Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão
Páginas :
1
2
[
3]
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
kiabiker
14/10/2006, 17:54
Sportager,
Talvez ajude... existe o manual técnico pra Sportage na Internet. Lá tem muita informação sobre desmontagem/montagem e consertos. É de graça, só precisa fazer um cadastro bem rápido. O site é www.kiatechinfo.com, depois clique em 'Shop' e depois escolher modelo/ano/motor. Dá pra imprimir ou salvar em PDF e montar um manual.
Sportager
16/10/2006, 14:12
Sportager,
Talvez ajude... existe o manual técnico pra Sportage na Internet. Lá tem muita informação sobre desmontagem/montagem e consertos. É de graça, só precisa fazer um cadastro bem rápido. O site é www.kiatechinfo.com (http://www.kiatechinfo.com), depois clique em 'Shop' e depois escolher modelo/ano/motor. Dá pra imprimir ou salvar em PDF e montar um manual.
Obrigado pelas dicas ref ao manual da SPTG!!
Sábado o carro me deixou na mão na Anchieta às 2 hs da manhã... e o pior de tudo: a bateria do meu celular tinha acabado lá pelas 23 hs... acho que é a bomba de gasolina... eu li aqui no forum que a do Santana (AP 2000) serve... posso ir na fé?
Sportager
16/10/2006, 14:27
Sportager,
Talvez ajude... existe o manual técnico pra Sportage na Internet. Lá tem muita informação sobre desmontagem/montagem e consertos. É de graça, só precisa fazer um cadastro bem rápido. O site é www.kiatechinfo.com, depois clique em 'Shop' e depois escolher modelo/ano/motor. Dá pra imprimir ou salvar em PDF e montar um manual.
Kiabiker,
O link que vc me passou é excelente! Agora pude ver com mais calma. Recomendo o mesmo a todos os proprietários de Sportage!!! Será de grande valia!!
Abs!
Maverickturbo
16/10/2006, 21:59
Sportager,
Eu uso a bomba do santana 2.0, do ultimo modelo. Pode ir sem medo, na minha serviu muito bem! Pode olhar pelas fotos que eu ainda do uma abusada e ela ta aguentando sussegada!
Sportager
17/10/2006, 13:34
Sportager,
Eu uso a bomba do santana 2.0, do ultimo modelo. Pode ir sem medo, na minha serviu muito bem! Pode olhar pelas fotos que eu ainda do uma abusada e ela ta aguentando sussegada!
Maverickturbo e demais colegas,
Eu troquei a bomba de combustível (que de fato estava em péssimo estado com a borracha da base completamente corroida)... mas o carro continua dando umas travadas, chegando a morrer de vez em quando... será que preciso fazer limpeza de bico novamente? Será que pode ser alguma coisa mais grave? As vezes o motor fica girando apaixo de 1 mil rpm... como se estivesse com somente 3 cilindros funcionando...
laserman
17/10/2006, 14:07
Maverickturbo e demais colegas,
Eu troquei a bomba de combustível (que de fato estava em péssimo estado com a borracha da base completamente corroida)... mas o carro continua dando umas travadas, chegando a morrer de vez em quando... será que preciso fazer limpeza de bico novamente? Será que pode ser alguma coisa mais grave? As vezes o motor fica girando apaixo de 1 mil rpm... como se estivesse com somente 3 cilindros funcionando...
Troque filtro e vela. Se persistir, limpeza no sistema de injeção e verifique os cabos !
Boa lama,
Maverickturbo
17/10/2006, 18:21
Daniel,
A marcha lenta da sportage é entre 600-800 rpms. O cara deve funcionar bem suave e sem nenhum barulho. Verifique tambem se vc não esta usando gasolina batizada (a sportage é extremamente sensivel a gasolinas ruins) ou se o tanque não esta sujo tambem.
Sportager
18/10/2006, 12:24
Daniel,
A marcha lenta da sportage é entre 600-800 rpms. O cara deve funcionar bem suave e sem nenhum barulho. Verifique tambem se vc não esta usando gasolina batizada (a sportage é extremamente sensivel a gasolinas ruins) ou se o tanque não esta sujo tambem.
Eduardo e demais colegas,
Desculpe a ignorância... mas fiquei com uma pulga atrás da orelha agora... comprei a minha sportage há pouco tempo e estou dando uma geral nela aos poucos... ainda não tive a oportunidade de fazer uso off road da viatura... quando engatei a reduzida (para teste) notei somente que a relação fica mais curta... mas o conta-giros nunca baixa de 1.000... é assim mesmo?
Faparra
Na 97 tive um problema que parecia ser a sonda lambda fiz umas pesquisas, achei aqui por R$ 210,00 com a regulagem da injeção e tudo mais, tem dois tipos de sonda, a que dá na Sportage é mais cara custa +- r4 160,00 a outra custa R$ 50 ou 60 no mercado.
Leva a viatura pra alguém que trabalhe com injeção que tu resolve tudo.
Abraço
Troquei a sonda lambda e coloquei uma universal em um mecanico...depois fui a concessionaria Kia que passou o "computador" da injeção e zerou tudo...
Parecia que estava tudo certo...
Fui viajar e no dia seguinte a maldita luzinha da injecao acendeu de novo, e agora tambem sinto um cheiro muito forte de gas saindo do escape, além de fumaça.
O que será´que pode estar acontecendo?
Abs
laserman
18/10/2006, 18:21
Desculpe a ignorância... mas fiquei com uma pulga atrás da orelha agora... comprei a minha sportage há pouco tempo e estou dando uma geral nela aos poucos... ainda não tive a oportunidade de fazer uso off road da viatura... quando engatei a reduzida (para teste) notei somente que a relação fica mais curta... mas o conta-giros nunca baixa de 1.000... é assim mesmo?
Note que a motorização e seu regime de trabalho permanecem inalterados. Qd vc aciona a alvanca da reduzida: Acopla o cardan dianteiro e um conjunto de engrenagens que reduz a relação final na saida da caixa de marchas de 1:2 !
Teste numa ladeira,
comenale
18/10/2006, 20:10
Sportager,
Veja berm! A tração 4X4, assim como a reduzida só devem ser utilizadas em superfícies com pouca aderência, caso contrátio pode haver danos no sistema.
O fato de você engatar a reduzida (o que o obriga a engatar o 4X4), não vai produzir nenhuma diferença no conta giros, pois o motor tende a manter a mesma rotação de marcha-lenta.
Maverickturbo
18/10/2006, 21:56
Daniel,
Com ou sem reduzida engatada e o carro parado sem vc acelar, ele deveria manter a mesma rotação. O fato da reduzida estar engadata não influencia na marcha lenta do carro. Pra mim é facil ver, porque eu tenho o auto-meter no painel hehehehe! Segundo o auto-meter, meu carro fica com a rotação exatamente entre 700rpm e 800rpm ficando +/- em 750rpm estavel.
Faparra,
Hummmmmmmm, qual a cor da fumaça? É cheiro de gasolina ou um cheiro meio fedido? Sai agua pelo escapamento tambem?
Amostardeiro
19/10/2006, 11:44
Faparra
Pode ser a mistura muito rica, o motor fica fumaceando um pouco e, digamos, assim, joga combustível não queimado pela descarga, de qualquer forma leva pro mecânico.
Abraço
Bem, a minha ventuinha é muito leve... dá para segurá-la com a mão...
Ela gira direto, mas parece que sempre o motor está quente... inclusive já ferveu algumas vezes... mas não ferve sempre...
Já me disseram que pode ser apenas a tampa do radiador, que se estiver escapando, ele joga toda pressão no reservatório e assim ferve...
Outros me disseram que dura 70.000km a ventuinha...
Bem, estou meio preocupado porque aqui é muito quente...
Pastor,
Eu também enfrentei vários problemas com a minha Sportage 95 (diesel) por causa de superaquecimento. Ela fervia em algumas situações, sem nenhuma explicação.
A primeira ação que tomei foi trocar a maldita tampa do radiador. Fui na Kia e comprei uma nova, mas para minha surpresa, a tampa que comprei não servia no meu radiador. A tampa original é pequena, e a do meu carro é grande (igual dos carros nacionais). Acho que meu radiador não é mais o original.
De qualquer forma, enchi o radiador, troquei a tampa e para testar se realmente está vedando, eu aperto a mangueira (grossa) que vai do radiador para o motor. Retire também a tampa do reservatório. Se quando apertar a mangueira, escapar água para o reservatório, o seu radiador não está segurando a pressão. Troque a tampa, encaixe direito e faça o teste novamente.
Sobre a ventoinha, eu comprei uma nova hoje. Paguei R$300,00 aqui em São Paulo (Power Parts), e mais 10 pra trocar. Vou testar, porque a minha estava muito instável (armava algumas vezes, outras o motor aquecia demais, principalmente na estrada...).
Vou testar a partir de hoje.
Abraço,
Amostardeiro
21/10/2006, 23:47
Bnlopes
O grande problema é a ventoinha, nas minhas duas viaturas fui obrigado a trocar a 97 não chegou a ferver, mas me deu um susto, já na 2001 o prejuízo foi maior :parede:, de qualquer forma é importante limpar o radiador, usar o aditivo anti fervura/congelante na proporção correta.
Abraço
helljr65
08/11/2006, 23:12
Amigos,
Estou pegando uma Sportage 2000 TDi sem motor como parte de uma divida. Minha pergunta é muito simples, mas nao sei se obtenho resposta:
Que outro motor, mais forte que o original, poderia ser adaptado neste carro, sem grandes gastos com adaptaçoes de cambio e de lataria?
Pensei em utilizar os seguintes motores:
- Das ultimas Bestas (nao sei a cilindrada)
- O 2.5 ou o 2.8 das S10
- O da Toyota Hilux 2.8
- Outra sugestao........
Obrigado
Maverickturbo
08/11/2006, 23:41
Hell,
Acho que poucas pessoas ja adaptaram motores diferentes na sportage. Eu lembro que li aki no forum, alguem postando um relato de adaptação de motor de besta 2.7, mas parece que era bem trabalhoso pra fazer essa adaptação. O bom seria vc tentar adaptar algum motor que não fosse muito mais potente que o original, para não ter problemas de cambio, caixa de transferencia ou diferenciais.
Amostardeiro
08/11/2006, 23:53
Amigos,
Estou pegando uma Sportage 2000 TDi sem motor como parte de uma divida. Minha pergunta é muito simples, mas nao sei se obtenho resposta:
Que outro motor, mais forte que o original, poderia ser adaptado neste carro, sem grandes gastos com adaptaçoes de cambio e de lataria?
Pensei em utilizar os seguintes motores:
- Das ultimas Bestas (nao sei a cilindrada)
- O 2.5 ou o 2.8 das S10
- O da Toyota Hilux 2.8
- Outra sugestao........
Obrigado
Helljr
Acho que o melhor que tens a fazer é conseguir um motor original, fora isso tudo é uma questão de custo x benefício, nem sempre compensa fazer uma adaptação, o motor original é suficiente pra viatura, inclusive a meu ver anda melhor do que o gasolina 2.0- 16V, mas como disse é só a minha humilde opinião.
Abraço
Amigos...
Minha menina está pipocando pacas... percebi vazamento de água qdo estava no meio do Pantanal... e deu uma aquecida brava, pois acabou ficando sem água no meio da estrada (pra variar o marcador de temperatura não funcionou)... estou achando que estas pipocadas agora é porque a junta do cabeçote foi pro saco...
O que vcs acham???
Pessoal,
Tenho uma Sportage 95 Diesel. Gostaria de receber comentários e sugestões do tipo de óleo utilizado no motor (especificação, marcas, etc). Hoje utilizo o URSA - API CD, mas quero mudar pois ele está baixando muito.
Aproveitando, poderiam informar se o óleo do motor baixa um pouco de tempos em tempos? O meu está baixando um pouco, tipo a cada 900Km (2 tanques) eu completo com 1 garrafinha de óleo no motor... será que está certo? Eu andei verificando, e ela não está vazando óleo, então, provavelmente está queimando o óleo. Alguma sugestão para solucionar este problema (se realmente for um problema)?
Abraços,
Brunno :pensativo:
Maverickturbo
09/11/2006, 23:29
Brunno,
Quanto litros tem uma garrafinha, 1 litro? A minha sportage é gasolina, mas normalmente eu so tenho que completar com 1 litro ou 1,5 litros de oleo durante 5000 KM. Eu utilizo na minha gasolina uma oleo da honda 10w30.
mgfontana
10/11/2006, 09:12
Também estou com problemas com o óleo, o meu está baixando na casa de 1 litro a cada 1000 Km, dizem que é normal, mas o motor do meu carro está com 7 mil Km pois foi feito a coisa de 6 meses. Não vejo vazamento nem o carro está "enfumaçando" a descarga. Uso óleo 20 W 50. Gostaria de saber se posso usar óleo sintético ou semi. Acho que começou a baixar depois que instalei o Kit GNV, não sei se tem alguma coisa a ver.
Saudações,
Fontana
helljr65
10/11/2006, 11:10
Ola.
Motores diesel tem a caracteristica de consumir mais oleo lubrificante que os motores a gasolina. Pela sua arquitetura de construçao, quando frios, eles apresentam mais folgas que os motores a alcool e a gasolina. Assim, se voce desejar diminuir (nao vai acabar) o consumo de oleo lubrificante, teria que "amargar" uns 5 a 10 minutos com o motor funcionando para esquentar, antes de sair. Como é normal o consumo, dependendo da sua paciencia, o melhor é verificar sempre o nivel, utilizar um aditivo do tipo STP ou Bardhal, e completar se necessário.
helljr65
10/11/2006, 11:16
Amigos,
Volto a esse problema crônico das sportage. A algum tempo atras, vi postada aqui uma receita de como tornar o sistema de refrigeraçao das Sportage "selado". Pergunto se alguem tem isso e se realmente os problemas de superaquecimento acabam. Tenho uma TDi e completo semanalmente o nivel de agua, ja que ela "joga agua" fora, atraves do reservatorio, principalmente em trechos de estrada. Ja fiz tudo o que imaginarem: Varetei radiador, travei a ventoinha, utilizo aditivo, troquei a tampa do radiador, verifiquei vazamentos de mangueiras e do sistema, enfim.....acho que ja fiz de tudo. Alguem tem a receita do milagre? Ja pensei em aumentar o tamanho do radiador, ja pensei em instalar ventoinhas adicionais, mas acho que "selar" o sistema poderia ser uma boa alternativa.
Se alguem ja fez isso e deu certo, por favor me indiquem as peças e o que foi feito para que eu possa experimentar mais essa experiencia.
Mais uma coisa. Aqui constantemente é falado que o termometro de agua original no painel nao marca direito. Voces acham que o problema é no marcador, e portanto um novo relogio, destes vendidos para tunning resolveria, ou é no sensor, e portanto teria que ser trocado tudo?
Obrigado
Sportager
10/11/2006, 11:31
Também estou com problemas com o óleo, o meu está baixando na casa de 1 litro a cada 1000 Km, dizem que é normal, mas o motor do meu carro está com 7 mil Km pois foi feito a coisa de 6 meses. Não vejo vazamento nem o carro está "enfumaçando" a descarga. Uso óleo 20 W 50. Gostaria de saber se posso usar óleo sintético ou semi. Acho que começou a baixar depois que instalei o Kit GNV, não sei se tem alguma coisa a ver.
Saudações,
Fontana
Também tenho problemas com óleo... descobri um vazamento pequeno que vem da junta das válvulas... tem uma borracha que fica no meio da junta que deve estar velha... vou trocar na semana que vem!
Amostardeiro
10/11/2006, 12:23
Amigos,
Volto a esse problema crônico das sportage. A algum tempo atras, vi postada aqui uma receita de como tornar o sistema de refrigeraçao das Sportage "selado". Pergunto se alguem tem isso e se realmente os problemas de superaquecimento acabam. Tenho uma TDi e completo semanalmente o nivel de agua, ja que ela "joga agua" fora, atraves do reservatorio, principalmente em trechos de estrada. Ja fiz tudo o que imaginarem: Varetei radiador, travei a ventoinha, utilizo aditivo, troquei a tampa do radiador, verifiquei vazamentos de mangueiras e do sistema, enfim.....acho que ja fiz de tudo. Alguem tem a receita do milagre? Ja pensei em aumentar o tamanho do radiador, ja pensei em instalar ventoinhas adicionais, mas acho que "selar" o sistema poderia ser uma boa alternativa.
Se alguem ja fez isso e deu certo, por favor me indiquem as peças e o que foi feito para que eu possa experimentar mais essa experiencia.
Mais uma coisa. Aqui constantemente é falado que o termometro de agua original no painel nao marca direito. Voces acham que o problema é no marcador, e portanto um novo relogio, destes vendidos para tunning resolveria, ou é no sensor, e portanto teria que ser trocado tudo?
Obrigado
Helljr
A minha TDi parou de apresentar estes sintoma depois da troca de anéis, junta, etc que fiz, dá uma verificada se o suspiro do motro não esta muito forte, se sim pode indicar que precisas trocar os anéis do motor e mais algumas coisas, como dizem esta subindo compressão.
Os sintomas que a minha apresentou foram: suspiro muito forte; aquecimento excessivo da água; muita fimaça; motor com dificuldade de pegar.
Abraço
Amostardeiro
10/11/2006, 12:26
Também tenho problemas com óleo... descobri um vazamento pequeno que vem da junta das válvulas... tem uma borracha que fica no meio da junta que deve estar velha... vou trocar na semana que vem!
Sportager
O vazamento pode provocar o consumo, a minha TDi esta consumindo um pouco de óleo, larguei no mecânico pra ver se resolve só acabando com o vazamento.
Abraço
MarcSport
10/11/2006, 12:39
helljr65.
Intalei um reservatório de água e eliminei a válvula de sobre pressão do radiador, hoje a minha TD funciona como um carro qualquer a gasolina, a água que vem do motor, passa pelo radiador e vai para o reservatório antes de voltar ao motor, com isso o sistema ganhou alguns litros e não baixa mais, qualquer mecânico faz esse tipo de serviço, mas se vc quiser eu poço te indicar o local onde fiz.
Detalhe: não trabalhe sem válvula termostática, descobri a poucas semanas que meu carro não a tinha, após instalá-la a água continua não baixando e não vi mudanças na temperatura do carro, a única diferença é que hoje ele mantem os 90ºC sempre e antes quando a temperatura externa estava baixa, o motor ficava muito frio em marcha lenta (leia congestionamento), aumentando o consumo, a fumaça e o barulho do motor.
Amostardeiro
11/11/2006, 18:58
Pessoal
Voltando ao assunto cazsamento de óleo, o problema na minha foi o retentor do virabrequim que acabou, para informação de todos o tal retentor é o mesmo do motor da Besta 2.2.
Abraço
danilobelmonte
11/11/2006, 21:57
Pessoal... acabo de voltar de ferias...
foram 5.111km e um pouco mais de 540 litros de diesel...
Conhecendo a Chapada Diamantina e algums cidades do Litoral Bahiano...
So que esta viajem podia ter rendido um pouquinho mais se o motor de minha Sportage consegui-se acompanhar meu pé...
