana no estaleiro finalmente ficou pronta.
O motor nunca havia sido aberto e rodou sem problemas até os 160mil km.apenas fazendo manutenção preventiva e troca de oleo e filtro a cada 5000km.
Gosto da viatura e resolvi investir em peças novas.
Comprei o cabeçote novo original na Sun Motors autorizada da Kia em Porto Alegre.
A pancada foi forte, 3900 latinhas já com as valvulas.
O cabeçote antigo vou tentar vender por 500 junto com o laudo da retífica.(se alguem quiser comprar para retificar)
Ficou muito bom o serviço. Dei sorte e consegui um mecanico que topou mexer no motor somente cobrando mao de obra.
Aproveitei e mandei revisar radiador, valv. term., bomba dágua, mangueiras e acoplamento viscoso.
Esta tudo revisado e pronta para rodar mais 160mikm só fazendo revisão preventiva.
[]s
e obrigado a todos pelas dicas.
mateus
fotos do cabeçote novo e antigo.

Henrique Petropolis
24/02/2011, 22:39
Viatura na ativa novamente.
Depois de ficar mais de 1 semana no estaleiro finalmente ficou pronta.
O motor nunca havia sido aberto e rodou sem problemas até os 160mil km.apenas fazendo manutenção preventiva e troca de oleo e filtro a cada 5000km.
Gosto da viatura e resolvi investir em peças novas.
Comprei o cabeçote novo original na Sun Motors autorizada da Kia em Porto Alegre.
A pancada foi forte, 3900 latinhas já com as valvulas.
O cabeçote antigo vou tentar vender por 500 junto com o laudo da retífica.(se alguem quiser comprar para retificar)
Ficou muito bom o serviço. Dei sorte e consegui um mecanico que topou mexer no motor somente cobrando mao de obra.
Aproveitei e mandei revisar radiador, valv. term., bomba dágua, mangueiras e acoplamento viscoso.
Esta tudo revisado e pronta para rodar mais 160mikm só fazendo revisão preventiva.
[]s
e obrigado a todos pelas dicas.
mateus
fotos do cabeçote novo e antigo.

Teu cabeçote ta novo ,eu teria mandado retificar ,fica perfeito se for em uma retificadora experiente e 100% garantido e admiro sua coragem de pagar quase 4 mil num novo ,mas a satisfação pessoal não tem preço e respeito isso ,e com certeza o carro vai ficar joia e boa sorte ai !!!

Henrique Petropolis
04/03/2011, 20:53
Eu tive que comprar outro motor aqui ,pois o meu que foi para retifica o bloco estourado disseram não ter recuperação , então comprei de uma besta 2.2 ,para não perder tempo ,porem... o motor esta parado á 2 anos por motivo de uma manutenção que não foi completada ou bem suscedida ,pois o motor foi retificado completo ,com cabeçote ZERO ,e simplemente não conseguiram colocar o carro para pegar nenhum dos 3 meca que mecheram ,inclusive um deles eu conheço e fui ate ele antes de fechar negocio ,e ele me conffirmou o trabalho feito no motor ,mas se sentiu impotente de resolver o problema por que o carro nunca mais pegou ,na verdade ele relatou que o carro finge que vai pegar ,mas naão pega nem rebocando ,eu achei muito estranho ,pois tem uma taxa de comprenssão tão absurda ,e velas normal aquecendo "e ate bem " mas eu suspeito de 2 coisas , a bomba injetora ou carro fora do ponto ,pois eu tentei procurar na WEB e tambem aqui e não consegui uma informação precisa de colocar a correia dentada no ponto ,qual seria o procedimento para verificar as marcaçoes para colocar no ponto ou verificar o mesmo ,gostaria muito da opinião de algum colega ai para eu desvendar esse misterio ,e vou postando aqui como prometido o progresso das coisas !!
/
Obrigado !!

Pescador4x4
04/03/2011, 21:52
Eu tive que comprar outro motor aqui ,pois o meu que foi para retifica o bloco estourado disseram não ter recuperação , então comprei de uma besta 2.2 ,para não perder tempo ,porem... o motor esta parado á 2 anos por motivo de uma manutenção que não foi completada ou bem suscedida ,pois o motor foi retificado completo ,com cabeçote ZERO ,e simplemente não conseguiram colocar o carro para pegar nenhum dos 3 meca que mecheram ,inclusive um deles eu conheço e fui ate ele antes de fechar negocio ,e ele me conffirmou o trabalho feito no motor ,mas se sentiu impotente de resolver o problema por que o carro nunca mais pegou ,na verdade ele relatou que o carro finge que vai pegar ,mas naão pega nem rebocando ,eu achei muito estranho ,pois tem uma taxa de comprenssão tão absurda ,e velas normal aquecendo "e ate bem " mas eu suspeito de 2 coisas , a bomba injetora ou carro fora do ponto ,pois eu tentei procurar na WEB e tambem aqui e não consegui uma informação precisa de colocar a correia dentada no ponto ,qual seria o procedimento para verificar as marcaçoes para colocar no ponto ou verificar o mesmo ,gostaria muito da opinião de algum colega ai para eu desvendar esse misterio ,e vou postando aqui como prometido o progresso das coisas !!
/
Obrigado !!
Henrique,

Vídeos com as marcações para colocar corretamente a correia dentada vc encontra no site: http://www.kia-sportage.com.ar/

MAAT é o cara!! Não sei se ele continua acompanhando o forúm...

Abs,

Eric.

fguerreiro
07/03/2011, 18:43
Boa tarde.
Alguém já colocou o motor 2.0 flexpower do Astra na Sportage a gasolina?
Abraço

EDuarte
08/03/2011, 08:41
Boa tarde.
Alguém já colocou o motor 2.0 flexpower do Astra na Sportage a gasolina?
Abraço
fguerreiro
Se me permite, não vejo muita vantagem nessa adaptação tendo em vista se tratar de um motor novo (atual), vc pagara caro no motor e a manutenção é cara, a vantagem que vejo é no álcool passará para 140CV contra 128CV da sportage, ja na gasolina são 133CV.
Penso que o melhor ainda seria o AP por ser mais barato, confiável, em qquer farmácia se acha peças, manutenção barata e fácil, tem a mesma potência da sportage mas é muito versátil pois com poucas mudanças se consegue ganhar 10CV até mesmo uns 20CV.

[]s
(DU)

fguerreiro
08/03/2011, 09:12
EDuarte, bom dia.

No meu ponto de vista as vantagens são basicamente 5:

- Torque máximo maior numa rotação bem mais baixa, o que é importante num 4x4 (no motor do Astra se não me engano quase 20kg a 2600 rpm, no kia por volta 17kg a 4700rpm),
- Maior confiabilidade do motor (neste fórum há muitos relatos de problemas de motores kia, mesmo nos movidos a gasolina),
- Mantenabilidade melhor, pois há muita disponibilidade de peças (inclusive bem mais baratas) e mecânicos capacitados mesmo em cidades pequenas como a que eu moro,
- Motor é flex, na minha região isto é uma boa vantagem, pois em 9 meses do ano o álcool custa pouco mais da metade da gasolina,
- Como potência e torque máximos não são muito diferentes do apresentado pelo motor original, em teoria, os subsistemas de freio e transmissão estarão trabalhando em condições favoráveis, sem aumentar as chances de falhas prematuras.

Resumindo, eu teria um carro equilibrado e mais ágil em baixas rotações, mais confiável, com manutenção mais simples e mais barata, e com menor custo por km rodado.

Abraço

Fábio

Obs.:
1- já tive Astra 2.0Flex e Santana 2.0Mi, mas tenho que admitir a diferença dos motores é grande em favor ao GM, mesmo eu sendo fã de carteirinha da VW,
2- Tenho curiosidade de ver o chassi da Sportage, vc tem alguma foto?

EDuarte
08/03/2011, 12:26
Nada contra os motores da GM, mas qto custaria um motor completo?
Só achei a ficha do 8V, se for esse q vc se refere, vai trocar 6 por meia duzia.

"Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas
Cilindrada: 1998 cm3
Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência: 121 cv (gasolina) e 127,6 cv (álcool) a 5200 rpm
Torque: 18,3 mkgf (gasolina) e 19,6 mkgf (álcool) a 2400 rpm"

O motor da sportage não é ruim, o problema que acontece com ele é devido ao arrefecimento ineficiente, coisa simples de resolver, nunca tive esse problema, faço preventiva com frequencia, acabei de fechar meu motor pq entrou agua, estava tudo novo, era standard e não tinha nenhuma folga.
Não tenho foto do chassi, mas me diga de que ponto que vc quer que eu providencio.

[]s
(DU)

Henrique Petropolis
08/03/2011, 14:49
/
Obrigado !!

Pois bem ,continuando ,eu hoje tentei finalizar os testes com o motor recem chegado ,e apos inspeção visual vi que tudo estava correto ,como ponto da correia alimentação de combustivel e eletrica da bomba ,então eu criei um suporte de ferro para colocar o motor de arranque no bloco e retirei a capa plastica do cabeçote para inspeção visual se realmente a bomba joga oleo para lubrificar o conjunto e ate pendurei uma lampada na cebolinha de de oleo para assegura que existe pressão e ser monitorada, e bem como a ligação direta na bateria das resistencia de aquecimento , depois de 1 minuto e meio tentei partir o motor ,mas nada de pegar ,e entaõ aliviei os canos dos bicos e constatei que ao ligar o motor estava sem pressão alguma vindo da bomba injetora,e entao resolvi pegar a bomba do motor batido que estava boa e coloquei inteira no motor e pude fazer um teste comparativo e notei que ao ligar o fio 12V da bomba na bateria se notava na hora a abertura da valvula eletrica desacoplando na bomba para passagem do combustivel ,o que ficou evidente que o defeito era da bomba que veio no motor que não apresentava tao barulho da valvula ,mas ai a bomba do outro motor ja se encontrava montado no novo motor ,pois bem ao ligar tudo de novo ,aquecimento da resistencia ,drenar ar do sistema etc.. a " nova " bomba jogou na hora , então resolvemos apertar as linhas de alta nos bicos e tentamos de novo fazer o motor pegar mas.... começou a fumaçar cinza fingindo que quase pega ,mas não rolou nas 12 ou 13 tentativas e 3 baterias descarregadas !

Então partimos para trocar os bicos e colocar os bicos que funcionava no motor batido e com esta mesma bomba ,e ao retirar os bicos que vieram no "novo" motor observamos que os bicos estavam muito encharcados , então deduzimos que por estar parado á mais de 2 anos ele podem estar "mijando " e a colocação dos bicos do motor batido foram colocados então ,pois eles funcionavam perfeito ,tantos que mesmo estourado o motor pegava na primeira com 3 cilindros ,então vai ter que pegar neste motor ,a bateria esta aqui agora carregando ,para nesta quarta-feira efetuarmos outra tentativa e ver no que vai dar !!

Se alguem tiver alguma sugestão pode postar mpois qualquer dica e sempre bem vinda !!

obrigado e boa sorte!

EDuarte
08/03/2011, 19:04
Não posso dar pitaco pq não manjo de motor diesel, mas boa sorte...

[]s
(DU)

fguerreiro
08/03/2011, 22:01
EDuarte, b oa noite.

Obrigado pelas respostas, a discussão sempre ajuda a formar massa crítica.

Como vc fez para melhorar o sistema de refrigeração do motor de sua Sportage?

Quanto à foto do chassis, é o seguinte: já vi várias picapes desmontadas, e vi fotos do Vitara desmontado, sempre dá para ter uma noção do nível de robustez, mas no caso da Sportage procurei na net e não achei foto alguma do chassi sem carroceria.

Abraço

EDuarte
09/03/2011, 08:24
fguerreiro
Em algumas sportages coloquei ventoinha elétrica, ficou muito eficiente, a minha esta com a ventoinha original ainda, mas faço a troca do liquido a cada 6 meses e sempre com agua mineral e aditivo organico, nunca passou dos 90º no transito.
O chassi sem a carroceria vai ser dificil, o que posso dizer é que é muito robusto, ele é formado por dois perfis em "U", um dentro do outro formando uma caixa e tem tres travessas fixas e uma movel que é a do cambio/t-case.

[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
09/03/2011, 09:59
Fguerreiro,

Não se preocupe com o chassi das sportages, te garanto que disparado na frente é o mais forte da categoria.
Com a troca dos bicos acredito que este motor vai pegar sim, verifique também o ponto ba bomba, vai que está um dente errado, te ferra por nada.

Estamos aqui, torcendo por vc.

Robinho

Luiz Roberto Coura Paiva
09/03/2011, 15:14
Alguém sabe como adaptar um motor 2.5 GM (4 cilindros opala) em uma Sportage?

EDuarte
09/03/2011, 17:35
Isso ja foi feito, se não me engano pelo Kiros aqui do forum, mas parece que não deu muito certo, é muito grande.
O motor do opala é ótimo, porem é muito antigo e tem manutenção cara.

[]s
(DU)

fguerreiro
09/03/2011, 17:37
Teve um forista que colocou Ap 1.8 e outro que colocou o Opala 4cc:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424

Abraço

carlos costa
09/03/2011, 20:08
ola amigos,estou com uma duvida,tenho que trocar minha sonda lambda,a minha e de 3 fios,so acho a de 4 fios universal,estou procurando a bosch,sabem se posso colocar a de 4 fios,ja que a o quarto fio e de retorno de sinal,e a de tres fios e feito pela carcaça,aguns meca. medisseram que da outros que nao da,alguem pode me ajudar.?

Henrique Petropolis
09/03/2011, 22:04
Alguém sabe como adaptar um motor 2.5 GM (4 cilindros opala) em uma Sportage?

ai vai o video que responde bem sua pergunta !!

http://www.youtube.com/watch?v=2kAXa_nf_oE

EDuarte
10/03/2011, 07:57
ola amigos,estou com uma duvida,tenho que trocar minha sonda lambda,a minha e de 3 fios,so acho a de 4 fios universal,estou procurando a bosch,sabem se posso colocar a de 4 fios,ja que a o quarto fio e de retorno de sinal,e a de tres fios e feito pela carcaça,aguns meca. medisseram que da outros que nao da,alguem pode me ajudar.?
Da pra colocar sim, é só vc aterrar o fio cinza "bem aterrado".
Ontem troquei a minha pq estava contaminada com óleo, coloquei uma DPL universal mas não prestou, ja tinha comentado que as MTE não prestam e agora as DPL tbm, troquei pela bosch.

[]s
(DU)

fguerreiro
10/03/2011, 10:46
Nada contra os motores da GM, mas qto custaria um motor completo?
Só achei a ficha do 8V, se for esse q vc se refere, vai trocar 6 por meia duzia.

"Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas
Cilindrada: 1998 cm3
Diâmetro x curso: 86 x 86 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Potência: 121 cv (gasolina) e 127,6 cv (álcool) a 5200 rpm
Torque: 18,3 mkgf (gasolina) e 19,6 mkgf (álcool) a 2400 rpm"

O motor da sportage não é ruim, o problema que acontece com ele é devido ao arrefecimento ineficiente, coisa simples de resolver, nunca tive esse problema, faço preventiva com frequencia, acabei de fechar meu motor pq entrou agua, estava tudo novo, era standard e não tinha nenhuma folga.
Não tenho foto do chassi, mas me diga de que ponto que vc quer que eu providencio.

