PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Motor e Transmissão

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14

Giovani
29/09/2009, 20:40
Eu até ia tirar a mensagem, pq a piada não foi compreendida.

Mas já que responderam, deixa aí...

Minha intenção não era essa, desculpem-me.

Tem gente muito sensível nesse fórum. Tá faltando umas geladas pra essa galera...

[]'s

rubensx
29/09/2009, 20:56

Tem gente muito sensível nesse fórum. Tá faltando umas geladas pra essa galera...

[]'s

é giovani acho que o que combina mais é esse:

http://i38.tinypic.com/v67qx3.jpg

Júlio C. A. Santos
29/09/2009, 21:34
Giovani, a piada foi compreendida sim, eu também estava brincando. Alguns aqui no fórum são sensíveis mesmo (uuiii!!!). kkkkkkk!!!

Rubensx, putz! Coitado do cara, hehehe!

Abraço :concordo:

Nava
29/09/2009, 22:30
Trojao, então minha ideia funcionou mesmo...legal.
Nas automaticas mecanicas funciona tb,mas o sistema tem de ser um pouco mais elaborado. As molas prato devem ficar do lado do cubo, mantendo sempre a RL aberta. Nao pode ser aberto umfuro de parafuso ao centro pq tem um eixo bem nesse ponto on fica o rolamento do conjunto. Então tem de colocar uns doi sou tres parafusos de modo a emprurar a engrenagem contra as molas e ligando a RL.

Lucena04
30/09/2009, 00:05
Trojao, então minha ideia funcionou mesmo...legal.
Nas automaticas mecanicas funciona tb,mas o sistema tem de ser um pouco mais elaborado. As molas prato devem ficar do lado do cubo, mantendo sempre a RL aberta. Nao pode ser aberto umfuro de parafuso ao centro pq tem um eixo bem nesse ponto on fica o rolamento do conjunto. Então tem de colocar uns doi sou tres parafusos de modo a emprurar a engrenagem contra as molas e ligando a RL.
Então deu certo o tão sonhado "Pituto" para a Sportage?
:palmas::palmas::palmas:

Robinho da Jaguatirica
30/09/2009, 08:16

[]'s

Giovani,

Eu é que tenho que me desculpar por não ter compreendido a piada:cry:, achei mesmo que tinha tomado aquela colada de saco uuuuiiiiii:oops:, (nem imaginei que fosse piada), a princípio fiquei meio sem entender o NOGAMBI, :pensativo: depois fiquei pensando que seria alguma campanha pra acabar de vez com gambitecks:mrgreen:, mas UAI SÔ, gambiarra e jipe tem tudo a ver....:parede:
Hoje vou tomar um bocado de gelada em sua homenagem:mrgreen:, pra ver se paro de viajar na maionese.:putz:

Boa lama!

Robinho

Ps.: Galera, o nome da gambi é MANOLÉO, em homenagem ao meca Leonardo que colocou a coiseira pra funcionar.:mrgreen:

Glaicon
01/10/2009, 09:24
:dance: Galerinha!!!!!:dance:

Acabei de ver a solução para as RL's a vácuo (acredito que para as automáticas não servirá).
Agora seus problemas se acabaram!!!!!!
Chegou as novíssimas RL's mano-vácuo!!!! Sem vácuo!!!!!:mrgreen:

A coiseira é bem simples e os mais antigos deste forum sempre quebraram a cabeça tentanto fazer esta tal gambiteck. Hoje ví a gambiteck pronta e funcionando, vou fazer na minha e com fotos, daí vcs todos poderão fazer também em sua viaturas e esquecer enrosco por falta de tração, esquecerão também as malditas mangueiras, solenóides e até os impossíveis retentores de vácuo da roda.

De qualquer forma já vou passando a receita que de tào simples parace até que é sacanagem.:mrgreen:

Faça uma rosca na tampa da RL, talvéz um enchimento para deixar a parede mais grossa pode ser interessante, coloque uma arruela cega por dentro antes do hímem, pela rosca passe um parafuso com cabeça borboleta, o parafuso tem que ser somente o suficiente para empurrar o sistema lá dentro. Quando for acionar a RL aperte o parafuso, ele empurra a arruela que empurra a engrenagem travando a roda, pra desacionar é só fazer a coiseira ao contrário, se nem quiser ficar com o parafuso na capa da RL não precisa, é só colocar um pino de borracha na rosca e guardar o parafuso borboleta dentro da viatura.
Simples assim, e dá certinho.:dance:

Boa lama!

Robinho

Robinho, uma pergunta:
Este sistema seria complementar ao original, caso este venha a falhar?

Robinho da Jaguatirica
01/10/2009, 10:24
Robinho, uma pergunta:
Este sistema seria complementar ao original, caso este venha a falhar?

Oi Glaicon,

Pode ser complementar sim, não afeta em nada o original, a única coisa é que terá uma arruela entre a capa e o hímem, mas te garanto que na primeira falha do vácuo vc manda tudo pro alto e só usará a manuléo.

Boa lama!

Robinho

Glaicon
01/10/2009, 11:40
Oi Glaicon,

Pode ser complementar sim, não afeta em nada o original, a única coisa é que terá uma arruela entre a capa e o hímem, mas te garanto que na primeira falha do vácuo vc manda tudo pro alto e só usará a manuléo.

Boa lama!

Robinho

Decretastes a falência da AVM!:mrgreen:

Robinho da Jaguatirica
01/10/2009, 11:48
Decretastes a falência da AVM!:mrgreen:

De forma alguma, a uns 30 dias atrás comprei RL AVM pro meu Willys, havia perdido uma na trilha, as AVM são confiáveis e muito boas, nas do willys paguei 281 latas com frete, as manuléo são só uma Gambi, lembre-se "NO GAMBI", a gambi é só mesmo até o cabra juntar as 500 latas e comprar as AVM, e ficar super tranquilo, e sem GAMBI.

Boa lama!

Robinho

PS.: Glaicon, tira esse ódio do seu coraçãozinho:mrgreen:, vc falando assim acabarei sendo banido:shock:
:parede::oops::putz:

Pescador4x4
01/10/2009, 15:47
Robinho,
Posta as fotos da "Manuléo"...Abs!
Eric

Robinho da Jaguatirica
01/10/2009, 15:57
Robinho,
Posta as fotos da "Manuléo"...Abs!
Eric

Eric,

Semana que vem postarei as fotos do caminho das pedras detalhadamente.

Boa lama!

Robinho

Nava
01/10/2009, 21:12
Pergunta: se o motor mazda que equipa a sportage é o mesmo do tracker e grand vitara, porque só o nosso ferve?

Precisamos ver isso direito gente...talvez consigamos um pulo do gato ai, alguma diferença em radiador, ventoinha, etc que possamos usar nas nossas e manter equivalentes na confiabilidade, o que acham?

Gleison BH
02/10/2009, 15:32
Pergunta: se o motor mazda que equipa a sportage é o mesmo do tracker e grand vitara, porque só o nosso ferve?

Precisamos ver isso direito gente...talvez consigamos um pulo do gato ai, alguma diferença em radiador, ventoinha, etc que possamos usar nas nossas e manter equivalentes na confiabilidade, o que acham?

Talvez por dois motivos: o ponteiro de temperatura da Tracker seja eficiente; a sua ventoinha é elétrica (ou pelo menos não é com gel).

Nenhuma das minhas duas SPTG feveram. Não entendo quase nada de mecânica. Mas tenho a seguinte impressão:

1) a ventoinha com gel em certa época para de funcionar. Se ela parar, o carro ferve, porque o ponteiro só acusa depois da fritada...

2) Num carro com mais de 10 anos a válvula ou mangueiras pode apresentar problemas, além de entupimentos por corrosão, isso faz o carro ferver... e o ponteiro só acusa depois da fritada...

- E o ponto mais importante: com a mínima “fervida”, o danado do cabeçote de alumínio nunca mais será o mesmo... Então, por qualquer coisa o carro esquenta.

Resumindo: a) se tiver um problema o ponteiro vai ter danar; b) tomara que o relógio auxiliar com alarme te salve; c) MAS SE FERVER MESMO, se não quiser correr o risco de ver a temperatura subindo a toa, tem que trocar o cabeçote.

Nava
02/10/2009, 16:16
discordo...

tem de ver o radiador da tracker...bomba dagua...etc.

Nao é so ponteiro ruim nao. A minha em cerca de um km ja atingiu a temperatura de trabalho, ou seja, gera muito calor.

A tracker tb tem ventoinha gel mas com desenho bem diferente e fica bem presa, nao molenga como da kia.

Júlio C. A. Santos
02/10/2009, 16:19
Pessoal,

O Maat (ex-mecânico da Kia) já disse que a ventoinha da Tracker é mais eficiente, lembram? As mensagens que traduzi.

Nava
02/10/2009, 16:25
e seria ela PNP no eixo da nossa, melhorando a eficiencia do nosso sistema tb?

Júlio C. A. Santos
02/10/2009, 16:34
O Maat não comentou se é possível instalar a ventoinha da Tracker na Sportage, também já pensei nisso. Mas se eu não me engano a ventoinha da Tracker fica mais para dentro, mais próxima do motor, na minha Sportage, por exemplo, essa hélice rasparia no gargalo da válvula termostática. O encaixe "teoricamente" é o mesmo, mas a distância da hélice não sei não...

Vou ligar pra oficina do Maat pra confirmar isso.

Nava
02/10/2009, 17:09
se for só questão de alongar o eixo, isso é facil po...tem que ver o que realmente tem de diferente, só ventoinha?

Glaicon
03/10/2009, 09:34
se for só questão de alongar o eixo, isso é facil po...tem que ver o que realmente tem de diferente, só ventoinha?

Hummm...as últimas sete mensagens sobre fervura de motor, cabeçote, ventoinha que não funciona.. no tópico "motor e transmissão"..hummm..
É duro ser só usuário júnior e não poder chamar a atenção para irem para tópico "sportage fervendo"...hummm:mrgreen:
Brincadeirinha!
Abraços.

Nava
03/10/2009, 22:18
nao deixa de ser motor...mas voltamos la pro outro entao.

Betors4
12/10/2009, 15:11
Olá pessoal,
Alguém já teve problema com a tampa do cárter ?
A minha está com um trincado junto do parafuso de dreno do óleo, onde está pingando óleo. O meca disse que dá para soldar. Alguém já passou por isso ?

EDuarte
12/10/2009, 17:40
Olá pessoal,
Alguém já teve problema com a tampa do cárter ?
A minha está com um trincado junto do parafuso de dreno do óleo, onde está pingando óleo. O meca disse que dá para soldar. Alguém já passou por isso ?
Ja tive esse problema mas em outro carro, é só soldar e boa.
[]s
(DU)

Nava
12/10/2009, 17:55
Mete solda. Dá um acabamento lixado e boa.

Júlio C. A. Santos
12/10/2009, 23:15
O quê???
A minha sempre vazou óleo neste local...:pensativo:
Até hoje foram usadas 4 arruelas diferentes no parafuso do cárter e o vazamento (mínimo) continua...:putz:
Então pode ser cárter trincado próximo ao parafuso???:shock:
Putz! Vou ver isso...

Nava
13/10/2009, 14:52
Passei um teco de silicone na rosca e boa...nao vaza nada...ali.

Betors4
13/10/2009, 18:20
Valeu as dicas pessoal. Mandei soldar e pelo jeito não adiantou, continua pingando óleo. Voltei no meca e ele disse que agora só trocando toda a peça. Na Kia de Passo Fundo fui ver ta $$ 300,00. Será que tem como conseguir alguma paralela ?

Júlio C. A. Santos
13/10/2009, 19:07
Beto,

Esqueci de falar: Sempre pedi pra trocar a arruela de vedação do parafuso nas trocas de óleo (é o procedimento correto). Então porque sempre vazou um pouco de óleo?:pensativo: Decidi eu mesmo ir pra debaixo da Sportage:evil: com uma chave e tive uma surpresa, o parafuso se afrouxa sozinho, e mesmo depois do reaperto ainda voltou a ficar úmido de óleo com o tempo, não chega a pingar. Está claro que é a rosca do parafuso está desgastada demais, aí não tem arruela que segure a pressão do motor. Alguns parafusos vêm com a rosca emborrachada em vermelho, como se fosse um veda rosca (na verdade é um trava rosca), acho que esse é ideal. Vou trocar o parafuso na próxima troca de óleo.

Nava
14/10/2009, 15:08
Esse parafuso com rosca em vermelho Julio é chamado de microencapsulado e é cola, na verdade. Qdo vc dá o torque nele as capsulas estouram e liberam a cola na rosca. Dependendo podem ser baixo ou de alto torque.

Edintruder
15/10/2009, 23:04
Experimenta colar com durepóxi.
Envolve todo o parafuso. Ele sai batendo com um martelo e uma chave fina.
Experimenta pra ver se segura.

Lucena04
15/10/2009, 23:39
Em outros carros eu já ouvi falar que tem gente que fecha a saida de óleo com solda e troca o óleo por cima (pelo cano da vareta), mas eu acho que isso só em último caso mesmo.

Marcos Vaz
21/10/2009, 12:52
Bom dia Roberto, este é o tópico certo para sua pergunta.

Minha Sportage também é 97 e meu motor era o mesmo do seu. Realmente não justifica esta perda de torque com um motor deste.
Minha viatura também tinha este problema, na reta andava muito bem, mas quando o assunto era subida ela deixava a desejar, não dei muita importância para isso, afinal tinha outros problemas no carro para resolver, até que um dia ela resolveu parar de vez. Importante falar que ela fumaçava muito. Resolvi trocar o motor e comprei um motor de Santana e coloquei nela, quando tirei o motor original dela, resolvi abrir o motor e ver o que tinha acontecido. Bem constatei que o problema era bem simples, estava com uns dois anéis de segmento quebrado e o óleo lubrificante estava passando para cima do cilindro e assim afogando o carro.
Na verdade você precisa verificar algumas coisa no carro como velas, cabos, sensor de fluxo de ar, sensor do corpo de borboletas e também a compressão do motor.
Aconselho a levar na autorizada e peça para colocarem o aparelho no carro e ver se ele acusa alguma coisa. Aqui em Belém a autorizada não cobra nada para colocar o aparelho, não sei ai na sua região.

Abraços
Marcos Vaz

ALEXANDRE MIETTI
21/10/2009, 23:18
SRS, MINHA VIATURA TÁ ACONTECENDO O SEGUINTE, DOU A PARTIDA E ELA PEGA NORMALMENTE, ANDO UM POUCO E QUANDO PARO, ELA CUSTA A PEGAR.
QUANDO FIZ A LIMPEZA DOS BICOS O MECANICO DISSE QUE TAVA COM PROBLEMA NA BOMBA, MAS NÃO TESTOU, POR QUE QUANDO FUI BUSCAR O CARRO ELA PEGOU NA PRIMEIRA E APÓS TOMAR A ESFOLADA DO MECANICO, DEIXEI PARA VER ISSO DEPOIS, PQ SAIU MUITO CARO A BRINCADEIRA.
AGORA O PROBLEMA TÁ OCORRENDO COM MAIS FREQUENCIA E TO QUERENDO ARRUMAR, SERÁ QUE PODE SER A BOMBA MESMO ???

VALEU:concordo:

Lucena04
22/10/2009, 00:45
SRS, MINHA VIATURA TÁ ACONTECENDO O SEGUINTE, DOU A PARTIDA E ELA PEGA NORMALMENTE, ANDO UM POUCO E QUANDO PARO, ELA CUSTA A PEGAR.
QUANDO FIZ A LIMPEZA DOS BICOS O MECANICO DISSE QUE TAVA COM PROBLEMA NA BOMBA, MAS NÃO TESTOU, POR QUE QUANDO FUI BUSCAR O CARRO ELA PEGOU NA PRIMEIRA E APÓS TOMAR A ESFOLADA DO MECANICO, DEIXEI PARA VER ISSO DEPOIS, PQ SAIU MUITO CARO A BRINCADEIRA.
AGORA O PROBLEMA TÁ OCORRENDO COM MAIS FREQUENCIA E TO QUERENDO ARRUMAR, SERÁ QUE PODE SER A BOMBA MESMO ???

VALEU:concordo:
Pede para ele (ou outro mecânico) testar a bomba antes de trocar. Vc usa o carro no álcool?
falou :concordo:

EDuarte
22/10/2009, 10:18
Alex
Se for a bomba o carro fica fraco pois ela trabalha sem pressão, mas pede pro meca testar com o manometro, tem que dar 3 bar em funcionamento e em torno de 5 bar quando estanca.
Ta parecendo que ela ta afogada, a minha ficou assim a um tempo atras, mas ficava dificil pra pegar em qualquer cituação, tanto fria quanto quente.
[]s (DU)

ALEXANDRE MIETTI
22/10/2009, 22:59
Lucena, só to na gasolina.
Edu, é aquilo que te disse naquele dia que tirei da oficina, como não tava dando problema...agora tá começando, vou fazer este teste mesmo, porém o carro não fica fraco, apenas não pega novamente, tô achando que não é a bomba, um camarada tem um passat alemão e estava com um sintoma igual, disse ele que era sensor do fluxo de ar, sei lá se pode ser mesmo.
Até mais.

EDuarte
23/10/2009, 09:53
Alex
Pode ser sim, mas ficaria ruim pra pegar em qualquer cituação.
Pode ser o potenciometro da borboleta, faz diferença com ela fria ou quente, quando for dar a partida denovo, experimenta pisar um pouquinho no acelerador.
[]s
(DU)

Yesca
24/10/2009, 14:06
Lucena, só to na gasolina.
Edu, é aquilo que te disse naquele dia que tirei da oficina, como não tava dando problema...agora tá começando, vou fazer este teste mesmo, porém o carro não fica fraco, apenas não pega novamente, tô achando que não é a bomba, um camarada tem um passat alemão e estava com um sintoma igual, disse ele que era sensor do fluxo de ar, sei lá se pode ser mesmo.
Até mais.

Olá Alexandre,

A minha sport estava com um problema semelhante: pegava bem de manhã, mas depois de esquentar não pegava mais. Acabei descobrindo que os dois relês de potência que ficam na caixa de fusíveis perto da bateria estavam com os contatos sujos (um da bomba de gasolina e outro da central). Abrí os dois relês, limpei os contatos com WD40 e um pedaço de papel, e não tive mais problemas para fazê-la pegar.

Abraços,
Yesca.

ALEXANDRE MIETTI
24/10/2009, 22:19
Olá Alexandre,

A minha sport estava com um problema semelhante: pegava bem de manhã, mas depois de esquentar não pegava mais. Acabei descobrindo que os dois relês de potência que ficam na caixa de fusíveis perto da bateria estavam com os contatos sujos (um da bomba de gasolina e outro da central). Abrí os dois relês, limpei os contatos com WD40 e um pedaço de papel, e não tive mais problemas para fazê-la pegar.

Abraços,
Yesca.

Beleza, vou dar uma olhada e depois posto alguma informação.

Valeu. :concordo:

ALEXANDRE MIETTI
27/10/2009, 21:50
Edu, beleza, até agora o problema está resolvido, depois que vc mexeu no conector do MAF, pelo menos até agora não falhou uma partida.
Talvez fosse apenas um mal contato mesmo.

Até mais.

EDuarte
27/10/2009, 22:44
Edu, beleza, até agora o problema está resolvido, depois que vc mexeu no conector do MAF, pelo menos até agora não falhou uma partida.
Talvez fosse apenas um mal contato mesmo.

