Conectar

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14

ViniFreitas
14/03/2013, 13:00
Pessoal,

Cumprindo o prometido. Depois de mais algum tempo a primeira marcha começou a escapar sozinha e começaram a ser ouvidos alguns estalos metálicos quando do veículo ligado.
Dagnóstico: Realmente a embreagem já estava em fim de vida mas o problema era a caixa, que estava moída por falta de manutenção na troca de óleo. Troquei a embreagem e coloquei uma caixa usada, de outra Sportage. Agora tá zero km de novo.
Fiz essa semana uma viagem de 800km e ela me pareceu até mais econômica.

Abraços.

Poxa Airton, que bom que está tudo ok, vou até lembrar de trocar o óleo da minha nessa próxima revisão (180000). Que mal me pergunte qual o modelo da sua Sportage? Qual a km? e quanto gastou na manutenção corretiva?

Forte abraço!

André Fernandes
15/03/2013, 17:31
Aqui vai uma duvida....

é recomendavel trocar o oleo da transmissão e caixa de marcha em que quilometragem?
qualquer coisa tamos ai,

serginho da bahia
15/03/2013, 20:49
Tenho a minha a 2 anos (spt turbodiesel 2001), desde que comprei nunca olhei o óleo da caixa e nem do diferencial. Será que tem algum problema?

EDuarte
15/03/2013, 21:25
Oleo de transmissão (cambio, t-case e diferenciais) se troca entre 60.000 e 80.000 km, até antes se o uso for severo.

[]s
(DU)

André Fernandes
15/03/2013, 21:48
Oleo de transmissão (cambio, t-case e diferenciais) se troca entre 60.000 e 80.000 km, até antes se o uso for severo.

[]s
(DU)

estarei fazendo a troca amanhã
.... sabe qual a especificação do oleo e o preço estimado?

André Fernandes
15/03/2013, 21:52

[]s
(DU)

esqueci de agradecer... obrigado ai

EDuarte
15/03/2013, 23:02
Cambio e T-Case – API GL5 75W-90 - 3 litros (nos dois)
Diferenciais – API GL5 – 80W-90 – 2,5 litros (nos dois)

Vai gastar entre 150 e 200 conto.

[]s
(DU)

rpetrucci
22/03/2013, 11:14
Pessoas, minha SPT esta baixando quase 1L de Óleo a cada 500KM.
Coloquei o motor novo (TODO MOTOR ZERO KM) ....

Como saber se o consumo de óleo é no motor ou na turbina ? Detalhe a turbina mandei trocar todo o "miolo" por novo ...

Aguardo uma luz para realizar os testes ....

Luiz Gaucho
22/03/2013, 14:53
Robinho, coloquei o BR alta Quilometragem.... diminuiu a fumaça consideravelmente, mas não acabou. Vou comprar o jogo de juntas do motor, velas e cabos novos e trocar. Vamos ver se fica bom.
De resto, o carro está muito bom.

Valeu,

Luiz

Claudio_Mag
24/03/2013, 12:05
Prezados,

Estou com um pequeno vazamento de óleo do motor, aparentemente pelo eixo principal - pela frente do mesmo. Nada muito severo - o oleo baixa no total menos de 0,4 litros a cada 5.000 km, mas a "patroa" está reclamando que está sujando a garagem e mandando resolver isto. . .como ordens dá quem pode (ela) e obedece quem tem juízo (??)) . . . Meu problema é um bom mecânico e necessitar da viatura no dia-a-dia, desta forma, gostaria de procurar a oficina já com um roteiro de execução e os retentores/o-rings, etc na mão. . . . .mas não encontrei em nenhum lugar o manual de serviço/manutenção do motor diesel da sportge 2001, vista explodida, etc . . . não sei se é possivel esta manutenção apenas removendo o radiador, correias, etc ou se é necessária uma intervenção mais trabalhosa. . . alguns dos Amigos já passou por isto ou poderia dar alguma dica, código das peças (talvez seja mais fácil, barato e confiável importar direto), etc ?

Um abraço a todos,

Claudio Magnanini

Djalma colombo
24/03/2013, 15:40
A minha ta assim, mas resolvi o problema do vazamento, coloco todo dia um pinico embaixo, ai não suja o chão e a patroa não briga! Até sobra tempo pra oficina,rsrsrsr...

Claudio_Mag
24/03/2013, 17:43
Pois é, Djalma . . . . deixava um jornal debaixo da viatura . . . mas as vezes o vento espalhava e lá vinha bronca . . . depois uma bacia com um pouco da areia da gata. . . mas a gata tambem reclamou . . . . aqui por casa mando menos do que a gata (felina, antes que me interpretem de outra forma. . . .). . rs..rs...rs.. SUV (Sportage Usada Velha é assim mesmo.....)

Um abraço,

Claudio

Djalma colombo
24/03/2013, 22:35
pra não ter problema com o gato ele tem a dele e a jabiraca tem a dela, sem areia! rsrsrs, Forte abraço!

André Fernandes
26/03/2013, 22:57
pra não ter problema com o gato ele tem a dele e a jabiraca tem a dela, sem areia! rsrsrs, Forte abraço!
o meu tem esse vazamento também,, , mais e a preguiça de mandar ajeitar, kkkkkkk
como o carro dorme na rua não tenho muito problema com a patroa (no caso minha mae), rs

robertofs
27/03/2013, 16:27
Pessoal, pra quem tá precisando de uma turbina pro motor 2.0 TD-IC, vi hoje uma opção que pode ser válida e está com ótimo preço:

Turbina Golf, Audi A3 e Bora Motor 1.9 TDI (Diesel) (http://www.crestana.com.br/038145701d.html)

O motor 1.9 TDI do Golf IV tem características de volumetria, potência e torque bem parecidos com o 2.0 TD-IC da Sportage:

Volkswagen - Golf IV (1J1) - 1.9 TDI (90 Hp) (http://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=8673)

No site 038145701D turbocharger (http://www.dieselevante.it/turbochargers.asp?idcodice=038145701D) tem referências para a turbina, confirmando o que está anunciado pela Crestana.

Enfim, se uma original é difícil de encontrar ou tem preço proibitivo, pode ser uma opção.

[]'s

serginho da bahia
28/03/2013, 23:45
Pois é, Djalma . . . . deixava um jornal debaixo da viatura . . . mas as vezes o vento espalhava e lá vinha bronca . . . depois uma bacia com um pouco da areia da gata. . . mas a gata tambem reclamou . . . . aqui por casa mando menos do que a gata (felina, antes que me interpretem de outra forma. . . .). . rs..rs...rs.. SUV (Sportage Usada Velha é assim mesmo.....)

Um abraço,

Claudio
Rapaz, que coisa hen???? a minha situação é parecida com a sua, meu carro (SPT Diesel) esta com esse vazamento tambem. Quando não é minha esposa que briga é o gato que dá uma de mecânico e se suja todo, daí eu tenho de ouvir da minha patroa do mesmo jeito. KKKKKKKKkkkkkkKKKKkkk

Claudio_Mag
29/03/2013, 22:27
Pois é Serginho. . . . vamos ver se algum amigo nos fornece alguma dica . . . . antes que o próximo "mecânico" que queira pegar este serviço comece o trabalho desmontando o para-choque traseiro . . . rs . . . rs . . .rs. .

Um abraço e boa sorte,

Claudio

Claudio_Mag
30/03/2013, 11:37
Amigos, deixa eu explicar esta história de retirar o vazamento "desmontando o para-choque traseiro". . . é que o primeiro mecânico que consultei informou que teria de retirar todo o motor da viatura . . . e o segundo informou que seria necessário apenas remover o radiador. correias, ventoinha . . . como são procedimentos muito diferente$$$, é que peço ajuda para saber se algum Sportager já realizou este serviço no motor diesel TB IC 2001. . . e se tiver alguma outra informação tal como vista "explodida" desta parte, código dos retentores, etc, melhor ainda . . . .infelizmente já tive caso de peça especificada na conce$$$ionária local KIA que na hora da montagem mostrou ser errada . . . como não é um serviço urgente e o(os) retentor (res) deve(m) ser relativamente baratos e leves, estou pensando em os importar diretamente e deixar no mecânico já com todas as peças na mão, pois preciso da viatura no dia-a-dia . . .

Um abraço e ótima Pascoa a todos,

Claudio Magnanini

rpetrucci
03/04/2013, 09:28
Pessoas bom dia !

Minha SPT começou a acender a luz do óleo abaixo de 2mil giros quando o motor fica quente.
Como tenho o manometro de pressão, na lenta fica em 2bar.

O mecanico veio me dizer que é apenas a batatinha que ta com defeito, pergunto então ... Sera isso mesmo ?

Alguem sabe informar qual a pressão em marcha lenta ?

Notei que a luz apaga somente quando a pressão chega a 3bar, esse é o comportamento normal ?

Valeu

rpetrucci
03/04/2013, 09:29
só para conhecimento de todos achei esse site que tem um documento com as pressões, só que são todas para 3mil giros ... http://kitest.com.br/pdf/tabela-pressao-oleo-motor.pdf

EDuarte
03/04/2013, 10:29
Se na lenta ta com 2 bar ta excelente...
Provavelmente o problema é na "cebolinha" mesmo.

[]s
(DU)

rpetrucci
03/04/2013, 11:57
Se na lenta ta com 2 bar ta excelente...
Provavelmente o problema é na "cebolinha" mesmo.

[]s
(DU)

Valeu meu bruxo .... vo troca ela e te aviso ... o brabo é que com o manometro que coloquei é uma nhaca trocar ... da vontade de chorar.

rpetrucci
03/04/2013, 20:36
notei que quando acelero parado a 3 mil giros, o manometro marca 5bar e bruscamente cai para 3,8 / 4bar mesmo sem parar de acelerar, isso é nomal ?
Pode ser oleo batizado isso, faz 500km que troquei oleo e os filtros, antes nunca tinha feito isso ...

EDuarte
03/04/2013, 22:31
Seria interessante vc medir com outro manometro.
Acredito que seja o manometro, pois a pressão ideal é de 3 a 4 bar.

[]s
(DU)

rpetrucci
04/04/2013, 17:21
Edu será que é o mesmo do 2.2 ? na tabela que postei mostra
Kia Sportage 2.2 de 1995 a 2000 (Diesel R2) 4,1 a 4,9 a 3000 RPM

EDuarte
04/04/2013, 18:36
rpetrucci, vc ta certo, de 3 a 4 bar é da gasolina.

[]s
(DU)

André Fernandes
05/04/2013, 19:02
pessoal notei que o meu carro em certos momentos anda soltando muita fumaça preta,
papo de passar vergonha e tudo, rs

, sempre troco o filtro de ar a cada 5 mil km, filtros de oleo, de combustivel, tudo rigorosamente a cada 5 mil ,

li no forum que derrepente pode ser aquele tapetinho que cobre o capu pra não deixar passar caloria do motor pra chapa e tals,

procede que pode ser aquilo que esteja obstruindo o ar e fazendo o carro fumaçar????
a solução que me passaram era cortar um pedaço,, só que bate uma pena, o carro ta tão inteiro, kkkkkkkkkk

enfim,

rpetrucci
06/04/2013, 00:18
pessoal notei que o meu carro em certos momentos anda soltando muita fumaça preta,
papo de passar vergonha e tudo, rs

, sempre troco o filtro de ar a cada 5 mil km, filtros de oleo, de combustivel, tudo rigorosamente a cada 5 mil ,

li no forum que derrepente pode ser aquele tapetinho que cobre o capu pra não deixar passar caloria do motor pra chapa e tals,

procede que pode ser aquilo que esteja obstruindo o ar e fazendo o carro fumaçar????
a solução que me passaram era cortar um pedaço,, só que bate uma pena, o carro ta tão inteiro, kkkkkkkkkk

enfim,
Na minha era ele sim, mas o problema foi exatamente ter cortado ... cola ele no capô, não corte.
Usa cola cascola pra colar que funciona e fica com acabamento show.

rpetrucci
06/04/2013, 00:20
rpetrucci, vc ta certo, de 3 a 4 bar é da gasolina.

[]s
(DU)

Du,

comprei hj a cebolinha o cara me vendeu como sendo a correta, disse que é a mesma da besta 2.2 (besta sou eu de não saber se é ou não eh hahahahahha) . Ta certo isso ?

Domingo vou trocar....

EDuarte
06/04/2013, 01:10
Du,

comprei hj a cebolinha o cara me vendeu como sendo a correta, disse que é a mesma da besta 2.2 (besta sou eu de não saber se é ou não eh hahahahahha) . Ta certo isso ?

Domingo vou trocar....

Acredito ser a mesma sim, mas os mais experientes em motor diesel poderão confirmar.
Uma coisa é certa, se a pressão minima é de 4.1 bar, a cebolinha avisando qquer coisa abaixo de 1 bar esta otimo.

[]s
(DU)

MAAT
07/04/2013, 11:40
oi rpetrucci, esta serto nao ten nada el turbo,primero nao se mide um turbo com carro parado el turbo precisa pressao,e cuanado iguala pressao e rotaçao la pressao de turbina cae,ok
andre, fumasa preta pode ser bicos injetores mal regulado ou com desgaste,filtro de ar,entrada de ar, motor adiantado,bomba injetora(primeramente da uma olhada em los bicos), ok abraço

Henriquemix
09/04/2013, 09:16
oi rpetrucci, esta serto nao ten nada el turbo,primero nao se mide um turbo com carro parado el turbo precisa pressao,e cuanado iguala pressao e rotaçao la pressao de turbina cae,ok
andre, fumasa preta pode ser bicos injetores mal regulado ou com desgaste,filtro de ar,entrada de ar, motor adiantado,bomba injetora(primeramente da uma olhada em los bicos), ok abraço

Olá MAAT, em primeiro lugar gostaria de agradecer todas as suas considerações, pois sempre são de muito valor.

Recentemente tive que trocar o cabeçote da minha Sportage/95 - 2.2, o rapaz da retífica onde montou o cabeçote, sugeriu que eu mandasse verificar os bicos, pois quando acontece do cabeçote super aquecer, provavelmente afeta os bicos,...essa informação é correta ?