Como promessa de ano novo pretendo colocar um turbo na minha Sportage...
Este ano 2006 eu tirei para deixar ela zero trocando praticamente TUDO.
Pois pelas minhas contas nao valia a pena trocar por uma turbo... troquei ate o couro do banco!!!
Agora vamos ao meu problema! Onde instalar um TURBO no motor 2.2 da Sporatge???
Abraços.
comenale
12/11/2006, 12:21
Pessoal,
Na minha sport só uso óleo sintético (magnatech).
O custo é mais alto que os óleos normais, mas na minha experiência, percebi que é o melhor óleo, em relação a consumo e baixa do nível.
Normalmente tenho que adicionar +/- 500 ml por volta dos 7000km. rodados.
Amostardeiro
12/11/2006, 12:27
Pessoal...
Agora vamos ao meu problema! Onde instalar um TURBO no motor 2.2 da Sporatge???
Abraços.
Daniel
Acho que qualquer oficina especializada em turbo pode fazer a instalação, já vi aqui em Porto Alegre uma 2.2 turbinada a venda não sei como fica , mas acho que deve fiacr muito boa, acho que o Geasir postou aqui no forum que trocou o turbo da dele por um da L200, por último é muito importante baixar um pouco a taxa de compressão do original do motor para colocar o turbo.
Abraço
mgfontana
13/11/2006, 08:19
Pessoal,
Na minha sport só uso óleo sintético (magnatech).
O custo é mais alto que os óleos normais, mas na minha experiência, percebi que é o melhor óleo, em relação a consumo e baixa do nível.
Normalmente tenho que adicionar +/- 500 ml por volta dos 7000km. rodados.
Comenale,
Seu carro é a gasolina?
caros amigos
tenho portage 2006 2.0 16v 5m 4x4. só que ela até uns 1500 rpm é muito ruim assim como falta força em ultrapassagens e subidas. tem como melhorar isso?
abraços
comenale
13/11/2006, 19:43
Comenale,
Seu carro é a gasolina?
mgfontana,
Nao, é uma Turbo Diesel 2.0 - ano 2000.
Maverickturbo
14/11/2006, 00:03
Caj,
Pra melhorar sempre tem um jeito, agora depende o quanto vc pode ou quer gastar! Ser ruim em baixas rotações é uma caracteristicas de motores 16v.
helljr65
16/11/2006, 14:15
helljr65.
Intalei um reservatório de água e eliminei a válvula de sobre pressão do radiador, hoje a minha TD funciona como um carro qualquer a gasolina, a água que vem do motor, passa pelo radiador e vai para o reservatório antes de voltar ao motor, com isso o sistema ganhou alguns litros e não baixa mais, qualquer mecânico faz esse tipo de serviço, mas se vc quiser eu poço te indicar o local onde fiz.
Detalhe: não trabalhe sem válvula termostática, descobri a poucas semanas que meu carro não a tinha, após instalá-la a água continua não baixando e não vi mudanças na temperatura do carro, a única diferença é que hoje ele mantem os 90ºC sempre e antes quando a temperatura externa estava baixa, o motor ficava muito frio em marcha lenta (leia congestionamento), aumentando o consumo, a fumaça e o barulho do motor.
Ola MarcSport.
Se voce puder me indicar o mecanico que fez e a relaçao de peças que voce utilizou eu agradeço. Quanto ficou o custo da brincadeira?
Obrigado
Sportager
22/11/2006, 15:02
Meus caros, estou com problemas no motor de arranque... eu giro a chave e o motor de arranque faz um barulho mto estranho... parece que gira em falso... no começo isto acontecia de vez em nunca... hoje tive que tentar umas 15 vezes pra ligar o carro... alguém já enfrentou problema pareciso? Conhecem soluções alternativas para motor de arranque?
Abs!!
comenale
22/11/2006, 19:12
Meus caros, estou com problemas no motor de arranque... eu giro a chave e o motor de arranque faz um barulho mto estranho... parece que gira em falso... no começo isto acontecia de vez em nunca... hoje tive que tentar umas 15 vezes pra ligar o carro... alguém já enfrentou problema pareciso? Conhecem soluções alternativas para motor de arranque?
Abs!!
Pela descrição deve ser o "engate automático" do motor de arranque que não está atuando.
Tente um auto-elétrico de confiança para ter um diagnóstico correto.
MarcSport
22/11/2006, 19:15
helljr65.
O nome do mecânico é João, tel 6651-8871, não lembro quanto custou pois na época fiz mais algumas coisas.
Pessoal.
Estou com um problema, a meu ver, inusitado. A minha Sportage morre quando o freio é acionado.
Não acontece quando estou parado nem quando estou com mais de um quarto de tanque de combustível.
Acontece somente quando em movimento e com o nível de combustível abaixo de um quarto (+- 10 litros).
Acontece mesmo que o câmbio esteja em neutro.
Resumindo: Baixo nível de combustível mais o ato de frear e o carro morre.
Sportage 99, gasolina, automática, 2.0 cc, 16 válvulas.
Açguém já passou por isso?
Um abraço a todos.
Assero
laserman
22/11/2006, 20:48
Abs!!
Acontecia sempre em trilhas comigo, normalmente em travessias de rios.
Experimente dar uma boa lavada, o meu fica bom qd tiro o barro !
Boa lama,
helljr65
22/11/2006, 21:35
Pessoal.
Estou com um problema, a meu ver, inusitado. A minha Sportage morre quando o freio é acionado.
Não acontece quando estou parado nem quando estou com mais de um quarto de tanque de combustível.
Acontece somente quando em movimento e com o nível de combustível abaixo de um quarto (+- 10 litros).
Um abraço a todos.
Assero
Amigo, talvez isso lhe ajude. Os tanques de combustivel contam com um respiro. As vezes esse respiro entope e nao ha entrada de ar para dentro do tanque. Com o consumo, o tanque começa a apresentar vacuo, que nao é preenchido pelo ar que entraria pelo respiro. Assim, quando a pressao negativa iguala ou ultrapassa a pressao da bomba de combistivel, ela deixa de puxar gasolina para o motor, ocasionando a parada. Experimente, quando começar a acontecer novamante, parar, abrir a tampa do tanque, fecha-la novamente e ver se o problema acaba. Se acabar voce so tem que achar o respiro e limpar. Se nao parar, pode ainda ser o pescador de gasolina, dentro do tanque, que pode estar mal posicionado, ou o tanque amassado, ocasionando marcaçao errada.
Abraços
helljr65
22/11/2006, 21:41
Abs!!
Amigo...com certeza é o automatico do motor de arranque...o famoso Bendix!!
Qualquer bom autoeletrico resolve. E ja aproveita para trocar as escovas e fazer uma limpeza.
Abraços
helljr65
22/11/2006, 21:44
helljr65.
O nome do mecânico é João, tel 6651-8871, não lembro quanto custou pois na época fiz mais algumas coisas.
Obrigado amigo. Vou entrar em contato. Voce poderia me dar o endereço dele?
Obrigado
Amigo, talvez isso lhe ajude. Os tanques de combustivel contam com um respiro. As vezes esse respiro entope e nao ha entrada de ar para dentro do tanque. Com o consumo, o tanque começa a apresentar vacuo, que nao é preenchido pelo ar que entraria pelo respiro. Assim, quando a pressao negativa iguala ou ultrapassa a pressao da bomba de combistivel, ela deixa de puxar gasolina para o motor, ocasionando a parada. Experimente, quando começar a acontecer novamante, parar, abrir a tampa do tanque, fecha-la novamente e ver se o problema acaba. Se acabar voce so tem que achar o respiro e limpar. Se nao parar, pode ainda ser o pescador de gasolina, dentro do tanque, que pode estar mal posicionado, ou o tanque amassado, ocasionando marcaçao errada.
Abraços
Amigo,
Realmente, a dica do respiro é algo para pensar. Quanto ao tanque amassado, pescador mal posicionado, marcação errada... essas dúvidas já sanei: já tirei a bomba de gasolina - que fica junto à boia - e a limpei. Marcava pouco menos de um quarto e retirei do tanque cerca de dez litros de gasolina. Razoável.
Após a limpesa e colocação da mesma quantidade de nova gasolina (desconfiança de que aquela estivesse batizada) o problema aparentemente sumiu... mas voltou na próxima vez em que - após encher o tanque - o marcador chegou perto de um quarto.
O filtro de combustível ambém foi trocado e não resolveu.
Vou tentar agora checar o respiro, mas continuo aberto a novas sugestões.
"Palpites" são sempre bem vindos.
abraços
Assero
Sportager
23/11/2006, 16:52
Amigo...com certeza é o automatico do motor de arranque...o famoso Bendix!!
Qualquer bom autoeletrico resolve. E ja aproveita para trocar as escovas e fazer uma limpeza.
Abraços
helljr65, obrigado! Vc acertou na mosca! Era mesmo o Bendix... o mecânico está aproveitando para trocar as escovas tb! Estou aproveitando para trocar a borrachinha da junta das válvulas tb já que estava vazando bastante óleo!
Abs a todos!
rmanocchi
24/11/2006, 16:18
Ola , acabei de comprar uma Grand Sportage 4x4 gasolina 1999 , e a embreagem esta muito baixa ,alguem saberia me dizer como se regula? Olhando não existe cabo , me parece que também é a vácuo!Obrigado
Carlos4x4
24/11/2006, 17:19
Olá pessoal.
O diferencial traseiro da minha sportage td2001 esta "roncando", abri achando que eram os rolamentos, mas na verdade eram a coroa e o pinhão que estavam gastos por estarem mal ajustados. Como ia viajar e não dava tempo para trocar, montei assim mesmo e rodei 6.000 km sem problemas(tirando o barulho irritante).
Agora cá estou a pensar, as coroas e pinhões (ou seria pinhãos) dianteira e traseira não são iguais? Na concessionária disseram que não, mas estou em dúvida. Se sim, poderia inverte-las sem problemas, pois não uso muito a tração dianteira e não ficaria fazendo barulho. Alguém tem algum comentário a fazer?
Grato a todos.
Carlos.
MarcSport
24/11/2006, 17:50
Obrigado amigo. Vou entrar em contato. Voce poderia me dar o endereço dele?
Obrigado
Fica na Vila Matilde, próximo à av. Aricanduva, zona leste de SP. Não sei o nome da rua.
comenale
24/11/2006, 18:47
Ola , acabei de comprar uma Grand Sportage 4x4 gasolina 1999 , e a embreagem esta muito baixa ,alguem saberia me dizer como se regula? Olhando não existe cabo , me parece que também é a vácuo!Obrigado
Primeiramente, "bem vindo ao time das Sport´s":palmas: .
A embreagem das sport é hidráulica e até onde conheço não tem regulagem.
Ela trabalha com dois burrinhos: o mestre, que fica logo abaixo do reservatório de óleo do freio (o óleo é compartilhado entre freito e embreagem) e o secundário, que você tem acesso por baixo da viatura.
Primeiro verifique se o nível de óleo está baixo.
Verifique se há algum vazamento nos burrinhos.
Verifique se há perca de pressão - precione o pedal da embreagem até o final e mantenha-o precionado por algum tempo (cerca de 1 min). Durante esse tempo engate as marchas alternando entre a primeira e a ré. Se durante esse tempo os engates das marchas permanecerem macios, significa que não está perdendo pressão, logo os burrinhos estão OK.
Amigo,
Realmente, a dica do respiro é algo para pensar. Quanto ao tanque amassado, pescador mal posicionado, marcação errada... essas dúvidas já sanei: já tirei a bomba de gasolina - que fica junto à boia - e a limpei. Marcava pouco menos de um quarto e retirei do tanque cerca de dez litros de gasolina. Razoável.
Após a limpesa e colocação da mesma quantidade de nova gasolina (desconfiança de que aquela estivesse batizada) o problema aparentemente sumiu... mas voltou na próxima vez em que - após encher o tanque - o marcador chegou perto de um quarto.
O filtro de combustível ambém foi trocado e não resolveu.
Vou tentar agora checar o respiro, mas continuo aberto a novas sugestões.
"Palpites" são sempre bem vindos.
abraços
Assero
Caro Assero, sempre tenho problemas de engasgo (pequenas falhas ou até pane seca) quando estou com pouco combustivel no tanque(menos de 10 litros) e a viatura esta inclinada, ou seja em rampas, aclives e declives. No plano só em freadas bruscas ou arrancadas mais fortes. Na concessionária daqui me disseram que todas tem o mesmo problema. Diagnostico, pasmem, o tanque é muito comprido e de pouca altura, ou seja nem pagando bem eles resolveriam, e olha q eles gostam bastante de $$$$$$! O negocio é não ficar na baba, fico pensando que m. em um passeio + longo sem postos de abastecimento. Vamos ter de andar com tanque de reserva!!!!
Abraços a todos.
chris_scub
30/11/2006, 08:40
Pessoal,
Bom Dia a todos!!
Alguem já colocou aquele chipp que deixa o carro FLEX na sportage? Sera que vale a pena?? Em carros normais de passeio tem muita gente usando. Me disseram que fica bom mas é preciso colocar um reservatório de gasolina para partida a frio e trocar o filtro de combustível, pois a sujeira que a gasolina deixa nele pode virar um BORRA e entupir tudo.
Enfim, se alguem tiver informações eu agradeço...
Abraços querendo virar pinguço...
Christian - Jundiai - SP
Sportage 98 16v curta.
helljr65
30/11/2006, 11:22
Pessoal,
Bom Dia a todos!!
Alguem já colocou aquele chipp que deixa o carro FLEX na sportage? Sera que vale a pena?? Em carros normais de passeio tem muita gente usando. Me disseram que fica bom mas é preciso colocar um reservatório de gasolina para partida a frio e trocar o filtro de combustível, pois a sujeira que a gasolina deixa nele pode virar um BORRA e entupir tudo.
Enfim, se alguem tiver informações eu agradeço...
Abraços querendo virar pinguço...
Christian - Jundiai - SP
Sportage 98 16v curta.
Ola.
Bem, como posso dizer isso se todas as evidencias apontam para o contrario..... Ja tive loja de carros e ja passaram por minhas maos diversos veiculos transformados ou "flex" como é o caso do que voce pretende fazer. Na verdade temos que lembrar que os motores, quando desenvolvidos para o uso do alcool, ou para trabalharem com mais de um combustivel, tem varias peças alteradas. Por exemplo, a bomba de combustivel e todas as linhas de transmissao do mesmo sao mais reforçadas para resistir ao ataque do alcool. Tambem a taxa de compressao dos motores é alterada, sendo muito mais alta nos motores a alcool, intermediaria nos motores flex originais e baixa, no caso dos motores a gasolina. Tambem no caso dos motores flex originais, a sonda lambda do escapamento é remapeada, alem de haver um sensor no tanque que mede a proporçao alcoool/gasolina. Enfim, achar que um simples chip no modulo de injeçao fara com que todas essas diferenças sejam equalizadas, é simplificar demais. Vou te adiantar que o carro vai andar sim, talvez ate melhor que com gasolina. Mas no uso, com o tempo, o custo da quantidade de problemas que voce terá, com certeza nao sera compensada pela economia do combustivel. A nao ser que voce nao tenha problema de consiencia de passar o "mico" para o proximo proprietatio do carro.
Espero ter ajudado
comenale
30/11/2006, 19:40
Concordo plenamente como o amigo helljr65!!
Tive a oportunidade de fazer essa alteração em um senic e não valeu em nada!
Andar, até que andava bem, mas depois de uns dois meses, os problemas começaram a aparecer...
Nem vou enumera-los, mas são vários.
Acabei gastando mais com a manutenção!!!
chris_scub
01/12/2006, 08:58
Poxa.. legal pelas informações Comenale e Helio... visto mesmo que a consequencia de problemas tente a aparecer, nao vale a pena a modificação. Continuarei com a gasosa!!
Abraços a todos,
Christian - Jundiai - SP
mgfontana
01/12/2006, 11:02
Poxa.. legal pelas informações Comenale e Helio... visto mesmo que a consequencia de problemas tente a aparecer, nao vale a pena a modificação. Continuarei com a gasosa!!
Abraços a todos,
Christian - Jundiai - SP
Coloque GNV, vc não vai se arrepender, basta ir numa boa instaladora, com referência!
Saudações,
Fontana
olá amigos
alguém sabe o que pode ser feito para melhorar o torque ruim do sportage em baixas rotações? sei que todo 16v é ruim em baixas. Já ouvi falar do unichip e blower. alguém já usou?
abraços
Maverickturbo
04/12/2006, 15:14
Caj,
Eu to pensando seriamente em chipar a minha e fazer um trabalho no cabeçote pra copnseguir mais torque em baixas rotações. To pensando em uma serie de coisas, ate turbinar ou colocar um superchar pra ver se melhora.
laserman
07/12/2006, 11:10
Caro Assero,
Vc resolveu o problema de qd o freio é acionado ? Pois estou com o mesmo problema, qd freio o motor morre !!
Parece-me algo relacionado a vácuo no motor !
Boa lama,
Pessoal.
Um abraço a todos.
Assero
slip_Diego
07/12/2006, 15:58
minha ta com o seguinte problema
o diesel acaba no 1/4 msmo tendo diesel no tanque .....
alguem tem idea doq pode ser ????
quando paro numa desida ela não apaga e o ponteiro cola no fim do tanke como se o diesel tivese ido para o canto e talz
e quando encho da 45litros somente
obrigado
MarcSport
07/12/2006, 19:48
Quando o marcador de combustível chega no mínimo e o led acende, a minha começa a falhar, chega ao ponto de morrer se estiver em uma subida e não pegar até que volte a algum lugar plano, ou seja, acabou o combustível. Porém quando abasteço nessa condição cabem apenas 55 litros de diesel, ou seja, teoricamente eu ainda tenho 10 litros no tanque que é original e não está amassado. Ainda não descobri a causa mas acredito que o pescador (acho que é esse o nome) não alcança o fundo do tanque.
Quando o marcador de combustível chega no mínimo e o led acende, a minha começa a falhar, chega ao ponto de morrer se estiver em uma subida e não pegar até que volte a algum lugar plano, ou seja, acabou o combustível. Porém quando abasteço nessa condição cabem apenas 55 litros de diesel, ou seja, teoricamente eu ainda tenho 10 litros no tanque que é original e não está amassado. Ainda não descobri a causa mas acredito que o pescador (acho que é esse o nome) não alcança o fundo do tanque.
Caro MarcSport como eu já havia colocado aqui anteriormente, segunda a concessionária Kia Sun Motors, onde adquiri a minha, o problema é a porcaria do tanque que é longo e de pouca altura, isto acontece em TODAS sports segundo eles. Tanto que: as que ficam em rampas pra venda na frente da loja, e são sempre de 3 a 6 sports NÃO podem ficar na reserva do tanque!!!
O jeito é levar um tanque extra nas trilhas mais longas.
Abraços.
Caro Assero,
Vc resolveu o problema de qd o freio é acionado ? Pois estou com o mesmo problema, qd freio o motor morre !!
Parece-me algo relacionado a vácuo no motor !
