Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão
Páginas :
1
2
3
4
[
5]
6
7
8
9
10
11
12
13
14
Amostardeiro
01/07/2007, 22:33
Ah, então a minha realmente não está travada.
Mas a minha dúvida continua: em 100% das vezes que abri o capô para olhar a hélice (com o carro muito frio, frio, morno, quente e muito quente), ela estava girando.
Gleison
É assim mesmo, não tens que te preocupar, o problema é quando ela gira muito solta o que pode ser sinal de que não esta funcionando como devia.
Abraço
Gleison BH
01/07/2007, 22:35
Amostardeiro, valeu pelas informações. Ah, essa sua observação me fez lembrar de uma outra ida minha à concessionária, quando fui fazer revisão e estive conversando com o chefe da oficina (pelo menos acho que era o chefe) sobre a famigerada vetoinha.
Segundo ele tem um jeito de saber se a vetoinha está boa ou não: ele falou para girar a hélice com uma da as mãos (com o motor desligado - é óbvio). Se ela girar muito livre, como se não tivesse qualquer atrito, é sinal que ela já tá precisando ser trocada. Se começar a girar e for parando logo que você tirar a mão (como se freiasse), então ela ainda está boa.
Destaco que ele não me falou de onde tirou isso. Então não sei se é uma avaliação confiável. De qualquer forma, tô passando a informação.
Amostardeiro
01/07/2007, 23:04
Amostardeiro, valeu pelas informações. Ah, essa sua observação me fez lembrar de uma outra ida minha à concessionária, quando fui fazer revisão e estive conversando com o chefe da oficina (pelo menos acho que era o chefe) sobre a famigerada vetoinha.
Segundo ele tem um jeito de saber se a vetoinha está boa ou não: ele falou para girar a hélice com uma da as mãos (com o motor desligado - é óbvio). Se ela girar muito livre, como se não tivesse qualquer atrito, é sinal que ela já tá precisando ser trocada. Se começar a girar e for parando logo que você tirar a mão (como se freiasse), então ela ainda está boa.
Destaco que ele não me falou de onde tirou isso. Então não sei se é uma avaliação confiável. De qualquer forma, tô passando a informação.
Gleison
É isso mesmo, a hélice tem que parar rapidamente, outro teste é, desligue o motor a hélice deve parar quase imediatamente, se ela ficar girando algum tempo esta ruim, portanto ela tem que opor uma certa resistência ao ser girada.
Abraço
MarcSport
01/07/2007, 23:06
Recebi a mensagem abaixo da Kia por e-mail após entrar em contato com o SAC:
"Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
Ambas estão totalmente abertas a 100ºC.
A temperatura normal de trabalho do motor situa-se entre a temperatura de abertura da válvula termostática principal e a temperatura de início de acoplamento da hélice do radiador, em torno de 95ºC.
Com a aditivação correta (40% de aditivo para 60% de água desmineralizada), a temperatura do líquido de arrefecimento atinge 105ºC, quando inicia-se o processo de superaquecimento do líquido."
Lembro que tenho uma SPT TD.
Quando o motor fica desligado por algum tempo, ao ligar o acolplamento da hélice faz com que ela gire na velocidade do motor por algum tempo, isso acontece porque o gel "escorre" e ao entrar em rotação novamente volta a "se distribuir".
A hélice sempre gira, com menor velocidade que o motor quando a temperatura está baixa ou na velocidade do motor com temperatura acima de 95ºC.
[quote=MarcSport;420081]Recebi a mensagem abaixo da Kia por e-mail após entrar em contato com o SAC:
"Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
Alguém sabe a localização dessa sub-válvula termostatica ...
Herbert Lima
02/07/2007, 09:18
Amigos.
Vcs conhecem algum kit para melhorarmos a redução de nossas Sportage??
Fiz uma trilha de dificuldade moderada e sofri um pouco pela falta de força nas ladeiras e também no areial, onde o motor é mais exigido..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22895&page=16
O carro é gostoso, mas ficaria mais se tivesse uma reduzida mais forte.. Acho a relação das primeiras marchas longa... principalmente se vc usar o carro no barro (quero dizer na lama mesmo) e com pneus 31 fica pior ainda..
Abraços ..
Amostardeiro
02/07/2007, 11:11
X2, pode ser que esteja enganado, mas a válvula original são duas em uma, pois a existe uma pequena válvula no mesmo corpo, será esta???
Abraço
MarcSport
02/07/2007, 12:35
Eu fiz outra pergunta à Kia e estou aguardando resposta...
comenale
05/07/2007, 11:53
Nunca ouvi falar nessa tal "sub-válvula termostática":-o.
Tive problemas com aquecimento em minha TDI e foi checado todo o sistema (depois do estrago, claro):reparo de cabeçote, troca de juntas e troca de válvula termostática.
O que talvez pode ser classificado como sub-válvula é a existência de uma espécie de válvula de segurança (parecida com as de panela de pressão) no corpo da própria válvula termostática.
Herbert Lima
07/07/2007, 09:25
Este link vai fornecer umas boas novidades de performance para incrementar as nossas sportages..
http://www.autodirectsave.com/product/list/2002/Kia/Sportage/Performance_Parts/Turbo_Charger_Kit
Abraços..
epadoukas
08/07/2007, 07:03
Pessoal Bom Dia !
Apos 20 Dias Peguei O Sptg Na Oficina.
Não Foi Necessario Passe No Cabeçote , Apenas A Junta Foi Trocada.
Foi Observado Desgaste Nas Valvulas De Descarga Dos Cilindros 2 E 3 ,troquei As 4. Aproveitei Troquei Tambem A Ventoinha.troquei Tambem A Termostatica E Os Dois Sensores De Temperatura . Como O Motor Ja Estava Sem Cabeçote Aproveitei E Substitui A Correia Dentada E Mangotes De Lubrificaçao Da Turbina (estava Com Pequeno Vazamento Que Enchia O Saco Pingando Na Garagem).
Em Casa Observei Que O Nivel D'agua Baixava Um Pouquinho . Comecei A Entristecer Achei Que Ia Começar Tudo De Novo.
Decidi Fazer Um Teste : Substitui A Tampa Do Radiador, Que Tinha Menos De Um Ano (foi Trocada Pouco Depois Que Comprei O Carro).
O Nivel D'agua Estabilizou!
Obsevaçao Interessante é Que A Tampa Anterior , Aparentemente Original Tinha Péssimo Aspecto, Comprei Uma Da Marca "trink" Muito Mal Acabada Usei Pouco Tempo , Encontrei Uma Da Marca "tan-click" Exelente Aspecto, Porem Acho Que Foi Ela Que Me Ferrou. Agora Esta Com Trink De Novo . Alguma Sugestão?
Meu carro ferveu nesse sábado. Com a sorte de ferver a duas quadras do meu mecânico!!!:roll:
Mas não foi o radiador nem válvula termostática, etc, etc ... A carcaça da bomba d'água parecia uma casa de cupim, totalmente corroida por dentro e com um furo de uns 0.5 mm por onde escorria um letal jato de água, assobiando feito uma panela de pressão!
[quote=epadoukas;423592]Pessoal Bom Dia !
Apos 20 Dias Peguei O Sptg Na Oficina.
Não Foi Necessario Passe No Cabeçote , Apenas A Junta Foi Trocada.
Foi Observado Desgaste Nas Valvulas De Descarga Dos Cilindros 2 E 3 ,troquei As 4. Aproveitei Troquei Tambem A Ventoinha.troquei Tambem A Termostatica E Os Dois Sensores De Temperatura . Como O Motor Ja Estava Sem Cabeçote Aproveitei E Substitui A Correia Dentada E Mangotes De Lubrificaçao Da Turbina (estava Com Pequeno Vazamento Que Enchia O Saco Pingando Na Garagem).
Em Casa Observei Que O Nivel D'agua Baixava Um Pouquinho . Comecei A Entristecer Achei Que Ia Começar Tudo De Novo.
Zamberlan
11/07/2007, 20:10
Ola Pessoal , estou procurando um mecânico para minha SPTG , pois o o meu mecanico nao consegue sanar problemas de vazamentos de motor , nao conhece o sistema de refrigeração . Ja tive que fazer a junta da minha a depois disto começou a queimar óleo quando está muito frio com motor frio ( coisa que nao ocorria antes ) , isto me fez perder a confiança .
Resumindo terei que revisar o motor e o sistema de refrigeração
grato
Fabio
Sportage 97 Automatica GNV
São Bernardo do Campo
Epadoukas,
Minha resposta não saiu completa, vou resumir.
Veja um post anterior onde eu relatei um problema que tive com o forro interno do caput do motor matando a entrada de ar do turbo. Se a sua Sport for TDI cuidado com este forro. Foi por ali que os meus problemas começaram.
Estou percebendo e testando o seguinte:
O radiador com anti-congelante afeta o relógio de temperatura, isso porque a mistura demora a subir a temperatura da água. Assim, quando o ponteiro crava no meio, a temperatura pode estar bem mais alta e com perda do sistema sem que se perceba. Já deram as dicas aqui para vários acessórios para controle da temperatura do óleo - vale considerar.
Mas eu fiz o seguinte: Diminuí a concentração de anti-congelante, não eliminei ele todo não. Com isso o marcador de temperatura está bem mais sensível e está marcando a temperatura de forma correta. Quando a viatura pega ar frontal a temp. fica em 1/4. Se pego descida fica abaixo de 1/4, e agora só chega no meio se estou no trânsito ou em regime normal. A água do sistema não está sumindo, está mais normal que antes dos defeitos.
A principal função do anti-congelante não se aplica na maioria dos nossos estados, tirando apenas o pessoal do sul que enfrenta temperaturas mais baixas, a nossa temperatura média é de 20 graus. Assim, ele serve mais como lubrificante do sistema, mas prejudica na sensibilidade da temperatura real da água.
Isso aí.
Eu estou acreditando, isso teoria minha, que excesso de
Fernando Costa
15/07/2007, 18:48
Epadoukas,
Estou percebendo e testando o seguinte:
O radiador com anti-congelante afeta o relógio de temperatura, isso porque a mistura demora a subir a temperatura da água. Assim, quando o ponteiro crava no meio, a temperatura pode estar bem mais alta e com perda do sistema sem que se perceba. Já deram as dicas aqui para vários acessórios para controle da temperatura do óleo - vale considerar.
Mas eu fiz o seguinte: Diminuí a concentração de anti-congelante, não eliminei ele todo não. Com isso o marcador de temperatura está bem mais sensível e está marcando a temperatura de forma correta. Quando a viatura pega ar frontal a temp. fica em 1/4. Se pego descida fica abaixo de 1/4, e agora só chega no meio se estou no trânsito ou em regime normal. A água do sistema não está sumindo, está mais normal que antes dos defeitos.
A principal função do anti-congelante não se aplica na maioria dos nossos estados, tirando apenas o pessoal do sul que enfrenta temperaturas mais baixas, a nossa temperatura média é de 20 graus. Assim, ele serve mais como lubrificante do sistema, mas prejudica na sensibilidade da temperatura real da água.
Raxer,
A principal função do aditivo à base de etileno-glicol é a de proteger as peças metálicas em contato com o fluido da corrosão! O bloco do motor é em ferro fundido e o cabeçote é em liga de alumínio, são metais diferentes submetidos a um fluxo de fluido refrigerante.
O uso de água comum, cheia de sais, tranforma o motor em uma pilha eletroquímica, corroendo o cabeçote de alumínio. Deve-se usar somente água destilada e aditivo próprio para alumínio (Ex: Havoline) o que impede a corrosão.
Em vários cabeçotes furados que já vi, a causa foi uma só, a falta de fluido de arrefecimento adequado. Muita gente até que usa o aditivo, mas põe água de torneira....
Quanto ao aditivo alterar a marcação de temperatura, acho que não procede, pois o sensor independe do líquido em que está imerso.
Abraço.
Amostardeiro
16/07/2007, 11:28
Raxer,
A principal função do aditivo à base de etileno-glicol é a de proteger as peças metálicas em contato com o fluido da corrosão! O bloco do motor é em ferro fundido e o cabeçote é em liga de alumínio, são metais diferentes submetidos a um fluxo de fluido refrigerante.
O uso de água comum, cheia de sais, tranforma o motor em uma pilha eletroquímica, corroendo o cabeçote de alumínio. Deve-se usar somente água destilada e aditivo próprio para alumínio (Ex: Havoline) o que impede a corrosão.
Em vários cabeçotes furados que já vi, a causa foi uma só, a falta de fluido de arrefecimento adequado. Muita gente até que usa o aditivo, mas põe água de torneira....
Quanto ao aditivo alterar a marcação de temperatura, acho que não procede, pois o sensor independe do líquido em que está imerso.
Abraço.
Fernando/ Todos
Outra função importantissima é evitar a "fervura", o aditivo evita que a água entre em ebulição o que aumenta muito a pressão interna do sistema fazendo com que o mesmo perca água e, não é o caso, nos países frios evita o congelamento do fluído refrigerante.
Abraço
Mud & Roots
04/08/2007, 15:59
Olá pessoal, gostaria de conferir a especificação do óleo de câmbio/diferencial para a SPORT e o procedimento de troca, não sei se já trataram do assunto neste tópico mas no momento estou sem tempo de conferir as 103 páginas. Agradeço antecipadamente. Boa lama para todos.
Amostardeiro
04/08/2007, 18:06
Olá pessoal, gostaria de conferir a especificação do óleo de câmbio/diferencial para a SPORT e o procedimento de troca, não sei se já trataram do assunto neste tópico mas no momento estou sem tempo de conferir as 103 páginas. Agradeço antecipadamente. Boa lama para todos.
Mud
Anexo a tabela de lubrificação da Sportage, tem a especificação dos óleos para diesel e gasolina, é da 2001, mas nada mudou em relação a 99.
Abraço
Emerson4x4
06/08/2007, 16:52
Tava esquisado sobre sportage...
É verdade que dá prá engatar a tração com ela andando ou o pessoal que quer me vender uma t-case dessas tá me enganando?
E sabe me dizer qual a velocidade máxima que se pode ir com a tração acionada especificada pela Kia?
Alexander
06/08/2007, 18:17
É verdade que dá prá engatar a tração com ela andando ou o pessoal que quer me vender uma t-case dessas tá me enganando?
E sabe me dizer qual a velocidade máxima que se pode ir com a tração acionada especificada pela Kia?
É verdade, amigo! Desde que vc esteja em baixa velocidade e com o pé na embreagem.
A velocidade máxima tracionada na posição H é de 80Km/h!
sds,
Alexander.
Amostardeiro
06/08/2007, 18:24
Emerson
Depende do ano, a 97 que tive só podia engatar a tração em velocidades abaixo de 25 km/h, já a 2001, segundo o manual o 4x4 H pode ser acionado até 80 km/h; importante nas duas o 4x4 L - redução- só com a viatura parada.
Abraço
Alexander
06/08/2007, 18:49
Caros colegas de fórum; tô com uma dúvida.:pensativo: Quem tiver alguma opinião posta aí!!:concordo:
Quando ligo a minha SPTG 2001, 2.0 gasolina, reparei que a ventoinha também gira imediatamente (mesmo de manhã com o carro bem frio). Pelo que li, ela só deveria armar depois que o motor chegasse a uma determinada temperatura. Mas no meu caso ela gira imediatamente.
Então pensei: ele deve ter sido "travada". O estranho é que a viatura não está com um ruído alto. Muitos falam que quando a hélice tá travada o carro fica parecendo um avião. Pra falar a verdade, de dentro do carro nem escuto o barulho do motor até 3.000 RPM.
Outra coisa: quando ligo e saio com o carro a temperatura sobe e chega no meio rapidinho (não demora) e, além disso, acho que o consumo não está elevado (dá 8 km/l na cidade e 10,5 km/l na cidade). Segundo relatos postado no fórum, quando a ventoinha tá travada o consumo aumentaria e o motor demoraria para atingir a temperatura ideal.
Estive na concessionária na semana passada para trocar umas borrachas e bieletas da suspensão e perguntei o mecânico sobre o fato. Estranhamente ele me disse que estava tudo normal. Que a vetoinha funcionava direto junto com o motor mesmo. (?????????)
Então, alguém sabe se nas SPTG 2001 ela funcionada direito mesmo???? Se não, porque será que o barulho não está alto (ou será que sou eu que estou surdo)???
POR FIM, COMO FAÇO PARA VER SE ELA ESTÁ TRAVADA??? OU SEJA, QUE PARTE DA VENTOINHA É PRESA A QUE PARTE DO MOTOR????
Abraços a todos e inté+!!!
:concordo:;-):concordo::lol::concordo::-):concordo:
Caro colega!
A ventoinha da sportage somente deve acoplar ao motor após determinada temperatura. Acontece que o eixo da ventoinha está muito próximo ao do motor e, devido à inércia do sistema todas as ventoinhas de sportage chegam a girar um pouco quando o motor está ligado, mas a mesma ainda mão está acoplada! Isso é absolutamente normal! Para confirmar isso, basta vc segurá-la com auxílio de um papelão dobrado (com o motor desligado e frio) e em seguida ligue o motor que vc verá que sua ventoinha permanecerá parada sem muito esforço. Quando o motor aquecer e a ventoinha acoplar aí ninguém segura a criança!!!!
A temperatura deste veículo sobe rapidamente devido ao projeto mecânico do carro que é muito bem construído facilitando que o motor atinga a temperatura normal de funcionamento mais rapidamente, o que otimiza a performance e economia de combustível.
sds,
PS.: informe o resultado do seu teste. OK!
Emerson4x4
06/08/2007, 22:20
Valeu mesmo
Vou checar a procedência da caixa
Obrigado e boas trilhas
Abraço a todos
Maverickturbo
07/08/2007, 11:03
Acho que essa limitação de se engatar a tração andando de 25 km/h nas antes de 99 e de 80km/h nas depois de 99 se deve a roda livre. A roda livre dos modelos ate 99 são ridiculas! As rodas livres a vacuo que equipam as sportages depois de 99 são bem parrudas! Talvez com a AVM eu posso engatar a minha a 80 km/h tbm!
Abraços!
MarcSport
07/08/2007, 12:03
Não sei se a caixa de transferência de todas são iguais, mas os limites PARA ACIONAMENTO são 60km/h para os modelos com roda livre mecânica e 80 km/h para as a vácuo (isso está no manual da SPT após 99, porém nunca vi RL mecânica em SPT desses anos)
Quanto a velocidade máxima em 4x4, não existe limite, se o carro chega a 140 em 4x2, ele pode chegar a mesma velocidade (teoricamente) em 4x4, claro que não é comum andar a essa velocidade em 4x4, mas ...
Já engatei o 4x4 (para teste) no asfalto e na chuva a 70km/h e entrou na boa
Já cheguei a 100km/h na areia em 4x4 high, era um tapete de tão plana.
Como a relação da caixa de transferência das Sportages Diesel é 2:1, acredito que dê para chegar a cerca de 70 km/h em 4x4 low, já andei a mais de 50 km/h na reduzida nos Lençóis Maranhenses...
Amostardeiro
07/08/2007, 15:16
Emerson
Depende do ano, a 97 que tive só podia engatar a tração em velocidades abaixo de 25 km/h, já a 2001, segundo o manual o 4x4 H pode ser acionado até 80 km/h; importante nas duas o 4x4 L - redução- só com a viatura parada.
Abraço
Pessoal
Acabei de verificar o manual, onde se lê 80 km/h acima, leiam 60 km/h, completando a informação: apartir de 99 com RL a vácuo 60 km/h , com RL automática 40 km/h; lembrando que na 97 as RL' s eram automáticas e o manual falava em abaixo de 25 km/h.
Abraço
Alguem conhece oficina que tenha equipamento pra scanear meu motor, creio que tenho problemas na eletronica e não acho oficina que tenha isso. Minha viatura é uma Sportage 2.0 gasolina.
laserman
14/08/2007, 20:16
Alguem conhece oficina que tenha equipamento pra scanear meu motor, creio que tenho problemas na eletronica e não acho oficina que tenha isso. Minha viatura é uma Sportage 2.0 gasolina.
Via Barra !
Amigos, desta temporada em que estive por aqui.