Um outro problema que apareceu após a troca do cabeçote, é que ela ficou o motor super pesado na partida....cheguei a pensar em trocar a bateria, verificar motor de partida, etc...bem..como de costume eu sempre dou a partida sem acelerar nada, mas com esse problema, o motor fica pesado e não pega, bem, eu mantive o acelerador embaixo, e dei partida, o motor continuou pesado, mas acabou pegando, e depois que ele pega, sai um tucho de fumaça, mas aí parece que vira redondinho, acelera normalmente, dá a impressão que mantem a mesma potência de sempre, e claro, continua fumando o que já era o normal dela...rs

Então eu gostaria de saber se esse problema tem a ver com a alimentação ( bomba, bicos ), pois tudo me levou a crer que sim.
Você comentou sobre o motor adiantado, será que o mecânico pode ter errado nesse acerto ?...Existe alguma marca diferente nesse acerto que dá pra ver por fora, e constatar se está certa a posição ou não ?
Devo levar a um bombista pra avaliar ? o que pode ser ? ( gostaria de algumas informações se possível, para que eu possa argumentar com ele, e não ser passado pra trás )
Ufahhhh.....me desculpe por tantas questões ....é que, uma leva a outra, mas desde já agradeço pelas informações.
Grande abraço
Henrique

MAAT
09/04/2013, 19:42
oi seu henrique,dependiendo la temperatura si tem que trocar los bicos ,(obs si la temperatura foi mui elevada ok )el mecanico nao te informo em que medida fico la altura do cabeçote,sim el cabeçote fica abaxio de (133 mm) fica taxado de compreçao e fica pesado,el motor so fas fumasa cuando lo aseleras poca asta que la turbina carga,si el motor fica em la lenta como carro de gasolina esta atrasado si fica aspero esta adiantado,el mecanico nao fes cincronismo de bomba injetora,cualquier otra duvida esto sempre por skype procurame por (maat1210)ok abraço

Henriquemix
11/04/2013, 18:09
Olá MATT, obrigado pela resposta.
Realmente houve muitos aquecimentos.....em uma viagem a MG, por 2 vezes ele praticamente ferveu...pois quando subiu a temperatura, subiu de uma vez.....mas já estava vazando água, etc....a cada 60 KM eu tinha que repor 1 litro.....de qualquer maneira consegui retornar, e coloquei a SPTG no mecânico para ver o que era.....bem....a junta do cabeçote eu já sabia que tinha ido pro vinagre.....ao retirar o cabeçote a retífica constatou que havia já sido trincada e feito uma gambiarra.....então ele condenou o cabeçote, então foi colocado um novo.
Aproveitando que já estava no mecânico, acabei levando o radiador em uma oficina especializada em Campinas, e o rapaz comentou que os radiadores desses motores não são os ideais pro nosso tipo de clima, pois eles vem de fábrica com vazão interna de 0,7 mm e ele sugeriu que eu, já que estava com o radiador fora, trocasse toda a colmeia e mudasse para 1,4 mm, ou seja, iria dobrar a capacidade de água interna e o fluxo de água seria muito maior também, nem pensei duas vezes, mandei fazer ( essa oficina tem mais de 50 anos de atividade, então não tive dúvidas quanto a idoneidade da informação ).
Realmente ficou ótima a temperatura, não subiu mais......o único problema que ainda tenho que resolver é na partida....o motor ficou super pesado para pegar....ou melhor, ele só pega se eu deixar o acelerador no fundo, até ele pegar.....meu motor é o 2.2, aspirado.Depois que ele pega, ele fica normal na lenta....acelera normal também.
Andando em subidas , ele realmente solta uma fumaça preta.....mas creio que isso é relativamente normal.
O Sr. aconselha eu levar num bombista pra verificar ?...
Desde já agradeço a informação
Abraços
Henrique

haroldo carlos
13/04/2013, 13:31
caros amigos da sportage ,estou com um problema com a macha lenta como faço pra regular a marcha lenta do motor pra ficar em torno de 10 mil giros

Henriquemix
13/04/2013, 15:04
Pessoal......como tive que trocar recentemente o cabeçote da viatura....o mecânico deu um " cata " geral nos vazamentos tbm.....montou tudo direitinho, etc.....só que pouco depois de sair da oficina.....notei um pequeno vazamento na tampa de válvulas,.....voltei ao mecânico e ele me disse que eu tinha que trocar a tampa....pois ele acreditava que ela já tivesse empenada, mas resolveu arriscar colocar assim mesmo ( o que eu achei o fim da picada, pois já tinha gasto um monte, e uma tampa a mais ou uma menos não faria tanta diferença assim ),bem.....fui comprar a tampa....encontrei fácil...senão me engano paguei 125,00 ( dizia-se original )....bem....o mecânico a instalou....e eu saí com a viatura.......2 quadras depois....escuto um som de pneu estourando.....e continuando a vazar o ar.....achei que fosse em alguma oficina que eu estava passando em frente......mas para a minha surpresa....era na viatura aquele barulho.....e o oleo lavando o chão e esguichando por todo o motor.....( só percebí quando parei o carro. )
Lá fui eu de volta ligar pro mecânico....( agora sem poder ligar o carro )....bem...no dia seguinte rebocamos a viatura até a oficina de novo....e adivinhe o que era o problema ?
A tampa de válvula dita original.....estava sem o respiro.....ou seja....tinha a saída do respiro, porém, sem o furo.....ou seja....essas tampas são injetadas....e depois passam por um processo de furação, etc...ESQUECERAM DE FURAR O RESPIRO...e pior....passou pelo controle de qualidade.
Bem....isso ocasionou que a pressão foi tanta, que rompeu o lacre que fica na parte de trás do cabeçote.....soprando todo o óleo pra fora.
Bem....a história ainda não terminou...constatado que foi a tampa sem furação do respiro....voltei na loja com a tampa na mão....o vendedor...disse que eera assim mesmo, e que estava na área há 12 anos, e nunca viu acontecer algo parecido.....muito bem......foi no estoque e trouxe outra tampa......que ao abrirmos a embalagem......fomos soprar pra ver se passava ar......adivinhem.....tapada também.....aí o vendedor se encheu de certeza que a tampa é assim mesmo.....eu me neguei a aceitar e pedi pra ele verificar em outra loja...parceira deles, se eles tinham alguma tampa de válvula da Sportage 95, 2.2 aspirado, e se alguém poderia testar......ele não gostou muito, mas aceitou.....pra surpresa dele.....o cara testou a nova tampa...e o ar saída a pleno pulmão...ele ficou sem jeito e pediu pra eu esperar, que eles iriam mandar essa outra tampa.
Assim que chegou....eu pude perceber que a tampa original, .....de verdade ...... vem com um selo, multicolorido colado na tampa, atestando a originalidade da peça.
Ahhh.....ganhei o selo que estourou atrás do cabeçote de brinde. A loja nem quis me cobrar...rs
Colocamos no lugar, e acabou o problema.
Bem amigos, relatei todo esse drama, pra constatar que as vezes nos vendem gatos por lebres....e se alguem precisar comprar uma tampa de válvulas.....abram a embalagem e soprem pra ver se está furado o respiro.
Grande abraço
Henrique

EDuarte
13/04/2013, 16:00
caros amigos da sportage ,estou com um problema com a macha lenta como faço pra regular a marcha lenta do motor pra ficar em torno de 10 mil giros

Vc quis dizer 1000 giros!?!?!?!...
É diesel ou gasolina?

[]s
(DU)

haroldo carlos
14/04/2013, 16:26
eduate é 1000 giros ,sportage 2.0 gasolina e ainda por cima nao sei a onde acende a luz de neblina q fica no para choque traseiro rs

EDuarte
14/04/2013, 18:08
A regulagem da lenta é automatica, é feita pela IE, se esta irregular é sinal que tem alguma coisa errada. Mas se estiver muito baixa e quiser "remediar", no corpo da borboleta tem um parafuso que é possível acelerar o motor.
A luz de neblina no parachoque traseiro é enfeite.

[]s
(DU)

Djalma colombo
14/04/2013, 21:46
Edu aproveitando o gancho da marcha lenta, como funciona a alimentação do atuador, to achando que ta faltando corrente no da jabiraca!

EDuarte
14/04/2013, 22:39
Edu aproveitando o gancho da marcha lenta, como funciona a alimentação do atuador, to achando que ta faltando corrente no da jabiraca!

12V positivo ou negativo, dependa da necessidade do motor.

[]s
(DU)

Djalma colombo
15/04/2013, 07:49
Valeu Edu, vou testar, um bom dia!

haroldo carlos
19/04/2013, 19:35
djalma quando liga o motor a ventuinha ela começa a girar ,quando a agua do radiador passa da temperatura e ventuinha acopla e passa a girar mais rapido?pois coloquei a valvula termostatica faz alguns meses ,ja me relataram q da pra ouvir quando ela acopla e começa a funcionar mais rapito,estou certo do q eu estou dizendo ?
Em relaçao a bateria so saio com a sportage final de semana ,como a bareria fazia uns 4 anos fui ligar a viatura no final de semana ela me deixou na mao e comprei uma nova 60 amperes marca moura e das boa mesmo,caso se eu ficar mais tempo sem sair de carro posso desligar a bateria do carro como tem relogio digital e alarme esses itens podem tirar a carga da bateria por acaso quando voltar ligar a bateria sera q dara problema na viatura em alguma parte ? obrigado e espero resposta e bom final de semana
por ela ser 99 esta impecavel e cuido dela com carinho .

Djalma colombo
19/04/2013, 21:16
Haroldo, a ventuinha funciona assim: quando a temperatura chega na casa dos 90 a 100 graus, ela acopla, vc ouve como se fosse uma turbina, coisa bem sutil, quando nornaliza a temperatura ela desacopla e assim vai, com relação a bateria, normalmente a vida util com uso ou sem é de cerca de 3 a 4 anos, alguma aguentam até mais dependendo da marca, amperagem e uso do veiculo, sem tem muita parafernalha eletronica ligada, se a sua ja estava com 4 anos, ta dentro da idéia, mesmo que vc deixe deligado os cabos ela vai perder carga se ficar muito tempo sem recarregar, o ideal é que pelo menos uma vez por semana vc de uma funcionada de uns 10 minutos na viatura, assim vai manter a carga e a viatura lubrificada, forte abraço!

haroldo carlos
20/04/2013, 13:25
obrigado djalma sobre a bateria entedi ,mas ela fica girando mesmo q a ventuinha nao acopla ,alias ela fica parada? quando atingi a temperatura ela arna ?

Djalma colombo
21/04/2013, 17:42
Sim Haroldo, ela sempre vai estar girando, quando falamos que ela acopla, é porque ela trava e vai girar mais rápido que o normal, depois quando a temperatura abaixa ela solta e gira mais lentamente sem exigir esforço do motor, através de inércia!

rpetrucci
22/04/2013, 08:57
Olá pessoal,

Por motivos financeiros terei que vender a viatura, quem tiver interesse só entrar em contato, meu telefone é 51-85131395 .
Estou pedindo 15mil e o comprador assume as prestações que são de 35x 835,00. Ou então quero R$ 31.000,00 a vista.

Valeu a todos.

Rodolfo.

krebiano
22/04/2013, 15:31
Tenho um gran sportage 2001 diesel com motor feito a menos de um ano ... Do nada ele começou a fazer um barulho estranho , batendo, a embreagem ficou tremendo e depois andei um pouco com ele o barulho ficou muito alto e a marcha dura pra caramba e o barulho bem alto , alguém ja teve problema parecido???

krebiano
22/04/2013, 15:40
Tenho um gran sportage 2001 diesel com motor feito a menos de um ano ... Do nada ele começou a fazer um barulho estranho , batendo a embreagem ficou tremendo e depois andei um pouco com ele o barulho ficou muito alto e a marcha dura pra caramba e o barulho bem alto , alguém ja teve problema parecido???

Djalma colombo
22/04/2013, 16:44
Krebiano tudo indica que sua embreagem ja era, pare e verifique antes que estoure mais alguma coisa!

krebiano
22/04/2013, 23:24
Krebiano tudo indica que sua embreagem ja era, pare e verifique antes que estoure mais alguma coisa!
O carro já esta na oficina será que ficará em torno de quanto pra concertar?

Djalma colombo
23/04/2013, 21:09
Quando fiz a minha gastei 370,00, comprei um kit recondicionado de primeira linha com 6 meses de garantia completo por 120,00 e a mão de obra ficou em 250, já esta com 2 anos e tá perfeita!

haroldo carlos
24/04/2013, 11:20
valeu djalma essa era a duvida q estava me intrigando,mais uma coisa, eu estou percebendo que quando mudo a macha e saio chego a ouvir um tranco no cardam e sei q ela tem uma cruzeta sera q deve ser folga na cruzeta? tem como remediar esse barulho as vezes penso tambem q deve vir da caixa de encrenagem.
obs:Se alguem precisar de um cabecote da sportagem 99 a disel aqui na minha regiao de ribeirao preto tem.

Djalma colombo
24/04/2013, 22:01
Esse tranco pode ser devido a sua embreagem estar detonada, disco e plato muito gastos não encostam direito e patina, cruzeta é mais dificil ter folga pra sentir tranco, abraço!

rDuran
25/04/2013, 09:36
Esse tranco que você diz, da um soco no carro?
Ou é um barulho de metal batendo?

Se for só o barulho de metal quando o carro já esta engrenado, comum em 1700 giros na segunda marcha é comum nas sportages,
percebi isso na gasolina, e na diesel ambas fazem

ViniFreitas
25/04/2013, 14:24
Se servir de consolo a minha TDI 2003 também faz esse barulho.

EDuarte
25/04/2013, 14:27
Isso é falta de graxa no cardão, se deixar assim vai criar uma folga grande que nem com graxa não vai mais parar o barulho.

[]s
(DU)

ViniFreitas
25/04/2013, 14:42
Poxa Du! Bom saber, obrigado! Até minha S10 que é quase zero faz, por isso achava que era normal..

denishark
25/04/2013, 15:15
99.9% de chance de ser cilindro de embreagem, pode ser o mestre o auxiliar ou os dois.

[]s
(DU)

Então... um cilindro ruim apresentaria esse comportamento de a troca de marchas ir melhorando com o passar do dia ?

No meu caso, a primeira engatada da 2ª do dia é froid... ai vai melhorando... depois de algumas varias trocas, começa a entrar normal. Amanhã de manhã vou "bombar" o pedal de embreagem pra ver o que acontece.

Valeu.

EDuarte
25/04/2013, 15:38
Então... um cilindro ruim apresentaria esse comportamento de a troca de marchas ir melhorando com o passar do dia ?

No meu caso, a primeira engatada da 2ª do dia é froid... ai vai melhorando... depois de algumas varias trocas, começa a entrar normal. Amanhã de manhã vou "bombar" o pedal de embreagem pra ver o que acontece.

Valeu.

Se fosse cilindro de embreagem vc teria problema não apenas na 2ª marcha, mas em todas.
Como ja disse no outro topico, isso é tipico de óleo muuuuito grosso ou muito velho.

[]s
(DU)

denishark
25/04/2013, 16:11
Se fosse cilindro de embreagem vc teria problema não apenas na 2ª marcha, mas em todas.
Como ja disse no outro topico, isso é tipico de óleo muuuuito grosso ou muito velho.

[]s
(DU)

Blza... vou trocar jah !!! Ai posto o resultado.. valeu !

haroldo carlos
28/04/2013, 12:03
como havia dito sobre o barulho na mudanças de machas irei fazer uma revisao na sportage para uma lubrificaçao nas caixas de engrengens e cambio depois postarei o resultado um abraços aos amigos 4x4
a respeito de sair uma fumaça preta quando ligo a viatura a gosolina ja percebi q alem de sair uma fumaça preta a maldita ainda por cima cheira um oleo queimado depois passa quando esta frio essa fumaça da pra ver saindo sem parar ate para a disiel rsrs apesar da mudança do clima quando esta calor fumaça nao fica tao visivel .
por onde começo pra eliminar esse problema?sera q deve ser a valvulas ?

denishark
28/04/2013, 20:43
Seguinte galra... conforme tinha postado aqui, de manhã a troca de marchas, principalmente a entrada da 2ª era dificil, e conforme ia trocando ia ficando melhor até ficar completamente normal.