Boa lama,
Caro Laserman,
Esperei que o combutível chegasse novamente ao nível crítico e o problema ressurgiu. Abri o tanque mas não resolveu. Portanto, não é questão de vácuo.
Medi a altura do pescador e conclui que não é possível baixá-lo mais; já encosta no fundo do tanque.
conclusão: o problema é mesmo o desenho do tanque, comprido e plano - uma grande falha de engenharia. Se o carro estiver inclinado, a gasolina vai toda para uma das extremidades do tanque e não há como o pescador alcançá-la.
Soluções:
1. andar sempre com bastante gasolina.
2. andar com um galão de reserva.
3. só dirigir na praia, que é bem plano.
4. Talvez trocar ou refazer o tanque, de forma que a gasolina esteja sempre disponível ao pescador. (é algo para ser estudado).
Um abraço a todos.
assero
Herbert Lima
08/12/2006, 05:39
Visitei nesta semana um amigo, que é proprietário de uma empresa especializada em mecânica a diesel (recuperação de turbinas, bombas injetora e etc..). Ele achou o carro ótimo e reportou para mim, que frequentemente há perda de rendimento nas sportages de alguns de seus clientes pela queda do revestimento do capô sobre a entrada de ar do motor, o que causa diminuição do rendimento e geração de aumento da fumaça no escapamento.
Alguém tem noticias desse fato??
Abraços..
Herbert Lima
08/12/2006, 08:17
Algumas fotos em anexo da admissão de ar para o motor...
Abraços...
Carlos4x4
08/12/2006, 10:20
Olá pessoal.
O diferencial traseiro da minha sportage td2001 esta "roncando", abri achando que eram os rolamentos, mas na verdade eram a coroa e o pinhão que estavam gastos por estarem mal ajustados. Como ia viajar e não dava tempo para trocar, montei assim mesmo e rodei 6.000 km sem problemas(tirando o barulho irritante).
Agora cá estou a pensar, as coroas e pinhões (ou seria pinhãos) dianteira e traseira não são iguais? Na concessionária disseram que não, mas estou em dúvida. Se sim, poderia inverte-las sem problemas, pois não uso muito a tração dianteira e não ficaria fazendo barulho. Alguém tem algum comentário a fazer?
Grato a todos.
Carlos.
NINGUEM VAI SE MANIFESTAR?
Carlos.
comenale
08/12/2006, 11:39
Caro MarcSport como eu já havia colocado aqui anteriormente, segunda a concessionária Kia Sun Motors, onde adquiri a minha, o problema é a porcaria do tanque que é longo e de pouca altura, isto acontece em TODAS sports segundo eles. Tanto que: as que ficam em rampas pra venda na frente da loja, e são sempre de 3 a 6 sports NÃO podem ficar na reserva do tanque!!!
O jeito é levar um tanque extra nas trilhas mais longas.
Abraços.
Não creio nessa informação!
Já cansei de andar com o marcador na reserva, inclusive com a luz de reserva acesa, e nunca tive problemas.
Inclusive com inclinações. Para entrar e sair da garagem de meu prédio há uma rampa com uma inclinação consideravel e nada acontece.
Isso é muito estranho:oops:
comenale
08/12/2006, 11:41
Já completei o tanque várias vezes, quando o marcador apresentava reserva e com luz indicadora acesa, e entrou bem uns 56 litros, o que significa que restavam apenas 4 litros no tanque!
Amostardeiro
08/12/2006, 13:01
Já completei o tanque várias vezes, quando o marcador apresentava reserva e com luz indicadora acesa, e entrou bem uns 56 litros, o que significa que restavam apenas 4 litros no tanque!
Pessoal
O meu caso é o mesmo do Comenale, as vezes fico só na reserva e nunca me deu problema de apagar ou faltar combustível, mas na antiga 97 o marcador
estava com algum problema e aconteceram umas duas panes secas, ele geralmente trancava um pouco abaixo do 1/4 de tanque.
Abraço
Amostardeiro
08/12/2006, 13:05
Visitei nesta semana um amigo, que é proprietário de uma empresa especializada em mecânica a diesel (recuperação de turbinas, bombas injetora e etc..). Ele achou o carro ótimo e reportou para mim, que frequentemente há perda de rendimento nas sportages de alguns de seus clientes pela queda do revestimento do capô sobre a entrada de ar do motor, o que causa diminuição do rendimento e geração de aumento da fumaça no escapamento.
Alguém tem noticias desse fato??
Abraços..
Herbert
Acho que tu mataste a charada, comprei a minha viatura e sempre fiquei intrigado: por que teriam cortado parte do forro interno do capo??? ,acho que é isto aí.
Abraço
Amostardeiro
08/12/2006, 13:09
NINGUEM VAI SE MANIFESTAR?
Carlos.
Carlos
Acho que ninguém se manifestou porque ninguém sabe responder a tua dúvida, assim como eu:mrgreen:.
Desculpa não poder ajudar.
Abraço
laserman
08/12/2006, 14:09
Assero,
Pelo visto temos problemas distintos. Meu Jipe está com 50 L no tanque e qd aciono o pedal do freio o motor cai a RPM até apagar, por isso suspeito de algum daqueles inúmeros dutos e válvulas de vácuo que saem do cabeçote, tampa de tucho, cilindros e etc...
Farei uma pesquisa neste sistemas para encontrar alguma conexão e revisá-la.
Boa lama,
Caro Laserman,
Esperei que o combutível chegasse novamente ao nível crítico e o problema ressurgiu. Abri o tanque mas não resolveu. Portanto, não é questão de vácuo.
Medi a altura do pescador e conclui que não é possível baixá-lo mais; já encosta no fundo do tanque.
conclusão: o problema é mesmo o desenho do tanque, comprido e plano - uma grande falha de engenharia. Se o carro estiver inclinado, a gasolina vai toda para uma das extremidades do tanque e não há como o pescador alcançá-la.
Soluções:
1. andar sempre com bastante gasolina.
2. andar com um galão de reserva.
3. só dirigir na praia, que é bem plano.
4. Talvez trocar ou refazer o tanque, de forma que a gasolina esteja sempre disponível ao pescador. (é algo para ser estudado).
Um abraço a todos.
assero
Assero,
Pelo visto temos problemas distintos. Meu Jipe está com 50 L no tanque e qd aciono o pedal do freio o motor cai a RPM até apagar, por isso suspeito de algum daqueles inúmeros dutos e válvulas de vácuo que saem do cabeçote, tampa de tucho, cilindros e etc...
Farei uma pesquisa neste sistemas para encontrar alguma conexão e revisá-la.
Boa lama,
Laserman,
eu havia entendido que seu problema fosse apenas com tanque vazio.
Agora, se o problema aparece sempre que pisa no freio, mesmo com bastante combustível, o caminho mais comum é o hidrovácuo. Provavelmente está danificado (em alguma de suas vedações) e, quando acionado, permite a entrada de ar no sistema, fazendo o motor morrer.
Verifique isso num posto de freios e seu problema estará solucionado.
um abraço.
assero
Herbert Lima
08/12/2006, 22:17
Uma dica simples para melhor um pouco mais o rendimento principalmente das versões a diesel, como é a nossa é melhorar a admissão de ar e aumentar a pressão da turbina em 0,2 Kg...
Abraços...
Sportager
10/12/2006, 13:47
Pessoal
O meu caso é o mesmo do Comenale, as vezes fico só na reserva e nunca me deu problema de apagar ou faltar combustível, mas na antiga 97 o marcador
estava com algum problema e aconteceram umas duas panes secas, ele geralmente trancava um pouco abaixo do 1/4 de tanque.
Abraço
Pessoal, acabei de ler esta msg do Amostadeiro... tenho exatamente o mesmo problema na minha SPTG! O marcador da minha 97 gasolina tb tranca um pouco abaixo de 1/4 de tanque... até ler esta msg eu achava que o problema estava relacionado a um pequeno amassado no tanque. Detalhe que a minha luz de reserva nunca acendeu!! De qq forma é algo que está na minha lista de prioridades e devo tentar resolver no primeiro trimestre de 2007!
Em função disto eu já tive 2 panes secas... o problema da minha viatura acredito que é um pouco pior... pelo que escrevi acima não posso deixar o nível de gasolina baixar muito... mas tb não posso encher o tanque pois vaza combustível por baixo!!
Postarei conclusões assim que chegar a alguma! hehe!
Herbert Lima
11/12/2006, 00:04
Aguém poderia me informar sobre os dados técnicos do motor 2.0 tdi e da relação de transmissão desse modelo de Sportage (ano 2002)
Atenciosamente..
Amostardeiro
11/12/2006, 10:35
Em função disto eu já tive 2 panes secas... o problema da minha viatura acredito que é um pouco pior... pelo que escrevi acima não posso deixar o nível de gasolina baixar muito... mas tb não posso encher o tanque pois vaza combustível por baixo!!
Postarei conclusões assim que chegar a alguma! hehe!
Sportager
Eu tentei limpar os contatos do conjunto bomba, pescador, etc, voltou a funcionar mas por pouco tempo, depois vendi a viatura assim.
Abraço
Amostardeiro
11/12/2006, 11:00
Aguém poderia me informar sobre os dados técnicos do motor 2.0 tdi e da relação de transmissão desse modelo de Sportage (ano 2002)
Atenciosamente..
Herbert
O motor 2.0 TDi da Sportage tem 86 HP, o torque é em torno de 20 kgm, desculpe :oops: não tenho o valor exato, a 2.000 RPM.
Quando achar dados + precisos te passo.
Abraço
Maverickturbo
11/12/2006, 11:08
Hebert,
Eu tenho essa tabela com algumas espcificações de sporatge gasolina e diesel.
Herbert Lima
11/12/2006, 11:19
Herbert
O motor 2.0 TDi da Sportage tem 86 HP, o torque é em torno de 20 kgm, desculpe :oops: não tenho o valor exato, a 2.000 RPM.
Quando achar dados + precisos te passo.
Abraço
Peciso saber qual a taxa de compressão..
Abraços...
Herbert Lima
11/12/2006, 11:29
Hebert,
Manda então pra gente tentar melhorar a performance delas..
E discutir detalhadamente como fazê-lo...
No manual do proprietário não há nenhuma informação a este respeito...
Descobri na internet um site que prepara as versões a diesel pra chegar a 130HP..
Abraços..
Maverickturbo
11/12/2006, 11:39
Hebert,
A ficha tecnica esta ali anexada na primeira mensagem, onde esta escrito "arquivos anexados" embaixo da mensagem e acima da assinatura.
Carlos4x4
11/12/2006, 16:54
"Descobri na internet um site que prepara as versões a diesel pra chegar a 130HP.."
Hebert
Posta logo o endereço deste site, deve ter muita gente interessada em melhorar a performance da sportage.
Abraços.
Carlos
Herbert Lima
12/12/2006, 00:19
Hebert,
Já avi a mensagem em anexo, ficha técnica.
ObrigadO !!
Valmir Esclavassini
14/12/2006, 14:33
Ai Galera, preciso saber que tipo de tucho é usado no sportage 4x4 turbo diesel 2.0 ano 2001/2001
Amostardeiro
14/12/2006, 15:34
Ai Galera, preciso saber que tipo de tucho é usado no sportage 4x4 turbo diesel 2.0 ano 2001/2001
Valmir
Que saiba são mecânicos.
Abraço
Carlos4x4
15/12/2006, 09:46
Alguém poderia me dizer se o filtro de ar da sportage a gasolina é o mesmo da turbo diesel?
Grato.
Herbert Lima
15/12/2006, 10:18
Hebert,
O "Maverick turbo"
Anexou a ficha técnica das Sportages..
OBRIGADO!!!
Lá se vcs forem abrir o arquivo verificaram que o diferencial das versões a diesel é um pouco mais reduzido que das versões a Gasolina ( o que já era esperado). Boa opção para a turma das SPtg a gas que desejam reduzir um pouco mais seus carros (é só trocar coroa e pinhão dos diferenciais).
O resto infelizmente parece ser idêntico..
Quanto a tx de compressão de 21:1, achei muito alta para o turbo diesel...
Vou checar pessoalmente...
Abraços natalinos a todos...
Herbert Lima
15/12/2006, 10:22
Confirmando..
Liguei para meu amigo Marcelo da Kia Import Manaus.
Os tuchos são mecânicos.. Com regulagem por pastilhas..
Herbert Lima
15/12/2006, 10:23
Alguém poderia me dizer se o filtro de ar da sportage a gasolina é o mesmo da turbo diesel?
Grato.
Os filtros são diferentes...
Herbert Lima
15/12/2006, 10:24
"Descobri na internet um site que prepara as versões a diesel pra chegar a 130HP.."
Hebert
Posta logo o endereço deste site, deve ter muita gente interessada em melhorar a performance da sportage.
Abraços.
Carlos
Vc conseguiu acessar o site??
Abraços...
Amostardeiro
15/12/2006, 11:19
O "Maverick turbo"
Anexou a ficha técnica das Sportages..
OBRIGADO!!!
Lá se vcs forem abrir o arquivo verificaram que o diferencial das versões a diesel é um pouco mais reduzido que das versões a Gasolina ( o que já era esperado). Boa opção para a turma das SPtg a gas que desejam reduzir um pouco mais seus carros (é só trocar coroa e pinhão dos diferenciais).
O resto infelizmente parece ser idêntico..
Quanto a tx de compressão de 21:1, achei muito alta para o turbo diesel...
Vou checar pessoalmente...
Abraços natalinos a todos...
Herbert
Esta é a taxa total incluindo o turbo.
Abraço
Amostardeiro
15/12/2006, 11:20
Grato.
Carlos
São diferentes.
Abraço
comenale
15/12/2006, 18:03
Grato.
Que eu saiba, são diferentes.
Herbert Lima
16/12/2006, 11:25
Herbert
Esta é a taxa total incluindo o turbo.
Abraço
Ahh..
Achei muitoooo alta para jogar o turbo em cima..
Só sendo forjado para aguentar..
Obrigado pela dica..
Alguém do fórum sabe que oficina ou quem tenha o "mardito" computador com a conexão para sportage, para verificar o que acontece com a "mardita" luzinha de "check Engine" da minha SP, que vive mais acesa que apagada.
O único lugar em que encontrei tal ferramenta foi na Kivel, mas queriam que eu deixasse o carro de manhã e ligasse à tarde para saber se tinha dado tempo de verificar etc... etc...
agradeço qualquer informação.
Obrigado.
assero
Eduardo Campos
21/12/2006, 16:46
Pessoal
Estou pretendendo comprar uma Sportage 2.0 16v, só que esse carro já teve gás natural e algumas pessoas falam que quando se tira o gás o motor tende a apresentar problemas. Isso é verdade?? E o sistema de gás funciona bem na Sportage 2.0 16V??? Tenho um amigo que me falou sobre problemas de aquecimento nesses carros quando usam gás???!!!
Abraços
laserman
21/12/2006, 21:27
Pessoal
Estou pretendendo comprar uma Sportage 2.0 16v, só que esse carro já teve gás natural e algumas pessoas falam que quando se tira o gás o motor tende a apresentar problemas. Isso é verdade?? E o sistema de gás funciona bem na Sportage 2.0 16V??? Tenho um amigo que me falou sobre problemas de aquecimento nesses carros quando usam gás???!!!
Abraços
Caro jipeiro,
O meu roda no gás faz 4 anos e é só maravilhas !
Boa lama,
Herbert Lima
22/12/2006, 11:00
Senhores...
Postei No Tópico Sobre "alterações Na Suspensão Para Uso De ...
Informações Concretas Para Levantarmos Nossas Sportages..
Confiram..
Abraços E Boas Festas A Todos!!!
Alguém do fórum sabe que oficina ou quem tenha o "mardito" computador com a conexão para sportage, para verificar o que acontece com a "mardita" luzinha de "check Engine" da minha SP, que vive mais acesa que apagada.
O único lugar em que encontrei tal ferramenta foi na Kivel, mas queriam que eu deixasse o carro de manhã e ligasse à tarde para saber se tinha dado tempo de verificar etc... etc...
agradeço qualquer informação.
Obrigado.
assero
Caro assero, saudações elameadas, eu tambem tive o mesmo problema na minha sport, um dia depois de ter instalado o snorkel exclusivo by Rubem, hehehe, a maldita luzinha acendeu e não apagou mais. Fui em quase dez empressas especializadas em injeção eletronica, uma delas é a que monta os motores de corvette ok nos hot-rods do piloto Tarso Marques. Todos foram taxativos , só tem o software e o plug, na propria KIA. Três dias depois fui abastecer a viatura de gasolina e pra minha surpresa a luz apagou e não acendeu mais, já fiz 2 trilhas, rodei um monte na estrada e ate agora tudo certo. Vai entender!!!!
Abraços, boas trilhas e boas festas!!!
Caro assero, saudações elameadas, eu tambem tive o mesmo problema na minha sport, um dia depois de ter instalado o snorkel exclusivo by Rubem, hehehe, a maldita luzinha acendeu e não apagou mais. Fui em quase dez empressas especializadas em injeção eletronica, uma delas é a que monta os motores de corvette ok nos hot-rods do piloto Tarso Marques. Todos foram taxativos , só tem o software e o plug, na propria KIA. Três dias depois fui abastecer a viatura de gasolina e pra minha surpresa a luz apagou e não acendeu mais, já fiz 2 trilhas, rodei um monte na estrada e ate agora tudo certo. Vai entender!!!!
Caro Rubem,
Depois de sua mensagem, passei a pesquisar entre meus conhecidos a respeito da qualidade do combustível nos postos da redondeza.
Todos tinham restrições a algum posto. O único que ficou de fora na pesquisa (não foi citado por ninguém) foi um posto Ipiranga, onde a gasolina é ligeiramente mais cara.
Deixei a gasolina quase acabar e fui lá abastecer.
Bingo!!!
Depois de rodar cerca de 10 Km, a "mardita" luzinha apagou.
Vamos torcer para que continue.
Como prevenção, só vou pôr combustível lá, pelo menos até o problema voltar... se voltar.
Conclusão (talvez prematura): O Check Engine também serve para nos avisar quando o posto está nos enganando, vendendo gato por lebre...
Um abraço a todos e Boas Festas!
assero
aidil fernandes
28/12/2006, 06:40
novamente, OI Assero, a minha luz tbem fica acesa. Reasolvi resetar o sistema, desligando o cabo positivo da bateria por umas 2 horas, aí conectei novamente e a luz ficou apagada por uns 10 kms, depois apareceu novamente. Me disseram que é a sonda lambda. Não confirmei isso ainda, só em janeiro.
Aidil,
Experimente trocar de posto. Me disseram que só os de bandeira "Ipiranga" ainda estão resistindo à tentação de "aditivar" a gasolina. Mas é preciso que o novo combustível esteja em maioria no tanque (espere até quase secar e depois coloque pelo menos uns 40 litros).
Por enquanto, aqui está resolvendo. Não acendeu mais.
Quanto à sonda lambda, é quase certo que ela é quem está gerando o sinal. Mas não quer dizer que a trocando irá resolver. A lambda mede constantemente o volume de oxigênio nos gases de escape. Esse volume pode estar fora dos parâmetros normais devido a alterações no combustível.