Até mais.
Possivelmente era só mal contato mesmo, seria interessante tirar e dar uma boa limpada nos contatos.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
06/11/2009, 11:09
Pessoal,

Durante alguns meses a água do radiador tem baixado um pouco. Fui descobrindo alguns problemas e eliminando-os, mas a água ainda baixa um pouco. Resolvi verificar os selos de água e tive uma surpresa...:putz: O mecânico disse que é necessário tirar a bomba injetora pra trocar esse selo, o serviço fica em R$ 500,00. O mecânico também disse que posso tampar o vazamento com massa (semelhante ao Durepoxi), é isso que vou fazer hehehe!

Abraço:concordo:

Nava
06/11/2009, 13:23
Julio, se for um local de facil acesso tente limpar o melhor possivle e usar cola tipo araldite. Ela vai infiltrar melhor e é mais flexivel que o durepoxi.
Tem tb aquelas bisnagas de cola tipo silicone, gruda até o capeta...melhro que o durepoxi que vai ficar rígido.

mdassoler
11/11/2009, 10:05
minha sp 2001, gas, começou a baixar óleo, gostaria de alguma dica, o que verificar, percebi de vez em quando barulho de válvulas, nunca aqueceu, apenas baixou óleo. abraço

Nava
11/11/2009, 11:46
Sr,

Q cidade vc está?

mdassoler
11/11/2009, 13:52
Caro Nava, estou em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, 500 km de Ctba.

Nava
11/11/2009, 18:41
Vai ter de levar em algum eca bom para avaliar. Se fosse aqui te indicaria alguns...

Marcos Vaz
11/11/2009, 19:05
minha sp 2001, gas, começou a baixar óleo, gostaria de alguma dica, o que verificar, percebi de vez em quando barulho de válvulas, nunca aqueceu, apenas baixou óleo. abraço

Caro amigo, verifique se sua viatura está fumaçando, aquela fumaça branca, isso significa queima de oleo lubrificante. Se estiver ai esta a razão para baixa do seu óleo.

Abraços

gvirtuoso
03/12/2009, 19:44
Boa Noite Pessoal,

Que motor a diesel é mais barulhento todo mundo já sabe....

Mas queria saber se o diagnóstico que vou passar agora é normal das Spto ou se a minha ta com alguma "zica" :shock:

Quando ela esta em ponto morto... o motor faz um "tec, tec, tec, tec, tec, tec...." parece uma tobata....:x .... junto claro com o barulho da propria rotação lenta....

Ai quando aperto a embreagem... esse barulho "secundario" some.. ficando soh o barulho do motor mesmo... :pensativo:

Isso eh algo relevante? ou toda Spto eh assim mesmo?

Att.

MarcSport
03/12/2009, 20:04
Boa Noite Pessoal,

Mas queria saber se o diagnóstico que vou passar agora é normal das Spto ou se a minha ta com alguma "zica" :shock:

Quando ela esta em ponto morto... o motor faz um "tec, tec, tec, tec, tec, tec...." parece uma tobata....:x .... junto claro com o barulho da propria rotação lenta....

Ai quando aperto a embreagem... esse barulho "secundario" some.. ficando soh o barulho do motor mesmo... :pensativo:

Att.

Isso já aconteceu em um corsa que tive, rodei mais de 50000 km assim e vendi sem que apresentasse problemas.
Quando troquei a embreagem da minha SPT, também acontecia isso, reclamei com o mecânico que falou que devia ser algum problema no eixo piloto. Mesmo sendo nova, minha embreagem estava patinando e eu voltei a reclamar, após a troca da mesma (na garantia) isso não aconteceu mais.

Júlio C. A. Santos
04/12/2009, 11:30
Isso já aconteceu em um corsa que tive, rodei mais de 50000 km assim e vendi sem que apresentasse problemas.
Quando troquei a embreagem da minha SPT, também acontecia isso, reclamei com o mecânico que falou que devia ser algum problema no eixo piloto. Mesmo sendo nova, minha embreagem estava patinando e eu voltei a reclamar, após a troca da mesma (na garantia) isso não aconteceu mais.

Isso mesmo, a minha faz esse barulho, é embreagem Guilherme.

Edintruder
04/12/2009, 12:08
O acionamento da embreagem da sptg é hidráulico ou mecânico? Issi é sinal de fadiga do platô, nesse caso a embreagem patina um pouco, ou pode ser rolamento com desgaste, que vibra e bate. Pode ser ainda garfo, mas eu nunca vi nenhum quebrado ainda funcionar...

Se for ajuste mecânico, pode experimentar fazer a regulagem, e for hidráulico não tem jeito mesmo... Só desmontando.

Júlio C. A. Santos
04/12/2009, 12:12
O acionamento é hidráulico Eduardo, o mecânico disse que pode ser rolamento...

Pescador4x4
04/12/2009, 22:27
Senhores,
Qual é a marca original da "junta do cabeçote" da Sportage vendida nas autorizadas? a daqui tem a "mania" de vender peças "genéricas" como originais. Valeu!

Lucena04
06/12/2009, 01:05
Senhores,
Qual é a marca original da "junta do cabeçote" da Sportage vendida nas autorizadas? a daqui tem a "mania" de vender peças "genéricas" como originais. Valeu!
A original eu não sei, mas teve uma que o meu mecânico recomendou que era mais cara que uma que eu tinha comprado que era "made in korea", se vc quiser eu posso perguntar a marca para ele, mas não é original.
:concordo:

Chico Almeida
06/12/2009, 03:09
Bom dia, Pessoal.

Minha Sport 95 diesel aspirada apresentou 2 problemas que não sei se tem correlação ou não, aí vão:
1º - Ontem vinha pela estrada e apareceu um barulho como se estivesse alguma coisa arrastando no pneu, tipo um ronco. Isso aconteceu e sumiu várias vezes, quando cheguei em casa, estava tudo normal (estou desconfiado ser a bendita ventuinha pois, assim que cheguei, abri o caput e rodei a danada com muita facilidade e, segundo os colegas, ela deveria ficar bastante pesada ao rodar, certo???).
2º - Hoje, tentei sair com a família à noite e acabei ficando enguiçado na rua e o sintoma era parecido com um entupimento momentâneo pois eu virava a chave, ela pegava mas logo morria mesmo tentando acelerar e, de tanto tentar andar com ela assim (fui tentando chegar de volta em casa!!!), fiquei sem a bateria e acabei não tendo mais o que fazer. Só consegui empurrar até um posto de gasolina (PQP, como essa bicha pesa, heim!!!!!:putz:) e ela está por lá!!!!

Julio, me diz aí, essa helice de 4 pás melhora muito a refrigeração????

Será que vcs podem ajudar??? Este motor diesel prá mim ainda é misterioso mas vou aprender..... eheheheh :oops:

Grande abraço a todos,:concordo:

Glaicon
06/12/2009, 08:41
Bom dia, Pessoal.

Minha Sport 95 diesel aspirada apresentou 2 problemas que não sei se tem correlação ou não, aí vão:
1º - Ontem vinha pela estrada e apareceu um barulho como se estivesse alguma coisa arrastando no pneu, tipo um ronco. Isso aconteceu e sumiu várias vezes, quando cheguei em casa, estava tudo normal (estou desconfiado ser a bendita ventuinha pois, assim que cheguei, abri o caput e rodei a danada com muita facilidade e, segundo os colegas, ela deveria ficar bastante pesada ao rodar, certo???).
2º - Hoje, tentei sair com a família à noite e acabei ficando enguiçado na rua e o sintoma era parecido com um entupimento momentâneo pois eu virava a chave, ela pegava mas logo morria mesmo tentando acelerar e, de tanto tentar andar com ela assim (fui tentando chegar de volta em casa!!!), fiquei sem a bateria e acabei não tendo mais o que fazer. Só consegui empurrar até um posto de gasolina (PQP, como essa bicha pesa, heim!!!!!:putz:) e ela está por lá!!!!

Julio, me diz aí, essa helice de 4 pás melhora muito a refrigeração????

Será que vcs podem ajudar??? Este motor diesel prá mim ainda é misterioso mas vou aprender..... eheheheh :oops:

Grande abraço a todos,:concordo:

Vi um tópico da L200 sobre este assunto.
Quando o veículo estava com combustível abaixo da metade no tanque, ela falhava vez ou outra, e ainda fazia barulhos estranhos nos bicos injetores.
Descobriu que era sujeira no tanque.
Depois da limpeza disse que ficou bom.
Verifique também o sensor de fluxo do ar (MAF).
E boa sorte!:concordo:

Júlio C. A. Santos
06/12/2009, 13:52
Olá Chico,

A ventoinha com 4 pás puxa tanto ar que até faz a hélice do A/C girar sozinha antes de 2.000rpm. Já andei muito com a Sportage na areia, tração 4x4, nada faz o motor esquentar, pelo contrário, a hélice travada não deixa o ar quente se acumular debaixo do capô. A hélice com 4 pás deve ser usada exclusivamente com o acoplamento viscoso TOTALMENTE TRAVADO. Mas se você faz trilhas pesadas e passa por rios, tome cuidado ao mergulhar a viatura na altura da hélice, isso pode quebrar as pás. A hélice com 4 pás travada é usada como solução definitiva em algumas oficinas, isso foi recomendação do meu mecânico que já fez isso em Sportages turbodiesel também, não se preocupe, funciona mesmo. Verifique também o rolamento da hélice, se ele estiver com muita folga ele pode quebrar o eixo da hélice, aí quebra defletor do radiador, radiador, etc. Não se esqueça de manter a válvula termostática para não deixar o motor gelado.

Nava
06/12/2009, 21:14
Chico, melhora ai o detalhe do enrosco...barulho no pneu nao tem nada com a ventoinha. Ela acoplada parece um ventilador...Ja o pneu, vc sente até certa vibração e sabe que nao vem do motor...explique melhor.
Qto ao outro problema, tem de verificar como está o seu tanque, filtro de diesel, etc. Lembre-se que motor a diesel requer maior cuidado geral e diário, como sangrar agua de filtro, deixar o motor aquecer um pouco antes de sair, etc.

Motor diesel com bomba mecanica nao tem sensor maf...

Chico Almeida
07/12/2009, 00:02
Vi um tópico da L200 sobre este assunto.
Quando o veículo estava com combustível abaixo da metade no tanque, ela falhava vez ou outra, e ainda fazia barulhos estranhos nos bicos injetores.
Descobriu que era sujeira no tanque.
Depois da limpeza disse que ficou bom.
Verifique também o sensor de fluxo do ar (MAF).
E boa sorte!:concordo:

Fala Glaicon, boa noite.

Pois é, meu carro não tem estes trecos não!!!! eheheh
Meu carro é pé-de-boi mesmo, bomba injetora mecânica e o tanque foi limpo há 3 meses, acho que é outra coisa. De qualquer forma, valeu pela resposta.

Um abraço,

Chico Almeida
07/12/2009, 00:12
Olá Chico,

A ventoinha com 4 pás puxa tanto ar que até faz a hélice do A/C girar sozinha antes de 2.000rpm. Já andei muito com a Sportage na areia, tração 4x4, nada faz o motor esquentar, pelo contrário, a hélice travada não deixa o ar quente se acumular debaixo do capô. A hélice com 4 pás deve ser usada exclusivamente com o acoplamento viscoso TOTALMENTE TRAVADO. Mas se você faz trilhas pesadas e passa por rios, tome cuidado ao mergulhar a viatura na altura da hélice, isso pode quebrar as pás. A hélice com 4 pás travada é usada como solução definitiva em algumas oficinas, isso foi recomendação do meu mecânico que já fez isso em Sportages turbodiesel também, não se preocupe, funciona mesmo. Verifique também o rolamento da hélice, se ele estiver com muita folga ele pode quebrar o eixo da hélice, aí quebra defletor do radiador, radiador, etc. Não se esqueça de manter a válvula termostática para não deixar o motor gelado.

Fala Julio, boa noite.

Valeu pela resposta mas, de que carro é essa hélice de 4 pás, isso está me interessando muito, andei verificando o acoplamento como havia dito e, com o motor quente a hélice roda com bastante facilidade, acho que o viscoso foi pro saco!!!! E não estou muito a fim de gastar com outro miolo de hélice pelos preços cobrados em revendas. Se desse pra trocar o tal líquido....!!!! Com essa modificação o barulho como fica???

Um abraço,

Chico Almeida
07/12/2009, 00:38
Chico, melhora ai o detalhe do enrosco...barulho no pneu nao tem nada com a ventoinha. Ela acoplada parece um ventilador...Ja o pneu, vc sente até certa vibração e sabe que nao vem do motor...explique melhor.
Qto ao outro problema, tem de verificar como está o seu tanque, filtro de diesel, etc. Lembre-se que motor a diesel requer maior cuidado geral e diário, como sangrar agua de filtro, deixar o motor aquecer um pouco antes de sair, etc.

Fala Nava, boa noite.
Pois é, meu amigo, tambem acho que os dois problemas não se relacionam mas....!!!
Como havia dito, estava rodando normal na estrada (asfalto!!!) e começou um "roooo"(imagina encostar um papelão na quina do pneu, o barulho é bem esse!!!) parecendo vir da roda dianteira esquerda, parei, olhei e nada, aí continuei e o bicho parou, depois de um tempo aconteceu de novo, isso umas 4 vezes aí do nada, não fez mais!!!! O segundo problema foi mais brabo. Liguei o carro e saí, após uns 5 minutos, o carro morre como se faltasse combustível, não adianta acelerar, dei a partida novamente e ele aceitou mas, 100 metros depois, aconteceu novamente e estava ficando mais difícil ele pegar (nisso eu já estava tentando voltar pra casa mas a bateria não aguentou o tranco e arriou totalmente, aí fiquei na rua e, confesso, por pouco não largo aquele "trambolho" na rua pra pegar pela manhã. Minha mulher voltou em casa (estava uma "arara"!!!!), pegou o carro dela e consegui improvisar um cambão mas, mesmo assim o carro ficou num posto de gasolina próximo ao prédio que moro (a garagem é subterrânea e não quiz arriscar!!!), isso tudo à noite e com bastante chuva pra piorar!!!! Hoje pela manhã retirei a bateria, trouxe pra casa e, ela está na carga até agora mas, não sei se vai dar certo (aquele olho da bateria continua preto e, acho que tinha que ir ficando verde, penso eu!!!!!). Bom, é isso que aconteceu e não faço a mínima idéia do que pode estar ocorrendo, se vc tiver alguma sugestão, é bem vinda.

Grande abraço,:concordo:

Glaicon
07/12/2009, 06:41

Bom, então é uma coisa há menos para estragar:lol:

Pescador4x4
07/12/2009, 08:27
A original eu não sei, mas teve uma que o meu mecânico recomendou que era mais cara que uma que eu tinha comprado que era "made in korea", se vc quiser eu posso perguntar a marca para ele, mas não é original.
Valeu Lucena, fico no aguardo...Abs.

Lucena04
07/12/2009, 18:31
Valeu Lucena, fico no aguardo...Abs.
Acabei de ligar pra ele, a marca é "Ajusa"

Costa Junior
08/12/2009, 01:23
Boa Noite Pessoal,

Att.

Guilherme, a minha vtr tambem faz isso. Acho que o barulho nÃO é no motor, mas sim na caixa de marcha. Preste bematenção na sua, que vc vai identeificar o barulho na caixa. Acho tambem, que é barulho de engrenagens. talvez seja o braço responsavel pela mudança de marchas raspando nas engrenagens.quando aperta a embreagem, some o barulho. Se fosse no motor, porque o barulho sumiria, com a pisada na emgreagem?
abraços
costa junior

gvirtuoso
08/12/2009, 01:30
Guilherme, a minha vtr tambem faz isso. Acho que o barulho nÃO é no motor, mas sim na caixa de marcha. Preste bematenção na sua, que vc vai identeificar o barulho na caixa. Acho tambem, que é barulho de engrenagens. talvez seja o braço responsavel pela mudança de marchas raspando nas engrenagens.quando aperta a embreagem, some o barulho. Se fosse no motor, porque o barulho sumiria, com a pisada na emgreagem?
abraços
costa junior

OI Costa,

E já fosse atraz p/ acabar com esse barulho????

MarcSport
08/12/2009, 11:41
Como havia dito, estava rodando normal na estrada (asfalto!!!) e começou um "roooo"

Aconteceu algo parecido comigo em uma viagem, achei que fosse nas roda dianteira esquerda pois o som vinha pela janela após rebater na mureta central da estrada.
Parei em uma oficina e pedi para que checassem rolamentos e RLs e estava tudo normal, rodei assim por mais 2000 km e quando cheguei em SP levei o carro ao mecânico, era meu conjunto coroa e pinhão traseiro que estavam gastos, após a troca o barulho sumiu.
Se for isso e tiver que trocar, põe logo um com LSD, se não quiser trocar, acredito que dure muitas dezenas de milhares de km, coloque algum "aditivo" no óleo do diferencial e esqueça...
Na época eu troquei pois não sabia o que poderia acarretar e porque usava o carro para loooongas viagens.

Antes de olhar o diferencial cheque os rolamentos e rodas-livre.

Costa Junior
09/12/2009, 01:00
OI Costa,

E já fosse atraz p/ acabar com esse barulho????

Ainda nao,porque percebi este barulho de uns tempos para cá. Na verdade, a minha so faz o barulho, quando coloco em ponto morte e em movimento. Nunca ouvi o barulho, com o carro parado.
Nestes dias irei visitar meu mecanico e vou por a questao pra ele e ouvir sua explicação. Posto aki.

Geisler®
10/12/2009, 02:12
abraços
costa junior

A minha tambem faz um barulho diferente quando esta em ponto morto e ao pisar no pedal de embreagem ele para.
Meu irmão tinha um uno que fazia o mesmo ruido caracteristico, e era apenas as molas do disco de embreagem com folga ou quebradas, não lembro, nada preocupante:discordo:.
Então na minha acredito que seja só isso, pois andando em qualquer marcha, mesmo deixando correr na lenta, o ruido não aparece, somente parado em ponto morto sem o pé na embreagem.

Abraço, e LAMA \o/:concordo:

cleitonbasso
12/12/2009, 20:32
Pessoal , não sei mais o que fazer com altenador do meu Sportage TDI 2001, já troquei 03 vezes , o último comprei zero, a garantia era de 03 meses, perdi a garantia por uns 06 dias.
Acontece que esses alternadores não estão aguentando 03 meses , e não carregam mais a bateria, carro fica sem partida ou com partida muito pesada.
Gostaria de ouvir a opinião do grupo ou quem já passou por esse problema , que as vezes poder ser um defeito no carro que vem acasionando esses defeitos.
Hoje falei por telefone com chefe de oficina da Kia em Goiania/GO ,,pois moro no Tocantins e Goiania é mais proxima fica a 1050 Km , e ele me disse que pode ser algum curto na parte eletrica e ai queima os diodos do alternador. isso procede???
Não existe outro altenardor que poderia substituir o original da Kia???
Me ajudem ai , tá ficando caro esses alternadores a cada 03 meses.
Um abraço
Valmir
Valmir Sclavissini... Estou com o mesmo problema na minha sportage. O seu problema me parece ter sido no ano 2005, e estava relacionado ao alternador. GOSTARIA DE SABER SE NA ÉPOCA CONSEGUIU RESOLVER E DESCOBRIR QUAL ERA O PROBLEMA. Minha sporta TB 2001 tem ficado frequentemente com a bateria fraca, parece que carrega parcialmente, e frequentemente a bateria enfraquece, e desanda. Em todas as medições o alternador está carregando normalmente e não há fuga de corrente. Um mistério a ser desvendado. Se puder me ajudar, agradeço.

