Ver Versão Completa : Projeto Trupy Zupy - CJ 5 1965
Páginas :
1
2
[
3]
4
5
6
7
8
Vavá, vou falar de novo... :roll: mude esses suportes aí, isso aí tá muito frágil, pode até servir pra caminhonete, mas pra jeep não :discordo: faça uma sapata soldada direto no tubo e presa à carroceria por pelo menos dois parafusos... veja a diferença:
abraços...
Pablo.pinto2007
10/06/2013, 12:24
Vavá, vou falar de novo... :roll: mude esses suportes aí, isso aí tá muito frágil, pode até servir pra caminhonete, mas pra jeep não :discordo: faça uma sapata soldada direto no tubo e presa à carroceria por pelo menos dois parafusos... veja a diferença:
abraços...
Exatamente... sabemos que já está pintado, mas não custa um esforço a mais... nas camionetes eles são asism devido a capota marítima... e se tornam mais frágeis... Santo antônio é como o nome já diz... é pra salvar mesmo... no meu eu nem tenho... e já passei por alguns apuros... quem sabe dessa vez se sobrar dinheiro o meu não ganhe um tambem!!!
Abração Vavá... e tá ficando show... vamos botar a elétrica pra frente... posta umas fotos do chicote...
Pablo
vavarusso
10/06/2013, 13:42
abraços...
Tuna e Pablo agradeço a preocupação, mas nao sao assim frágeis como vcs pensam, e a fixação é feita com 8 parafusos e por baixo uma barra chata de uns 5mmx50mmx130mm.
Mais eu mudar de opiniao vou fechar o "C".
kasemodel
10/06/2013, 14:39
Tuna e Pablo agradeço a preocupação, mas nao sao assim frágeis como vcs pensam, e a fixação é feita com 8 parafusos e por baixo uma barra chata de uns 5mmx50mmx130mm.
Mais eu mudar de opiniao vou fechar o "C".
Vavá, acho que os amigos Pablo e Tuna se referem, é justamente no C o problema. Também acho que este C é meio frágil para o Santo Antonio!
Não sei também se apenas fechar o C é garantido. Eu faria conforme o Tuna mostrou, que é a solução mais segura!
Abraço,
Kasemodel
Pablo.pinto2007
10/06/2013, 18:39
Vavá, acho que os amigos Pablo e Tuna se referem, é justamente no C o problema. Também acho que este C é meio frágil para o Santo Antonio!
Não sei também se apenas fechar o C é garantido. Eu faria conforme o Tuna mostrou, que é a solução mais segura!
Abraço,
Kasemodel
O fato de fechar o C muda da água pro vinho... mas pensando bem Vavá... acho que vc nunca usará o santo antônio a ponto dele fechar esse C... assim esperamos... eu que faço trilha nunca corri o risco de tombar... eu só acho uma vantagem no santo antonio, o fato de poder colocar o cinto de 3 pontos com aquela mola que encolhe o cinto... pois o meu ainda é abdominal...
Abraços!
Pablo
vavarusso
10/06/2013, 21:37
Caros colegas fui observar direito os tais "Cs" e vi que se engana quem pensa que eles sao frageis. Sao 4 bem fixados e considerando todo o santo e sistema de alavanca, e a finalidade que pretendo.... É isso mesmo caro Pablo.
vavarusso
10/06/2013, 21:55
416219 Como ficaram os pedais.
vavarusso
13/06/2013, 13:39
Chicote que comprei na Paulista4x4 tem as seguintes informações:
Farol Dianteiro
Luz Alta: Amarelo (1,0mm)
Luz Baixa: Verde (1,0mm)
Lanterna Direita: Verde (0,50mm)
Lanterna Esquerda: Verde (0,50mm)
Sensor de Freio
+ : Vermelho (0,50mm)
S : Preto (1,0mm)
*Sensor de Óleo : Azul (0,50mm)
Bóia de Combustível : Preto (0,50mm)
Chave do Limpador do Pára-Brisa
Motor : Verde (0,50mm)
Chave dos Faróis
Traseiro : Azul (1,0mm)
Dianteiro 1 : Preto (1,0mm)
Dianteiro 2 : Preto (1,0mm)
+ Bat : Vermelho (4,0mm)
Chave dos Faróis Principais
Farol : Branco (1,0mm)
Lanterna Traseira : Branco (0,50mm)
Lanterna Dianteira : Cinza (0,50mm)
+Bat : Vermelho (0,50mm)
Chave de Contato
IGN : Vermelho (0,50mm)
ST : Azul (1,0mm)
Regulador de Voltagem
Campo : Laranja (0,50mm
Neutro : Branco (0,50mm)
Terra : Cinza (0,50mm)
*Lâmpada : Marrom (0,50mm)
IGN : Vermelho (0,50mm)
Alternador
Campo : Laranja (0,50mm)
Neutro : Branco (0,50mm)
Terra : Cinza (0,50mm)
Buzina : ( junto à saída do Farol Principal )
Bobina de IGN
- : Preto (0,50mm)
Velocímetro
*Temperatura : Verde (0,50mm)
*Luz Alternador : Marrom (0,50mm) Combustível : Preto (0,50mm)
Ind. Luz Alta : Amarelo (0,50mm)
Iluminação Velocímetro : Branco (0,50mm)
*Luz do Óleo : Azul (0,50mm)
+ Alimentação : vermelho (0,50mm)
Lanternas Traseiras
Freio/Seta Direita : Verde (0,50mm)
Freio/Seta Esquerda : Verde (0,50mm)
Lanterna Dir/Esq : Branco (0,50mm)
Chave de Seta
Seta Dianteira : Verde ( 0,50mm)
Freio Seta Traseira : Verde (0,50mm)
+Relê do Pisca : Vermelho (0,50mm)
Freio ( Retorno ) : Preto (0,50mm)
Comutador do Farol Alto/Baixo
+ Bat : Branco (1,0mm)
Baixa : Verde (1,0mm)
Alta : Amarelo (1,0mm) / Amarelo(0,50mm)
Pablo.pinto2007
13/06/2013, 18:39
Vavá, não vi nenhuma dificuldade nisso aí... é como alguém falou lá atrás, pagar alguém só pra conectar os fios? O amigo tem alguma experiênca com ferro de solda? se sim, não terá problemas... compra alguns (eu tive que comprar muitos, na verdade um cento de cada) conectores, tipo macho e fêmea, e olhais para os fios terra... e mãos a obra...