Também pode sua leitura ser alterada por acúmulo de fuligem gerada pela queima incompleta de um combustível ruim.
Finalmente, ela pode estar realmente com defeito.
Mas é mais fácil começar pelos testes mais simples. E mais barato também...
Um abraço.
Assero
Maverickturbo
28/12/2006, 09:27
Amigos,
Com a luz do check engine acessa, o carro fazia algo anormal, tipo oscilar a marcha lenta ou falhar; ou funcionava perfeitamente?
Amigos,
Com a luz do check engine acessa, o carro fazia algo anormal, tipo oscilar a marcha lenta ou falhar; ou funcionava perfeitamente?
Oi, Maverick,
"funcionava perfeitamente".
Porém, depois da troca de posto, parece que o motor funciona mais redondo, com o giro subindo mais liso.
Mas pode ser só impressão...
O fato é que o Check apagou.
Um abraço
assero
Oi, Maverick,
"funcionava perfeitamente".
Porém, depois da troca de posto, parece que o motor funciona mais redondo, com o giro subindo mais liso.
Mas pode ser só impressão...
O fato é que o Check apagou.
Um abraço
assero
Assero, Maverick e demais, foi exatamente oque aconteceu com a minha e já a alguns dias dei a dica da solução (humildemente) assim como a do tanque de combustivel razo das sports... Mas tudo bem...
Alias esqueci de mencionar o posto no qual abasteci aqui no sul, e resolvel a charada, tambem é da Ipiranga.
Abraço a todos e feliz ano novo.
Caro Rubem,
Não fique chateado.
Se você olhar no topo da página 61 (mensagem 603) você verá que eu não só citei sua mensagem, como também estou respondendo diretamente a você como o autor da dica.
às vezes a gente não lê todas as mensagens e se chateia a toa.
Feliz ano novo para você também!
Assero
Maverickturbo
29/12/2006, 22:57
Assero
Perguntei se o motor funcionava perfeitamente, porque a minha se ve gasolina adulterada, o motor falha bastante. Fica parecendo andar num cavalo de rodeio! Eu abasteço com a podium da petrobras! No meu caso, melhorou o desempenho do carro!
Maverick,
O difícil não é escolher a marca. Difícl mesmo é achar um posto honesto.
Mas parece que o carro melhorou mesmo.
Assero
Quando comprei a minha primeira Sportage, veio com roda livre automática, então encomendei uma AVM manual....como a camioneta tinha problema com seguro, tive de devolve-la, e em seguida comprei uma 97 a diesel. Com ela já rodei mais de 15.000 km desde dezembro de 2005, sem nenhum problema mecânico.
A minha Sportage, esta com 105.000km agora, e estou muito satisfeito com ela....é só alegria (exceto em subidas.....hehehehehe.....fico apostando corrida com tartarugas....)
Bom....ela não veio com manual, então, preciso da ajuda de vcs....Qual a recomendação do manual para a lubrificação do cardã e das cruzetas?
Será que alguém tem um manual da diesel que possa ser copiado?
Erson
Sportage Curta 97 - 235/70/15 - AVM Manual
Olá pessoal,
Tenho uma Sportage 97/98, diesel, super bem conservada, porém deu um problema de suspirar o óleo na vareta do óleo. Estou em Brasília. Levei em 2 mecânicos que trabalham com 4x4. Trocaram o cabeçote. Agora tô noutra oficina e já foram trocados os anéis, bielas, etc. Mesmo assim o problema continua. Alguém tem idéia do que pode ser?
Abraços,
e-mail: conlira@terra.com.br
Maverickturbo
31/12/2006, 15:11
Concita,
O problema é do oleo subir pela vareta do oleo? Não pode ser algum problema de fluxo ou com a bomba de oleo ou alguma obstrução na passagem de oleo?
jlguimarães
31/12/2006, 20:24
Olá pessoal,
Tenho uma Sportage 97/98, diesel, super bem conservada, porém deu um problema de suspirar o óleo na vareta do óleo. Estou em Brasília. Levei em 2 mecânicos que trabalham com 4x4. Trocaram o cabeçote. Agora tô noutra oficina e já foram trocados os anéis, bielas, etc. Mesmo assim o problema continua. Alguém tem idéia do que pode ser?
Abraços,
e-mail: conlira@terra.com.br
Desconecte a mangueira do suspiro em cima do motor e coloque o dedo se tiver dando muita pressão tem que mexer na parte de baixo do motor(a minha L-200 tava assim) mas se não puder mexer agora deixe a mangueira desconectada pra não ficar dando pressão no carter e jogando oleo pela vareta e estourar retentores e juntas. Mas leve a um mecanico diesel de confiança e cuidado que aquí em BSB tá cheio de mexanico enrrolão.
Amostardeiro
02/01/2007, 23:45
Concita
Palpite meio louco, mas o suspiro do óleo por acaso não esta entupido???
Abraço
Concita,
De diesel eu não entendo nada, mas, nos carros a gasolina mais antigos, quando o respiro está entupido, o óleo fica com excesso de pressão e começa a ser jogado no filtro de ar, sendo queimado em seguida. Parece que o motor perdeu todos os aneis, de tanta fumaça. Vale a dica do Amostradeiro: verifique se o respiro (e seu sistema de filtragem, se houver) não está entupido.
Abraços
Assero
luisalex
04/01/2007, 22:19
Boa Noite a todos.
Graças as Informações deste forum sou feliz proprietario de uma SPtge 98/99 a um ano, no inicio tive muito problemas de arrefecimento do motor ( O idiota do Antigo proprietario colocava so água no radiador). Bem a historia e a seguinte...tive problemas de aquecimento ai travei a "ventuinha" de refregeração do motor...esta tudo bem até por gasolina adulterada...começou minha saga(limpei bico de injeção e mais tudo possivel)...a luz espiada de mistura Ar/combustivel não apagava mais. Primeiro troquei a helice depois a sonda lambda e por fim so resolve trocando tbem a peça que faz o controle de temperatura da água no motor (me foge a palavra agora)..bem agora o carro funciona uma beleza.
Bem mas essa historia que so a kia tem o equipamento de diagnostico da injeção da Sportage é mentira...meu mecanico tbem tem....ai vai o endereço dele
MODENA AUTOCENTER
Rua Serra de Botucatu,660 Tatuape SP Telefone 6941-7815 (Falar com Marquinhos)
O Cara é super gente fina...pode liga e falar que foi indicação do Luis (Sportage Bege )
Boa Noite a todos.
Graças as Informações deste forum sou feliz proprietario de uma SPtge 98/99 a um ano, no inicio tive muito problemas de arrefecimento do motor ( O idiota do Antigo proprietario colocava so água no radiador). Bem a historia e a seguinte...tive problemas de aquecimento ai travei a "ventuinha" de refregeração do motor...esta tudo bem até por gasolina adulterada...começou minha saga(limpei bico de injeção e mais tudo possivel)...a luz espiada de mistura Ar/combustivel não apagava mais. Primeiro troquei a helice depois a sonda lambda e por fim so resolve trocando tbem a peça que faz o controle de temperatura da água no motor (me foge a palavra agora)..bem agora o carro funciona uma beleza.
Bem mas essa historia que so a kia tem o equipamento de diagnostico da injeção da Sportage é mentira...meu mecanico tbem tem....ai vai o endereço dele
MODENA AUTOCENTER
Rua Serra de Botucatu,660 Tatuape SP Telefone 6941-7815 (Falar com Marquinhos)
O Cara é super gente fina...pode liga e falar que foi indicação do Luis (Sportage Bege )
Caro Luisalex, não sei que parte da minha mensagem não conseguistes assimilar!!! Aqui em Porto Alegre-RS não encontrei NINGUEM alem da propria Kia que possua o Plug e o software para as sports, já em São Paulo, dez vezes maior no minimo, é perfeitamente compreencivel que mais de uma oficina à tenha. Por sorte o ''conserto'' foi simplesmente abastecer o tamque de combustivel, ao inves de trocar meio carro. Agora, me tira uma duvida, da proxima vez que a viatura acender a luzinha, vou até Sampa com a sport (1200 Km) , me ralo na concessionária daqui mesmo ou só abasteço nos postos Ipiranga ?????rsrsrs
Abraço a todos.
Amostardeiro
05/01/2007, 22:15
Agora, me tira uma duvida, da proxima vez que a viatura acender a luzinha, vou até Sampa com a sport (1200 Km) , me ralo na concessionária daqui mesmo ou só abasteço nos postos Ipiranga ?????rsrsrs
Abraço a todos.
Rubem
Não precisa ir a Sampa, aqui em Pelotas :shock: tem uma oficina que tem o soft e o plug para Sportage.
Abraço
Rubem
Não precisa ir a Sampa, aqui em Pelotas :shock: tem uma oficina que tem o soft e o plug para Sportage.
Abraço
Caro amigo Amostardeiro, lógico que eu estava brincando, deve ter alguem aqui tb, só não achei o infeliz, estive em huns dez somente, e fiquei de saco cheio da estoria. Mas ainda creio piamente que abastecer na Ipiranga já ta mais que bom né, desde q de certo, hehehe. Mas por via das duvidas por favor manda ai o fone e end. deste verdadeiro achado!!!! É irritante uma cidade de 1 milhão de habitantes não suprir o desejo dos consumidores em detrimento de locais bem menores como no interior de Santa Catarina por exemplo. Cito Rio do Sul, Chapeco, Tubarão e outras, onde se acha de tudo.
Já grato ao amigo pela força, mas o desabafo da mensagem anterior era sobre a ''mentira'' de não ter encontrado o referido serviço em Poa, não em outras localidades!
Abraço forte ao amigo tb gaúcho.
Amostardeiro
06/01/2007, 09:57
Rubem
Tenta na Dkbras aí em POA, fala com o Vicente, é na Maryland passando a 24 à esquerda.
Depois te passo o fone da oficina daqui.
Abraço
Rubem
Tenta na Dkbras aí em POA, fala com o Vicente, é na Maryland passando a 24 à esquerda.
Depois te passo o fone da oficina daqui.
Abraço
Grande Amostardeiro
Valeu mesmo pela dica, tens o fone deles? senão passo lá. Minha cunhada me disse que na Triatech tb pode ter, não confirmei ainda. Isso tá parecendo quando estamos procurando um determinado carro pra comprar, e não achamos nada q preste, depois que fechamos negocio em um, começa aparecer um monte , não é mesmo?rsrsrs
Abraços e obrigado pela informação.
Amostardeiro
07/01/2007, 21:22
Grande Amostardeiro
Valeu mesmo pela dica, tens o fone deles? senão passo lá. Minha cunhada me disse que na Triatech tb pode ter, não confirmei ainda. Isso tá parecendo quando estamos procurando um determinado carro pra comprar, e não achamos nada q preste, depois que fechamos negocio em um, começa aparecer um monte , não é mesmo?rsrsrs
Abraços e obrigado pela informação.
Rubem
O fone que tenho é 3330- 5431 ou3332- 7644, não sei se mudou, mas é fácil de achar a oficina.
Abraço
Marcelo escalador
11/01/2007, 00:35
Olá pessoal,
sou novo no site e também com 4x4, e durante algum tempo terei algumas dúvidas que postarei aqui no fórum. Já li várias mensagens antigas que me foram muito úteis.
Comprei uma Sportage 99 gasolina do nosso amigo Bioranieri faz alguns meses. Carro impecável!:concordo:
Alguém aí sabe me dizer se a gasolina aditivada não é recomendável para esse carro? Existe diferença de desempenho ou desgaste em sua utilização? Pergunto isso pq muitos carros se proíbe uso de aditivada(Civic p.e.).
Obrigado.
Marcelo escalador
11/01/2007, 00:45
Oi pessoal,
após algumas semanas que adquiri meu carro ele começou a acelerar de forma irregular. Às vezes chegava a 2000rpm com o carro parado no sinal.
Levei a um mecânico e ele disse que era o sensor de posição de borboleta que precisava ser trocado. Por acaso esse sensor é o MAF mensionado em mensagens anteriores do fórum? Daí dá pra comprar do Ômega/Marea certo?
O interessante é que o pessoal da oficina desconectou os cabos da bateria, encostou um no outro pra zerar a corrente e reconectou. Depois disso parou o problema por +/- 1 mês, e agora voltou.
Obrigado,
Marcelo escalador
11/01/2007, 03:02
Grato.
Se quer comprar filtro de ar pra SPTG a gasolina, compra do Palio 1.0 que dá blz. :concordo:
Falou.
Maverickturbo
11/01/2007, 09:00
Marcelo,
Eu não sei se há algum recomendação pra não se usar gasolina aditivada na sportage. Eu uso podium e no meu caso o carro ficou mais esperto. O sensor MAF é o sensor do fluxo de ar, fico perto da caixa do filtro de ar. Pelo que eu li tambem, da pra usar o do marea.
Marcelo escalador
11/01/2007, 16:50
Valeu Maverick,
mas o sensor que o mecânico falou pra trocar é o número 1 da foto abaixo, e segundo o que vc falou, o MAF é o número 2, correto?
Alguém já teve problema semelhante ao meu e trocou algum sensor? Qual foi o sensor?
O lance é que tem vezes que o carro tá frio e só o fato de girar a chave sem dar partida, aquele relezinho perto no sensor de posição de borboleta(1) começa a fazer tec tec tec, e pelo que entendi ele controla o consumo de acordo com o que o sensor acusa e acelerando o carro.
Valeu, abraço.
Oi pessoal,
após algumas semanas que adquiri meu carro ele começou a acelerar de forma irregular. Às vezes chegava a 2000rpm com o carro parado no sinal.
Levei a um mecânico e ele disse que era o sensor de posição de borboleta que precisava ser trocado. Por acaso esse sensor é o MAF mensionado em mensagens anteriores do fórum? Daí dá pra comprar do Ômega/Marea certo?
O interessante é que o pessoal da oficina desconectou os cabos da bateria, encostou um no outro pra zerar a corrente e reconectou. Depois disso parou o problema por +/- 1 mês, e agora voltou.
Obrigado,
Marcelo,
a minha fez isso depois que eu mandei lavar o motor. E só parou de fazer isso depois que eu desconectei todos os sensores, passei WD40 em todas as conexões e tornei a ligar.
Às vezes não passa de um mau contato.
Abraços
assero
laserman
11/01/2007, 19:00
Valeu Maverick,
mas o sensor que o mecânico falou pra trocar é o número 1 da foto abaixo, e segundo o que vc falou, o MAF é o número 2, correto?
Alguém já teve problema semelhante ao meu e trocou algum sensor? Qual foi o sensor?
O lance é que tem vezes que o carro tá frio e só o fato de girar a chave sem dar partida, aquele relezinho perto no sensor de posição de borboleta(1) começa a fazer tec tec tec, e pelo que entendi ele controla o consumo de acordo com o que o sensor acusa e acelerando o carro.
Valeu, abraço.
Meu SPTG tbm faz este som irritante !
Alguém já instalou este sensor do Marea ? Na concessionária custa mais de R$ 1000,00.
Boa lama,
Pessoal,
acredito que o burrinho mestre da minha sportage esteja com vazamento pelocolar trazeiro.
Como nunca fui muito amigo de "reparos", alguém sabe quais carros - da Kia ou não - que utilizam o mesmo "cilindro mestre"?
Será que o da diesel ou de alguma Besta?
Aguardo qualquer informação.
Abraços
assero
Maverickturbo
11/01/2007, 19:11
Marcelo,
Opsssssssssss! Foi mal o erro! Vc esta certo! A minha se vc girar a chave não faz barulho nenhum. Sera que não tem algo desconectado, algum tubulação ou fio com mau contato?
Marcelo escalador
12/01/2007, 15:48
Fala galera,
seguindo a dica do Assero desconetei e reconectei os "plugs" dos sensores. Agora é aguardar pra ver se fuincona, já que a desregulagem na aceleração é aleatória.
Estava fazendo uma inspeção de níveis de fluidos do carro, e percebi que o reservatório do líquido de arrefecimento está baixo. Não chegou no mínimo ainda, mas passou da metade. Segundo o manual ele deve ser compeltado com uma mistura de água destilada e líquido de arrefecimento em proporções indicadas.
Será que não dá pra apenas completar com água, assim como os carros comuns? O nível do radiador está normal, bem cheinho.:-D
Abraço.
Fala galera,
seguindo a dica do Assero desconetei e reconectei os "plugs" dos sensores. Agora é aguardar pra ver se fuincona, já que a desregulagem na aceleração é aleatória.
Estava fazendo uma inspeção de níveis de fluidos do carro, e percebi que o reservatório do líquido de arrefecimento está baixo. Não chegou no mínimo ainda, mas passou da metade. Segundo o manual ele deve ser compeltado com uma mistura de água destilada e líquido de arrefecimento em proporções indicadas.
Será que não dá pra apenas completar com água, assim como os carros comuns? O nível do radiador está normal, bem cheinho.:-D
Abraço.
Marcelo,
O sistema todo de aferrecimento deve estar com uma grande quantidade de anticongelante * (não lembro agora a proporção, mas tem no manual).
Já o reservatório lateral, sempre mantive no nível indicado apenas com água, sem problemas.
* O aditivo que chamamos de "anticongelante", na verdade trabalha nos dois extremos: não deixa o líquido congelar quando está muito frio e não deixa evaporar quando está muito quente. Em termos técnicos, ele altera o ponto de solidificação e o de ebulição.
Um abraço.
assero
Marcelo escalador
13/01/2007, 00:55
Pessoal,
estive olhando filtros de óleo para a SPTG gasolina e me deparei com as seguintes diferenças:
o filtro que está instalado no meu motor é da FRAM modelo PH3593A
No catálogo do fabricante(www.fram.com.br (http://www.fram.com.br)) tem uma referência para SPTG 2.0 8V EFI de óleo PH5343 e o de ar CA8121. Já me falaram que o filtro de ar era o mesmo do Palio/Strada/weekend mas a referência desses era diferente no catálogo.
Será que tem grande diferença em uma SPTG 16V e 8V?
De qualquer forma irei comparar no mecado para ver se tem muita diferença entre os produtos.
Abraço.
Amostardeiro
13/01/2007, 15:49
Fala galera,
Abraço.
Marcelo
Na Sportage é importante manter o sistema de arrefecimento em bom funcionamento, o "fluído" refrigerante deve ser água com 35% de solução anti congelante e anti fervura.
Abraço
alessandrossp
15/01/2007, 15:43
Para responder a pengunta no inicio da página. Após sofrer muito para achar os cabos de vela da sportage a gasolina. Achei esse pessol que faz cabo de silicone para carros de competição e que sai muiiiiiiito mais barato que na Kia. http://www.finaparts.com.br/
Olá pessoal, tudo certo?
Li esse tópico inteiro... Em uns 2 dias... hehe
Minha mãe tá pensando em trocar um Siena 1.0 16v 2001 numa Sportage Diesel.