Amostradeiro, Laserman, Maverik Tubão, outros que não me lembro o nome mas que sei quem são pelos post, sempre legais e amigos.
Estou me despedindo, por um tempo - espero.
Seguinte: Não resisti aos encantos de um Astra, CD, automático, 2.0, completíssimo - hiper novo.
Troquei minha Sport nele.
Já sei, já sei! Heresia pura!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas acontece que eu tinha muita vontade de ter um automático, estou gostando pacas!
Sei que parece coisa de véio, mas eu já estou meio véio mesmo.
Sem mais choros e velas, mas tenho uma excelente notícia nisso tudo:
Minha sportage ainda está na agência e veja como ela está:
- Cabeçote feito - zerado.
- Freios - semi novos - burrinho e pastilhas.
- Pneus - novíssimos na traseira e semi novos na dianteira.
- Bomba de diesel - feita na Bosh com garantia de 6 meses - já se passaram 3 meses. Espetacular!!!!!
- TURBO RETIFICADO COM GARANTIA DE 6 MESES - Já se passaram uns 2 meses. O Carro está voando baixooooooooooooo!!!!! 140 Cavalos, no mínimo.
- Consumo??????? - 10 KM/l na city!!!!!
- Lataria e estofado - MANDEI LAVAR TUDO E POLIR - GASTEI R$ 300,00. ESTÁ UM SHOWWWWWWWW.
- Levantei o carro e gastei uns R$ 4 mil, brincando.
- IPVA 2007 - PAGO!
- O preço agora: Uns R$ 37 mil, acho que é isso que a agência está pedindo.
O Carro: Sportage 2000/2001
Côr: Azul
Tipo: Curta, ou seja, com a quinta roda.
Motor: Diesel. Excelente.
Câmbio: 4X4
Intercoller
TURBO (E TURBO NOVO)
KM: 101 mil
O que eu ganho com isso?
Resposta: Nada! Apenas estou indicando para quem ama, como amei, este carro.
Ele está no Rio de Janerio. Gente, vale a pena. Eu gastei um bom dinheiro neste carro e ele está ótimo mesmo. Fico com pena de um não jipeiro comprar.
Se tiverem interesse me falem. Meu e-mail é axrc@uol.com.br.
Não se preocupem com o anti spam, eu libero em seguida.
Se alguém tiver interesse me mande um mail.
Quanto ao Astra, é um show, estou curtindo tudo! Hoje me esbaldei com o piloto automático - show de bola.
Mas estou com saudades do meu 4x4.
No futuro terei os dois: um 4x4 e um automático.
Quem sabe todos BMW?
Abraços a todos e obrigado por todas as dicas.
Valeu!!!!!! Muito mesmo!
laserman
24/08/2007, 15:01
Valeu Raxer,
Como vc já disse é uma pena, mas sei que são escollhas difíceis.
Felicidades em sua escolha e não poderei deselhar-lhe mais "boa lama" :
Bom asfalto,
Amostradeiro, Laserman, Maverik Tubão, outros que não me lembro o nome mas que sei quem são pelos post, sempre legais e amigos.
Seguinte: Não resisti aos encantos de um Astra, CD, automático, 2.0, completíssimo - hiper novo.
Troquei minha Sport nele.
Já sei, já sei! Heresia pura!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas acontece que eu tinha muita vontade de ter um automático, estou gostando pacas!
Sei que parece coisa de véio, mas eu já estou meio véio mesmo.
Sem mais choros e velas, mas tenho uma excelente notícia nisso tudo:
Minha sportage ainda está na agência e veja como ela está:
- Cabeçote feito - zerado.
- Freios - semi novos - burrinho e pastilhas.
- Pneus - novíssimos na traseira e semi novos na dianteira.
- Bomba de diesel - feita na Bosh com garantia de 6 meses - já se passaram 3 meses. Espetacular!!!!!
- TURBO RETIFICADO COM GARANTIA DE 6 MESES - Já se passaram uns 2 meses. O Carro está voando baixooooooooooooo!!!!! 140 Cavalos, no mínimo.
- Consumo??????? - 10 KM/l na city!!!!!
- Lataria e estofado - MANDEI LAVAR TUDO E POLIR - GASTEI R$ 300,00. ESTÁ UM SHOWWWWWWWW.
- Levantei o carro e gastei uns R$ 4 mil, brincando.
- IPVA 2007 - PAGO!
- O preço agora: Uns R$ 37 mil, acho que é isso que a agência está pedindo.
O Carro: Sportage 2000/2001
Côr: Azul
Tipo: Curta, ou seja, com a quinta roda.
Motor: Diesel. Excelente.
Câmbio: 4X4
Intercoller
TURBO (E TURBO NOVO)
KM: 101 mil
O que eu ganho com isso?
Resposta: Nada! Apenas estou indicando para quem ama, como amei, este carro.
Ele está no Rio de Janerio. Gente, vale a pena. Eu gastei um bom dinheiro neste carro e ele está ótimo mesmo. Fico com pena de um não jipeiro comprar.
Se tiverem interesse me falem. Meu e-mail é axrc@uol.com.br.
Não se preocupem com o anti spam, eu libero em seguida.
Se alguém tiver interesse me mande um mail.
Quanto ao Astra, é um show, estou curtindo tudo! Hoje me esbaldei com o piloto automático - show de bola.
Quem sabe todos BMW?
Valeu!!!!!! Muito mesmo!
Amostardeiro
24/08/2007, 19:08
Quem sabe todos BMW?
Valeu!!!!!! Muito mesmo!
Raxer
Não te preocuopa quem bebeu desta água com certeza voltará, abraço e boa sorte com o novo carro, as Grand Sprtages teambém vieram diesel e com câmbio automático, quem sabe???
Abração e fica a vontade para dar palpites aqui.
MarlosCouto
24/08/2007, 21:05
Suadações a todos,
Estou com um problemão, tenho uma Sportage 1995 Diesel 2.2. O carinha do posto colocou Gasolina e vocês já devem imaginar o estrago. Arrebentou o bloco, não deu para retificar. O pior é que o bloco novo não consigo encontrar em lugar nenhum, algumas concessionárias inclusive disseram que nem na Korea tem mais. Várias vezes dizem que tem mas na hora de conferir é o bloco da 2.0. Tenho receio de pegar um bloco usado.
Alguem sabe onde eu posso encontrar o bloco da Sportage 1995 Diesel 2.2 ou alguma sugestão?
Abraços!
Mud & Roots
25/08/2007, 09:37
O motor 2.0 TDi é melhor, mais potente e bebe menos que o 2.2, se a adaptação for viável vai valer a pena.
Suadações a todos,
Estou com um problemão, tenho uma Sportage 1995 Diesel 2.2. O carinha do posto colocou Gasolina e vocês já devem imaginar o estrago. Arrebentou o bloco, não deu para retificar. O pior é que o bloco novo não consigo encontrar em lugar nenhum, algumas concessionárias inclusive disseram que nem na Korea tem mais. Várias vezes dizem que tem mas na hora de conferir é o bloco da 2.0. Tenho receio de pegar um bloco usado.
Alguem sabe onde eu posso encontrar o bloco da Sportage 1995 Diesel 2.2 ou alguma sugestão?
Abraços!
MarcSport
27/08/2007, 10:51
Consegui a informação:
A válvula termostática da Sportage tem 2 estágios (daí a sub-válvula).
[]s
[QUOTE=MarcSport;420081]Recebi a mensagem abaixo da Kia por e-mail após entrar em contato com o SAC:
Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
Ambas estão totalmente abertas a 100ºC.
A temperatura normal de trabalho do motor situa-se entre a temperatura de abertura da válvula termostática principal e a temperatura de início de acoplamento da hélice do radiador, em torno de 95ºC.
Com a aditivação correta (40% de aditivo para 60% de água desmineralizada), a temperatura do líquido de arrefecimento atinge 105ºC, quando inicia-se o processo de superaquecimento do líquido.
BESTA NEGRA
28/08/2007, 12:48
Senhores,
Terei que abrir o motor da viatura 2.0 TDI tá vazando oleo e com bastante compressao no carter. Gostaria de saber dos Sportagers cariocas qual seria a melhor opção no Rio de Janeiro?
Desde de já meus agradecimentos,
Diniz
SPORTAGE GRAND 2.0TDI 00/01
laserman
28/08/2007, 18:19
Já fiz serviços no SPTG na oficina Nova Era, em São Cristovão, fica no final da rua de mesmo nome na 2ª quadra após a Av.Pedro II.
Não tenho o tel agora.
Boa Sorte,
Sergio
Senhores,
Terei que abrir o motor da viatura 2.0 TDI tá vazando oleo e com bastante compressao no carter. Gostaria de saber dos Sportagers cariocas qual seria a melhor opção no Rio de Janeiro?
Diniz
laserman
28/08/2007, 18:26
Já fiz serviços no SPTG na oficina Nova Era, em São Cristovão, fica no final da rua de mesmo nome na 2ª quadra após a Av.Pedro II.
Não tenho o tel agora.
Boa Sorte,
Sergio
Senhores,
Diniz
BESTA NEGRA
29/08/2007, 00:09
Obrigado Laserman. Vou dar uma olhada.
Alguem sabe se existe bloqueio de diferencial para o Sportage?
laserman
09/09/2007, 20:22
Até hj nunca encontrei !
Mas certa vez fizeram-me uma colocação. Faça o teste : Engate a 4x4 num piso pavimentado, vire o jogo todo e tente sair com o jipe !
Depois comente a conclusão !
Boa lama,
MarcSport
10/09/2007, 12:45
Não existe disponível no Brasil, lá fora não sei.
Maverickturbo
10/09/2007, 15:12
Eu nunca achei bloqueio pra sportage tbm, mas sei que algumas das 95 acho tinham bloqueio tipo lsd (aqueles de disco), no mesmo estilo que tem em algumas caminhonetes!
Na traseira da pra fazer tbm aquele bloqueio estilo de gurgel, com 2 freios de mão!
Aí, galera...
Valeu pelas respostas. Pelo que andei pesquisando, acho que ninguém tentou adaptar algum tipo de bloqueio. Não sei se é viável.
Té mais.
Maverickturbo
11/09/2007, 10:34
Eu cheguei a conversar com o pessoal da nekarth, mas eles queriam um diferencial dianteiro e outro traseiro abertos e não podia ser os do carro. Tinha que levar la separados. Mandei email pra macrotorque mas eles não demonstraram nenhum interesse em fazer nada para sportage. Ensimec tambem não tinha interesse, pois ainda precisava desenvolver pra outros veiculos.
MarcSport
11/09/2007, 11:56
Eu cheguei a conversar com o pessoal da nekarth, mas eles queriam um diferencial dianteiro e outro traseiro abertos e não podia ser os do carro. Tinha que levar la separados. Mandei email pra macrotorque mas eles não demonstraram nenhum interesse em fazer nada para sportage. Ensimec tambem não tinha interesse, pois ainda precisava desenvolver pra outros veiculos.
Eduardo.
O Átila deve estar com meu "diferencial velho" fale com ele para encaminhar à Nekarth.
O q acha?
Talvez tenha o problema das Sportages diesel e gasosa terem relações diferentes (não sei de vale para as antigas, mas sei que isso acontece com as + novas)
É, Eduardo. E pelo jeito nunca vão fazer mesmo. Eles desenvolvem pra outros carros que sabem que vão vender muito e ter mais lucro. Pra Sportage não acredito que se interessariam. É uma pena.
Maverickturbo
12/09/2007, 13:30
Vou falar com o Atila então, mas o interessante seria outra marca, pq esse da nekarth parece ser o mais caro! suhsauuhsa! Eu acho que o diferencia deve ser bem parecido com os dos suzukis, dai não seria tão dificil de modificar um de suzuki para fazer o de sportage e se eles não precisarem mudar o maquinario e so uma coisa o outra, ai é capaza de eles fazerem. Se juntarmos um grupo de interessados pode ser que saia.
Nilson Jr
14/09/2007, 11:58
Meu pai comprou uma SPTG 98 Diesel há 1 semana e meia só que tenhos umas duvidas, moro em Salvador/Ba: Enchi o tranque da barca e pelas contas que fizemos ela só está fazendo 7km com 1 LT na cidade, isso é normal?.
Ela foi feita o motor todo e o cabeçote é novinho, agua some, pelos menos todos os dias temos que colocar 1 litro mesmo rodando muito ou pouco Km e o carro não esquenta, sempre fica bem abaixo do meio,ele trabalha em Camaçari, são +/- uns 100 km de ida e volta fora que roda lá dentro, andei uns 120 a 130km e a temperatura não sobe, Já fiz limpeza no sistema de arrefeicimento, troquei rolamento da ventoinha e o gel acoplador, a tampa de radiador novo, reservatório tá legal, aditivo novo, tou doido querendo saber o que pode ser, vc´s podem ter ideia que possa ser?.
Outra coisa que já levamos pra um mecânico confiável, foi até ele que fez o motor, de vez em quando
a rotãção osila e o carro apaga, principalmente com vc tirar o pé do acelerador pra diminuir a velocidade ou troca de marcha, o mecânico falou que a bomba de Diesel estava com entrada de ar e tb causava isso, tirou a tal entrada de ar da bomba, mas continuar a mesma coisa e até agora não resolveu nada, vc´s sabem o que possa causar isso?.
Estava com problemas pela manhã para pegar, mas isso já foi resolvido toquei as velas aquecedores, só tinha uma funcionando aproveitei troquei as quatros logo.
E vc´s sabem aonde fica a regulagem de Diesel na bomba injetora?.
É um Prazer em fazer parte da pagina Fórum 4x4 e obrigado pela atenção!
valeu.
Nilson Jr
14/09/2007, 12:03
Meu pai comprou uma SPTG 98 Diesel há 1 semana e meia só que tenhos umas duvidas, moro em Salvador/Ba: Enchi o tranque da barca e pelas contas que fizemos ela só está fazendo 7km com 1 LT na cidade, isso é normal?.
Ela foi feita o motor todo e o cabeçote é novinho, agua some, pelos menos todos os dias temos que colocar 1 litro mesmo rodando muito ou pouco Km e o carro não esquenta, sempre fica bem abaixo do meio,ele trabalha em Camaçari, são +/- uns 100 km de ida e volta fora que roda lá dentro, andei uns 120 a 130km e a temperatura não sobe, Já fiz limpeza no sistema de arrefeicimento, troquei rolamento da ventoinha e o gel acoplador, a tampa de radiador novo, reservatório tá legal, aditivo novo, tou doido querendo saber o que pode ser, vc´s podem ter ideia que possa ser?.
Outra coisa que já levamos pra um mecânico confiável, foi até ele que fez o motor, de vez em quando
a rotãção osila e o carro apaga, principalmente com vc tirar o pé do acelerador pra diminuir a velocidade ou troca de marcha, o mecânico falou que a bomba de Diesel estava com entrada de ar e tb causava isso, tirou a tal entrada de ar da bomba, mas continuar a mesma coisa e até agora não resolveu nada, vc´s sabem o que possa causar isso?.
Estava com problemas pela manhã para pegar, mas isso já foi resolvido toquei as velas aquecedores, só tinha uma funcionando aproveitei troquei as quatros logo.
E vc´s sabem aonde fica a regulagem de Diesel na bomba injetora?.
É um Prazer em fazer parte da pagina Fórum 4x4 e obrigado pela atenção!
valeu.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif
Enchi o tranque da barca e pelas contas que fizemos ela só está fazendo 7km com 1 LT na cidade, isso é normal?.
Depende de como vc dirige ... a Sportage 2.2 não tem um motor muito potente, mas é bastente eficiente. Às vezes a gente pisa demais tentando uma aceleração que o motor não é capaz de fornecer. Tente dirigir pisando lentamente para conseguir a aceleração que vc quer... se fosse turbo diesel dava pra pisar de uma vez só, nesse modelo não adianta nada, só vai fazer fumaça preta e beber mais.
Ela foi feita o motor todo e o cabeçote é novinho, agua some, pelos menos todos os dias temos que colocar 1 litro mesmo rodando muito ou pouco
Cara, não dá mole pra isso: pode ser qualquer coisa, desde mangueira furada até cabeçote danificado ... procura ver isso pq se ele esquentar vc toma um prejuízo sério.
Problema parecido com o que eu enfrentei: Se vc tá subindo uma serra ou dirigindo numa auto estrada pisando fundo, ela começa derrepente a "ratear", perder potência, esfumaçar ... aí se tirar o pé, seja pra encostar o carro, ou pra mudar de marcha, o motor morre...
Quanto a isso eu já fiz:
1. Limpeza dos bicos, e troca de reparos da bomba com teste de banca da bomba. Mecânico autorizado da Bosh selou a bomba como OK, 100%. Não funcionou.
2. Troca do filtro de combustível. Depois troca da base do filtro de diesel. Não funcionou ainda.
3. Troca do filtro de ar. Retirada do tubo de admissão que poderia estar obstruído. Nada ainda.
4. No meio tempo, o motor ferveu também, aproveitei e coloquei o cabeçote e o bloco na retífica. Foram feitos testes de banca, nada foi detectado de errado, apenas um "passe" no cabeçote. Troquei as juntas (todas originais). Nada mudou.
5. Retirei o tanque de diesel fora, troquei todas as mangueiras de alimentação. Tinha realmente muito ferrugem no tanque que poderia estar entupindo alguma coisa. Mas ainda não resolveu.
6. Retirei todo o escapamento fora, a procura de algum entupimento. Nenhum entupimento foi encontrado.
Ainda estou buscando uma solução para este problema, mas prefiro pensar que é uma "limitação" deste veículo, pois se não pisarmos tão fundo para subir mais rápido uma ladeira ou para atingir 140Km/h nas retas, esse problema realmente não acontece.
Quem tiver experiências a respeito disso, eu gostaria muito de ouvir também.
Abraços.
Gleison BH
14/09/2007, 14:28
Até hj nunca encontrei !
Mas certa vez fizeram-me uma colocação. Faça o teste : Engate a 4x4 num piso pavimentado, vire o jogo todo e tente sair com o jipe !
Depois comente a conclusão !
Boa lama,
E aí gente. Tô curioso à respeito...
Laserman: se ninguém comentar, comente você :concordo:
Abraços.
(Posto pouco, mas tô sempre ligado no fórum) :D
laserman
14/09/2007, 15:06
Abraços.
É meu caro,
tirando vc, total desinteresse na matéria, parece até o senado, rsrsrs
laserman
14/09/2007, 15:10
Abraços.
Bom, sendo assim,
Lançarei novo e último teste para polemizar mais um pouco e apartir daí tirarmos conclusões elucidativas !
Ao girar o semi-eixo de um lado apenas da transmissão dianteira com as RL desconectadas ( isto vale apenas para quem tem RL manual ) o que ocorre ?
Boa lama,
Maverickturbo
14/09/2007, 15:30
A segunda pergunta eu não sei a resposta. A primeira é pq ela não tem diferencial central, seria como se fosse um bloqueio na caixa de transferencia. Ai a diferença de rotação entre as rodas de tras com as da frente faz o carro dar uns pulos estranhos e ir andando e travando!
Mud & Roots
17/09/2007, 19:16
yaih rapaziada, quero levantar umas questôes técnicas, vou instalar uns reloginhos na viatura enquanto está no estaleiro e quero umas opiniões abalizadas...
> Termômetro de água, de óleo ou ambos? A TEMP marcada no painel é óleo ou água?
> Voltímetro, Amperímetro ou ambos? ouvi falar que curto-circuito de amperímetro costuma fazer o painel pegar fogo, alguém confirma?
> Alguém recomenda vacuômetro, hallmeter, manovac? (minha Sport é diesel turbo) Qual é o procedimento de instalação?
Agradeço a atenção.
Postei isso em outro tópico, mas acho aqui mais adequado.
Só por curiosidade, tenho um amigo que tem um Sportage 98 a gasolina. Ele quebrou o diferencial dianteiro por andar tracionado no asfalto (sem perceber, segundo ele), além de estar usando pneus de diâmetros diferentes. O conserto ficou em R$ 3.700,00. Tá certo isso? Não tenho noção de preço de diferencial.
Maverickturbo
18/09/2007, 10:14
Mud & Roots,
Se vc puder instalar ambos, de agua e de oleo, é melhor! Assim vc vai ter mais certeza da temperatura real do motor!