Ah! já reparei que vc terá problema com a lanterna traseira... talvez tenha que passar mais um fio, pois parece que seu chicote é pra lanterna traseira original, veja: quando ele diz que o fio é: freio/seta direita... ele entende que é um fio somente que faz essa função, como nos jeep com chave de seta original... para resolver isso basta passar mais um fio para cada lanterna traseira...
Vamos que vamos!
Pablo
vavarusso
13/06/2013, 22:34
Nao bote fogo nao que eu vou me arriscar.
Pablo.pinto2007
14/06/2013, 16:30
Nao bote fogo nao que eu vou me arriscar.
Não é botar fogo... é isso mesmo... a sua lanterna traseira acoplada ao freio é isso mesmo, chave de seta original, pois quem faz esse movimento de quando frear e tiver piscando pra qualquer lado, só acende uma luz de freio... a que pisca continua a piscar... quem faz isso é a chave de seta... e no seu caso não... ah não ser que a sua coluna seja daqueles opalas antigões que a lanterna traseira também tenha a mesma função do jeep... alguns opalas antigos eram assim... luzona grande toda vermelha... agora eu não estou certo se só tem uma lâmpada lá dentro como a do jeep!!!
Vc tem que ter essa informação, ou de onde comprou, ou fazendo os testes na própria coluna!!! É só ver se o fio que faz a seta também faz freio!!!
Abração!
Pablo
vavarusso
14/06/2013, 21:48
[QUOTE=Pablo.pinto2007;1947626]Não é botar fogo... é isso mesmo... a sua lanterna traseira acoplada ao freio é isso mesmo, chave de seta original, pois quem faz esse movimento de quando frear e tiver piscando pra qualquer lado, só acende uma luz de freio... a que pisca continua a piscar... quem faz isso é a chave de seta... e no seu caso não... ah não ser que a sua coluna seja daqueles opalas antigões que a lanterna traseira também tenha a mesma função do jeep... alguns opalas antigos eram assim... luzona grande toda vermelha... agora eu não estou certo se só tem uma lâmpada lá dentro como a do jeep!!!
Boa noite caro Pablo. O chicote já vem com os machos e femeas e os olhais. A coluna é do opala mais moderno.... Vou postar uma fotos do chicote
rodrigo.hoffman
14/06/2013, 23:38
Esse chicote ai foi o mesmo que usei na reforma do Fênix..
Com certeza algumas alterações terão que ser feitas, mas nada impraticável.. Como o amigo ai comentou uma etapa meio estressante vai ser a coluna de direção (seta, freio)..
[ ]´s e boa sorte
vavarusso
15/06/2013, 15:05
416927Pessoal olha o chico aí distribuído para receber opiniões e sugestões de como é feita a instalação... se as fotos nao forem todas de uma vez vou mandar de uma em uma.
Pablo, Juleymar, Rodrigo Hofman, Robertux, Garage4x4, contribuam aí.
Se puderem editar as fotos com indicativos: ex.: este fio vai para o sensor de temperatura....416928416929416930
vavarusso
15/06/2013, 15:26
416932416933416934416931416935Mais umas: Quais fios veem para o alternador? E para este conector da chave de luz/lampejo? Esses dois rabichos, esse em primeiro plano vem da chave limpador? o outro da chave seta.?
ESSA P. NAO FOI!!!
vavarusso
15/06/2013, 15:35
maaaaaaiis ffffffoooottttos
vavarusso
15/06/2013, 15:48
Mais uma depois ......
vavarusso
15/06/2013, 16:03
Mais uma ...............
vavarusso
15/06/2013, 16:17
416939Mais umaaa
Pablo.pinto2007
15/06/2013, 17:07
Vavá... eu havia escrito um "livro" aí fui enviar e deu erro na página, fiquei com muita raiva... então vou resumir, não aguento e nem me lembro exatamente o que havia escrito...
Eu desenhei um esquema pra vc entender o que cada um faz... eu não sei como ficará o esquema da sua coluna de direção... mas enfim, vc tem que decifrar....
No desenho está faltando algumas coisas como o eletroventilador, luz de ré, dentre outras coisas...
Á medida que forem surgindo as dúvidas, vamos debatendo-as...
Pablo
vavarusso
15/06/2013, 19:44
A terceira foto, a lanterna tem 4 fios (terra, seta, freio e ré)?? Pq dois sao pretos? A primeira foto nao bate a quantidade de fios, o farol original nao tem luz alta? (apenas 2 fios). A segunda foto sao dos chicotes que da chave seta e outro da chave limpador/lampejo/luz alta/....
vavarusso
15/06/2013, 20:32
416952Moderador exclua!!
vavarusso
15/06/2013, 20:35
416953De novo....Onde cada cor deve ficar nesse soquete? Moderador exclua!!!!
vavarusso
15/06/2013, 20:36
Onde cada cor deve ficar nesse soquete?
vavarusso
15/06/2013, 20:37
Vavá... eu havia escrito um "livro" aí fui enviar e deu erro na página, fiquei com muita raiva... então vou resumir, não aguento e nem me lembro exatamente o que havia escrito...
Eu desenhei um esquema pra vc entender o que cada um faz... eu não sei como ficará o esquema da sua coluna de direção... mas enfim, vc tem que decifrar....
No desenho está faltando algumas coisas como o eletroventilador, luz de ré, dentre outras coisas...
Á medida que forem surgindo as dúvidas, vamos debatendo-as...
Pablo
Obrigado estou aproveitando tudo.
rodrigo.hoffman
15/06/2013, 22:24
Vavá..
Paciência que tudo vai pro lugar certo.. Eu fiquei olhando pra esse chicote uns 2 dias e não entendia nada.. Depois as coisas começaram a clarear..
Comece pelas coisas simples e deixe a coluna por ultimo.. Alternador, arranque, farol e lanternas são simples..
Lembre que vc terá dois circuitos.. Uma linha que veem direto do 12V (bateria) e uma linha do pós-chave, que como o nome já diz só vai ser acionado depois que a chave tiver virada.
Fixe a cx de fusíveis e vai esticando os fios para os lugares dele.. O segredo é entender a cx de fusíveis.. Os fios entram e saem dela.. Veem de algum lugar, passam por ela e vão para o destino..