[]s
(DU)

EDuarte, bom dia.

Sim esta é a ficha técnica do motor GM 2.0 Flex, segue a do Kia 2.0 16V:

RT-SOH 2.0 litros, gasolina, 4 cilindros em linha, duplo comando no cabeçote de 16 válvulas, injeção eletrônica sequencial.
1998 cm³
128 cv @ 5 300 rpm
17,5 kgfm @ 4 700 rpm
9,2:1
Consegui no site: http://www.envenenado.com.br/importados/kia/sportage.html

E do AP2.0MI:

2.0 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial

1985 cm³
114 cv a 5250 rpm
17.5 kgfm a 3000 rpm

Abraço

Fábio

Obs. Uma dúvida: o câmbio automático da Sportage é eletrônico ou é igual ao dos Opala?

EDuarte
10/03/2011, 12:24
Boa tarde Fabio
A unica informação do motor da sportage que não confere é que ao invés de RT-SOH é DOHC - FE3 produzido pela Mazda.

Tem um AP que gera 128Cv igual a sportage, não me lembro qual.
O interessante é colocar o AP 2.0 16V que gera 141 cv / 6.250 rpm e 17,8 kgfm / 4.500 rpm.
O cambio automático da sportage é eletrônico.

[]s
(DU)

fguerreiro
10/03/2011, 12:50
O AP16v é alemão e tem várias diferenças (além do comando de válvulas) em relação ao AP nacional.
Grato pelas informações!

Lucena04
10/03/2011, 13:40
Fora o problema de aquecimento até que o motor orginal a gasolina não é tão ruim assim. Aliás o problema de aquecimento geralmente é ligado a ventoinha ou a válvula termostática que passou da hora de substituir e não ao projeto do motor propriamente dito, pelo menos é o que eu tenho visto.
Trocar o motor original exige muitas adaptações quem for fazer isso tem que estar ciente disso e assumir o risco para não se frustrar depois. Não estou dizendo que não valha a pena, mas tem que saber bem o que se está fazendo.
Lulute, e o projeto de turbinar o motor? Deu certo?
Abraços

fguerreiro
10/03/2011, 15:31
Lucena04, boa tarde.

Comecei a conversar sobre a troca de motor pelo seguinte, depois de ler muita coisa no fórum notei que muita gente coloca novos motores nas Rurais e nas F75, por exemplo, que acabam ficando bem mais caras que uma Sportage, que parecem ser bem melhores para o uso por serem mais modernas, notei também que é razoavelmente comum se colocar motores AP no Suzukis mais antigos, daí pensei será que não há casos bem sucedidos de repotencialização de Sportages?

Abraço

Henrique Petropolis
12/03/2011, 23:26
Pois bem ,continuando ,eu hoje tentei finalizar os testes com o motor recem chegado ,e apos inspeção visual vi que tudo estava correto ,como ponto da correia alimentação de combustivel e eletrica da bomba ,então eu criei um suporte de ferro para colocar o motor de arranque no bloco e retirei a capa plastica do cabeçote para inspeção visual se realmente a bomba joga oleo para lubrificar o conjunto e ate pendurei uma lampada na cebolinha de de oleo para assegura que existe pressão e ser monitorada, e bem como a ligação direta na bateria das resistencia de aquecimento , depois de 1 minuto e meio tentei partir o motor ,mas nada de pegar ,e entaõ aliviei os canos dos bicos e constatei que ao ligar o motor estava sem pressão alguma vindo da bomba injetora,e entao resolvi pegar a bomba do motor batido que estava boa e coloquei inteira no motor e pude fazer um teste comparativo e notei que ao ligar o fio 12V da bomba na bateria se notava na hora a abertura da valvula eletrica desacoplando na bomba para passagem do combustivel ,o que ficou evidente que o defeito era da bomba que veio no motor que não apresentava tao barulho da valvula ,mas ai a bomba do outro motor ja se encontrava montado no novo motor ,pois bem ao ligar tudo de novo ,aquecimento da resistencia ,drenar ar do sistema etc.. a " nova " bomba jogou na hora , então resolvemos apertar as linhas de alta nos bicos e tentamos de novo fazer o motor pegar mas.... começou a fumaçar cinza fingindo que quase pega ,mas não rolou nas 12 ou 13 tentativas e 3 baterias descarregadas !

Então partimos para trocar os bicos e colocar os bicos que funcionava no motor batido e com esta mesma bomba ,e ao retirar os bicos que vieram no "novo" motor observamos que os bicos estavam muito encharcados , então deduzimos que por estar parado á mais de 2 anos ele podem estar "mijando " e a colocação dos bicos do motor batido foram colocados então ,pois eles funcionavam perfeito ,tantos que mesmo estourado o motor pegava na primeira com 3 cilindros ,então vai ter que pegar neste motor ,a bateria esta aqui agora carregando ,para nesta quarta-feira efetuarmos outra tentativa e ver no que vai dar !!

Se alguem tiver alguma sugestão pode postar mpois qualquer dica e sempre bem vinda !!

obrigado e boa sorte!

Como ja havia relatado ,tive que comprar outro motor , o bloco do meu + eixo + biela não dava retifica ,então adquiri este motor

[/URL][URL="http://img849.imageshack.us/i/pict0200.jpg/"]http://img849.imageshack.us/img849/908/pict0200.jpg (http://img849.imageshack.us/img849/908/pict0200.jpg)

Agora ate fabriquei um suporte para colocar o motor de arranque acoplado ao motor sem precisar de ficar sobordinado á caixa de marcha veja como ficou

http://img714.imageshack.us/img714/577/pict0208f.jpg (http://img714.imageshack.us/i/pict0208f.jpg/)

So tem um problema , eu montei o sistema eletrico como aquecimento das velas ,ponto batendo correto ,bomba jogando nos bicos e ja foi drenado o ar ,mas nada faz o motor pegar ,ele ao virar no arranque começa a fumaçar cinza escuro em toda oficina e algumas vezes ele finge que vai pegar ,mas não firma e não pega ,ja 3 mecas olharam e disse que não tem nada de errado com o motor ,mas so não conseguem botar para pegar ,explica isso !!! coisa doida !! ja não sei mas o que faço !!!

Geisler®
13/03/2011, 02:35
Como ja havia relatado ,tive que comprar outro motor , o bloco do meu + eixo + biela não dava retifica ,então adquiri este motor

http://img849.imageshack.us/img849/908/pict0200.jpg (http://img849.imageshack.us/i/pict0200.jpg/)

Agora ate fabriquei um suporte para colocar o motor de arranque acoplado ao motor sem precisar de ficar sobordinado á caixa de marcha veja como ficou

http://img714.imageshack.us/img714/577/pict0208f.jpg (http://img714.imageshack.us/i/pict0208f.jpg/)

So tem um problema , eu montei o sistema eletrico como aquecimento das velas ,ponto batendo correto ,bomba jogando nos bicos e ja foi drenado o ar ,mas nada faz o motor pegar ,ele ao virar no arranque começa a fumaçar cinza escuro em toda oficina e algumas vezes ele finge que vai pegar ,mas não firma e não pega ,ja 3 mecas olharam e disse que não tem nada de errado com o motor ,mas so não conseguem botar para pegar ,explica isso !!! coisa doida !! ja não sei mas o que faço !!!

Henrique, vou dar um "chute" ok..:putz:
Você diz que o motor é novo, foi feito e tal, será que não montaram com pistões novos de altura diferente, fora do padrão, sei la? Explicaria porque o motor não pega, pistão muito baixo, não dando a compressão necessária pra dar partida no motor diesel.:pipoca:
Foi só um chute, espero que consiga por o danado pra funfar logo, e poste a solução por aqui pra matar a nossa curiosidade :concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
13/03/2011, 08:40
Vou dar um pitaco tbm...
Vc viu se as válvulas estão fechando, ou mediu a compressão?
Falo isso pq qdo montei meu motor ele não pegava nem a pau, percebi que as valvulas não fechavam completamente, esvaziei os tuchos e pegou na primeira.

[]s
(DU)

daniel--pires
13/03/2011, 13:45
quando retorna o cabeçote pra stander tem que mexer na bomba pra parar de castanhar alto?

Henrique Petropolis
13/03/2011, 16:29
Vou dar um pitaco tbm...
Vc viu se as válvulas estão fechando, ou mediu a compressão?
Falo isso pq qdo montei meu motor ele não pegava nem a pau, percebi que as valvulas não fechavam completamente, esvaziei os tuchos e pegou na primeira.

[]s
(DU)

Onde que se esvazia os tuchos ????? ,seria tirar as pastilhas que fica no cabeçote em que faz a abertura de valvula????

EDuarte
13/03/2011, 20:35
Putz...
Acho que falei besteira, não sei se os tuchos da diesel são hidráulicos, os mais entendidos poderão confirmar.
Mas se forem, tem que tirar o eixo do comando, tirar os tuchos e tirar o óleo que tem dentro.
Mesmo se não forem, confere a taxa de compressão, se estiver muito baixa não pega mesmo.

[]s
(DU)

DouglasMac
13/03/2011, 23:14
Pitacá pra ajudá!!

Tô na lista de medir a compressão.:pipoca:

Henrique Petropolis
27/03/2011, 15:25

http://img849.imageshack.us/img849/908/pict0200.jpg (http://img849.imageshack.us/i/pict0200.jpg/)

Poi muito bem ,como havia prometido fiquei de postar o andamento do conserto do motor ,e como havia relatado anteriormente o motor antigo estourou a camisa para galeria de agua e a retifica condenou o bloco e tambem o eixo virabrequim conforme segue as fotos ai em anexo ,e resolvi comprar um motor da besta 2.2 antiga que é PLUG and PLAY e motor veio para mim garantido que era muito "NOVO" e realmente acreditei ,ate que nas primeiras fotos da citação ele esta no MUNK sendo colocado em funcionamento como podem ver ( ou melhor tentando ) e por não funcionar de jeito nenhum ( ele finge que vai quase pegar ,mas não pega ) depoi de quase uma semana verificando ponto de correia na bomba ,injeção troca de bico ,bomba filtro etc e nada ,então resolvi perder uma junta e fazer uma inpeção no motor ,que por surpresa quase cai duro pra tras ,ao se retirar o cabeçote que realmente foi colocado um recondicionado e bom (a retifica fez os teste e comprovou ) mas o bloco ...... tinha uma folga tão grande dos pistoes para os lados que se conseguia enfiar uma folha de serra STARRET de serrar cano de um lado para outro o que comprova que o motor nunca ia atingir a taxa de comprenssao ideal e olha que foi inspecionado por uns 5 mecas ,e por isso que eu mesmo to fazendo e pagando no processo de desmontar e montar somente no conserto deste motor e para completar nas beirada das camisas tem uma saliencia tão grande nas 4 camisas que so encamisando de novo ,que no qual ja mandei fazer ,mas agora essa semana a retifica me pediu para arrumar outro eixo virabrequim ,pois do antigo bloco quebrado não passou e neste motor comprado tambem não ,pois ja estava com 0.75 e com a retifica do eixo so seria possivel se passa-se de 1mm e mais um pouco e qual não existe casquilho acima de 1mm ,entaõ vou ter que comprar outro eixo para fechar esse motor ,se alguem tiver um eixo que der para retificar eu compro ,fazer contatos via MP e obrigado !!!

http://img689.imageshack.us/img689/1624/bolcomotorcima.jpg (http://img689.imageshack.us/i/bolcomotorcima.jpg/)

http://img841.imageshack.us/img841/8734/blocomotorcimaquebrado.jpg (http://img841.imageshack.us/i/blocomotorcimaquebrado.jpg/)

http://img560.imageshack.us/img560/8467/blocomotorcimaquebrado2.jpg (http://img560.imageshack.us/i/blocomotorcimaquebrado2.jpg/)

http://img828.imageshack.us/img828/4126/eixovirabrequim.jpg (http://img828.imageshack.us/i/eixovirabrequim.jpg/)

http://img857.imageshack.us/img857/5097/eixovirabrequimextremid.jpg (http://img857.imageshack.us/i/eixovirabrequimextremid.jpg/)

http://img340.imageshack.us/img340/6408/blocodecosta.jpg (http://img340.imageshack.us/i/blocodecosta.jpg/)

fguerreiro
27/03/2011, 15:50
Já pensou em devolver este motor e pegar seu $$ de volta?
Abraço

DouglasMac
27/03/2011, 20:36
Acho que Eu e Eduarte acertamos, taxa de compressão.:parede:

Prezado, vou te dizer...esse motor 2.2 de Besta cê vai ficar no zero a zero... mas com tantos pepinos! Devolve!!

Eixo, liga a qui em BH na retífica Monteiro, fala com o César (31) 3311-1016.

LAMA!!:concordo:

Henrique Petropolis
28/03/2011, 01:14
Já pensou em devolver este motor e pegar seu $$ de volta?
Abraço

Uai , o motor antigo é esse ai com a camisa estourada para dentro da galeria de agua bem como o eixo , o suposto "Novo" motor é que esta no MUNK ,que veio com o cabeçote recondicionado novinho e passou nos testes de altura e vedação das valvulas e importante mais ainda ele não tem trincas , e o bloco vai ter que encamisar ,mas ruim aqui e ruim comprando outro ,haja visto que a retifica me disse que mais de 90% desses motor funcionando por ai são bomba relogio e como consegui um desconto e vai me custar o motor 3.000,00 para eu assumir o conserto ,e devolver sei que vai virar novela e justiça e policia não resolve nada neste pais , então ja que to no ferro ,vou arrumar todo esse motor para ficar 100% direito por que eu é quem esta fazendo e paciencia ,muita paciencia !!

Henrique Petropolis
28/03/2011, 01:20
Acho que Eu e Eduarte acertamos, taxa de compressão.:parede:

Prezado, vou te dizer...esse motor 2.2 de Besta cê vai ficar no zero a zero... mas com tantos pepinos! Devolve!!

Eixo, liga a qui em BH na retífica Monteiro, fala com o César (31) 3311-1016.

LAMA!!:concordo:

Ok ,valeu a dica ai ,amanha mesmo vou ligar para ver o que consigo ,muito obrigado !!!

Chico Almeida
30/03/2011, 16:42
Boa tarde, pessoal.

Há muito tempo não olhava o carro por baixo e, quando fui trocar o óleo, vi o diferencial traseiro e motor meio sujos de óleo seco, na garagem não tem vestígios. Qual o lugar mais propício a vazamento, tanto no motor quanto no diferencial? Vou pôr meu carro à venda (novamente!!!) e gostaria de acertar estes detalhes.

Abração a todos,

eduardo abbade
19/04/2011, 01:43
tenho sportage 98 2.0 mrdi 4x4 alguns dias percebi diferença na embreagem hora o pedal ficava baixo demais dificultando o engate das marchas hora ficava normal. ja verifiquei nivel de fluido que esta normal:parede::putz:

comenale
19/04/2011, 08:13
tenho sportage 98 2.0 mrdi 4x4 alguns dias percebi diferença na embreagem hora o pedal ficava baixo demais dificultando o engate das marchas hora ficava normal. ja verifiquei nivel de fluido que esta normal:parede::putz:
Eduardo,
Verifique o cilindro auxiliar da embreagem que fica localizado ao lado da caixa de câmbio.
Normalmente esse cilindro apresenta irregularidade de funcionamento depois que a viatura aquece.