Eu tenho voltimetro no cd-player e um amperimetro, acho que os 2 são bons tambem. Nunca escutei isso do amperimetro e espero que nunca aconteça!
Os outros eu não sei, mas se vc souber usar eles, quanto mais informação do motor vc tiver, melhor!
Nagawa,
Seu amigo deve ter rodado algum tempo com a tração ligada e com certeza da pra se perceber, 1° pela luz verde no painel e 2° que o carro vai ficar bem amarrado nas curvas e na reta mesmo, ja que estava com pneus de diametro diferentes. Agora, dependendo de que peças quebraram e se não deu pra aproveitar nada do velho, acho que é capaz de sair por ai mesmo. Se teve que trocar homocineticas, pinhão e coroa, carcaça do diferencial, etc, deve ficar por ai mesmo com a mão de obra tambem.
MarcSport
18/09/2007, 11:37
Especifique o que precisa ser trocado.
Em SP o conj. pinhão e coroa custa cerca de R$ 700,00...
Postei isso em outro tópico, mas acho aqui mais adequado.
Só por curiosidade, tenho um amigo que tem um Sportage 98 a gasolina. Ele quebrou o diferencial dianteiro por andar tracionado no asfalto (sem perceber, segundo ele), além de estar usando pneus de diâmetros diferentes. O conserto ficou em R$ 3.700,00. Tá certo isso? Não tenho noção de preço de diferencial.
MarcSport
18/09/2007, 11:47
NO meu carro tenho termoômetro de água e pressão do turbo.
Não vejo utilidade para amperímetro. O voltímetro serve para te indicar algum problema com o alternador, mas também não vejo necessidade pois não dá (geralmente) pra prever o problema e sim para indicar que já aconteceu.
Qualquer motor vai pro espaço em 2 condições: excesso de temperatura e falha de lubrificação, assim eu instalaria medidor de temperatura de água (pois está sofre variações mais rápido que o óleo) e manômetro de pressão do óleo.
O indicador de temperatura original da sportage (como em todos os carros) mede a temp. da água, alguns carros também tem medição da temp. do óleo.
yaih rapaziada, quero levantar umas questôes técnicas, vou instalar uns reloginhos na viatura enquanto está no estaleiro e quero umas opiniões abalizadas...
> Termômetro de água, de óleo ou ambos? A TEMP marcada no painel é óleo ou água?
> Voltímetro, Amperímetro ou ambos? ouvi falar que curto-circuito de amperímetro costuma fazer o painel pegar fogo, alguém confirma?
> Alguém recomenda vacuômetro, hallmeter, manovac? (minha Sport é diesel turbo) Qual é o procedimento de instalação?
Agradeço a atenção.
MarcSportEspecifique o que precisa ser trocado.
Em SP o conj. pinhão e coroa custa cerca de R$ 700,00...
Pois é... Não sei o que precisou ser trocado. Ele mora em Santos, e fez o serviço lá. De qualquer forma, fica o aviso para tomar cuidado para não andar tracionado no asfalto.
Eduardo.
Não sei como foi, mas ele disse não ter sentido muita diferença no comportamento do carro, pois não fez manobras fechadas. Andou apenas em ruas na cidade. E não deve ter percebido a luz no painel.
Mud & Roots
18/09/2007, 16:38
NO meu carro tenho termoômetro de água e pressão do turbo.
Não vejo utilidade para amperímetro. O voltímetro serve para te indicar algum problema com o alternador, mas também não vejo necessidade pois não dá (geralmente) pra prever o problema e sim para indicar que já aconteceu.
Qualquer motor vai pro espaço em 2 condições: excesso de temperatura e falha de lubrificação, assim eu instalaria medidor de temperatura de água (pois está sofre variações mais rápido que o óleo) e manômetro de pressão do óleo.
O indicador de temperatura original da sportage (como em todos os carros) mede a temp. da água, alguns carros também tem medição da temp. do óleo.
Valeu rapaziada, agora estou muito mais bem situado e esclarecido.:concordo:
Semana passada achei e comprei um instrumento múltiplo de termômetro, manômetro e amperímetro e estava em dúvida se faltava algo. Agora, talvez eu até deixe o amperímetro desligado...:pensativo:
Marc, conta pra nós como utilizar o manômetro do turbo, o que a leitura dele pode revelar.
laserman
18/09/2007, 17:13
Meu Caro,
O amperímetro é mt bom mas vc tem de saber de que (onde) quer medir acorrente !
Para à partir daí :
Saber qual a escala usada !
A necessidade de shutt !
Bitola de fio !
Etc...
Se quizer medir apenas a corrente fornecida pelo alternador é simples.
Já se por exemplo quizer medir corrente de farois de milha, bozinas, compressores ou até guincho já é beeeeeem mais complicado !
Boa lama,
Valeu rapaziada, agora estou muito mais bem situado e esclarecido.:concordo:
Semana passada achei e comprei um instrumento múltiplo de termômetro, manômetro e amperímetro e estava em dúvida se faltava algo. Agora, talvez eu até deixe o amperímetro desligado...:pensativo:
Marc, conta pra nós como utilizar o manômetro do turbo, o que a leitura dele pode revelar.
Mud & Roots
18/09/2007, 22:07
Laserman,
Minha parte elétrica é básica e rudimentar, nada muito mirabolante, só quero mesmo monitorar se a bateria está carregando ou descarregando. Quem sabe um dia, rádio, guincho, GPS, compressor de ar pra calibrar pneu, frigobar e a tralha toda, mas aí claro q quero fazer direito com componentes estudados e muita deliberação, o amperímetro de agora seria tb pra estudar o assunto e o carro, planejar reformas, prazos, orçamentos. :pensativo:
Aproveitando a deixa quero levantar outra informação, perguntar pra geral, qual é a diferença entre "manovac" e "manômetro do turbo" e até que ponto um desses pode ser útil numa SPTG?
Meu Caro,
O amperímetro é mt bom mas vc tem de saber de que (onde) quer medir acorrente !
Para à partir daí :
Saber qual a escala usada !
A necessidade de shutt !
Bitola de fio !
Etc...
Se quizer medir apenas a corrente fornecida pelo alternador é simples.
Já se por exemplo quizer medir corrente de farois de milha, bozinas, compressores ou até guincho já é beeeeeem mais complicado !
adautosanchez
19/09/2007, 10:13
:sad: Olá pessoal! Alguém sabe me dizer se existe uma tampa similar do radiador da sportage.
Amostardeiro
19/09/2007, 10:20
:sad: Olá pessoal! Alguém sabe me dizer se existe uma tampa similar do radiador da sportage.
Adauto
Tem em qualquer "boteco" é só cuidar a pressão de abertura, 0,9 bar, a da Besta é igual.
Abraço
Gleison BH
19/09/2007, 15:31
Semana passada achei e comprei um instrumento múltiplo de termômetro, manômetro e amperímetro e estava em dúvida se faltava algo. Agora, talvez eu até deixe o amperímetro desligado...:pensativo:.
Caro Mud;
conta aí a marca e todas as especificações deste instrumento que vc comprou. Quanto custou e qual loja te vendeu (tem telefone)??
Já instalou o bendito?
Abraços e inté+!
Gleison BH.
Gleison BH
19/09/2007, 15:47
ABAIXO SEGUE UMAS POSTAGENS SOBRE A TAL VENTOINHA, QUE NÃO DEVE FICAR RODANDO DEPOIS QUE O MOTOR DESLIGA.
QUANDO PARA O CARRO, COLOCO PONTO MORTO E DESLIGO O MOTOR A MINHA TÁ DEMORANDO CERCA DE 05-07 SEGUNDOS PARA PARAR. TÔ ACHANDO ISSO MUITO.:pensativo:
QUEM TIVER TEMPO E SACO PARA FAZER O TESTE E QUISER FAZÊ-LO, DEPOIS POSTE O RESULTADO AÍ. ASSIM, EU E OUTROS TEREMOS UM PARÂMETRO... :concordo::concordo:
Abraços pra todos e inté+!!!
Citação:
Postado originalmente por Gleison BH http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=420070#post420070)
Gleison
É isso mesmo, a hélice tem que parar rapidamente, outro teste é, desligue o motor a hélice deve parar quase imediatamente, se ela ficar girando algum tempo esta ruim, portanto ela tem que opor uma certa resistência ao ser girada.
Abraço
Maverickturbo
20/09/2007, 00:06
A minha para quase imediatamente quando eu desligo o carro!
Robinho da Jaguatirica
20/09/2007, 11:53
A minha ventuinha para com o desligamento do carro, um teste é segurá-la e ligar o carro, com um papelão ou jornal dobrado, outro; dá pra perceber o acionamento quando chega a temperatura para tal, começa um assivio parecendo turbo, vai funcionando por pouco tempo e depois o assovio vai perdendo o som, hora que ela desacoplou, mandei medir a temperatura com um termômetro infra-vermelho, a temperatura de acionamento occorre por volta dos 86º, o interessante é que meu marcador de temperatura ocila conforme a temperatura do carro (pelo que ví a maioria chega perto do meio e alí fica empacado) porém nunca chegou ao meio, sempre anda em 1/4 (segundo palito de baixo pra cima) nesse ponto aciona a ventuinha, depois de um tempinho ela desacopla e a temperatura no marcador cai para pouco acima da metade entre o primeiro e o segundo palito. Quando chega acima de 1/4 é por que está faltando água.
A água do radiador sempre abaixa uns 350 ml, independente de rodar pouco ou muito, acho que deve ser normal mesmo.
estou pensando em colocar termômetros de óleo e água, porém os de água pensei em colocar 2, um próximo da válvula termostáticar e outro na próximo da saída (é meda mesmo de derreter o motor, já tô caolho de olhar a estrada e o ponteiro de temperatura, a patrôa nem olha a estrada, só o ponteiro) alguém sabe da viabilidade dessa idéia?:?:
Um forte abraço a todos!:p:palmas::concordo:
despesas por conta da agência que maqueou.
Mud & Roots
20/09/2007, 17:10
A água do radiador sempre abaixa uns 350 ml, independente de rodar pouco ou muito, acho que deve ser normal mesmo.
Não é normal não :discordo: Eu também tive um problema parecido, não tratei a tempo e o preju foi forte. :parede: Leva o trem logo no meca, isso cheira a vazamento do sistema.
estou pensando em colocar termômetros de óleo e água, porém os de água pensei em colocar 2, um próximo da válvula termostáticar e outro na próximo da saída (é meda mesmo de derreter o motor, já tô caolho de olhar a estrada e o ponteiro de temperatura, a patrôa nem olha a estrada, só o ponteiro) alguém sabe da viabilidade dessa idéia?:?:
Talvez seja exagero, melhor gastar a grana do 2o termômetro pra varetar o radiador... IMHO o óleo precisa mais de manômetro do que termômetro. Eu mesmo estava pensando em instalar todos os reloginhos possíveis, mas por enquanto vou me contentar com esse um q comprei, no futuro talvez um voltímetro, um manômetro do turbo e só.:pensativo:
Caro Mud;
conta aí a marca e todas as especificações deste instrumento que vc comprou. Quanto custou e qual loja te vendeu (tem telefone)??
Já instalou o bendito?
Gleison,
Na verdade comprei o treco (numa banca na Feira dos Importados daqui) e levei direto na oficina, deixei lá. Custou R$ 140 e veio com os chicotes, sensores, os três relógios e um copinho triplo. O carro deve ficar pronto terça, mas se eu voltar lá na feira nesse fds, vou lá na banca e pego o contato pra postar aqui.
Abraço
Robinho da Jaguatirica
20/09/2007, 17:28
Pois é, estou aproveitando que o carro tá internado e vou mandar lavar e checar todo o sistema de arrefecimento, essa aguinha que cabe de um dia pro outro anda me preocupando, ainda tem umas bolhas vagarosas que saem na mangueira do reservatório que nunca entendi. Pelo menos a ventuinha parece que ainda está boa, mas assim que achar alguém que encare passar pra elétrica eu mando mudar.
MarcSport
20/09/2007, 20:03
Caro Mud.
Serve só para acompanhar o funcionamento da turbina... quando começa a encher, quando está cheia, se tem vazamento... Não tem serventia para proteção do motor, instalei porque meu meca falou que era bom, mas... eu devia ter instalado o de pressão de óleo.
O que vc tem já é mais que suficiente, eu não vejo necessidade do voltímetro.
Mud & Roots
20/09/2007, 20:15
... tem umas bolhas vagarosas que saem na mangueira do reservatório que nunca entendi. ..
:idea: Macacos me mordam se a sua junta do cabeçote não está queimada!:!:
Valeu pela dica Marc!
Camaradas, tem como polir as lentes dos farois, pois elas estão amareladas...
Em tempo, sou novato aqui no 4x4.
um grande abraço.
Robinho da Jaguatirica
21/09/2007, 08:29
Caro Chacal,
O melhor que "tá tendo" ainda é o polimento com lixa fina e massa.
Robinho da Jaguatirica
21/09/2007, 08:48
:idea: Macacos me mordam se a sua junta do cabeçote não está queimada!:!:
Nobre Mud,
Devem estar abrindo o motor hoje, "tem um mico me rondando", vazando compressão está, então terá que no mínimo encamisar o bloco, com isso também trocar os pistões e anéis, o virabrequi também está começando a roncar, lá vai retífica e casquilhos fixo e móvel, acho que estas bolhas podem mesmo ser sinal da junta torrada, de qualquer forma, já vai conferir o cabeçote e trocar a junta mesmo, e ainda tem a bomba de óleo; o vacilo da agência em me vender o carro com o motor fud... foi providencial, vou pegar o bichim zero, daí uma super, hiper, máximum conferência no sistema de arrefecimento, e é só esperar chover pra pegar uma boa lama.
Estava pretendendo colocar um Px cobra, mudei a cota $$$ para os reloginhos, pelo menos um termômetro de água e um manômetro de óleo irei instalar, mas a intenção mesmo é colocar também temperatura do óleo e pressão do turbo, vai ficar igual a uma árvore de natal hehehehe. Só a marca dos reloginhos que ainda tô meio perdido.
__________________________________--
Robinho BH Uai
Sportage 01 TDi Trojão
Internada, entrando na cirurgia
Gleison BH
21/09/2007, 10:55
A minha para quase imediatamente quando eu desligo o carro!
Vixi; agora tô preocupado. O Maverick e Mud, me conta, o de vocês não tá demorando nem 05 segundos????
Será que 05 segundo é muito???
Tô insistindo na questão porque fiz revisão há uns dois meses (inclusive correia dentada, tensor etc.) e os mecânicos da concessionária falaram que a minha vetoinha ainda tava boa (não precisava ser trocada).
Alguém mais observou o tempo?? (o mais chato é que vc tem que ficar olhando a vetoinha e pedir para outra pessoa desligar o carro...)
Abraços pra todos.:concordo:
Gleison BH
21/09/2007, 11:04
(...)
E aí conterrâneo!! Bão sem base!?!?! Bom encontrar alguém da terrinha aqui no fórum.
Conta aí pra nóis onde é que é que cê tá arrumando a vitaura.
Quando instalar os reloginhos passa o caminho das pedras...
Intão inté+.:concordo:
Robinho da Jaguatirica
21/09/2007, 11:14
E aí conterrâneo!! Bão sem base!?!?! Bom encontrar alguém da terrinha aqui no fórum.
Conta aí pra nóis onde é que é que cê tá arrumando a vitaura.
Quando instalar os reloginhos passa o caminho das pedras...
Intão inté+.:concordo:
:dance: E aí Gleison,
Uai sô! A barca tá na retífica curvelo, parece que é boa, mas vai saber né, só depois de tudo arrumado... o meu caso é que comprei o carro a um mês e meio na agência de um amigo, o FDP.. sabia que o motor estava soprando e mesmo assim... resultado, tá fazendo o motor por conta dele e pronto, lógico que com todo o meu acompanhamento, os relógios vou colocar assim que ela sair do hospital, a casa vez que leio que um colega fritou o motor por causa de arrefecimento me dá uma agulhada no coração, isso sem contar que já estou "zarolho".
Vamos organizar um encontro de sportegeiros aqui em BH, se aparerecem 2 já dá uma festa, daí uma cervejinha, troca de experiências e um comparativo razoável de quem tá mais caolho.
Forte abraço!
__________________________________--
Robinho BH Uai
Sportage 01 TDi Trojão
Internada, entrando na cirurgia
Caro Amigo Trojão,
Fiz o polimento com lixa 1200 e massa de polir, ficô beleza, obrigado...
Maverickturbo
26/09/2007, 12:06
Gleison,
5 segundos eu acho que deve ser muito, a minha deve demorar no maximo 1 segundo pra parar!
Robinho da Jaguatirica
26/09/2007, 12:19
Caro Amigo Trojão,
Fiz o polimento com lixa 1200 e massa de polir, ficô beleza, obrigado...
Caro Chacal,
Que bom que deu certo, na sua opinião a melhora é de quantos por cento?
Forte abraço!
comenale
26/09/2007, 20:30
Caro Chacal,
Que bom que deu certo, na sua opinião a melhora é de quantos por cento?
Forte abraço!
Esse polimento é somente no lado externo da lente?:pensativo:
Que tipo de massa de polir pode ser usada?
comenale
26/09/2007, 20:32
Gleison,
5 segundos eu acho que deve ser muito, a minha deve demorar no maximo 1 segundo pra parar!
A minha também pára muito rápido, é quase que instantânea, junto com o motor:!:
Acho melhor verificar.
Robinho da Jaguatirica
27/09/2007, 09:35
Esse polimento é somente no lado externo da lente?:pensativo:
Que tipo de massa de polir pode ser usada?
Caro Comanale
A massa de polir é nº 2, fácil de achar até em supermercados, me parece que só dá pra polir a parte externa mesmo, a não ser que você consiga retirar e colar novamente a lente do farol, mas me parece arriscado, não acha?:discordo::parede:
Robinho da Jaguatirica
27/09/2007, 09:41
Prezados amigos,
Minha sportage está internada, retificando o motor, despesas por conta da agência que me vendeu o carro a 45 dias. Como não confio mais nos caras (FDPs da pior qualidade) peço humildemente a ajuda de todos em me informarem de algum detalhe que eu tenha que prestar atenção.
Muito obrigado!
:palmas:Peço esta ajuda por que confio na camaradagem de todos os usuários deste magnífico forum!!!:palmas:
comenale
27/09/2007, 19:52
:palmas:Peço esta ajuda por que confio na camaradagem de todos os usuários deste magnífico forum!!!:palmas:
Caro Trojão,
O quê exatamente aconteceu com sua Sport?
Comenale
eu poli o farol da minha sport e ficou muito bom em vista do que estava, usei lixa dágua 1200 e massa de polir n.2, o polimento eu fiz com uma politriz. somente pelo lado externo do farol
um abraço.
Robinho da Jaguatirica
28/09/2007, 10:01
Caro Trojão,
O quê exatamente aconteceu com sua Sport?
Comenale,
Comprei a viatura a uns 45 dias, o motor estava vazando compressão para o cárter, como não tenho muitos conhecimentos mecânicos, a coisa passou batido, o mecânico em que confiei foi um FDP, puxou pro lado do vendedor, resultado, a uns 15 dias atrás, levei o carro para dar uma geral no sistema de arrefecimento em uma oficina indicada por um amigo, lá o meca me deu uma aula em motores diesel, então vamos aos fatos:
1-Mangueira do suspiro jogada para a atmosfera, sinal claro que o motor fuma, mas jogando a mangeira onde o vento produzido pela ventuinha dissipa a fumaça, ninguém consegue perceber. Pessoal, isso é maquiagem, vigaristas fazem isso.
2-Virabrequim começando a roncar, necessita retífica do eixo virabrequim e troca das bronzinas (casquilhos fixos e móveis).
3-Óleo sendo cuspido pela vareta de nível, sinal claro que está escapando compressão da câmara de combustão para o cárter, com isso o carro fica fraco principalmente nas subidas, além de perder muito na velocidade final, o meu não passava dos 110 km/h batendo asas, flaps livres, pinguela abaixo, sem reverso; as prováveis causas são anél de segmento quebrado ou invertido, camisa do cilindro (bloco) com folga e gasta, o melhor conserto seria encamisar o cilindro, trocar os pistões e anéis.