Ex: deve vir um fio grosso vermelho (6 ou 4mm) que veem do arranque ou da bateria e entra na cx de fusíveis e depois alimenta os dispositivos ligados direto na bateria.. Um fio desses (direto 12V) tb deve ir para a chave (ignição) e depois entrar na cx de fusíveis (esse é o 12V pós chave)..
[ ]´s e boa sorte
vavarusso
16/06/2013, 13:33
Rodrigo obrigado, já estou visualizando a coisa, acho que economizar esses 230k. Vou fixar a caixa de fusivel. e dai vou distribuindo com a valiosa ajuda de vocês. Nao entendi pq o farol ligação original só tem dois fios? Da chave do limpador vou eliminar o temporizador e esguicho, dela quero apena: luz alta e ligar o limpador. Procurei um soquete fêmea para o comutador de ignição e descobri que ali vão aquelas "femeazinhas" individuas.
vavarusso
16/06/2013, 13:39
417007Vejo que aqui a dificuldade é identificar cada pino. (lampejo)417009 Pra onde vai cada fio?
vavarusso
16/06/2013, 14:11
417012Quem chega de onde e quem sai pra onde?
vavarusso
16/06/2013, 14:14
Pelo material já dá para ter uma ideia da minha necessidade.
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 15:25
417012Quem chega de onde e quem sai pra onde?
Vavá... nesse pino superior vai o positivo da bateria, fio bem grosso, vem direto da bateria mesmo, junto dele, vc coloca o fio que vai alimentar todo o resto da sua elétrica, ou seja no mínimo de 4mm, deste para a chave de ignição... da chave de ignição (no lugar certo é claro), volta para esse terminal que está no meio à esquerda... e só... o terra, ou neutro, deve estar ligado da bateria diretamente para o motor ou se preferir, para esse terminal de baixo do motor de partida (mais grosso)...
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 16:17
A terceira foto, a lanterna tem 4 fios (terra, seta, freio e ré)?? Pq dois sao pretos? A primeira foto nao bate a quantidade de fios, o farol original nao tem luz alta? (apenas 2 fios). A segunda foto sao dos chicotes que da chave seta e outro da chave limpador/lampejo/luz alta/....
Vavá, nunca conte com o fio negativo, ou terra... por isso o farol dianteiro vc só ve dois fios, luz alta e luz baixa... na lanterna traseira, vc vê 4 fios, são eles, meia luz, freio (que devem ser uma lâmpada bipolo), pisca (um polo só) e ré (um polo só)... o terra de todo esse conjunto vc tem que achar ainda... deve ter alguma haste metálica por ali... procura... ou então está imbutido internamente fazendo contato com o parafuso de fixação... no meu por ser de fibra, passei um terra para toda a instalação, chega de ficar raspando o chassis e parafusar...
vc pode usar a chave do esguicho, limpador normalmente, agora eu lhe confesso, eu não consegui ligar o temporizador para o limpador... não tive paciência nem de procurar, nem de me informar com o eletricista... então ficou assim mesmo, estou satisfeito...
Abraços!
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 17:48
Vavá, e demais... fiz um tutorial com alguns toques sobre a caixa de fusível, então se surgir alguma dúvida... dá um toque!
PAblo
vavarusso
16/06/2013, 19:17
Vavá, e demais... fiz um tutorial com alguns toques sobre a caixa de fusível, então se surgir alguma dúvida... dá um toque!
PAblo
Caaraaa você é démais! (com acento mesmo) Voce este tanto, pra me explicar. Muito obrigado. Estou decidido a fazer, se alguma coisa pegar aí eu pago.
vavarusso
16/06/2013, 19:22
Vavá, nunca conte com o fio negativo, ou terra... por isso o farol dianteiro vc só ve dois fios, luz alta e luz baixa... na lanterna traseira, vc vê 4 fios, são eles, meia luz, freio (que devem ser uma lâmpada bipolo), pisca (um polo só) e ré (um polo só)... o terra de todo esse conjunto vc tem que achar ainda... deve ter alguma haste metálica por ali... procura... ou então está imbutido internamente fazendo contato com o parafuso de fixação... no meu por ser de fibra, passei um terra para toda a instalação, chega de ficar raspando o chassis e parafusar...
vc pode usar a chave do esguicho, limpador normalmente, agora eu lhe confesso, eu não consegui ligar o temporizador para o limpador... não tive paciência nem de procurar, nem de me informar com o eletricista... então ficou assim mesmo, estou satisfeito...
Abraços!
Farois diant o aterramento é dentro. Realmente essas lant tras. tem uma haste metálica onde é montado os soquetes, vou procurar o neg. Nao vou usar temporizador nem esguicho.
vavarusso
16/06/2013, 19:28
Vavá... nesse pino superior vai o positivo da bateria, fio bem grosso, vem direto da bateria mesmo, junto dele, vc coloca o fio que vai alimentar todo o resto da sua elétrica, ou seja no mínimo de 4mm, deste para a chave de ignição... da chave de ignição (no lugar certo é claro), volta para esse terminal que está no meio à esquerda... e só... o terra, ou neutro, deve estar ligado da bateria diretamente para o motor ou se preferir, para esse terminal de baixo do motor de partida (mais grosso)...
Veja que na instalação teste, já liguei o pos. da bat. aí nesse borne de cima, (dele eu levo um fio 4mm até a chave ignição?)e este fiozinho que sai do automático vai pra caixinha eletronica. Liguei o neg da bat. direto na carroceria e uma malha do motor para o chassi. E o alternador vejam foto anterior.
Valeu pessoal.
vavarusso
16/06/2013, 20:33
417066417067
De hoje a tarde..
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 20:46
Veja que na instalação teste, já liguei o pos. da bat. aí nesse borne de cima, (dele eu levo um fio 4mm até a chave ignição?)e este fiozinho que sai do automático vai pra caixinha eletronica. Liguei o neg da bat. direto na carroceria e uma malha do motor para o chassi. E o alternador vejam foto anterior.
Valeu pessoal.
Vavá, esse fio de 4 mm que falo é o que será a fonte de toda a sua energia dentro do carro... ele vai até a chave de partida, na posição de entrada da chave de partida, da chave de partida na seção onde sai a partida propriamente dita, é que sai outro fio de 4 mm e volta para o motor de partida para poder acionar o automático (ou solenóide do motor de partida).