Djalma colombo
19/04/2011, 10:36
Verifique se não há vazamentos no sistema, a minha não apareceia até que pedi a um colega bombear a embreagem, dai descobri um vazamento no flexivel do cilindro auxiliar ao lado da caixa!

eduardo abbade
19/04/2011, 23:38
Eduardo,
Verifique o cilindro auxiliar da embreagem que fica localizado ao lado da caixa de câmbio.
Normalmente esse cilindro apresenta irregularidade de funcionamento depois que a viatura aquece.
Comenale,
Agradecido pela dica, irei verificar o cilindro auxiliar nesta semana. Logo lhe enviarei a resposta.

DouglasMac
21/04/2011, 01:06
Ok ,valeu a dica ai ,amanha mesmo vou ligar para ver o que consigo ,muito obrigado !!!

Resolveu seus "pepinos"? Achou o eixo? Dá notícias sô!. :pensativo:

eduardo abbade
21/04/2011, 01:36
embreagem baixa.
valeu pela dica, irei verificar todo o sistema dando uma geral a viatura merece nunca me deixou na mão logo enviarei resposta.

Henrique Petropolis
24/04/2011, 12:34
Comenale,
Agradecido pela dica, irei verificar o cilindro auxiliar nesta semana. Logo lhe enviarei a resposta.

Rapaz ,eu te agradeço mesmo ,pois liguei la e confirmei tambem com alguns contatos que la me passou ,mas ja não tem essa peça para esse carro disponivel ja algum tempo e no Rio achei para retificar ,mas fiquei amprenssivo de pagar 500,00 no virabrequim e depois a retifica devolver por não passar ,ate que eu achei um anuncio no ML e a empresa dessa pessoa só faz recuperação de virabrequim com tratamento de endurecimento do material depositado e entrega STANDER e me cobrou 550,00 garantido e com garantia e somente chegar e montar e fechei com ele e estarei dspachando nesta segunda feira e ate que enfim !!!

http://img820.imageshack.us/img820/1319/virabrequim.jpg (http://img820.imageshack.us/i/virabrequim.jpg/)

ebilla
24/04/2011, 21:09
Olá pessoal! Minha Sportage TD 2001 apareceu com um vazamento de óleo onde encaixa o tubo da vareta no bloco do motor. Alguem tem idéia de como sanar este tipo de problema? Aguardo sugestões, obrigado.

Henrique Petropolis
25/04/2011, 22:39
Não lembro como e feita o acoplamento do tubo da vareta de oleo ,mas acho que tem um retentor ,que se for dificiu para achar ,eu limparia bem o local com o THINNER e colocaria Silicone Industrial branco proprio para trabalhar em oleo e respeitaria o tempo de secagem 24 horas , infalível !!!

jotaunior
26/04/2011, 09:28
Bom dia pessoal, a minha SPT fica fazendo um barulho TREEEEEEEEEEEETREEEEEEEEEEEE.... (+-assim) mas quando piso na embreagem ele para... Levei em um mecanico ele disse que era normal das SPT, nao contente com a resposta levei em outro, esse ja disse que esse barulho nao é normal... ...porem ele tem que baixar a caixa da cambio (R$350,00 só para tirar a caixa e ver o possivel problema) para ver oque pode estar ocasionando esse barulho chato...
Alguem aqui do forum ja teve esse problema? sera que minha caixa ta indo pro saco? ou é normal mesmo?

Abraços.

EDuarte
26/04/2011, 10:01
Jota
Esse barulho provavelmente é o disco de embreagem ou plato, a minha tbm faz barulho e é nova.
Não tem necessidade de se preocupar com isso agora, qdo comecar a ficar dificil de engatar as marchas ou a embreagem ficar muito dura vc manda baixar o cambio pra ver.

[]s
(DU)

jotaunior
26/04/2011, 10:43
Jota
Esse barulho provavelmente é o disco de embreagem ou plato, a minha tbm faz barulho e é nova.
Não tem necessidade de se preocupar com isso agora, qdo comecar a ficar dificil de engatar as marchas ou a embreagem ficar muito dura vc manda baixar o cambio pra ver.

[]s
(DU)

Valeu amigo, muito obrigado pela dica!!!

ebilla
26/04/2011, 21:47
Henrique, agradeço a dica e vou tentar esta opção, pois em conversa com um mecanico ele comentou que este tubo, na maioria dos veículos, é encaixado sob pressão (estriado) e conforme a situação não convem mexer no que está quieto, o risco de quebrar é grande e depois de quebrado só desmontando o motor. A sugestão dele foi a mesma, porem com silicone preto utilizado para fechar motores.

Não lembro como e feita o acoplamento do tubo da vareta de oleo ,mas acho que tem um retentor ,que se for dificiu para achar ,eu limparia bem o local com o THINNER e colocaria Silicone Industrial branco proprio para trabalhar em oleo e respeitaria o tempo de secagem 24 horas , infalível !!!

ebilla
26/04/2011, 21:53
A minha também faz esse barulho. As vezes na primeira partida com o motor frio e depois de pisar na embreagem algumas vezes para, e algumas vezes até mesmo com o motor quente. Pelo visto é comum no veículo. O manual do veículo recomenda dar a partida somente com o pedal da embreagem acionado. Nem sempre eu faço. Pode ser uma das causas.

Bom dia pessoal, a minha SPT fica fazendo um barulho TREEEEEEEEEEEETREEEEEEEEEEEE.... (+-assim) mas quando piso na embreagem ele para... Levei em um mecanico ele disse que era normal das SPT, nao contente com a resposta levei em outro, esse ja disse que esse barulho nao é normal... ...porem ele tem que baixar a caixa da cambio (R$350,00 só para tirar a caixa e ver o possivel problema) para ver oque pode estar ocasionando esse barulho chato...
Alguem aqui do forum ja teve esse problema? sera que minha caixa ta indo pro saco? ou é normal mesmo?

Abraços.

jotaunior
27/04/2011, 08:21
A minha também faz esse barulho. As vezes na primeira partida com o motor frio e depois de pisar na embreagem algumas vezes para, e algumas vezes até mesmo com o motor quente. Pelo visto é comum no veículo. O manual do veículo recomenda dar a partida somente com o pedal da embreagem acionado. Nem sempre eu faço. Pode ser uma das causas.

Poisé, quando a minha SPT esta bem fria( Tipo mais de um dia parada sem ligar) ela nao faz o barulho, mas quando esquenta começa o trereeree...

comenale
27/04/2011, 08:35

Abraços.

Jotaunior,
A minha tem pouco tempo que foi trocado o kit completo da embreagem e depois de atinge a temperatura normal do motor, o barulho aparece. Antes de fazer a troca, também, fazia o mesmo barulho.:parede:

jotaunior
27/04/2011, 09:32
Jotaunior,
A minha tem pouco tempo que foi trocado o kit completo da embreagem e depois de atinge a temperatura normal do motor, o barulho aparece. Antes de fazer a troca, também, fazia o mesmo barulho.:parede:

Putz, eh acho q solucao vai ser baixar a caixa mesmo para ver qual o problema....
Valeu

ebilla
28/04/2011, 13:01
Acho que não vale a pena se sua embreagem estiver boa!!! Esse barulho parece vir do rolamento, e o incomodo acontece em algumas vezes e por alguns intantes até pressionar a embreagem, somente quando o veículo está parado! Pelo menos na minha é assim. Caso esteja fazendo direto, ai sim é um caso a pensar.

Putz, eh acho q solucao vai ser baixar a caixa mesmo para ver qual o problema....
Valeu

comenale
28/04/2011, 13:25
Acho que não vale a pena se sua embreagem estiver boa!!! Esse barulho parece vir do rolamento, e o incomodo acontece em algumas vezes e por alguns intantes até pressionar a embreagem, somente quando o veículo está parado! Pelo menos na minha é assim. Caso esteja fazendo direto, ai sim é um caso a pensar.

Concordo. Acho que não vale a despesa para um problema que aparentemente só incomoda pelo abrulho do rolamento.

EDuarte
28/04/2011, 13:30
Concordo com o ebilla, não compensa se a embreagem estiver boa.
Mas o barulho não é no rolamento, se fosse o barulho apareceria qdo pisasse na embreagem, pois sem pisar na embreagem o rolamento fica parado.

[]s
(DU)

jotaunior
29/04/2011, 10:53
Bem, como fiz um trampos de informatica para o mecanico que tbm é meu amigo, ele nao cobrou a mao de obra para baixar a caixa, ao baixar vimos que haviam 3 rolamentos estourados e o plator estava comprometido, aproveitei e ja vou trocar o kit de embreagem todo.
Uma coisa q o mecanico da kia falou para o meu amigo, é que muitos colocam a embreagem da SPT 2.2 e isso tbm ocasiona barulhos estranhos...

Muito obrigado a todos pela dicas, vou ver se bato fotos dos rolamentos que foram trocados e posto aqui.

Abraços.,

EDuarte
29/04/2011, 13:48
Tres rolamentos?
Na embreagem só vai um!!!
A não ser que tenha estourado o da embreagem, o de apoio do eixo piloto que vai no virabrequim e o do eixo piloto, mas aí é muita zica...

[]s
(DU)

ebilla
30/04/2011, 14:14
Acho que também tem algo de errado. Se for assim todos que estão com esse barulho estão fuuuu.... Acredito que um possa estar em péssimas condições, que já foi feito para trocar mesmo, e os outros com desgastes pelo tempo de uso e km, agora todos....A não ser que o antigo proprietário derreteu até o cambio.....Bom, aproveitando a mão de obra, tempo e valor gasto é aconselhável trocar, dependendo do que se trata é lógico. Vai mexer no que está quieto....prepare o bolso...

Tres rolamentos?
Na embreagem só vai um!!!
A não ser que tenha estourado o da embreagem, o de apoio do eixo piloto que vai no virabrequim e o do eixo piloto, mas aí é muita zica...

[]s
(DU)

Pescador4x4
30/04/2011, 18:36
Jotaunior,

Esse barulho é um saco mesmo, na minha só abri quando começou a patinar, troquei o kit, marca "valeu", o barulho diminuiu mas não acabou, dizem que é folga nas molas do disco de embreagem...

eduardo abbade
30/04/2011, 20:13
comenale boa noite !

troquei o cilindro auxiliar a viatura ficou excelente muito obrigado pela dica .

jotaunior
02/05/2011, 09:30
Esta sendo trocado o rolamento da embreagem o do e dois do eixo piloto, um que fica na caixa e outro na ponta do eixo.
Outra coisa e vimos foi que a embreagem era diferente da que eu comprei
. 289830
Esq. era a que estava na viatura a da dir foi a que eu comprei na KIA e pelo que foi dito na KIA é original.

Agora falta acha o rolamento 6306AD que é o doi eixo piloto, mas ta f#d@ achar aqui na regiao ninguem tem, alguem ta trocou esse rolamento? sabe se tem algum que sirva? ou onde posso encontrar?

Abraços,
Jota.

EDuarte
02/05/2011, 09:47
Procure em casas de rolamentos, com o codigo na mão fica mais facil, os rolamentos são padrão iso (universal).

[]s
(DU)

jotaunior
02/05/2011, 15:16
Ja procurei em todas as lojas de rolamentos aqui da regiao, o meu mecanico ja pediu o rolamento na KIA mas a previsao deles é de 15dias...

Leandro-MacaúbaPaisagismo
03/05/2011, 13:23
Esse barulho é um saco mesmo, na minha só abri quando começou a patinar, troquei o kit, marca "valeu", o barulho diminuiu mas não acabou, dizem que é folga nas molas do disco de embreagem...

Olha a minha também faz essa barulho e já ate me acostumei, podem relaxar que é normal, pois quando comprei a minha eu ficava muito irritado com o tal barulho, uns 20 dias depois que a comprei levei na Kia, onde havia comprado a viatura, e perguntei pro mecanico chefe da Kia e ele me disse que era normal das SPT, fiquei bolado achando que era "caô" dele, pois eu tinha acabado de comprar a viatura lá, não satisfeito com a resposta dele comprei o kit novo e ele mesmo instalou...resultado....continuou o tal barulho, menor mais continuou...rsrrrr. Hoje esse mecanico, depois de 13 anos de chefia na Kia abriu oficina propria e eu só levo meu carro lá, pois o cara me parece ser bem serio...hehehehe

Henrique Petropolis
04/05/2011, 00:53
Poi muito bem ,como havia prometido fiquei de postar o andamento do conserto do motor ,e como havia relatado anteriormente o motor antigo estourou a camisa para galeria de agua e a retifica condenou o bloco e tambem o eixo virabrequim conforme segue as fotos ai em anexo ,e resolvi comprar um motor da besta 2.2 antiga que é PLUG and PLAY e motor veio para mim garantido que era muito "NOVO" e realmente acreditei ,ate que nas primeiras fotos da citação ele esta no MUNK sendo colocado em funcionamento como podem ver ( ou melhor tentando ) e por não funcionar de jeito nenhum ( ele finge que vai quase pegar ,mas não pega ) depoi de quase uma semana verificando ponto de correia na bomba ,injeção troca de bico ,bomba filtro etc e nada ,então resolvi perder uma junta e fazer uma inpeção no motor ,que por surpresa quase cai duro pra tras ,ao se retirar o cabeçote que realmente foi colocado um recondicionado e bom (a retifica fez os teste e comprovou ) mas o bloco ...... tinha uma folga tão grande dos pistoes para os lados que se conseguia enfiar uma folha de serra STARRET de serrar cano de um lado para outro o que comprova que o motor nunca ia atingir a taxa de comprenssao ideal e olha que foi inspecionado por uns 5 mecas ,e por isso que eu mesmo to fazendo e pagando no processo de desmontar e montar somente no conserto deste motor e para completar nas beirada das camisas tem uma saliencia tão grande nas 4 camisas que so encamisando de novo ,que no qual ja mandei fazer ,mas agora essa semana a retifica me pediu para arrumar outro eixo virabrequim ,pois do antigo bloco quebrado não passou e neste motor comprado tambem não ,pois ja estava com 0.75 e com a retifica do eixo so seria possivel se passa-se de 1mm e mais um pouco e qual não existe casquilho acima de 1mm ,entaõ vou ter que comprar outro eixo para fechar esse motor ,se alguem tiver um eixo que der para retificar eu compro ,fazer contatos via MP e obrigado !!!

http://img689.imageshack.us/img689/1624/bolcomotorcima.jpg (http://img689.imageshack.us/i/bolcomotorcima.jpg/)

http://img841.imageshack.us/img841/8734/blocomotorcimaquebrado.jpg (http://img841.imageshack.us/i/blocomotorcimaquebrado.jpg/)

http://img560.imageshack.us/img560/8467/blocomotorcimaquebrado2.jpg (http://img560.imageshack.us/i/blocomotorcimaquebrado2.jpg/)

http://img828.imageshack.us/img828/4126/eixovirabrequim.jpg (http://img828.imageshack.us/i/eixovirabrequim.jpg/)

http://img857.imageshack.us/img857/5097/eixovirabrequimextremid.jpg (http://img857.imageshack.us/i/eixovirabrequimextremid.jpg/)

http://img340.imageshack.us/img340/6408/blocodecosta.jpg (http://img340.imageshack.us/i/blocodecosta.jpg/)

Como havia prometido estou postando o andamento do conserto do motor ,depois de muito futucar na WEB eu achei alguem em uma empresa que realmente fez o que eu precisava ,recuperar o eixo virabrequim ,pois tanto do primeiro motor e quanto do segundo motor comprado ,os 2 eixos foram recusados pela retifica ,então mandei fazer esse serviço e ficou assim

http://img36.imageshack.us/img36/9505/pict0104k.jpg

http://img840.imageshack.us/img840/1854/pict0105z.jpg

E o preço ???? 550,00 contra 1.500,00 de uma nova !!!

eduardo abbade
05/05/2011, 17:00
boa tarde ! Amigos do forum comprei jogo de cabo de velas da sportage 98 mrdi veio 2 cabos na caixa e a primeira vez que estou trocando os cabos e isso mesmo.