Alguns detalhes paradigmáticos, o carro pegava igual gonorréia, estava fazendo média de 11,30 km/l na cidade e orgasmiantes 14,30 na estrada, quase não baixava óleo, mas a água... putss, a cada ligada do motor cabiam uns 350 ml, isso sem contar umas bolhas que saiam pela mangueira que vai para o reservatório, com isso e mais as malditas experiências dos nobres amigos deste forum quanto a superaquecimento, fiquei caolho, um olho na estrada e outro no painel, assim que a viatura sair da retífica irei instalar termômetro de água, e óleo no mínimo, e comprar um par de óculos escuros pra esconder a minha deficiência adquirida nos olhos.
Hoje fico sabendo a relação das peças e medidas, apesar de não ser eu quem vai bancar, quero saber de tudo, assim que souber coloco nesse tópico o que será trocado.
Na minha opinião, o antigo proprietário não sabia o que é troca de óleo, muito menos aditivo para radiador, a quilometragem é 94 mil e me parece original, o carro é muito, mas muito fino mesmo pra ser mais rodado que isso.
Contudo, mesmo perdendo o amigo (FDP) da agência que me vendeu, vou pegar o carro com o motor zerinho, sem qualquer despesa, devo ficar pelo menos uns 3 anos com ele, e agora é torcer pra chover pra fazer uma laminha pra eu poder dar uma sujadinha (aqui em BH não cai uma gota d'água a uns 4 meses).
Forte abraço!
Herbert Lima
29/09/2007, 10:09
Saudações a todos..
No Orkut, visite comunidade: Kia Sportage
comenale
29/09/2007, 21:40
o antigo proprietário não sabia o que é troca de óleo, muito menos aditivo para radiador, a quilometragem é 94 mil e me parece original, o carro é muito, mas muito fino mesmo pra ser mais rodado que isso.
Sem dúvida que o antigo proprietário não cuidava da mecânica pois um motor desse tipo jamais pode durar 94000:shock:.
Olá, galera sou novo no forum, comprei uma sportege a uma semana, e gostaria de saber como faço uma revisão nela.
Maverickturbo
02/10/2007, 00:50
Hplessa,
Vc esta perguntando como vc mesmo faz uma revisão ou vc vai mandar pra um mecanico revisar e quer saber os itens importantes?
Abraços
Robinho da Jaguatirica
02/10/2007, 10:02
Olá, galera sou novo no forum, comprei uma sportege a uma semana, e gostaria de saber como faço uma revisão nela.
Oi hplessa,
Vamos aos itens que na minha opinião são obrigatórios:
-Troque a correia dentada e seu tensor (esticador) independente da aparência dos mesmos.
-Óleo do motor com os filtros de óleo primário e secundário (se seu carro for diesel).
-Filtro de combustível.
-Filtro de ar.
-Dê uma limpeza no sistema de arrefecimento e coloque aditivo de boa qualidade, na proporção que indica no manual.
-Confira o funcionamento da ventuinha, com muito critério, essa maldita já mandou muito motor de colegas para a retífica.
-Mande alinhar e balancear.
-Confira e complete se necessário os óleos das caixas e diferencial.
-Lubrifique os eixos cardã.
-Confira o perfeito funcionamento da roda livre dianteira, se não tiver manutenção preventiva ela vai te deixar na mão na hora que você precisar.
-Torça pra chover no fim de semana pra vc pegar uma lama.:dance:
Espero ter ajudado sem lhe assustar.
Forte abraço!
Olá, galera sou novo proprietário de uma sportage 98 gasolina e gostaria de saber a respeito de um problema que estou tendo com a minha viatura.
A poucos dias, eu mandei lava por baixo e engraxar as cruzetas, quando fui pegar a viatura no lava rápido, dei partida e a mesma falhou, deu alguns estouros, passou um pouco estabilizou. Daí em diante toda vez após o motor já ter aquecido, se eu parar por pouco tempo quando necessito sair ela torna a falhar fica sem potência, muito estranha!
Quem tiver alguma idéia do que estiver acontecendo por favor me ajude.
Valeu galera!!!!:dance:
Maverickturbo
03/10/2007, 00:27
Don max,
Acho que entrou agua em alguma parte do motor, tipo as velas! Seria bom desmontar e ver se as velas estão molhadas e passar WD40 nos sensores do motor e parte eletrica!
Abraços!
Maverickturbo,
Muito obrigado, vou fazer isso nesse final de semana.
Abraços!!!
Robinho da Jaguatirica
03/10/2007, 08:26
Don max,
Se a tampa do distribuidor estiver suada também dá os mesmos sintomas, cheque também o estado do rotor, e se os cabos de velas estão deixando escapar fagulha.
Forte abraço!
Galera!!!! Preciso de outra ajuda!!!!
Preciso encontrar o número do motor, para poder fazer a transferência dos documentos.
Será que alguém sabe onde fica????????????:parede:
Valeu!!!!!!!Abraços!!!!!!!! :palmas:
Don max,
Se a tampa do distribuidor estiver suada também dá os mesmos sintomas, cheque também o estado do rotor, e se os cabos de velas estão deixando escapar fagulha.
Forte abraço!
Vou verificar também essa tampa, os cabos de vela, velas, rotor estão todos novos, segunda a informação do ex-proprietário ele as trocou faz 5 meses durante uma revisão na Kia.
Obrigado pela dica.
Abraços:palmas:
Gleison BH
04/10/2007, 11:19
Preciso encontrar o número do motor, para poder fazer a transferência dos documentos.
A minha é a 2.0 gasolina. Vou tentar explicar: com você de frente para o motor, o número fica no lado direito do bloco. Ele está na parte mais da frente, próximo às correias. O número tá virado para cima (ou seja ele tá gravado como se sua face estivesse voltada para o capô).
Não sei se consegui explicar...:parede:
Qualquer coisa me liga: 31 8808-3467.
laserman
04/10/2007, 16:43
Olhe no manual que encontrarás facilmente !
Boa lama,
luiz_grangeiro
04/10/2007, 19:35
Esse mesmo mecânico me garantiu que esse gel pode ser substituido por um aditivo para óleo. Um aditivo extremamente viscuoso e que ele já havia feito essa modificação com sucesso. Eu não quiz arriscar, pois qualquer problema que sugisse me deixaria não mão no meio da estrada.
Mas estou em vias de fazer essa modificação. Assim que tiver o resultado informos os demais Spot´s.
Pessoal,
Como relatei antes, resolvi fazer a modificação no acoplamento viscoso, substituindo o gel por óleo aditivo extremamente viscoso (usei o PROLONG).
Tem quase 15 dias que fiz o serviço e o funcionamento está PERFEITAMENTE NORMAL:mrgreen: !
Já enfrentei diversos congestionamentos e um trecho em estrada, mantendo uma velocidade de 120km/h., sem nenhum problema aparente!
O teste final será executado no feriado de carnaval, pois a viatura será mais exigida, inclusive com carga. Vamos ver como se comporta:?: .[/quote]
caro colega este óleo prolonga é da bardal.
comenale
04/10/2007, 19:48
caro colega este óleo prolonga é da bardal.
O produto se chama PROLONG e é da Bardal.
É tão viscuoso que parece uma gosma, mas resolveu o problema de forma satisfatória.:lol:
Gleison BH
Segundo o cara que fotografa o número dos motores dos veículos para o detran, indicou a mesma posição, porém ele falou que é necessário retirar uma peça de ferro que é fixada no bloco do motor, pois o número se encontra atrás dessa peça.
Preciso saber se essa informação procede, porque o acesso aos parafusos para solta--lá é muito difícil.
Muito obrigado.
Abraços.....
Laserman,
Vou procurar novamente no manual com mais atenção.
Obrigado pela dica.
Abraços......
Mud & Roots
05/10/2007, 09:36
Caro Mud;
Já instalou o bendito?
Abraços e inté+!
Gleison BH.
Bom, ainda não tive como instalar, o trabalho no bendito motorzinho foi massivo, estou com cabeçote zerado :shock: e o ponteiro da temp fica agora na região 1/4, ainda nem chegou perto do meio, vamos ver se continua assim.
Tirei uma foto do instrumento, reparem que o termômetro tem a marca "TAISLO" enquanto os outros são "TAISCO" ... será que quer dizer "xing ling"? alguém já ouviu falar dessa marca?
Quando instalar, avalio e post aqui. Mas tou com uma pilha de deixar esse amperímetro desligado mesmo. :pensativo:
Gleison BH
05/10/2007, 17:11
Gleison BH
Segundo o cara que fotografa o número dos motores dos veículos para o detran, indicou a mesma posição, porém ele falou que é necessário retirar uma peça de ferro que é fixada no bloco do motor, pois o número se encontra atrás dessa peça.
Preciso saber se essa informação procede, porque o acesso aos parafusos para solta--lá é muito difícil.
Muito obrigado.
Abraços.....
Eu também não encontrei essa indicação no "manoel". Acho que não tem que tirar peça de ferro nenhuma. No meu caso pelo menos não teve. Eu apenas retirei aquela capa de plástico que tampa todo o cabeçote (que existe, salvo engano, apenas nas SPTG 2001 em diante). Mas eu retirei essa tampa de plástico apenas para facilitar a retirada do decalque.
No caso da sua acredito que basta localizar o número sem tirar qualquer peça.
Como tentei explicar ela está com a face pra cima, fato que facilita.
Só que está bem embaixo (abaixo do cabeçote e do lado direito do bloco).
Mais uma vez, não sei se consegui explicar :parede::parede:, que dureza... :parede::parede:
laserman
05/10/2007, 18:09
Se ainda não conhecer ...
Tente no manual técnico da KIA :
http://www.kiatechinfo.com/viewer/default.asp?group=shop
Boa lama,
Laserman,
Vou procurar novamente no manual com mais atenção.
Obrigado pela dica.
Abraços......
laserman
05/10/2007, 18:35
Para ser mais preciso :
ENGINE IDENTIFICATION
1. All engine are stamped with an engine identification number. The engine identification number is located on the left side at the rear of the engine block. The eighth character of the vehicle identification number indicates the type of engine utilized in the vehicle.
Se ainda não conhecer ...
Tente no manual técnico da KIA :
http://www.kiatechinfo.com/viewer/default.asp?group=shop
Boa lama,
luiz_grangeiro
05/10/2007, 21:49
caro colega sou nvo aqui e tenho uma sportage ano 2000 gasolina.este oleo viscozo é da bardal?
comenale
06/10/2007, 13:01
caro colega sou nvo aqui e tenho uma sportage ano 2000 gasolina.este oleo viscozo é da bardal?
Sim, é o Bardel Prolong.
luiz_grangeiro
07/10/2007, 12:51
Caro, Comenale,muito obrigado por ter me respondido fico grato
Bom dia Caros Foristas.
Peço que me perdoem se este post estiver no local errado, mas me parece que a matéria que eu gostaria de debater está mais centrada aqui.
Postei minha dúvida em outro tópico, mas continuo enfrentando alguns problemas com minha sportage 2001 td.
Ela estava perdendo água pela tampa do radiador e também jogava muita água para o expansor, chegando a jogar fora o excesso pelo respiro.
Troquei tudo, tampa do radiador (0,9 bar), válvula termostática, discofan, limpeza geral do radiador, etc.
Testaram também o cabeçote/junta e dizem que não tem nada. Não tem nenhum vazamento.
Agora o carro não perde nada de água, discofan funciona beleza, tudo normal, e o ponteiro da temperatura também continua paradinho no meio, como era antes inclusive (ele nunca mexe né)
Pois bem, o sintoma agora é que quando viajo muito tempo com o ar ligado, tipo uns 200 km, o bujão expansor vai enchendo de água, e esta água não retorna para o radiador. Acho que vai mais ou menos uns 500/600 ml de água. Mesmo depois de parar o carro e deixar posar (esfriar), quando verifico a água no dia seguinte o bujão continua cheio. E se eu assoprar na mangueirinha do respiro do bujão expansor a água volta e enche o radiador de novo, o que significa que não há perda de água, ela somente é expulsada do radiador para o expansor. Os níveis - radiador e expansor - depois que eu assopro p voltar, ficam corretos.
Porém, só ocorre isso quando viajo com o ar ligado e em velocidades um pouco maiores, como 130/140 em alguns trechos de descida.
Isso acontece com vocês ou alguém saberia me dizer o porque? Considerando que parece nao existir defeito no cabeçote ou no sistema de arrefecimento.
Grato,
Eduardo.
Galera, a posição indicada estava correta, deu um pouco de Trabalho para encontrar, pois o número estava atrás do suporte do alternador. Tive que retirar essa peça, para enxergar com clareza e retirar o decalque, mas no final deu tudo certo já dei entrada na documentação.
Quero agradecer as respostas dos Srs. Laiserman e Gleison BH.
Obrigado e um abraço a todos.
Amado Bento
13/10/2007, 16:17
Betucagarcia manda olhar as buchas da base da alavanca de cambio (trambulador), quando estão desgastadas acontece isto. As buchas da alavanca da Pampa são exatamente iguais e mais resistentes e custam em torno de R$ 8,00. Tenho uma Sportage a diesel e troquei, ficou ótimo.
Daniel Boechat
15/10/2007, 16:02
Ola . Galera to chegando agora para o mundo das sportage,
to tendo algums problemas aqui no espirito santo com mecanico
sem conhecimento tecnico e lojas com preços muitoalto.
comprei uma sportage 2.2 aspirada diesel, ela estava com vazamento
de oleo fui mecher e tive a grande surpressa que o cabeçote dela não vale nada ele eta funcionando por milagre divino, ela tambem ta sumindo agua e não ta passado para o oleo nem para descarga,e ta tambem sem a valvula termostatica ela tinha a valvula + o mecanico falou que era melhor tirar pq o cabesote esta ruim. pofavor quem puder me enforma onde eu consigo comprar um cabeçote em um preço melhor me avize.
um grande abraço
desde ja agradeço
Daniel
Amado Bento
16/10/2007, 21:09
Olá Daniel, sou de São Mateus no ES. Procure a autopeças AUTOIMPORT, ai na avenida Vitória, perto da pracinha de Jucutuquara - procure o Gilbert. Ele conhece algumas oficinas que conserta carros a diesel da KIA, além de vender peças também.
Parece que antes da entrada do bairro Cobilandia, no sentido Vila Velha pela Lindemberg, tem uma oficina muito boa.
Herbert Lima
16/10/2007, 21:25
Betucagarcia manda olhar as buchas da base da alavanca de cambio (trambulador), quando estão desgastadas acontece isto. As buchas da alavanca da Pampa são exatamente iguais e mais resistentes e custam em torno de R$ 8,00. Tenho uma Sportage a diesel e troquei, ficou ótimo.
Creio que esse "problema" no trambulador seja muito comum.
Havia mandado fazer essas buchas no torneiro.
Mas sabendo agora que as buchas da pampa são idênticas, torna-se uma opção interessante e mais barata.
Valeu pela dica..
Daniel Boechat
17/10/2007, 10:30
Ola Amado Bento, obrigado pela dica por acaso encontrei omtem com um conterraneo seu dai de são mateus o nome dele é Carlos ele tem uma sportage preta e ele me deu estas dicas eu ate estive la na oficina que vc falou o cabeçote la custa 2000,00 acho que sera não consigo + barado? vo da uma proucurada se vcs solberem slgum lugar + barato que isso me falem.
obrigado
Daniel
MarcSport
17/10/2007, 11:49
Tenta na Imperio Paulista com o Levi.
http://www.imperiopaulista.com.br
Quando comprei o meu, foi o melhor preço que consegui.
Ola Amado Bento, obrigado pela dica por acaso encontrei omtem com um conterraneo seu dai de são mateus o nome dele é Carlos ele tem uma sportage preta e ele me deu estas dicas eu ate estive la na oficina que vc falou o cabeçote la custa 2000,00 acho que sera não consigo + barado? vo da uma proucurada se vcs solberem slgum lugar + barato que isso me falem.
obrigado
Daniel
Amado Bento
17/10/2007, 19:56
Daniel cuidado com cabeçote muito barato, normalmente são recondicionados (90%). O preço médio é este mesmo.
Robinho da Jaguatirica
18/10/2007, 09:01
Prezados amigos,
Acabei de retirar minha sport 01 TDi da retífica, trocou quase tudo, então vamos às peças e valores, vocês verão que o papo de preços absurdos não é bem assim.
04 camisas R$ 160,000
4 buchas de biela R$ 49,00
01 arruela encosto R$ 59,00
01 válvula termostática R$ 32,00
jogo completo anéis pistão R$ 220,00
04 pistões R$ 535,00
jogo completo retentores, juntas do motor e cabeçote R$ 194,00
04 velas aquecedoras R$ 44,00
01 filtro combustível R$ 28,00
01 filtro lubrificante secundário R$ 16,00
01 filtro lubrificante primário R$ 23,00
04 guias de válvula admissão R$ 17,00
04 guia de válvula escapamento R$ 16,00
bronzina mancal R$ 49,00
bronzina biela R$ 36,00
tampa óleo + filtro primário (fdp do mecânico furou o filtro novo) R$ 38,00
mão obra mecânico (retirar e instalar motor) R$ 480,00
retífica bloco e cabeçote R$ 1.600,00 (caro com força, mas a retífica é excelente e muito garantida)
óleo lubrificante R$ 54,00
03 litros aditivo radiador paraflu R$ 60,00
Valor total peças e mão de obraR$ 3.710,00
Todas as peças são novas, importadas, sem dificuldades pra encontrar, foram compradas em 2 distribuidoras com nota fiscal em BH/MG, a cotação somente das peças na concessionária ficava em mais de 5 pilas, fora a mão de obra.
Como comprei o carro a pouco tempo, a agência bancou todo o serviço e peças, hehehehehehe, motor novinho. Dei uma geral no motor de arranque por minha conta, gastei 180 meréis, troquei o automático, suporte de escovas e os dois rolamentos.
Tô rezando pra chover e pegar uma laminha, de olho em Bonito/MS.
Um forte abraço a todos!!!
robertoamv
19/10/2007, 08:16
Diga, quais foram as lojas onde comprou as peças ?
Robinho da Jaguatirica
19/10/2007, 08:27
Diga, quais foram as lojas onde comprou as peças ?
Foram 2 distribuidoras:
Saga imports-31-3263-2525 -Flávio msn-fsddpr@hotmail.com
Contagem motor peças-31-3362-4533
:dance:O Flávio da saga entrega em qualquer lugar do brasil, leva no máximo 2 dias pra sair a peça, no mais é o prazo do sedex ou transportadora.
Toma cuidado com a marca dos anéis de segmento, tem similar nacional mas é vagabundo:parede:, o bom mesmo é importado.:concordo:
Forte abraço!
Daniel Boechat
19/10/2007, 08:41
Valeu bento vo ter uma certa cautela na hora da compra
obrigado
Gleison BH
20/10/2007, 15:31
Prezados amigos,
Acabei de retirar minha sport 01 TDi da retífica, trocou quase tudo, então vamos às peças e valores, vocês verão que o papo de preços absurdos não é bem assim.
Tô rezando pra chover e pegar uma laminha, de olho em Bonito/MS...
Um forte abraço a todos!!!
E antônse conterrâneo! Mas que belezura a traturzim tê ficado pronto... Depois vamos marcar uns passeios por aí com as dona-onça-patroa.
Dia 06 tem um encontro de jipeiros. Vamos ver se nos vemos lá.
Intão, inté mais.
Moises.RLC
20/10/2007, 17:05
Olá,
aproveitando este tópico....
....comprei uma SPORTAGE 97/G/4WD no final do ano passado. Durante a revisão acabei constatando que deveria trocar o radiador. Paguei bastante ($$$$$) caro pelo radiador novo (original). Depois de menos de um ano este novo radiador, de plástico e alumínio apresentou vários furos (bonitinho mas ordinário). Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para a substituição deste radiador por outro tipo, modelo, marca, ou qualquer outra coisa que não seja o radiador original (que parece de brinquedo)!!!!
Obrigado.