Achamos uma 2000 TDI na KIA. Está com 92.000km e está sendo retificado o motor. O vendedor é amigo de um primo meu que trabalhou vários anos lá, disse que tava com a compressão um pouco baixa e que eles retificam para entregar o carro 0km mesmo!
O que vcs acham??? Conversa de vendedor??? Será que ocorreu algum problema mais sério no motor?
Pelo que vi, o motor costuma ir pro pau por causa de superaquecimento ocasionado pela ineficiência do acoplamento viscoso que não dura muito...
Como o carro será de uso diário da minha mãe, que não costuma olhar o ponteiro de temperatura, muito menos a água no radiador frequentemente, gostaria de saber opinião de vcs... Pelo que vi, vcs ficam na "neura" quanto ao nível de água e etc...
A Sportage tá muito conservada... E como é na concessionária, tem garantia de 1 ano... Gostei dela porque estaremos com o motor 0km.
Acho que essa semana ela fica pronta (o motor) e poderemos dar umas voltar pra sentir o carro.
O que tenho que ponderar com o vendedor??? Vou olhar o lance da ventoinha e do acoplamento viscoso. Algo mais???
Se tudo der certo. Não sei se vai valer a pena ficar fazendo as manutenções lá na KIA, alguém sabe de algum mecânico de confiança que entenda de Sportage TDI em BH???
Agradeço as dicas e as respostas...
Rafael Valadares no MSJ
EX Vitara Peixe Móvel
BH - MG
Maverickturbo
15/01/2007, 16:24
Rafael,
Pode ser que o motor tenha tido problemas, mas se for feita uma retifica boa nele, ele vai ficar 0KM. Vc não precisa ficar na neura com a temperatura, é = um carro normal, se faltar agua no radiador, vai dar problema na sportage como vai dar problema em qualquer carro. So que a sportage tem cabeçote de aluminio que costuma trincar caso o motor sobreaqueça, por isso a preocupação com a temperatura. Se vc manter a agua do radiador no nivel, não deixar o radiador entupir e trocar o acoplamento viscoso a cada +/- 70 mil KM vc não vai ter dor de cabeça nem preocupação.
laserman
15/01/2007, 20:24
Alguém já viu cabeça de bacalhau ou enterro de Anão ?
É pelo visto esse papo de instalar sensor do Marea no SPTG é mais uma lenda urbana ! Marea tem ao menos 5 tipos de motorização !
Sabem informar ao menos qual a saída do dito cujo ? É 4 a 20 mA ?
Boa lama,
aidil fernandes
16/01/2007, 06:56
Oi pessoal, tô escrevendo prá ver se consigo solucionar:
Em agosto comprei uma SPTG99 gas, aut., rodei uns 1500 kms e resolvi colocar GNV, aí começou o martírio, depois de rodar 12.000 kms, a junta do cabeçote foi pro espaço. Retifiquei ele, troquei o radiador pois o óleo misturou c/ a água e ficou uma borra tão grossa que tive que trocá-lo, i mês depois, ou 2.000 kms, novamente a junta do cabeçote queimou, tendo que retifica-lo novamente, estava na garantia. Bem depois de tantas indas e vindas, chegou-se a conclusão que era o GNV, por ser carro automático, não comportava o GNV. Desde que pus o GNV, a luz do check-in foicou acesa, mesmo quando ia prá gas.Retirei o GNV faz 1 mês, ou 1.000 kms, o sistema foi resetado várias vezes e não adianta depois de alguns kms, ela volta a acender, só c/ gasolina, sonda não é, já foi testada, ou seja não sei mais o que faço. HELP ! :putz:
Maverickturbo
16/01/2007, 08:15
Aidil,
O ponteiro de temperatura não subiu nada? Vc retificou o que, só o cabeçote ou o motor inteiro? Com a luz acessa em gasolina o carro anda normal?
Laserman,
Realmente, tem umas adaptações que só 1 pessoa fez e que são meio estranhas, vai saber....
aidil fernandes
16/01/2007, 09:34
Maverickturbo,
A temperatura não subiu nada. Na segunda vez que aconteceu a queima da junta, estava subindo uma rampa de uma trilha que vai da cidade de Pedro de Toledo até Iguape (sai na estrada dos macacos, muito legal), no GNV, foi quando o GNV acabou, eu em vez de parar e mudar o sistema p/ gasolina, tranquilamente, não, apertei o botão p/ a mudança, justamente qdo estava acelerando forte na rampa, e aí PUM:shock: . Na segunda questão, a retifica só foi no cabeçote, pois o resto estava perfeito. Qto a luz check-in, o carro funciona normalmente, faz 6 a 7 km/l na cidade e 10 a 11 km/l na estrada, mas há de convir que enche o dito cujo aquela luz acesa, principalmente à noite.
É essa a história.
Bom aproveitando gostaria de completar esse caminho Pedro de Toledo/Iguape, que parece ser muito legal, apenas dois rios prá atravessar, sem muitos problemas, só rodei por ela uns 40 kms e não consegui completar, se alguem tiver interessado, tamo aí, inclusive tenho uma casa em Peruíbe, de um quarto, mas dá prá fazer de base, cada um levando colchonetes.
Prá quem já conhece, poser simples essa trilha, mas tenho pouco tempo no meio e não quero me aventurar em demasia enquanto não pegar confiança no carrinho.
Abraços.
palhynha
16/01/2007, 09:47
Edu, vi as fotos da sua SPTG, que calço vc usou pra levantar? ela perdeu a caracteristica de poder virar sem tombar? (angulo de inclinação lateral > cap de subida)
Maverickturbo
16/01/2007, 10:45
Aidil,
Ai tem um problema, a retifica do cabeçote. Isso não é uma coisa muito boa não. Ao menos de quem tem sportage e ja retificou o cabeçote, parece que não fica bom. O ideal mesmo é se der um problemão que precise retificar ou soldar ele, é trocar ele por um que esteja bom. Foi isso que eu fiz com o meu quando ele trincou.
Palhynha,
Eu uso calço de 1 polegada na traseira e mola de 2 ou 2,5 na traseria alem do body-lift de 4 polegadas. Olha, eu ja inclinei bastante ela, mas nunca tombei. Qualquer carro que fique mais alto vai perder angulo de inclinação lateral, mas creio que da pra abusar bastante ainda.
aidil fernandes
16/01/2007, 13:42
oi maverickturbo.
A retífica ficou boa, pois agora anda bem, dentro da lerdeza normal dela, e até gasta razoável. O problema foi o GNV que não deu certo nela, por ser automática, pelo menos foi as várias informações que tive (depois do acontecido, claro) mesmo por um cara que só mexe c/ cambio automático, pois c/ o GNV a rotação de mudança de marcha é maior, acabando por prejudicar o motor. Agora pelo visto, está boa, só a luz do check-in é que fica acesa direto.Na realidade qdo comprei, ela estava muito judiada, de motor, uma borra enorme nas válvulas, filtro de ar preto, filtro de gasolina original (peguei c/ 65.000 kms) molas não originais que ferraram com os amortecedores, tendo que troca-los e sem a bendita válvula termostática, que tive que colocá-la, agora a 4x4 não funciona, já troquei a mangueirinha de vácuo que estava furada, mas não adiantou, acho que vou ter que colocar as AVMs manuais. Aproveitando, nessas AVMs, o sistema de vácuo da SPTG não é mais utilizado, certo?
É isso aí, um abraço.
Erson Lopes
16/01/2007, 15:43
Pessoal
Vou contar minha história. è meio longa, mas servirá de informação aos demais companheiros....
Comprei minha Sportage 2.2 diesel a mais de um ano....já rodei mais de 35000 km com ela....ela veio com o cabeçote recondicionado.
Há algum tempo começou a fazer uns estralos de metal, e perdia força como estivesse freiada. Diagnosticaram rolamento das rodas dianteiras...Trocaram...o barulho continuou.
Começo de dezembro, eu mesmo comecei a desmontar algumas coisas (filtro de ar, tubo de admissão, etc) e descobri que o barulho vinha do cabeçote. A sede de válvula estava quebrada.
Mandei recondicionar o cabeçote. Depois de instalado, o motor começou a castanhar muito forte. Achei que poderia ser válvula desregulada. Levei na empresa que havia recondicionado o cabeçote. Abriram a tampa de válvula e verificaram que havia folga nos tuchos e o eixo de comando estava bem gasto e com a cimentação corroida.
Concordaram em fazem um novo cabeçote a título de cortesia.
Conversando com o mecanico que havia instalado o cabeçote, descobri que o infeliz havia lavado o cabeçote antes da instalação (segundo ele, para retirar qualquer sujeira) e certamente não lubrificou ele antes de ligar o carro. Resultado, trabalhou sem óleo e foi para o saco. (Quando ele vem da recondicionadora, vem com uma camada de óleo nas engrenagens para proteger até o óleo do motor começar a trabalhar).
Peguei o segundo cabeçote e levei em outro mecânico. Fiquei em cima vigiando a instalação.
O carro ficou beleza. Andando bem....tudo normal.
No dia seguinte, saí em viagem para Erechim-RS. Uns 700 km de distância.
Depois de 300 km, começou a esquentar...vui verificar..faltava água.
Então andava 20, 30 km e colocava água...cheguei assim em Erechim...
Levei em um mecânico, que segundo informações era o bom em Besta diesel (ambos usam o mesmo motor) e ele afirmou que era defeito no cabeçote...tinha de trocar...mas só instalava se fosse novo.
Poxa....sair de férias e ter um gasto de 3.500 reais estava fora do programa....
Resolvi continuar com o carro assim mesmo....andando um pouco e colocando água.
Andei em Erechim, fui a Entre Rios do Sul, voltei a Erechim, fui a Cruzaltense...e na volta para casa resolvemos passar por Curitiba....rsrsrsrsr...anda um pouco, para, coloca água.....400 km feito em 9 horas...boa média ....rsrsrsrsr
Depois de andar uns 2000 km assim, esta semana fui ver como consertar....
O primeiro mecânico fez quinhentas volta, trocou o motor inteiro, contou trocentos casos e disse que não mexia nela....o segundo...e assim foi....
Estava pensando em mandar o carro pirambeira abaixo e reclamar o seguro....tava feio a coisa.
Resolvi conversar com o rapaz que tinha recondicionado o cabeçote....ele examinou e disse que até poderia ser defeito no cabeçote, mas o sintoma era próprio de junta queimada. Enquanto conversávamos, chegou o sócio dele, um japones velho.....escutou o caso e falous pra mim que antes de fazer qualquer coisa, eu deveria mandar reapertar o cabeçote....indicou um mecânico, e lá fui eu.
Resultado....estou com o motor perfeito, sem vazamento nenhum, sem perda de água, sem aquecimento, andando normal....era apenas o cabeçote com aperto incorreto, permitindo fuga de água e gases pelas juntas.....
Era isso....me ralei por falta de um mecânico no mínimo cuidadoso...
Abraços
Erson
Jacarezinho - Pr
Maverickturbo
16/01/2007, 16:11
Aidil,
Se agora esta funcionando bem, que bom! Sim, as AVM são as mais recomendadas e vc isola a mangueira de vacuo.
Erson,
Ainda bem que vc conseguiu arrumar so com um reaperto, era de algum dos seus mexanicos mandar vc comprar outro cabeçote e falar mal dos caras que recondicionaram.
aidil fernandes
17/01/2007, 06:45
Oi Edson e Maverickturbo
O caso do Edson ilustra bem o máxima, um bom mecânico é fundamental. Muitas vezes a gente briga c/ o carro e o problema e do maldito mecânico, por isso, acredito que o passe no meu cabeçote tenha ficado bom pois é um mecânico consciente e muito bom, tanto que falei c/ ele e vai ver se consegue o sistema eletrônico, que só tem na Kia prá ver o problema da luz de check-in. Apesar que preciso ainda experimentar colocar uma gasolina maior em octanagem, tipo a V-Power, prá ver se resolve, seguindo dica de alguem que não lembro quem foi, que foi colocar esse tipo de combustível e a luz apagou.
Valeu pelas dicas, obrigado.
palhynha
18/01/2007, 14:01
é essa exatamente a minha duvida, pois a inclinação lateral da SPTG é maior que a capacidade de subida (unico jipe que conheço assim), mexi em quase todos, sempre mantendo 2 mts de altura no maximo, nunca tombei nenhum (ainda nao hehe).
to querendo comprar uma (ja tive tudo qto é jipe e SUV), ja botei meu carro a venda (um versailles, se alguem quiser na troca?), os preços estao + interessantes que o Sidekick....
[ ]s
Aidil,
Palhynha,
Eu uso calço de 1 polegada na traseira e mola de 2 ou 2,5 na traseria alem do body-lift de 4 polegadas. Olha, eu ja inclinei bastante ela, mas nunca tombei. Qualquer carro que fique mais alto vai perder angulo de inclinação lateral, mas creio que da pra abusar bastante ainda.
MarcSport
22/01/2007, 11:47
Pergunto aos que tiveram problemas com o acoplamento viscoso da hélice do radiador... quando ela está ineficiente o que dá para perceber em seu funcionamento? ela fica mais pesada com o motor desligado?
comenale
22/01/2007, 12:18
Pergunto aos que tiveram problemas com o acoplamento viscoso da hélice do radiador... quando ela está ineficiente o que dá para perceber em seu funcionamento? ela fica mais pesada com o motor desligado?
MarcSport,
Quando o tal "gel" perde suas propriedades, a hélice fica mais leve e não acompanha a rotação do motor. Isso é que causa o aquecimento indevido no motor.
Em minha viagem a Porto Seguro pude constatar esse fato!
No meio da viagem andando a 120/130km/h a viatura começou a aquecer... do nada (aparentemente). Faltava uns 500km p/ chegar ao destino. Tive que aliviar o pé para controlar a temperatura, mas mesmo assim, quando exigia um pouco (em subidas) começava a aquecer.
Quando cheguei em Porto fui verificar a possibilidade de trocar o conjunto, mas por lá não se acha peça de jeito nenhum. Só me restou a condição de travar a hélice. Achei um mecânico que já fez isso em inúmeras Sport´s e me garantiu que não faria furos, adaptações ou qualquer outra coisa que comprometesse o conjunto. Fiz questão de acompanhar o serviço!
Pasme!! Não é que ele sabia como abrir o acoplamento sem danificar nada!
Verifiquei, então o tal do "gel" e a impressão que tive é que ele vai "evaporando" e perdido a eficiência. O mecânico, simplesmente, retirou o restante do gel e colocou um circulo de borracha entre as partes que continham o gel. Ficou perfeito. Na aparência do conjunto não há nada de diferente. Único detalhe: a hélice travada apresenta um ruído que incomoda quando o motor entra em alta rotação.
Esse mesmo mecânico me garantiu que esse gel pode ser substituido por um aditivo para óleo. Um aditivo extremamente viscuoso e que ele já havia feito essa modificação com sucesso. Eu não quiz arriscar, pois qualquer problema que sugisse me deixaria não mão no meio da estrada.
Mas estou em vias de fazer essa modificação. Assim que tiver o resultado informos os demais Spot´s.
MarcSport
23/01/2007, 09:16
Comenale.
A minha também esquenta acima de 130 km/h, andando abaixo disso a temperatura fica normal. Meu mecânico disse que o sistema está ok, porém eu estranho nunca ter percebido a hélice acoplar, o barulho é sempre o mesmo, com o motor frio ou quente.
Quando acelero fundo, a hélice também aumenta bastante a velocidade. O que percebi é que com o motor desligado, a minha é mais pesada que a do MaverickTurbo.
alexpauferro
23/01/2007, 13:17
Salve pessoal,
Esta semana estava debatendo com um mecânico conhecido meu, sobre troca da correia dentada e das demais correias da minha Sportage (TD-IC 2001), ele disse que não valia a pena a gente se arriscar de trocar na oficina dele, pq. ele não tinha o software pra scannear a sport e deixar ela no ponto certo.
Segundo ele, a alternativa mais segura era fazer na concessionária da KIA mesmo. Até aí tudo bem, entendi que por ele ser um cara responsável, não quisesse correr o riso de fazer besteira, talvez por nunca ter feito o serviço nesse carro, só que quase caí pra trás quando pedi o orçamento para a KIA aqui do RJ.
Os caretas da concessionária pediram 380,00 pra trocar a correia dentada, me disseram que podiam trocar as outras junto, mas não mexiam nas correias por menos do que isso. Sem contar que a dentada original deles sai por 250,00, as outras até que não são muito caras. Com todo o receio que meu mecânico estava e com esse orçamento, acabei ficando grilado com a complexidade dessa troca.
Agora me digam vocês, que certamente já fizeram esse serviço antes, é realmente tão complicado assim, precisa mesmo passar o scanner correto pra botar o carro no ponto.
Abraços,
23/01/2007, 15:20
Alexandre.
Já troquei a minha e não precisou de scanner nenhum para colocar no ponto, quanto ao
preço da correia, aqui em SP eu paguei R$ 110,00 pela marca Dayco (uma das melhores, se não for a melhor) em dezembro.
Em janeiro eu tive um problema no motor quando estava em Teresina (PI), o mecânico que fez a desmontagem sumiu com a correia e tive que comprar outra, paguei R$ 185,00 pela mesma marca lá. No final ele encontrou a correia e fiquei com ela de reserva.
Procure em autopeças aí no RJ que acredito que não seja difícil de encontrar.
MarcSport
23/01/2007, 15:22
Complementando...
Quanto a mão de obra, paguei R$ 350,00 para trocar a correia e alguns retentores.
laserman
23/01/2007, 17:42
Que papo estranho !
Este deve ter confundido ponto de ignição com o de correia dentada que é mecânico ! Como em qq outro motor existem marcas indicativas tanto na polia do eixo de virabrequim qt dos comandos de válvulas de admissão e escape !!
Meu mecânico aqui do Rio já trocou várias em sua oficina, fica no Centro. Se precisar mando o endereço !
Boa lama,
Salve pessoal,
Esta semana estava debatendo com um mecânico conhecido meu, sobre troca da correia dentada e das demais correias da minha Sportage (TD-IC 2001), ele disse que não valia a pena a gente se arriscar de trocar na oficina dele, pq. ele não tinha o software pra scannear a sport e deixar ela no ponto certo.
Segundo ele, a alternativa mais segura era fazer na concessionária da KIA mesmo. Até aí tudo bem, entendi que por ele ser um cara responsável, não quisesse correr o riso de fazer besteira, talvez por nunca ter feito o serviço nesse carro, só que quase caí pra trás quando pedi o orçamento para a KIA aqui do RJ.
Os caretas da concessionária pediram 380,00 pra trocar a correia dentada, me disseram que podiam trocar as outras junto, mas não mexiam nas correias por menos do que isso. Sem contar que a dentada original deles sai por 250,00, as outras até que não são muito caras. Com todo o receio que meu mecânico estava e com esse orçamento, acabei ficando grilado com a complexidade dessa troca.
Agora me digam vocês, que certamente já fizeram esse serviço antes, é realmente tão complicado assim, precisa mesmo passar o scanner correto pra botar o carro no ponto.
Abraços,
23/01/2007, 18:02
Também já troquei as correias da viatura e fiz o serviço numa oficina no interior de SP. Comprei as correias aqui e ficou num preço bem próximo ao informado pelo Marcsport.