Gnomoloko
14/12/2009, 11:20
Já comprei um novo na Consessionária Kia Tech, quebrou quando estava desmontando o motor, já estava 1/2 podre (eu vi quebrando).
Estou com o mesmo problema que vc , meu resfriador de oleo quebrou a agora não estou encontrando em lugar algum, somente por encomenda na concessionaria e ta saindo R$579,00 mó facada mas ainda assim eles não tem pronta entrega,
Se alguem souber quem tenha me avise ok

Abraço

Lucena04
14/12/2009, 13:11
Estou com o mesmo problema que vc , meu resfriador de oleo quebrou a agora não estou encontrando em lugar algum, somente por encomenda na concessionaria e ta saindo R$579,00 mó facada mas ainda assim eles não tem pronta entrega,
Se alguem souber quem tenha me avise ok

Abraço
A pronta entrega vai ser difícil achar, geralmente eles entregam em dois dias úteis, são pontuais, bom comigo sempre foram.
Como postei no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=974675#post974675 , paquei R$ 266,40 à vista na Kia Tech no Dissipador de calor do filtro de óleo (ou radiador de óleo).
Eu acho que se vc procurar na Totalcar (kia de Atibaia) vc vai achar no mesmo preço ou até mais barato.
Onde foi que vc achou nesse valor (R$579,00)? Esse preço está salgado mesmo. Independente de onde vc comprar chore por um preço melhor, sempre dão um desconto, principalmente quando se paga à vista.

Gnomoloko
14/12/2009, 17:17
A pronta entrega vai ser difícil achar, geralmente eles entregam em dois dias úteis, são pontuais, bom comigo sempre foram.
Como postei no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=974675#post974675 , paquei R$ 266,40 à vista na Kia Tech no Dissipador de calor do filtro de óleo (ou radiador de óleo).
Eu acho que se vc procurar na Totalcar (kia de Atibaia) vc vai achar no mesmo preço ou até mais barato.
Onde foi que vc achou nesse valor (R$579,00)? Esse preço está salgado mesmo. Independente de onde vc comprar chore por um preço melhor, sempre dão um desconto, principalmente quando se paga à vista.
fALA LUCENA, TA OSSO VIU, A VIATURA FUNCIONANDO É DA HORA MAS QUANDO PRECISA DE PEÇA É FODA, ENTÃO NA kIA sOL AQUI EM SANTO ANDRE E NA kivel ESTA ESTE VALOR DE r$ 579,00 AGORA JA LIGUEI NAQUELES QUE VC ME FALOU NA TOTALCAR LA ELES ENCOMENDAM E O VALOR É r$ 470,00 TA FODA .
CONTINUO PROCURANDO

ALEXANDRE MIETTI
15/12/2009, 22:32
fALA LUCENA, TA OSSO VIU, A VIATURA FUNCIONANDO É DA HORA MAS QUANDO PRECISA DE PEÇA É FODA, ENTÃO NA kIA sOL AQUI EM SANTO ANDRE E NA kivel ESTA ESTE VALOR DE r$ 579,00 AGORA JA LIGUEI NAQUELES QUE VC ME FALOU NA TOTALCAR LA ELES ENCOMENDAM E O VALOR É r$ 470,00 TA FODA .
CONTINUO PROCURANDO

O vizinho, beleza, já tentou nestes ?

Auto Peças Castro - fone: (11) 2063-6816.

Power Parts - fone: (11) 5183-7583.

A propósito, sua viatura tem um adesivo branco no capo, se for outro dia vi vc na rua

Até mais.

edujr8
16/12/2009, 04:24
galera como tinha dito em outro tipoco to com problema de fazamento de oleo segundo o mecanico vem ta tampa de valvula ele me cobro 120 pila pra trocar e vi a o preço do retentor da tampa de valvula por 30 reais até um pouco mesmos se for esse o kit fico em duvida se levo ou nao pra trocar no mecanico pois vira e mexe sempre tiro o corpo de borboleta pra limpa e acho que nao deve ser dificil fazer isso tbm afinal ele só vai tirar a tampa coloca o retentor e pronto e como ja tinha visto em outro topico talves até passar silicone de alta temperatura e quero saber o que vcs achão e se alguem com mais experiencia pode ajuda agradeço pois isso pode me polpa 120 pila :-D.

e ja ia me esquecendo tenho uma duvida sobre o filtro de ar to querendo trocar o filtro original por um filtro esportivo de grande porte para nao prejudicar o fluxo de ar mas tenho duvidas se isso vai da certo ou nao se alguem ja trocou ou se ja teve experiencia com isso pesso ajuda tbm.

desde ja agradeço pela ajuda e atenção :concordo:

EDuarte
16/12/2009, 09:06
Edu,
Não sei se a sua viatura é diesel ou gasolina, mas se for gasolina eu troquei a junta da minha na semana passada e paguei 32,00 na powerparts e troquei em casa mesmo, é trabalhoso mas não é dificil basta obedecer a ordem de aperto dos parafusos pra não empenar a tampa.
[]s
(DU)

edujr8
16/12/2009, 13:33
Edu !

Vlw pela dica e a minha é a gasolina mesmo só nao entendi em obdecer a ordem dos parafusos tem como explicar um pouco melhor :-) ? e tipo se eu consegui trocar em casa mesmo me sobra grana pra trocar os filtro Oleo, gasolina e Ar isso tbm faço em casa e aproposito qual é o telefone da power part ???

Obrigado pela atenção abraços :concordo:

EDuarte
16/12/2009, 14:09
Edu !

Vlw pela dica e a minha é a gasolina mesmo só nao entendi em obdecer a ordem dos parafusos tem como explicar um pouco melhor :-) ? e tipo se eu consegui trocar em casa mesmo me sobra grana pra trocar os filtro Oleo, gasolina e Ar isso tbm faço em casa e aproposito qual é o telefone da power part ???

Obrigado pela atenção abraços :concordo:
São 15 parafusos na tampa de valvulas, vc tem que encostar todos e ir apertando em ordem alternada crusando os parafusos, por exemplo aperta o 1 depois o 4 depois o 6 e assim por diante começando pelo meio.
O fone da powerparts é 5183-7583.
[]s
(DU)

edujr8
16/12/2009, 14:32
Opa blz brigado pela dica e por ter passado otelefone ja liguei la e ta 35 pila vou compra e trocar esse fds só fico na duvida se passo silicone de alta temperatura ou não e se for passar é só coloca em volta em cima da junta e depois coloca a tampa ou tbm tem toda uma extratégia ??

Até mais :concordo:

EDuarte
16/12/2009, 22:10
Não vejo necessidade do silicone, a não ser que a tampa esteja empenada, não coloquei silicone nem cola e esta firmeza, acredito que só a junta resolva, mas se der vazamento é só tirar e colocar a cola.
[]s
(DU)

mbm4x4
16/12/2009, 23:09
ops
postei no lugar errado:putz:
sorry:pipoca:

São 15 parafusos na tampa de valvulas, vc tem que encostar todos e ir apertando em ordem alternada crusando os parafusos, por exemplo aperta o 1 depois o 4 depois o 6 e assim por diante começando pelo meio.
O fone da powerparts é 5183-7583.
[]s
(DU)

edujr8
21/12/2009, 01:20
boa noite amigos ! ! !

bom esse fds como tinha dito troquei a junta da tampa de valvula foi de boa não coloquei o silicone e que me parece fico boa tive alguns problemas com a RL desmontei um dalo e me deu tristeza pois esta tudo cheio de barro e pelo jeito as RL deve ter ido pro saco mesmo talves nao vai valer apena arrumalas e mante o sistema origina vou acaba investindo numas AVM mesmo tbm aheio a solenoide e fiquei me perguntando cum uma coisa tão pequena faz algo tão grande -.-" e vi que o vacu ta muito fraco em um dos lados e num outro nem tem ai nem quiz mexe muito e queria saber se vcs podem me ajuda um umas coisa vi que tem um respingo de oleo que sai de un furo na caixa de marcha como mostra a 1ª foto a bolinha menor é da onde sai o oleo e a bolinha maior é onde ta faltando uma borracha e alguem sabe que borracha é essa e onde posso conseguir ? a foto é da junta da caixa de marchas com o motor, ja na 2ª foto é onde ta faltando uma coifa e essa foto é onde preciona a enbreagem nao sei se to explicando direito mas acha que esse segocio que empurra essa parte da embreagem ta ruim e só mais uma coisa da onde vem o liquido desse cilindro ?? vi que quando eu mexi nele vazo e to com receio de tar vazando tbm e queria saber como ta o nivel.

mesmo assim agradeço novamente pelas dicas me ajudo muito abraços e até mais:concordo:

EDuarte
21/12/2009, 08:52
Edu,
Essa borracha que esta faltando na primeira foto na minha viatura não tem nanhuma, mas é importante colocar para não entrar agua na embreagem e rolamento, esse óleo que esta vazando provavelmente é do retentor do volante.
Na segunda foto esta faltando a coifa do braço da embreagem que tambem é importante colocar pra evitar entrada de agua e sugeira na embreagem e rolamento.
A peça que empurra a embreagem é o cilindro secundario da embreagem, veja se esse óleo não vem da parte de cima do motor pois existe umas manchas de óleo em volta, mas se for dele mesmo troque-o.
O óleo da embreagem é o mesmo do freio.
[]s
(DU)

Geisler®
21/12/2009, 19:43
boa noite amigos ! ! !

bom esse fds como tinha dito troquei a junta da tampa de valvula foi de boa não coloquei o silicone e que me parece fico boa tive alguns problemas com a RL desmontei um dalo e me deu tristeza pois esta tudo cheio de barro e pelo jeito as RL deve ter ido pro saco mesmo talves nao vai valer apena arrumalas e mante o sistema origina vou acaba investindo numas AVM mesmo tbm aheio a solenoide e fiquei me perguntando cum uma coisa tão pequena faz algo tão grande -.-" e vi que o vacu ta muito fraco em um dos lados e num outro nem tem ai nem quiz mexe muito e queria saber se vcs podem me ajuda um umas coisa vi que tem um respingo de oleo que sai de un furo na caixa de marcha como mostra a 1ª foto a bolinha menor é da onde sai o oleo e a bolinha maior é onde ta faltando uma borracha e alguem sabe que borracha é essa e onde posso conseguir ? a foto é da junta da caixa de marchas com o motor, ja na 2ª foto é onde ta faltando uma coifa e essa foto é onde preciona a enbreagem nao sei se to explicando direito mas acha que esse segocio que empurra essa parte da embreagem ta ruim e só mais uma coisa da onde vem o liquido desse cilindro ?? vi que quando eu mexi nele vazo e to com receio de tar vazando tbm e queria saber como ta o nivel.

mesmo assim agradeço novamente pelas dicas me ajudo muito abraços e até mais:concordo:

Edu, veja se o óleo que esta vazando não é o da embreagem,:pensativo: se for, tome cuidado, pois é o mesmo óleo do freio, e se for um grande vazamento, podes ficar sem freio!! Se o óleo que vaza é escuro, é óleo de motor, se o óleo for clarinho, e de embreagem/freio.
Outra dica é, antes de partir para as RL AVM, experimente limpar tudo, engraxar, trocar os "o'rings" que vão na RL, substituir as manguiras por aquelas de borracha lonada de linha de combustivel de carro carburado, isso é baratissimo, e bem melhor que gastar 500 pila nas RL AVM de repente até sem a real necessidade.:concordo:
Quando comprei a minha viatura, em março desse ano, a tração não funcionava, então como tava na garantia, os caras da loja providenciaram o concerto e adivinha o que era?? Sujeira, ferrugem, mangueiras entupidas com graxa velha.... O cara da loja me passou o custo do concerto: de peças, deu 7 reias!!!:shock:, de mão de obra, 150 reais:putz:.... Então como você mesmo ta botando a mão na massa, pode poupar estes 150 reaus, quem sabe :concordo: hehehe
Lembre-se, a gente é brasileiro e não desiste nunca !!! \o/:dance:

Abraço e LAMA \o/

edujr8
22/12/2009, 01:08
E ae galera blz ???

Quero agradecer pelas dicas e tipo tava com medo de que alguem dissesse isso vai ser froide ter que troca o retentor do volante :putz:e alguem sabe quanto deve fica + ou - ??? e outra alguem sabe se vende essa coisa e a borracha separados ?? to preocupado mesmo ficar sem essa coifa e sobre o oleo do cilindro ele só vazo por que mexi nele mas pelo que vi ele nao vaza o que ta vazando é oleo do motor que deve ser do retentor e so que acho que esse cilindro deve ta ruim ja por que to sentindo a enbreagem muito funda se não é isso tenho que achar o que é tbm :???: e tipo sobre as RL me desanimei tbm não só pelo fato delas estarem sujas mas de tbm a solenoide ta fraca ou sei la o que, mesmo assim nao vou mexer nelas agora to com um problema com uma oficina que troquei as pastilhas eles apertaram os parafusos da roda de um jeito que tive que leva neles pra tirar mas eles só conseguiram tirar quebrando 3 parafusos do lado esquerdo e 2 do direito ai por isso nem quero mecher nessas rodas até resolver isso mesmo assim agradeço pela atenção.

Geisler®
22/12/2009, 02:21
E ae galera blz ???

Quero agradecer pelas dicas e tipo tava com medo de que alguem dissesse isso vai ser froide ter que troca o retentor do volante :putz:e alguem sabe quanto deve fica + ou - ??? e outra alguem sabe se vende essa coisa e a borracha separados ?? to preocupado mesmo ficar sem essa coifa e sobre o oleo do cilindro ele só vazo por que mexi nele mas pelo que vi ele nao vaza o que ta vazando é oleo do motor que deve ser do retentor e so que acho que esse cilindro deve ta ruim ja por que to sentindo a enbreagem muito funda se não é isso tenho que achar o que é tbm :???: e tipo sobre as RL me desanimei tbm não só pelo fato delas estarem sujas mas de tbm a solenoide ta fraca ou sei la o que, mesmo assim nao vou mexer nelas agora to com um problema com uma oficina que troquei as pastilhas eles apertaram os parafusos da roda de um jeito que tive que leva neles pra tirar mas eles só conseguiram tirar quebrando 3 parafusos do lado esquerdo e 2 do direito ai por isso nem quero mecher nessas rodas até resolver isso mesmo assim agradeço pela atenção.

Edu, seguinte, a embreagem ficou assim depois de você mecher?? Se sim, provavelmente, entrou um pouco de ar no sistema, e assim como os freios, precisa ser sangrado ok. Se não é este o caso, talvez a embreagem ja esteja no fim mesmo. Se for este o caso, você ja pode aproveitar a mesma mão de obra, trocando a embreagem e o retentor, "matando dois coelhos com um tanque de guerra" heehehhe:dance:
Quanto a RL, o vácuo que vem da solenoide, não tem muita pressão não, pra você ter uma idéia, em outros tópicos aqui no forum, o pessoal recomenda até acionar o RL puxando vácuo com a boca mesmo, para testar vazamentos, porque é bem levinho. :concordo:
Agora essa dos mecânicos ai foi foda, porra :shock: quebrar 5 prisioneiros :parede::putz:... Parece até que apertaram a roda como se fosse roda de caminhão, com uma alavanca de 2 metros !!!:roll::putz:
Ainda bem que é uma Sportage, porque é só trocar os prisioneiros nos cubos das rodas, porque se fosse um Gol por exemplo, talvez teria de trocar o cubo todo, por que no Gol, o cubo tem rosca, e a roda é presa com parafusos, não porcas.

Abraço e LAMA \o/:odedo:

edujr8
22/12/2009, 02:47
e ae Geisler® acordado até agora tbm :smile:

então acho que depois de eu ter dado uma mechida fico um pouco mais fundo o pedal mesmo me interecei em fazer a sangria tem algum dica a mais que possa me passar tipo como se faz, por onde comesso o fluido pelo que vcs me falo é o mesmo do freio e ele é baratinho então antes de ter que trocar todo o negocio quero fazer isso talves melhore pelo que me lembro assim que terminei de mexer no carro quando liguei ele ela não tava engatando pisava na embreagem e nada parece que nao tinha embreagem ai fique bombamdo o pedal algumas vezes até que volto e talves fazer a sangria melhore mesmo.

e aproposito sera que rola um ultimo encontro do pessoal aqui em sampa antes do fim de ano ??

e da uma olhada no motor do meu BB :mrgreen:

Geisler®
22/12/2009, 03:17
e ae Geisler® acordado até agora tbm :smile:

então acho que depois de eu ter dado uma mechida fico um pouco mais fundo o pedal mesmo me interecei em fazer a sangria tem algum dica a mais que possa me passar tipo como se faz, por onde comesso o fluido pelo que vcs me falo é o mesmo do freio e ele é baratinho então antes de ter que trocar todo o negocio quero fazer isso talves melhore pelo que me lembro assim que terminei de mexer no carro quando liguei ele ela não tava engatando pisava na embreagem e nada parece que nao tinha embreagem ai fique bombamdo o pedal algumas vezes até que volto e talves fazer a sangria melhore mesmo.

e aproposito sera que rola um ultimo encontro do pessoal aqui em sampa antes do fim de ano ??

e da uma olhada no motor do meu BB :mrgreen:

Cara, eu ainda nem olhei embaixo da minha viatura, mas não deve ter crise não, assim como nas pinças e tambores de freio, deve haver um parafusinho pra fazer a sangria do cilindro, agora como é o modo de se fazer a sangria, é que eu não faço idéia...:parede::?:
Sei que no freio, eu dava umas três bombadas fortes e na terceira segurava firme o pedal, enquanto alguem ia la na respectiva roda e abria o sangrador, até que parasse de sair bolinhas de ar, mas no caso da embreagem, vou ficar devendo, mas tenho certeza que o pessoal aqui vai dar umas dicas mais técnicas que as minhas:oops: hehheh
Afinal, sou novato no mundo 4x4, e na Sportage tambem.
Quanto ao encontro, eu moro em Joinville, Santa Catarina, um pouco longe de sampa :concordo:
O teu motor ta mais limpinho que o meu hehhe da uma olhada :oops:

edujr8
22/12/2009, 03:26
Só uma duvida mando o motor pra retifica ?? o meu ta limpinho assim por que não brinca na terra só no asfalto XD mas to querendo suja ele brinca em alguma estrade de chão só pra descontrair hehehe

e gleisler se tiver msn passa ai pra joga conversa fora

Geisler®
22/12/2009, 03:58
Só uma duvida mando o motor pra retifica ?? o meu ta limpinho assim por que não brinca na terra só no asfalto XD mas to querendo suja ele brinca em alguma estrade de chão só pra descontrair hehehe

e gleisler se tiver msn passa ai pra joga conversa fora

Quase.... ehhehe É que ferveu e ai foi o cabeçote pro espaço..:putz:
O mecânico disse que teria de fazer motor, porque funcionou com água no 4ª cilindro e fodeu o brunimento... Perguntei qual o problema de montar o cabeçote assim, e ele me disse que iria escapar compressão e queimar óleo do carter, mas mandei montar assim mesmo, e nem ta queimando tanto óleo assim não, fumaça azulzinha só quando liga a viatura pela primeira vez, quando esta fria ainda, depois só o preto do diesel mesmo heheh:dance:
Da uma olhadinha daqui em diante... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&page=76 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30085&page=76)

MSN: marcelo_opalero@hotmail.com (marcelo_opalero@hotmail.com)

Abraço e LAMA \o/:odedo:

Glaicon
22/12/2009, 06:37
Cara, eu ainda nem olhei embaixo da minha viatura, mas não deve ter crise não, assim como nas pinças e tambores de freio, deve haver um parafusinho pra fazer a sangria do cilindro, agora como é o modo de se fazer a sangria, é que eu não faço idéia...:parede::?:
Sei que no freio, eu dava umas três bombadas fortes e na terceira segurava firme o pedal, enquanto alguem ia la na respectiva roda e abria o sangrador, até que parasse de sair bolinhas de ar, mas no caso da embreagem, vou ficar devendo, mas tenho certeza que o pessoal aqui vai dar umas dicas mais técnicas que as minhas:oops: hehheh
Afinal, sou novato no mundo 4x4, e na Sportage tambem.
Quanto ao encontro, eu moro em Joinville, Santa Catarina, um pouco longe de sampa :concordo:
O teu motor ta mais limpinho que o meu hehhe da uma olhada :oops:

Marcelo, essa grade do radiador é original?:pensativo:
Tá tão branquinha que parece nova.
Parece diferente da minha e as viaturas são do mesmo ano.

mbm4x4
22/12/2009, 19:11
E ae pessoall
Hoje a tarde, como de costume,faço isso todos os dias, fui dar uma conferida no oleo e agua do radiador qdo qual foi minha surpresa?:???:
Puxei a vareta de oleo e vi que nao tinha quase nada, abaixo do min.
Fui conferir o vaso expansor e parecia que tinha café com leite dentro. Já tomei um susto.
Ai abri a tampa do radiador e tinha o mesmo cafe com leite.
Este cafe com leite é a cor que fica o oleo misturado com a agua do radiador.
Abri a tampa onde coloca oleo ono motor e estava com o fundo branco amarronzado.
Fique super chateado por havia chegado cerca de 2 horas antes e o motor estava perfeito...muito estranho. Não liguei mais o motor e fiquei curioso em saber o que pode ter ocorrido.
Alguem já passou por isso? Ouvi dizer que pode ser o trocador de calor? O que eu faço agora?
A uma semana atras mandei trocar todas as correias inclusive a Dentada.
O motor estava funcionando perfeito, ventuinha e radiador novos trocados a cerca de 3 meses e aditivo trocado semana passada qdo troquei a correia dentada.
Espero a ajuda de todos.
Valeu pessoal!
mateus

EDuarte
22/12/2009, 22:00
Nada bom heim Mateus, até onde eu sei pode ser o trocador de calor ou junta do cabeçote, porem pra ser junta do cabeçote o nivel de agua estaria baixo e estaria saindo vapor d´agua no escapamento, é bem provavel que seja o trocador de calor, mas...
Va ver isso com urgencia.
Boa sorte
[]s
(DU)

mbm4x4
22/12/2009, 22:14
Du
Tomara que seja esse trocador. A viatura não baixava nada de agua e o oleo baixava 1,5l a cada 5mil km .
Peguei o costume de sempre olhar os níveis de agua e oleo diariamente, e ontem estava tudo ok.
Hoje qdo verifiquei, os niveis estavam corretos.
Agora se for junta, ai complica né.e
[]s
mateus

Nada bom heim Mateus, até onde eu sei pode ser o trocador de calor ou junta do cabeçote, porem pra ser junta do cabeçote o nivel de agua estaria baixo e estaria saindo vapor d´agua no escapamento, é bem provavel que seja o trocador de calor, mas...
Va ver isso com urgencia.
Boa sorte
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
22/12/2009, 23:52
Edu, lembra daquele barulho do motor da minha viatura que eu disse que parecia fuga de corrente e vc me disse que eram os tuchos, então neste fds liguei a chave para dar a partida e começou a fazer com o motor desligado, só com a chave ligada no 1º estágio, eu tava na rua e não consegui desmontar para ver, mas parece vir da peça circulada na foto, mas tá andando normal, agora às vezes quando liga a chava faz o barulho, se desliga e liga novamente para.
Sabe me dizer o que é a peça?
Não sei se dá pra ver direito, mas parece um solenóde, na segunda foto está com a seta azul claro.

Até.

edujr8
23/12/2009, 01:00
Poe agora me preocupo tbm minha sport sempre fico com a a agua a do radiador meio amarronzado até mesmo no vaso expansor que fica cum algumas borra de negocio marrom ja vi algumas mangueira e nelas tbm tem essa borra sempre tive curiosidade pra saber o por que disso sendo que 1 vez por mes eu tento troca a agua do raiador e limpa o expansor e sempre fica marrom sera que vou ter que troca esse trocador de calor ?? como faço posso saber se é isso mesmo ?? acho que nao é a junta pois não sai vapor pelo escape mas sei la né

até mais:concordo:

Geisler®
23/12/2009, 01:01
Marcelo, essa grade do radiador é original?:pensativo:
Tá tão branquinha que parece nova.
Parece diferente da minha e as viaturas são do mesmo ano.

Olha Glaicon, se é original, eu não sei. Eu não troquei, mas creio que a minha viatura ja levou 1 banho de tinta :mrgreen:, então pode ser isso :concordo:

Abraço e LAMA \o/:concordo:

EDuarte
23/12/2009, 09:33
Edu, lembra daquele barulho do motor da minha viatura que eu disse que parecia fuga de corrente e vc me disse que eram os tuchos, então neste fds liguei a chave para dar a partida e começou a fazer com o motor desligado, só com a chave ligada no 1º estágio, eu tava na rua e não consegui desmontar para ver, mas parece vir da peça circulada na foto, mas tá andando normal, agora às vezes quando liga a chava faz o barulho, se desliga e liga novamente para.
Sabe me dizer o que é a peça?
Não sei se dá pra ver direito, mas parece um solenóde, na segunda foto está com a seta azul claro.

Até.
Fala Alê
Essa peça faz parte do EGR (controle de recirculação de gasolina), se vc seguir uma das mangueiras verá que tem outra valvula de controle a vacuo.
No meu caso a que faz barulho (uns estalinhos) de vez em quando é a valvula a vacuo.
Talvez a sua esteja entupida/suja ou com mal contato, experimente tirar e dar uma limpada nela.
[]s
(DU)

EDuarte
23/12/2009, 09:45
Poe agora me preocupo tbm minha sport sempre fico com a a agua a do radiador meio amarronzado até mesmo no vaso expansor que fica cum algumas borra de negocio marrom ja vi algumas mangueira e nelas tbm tem essa borra sempre tive curiosidade pra saber o por que disso sendo que 1 vez por mes eu tento troca a agua do raiador e limpa o expansor e sempre fica marrom sera que vou ter que troca esse trocador de calor ?? como faço posso saber se é isso mesmo ?? acho que nao é a junta pois não sai vapor pelo escape mas sei la né

até mais:concordo:
Edu,
No seu caso não tem nada a ver com oleo, é sujeira mesmo.
E do jeito que vc disse parece que esta beeeeem sujo, fica assim pq não colocam aditivo.
Mande fazer um varetamento e limpeza urgente e adicione aditivo na agua.
[]s
(DU)

Pescador4x4
23/12/2009, 10:52
Edu,
No seu caso não tem nada a ver com oleo, é sujeira mesmo.
E do jeito que vc disse parece que esta beeeeem sujo, fica assim pq não colocam aditivo.
Mande fazer um varetamento e limpeza urgente e adicione aditivo na agua.
[]s
(DU)
A água deve ser aquela destilada/desmineralizada se usar água mineral ou comum, mesmo com o aditivo, em pouco tempo volta a ficar marron...Abs!

Lucena04
23/12/2009, 11:34
A água deve ser aquela destilada/desmineralizada se usar água mineral ou comum, mesmo com o aditivo, em pouco tempo volta a ficar marron...Abs!
O problema é encontrar água destilada, vcs têm alguma dica?
Vi em um site um esquema caseiro para obter água destilada mas eu acho que ia demorar um dia inteiro para conseguir uns litros. Com tanto trabalho/cuidado a sportage vai se apaixonar pelo dono, kkkk :mrgreen:.
Talvez esse esquema ajude a obter água destilada só para completar o nível quando já estiver com água destilada no radiador.

link do Site: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/obtencao-agua-destilada.htm

EDuarte
23/12/2009, 12:08
Lucena
Troco a agua a cada 6 meses e sempre usei agua mineral (tem um poço artesiano da prefeitura aqui perto de casa), nunca tive problemas de corrosão ou sujeira, a agua sempre saiu limpa na cor do aditivo.
[]s
(DU)

Pescador4x4
23/12/2009, 17:56
O problema é encontrar água destilada, vcs têm alguma dica?
Vi em um site um esquema caseiro para obter água destilada mas eu acho que ia demorar um dia inteiro para conseguir uns litros. Com tanto trabalho/cuidado a sportage vai se apaixonar pelo dono, kkkk :mrgreen:.
Talvez esse esquema ajude a obter água destilada só para completar o nível quando já estiver com água destilada no radiador.

link do Site: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/obtencao-agua-destilada.htm
Lucena,
Vende por litro na grande maioria dos postos, aqui custa R$ 3,00/litro, vale a pena...Abs.

MarcSport
23/12/2009, 20:50
Lucena
Troco a agua a cada 6 meses e sempre usei agua mineral (tem um poço artesiano da prefeitura aqui perto de casa), nunca tive problemas de corrosão ou sujeira, a agua sempre saiu limpa na cor do aditivo.
[]s
(DU)

Uso água torneiral e aditivo a 4 anos e a água está sempre "azulzinha"...

EDuarte
23/12/2009, 21:46
Uso água torneiral e aditivo a 4 anos e a água está sempre "azulzinha"...
É isso mesmo Marcelo, a agua comum só causa problemas se não usar o aditivo.
[]s
(DU)

Pescador4x4
25/12/2009, 07:42
Fiz todo o trabalho de limpeza e varetei o radiador, aditivo e água "comum", depois de dois meses começou a escurecer a água...limpei novamente e hoje só coloco água destilada/demineralizada e nunca mais voltou a sujar. Talvez não tenha tido a "sorte" de alguns colegas, mas acredito que economizar o dinheiro de 03 cervas não vale a pena...Abs.

mbm4x4
11/01/2010, 13:23
Resolvido o problema.:concordo:
Descobri que a mistura de 2 diferentes tipos de aditivo para radiador(mono-etilenoglicol com etilenoglicol) provoca uma reação química dentro do radiador.
Foi exatamente isso que ocorreu. Havia trocado a correia dentada dias atrás e o mecanico na hora de completar a agua perdida nessa manutenção, colocou aditivo mono-etilenoglicol. O que estava na viatura era etilenoglicol.:parede:
Fiz a limpeza no sistema e agora fiz a coisa certa:60% Agua destilada com 40% de aditivo Delphi .
Se não fosse o hábito de olhar a agua e oleo todo dia, não teria verificado essa meleca a tempo.
Viatura na ativa novamente.
Valew pessoal.

Du
Tomara que seja esse trocador. A viatura não baixava nada de agua e o oleo baixava 1,5l a cada 5mil km .
Peguei o costume de sempre olhar os níveis de agua e oleo diariamente, e ontem estava tudo ok.
Hoje qdo verifiquei, os niveis estavam corretos.
Agora se for junta, ai complica né.e
[]s
mateus

valderifarias
12/01/2010, 10:15
olá, tenho uma sportage a gasolina ano 98, ontem quando fui sair nela as marchas não quizeram engatar e notei que a embreagem esta curta desliguei a camionete e engatei a marcha quando liguei a mesma com a marcha engatada e a embreagem no fundo ela deu um pulo e depois saiu andando bem devagar com a embreagem no fundo e fui soltando a embreagem e vi tambem que a sportage foi rodar livre quando a embreagem estava solta totalmente, tentei regular ela no pedal mais a regulagem dela esta no fim e não tem mais espaço para a regulagem, o que eu faço agora.
email: valderifarias@gmail.com (valderifarias@gmail.com)

valderifarias
12/01/2010, 21:47
embreagem sportage ajuda (valderifarias@gmail.com)

Nava
12/01/2010, 21:55
Amigo, vc ta com vazamento no cilindro...ja era.

Glaicon
12/01/2010, 22:11
Amigo, vc ta com vazamento no cilindro...ja era.

Hoje ainda consultei o preço do cilindro mestre, pois está vazando embaixo e dizem que não tem reparo.
R$ 185,00, mas não tinha em estoque
A funcionária disse que "parece que dá para adaptar um de carro nacional, caso não encontre o da SPT"
Disse que me avisaria se encontrasse.
Será? Alguém já fez isto ou sabe se é possível a gambitech?:shock:

Geisler®
13/01/2010, 02:41
Hoje ainda consultei o preço do cilindro mestre, pois está vazando embaixo e dizem que não tem reparo.
A funcionária disse que "parece que dá para adaptar um de carro nacional, caso não encontre o da SPT"

Glaicon, se da pra fazer a "Gambitech", eu não sei, mas posso te dizer que a sua peça, se for KIA original, esta muito barata!!
Tive de trocar o cilindro da minha VTR, e na KIA aqui de Joinville, pediram R$580,00 na peça, fora mão de obra...
Ai me indicaram uma auto-peças especializada em importados, e a mesma peça, original, saiu por R$275,00.
De repente não vale a pena adaptar, alem do mais, acho que o original tem uma saida extra para o cilindro da embragem, então teria de ser um modelo de algum carro com embragem de acionamento hidráulico tambem, tipo o Vectra 2.2 CD 16v...

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Glaicon
13/01/2010, 07:31
Glaicon, se da pra fazer a "Gambitech", eu não sei, mas posso te dizer que a sua peça, se for KIA original, esta muito barata!!
Tive de trocar o cilindro da minha VTR, e na KIA aqui de Joinville, pediram R$580,00 na peça, fora mão de obra...
Ai me indicaram uma auto-peças especializada em importados, e a mesma peça, original, saiu por R$275,00.
De repente não vale a pena adaptar, alem do mais, acho que o original tem uma saida extra para o cilindro da embragem, então teria de ser um modelo de algum carro com embragem de acionamento hidráulico tambem, tipo o Vectra 2.2 CD 16v...

Ô lôco, meu!
O negócio então é encomendar e esperar.:pipoca:
Enquanto isso vou completando o reservatório, pois baixa bem pouco.:concordo:

valderifarias
14/01/2010, 11:16
É INCRÍVEL... conforme relatei o problema da sportage acima, hoje tentei levar ela para oficina, e conforme relatei as marchas não queria engatar, por ser curioso enventei ficar pisando (pojando) o pé na embreagem pisei varias vezes rapido no fundo e soltava com o carro desligado e desengrenado, fiquei assim um 3 minutos fazendo, e por INCRIVEL que pareça as marchas estando engatando e a embreagem agora ficou bem encima. O que será que era?

EDuarte
14/01/2010, 11:28
É INCRÍVEL... conforme relatei o problema da sportage acima, hoje tentei levar ela para oficina, e conforme relatei as marchas não queria engatar, por ser curioso enventei ficar pisando (pojando) o pé na embreagem pisei varias vezes rapido no fundo e soltava com o carro desligado e desengrenado, fiquei assim um 3 minutos fazendo, e por INCRIVEL que pareça as marchas estando engatando e a embreagem agora ficou bem encima. O que será que era?
valderifarias
Por favor não fique postando a mesma coisa em varios topicos, poste apenas no topico correspondente, colabore com o forum.
[]s
(DU)

Glaicon
14/01/2010, 14:42
valderifarias
Por favor não fique postando a mesma coisa em varios topicos, poste apenas no topico correspondente, colabore com o forum.
[]s
(DU)

Sr. Valderi, antes de escrever, leia as regras do fórum:

"1 - Tendo como objetivo evitar problemas e zelar pelo bem estar geral do Fórum e de seus usuários, os Administradores e Moderadores decidem, de forma incontestável e definitiva, que os atos abaixo descritos são EXPRESSAMENTE PROIBIDOS:

1.6 - Postar a mesma mensagem repetidas vezes e/ou em diversos tópicos."

Seja mais cuidadoso, por favor.:concordo:

DouglasMac
21/01/2010, 01:16

Ô Glaicon e Cia, comprei o cilindro da embreagem (superior) na Auto Imports de Vitória-ES por 85,00 "merréis" na embalagem KIA em novembro.
Sempre encontro peças KIA com bons preços, mas peço a marca antes de fechar a compra, pois tem peças paralelas também. Acoplamento viscoso tava a 400 paus. Pode chorar desconto extra que sempre tem um a + !!! Na Raja Imports em BH idem.
LAMA!!

Glaicon
21/01/2010, 11:26
Ô Glaicon e Cia, comprei o cilindro da embreagem (superior) na Auto Imports de Vitória-ES por 85,00 "merréis" na embalagem KIA em novembro.
Sempre encontro peças KIA com bons preços, mas peço a marca antes de fechar a compra, pois tem peças paralelas também. Acoplamento viscoso tava a 400 paus. Pode chorar desconto extra que sempre tem um a + !!! Na Raja Imports em BH idem.
LAMA!!

Perdão pelo desconhecimento, mas cilindro mestre e cilindro superior são a mesma coisa?:shock:
Eu falo daquele que vai imediatamente à frente do hidrovácuo.
http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=65461848_1285.jpg&v=I

DouglasMac
21/01/2010, 21:09
Perdão pelo desconhecimento, mas cilindro mestre e cilindro superior são a mesma coisa?:shock:
Eu falo daquele que vai imediatamente à frente do hidrovácuo.
http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=65461848_1285.jpg&v=I
Ôpa!! Me referí ao cilindro superior da embreagem do SPT 01 diesel. Tem um parceiro aí que o "probrema" dele é esse. E postou pra todo lado.
Cilindro mestre do freio é outro papo.
LAMA!!

gustavo ribeiro acosta
28/01/2010, 00:17
Ola
Estou querendo por um motor de s10 gasolina 2.2 na minha sportage sera que fica bom , alguem ja fez esta adaptaçao

ou qual outra opçao pra ficar legal

abraços conto com ALLguem

Lucena04
28/01/2010, 09:59
Já ouvi falar de um motor WV 1.9 TDI que ficaria ótimo, só que além da dificuldade de encontrar esse motor, deve ser bem caro.

Chacal
28/01/2010, 10:41
Lucena,
se este motor for aquele motor que vinha na kombi a diesel, opnião minha, acho ele franco para um 4x4 de 1500kl, já encontrei uma SPT diesel no desmache, e estavão vendendo o motor por 8mil, creio que este 2.0 TDI seria melhor que o VW.
um grande abraço.

Lucena04
28/01/2010, 14:41
Lucena,
se este motor for aquele motor que vinha na kombi a diesel, opnião minha, acho ele franco para um 4x4 de 1500kl, já encontrei uma SPT diesel no desmache, e estavão vendendo o motor por 8mil, creio que este 2.0 TDI seria melhor que o VW.
um grande abraço.
Não é o da kombi diesel não, esse que estou fanlando é TDI vem no golf argentino se eu não me engano. Esse motor é mosca branca de olhos verdes, vi um vendendo no ML, não sei se compensa o investimento, mas que deve ficar bom deve ficar.
na descrição do anúncio fala da venda do motor:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-131877072-jipe-jeep-jpx-montez-98-motor-tdi-19-mot-kia-27-diesel-_JM

gustavo ribeiro acosta
28/01/2010, 17:38
por acaso alguem ja pois ou vil motor de l200 ou hi-lux sera que fica bom???

gustavo ribeiro acosta
28/01/2010, 17:40
la na krestana em SP tem o 1.9 completo por 14 mil acho que nao vale a pena pois a manutençao tambem e alta

Chacal
29/01/2010, 09:43
É até pecado eu ter confundido este motor com o que equipava o kobão antigamente, so que deve pegar é na reposição de peças...