EDuarte
06/05/2011, 06:42
É isso mesmo, as outras duas velas as bobinas vão encima delas.

[]s
(DU)

Fmsz
07/05/2011, 17:47
Olá boa tarde a todos ! Me chamo Fred e sou de BH.
Estou paquerando uma SPORTAGE 2.0 DLX GRAND 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL 1999/2000, já um bom tempo, na verdade não sou praticante do fora de estrada nem nunca fiz trilha na minha vida rsss .... Vi o carro na rua de BH e gostei pra caramba do modelo, rsss ....
Na verdade o uso do carrinho é pra cidade mesmo, estrada de terra so no sitio, e mesmo assim nada que qual quer fitinho uno não encare rsss... E pra falar verdade eu não entendo patavina nenhuma de carro rsss ...
O problema é que com todo mundo que comento que to doido pra pegar este carro, me tira de cabeça, falando que não acha peça que o consumo é alto e que não vale a pena que o valor de revenda e baixo e tal.
A pergunta que não quer calar é vocês que já são proprietários deste modelo estão satisfeitos com seu carro? E a questão do consumo de combustível é este vilão que todos falam? Afinal eu pego estrada direto e ando muito em centros urbanos como BH por exemplo, viajo direto pro MS então pego muito trecho longo com mais de 900km. Me falaram que colocar o kit gas seria uma boa aopcao para questão de consumo alguém usa em seu carro? Andei olhando na KIA valor de manutenção e achei meio salgado a revisão dos 80.000 que é o que esta marcando de km no carro fica em torno de R$ 2000. Não conheço oficinas que oferecem serviço de revisão e venda de peças deste carro em BH.
Vocês aconselham a compra deste carro? Gostaria da dica de vocês!
Um grande abraço a todos!

cegandrade
11/05/2011, 09:15
O carro é muito bom. Estou com a minha a quase um ano e ainda tem algumas coisas que quero fazer mais a grana esta curta.
Estive na Kia a 2 meses e a revisao dela que esta com 145mil km ficava em R$500,00. Mais fiz em um mecanico de confiança e ficou metade do valor.

eduardo abbade
16/05/2011, 23:18
Eduarte ,:palmas:valeu campeão! me ajudou pra caramba um forte abraço.

eduardo abbade
16/05/2011, 23:36
boa noite a todos do forum ! Bem estou com problemas com a minha viatura de bico injetores ao desmontar o sistema para limpeza fizemos o teste na ultrasom um bico estava travado conseguimos destravar com corrente direta de 12vts ,e botamos para limpeza, mas sinto que não esta 100% , sendo que dois são de cor laranja e dois de cor verde existe diferença é alguma marcação de cilindro 1º e 2º de uma cor e 3º e 4º de outra cor se tiver algum tipo de ordem a seguir por gentileza me passem para conferir a montagem . saúde e paz para todos!!!!!

EDuarte
17/05/2011, 09:09
A unica diferença entre eles é a posição da mangueira de reaproveitamento de gases, os laranjas são dos cilindros 1 e 2 e os verdes 3 e 4, se inverter essa ordem não conseguirá conectar essas mangueiras.

[]s
(DU)

jlferreira
19/05/2011, 08:19
Bom dia a todos.
Acabei de me registrar...
Quero primeiramente congratular a todos pelo ótimo forum.
O forum é de conteúdo e qualidade insuperáveis; pude tirar muitas dúvidas nos posts deixados.
Nunca tive um 4x4.
Tive caminhonetes (D10 e D20), e uma eco, que vendí a 2 anos.
Tô precisando de um carro pra andar na cidade e ir pro sítio semanalmente (pego uns 10 km de terra; na época da chuva tem muito barro).
Hoje tenho um peugeot 207 que não gosta de terra.
Ví um anuncio de uma SPT 2001 aqui em SJRP, fiquei curioso e saí procurando informações. Foi aí que achei esse site.
Fiquei empolgadão em comprá-la... Até conhece-la.
Fui ontem ver a bichinha... Dei uma volta e gostaria da opnião de vocês sobre as condições dela.
Olha só...
Andando nela, percebi que faz muito barulho quando passa em lugares com o asfalto danificado (onde fazem aquele serviço porco - colocam tapa buraco - e fica pior do que estava). Dá a impressão que são os vidros, ou as portas, que batem muito. Os vidros de traz não funcionam, disse o dono que já mandou arrumar, mas queimou um relê, e que me daria funcionando. Os da frente dão a impressão que estão soltos. Quando pego neles, eles mexem, porém, estão funcionando.
Antes de ligar verifiquei o nível do óleo. estava ok. Água também.
Ao ligar, fria, saiu um pequeno tufo de fumaça escura (marrom, não chega a ser preta). Na marcha lenta não consegui ver fumaça.
Fui dar uma volta e percebi que fumaçava bastante, quando passei dos 2.500, 3.000 giros, dava pra sentir o cheiro de fumaça (diesel queimado) dentro do carro.
Dei uma volta meio grande, o motor aqueceu (o ponteiro ficou um pouco abaixo do meio), parei. Percebi que na lenta continua sem fumaçar, mas quando acelerava, saia muita fumaça marrom escura.
Quando voltei com ela à casa do proprietário, fiz o teste da vareta do óleo. Saia fumaça (pouca) e expirrava óleo (sujou bastante meu dedo com poucos segundos à frente do orifício).
Tirei também a mangueira do reservatório auxiliar do radiador. Não coloquei no copo com água... mas colocando o dedo na frente, não deu pra sentir pressão (sei que ficou porco meu teste).
Tirando a tampa do radiado (quente ou fria), não joga água pra fora.
O dono tá pedindo meio caro. Tá querendo 28.500.
Ela tá com 180.000.
Vocês acham que esses resultados são consequencia de motor pifando?
E a barulheira dentro, normal?

Já agradeço pela resposta e parabenizo a todos pela iniciativa.

Abraços...

Robinho da Jaguatirica
19/05/2011, 09:14
Oi jlferreira,

Seja muito bem vindo ao forum!
Olha outra.
Pena que estamos muito longe, vendo a minha por este valor, motor novo, tudo funcionano perfeitamente, carro fininho, só tem uma metralhadora atrás, o step bate um absurdo, mas nada que um calço novo não resolva (falta de vergonha mesmo).
Da próxima vez leve a garrafinha d´água, este teste é com a viatura quente.
os pingos de óleo saindo pela vareta são normais, alguma fumaça sai também, mas muito pouca, o problema mesmo é quando sai muita fumaça, pela vareta e pela tampa de óleo, aí tá escapando pressõ pro cárter, outro sintoma de pressão é a turbina melada, sai fora a francesa.

Boa lama!

Robinho

jlferreira
19/05/2011, 09:32
Robinho.
Valeu pela resposta.
Vou continuar procurando...
Sem pressa. Se aparecer alguma lindona eu encaro.

Abração.

Smokel
19/05/2011, 16:16
OI, boa tarde, acabei de me registrar.
Estou tendo problemas com o motor de partida que está sendo muito complicado achar
Precisava do porta escovas do motor de partida
Alguém poderia me ajudar a encontrar uma solução ou saiba algum lugar aonde tenha?
a minha Sportage é 95/95, 2.2 4X4 diesel
Obrigada

DouglasMac
19/05/2011, 20:26
OI, boa tarde, acabei de me registrar.
Estou tendo problemas com o motor de partida que está sendo muito complicado achar
Precisava do porta escovas do motor de partida
Alguém poderia me ajudar a encontrar uma solução ou saiba algum lugar aonde tenha?
a minha Sportage é 95/95, 2.2 4X4 diesel
Obrigada

Smokel, vai em loja de peças para Vans (Besta) e na concessionária.
Loja de distribuidores de material elétrico automotivo sempre tem, loja de recondicionados já prontos idem.
Olha esse:MOTOR ARRANQUE PARTIDA KIA BESTA 2.2 TODOS ( 9DENTES) - R$ 424.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180178999-motor-arranque-partida-kia-besta-22-todos-9dentes-_JM)
Caso não consiga, me informe que em BH tem e te envio por Correios.

eduardo abbade
31/05/2011, 23:45
EDuarte boa noite! muito obrigado pela sua resposta estou adquirindo bastante informações com ajuda de todos do forum um abraço valeu.
assunto bico ijectores.

joalves
20/06/2011, 10:58
bioranieri,

Tudo se resume a custo-benefício: por R$ 360,00 eu colocava a original mesmo sem pensar duas vezes. Na minha cidade a concessionária cobra mais de R$ 600,00 por uma ventoinha :parede: ! Ainda bem que existe internet e sedex!! :D

Nas experiências que tenho tido com adaptações, percebi que o valor gasto sempre ultrapassa o orçado, pois sempre tem alguma "coisinha" a mais que não se previu. Adaptações valem a pena quando o custo do original é exorbitante, este não há para vender no mercado ou a adaptação funciona muito melhor que o original.

No caso da ventoinha elétrica, por ser usada e adaptada, há muitos pontos fracos: a ventoinha pode pifar, defeito no sensor... Sem falar que a bateria seria muito mais utilizada, demandaria mais carga, reduzindo sua vida útil.

A ventoinha original pelo menos dá uma tranquilidade de uns 70.000Km e é um sistema mecânico muito simples, só dá defeito se o gel envelhecer.

Abraço.

original.

olhe vi esse post e pensei em algo q talvez ainda ninguem tenha pensado, lembro de os motores cht da Autolatina ter uma ventoinha com acoplamento eletrico (sem nessecidade de motor) trata-se de uma polia com dusa escovas q quando o sensor atinge a temperatura de acoplamento liga o positivo e a polia acopla (seria um sistema eletro-magnetico), não seria uma solução mais adequada sendo q se utilizaria a elice original e o sistema digamos mais proximo do original?

eduardo abbade
27/06/2011, 22:15
boa noite a todos do forum 4x4! estou com um problema na viatura esta semana apresentou um defeito na aceleração não passa de 2000 giros depois que atinge a temperatura ideal ,se passar de 2000 corta a aceleração até 1500.,dei uma verificada nas mangueiras para certificar de algum ressecamento,e alguma entrada de ar , tem algumas a trocar , a outra que encontrei a mangueira do suspiro que joga ar para o admissão estava completamente obstruida coloquei outra passou a jogar oleo para os bicos fazendo uma fumaça horrivel ,obstrui a mangueira novamente e parou de fazer fumaça de oleo ,será que e retentor de valvula,ou filtro do suspiro entupido.

Djalma colombo
28/06/2011, 15:33
Olha Eduardo eu tinha um civic que fazia igual, o problema era o sensor de giro do motor, depois que atingia uma determinada temperatura chegava até a apagar! Com relação a mangueira aí ja levanta a suspeita de fuga de pressão do motor, por isso não sobe o giro.

eduardo abbade
29/06/2011, 19:43
Olha Eduardo eu tinha um civic que fazia igual, o problema era o sensor de giro do motor, depois que atingia uma determinada temperatura chegava até a apagar! Com relação a mangueira aí ja levanta a suspeita de fuga de pressão do motor, por isso não sobe o giro.

Djalma Colombo boa noite! Ja troquei o sensor de rotação comprei na autorizada na barra da tijuca, estou mais preocupado com oleo que esta saindo pela mangueira do suspiro :idea:

Djalma colombo
29/06/2011, 21:21
Olha Eduardo melhor verificar o sistema de circulação do óleo, é bom procurar um bom mecânico. Boa sorte, precisando tamos aí!

DouglasMac
30/06/2011, 18:52
Tire a tampa de óleo (colocar óleo) com o motor ligado e veja se joga muito óleo para fora.
Outra: com o motor ligado tire a vareta de verificar o nível de óleo e também observe se espirra óleo.
Caso ocorra isso, motor jogando compressão para o Carter, muitas vezes somente a troca de anéis de segmento resolve.

eduardo abbade
30/06/2011, 22:00
djalma colombo muito obrigado pela dica ,aqui em são gonçalo rj esta dificil de acha um bom mecanico quem tiver alguma indicação por favor podem me passar que irei ficar muito grato. um abraço para todos do forum.

eduardo abbade
01/07/2011, 19:43
Tire a tampa de óleo (colocar óleo) com o motor ligado e veja se joga muito óleo para fora.
Outra: com o motor ligado tire a vareta de verificar o nível de óleo e também observe se espirra óleo.
Caso ocorra isso, motor jogando compressão para o Carter, muitas vezes somente a troca de anéis de segmento resolve.

valeu douglas ! vou verificar depois envio a resposta certamente terei que arrumar um bom mecânico em são gonçalo rj ta dificil só tem trocador de peças nenhum que passe um diagnostico confiavel. Mas valeu muito obrigado pela dica,um abraço!

valdirsoares
04/07/2011, 15:54
Estou sempre dando uma olhada nos comentários dos colegas...proprietários de Sportages...no fundo gostaria de ter $$$suficiente para trocar motorização, câmbio e eixos da Sptg pelo equipamento de um troller...conservando o conforto e espaço interno da danada...mas como é só sonho...consegui uns arquivos de ajustes e manutenção e ai achei que compartilhar com outros interessados seria legal...se servir para alguém é missão cumprida.

DouglasMac
04/07/2011, 23:12
Prezado Valdir, seja muito bem vindo e que estas páginas o faça refletir...:chorandoderir:

Olha só, do SPT voce esquece de caixa de marchas, eixos, T-Case, suspensão, freios e etc.
Motor, se eu pudesse teria um de Mercedes, mas para quem quer só economia, tô feliz de TDI 2.0.

Agora, se, e somente se, voce usar mecanica do Troller, a única coisa que salva é o motor.
O resto é dor de kbeça...uma revisão comun de Troller custa a bagatela de R$3.000.:putz:

Em 6 anos e 180.000 KM ainda não gastei isso no meu SPT. :cool:

Costa Junior
22/07/2011, 20:13
Boa noite, amigos.
Fiz omotor da minha sportagfe 2001 diesel tdi, encamisei coloquei aneis, pistaos etc.
Acontede que a viatura está baixando cerca de meio litro dagua do radiador, logo depois que completo o sistema e a´ssim permanece durante uns 8 dias, quando então, volta a baixar mais meio litro.
Tambem está queimando um pouco de oleo do motor.
1. Alguem ja viu baixar agua assim?