O alternador, o meu é diferente, o meu só tem tres fios (eram só dois e eu coloquei mais um pra terra), o campo, que é bem grosso, esse passa dentro do amperímetro (o seu jeep não tem amperímetro no painel), e vai pra chave de partida (fazendo com que integre todo o sistema positivo do carro, ele não precisa ir diretamente à bateria, entendeu? e o outro fio que tem no meu é o da luz piloto, que indica no painel se está gerando ou não, na verdade é se tá girando ou não, no seu deve ter isso, que é a aquela luz vermelha de símbolo bateria.
Abração!
Pablo
vavarusso
16/06/2013, 20:53
Pablo vou ler tudo com mor cuidado pra ir fixando na cachola. Eu vou entender.
Pablo.pinto2007
16/06/2013, 21:10
Pablo vou ler tudo com mor cuidado pra ir fixando na cachola. Eu vou entender.
Vavá, esse é o referencial, mas note se o seu alternador não é diferente... a chave de pisca desse esquema é a original... enfim, tem algumas coisinhas que mudam para o seu, mas nada como estudar a bíblia mestra da elétrica do jeep original para entender como fará a propria...
É isso aí!
Pablo
4X4GARAGE
16/06/2013, 21:25
ta faltando um borne nesse automatico,e colocaram um fio no lugar,ele chama suplementar de partida e vai no positivo da bobina para qdo der partida nao faltar energia para ela.sacou?!?!?
[]s
vavarusso
17/06/2013, 07:22
ta faltando um borne nesse automatico,e colocaram um fio no lugar,ele chama suplementar de partida e vai no positivo da bobina para qdo der partida nao faltar energia para ela.sacou?!?!?
[]s
Saquei Edson, já está lá na bobina. Blz.
georgevalle
17/06/2013, 08:53
Bom dia Vavá, estive fora um tempo aproveitando o feriadão (em casa mesmo, mas longe do computador), vou ter que discordar do Edson, pois é neste pino do automático da partida que é ligado o fio da partida (é onde enfio a chave de fenda para ligar o motor quanto tô mexendo nele) tem uma dica aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/70909-esquema-eletrico-do-motor-de-arranque-partida.html , quanto a chave comutadora da luz alta e baixa ela tem 4 pinos os dois do meio são as saidas alta e baixa o pino que na base tem dois rebites liga o fio que "vem" da chave e o outro pino alimenta direto da bateria é lampejador da luz alta neste chicote teu as ligações são como nos opalas onde depois que sai do comutador é que vai para a caixa de fusíveis.
vavarusso
17/06/2013, 09:20
Bom dia Vavá, estive fora um tempo aproveitando o feriadão (em casa mesmo, mas longe do computador), vou ter que discordar do Edson, pois é neste pino do automático da partida que é ligado o fio da partida (é onde enfio a chave de fenda para ligar o motor quanto tô mexendo nele) tem uma dica aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/70909-esquema-eletrico-do-motor-de-arranque-partida.html , quanto a chave comutadora da luz alta e baixa ela tem 4 pinos os dois do meio são as saidas alta e baixa o pino que na base tem dois rebites liga o fio que "vem" da chave e o outro pino alimenta direto da bateria é lampejador da luz alta neste chicote teu as ligações são como nos opalas onde depois que sai do comutador é que vai para a caixa de fusíveis.
Obrigadão George é de grande valia a sua explicação. Vou compilar todas as dicas imprimir e colar na oficina. uma foto do DIC3 como sugeriu o George. E foto da sugestão do Edison GARAGE4X4
417120417122
Esta SEGUNDA foto é do arranque do 6cc. (nao é bosch)
-1 -> vem do positivo da bateria
-2 -> vem do tambor da chave (comanda o acionamento do motor de arranque)
-3 -> vai para o sistema de ignição
-4 -> vai para dentro do arranque
4X4GARAGE
17/06/2013, 09:22
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38717-motor-de-arranque.html
da uma lida no post 12
[]s
georgevalle
17/06/2013, 14:49
Então Edson é a mesma ligação, acredito que o que deva ter dado confusão é que a foto que o Vavá tirou foi de baixo para cima.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/38717-motor-de-arranque.html
da uma lida no post 12
[]s
vavarusso
18/06/2013, 10:09
417324417325417326417327Quanto mais informação melhor>. Sobre as ligaçãoes do alternador opala? E esse comutador? Achei na net assim.
georgevalle
19/06/2013, 08:00
o comutador da partida descrevi as ligações no post 490 que são praticamente os mesmos da foto 4, quanto ao alternador este da foto 1 faz a ligação do positivo da bateria com fio grosso no terminal com o "+" no outro terminal pode fazer o aterramento tambem com fio direto a bateria (não existe a necessidade) e nos terminais de encaixe além da ligação da lâmpada vindo do painel (para excitação do campo) também vai uma ligação com a bateria vindo da chave de ignição mas me parece que este não é o teu alternador, no da 2ª foto não tem a ligação do positivo do campo (ele é interno) vai somente a da lâmpada de excitação e as ligações de carga.
vavarusso
19/06/2013, 08:12
o comutador da partida descrevi as ligações no post 490 que são praticamente os mesmos da foto 4, quanto ao alternador este da foto 1 faz a ligação do positivo da bateria com fio grosso no terminal com o "+" no outro terminal pode fazer o aterramento tambem com fio direto a bateria (não existe a necessidade) e nos terminais de encaixe além da ligação da lâmpada vindo do painel (para excitação do campo) também vai uma ligação com a bateria vindo da chave de ignição mas me parece que este não é o teu alternador, no da 2ª foto não tem a ligação do positivo do campo (ele é interno) vai somente a da lâmpada de excitação e as ligações de carga.
Bom dia meu caro George Valle, já entendi as ligações do alternador e comutador de ignição vou fazer como vc descreveu. O alternador da 2ª foto é o meu.
Abraço,
vavarusso
19/06/2013, 17:29
417535417536Com muito sacrificio conseguir colocar o macarrão e depois a borracha no vidro. Mas, porém, contudo, todavia, colocá-lo no quadro me parece doutro mundo. Como colocar um barbate agora nessa fenda???