Lucena04
29/01/2010, 10:22
É até pecado eu ter confundido este motor com o que equipava o kobão antigamente, so que deve pegar é na reposição de peças...
kkkkk :mrgreen:

gustavo ribeiro acosta
30/01/2010, 12:44
andei em um troller que o cora colocou este motor e ficou muito bom ( era antes a gasolina) de arrancada ate uns 100 KM/H ficou bem parecido com o 2.8 o complicado e o $$$$$$

DouglasMac
05/02/2010, 20:54
Chacal, pelo capital empatado vale a pena? Vais gastar uma fábula, até ter o retorno do investimento....sei não!!
LAMA!!

Leandro Duarte
12/02/2010, 09:45
Prezados colegas, a roda livre da minha sportage é automática, gostaria de colocar uma manual, onde compro, alguém sabe me informar.
ABÇS A TODOS.

Lucena04
17/02/2010, 23:02
Comprei o meu com o Levi da Imperio paulista, a hélice mais o acoplamento deve sair pouco menos de 300 latinhas, depois q comprei a minha que descobri que vende só o acoplamento.
Ele vende o original que é da marca GMB.
Tentei achar o site da loja e fiquei na dúvida se é esse: http://www.imperioautopecas.com.br
Esse original GMB seria "General Motors do Brasil"? pq eu andei lendo que o acoplamento do Chevette Junior tb serve no Vitara, agora não sei se serve na Sportage

MarcSport
18/02/2010, 11:07
Tentei achar o site da loja e fiquei na dúvida se é esse: http://www.imperioautopecas.com.br
Esse original GMB seria "General Motors do Brasil"? pq eu andei lendo que o acoplamento do Chevette Junior tb serve no Vitara, agora não sei se serve na Sportage

GMB é coreana e não tem relação (até onde eu saiba) com a GM.
Seguem dados que tenho da Imperio Paulista, vi que quando tento abrir o site é "transferido" para o que vc passou:

Levi - dept. Vendas
comercial@imperiopaulista.com.br
www.imperiopaulista.com.br
Fone: 11 4474-4408 / 11 4458-1891

Chacal
18/02/2010, 11:24
DouglasMac,
realmente se for pensar na grana empregada... mas o gratificante é ir fazendo aos poucos um carro com seu dna. rapaz, gostei dessa rrrrrr
um grande abraço.

ALEXANDRE MIETTI
18/02/2010, 21:38
Prezados colegas, a roda livre da minha sportage é automática, gostaria de colocar uma manual, onde compro, alguém sabe me informar.
ABÇS A TODOS.

Fala Leandro, beleza, procura na JIPEBRAS, acho que lá a AVM-460 é mais em conta, entregam em todo o brasil.

Acho que eu te conheço do orkut (kia sportage off road)

Um abraço.

Glaicon
21/02/2010, 09:38
Essa peça sai do motor e entra atrás (ui!) do alternador.:mrgreen:
Ela leva óleo e pressão que ajudam a diminuir o peso da embreagem.
Se não me engano também ajuda no vácuo da traçao dianteira.
Estava vazando óleo e não tem conserto.
No caso da SPT à diesel, é igual a segunda mangueira da foto abaixo (com malha protetora e terminais redondos em ambas as pontas).
Segue foto ainda com o código da peça e preço inscrito. Comprada na Kia.

http://www.pr-autoparts.com/UploadFiles/20097219141694.jpg

Júlio C. A. Santos
21/02/2010, 18:34
Glaicon,

Brincadeira neh... Eu também já precisei trocar a mangueira do óleo do alternador e na Kia aqui da região disseram que é difícil de achar. Ainda bem que essa mangueira pode ser feita na hora e sob medida em muitas lojas de peças hidráulicas.

Geisler®
21/02/2010, 23:42
Glaicon,

Brincadeira neh... Eu também já precisei trocar a mangueira do óleo do alternador e na Kia aqui da região disseram que é difícil de achar. Ainda bem que essa mangueira pode ser feita na hora e sob medida em muitas lojas de peças hidráulicas.

E da pra fazer mangueiras de direção hidráulica, mangueiras de ar-condicionado, de freio...

Abraço,e LAMA \o/:concordo:

ALEXANDRE MIETTI
21/02/2010, 23:50
E da pra fazer mangueiras de direção hidráulica, mangueiras de ar-condicionado, de freio...

Abraço,e LAMA \o/:concordo:

A minha da direção hidraulica deu vazamento e mandei fazer, R$ 80,00 instalada.

Baudenbacher
22/02/2010, 08:24
Pessoal,

Quase no final da trilha de ontem percebi um barulho de estralos como se fosse de homocinética. Em uma manobra de uma curva estalou forte e depois estava estralando na reta quando dava potência ao sistema de transmissão 4x4 (subida), as coifas não estão rasgadas . Será que as homocinéticas foram pro saco :putz::-? :pensativo:.

Abraço...

Lucena04
22/02/2010, 09:37
Pessoal,

Quase no final da trilha de ontem percebi um barulho de estralos como se fosse de homocinética. Em uma manobra de uma curva estalou forte e depois estava estralando na reta quando dava potência ao sistema de transmissão 4x4 (subida), as coifas não estão rasgadas . Será que as homocinéticas foram pro saco :putz::-? :pensativo:.

Abraço...
Verifique se os pneus estão pegando no parachoque ou no parabarro

Baudenbacher
22/02/2010, 11:01
Verifique se os pneus estão pegando no parachoque ou no parabarro

Só faz barulho quando em 4x4 :putz:. Os pneus estão longe de qualquer coisa (pára lama, pára barro, pára choque, amortecedor...)

mbm4x4
22/02/2010, 11:59
Qdo começa a fazer barulho nas rodas dianteiras com 4x4 em uso pode ser as RL´s que estao começanco a dar problema.
Qdo elas acoplam em falso ou não acoplam direito, começa dar barulhos por que fica em falso, isto é, elas ficam toda hora travando e destravando e isso é perigoso, porque uma hora da um tranco forte e pode até quebrar os dentes.
As vezes vc resolve o problema apenas fazendo uma limpeza e lubrificação das mesmas.
Minha sugestão é vc dar uma olhada primeiro nas RL só então depois se preocupar com as Homocineticas. Vai do mais fácil para o mais difícel na procura do defeito.
[]s
mateus

Só faz barulho quando em 4x4 :putz:. Os pneus estão longe de qualquer coisa (pára lama, pára barro, pára choque, amortecedor...)

Leandro Duarte
23/02/2010, 13:14
Valeu meu amigo pela informação da roda livre.
No orkut sou eu mesmo a algum tempo te adcionei abçs.

Fabiofzferreira
25/02/2010, 13:59
Ola pessoal
Tenho um a Sportage 97 automática , e procuro mecanicos para dar uma geral nela tanto em motor quanto no cambio (autom) , moro em São bernardo do campo-SP , alguem tem alguem para indicar ??

abraços

Fabio

EDuarte
25/02/2010, 15:09
Ola pessoal
Tenho um a Sportage 97 automática , e procuro mecanicos para dar uma geral nela tanto em motor quanto no cambio (autom) , moro em São bernardo do campo-SP , alguem tem alguem para indicar ??

abraços

Fabio
4352-9905 André
É um amigo, exelente proficional, não sei se ele mexe com cambio auto, se não mexer vai saber te indicar alguem.
[]s
(DU)

Fabiofzferreira
25/02/2010, 16:17
Obrigado pela dica

Pretendo vende-la em breve e pegar uma mais nova , sei que é um carro de difícil comércio . tem alguma dica de como consigo vende-la de forma mais fácil ?

abraço,

Fabio

EDuarte
25/02/2010, 17:02
Obrigado pela dica

Pretendo vende-la em breve e pegar uma mais nova , sei que é um carro de difícil comércio . tem alguma dica de como consigo vende-la de forma mais fácil ?

abraço,

Fabio
Se vc pretende trocar por uma mais nova, seria interessante em agencia, na troca as agencias pagam um pouco melhor e vc tem a garantia se der algum problema, no particular por lei vc tbm tem a garantia porem é mais dificil a briga.
Em que lugar de SBC vc esta?
[]s
(DU)

Fabiofzferreira
27/02/2010, 10:09
boa tarde

Minha sportage ultimamente esta com o ponteiro da temperatura muito baixa , ficando muito proxima do minimo , creio que isso não é normal . O que pode estar causando isso ?

abs

Fabio
Sportage 97 2.0 Gas/GNV Automatica.

Fabiofzferreira
27/02/2010, 10:10
Moro no Demarchi , proximo a fabrica da Volkswagen .

EDuarte
27/02/2010, 10:58
boa tarde

Minha sportage ultimamente esta com o ponteiro da temperatura muito baixa , ficando muito proxima do minimo , creio que isso não é normal . O que pode estar causando isso ?

abs

Fabio
Sportage 97 2.0 Gas/GNV Automatica.
Se normalmente o ponteiro ficava 1mm abaixo do meio e agora esta marcando como fria, pode ser o sensor ou a valvula que travou aberta.
Se for a valvula vc deu sorte, pq se ela travar fechada o motor ferve.
É coisa simples, vc mesmo pode fazer o reparo em casa, mas se não souber como ou não tiver ferramentas, leve em um mecanico o mais rapido possivel. ($$$$ se quiser posso ver isso pra vc $$$$)
Somos quase vizinhos, moro proximo ao MESC.
Ja fez a inscrição pra trilha do salto alto?
[]s
(DU)

Fabiofzferreira
27/02/2010, 11:32
Obrigado Eduardo pelas dicas , legal que mora perto

Morei no Assunção ( senador Ricardo Batista ) varios anos , minha mae mora lá .

Com relação a temperatura , normalmente ela fica no 1/4 da temperatura com o carro em movimento , ou seja na metade da metade , quando está transito sobe para o maximo de 1 risco abaixo do meio . Uma vez chegou perto do meio do marcador e ferveu e queimou junta , diferente dos carros que ja tive onde é normal o ponteiro fica no meio .
Se puder me ajudar(indicar quem faça) , não tenho como fazer moro em prédio e nao tenho ferramentas ( tem idéia do custo ) ? acabei de mexer nela ( valvula tampa valvulas , cilidro mestre , junta tampa , disco freio , velas , polia do virabrequim ( meu deus ) , td bem que fazia 2 anos que nao mexia nela , mas é complicado .

Com relação a trilha do salto alto vi algo aki , se nao for nada pesado vou me inscrever , não sou de fazer trilha , uso mais ela para passear na cidade e no campo , o carro é show .

abs Fabio

EDuarte
27/02/2010, 11:50
Obrigado Eduardo pelas dicas , legal que mora perto

Morei no Assunção ( senador Ricardo Batista ) varios anos , minha mae mora lá .

Com relação a temperatura , normalmente ela fica no 1/4 da temperatura com o carro em movimento , ou seja na metade da metade , quando está transito sobe para o maximo de 1 risco abaixo do meio . Uma vez chegou perto do meio do marcador e ferveu e queimou junta , diferente dos carros que ja tive onde é normal o ponteiro fica no meio .
Se puder me ajudar(indicar quem faça) , não tenho como fazer moro em prédio e nao tenho ferramentas ( tem idéia do custo ) ? acabei de mexer nela ( valvula tampa valvulas , cilidro mestre , junta tampa , disco freio , velas , polia do virabrequim ( meu deus ) , td bem que fazia 2 anos que nao mexia nela , mas é complicado .

Com relação a trilha do salto alto vi algo aki , se nao for nada pesado vou me inscrever , não sou de fazer trilha , uso mais ela para passear na cidade e no campo , o carro é show .

abs Fabio
O normal da sport é ficar 1mm abaixo do meio, mais ou menos que isso é sinal que tem coisa errada.
Se vc vai levar em um mecanico, tem aquele que te passei o tel, acredito que vão te cobrar uns 50,00 de M.O.
Conversei com o pessoal da organização e disseram que a trilaha vai ser bem leve, é pra mulher, é mais um passeio que trilha.
Se quiser me add no msn e1609@ig.com.br
[]s
(DU)

EDuarte
02/03/2010, 09:10
Eu pus a bomba de gasolina e bico de injeção do astra.

Com esse bico do astra ela não ficou um pouco fraca?
O bico do astra tem vazão entre 22,0 e 25,0 ml e da sportage entre 31,5 e 36,0 ml.
Ou o mecanico abriu a vazão dos bicos???
[]s
(DU)

jinblack
10/03/2010, 07:32
Galera to precisando fazer o MOTOR da minha viatura.
Da pra sentir que o motor tá batendo e já deu muita fumaça quero
levar numa Mecanica especializada em Caminhonete para dar uma geral no
motor pois não quero me desfazer da minha amada viatura.
Alguem sabe a média de valor para Fazer o Motor da SPTG?:?:
A minha é uma SPTG 97/98 gasolina/GNV.
Alguem de SANTA CATARINA recomenda alguma mecanica?:?:
Pois em Blumenau não achei nenhuma especializada em Caminhonetes

Fico no aguardo de mais esta ajudo .
Valew galera

Lucena04
10/03/2010, 09:20
Galera to precisando fazer o MOTOR da minha viatura.
Da pra sentir que o motor tá batendo e já deu muita fumaça quero
levar numa Mecanica especializada em Caminhonete para dar uma geral no
motor pois não quero me desfazer da minha amada viatura.
Alguem sabe a média de valor para Fazer o Motor da SPTG?:?:
A minha é uma SPTG 97/98 gasolina/GNV.
Alguem de SANTA CATARINA recomenda alguma mecanica?:?:
Pois em Blumenau não achei nenhuma especializada em Caminhonetes

Fico no aguardo de mais esta ajudo .
Valew galera
Vc vai gastar por volta de 5 a 6 mil reias, a não ser que vc tenha disponibilidade para procurar as peças aí pode sair bem mais barato só que vai te dar muito trabalho.

EDuarte
10/03/2010, 09:39
Pelo mesmo valor ou provavelmente até menos, vc coloca um AP 2.0 injetado...
Mais confiavel e manutenção bem mais barata.
[]s
(DU)

jinblack
10/03/2010, 09:46
Caraca tudo isso..
5a 6 mil nussa acho que nem vale apena investir tanto nela.

EDuarte onde encontro AP 2.0 injetado???

EDuarte
10/03/2010, 10:03
Caraca tudo isso..
5a 6 mil nussa acho que nem vale apena investir tanto nela.

EDuarte onde encontro AP 2.0 injetado???
Desmanches, internet e conversando em oficinas mecanicas, mas procure motor com procedencia pra não ter dor de cabeça com documentação.
Vi aqui no forum que colocaram o motor do omega, não precisa de flange por isso é mais facil, mas acho que não vale a pena, apesar do motor ser muito bom, a manutenção tbm é cara.
[]s
(DU)

jinblack
10/03/2010, 10:07
Desmanches, internet e conversando em oficinas mecanicas, mas procure motor com procedencia pra não ter dor de cabeça com documentação.
Vi aqui no forum que colocaram o motor do omega, não precisa de flange por isso é mais facil, mas acho que não vale a pena, apesar do motor ser muito bom, a manutenção tbm é cara.
[]s
(DU)

Obrigado pelas informações.
De que veiculo vc recomenda o motor?

:cry: deu uma desanimada animalll o valor de 5 a 6 é muito bruto.

EDuarte
10/03/2010, 10:19
Obrigado pelas informações.
De que veiculo vc recomenda o motor?

:cry: deu uma desanimada animalll o valor de 5 a 6 é muito bruto.
Santana e outros da linha VW.
Realmente, gastar 5 conto num motor desanima, principalmente esse motor que é o calcanhar de aquiles da sportage, gastar e continuar sem confiança, sempre preocupado...na minha opinião não vale a pena...
Compensa colocar o AP, o Marcos Vaz colocou na dele, da uma lida nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53424
[]s
(DU)

Nisito BH-MG
18/03/2010, 10:08
Pessoal, estou trocando minha viatura de uma 95 diesel para uma 01 diesel:dance:.
O unico problema é a ventoinha travada. Fui na Kia aqui em BH e olhei o preço da bendita. a da 2001 é 560,00 ea da 95 258,00. Como ainda não peguei a viatura nova, gostaria de saber se elas são identicas.:pensativo: Afinal mais de 100% de diferença do preço, tem de ter algo muito diferente entre elas, e não apenas por causa do ano da viatura.
Abraços.

comenale
18/03/2010, 14:00
Pessoal, estou trocando minha viatura de uma 95 diesel para uma 01 diesel:dance:.
O unico problema é a ventoinha travada. Fui na Kia aqui em BH e olhei o preço da bendita. a da 2001 é 560,00 ea da 95 258,00. Como ainda não peguei a viatura nova, gostaria de saber se elas são identicas.:pensativo: Afinal mais de 100% de diferença do preço, tem de ter algo muito diferente entre elas, e não apenas por causa do ano da viatura.
Abraços.

Nisito,
Não aceite esse tipo de coisa. :discordo:
A ventoinha é igual para qualquer modelo de Sport's, incluside à gasolina.

Alias, necessariamente vc não precisa comprar o conjunto completo (acoplamento e hélice).
Pode ser comprado somente o "acoplamento".
Não sei dizer se a autorizada faz a venda separado:?:

Lucena04
18/03/2010, 15:53
Abraços.
Se eu não me engano, o que muda no modelo gasolina e diesel é a inclinação das pás do hélice. Comprei a minha na auto peças 2000, miolo com ventoinha, não sei se eles enviam para Minas.

Andei dando uma pesquisada em acoplamento viscoso para a Sportage gasolina, segundo me informaram na concessionária é diferente o da diesel e a da gasolina.
Concessionária Kia tech: 245 reias à vista (só o acoplamento (miolo) da Sportage Gasolina)
Auto peças 2000: 235 reais à vista (acoplamento da Sportage Gasolina completo com a ventoinha, original GMB)

augustoslz
23/03/2010, 15:41
Recentemente tive problemas com pane seca em minha sport, mas o marcador indicava 1/4 de diesel, mas ate descobrir q era pane seca foi F., o meca colocou diesel e funcionou. Fiquei intrigado e fui fuçar a danada, tirei a bóia limpei regulei o contato da aste e a placa, meti a mao dentro do tanque e encontrei uma cuba solta no fundo e a mesma estava com o pescador dentro servindo de reservatorio, quando o comb. nao entrava mais na cuba foltava comb. mesmo tendo dentro do tanque em nivel mais baixo. Esta cuba fica soldada na lateral interna do tanque para q quando abasteça o comb. seja canalisado para a lateral do tanque e nao no fundo.Solução já q a mesma nao sai, virar a cuba para baixo e assim o pescador nao fique dentro e causar pane seca com comb. no tanque.
Este fato ja ocorreu com algumas pessoas aq, mas nao sabiamos o pq. Ai esta a causa! Boa lama a todos.

hopfer
25/03/2010, 22:24
Olá pessoal.

Estou com um vazamento de óleo no filtro secundário. Inicialmente era para ser na transmissão pois levei na revenda, diagnosticaram que seria o retentor do volante da transmissão. Fiz o serviço e depois de dois dias voltou a pingar óleo. Levei de volta e me disseram que se trata de um vazamento no filtro secundário. Fui lá visualmente verificar e realmente é lá...(estamos falando do mesmo vazamento). Enfim, com a revenda da Kia eu me viro na justiça mas gostaria de saber o que pode ser pra não ser mais enganado pelas assistências.

Pode ser aperto do filtro, mas ele está muito bem apertado. Como está com 6000km acho que vou fazer uma troca de óleo para descartar o filtro. Fora isso o que mais pode ser? Li em documentos técnicos que normalmente esses vazamentos são o entupimento de um tal de suspiro de óleo do motor, pois aumenta a pressão interna e o óleo tenta escapar por outro lugar (filtros,varetas,etc..)
Como acho esse Suspiro? alguem poderia postar uma foto?
O que mais poderia ser?