Robinho da Jaguatirica
22/10/2007, 09:26
E antônse conterrâneo! Mas que belezura a traturzim tê ficado pronto... Depois vamos marcar uns passeios por aí com as dona-onça-patroa.
Dia 06 tem um encontro de jipeiros. Vamos ver se nos vemos lá.
Intão, inté mais.
Caro Gleison,
Olha a caca que entrei, peguei o carro na retífica dia 11/10, dia 12 já estava na estrada (700 km), 2 problemas, 1º o fdp do maca deixou morder o anel de borracha do filtro de lubrificante primário, o óleo vazou quase todo, se não fosse uma motoca me avizar, tinha fundido por falta de lubrificação, depois a mangueira que chega na bomba d'água vazando, tive que tirar o alternador pra apertar, maior dificuldade, e o puto do painel não avisou nem um nem outro.
Agora pasme, nesta sexta última, levando a Dona onça pra ver a mamãe (Vermelho Novo, 275 km com 17 de barro puro), acabando de descer a serra do Macuco (262, 60 km após João Monlevade) o cabeçote bebeu a água do sistema de arrefecimento toda, a ainda colocou no lugar uns litros de óleo lubrificante, motor fundiu, torrou, escafedeu, fiquei na estrada, debaixo de chuva forte, 11 horas da noite, sem sinal de celular, a salvação é que tinha um posto de gasolina a uns 2 kms, numa reta, então empurrei o carro até lá, tinha um hotel, na realidade um puteiro, liguei pra um taxi em BH e paguei 450 brejas pela corrida, deixei o trojão por lá mesmo, no sábado a agência que me vendeu mandou buscar o carro.
Hoje sou o cão chupando manga, quero tudo o que paguei e também o que gastei, até o diesel que está no tanque de volta, já estive neste domingo na feira do mineirão olhando uma hilux ou uma l200, então, só depois que eu comprar outro carro é que poderemos marcar o passeio, pra agradar um tiquim as donas onças, que são puro apoio.
Forte abraço!
Robson
puto da vida.
Galera, fui fazer uma trilha durante o fim de semana passada e durante uma subida acentuada e com um pouco de erosão precisei usar a reduzida e alguns estralos chamaram a minha atenção, não consegui identificar a proveniência dos mesmos, mas fiquei um pouco preocupado.
Perguntei para algumas pessoas que tem Jeep a respeito disso e me disseram que se for 4X4 bloqueado esses estralos são normais. Gostaria de saber essa informação procede??????
Valeu,
:pensativo:
MarcSport
23/10/2007, 11:39
Os estalos a que eles se referiram são os q acontecem quando há bloqueio no diferencial traseiro e/ou dianteiro, o que não existe nas Sportages, a não ser que seus eixos não sejam originais, o q não acredito.
Sua roda livre é original? Acredito que seja aí o problema, nosso colega MaverickTurbo tem um video no Youtube que "mostra" quando a roda livre quebrou, o link está abaixo, veja se o barulho é parecido, pode ser que a sua não esteja quebrada e sim "escapando".
http://br.youtube.com/watch?v=gfBYyTDtbDc
Eduardo: Tomei a liberdade de colocar o link para seu video.
[]s
Galera, fui fazer uma trilha durante o fim de semana passada e durante uma subida acentuada e com um pouco de erosão precisei usar a reduzida e alguns estralos chamaram a minha atenção, não consegui identificar a proveniência dos mesmos, mas fiquei um pouco preocupado.
Perguntei para algumas pessoas que tem Jeep a respeito disso e me disseram que se for 4X4 bloqueado esses estralos são normais. Gostaria de saber essa informação procede??????
Valeu,
:pensativo:
Sim, a roda livre é original. Existe algum teste que possa ser feito para identificar esse problema com mais clareza?
Obrigado.
Gleison BH
24/10/2007, 01:43
Sim, a roda livre é original. Existe algum teste que possa ser feito para identificar esse problema com mais clareza?
Obrigado.
Pelo que me informaram, basta ir até um local onde piso tenha areia, terra ou brita. Engata-se o 4x4 (melhor sem reduzida) e arranca-se com bastante aceleração. Se o carro derrapar muito a roda traseira, é sinal que a roda livre tá com problemas. Se o carro colocar-se em movimento sem derrrapar (ou derrapando muito pouco), a roda livre tá ok. :concordo:
Maverickturbo
24/10/2007, 01:56
Marcelo,
Sem problemas! Deixei o video no youtube justamente pra isso!
Don Max,
O jeito correto de vc verificar isso, é pedir pro mecanico tirar a a roda livre dos 2 lados e analisar se nenhum dos dentes quebrou ou esta danificado! Melhor perder 1 hora fazendo isso do que ficar no meio do atoleiro!
Abraços
Gleison,
Os estralos apenas ocorreram durante a subida com a reduzida engatada. Durante o trajeto utilizando apenas o 4X4 não tive problema algum.
Marcelo,
Um histórico a respeito, segundo o antigo proprietário, ele já havia trocado o mecanismo de roda livre, durante uma revisão na KIA de 100.000 Km, pois estava com um dente quebrado, a troca foi feita por um sistema original novo na KIA.
E a respeito do vídeo ainda não conseguir assistir, mas será possível eu comparar com o vídeo que eu fiz, pois também estava filmando com a câmera digital quando ocorreram os estralos e ficaram bem audíveis.
MAVERICKTURBO,
Se realmente não tiver outro jeito terei que fazer isso mesmo. A respeito, você sabe quanto custa aproximadamente a troca desse mecanismo? E existe roda livre manual para Sportage?
Obrigado pelas dicas.:concordo:
Abraço a todos
Maverickturbo
24/10/2007, 15:33
Don max,
Eu uso a roda livre da AVM manual! A AVM tem 2 modelos pra sportage, a manual e a automatica! O custo da manual hj esta em torno de 400 a 450 se não me engano! Um lugar com preço bom e normalmente tem pronta entrega é a jipebras (www.jipebras.com.br).
Abraços
MarcSport
24/10/2007, 17:56
Don_max.
Qual o ano da sua Sportage?
Quando ando com o carro no 4x4, e paro ele. Se vou dar ré, parece que o carro está com o freio de mao puxado. Se eu der ré e parar de acelerar, ele para sozinho, como se estivesse com algo prendendo a roda... Isso é normal?
Vlw
Maverickturbo
25/10/2007, 01:19
Tiagops,
Ele fica mais preso com o 4x4 ligado, principalmente se ouver diferença entre os pneus! Provavelmente vc fez esse teste em algum piso com aderencia certo? O 4x4 da sportage é pra usar so onde não houver aderencia, pois ela não possui diferencial central! Pra frente ela não faz isso?
Robinho da Jaguatirica
25/10/2007, 09:50
Quando ando com o carro no 4x4, e paro ele. Se vou dar ré, parece que o carro está com o freio de mao puxado. Se eu der ré e parar de acelerar, ele para sozinho, como se estivesse com algo prendendo a roda... Isso é normal?
Vlw
Tiagops,
Isso aconteceu pq vc estava com as rodas esterçadas, e em piso aderente, em curva a roda de dentro tem um percurso menor que a de fora, o diferencial não compensa tal diferença, como o piso é aderente então dá a impressão que estaria freiando, na realidade é o diferencial que está sendo forçado, se continuar forçando vai quebrar sem dó. Faz o seguinte, só ligue a tração onde realmente precisar, barro, morro a pique sem aderência, etc... asfalto nem pensar, terra batida ídem, caso contrário é prejuízo certo.
No mais, leva seu carro no meca e pede pra dar uma olhada na roda livre, se estiver tudo ok, é só aguardar novembro, tem muita chuva e barro à vontade.
Boa lama.
Marcsport,
A minha sportage é ano 98 modelo MRDI
Assisti o vídeo no youtube, os estalos são parecidos, porem na minha ocorreram algumas vezes apenas durante a subida.
Gleison Bh,
Fiz o teste sugerido, mas não consegui evidenciar se realmente está quebrada a roda livre. Fui até um terreno com barro e engatei o 4x4, acelerei e mandei barro para cima com as 4 rodas, mas saiu normal, não deu nenhum indício de atolar.
Estou desconfiado que deve ter quebrado um dente em uma das rodas, pois os estalos acontecem apenas quando preciso de muita força no caso de uma subida.
Vou ter que realmente levar no mecânico e desmontar para ver o que realmente aconteceu.
Maverickturbo,
Se eu precisar realmente trocar a roda livre vou colocar o modelo manual. Todos dizem que é melhor que o automático, tem menos chance de deixar agente na mão.
OBS: É muita lama naquele vídeo heim!!!!!
Obrigado pelas informações.
Valeu pessoal.:concordo:
Olá amigos Sportagers, sou novato nasta area do forum, acabei de comprar uma Sportage 99/99 MRDI com GNV e 67.000 Km (sou o segundo dono), e estou muito satisfeito com ela, pra falar a verdade, superou minhas espectativas.
Porem estou enfrentando o mesmo problema de muitos, a tração dianteira não esta funcionado e segundo o antigo dono nunca foi usada, mas pelo visto um problema muito simples de ser resolvido.
Ja procurei no forum mas sem sucesso, sera que alguem tem o manual de manutenção que possa fornecer?
Me ajudaria muito pra consertar a tração, pois indicaria por onde passa a tubulação do vacuo e solenoide, e tambem para futuras manutenções.
Enquanto não consigo terminar meu Willys 51, a sportage esta pra de bom, exelente carro.
Valeu amigos.
[ ] 's
(DU)
comenale
25/10/2007, 21:04
...a tração dianteira não esta funcionado e segundo o antigo dono nunca foi usada, mas pelo visto um problema muito simples de ser resolvido.
EDuarte,
Tendo em vista que o antigo dono nunca utilizou a tração, o problema pode estar no selenoide que deve estar sujo ou engripado.
Ele fica localizado atráz da bateria, preso no painel. Você vai reparar nas mangueiras (finas) que são acopladas no selenoide e se distribuem, de um lado para as rodas e de outro lado do sistema de vácuo do freio.
É só seguir as tubulações.
Maverickturbo
26/10/2007, 01:37
EDuarte,
Outra coisa tbm, veja se essas mangueiras não estão ressecadas! Se estiverem vc não vai conseguir que a roda livre tracione!
Tiagops,
Isso aconteceu pq vc estava com as rodas esterçadas, e em piso aderente, em curva a roda de dentro tem um percurso menor que a de fora, o diferencial não compensa tal diferença, como o piso é aderente então dá a impressão que estaria freiando, na realidade é o diferencial que está sendo forçado, se continuar forçando vai quebrar sem dó. Faz o seguinte, só ligue a tração onde realmente precisar, barro, morro a pique sem aderência, etc... asfalto nem pensar, terra batida ídem, caso contrário é prejuízo certo.
No mais, leva seu carro no meca e pede pra dar uma olhada na roda livre, se estiver tudo ok, é só aguardar novembro, tem muita chuva e barro à vontade.
Boa lama.
Entendi! Na verdade neste dia a estrada estava com lama sim, até rodava um pouco em falso... Talvez desse pra andar sem o 4x4 mas a seguranca cai bastante...
Pra frente nao sinto muito nao, é mais quando coloco a ré mesmo. Mas vou ficar mais atendo pra somente usar com lama mesmo...
Valeu!
MarcSport
28/10/2007, 00:52
Tiago.
Acredito que seus pneus dianteiros devem estar bem mais gastos que os traseiros (ou o contrário), por isso dá essa "sensação" de estar freando o carro.
Isso acontecia comigo logo que comprei a minha, quando troquei os pneus não aconteceu mais.
Vc não precisa usar o 4x4 só com muita lama...
Quando eu saio do asfalto aciono o 4x4 e a reduzida, somente não coloco a reduzida em areia "de praia" pois a velocidade será alta, em dunas, lama, pedras, terra, cascalho, sempre 4x4 e reduzida . Muitas vezes nem uso a 1ª marcha, saio em 2ª, mas quando chegam as subidas e descidas fortes ou trecho com lama eu não preciso ficar parando o carro e acionando a reduzida, além de tudo poupo a embreagem.
Um 4x4 part-time pode e deve andar tracionado em pisos de terra mesmo que seca pois aumenta a segurança.
[]s
Gleison BH
28/10/2007, 12:18
Tiago.
Acredito que seus pneus dianteiros devem estar bem mais gastos que os traseiros (ou o contrário), por isso dá essa "sensação" de estar freando o carro.
Isso acontecia comigo logo que comprei a minha, quando troquei os pneus não aconteceu mais.
Vc não precisa usar o 4x4 só com muita lama...
Quando eu saio do asfalto aciono o 4x4 e a reduzida, somente não coloco a reduzida em areia "de praia" pois a velocidade será alta, em dunas, lama, pedras, terra, cascalho, sempre 4x4 e reduzida . Muitas vezes nem uso a 1ª marcha, saio em 2ª, mas quando chegam as subidas e descidas fortes ou trecho com lama eu não preciso ficar parando o carro e acionando a reduzida, além de tudo poupo a embreagem.
Um 4x4 part-time pode e deve andar tracionado em pisos de terra mesmo que seca pois aumenta a segurança.
[]s
MARC, essas observações me lembraram uma antiga dúvida:
quando estava andando em umas estradas de areia fofa paralelas à praia(bastante areia fofa), lá pros lado da Península de Maraú, via que o carro andava bem no 4x4 de segunda marcha ou no 4x4 reduzida de quarta marcha. Fiquei me perguntando qual seria a forma mais correta de conduzir o veículo. Na ocasião optei por andar de segunda sem engatar a reduzida, pensando que, nesse caso, sobrecarregaria menos o sistema mecânico, principalmente a caixa.
Qual a sua opnião e a dos demais colegas...:rolleyes::???:
Valeu pelas dicas Comenale e Maverickturbo, esse fds não dara pra verificar porque o carro foi pra revisão, mas na primeira oportunidade verificarei isso. E ficarei torcendo para o carro sair da revisão ainda esta semana pra eu poder ir pra Guaraú este feriado (02/11)e brincar um pouquinho.rssss
Existe alguma especificação para a mangueira ou posso colocar alguma mais resistente? Alguma sugestão?
Obrigado mais uma vez.
[ ]'s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
09/11/2007, 13:37
Amigos,
Estou querendo travar a ventoinha, mas não sei como, podem me ajudar?
Grato!
Amostardeiro
09/11/2007, 16:43
Amigos,
Estou querendo travar a ventoinha, mas não sei como, podem me ajudar?
Grato!
Trojão
Abre ela limpa o gel e coloca uma junta grossa de papelão ou outra coisa no meio e fecha denovo ela fica travada e sem o perigo de desbalancear :concordo:, o problema é o barulho fica "quase" insuportável....
Abraço
Robinho da Jaguatirica
09/11/2007, 16:57
Trojão
Abre ela limpa o gel e coloca uma junta grossa de papelão ou outra coisa no meio e fecha denovo ela fica travada e sem o perigo de desbalancear :concordo:, o problema é o barulho fica "quase" insuportável....
Abraço
Nobre Antônio,
Valeu demais a dica, mas queria travá-la sem perder o gel, pois minha intensão é instalar uma ventoinha elétrica na frente do radiador, estou aguardando chegar 2 relógios de temperatura de água e óleo, o de água tem start para relé para ventoinha elétrica, então, farei uma gambitec e usarei as duas ventoinhas juntas, assim espero não ter problemas com ventoinhas mais, já estou caolho, um olho na estrada e outro no painel.
Um forte abraço!
Maverickturbo
09/11/2007, 17:01
Trojão,
Mas qual seria a diferença de trava com ou sem gel se ela vai funcionar 100% o tempo todo?
comenale
09/11/2007, 18:03
Trojão,
Não entendi o porque de se colocar uma ventoinha elétrica se você pretende travar a original!
Uma vez travada, vc não terá qualquer problema com a refrigeração.
Gleison BH
10/11/2007, 16:59
Trojão,
Não entendi o porque de se colocar uma ventoinha elétrica se você pretende travar a original!
Uma vez travada, vc não terá qualquer problema com a refrigeração.
Eu acho que ele tá querendo travar por um tempo, até instalar a segunda ventoinha, depois volta ao sistema normal (por isso precisa manter o gel). Se ele conseguir instalar a segundo vou fazer ingualzim, ingualzim...
Amostardeiro
10/11/2007, 17:23
Eu acho que ele tá querendo travar por um tempo, até instalar a segunda ventoinha, depois volta ao sistema normal (por isso precisa manter o gel). Se ele conseguir instalar a segundo vou fazer ingualzim, ingualzim...
Gleison
O nosso golege, sumido, Geasir, colocou uma ventoinha elétrica em substituição a original, pelo que sei ficou 10 :concordo::concordo:, vai aí o link.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=251487#post251487
Abraço
Pessoal, socorro,
me ajudem, hoje depois de uma trilha leve de lâma, lavei o motor da minha sport, e o bicho não prestou mais, parece que ele não está queimando os 4 cilindros, fica com um funcionamento feio queimando gasolina crua e sem força, já soprei aqueles sensores que aparece ali na vista e nada, o que eu faço?
Aguardo ajuda e um grande abraço a todos.
Amostardeiro
10/11/2007, 19:33
Gleison
O nosso golege, sumido, Geasir, colocou uma ventoinha elétrica em substituição a original, pelo que sei ficou 10 :concordo::concordo:, vai aí o link.
Abraço
Nosso colega, sumido, Geasir,.....
Amostardeiro
10/11/2007, 19:36
Pessoal, socorro,
me ajudem, hoje depois de uma trilha leve de lâma, lavei o motor da minha sport, e o bicho não prestou mais, parece que ele não está queimando os 4 cilindros, fica com um funcionamento feio queimando gasolina crua e sem força, já soprei aqueles sensores que aparece ali na vista e nada, o que eu faço?
Aguardo ajuda e um grande abraço a todos.
Chacal
Acho que tu vais ter que abrir a tampa que dá acesso as velas, bobinas, etc em cima do motor para poder secar tudo, boa sorte...
Abraço
Pessoal,
Tem como fazer uma vedação ou selar as partes primordiais/essenciais da sportege? se tem, quais são estas partes? e com que seria feito esta vedação/selação, silicone, plástico etc?
Acho bom discutirmos este assunto, pois sem esta vedação, muita gente fica na mão numa passagem de rio, ou depois de um lavajato.
um grande abraço a todos.
Gleison BH
11/11/2007, 18:43
Caros colegas. Tive uma proposta para trocar de imóvel e por isso pretendo vender a minha SPTG. Afirmo que estou gostando muito, mas muito mesmo do carro (conforto 10, custo de manutenção bom, muita força na reduzida, ótima estabilidade e velocidade final, consumo satisfatório etc...)
Sou terceiro dono, só 70.000km, manual, NF, chave reserva e etc. Todas revisões. Revisão recente - trocou: correia dentada, tensor, correias do ar, alternador e DH, pastilha de freio, borrachas suspensão, velas (devo ter esquecido outras coisas...)
Se não conseguir fechar o negócio da casa não vou vender.
Fotos da viatura, preço e dados clique no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=490114#post490114
Se vender, com certeza vou comprar outra logo logo...
Robinho da Jaguatirica
12/11/2007, 10:16
Caros Eduardo e Comenale,
O Gleison acertou na mosca, a intenção é exatamente esta, mas neste final de semana andei refrescando a cabeça, como estou instalando os dois relógios (temperatura de água e óleo) e ambos possuem alerta luminoso e sonoro, pode ser que não instale a ventoinha elétrica neste momento, mas de qualquer forma Gleison, vou fazer uma pesquisa e o projeto, se for viável, lhe passo o caminho das pedras.
Gleison, por falar em pedras, vamos marcar um passeio com as donas onças, comparar as viaturas, contar uns calsos e tomar umas brejas.
Forte abraço a todos!
caros amigos. conhecem alguma oficina que coloque e tenha compressor para o lento e irritante sportage 2006 de 4 cil? a illicitcustoms não tem, a blower company diz que não tem, a herrera motorsports não. mas que seja de Sp.
grato
Prezados amigos, preciso de uma informação tecnica dos senhores.
Como ja comentei anteriormente, no dia 18/10 comprei uma Sportage 99 MRDI com Kit Gas.