Seguindo umas orientações aqui, troquei o óleo do cambio, aproveitei e troquei da cx de transferência e dos diferenciais, e sangrei os freios e o cilindro da embreagem usando fluido DOT4.

O problema foi resolvido.

Valeu.

CarlAlberto
10/05/2013, 16:18
Olá pessoal,

A polia tensora da correia do ar condicionado do meu carro quebrou, tenho procurado no mercado livre e não achei nenhuma oferta a venda específica dessa polia. Será que essa polia usa-se em vários carros e tem uma denominação específica? Ela se asemelha com as polias de alternador e da direção hidráulica da L 200 e do próprio Sportage. Alguém pode dar uma dica? O modelo do meu carro é TDI 2001.

Desde já agradeço.

Carlos Alberto

Djalma colombo
10/05/2013, 22:17
Carlos leva a polia junto até uma auto peças e ve se tem uma semalhante, existe empresas especializadas só em poilias, da uma pesquisada, ou leva até um torneiro e manda fazer outra!

haroldo carlos
11/05/2013, 11:39
Seguindo umas orientações aqui, troquei o óleo do cambio, aproveitei e troquei da cx de transferência e dos diferenciais, e sangrei os freios e o cilindro da embreagem usando fluido DOT4.

O problema foi resolvido

DENIS PODEIA NOS INFORMAR O VALORES GATOS NESSES SERVIÇOS

CarlAlberto
13/05/2013, 16:08
Carlos leva a polia junto até uma auto peças e ve se tem uma semalhante, existe empresas especializadas só em poilias, da uma pesquisada, ou leva até um torneiro e manda fazer outra!

Mandar fazer no torneiro creio que não há possibilidades, pois a polia tem uma espécie de rolamento no centro, pois a que quebrou observei ter várias esferas que existem em rolamentos. No catálogo das polias marca Dayco também não encontrei referências. Vou ter que levar até as autopeças para ver se encontro alguma semelhante. De qualquer forma, valeu pela dica Djalma.

Abraço

Carlos

Djalma colombo
13/05/2013, 20:59
Carlos se ela tem um rolamento interno, da pra fazer a polia e adaptar um rolamento na mesma medida, saca o rolamento fora e leva até uma auto peças, outra coisa é que existem casas especializadas só em rolamentos, dependendo da medida tambem da pra mandar fazer o rolamento. Forte abraço!

rpetrucci
14/05/2013, 16:32
Boa tarde amigos,

É normal sair fumaça pelo suspiro que volta para o cano de entrada de ar da turbina ?

Robinho da Jaguatirica
14/05/2013, 16:57
Boa tarde amigos,

É normal sair fumaça pelo suspiro que volta para o cano de entrada de ar da turbina ?

se for bem leve, quase imperceptível, é sim.
mas se além de fumaça, ainda respingar óleo, está dando pressão pro cárter

boa lama!

Robinho

MAAT
14/05/2013, 18:49
rpetrucci,comsulta que oleo motor estas usando que km tem el motor,abraço

rpetrucci
15/05/2013, 11:39
se for bem leve, quase imperceptível, é sim.
mas se além de fumaça, ainda respingar óleo, está dando pressão pro cárter

boa lama!

Robinho

Não respinga óleo, mas sai bastante fumaça

rpetrucci
15/05/2013, 16:28
O óleo que uso é o Extra Turbo da Lubrax.
Meu motor esta com 9.000 Km.

rpetrucci
15/05/2013, 16:31
Aproveitando,

Depois que troquei o motor o aquecimento das velas pararam de funcionar, a eletrica das bombas de vacuo e o termostato do ar condicionado.
Teria alguma dica ?

Não consigo esquema elétrico dela em local algum.

robertofs
15/05/2013, 17:53
Aproveitando,

Depois que troquei o motor o aquecimento das velas pararam de funcionar, a eletrica das bombas de vacuo e o termostato do ar condicionado.
Teria alguma dica ?

Não consigo esquema elétrico dela em local algum.

Estou exatamente com o mesmo problema, após ter trocado a junta de cabeçote do meu motor 2.0 TDI. As velas não ligam, o que tá tornando bem difícil as partidas pela manhã nessa época do ano aqui na minha região, e o ar condicionado deixou de acionar o compressor. Já chequei fusíveis, e não encontrei nada anormal. O relé do ar condicionado parece estar funcionando, mas ainda não chequei do aquecimento das velas. Seria o mesmo circuito? Se alguém tiver alguma dica, também agradeço.

[]'s

Robinho da Jaguatirica
15/05/2013, 19:21
tentem aterrar direto na lataria aquele terra que fica atrás do cabeçote, deve resolver.

boa lama!

Robinho

rpetrucci
16/05/2013, 08:33
Ja aterrei o cabeçote direto no negativo da bateria e não resolveu

clairton castro
18/05/2013, 17:14
Pessoal, estou com problema. Troquei o oleo e os filtros, e aproveitei e troquei o filtro de combustivel. O rapaz bombeou para tirar o ar, mas depois de andar, ela abaixa a rotação e se deixar apaga, bombeie mais um pouco, mas mesmo assim ela continuia a baixar a rotação. O que será que pode ser? Obrigado.

Djalma colombo
18/05/2013, 21:19
Pode ser que o filtro esteja invertido, quando vc bombeia ele enche e completa, mas depois com o consumo ele da falta!

rpetrucci
20/05/2013, 14:07
tentem aterrar direto na lataria aquele terra que fica atrás do cabeçote, deve resolver.

boa lama!

Robinho

Mais alguma dica robinho ? Vc não tem o esquema elétrico dela, pois ja aterrei direto no negativo da bateria e nada ....

rpetrucci
20/05/2013, 14:09
Pessoal, estou com problema. Troquei o oleo e os filtros, e aproveitei e troquei o filtro de combustivel. O rapaz bombeou para tirar o ar, mas depois de andar, ela abaixa a rotação e se deixar apaga, bombeie mais um pouco, mas mesmo assim ela continuia a baixar a rotação. O que será que pode ser? Obrigado.

Cada vez que vc bombeia sai ar de novo ?
Eu tive problema com um filtro da TECFIL que ficava vazando pelo fio do sensor, dai entrava ar ...

E quando vc bombeia é fácil sangrar ? O meu demorava um tempão, dai comprei uma bomba nova na PICKUP CAR em Porto Alegre, custou R$60,00 e é só alegria agora, mudou até o motor, parece que ficou mais forte.

rpetrucci
20/05/2013, 14:10
Amigos, quando ligo o ar condicionado o carro fica um terror, o de vocês é assim ?
PArece que o motor fica pesado e sem força;;;;

filipezanrosso
20/05/2013, 15:32
A minha com o ar ligado perde um pouco de potência sim, mas é bem discreto...

rDuran
20/05/2013, 17:36
Amigos, quando ligo o ar condicionado o carro fica um terror, o de vocês é assim ?
PArece que o motor fica pesado e sem força;;;;

Gasolina? 2.0 TDI? 2.2?

Na gasolina lembro que pesava muito o ar
na tdi pesa muito também, mas o turbo ajuda a manter o torque, não precisa desligar o ar em subidas

na 2.2 nunca tive

rpetrucci
27/05/2013, 16:31
Estou exatamente com o mesmo problema, após ter trocado a junta de cabeçote do meu motor 2.0 TDI. As velas não ligam, o que tá tornando bem difícil as partidas pela manhã nessa época do ano aqui na minha região, e o ar condicionado deixou de acionar o compressor. Já chequei fusíveis, e não encontrei nada anormal. O relé do ar condicionado parece estar funcionando, mas ainda não chequei do aquecimento das velas. Seria o mesmo circuito? Se alguém tiver alguma dica, também agradeço.

[]'s

Achei um fio com conector preto solto, ele ta no mesmo chicote do positivo que vai para as velas de aquecimento.
Aterrei ele direto no suporte da bateria pois o acesso era mais facil que do cabeçote e tudo voltou a funcionar.

Segue foto

413948

Robinho da Jaguatirica
28/05/2013, 08:41
Achei um fio com conector preto solto, ele ta no mesmo chicote do positivo que vai para as velas de aquecimento.
Aterrei ele direto no suporte da bateria pois o acesso era mais facil que do cabeçote e tudo voltou a funcionar.

Segue foto

413948

rpetrucci,

Era exatamente esse fio DP :karate: que eu te falei...

Boa lama!

Robinho

robertofs
02/06/2013, 00:00

Segue foto

413948

Valeu a dica, mas ainda não encontrei correspondente no meu. Vou tentar aterrar o motor com um cabo pra fazer xupeta pra ver se muda alguma coisa, e também ver se as velas estão sendo energizadas.

[]'s

filipezanrosso
03/06/2013, 20:20
Alguém tem escapamento direto na SPTG TDI? Lendo os tópicos das outras camionetes deu vontade de aumentar um pouco o ronco da minha...

eduardommelo
06/06/2013, 13:48
tou com um problema, quando ativo a 4x4 ele trava a roda, o carro fica se segurando, alguém dizer o porq disso?

ViniFreitas
06/06/2013, 18:50
tou com um problema, quando ativo a 4x4 ele trava a roda, o carro fica se segurando, alguém dizer o porq disso?

Isso é normal acontecer se você engatar o 4x4 em terrenos aderentes como asfalto, na lama, ou terrenos arenosos isso não é normal...

Isso acontece porque a queridissima não tem diferencial central.

alexandrodorner
07/06/2013, 20:57
Alguém tem escapamento direto na SPTG TDI? Lendo os tópicos das outras camionetes deu vontade de aumentar um pouco o ronco da minha...
Ai Filipe tudo bem ?
Estalei um novo escape na branquinha , retirei o abafador e aumentei o diametro de 47mm para 63mm , desde a bota da turbina ate´ a saida no parachoque o resutado foi sim um ronco mais grosso , tipo troller .
Porem meu obijetivo era melhorar o torki em baixas rotaçoes e como consequencia melhorar o consumo de combustivel , obijetivo esse alcançado .
Valeu ate´ .
AlexandroDorner

filipezanrosso
08/06/2013, 19:38
Ai Filipe tudo bem ?
Estalei um novo escape na branquinha , retirei o abafador e aumentei o diametro de 47mm para 63mm , desde a bota da turbina ate´ a saida no parachoque o resutado foi sim um ronco mais grosso , tipo troller .
Porem meu obijetivo era melhorar o torki em baixas rotaçoes e como consequencia melhorar o consumo de combustivel , obijetivo esse alcançado .
Valeu ate´ .
AlexandroDorner

Aumentou desde o coletor ou a partir do abafador?? aumentar o ronco era a idéia, mas se melhorar o torque em baixa e o consumo melhor ainda!! Minha vontade era tirar o abafador e substituir por um cano reto!

Antônio Carlos Dini
12/06/2013, 00:50
Olá pessoal,
Adquiri uma TDI 2001 faz 3 meses e estou fazendo "acertos" na mesma.
Preciso de algumas dicas de vocês em relação ao sistema de arrefecimento:
No manual é citado que são utilizados 7,9 litros de líquido. Fiz a drenagem através do bujão inferior, retirando a tampa do radiador e saíram 4,5 litros. Quando fiz o enchimento com novo líquido, foram também utilizados 4,5 litros. Então, por favor me ajudem nesta questão: onde estão os outros 3,4 litros?
Outra dúvida que tenho é em relação à passagem de líquido do radiador para o tanquinho de expansão, pois depois de completar o líquido do radiador "até a boca", estando o tanquinho vazio, ao rodar alguns kilômetros, acontece a passagem de aproximadamente meio litro de líquido para o tanquinho e depois o nível do radiador se mantém. Isso é normal?
Toda informação será bem vinda.

Abraço
Antônio Carlos

CarlAlberto
12/06/2013, 14:03
Olá pessoal,
Adquiri uma TDI 2001 faz 3 meses e estou fazendo "acertos" na mesma.
Preciso de algumas dicas de vocês em relação ao sistema de arrefecimento:
No manual é citado que são utilizados 7,9 litros de líquido. Fiz a drenagem através do bujão inferior, retirando a tampa do radiador e saíram 4,5 litros. Quando fiz o enchimento com novo líquido, foram também utilizados 4,5 litros. Então, por favor me ajudem nesta questão: onde estão os outros 3,4 litros?
Outra dúvida que tenho é em relação à passagem de líquido do radiador para o tanquinho de expansão, pois depois de completar o líquido do radiador "até a boca", estando o tanquinho vazio, ao rodar alguns kilômetros, acontece a passagem de aproximadamente meio litro de líquido para o tanquinho e depois o nível do radiador se mantém. Isso é normal?
Toda informação será bem vinda.

Abraço
Antônio Carlos

Olá Antônio Carlos,

Tenho uma TDI 2001 também, a questão na sangria é que sai apenas a água do radiador, o restante é o que fica no motor. portanto o restante irá sair com a circulação do motor funcionando. Porém a de se ter o cuidado de não faltar água por completo, ou seja , na medida que a água sai do motor, passa para o radiador e sai pelo sangrandor tem que ir colocando nova água para não faltar dentro do motor e queimar junta e cabeçote. Esse procedimento renova toda a água que está suja com a ferrugem do desgastes das peças internas. Me corrija aqui os colegas se estou enganado.
Quanto ao vaso expansor há uma varetinha que marca o nivel de água, cuja marca deixa água pouco abaixo do meio. Essa sobra é para quando a tampa do radiador abrir a válvula a água ir para o vaso, e posteriormente quando da regularizaçao da temperatura ela retornar para o radiador.

Fiz esse procedimento há uma semana no meu carro, coloquei 40% de solução para radiador e 60% de água filtrada, e ando um mês e não completo com uma gota de água.

Abraço

Carlos

Sérgio Japa
12/06/2013, 14:50
Amigos, boa tarde.
Estou com meu carro, uma sportage 2001 diesel, parada precisando da tampa de vedação traz do comando de valvula COD KIA ORF0112603A.
Por favor, alguém me de uma dica onde consigo essa peça ou uma opção alternativa.
Grande abraço e obrigado.

Josiel Brito
13/06/2013, 12:40
Bom dia,

Pessoal, sou novo aqui, é o seguinte; gosto muito de jeepinhos, tipo o kia sportage e estou namorando um aqui em Recife-PE. Não tenho experiencia com esse tipo de carro, inclusive usado, pois tenho o Celta adquirido zero, mas gosto mesmo é de carro com estilo de jeep. Como não tenho dinheiro para comprar um novo estou vendo um este sportage ano 99. Segundo o dono ele esta com 110 KM rodados, todo em perfeito estado de uso, os opcionais tudo ok...Minha bronca;

Voces acham que vale a pena? Tava dando uma sacada aqui e vi que pessoas que tem um carro desse, inclusive do mesmo ano e relativamente a mesma KM. Será que devo fazer negocio? O que preciso observar com mais cuidado no momento de analisar o carro? Não tenho nenhum mecânico para ir comigo. O que devo fazer.

O valor do carro é RS 11.000 (o preço é esse mesmo?)

Grato pelas ajudas/informações.

Josiel Brito.

Djalma colombo
13/06/2013, 18:48
Josiel seja bem vindo, da uma pesquisada melhor no forum que vc vai achar todas as informações sobre nossa jabiracas, mas de qualquer modo leve um mecanico de confiança para ver o carro,, com relação ao valor consulte na sua região, por ser 99 o valor esta muito baixo, mesmo sendo a gasolina ou a diesel!