Vavá, primeiro vc. coloca a borracha no quadro, depois o vidro na borracha e por último o macarrão existe uma ferramente própria para colocar o macarrão na borracha, o barbanate é pra colocar o vidro com a borracha no quadro...
[]´s
Pablo.pinto2007
19/06/2013, 17:49
Vavá, primeiro vc. coloca a borracha no quadro, depois o vidro na borracha e por último o macarrão existe uma ferramente própria para colocar o macarrão na borracha, o barbanate é pra colocar o vidro com a borracha no quadro...
[]´s
Agora eu é que fiquei confuso...
Eu tenho visto como disse, macarrão na borracha, borracha no vidro, cordão na borracha, embeiça o vidro junto com a borracha na grade e vai puxando o cordão...
Ficou muito justo Vavá? a borracha é inteiriça, ou seja, já veio emendada?
Posta fotos da mesma... e o ideal é colocaro vidro com a grade no lugar, para poder ter apoio na hora de puxar o cordão! ou colocar o macarrão...
Abraços!
PAblo
vavarusso
20/06/2013, 00:12
[]´s
Se for assim Tuna comecei todo errado. Mas realmente acho muito dificil que alguém consiga agora colocá-lo no quadro.
vavarusso
20/06/2013, 00:16
Agora eu é que fiquei confuso...
Eu tenho visto como disse, macarrão na borracha, borracha no vidro, cordão na borracha, embeiça o vidro junto com a borracha na grade e vai puxando o cordão...
Ficou muito justo Vavá? a borracha é inteiriça, ou seja, já veio emendada?
Posta fotos da mesma... e o ideal é colocaro vidro com a grade no lugar, para poder ter apoio na hora de puxar o cordão! ou colocar o macarrão...
Abraços!
PAblo
Pablo eu tb agora estou muito confuso pois fiz assim como vc descreve, mas acho que a borracha ficou muito firme, dificil de ser colocada no quadro. Ficou bem firne e a borracha depois de fazer o contorno tive com cortar um pedaço.
Pablo.pinto2007
20/06/2013, 10:51
Vavá é pra fcar assim mesmo... bem justo aí o cordão é exatamente para embeiçar a borracha na aba da grade... você encalca ele de um lado e vai puxando o cordão... agora vc tem que ver se a borracha é essa mesmo... pois é como falei, a minha era errada, digo isso pois existem diversos tamanhos dessas borrachas, não de comprimento, mas de espessura... fazendo com que uma borracha errada o vidro fique froucho ou apertado ao ponto de nem entrar... manda umas fotos!!!
Pablo
Galera, cês tão fazendo confusão mesmo, o macarrão é a "trava" do vidro é o que vai segurar tudo no lugar depois de instalado eu já montei essa desgraça nuns quinze jeeps e te digo se vc. colocar o macarrão primeiro vc. não põe o vidro no lugar, procure uma casa de instalação de vidros e pergunte o procedimento é igual ao fusca, não tem segredo...
[]´s livre dessa desgraça já...
vavarusso
20/06/2013, 14:01
Galera, cês tão fazendo confusão mesmo, o macarrão é a "trava" do vidro é o que vai segurar tudo no lugar depois de instalado eu já montei essa desgraça nuns quinze jeeps e te digo se vc. colocar o macarrão primeiro vc. não põe o vidro no lugar, procure uma casa de instalação de vidros e pergunte o procedimento é igual ao fusca, não tem segredo...
[]´s livre dessa desgraça já...
Buá, buá... Nao conseguir colocar, levei hoje cedo e deixa numa loja para ser colocada, (60k) já levei a borracha no vidro e o colocador disse que tava errada e que nunca na galaxia eu conseguiria colocar, pois o macarrão é por último. Outra coisa eu deixei o macarrao pelo lado de dentro e ele disse que é por fora. Outra o convidei para colocar no domingo lá em casa pra sair mais barato e eu filmar, mais ele nao aceitou pois precisa de ferramentas especiais. Valeu Tuna, valeu amigo Pablo.
vavarusso
20/06/2013, 15:16
Como nao comprei os suportes para o retrovisor do wrangler, e achei que eles sao muito longos, resolvir fazê-los
vavarusso
20/06/2013, 15:22
Mais duas, se mais mais de uma vez dá pau.
vavarusso
20/06/2013, 15:29
Vejam nas fotos como o macarrao dificulta a abertura, na borracha, das fendas do vidro e da aba do quadro.
Vavá, só discordo de uma coisa, eu sempre coloquei o macarrão pelo lado de dentro, sem ter problemas, se não me engano, vi em um jeep original assim uma vez, e isso ficou pra mim, macarrão por dentro, acho até que fica mais bonito, quantas lt$ ficou o serviço?
Malaaaaaandro, esse suporte de retrovisor aí é exatamente o que eu tinha bolado, pois com o suporte que vem com os espelhos, além de feios eles impedem a porta da capota de abrir...
Vendo essa segunda foto aí do painel inclinado e suporte do retrovisor, tive uma visão do futuro do meu jeep, só que ele é azul...
Agora uma dica, o quadro preto é original no brasil, mas na cor do jeep fica muito mais bonito...padrão gringo... mas isso é só minha humirde opinião... :mrgreen:
[]´s
vavarusso
20/06/2013, 20:36
Tuna eu tb achei estranho o macarrão ser pelo lado externo, amanhã vou buscá-lo. Ficou em 60K. Gostou do suporte? Pois é aqueles suporte feios que vendem na net ´são + ou - 40K + o frete + demora, esses que fiz (pensei que era eu que os tinha inventado) rsrs, muito barato e mais bonito e mais funcional....
Valeu
Pablo.pinto2007
20/06/2013, 21:18
Gente, primeiro quero pedir desculpas ao colega Tuna, que se chateou com minha insistência, segundo ao Vava, por ter falado besteira... lendo as respostas insistentes do Tuna, fui conferir minha borracha, já no lixo, e vi que a minha não tem macarrão, não porque não botaram é porque não tem mesmo... por isso o cordão..
Vava tá ficando show heim?
Pablo.
vavarusso
20/06/2013, 21:29
Gente, primeiro quero pedir desculpas ao colega Tuna, que se chateou com minha insistência, segundo ao Vava, por ter falado besteira... lendo as respostas insistentes do Tuna, fui conferir minha borracha, já no lixo, e vi que a minha não tem macarrão, não porque não botaram é porque não tem mesmo... por isso o cordão..