Porem percebi que o motor estava fumando bastante, chegou a ficar com apenas um litro e meio de óleo no carter e nenhum aviso no painel (antes de fechar negocio o carro estava perfeito), como não poderia ser diferente, no dia 27/10 levei o carro devolta na agencia que pediram pra deixar o carro que iriam ver o que poderia ser.
No dia 01/11 me ligaram e disseram que seria nescessario fazer o motor, como tudo iria correr por conta deles eu concordei.
Perguntei o que seria feito e me disseram o seguinte:
Retificar o cabeçote
Retentores de valvulas
Pistões
Anéis
Retificar as Camisas
Casquilhos e
Juntas
O antigo dono me garantiu que sim, mas sera que a kilometragem não é real?
Pela aparencia do carro não parece muito rodado, os aspectos que reparei pra concluir o pouco uso foi que o volante não esta gasto, os acentos estão firmes e o estepe é original e sem uso.
Então venho com as seguintes perguntas:
Como é possivel um carro com 67.000 Km ter que fazer tudo isso no motor?
O Gas esta instalado a apenas oito meses, sera que isso contribuiu?
Apesar de o motor ficar como zero vale apena ficar com o carro depois disso? Ou sera que terei mais problemas?
Ja fazem tres semanas que o carro eta com eles e a previsão é para a proxima semana. É tão dificil assim conseguir peças pra esse carro?
[ ]'s
(DU)
Gleison
Abraço
caros foristas
tenho uma sportage 99/00 a gasolina e gostaria de saber se e normal depois de um esforço maior do motor, alguma agua do radiador tranferir para o recepiente de expanção.
Aconteceu isso na minha esses dias, e notei que inclisive saia algum vapor do respiro...
depois com o motor frio notei que estava tudo normal..
sera que estou começando a ter problemas com a famosa ventoinha???
Como faço para saber se ela esta ok.
Desde ja agradeço possiveis dicas..
abraços.
Robinho da Jaguatirica
16/11/2007, 09:36
caros foristas
tenho uma sportage 99/00 a gasolina e gostaria de saber se e normal depois de um esforço maior do motor, alguma agua do radiador tranferir para o recepiente de expanção.
Aconteceu isso na minha esses dias, e notei que inclisive saia algum vapor do respiro...
depois com o motor frio notei que estava tudo normal..
sera que estou começando a ter problemas com a famosa ventoinha???
Como faço para saber se ela esta ok.
Desde ja agradeço possiveis dicas..
abraços.
Parece estar tudo normal, o vazo expansor é exatamente para receber a água do radiador quando a mesma aumenta seu volume por conta do aquecimento (aquecimento normal da viatura), conforme vai esfriando esta água tende a voltar para o radiador.
O teste da ventoinha: gire ela com a mão, se ela girar pouco mas com algum arrasto, parecendo estar freiando, tudo blz, se estiver soltinha soltinha, para e troca.
Tá tudo beleza, torce pra chover, pra pegar uma lama.
Forte abraço!
Amostardeiro
16/11/2007, 12:36
Parece estar tudo normal, o vazo expansor é exatamente para receber a água do radiador quando a mesma aumenta seu volume por conta do aquecimento (aquecimento normal da viatura), conforme vai esfriando esta água tende a voltar para o radiador.
O teste da ventoinha: gire ela com a mão, se ela girar pouco mas com algum arrasto, parecendo estar freiando, tudo blz, se estiver soltinha soltinha, para e troca.
Tá tudo beleza, torce pra chover, pra pegar uma lama.
Forte abraço!
É isso mesmo, Gleison, tá perfeito :concordo:
Abraço
Vanderlei Luiz Orlandin
16/11/2007, 22:43
Prezados amigos, preciso de uma informação tecnica dos senhores.
Como ja comentei anteriormente, no dia 18/10 comprei uma Sportage 99 MRDI com Kit Gas.
Porem percebi que o motor estava fumando bastante, chegou a ficar com apenas um litro e meio de óleo no carter e nenhum aviso no painel (antes de fechar negocio o carro estava perfeito), como não poderia ser diferente, no dia 27/10 levei o carro devolta na agencia que pediram pra deixar o carro que iriam ver o que poderia ser.
No dia 01/11 me ligaram e disseram que seria nescessario fazer o motor, como tudo iria correr por conta deles eu concordei.
Perguntei o que seria feito e me disseram o seguinte:
Retificar o cabeçote
Retentores de valvulas
Pistões
Anéis
Retificar as Camisas
Casquilhos e
Juntas
O antigo dono me garantiu que sim, mas sera que a kilometragem não é real?
Pela aparencia do carro não parece muito rodado, os aspectos que reparei pra concluir o pouco uso foi que o volante não esta gasto, os acentos estão firmes e o estepe é original e sem uso.
Então venho com as seguintes perguntas:
Como é possivel um carro com 67.000 Km ter que fazer tudo isso no motor?
O Gas esta instalado a apenas oito meses, sera que isso contribuiu?
Apesar de o motor ficar como zero vale apena ficar com o carro depois disso? Ou sera que terei mais problemas?
Ja fazem tres semanas que o carro eta com eles e a previsão é para a proxima semana. É tão dificil assim conseguir peças pra esse carro?
[ ]'s
(DU)
Oi duarte eu tive uma sportage mrdi 99 gasolina com kit gnv por dois anos e meio quando adiquiri tinha 62.000 e estou vendendo ela com 154.000 nuca tive problema de mecanica grave .somente problemas de manutenções como.bobinas cabo de velas disco de enbreagen e o famoso preblema de aquecimento com agravante com gnv o motor trabalha com o ponto adintado com isso tive que trocar o radiador e a ventuinha .depois de tudo isso nunca mais me encomodou. (Obs. isso tudo foi logo que eu comprei e foi feita a comverção,Ecelete camioneta custo beneficio.
Robinho da Jaguatirica
17/11/2007, 09:38
Caro EDuarte,
Seu motor ao que parece vai ser todo retificado, então motor novo, vida nova, tome especial atenção com o cabeçote após a retífica, às vezes com a compressão aumentada pela retífica o cabeçote contuma ir pro saco (todo sportageiro sabe q o cabeçote é uma merd....) o sintoma é fumaça de vapor d'água na descarga e excesso de pressão no radiador, pode ocorrer nos primeiros 3 mil km, depois disso muito difícil.
Boa sorte!
PS. Mande trocar a bomba de óleo também, mesmo que vc banque o custo dela compensa.
Amostardeiro
17/11/2007, 10:15
É isso mesmo, Gleison, tá perfeito :concordo:
Abraço
Onde le- se Gleison leia - se Robson, mas é tudo mineiro uai...
Abraço
Robinho da Jaguatirica
17/11/2007, 10:43
Caro Antônio,
Escuta essa então;
Esta semana cruzei com uma sportage, no meu bairro, vou checar, mando uma mensagem pro Gleison que eu só conhecia daqui do forum, coencidência pouca é bobagem, era ele na sportage, mora no mesmo bairro que eu, somente a algumas quadras.
Forte abraço!
Valeu Trojão!!:palmas:
Sua dica foi excelente. Verifiquei e parece que ela ta mais pra solta doque pra "certa resistência".
Vou trocar, inclusive ja fiz orçamento na Kia de Floripa r$450 a peça e r$150 a M.O.:stop:
Em oficina pararlela sai r$290 peça e r$40 M.O.:?
Será que tá justo os preços ou devo comprar a peça em S.P. e procurar outra oficina...?
Boa sorte na trilha!!:concordo:
aloha
Valeu Amostardero!!:palmas:
Fiquei meio neurótico por causa dessa ventoinha, e como de vez em quando forço um pouco para entrar e sair da praia fiquei meio preocupado...:parede:
Valeu irmão..
Boa sorte na trilha.
aloha.8-)
Valeu pelo depoimento Vanderlei, espero q eu tenha essa mesma sorte!!!!
Caro trojão, ela estava exatamente com esse sintoma, muito vapor no escapamento, chegava a pingar agua, parecia carro a alcool e o oleo sumiu.
O antigo proprietario me disse que antes de me vender mandou fazer a parte de cima, será que foi isso?
Me corrija se eu estiver errado, mas trocando os pistões sera nescessario dar um passe nas camisas para eles caberem pois são maiores, isso não compensaria o passe dado no cabeçote equilibrando a compressão?
Existe algo que possa ser feito pra que não de problema no cabeçote denovo?
Francamente estou muito preocupado com isso, ao ponto de me arrepender.
Fiquei apenas uma semana com o carro, mas foi o suficiente pra me apaixonar...rsrsrsrs
[ ]'s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
18/11/2007, 12:54
Valeu Trojão!!:palmas:
Sua dica foi excelente. Verifiquei e parece que ela ta mais pra solta doque pra "certa resistência".
Vou trocar, inclusive ja fiz orçamento na Kia de Floripa r$450 a peça e r$150 a M.O.:stop:
Em oficina pararlela sai r$290 peça e r$40 M.O.:?
Será que tá justo os preços ou devo comprar a peça em S.P. e procurar outra oficina...?
Boa sorte na trilha!!:concordo:
aloha
Antes de tudo eu levaria na KIA, só pra ver se tem que trocar mesmo, havendo a necessidade, trocaria na paralela mesmo, a ventoinha deve ser nova e não recondicionada, a MO está justa, em SP deve ser até mais barato, mas pouca coisa, então, troca logo.
Boa lama!!!
Robinho da Jaguatirica
18/11/2007, 13:05
O antigo proprietario me disse que antes de me vender mandou fazer a parte de cima, será que foi isso?
Me corrija se eu estiver errado, mas trocando os pistões sera nescessario dar um passe nas camisas para eles caberem pois são maiores, isso não compensaria o passe dado no cabeçote equilibrando a compressão?
Existe algo que possa ser feito pra que não de problema no cabeçote denovo?
Francamente estou muito preocupado com isso, ao ponto de me arrepender.
Fiquei apenas uma semana com o carro, mas foi o suficiente pra me apaixonar...rsrsrsrs
[ ]'s
(DU)
Quase sempre acontece isso, se faz a parte de cima a de baixo vai pro saco, e vice-versa.
Nas spotr diesel não dáo passe nas camisas, são trocadas e pronto, os pistões continuam com a mesma medida, não sei se as sport gasolina são também encamisadas, mas se forem é trocá-las e não dar passe.
Acho que o melhor mesmo para o cabeçote não dar problemas é surrar a máquina enquanto estiver na garantia, nas tendo água com aditivo, óleo trocado na hora certa e a FDP da ventoinha não falhando, tudo blz.
Sportage na minha opinião é caso de amor e ódio, mas não se preocupe, é bem mais amor que ódio. rs
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
18/11/2007, 13:17
:palmas: Caros irmãos,
:?: Estou com uma dúvida me corroendo.
Como todos já leram, minha sport 01 TDi está com motor totalmente retificado, cabeçote novo, radiador novo de 3 colméias, ventoinha funcionando perfeitamente, mas no teste da garrafa com água e a mangueira do vazo expansor, continua saindo bolhas vagarosamente, não intermitentes, como não baixa água,um copo americano ("lagoinha para os mineiros") por semana, rodo muito, acho que seria evaporação normal, então vem a pergunta:
:pensativo: Por que continua saindo as malditas bolhas?
Boa lama a todos!!!
Valeu caro Trojão pela dica da ventoinha.:concordo:
Por acaso sabe o que acontece se eu retirar o catalizador?? O meu esta fazendo barulho de lata batendo quando acelero acima de 3000 rom e tbem em desaceleração...o Meu abafador tbem esta com aparencia bem ruim, mas ainda nao esta furado (ainda). Existe abafador paralelo??:rolleyes:
grande abraço e boa sorte.:-D
Quase sempre acontece isso, se faz a parte de cima a de baixo vai pro saco, e vice-versa.
Nas spotr diesel não dáo passe nas camisas, são trocadas e pronto, os pistões continuam com a mesma medida, não sei se as sport gasolina são também encamisadas, mas se forem é trocá-las e não dar passe.
Acho que o melhor mesmo para o cabeçote não dar problemas é surrar a máquina enquanto estiver na garantia, nas tendo água com aditivo, óleo trocado na hora certa e a FDP da ventoinha não falhando, tudo blz.
Sportage na minha opinião é caso de amor e ódio, mas não se preocupe, é bem mais amor que ódio. rs
Boa lama!
Valeu a dica trojão, vou seguir seu conselho, só mais uma perguntinha, como o cabeçote foi feito antes da parte de baixo e apareceram os sintomas de praxe, vapor d´agua e etc, sera q o cabeçote foi pro vinagre NOVAMENTE? Ou esses sintomas são por que deu problema na parte de baixo?
Agradeço mais uma vez, esta me ajudando muito.
[ ]'s
(DU)
Robinho da Jaguatirica
19/11/2007, 12:11
Acredito que sim, na minha (diesel, pressão é o dobro da gasolina) aconteceu que o motor foi todo retificado, cabeçote plainado e feito teste de trincas, rodei 1000 km e o cabeçote foi pro saco, do nada começou a soltar vapor pela descarga daí a 60 km, a pressão era tão forte que estourou o radiador.
Então, se o primeiro teste de trincas não detectou nada e poucos km depois apareceram 3 trincas, acredito que a taxa de compressão é que deteriorou o cabeçote, daí foi outro novo mesmo, me parece que onde foi comprado o meu (Brasília, os caras entregam no dia seguinte) o cabeçote novo da gasolina custa 1600 latas. Se precisar te passo o contato.
Amigo, não sou nem de longe expert em mecânica, só estou lhe passando a experiência acontecida comigo.
Forte abraço!
Acredito que sim, na minha (diesel, pressão é o dobro da gasolina) aconteceu que o motor foi todo retificado, cabeçote plainado e feito teste de trincas, rodei 1000 km e o cabeçote foi pro saco, do nada começou a soltar vapor pela descarga daí a 60 km, a pressão era tão forte que estourou o radiador.
Então, se o primeiro teste de trincas não detectou nada e poucos km depois apareceram 3 trincas, acredito que a taxa de compressão é que deteriorou o cabeçote, daí foi outro novo mesmo, me parece que onde foi comprado o meu (Brasília, os caras entregam no dia seguinte) o cabeçote novo da gasolina custa 1600 latas. Se precisar te passo o contato.
Amigo, não sou nem de longe expert em mecânica, só estou lhe passando a experiência acontecida comigo.
Forte abraço!
Valeu Trojão se eu precisar te peço o contado dos caras de brasilia, são relatos de experiencias como a sua que dão uma ideia de como proceder diante de algum problema.
Agradeço mais uma vez, foi de grande ajuda.
[ ]'s
(DU)
MarcSport
21/11/2007, 20:12
A tampa traseira das SPTGs Turbo de vcs fica suja de fuligem?
Robinho da Jaguatirica
21/11/2007, 20:18
A tampa traseira das SPTGs Turbo de vcs fica suja de fuligem?
A minha nunca deu foligem, mesmo quando estava escapando compressão para o cárter, mas acho que a trazeira suja pode ser sinal de motor fumando, a sua está baixando óleo?
MarcSport
21/11/2007, 20:25
Fuligem é devido à fumaça preta, um motor que queima óleo deixa a tampa engordurada.
Meu motor é novo, incluindo cabeçote e não baixa nada de óleo nem água.
É que eu dei uma "turbinada" nela e em baixa rotação (menos de 2000rpm) tá fumaçando um pouco e sujando a tampa, o bombista falou que é normal ficar suja. Eu vi uma TD estacionada ontém e a tampa também estava escura (dá pra ver quando passa o dedo) e eu nunca tinha reparado nisso antes.
Se vc rodar cerca de 500 km e passar o dedo na tampa traseira ele não sai um pouco sujo?
Robinho da Jaguatirica
21/11/2007, 20:32
De fato você tem razão, quando está queimando óleo fica é melado mesmo, com umas pintas de óleo.
Já rodei algumas vezes, até bem mais de 500 km de uma só vez e nunca sujou, como andei tendo problemas com a minha a algum tempo atrás, este é um detalhe que sempre presto atenção, chego até a passar o dedo na descarga a procura de óleo.
Não seria a sua bomba está muito aberta, daí não tem jeito, a fumaça aumenta por causa da queima ruim de excesso de diesel.
Bem assim eu acredito.
MarcSport
21/11/2007, 20:51
Os bicos foram trocados e a bomba foi feita a 5 meses.
Na semana passada levei ao bombista para revisão e fazê-la andar mais e gastar menos.
Foi adiantado o ponto da bomba e aumentada pressão da waste gate para 1,1Kgf.
O carro está andando muito mais e está até mais econômico (pois "sobra" motor). Hoje fui e voltei de Taubaté, rodei cerca de 250km e o consumo foi de 12,5 km/l andando quase sempre entre 120 e 140 e pegando 1 hora de congestionamento na volta, antes o carro tinha esse mesmo consumo andando entre 100 e 110.
Além disso a rotação sobe mais rápido e de maneira mais suave.
Quando a turbina entra não fumaça nada, mas se pisar fundo com marcha alta e rotação baixa sai bastante fumaça, sei que isso é normal mas antes fumaçava menos nessa situação, acho que a bomba estava muito fechada.
Boa tarde pessoal.:D
A minha viatura começou a falar mais grosso, isto é, o silencioso esta começando a abrir.:sad: Não sei se o que esta nela é original . ele começa logo com catalizador, cano reto e perto do eixo traseiro tem um abafador grande e depois faz uma curva sob o eixo e termina cano reto.
Existe alguma opção de silenciador(abafador mais em conta)??:concordo:
Devo ter que trocar com certeza , porque escuto barulho de lata batendo sempre que aumento a rotação ou reduzo.:?
Se tiver algum sportager de plantão e que saiba de alguma dica, ....
Desde já agradeço .
abraço a todos.:wink:
Pessoal,
Alguém questionou como pode uma Sportage 2001 TD bater o motor. Ora, depende de como foi usado. Tem pick-up diesel 2005 que já passou dos 200.000 Km, pois muita gente compra carro a diesel para viajar mesmo, por que com a Sportage seria diferente?
O colega Bica (desaparecido), participante no fórum "Sportage - esse Koreaneo aguenta?" tinha uma Sport TD 2001 que usava para viajar em zona de mineração e já tinha 250.000 Km, nunca tinha dado problema até então, mas depois que esquentou a primeira vez, bastou limpar e varetar o radiador que voltou ao normal, como percebeu a tempo o motor não sofreu nada.
Imagine que uma loja de automóveis receba um carro nessas condições, quase certo que retornará o odômetro, mesmo digital, para uns 110.000Km, simples assim. E o pobre comprador não saberá porque gasta tanto R$$$$$$ em manutenção.
Abraço.
Realmente , modificar o odometro é a primeira coisa que vendedores fazem.
Na minha descobbri por acaso, 3 meses dpois da compra. Ao dar entrada para serviço na autorizada, o recepcionista digitou a placa e no cadastro havia histórico de serviço realizado 6 meses antes com 120mkm. A minha marcava 79mkm. É F..A!!
Apesar disso, não me incomodou porque gostei muito do carro..
Ja tive problemas na tração(mangueiras furadas/rasgadas, valv. selenoide e alguns rolamentos e retentores ruins) Fiz o serviço na Kia e gastei $$$.
Agora já estou me preparando pra trocar a ventoinha para não ter que me preocupar depois. O resto é só alegria. O consumo fica em media de 8.5 km/l de gasolina na cidade andando na boa.
Uso o 4x4 sempre na areia e só aciono a seg. reduzida para entrar e sair da praia (areia muito fofa).
Enfim, concordo com Amostardeiro, Maverickturbo, Comanale entre outros adoradores da Sportage. O carro é confiavel se voce fizer a manutenção dele. A propósito, no forum da" SPTG-motor e ... "Tem tudo, estou lendo desde o início e da para escrever um livro com os relatos... já to na pag. 82.
Grande abraço a todos
Boa trilha.
Robinho da Jaguatirica
23/11/2007, 10:03
MarcSport,
Estou viajando hoje, volto domingo, tomarei especial atenção quanto a foligem na tampa trazeira, espero poder servir de alguma referência, segunda lhe mando notícias.
Torcendo pra chover e fazer um lamaçal!
Forte abraço!