]2.Com relação ao oleo baixando, fui a concecionaria Kia na minha cidade e o chefe da oficina disse que era porque eu tinha reencamisado e sempre que se reencamisa esse motores, fica baixando óleo.Segundo o chefe da oficina, o certo é trocar o bloco, como eles fazem na concessionaria.Será verdade?
Alguem ja reencaamisou motor diesel?
Aguardo opiniões
costa junior

DouglasMac
23/07/2011, 01:15
Ô Costa, tava sumido!

Voce trocou valvula termostática, tampa do radiador e conferiu o acoplamento da helice do radiador? Esta usando aditivo correto?

Encamisar o cilindro é prática comun, se o serviço e as peças forem corretos não há porque baixar óleo. Retentores, anéis e uma boa retifica não deixam o óleo passar para a camara de combustão. Se está baixando óleo, mais a água sendo expulsa, penso em compressão passando para o carter.

E o mecanico que fez o serviço? O que fala? Começa pelo mais barato e vai tentando.

Os colegas daqui que completem ou corrijam...

Costa Junior
23/07/2011, 21:16
Ô Costa, tava sumido!

Voce trocou valvula termostática, tampa do radiador e conferiu o acoplamento da helice do radiador? Esta usando aditivo correto?

Encamisar o cilindro é prática comun, se o serviço e as peças forem corretos não há porque baixar óleo. Retentores, anéis e uma boa retifica não deixam o óleo passar para a camara de combustão. Se está baixando óleo, mais a água sendo expulsa, penso em compressão passando para o carter.

E o mecanico que fez o serviço? O que fala? Começa pelo mais barato e vai tentando.

Os colegas daqui que completem ou corrijam...

Oi, Douglas,
Tive doente, e tambem muito trabalho, andei sumido.
Comprei todas as peças na concessionaria, por isso, original.
O mecanico, não se nega a abrir o cabeçote pra rever como as coisas estão.
Acho que segunda feira, levo pra ele ver.
Fiquei apreensivo porque o chefe da oficina me afirmou que o bloco desse motor não serve pra reencamisar, tem que trocar tambem o bloco. Haja dinheiro.
Abraços
a todos
costa junior

jotaunior
05/09/2011, 20:36
Boa noite pessoal, alguém ja teve que trocar essa mangueira da turbina?
http://postfiles14.naver.net/data44/2009/5/1/237/108_hasm2993.jpg?type=w1

Nao estou achando ela aqui em Itajaí - SC, alguém já fez uma adaptação?

Abraços,

fferrari12
06/10/2011, 14:02
Amigos!
O cambio automatico de minha sportage 99 gasolina esta dando problemas;
É possivel trocar por um cambio manual? fica caro essa brincadeira?

abç

Angelo RJ
21/11/2011, 08:20
Pessoal,

Minha SPortage está vazando diesel no tal do "retorno" que fica perto das velas de aquecimento. Acho que são 4 "retornos" , e um deles está "cuspindo" diesel, que acaba caindo no chão.

Alguem sabe o que pode ser isso e como resolver ?

Valeu

Robinho da Jaguatirica
21/11/2011, 09:05
Costa Júnior,

Acredito mais em problema na junta do cabeçote, qualquer folguinha nela dá um desastre, alguma das camisas pode ter baixado, aí é caca na certa, de qualque forma acho que é fatal, terá que tirar o cabeçote e perceber o que é. Se fosse eu acompanharia esta bertura...

Forte abraço!

Robinho

Ps.: Já fez o teste da garrafa?

Angelo RJ
21/11/2011, 10:06
Nao fiz o teste nao .......

mas com certeza é problema na junta do cabeçote ???

Robinho da Jaguatirica
21/11/2011, 10:13
Angelo,

Minha resposta quanto ao cabeçote foi pro Costa Júnior...
O seu caso provavelmente seja a arruela ve dedação do retorno do bico injetor, coisa bem simples de resolver.

Forte abraço!

Robinho

Angelo RJ
21/11/2011, 10:17
Robinho , minha duvida com relação se é ou não problema no cabeçote é devido ao carro não estar aquecendo, está com funcionamento normal, sem baixar água e com o marcador de temperatura sempre no mesmo ponto (abaixo do meio). Mesmo assim pode ser problema no cabeçote ? Não poderia ser outra coisa ?

valeu

Angelo RJ
21/11/2011, 10:17
KKKKKKKKKKK ...putz,,que susto !!! Foi mal, apenas mostrou a minha ignorância mecânica !!

abs,

Robinho da Jaguatirica
21/11/2011, 10:19
KKKKKKKKKKK ...putz,,que susto !!! Foi mal, apenas mostrou a minha ignorância mecânica !!

abs,

Preocupa não Angelo, tem coisa que acontece....:chorandoderir:

Costa Junior
24/01/2012, 14:20
Bom dia, amigos.
Estou necessitando adquirir uma junta de cabeçote de amianto para sportage 2.0 turbo diesel tdi. Alguem conhece uma junta de amianto de otima qualidade.Qual a marca e quem vende?
Quem está usando ou usou junta de amianto?
agradeço quem ajudar nesta questão.
costa junior

Djalma colombo
25/01/2012, 10:58
Costa a maioria recomenda as junta da marca "AJUSA", dizem que são as melhore e mais caras, mas vale a pena!

Costa Junior
25/01/2012, 14:22
Costa a maioria recomenda as junta da marca "AJUSA", dizem que são as melhore e mais caras, mas vale a pena!
Djalma, antes de tudo, agradeço sua atenção.
Liguei na fabrica da ajusa, e me informaram lá que nao fabricam essa junta de AMIANTO. somente de aço.
Vc sabe de alguem que usa junta aJUSA? PODE ser que tenham me informado equivocado.
?já vi algumas pessoas recomendarem juntas de cabeçotes pra sportage no 4x4 brasil, inclusive o MAAT, que goza de excelente conceito como mecanico, nos forenses daqui. Será que existe uma junta de cabeçote de boa qualidade por aki?
costa junior

Robinho da Jaguatirica
25/01/2012, 14:30
Junta de amianto é igual enterro de anão, existe, mas ninguém nunca viu...

Costa Junior
27/01/2012, 14:05
Junta de amianto é igual enterro de anão, existe, mas ninguém nunca viu...
rsrsrsrsr Oi, Robinho.

valderifarias
28/02/2012, 12:34
Tenho uma Sportage 98 a gasolina e de uns tempos pra cá ela começou a dar uns corte parece que corta gasolina dos 2.000 rpms até 3.000 rpms e vi que o Anti-chama naquela parte que tem a molinha quebrou e a mola caiu será que esse é o problema?...

EDuarte
28/02/2012, 14:07
Tenho uma Sportage 98 a gasolina e de uns tempos pra cá ela começou a dar uns corte parece que corta gasolina dos 2.000 rpms até 3.000 rpms e vi que o Anti-chama naquela parte que tem a molinha quebrou e a mola caiu será que esse é o problema?...

Isso ja foi respondido pra vc em outro topico e ja foi dado dicas do que pode ser...

[]s
(DU)

Djalma colombo
28/02/2012, 22:16
Eduarte, a ausencia dessa valvula antichama pode provocar back fire, alem de oscilação na lenta?

EDuarte
28/02/2012, 22:46
Eduarte, a ausencia dessa valvula antichama pode provocar back fire, alem de oscilação na lenta?

Se a entrada de ar no coletor estiver aberta pode dar back fire sim, mas é pouco provavel, pois sem ela com entrada de ar aberta o motor fica acelerado.

[]s
(DU)

Djalma colombo
29/02/2012, 10:05
Valeu Edu, a minha ta sem e parece que tá comemorando gol da seleção em final de copa! kkkkkkkkkkk...vou providenciar uma nova!

cegandrade
29/02/2012, 13:12
Duvida: onde fica o anti-chamas?

Djalma colombo
29/02/2012, 19:19
Carlos, fica do lado esquerdo da tampa de valvulas, bem no meio!

L.Andrade
10/03/2012, 11:31
Pessoal preciso de informaçoes!!!como sabem fuço bastante no carro porem o motor e novidade pra mim!na primeira partida do dia da sptg escuto umas batidas pouca coisa de valvula porem ja vi em outras a mesma coisa inclusive do TPIDEALI (Tiago) isso e normal??? sera tuchos??? ou comando que gasta com facilidade???acima de 3000 RPMs faz um barulhinho tambem mas desde quando peguei viajei ate o DF mais de 12hs direto voltei foram mais de 2500kms rodados e nao baixou nem oleo nem agua e o barulho e o mesmo ja estou com um projeto de troca de motor vou rodar ate acabar esse e pretendo adaptar um 6cc de opala pois desse eu conheço e ja andei medindo ja o coloquei em um chevette e pela trena parece que da certo alguem ja viu uma SPTG 6cc???desde ja fico agradecido. LAMA

EDuarte
10/03/2012, 12:01
Isso é tucho vazio, bater tucho na primeira partida é relativamente normal, isso significa que eles estão esvaziando a longo prazo.
Não pode ficar batendo direto, por desencargo de consciência, meça a pressão do oleo.
Motor 6cilindros tenho quase certeza que não cabe (a não ser que vc faça cortes na lataria), ja foi colocado o de 4 cilindros de opala na sportage mas teve que tirar o radiador do A/C e não ficou muito bom não, sem contar que é um motor bem antigo e manutenção carinha... mas um excelente motor, principalmente por chegar no torque maximo em baixa rotação.

[]s
(DU)

L.Andrade
10/03/2012, 12:07
Isso é tucho vazio, bater tucho na primeira partida é relativamente normal, isso significa que eles estão esvaziando a longo prazo.
Não pode ficar batendo direto, por desencargo de consciência, meça a pressão do oleo.
Motor 6cilindros tenho quase certeza que não cabe (a não ser que vc faça cortes na lataria), ja foi colocado o de 4 cilindros de opala na sportage mas teve que tirar o radiador do A/C e não ficou muito bom não, sem contar que é um motor bem antigo e manutenção carinha... mas um excelente motor, principalmente por chegar no torque maximo em baixa rotação.

[]s
(DU)
Edu mais uma vez obrigado e em questao do oleo???estou usando o 25w61 meu carro esta com 116000kms ja veio com esse oleo vc me indicaria outro???sera que bate tucho pq o oleo mais grosso demora a subir???

EDuarte
10/03/2012, 12:29
Edu mais uma vez obrigado e em questao do oleo???estou usando o 25w61 meu carro esta com 116000kms ja veio com esse oleo vc me indicaria outro???sera que bate tucho pq o oleo mais grosso demora a subir???

Sem duvida esse óleo demora um pouquinho pra subir, mas se for coisa de 1 ou 2 segundos não precisa se preocupar, é irrelevante.
Esse óleo que vc esta usando é perfeito pra motores acima de 100.000 km, a lubrificação é mais eficiente, se vc colocar oleo mais fino (20w 50) o tucho vai encher mais rapido e "talvez" não bata na primeira partida, mas depois que esquentar vai afinar mais ainda, perder um poco da pressão e a lubrificação não será tão eficiente, eu tbm uso esse óleo...

[]s
(DU)

Djalma colombo
10/03/2012, 22:18
Edu, to achando que o disco de embreagem da minha ta sujo de óleo, é possivel? Se for tem como testar e fazer uma limpeza! Abraços!

EDuarte
11/03/2012, 09:26
Edu, to achando que o disco de embreagem da minha ta sujo de óleo, é possivel? Se for tem como testar e fazer uma limpeza! Abraços!

É possivel sim, mas extremamente dificil, muito raro isso acontecer, pra verificar/limpar só tirando ela fora.
Ela ta patinando?

[]s
(DU)

Djalma colombo
11/03/2012, 17:42
Edu, a impressão que tenho e exatamente essa, quando acelero o giro sobe mas não desenvolve, alivio e ela melhora, outra coisa e que tem um pequeno sinal de oleo na junçao da caixa com o motor!

Djalma colombo
11/03/2012, 17:49
Edu, a impressão que tenho e exatamente essa, quando acelero o giro sobe mas não desenvolve, alivio e ela melhora, outra coisa e que tem um pequeno sinal de oleo na junçao da caixa com o motor, coloquei na rampa e lavei com bomba de alta pressão, observei que tem uma especie de dreno pra não juntar agua naquele local onde fica o disco de embreagem, pois saiu bastante agua depois que passei a vap e ela melhorou do mesmo modo que ela fica depois que o motor ta bem aquecido!

EDuarte
11/03/2012, 17:54
Edu, a impressão que tenho e exatamente essa, quando acelero o giro sobe mas não desenvolve, alivio e ela melhora, outra coisa e que tem um pequeno sinal de oleo na junçao da caixa com o motor!

É bem mais provavel que a embreagem ja tenha chegado no fim, pra entrar óleo na embreagem é muito dificil, na junção do motor e do cambio não passa nada, nem agua, a não ser por baixo que é aberto, mas o oleo desce e não sobe né... até pq se fosse oleo, qdo ela patina vc sentiria um cheiro de oleo queimado. (mas é possivel)
De qquer forma tera que tirar o cambio fora pra ver se é oleo (não acredito) ou se ta gasta mesmo.

[]s
(DU)

L.Andrade
27/03/2012, 00:10
Pessoal minha embreagm baixou fiquei uns 10 minutos bombando ela voltou provavelmente entrou ar alguem sabe se da pra recuperar o atuador ou se alguem tiver um bom eu compro
obrigado

EDuarte
27/03/2012, 07:47
Pessoal minha embreagm baixou fiquei uns 10 minutos bombando ela voltou provavelmente entrou ar alguem sabe se da pra recuperar o atuador ou se alguem tiver um bom eu compro
obrigado

O cilindro de embreagem é facil de achar e não é tão caro.

[]s
(DU)

L.Andrade
27/03/2012, 14:21
O cilindro de embreagem é facil de achar e não é tão caro.

[]s
(DU)
Edu estou com um pulgueiro atraz da orelha fui obrigado a trabalhar com a vtra hoje rodei 96 kms e a embreagem nao baixou mais ficou estranho pq se tivesse ar ela ia dar problema direto e peguei um transito na marginal que acho que forcei ao extremo sera que o atuador foi pro saco ????

EDuarte
27/03/2012, 15:39
Edu estou com um pulgueiro atraz da orelha fui obrigado a trabalhar com a vtra hoje rodei 96 kms e a embreagem nao baixou mais ficou estranho pq se tivesse ar ela ia dar problema direto e peguei um transito na marginal que acho que forcei ao extremo sera que o atuador foi pro saco ????

Se sua viatura for 99 ou mais nova, provavelmente o cilindro mestre é de plastico, com o tempo ele desgasta e o proprio calor do cofre do motor deforma ele e qdo esfria volta ao normal, o ideal é o de ferro.

[]s
(DU)

L.Andrade
28/03/2012, 15:03
Se sua viatura for 99 ou mais nova, provavelmente o cilindro mestre é de plastico, com o tempo ele desgasta e o proprio calor do cofre do motor deforma ele e qdo esfria volta ao normal, o ideal é o de ferro.