A Sportage é um 1997 Diesel 2.2 aspirado. tenho ela a 12 anos.

Tks pela ajuda.

hopfer
25/03/2010, 22:31
Apenas compelmentando... uso o óleo 15w 40 da Ipiranga.

Tb notei algo curioso, parado o carro não vaza óleo, apenas quando está frio (pela manhã) ele vaza uns 50 metros e depois pára.

Tks

comenale
26/03/2010, 07:33
Apenas compelmentando... uso o óleo 15w 40 da Ipiranga.

Tb notei algo curioso, parado o carro não vaza óleo, apenas quando está frio (pela manhã) ele vaza uns 50 metros e depois pára.

Tks

hopfer, já tive uma experiência idêntica a sua e o problema todo era com o filtro de óleo.
Creio que se você trocá-lo resolverá o problema.
Esse filtro realmente requer um "aperto" diferenciado para não vazar:parede:.Uso óleo 10w 40 da Shell

Robinho da Jaguatirica
26/03/2010, 08:02
hopfer, já tive uma experiência idêntica a sua e o problema todo era com o filtro de óleo.
Creio que se você trocá-lo resolverá o problema.
Esse filtro realmente requer um "aperto" diferenciado para não vazar:parede:.Uso óleo 10w 40 da Shell

Olá hopfer,

Concordo com o comenale, trocando o foltro provavelmente acabará a pingadeira, primeiro d~e o torque no filtro somente com as mão, se vazar aperte mais um tiquim.
Preste especial atenção no aperto, se apertar demais acaba mordendo o anel de vedação aí já era, só filtro novo.
Se realmente seu motor estiver escapando compressão pro cárter, aparecerá vazamentos em outros locais, mas acredito que não seja seu caso, os mecas da kia por piores que sejam, teriam detectado pra te arrancar um montão de latas retificando o motor.
De qualquer forma vai um teste: com o motor quente retire a vareta do óleo, perceba se sai uma fumacinha excessiva, alguma fumaça sai, mas não muita, se respingar óleo demasiado daí suas camisas foram pro saco mesmo, mas repito, certamente não é seu caso, pelo menos eu espero.:concordo:

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

hopfer
29/03/2010, 16:51
Olá trojão.

Obrigado pelo teste do medidor, está tudo certinho sai nada ou quase pouco de fumacinha, tudonormal. Parece que é o filtro de óleo mesmo. amanhã vou trocar e depois posto o que aconteceu.

hopfer
31/03/2010, 11:59
Olá pessoal!
Troquei o óleo e o problema era o filtro mesmo, um tal de IMPECA (nuca ouvi falar) que foi colocado pela concessionária da Kia aqui de Balneário Camboriú na ultima revisão que fiz.
Agradeço muito os amigos aqui do site.

Ponto para o fórum e ZERO para a concessionária.

mbm4x4
01/04/2010, 20:15
Pessoall
Tenho que trocar o filtro de gasolina e filtro de ar da minha viatura.
A última vez que troquei coloquei os originai$$$.
Dessa vez estou desprovido de $$ para comprar os originais, alguém sabe de qual carro nacional pode ser adaptado em lugar dos originai$$?
Obrigado desde já
[]s
mateus

comenale
01/04/2010, 20:30
Pessoall
Tenho que trocar o filtro de gasolina e filtro de ar da minha viatura.
A última vez que troquei coloquei os originai$$$.
Dessa vez estou desprovido de $$ para comprar os originais, alguém sabe de qual carro nacional pode ser adaptado em lugar dos originai$$?
Obrigado desde já
[]s
mateus

Acho dificil encontrar um filtro de ar de outro carro com as mesmas especificações da sportage, porém aqui em sampa há os das marcas fran e luk que custão em torno de $$ 40,00.
O filtro de gasolina é mais fácil. Acho que alguém aqui no fórum usa, não me recordo quem é. Se não me engano é do Santana.

Lucena04
01/04/2010, 20:33
Acho dificil encontrar um filtro de ar de outro carro com as mesmas especificações da sportage, porém aqui em sampa há os das marcas fran e luk que custão em torno de $$ 40,00.
O filtro de gasolina é mais fácil. Acho que alguém aqui no fórum usa, não me recordo quem é. Se não me engano é do Santana.
x2
O filtro de óleo tem um do palio fire que serve, não sei te dizer exatamente qual é

mbm4x4
01/04/2010, 21:19
Valeu comenale:concordo:
Vou dar uma olhada.
[]s
mateus

mbm4x4
01/04/2010, 21:22
Obrigado Lucena
O filtro de óleo existe das marcas fran, tecfil, man com aplicação para sportage.
Estes são fáceis de encontrar e custam em média 20 e poucos reales.:mrgreen:
[]s
mateus

x2
O filtro de óleo tem um do palio fire que serve, não sei te dizer exatamente qual é

EDuarte
01/04/2010, 22:38
Mateus
Semana passada fui trocar o óle da DH no Rei do Óleo e aproveitei pra ver se tinha algum filtro de ar na mesma medida, tinha mais de 100 filtros, testei todos que se aproximavam mas não encontrei nenhum, a maioria é menor.
Pode ser que exista algum que sirva, mas não encontrei, o original custava 47,00.
Se encontrar avise, tbm estou precisando trocar o meu.
Filtro de gasolina pode ser qquer um pra motor 2.0 ou mais, atualmente estou usando o do tempra, paguei 7,00.
[]s
(DU)

mbm4x4
02/04/2010, 14:41
Valew DU
Se descobrir algum filtro de ar que sirva aviso aqui.
[]s
mateus

Mateus
Semana passada fui trocar o óle da DH no Rei do Óleo e aproveitei pra ver se tinha algum filtro de ar na mesma medida, tinha mais de 100 filtros, testei todos que se aproximavam mas não encontrei nenhum, a maioria é menor.
Pode ser que exista algum que sirva, mas não encontrei, o original custava 47,00.
Se encontrar avise, tbm estou precisando trocar o meu.
Filtro de gasolina pode ser qquer um pra motor 2.0 ou mais, atualmente estou usando o do tempra, paguei 7,00.
[]s
(DU)

ALEXANDRE MIETTI
17/04/2010, 18:13
AMIGOS, RESOLVI O PROBLEMA DA MINHA VIATURA QUE ESTAVA APAGANDO DO NADA E TAMBÉM DEPOIS DE ALGUM TEMPO EM USO, QUANDO PARAVA NÃO PEGAVA MAIS, APENAS APÓS UNS 20 MINUTOS, EM AMBAS AS SITUAÇÕES.
ERA O SENSOR DE ROTAÇÃO DO MOTOR.
O MECANICO ADAPTOU UM DO ASTRA, MAS NÃO ME PASSOU O CÓDIGO E MARCA, DISSE QUE TEVE QUE ESMERILHAR UM POUCO A CARCAÇA PARA CABER NO LUGAR, POIS ERA MAIS GROSSO.
PELO QUE VI, CONFORME NAS FOTOS, EXISTE UM DOS TERMINAIS QUE PARECE ESTAR OXIDADO OU COM ZINABRE, E MUITA LAMA POR FORA...
PESQUISEI NA NET E VI QUE É O MESMO DO OMEGA, INCLUSIVE O MESMO CÓDIGO, SEGUNDO O SITE QUE PESQUISEI, SE ALGUÉM FOR TROCAR, PESQUISE MELHOR ANTES PARA NÃO TER PROBLEMAS.

http://www.bicoinjetor.org/injecao-eletronica/ (http://www.bicoinjetor.org/injecao-eletronica/)

sensor de rotação kia sportage 2.0i 4WD FE – ano: 04.94 … 08.99 – cód.: 0261210043 / OK934-18-891
sensor de rotação kia sportage 2.2i – ano: 04.94 … 12.97 – cód.: 0261210043 / OK934-18-891
sensor de rotação omega / suprema CD 4.1 – ano: 10.94 … – cód.: 0261210043 / OK934-18-891

TEM UM AMIGO O FFERRARI12 (FÁBIO) QUE PARECE ESTAR COM O MESMO PROBLEMA, DÁ UMA OLHADA ANTES DE TROCAR, SE ESTIVER COM OS TERMINAIS OXIDADOS, DÁ UMA LIMPADA COM LIMPA CONTATO E TESTA, PODE SER QUE RESOLVA, QUALQUER COISA É SÓ FALAR.
LEVEI EM UM OUTRO MECANICO, ANTES, E O CARA ME DISSE QUE ERA SOLDA FRIA NOS TERMINAIS DO MÓDULO E QUERIA ME COBRAR 250,00 PARA REFAZE-LAS :odedo:...

ATÉ MAIS.

mbm4x4
19/04/2010, 19:58
E ae pessoal.
Dias atrás, a viatura começou a ficar mais fraca, dando umas engasgadas(como se faltasse combustivel) e pela manha na primeira ligada do motor , não ligava mais na primeira tentativa como de costume.
Para finalizar, acendeu a luz amarela (check engine) no painel e não apagou mais.
Resolvi que era hora de uma revisão preventiva na viatura.
Troquei todos os filtros (ar, gas e óleo);
Troquei óleo;
Velas;
Qdo o meca tirou o filtro gas, comentou que ele estava muito preso(sujo) e que não me espantasse se a bomba de combustivel já não estaria pela hora da morte.
Colocou todas as peças novas e qdo fui fazer funcionar o carro ele havia ficado pior que antes de trocar tudo.
Aí veio o veredicto: BOMBA.
Ele fez um teste de retorno na bomba de combustivel e ela simplismente não tinha retorno nenhum. Era BOMBA.
Já tinha estudado sobre o assunto e sabia que a bomba do santana 2.0 dos últimos lançados era Plug n play. Cantei a pedra pro meca.
Resultado: Trocou a bomba , montou tudo novamente e pronto.
Ficou dez novamente, sem nenhum buraco na aceleração, andando com a viatura parece até que ficou mais esperta e o principal, a luz amarela (check engine) apagou definitivamente.
Agora os custos :
-filtro de ar: $ 45
-filtro comb.: $ 43
-filtro óleo: $ 16
-óleo : $ 52 ($13/L x4L)= (lubrax sl 15/40)
-jg de velas NGK $ 56
-bomba de comb: $ 155.
MO: $ 120
Total: $ 487,00
Não consegui achar o filtro de ar que pudesse adaptar. tive que colocar o original, idem para o filtro de comb.
O mecanico comentou que a junta da tampa de valvulas estava com bastante vazamento e que deveria ser trocada. Isso deixei para a proxima revisão.
alguém já fez essa troca e tem idéia dos custos?
Do mais é isso.
[]s
mateus

EDuarte
19/04/2010, 20:11
Fala Mateus
A junta da tampa é baratim e facil de trocar, troquei a minha e a do André, se não me engano paguei 30,00 na powerparts.
A minha não parou o vazamento, desmontei novamnete e pra minha surpresa a junta era 1 mm mais baixa e em alguns pontos chegava a ser 1,5 mm mais baixa , o pior é que não tem marca pra eu te passar, mas não compre a junta na powerparts.
[]s
(DU)

Baudenbacher
20/04/2010, 09:23
Pessoal,

Estopu com a cruzeta do cardã dianteiro do lado da caixa de transmissão da Sportage Diesel estourada. Descobrimos quando fui trocar o óleo da Loira :shock: e quando foi engraxar o cardã verificou a folga, agora descobri o porque quando engatado 4x4 aconteciam os estralos :parede:.

Bem, cotei na Powerparts por R$ 65,00 cada, disseram que vão dois de cada lado :pensativo:. Será que é isso mesmo?

Abraço...

Robinho da Jaguatirica
20/04/2010, 09:49
Pessoal,

Estopu com a cruzeta do cardã dianteiro do lado da caixa de transmissão da Sportage Diesel estourada. Descobrimos quando fui trocar o óleo da Loira :shock: e quando foi engraxar o cardã verificou a folga, agora descobri o porque quando engatado 4x4 aconteciam os estralos :parede:.

Bem, cotei na Powerparts por R$ 65,00 cada, disseram que vão dois de cada lado :pensativo:. Será que é isso mesmo?

Abraço...
Oi Baudenbacher,

Tire a cruzeta e vá às auto-peças, com ela na mão vc compra uma genérica,a tempos atrás troquei uma das cruzetas dianteiras e custou 35 latinhas, era genérica e veio com pino pra graxa, coisa que a anterior não tinha.

Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

EDuarte
20/04/2010, 09:55
São duas cruzetas em cada cardã...
É rarissimo dar problema nas cruzetas dianteiras tendo em vista que só entram em funcionamento com a tração engatada, normalmente as trazeiras e que estragam primeiro por estarem em funcionamento constante, provavelmente funcionou sem graxa.
[]s
(DU)

Chico Almeida
20/04/2010, 18:20
Boa noite, pessoal.

Conversando com um meca amigo meu, ele acha que tenho que regular as válvulas do motor (realmente, está fazendo barulho de máquina de costura!!!), mas ele não faz (o negócio dele é só injeção eletrônica!!!). Minha Sport é 2.2 diesel aspirada. Alguém já fez em casa e tem a receita disso (calibragem, etc...)??? Pode ser feita em oficina sem ser especializada diesel???

Abraço a todos,

Júlio C. A. Santos
20/04/2010, 18:31
Boa noite, pessoal.

Conversando com um meca amigo meu, ele acha que tenho que regular as válvulas do motor (realmente, está fazendo barulho de máquina de costura!!!), mas ele não faz (o negócio dele é só injeção eletrônica!!!). Minha Sport é 2.2 diesel aspirada. Alguém já fez em casa e tem a receita disso (calibragem, etc...)??? Pode ser feita em oficina sem ser especializada diesel???

Abraço a todos,

Chico,

A vantagem de uma oficina especializada em motores a diesel é que eles já mexeram em várias Sportages a diesel, e vão te dizer na hora o que deve ser feito. Não deixe ninguém "tentar" nada na sua Sportage.

EDuarte
20/04/2010, 20:11
Me desculpem a ignorancia, não manjo de motores diesel.
Mas as diesel não tem o comando no cabeçote como as gasolina?
Se for igual as gasolina não tem regulagem pois não tem balancim, o comando atua direto nos tuchos hidraulicos.
Se esta batendo é sinal que o tucho esta ruim ou não esta enchendo de óleo como deveria.
Me desculpem se falei besteira.
[]s
(DU)

Júlio C. A. Santos
20/04/2010, 20:43
EDuarte,

Não entendo muito da parte de válvulas, mas veja a foto do motor da minha Sportage quando estava sem a tampa do cabeçote, não sei se mostra alguma coisa...:pensativo: O motor das Sportages a gasolina e a diesel tem o mesmo bloco. No bloco da minha Sportage tem até furos com rosca e encaixes que são usados na Sportage a gasolina.

hopfer
20/04/2010, 22:48
Olá pessoal.

Tive um problema com minha Sportage 97 Diesel 2.2. Estava andando normalmente a 80km quando o motor simplesmente apagou e não ligou mais.

Alguém já passou por isso? Ela estava zeradinha, filtros trocados. o Motor de partida está normal mas ele simplesmente não dá ignição. O que poderia ser?

Notei que a luz da vela de pré-aquecimento não acende mais quando viro a chave.

comenale
20/04/2010, 22:55
Olá pessoal.

Tive um problema com minha Sportage 97 Diesel 2.2. Estava andando normalmente a 80km quando o motor simplesmente apagou e não ligou mais.

Alguém já passou por isso? Ela estava zeradinha, filtros trocados. o Motor de partida está normal mas ele simplesmente não dá ignição. O que poderia ser?

hopfer,
Está parecendo problema elétrico. Dê uma olhada nos fisiveis que ficam no cofre do motor.

comenale
20/04/2010, 23:02
Me desculpem a ignorancia, não manjo de motores diesel.
Mas as diesel não tem o comando no cabeçote como as gasolina?
Se for igual as gasolina não tem regulagem pois não tem balancim, o comando atua direto nos tuchos hidraulicos.
Se esta batendo é sinal que o tucho esta ruim ou não esta enchendo de óleo como deveria.
Me desculpem se falei besteira.
[]s
(DU)

O comando de válvulas das sport´s diesel é um pouco diferente das gasolina.
De qualquer modo somente quem trabalha com retífica tem condições de aferição e se possível regulagem.
Recomendo uma oficina especializada em diesel. Já tive uma experiência dessas e me arrependi, quando levei em uma oficina normal.:parede:
Na minha opinião pode ser problema com os tuchos hidráulicos que não estáo enchendo por completo.

EDuarte
21/04/2010, 08:19
EDuarte,

Não entendo muito da parte de válvulas, mas veja a foto do motor da minha Sportage quando estava sem a tampa do cabeçote, não sei se mostra alguma coisa...:pensativo: O motor das Sportages a gasolina e a diesel tem o mesmo bloco. No bloco da minha Sportage tem até furos com rosca e encaixes que são usados na Sportage a gasolina.

Fala Julio
Pelas fotos é o mesmo sistema das a gasolina, comando no cabeçote, a unica diferença é que as gasolina tem dois comandos e as diesel tem só um.
Ele atua direto nos tuchos hidraulicos, por isso não tem o que regular, qdo começa a bater é tucho com problemas ou não estão enchendo como deveriam.
O maat poderia confirmar...
[]s
(DU)

DouglasMac
21/04/2010, 22:17
Boa noite, pessoal.

Abraço a todos,

Pitacando um bocado. Chico, a quanto tempo vc tem esta SPT? Te pergunto porque as SPT fazem o "batido" igual a Pick-up Peugeot e Hilux, são os bicos injetores. Se for é normal. Pode ser?
LAMA!!!

Baudenbacher
22/04/2010, 09:06
Quando comprei minha Sportage Diesel estranhei um bocado o barulho do motor, também foi o primeiro carro a diesel.

Hoje em dia, quando pego o carro da mulher que é gasolina sinto falta do barulho do batido do motor.

Mas se o barulho for muito alto e estiver incomodando procure um bom mecânico que trabalhe com motor diesel para verificar e tirar da sisma e tente ouvir o funcionamento de um motor diesel regulado.

Abraço...

ALEXANDRE MIETTI
22/04/2010, 20:47
Olá pessoal.

Fala amigo, a minha é a gasolina, tive um problema paecido, só que voltava a pegar após alguns minutos, era o sensor de rotação do motor.

Até mais.

Glaicon
23/04/2010, 07:16
Olá pessoal.

Na minha meriva aconteceu isto.
Apenas estava em marcha lenta. Virava o arranque normalmente mas não pegava.
Era a bobina queimada.
Verifique.:concordo:

Nisito BH-MG
24/04/2010, 10:31
Alguns dias atrás meu pai saiu pra sua cidade natal Itamarandiba (170Km depois de Diamantina). Na metade do caminho subindo serra o carro começou a ficar fraco, já tinha subido a serra toda de quarta e agora nem de segunda tava subindo. Para evitar problemas parou o carro após alguns minutos liga novamente e vai embora mais alguns Km perde força novamente, mas consegui chegar a cidade mais próxima. Segundo um Meca da cidade poderia ser vazamento ou diesel ruim. Descartada a primeira opção apenas completou o tanque para não perder a viajem. Mais alguns km voltou a ficar fraca. Sem mais opção e longe de qualquer socorro, o danado abre o tanque e o carro roda direitinho. Chegando a Diamantina parou em um Meca de Diesel. Varios testes feitos e o filtro de diesel estava quase entupido. Feita a troca a coisa piorou. Nem na marcha lenta não segurava mais. Pra tiraras duvidas foi colocado como teste o conjunto filtro e suporte de um Bandeirantes que estava lá parado. O Carro funcionou melhor que antes. Mais um estudo e a causa do problema foi a válvula de retenção do cabeçote do filtro de diesel que tinha uma folga de menos de 0,5mm, que não segurava o diesel dentro do filtro.
Feita a troca por um da Besta 2,7 que é igual a da Sport 2.0 TD.
Custos.
Peça 47,00
Filtro 60,00
Mão de obra 50,00
Minha viajem para levar a peça e buscar o carro 90,00

Fica o aviso, Perdeu potencia em subidas íngremes ou serra é uma boa dá uma olhada nesse cabeçote de filtro.