Seguindo o que o laserman disse, não tem segredo.... um bom mecãnico faz o serviço.
alexpauferro
23/01/2007, 20:48
Que papo estranho !
Este deve ter confundido ponto de ignição com o de correia dentada que é mecânico ! Como em qq outro motor existem marcas indicativas tanto na polia do eixo de virabrequim qt dos comandos de válvulas de admissão e escape !!
Meu mecânico aqui do Rio já trocou várias em sua oficina, fica no Centro. Se precisar mando o endereço !
Boa lama,
Vcs estão certos!
Bati outro papo com o mecânico e comentei que não estava entendendo a relação do scanner com a correia. O cara é gente boa, além de bom profissional, foi responsável e humilde em me confessar que nunca tinha trocado correia de Sportage, por isso não se sentia seguro pra fazer. Então o scanner só ia servir pra ele tentar descobrir alguma besteira que pudesse fazer.
Já que vc falou que tem um cara bom no centro do RJ, gostaria do tel. e endereço dele. Já estou com o código da DAYCO (162STP8M254H) pra comprar essa correia, se conhecer alguma autopeças que seja certo de achar e com preço bom, por favor me passe também.
Aproveitando, alguém sabe se a CONTINENTAL também fabrica correias da Sport.
Abraços,
23/01/2007, 21:19
Vcs estão certos!
Bati outro papo com o mecânico e comentei que não estava entendendo a relação do scanner com a correia. O cara é gente boa, além de bom profissional, foi responsável e humilde em me confessar que nunca tinha trocado correia de Sportage, por isso não se sentia seguro pra fazer. Então o scanner só ia servir pra ele tentar descobrir alguma besteira que pudesse fazer.
Já que vc falou que tem um cara bom no centro do RJ, gostaria do tel. e endereço dele. Já estou com o código da DAYCO (162STP8M254H) pra comprar essa correia, se conhecer alguma autopeças que seja certo de achar e com preço bom, por favor me passe também.
Aproveitando, alguém sabe se a CONTINENTAL também fabrica correias da Sport.
Abraços,
O scanner no caso da Sportage TDi 2001 não serve pra nada já que o motor não tem nenhum tipo de gerenciamento eletrônico, a troca da correia não é um bicho de sete cabeças, só tem que cuidar pra acertar o ponto, que normalmente é marcado nas polias, etc...
Abraço
Alexandre
O scanner no caso da Sportage TDi 2001 não serve pra nada já que o motor não tem nenhum tipo de gerenciamento eletrônico, a troca da correia não é um bicho de sete cabeças, só tem que cuidar pra acertar o ponto, que normalmente é marcado nas polias, etc...
Abraço
Amigo,
qualquer pessoa, com umminimo conhecimento de mecênica troca a correia dentada de qualquer motor.
Ao retirar as capas protetoras, você vê a posição das engrenagens em relação à correia. Basta girar o motor até que as marcas (bem visíveis - são feitas para isso) de ponto esteja alinhadas no ponto mais alto. Só então solte o esticador e troque a correia, colocando a nova na mesma posição.
Só complicase você virar o motor sem a correia ( em caso de quebra, por exemplo). Aí tem que acertar todos os pontos antes de colocar a nova.
Mas, se a correia está no lugar e o motor funciona normalmente, é retirar uma e colocar a outra.
Qualquer dúvida, neste site tem o desenho esquemático e os procedimentos de troca.
http://www.kiatechinfo.com/viewer/default.asp?group=shop
Espero ter ajudado.
Assero
PS. Em São Paulo, algum tempo atrás, paguei cerca de 100 reais pela correia (castro.com.br)
Marcelo escalador
24/01/2007, 11:21
Oi pessoal,
levei minha SPTG pra engraxar as partes de baixo:lol: e no mecânico que levei, já acostumaso com esse carro disse que só tinham 3 pinos: 1 no cardã traseiro, 1 no dianteiro e outro na parte dianteira mas não me lembro onde hehe. A minha viatura é 99 à gasolina.
Li aqui na lista que alguns colegas tiveram problemas na embreagem, fazendo um nhec na hora da pisada. Lembro que um dos motivos era o cilindro secundário. Pois bem, a minha tem feito esse barulho com o carro ligado e o mecanico falou que o barulho vinha de dentro do conjunto, , algo como a mola não está funcionando direito.
Ele falou para que eu não me preocupasse pois ainda dava pra andar bastante, mas depois de algum tempo(8 meses a 1 ano) tenho que trocar o platô e mais algumas peças do conjunto de embreagem.
Estou pensando em começar a pesquisar os preços e quem sabe já deixar comprado para quando der pau o carro não ficar parado esperando as peças chegarem. Alguém tem dicas de lugares mais em conta pra achar essas peças? No caso do conjunto de embreagem o ideal é que se coloque as peças originais né? Não tem nenhum de outro carro que sirva perfeitamente sem adaptações na SPTG?:rolleyes:
Abraço.
alexpauferro
24/01/2007, 16:58
Pessoal,
Hoje comecei a compra das peças de reposição para a revisão da minha Sport, apesar de ter encontrado lojas que trabalham com a dentada da DAYCO (162STP.8M254H), o estoque delas estava zerado. As do AR e DH foram mole de achar, seguindo a dica de vocês, comprei as industriais genéricas A-31 e A-34, achei por 3,50 cada (acho que vou pegar a A-32 e A-35 também, realmente essa é a numeração estampada nas que estão instaladas).
Agora quanto as do alternador (duas), pedi a da GATES, ref.0460GS, só que comparando com as que estão instaladas, a da GATES é mais larga.
Já verifiquei o catálogo e a ref. está correta (Sportage 2.0TD [96/...] ALT 0460GS Dim. 17x1170).
Alguém já ouviu falar de algum furo no catálogo de correias da GATES?
Outra coisa, alguém já usou o óleo Tection-15w40 da Castrol, sabem se é bom pro motor TD-IC ?
Abraços,
25/01/2007, 07:24
Pessoal,
Hoje comecei a compra das peças de reposição para a revisão da minha Sport, apesar de ter encontrado lojas que trabalham com a dentada da DAYCO (162STP.8M254H), o estoque delas estava zerado. As do AR e DH foram mole de achar, seguindo a dica de vocês, comprei as industriais genéricas A-31 e A-34, achei por 3,50 cada (acho que vou pegar a A-32 e A-35 também, realmente essa é a numeração estampada nas que estão instaladas).
Agora quanto as do alternador (duas), pedi a da GATES, ref.0460GS, só que comparando com as que estão instaladas, a da GATES é mais larga.
Já verifiquei o catálogo e a ref. está correta (Sportage 2.0TD [96/...] ALT 0460GS Dim. 17x1170).
Outra coisa, alguém já usou o óleo Tection-15w40 da Castrol, sabem se é bom pro motor TD-IC ?
Abraços,
Não creio que haja algum furo no catálogo de correias. Quando troque as correias do alternador tive a mesma dúvida, pois as correias que encontrava sempre eram um mínimo mais largas que as que estavam na viatura.
Com um certo temôr, na época, troquei as 2 e nunca tive problemas. Estão trabalhando perfeitamente. Parece que é uma questão de ajuste.
Na minha viatura uso o óleo Magnatec e considero o melhor. Meu mecânico sugeriu usar sempre óleo sintético, pois sua eficiência e confiabilidade são superiores aos óleos minerais e fiz a opção pelo magnatec.
Amostardeiro
25/01/2007, 19:11
Pessoal,
Abraços,
Já te respondi por mp, mas não custa repetir, as correias do alternador são 10AV1120, as do ar e DH são as perfil "A" que tu compraste, as 17 provavelmente não cabem na polia do alternador.
Abraço
alexpauferro
25/01/2007, 20:31
Obrigado Antonio!
Com base nas dimensões (10 x 1120 mm), consultei os catálogos de conversão GATES DAYCO e as ref. correspondentes são as sequintes:
Gates: 7441GS
Dayco: 10A1120C
Parece que tem uma da Goodyear com ref. 10X1120 mas não achei no catálogo on-line deles, só nas tabelas de conversão das outras.
Só por curiosidade, a que vc usou é a da KIA mesmo?
Vi que na sua ref. tem um "AV" no meio que não aparece nas demais.
Pessoal, se alguém souber das ref. ou detalhes do esticador/tensionador da correia dentada, por favor informe, assim já facilita a vida daqui pra frente.
Abraços,
25/01/2007, 20:39
Alexandre
Eu usei correias Goodyear na troca, sendo que as do alternador são referência da linha automotiva e as outras são "A" da linha industrial.
Abraço
Marcelo escalador
31/01/2007, 17:57
Oi galera,
já vi algumas mensagens falando de problemas com 4x4, mas comigo tá acontecendo este problema:
viajei no fim de semana passado e acredito que o 4x4 ainda tava funcionando blz, mas no sábado eu passei num lamaçal e percebi que a roda trazeira tava patinando e a dianteira nada.
Fui arrumar o escapamento que tinha quebrado e quando o cara colocou a viatura no elevador aproveitei pra testar minha teoria sobre o defeito.
Bom, realmente não tá travando o 4x4, mas quando coloco no modo neutro o carro não anda, ou seja, ele desacopla o traseiro pelo menos.
O problema que o pessoal teve acontecia isso tb? Onde fica a tal válvula solenóide para que ou possa conferir a origem desse defeito?
Valeu, abraço.
Maverickturbo
31/01/2007, 18:20
Marcelo,
Provavelmente é algum problema na solenoide ou nas mangueiras que levam o vacuo para a roda livre. Não sei a posição da solenoide, mas se vc achar as mangueiras de vacuo provavelmente ele vai estar na ponta oposta da roda livre!
Marcelo escalador
31/01/2007, 18:22
Pessoal,
alguém saberia nos dizer a diferença entre esses kits de embreagem?
DOHC e SOHC?
Abraço.
Amostardeiro
31/01/2007, 18:47
Oi galera,
já vi algumas mensagens falando de problemas com 4x4, mas comigo tá acontecendo este problema:
viajei no fim de semana passado e acredito que o 4x4 ainda tava funcionando blz, mas no sábado eu passei num lamaçal e percebi que a roda trazeira tava patinando e a dianteira nada.
Fui arrumar o escapamento que tinha quebrado e quando o cara colocou a viatura no elevador aproveitei pra testar minha teoria sobre o defeito.
Bom, realmente não tá travando o 4x4, mas quando coloco no modo neutro o carro não anda, ou seja, ele desacopla o traseiro pelo menos.
O problema que o pessoal teve acontecia isso tb? Onde fica a tal válvula solenóide para que ou possa conferir a origem desse defeito?
Valeu, abraço.
Marcelo
Não entendi muito bem, desculpe, mas no neutro nada deve funcionar, nesta posição desacopla tudo inclusive as rodas traseiras.
Abraço
Maverickturbo
31/01/2007, 18:53
Marcelo,
DOHC é duplo comanda no cabeçote (motor 2.0 16v gasolina) e SOHC é comando simples no cabeçote (motor 2.2 e 2.0tbi 8v diesel). Os motores a diesel tem 8v e o gasolina tem 16v. Talvez haja diferença nas embreagens, por isso tem os 2 kits.
Marcelo escalador
01/02/2007, 18:01
Oi Antônio,
então, quando coloco no neutro o carro não sai mesmo, fica tudo livre. No 2H ele anda normal. O 4x4 é que não engata, nem a reduzida.
Abraço.
Amostardeiro
01/02/2007, 20:32
Oi Antônio,
então, quando coloco no neutro o carro não sai mesmo, fica tudo livre. No 2H ele anda normal. O 4x4 é que não engata, nem a reduzida.
Abraço.
Marcelo
Talvez o problema seja a roda livre, que a partir de 99 é a vácuo, melhor do que as automáticas, mas ainda menos confiáveis que as manuais, o efeiot é como se a tração não estivesse ligada, acredito que não seja na tração já que o acionamento é direto por alavanca.
Abraço
Marcelo escalador
02/02/2007, 11:34
Valeu pessoal, vocês têm ajudado muito.
Alguém aqui já teve problemas em lavar o motor, por fora, com jato d'água? Meu antigo carro, um gol, eu mandava lavar no lava a jato sempre que ficava muito sujo de lama, mas o dono do lava a jato disse que alguns carros mais modernos, por conta dos sensores, podem apresentar problemas quando se joga água sobre o motor.
Caso eu resolva lavar, vcs recomendariam proteger quais peças? Acredito que pelo menos a entrada do filtro secador deva ser tapada para não entrar água e sabão.
Obrigado, abraço.
comenale
04/02/2007, 11:04
Valeu pessoal, vocês têm ajudado muito.
Alguém aqui já teve problemas em lavar o motor, por fora, com jato d'água? Meu antigo carro, um gol, eu mandava lavar no lava a jato sempre que ficava muito sujo de lama, mas o dono do lava a jato disse que alguns carros mais modernos, por conta dos sensores, podem apresentar problemas quando se joga água sobre o motor.
Caso eu resolva lavar, vcs recomendariam proteger quais peças? Acredito que pelo menos a entrada do filtro secador deva ser tapada para não entrar água e sabão.
Obrigado, abraço.
Marcelo,
Na minha, que é diesel, nunca tive problemas, apesar de lavar o motor apenas em circustâncias bem criticas (muita lama). Realmente não é aconselhavel lavar o motor com muita frequência.
Na versão a gasolina é sempre interessante proteger algumas partes eletrônicas para evitar qualquer problema.
Maverickturbo
04/02/2007, 15:30
Marcelo,
Na gasolina caso vc queira lavar o motor, eu aconselho que vc cubra os sensores com um pano e não passe o jato de vap diretamente sobre eles.
kiabiker
05/02/2007, 11:32
Pela 3a vez tive que rebocar o carro (Sportage 99 gasolina) por problema eleétrico !!!
Vejam só: após rodar +/- 40 km os fusíveis começam a queimar (da caixinha que fica no compartimento do motor). Na primeira e segunda vez foi o fusível grande de 40. Na terceira vez foi o pequeno de 15.
Já levei 3 vezes na concessionária Kia (Vecopar - Curitiba) e parece que não conseguem achar problema.
Alguém já viu isso ??
Maverickturbo
05/02/2007, 12:19
Hummmmmmmmmm, bem estranho. Vc ja procurou algum eletricista pra ele dar uma olhada? Queimam todos os fusiveis ou só 1?
kiabiker
05/02/2007, 12:50
Só queima um fusível. Eu coloquei outro igual no lugar e queimou também. Fui até 30a e também queimou!
Maverickturbo
05/02/2007, 13:04
Melhor ver com um eletricista mesmo.
Amostardeiro
06/02/2007, 19:10
Pessoal
Estou com um problema na turbina de minha viatura, basicamente é um vazamento de óleo via eixo dos rotores, segundo sei por folga excessiva no eixo, por isso o óleo passa pela folga e queima ou pinga em cima do motor.
Bom a pergunta é a seguinte: Existem turbinas recuperadas ou só novas???
Abraço
Maverickturbo
06/02/2007, 21:09
Antonio,
Não tenho certeza, mas acho que da pra fazer alguma coisa com a turbina sim. Quando eu lia os foruns de carros preparados, eles falavam pra ir ver em lojas de carros turbinados pra ver se a turbina tinha jeito, mas eles sempre recomendavam que se compre uma nova. Tenta ver uma loja que prepare carros ai no RS, com certeza eles vão saber se sua turbina tem jeito ou não.
slip_Diego
08/02/2007, 11:22
to com problemas no marcador de temperatura ..
não passa do primeiro risco .. deve tar fudido ..
alguem sabe preço ??? se o problema eh simples ow mas $$$
muito grato
Sportager
08/02/2007, 19:17
to com problemas no marcador de temperatura ..
não passa do primeiro risco .. deve tar fudido ..
alguem sabe preço ??? se o problema eh simples ow mas $$$
muito grato
Olá! Eu tb tô com problema no marcador de temperatura... que me trouxe um problema mto maior! Como o meu marcava "ok"... pensei que estivesse td ok mesmo, mas tive um superaquecimento do motor e só fui descobrir qdo o cabeçote já tinha ido pro espaço! Gastei um $$ com retífica de cabeçote e ajuste de válvulas...
Conheço um oficina especializada em painel chamada Macrovel... fica no Ipiranga... os caras vão te dizer qual é o problema...
Se for, como no meu caso, o sensor de temperatura... é mto fácil trocar e custa R$ 48 um novo original (preço da Kivel-SP).
Abs!
aidil fernandes
09/02/2007, 07:27
oi pessoal, há um tempo atrás alguns sportegers estavam procurando alguem c/ o sistema de scanner que só a Kia tem, acontece que encontrei :
Injeção JAFA, 011 66018635 ou 011 66012087, é na mooca, é so telefonar pois não tenho agora o endereço, apesar de tardio, espero que ajude.
Paguei 30,00 para escanear, pois ,minha luz de check não apaga de jeito nenhum, e o pior é que o scanner não acusa nada apesar da marcha lenta estar saltando de rpm, tô ficando louco c/ isso, até o cara me disse que eu precisaria de uma outra centralina para testar o sistema, apesar de a minha não acusar nenhum defeito, então gostaria de saber se tem alguem c/ uma que pudesse emprestar só p/ verificação, parece louco mas é isso aí.
comenale
09/02/2007, 09:15
Esse mesmo mecânico me garantiu que esse gel pode ser substituido por um aditivo para óleo. Um aditivo extremamente viscuoso e que ele já havia feito essa modificação com sucesso. Eu não quiz arriscar, pois qualquer problema que sugisse me deixaria não mão no meio da estrada.
Mas estou em vias de fazer essa modificação. Assim que tiver o resultado informos os demais Spot´s.[/quote]
Pessoal,
Como relatei antes, resolvi fazer a modificação no acoplamento viscoso, substituindo o gel por óleo aditivo extremamente viscoso (usei o PROLONG).
Tem quase 15 dias que fiz o serviço e o funcionamento está PERFEITAMENTE NORMAL:mrgreen: !
Já enfrentei diversos congestionamentos e um trecho em estrada, mantendo uma velocidade de 120km/h., sem nenhum problema aparente!
O teste final será executado no feriado de carnaval, pois a viatura será mais exigida, inclusive com carga. Vamos ver como se comporta:?: .
Maverickturbo
09/02/2007, 12:44
Comenale,
Otima noticia. Quanto custa o litro desse oleo aditivo e quantos litros vão dentro do acoplamento?
comenale
09/02/2007, 20:30
Eduardo,
O preço do aditivo gira em torno de R$ 30,00 (embalagem de 500ml).
A quantidade utilizada no compartimento não chega a 100ml.
Tem que ter bastante cuidado para não danificar o anel oring (anel de borracha vedante) ao abrir o compartimento.
Estou aguardando o teste na estrada que farei no carnaval.
Fernando Costa
09/02/2007, 22:12
Pessoal
Estou com um problema na turbina de minha viatura, basicamente é um vazamento de óleo via eixo dos rotores, segundo sei por folga excessiva no eixo, por isso o óleo passa pela folga e queima ou pinga em cima do motor.