Antônio Carlos Dini
13/06/2013, 22:12
Carlos,

Obrigado pela informação em relação ao líquido que fica no motor. Estive aqui pensando e realmente a água que está no motor não desce por gravidade pela mangueira inferior e vai até o sangrador, porque não tem entrada de ar superior em função de a termostática estar fechada com o motor frio. A água do radiador desce porque entra ar pela boca superior do mesmo, que está sem a tampa no momento da drenagem. É tudo isso mesmo?
Já em relação ao vaso expansor, a tampa do radiador não funciona como uma válvula direcional/retenção? Ou seja, a água do radiador passa por ela para o vaso quando a pressão é maior que 0,9 bar e nunca mais retorna automaticamente para o radiador porque o disco com borracha de vedação inferior da tampa não permite (retenção).

Um abraço
Antônio Carlos

Antônio Carlos Dini
13/06/2013, 22:28
Senhores,

Tenho grande dificuldade pra engatar quinta marcha em minha TDI 2001. A alavanca de câmbio tem uma folga danada.
já li aqui no fórum que pra tirar a folga, basta substituir duas buchas plásticas. Será que retirando a tal folga resolve o problema de engatar a quinta? Pra trocar as buchas só na oficina?

Agradeço por qualquer dica.

Antônio Carlos

Celso Babilon
14/06/2013, 10:26
Amigos, boa tarde.
Estou com meu carro, uma sportage 2001 diesel, parada precisando da tampa de vedação traz do comando de valvula COD KIA ORF0112603A.
Por favor, alguém me de uma dica onde consigo essa peça ou uma opção alternativa.
Grande abraço e obrigado.

Comprei recentemente a tampa de valvulas para a minha SPORT 2.0 TDI neste site Hangul Parts - Hyundai & Kia (http://www.hangul.com.br).
So vendem peças originais. Porém o codigo da pç é 0K05410220C.

Celso

rDuran
14/06/2013, 10:40
Senhores,

Tenho grande dificuldade pra engatar quinta marcha em minha TDI 2001. A alavanca de câmbio tem uma folga danada.
já li aqui no fórum que pra tirar a folga, basta substituir duas buchas plásticas. Será que retirando a tal folga resolve o problema de engatar a quinta? Pra trocar as buchas só na oficina?

Agradeço por qualquer dica.

Antônio Carlos

Arram, na gasolina que tivemos tinha essa folga, a alavanca figava bem folgada, mas não lembro se foi somente as buchas, ou se foi algo a mais. Mas foi meu primo que fez, e foi bem rápido e tranquilo de trocar, qualquer mecânico consegue. Antes de comprar alguma peça, leva em uma mecanica comum, e depois leve na ccs somente para ter 2 "diagnosticos"

filipezanrosso
14/06/2013, 15:04
A minha tinha a mesma folga, forma feitas duas buchas (n lembro se eram de borracha ou PU) em um torneiro e instaladas, na época deve ter custado uns 50 reais colocadas... e não levou mais de uma hora pra ser instalado, então é bem simples. Um ano e meio depois e mais de 25 mil KM e tudo certo ainda...
Na época outra mecânica tinha me pedido 1000 reais para remover e desmontar o câmbio pra DIAGNOSTICAR o problema, então olho aberto quando for levar em pro conserto.

haroldo carlos
15/06/2013, 13:31
ola amigos sportage ,nao consigo ver no motor onde fica as velas ,acho q ja esta na hora de trocar ,poderiam me informar se e façil trocar as velas ou sera preciso de um mecanico para executar os serviços obrigado e tenham um otimo final de semana

Djalma colombo
15/06/2013, 18:54
Haroldo se a sua for a gasolina tem que tirar a parte do tbi que passa porcima do cabeçote, e uma tampa plastica que fica bem no meio do cabeçote, em baixo desta tampa encontrara as bobinas e as velas, duas das velas ficam ebaixo das bobinas, é facil de trocar!

rpetrucci
19/06/2013, 17:27
Valeu a dica, mas ainda não encontrei correspondente no meu. Vou tentar aterrar o motor com um cabo pra fazer xupeta pra ver se muda alguma coisa, e também ver se as velas estão sendo energizadas.

[]'s

amigo ele ta no mesmo chicote do positivo do lado esquerdo do motor. Tem que aterrar ele no motor não vai adiantar . Bom é colocar o carro no escuro e procurar apenas com uma lanterna foi assim que fiz....

rpetrucci
19/06/2013, 17:32
Pessoas...

Estou pensando em trocar minha spt por uma pajero sport gls automática 2001 motor 2.8, o que me dizem é fria ou tenho grande chance de ser feliz??????

Antônio Carlos Dini
19/06/2013, 19:51
A minha tinha a mesma folga, forma feitas duas buchas (n lembro se eram de borracha ou PU) em um torneiro e instaladas, na época deve ter custado uns 50 reais colocadas... e não levou mais de uma hora pra ser instalado, então é bem simples. Um ano e meio depois e mais de 25 mil KM e tudo certo ainda...
Na época outra mecânica tinha me pedido 1000 reais para remover e desmontar o câmbio pra DIAGNOSTICAR o problema, então olho aberto quando for levar em pro conserto.

Filipe,
Obrigado pela dica.
Desmontei o suporte da alavanca do câmbio pelo console, adquiri as duas famosas buchas na Kia (R$12,00), substituí retirando o "resto" das buchas antigas e o câmbio ficou uma maravilha.

Antônio Carlos Dini
19/06/2013, 19:53
Olá Antônio Carlos,

Tenho uma TDI 2001 também, a questão na sangria é que sai apenas a água do radiador, o restante é o que fica no motor. portanto o restante irá sair com a circulação do motor funcionando. Porém a de se ter o cuidado de não faltar água por completo, ou seja , na medida que a água sai do motor, passa para o radiador e sai pelo sangrandor tem que ir colocando nova água para não faltar dentro do motor e queimar junta e cabeçote. Esse procedimento renova toda a água que está suja com a ferrugem do desgastes das peças internas. Me corrija aqui os colegas se estou enganado.
Quanto ao vaso expansor há uma varetinha que marca o nivel de água, cuja marca deixa água pouco abaixo do meio. Essa sobra é para quando a tampa do radiador abrir a válvula a água ir para o vaso, e posteriormente quando da regularizaçao da temperatura ela retornar para o radiador.

Fiz esse procedimento há uma semana no meu carro, coloquei 40% de solução para radiador e 60% de água filtrada, e ando um mês e não completo com uma gota de água.

Abraço

Carlos

Carlos,

Obrigado pela informação em relação ao líquido que fica no motor. Estive aqui pensando e realmente a água que está no motor não desce por gravidade pela mangueira inferior e vai até o sangrador, porque não tem entrada de ar superior em função de a termostática estar fechada com o motor frio. A água do radiador desce porque entra ar pela boca superior do mesmo, que está sem a tampa no momento da drenagem. É tudo isso mesmo?
Já em relação ao vaso expansor, a tampa do radiador não funciona como uma válvula direcional/retenção? Ou seja, a água do radiador passa por ela para o vaso quando a pressão é maior que 0,9 bar e nunca mais retorna automaticamente para o radiador porque o disco com borracha de vedação inferior da tampa não permite (retenção).

Um abraço
Antônio Carlos

robertofs
28/06/2013, 10:35

[]'s

Pessoal, meu problema era um simples mau contato entre os chicotes e o módulo que gerencia o acionamento das velas aquecedoras. Depois de tentar um monte de coisas, foi só desconectar e reconectar os chicotes ao módulo que as velas aquecedoras e o ar condicionado voltaram a funcionar perfeitamente.

[]'s

eduardommelo
01/07/2013, 12:22
Isso é normal acontecer se você engatar o 4x4 em terrenos aderentes como asfalto, na lama, ou terrenos arenosos isso não é normal...

Isso acontece porque a queridissima não tem diferencial central.
Ainda não engatei no barro, mas eu fazendo um teste na pista mesmo ela trava a roda o carro não anda, fico com medo de quebrar alguma coisa, ela chega a freia o carro...

Antônio Carlos Dini
03/07/2013, 07:01
Devo substituir o cabeçote do motor de meu TDI 2001. Podem me informar se a marca "MANDO" é confiável? Nessa substituição, quais os outros componentes instalados no cabeçote que normalmente também são substituídos?
Agradeço informações dos especialistas.

Antônio Carlos

ViniFreitas
05/07/2013, 00:35
Ainda não engatei no barro, mas eu fazendo um teste na pista mesmo ela trava a roda o carro não anda, fico com medo de quebrar alguma coisa, ela chega a freia o carro...

Na pista vc pode danificar o sistema. Tem que fazer isso no barro, pois o piso nao aderente ira compensar a diferença das rodas. Isso não é exclusividade da sportage, acontece na maioria ou se nao todos os 4x4 que nao são full time. (Ranger s10, jimny) agora larga de frescura e solta a bichinha no barro que ela nasceu pra isso.

Huber
03/08/2013, 21:20
Amigos do grupo, sou novo por aqui, proprietário de uma Grand Sportage TDI 2.0 Mod. 2003.
Me dirijo aos amigos pois estou com um pseudo problema, o eixo cardan trazeiro está estalando quando passo as marchas, então verificando notei ser o eixo cardan, gastou a estria e a luva, o veículo agora está com 120.000 kms. Alguém do grupo já passou por esse problema e como conseguiu resolvê-lo, adptou de um outro veículo ou teve que comprar novo?
Desde já agradeço a atenção.
Huber.

EDuarte
04/08/2013, 00:12
Amigos do grupo, sou novo por aqui, proprietário de uma Grand Sportage TDI 2.0 Mod. 2003.
Me dirijo aos amigos pois estou com um pseudo problema, o eixo cardan trazeiro está estalando quando passo as marchas, então verificando notei ser o eixo cardan, gastou a estria e a luva, o veículo agora está com 120.000 kms. Alguém do grupo já passou por esse problema e como conseguiu resolvê-lo, adptou de um outro veículo ou teve que comprar novo?
Desde já agradeço a atenção.
Huber.

Engraxar periodicamente resolve esse problema.

[]s
(DU)

Huber
04/08/2013, 22:42
Engraxar periodicamente resolve esse problema.

[]s
(DU)

EDuarte, boa noite, obrigado por responder; já estou fazendo o que você sugeriu, engraxando, mas o que está acontecendo que não dura uma semana e já estalando de novo, fui na KIA e lá me informaram que não tem para vender somente a transmissão, só completa com cruzetas e flanges, e aí é uma grana preta. Por esse motivo me dirigi ao grupo para saber se alguém já teria tido o mesmo problema e se conseguiu resolver, com alguma adaptação ou teria uma fonte onde comprar a peça com preço melhor do que o da KIA.
Abraço, Huber

EDuarte
04/08/2013, 23:08
EDuarte, boa noite, obrigado por responder; já estou fazendo o que você sugeriu, engraxando, mas o que está acontecendo que não dura uma semana e já estalando de novo, fui na KIA e lá me informaram que não tem para vender somente a transmissão, só completa com cruzetas e flanges, e aí é uma grana preta. Por esse motivo me dirigi ao grupo para saber se alguém já teria tido o mesmo problema e se conseguiu resolver, com alguma adaptação ou teria uma fonte onde comprar a peça com preço melhor do que o da KIA.
Abraço, Huber

Da uma procurada em sucata de sportage, a maioria esta como nova.
Particularmente nunca vi nenhuma nesse estado, no seu caso provavelmente nunca foi engraxado, mesmo assim não é pra durar tão pouco, vc esta engraxando em casa com engraxadeira?

[]s
(DU)

leandro bagatta
07/08/2013, 17:19
Existe algum tipo de regulagem a embreagem da sportage? ou será que pelo fato de estar adaptado o motor ap não se consegue regular? Fiz a embreagem faz um ano, foram 4 trilhas e 2 passeios e já era, isso é normal?

Huber
08/08/2013, 22:45
Da uma procurada em sucata de sportage, a maioria esta como nova.
Particularmente nunca vi nenhuma nesse estado, no seu caso provavelmente nunca foi engraxado, mesmo assim não é pra durar tão pouco, vc esta engraxando em casa com engraxadeira?

[]s
(DU)

EDuarte, boa noite desculpe a demora em responder, fiquei sem internet, hoje já consertaram.
Vou tentar achar alguma coisa em Petrópolis, mais por aqui é muito dificil, esses carros são raros por aqui, existe rodando as mais novas, vou também procurar no Rio de Janeiro.
Quando a comprei estava com 30.000 km e todas as revisões haviam sido feitas na KIA, comecei a engraxar em oficinas de manutenção e os caras não sabiam informar que tipo de graxa estavam colocando, ai então comprei uma engraxadeira pneumática e comecei a lubrificar com a graxa da TEXACO marfak, mas acho que foi fadiga de material.
Na próxima semana vou fazer a revisão de 120.000 km e vou aproveitar para retirar a transmissão e tentar solucionar o problema.
Vamos nos falando, abraço Huber.

eduardommelo
18/08/2013, 18:11
Na pista vc pode danificar o sistema. Tem que fazer isso no barro, pois o piso nao aderente ira compensar a diferença das rodas. Isso não é exclusividade da sportage, acontece na maioria ou se nao todos os 4x4 que nao são full time. (Ranger s10, jimny) agora larga de frescura e solta a bichinha no barro que ela nasceu pra isso.

Vou fazer esse teste e posto o vídeo aqui depois! rsrsrs

andersoncolares
20/08/2013, 17:19
Pessoal, estive lendo uma eportagem sobre o Agrale Marruá e ví que tem um motor MWM Turbo Diesel 2.8 de 140CV conforme segue abaixo:

Trata-se do propulsor diesel MWM Sprint turbo Euro III de 2.8 litros, que gera 140 cv de potência a 3.500 rpm e 36,7 kgfm de torque entre 1.800 e 2 mil giros; Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.800 cm³, com quatro cilindros em linha, turbo com intercooler, duas válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível do tipo common-rail.

Será que este motor não caberia na nossa fantástica Sportage Diesel?

ANIBALCL
05/12/2013, 20:16
curiosidade....procurei e não achei.
alguém já turbinou o motor original à gasolina ?
estou pensando em algo simples, apenas para ganhar uns pôneis a mais pra encarar ultrapassagens e subidas sorrindo !
nada que fique muito acima e possa causar desgaste e problemas a curto prazo
( não precisa ficar com 300cv rssss )

ou alguma outra gambitech mecanica mesmo que de uma força ?

rDuran
06/12/2013, 09:09
curiosidade....procurei e não achei.
alguém já turbinou o motor original à gasolina ?
estou pensando em algo simples, apenas para ganhar uns pôneis a mais pra encarar ultrapassagens e subidas sorrindo !
nada que fique muito acima e possa causar desgaste e problemas a curto prazo
( não precisa ficar com 300cv rssss )

ou alguma outra gambitech mecanica mesmo que de uma força ?