Júlio C. A. Santos
24/04/2010, 14:09
Alguns dias atrás meu pai saiu pra sua cidade natal Itamarandiba (170Km depois de Diamantina). Na metade do caminho subindo serra o carro começou a ficar fraco, já tinha subido a serra toda de quarta e agora nem de segunda tava subindo. Para evitar problemas parou o carro após alguns minutos liga novamente e vai embora mais alguns Km perde força novamente, mas consegui chegar a cidade mais próxima. Segundo um Meca da cidade poderia ser vazamento ou diesel ruim. Descartada a primeira opção apenas completou o tanque para não perder a viajem. Mais alguns km voltou a ficar fraca. Sem mais opção e longe de qualquer socorro, o danado abre o tanque e o carro roda direitinho. Chegando a Diamantina parou em um Meca de Diesel. Varios testes feitos e o filtro de diesel estava quase entupido. Feita a troca a coisa piorou. Nem na marcha lenta não segurava mais. Pra tiraras duvidas foi colocado como teste o conjunto filtro e suporte de um Bandeirantes que estava lá parado. O Carro funcionou melhor que antes. Mais um estudo e a causa do problema foi a válvula de retenção do cabeçote do filtro de diesel que tinha uma folga de menos de 0,5mm, que não segurava o diesel dentro do filtro.
Feita a troca por um da Besta 2,7 que é igual a da Sport 2.0 TD.
Custos.
Peça 47,00
Filtro 60,00
Mão de obra 50,00
Minha viajem para levar a peça e buscar o carro 90,00

Fica o aviso, Perdeu potencia em subidas íngremes ou serra é uma boa dá uma olhada nesse cabeçote de filtro.

Olá Nisito,

Isso aconteceu comigo, e fiz o seguinte: Tirei fora a peça que segura o filtro, peguei uma bomba de ar de bicicletas e apliquei pressão nos dois canos de passagem de diesel. Esse procedimento foi recomendação do mecânico, para desentupir a peça. Resolvido, mas no meu caso ainda haviam mais dois problemas: Aquela borrachinha na tampa inferior do filtro de diesel estava rasgada, aí deixava entrar ar no sistema, e também um fio da bomba injetora estava quase rompido e oxidado, cortei as pontas dos fios e conectei novamente, na verdade o problema maior era esse. Levei três dias pra resolver tudo isso mas resolvi.

Custo total: R$ 0,00 hehehe!!! (Apenas alguns $$ na conta telefônica ligando pro mecânico).

Quando quiser saber se o problema é no filtro de diesel ou suporte do filtro, pegue uma caneta Bic e tire tudo de dentro deixando só o tubo da caneta, aí desconecte as duas mangueiras que vão pro filtro, ligue as duas mangueiras na caneta. Isso vai fazer o diesel ir pra bomba sem passar pelo filtro, aí você vai descobrir na hora o problema.

Sobre as subídas íngremes, isso "teoricamente" é impossível de acontecer(perda de força). Quando o filtro de diesel é trocado, deve-se SEMPRE tirar o ar do filtro antes de ligar o motor, acredite, nem na oficina fazem isso quando trocam o filtro, o mecânico simplesmente liga o motor e deixa o motor engasgar e pisa fundo. Por isso eu mesmo tiro o ar quando troco o filtro. Para tirar o ar retire aquela tampinha na parte superior do suporte do filtro e começe a "bombear" apertando aquele botão na parte de cima do suporte, faça isso até o diesel espirrar. E quando o diesel espirrar não solte o botão, primeiro feche a tampinha e depois solte o botão, pronto. O ar vai sair completamente do filtro.

Obs.: Para saber se tem ar entrando no sistema, rode alguns km depois aperte o botão do suporte do filtro. Se o botão estiver mole tem ar no sistema, e se estiver duro está ok. As vezes o botão pode estar mole por problema no suporte do filtro e não por ar no sistema. Aí retire o suporte do filtro do carro e tire o filtro fora também. Em baixo do suporte do filtro tem uma chapinha metálica de aprox. 1cm de diâmetro. Se essa chapinha estiver levantada, então o problema tá aí(com essa chapinha aberta, não se forma o vácuo necessário pra tirar o ar do sistema). Pra resolver faça aquele procedimento usando a bomba de ar de bicicletas ou outra bomba com mais pressão(melhor). Monte tudo, e se isso não resolveu troque o suporte do filtro. Espero ter ajudado.

Glaicon
30/04/2010, 18:04
Olá pessoal.

Resolveu com a sugestão da bobina?:pipoca:

EDuarte
30/04/2010, 18:47
Bobina????????
Mas é diesel!!!!!!!!!
[]s
(U)

Pescador4x4
04/05/2010, 15:57
Alguém já teve problemas de vazamento no retentor do volante/virabrequim? lembrando q a minha é a diesel e não está com compressão elevada... vou para terceira troca do dito, a peça é barata, o prob. é a MO... Falaram em desgaste, uma mola interna que raspa, etc. Dicas são bem vidas! kkk, Abs!

Júlio C. A. Santos
04/05/2010, 17:50
Alguém já teve problemas de vazamento no retentor do volante/virabrequim? lembrando q a minha é a diesel e não está com compressão elevada... vou para terceira troca do dito, a peça é barata, o prob. é a MO... Falaram em desgaste, uma mola interna que raspa, etc. Dicas são bem vidas! kkk, Abs!

Olá Eric,

Já que tu vai trocar a peça pela terceira vez e é barata, procure por outra mais cara e de outra marca. Nesse vazamento chega a pingar óleo no chão? Ou fica só levemente escorrido?

Pode ser outro problema também, vamos esperar mais opiniões.

EDuarte
04/05/2010, 18:29
É muito dificil estragar o retentor do volante, tres vezes em pouco tempo, mais dificil ainda, a não ser que o virabrequim, bem na pista do retentor esteja enferrujado ou riscado, aí o retentor estraga rapidinho mesmo.
Normalmente o que da vazamento nas sportages é junta da tampa de valvulas e anel oring do sensor de ponto, e pinga no mesmo lugar que fosse o retentor do volante.
[]s
(DU)

RABELO
04/05/2010, 19:54
Boa noite ,to fazendo o motor da minha sptg,2.0 16v gasol.,mas to encontrando dificuldades de encontrar as buchas de biela do motor ,as outras peças encontrei sem problemas ,me disseram na concessionaria que so vendem as buchas com as bielas junto ,cada 380,00, nao entendi ,porque as buchas nao sao soldadas nas bielas, entao porque so vendem elas juntas ,gostaria de saber se alguem ja usou alguma similar de outro veiculo,porque nao tenho nescessidade de trocar as bielas ,so as buchas que da diesel custam 84,00 o jogo ,achei sacanagem isso ...obrigado

Pescador4x4
04/05/2010, 20:52
É muito dificil estragar o retentor do volante, tres vezes em pouco tempo, mais dificil ainda, a não ser que o virabrequim, bem na pista do retentor esteja enferrujado ou riscado, aí o retentor estraga rapidinho mesmo.
Normalmente o que da vazamento nas sportages é junta da tampa de valvulas e anel oring do sensor de ponto, e pinga no mesmo lugar que fosse o retentor do volante.
[]s
(DU)
O vazamento é no retentor mesmo(é o da frente e não o que fica perto da caixa de marcha) e pinga bastante, dessa vez tentei comprar o original mas está em falta, o mec. da kia disse que não era comum esse vazamento e indicou como alternativa o da marca "sabó", além de colocar uma junta mais grossa... Vamos ver no que dá... Valeu!! Abs!

Glaicon
04/05/2010, 21:04
Bobina????????
Mas é diesel!!!!!!!!!
[]s
(U)

HEHEHEHE, li com pressa e me ative somente ao problema.:oops:
Falha nossa!!:parede:

Lucena04
04/05/2010, 23:10
Boa noite ,to fazendo o motor da minha sptg,2.0 16v gasol.,mas to encontrando dificuldades de encontrar as buchas de biela do motor ,as outras peças encontrei sem problemas ,me disseram na concessionaria que so vendem as buchas com as bielas junto ,cada 380,00, nao entendi ,porque as buchas nao sao soldadas nas bielas, entao porque so vendem elas juntas ,gostaria de saber se alguem ja usou alguma similar de outro veiculo,porque nao tenho nescessidade de trocar as bielas ,so as buchas que da diesel custam 84,00 o jogo ,achei sacanagem isso ...obrigado
Bem vindo Rabelo
Dá uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&page=10&highlight=onde+encontrar+pe%E7as
Tem indicação de algumas lojas, tem que ir ligando uma a uma para ver se vc encontra. Quando eu fiz a retífica do meu motor eu tive que comprar uma biela e o lugar mais barato que encontrei foi na Power Parts, peça original. Se vc achar essas buchas posta para gente onde vc encontrou, pode ser que ajude alguém mais para frente.

RABELO
05/05/2010, 12:44
Bem vindo Rabelo
Dá uma olhada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&page=10&highlight=onde+encontrar+pe%E7as
Tem indicação de algumas lojas, tem que ir ligando uma a uma para ver se vc encontra. Quando eu fiz a retífica do meu motor eu tive que comprar uma biela e o lugar mais barato que encontrei foi na Power Parts, peça original. Se vc achar essas buchas posta para gente onde vc encontrou, pode ser que ajude alguém mais para frente.
Obgd pela recepitividade,entao ,liguei em varias mas umas dizem que nao existe e outras que tenho que comprar 4 bielas que vem com as buchas ,as mais baratas que achei ficam em 180,00 cada ,mas ainda to tentando porque minhas bielas estao boas ,sera uma troca inutil ,vou num torneiro hoje pra ver se ele faz elas ,porem elas sao de bronze por dentro e aço por fora e muito pequenas ,mas a luta continua companheiro,qualquer novidades eu posto aqui ,obrigado ...

RABELO
07/05/2010, 10:07
[QUOTE=RABELO;1155117]Obgd pela recepitividade,entao ,liguei em varias mas umas dizem que nao existe e outras que tenho que comprar 4 bielas que vem com as buchas ,as mais baratas que achei ficam em 180,00 cada ,mas ainda to tentando porque minhas bielas estao boas ,sera uma troca inutil ,vou num torneiro hoje pra ver se ele faz elas ,porem elas sao de bronze por dentro e aço por fora e muito pequenas ,mas a luta continua companheiro,qualquer novidades eu posto aqui ,obrigado ...[/Q
Bom dia pessoal ,consegui encontrar uma bucha nas mesmas medidas que da sptg,depois de varios dias em uma retifica aqui de poços ,as buchas do tempra 1.8 16v,elas sao 2 mm mais curtas, mas o diametro dentro e fora sao os mesmos ,no caso ela ficara 1mm de cada lado mais curta ,a retifica disse que é só colocar ela no centro bem dividido que nao da nada ,o custo . 60,00,economia de 700,00 reais ,valeu ...:concordo:

Chico Almeida
18/05/2010, 21:25
Boa noite, pessoal.

Abraço a todos,

Boa noite, pessoal.
Por acaso, passando num posto de gasolina (diesel...eheheh), tinha uma Sport igualzinha à minha abastecendo e esperei o cara dar a partida e.....que diferença!!!! O motor daquela é extremamente silencioso!!! Infelizmente, não tive oportunidade de falar com o dono....!!!!
Alguém teria idéia de preço pra fazer o reparo acima (regulagem das válvulas!?!?!?)??? Estou cuidando de outras coisas no momento (doença na família....) e não estou conseguindo me direcionar para o problema do carro!!! Se puderem ajudar, agradeço :concordo:.

Abração,

Nava
18/05/2010, 22:17
Abra o kiainfo q lá tem passo a passo o que fazer.
De cara sugiro vc trocar molas das valvulas. De todas e por novas. Pode ser que só ai ja resolva o problema.

Chico Almeida
19/05/2010, 01:01
Abra o kiainfo q lá tem passo a passo o que fazer.
De cara sugiro vc trocar molas das valvulas. De todas e por novas. Pode ser que só ai ja resolva o problema.

Boa noite, Nava.

Rapaz, esse "kiainfo", pra mim, é um pouco enrolado (sou meio impaciente com a informática!!!), já futuquei de tudo que é jeito e, pra vc ter idéia, ainda não achei a Sport 2.2 diesel por lá!!!
Agora, essa de trocar molas de válvulas, já gostei....eheheheh. Sabe dizer qto gastaria mais ou menos nessas peças??? Qual caminho seguir lá no kiainfo???

Abração,

Chacal
25/05/2010, 22:14
Pessoal, alguem ja isolou o 2º filtro de óleo lubrificante"secundário" da sportage tdi, meu meca ja fez este procedimento em outras sport e quer aproveitar que meu motor esta fora do carro.

MarcSport
25/05/2010, 23:11
Pessoal, alguem ja isolou o 2º filtro de óleo lubrificante"secundário" da sportage tdi, meu meca ja fez este procedimento em outras sport e quer aproveitar que meu motor esta fora do carro.

Qual o objetivo?

Chico Almeida
26/05/2010, 00:24
Bom dia, pessoal.

Alguém poderia explicar prá mim o "caminho das pedras" no kiatechinfo sobre a Sportage 2.2 diesel 95 (motor, suspensão, etc...) ???
Já tentei algumas vêzes e não consigo achar :parede: !!!!!!!!!!
Ou será que não tem ??????
Qualquer ajuda agradeço desde já :concordo: !!!!!!!!!!!!

Abração,

comenale
26/05/2010, 08:23

Não consigo ver outro objetivo com esta "gambitec", além do financeiro:parede:

Porém o mesmo não se justifica. Economisar cerca de 30 latas a cada 10.000 Km :?::stop:

Acho que não vale a pena. E no mais creio que esse tipo "gambitec" deve comprometer a durabilidade do motor a longo prazo.

Chacal
26/05/2010, 11:25
Comenale,
o objetivo é limpar no maximo o motor, visando problemas futuro, no caso deste filtro"secundário", ele esta do lado posterior do motor, onde não há necessidade alguma dele, o outro filtro sim"primário", a bomba de óleo joga o óleo direto nele, estamos trocando a bomba de agua pela bomba da besta 2.2 ela não tem aquela saida de mangueira de agua quente de aquecimento inteno do carro, com isso, menos mangueiras pra dar vazamento, estou trocando a colmeia do radiador pela colmeia da D-10, ela e bem maior, tudo isto estamos aproveitando que o motor esta fora do carro. e ai, o que você acha disto tuto?

Chico Almeida
26/05/2010, 20:43
Bom dia, pessoal.

Alguém poderia explicar prá mim o "caminho das pedras" no kiatechinfo sobre a Sportage 2.2 diesel 95 (motor, suspensão, etc...) ???
Já tentei algumas vêzes e não consigo achar :parede: !!!!!!!!!!
Ou será que não tem ??????
Qualquer ajuda agradeço desde já :concordo: !!!!!!!!!!!!

Abração,
Boa noite, pessoal.

Vamos lá gente.........ajuda aí !!!!!!!!!!!!

Valeu,

Chacal
26/05/2010, 21:02
Chicão boa noite,
não entendi o que voce esta procurando, o que e kiatechinfo.

Chico Almeida
26/05/2010, 21:46
Chicão boa noite,
não entendi o que voce esta procurando, o que e kiatechinfo.

Fala Chacal, boa noite.

É o site da Kia que mostra esquemas de montagem e manutenção de tudo que é modelo, aliás, quase tudo, pois até hoje não achei a Sportage 95 diesel aspirada por lá :parede::parede:, em compensação de vez em quando, alguém aqui do fórum relata algo sobre o site e às vêzes sobre a "bendita" Sportage 95 diesel....... Acho que no meu caso é PVC (Porcaria da Velhice Chegando......eheheheheh) !!!!
O site é este: http://www.kiatechinfo.com/index.asp
Para acesso, têm que fazer um pequeno cadastro !!!!!!

Se vc conseguir alguma coisa, avisa aí :concordo::concordo::concordo:.

Abraço,

Júlio C. A. Santos
26/05/2010, 22:29
Boa noite, pessoal.

Vamos lá gente.........ajuda aí !!!!!!!!!!!!

Valeu,

Olá Chico,

Eu também já tentei procurar algo sobre Sportage diesel nesse site, mas esqueça, é um site americano(nos EUA a Sportage diesel não foi comercializada oficialmente). :(

Júlio C. A. Santos
26/05/2010, 22:46
Boa noite, pessoal.
Por acaso, passando num posto de gasolina (diesel...eheheh), tinha uma Sport igualzinha à minha abastecendo e esperei o cara dar a partida e.....que diferença!!!! O motor daquela é extremamente silencioso!!! Infelizmente, não tive oportunidade de falar com o dono....!!!!
Alguém teria idéia de preço pra fazer o reparo acima (regulagem das válvulas!?!?!?)??? Estou cuidando de outras coisas no momento (doença na família....) e não estou conseguindo me direcionar para o problema do carro!!! Se puderem ajudar, agradeço :concordo:.

Abração,

Olá Chico,

Aqui onde moro tem três Sportages 1995 2.2 diesel aspiradas. A minha Sportage também é 2.2 diesel aspirada mas é ano 1996, "teoricamente" é o mesmo motor, mas alguma coisa muda sim... Eu também percebo isso, a minha Sportage diesel 96 é mais silenciosa que as outras 3 que tem na cidade que são ano 95. É que apartir de 1996 as Sportages 2.2 diesel passaram a ter duas caixas de ressonância perto do filtro de ar, por isso são mais silenciosas, mas os demais ruídos que se ouve pode ser motor ruim mesmo.

Chico Almeida
27/05/2010, 16:47
Olá Chico,

Eu também já tentei procurar algo sobre Sportage diesel nesse site, mas esqueça, é um site americano(nos EUA a Sportage diesel não foi comercializada oficialmente). :(

Fala Julio, boa tarde.

Rapaz, e eu procurando feito uma "mula" :parede: e já me achando um "jumento" :parede: por não ter sucesso !!!!!!!!!
Vc saberia informar onde podemos achar alguma coisa sobre o motor (e quem sabe, outras partes) :pensativo: ????????
Este motor "Magma" veio de onde ????? Marte talvez :dance::dance::dance:!!!!!!!

Abraço,

Chico Almeida
27/05/2010, 17:16
Olá Chico,

Aqui onde moro tem três Sportages 1995 2.2 diesel aspiradas. A minha Sportage também é 2.2 diesel aspirada mas é ano 1996, "teoricamente" é o mesmo motor, mas alguma coisa muda sim... Eu também percebo isso, a minha Sportage diesel 96 é mais silenciosa que as outras 3 que tem na cidade que são ano 95. É que apartir de 1996 as Sportages 2.2 diesel passaram a ter duas caixas de ressonância perto do filtro de ar, por isso são mais silenciosas, mas os demais ruídos que se ouve pode ser motor ruim mesmo.