[]s
(DU)
Edu a minha e a 97 nem entrei em baixo para olhar ainda sei que tem um post que fala como efetuar o teste do atuador mas nao estou encontrando
Valeu!!

EDuarte
28/03/2012, 16:41
Edu a minha e a 97 nem entrei em baixo para olhar ainda sei que tem um post que fala como efetuar o teste do atuador mas nao estou encontrando
Valeu!!

o cilindro mestre é em sima, o de baixo é o auxiliar...

[]s
(DU)

Djalma colombo
28/03/2012, 23:46
Edu, é muito dificil tirar o cambio fora pra verificar a embreagem, precisa alguma ferramenta especial?

EDuarte
29/03/2012, 08:37
Ferramenta especial não precisa, mas é trabalhoso pq o cambio é bem grande e pesado, em casa só da pra fazer se vc conseguir levantar o carro numa altura rasoavel e ter um macaco jacare.

[]s
(DU)

cegandrade
29/03/2012, 12:02
Nao sei confirmar se para verificar da para ser mais facil, mais para a troca, o pessoal da oficina tiveram que levantar o carro bem alto e soltaram as transmissoes e tiveram que descer a caixa para a troca, e o tamanho e peso dela atrapalham bastante.
Depois da troca fica uma seda.
Mais no meu caso foi feito a troca da embreagem e do auxiliar junto.

Djalma colombo
29/03/2012, 18:16
Valeu pelas dicas rapaziada, vou levar no meca pra resolver!

de assis saldanha
03/04/2012, 21:34
amigos sou novo por aqui comprei uma spt 97 aut e estou com problemas de redução de marcha.
ela anda normal e troca todas ai derepente reduz.

de assis saldanha
03/04/2012, 21:36
amigos sou novo por aqui comprei uma spt 97 aut e estou com problemas de redução de marcha.
o que posso fazer aqui na minha cidade não tenho mecanico que entenda de spt.

EDuarte
03/04/2012, 22:32
o que posso fazer aqui na minha cidade não tenho mecanico que entenda de spt.

Seja bem vindo...
Como comprou ela recentemente, comece trocando o oleo do cambio, se não resolver, tentaremos ajuda-lo novamente.

[]s
(DU)

Gleison BH
04/04/2012, 07:40
BOM DIA EDUARDO.Blz?minha embreagem ja esta dura ha algum tempo... E agora quando chego em casa esta dando um cheirode borracha queimada.Sera que pode ser os cilindros? Ou parto direto pra troca da embreagem,pois a vtr ja ta com 140 mil km?Como identifico se os cilindros estao bons ou ruins? Tenho como identificar isso visualmente?+obs.: desisti da SW4 2002 que estava procurando. Pensei melhor e nao quis andar com um carro de 50 mil reais sem seguro.acabei comprando um renault fluence e fiz seguro total de RS 1.300,se a dona patroa se acostumar com a sptge, nao vou vende-la. Se nao vender,quem sabe coloco os parachoques de aco, calcos e pneus...quem sabe...abc
Seja bem vindo...Como comprou ela recentemente, comece trocando o oleo do cambio, se não resolver, tentaremos ajuda-lo novamente.[]s(DU)

de assis saldanha
04/04/2012, 08:31
amigo ja troquei o oleo mas não resolveu.
como ja visto ela vai 6.5 litros e quando troquei so saiu 3 litros, o rapaz que trocou me falou que pra tirar todo o oleo tem que desmontar o cambio. O mais estranho e que quando ela reduz fumaceia preto e cheira oleo queimado.

EDuarte
04/04/2012, 09:14
BOM DIA EDUARDO.Blz?minha embreagem ja esta dura ha algum tempo... E agora quando chego em casa esta dando um cheirode borracha queimada.Sera que pode ser os cilindros? Ou parto direto pra troca da embreagem,pois a vtr ja ta com 140 mil km?Como identifico se os cilindros estao bons ou ruins? Tenho como identificar isso visualmente?+obs.: desisti da SW4 2002 que estava procurando. Pensei melhor e nao quis andar com um carro de 50 mil reais sem seguro.acabei comprando um renault fluence e fiz seguro total de RS 1.300,se a dona patroa se acostumar com a sptge, nao vou vende-la. Se nao vender,quem sabe coloco os parachoques de aco, calcos e pneus...quem sabe...abc

Seria interessante identificar esse cheiro, pq se for embreagem é sinal que ela esta patinando e o cheiro é igual de freio de caminhao em descida de serra.
Identificar visualmente, no caso do cilindro auxiliar tira o guarda pó e verifica se esta com vazamento, ja o cilindro mestre só desmontando.
Não sei se vc ja fez isso, mas troque o fluido de embreagem/freio e faça a sangria de todo o sistema, pode ser fluido velho ou ar no sistema.
Bem pensado, um carro desse valor sem seguro é complicado, aliás qquer valor sem seguro é complicado.
Ela acostuma sim, é facil se acostumar com conforto e robustez...rss

Ps. Parabens pela nova aquisição.

[]s
(DU)

EDuarte
04/04/2012, 09:26
amigo ja troquei o oleo mas não resolveu.
como ja visto ela vai 6.5 litros e quando troquei so saiu 3 litros, o rapaz que trocou me falou que pra tirar todo o oleo tem que desmontar o cambio. O mais estranho e que quando ela reduz fumaceia preto e cheira oleo queimado.

Infelizmente é isso mesmo, pra trocar todo o oleo só abrindo.
Nessa situação é normal a fumaça e o cheiro de oleo queimado, imagina vc a 70 km/h em 4ª marcha e derrepente ela reduz pra 3ª ou 2ª marcha, o giro do motor vai la em sima.
Tem um cabo de aço que vai da TBI até o cambio, verifique se ele não esta danificado/solto ou tente regula-lo, se isso não resolver provavelmente terá que procurar uma oficina de cambio automatico.
Ou se ainda estiver na garantia leve na loja onde comprou e manda eles resolverem.

[]s
(DU)

de assis saldanha
04/04/2012, 10:00
(DU)[/QUOTE]
no meu caso nao e de loja o carro.
e ela veio muito "zuada" com sensor de marcha lenta invertida com o sensor borboleta (os cabos) por isso ficava piscando hold no painel.
e mecanico aqui em Votorantim-sp não mexe em sportege por isso eu mesmo q mexo
o cabo que vc falou tem que esta bem esticado ou com um pouco de folga?

EDuarte
04/04/2012, 10:18
Esse cabo tem que ir regulando e testando até achar o ponto ideal.

[]s
(DU)

Gleison BH
04/04/2012, 10:23
Eduardo, o cheiro é mesmo de embreagem queimada. Ele fica mais forte quando preciso fazer controle para entrar na garagem.

Se ela estiver patinando está muito, mas muito pouco.

Minha dúvida é se problema nos cilindros ou ar no sistema pode fazer patinar.

outra coisa: Alguém aqui no site sabe o preço do kit de embreagem da sptge gasolina???????

seria interessante identificar esse cheiro, pq se for embreagem é sinal que ela esta patinando e o cheiro é igual de freio de caminhao em descida de serra.
Identificar visualmente, no caso do cilindro auxiliar tira o guarda pó e verifica se esta com vazamento, ja o cilindro mestre só desmontando.
Não sei se vc ja fez isso, mas troque o fluido de embreagem/freio e faça a sangria de todo o sistema, pode ser fluido velho ou ar no sistema.
Bem pensado, um carro desse valor sem seguro é complicado, aliás qquer valor sem seguro é complicado.
Ela acostuma sim, é facil se acostumar com conforto e robustez...rss

ps. Parabens pela nova aquisição.

[]s
(du)

EDuarte
04/04/2012, 10:43
Gleison, Se esta com cheiro é certeza que esta patinando.
Vai direto na embreagem, qdo é um dos cilindros ou ar no sistema a embreagem fica dura ou sem ação.
O kit da embreagem ta girando em torno de 380,00 aqui em sampa.

[]s
(DU)

Gleison BH
04/04/2012, 11:19
VALEU EDUARDO.

AS VEZES É ATÉ BOM QUE TENHO MAIS UM MOTIVO PARA FICAR COM ELA...

E JUNTANDO AS DUAS SPTGE QUE TIVE, SÃO 06 ANOS COM O CARRO E SEM MAIORES PROBLEMAS. SÓ MANUTENÇÃO PREVENTIVA E PEÇAS DE DESGASTE NATURAL (raiva só com os vidros elétricos...)

Gleison, Se esta com cheiro é certeza que esta patinando.
Vai direto na embreagem, qdo é um dos cilindros ou ar no sistema a embreagem fica dura ou sem ação.
O kit da embreagem ta girando em torno de 380,00 aqui em sampa.

[]s
(DU)

Djalma colombo
04/04/2012, 22:15
Embreagem trocada, disco valeo e plato da KIA, valor 180,00 remanufaturado, agora a Jabiraca tá andando bem! Semana que vem vou fazer um tete drive de 3 dias na serra da graciosa! (claro que vai ser coisa leve, nada de abusos, afinal o carro é de uso diário!)

Gleison BH
05/04/2012, 09:54
Embreagem trocada, disco valeo e plato da KIA, valor 180,00 remanufaturado, agora a Jabiraca tá andando bem! Semana que vem vou fazer um tete drive de 3 dias na serra da graciosa! (claro que vai ser coisa leve, nada de abusos, afinal o carro é de uso diário!)Qual valor total pagou na embreagem???? Aqui em bh ontem me pediram 480 reais num kit completo SACHS...

Djalma colombo
05/04/2012, 10:08
realmente, esse é o valor médio, eu comprei o disco da valeo na promoção por 120,00 mais o plato original kia remanufaturado por 60,00, material de ótima qualidade e com garantia de 3 meses! o rolamento tá perfeito e não precisou trocar. O carro tá com a embreagem suave e rendendo muito mais, se bobiar chega a empinar nas arrancadas! rsrs

Robinho da Jaguatirica
05/04/2012, 10:50
Qual valor total pagou na embreagem???? Aqui em bh ontem me pediram 480 reais num kit completo SACHS...

Seu Creissonnn,

Na civilização tem uma empresa que recondiciona, e faz tbm mais reforçadas, os jipeiros sempre compram lá pq duram mais que as originais, além de mais baratas.

inté

Robinho

de assis saldanha
05/04/2012, 21:28
pessoal gostaria se alguen puder colocar fotos da parte de conecxoes(motor 2.0 16v) de mangueiras do coletor de ar, e toda a parte por cima do motor, pois minha sprt ta toda "zuada" e andei vendo umas partes das mangueiras ja estão erradas por isso podem estar falhando.
desde ja obrigado , pois o mecanico da minha sou eu mesmo

de assis saldanha
11/04/2012, 15:18
pessoal gostaria se alguen puder colocar fotos da parte de conecxoes(motor 2.0 16v) de mangueiras do coletor de ar, e toda a parte por cima do motor, pois minha sprt ta toda "zuada" e andei vendo umas partes das mangueiras ja estão erradas por isso podem estar falhando.
desde ja obrigado , pois o mecanico da minha sou eu mesmo

desmontei a parte do coletor e os bicos tem uma entrada de vacuo que estava obstruida coloquei no lugar seguindo as fotos do topico sportage falhando so esta faltando colocar as mangueiras de cima do coletor no lugar pois as fotos so tinham embaixo do coletor.

Fabiano Klug
14/04/2012, 18:03
Uma pergunta a respeito dos motores a diesel, vendo que o motor a diesel tem no geral pouca potencia, e alguns percalsos basicos, alguem poderia me diser se o cofre do carro teria capacidade de receber um 2.8 MWM ou mesmo o 3.0 da Ranger, pergunto isso aqui pois não pesquisei a respeito daqui ainda estou querendo considerar a compra um carro deste tipo, de preferencia uma Grand, ja que minha ideia é ser o unico carro da familia.

André Fernandes
04/06/2012, 16:04
Olá pessoal sempre gostei do sportage, e a 40 dias comprei um gran sportage tdi 2001 marcando 112.00 kms rodados e já fiz tudo que li no site... triquei a discofan 350,00 troquei as mangueiras mandei limpar o radiador 150,00 coloquei aditivo 50% e 50% agua desmineralizada...90,00 e o carro continua jogando agua pra fora pelo reservatoria e ferve se andar por muito tempo... troquei até a termo valvula termo estatica. troquei a tampinha por uma de 0.9 bar original 90 conto, fiz oq tinha que ter feito e o carro continua perdendo agua... outro defeito é a luz de olho que não acende quando vira a chave sem ligar o carro.... alguem sabe onde fica o sensor do oleo? e ele joga bastante oleo pela vareta do oleo com o carro ligado.... alguem sabe oq pode ser? to adorando o carro por causa do conforto mais to quase despachanado ele e trocando por outro que n me der dor de cabeça... se alguem me der alguma luz eu agradeço pq quero continuar com carroo. outra pergunta!? até qual quilometragem esse carro costuma andar sem fazer retifica e sem ter que mexer em nada? meu antigo honda andou 135mil km sem praticamente nenhum defeito antes de vender e esse só ta me arrebentando... abraço

Robinho da Jaguatirica
04/06/2012, 16:09
Uma pergunta a respeito dos motores a diesel, vendo que o motor a diesel tem no geral pouca potencia, e alguns percalsos basicos, alguem poderia me diser se o cofre do carro teria capacidade de receber um 2.8 MWM ou mesmo o 3.0 da Ranger, pergunto isso aqui pois não pesquisei a respeito daqui ainda estou querendo considerar a compra um carro deste tipo, de preferencia uma Grand, ja que minha ideia é ser o unico carro da familia.

Fabiano Klug,

O 3.0 da Ranger eu garanto que não cabe, o cofre da ranger é do tamanho de um caminhão, já o 2.8 acredito que seja viável...

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

DouglasMac
04/06/2012, 18:19
Olá pessoal sempre gostei do sportage, e a 40 dias comprei um gran sportage tdi 2001 marcando 112.00 kms rodados e já fiz tudo que li no site... triquei a discofan 350,00 troquei as mangueiras mandei limpar o radiador 150,00 coloquei aditivo 50% e 50% agua desmineralizada...90,00 e o carro continua jogando agua pra fora pelo reservatoria e ferve se andar por muito tempo... troquei até a termo valvula termo estatica. troquei a tampinha por uma de 0.9 bar original 90 conto, fiz oq tinha que ter feito e o carro continua perdendo agua... outro defeito é a luz de olho que não acende quando vira a chave sem ligar o carro.... alguem sabe onde fica o sensor do oleo? e ele joga bastante oleo pela vareta do oleo com o carro ligado.... alguem sabe oq pode ser? to adorando o carro por causa do conforto mais to quase despachanado ele e trocando por outro que n me der dor de cabeça... se alguem me der alguma luz eu agradeço pq quero continuar com carroo. outra pergunta!? até qual quilometragem esse carro costuma andar sem fazer retifica e sem ter que mexer em nada? meu antigo honda andou 135mil km sem praticamente nenhum defeito antes de vender e esse só ta me arrebentando... abraço

André, ao que parece vai ter de mexer no motor. Parece jogando compressão para o Carter. O problema não é o carro, é a procedencia. 193.000Km rodados sem mexer em NADA eu tenho aqui na garagem.

Precisando, tamos aqui.