Assim?
No Brasil nunca vi, mas varias pessoas querem, quando eu tinha a gasolina eu tinha vontade, mas era um projeto que ia sair muito caro.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RGyZ4xEA5VU

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=KgC-OyswtdE

ANIBALCL
06/12/2013, 09:45
então...é justamente esse tipo de preparação top que eu não quero fazer ! acho que se o motor dela tivesse uns 150cv já tava excelente pra mim. a velocidade máxima permitida na maioria das estradas é de 100km/h, se ela manter isso carregada numa subida já estará ótimo. não quero dar 250km/h de final, tirar racha, arrancada , nada disso.
é um carro pesado portanto tem que pensar na hora de frear e no consumo também. quero dar um upgrade mas usar no dia a dia e não apenas em ocaisões especiais. e por falar nisso continuo a procurar, sem achar, preparações e melhorias nos freios dela.
pro ano que vem eu pretendo injetar o GNV e trocar o cilindro pesado por 2 extra-leves e fazer um isolamento térmico/acústico interno da cabine.

agora...por que turbinar ficaria caro demais ? qual a diferença pra qualquer outro carro ?

rDuran
06/12/2013, 10:54
então...é justamente esse tipo de preparação top que eu não quero fazer ! acho que se o motor dela tivesse uns 150cv já tava excelente pra mim. a velocidade máxima permitida na maioria das estradas é de 100km/h, se ela manter isso carregada numa subida já estará ótimo. não quero dar 250km/h de final, tirar racha, arrancada , nada disso.
é um carro pesado portanto tem que pensar na hora de frear e no consumo também. quero dar um upgrade mas usar no dia a dia e não apenas em ocaisões especiais. e por falar nisso continuo a procurar, sem achar, preparações e melhorias nos freios dela.
pro ano que vem eu pretendo injetar o GNV e trocar o cilindro pesado por 2 extra-leves e fazer um isolamento térmico/acústico interno da cabine.

agora...por que turbinar ficaria caro demais ? qual a diferença pra qualquer outro carro ?

Então aqui em curitiba para injetar um motor ap, e turbinar, em qualquer paradaria faz.
Agora um motor totalmente diferente, injetado já, com central "desconhecida", injeção tipo d.o.h.c o pessoal pede fortunas, uma vez um orçamento queria entorno de 12mil
Ai não dá né?

mflaviorodrigues
06/12/2013, 12:14
Pessoal eu vi na Net uma Sportage com motor de Opala 6CC
http://www.youtube.com/watch?v=3YaJu0O44kQ

deve ficar legal e o motor do Opala não e um motor caro

ANIBALCL
06/12/2013, 13:29
Então aqui em curitiba para injetar um motor ap, e turbinar, em qualquer paradaria faz.
Agora um motor totalmente diferente, injetado já, com central "desconhecida", injeção tipo d.o.h.c o pessoal pede fortunas, uma vez um orçamento queria entorno de 12mil
Ai não dá né?

a injeção eu partiria para uma Fueltech pra acabar com esse monte de sensores e poder ter opções de
desempenho, economia, alcool, gasolina, gnv... mas assim fica fora de órbita mesmo, melhor usar esse até acabar e ao invés de retificar fazer uma adaptação por um AP 2.0 ou diesel.

ANIBALCL
06/12/2013, 13:32
parece que ficou bom, o som pelo menos ficou legal.

gosto muito da Sportage, o tamanho, modelo, o design principalmente.
com um motorzim mais nervozim então...

alexandrodorner
07/12/2013, 13:47
parece que ficou bom, o som pelo menos ficou legal.

gosto muito da Sportage, o tamanho, modelo, o design principalmente.
com um motorzim mais nervozim então...
Anibalcl , tudo bem ?
Entendo voce , voce nao quer trocar de carro porque gosta do carro serto ?
Entao sujiro o seguinte para voce troque seu spt a gasolina por uma diesel 2.0tdi , esse motor ja original ja tem um desempenho bem procimo do que voce quer e se voce decidir dar uma apimentada , com pouco invetimento voce tera o que voce procura .
Ja´ fizece drift com um spt ?eu ja´, voce sabe o que e´ voce virar o volante para a esquerda e a cuva ser para direita ? muito divetido .
Estou fazendo melhorias no motor com o obijetivo para expediçao , por isso durabilidade , confiabilidade , economia de combustive sao as principais diretrizes desse projeto , porem nao a como nao mencionar a melhora na performa-se principalmente no torki .
So uma opiniao valeu ate .
AlexandroDorner

BrunoSaad
08/12/2013, 23:35
Fala galera, beleza?

Entao, eu tenho uma sportage 2001 tdi q foi deixada de herança pelo meu pai e nao quero me desfazer dela, ela neste sabado deu o seguinte problema: Nao tinha força para subir uma ladeira (nao era tao ingreme) e ela estava "morrendo" em alta rotação (4/5 marcha).

Eu sou de curitiba mas nao conheço nenhum mecanico confiavel para mexer nela, os que meu pai levava nunca dava certo.

Se alguem conhecer um mecanico bom em curitiba posta ai!

rDuran
09/12/2013, 08:33
Fala galera, beleza?

Entao, eu tenho uma sportage 2001 tdi q foi deixada de herança pelo meu pai e nao quero me desfazer dela, ela neste sabado deu o seguinte problema: Nao tinha força para subir uma ladeira (nao era tao ingreme) e ela estava "morrendo" em alta rotação (4/5 marcha).

Eu sou de curitiba mas nao conheço nenhum mecanico confiavel para mexer nela, os que meu pai levava nunca dava certo.

Tenta Paraná Diesel
próximo a PUCPR no prado velho fica na FRANCISCO NUNES 1320

clairton castro
09/12/2013, 09:01
Tem a Fuji Car, telefone 3332-1871, fica na Rua Espirito Santo, 263, Guaíra, passando o Extra da kennedy. Especializado em Kia e carros a diesel, pois trabalhava na Kia.

Fala galera, beleza?

rDuran
09/12/2013, 11:13
Tem a Fuji Car, telefone 3332-1871, fica na Rua Espirito Santo, 263, Guaíra, passando o Extra da kennedy. Especializado em Kia e carros a diesel, pois trabalhava na Kia.

Não conhecia essa, pertinho de casa.

Recomenda já fez que serviço lá?

clairton castro
09/12/2013, 13:56
Confio bastante nesse mecânico, trabalhava na oficina da vecopar antigamente, daí saiu e abriu essa oficina, meu tio conheceu ele desde quando veio as primeiras sportages pra cá, então ele só leva pra mexer lá, e olha o meu tio já teve umas 5, quando comprei a minha levei lá para olhar como estava antes de comprar, quando peguei ela fiz a primeira troca de óleo e filtro lá, todos os filtros e óleo de motor,caixa e diferencial, depois troquei as todas as correias, troca de agua do radiador e o discofan, daqui uns dias vou mexer na suspensão, meu tio sempre faz os serviços com ele, nunca foi feito o motor, pois nunca precisou, mas se precisar de fazer um dia, será lá. Não é careiro e sabe onde encontrar as peças.

Não conhecia essa, pertinho de casa.

Recomenda já fez que serviço lá?

Djalma colombo
09/12/2013, 21:54
Fala galera, beleza?

Dá uma ligada pro Japa é um amigo meu e entende muito deste motorzinho da tdi e outros diesel, 9682-1945, fala que foi o Djalma da sportage verde!

Adriano Camilo
28/01/2014, 15:56
Senhores,
Tenho uma Grande sportege e a lampada da ingeção acendeu, alguem conhece algum mecanico para realizar uma manutenção neste veiculo que seja proximo a São Paulo - Osasco.
Obrigado.

Adriano Camilo

mflaviorodrigues
28/01/2014, 16:42
Senhores,
Tenho uma Grande sportege e a lampada da ingeção acendeu, alguem conhece algum mecanico para realizar uma manutenção neste veiculo que seja proximo a São Paulo - Osasco.
Obrigado.

Adriano Camilo
Adriano se você tiver algum conhecimento de mecânica, compra um kit de scanner OBDII para a Sportage
assim voce pode executar as manutenções você mesmo
eu comprei no ML EML327 Interface USB + cabo por R$ 80,00
e assim eu faço todas as manutenções e leituras Injeção da minha Viatura

rDuran
03/02/2014, 10:59

UP pra oficina.
Recomendo, fiz 2 serviços lá desde que o clairton postou aqui no fórum

rDuran
03/02/2014, 14:08
Coxim da T-Case, alguem já trocou mandou fazer?

serginho da bahia
08/02/2014, 00:48
Galera SPT tudo bem?.
Gostaria de saber se é normal ou não? Estou usando muito pouco meu amor, com esse engarrafamento aqui de Salvador estou saindo a semana inteira de moto e só ligo meu amor no sabado ou domingo, daí quando eu ligo faz uma fumaceira da "peste" (ela é a diesel). Durante o funcionamento em alguns momentos eu aciono o botão manual que instalei para aquecimento das velas e a fumaça diminui, quando solto volta a fumaçar e depois de muito tempo funcionando diminui a fumaça mas não some ainda assim fica fumaçando. O meu motor esta com menos de 10.000 depois que fiz ele todo novinho.
Algum de vcs tem esse problema?

andersoncolares
10/02/2014, 12:37
Galera SPT tudo bem?.
Gostaria de saber se é normal ou não? Estou usando muito pouco meu amor, com esse engarrafamento aqui de Salvador estou saindo a semana inteira de moto e só ligo meu amor no sabado ou domingo, daí quando eu ligo faz uma fumaceira da "peste" (ela é a diesel). Durante o funcionamento em alguns momentos eu aciono o botão manual que instalei para aquecimento das velas e a fumaça diminui, quando solto volta a fumaçar e depois de muito tempo funcionando diminui a fumaça mas não some ainda assim fica fumaçando. O meu motor esta com menos de 10.000 depois que fiz ele todo novinho.
Algum de vcs tem esse problema?

Serginho, observe a cor da fumaça. Se branca ou preta. Assim você sabe se tem algum problema.

Tarcísio Gouveia
11/02/2014, 15:35
Tenho uma 2,2 diesel 1997, quando estou numa rotação mais alta ela farrapa, mas não morre, se eu continuar acelerando não vai, mas se colocar pra ponto morto ou mudar de marcha volta a funcionar normalmente. O que será ? Injeção/Sujeira , etc. Vou colocar aditivo pra ver se melhora.

rDuran
11/02/2014, 16:11
Tenho uma 2,2 diesel 1997, quando estou numa rotação mais alta ela farrapa, mas não morre, se eu continuar acelerando não vai, mas se colocar pra ponto morto ou mudar de marcha volta a funcionar normalmente. O que será ? Injeção/Sujeira , etc. Vou colocar aditivo pra ver se melhora.

Verifica o filtro de diesel, se há vazamentos, ou se ele já passou do tempo de trocar

Tarcísio Gouveia
12/02/2014, 10:17
Tenho uma 2,2 diesel 1997, fiz o cabeçote recentemente e o carro quando desligo e preciso religar logo depois ele não consegue dar partida, mesmo estando com a temperatura tranquila(1 ou 2 pontinhos), mas quando dou um tempo ele pega normalmente. Alguma bronca no cabeote/junta ou pode ser outra coisa ? Arranque um eletricista já disse que não é, bateria e geração acho que não é porque depois de um tempo(frio) pega bem.

mflaviorodrigues
12/02/2014, 14:35
Tenho uma 2,2 diesel 1997, fiz o cabeçote recentemente e o carro quando desligo e preciso religar logo depois ele não consegue dar partida, mesmo estando com a temperatura tranquila(1 ou 2 pontinhos), mas quando dou um tempo ele pega normalmente. Alguma bronca no cabeote/junta ou pode ser outra coisa ? Arranque um eletricista já disse que não é, bateria e geração acho que não é porque depois de um tempo(frio) pega bem.
Cara a minha e Gasolina ano 2001 e tem o mesmo problema

Tarcísio Gouveia
12/02/2014, 17:55
Cara a minha e Gasolina ano 2001 e tem o mesmo problema

Você já tentou resolver ? Já andou investigando ?

Adriano Camilo
12/02/2014, 22:33
Senhores,

Comprei uma KIA Sportage (grande) e gostaria de umas dicas. pois gosto muito deste site mais ainda não sei usar, quanto mais a sportage rsrsrrsrs.
Primeira duvida é se da GRAND Sportag faz trilha? ou estarei jogando dinheiro fora com pneus e para-choques.

OBS: Ando de moto e quando vejo a moto que esta chegando para andar junto já sabemos como vai ser a trilha, não gostaria de ser o trava trilha com a Grande Sportage, rsrrs.

Obrigado

Adriano Camilo :smile:

Adriano Camilo
12/02/2014, 22:44
Anderson,

Comprei uma Grande Sportage, adorei o carro mas quero fazer passeios "trilhas" em familia e amigos. Onde encontro dicas como preparar este carro ou ate mesmo informações de devo ou não investir pois me parece um carro grande.

Queria saber algumas coisas como qual rada serve nela para eu comprar um segundo jogo, qual maior pneu que serve, estas coisas.

Obrigado

Adriano Camilo

EDuarte
12/02/2014, 22:49
Senhores,

Comprei uma KIA Sportage (grande) e gostaria de umas dicas. pois gosto muito deste site mais ainda não sei usar, quanto mais a sportage rsrsrrsrs.
Primeira duvida é se da GRAND Sportag faz trilha? ou estarei jogando dinheiro fora com pneus e para-choques.

OBS: Ando de moto e quando vejo a moto que esta chegando para andar junto já sabemos como vai ser a trilha, não gostaria de ser o trava trilha com a Grande Sportage, rsrrs.

Obrigado

Adriano Camilo :smile:

Seja bem vindo Adriano.
A principais diferenças entre a Grand e a Curta é que a Grand é 30cm maior na traseira e tem barra estabilizadora na suspensão traseira, de resto é item de conforto ou estetica.
Vc pode fazer trilha sem problemas, só perde um pouco de abertura na suspensão traseira e angulo de saida, tem varias que fazem trilha, ja fiz lift e algumas coisinhas mais em algumas Grand.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
13/02/2014, 07:50
Você já tentou resolver ? Já andou investigando ?
Eu pensei que era o motor de partida, nem corri atrás de outra coisa, mais e verdade se esperar um pouco coisa de 1 minuto a partida já roda o motor tranquilo, pensando nisso agora pode ser bateria ou o cabo que sai do alternador para a bateria

Tarcísio Gouveia
13/02/2014, 09:40
Eu pensei que era o motor de partida, nem corri atrás de outra coisa, mais e verdade se esperar um pouco coisa de 1 minuto a partida já roda o motor tranquilo, pensando nisso agora pode ser bateria ou o cabo que sai do alternador para a bateria

Havia consultado um mecânico que apostou que não é motor de partida, mas agora outro garante que é, vou pagar pra ver, amanhã mesmo farei o serviço.

Tarcísio Gouveia
13/02/2014, 09:42
Aditivo no Diesel, que acham ? Vale a pena ? Qual o melhor ? Um STP aqui tá custando 23,00.

rDuran
13/02/2014, 11:23
Aditivo no Diesel, que acham ? Vale a pena ? Qual o melhor ? Um STP aqui tá custando 23,00.

Qual seria a finalidade do aditivo?
Uma vez ou outra é boa, mas é capaz de tirar as cracas do tanque, e entupir bicos, bomba.

rDuran
13/02/2014, 15:18
Tenho uma 2,2 diesel 1997, quando estou numa rotação mais alta ela farrapa, mas não morre, se eu continuar acelerando não vai, mas se colocar pra ponto morto ou mudar de marcha volta a funcionar normalmente. O que será ? Injeção/Sujeira , etc. Vou começar limpando/trocando o filtro, se não resolver vou colocar aditivo.