Bom a pergunta é a seguinte: Existem turbinas recuperadas ou só novas???
Abraço
Amostardeiro,
Existem turbinas recondicionadas sim, mas talvez o custo-benefício não compense, acaba sendo melhor comprar uma nova.
Mas antes disso, será que não há jeito de recuperar a sua? Procure um especialista. Essa folga pode ter sido por defeito de lubrificação.
Abraço.
Ulisses André Valarelli
09/02/2007, 23:03
Caros amigos
Comprei meu Sportage 2000 TDI há uns 6 meses. Em Dezembro fui até o Atacama no Chile.
Quero agora fazer um Check up em alguns ítens. Gostaria de saber algumas coisas:
- É normal uma folga na alavanca do câmbio, tipo um jogo? Se não, o que devo fazer? Na Toyota de 5 marchas, eu tirei o jogo só trocando uma bucha no final da alavanca.
- Um barulho tipo porta sem lubrificação, quando aciona a embreagem é algum sinal de final de vida da embreagem ou pode ser só lubrificação?
- Dentro do painel, existe um radiador do ar condicionado. O meu está furado. Mandei fazer uma solda, mas voltou a furar. Alguém sabe quem trabalha bem com ar aqui em SP?
O único lugar que levei meu Sportage foi na Teleze. É longe de casa. Moro em Alphaville.
Alguém conhece boas oficinas e boas lojas de peças?
Grato
Ulisses
Fernando Costa
09/02/2007, 23:28
Caros amigos
Comprei meu Sportage 2000 TDI há uns 6 meses. Em Dezembro fui até o Atacama no Chile.
Quero agora fazer um Check up em alguns ítens. Gostaria de saber algumas coisas:
- É normal uma folga na alavanca do câmbio, tipo um jogo? Se não, o que devo fazer? Na Toyota de 5 marchas, eu tirei o jogo só trocando uma bucha no final da alavanca.
- Um barulho tipo porta sem lubrificação, quando aciona a embreagem é algum sinal de final de vida da embreagem ou pode ser só lubrificação?
- Dentro do painel, existe um radiador do ar condicionado. O meu está furado. Mandei fazer uma solda, mas voltou a furar. Alguém sabe quem trabalha bem com ar aqui em SP?
O único lugar que levei meu Sportage foi na Teleze. É longe de casa. Moro em Alphaville.
Grato
Ulisses
Ulisses,
Também tenho uma TDI 2000. A alavanca de câmbio é meio "solta" para os lados, acho perfeitamente normal, em carros de passeio isso se resolve trocando as borrachas da base da alavanca de câmbio, nunca procurei resolver isso na Sportage porque acho que todas são assim.
O barulho ao pisar na embreagem pode ser do cilindro atuador, pois a embreagem é hidráulica, fica embaixo do câmbio, pise no pedal e mande o mecânico ouvir de onde vem o ruído.
Isso que vc. chama de "radiador" do ar-condicionado é na verdade o evaporador, onde o gás se expande e rouba o calor do ar que passa através da colméia. Acontece que o gás é corrosivo, com o tempo perfura toda a colméia, em geral soldar é só um paliativo, pois solda um local e fura em outro, o melhor é por um evaporador novo, uma boa oficina de ar-condicionado pode adaptar facilmente um genérico, mas veja antes o preço do original, não é barato.
Abraço.
Amostardeiro
09/02/2007, 23:32
Amostardeiro,
Existem turbinas recondicionadas sim, mas talvez o custo-benefício não compense, acaba sendo melhor comprar uma nova.
Mas antes disso, será que não há jeito de recuperar a sua? Procure um especialista. Essa folga pode ter sido por defeito de lubrificação.
Abraço.
Fernando
Andei conversando com algumas pessoas e realmente existem trurbo recondicionados, parece que normamente tem problemas, então acho que vou tentar uma 0 km, ainda não quebrou de vez,mas esta começando asubir óleo pelo eixo.
Abraço
slip_Diego
10/02/2007, 09:56
Caros amigos
Grato
Ulisses
pior eh o meu problema com o AQ .. os cara vedaram esse radiador .. foda q tenho q levar em floripa apra arrumar isos ....
quanto sai esse Radiador quando alguem souber posta o preço ae para eu saber a facada q vou ter q pagar no inverno para arrumar isso
Maverickturbo
10/02/2007, 11:07
Ulisses,
1 - Idem ao Fernando, mas olha, se um dia vc fizer body-lift de 4 polegadas ai vc vai ver como o cambio vai ficar longo e jogando! hahahaha!
2 - Idem ao Fernando, tambem chamado cilindro secundario da embreagem hidraulica. O meu eu troquei, na epoca paguei uns 110 ou 120 reais nele.
3 - Idem ao Fernando, vai ser bem trabalhoso, pra tirar o radiador antigo creio que vc vai ter que soltar todo o painel do carro.
Antonio,
Acho que um 0 km vai ser melhor, pode custar mais cara, mas acho que vai durar bem mais tempo te poupando de futuras dores de cabeça com isso!
Fernando Costa
10/02/2007, 17:22
pior eh o meu problema com o AQ .. os cara vedaram esse radiador .. foda q tenho q levar em floripa apra arrumar isos ....
quanto sai esse Radiador quando alguem souber posta o preço ae para eu saber a facada q vou ter q pagar no inverno para arrumar isso
Olha, eu nunca troquei o evaporador da Sportage, mas em carros de passeio o preço médio é da peça é de R$ 600,00 aqui em Fortal, mais uns 300,00 de MO, filtro e gás. Estou falando do original em alumínio, marca Denso, que é o melhor. Acho que o da Sport deva ser maior, então pode-se adaptar de uma pick-up nacional. Seria bom vc. perquisar o preço do original na KIA e postar aqui o tamanho da facada.
O evaporador original de fábrica costumava durar de 05 a 06 anos, por isso sempre que comprava um carro dessa faixa de idade sabia que mais cedo ou mais tarde eu iria morrer em uns R$$$$. Só que hoje já tem Gol, Palio e afins com 03 anos de uso já nas oficinas de ar-condicionado porque o evaporador foi para o espaço. A qualidade das peças piora a cada ano.
Pessoal, peço uma ajuda aos colegas que talvez já passaram por algo assim:
A válvula termoestática travou e meu motor ferveu, fumaça cinza, feia a coisa ... resultado: abrir o motor e trocar as juntas, limpar o radiador, etc
Abrindo o motor o meu mecânico viu que o bloco precisaria ser plainado, e teve de ser retirado para envio para uma retífica ...
Existem uns tubinhos, que são umas "guias" que levam o óleo do bloco ao cabeçote, que a retífica não conseguiu remover sem danificá-los e que as revendas de peça diz não vender "separado do resto do bloco" .... Alguém de vocês sabe o nome destes "tubos-guia", sabem onde encontrá-los? Alguém já retificou esse motor antes e passou por isso?
Achei muito estranho o pessoal da retífica não ter tido uma experiência como esta antes numa besta, mas eles disseram que é mais comum plainar o cabeçote e não plainar o bloco.
Abraços,
comenale
14/02/2007, 20:41
Caros amigos
Grato
Ulisses
Ulisses,
Não conheço pessoalmente os serviços da Teleze, mas não tenho boas informações.
Em relação ao radiador do ar quente, tenta a loja "Ar Direção & Cia", que fica na Av. Ricardo Jafet, 2425 - Vl. Gumercindo (próximo ao Ipiranga) - fone: 5068-2566 / 5063-0104, eles costumam ter muita variedade.
A folga na alavanca do cambio é perfeitamente normal.
Quanto a embreagem, o fato dela ser hidráulica não deveria apresentar nehum barulho. É bom você verificar o burrilho secundario que aciona o disco da embreagem. Ele fica embaixo do assoalho bem na direção dos pedais (é só deitar debaixo da viatura que se localiza muito fácil).
comenale
14/02/2007, 20:43
Pessoal, peço uma ajuda aos colegas que talvez já passaram por algo assim:
A válvula termoestática travou e meu motor ferveu, fumaça cinza, feia a coisa ... resultado: abrir o motor e trocar as juntas, limpar o radiador, etc
Abrindo o motor o meu mecânico viu que o bloco precisaria ser plainado, e teve de ser retirado para envio para uma retífica ...
Existem uns tubinhos, que são umas "guias" que levam o óleo do bloco ao cabeçote, que a retífica não conseguiu remover sem danificá-los e que as revendas de peça diz não vender "separado do resto do bloco" .... Alguém de vocês sabe o nome destes "tubos-guia", sabem onde encontrá-los? Alguém já retificou esse motor antes e passou por isso?
Achei muito estranho o pessoal da retífica não ter tido uma experiência como esta antes numa besta, mas eles disseram que é mais comum plainar o cabeçote e não plainar o bloco.
Abraços,
batiati,
Também estou achando essa estoria de plainar bloco um pouco estralha:?: . Normalmente quando há um superaquecimento, quem sofre é o cabeçote e normalmente requer uma passagem pela plaina.
Herbert Lima
14/02/2007, 22:28
Caros amigos
Grato
Ulisses
A minha também esta com a alavanca do câmbio 1/2 boba...
Vou mandar verificar...
Obrigado pelas dicas do fórum.
Vc tem o trajeto de sua viagem ao Chile em GPS???
É, a estória tá muito estranha mesmo (praticamente véspera de carnaval também !!!)
Fui ver de perto o acontecido, e os tais "guias" não são tubos, são 4 pequenos pinos vazados feito de material plástico que fica alojado dentro do bloco com uma pequena saliência para fora onde se encaixam no cabeçote ... daí impossível plainar sem danificar essas pecinhas.
Mas a novela ainda continua, ainda ...
batiati,
Também estou achando essa estoria de plainar bloco um pouco estralha:?: . Normalmente quando há um superaquecimento, quem sofre é o cabeçote e normalmente requer uma passagem pela plaina.
Maverickturbo
15/02/2007, 09:13
Rafael,
Realmente, o meu cabeçote quando trincou por superaquecimento e jorrava agua pelo escapamento, o bloco do motor não sofreu nada. Tambem nunca ouvi de pessoas que tiveram superaquecimento e tiveram que plainar o bloco, sempre o problema é o cabeçote de aluminio.
Rafael,
Realmente, o meu cabeçote quando trincou por superaquecimento e jorrava agua pelo escapamento, o bloco do motor não sofreu nada. Tambem nunca ouvi de pessoas que tiveram superaquecimento e tiveram que plainar o bloco, sempre o problema é o cabeçote de aluminio.
Estou pensando seriamente em mandar fechar o motor do jeitinho que está, sem mexer em absolutamente nada ... o mecânico aconselhou inclusive neste caso usar a junta de cabeçote de amianto ao invés da junta rígida de metal ... talvez para ela se adaptar melhor às micro-imperfeições da face do cebeçote.
O que pesa numa decisão dessas é depois o motor bater de verdade e eu a ver navios ...
Valeu a todos,
comenale
15/02/2007, 18:08
Estou pensando seriamente em mandar fechar o motor do jeitinho que está, sem mexer em absolutamente nada ... o mecânico aconselhou inclusive neste caso usar a junta de cabeçote de amianto ao invés da junta rígida de metal ... talvez para ela se adaptar melhor às micro-imperfeições da face do cebeçote.
O que pesa numa decisão dessas é depois o motor bater de verdade e eu a ver navios ...
Valeu a todos,
batiati,
Segundo informações de um mecânico muito experiente em motores diesel e que já trabalhou na Kia, o recomendável é usar as juntas de metal no cabeçote e lógico, plaina-lo.
Assim você evita problemas futuros de, talvez, tenha que refazer o serviço:parede:
Marcelo escalador
15/02/2007, 18:48
Amigos,
Constatei que o problema era mau funcionamento da solenóide e após removê-la, efetuei uma limpeza com desengripante e umas pancadinhas para ela voltar a funcionar. Deu certo !!! Vamos ver até quando ? Pelo menos isso é uma manutenção bem tranquila de fazer !!!!
Obrigadopleas dicas,
um abraço
Alexander.
Alexander, como vc fez essa limpeza com desengripante? Vc aplicou o produto dentro da válvula?
Abraço.
batiati,
Segundo informações de um mecânico muito experiente em motores diesel e que já trabalhou na Kia, o recomendável é usar as juntas de metal no cabeçote e lógico, plaina-lo.
Assim você evita problemas futuros de, talvez, tenha que refazer o serviço:parede:
Pois é, está quase tudo resolvido.
Tivemos que levar o bloco a um torneiro que mediu as tais "guias" antes de sacá-las, para fazer 4 totalmente idênticas.
Mandamos o bloco para a plaina, e já está tudo pronto ... neste exato momento que escrevo o meu motor está sendo montado novamente, com a junta metálica.
Total da história:
1 jogo de juntas: R$ 100,00
1 junta de cabeçote (metálica) R$ 80,00
1 jogo de anéis STD: R$ 140,00
1 Interruptor do óleo: R$ 48,00
1 Filtro de óleo: R$ 22,00
2 Filtros combustível: R$ 21,00 + R$ 19,00
1 Filtro de Ar: R$ 58,00
7 litros óleo 15-40: R$ 53,00
1 Reservatório de água do radiador: R$ 100,00
Total: R$ 641,00
Limpeza do radiado + soldas: R$ 70,00
Serviço de retífica: R$ 120,00
Torneiro: R$ 45,00
Mecânico: R$ 260,00
Total: R$ 495,00
Final das contas: R$ 1130,00
--------------------------------------------------------
Me digam uma coisa ... válvula termoestática: tirar ou mantê-la? Já ouvi gente dizer que é melhor tirar senão o motor ferve ... já ouvi gente dizer que sem ela o motor trabalha frio, aumenta desgaste e consumo ....
Opiniões ?
------------------------------------------------------------------
Estou torcendo pra pegar o carro amanhã !!!!!
Bom carnaval a todos.
Maverickturbo
16/02/2007, 16:18
Rafael,
Na minha opnião melhor manter a valvula termostatica. O motor trabalha melhor. Nunca vi o motor ferver por causa dela, o que pode acontecer com qualquer valvula é ela travar e ai ferrar com o motor.
Fernando Costa
16/02/2007, 19:06
Rafael,
Com o motor frio, a válvula termostática fecha a passagem de água para o radiador, fechando o circuito no bloco e cabeçote, o que proporciona rápido aquecimento, atingindo o motor a temperatura de trabalho, o que reduz ao mínimo as folgas entre as peças móveis, reduzindo o desgaste e consumo. Não dá para rodar sem ela.
O que lasca é essa possibilidade da válvula travar fechada!!! Por causa de uma coisa irrisória como essa já vi vários relatos aqui no fórum de travamento completo do motor diesel, com retíficas na casa dos R$ 6.000,00 ou mais!!!
Rafael, qual a Km da sua Sportage quando travou? A válvula ainda era original de fábrica?
Alguém sabe qual será a KM máxima para se proceder a troca preventiva da válvula termostática da Sportage?
Maverickturbo
16/02/2007, 21:33
Fernando,
Um "mexanico" no orkut me falou que era recomendada a troca dessa valvula a cada 30 mil KM pela kia. Agora se essa informação procede, eu não sei.
Exatamente o que ocorreu, a válvula (que se resume a uma mola com um mecanismo qualquer no meio) travou fechada quase fundindo o motor. Isso ocorreu ao 118.000 Km na Sportage Diesel, e a válvula era ainda original.
Meu mecânico, um camarada renomado por trabalhar com diversos motores diesel, principalmente de perueiros, aconselhou que eu mantenha a válvula e a troque preventivamente a cada 25 mil Km... mas que muitos donos de vans retiram essa válvula e ainda assim rodam sem problemas maiores ...
FQUEIROZ
18/02/2007, 19:29
Temho uma Sportage a pouco tempo e estou notando que com a tração dianteira ligada o veiculo fica "pesado" quando a direção está acionada para qualquer lado. Consultei a consecionaria e obtive a resposta que isto é normal, porem continuo achando muito estranho.
Alguem, tem uma explicação logica para este comportamento ?
Maverickturbo
18/02/2007, 19:41
Fqueiroz,
Com a tração ligada, vc tem mais um monte de peças para mover e os pneus para tracionar no solo. A sportage não tem diferencial centra, ou seja, ela não compensa a diferença de rotação entre os eixos. Por isso so pode ser usada a tração 4x4 em pisos de baixa aderencia, onde o pneu possa escorregar e assim o sistema não quebrara.
MarcSport
18/02/2007, 23:35
Fqueiroz.
O comportamento é normal para qualquer 4x4 sem diferencial central. Além disso, o efeito é acentuado quando há diferença no desgaste entre os pneus traseiros e dianteiros.
Fernando Costa
19/02/2007, 19:33
Tá acontecendo uma coisa engraçada na roda dianteira direita da minha Sportage:
Quando rodo com as rodas livres AVM acionadas, mas sem engatar a tração, aparecem "estalos" em baixa velocidade na roda dianteira direita, mas não faz barulho algum quando o 4x4 está em funcionamento, por isso não acho que seja a junta homocinética.
A minha dúvida é: a roda AVM pode estar escapando? Ela é composta por 03 engrenagens: A 1a. é interna, unida ao fresado da ponta da homocinética, a 2a. engrenagem (externa) é ligada à roda e 3a. engranagem é a do meio, que casa perfeitamente entre as duas primeiras, fazendo a ligação.
O acionador de plástico dá 1/4 de volta entre as posições 4x2 e 4x4, o que deveria ser suficiente manter a 3a. engrenagem entre as outras duas. Será que há outro tipo de regulagem interna??
Abraço.
Gleison BH
19/02/2007, 19:45
Oi pessoal;
Eu sou de BH estou no RJ passeando e aprovetei para ver uma SPTG a gasolina. Já vir o carro e praticamente já fechei negócio com o dono (R$20.000,00 - ano 97). Na quarta feira pretendo acerrtar o lance dos documentos e do dinheiro.
Então gostaria de saber se tem alguém do RJ que possa me indicar um despachante para me ajudar a verificar quais os procedimentos que devo adotar para verificar a situação do documento do carro (já verifiquei no site do Detran, Ciretran, DNIT e PRF e não consta nada, mas queria saber se eu tenho que tomar alguma providência diversa).
Outra coisa, será que alguém conhece algum mecânico para dar uma avaliada no motor pra mim. A lata parece muito boa, a suspensão tá legal (foi revisada), mas gostaria de uma opnião sobre a parte mecânica.
Desculpe a "cara-de-pau", mas sou de BH/MG e não sei quem pode me indicar um despachante e um mecânico aqui.
ValeW!!!!! :concordo:
Obrigado mesmo.
Amostardeiro
20/02/2007, 23:30
Quando rodo com as rodas livres AVM acionadas, mas sem engatar a tração, aparecem "estalos" em baixa velocidade na roda dianteira direita, mas não faz barulho algum quando o 4x4 está em funcionamento, por isso não acho que seja a junta homocinética.
A minha dúvida é: a roda AVM pode estar escapando? Ela é composta por 03 engrenagens: A 1a. é interna, unida ao fresado da ponta da homocinética, a 2a. engrenagem (externa) é ligada à roda e 3a. engranagem é a do meio, que casa perfeitamente entre as duas primeiras, fazendo a ligação.