Acabei de ler as 120 págs do tópico "SPORTAGE- Motor e transmissão".:dance:
Aprendi muita coisa, me diverti bastante tbém...:roll:
A primeira pergunta de um novato no site geralmente é a respeito da ventoinha...
A segunda é sobre as RL´s
A terceira mais comum é: "meu motor ferveu!! e agora??"
Parabéns a todos participantes desta ótima ferramenta de consulta e instrumento de aproximação de pessoas e em especial à Trojão, Amostardeiro, Maverickturbo, GutoXJ98, Marcsport, Comanale e mais alguém que tenha esquecido.:oops:
Valeu galera
Boa lama e areia a todos!:concordo:
Robinho da Jaguatirica
26/11/2007, 11:56
MarcSport,
:concordo: Este fim de semana andei 800 km, tomei especial atenção quanto à foligem na tampa trazeira que você relatou e a minha deu também, de fato é quase imperceptível, confunde-se facilmente com pó de asfalto, mas é foligem mesmo, bem acho que deve ser normal.
Forte abraço!
MarcSport
26/11/2007, 12:47
Ok. Obrigado.
Estou pensando em fazer a saída do escape virada para baixo para ver se a "fumaça" não volta para a tampa (como nos Trollers). A minha está com escape direto, o que deve aumentar a velocidade de saída dos gases e jogando para o chão, talvez a aerodinâmica não puxe a fumaça para a tampa.
Abraços.
Robinho da Jaguatirica
26/11/2007, 13:20
Ok. Obrigado.
Estou pensando em fazer a saída do escape virada para baixo para ver se a "fumaça" não volta para a tampa (como nos Trollers). A minha está com escape direto, o que deve aumentar a velocidade de saída dos gases e jogando para o chão, talvez a aerodinâmica não puxe a fumaça para a tampa.
Abraços.
Não sei qual o volume de foligem que suja a sua tampa, a minha é virada para o chão e como lhe disse, suja pouco mas suja, na realidade é tão pouco que só notei mesmo que era foligem depois que você levantou a dúvida, tanto que antes afirmei que não sujava, mas estava equivocado,
Boa lama!
Sportagers de plantão::mrgreen:
Por acaso algém sabe se além dos 4 pontos de graxeira da sportage mod.2000 a gasolina, existe mais algum lugar que deva ser engraxado???(terminais de suspensão)...
abraço.:cool:
--------------------
Sportage 2000
pneus FSR 225/75/15
rumo aos calços 1´5...
Edmar Pereira
27/11/2007, 09:24
Pessoal,
bom dia! sou novo aqui no forum. Recentemente comprei uma Sportage DLX 2.2 Diesel 1997. Até agora, estou muito satisfeito com o veiculo, tudo funciona perfeitamente, tração 4x4, reduzida, as famosas mangueiras de fechamento a vacuo do sistema de tração e ventoinha estao funcionando normalmente tbm.. rs
Enfim, como é costume de qualquer pessoa, quero fazer uma troca "geral" neste momento, de todo o sistema de lubrificação do veiculo e tambem os filtros.
gostaria de saber se voces tem alguma recomendação quanto a manutenção do mesmo, pretendo trocar oleo de motor, diferencial, cambio, filtros de ar e de oleo... se tiverem alguma dica de como fazer isso, e um local de confiança e/ ou, local para comprar os componentes, agradeço muito.
PS: SOU DE SAO PAULO/ SP - ZONA NORTE.
Desde ja muito obrigado,
Edmar
Bom dia galega ....faz um bom tempo q n participo da lista...
mas é o seguinte a minha sportage está com 150 mil...peguei com 112 e nunca tive problemas...é só abusando, mas agora ninguém está conseguindo achar o q está acontecendo...está sem força, já troquei vela, cabos, o catalizador tive q tira pq envermelhou...tem hora q fica bem, derrepente começa acelerar e desliga o contagiro n anda como se estive faltando cilindro...e com excesso de gasolina..muito estranho ...n sei se é o atuador, bobina ou sonda... n queria ficar trocando n chute, pois já vu né....
O Eduardo Maverik uma época me indicou o Rogério (mecanica) mas n estou achando..se alguém tiver um palpite ou indicação ....só n quero autorizada
abraço
Pessoa,l consegui eliminar o barulho das pastilhas ...aliás eu n, o Zé Luiz da Status 44517920...ele colocou um tipo de mola e sumiu 95%, só quando pego muito buraco q faz um titico...
abraço
MarcSport
27/11/2007, 12:46
Pode ser na zona leste?
Tenho um mecânico muito bom e barateiro e um auto elétrico excelente, ficam próximos à Aricanduva, se servir eu passo o contato.
Pessoal,
bom dia! sou novo aqui no forum. Recentemente comprei uma Sportage DLX 2.2 Diesel 1997. Até agora, estou muito satisfeito com o veiculo, tudo funciona perfeitamente, tração 4x4, reduzida, as famosas mangueiras de fechamento a vacuo do sistema de tração e ventoinha estao funcionando normalmente tbm.. rs
Enfim, como é costume de qualquer pessoa, quero fazer uma troca "geral" neste momento, de todo o sistema de lubrificação do veiculo e tambem os filtros.
gostaria de saber se voces tem alguma recomendação quanto a manutenção do mesmo, pretendo trocar oleo de motor, diferencial, cambio, filtros de ar e de oleo... se tiverem alguma dica de como fazer isso, e um local de confiança e/ ou, local para comprar os componentes, agradeço muito.
PS: SOU DE SAO PAULO/ SP - ZONA NORTE.
Desde ja muito obrigado,
Edmar
-----------------------
Grande Edmar.:lol:
Li todo o tópico da Sportage e anotei alguns dados para futuras consultas, anote aí.
011- 3507 4258
011- 9648 6902- sr. Fernando
Ele é gente fina, tem uma importadora de autopeças, inclusive tem duas Sportages 1 diesel e outra a gas.
011- 5183 7583 - power parts
www.Powerparts.com.br (http://www.Powerparts.com.br)
www.castro.com.br (http://www.castro.com.br)
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Boa trilha.:cool:
Opá serve sim ...tenho q resolver isso logo ....valeu
abraço
MarcSport
27/11/2007, 22:49
Opá serve sim ...tenho q resolver isso logo ....valeu
abraço
Mecânico: João, tel. 6651-8871, lá vc precisa marcar dia para levar o carro e ele te devolve no mesmo dia ou no dia seguinte, se o problema for sério demora mais. O cara é super barateiro, ele te entrega as notas das peças que foram trocadas e cobra a MO a parte. Ele me conhece como "português", fale que eu tenho uma Sportage TD vinho.
Auto elétrico: Trio, tel 2293-3767, os caras são feras, só que não são muito barateiros... também não é um assalto... Eu sempre falo com o Marcos (vc também pode falar com o Roberto ou com o Fumio que são sócios), em geral eles pedem para levar o carro de manhã e te entregam até o começo da noite. O Marcos me conhece como Marcelo.
Pela descrição do seu problema, o melhor é levar direto a um auto elétrico.
[]s
Marcelo
Gleison BH
28/11/2007, 16:21
Seu carro é a gasolina??? Me falaram que uma peça que pode causar esses sintomas é O REGULADOR DE PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL. Ele se parece com aquelas bombas de combustível antigas de chevette.
Segundo me informaram, deve passar por ela apenas ar (vácuo), mas se estiver quebrada/ com defeito, começa a passar um pouco de gasolina e a falhar. Ah! o carro também às vezes fica demora a pegar depois de "bater na chave".
Quem me deu essas informações disse que tal peça custa cerca de R$180,00 aqui em BH.
Abraços.
Gleison BH
28/11/2007, 16:22
A resposta "aídecima" é pro Adilson...
Bom dia galega ....faz um bom tempo q n participo da lista...
mas é o seguinte a minha sportage está com 150 mil...peguei com 112 e nunca tive problemas...é só abusando, mas agora ninguém está conseguindo achar o q está acontecendo...está sem força, já troquei vela, cabos, o catalizador tive q tira pq envermelhou...tem hora q fica bem, derrepente começa acelerar e desliga o contagiro n anda como se estive faltando cilindro...e com excesso de gasolina..muito estranho ...n sei se é o atuador, bobina ou sonda... n queria ficar trocando n chute, pois já vu né....
O Eduardo Maverik uma época me indicou o Rogério (mecanica) mas n estou achando..se alguém tiver um palpite ou indicação ....só n quero autorizada
abraço
Caros colegas, Marcelo e Junior obrigado pela atenção, vou guardar as observações muito pertinentes, inclusive o endereço do mecânico, mas vcs n vão acreditar depois de fuçar em tudo, resolvi trocar a bateria pois estava começando a zinabrar ..rs...ele ficou sem partita tbm e nem com xupeta, mais essa motor de arranque!! ... dai ontem coloquei uma Moura novinha 180 paus, O CARRO É OUTRO o eletricista falou q estava em curto e n pifava, dai ficava dando variação de carga, alterando todo o sistema de leitura ....3 meses nessa....nada como uma revisão periódica....largo ferrou......
Valeu e obrigado
ops Junior não heheh...Gleison...valeu
Trovão Azul
12/12/2007, 16:19
Sportagers de plantão::mrgreen:
Por acaso algém sabe se além dos 4 pontos de graxeira da sportage mod.2000 a gasolina, existe mais algum lugar que deva ser engraxado???(terminais de suspensão)...
abraço.:cool:
--------------------
Sportage 2000
pneus FSR 225/75/15
rumo aos calços 1´5...
Amigo, se eu não me engano, além das cruzetas dos cardãs, existe outro ponto relativo à embreagem, que é vizivel somente olhando-se com o carro erguido no elevacar. Não sei dizer ao certo porque o cara que lava pra mim é que engraxa. Mas eu vi ele engraxando algo perto da suspensão, atrás dos pedais de embreagem eu acho...
Abraços
Robinho da Jaguatirica
12/12/2007, 16:38
Trovão Azul,
Este pino próximo ao pistão da embreagem não seria para sangria do sistema?
Gleison BH
12/12/2007, 18:19
Trovão Azul,
Este pino próximo ao pistão da embreagem não seria para sangria do sistema?
EU TAMBÉM NÃO CONHEÇO ESSE TAL PINO DE LUBRIFICAÇÃO PERTO DA EMBREAGEM...:pensativo::pensativo::roll::roll:
Amigo, se eu não me engano, além das cruzetas dos cardãs, existe outro ponto relativo à embreagem, que é vizivel somente olhando-se com o carro erguido no elevacar. Não sei dizer ao certo porque o cara que lava pra mim é que engraxa. Mas eu vi ele engraxando algo perto da suspensão, atrás dos pedais de embreagem eu acho...
Abraços
Grande trovão Azul :concordo:
Valeu pela dica , vou procurar esse "ponto" qdo elevar o carro. Se descobrir algo, posto aqui para conhecimento de todos.
Será que é lubrificação de embreagem ou suspensão???:pensativo:
Uma vez estava com um barulho constante que só sumia qdo pisava na embreagem. Levei na Kia já esperando pelo pior $$$.:parede:
O meca elevou o carro e com um tubinho de lubrificante em spray deu umas duas borrifadas em um cilindro que entrava em um tubo vedado de borracha. Fica na parte de baixo do motor no lado do carona. sempre que apertava e soltava a embreagem, essa peça mexia (desculpe a minha ignorancia). de qualquer maneira resolveu o problema no ato, nem acreditei, achei que já ia tomar uma facada...rs:-D
Será que não era essa peça que voce esta falando??
Valeu irmão
mateus.:cool:
Robinho da Jaguatirica
13/12/2007, 10:41
Precisava mesmo é de uma foto pra todos conhecerem, eu confesso que estou perdido com este ponto de lubrificação, já rodei o carro todo e só achei 4, sei que as mais antigas são 6 pontos.
Forte abraço a todos.
Amostardeiro
13/12/2007, 12:10
Precisava mesmo é de uma foto pra todos conhecerem, eu confesso que estou perdido com este ponto de lubrificação, já rodei o carro todo e só achei 4, sei que as mais antigas são 6 pontos.
Forte abraço a todos.
Robson
Acho que a 2001 tem 4 pontos e não 6 como as anteriores, se não me engano não há graxeiras nas cruzetas do cardan dianteiro.
Abraço
Robinho da Jaguatirica
13/12/2007, 12:25
Caro Antônio,
:concordo:É isso mesmo, e si tem mais que 4 eu nunca lubrifiquei, deve estar estorricando de seco.:mrgreen:
Forte abraço!
Pelo que entendi então, os unicos pontos de lubrificação por graxetas são nos cardans?
Como no caso da minha ser 99/99 seriam 6 ao todo?
Valeu
[ ]'s
(DU)
Renê Estevam
21/12/2007, 17:06
Tenho uma Sport 2001 diesel,ela começou apresentar um problema de aquecimento principalmente com o arcondicionado ligado,ja levei em vários mecanicos e n descobriram o defeito,disseram p eu trocar o radiador,fiz isso e com pouco tempo o problema voltou,tbm fiz após a troca do radiador uma limpeza no bloco do motor ela n baixa a agua do resevatorio apenas sobe o ponteiro qdo passa dos 100 km por hora ou qdo é forçada em alguma subida,isto só com o ar ligado ele desligado o carro anda normal independente da velocidade,gostaria de saber se algum dos amigos ja teve este tipo de problema e se conseguiram soluciona-lo,um abraço e feliz natal a todos.
Gleison BH
21/12/2007, 18:30
Tenho uma Sport 2001 diesel,ela começou apresentar um problema de aquecimento principalmente com o arcondicionado ligado,ja levei em vários mecanicos e n descobriram o defeito,disseram p eu trocar o radiador,fiz isso e com pouco tempo o problema voltou,tbm fiz após a troca do radiador uma limpeza no bloco do motor ela n baixa a agua do resevatorio apenas sobe o ponteiro qdo passa dos 100 km por hora ou qdo é forçada em alguma subida,isto só com o ar ligado ele desligado o carro anda normal independente da velocidade,gostaria de saber se algum dos amigos ja teve este tipo de problema e se conseguiram soluciona-lo,um abraço e feliz natal a todos.
ANTES DE GASTAR COM SUPOSTOS PROBLEMAS, PRIMEIRO INSTALARIA RELÓGIO PARA MARCAR A TEMPERATURA DO MOTOR (por exemplo os relógios da CRONOMAC), POIS ELES SÃO MAIS PRECISOS. SE ELES TAMBÉM INDICAREM AQUECIMENTO. AÍ SIM PROCURARIA O DEFEITO.
OBS.: NÃO CONSIDERARIA O RELÓGIO NÃO SERIA UM GASTO EXTRA, POIS É BOM TÊ-LO NO VEÍCULO (é um acessório a mais para auxiliar...)
MarcSport
21/12/2007, 22:39
Vc alguma vez "escutou" sua ventoinha acoplar e após um tempo desacoplar? Isso está acontecendo hoje?
Com certeza o acoplamento de sua ventoinha está com problemas. O seu problema é bem característico de ventoinha "bichada".
Se quiser ter certeza antes de trocá-la, trave-a. Vc vai ver que o aquecimento não vai mais acontecer, depois troque-a por uma nova.
MarcSport
21/12/2007, 22:42
Os medidores de temperatura externos são "mais sensíveis" pois não são calibrados para cada carro, se o medidor original está indicando que o carro está esquentando, com certeza isso está acontecendo, o medidor externo apenas começaria a indicar antes.
[]s
Renê Estevam
22/12/2007, 14:03
Vc alguma vez "escutou" sua ventoinha acoplar e após um tempo desacoplar? Isso está acontecendo hoje?
Com certeza o acoplamento de sua ventoinha está com problemas. O seu problema é bem característico de ventoinha "bichada".
Se quiser ter certeza antes de trocá-la, trave-a. Vc vai ver que o aquecimento não vai mais acontecer, depois troque-a por uma nova.
Amigo,nunca percebi esse problema de ventoinha,mesmo assim vou fazer isto q vc indicou.
Renê Estevam
22/12/2007, 14:07
MarcSportVc alguma vez "escutou" sua ventoinha acoplar e após um tempo desacoplar? Isso está acontecendo hoje?
Amigo,nunca escutei a ventuinha acoplar,mesmo assim vou fazer o q vc indicou e ver se resolve a bronca,uma braço e feliz Natal.
MarcSport
23/12/2007, 00:30
Amigo,nunca percebi esse problema de ventoinha,mesmo assim vou fazer isto q vc indicou.
O normal é escutar a ventoinha "entrando e saindo" (ui), vai com fé que, pela descrição do aquecimento, o problema está nela.
Galera!!!!
Troquei a roda livre automática pela manual da AVM. Agora sim!!!!!!! Ficou fera:concordo:, além de não falhar o sistema é muito mais Robusto, Dá até para se arriscar mais.......
Um abraço a todos.
Robinho da Jaguatirica
26/12/2007, 09:57
Caros amigos,
Neste final de semana fiz alguns testes com a sport, rebatizei para cabrita branca, peguei muita lama, muitos morros íngremes quiabentos, muitas pedras, atravessei um rio com 80 cm de água, tomei até coice de mula brava, um show, agora não admito mais falarem que sportage não faz trilha média. Entrou e saiu numa boa, (ui). Depois da brincadeira toda, já voltando para BH, a começou a fazer um barulho de engrenagem seca, o barulho vem da frente mas não dá para perceber si é da roda livre ou da transmissão, alguma dica????
Forte abraço a todos!
Robinho da Jaguatirica
27/12/2007, 21:52
Prezados,
Achei o problema, os sintomas eram os seguintes:
-Trepidação parecida com desbalanceamento (já havia conferido o balanceamento das rodas e estava tudo perfeito).
-Barulho parecido com pastilha solta (lata co lata) independente da velocidade, parecia muito com algo na roda livre ou Homocinética de dentro quebrados.
Portanto, parecia que iria quebrar tudo a qualquer momento, a suspenção iria desabar no asfalto. (ai que meda)
Resultado:
-Cruzeta do cardã dianteiro fud...&*, fazia tremer o cardã dianteiro parecendo que iria soltar tudo de uma vez só, valor da cruzeta, R$28,50 na KIA, mão d obra R$35,00.
Resultado final, amanhã estou indo pra lama novamente, atravessar rio, subir barranco, etc e tal, semana que vem envio fotos das travessuras com a cabrita branca.
Desejo a todos os carcamanos um excelente 2008!!!!!
Boa entrada!!!! (ui!)
MarcSport
28/12/2007, 01:07
Trojão.
Trepidava em 4x2 ou 4x4?
Herbert Lima
28/12/2007, 04:49
Sera que trepidava somente com a tração engatada..
Já que a tração é traseira..
Robinho da Jaguatirica
28/12/2007, 09:30
Caros Marcsport e Herbert,
Os primeiros sinais a trepidação se dava entre 60 e 100 km/h, claro que somente 4x2, mas a cruzeta foi se desgastando, na trilha percebi barulho de engrenagem seca igual a manivelas velhas, isso em 4x2, 4x4 alta e reduzida, mas não trepidava porque a velocidade era reduzida, andei achando que poderia ser a roda livre ou até mesmo homocinéticas. O difícil foi identificar o que era realmente, fui à luta, entrei debaixo do carro e com uma chave de fenda grande fui especulando todo o cardã (os sintomas eram de cardã desbalanceado também), quando chequei o cardã dianteiro, logo na cruzeta que sai da caixa, onde tem o pino de graxa da luva, percebi que não estava firme como as outras, aí foi fácil, levei no meca, retiramos todo o cardã dianteiro, são somente 4 parafusos de cada lado, com o cardã nas mãos dava pra perceber claramente a folga.
Detalhe; não se deve trocar a cruzeta na base do martelo, melhor é colocar na prensa, tem uns roletes internos que são bastante sensíveis, e qualquer pancadinha eles vão pro espaço, e a capa destes roletes é mais sensível ainda. A cruzeta nova veio com um pino de graxa, a antiga era blindada (mas roda é seca mesmo), agora minha sport tem 5 pinos, kkkk, cabrita branca com um pino a mais.
Forte abraço a todos!
MarcSport
28/12/2007, 17:58
Trojão.
O estranho é que em 4x2 o cardã dianteiro está parado e não provocaria a trepidação.
Vc olhou as buchas e terminais de direção?