Verifica se o diesel nao está vazando pelo filtro. O filtro de diesel é novo? meia vida? como está a situaçÃo dele?

Antes de ir em um bombista, vai num posto, caso o filtro esteja meia vida, pede para tirar, sangra o diesel do filtro, ponha o diesel devolta no filtro e monte corretamente, e verifica se o problema para, eu estava com isso na minha, na montagem do filtro o frentista nao coloco diesel nele, e em alta ela arriava, foi so fazer isso e parou.

De resto, eu ignoraria esses aditivos, isso é pra carro "novo", nos nossos só vai tirar as ferrugens e piorar a situação.

Se o problema persistir, consulte um mecanico para ver se nao é descompressão, e também um bombista.

Tarcísio Gouveia
17/02/2014, 16:32
Havia consultado um mecânico que apostou que não é motor de partida, mas agora outro garante que é, vou pagar pra ver, amanhã mesmo farei o serviço.

Fiz o reparo no arranque e ficou o, foram as escovas, mas não precisou trocar.

andersoncolares
18/02/2014, 23:50
Anderson,

Comprei uma Grande Sportage, adorei o carro mas quero fazer passeios "trilhas" em familia e amigos. Onde encontro dicas como preparar este carro ou ate mesmo informações de devo ou não investir pois me parece um carro grande.

Queria saber algumas coisas como qual rada serve nela para eu comprar um segundo jogo, qual maior pneu que serve, estas coisas.

Obrigado

Adriano Camilo

Adriano, seja bem vindo.

Seguinte: Uso pneus 235/75-15 com lift de suspensão cuja recita você acha aqui no fórum na sessão de receita completa de lift. Recomendo molas traseiras da Zafira ou da Palio Weekend com amortecedores da Besta GS 16 lugares. Na dianteira, recomendo as molas originais + calço de tecnil de 35 a 40mm (projeto no mesmo tópico) com os amortecedores da mesma Besta (Mais duros para trilhas mais pesadas) ou os originais (Mais macios mas pode dar fim de curso.) Com as molas da Weekend na traseira, precisará ajustar a barra estabilizadora traseira (Panhard), conforme imagens vc acha no mesmo tópico já citado.

Qualquer dúvida, estamos as ordens.

rDuran
19/02/2014, 15:39
Anderson vou descordar um pouco sobre a suspensão dianteira

Na frente recomendo por amortecedor original da sportage (esse sim tem o curso maior que da Besta, os da besta da fim de curso mesmo)
e as molas as originais eu acho muito mole, e para quem tem guincho e parachoque de ferro na frente chega abaixar a frente.

Atrás eu concordo, e uso essa configuração, amortecedor da besta que tem maior abertura com molas da meriva.

EDuarte
19/02/2014, 16:09
Anderson vou descordar um pouco sobre a suspensão dianteira

Na frente recomendo por amortecedor original da sportage (esse sim tem o curso maior que da Besta, os da besta da fim de curso mesmo)
e as molas as originais eu acho muito mole, e para quem tem guincho e parachoque de ferro na frente chega abaixar a frente.

Atrás eu concordo, e uso essa configuração, amortecedor da besta que tem maior abertura com molas da meriva.

A da meriva atras não ficou mais baixo que a frente?
As vezes que usei da meriva tive que calçar.

[]s
(DU)

Leo Aresta
19/02/2014, 20:42
Pessoal, sou novo por aqui.
Comprei uma TD 2000 há um ano.
Único dono, revisões ok.
Está com 144.000 km, embreagem trocada aos 100.000 km.
Quando o motor esquenta, passar 1ª marcha fica muito dura. Da 2ª em diante vai ficando mais macia.
Com o motor frio, não tenho problema.
Alguém saberia informar qual é o problema.
Grato.
Leandro

EDuarte
19/02/2014, 21:51
Pode ser óleo velho, aproveite e troque tbm o óleo dos diferenciais e da T-Case.

[]s
(DU)

Djalma colombo
19/02/2014, 22:46
As molas da zafira são um pouco maiores que as da meriva, dão uma boa altura e não perde o conforto!

mflaviorodrigues
20/02/2014, 07:42
As molas da zafira são um pouco maiores que as da meriva, dão uma boa altura e não perde o conforto!
Djalma as molas dianteiras da Zafira também serve na dianteira da viatura?

EDuarte
20/02/2014, 08:18

Esse assunto ta fora do contexto do topico galera, eu não tinha percebido, vamos continuar no topico correto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/51989-lift-de-suspensao-receita-completa-88.html

[]s
(DU)

rDuran
20/02/2014, 13:32

Da frente ou da propria sportage (mantem a altura original), ou da besta gs 16 lugares reforçada, mas para nao ficar tao duro, poem original e poem calço.

Luiz Gaucho
25/02/2014, 17:15
Boa tarde gurizada,

Alguém já trocou ou fez alguma Gambitech para os tubos do tbi, da foto em anexo ? Já procurei comprar, mas só vendem o tbi completo.

452784

Valeu,

Luiz

EDuarte
25/02/2014, 17:56
Boa tarde gurizada,

Alguém já trocou ou fez alguma Gambitech para os tubos do tbi, da foto em anexo ? Já procurei comprar, mas só vendem o tbi completo.

452784

Valeu,

Luiz

Deixe desligada, isso é pra aquecer a tbi qdo muito frio, alem de atrapalhar pra c#@%te na hora de tirar o coletor.
Ligue direto do cano que vem atras do motor no radiador de oleo e do radiador do oleo no cabeçote.

[]s
(DU)

romildogo
07/03/2014, 12:01
Adriano se você tiver algum conhecimento de mecânica, compra um kit de scanner OBDII para a Sportage
assim voce pode executar as manutenções você mesmo
eu comprei no ML EML327 Interface USB + cabo por R$ 80,00
e assim eu faço todas as manutenções e leituras Injeção da minha Viatura

Flávio, bom dia!

Você poderia passar mais detalhes deste Kit, no ML tem uma variedade muito grande, gostaria de um para acessar com o celular, você tem foto do que você usa ? Tem que comprar aplicativo também para o celular ou é gratuito ?

Abraço, Romildo.

mflaviorodrigues
08/03/2014, 11:55
Flávio, bom dia!

Você poderia passar mais detalhes deste Kit, no ML tem uma variedade muito grande, gostaria de um para acessar com o celular, você tem foto do que você usa ? Tem que comprar aplicativo também para o celular ou é gratuito ?

Abraço, Romildo.

Romildo o que eu comprei e para usar com PC (notebook) e esse aqui
Elm327- Scanner Automotivo Obd2- Pacote + De 20 Programas - R$ 74,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540042164-elm327-scanner-automotivo-obd2-pacote-de-20-programas-_JM)

ele já vem com um CD com 20 programas
alem dele eu precisei de um cabo adaptador o próprio vendedor tem e só falar que precisa do cabo adaptador para a Kia Sportage

mflaviorodrigues
08/03/2014, 11:56
Pessoal alguém sabe qual e a resistência dos cabos e dos Supressores de bobina da Viatura, eu acho que os meus estão ruins

romildogo
19/03/2014, 15:12
Pessoal alguém sabe qual e a resistência dos cabos e dos Supressores de bobina da Viatura, eu acho que os meus estão ruins

Flávio, boa tarde !

No site da KIA tem esta informação sobre os cabos, veja se pode te ajudar,

Abraço., Romildo.

Richard Maia
22/03/2014, 21:51
Me manda um e-mail que eu te envio o que eu tenho aqui. richard.simprotel@gmail.com

mflaviorodrigues
25/03/2014, 12:42
Pessoal uma Duvida, eu fui em um mecânico, pois minha viatura começou a bater tucho, e falando com o mecânico ele me disse que esse motor da viatura não empena válvula se quebrar a correia dentada isso procede?

EDuarte
25/03/2014, 12:47
Pessoal uma Duvida, eu fui em um mecânico, pois minha viatura começou a bater tucho, e falando com o mecânico ele me disse que esse motor da viatura não empena válvula se quebrar a correia dentada isso procede?

Empena sim, se quebrar a correia atropela as valvulas.
Faz o teste e manda a conta pra ele...kkkkk... brincaderinha...

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
25/03/2014, 23:24
Empena sim, se quebrar a correia atropela as valvulas.
Faz o teste e manda a conta pra ele...kkkkk... brincaderinha...

[]s
(DU)

foi o que imaginei, mestre qual e uma marca boa para Correia dentada para a viatura?

EDuarte
26/03/2014, 07:01
foi o que imaginei, mestre qual e uma marca boa para Correia dentada para a viatura?

Gosto da DAYCO.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
26/03/2014, 16:53
Gosto da DAYCO.

[]s
(DU)
eu comprei e vou tentar trocar eu mesmo, eu já tenho umas imagens do ponto da correia
agora o seguinte grande Mestre Eduarte, e dificil chegar a correia?

EDuarte
26/03/2014, 17:08
eu comprei e vou tentar trocar eu mesmo, eu já tenho umas imagens do ponto da correia
agora o seguinte grande Mestre Eduarte, e dificil chegar a correia?

É bastante trabalhoso, mas com as ferramentas certas, uma boa dose de paciencia e capricho vc consegue.

[]s
(DU)

mflaviorodrigues
26/03/2014, 17:36
Mestre o que vou precisar de ferramenta? tenho bastante coisa mais nunca se sabe né, como pretendo fazer no domingo, gostaria de ter tudo a mão para não ter surpresa. Como e a primeira vez que vou fazer esse tipo de trabalho em uma Sportage fica certas duvidas.

Pelo que vi preciso

1 Tirar radiador
2 tirar Viscosa completa
3 Tirar Suporte do termostato
4 tirar capa superior da correia
5 tirar correias auxiliares (ar - Hidráulica)
dai para frete não tenho a menor noção de como vai ser

Ja estou aproveitando e vou colocar as velas Bosch Super 4 Cabos novos Junta da Tampa de válvulas (tem um vazamentinho nela) pela sua experiencia devo aproveitar para trocar os retentores do comando e virabrequim?

EDuarte
26/03/2014, 17:52
Mestre o que vou precisar de ferramenta? tenho bastante coisa mais nunca se sabe né, como pretendo fazer no domingo, gostaria de ter tudo a mão para não ter surpresa. Como e a primeira vez que vou fazer esse tipo de trabalho em uma Sportage fica certas duvidas.

Pelo que vi preciso

1 Tirar radiador
2 tirar Viscosa completa

Ja estou aproveitando e vou colocar as velas Bosch Super 4 Cabos novos Junta da Tampa de válvulas (tem um vazamentinho nela) pela sua experiencia devo aproveitar para trocar os retentores do comando e virabrequim?

De ferramentas só o trivial mesmo, nada especial.
O radiador não é necessario tirar, mas se tirar facilita bastante.
A polia do vira é presa com 6 parafusos, qdo for coloca-los não aperte muito, só encoste e de um apertinho, cartolina é mais forte que esses parafusos.
Qto aos retentores, até hj só precisei trocar de duas viaturas que estavam dando vazamento, uma diesel e uma gasolina, mas se quiser aproveitar ja vai estar na cara do gol.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
26/03/2014, 17:56

Pelo que vi preciso

1 Tirar radiador
2 tirar Viscosa completa

Flavio,

Dá uma trabalheira danada. Acompanhei (e ajudei) o meu mecânico a trocar as correias. Em termos de ferramentas, não tem nada de mais, o problema é o espaço para se trabalhar, e convém que o carro esteja em um elevador. Mas, falando como leigo, dá para fazer em casa sim. Tem é que tomar cuidado apenas com os ajustes, pois as polias tem processos diferentes de aperto.
Aproveitando o seu comentário sobre a junta da tampa, também troquei da minha. O mecânico falou que a ideal é a de aço, porém não achei em lugar nenhum. Tu vai trocar por uma de aço ? Se sim, onde encontrou ?

Um abraço e bom trabalho... Ah, acho melhor começar no sábado bem cedinho, hehehehe

Luiz

mflaviorodrigues
26/03/2014, 17:59
Comprei a original mais não e de aço

EDuarte
26/03/2014, 18:42
Junta da tampa em aço??????
Isso não existe, a da sportage é de borracha.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
26/03/2014, 18:48

[]s
(DU)

Nobre Eduarte,

Pelo seu espanto, ela não existe mesmo, hehehehe. Falei ao mecânico que ia procurar saber, mas então já tenho a resposta.

Abraço,

Luiz

andersoncolares
26/03/2014, 21:43

Pelo que vi preciso

1 Tirar radiador
2 tirar Viscosa completa

Flavio, recentemente troquei as correias da minha vtr na minha garagem. Macete: remova o protetor de cárter que facilita muito mexer na correia inferior. E pode confiar no Eduarte, dá para fazer sem remover o radiador, basta paciência e sombra, hehehe. Minha vtr é Diesel 2.0 TDI, não sei se a posição das correias é a mesma.

cegandrade
27/03/2014, 08:54
A correia da minha viatura já comeu os dentes por vazamento nos retentores do eixo e não empenou válvula. Segundo o meu mecânico que tem uns 15 anos de kia, esse motor gasolina 16v da sportage não empena válvulas. Mais há controvérsia.

EDuarte
27/03/2014, 09:37
A correia da minha viatura já comeu os dentes por vazamento nos retentores do eixo e não empenou válvula. Segundo o meu mecânico que tem uns 15 anos de kia, esse motor gasolina 16v da sportage não empena válvulas. Mais há controvérsia.

Sair um pouco do ponto por pular dentes realmente não atropela as valvulas, mas veja bem, uns 3 ou 4 dentes, se a correia estourar o vira vai dar umas voltas completas, aí ja era.

[]s
(DU)

andreroth93
27/03/2014, 09:41
Gostaria de saber um site bom pra comprar peças pro motor a gasolina da esportage ? ou alguma loja na região de ponta grossa ou Curitiba ? pois meu motor bateu e vou ter que faze-lo.

ANDREWKDT
27/03/2014, 17:14

[]s
(DU)

Troquei estes dias da minha e realmente é de borracha, pelo formato dela nem teria como ser de aço..

MAAT
27/03/2014, 19:25
eduarte e o cara, pode confiar plenamente

andersoncolares
28/03/2014, 13:09
Gostaria de saber um site bom pra comprar peças pro motor a gasolina da esportage ? ou alguma loja na região de ponta grossa ou Curitiba ? pois meu motor bateu e vou ter que faze-lo.

Andre, tenho encontrado grande opçao de peças na loja de São Paulo no site www.eletrocarsp.com.br

Boa sorte amigo.

andreroth93
02/04/2014, 15:32
Andre, tenho encontrado grande opçao de peças na loja de São Paulo no site www.eletrocarsp.com.br (http://www.eletrocarsp.com.br)

Boa sorte amigo.

muito obrigado foi muito útil sua indicação

abras

andersoncolares
09/04/2014, 09:55
muito obrigado foi muito útil sua indicação

abras

às ordens amigos:news-coffee:...estamos todos aqui para isso mesmo. Unidos pela mesma paixão.:safari-rig:

mflaviorodrigues
10/04/2014, 10:54
Duvida com Correia Dentada.