Julio.
Vc sabe se consigo fazer esta alteração ??? Manda umas fotos dessas caixas de ressonância que tem aí na tua !!!!! Por que "teoricamente" é o mesmo motor ???
Meu motor, acho que está perfeito, anda bem, é econômico, temperatura ótima. Só o que aporrinha um pouco é o "tec tec" vindo do comando de válvulas. O Nava, há uns dias atrás, deu idéia de trocar todas as molas de válvulas que talvez resolvesse mas, fui numa revenda e os caras dizem que não tem as tais molas e blá blá blá..... conclusão, eles queriam mesmo é retificar o motor :odedo:!!!!!

Abraço,

Chacal
28/05/2010, 16:36
Chicão,
meu motor é um 2.0 TDI, também estava com este tec tec, meu meca trocou umas pastilhas no cabeçote, e melhor ele usou as pastilhas usadas pelo vw passat, e zero o barulho, pede pra dar uma olhada nisto, quem sabe...

Chacal
28/05/2010, 16:48
Chicão,
o motor 2.2 da sua sportage, é o mesmo que equipa as besta 2.2 até 1997, vou perguntar meu meca a procedencia deste motor de posto...
um grande abraço.

comenale
28/05/2010, 19:13
Chicão,
meu motor é um 2.0 TDI, também estava com este tec tec, meu meca trocou umas pastilhas no cabeçote, e melhor ele usou as pastilhas usadas pelo vw passat, e zero o barulho, pede pra dar uma olhada nisto, quem sabe...

Chacal,
Você sabe descrever com mais detalhes essas pastilhas?
Fique muito curioso quando você dis que seu mecanico usou as pastilhas do vw passat:pensativo:
Pode passar mais detalhes?

Chacal
29/05/2010, 20:29
Comenale,
estas pastilhas parecem com bateria de relógio, so que maior, depois pego todos os detalhes de modelo etc..

Chico Almeida
29/05/2010, 21:22
Chacal, boa noite.

Valeu pela força, vou aguardar o que seu meca diz sobre isso e, nesse meio tempo, tb vou pesquisar por aqui !!!!!

Um abraço :concordo:,

Chacal
31/05/2010, 21:21
Comenale e Chico,
este serviço e feito com o cabeçote fora do motor e na retifica, troca os tuchos e as pastilhas colocando os usados no motor ap, segundo meu meca não são todas as retificas que sabem fazer este serviço, mas se houver interesse e so mandar o cabeçote para ele"o meca" que ele faz o serviço e manda de volta.
estou postando foto de um cabeçote com este serviço pronto.

comenale
31/05/2010, 21:33
Comenale e Chico,
este serviço e feito com o cabeçote fora do motor e na retifica, troca os tuchos e as pastilhas colocando os usados no motor ap, segundo meu meca não são todas as retificas que sabem fazer este serviço, mas se houver interesse e so mandar o cabeçote para ele"o meca" que ele faz o serviço e manda de volta.

Valeu pelas explicações Chacal.
Agora ficou claro.
[]´s

MarcSport
01/06/2010, 18:14
Essas pastilhas são empurradas pelo comando de válvulas para acionamento das válvulas, quando se desmonta o cabeçote (ou quando o comando e/ou as pastilhas apresentam desgaste) deve-se fazer a calibração do cabeçote, para isso o mecânico vai colocando pastilhas de diversas alturas (as vezes mais de uma) e medindo a distância entre as pastilhas e o comando até que todos os resaltos do comando de vávulas acione todas as válvulas corretamente.
Toda oficina que faz montagem de cabeçotes (decentemente) faz isso, na falta de pastilhas de sportage pode-se usar qualquer outra com o mesmo diâmetro, no caso do carro Chacal foram usadas pastilhas VW. Quando fiz meu motor a retífica não cobrou pelas pastilhas, cobrou apenas R$ 43,70 pelo serviço.

Chico Almeida
01/06/2010, 23:51
Comenale e Chico,
Chacal, valeu meu irmão.
Só acho inviável mandar o cabeçote, não por causa do profissional mas pelo transporte (estou em Niterói-RJ). Sabe como tratam mercadorias em transportadoras, correios, etc.......:parede:, é muito risco, de repente recebo um monte de pedaços ou seu meca é que recebe.......eheheheh !!!!!!!!!!! De qualquer forma, valeu pela dica :concordo:. Tenho um meca amigo e vou ver se ele arruma outro meca (diesel) pra fazer ou mandar pra retífica !!!!!!

Abraço,:concordo:

Geisler®
03/06/2010, 03:22
Chacal, valeu meu irmão.
Só acho inviável mandar o cabeçote, não por causa do profissional mas pelo transporte (estou em Niterói-RJ). Sabe como tratam mercadorias em transportadoras, correios, etc.......:parede:, é muito risco, de repente recebo um monte de pedaços ou seu meca é que recebe.......eheheheh !!!!!!!!!!! De qualquer forma, valeu pela dica :concordo:. Tenho um meca amigo e vou ver se ele arruma outro meca (diesel) pra fazer ou mandar pra retífica !!!!!!

Abraço,:concordo:

Almeida, o "tec tec tec" pode ser motor fora de ponto("castanhando"), no caso poderia estar um pouco adiantado..
Sinceramente eu mesmo acho dificil essa hipotese,:parede: mas de qualquer forma pode ser verificado mais facilmente do que desmontando um cabeçote pra mandar avaliar :concordo:

Elias RS
06/06/2010, 03:38
Boa noite pessoal!!!!!
Depois de gastar horas neste tópico e em outros da Sportage, de olhar os posts deste tópico da pag 230 para frente e não encontrar nada resolvi tirar algumas dúvidas, pois até o fim da ano pretendo comprar o meu 4x4. A minha preferência ainda está num JPX, mas estive olhando as Sportage e ela me chamou a atenção pelo bom custo/beneficio...
Mas voltando as perguntas aí vai:
1- De tudo que lí a respeito da viatura, entendi que houveram 2 tipos de motor diesel. Mas fiquei com uma duvida a respeito. Num determinado post um colega forista recomenda a aquisição de Sportage diesel apenas do ano 2001 para frente... Pergunto:
Houveram 2 ou 3 tipos de motor diesel? Se houveram 3, quais as diferenças entre os 2.0, já que o 2.2 foi o 1º a chegar e foi trocado, se não me engano, em 98 pelo 2.0 turbo.
2 - Nas 1ªs diesel com motor 2.2, que é igual ao da Besta, é possível instalar um turbo ou um supercharger, numa instalação confiável que não tenha tendência a quebrar? Alguem já fez isso e ainda anda assim, ou sabe de alguem que ande e possa falar a respeito? Se esse motor é igual ao da Besta e em outro post um colega falou em pôr o motor 3.0 da Besta, com a desvantegem do aumento de peso, pergunto se é possível adaptar sem maiores problemas o motor 2.7 da Besta? Ele é derivado do 2.2 ou está mais para o 3.0 em questão de peso? Qual a potência do motor 2.7?
Pessoal, sei que fiz um livro e mandei um monte de perguntas de uma vez... Mas quero esclarecer essas dúvidas pois elas são relevantes na minha futura escolha...
Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar...
Abssss
Elias

Chico Almeida
07/06/2010, 22:57
Almeida, o "tec tec tec" pode ser motor fora de ponto("castanhando"), no caso poderia estar um pouco adiantado..
Sinceramente eu mesmo acho dificil essa hipotese,:parede: mas de qualquer forma pode ser verificado mais facilmente do que desmontando um cabeçote pra mandar avaliar :concordo:

Valeu, Geisler.
vou pedir pra conferir isso e estando tudo certo, vou tentar me acostumar ao barulho. Pelo que me disseram sobre preço, não vai dar pra fazer tão cedo!!!! A única coisa que poderia fazer é uma lavagem interna no motor com diesel pra ver se as válvulas soltam (se for o caso de enchimento incompleto dos tuchos talvez por sujeira incrustrada), não sei ao certo como esse negócio de tucho hidráulico funciona e se meu motor tem isso mas...... Certa vez fiz isso em um carro que tinha e o motor ficou muito bom, alguns barulhos até sumiram, mas era carro à gasolina (Passat TS 84). Geisler,se vc ou alguém mais puder dar pitaco sobre essa lavagem interna, agradeço.

Um abraço,

Lucena04
08/06/2010, 11:13
Boa noite pessoal!!!!!

Depois de gastar horas neste tópico e em outros da Sportage, de olhar os posts deste tópico da pag 230 para frente e não encontrar nada resolvi tirar algumas dúvidas, pois até o fim da ano pretendo comprar o meu 4x4. A minha preferência ainda está num JPX, mas estive olhando as Sportage e ela me chamou a atenção pelo bom custo/beneficio...
Mas voltando as perguntas aí vai:
1- De tudo que lí a respeito da viatura, entendi que houveram 2 tipos de motor diesel. Mas fiquei com uma duvida a respeito. Num determinado post um colega forista recomenda a aquisição de Sportage diesel apenas do ano 2001 para frente... Pergunto:
Houveram 2 ou 3 tipos de motor diesel? Se houveram 3, quais as diferenças entre os 2.0, já que o 2.2 foi o 1º a chegar e foi trocado, se não me engano, em 98 pelo 2.0 turbo.
2 - Nas 1ªs diesel com motor 2.2, que é igual ao da Besta, é possível instalar um turbo ou um supercharger, numa instalação confiável que não tenha tendência a quebrar? Alguem já fez isso e ainda anda assim, ou sabe de alguem que ande e possa falar a respeito? Se esse motor é igual ao da Besta e em outro post um colega falou em pôr o motor 3.0 da Besta, com a desvantegem do aumento de peso, pergunto se é possível adaptar sem maiores problemas o motor 2.7 da Besta? Ele é derivado do 2.2 ou está mais para o 3.0 em questão de peso? Qual a potência do motor 2.7?
Pessoal, sei que fiz um livro e mandei um monte de perguntas de uma vez... Mas quero esclarecer essas dúvidas pois elas são relevantes na minha futura escolha...
Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar...
Abssss
Elias
Olá Elias
dá uma olhada nesse tópico, vai te ajudar bastante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64396&highlight=compra+sportage (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64396&highlight=compra+sportage)
Motor turbo diesel só a partir de 2000.
Para escolher o tipo de motorização vc precisa ver qual vai ser a utilidade do seu carro e a disponibilidade do seu bolso. Não vejo a necessidade de vc procurar um carro já pensando em trocar o motor tendo em vista que a Sportage tem 3 motorizações para vc escolher:
Sportage gasolina: mais barata só que consome mais combustível (Se for para socar na trilha eu acho que que é a melhor opção, bom como segundo carro só para trilha ou se vc não for rodar muito com o carro no dia a dia)
Sportage Diesel: econômica mas dizem que o motor poderia ser mais forte (bom para usar no dia a dia e para as brincadeiras :D)
Sportage Turbo-Diesel: Motor mais forte que a diesel aspirada seu defeito é que é mais cara. (melhor opção se tiver grana para investir 8) , em comparação com outros 4x4 diesel do mesmo ano até que não é tão cara)

Se vc pretende fazer trilhas o ideal seria que o Jipe fosse um segundo carro pq quebras são comuns, pode ser o Sportage, Troller, Defender... uns quebram mais outros menos mas vc tem que contar que pode ficar sem o carro por alguns dias, isto é, se vc pretende "botar pra quebrar".

Elias RS
10/06/2010, 00:25
Boa noite pessoal!!!!!
Olá amigo Lucena! Primeiramente obrigado pelas informações! Bom não deixei claro quais os meus objetivos... 1º quero um veículo 4x4 diesel, que vai ser o meu único carro por no mínimo 6 meses... 2º tem que ser um veículo barato, por que a situação está ru$$a... 3º não tenho pretensões trilheiras, apenas passeios com o família no off road light tipo subir um morro para ver aquela paisagem, coisa que com um carro 4x2 nem sempre é possível... 4º será usado muito em viagens... Então foi baseado nessas premissas que comecei a olhar a Sportage com mais atenção. Sempre gostei do visual dela, bastante conforto agregado (ar, direção, vidros elétricos, etc...) e bom preço. Só me preocupa a questão do desempenho nessa versão 2.2, ela me parece meio manca com seus 65 cv. Por isso as perguntas.
Já olhei aquele tópico de cabo a rabo(uiiii...)rsrsrs e ainda fiquei com dúvidas...
Aliás alguém aí já turbinou o motor 2.2 ou o trocou pelo 2.7? Será que o motor 2.7 da Besta é muto mais pesado que o original? Qual a potência dele?
Absssss
Elias

osmargeo
22/06/2010, 19:47
fala ai pessoal ate que fim achei o que eu procuvara, SPTG 98\99 azul, gasol. claro com problemas na roda livre a vacuo, problema que vai ser resolvido com RL manual, so preciso de ajuda, quanto litros de oleo vai no motor vou trocar tambem o filtro de oleo.

depois coloco umas fotos aqui.

Chico Almeida
24/06/2010, 22:14
Pessoal, boa noite.

O que vcs acham da ideia de colocar um blower na Sport 2.2 diesel :pensativo:??? Seria com + ou - 0,5 Kg de pressão, somente pra viatura ficar mais esperta e mais segura na estrada :dance::dance::dance:......... Não é pra competir, só pra acordar aquele motorzão!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços a todos :concordo:

Chico Almeida
30/06/2010, 00:20
E aí, pessoal.

alguem se habilita a dar um pitaco ou isso é bola na trave ?!?!?!?!?!?

Abraço,

Glaicon
30/06/2010, 06:51
Pessoal, boa noite.

O que vcs acham da ideia de colocar um blower na Sport 2.2 diesel :pensativo:??? Seria com + ou - 0,5 Kg de pressão, somente pra viatura ficar mais esperta e mais segura na estrada :dance::dance::dance:......... Não é pra competir, só pra acordar aquele motorzão!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços a todos :concordo:

Não é o vaticano mas, ...verás fumaça branca:mrgreen:

Chico Almeida
01/07/2010, 19:28
Não é o vaticano mas, ...verás fumaça branca:mrgreen:
Fala Glaicon, boa noite.

Rapaz, fala sério........ Esse "motorzão", pra vc, não aguenta esse "pouquinho" de pressão..........eheheheh.
Agora, falando sério. Vc acha mesmo que ele não aguenta???? O que seria preciso fazer pra usar o compressor???? Visualmente, eu acho esse motor muito robusto e, sendo diesel e baixa rotação, será que não ajuda????
Gostei do "Vaticano".......KKKKKKKKKKK

Abraço,

Júlio C. A. Santos
01/07/2010, 22:19
Olá Chico,

Lembra das caixas de ressonância que falei?(fotos) Pois eh, nas Sportages diesel 2.2 a partir de 1996(a minha) além das caixas de ressonância a tomada de ar do motor também é diferente, ela está localizada bem na frente do capô e coleta ar mais fresco como nas demais Sportages (turbo diesel e gasolina). Realmente é só a Sportage 1995 que é diferente nisso. Daria pra colocar as caixas de ressonância na sua Sportage, mas a caixa do filtro de ar terá que ser deslocado para frente como nas Sportage diesel 1996, e o filtro de diesel deve ser instalado atrás da caixa do filtro de ar. Sobre o uso de um blower... Porque não instala um filtro de ar maior? Essa adaptação já foi feita até mesmo na Kia Motors aqui da região, então deve fazer efeito. Eu também já pensei muito nisso, me sugeriram o filtro de ar do caminhão MB 608, ele é meio grande, mas ao redor do motor da Sportage aspirada tem muito espaço para adaptações.

Chico Almeida
02/07/2010, 02:05
Olá Chico,

Lembra das caixas de ressonância que falei?(fotos) Pois eh, nas Sportages diesel 2.2 a partir de 1996(a minha) além das caixas de ressonância a tomada de ar do motor também é diferente, ela está localizada bem na frente do capô e coleta ar mais fresco como nas demais Sportages (turbo diesel e gasolina). Realmente é só a Sportage 1995 que é diferente nisso. Daria pra colocar as caixas de ressonância na sua Sportage, mas a caixa do filtro de ar terá que ser deslocado para frente como nas Sportage diesel 1996, e o filtro de diesel deve ser instalado atrás da caixa do filtro de ar. Sobre o uso de um blower... Porque não instala um filtro de ar maior? Essa adaptação já foi feita até mesmo na Kia Motors aqui da região, então deve fazer efeito. Eu também já pensei muito nisso, me sugeriram o filtro de ar do caminhão MB 608, ele é meio grande, mas ao redor do motor da Sportage aspirada tem muito espaço para adaptações.

Fala Julio, "bom dia".......eheheheh
Cara, ainda não havia visto outro motor de Sportage antiga. Tudo diferente do meu (sei que só visual mas.....)!!!! Pelo que vc diz, posso supor que estes motores trabalham estrangulados?!?!?!?!? E aquela parte de alumínio (a admissão) sobre o motor, ali não tem jeito de aumentar, só se for refeito, talvez em aço inox com tubos maiores, acoplados ao filtro. Se isso melhorar o desempenho, tem como fazer. Tenho um amigo que é torneiro e faz muitas coisas diferentes pois ele trabalha 90% do tempo adaptando coisas em barcos de pesca, sabe como é!!!! Vou sondar isso com ele!!!!
E sobre o blower, estava pensando em instalar mas, nosso parceiro Glaicon acha que o motor vai virar o "vaticano"......eheheheh. Acho que se trocar a junta do cabeçote por uma metálica (não sei se a minha é ou não!!!) com novos parafusos e no torque certo (Vc sabe qual é a receita?)....... Será que dá samba???? Minha preocupação maior é com a Km da viatura (200 mil), apesar disso, meu motor trabalha redondo!!!
Acho o Blower melhor que o turbo. A meu ver, o motor sofre menos trancos por ser contínuo!!!

Abração,

Lucena04
14/07/2010, 12:04
Vcs já viram ou já pensaram em turbinar o motor da Sportage a gasolina? Ouvi falar de um esquema de turbina que que inicia com alta pressão e conforme vai aumentando o giro ela vai aliviando a pressão, parece ser interessante pq o nosso problema é justamente o baixo torque em baixa rotação, principalmente para quem usa pneus maiores que os originais.
Só estou lançando a idéia, nem tenho noção de quanto custa para turbinar um motor e se é viável e se ele aguenta.
:pensativo:

huck
18/07/2010, 14:26
Boa noite

Desde já agradecimentos pelas dicas, p/ Fernando Costa e Amostardeiro

Pesquisando aqui por perto achei uma oficina especializada em adaptar
turbinas em Toyota e vans diesel, ele fez adaptação de uma turbina da
L 200 pelo preço de $ 1.050 , com garantia de 1 ano. Só achei que
essa turbina faz um pouco de barulho acima de 2500 giros, isso e normal ?

Abraço e obrigado.

Olá amigo deu certo essa turbina na sportage? É da L200 GL quadra 2.5?

Lucena04
30/08/2010, 08:39
Será que daria para aproveitar peças tipo coletor de escape e admissão e o escape da Sportage Turbo diesel para turbinar uma Sportage a gasolina?
A turbina eu creio que tenha que ser diferente, mas boa parte eu acho que já existe e dá para aproveitar

Lucena04
30/08/2010, 08:45
O ar da turbina da Sportage diesel vem do mesmo filtro de ar do motor?

MarcSport
30/08/2010, 10:58
Será que daria para aproveitar peças tipo coletor de escape e admissão e o escape da Sportage Turbo diesel para turbinar uma Sportage a gasolina?
A turbina eu creio que tenha que ser diferente, mas boa parte eu acho que já existe e dá para aproveitar

A principio não, mas para ter certeza só "olhando" lado a lado os dois carros.

O ar da turbina da Sportage diesel vem do mesmo filtro de ar do motor?

Sim