Pablo.
Obrigado! Pedir desculpa por que? Viu os suporte que "inventei"? Amanha devo pintar os estribos e suporte de retrovisor e analisar os soquetes elétricos que conseguir de uma opala.
Pablo.
Pablão, pelamarodedeus meu amigo, chateei não, tá tudo em casa, só insisti, pro nosso amigo Vavá, não ficar quebrando cabeça, tem coisas que não adiantam, as vezes é preciso investir umas graninha vejam esse pqp, é original e tava um bagasso (só a capa da gaita) na primeira reformo, pintei da cor do carro e ficou uma jerda, dessa vez mandei cromar, ficou 40 pilas e vejam o resultado:
[]´s
Pablo.pinto2007
21/06/2013, 08:49
Pablão, pelamarodedeus meu amigo, chateei não, tá tudo em casa, só insisti, pro nosso amigo Vavá, não ficar quebrando cabeça, tem coisas que não adiantam, as vezes é preciso investir umas graninha vejam esse pqp, é original e tava um bagasso (só a capa da gaita) na primeira reformo, pintei da cor do carro e ficou uma jerda, dessa vez mandei cromar, ficou 40 pilas e vejam o resultado:
[]´s
Rapaz... Tuna esse cromo tá show... aqui na minha cidade a empresa que croma (pelo menos a que conheço e é bem famosa por aqui), não croma barato não... aí eu desisti, já mandei cromar os aros dos faróis, 2 externos e 2 internos, na época saiu um absurdo... sendo que na loja, em SP, saía 1/3 do preço só pra mandar cromar, por exemplo pra cromar cobraram 120, sendo que os 4 aros saía a 40, coisa desse tipo... e o cromo não era essas coisas todas, em pouco tempo o cromo descascou, então... nunca mais eu cromei nada... se fosse barato eu faria novamente, ou aderia a essa prática, mas aqui a maresia come tudo, chamamos ela carinhosamente de cupim... aqui se quiser dar um brilho (ou pelo menos ter essa impressão) só aço inox... a gente pena, custa caro, mas vale a pena, porque é quase pra sempre.
Parabens Vavá pelos suportes!!!
Pablo
vavarusso
21/06/2013, 18:00
Boa noite pessoalllll! Hoje ganhei um chicote completo de um opala, estou desenrolando, desembaralhando para compreendê-lo e quem sabe fazer um "esquema" simplificado para os leigos como eu.
Abraço,
Pablo brigado.
Pablo.pinto2007
21/06/2013, 22:03
Vava, achei interessante sua idéia de pegar o chicote do opala pra estudar, se você não tivesse comprado um, acho que até poderia usar esse do opala, mas agora já foi. Com certeza voce desenrolara, não tem mistério.
Abracao.
Pablo.
vavarusso
22/06/2013, 23:12
É Pablo e demais colegas, o chicote tem umas partes cortadas que tá dificultando um pouco, mais já estou achando o caminho, principalmente da ignição e chave de luz. Retrovisores interno e externos.
vavarusso
22/06/2013, 23:38
418179 Olha aí como ficou o estribo de + ou - 120k.
Pablo.pinto2007
23/06/2013, 18:44
Vavá, tá ficando chique no ultimo, heim?
vavarusso
23/06/2013, 20:09
Ele com uns pneuzinhos daqueles seus ficava o bixo, mas agora sem chance. Pessoal estudei muito o esquema eletrico do opala olhando e conferindo com o chicote, entendi muita coisa, porem quando fui para o que comprei na Paulista4x4 vi que estava perdido pois esse acompanha um manual que nao tem nada a ver com o produto, fala de cores que nao existem, quantidade que nao bate, uma porcaria para quem nao é profissional ou até mesmo pra quem é. Comecei montar o do opala, comutador de ignição e de luz alta e o conector do chicote da chave seta, vou comprar uma chave de luz do opala e o resto vou procurar um profissiona
Pablo.pinto2007
23/06/2013, 22:03
Vavá... é por isso que eu resolvi fazer eu mesmo, com paciência e dedicação... eu se fosse vc enfrentaria esse abacaxi... é simples, nada que não se resolva... porém é como falei lá atrás, acho que seu chicote (novo) veio com fio a menos, pois ele é para chave de seta original willys... mas nada que passar um ou dois fios não resolva!!!
Eu acho que com calma e uma câmera a gente consegue desenrolar!!!
Abração!
juleymar73
23/06/2013, 22:13
ola pessoal , eu sempre acompanhando, um amigo me disse essa semana que meu jeep ja podia ta pronto , mais essa e a questão , melhor fazer nos mesmo e devagar,
abraço .
Pablo.pinto2007
24/06/2013, 09:01
ola pessoal , eu sempre acompanhando, um amigo me disse essa semana que meu jeep ja podia ta pronto , mais essa e a questão , melhor fazer nos mesmo e devagar,
abraço .
Isso é uma incognita... pois tenho um exemplo bem próximo... um colega do trabalho colocou o jeep dele na oficina para reformar, não tinha muita coisa pra fazer não, era só reformar mesmo, o jeep estava parado há pelo menos uns 10 anos... ele colocou na oficina um pouco antes de eu começar a minha reforma... bem pelo que estou vendo o meu vai sair antes, é bem certo que o meu não tinha lata pra fazer, mas não tem comparação, sou eu quem está fazendo, na folga, quando aparece dinheiro... ou seja, só depende dos meus esforços, e é porque tenho família pra dar atenção, levar pra qui, pra acolá...
Enfim... é relativo mesmo... Vavá faz quanto tempo que vc está na sua reforma?
Pablo
vavarusso
24/06/2013, 13:17
Isso é uma incognita... pois tenho um exemplo bem próximo... um colega do trabalho colocou o jeep dele na oficina para reformar, não tinha muita coisa pra fazer não, era só reformar mesmo, o jeep estava parado há pelo menos uns 10 anos... ele colocou na oficina um pouco antes de eu começar a minha reforma... bem pelo que estou vendo o meu vai sair antes, é bem certo que o meu não tinha lata pra fazer, mas não tem comparação, sou eu quem está fazendo, na folga, quando aparece dinheiro... ou seja, só depende dos meus esforços, e é porque tenho família pra dar atenção, levar pra qui, pra acolá...