Comprei pela internet a coreia dentada da minha Viatura (2.0 16V gas anos2001) comprei na king imports
primeiro fato que enviaram para o endereço errado depois de avisar prontamente me enviaram um novo pacote ate ai blz

o problema e que eu comprei a correia da Dayco como Sugerido pelo Eduarte só que eles me mandaram uma correia da delux modelo 168shp+254h liguei la empresa novamente

ai me disseram que essa correia e melhor que a dayco e e tal

agora não sei o que e verdade
e outra esse modelo 168shp+254h realmente serve na Sportage gas ano 2001?, ou nem devo colocar essa correia na minha viatura

EDuarte
10/04/2014, 13:23
Pode colocar essa, mas com certeza não é melhor que a DAYCO.
Esse modelo é a medida original da sportage.

[]s
(DU)

andersoncolares
11/05/2014, 22:53
Eduarte, tem uma mangueirinha que sai do espaço do motor e se conecta na roda dianteira próximo ao sistema de freios. É a tal mangueira do 4x4? Caso sim, onde encontro para comprar e quais as medidas dela? A minha está ressecada. Aproveito e troco dos dois lados.

Abraços amigo.

EDuarte
12/05/2014, 08:13
Eduarte, tem uma mangueirinha que sai do espaço do motor e se conecta na roda dianteira próximo ao sistema de freios. É a tal mangueira do 4x4? Caso sim, onde encontro para comprar e quais as medidas dela? A minha está ressecada. Aproveito e troco dos dois lados.

Abraços amigo.

Correto, essa mangueira é a que aciona o 4x4, tire ela fora e leve como amostra a uma auto peças ou casa especializada em mangueiras, não coloque mangueira lonada ou de baixa qualidade, se ela quebrar ou rachar, qdo acionar a tração poderá entrar sujeira no motor.
Mas não perca seu tempo com isso, coloque as RL manuais que é mais seguro, com certeza essa sua não deve estar funcionando, de uma vasculhada no forum que tem alguns topicos falando a respeito.

[]s
(DU)

CarlAlberto
22/05/2014, 17:26
Olá pessoal, é o seguinte:
Fiz o motor do meu carro por completo há dois anos e meio,(uma TDI 2001), troquei na época inclusive a turbina, pois coincidentemente ou não após um mês do motor feito ela foi para pau. Hoje já está em torno de 85.000 km, não tenho problemas de aquecimento, a hélice viscosa também é nova. As manutenções sempre em dia, a cada 10.000km nas trocas de óleo troco tudo, filtro secundário, primário de ar e de diesel. Dirijo na cidade na média de 80km/h e quando viajo raramente passo de 100 km/h, o consumo espetacular entre 13 a 14 km/l diesel. Enfim o que ocorre: Desde quando fiz o motor tive o privilégio de apenas rodar 10.000 km sem baixar óleo, apenas baixava o que penso ser normal de um litro nesse período, e outra coisa sem nenhum vazamento, depois disso começaram os "problemas": vazar pela tampa de válvula, que estava empenada e troquei, vazar pelo redentor superior do virabrequim do qual melecava as correias, que também troquei. Observei que desde quando fizeram o motor deixaram a mangueira do suspiro desconectada e alongada para baixo do carro, o que com o tempo após esse 10.000 km iniciais observei sair muita fumaça por baixo. Peguei essa mangueira e vi que o correto seria anexar numa válvula de retorno para o filtro de ar. Resultado, não sei se por coincidência, agora começou a vazar ou melecar óleo na turbina. Desses dez 10.000 km pra cá (tempos felizes, rss..), ou seja em torno de 75.000 km rodados ela sempre consome em torno de 1 litro a cada 1.200 km, considerando os vazamentos acredito que o real seja de 1 litro a cada 1.500 KM. Fiz o teste da vareta e ela joga óleo, tirei a tampa do óleo e sai fumaça. Uns dizem que no Sportage é normal ela assoprar, outros dizem que não. Estou em dúvida se esteja apenas com os retentores de válvula precisando de trocar, ou se tenho que trocar anéis. Ai vem uma dúvida maior, ter que fazer novamente todo o motor, o que não estou disposto a fazer. O que me intriga é que nunca forcei esse motor, sempre fiz a manutenção correta, o desempenho nunca alterou, consumo idem, aquecimento não tive problemas, a não ser quando estourou uma mangueira e a tempo percebi e troquei sem que tenha faltado agua no motor. O que vocês acham, corro o risco de tentar consertar e a surpresa ser desagradável? Penso em deixar assim ir completando o óleo até onde der, o pior é que não tenho mais confiança em viajar a lugares mais longe com esse motor.
Agradeço

Carlos

gustavoz
16/06/2014, 14:07
Ola Cesar,
sou novo aqui,tenho uma sportage ano 2000 a diesel com 120mil km.gostaria de conselhos.
vou fazer uma expedicao para america do sul com minha esposa.sera que este carro aguenta?

eduardommelo
17/06/2014, 10:23
Aguenta, mais faça uma revisão boa nela e ande no máximo a 110 Km/h, claro que ultrapassagens você pode passar disso, mas não aconselho a você manter velocidade além dos 110 km/h, essa é minha opnião.

filipezanrosso
17/06/2014, 13:23
Ola Cesar,
sou novo aqui,tenho uma sportage ano 2000 a diesel com 120mil km.gostaria de conselhos.
vou fazer uma expedicao para america do sul com minha esposa.sera que este carro aguenta?

Depende do estado geral do carro, do histórico de manutenção, e do pé do motorista, mas aguenta sim, tenho a minha a praticamente 3 anos, tendo rodado neste período mais de 50 mil km.. sem dores de cabeça, somente trocando peças de desgaste.

João Cristiano Rodrigues
18/06/2014, 19:59
Alguem pode postar uma foto desse tal de suspiro? Quero ver se o meu esta ok. Quanto a melecados e vazamentos, na minha pinga na regiao da caixa de marchas, mas vejo que é óleo do motor. Mas... colocaram 6.5 litros de oleo no meu carro e trocaram só o filtro secundario, eles nao sabiam que existia um otro primario. Rsrs.

andersoncolares
19/06/2014, 13:45
Ola Cesar,

Gustavo, bem vindo ao grupo. Tenho uma Grand Sportage Turbo Diesel Intercooler (TDI) 2.0 ano 2000 que está com 159 mil km e nunca me deixou na mão. Aconselho a trocar antes da viagem os filtros de oleo do motor (primário e secundário) o filtro de ar e o filtro de diesel. Este sim, me deu um puta trabalho quando estava voltando da praia um tempo atrás. A mecânica do carro é excelente, basta ficar atento ao nível do óleo do motor, que no meu eu troco a cada 5 mil km. Mantenha o olho na água do radiador também. Nunca tive problema mas há quem teve, portanto, melhor previnir. O carro é show, então, boa viagem e dê notícias.

Abraços

mflaviorodrigues
20/06/2014, 07:50
Ola Pessoal, gostaria de umas dicas no seguinte assunto, vou precisar abrir o Motor da minha viatura, para trocar anéis e retentores das válvulas, ai estava pensando em dar uma aliviada no peso dos pistões, e uma rebaixada no cabeçote, a intenção e melhorar o tork em baixa rotação aumentando a taxa de compreensão, será que vai funcionar?

eduardommelo
20/06/2014, 10:22
Alguem pode postar uma foto desse tal de suspiro? Quero ver se o meu esta ok. Quanto a melecados e vazamentos, na minha pinga na regiao da caixa de marchas, mas vejo que é óleo do motor. Mas... colocaram 6.5 litros de oleo no meu carro e trocaram só o filtro secundario, eles nao sabiam que existia um otro primario. Rsrs.

467507

É esse aí! A mangueira fica por baixo e encaixa nessa caixinha que serve pra reter os resíduos do vapor de óleo que vem do cárter.

João Cristiano Rodrigues
20/06/2014, 11:39
A minha é 95 Diesel Aspirada. Será que é diferente? Mas vou tentar achar onde fica o suspiro. Valeu pelo trabalho, pela foto e tal. Abraço.

arantes
21/06/2014, 20:35
Boa noite amigos , estou negociando a compra de uma sportage 96/97 à gás/gasolina parada a 8 meses , só que automática . As dúvidas são : Qual a especificação do óleo da caixa automática e são quantos litros ;
Como engatar para testar a tração e reduzida (tentei engatar em parking e em neutro , mas só engatou a tração) ;
O que esse modelo difere das sportages 99/00 (o meu vizinho tem uma que tem manual do proprietário mas não informa muita coisa das sportages automáticas) ;
As sportages à gasolina também sofrem de problemas de aquecimento ;
É um carro confiável com esse cambio , pois a antiga proprietária não tinha muito conhecimento em manutenção preventiva .

Já andei na viatura do meu vizinho e gostei muito do conforto e desempenho que o carro oferece .

arantes

João Cristiano Rodrigues
21/06/2014, 21:50
Boa noite amigos , estou negociando a compra de uma sportage 96/97 à gás/gasolina parada a 8 meses , só que automática . As dúvidas são : Qual a especificação do óleo da caixa automática e são quantos litros ;
Como engatar para testar a tração e reduzida (tentei engatar em parking e em neutro , mas só engatou a tração) ;
O que esse modelo difere das sportages 99/00 (o meu vizinho tem uma que tem manual do proprietário mas não informa muita coisa das sportages automáticas) ;
As sportages à gasolina também sofrem de problemas de aquecimento ;
É um carro confiável com esse cambio , pois a antiga proprietária não tinha muito conhecimento em manutenção preventiva .

Já andei na viatura do meu vizinho e gostei muito do conforto e desempenho que o carro oferece .

arantes

Boa noite Arantes, posta seu e-mail aqui que te mandarei alguns manuais que tenho aqui, espero que ajude. Mas te adianto que é difícil manuais abaixo de 2000, mas ajuda, tem a especificação do tipo de óleo e capacidade para a automática. Segundo li aqui, a capacidade da transmissão automática é de 6.4litros, a indicação é do óleo: ATF DEXRON II E ou M-III.

arantes
22/06/2014, 01:18
Boa noite João ,
o meu email é jsarantes@oi.com.br , obrigado pela força .

Arantes

João Cristiano Rodrigues
22/06/2014, 19:25
Prontinho parceiro, já está lá. Espero que te atenda, selecionei e te mandei o material com muito carinho. De Sportager para Sportager.

Joel Sportage
24/06/2014, 11:19
Bom dia amigos !

Estou precisando de uma ajunda aqui tenho uma sportage 95 2.2 , e minha caixa de transmição já era . Queria saber qual das duas caixas servem na minha viatura 1º opção ano 96 diesel 2º opção ano 2000 diesel motor 2.0 turbo . Alguem pode me ajudar tenho um pouco de pressa pois achei os pressos dons nas caixas !

EDuarte
25/06/2014, 09:25
Bom dia amigos !

Estou precisando de uma ajunda aqui tenho uma sportage 95 2.2 , e minha caixa de transmição já era . Queria saber qual das duas caixas servem na minha viatura 1º opção ano 96 diesel 2º opção ano 2000 diesel motor 2.0 turbo . Alguem pode me ajudar tenho um pouco de pressa pois achei os pressos dons nas caixas !

A relação dos cambios são iguais.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
25/06/2014, 14:03
Estou em um dilema, motor vazando sem dó (Sportage 2.2 1995 Diesel).Isso aconteceu depois de ter colocado 6.5 litros sem a troca do filtro primário, só do secundário. Não sei o motivo de tanto vazamento.

Nao sei se mando trocar o óleo e o filtro assim mesmo, ou se levo no meca antes de fazer a troca do óleo e dos filtros. O problema é que como está tudo lambuzado todos os amigos do fórum estão me falando que o orçamento vai ser azedo.

O que vocês acham? Vou anexar fotos:
468086468087

EDuarte
25/06/2014, 14:44
Estou em um dilema, motor vazando sem dó (Sportage 2.2 1995 Diesel).Isso aconteceu depois de ter colocado 6.5 litros sem a troca do filtro primário, só do secundário. Não sei o motivo de tanto vazamento.
Nao sei se mando trocar o óleo e o filtro assim mesmo, ou se levo no meca antes de fazer a troca do óleo e dos filtros. O problema é que como está tudo lambuzado todos os amigos do fórum estão me falando que o orçamento vai ser azedo.
O que vocês acham? Vou anexar fotos:

A primeira coisa a fazer é lavar o motor por baixo e por sima pra identificar o vazamento.
Pode ser o retentor do volante, junta da tampa de valvulas, filtro, excesso de oleo...

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
25/06/2014, 15:19
Mas isso é muito sério Eduarte? Motivo de muita preocupação? Estou monitorando o nível do óleo diariamente. Se for esse retentor do volante, é dificil de achar?

Joel Sportage
25/06/2014, 16:17
Mas isso é muito sério Eduarte? Motivo de muita preocupação? Estou monitorando o nível do óleo diariamente. Se for esse retentor do volante, é dificil de achar?
João como o EDuarte falou o melhor a fazer é lavar o motor por cima e por baixo para identificar o vazamento , mais já te adiantando teve um excesso de oleo ai minha sportage e a mesma da sua minha troca de oleo com os dois filtros da 5 litros . Sobre o retentor de volante se for o caso você acha no mercado livre Retentor Traseiro Motor (volante) Sportage Kia Motors - Motor em Peças para Carros - MercadoLivre Brasil (http://veiculos.mercadolivre.com.br/pecas-motor/retentor-traseiro-motor-(volante)-sportage-kia-motors) OK !
Tive muito problema de vazamento nas mangueiras uma delas sai da parte de traz do alternador até o filtro !

Joel Sportage
25/06/2014, 16:20
A relação dos cambios são iguais.

[]s
(DU)

Valeu ai EDuarte vou fazer a compra aqui !

Adriano jaques
26/06/2014, 19:04
Pessoal, tenho um sportage 2.2 D 96 quando ligo fria, normal pega de primeira, se ando com ela com o motor na temperatura normal se desligar, esta não liga novamente, fica virando como se estivesse com pouca bateria, quando esfria, liga novamente normal, o que pode ser ?

eduardommelo
26/06/2014, 19:33
Pessoal, tenho um sportage 2.2 D 96 quando ligo fria, normal pega de primeira, se ando com ela com o motor na temperatura normal se desligar, esta não liga novamente, fica virando como se estivesse com pouca bateria, quando esfria, liga novamente normal, o que pode ser ?

Pode ser sua bateria, tive um problema parecido só que em outro carro...

Adriano jaques
26/06/2014, 19:48
Olá Eduardo, a bateria esta ok, um mecanico comentou que era a bomba de oleo, que tinha que esfriar.:pensativo:

ANDREWKDT
27/06/2014, 07:04

Eu ja notei que a minha tbm fica mais pesado pra girar arranque depois de eu andar um tempo e dar uma parada rapida e ja for ligar ela de novo. mas ela não deixa de ligar, somente bate mais pesado..

EDuarte
27/06/2014, 09:01
Olá Eduardo, a bateria esta ok, um mecanico comentou que era a bomba de oleo, que tinha que esfriar.:pensativo:

Bomba de óleo esfriar????? Acho que vc entendeu errado.
Isso pode ser o motor de arranque, ja peguei esse tipo de problema.