Wellington Fernando
10/06/2012, 22:34
Ola pessoal, sou novo no forum e novo com a maquina,comprei minha gran spt TDI 99, ai fiz uma revisão, óleo, filtros etc....da aquela fumaçada básica, mas tava boa, até sair com ela começa a cheirar óleo queimado no motor depois da troca, n tem vazamentos, pra fede assim, tirei as mangueiras do turbo e tem óleo na estrada da turbina, muito óleo e uma pequena folga no eixo dela, o inter-cooler tbm tem óleo, levei no mecânico da uma olhada e a turbina já era, pra sumir 2 litros de óleo em 250km, ela deu 2 disparadas no motor, tive de parar ela e desligar pq não parava de subir o giro, o mec disse que foi por causa do óleo em excesso na queima e pode comer a cabeça do pistão, o suspiro parece nosrmal não tem óleo escorrendo, apenas um pouco de vapor quando o motor ta quente, fica soprando, segunda vou levar la pra retificar o turbo, e resolver o problema, a final ta na garantia ainda, ha a turbina foi retificada n faz 1 mês na Lacombe aqui e Curitiba, alguem ja teve um problema parecido???? obrigado

Márcio_bv
24/06/2012, 20:20
Pessoal, sou novato no blog e na viatura. Comprei uma sportage 2001. Queria saber se vocês também fizeram um "jump" para ficar sempre ligada a ventoinha? Vcs colocam aditivos no diesel? tem alguma vantagem mesmo o diesel aditivado? bio diesel?

obrigado pelas dicas. sou do rio grande do sul e ando na rs 118. quem conhece sabe que é muito pior que qualquer lama....

abraço a todos,

DouglasMac
25/06/2012, 23:43
Bem vindo Wellington e Márcio!!
Wellington, pode ser a mangueira atrás do alternador solta (faz a lubrifacação) mas, parece que o turbo foi "prusacko" Só compensa por novo original, recon sempre dá pau!!
Márcio, ventuinha é nova e fim de papo, aditivo diesel só o da Molykote a cada 50.000KM. Quando foi projtado este motor não existia "aditivado"que a meu ver só tem cor diferente e bio é fraco.

Abraços!

André Fernandes
28/06/2012, 01:55
Pessoal como eu tinha dito possuo um sportage tbi 2001 longa... mandei abrir o motor e o diagnostico foi junta fudida por aquecimento... ai comprei uma junta do cabeçote nova em um revendedor de peças de carros da kia 220 reais (aquela com várias camadas de chapa) e retificar o cabeçote 300,00 reais a geral... comprei 4 velas aquecedores que as 4 foram pro saco... correia dentada 200,00 correia alternador 35,00 cada, entre outras coisas que já tinha trocado. ventoinha, valvula termoestatica... entre outras..

e mesmo assim depois de tudo isso.... hj de manhã estava faltando meio litro de agua no radiador... só que o reservátorio estava normal na metade... oq eu faço?

Help´

DouglasMac
28/06/2012, 18:40
André.
Hoje foi o primeiro dia que rodou após montar o motor? Se sim, é normal.
Se não, alguma coisa tá errada (claro)!!
Ou o cabeçote trinacado, ou aperto errado.
Ventuinha nova pode estar com defeito, a válvula nova idem. Qual termostática usou? Um estágio ou dois?
Trocou a tampa do radiador? Conferiu o radiador?

Abraço!

Costa Junior
28/06/2012, 22:39
Boa noite, amigos.
Alguem sabe onde posso encontrar uma boa junta de cabeçote AMIANTO, pra sportage tdi turbo diesel, 2001?Fiz o motor recentemente e esta baixando agua. De outra vez, qdo troqquei o cabeçote, so parou de baixar agua, qdo colocquei uma junta de amianto. Só que coloquei uma de pessima qualidade e não durou muito, se desmanchou.
Agradeço quem puder me ajudar.
costa junior

André Fernandes
29/06/2012, 01:48
André.
Hoje foi o primeiro dia que rodou após montar o motor? Se sim, é normal.
Se não, alguma coisa tá errada (claro)!!
Ou o cabeçote trinacado, ou aperto errado.
Ventuinha nova pode estar com defeito, a válvula nova idem. Qual termostática usou? Um estágio ou dois?
Trocou a tampa do radiador? Conferiu o radiador?

Abraço!

foi no primeiro dia sim... a ventoinha ta meio durinha e parece ventar bem... só n sei bem como faço pra testar... a valvula é original de 1 estágio. e a tampa é original da kia comprada a menos de 20 dias.... coloquei hj a tampa antiga pra teste (que ta bem enferrujada mesmo com 1 mês de uso sem aditivo) e vou verificar de manhã pra vê se é a tampinha nova que n ta voltando agua pro radiador....

alguem sabe como funciona aquele teste do copo que todo mundo fala?

e como testo a ventoinha e a tampinha....

Douglasmac.. vc sabe se o cabeçote retificado costuma durar? gostaria de ficar com o carro mais sem ter que ficar visitando mecanico doda semana..... no meu carro passado nunca fui e olha que comprei usado e fiquei com ele durante um ano e meio.
desde já abraços

DouglasMac
29/06/2012, 11:28
André, verifique se a ventoinha está jogando o "vento" para dentro - sentido do motor, pode estar com hélice invertida.
Junta de cabeçote só recomendo ORIGINAL.
Faça um furo de 4mm na válvula termostática, na parte lateral ao sensor.

Abraço!

André Fernandes
30/06/2012, 00:51
vc pode confirmar pra mim se o torque é 12 kg angulo de 90?

airtonbn
10/07/2012, 20:54
Pessoal, uma dúvida para os estudiosos de plantão:

Minha Sportage, TDI 2001, de uns tempos pra cá vem apresentando dificuldade na entrada das marchas. Principalmente em transito pesado. As vezes paro e para sair novamente, a 1a marcha não entra. Saio em segunda. As vezes, em movimento, a segunda não entra.
As vezes, paro o carro na garagem e tento desengrenar a marcha e ela não desengrena. Desligo o carro e ela desengrena normal.
Faz muito tempo que o pedal da minha embreagem faz um nhec nhec.
Minha dúvida: É problema de embreagem ou da caixa de marchas? Ou os dois?
De qualquer forma, vou levá-la ao mecânico. Só não queria chegar na oficina boiando.
Se alguém, da Grande Florianópolis conhecer um bom mecânico nessa área e nesse tipo de veículo, me indique.

Prometo solenemente voltar ao fórum e postar o resultado desse aconselhamento.

Vejo que muita gente vem tirar dúvida, recebe várias dicas e depois some, sem dizer o que deu certo para
aquele problema.

Att

Aírton

EDuarte
10/07/2012, 21:27

Minha Sportage, TDI 2001, de uns tempos pra cá vem apresentando dificuldade na entrada das marchas. Principalmente em transito pesado. As vezes paro e para sair novamente, a 1a marcha não entra. Saio em segunda. As vezes, em movimento, a segunda não entra.
As vezes, paro o carro na garagem e tento desengrenar a marcha e ela não desengrena. Desligo o carro e ela desengrena normal.
De qualquer forma, vou levá-la ao mecânico. Só não queria chegar na oficina boiando.
Se alguém, da Grande Florianópolis conhecer um bom mecânico nessa área e nesse tipo de veículo, me indique.

Vejo que muita gente vem tirar dúvida, recebe várias dicas e depois some, sem dizer o que deu certo para
aquele problema.

Att

Aírton

99.9% de chance de ser cilindro de embreagem, pode ser o mestre o auxiliar ou os dois.

[]s
(DU)

leandro bagatta
11/07/2012, 08:17
O meu também estava ruim, até que parou de vez...era o cilindro auxiliar da embreagem mesmo, troquei semana passada ficou 100% agora viu.

ssrebello18
11/07/2012, 10:20
Bom dia a todos, tenho um honda civic 2000 e o carro é muito baixo, e agora estou querendo um carro alto, estava a procura de uma blazer 4.3 v6, porem caí de moto quebrei um pé e o dedinho do outro e não posso depender de um v6 mesmo que no gnv para trabalhar. Achei uma blazer 96 2.5 diesel, precisa de uma acertada na pintura. Estou a procura de uma sportage a diesel ou gasolina/gnv. Sei que a diesel é muito fraca pois ja andei em uma 97, a gasolina as vezes poderia revezar no gnv, ja tive um corsa 1.6 no gnv e não tive problemas, Gostaria de um conselho sobre a sportage no gnv.

leandro bagatta
20/07/2012, 09:35
Seguinte galera, minha sportage esta dificil de engatar principalmente a 1 e 2ª marcha, recentemente troquei o cilindro auxiliar pois o carro havia parado mesmo e o mecanico ja tinha me falado da embreagem, mais acontece que por coincidencia o meu corsa classic tb esta com a embreagem gasta, trepidando pra sair e tudo mais que o pessoal fala, agora na sportage me parece diferente, ela só esta ruim de engatar msm, andei pesquisando e vi algo sobre o trambulador, que na teoria parece se encaixar melhor no meu problema, alguem pode me ajudar?

EDuarte
20/07/2012, 09:49
É muito dificil dar problema no cambio, mas pode acontecer, por ser raro só um especialista pra dizer se é ou não o cambio.
Como esta o curso do pedal da embreagem? Alto ou baixo? Ta duro ou bem macio?

[]s
(DU)

xalko
20/07/2012, 11:03
leandro bagatta (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/54551-leandro-bagatta.html) ,

Eu ainda nao tenho uma esportage, mas possuo um Gol ap, q ja me deixou 5x na rua por causa do trambulador!!!

tanto q ja até aprendi a montar e a desmontar a do gol de olhos feixados.

Normalmente quando as buxas do trambulador estão gastas ou rececadas, tem os seguintes sintomas:

Desgastadas: as marchas fika com akela folga ( tipo tu nao sabe se ta em 1ª ou 3ª ) e assim por diante

Rececadas: A MANOPLA fika dura, algumas marchas tem dificuldade em mexer a manopla, perseba bem se a marcha espaca ou tem trepidaçao ou perda de potencia ou digamos deixe em 1ª parado e solte os freios se o carro andar sozinho ( no plano ) podera ser embreajem ou cambio .

e Uma OBS: que acontece no GOL, em dias frios a borracha fika rececada, entao fika muito duro de por as marchas, uns 20 30 min andando o motor esquenta o meu trambulador fika perto do escape, consequentemente esquenta as buxas deixando mais maleavel, dai ela entra como uma luva.

Caso voce seja akeles ( FAÇA VOCE MESMO ) erga o carro ou entre de baixo dele ( se der ) olhe bem na direçao da manopla de baixo do carro e peça para alguem entrar no carro e trocar de marcha, vc logo vai notar se é folga, rececada ou é em outro lugar.

e uma dica, tente fazer isso vc mesmo, a 1ª vez q fikei na rua, tava a 20km de casa, guincho 70 pila, 50 pila de MO do mecanico para arrumar e 1 dia sem carro, a 2ª vez eu tava na PQP e sem dinhero, tive q entrar e dar um jeito, voltei para casa em 3ª marcha, fikei mais 1 h mexendo no carro com tempo, arrumei por 6 reais ( os preços das buxas )

leandro bagatta
20/07/2012, 16:56
É isso ai xalko até ja comprei o kit de reparo do trambulador, vou ver se faço isso amanhã, E me fala é fácil? como seria?

xalko
20/07/2012, 17:36
eu Aprendi sozinho na marra, olhei como era, desmontei, montei errado, desmontei e montei dinovo xD

tipo pra facilitar tire uma foto, e memorise as buxas pq normalmente tem tamanhos diferente, e OBS, nem sempre precisa desmontar o trambulador por inteiro ( tirar do carro ) as vezes so afroxando 1 ou 2 parafusos da pra efetuar a troca! no caso do meu gol, a unica coisa q eu uso sao DUAS chave 13, a sportage pode ter algo de diferente. um cuidado a ser tomado, eu fikei na rua pq uma das porcas q tavam no trambulador nao era autoblocante, ele ia afroxando e afroxando até cair. enta coloke as porcas no mesmo lugar e do mesmo lado q tirou.

No teu caso é bem mais facil pois ele ta montado e funcionando, meu caso eu mexi nele a 1ª vez ja estava sem as buxas e sem uma porca, pra montar foi bem dificil tive q imaginar e fikei mandando minha namorada trocar de marcha pra ver como era o funcionamento dele.

Ao efetuar as buxas deixe quase apertados os parafusos/porcas e pesa para alguem trocar as marchas tipo 3ª 2ª 3ª 2ª e pros lados, pro trambulador fikar bem centrado, dai pesa para seguar no meio firme e aperte, caso o contrario o trambulador pode fikar torto e continuar com problema de engate.

Acho q é so mais duvidas so falar q respondo!

MarcioAngelo
30/08/2012, 00:07
Olá pessoal ! sou novo aqui acabei do comprar uma sportage , minha primeira 4x4 espero ajuda de todos para futuramente comprar peças, resolver problemas,etc... uma abraço a todos.

DouglasMac
02/09/2012, 14:11
Seja bem vindo, MárcioAngelo...aqui é a casa dos abandonados pela Kia.

jonh-quest
01/10/2012, 19:22
Alguém tem algum esquema de troca da correia dentada da sportage gasolina?
Tem alguma recomendação especial?
Algum macete bom para o travamento das polias dos comandos?
Lembrando que sou novo no mundo 4x4 e só troquei correias de carros comuns(celta, corsa, gol e etc)

Abraço a todos!

jrousso
01/10/2012, 20:03
Estou precisando da ajuda dos amigos do forum para localizar o sedimentador para fazer a eliminação da água do sistema do combustível da minha Spotage

TDI 2001. Pelo que vi no manual essa operação é muito simples mas o dificil é localizar o sedimentador já que o manual é omisso em relação a isso.Postei

essa mesma pergunta em outro tópico sobre o motor da sportage na esperança dela ser vista mais rapidamente Desde já agradeço

Marcus Pereira
01/10/2012, 20:32
jrousso, o sedimentador nada mais é do que o dispositivo de filtro de diesel, funciona como filtro de partículas sólidas e separador de água. a água é eliminada abrindo-se a válvula de purga na base no mesmo, existe inclusive um dispositivo sensor que gera um sinal elétrico para a lâmpada de alarme de contaminação com água.

373191

Fabiano Klug
02/10/2012, 19:20
Existe algum tipo de Segmentador padrão, que possa ser utilizado em varios motores diesel? Tornaria a vida mais facil se fosse possivel, lembro do meu pai com sua Pajero 1994, cuidava bastante deste item que segundo o mecanico é fundamental para o perfeito funcionamento do motor e sua longevidade.

jrousso
02/10/2012, 20:26
[QUOTE=Marcus Pereira;1785473]jrousso, o sedimentador nada mais é do que o dispositivo de filtro de diesel, funciona como filtro de partículas sólidas e separador de água. a água é eliminada abrindo-se a válvula de purga na base no mesmo, existe inclusive um dispositivo sensor que gera um sinal elétrico para a lâmpada de alarme de contaminação com água.