Robinho da Jaguatirica
02/01/2008, 10:02
Trojão.
O estranho é que em 4x2 o cardã dianteiro está parado e não provocaria a trepidação.
Vc olhou as buchas e terminais de direção?
Caro MarcSport,
Que seu 2008 seje bem melhor que você imagina!!!!
Trepidava em 4x2 e muito, o cardã dianteiro gira em 4x2 também, em 4x4 o que aciona é a roda livre que prende as rodas dianteiras. Todas as buchas e suportes foram checados, troquei apenas as buchas da barra de direção e que são 4, duas maiores e duas menores, usei as buchas do corsa picape, 15 merréis as 4, no mais todas intactas. O problema era realmente a cruzeta, que agora tem lubrificação também.
Forte abraço!
MarcSport
02/01/2008, 16:36
Até onde eu sei, o cardã fica "parado" em 4x2, a não ser que as rodas livres estejam acionadas (mas posso estar enganado).
Sua roda livre é original? Será que não está acionada direto? Para saber se está acionada é só levantar uma roda dianteira e girá-la com a mão, se o cardã girar, significa q a roda livre está acionada, no meu carro que tem RL manual é isso que acontece.
Abraços e Feliz Ano Novo a todos.
Robinho da Jaguatirica
02/01/2008, 16:43
Bem, na minha o cardã dianteiro gira direto, independente de estar 4x2 ou 4x4, minha roda-livre é automática original da viatura, funciona perfeitamente e geralmente nem tenho que dar ré para desengatar.
Amostardeiro
02/01/2008, 17:46
Caro MarcSport,
Que seu 2008 seje bem melhor que você imagina!!!!
Trepidava em 4x2 e muito, o cardã dianteiro gira em 4x2 também, em 4x4 o que aciona é a roda livre que prende as rodas dianteiras. Todas as buchas e suportes foram checados, troquei apenas as buchas da barra de direção e que são 4, duas maiores e duas menores, usei as buchas do corsa picape, 15 merréis as 4, no mais todas intactas. O problema era realmente a cruzeta, que agora tem lubrificação também.
Forte abraço!
Robson
Acho que o cardã dianteiro deve ficar parado quando a tração não estiver acionada, eu estava usando as rodas livres travadas, posso dizer que trepidava pkct, pois o "trem" dianteiro trabalha sempre, em velocidades + altas era bem chato..., incomodava bastante, talvez as tuas rodas livres estejam travadas ou só uma.
Abraço
jean.justino
03/01/2008, 18:40
Boa tarde amigos do forúm.
Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se podem ajudar.
Adquiri um sportage 97 2.0 gas automática a +ou- 2 meses.
1- Qual o consumo do veiculo? Já vi alguns aqui falarem em 10, 9 km p/ l mas a minha ta fazendo 5,5 na cidade e 7 na estrada. Consultei dois mecanicos (um da kia) que me disseram que é o consumo normal, mais ainda tenho dúvidas.
2- Quando estou andando em estrada de paralelepipedo ele está fazendo um barulho na parte dianteira parecendo que tem algo solto, mas quando piso levemente no pedal do freio o barulho diminui muito. O que poderia ser?
3- Os vidros elétricos estão bem fraquinhos, as vezes da uma agonia para fecha-los. Com o carro desligado e os quatro vidros abaixados leva quase 2min. pra fechar todos, é um saco. Isso é normal ou tem algo que poderia fazer para melhorar?
4- Quanto a parte de aquecimento já estou tranquilo pq o radiador já rachou (o sensor de temperatura não saiu do meio) e a bomba d'agua estourou, e ganhei outros novos da revenda que comprei o carro.
O único problema é que agora, quando o motor está frio (acho que foi retirada a valvula termostática) o câmbio simplesmente não engata a 4ª marcha (vale lembrar que é automático) não importanto a rotação que o motor está. Isto realmente é um incomodo em descida de serra.
Bem espero que alguém possa me ajudar.
abraços.
Robinho da Jaguatirica
03/01/2008, 18:41
Caros Antônio e MarcSport,
Si o cardã dianteiro não gira em 4x2, pra que serve então a roda-livre?
Forte abraço!
MarcSport
03/01/2008, 18:57
O cardã dianteiro gira se o 4x4 estiver engatado e se a roda livre estiver engatada, o carro estará com todas as rodas tracionadas.
Se o 4x4 estiver engatado e a RL não, todo o sistema trabalhará como se estivesse em 4x4, porém o carro não terá tração nas rodas dianteiras.
Se o 4x4 estiver e a RL estiverem desengatados, o cardá ficará parado.
Se o 4x4 estiver desengatado e a roda livre estiver acionada, as rodas transferirão movimento ao diferencial dianteiro e este ao cardã, porém este estará "desacoplado" do cambio através da caixa de transferência.
A função da RL é fazer com que todo o sistema que transfere a tração da caixa de transferência às rodas fique "parado", economizando combustível e poupando as peças.
No meu carro tenho RL manual e quando levanto o carro, as rodas dianteiras giram "levinho", se acionar as RLs fica mais pesado pois está havendo transferência de movimento das rodas para o cardã, passando por homocinéticas, semi-eixos, diferencial dianteiro...
[]s
Marcelo
Caros Antônio e MarcSport,
Si o cardã dianteiro não gira em 4x2, pra que serve então a roda-livre?
Forte abraço!
Fredafla
04/01/2008, 16:07
Buenas pessoal!
Algumas dúvidas postadas pelo camarada citado abaixo também tenho. Comprei recentemente uma Gran Sportage 1999 Gas. Man. e a primeira média de consumo foi de 8km/L (misto, cidade/estrada/terra com 4X4), estou feliz por enquanto.
Já instalei o kit AVM nas rodas dianteiras, dica dos própios técnicos KIA de POA e atualmente estou brigando com os vidros elétricos (muito lentos).
Agora penso em levantar um puco suspensão e trocar os pneus, gostaria de dicas. Obrigado.
Fedafla
Boa tarde amigos do forúm.
Estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se podem ajudar.
Adquiri um sportage 97 2.0 gas automática a +ou- 2 meses.
1- Qual o consumo do veiculo? Já vi alguns aqui falarem em 10, 9 km p/ l mas a minha ta fazendo 5,5 na cidade e 7 na estrada. Consultei dois mecanicos (um da kia) que me disseram que é o consumo normal, mais ainda tenho dúvidas.
2- Quando estou andando em estrada de paralelepipedo ele está fazendo um barulho na parte dianteira parecendo que tem algo solto, mas quando piso levemente no pedal do freio o barulho diminui muito. O que poderia ser?
3- Os vidros elétricos estão bem fraquinhos, as vezes da uma agonia para fecha-los. Com o carro desligado e os quatro vidros abaixados leva quase 2min. pra fechar todos, é um saco. Isso é normal ou tem algo que poderia fazer para melhorar?
4- Quanto a parte de aquecimento já estou tranquilo pq o radiador já rachou (o sensor de temperatura não saiu do meio) e a bomba d'agua estourou, e ganhei outros novos da revenda que comprei o carro.
O único problema é que agora, quando o motor está frio (acho que foi retirada a valvula termostática) o câmbio simplesmente não engata a 4ª marcha (vale lembrar que é automático) não importanto a rotação que o motor está. Isto realmente é um incomodo em descida de serra.
Bem espero que alguém possa me ajudar.
abraços.
E ai pessoal.
Tenho uma sportage 2000 manual a gasolina e a minha faz media de 8.5 km/l na cidade e um pouco mais de 10km/l na estrada fazendo media de 80 km/h.
Quanto a tração, o correto é quando estiver em 4x2 todo o conjunto de cardã dianteiro fica imóvel.
A minha mexia em 4x2 e mandei arrumar na kia. O defeito era que a tração não desacoplava depois de andar em 4x4. Com isso , forçava todo o sistema de tração e acabou por detonar rolamentos e retentores... no final foram $$$ para arrumar.
O teste para saber se esta tudo ok é simples.
Em um lugar plano, com o veiculo em 4x2, empurre um pouco para frente e para tras e veja se o cardã dianteiro e as homocineticas dianteiras movem ou ficam paradas. O correto é que fique tudo imóvel. Se ficar tudo parado, é porque está perfeito. Se mover o cardã ou homocinéticas, voce deve verificar a RL . as vezes pode ser falta de lubrificação.
Espero que não tenha ficado confuso a minha explicação. qualquer coisa estamos aí
Feliz ANO NOVO para todos e muita SAÚDE E $$$$ EM 2008!!!
ABS
MATEUS
Robinho da Jaguatirica
05/01/2008, 09:10
Mateus, Aloha!!!!:mrgreen:
Já estou catando latas$$$$ pra arrumar a bagunça do meu cardã dianteiro.:putz::parede:
Forte abraço!!!!
Grande Trojão
Na minha viatura o defeito se deu porque, segundo o mec, os antigos prop não deviam usar o 4x4 e sabe como é que é, as coisas estragam por falta de uso tbem hehehe...Como não usavam , tbém não se preocupavam de fazer a manutenção de a cada 20k abrir a roda livre e lubrificar os rolamentos e verificar se estava tudo ok. Eu mesmo só aprendi isso qdo estragou na minha mão $$$.
De uma olhada na RL, talvez o defeito esteja ali.
Abs
Mateus
Vaine Barreira
17/01/2008, 10:51
Amigos,
Minha Sportage 2001 TDi ferveu a alguns meses atrás.
A concessionária disse que o radiador estava todo entupido, e fizeram uma limpeza. Recondicionaram o cabeçote e trocaram o que mais havia danificado.
Após isso, estou tendo que completar mais ou menos 2 litros de água por semana no radiador.
Eles me disseram que é impossível saber se o cabeçote está com alguma micro-fissura, mas que isso pode ter ocorrido em função do problema da fervura.
O que eu faço? Troco de vez o cabeçote por um novo, ou o problema com a água secando pode ser alguma outra coisa?
Abraços e obrigado pela ajuda.
Robinho da Jaguatirica
17/01/2008, 11:21
Amigos,
Minha Sportage 2001 TDi ferveu a alguns meses atrás.
A concessionária disse que o radiador estava todo entupido, e fizeram uma limpeza. Recondicionaram o cabeçote e trocaram o que mais havia danificado.
Após isso, estou tendo que completar mais ou menos 2 litros de água por semana no radiador.
Eles me disseram que é impossível saber se o cabeçote está com alguma micro-fissura, mas que isso pode ter ocorrido em função do problema da fervura.
O que eu faço? Troco de vez o cabeçote por um novo, ou o problema com a água secando pode ser alguma outra coisa?
Caro Vaine Barreira,
Baixar 2 litros de água por semana só pode ser vazamentos ou o cabeçote está realmente fissurado, então vamos a algumas perguntas:
Sai vapor d'água na descarga?
Como anda a temperatura do painel? (ridícula esta pergunta, pois o marcador do painel não vale nada)
Já verificou as mangueiras, selos do motor, algum vazamento? (note que às vezes o vazamento é pequeno e como o sistema não é pressurizado, com o carro quente e desligado não há pressão para notar o vazamento, ele simplesmente desaparece sem sinal, mas o aditivo geralmente deixa rastros)
A tampa do radiador está boa? (muitos amigos já tiveram dor de cabeça e era simplesmente a tampa que não vedava)
Se o cabeçote estiver fissurado, só dá pra saber pelo teste de trincas, boas retíficas têm o equipamento, parece uma radiografia, a olho nú não dá pra ver.
Se for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.
Mais amigos irão aparecer pra ajudar, mas dê meis detalhes.
Forte abraço!
Gleison BH
17/01/2008, 12:09
E AÍ TROJÃO E DEMAIS COLEGAS SPORTAGERS: BÃO TODO MUNDO. Continuo acompanhando os tópicos pois até o final do ano pretendo comprar outra ´SPORTAGE.
Abraços a todos...
Mateus, Aloha!!!!:mrgreen:
Já estou catando latas$$$$ pra arrumar a bagunça do meu cardã dianteiro.:putz::parede:
Forte abraço!!!!
Robinho da Jaguatirica
17/01/2008, 13:45
Grande Gleison,
Quer dizer que vendeu a viatura, mas vc não está à pé não, a cabrita branca está aqui sempre a sua disposição, querendo cheirar uma poeira ou amassar um barro é só dar um toque.
Vamos marcar pra tomar umas brejas...
Forte abraço!
Vaine Barreira
18/01/2008, 00:12
Caro Vaine Barreira,
Baixar 2 litros de água por semana só pode ser vazamentos ou o cabeçote está realmente fissurado, então vamos a algumas perguntas:
Sai vapor d'água na descarga?
Como anda a temperatura do painel? (ridícula esta pergunta, pois o marcador do painel não vale nada)
Já verificou as mangueiras, selos do motor, algum vazamento? (note que às vezes o vazamento é pequeno e como o sistema não é pressurizado, com o carro quente e desligado não há pressão para notar o vazamento, ele simplesmente desaparece sem sinal, mas o aditivo geralmente deixa rastros)
A tampa do radiador está boa? (muitos amigos já tiveram dor de cabeça e era simplesmente a tampa que não vedava)
Se o cabeçote estiver fissurado, só dá pra saber pelo teste de trincas, boas retíficas têm o equipamento, parece uma radiografia, a olho nú não dá pra ver.
Se for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.
Forte abraço!
Respostas:
- Sim, sai uma fumaça branca pela manhã, quando ligo a Sportage. Depois somente fumaça preta.
- A temperatura do painel fica sempre (difícil mudar de posição) um pouquinho abaixo do meio. De vez em quando sobe um pouco acima do meio, mas retorna em seguida.
- Segundo a concessionária, as mangueiras estão OK, e sem nenhum vazamento.
- A concessionária trocou a tampa do radiador logo após a fervura. Eles me disseram que o radiador estava todo sujo, inclusive o mandaram para uma limpeza geral.
Agora minhas dúvidas:
- Gostaria de trocar a tampa do radiador para fazer uma experiência, já que o ítem é barato. Qual devo comprar? Existe especificação para suportar uma pressão X, por exemplo?
- Também gostaria de colocar aditivo na água do radiador, que hoje está com água pura da torneira. A proporção é 50% cada? Alguma marca específica para usar? Quanto de água vai no radiador e na tanque que fica ao lado dele?
Acho que somente depois destes testes vou partir para a troca do cabeçote. Estou preocupado porque no carnaval vou (ou pretendo) ir para a Chapada Diamantina (de Araraquara até lá são 1.700 kms!!!).
Será que dá para correr o risco e enfrentar a viagem?
Agradeço muito a ajuda.
Robinho da Jaguatirica
18/01/2008, 08:10
Respostas:
- Sim, sai uma fumaça branca pela manhã, quando ligo a Sportage. Depois somente fumaça preta.
- A temperatura do painel fica sempre (difícil mudar de posição) um pouquinho abaixo do meio. De vez em quando sobe um pouco acima do meio, mas retorna em seguida.
- A concessionária trocou a tampa do radiador logo após a fervura. Eles me disseram que o radiador estava todo sujo, inclusive o mandaram para uma limpeza geral.
Agora minhas dúvidas:
- Gostaria de trocar a tampa do radiador para fazer uma experiência, já que o ítem é barato. Qual devo comprar? Existe especificação para suportar uma pressão X, por exemplo?
- Também gostaria de colocar aditivo na água do radiador, que hoje está com água pura da torneira. A proporção é 50% cada? Alguma marca específica para usar? Quanto de água vai no radiador e na tanque que fica ao lado dele?
Acho que somente depois destes testes vou partir para a troca do cabeçote. Estou preocupado porque no carnaval vou (ou pretendo) ir para a Chapada Diamantina (de Araraquara até lá são 1.700 kms!!!).
Agradeço muito a ajuda.
Vaine,
Cheque a ventoinha, pode ser esta FDP a causadora de toda essa caca. A temperatura deve ficar um pouco abaixo do meio e quase estática ali.
A fumaça branca que sai quando liga o carro de manhã deve acabar rapidinho, deve ser de diesel crú, isso é por mal aquecimento das velas aquecedoras, deve ter uma ou duas queimadas. Quando é vapor d'água por causa do cabeçote, a fumaça branca (vapor) sai direto.
Compre a tampa na concessionária mesmo, aqui em BH custa 15 latinhas, acho que compensa, guarde a outra pq talvéz não seja ela, daí vc fica com uma reserva.
Aditivo para radiador eu uso o paraflu 11 (concentrado) mas vê bem, seu carro não está acostumado com aditivo, então coloque apenas um litro agora, daqui a uns 30 dias, vc troca a água novamente e coloca 2 litros, daí a uns 3 meses, troca novamente e coloca 3 litros, assim vc acostuma seu carro com o aditivo e corre menos risco de fud..$#%#%$^#4 os selos, mangueiras, etc... a quantidade de água do sistema é de 7,5 litros, o reservatório de expansão o nível deve ficar entre o máximo e o mínimo, use água desmineralizada, nunca água de torneira, água de chuva é uma boa, baratinha, só tem que torcer pra chover.
Faça o seguinte teste, funcione a viatura com a tampa do radiador aberta, se vc perceber um excesso de pressão, mal sinal, cabeçote trincado. Saiba que qualquer carro com o cabeçote ou junta do cabeçote fud...^_)*^$#, os sintomas são muito claros e ninguém merece:parede:, temperatura nas alturas, perda de água por excesso de pressão no sistema, vapor d'água vísível na descarga, mistura de água no óleo, todos juntos ou não.:putz:
Boa sorte na viagem, coloque um galão (20 ltrs) de água na bagagem e "BOA", curta bastante o carnaval.
Espero ajudar!
Amostardeiro
18/01/2008, 11:06
Respostas:
Agora minhas dúvidas:
Agradeço muito a ajuda.
Vaine
Antes de + nada coloca o aditivo no radiador, são 40% de aditivo para cada litro de mistura, eu uso nas vtrs o Radiex, é bom e +- barato, a minha Sportage baixava água, não 2 L por semana, depois que coloquei o aditivo como manda o manual nunca +.
Se o problema persistir acho que daí é no cabeçote, um sintoma ruim é a fumaça branca, mas veja bem a ruim é tipo vapor de água.
Abraço
comenale
29/01/2008, 08:32
... for o cabeçote, em Brasília vende novo, lacrado, importado por R$1900,00 é trocar e acabar a dor de cabeça, se precisar lhe mando o contato, um dia pra entregar.
Caro Trojão,
Por favor me passe esse contato em Brasilia que vende o cabeçote novo da TDI. Acho que vou precisar:sad:
comenale
29/01/2008, 08:47
Agora minhas dúvidas:
Vaine,
Já passei por situação parecida e infelizmente era uma micro fissura no cabeçote.
Verifique, também, se com o motor frio há acúmulo de pressão no sistema de arrefecimento. Com o motor frio abra a tampa do radiador vagarosamente. Se perceber que há pressão sendo liberada é problema na certa.
Se for seu caso, quando você estiver na estrada e encontrar uma longa subida, onde o motor é mais exigido, com certeza ele vai esquentar. Se puder faça um teste antes de entrar numa viagem tão longa. Procure alguma estrada que exija um pouco mais do motor e monitore a temperatura. Se começar a subir, pode ter certeza que é o cabeçote.
Robinho da Jaguatirica
29/01/2008, 08:52
Comenale,
O telefone da loja é: 061-3356-6222
Eles te enviam via ônibus de carreira, chega no dia seguinte, cotei estes dias pra um amigo e disseram que o da TDi estaria custando 2400 latas, mas o meu custou 1900 latas em novembro, então dá uma chorada, o da gasolina custa 1600 latas.
Forte abraço!
Robinho da Jaguatirica
29/01/2008, 09:01
Caríssimos,
Na primeira oportunidade que tiverem, instalem um sistema auxiliar para monitoramento da temperatura, a tranquilidade é outra, como toda sportage vai ferver um dia, pelo menos dá pra parar antes de torrar tudo.
Instalei tem de água e óleo da Guster, vêm com alarme sonoro e luminoso programável, nem tão caro é assim.
O marcador de temperatura do pinel 75º e 105º são a mesma posição, ponteiro parado abaixo do meio, quem confiar é BURRO!!!!
Por favor, relevem o BURRO.
Forte abraço a todos!