[]s
(DU)

eduardommelo
27/06/2014, 09:07
Também nunca ouvi dizer disso não...

Joel Sportage
27/06/2014, 20:23

Passei por este problema a pouco tempo, um dos problemas que era como o seu foi o arranque , depois do arranque arrumado ela já dava partida mesmo quente , porem um pouco pesada , então meu eletricista colocou um relé auxiliar ai sim ficou zero !

andreroth93
27/06/2014, 21:34
SOCORRO!!!
Tenho uma Sportage 2.0 16V estou com grande problema. O motor foi feito inteiro, retífica completa, anel, pistão, cabeçote, foi retificado o que precisava e o resto foi colocado novo. Quando saí com ela após a retífica, estava consumindo 1 litro de óleo a cada 100 km e saindo muita fumaça quando dava na partida. Voltei com ela no mecânico, o motor foi aberto novamente e aparentemente poderia ser anel, pois foi levado a outra retífica para sair da dúvida, o bloco estava ok, os pistões também a única opção que restou seriam os anéis. Após tudo trocado, o problema se repetiu! A fumaça continua.
Já ocorreu isso com alguem? Haveria algum tubo ou mangueira que leve óleo no coletor de admissão? Pois quando os cilindros foram desmontados havia óleo em cima dos quatro pistões.
Por favorr!! Alguém me dá uma luz!
Obrigado!

eduardommelo
27/06/2014, 22:09
SOCORRO!!!
Tenho uma Sportage 2.0 16V estou com grande problema. O motor foi feito inteiro, retífica completa, anel, pistão, cabeçote, foi retificado o que precisava e o resto foi colocado novo. Quando saí com ela após a retífica, estava consumindo 1 litro de óleo a cada 100 km e saindo muita fumaça quando dava na partida. Voltei com ela no mecânico, o motor foi aberto novamente e aparentemente poderia ser anel, pois foi levado a outra retífica para sair da dúvida, o bloco estava ok, os pistões também a única opção que restou seriam os anéis. Após tudo trocado, o problema se repetiu! A fumaça continua.
Já ocorreu isso com alguem? Haveria algum tubo ou mangueira que leve óleo no coletor de admissão? Pois quando os cilindros foram desmontados havia óleo em cima dos quatro pistões.
Obrigado!

Então você está com problema nos retentores de válvulas... Não é caro, o pro só é a mão de obra, pois precisa tirar o cabeçote.
Retentor Válvula Sportage 2.0 16v Gasolina(../04)/ Camry 2.2 - R$ 19,95 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561454575-retentor-valvula-sportage-20-16v-gasolina04-camry-22-_JM)

andreroth93
27/06/2014, 23:57
Então você está com problema nos retentores de válvulas... Não é caro, o pro só é a mão de obra, pois precisa tirar o cabeçote.
Retentor Válvula Sportage 2.0 16v Gasolina(../04)/ Camry 2.2 - R$ 19,95 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561454575-retentor-valvula-sportage-20-16v-gasolina04-camry-22-_JM)

Obrigado amigo pela preocupação mais eu troquei eles quando fiz o cabeçote já não sei mais o que fazer. no motor em si é tudo novo, quérria saber se tem algum respiro que pode ta entupido se tem algum lugar que possa passar óleo para admissão.

EDuarte
28/06/2014, 09:55
SOCORRO!!!
Obrigado!

Meça a compressão em cada pistão, se estiver muito baixa pode ser aneis, se estiver normal só pode ser retentor de valvula como o eduardomelo mencionou.
Não existe tubulação de oleo no coletor, a não ser que quem montou tirou as chapas que ficam na tampa de valvulas pra impedir a passagem de oleo pelos dois respiros da tampa, se tiraram vai jorrar oleo no cilindro.

[]s
(DU)

andreroth93
28/06/2014, 12:34
Meça a compressão em cada pistão, se estiver muito baixa pode ser aneis, se estiver normal só pode ser retentor de valvula como o eduardomelo mencionou.
Não existe tubulação de oleo no coletor, a não ser que quem montou tirou as chapas que ficam na tampa de valvulas pra impedir a passagem de oleo pelos dois respiros da tampa, se tiraram vai jorrar oleo no cilindro.

[]s
(DU)

Muito obrigado pela resposta, mais hj pela manha funcione o carro e quando tirei a tama do oleo entrou ar por ali o respiro tava sem vauvula, tampei a entrada no coletor e funcionei acabou a fumaça. que chapas são essa que vc mencionou ? quando vi o motor na oficina nao vi nada no cabeçote teria fotos se posivel ou sabe aonde tenha pra vender pelo menos pra eu ver como elas sao ?

Muito obrigado pela atenção. Abrass

RAMILTON
29/06/2014, 13:31
Srs,bom dia.

Minha SPORTAGE TDI 2003,vazou ÓLEO pela JUNTA do CABEÇOTE.Vou fazer a CRONOLOGIA do que aconteceu e o que fiz.

1_ o MOTOR esquentou,após RETÍFICA e substituição das PEÇAS o MOTOR foi montado.
2_ substituí a VÁLV. TERMOSTÁTICA,pois s/ ela aumenta o consumo, a emissão de FUMAÇA e desgaste das peças e a probabilidade de queimar as VELAS de PRÉ-AQUECIMENTO é maior conforme postado aqui no FORUN se não mim falhe a memória por Eduarte e outros FORISTAS.
3_ substitui o RADIADOR numa LOJA especializada,eles desmontaram o RADIADOR e usando a mesma MOLDURA,só substituiu a COLMÉIA.Adaptou a do CAMINHÃO MERCEDEZ 709 ou 710,que tem o DIÂMETRO dos TUBOS de 12mm se não mim engano contra 9mm do SPORTAGE,OK!
4_ Adaptei o SISTEMA de REFRIGERAÇÃO selado ,seguindo as recomendações do FORUN,colocando o RESERVATÓRIO do GOL G-IV, e colocando ÁGUA de BATERIA(ÁGUA DESTILADA/DESMINERALIZADA),junto c/ LÍQ. de ARREFECIMENTO,na proporção recomendada,OK!
5_ instalei os IND. de TEMPERATURA do ÓLEO e ÁGUA e PRESSÃO do TURBO,conforme o FORUN,ok!
6_ depois de uma semana rodando,a TEMPERATURA começou a subir no TERMÔMETRO(entre 95°c e 100ºc),o que não é normal.Verifiquei q a Água baixou no RESERVATÓRIO e começou a vazar ÓLEO pela JUNTA do CABEÇOTE.
7_ a MANGUEIRA q liga a saída da VÁLV.TERMOSTÁTICA à entrada do RADIADOR havia rasgado.
8_ o CARRO foi p/ OFICINA e já está sendo desmontado.
9_ a JUNTA do CABEÇOTE que havia colocado foi KOPLA, que não resistiu(não aconselho).Assim como não consegui a original comprei da MANDO(boa qualidade de PEÇAS).
10_fui na CCS KIA p/ comprar a MANGUEIRA e consultando o CHEFE DA MECÂNICA sobre o aperto do CABEÇOTE,ele mim passou a especificação do aperto c/ a TABELA em mãos,aproveitei e tirei uma copia:

APERTO DO CABEÇOTE: apertar c/ TORQUE de 3,0kg.m.Depois aperte c/ 90º + 90º.

Assim retificando os 12kg.m que foi postado aqui no FORUN antes.

abç: RAMILTON

João Cristiano Rodrigues
10/07/2014, 16:02
Pessoal é normal ter algum vazamento? Pois se existe um suspiro ele serve para que? Um amigo me falou que carros a Diesel ainda mais de 1995, é aceitável sair o excesso de óleo. Isso é verdade? Inclusive ele me mostrou em um caminhão novo da empresa que existe uma mangueira com o que ele chamou de suspiro do motor para a saída de excessos em momento de alta pressão. Comentem...

eduardommelo
10/07/2014, 16:14
Serve para colocar os gases para fora, jogando-os na admissão.

João Cristiano Rodrigues
11/07/2014, 15:08
Serve para colocar os gases para fora, jogando-os na admissão.

E excesso ou um pouco de óleo?

eduardommelo
11/07/2014, 21:13
O certo é jogar só o vapor mesmo, se for óleo o carro começa a fumar! Queima de óleo motor com combustível.

Mamute do cerrado
16/07/2014, 11:33
Amigos

minha sportage tdi 2001 semana passada não quis ligar e não sei o que pode ser tudo roda aparente mente normal motor de partida, o motor gira porem o carro não liga testei o corta corrente ok, sistema de aquecimento ok, parte elétrica toda ok
porem o carro não da partida será que alguém já passou por isso e pode me ajudar???

agradeço a colaboração

:safari-rig:

eduardommelo
16/07/2014, 15:58
Combustível?
Pode ter entrado ar... verifique no filtro de óleo diesel se sai combustível quando vc aperta a válvula, mas antes folgue o parafuso...

João Cristiano Rodrigues
16/07/2014, 20:26
Combustível?
Pode ter entrado ar... verifique no filtro de óleo diesel se sai combustível quando vc aperta a válvula, mas antes folgue o parafuso...

O meu ocorre isso quando esta abaixo de 1/4 no marcado, entra ar. Basta tirar o ar no filtro (dando umas bombadas com a tornerinha aberta, quando o combustível chega é só fechar a tornerinha do filtro) e correr para o posto mais próximo. Hoje passei a completar o tanque (ando com ele pelo menos pela metade) e nunca mais entrou ar.

filipezanrosso
17/07/2014, 14:42
Verifica também as velas aquecedoras, quando queimadas dificultam a partida em dias quentes e impossibilitam em dias frios!!
e se for vela aquecedora a dica é usar a Bosh (unica que aguenta mais de um inverno...)hehe

Mamute do cerrado
18/07/2014, 12:07
minha sportage tdi 2001 semana passada não quis ligar e não sei o que pode ser tudo roda aparente mente normal motor de partida, o motor gira porem o carro não liga testei o corta corrente ok, sistema de aquecimento ok, parte elétrica toda ok
porem o carro não da partida será que alguém já passou por isso e pode me ajudar???

agradeço a colaboração

ai galera já fiz testes em tudo o que me foi falado e att agora nada deu certo
o carro roda tudo tranquilo porem não esta partindo já não sei mais o q fazer, obrigado a todos,
se alguem tiver alguma outra ideia do q pode ser agradeço

:safari-rig:

eduardommelo
18/07/2014, 17:51
Solenoide que corta combustível, só pode...

Mamute do cerrado
20/07/2014, 21:21
amigo me de mais detalhes dessa solenoide!!!

Mamute do cerrado
20/07/2014, 22:18
amigo me de mais detalhes dessa solenoide!!!

ja encontrei essa solenoide e fiz testes na alimentação dela na qual não apresentou nenhuma corrente eletrica
gostaria de saber se a alimentação dessa solenoide é direta bastando que a chave esteja ligada???

grato a todos q tem me ajudado

AgnaldoMS
25/07/2014, 16:27
Olá pessoal,
Sou novo no fórum.
Saberiam informar se alguém ja colocou motor de Toyota 3.0 TDI em Sportage. Será que é possível.

AgnaldoMS

filipezanrosso
25/07/2014, 20:01
Olá pessoal,
Sou novo no fórum.
Saberiam informar se alguém ja colocou motor de Toyota 3.0 TDI em Sportage. Será que é possível.

AgnaldoMS

Já ouvi falar em mwm 2.8, mas nunca vi pessoalmente, nem em fotos.
Esse motor pelo tamanho acho que pode ser possível, mas teria que ser com bomba mecânica das toyotas mais antigas..

João Cristiano Rodrigues
01/10/2014, 23:03
Boa noite amigos. Hoje a minha Sportage que não tem problema de aquecimento e nem de óleo. Apresentou um barulho estranho do nada. Um barulho tipo motor de barco, no curso da embreagem dava pra sentir uma vibração estranha. O carro anda normalmente mas o barulho é forte. Ao levar no mecânico ele contatou que meu motor bateu biela. O que isso significa? O que terá que ser feito. Alguém sabe em média quanto eu vou gastar? Comentem. Até agora não acredito. Pois o carro estava perfeito e do nada isso.

cegandrade
02/10/2014, 08:10
Se estiver batendo biela tem que fazer a parte de baixo. O ideal mesmo é fazer tudo, pois normalmente quando se faz a parte de baixo e não a de cima da zica depois. Eu fiz o meu completo e passou os 5 mil, isso num motor gasolina. Mais do motor Diesel, não conheço nada.
Boa noite amigos. Hoje a minha Sportage que não tem problema de aquecimento e nem de óleo. Apresentou um barulho estranho do nada. Um barulho tipo motor de barco, no curso da embreagem dava pra sentir uma vibração estranha. O carro anda normalmente mas o barulho é forte. Ao levar no mecânico ele contatou que meu motor bateu biela. O que isso significa? O que terá que ser feito. Alguém sabe em média quanto eu vou gastar? Comentem. Até agora não acredito. Pois o carro estava perfeito e do nada isso.

eduardommelo
02/10/2014, 15:06
Alguém sabe me informar quantos litros de óleo e que tipo é que pega na caixa de marcha da sportage diesel??

João Cristiano Rodrigues
06/10/2014, 14:55
1.22 Litros. Mas segundo meu Mecanico existe um nível lá, não tem erro. Eu comprei dois litros, fiz a troca e guardei o que sobrou.

eduardommelo
06/10/2014, 16:58
1.22 Litros. Mas segundo meu Mecanico existe um nível lá, não tem erro. Eu comprei dois litros, fiz a troca e guardei o que sobrou.

Valeu João!

reslima
14/10/2014, 13:43
Amigos, estou com uma certa dificuldade em encontrar uma homocinética para minha Sportage 1997 DOHC. Estive dando uma olhada, principalmente no ML, e os modelos que encontrei tem uma porca na ponta, enquanto a minha tem apenas o canal da trava. Autopeças por aqui é complicado, ninguém consegue achar a peça. Alguém poderia me ajudar, homocinetica de algum outro veículo serve?

Mamute do cerrado
26/11/2014, 22:15
Boa noite, amigos

minha sportage TDI 2001 ta com um barulho nas rodas dianteiras, quando não uso a tração, em qualquer bacada ela faz um barulho como se tivesse uma pinça de freio folgada quando aciono a tração H ela diminui o barulho e quando aciono tração reduzida ela para esse barulho, alguém sabe o que pode estar causando isso???

rDuran
26/11/2014, 22:30
Boa noite, amigos

minha sportage TDI 2001 ta com um barulho nas rodas dianteiras, quando não uso a tração, em qualquer bacada ela faz um barulho como se tivesse uma pinça de freio folgada quando aciono a tração H ela diminui o barulho e quando aciono tração reduzida ela para esse barulho, alguém sabe o que pode estar causando isso???

Está com as rodas livres originais?
95% de certeza de ser os rolamentos agulhas que estão estourados, para isso já compre o kit de retentores são 3 por roda, aqui no forum postei o código de todos.

Para ter certeza tira a roda livre pegue a monta da homocinetica e verifique folgas na vertical.
Para ver se os rolamentos de roda estão ok tbm levante a frente do carro pela bandeja da suspensão efaça o o mesmo com a roda montada.