O acionador de plástico dá 1/4 de volta entre as posições 4x2 e 4x4, o que deveria ser suficiente manter a 3a. engrenagem entre as outras duas. Será que há outro tipo de regulagem interna??
Abraço.
Fernando
Não sei se estou correto, mas pode ser um anel de segurança que "segura" o semi eixo dianteiro, na 97 ele saiu fotra do lugar e prvocava um barulho estarnho na dianteira, é fácil de resolver, troca o anel de segurança, mas verifica antes se o encaixe do mesmo não eta meio gasto, se estiver é só "avivar" os angulos etudo volta ao normal.
Abraço
FQUEIROZ
21/02/2007, 20:42
Obrigado pelo esclarecimento
Abraço
Queiroz
Fernando Costa
22/02/2007, 11:09
Fernando
Não sei se estou correto, mas pode ser um anel de segurança que "segura" o semi eixo dianteiro, na 97 ele saiu fotra do lugar e prvocava um barulho estarnho na dianteira, é fácil de resolver, troca o anel de segurança, mas verifica antes se o encaixe do mesmo não eta meio gasto, se estiver é só "avivar" os angulos etudo volta ao normal.
Abraço
Amostardeiro,
Esse fim de semana vou desmontar a RL, pode ser mesmo a trava da ponta de eixo que soltou ou então é a tal da mola que deve estar mal colocada, pois o acionador plástico tá muito folgado.
Valeu pela dica.
Amostardeiro
22/02/2007, 12:02
Amostardeiro,
Esse fim de semana vou desmontar a RL, pode ser mesmo a trava da ponta de eixo que soltou ou então é a tal da mola que deve estar mal colocada, pois o acionador plástico tá muito folgado.
Valeu pela dica.
Fernando/ Queiroz
Esqueci de um detalhe, na ponta do semi eixo existe um rolamento de roletes em geral este rolamento apresenta desgaste e contribui para os ruídos estranhos na roda livre/ ponta de eixo.
Desculpem, mas eu esquici de citar o dito cujo na resposta anterior.
Abraço
Quando rodo com as rodas livres AVM acionadas, mas sem engatar a tração ...
Pessoal,
É possível andar com o câmbio na posição 4X2 e as rodas livres (AVM Manual) na posição 4x4 ???
Amostardeiro
22/02/2007, 23:17
Pessoal,
É possível andar com o câmbio na posição 4X2 e as rodas livres (AVM Manual) na posição 4x4 ???
Rafael
É possível sim, mas não aconselhável e desnecessário em ruas ou estradas pavimentadas, se deve acioná- las quando se passa por locais onde seja provável ou certo que vai ser necessário acionar a tração.
Abraço
Em estradas de terra com muitos buracos, a marcha costuma desengatar sozinha do 4x4 e "pular" pro 4x2 ... Alguém já teve esse problema e sabe como travar melhor a alavanca?
Amostardeiro
26/02/2007, 09:27
Em estradas de terra com muitos buracos, a marcha costuma desengatar sozinha do 4x4 e "pular" pro 4x2 ... Alguém já teve esse problema e sabe como travar melhor a alavanca?
Batiati
Eu não tenho este problema e nunca aconteceu nas minhas viaturas, tem alguma coisa errada, não sei como travar a alavanca, é provavel que seja algum pino ou mola desgastada.
Abraço
Maverickturbo
26/02/2007, 13:21
Batiati,
Na minha sportage isso tambem nunca aconteceu. Uma coisa que ja aconteceu, era quando eu empurava a alanvaca da tração pra 4x4, ela imediatamente voltava pra 4x2. Isso ocorria porque a alavanca raspava no console, por causa do body-lift.
comenale
26/02/2007, 17:50
Também nunca tive esse problema.
Deve haver algum pino ou anel no cambio que faz essa função e provavelmente está com algum problema.
comenale
26/02/2007, 17:52
Pessoal,
Alguém sabe me dizer qual é a especificação do(s) rolamento(s) da roda dianteira da sport?
Numeração, dimensão, código, similar.... qualquer coisa.
Onde posso encontra-los?
Amostardeiro
26/02/2007, 21:52
Pessoal,
Alguém sabe me dizer qual é a especificação do(s) rolamento(s) da roda dianteira da sport?
Onde posso encontra-los?
Comenale
São dois rolamentos e um retentor, sendo um deles do eixo traseiro da Toyota Bandeirantes e o outro do Omega, são fádeis de achar só meio caros, o retentor é de linha normal da Sabó ou outro fabricante.
Abraço
comenale
27/02/2007, 10:19
Comenale
São dois rolamentos e um retentor, sendo um deles do eixo traseiro da Toyota Bandeirantes e o outro do Omega, são fádeis de achar só meio caros, o retentor é de linha normal da Sabó ou outro fabricante.
Abraço
Antonio,
Valeu pelas dicas.
Quero ver se consigo troca-los nesse final de semana.
Elias RS
27/02/2007, 10:56
E aí batiati!
O que vc descreveu está com cara de ser desgaste na ctm do seu Sportage... Ou pode ser que, caso vc tenha bodylift, a alavanca não esteja cumprindo todo o seu curso qdo acionada ocasionando um mau acoplamento da tração, como o nosso colega falou... Inicie observando se a alavanca não raspa em nada. Caso negativo é melhor vc ir a um BOM mecânico para dar uma revisada na transmissão do seu carro!
Espero ter ajudado!
Valewww!!!
Elias
Fernando Costa
27/02/2007, 17:32
Pessoal,
Onde posso encontra-los?
Comenale;
São 02 rolamentos em cada roda, um maior e outro menor, as referências são:
KBC(RCHL-JL69349GHL4/10G) e Kolyo(CAPLM102949/10)
Um do eixo traseiro do ômega e outro da ponta de eixo da Toyota Bandeirante + retentor Sabó
Basta ir a qualquer loja especializada em rolamentos que eles tem, mas prefira ambos os rolamentos da marca Kolyo, que é japonês, ou marca SKF, sendo que o primeiro sai mais em conta. Um amigo que tem caminhões me disse que os rolamentos coreaneos KBC não aguentam o tranco. Na marca Kolyo, o conjunto de cada roda custa uns R$ 150,00.
Quanto ao retentor, o original na Kia custa uns R$ 30,00, mas onde vende o rolamento vende um retentor nacional idêntico (acho que sabó), só que sem o ressalto do original, por uns R$ 7,00, usei na minha Sportage e não me arrependi. Basta levar o retentor velho de amostra.
Abraço.
Elias, valeu pela dica ... mas
O que vc descreveu está com cara de ser desgaste na ctm do seu Sportage... Elias
O que é CTM ?
Ou pode ser que, caso vc tenha bodylift, a alavanca não esteja cumprindo todo o seu curso qdo acionada ocasionando um mau acoplamento da tração, como o nosso colega falou... Inicie observando se a alavanca não raspa em nada. Caso negativo é melhor vc ir a um BOM mecânico para dar uma revisada na transmissão do seu carro!
Elias
Não tenho bodylift nem outra alteração na suspensão. Mas estava usando amortecedores ainda originais com 119.000 Km !!! (O dono anterior não fazia nada no carro) ... dessa forma os solavancos da estrada eram bem mais sentidos que o normal ... estou trocando os amortecedores e outras partes da suspensão também, e vou fazer mais testes pra ver se não desengata o 4x4 ...
Mas ainda assim vou consultar meu mecânico sobre este problema.
Obrigado.
Alguém sabe onde consigo os tuchos para a sportage automatica 2.0 16v 97/97? Agradeço desde já!
Carlos4x4
02/03/2007, 12:02
Onde encontro coroa e pinhão do diferencial traseiro da sportage turbodiesel 2001? Na Castro e Powerparts não tem. Essa relação é 43 x 9 ?
Grato.
MarcSport
02/03/2007, 12:23
A minha é a Grand e é 40x9, o seu diferencial está roncando ou quebrou? Acabo de trocar o meu que estava roncando mas ainda aguenta bastante, se tiver interesse...
Consigo novo por R$ 1.000,00 com um amigo que trabalha na Kia, na concessionária está R$ 1.500,00
Maverickturbo
02/03/2007, 14:16
Marcelo,
Vc ja checou com seu amigo qual a relação da sportage curta e se ele tem alguma mais reduzida que a original?
MarcSport
02/03/2007, 15:07
Eduardo.
Eles passaram a relação do meu dif pelo nº do chassi do carro, quando foi desmontado vi que batia com o que eles tinham passado.
Se não me engano as diesel são menos reduzidas mas não tenho certeza, o problema de trocar por outra relação é que tem q fazer o mesmo no dif dianteiro.
Eu estou sem o meu manual (o carro está no Atila) e não tenho a relação das a gasolina, se vc tiver o manual dá para confirmar.
Onde vc comprou seu cabeçote? Quantas latinhas? É novo, certo?
[]s
Pessoal
Estava voltando pra casa ontem, bem tranquilo, quando a viatura começou a se portar estranhamente. Ficou sem lenta um pouco fraca e fazendo uns barulhos no motor. Parei logo adiante, quando deu, levantei o capo e vi um buraco na mangueira do radiador para a valvula termostática. ferveu sem avisar nada. Nem luz e nem temperatura mudaram.( oque já sabiamos por aqui no forum) Curiosamente quando parei notei outra sport curta a disel. De um conhecido meu. Pedi ajuda e ele me relatou que ocorreu a mesma coisa na dele, SÒ PRA VARIAR!!!! O motor ficou bem pessado quase matando a bateria. Mesmo depois de esfriar , hoje ainda ficou pessado e ela esta bem manca, parecendo as a disel, só q é a gasolina.(fui só ate um mecanico perto) Pedi socorro para o colega aqui de forum o Edergil que para minha surpressa TAMBEM teve de fazer o motor INTEIRO mais embreagem da dele, Trocou ate virabrequim. Ele me indicou uma loja de peças na cidade dele, fui lá hoje com outro carro e eles ficaram de guinchar a viatura hoje no final da tarde . Acho que amanha (sabado) vou saber o tamanho do estrago. Se vai ser muita encrenca$$$$$$ media $$$$$ ou pouca$$$.
Pessoal a menos que eu esteja enganado a minha e a do Eder, eram as unicas que eu já vi ao menos por foto, a não dar problemas de motor ou super aquecimento.
Em todo canto que eu olho tem uma sport com motor aberto, para abrir ou pensando seriamente nisso.
É estou com a fé abalada nas nossas viaturas. Sei que super aquecimento pode ocorrer em qualquer veiculo, mas em praticamente todos do mesmo modelo, é ffffffffffffff. Já tive varios carros que ferveram, mas é colocar agua e DEU pra bola, ir embora controlando a temperatura.
Já as nossas ferveu vai pro saco?????
Bom desculpem ai o desabafo , mas creio q esteja no lugar certo pra isto.
Abraço e assim q der posto a continuação da nossa novela.
kiabiker
02/03/2007, 19:30
Isso realmente é de assustar !! Como posso viajar tranquilo com este carro ??
Vai fazer um ano que tenho a SPTG e ainda não saí de Curitiba - não sinto firmeza pra ir mais longe. Será que não existe um marcador de temperatura que se possa adaptar pra , pelo menos evitar o pior ?? Alguém conhece ??
Olá kiabikerCara na minha instalei um manometro de pressão de turbo e um de temperatura mecanico da cronomac, alguns dizem que não e uma boa marca, mas os meus foram até aferidos pois tenho um outro carro de competição onde os usava, e funcionam perfeitamente ...
MarcSport
02/03/2007, 21:40
Também tenho manômetro do turbo e temperatura de água e funcionam ok.
Eder: Em quanto fica sua temperatura?
Fernando Costa
02/03/2007, 21:45
Ruben-7
Agora vc. me deixou preocupado!
O marcador de temperatura da minha TD sempre fica abaixo da metade da escala, mas bem perto do meio. O seu marcador não acusou nenhum aumento? Todo carro que já tive sempre indicava o superaquecimento pela elevação do ponteiro do marcador. Por que só o da Sportage não marca??? Alguém sabe?
Devo fazer urgente: Trocar válvula termostática + adaptar marcador confiável de temperatura da água e pressão do óleo; Se retificar um motor gasolina é caro, um a diesel é uma facada nas costelas.
Abraço.
Amostardeiro
02/03/2007, 22:20
Pessoal
O marcador de temperatura da Sportage é um a grande MERDA, não serve pra nada, é melhor ficar de olho nos "sintomas" do carro do que nele, estou falando por experiência própria, na 97 ferveu 2x só que sem estragos maiores, porém na TDi foi FOD..., o preju foi de +- R$ 1.600 para acertar o motor.
É muito importante nas Sportage manter a válvula termostática em funcionamento e, o fluido de arrefecimento ( 40% de solução concentrada + 60% de água ) com a mistura certa, além disso não esqueçam de limpar o radiador periodicamente.
Abraço
Amostardeiro
02/03/2007, 22:24
Pessoal
Esqueci verifiquem sempre o nível do fluído refrigerante, diria que diariamente, já que a perda do mesmo, em geral, significa problemas na refrigeração do motor.
Abraço
Maverickturbo
02/03/2007, 23:28
Meu caso tambem foi estranho. Meu marcador sempre fica na marcação abaixo de meio, sempre estavel la. Quando eu viajei pra Monte Verde meu radiador estava uns 70% entupido eu acho e ai meu carro esquentou e trincou o cabeçote. O ponteiro de temperatura não se mexeu. Eu comprei meu cabeçote usado, mas com garantia; R$1500 nele. Agora quando eu voltei do off-trac com barro, eu fui andar pra testar a sportage e curiosamente meu marcador de temperatura que eu julgava não funcionar foi ate a escala maxima chegando no vermelho. Talvez o ponto onde é feita a medida a temperatura não seja bom. Um medidor da cronomac cumpre bem o serviço de monitorar a temperatura das viaturas.
Fernando Costa
03/03/2007, 18:02
Já ví alguns carros tunados com aqueles marcadores na coluna à esquerda do motorista, só que em muitos casos é só enfeite.
Onde é que se liga o sensor do marcador de temperetura tipo Cronomac? Será que é ligado no lugar do sensor original, desabilitando o marcador do painel?
kiabiker
03/03/2007, 18:11
Estou pensando seriamente em colocar novos instrumentos no painel. O que vocês sugerem ?? (Temperatura da água, óleo, mais algum??) Qual a diferença entre o marcador elétrico e o mecânico??
Maverickturbo
03/03/2007, 23:00
Fernando,
Não sei, creio que va no lugar do original, mas talvez esse lugar seja problematico.
Kiabiker,
O eletrico usa um sensor normal e a escala de medição dele é normal, o mecanico usa um sensor de mercurio e não pode dobrar muito do sensor ate o medidor. Acho que temperatura da agua seria um basico, ai se vc quisese algo mais poderia adaptar um de pressão do oleo ou amperimetro e voltimetro.
Erson Lopes
04/03/2007, 07:44
Sobre temperatura, já tive algumas experiências bem desagradáveis, e aprendi algumas lições.
A JPX que eu tive, quando começou a apresentar superaquecimento de motor, só informava alguma coisa pelo marcador de temperatura se o radiador estivesse completo.
Assim, caso esteja com o nível de água um pouco baixo, surge vapor de água na região onde esta o sensor, e o marcador não consegue medir a temperatura.
Eu queimei a junta de cabeçote da JPX umas quatro vezes. Em todas elas houve perda de água do radiador e o marcador não avisou nada.
Agora no final do ano, quando tive problema com o cabeçote da Sportage, depois de consertar o cabeçote e o mecânico não ter dado o aperto correta, notei que primeiro a temperatura subia, e se eu demorava a parar para colocar água, o marcador tendia a abaixar....creio que começava a formar vapor e ele perdia a referência de temperatura.
Posso estar falando besteira, mas foi essa a minha experiência em motores diesel.
Então tomei uma atitude. Mandei instalar um medidor de temperatura mecânico, mas com o sensor medindo o calor do bloco do motor. O sensor foi colocado proximo da vàlvula termostática. Isso me informa a temperatura do motor, e não da água do motor.
Como mantive o marcador original, fico comparando os dois marcadores, e percebi que em uma subida forte e longa, a temperatura da água sobre, mas o motor altera pouco. (isso se tudo estiver ok). Mas quando descuido do nível de água, o marcador original marca uma barra acima do meio, mas o medidor do bloco vai lá pra cima.
Outra coisa...sempre houve perda de água no meu carro....indiferente de se eu andar 5 km ou 100km, sempre faltava de meio litro a um litro de água. Observando a camara de expansão, ví que na tampa dele, tem um sifão, que faz com que a água que vem do radiador seja descarregada no fundo do reservatório, e quando o radiador pede água ele suga do reservatório. No meu carro, o dono anterior tinha furado este sifão. Então a água que saia do radiador ia direto para o ladrão. Troquei a tampa, e faz mais de um mês que não coloco água no carro.
Abraços
Fernando,
Não sei, creio que va no lugar do original, mas talvez esse lugar seja problematico.
Kiabiker,
O eletrico usa um sensor normal e a escala de medição dele é normal, o mecanico usa um sensor de mercurio e não pode dobrar muito do sensor ate o medidor. Acho que temperatura da agua seria um basico, ai se vc quisese algo mais poderia adaptar um de pressão do oleo ou amperimetro e voltimetro.
laserman
04/03/2007, 12:06
Meu SPTG queimou a junta do cabeçote e o termômetro nem se moveu !
A água tinha "sumido", ele não marca a temperatura do motor e sim da água, se houver !
Pode-se adaptar uma cigarra na mangueira com aviso sonoro.
Boa lama,
Fernando Costa
04/03/2007, 19:25
Posso estar falando besteira, mas foi essa a minha experiência em motores diesel.
Então tomei uma atitude. Mandei instalar um medidor de temperatura mecânico, mas com o sensor medindo o calor do bloco do motor. O sensor foi colocado proximo da vàlvula termostática. Isso me informa a temperatura do motor, e não da água do motor.
Como mantive o marcador original, fico comparando os dois marcadores, e percebi que em uma subida forte e longa, a temperatura da água sobre, mas o motor altera pouco. (isso se tudo estiver ok). Mas quando descuido do nível de água, o marcador original marca uma barra acima do meio, mas o medidor do bloco vai lá pra cima.
Abraços
Erson,
Penso que vc. achou sistema ideal de medir a temperatura da Sportage: sensor mecânico no bloco, mantendo o sensor original de água. Dá para prever até o travamento da válvula termostática ou a baixa repentina do nível de água, caso fure alguma mangueira. Se colocar uma sensor de pressão do óleo, aí fica perfeito.
Valeu pela dica.
Abraço.
Fernando Costa
04/03/2007, 19:32
Pessoal,
No site abaixo, estão os manuais de instalação dos marcadores de temperatura e pressão da Cronomac. Alguns sensores são soldados no bloco ou cárter, outros aproveitam o lugar dos sensores originais.
http://www.cronomac.com.br/instal.htm
Abraço.