Tinha pensado nisso Marcus mas não consegui localizar a valvula de purga no dispositivo onde o filtro é acoplado. Tem apenas uma válvula que imagino seja para eliminação de ar. O manual fala na existência de um bujão de drenagem ( para a agua)na parte inferior do sedimentador ( imagino que não seja no filtro) e num bujão no topo do sedimentador que dever ser retirado para facilitar a drenagem da água. Nesse filtro cuja foto vc. postou parece que tem alguma coisa na parte inferior que não vi no meu. Vou dar uma olhada por lá de novo. Obrigado pela ajuda

373191

Marcus Pereira
02/10/2012, 20:35
Sim, nesse modelo tem uma válvula na base do filtro, talvez o teu seja de outro fabricante, sem a tal válvula. Esse modelo que fotografei utilizo na vinha viatura 2003, não sei se serviria também em outros anos de fabricação da viatura, sugiro que vc vá em uma loja especializada e procure nos catálogos dos fabricantes.

jrousso
04/10/2012, 22:09
Sim, nesse modelo tem uma válvula na base do filtro, talvez o teu seja de outro fabricante, sem a tal válvula. Esse modelo que fotografei utilizo na vinha viatura 2003, não sei se serviria também em outros anos de fabricação da viatura, sugiro que vc vá em uma loja especializada e procure nos catálogos dos fabricantes.

O filtro que está instalado no meu carro não tem mesmo esse dispositivo.Como está na época de troca-lo vou ver se encontro um semelhante ao que fotografou. Mais uma vez obrigado pela ajuda

comenale
15/11/2012, 12:31
A viatura é a TDI 2.0 - 2001.
Estou com dificuldades em aprovar a viatura na inspeção veicular deste ano (2012). Nos anos anteriores não tive problemas, o bombista fez os ajustes necessários e sempre foi aprovada.
Mas este ano ele não está conseguindo! Não sabemos o que mudou (se é que mudou) no Controlar.
Alguém tem alguma dica, informação, indicação ou qualquer coisa que possa ajudar?
Não sei mais o que fazer!
Abs.

ViniFreitas
16/11/2012, 07:40
A viatura é a TDI 2.0 - 2001.
Estou com dificuldades em aprovar a viatura na inspeção veicular deste ano (2012). Nos anos anteriores não tive problemas, o bombista fez os ajustes necessários e sempre foi aprovada.
Mas este ano ele não está conseguindo! Não sabemos o que mudou (se é que mudou) no Controlar.
Alguém tem alguma dica, informação, indicação ou qualquer coisa que possa ajudar?
Não sei mais o que fazer!
Abs.

Comenale, por acaso você chegou a usar o Diesel S50?! Acho que o tipo do combustível pode influenciar, outra coisa seria o uso do afogador nas partidas com o motor frio, no manual do proprietário fala que sua utilização éessencial para reduzir o nível de emissões.

Claudio_Mag
17/11/2012, 17:11
Amigos, aproveitando uma carona e abusando do conhecimento e experiencia de vcs . . . . . . minha Sportage 2001 passou "raspando" pela vistoria do DETRAN (creio inclusive que o vistoriador deu uma ajudinha...). . . porem nas últimas semans o consumo caiu de 13 km/litro para 10 a 11 km/litro, o desempenho reduziu e a fumaça preta, anteriormente quase imperceptível, está escurecendo o horizonte quando acelero. . . . . . abasteço sempre no mesmo posto, filtros trocados, etc. . . alguma dica de um bombista/profissional confiável pelo Rio de Janeiro/Niterói, São Gonçalo, etc ?

Obrigado e um abraço,

Claudio Magnanini

André Fernandes
25/11/2012, 22:51
pessoal, meu carro quando eu tiro a vareta do oleo respinga um pouco de oleo... será se é normal isso?
o carro ta tranquilão, e cada um fala uma coisa,,,,

Djalma colombo
26/11/2012, 11:08
André, óleo saindo pela vareta é sinal de anel ruim, não é coisa normal, pode haver um ou outro anel quebrado ou com desgaste avançado, ou pior talvez tenha desgaste nas camisas, resumo do serviço: troca de anéis e retifica de camisas se estiverem com desgaste!

André Fernandes
27/11/2012, 11:02
André, óleo saindo pela vareta é sinal de anel ruim, não é coisa normal, pode haver um ou outro anel quebrado ou com desgaste avançado, ou pior talvez tenha desgaste nas camisas, resumo do serviço: troca de anéis e retifica de camisas se estiverem com desgaste!

sai caro essa brincadeira?

EDuarte
27/11/2012, 11:33
Galera, não quero me intrometer, mas oleo respingando pela vareta não significa que existe folga nos aneis e camisas...
Existem dois respiros na tampa de valvulas que são no minimo 3 vezes maior que o caninho da vareta, o que significa que se estiver vazando compressão pelo cilindro, essa compressão sai pelos respiros e não pela vareta, "respingar" oleo pela vareta é normal devido a alta pressão do óleo. Mecanico diz que o motor esta ruim por isso só pra vc fazer o motor e ele ganhar dinheiro.
Se o motor não esta fraco e não queima/baixa óleo, esta OK, não mexa em nada. Se ainda assim restarem duvidas, messa a compressão de cada cilindro com o manometro, só assim da pra saber se esta vazando compressão ou não...

[]s
(DU)

Djalma colombo
28/11/2012, 12:38
Grande Edu, valeu pelas orientações, não é atoa que vc é nosso mestre!

André Fernandes
30/11/2012, 11:33
Galera, não quero me intrometer, mas oleo respingando pela vareta não significa que existe folga nos aneis e camisas...
Existem dois respiros na tampa de valvulas que são no minimo 3 vezes maior que o caninho da vareta, o que significa que se estiver vazando compressão pelo cilindro, essa compressão sai pelos respiros e não pela vareta, "respingar" oleo pela vareta é normal devido a alta pressão do óleo. Mecanico diz que o motor esta ruim por isso só pra vc fazer o motor e ele ganhar dinheiro.
Se o motor não esta fraco e não queima/baixa óleo, esta OK, não mexa em nada. Se ainda assim restarem duvidas, messa a compressão de cada cilindro com o manometro, só assim da pra saber se esta vazando compressão ou não...

[]s
(DU)

me deixou muito mais tranquilo, brigadão

mudando de assunto, sei que aqui é motor e transmissão mais as mangueiras do arrefecimento do meu carro são meio duras.
é normal tambem?
desde ja obrigado!

Djalma colombo
30/11/2012, 14:06
Quando estão duras demais é sinal de resecamento, é bom desmontar e verificar o estado interno, fiquei na estrada uma vez por culpa do mexanico que não quis trocar as mangueiras de um civic que tive, justamente porque na aparencia externa estavam boas, é bom não arriscar!

Lautrix
30/11/2012, 22:08
Pessoal, boa noite.
Primeiro, parabéns pelos tópicos sobre a KIA Sportage.
Sou cadastrado no fórum há vários anos mas ainda não postei quase nada. Já tive CJ com motor de opala 4cc e Blaser 2.8 4x4.
Estou tentando convencer a patroa a comprar uma Sportage TDI e já li todo o tópico "motor fervendo" e o "motor e transmissão". De tudo que aprendi e juntando com algumas informações sobre o motor XUD do JPX, gostaria de pedir a opinião de vocês sobre o seguinte:
o motor Mazda não foi tropicalizado, assim como o XUD. No XUD a água que passa no trocador de calor do filtro de óleo vai para dentro do motor, quente, para depois de circular lá dentro e ajudar a aquecer ir para o radiador (para manter a temperatura de funcionamento nos climas frios).
A pergunta é: o Mazda tem essa característica? Para onde vai a água após passar no trocador de calor?

Outra coisa, na década de 80 o pessoal começou a colocar o motor VW 1.6 diesel da kombi nas saveiros. Para não ferver, além de reforçar o radiador e colocar uma chave para acionamento direto da ventoinha no painel, era colocado um radiador de óleo externo e aumentado o tamanho do cárter para caber mais óleo e melhorar mais ainda a refrigeração do óleo e do motor.
A outra pergunta: um radiador de óleo não vai melhorar a temperatura e a viscosidade do mesmo em rotações mais altas e durante tempo prolongado, como nas viagens?
Se alguém que já desmontou o motor souber a resposta da água fala para nós.
Sobre o radiador de óleo qual a opinião de vocês?

Lautrix

André Fernandes
01/12/2012, 20:16
acho que so ferve se tiver algum defeito. foda isso, pego 25kilometros na ida e na volta da faculdade e nunca ferveu n,
nem perde agua nem baixa oleo, nada de nada. apenas coisa coisa barata, (tive que trocar o rolamento, uma vez 60 conto, tudo merreca) qualquer coisa, me procura que derrepentemente, eu te paço a minha
acabei de comprar um hb20, mais te digo com toda certeza, é muito mais confortavel o sportage, coisa de doido

Lautrix
02/12/2012, 19:01
Em um uso ligth eu concordo que ela não ferve. Mas não compramos um carro a diesel para percursos só dentro de cidade ou trechos curtos fora dela. Como sua Sportage se comporta em viagem de 3000 KM? Consegue manter média de 120 KM/h? Sem medo de aquecer? Tem alguns colegas do fórum que relatam que suas Sport dão conta do recado, mas a maioria já relatou algum cabeçote fritado. Meu objetivo é montar uma que me permita viajar tranquilo e para isso estou juntando todas as informações possíveis. Já tenho muitas páginas de dicas, experiências e soluções anotadas.
Com relação a sua Sport André Fernandes, qual o ano, modelo, cor, kilometragem e preço?
Lautrix

André Fernandes
02/12/2012, 21:49
Em um uso ligth eu concordo que ela não ferve. Mas não compramos um carro a diesel para percursos só dentro de cidade ou trechos curtos fora dela. Como sua Sportage se comporta em viagem de 3000 KM? Consegue manter média de 120 KM/h? Sem medo de aquecer? Tem alguns colegas do fórum que relatam que suas Sport dão conta do recado, mas a maioria já relatou algum cabeçote fritado. Meu objetivo é montar uma que me permita viajar tranquilo e para isso estou juntando todas as informações possíveis. Já tenho muitas páginas de dicas, experiências e soluções anotadas.
Com relação a sua Sport André Fernandes, qual o ano, modelo, cor, kilometragem e preço?
Lautrix

fui pra minas 2 vezes esse anos ja, rio de janeiro bh, 450 kilometros ida, e o mesmo pra voltar, ar ligado, 120 a 130, tem hras que ate andava a 140, so que evito pq é muito rápido e sem k.o nenhum...nem agua precisei completar.,,

o sportage como qualquer carro diesel é um carro delicado. mais se estiver tudo o.k, sem problema nenhum

a minha ta com 120.000 mil bem rodados.
2001 modelo grand, a quela maiorzinha, cor prata...

qualquer coisa a gente testa ela junto sei la, a gente sobe serra em uma velocidade boa, se ferver eu te dou ela de graça,

abração.

Lautrix
03/12/2012, 01:14
Beleza André Fernandes, se eu resolver negociar vou cobrar esse teste. Obrigado pela opinião e pelo relato do desempenho do carro. É bom para convencer a patroa.
Abraço
Lautrix

paulorampa
06/12/2012, 00:10
Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina.

Fabiano Klug
06/12/2012, 10:52
Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina.

Vai aproveitar pra fazer uma retifica geral no motor pra descartar a possibilidade de quebras a curto prazo por desgaste natural do motor?

André Fernandes
06/12/2012, 20:45

ja li que precisa trocar a junta do cabeçote e os parafusos e colocar junta de aço pq se não da merda

Lautrix
07/12/2012, 10:49
Postado por paulorampa:
"Olá, amigos eu so novo aqui mas vc pode turbinar o motor da 2.2 é só pegar o coletor de escape da sportage 2.0 turbo é o mesmo coletor, eu comprei agora só falta comprar á turbina."

Paulo, se vai turbinar verifique taxa de compressão e folgas em pistões e bielas, pois se o motor já estiver meia vida, com a turbina ele acaba mais depressa. Outra coisa, se for turbinar coloque um intercooler, pois ajuda a aquecer menos, além de aumentar a potência. Segundo eu li em um site sobre JPX, o intercooler abaixa a temperatura do ar uns 15 graus e isso acaba melhorando a temperatura geral um pouco.
Lautrix

Fabiano Klug
07/12/2012, 11:20
Foi o que imaginei, se for turbinar, seria prudente ja fazer uma geral no motor, mesmo que esteja tudo dentro do normal, creio que o resultado fique bom, mas nada que fazer o serviço completo.

Luiz Gaucho
29/01/2013, 22:25
Boa noite,

Conforme já comentei em outros tópicos, adquiri minha Sptg 99 Gasolina há pouco tempo e, no final de semana fiz toda a revisão referente à óleos e filtros. Coloquei um bom óleo, o BR Valore sintético 5w30 (embora no manual indique 10w30). Bem, depois de toda esta revisão notei que o carro começou a soltar uma fumaça branca azulada clara, logo que ligo o carro. Não é muito, mas não tinha.
Pode ser que seja o novo óleo "limpando" o motor, já que o óleo que estava nela estava bem sujo e fino ? Ou é algum indicador de que há algum problema ? Não reparei nenhum vazamento de óleo nem escutei nenhum barulho diferente durante o funcionamento do motor.

Obrigado,

Luiz

EDuarte
29/01/2013, 22:37
Luiz...
Oleo correto é o 20w-50, provavelmente seu motor ja tem mais de 100.000 Km, nessa quilometragem o oleo 20w-50 ja se torna um pouco fino pro desgaste do motor, imagina o 5W-30? sintetico ainda por sima... aff... é um veneno.

[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
29/01/2013, 23:02
Luiz Gaucho,

troque o óleo imediatamente ou perderá seu motor.

Boa lama!

Luiz Gaucho
29/01/2013, 23:06
Luiz Gaucho,

troque o óleo imediatamente ou perderá seu motor.

Boa lama!

EDuarte e Robinho,

Aqui no Rio faz muito calor e engarrafamentos gigantescos. Procurei colocar um óleo que trabalhe bem nestas condições. Então o correto é o 20W50 e pode ser mineral ? A minha sptg está com 140mil km e estou rodando muito pouco com ela (apenas perto de casa)

Obrigado,

Luiz

Robinho da Jaguatirica
29/01/2013, 23:10
Luiz,

pode ser o 20w50 sim, excelente para o clima do Rio (inferno), e tem que ser mineral.

boa lama!

Luiz Gaucho
30/01/2013, 20:41
Luiz,

pode ser o 20w50 sim, excelente para o clima do Rio (inferno), e tem que ser mineral.

boa lama!

Robinho, recomenda algum específico ?

Obrigado,

Luiz

airtonbn
14/03/2013, 10:31

aquele problema.

Att

Aírton

Pessoal,

Cumprindo o prometido. Depois de mais algum tempo a primeira marcha começou a escapar sozinha e começaram a ser ouvidos alguns estalos metálicos quando do veículo ligado.
Dagnóstico: Realmente a embreagem já estava em fim de vida mas o problema era a caixa, que estava moída por falta de manutenção na troca de óleo. Troquei a embreagem e coloquei uma caixa usada, de outra Sportage. Agora tá zero km de novo.
Fiz essa semana uma viagem de 800km e ela me pareceu até mais econômica.

Abraços.