Enfim... é relativo mesmo... Vavá faz quanto tempo que vc está na sua reforma?
Pablo
Caro amigo estará fazendo dois anos em outubro. Trabalhando nos finais de semana e duas férias.
vavarusso
24/06/2013, 13:28
Vavá... é por isso que eu resolvi fazer eu mesmo, com paciência e dedicação... eu se fosse vc enfrentaria esse abacaxi... é simples, nada que não se resolva... porém é como falei lá atrás, acho que seu chicote (novo) veio com fio a menos, pois ele é para chave de seta original willys... mas nada que passar um ou dois fios não resolva!!!
Eu acho que com calma e uma câmera a gente consegue desenrolar!!!
Abração!
Olha Pablo neste firiadao dei um tapa grande no serviço. Instalei a do opala e funcionou, só to achando o motor de partida meio pesado, um esquema que achei nos opalareios do paraná me trouxe uma dúvida pois este tras um fio 4mm do arranque para a bateria e para o + da bobina. (acredito que o esquema é para ign a platinado.O comutador de luz alta parece ser bem fácil é só colocar um relé. O da ignição só usei 3 fios (bat, arranque e ignição). Vou tirar umas fotos e postar aqui vê se os amigos me ajudam.... Pablo me arrependo sim de nao ter feito a instalação pois esse que comprei só tem me atrapalhado.... Vou fazer um vídeo e postar no YT.
vavarusso
24/06/2013, 15:11
Foto do m de partida, aonde vai este fio azul? (foto 400) As ligações dos faróis ao relé? (foto 403) E o comutador de luz alta
vavarusso
24/06/2013, 15:25
1_ C. ignição, o fio que da ign só funcionou neste pina apesar do motor ficar pesado. 2 - O altern tem dois terminais, um na parte superior e outro na inferior direita. Quem é quem? 3 - Cx de fuzíveis e seus vários chicotes.
vavarusso
24/06/2013, 15:44
Olhe a cx fusíveis na base que fiz e o chicote distribuído. Quem é quem? Zoom... Esse chicote acredito ser o da bat., alternador e ....
vavarusso
24/06/2013, 16:02
1 - Conector luz alta, vejam que no soquete macho saem apenas 4 fios (chicote de uma caravan) e que dos 4, 3 vao para o soquete do relé. 2 - Fio 4mm pequeno??
vavarusso
24/06/2013, 16:17
1 - Um zoom no chicote. 2 - Fio verm da bateria à chave ign.: fio azul vem motor de partida(terminal mais próximo ao bloco) e vai tb para a chave ign.: fio preto com cinza vem da cx eletrônica. Vamo lá pessoá! E agora Pablo será que sai esta instalação.
georgevalle
25/06/2013, 07:55
Vavá na foto do motor de arranque o fio azul no teu não precisa utilizar (para testar desliga o fio que aqui no arranque está vermelho - vi que no chicote era azul e tem uma emenda perto do arranque- e pede para a patroa girar a chave na posição partida acionando o arranque e com uma lâmpada de teste - aproveita o chicote do opala e pega um soquete de lâmpada pequena e um terminal da lâmpada coloca uma garra jacaré e na outra uma ponta de prova de multimetro ou um prego soldado no fio e bem afiado para poder furar a capa dos fios- e testa se no momento em que a chave está virada na partida a bobina recebe corrente da chave - pelo comutador que testei aqui ele recebe não existindo necessidade deste retorno do arranque) quanto a tua dúvida do arranque virar pesado pode ser ponto ou o arranque pedindo manutenção mesmo (escovas e buchas), no terminal do comutador da luz alta / baixa o fio vermelho é para ligar a luz indicadora da luz alta e falta a ligação do positivo permanente para o lampejador (sinal de luz alta).
Foto do m de partida, aonde vai este fio azul? (foto 400) As ligações dos faróis ao relé? (foto 403) E o comutador de luz alta
georgevalle
25/06/2013, 08:07
Sei que parece estar bem apertado mas tira uma foto do alternador por traz, mas me parece que o teu alternador só tem um terminal de encaixe e sendo assim ali vai o fio que vem da lâmpada do painel, nos terminais com rosca você vai usar apenas o que tem o isolador que nesta foto aparece mais a direita ali vai um fio grosso (4mm) direto para a bateria, na cebolinha do freio (se for usar este do pedal) pode colocar os terminais de encaixe do tipo lâmina basta amassar ele com o alicate e aproveita que tem o positivo aí do lado mesmo sugiro colocar um fusível para esta ligação (entre a chave de ignição que pode usar como distribuição de positivos e a cebolinha).
1_ C. ignição, o fio que da ign só funcionou neste pina apesar do motor ficar pesado. 2 - O altern tem dois terminais, um na parte superior e outro na inferior direita. Quem é quem? 3 - Cx de fuzíveis e seus vários chicotes.
vavarusso
25/06/2013, 08:19
George obrigado, estou disposto a fazer esse bixo com ajuda de voces. (vou fazer o teste e to esperando um multímetro digital). O fio azul do arranque eu nao estou usando e o motor pega numa boa, mas, vi um esquema que ele vem para o positivo da bateria e positivo da bobina???. Comutador de luz alta/baixa: fio verm. alimenta lampada do painel? e os 3 fios amarelos?
Pessoal da força, eu queria entender e instalar toda aquela fiação de 4mm que vai da bat+ > chave de ign>motor de partida> (falta o restante??? alternador > bat+ > cx fusíveis >>>??????
Valeu. Juntos somos invencíveis..
vavarusso
25/06/2013, 08:29
418894Pessoal esse chicote tem muitos terminais e isso me confundiu um pouco sei que vai da bat>chav partida>bobina>cx eletronica> alter> ??? e acompanha um pedacinho pequeno individual. George do alternador nao sai fio direto para os faróis nao.? Parece que no alternador tem dois conectores de encaixe, vou averiguar (acesso difícil).
georgevalle
25/06/2013, 08:31
Acredito que este soquete seja do limpador e não das luzes, e o soquete da coluna é que é o soquete macho e estou achando estranho as ligações dele são como descrevi no post 490 da pagina 41, vendo pelas cores do soquete macho (do caravan que você está segurando) e o soquete que liga no limpador do caravan, aparentemente neste caravan não tinha temporizador nem esguicho elétrico (provavelmente de um carro até 1980) então vai precisar testar as ligações pois como comentei no post 490 a minha coluna aparentemente está com problemas de fio interrompido mas dá para ter uma idéia, liga o preto com listra vermelha (terminal 3) no positivo vindo da chave de ignição, e com a lâmpada de teste testa com a chave na posição desligado o fio azul (terminal 4) acredito que ele seja para alimentar o motor do limpador para a parada automática, o fio branco (terminal 6) a velocidade 1 e amarelo (terminal 7) velocidade 2, os outros fios que tem na coluna e não tem no chicote você pode colocar para utilizar tanto o esguicho (terminais 1 e 8) e também o do relê temporizador (terminal 5), que é acionado com a chave na posição 1 da tua coluna.
1 - Conector luz alta, vejam que no soquete macho saem apenas 4 fios (chicote de uma caravan) e que dos 4, 3 vao para o soquete do relé. 2 - Fio 4mm pequeno??
rodrigo.hoffman
25/06/2013, 08:40
Vavá..
Seu alternador e moderno ou ainda tem o regulador externo?? Se for do moderno a ligação pode ser alternador/bateria; bateria/ arranque; arranque/chave.. Dai o pós chave alimenta bobina e caixinha.. O fio que aciona o automático (arranque) pode ser fino (1,5mm) já que a corrente e baixa. Depois disso o pós chave entra na cx de fusíveis pra alimentar os outros dispositivos que vão funcionar só com o chave virada..
[ ]´s
georgevalle
25/06/2013, 08:44
Então para elétrica de auto o melhor até hoje é a lâmpada de teste (tenho três multimetros digitais o meu último brinquedo tem até tela de lcd para dar ajuste fino em câmaras de CFTV) e o melhor mesmo é a lâmpada pois com ela pode testar mais rápido e sem precisar lêr o multimetro encostou tem os 12v acende não tem não acende simples assim sugiro faze a lâmpada e ter até no porta luvas para testar fusíveis por exemplo inclusive é melhor para testar falta de aterramento, bem voltando às dúvidas o fio de retorno é como falei no teu comutador da coluna ele não desliga ao dar a partida como nos opalas mais antigos então não precisa ligar, mas se for ligar é no positivo da bobina mesmo, então veja que o fio vermelho está junto com um amarelo este vai para a caixa de fusíveis e depois para as lâmpadas alta dos faróis, o fio amarelo do lado dele passa pela caixa de fusíveis e a luz baixa, e o outro fio amarelo que fica entre os dois vem da chave de luz que por sua vez vem direto da bateria (sinceramente acho esta ligação da GM arriscada pois não prevê nunca um possível curto entre a ligação da bateria e a chave e da chave ao comutador e até a caixa de fusíveis sugiro que coloque um fusível do tipo lâmina junto ao terminal da bateria ou se preferir (já respondendo a tua próxima dúvida do terminal do alternador como faço quando ligo faróis e relês auxiliares).
George obrigado, estou disposto a fazer esse bixo com ajuda de voces. (vou fazer o teste e to esperando um multímetro digital). O fio azul do arranque eu nao estou usando e o motor pega numa boa, mas, vi um esquema que ele vem para o positivo da bateria e positivo da bobina???. Comutador de luz alta/baixa: fio verm. alimenta lampada do painel? e os 3 fios amarelos?
Pessoal da força, eu queria entender e instalar toda aquela fiação de 4mm que vai da bat+ > chave de ign>motor de partida> (falta o restante??? alternador > bat+ > cx fusíveis >>>??????
Valeu. Juntos somos invencíveis..
vavarusso
25/06/2013, 08:54
Acredito que este soquete seja do limpador e não das luzes, e o soquete da coluna é que é o soquete macho e estou achando estranho as ligações dele são como descrevi no post 490 da pagina 41, vendo pelas cores do soquete macho (do caravan que você está segurando) e o soquete que liga no limpador do caravan, aparentemente neste caravan não tinha temporizador nem esguicho elétrico (provavelmente de um carro até 1980) então vai precisar testar as ligações pois como comentei no post 490 a minha coluna aparentemente está com problemas de fio interrompido mas dá para ter uma idéia, liga o preto com listra vermelha (terminal 3) no positivo vindo da chave de ignição, e com a lâmpada de teste testa com a chave na posição desligado o fio azul (terminal 4) acredito que ele seja para alimentar o motor do limpador para a parada automática, o fio branco (terminal 6) a velocidade 1 e amarelo (terminal 7) velocidade 2, os outros fios que tem na coluna e não tem no chicote você pode colocar para utilizar tanto o esguicho (terminais 1 e 8) e também o do relê temporizador (terminal 5), que é acionado com a chave na posição 1 da tua coluna.
É isso mesmo George, é a discrição aí era para uma foto que nao mandei. Nao vou usar esguicho nem temporizador. Fica mais fácil entao, levo ao motor apenas um fio +.
Vou providenciar urgentemente uma chave teste, já entendi o quanto ela é importante George.
vavarusso
25/06/2013, 09:02
Vavá..
Seu alternador e moderno ou ainda tem o regulador externo?? Se for do moderno a ligação pode ser alternador/bateria; bateria/ arranque; arranque/chave.. Dai o pós chave alimenta bobina e caixinha.. O fio que aciona o automático (arranque) pode ser fino (1,5mm) já que a corrente e baixa. Depois disso o pós chave entra na cx de fusíveis pra alimentar os outros dispositivos que vão funcionar só com o chave virada..
[ ]´s
Obrigado Rodrigão. O alternador é do moderno. Entao feito isso que voce falou, próximo passo é com um fio 4mm saindo de um pino + pos chave vou alimentar a cx fusiveis. Isso?
4X4GARAGE
25/06/2013, 09:10
ei Raimundo mandei uma MP pra vc e ficou faltando Circuito de Teste de fiação elétrica automotiva - Eletrônica e Circuitos - Eletrônica e Circuitos (http://www.eletronica.com/circuito-de-teste-de-fiacao-eletrica-automotiva/)
[]s
georgevalle
25/06/2013, 09:10
Se o teu motor for de uma velocidade apenas o fio branco que é a posição 2 da tua chave outra opção é ligar tudo junto ali no conector (se o teu motor for de uma velocidade pode ligar os fios dos terminais 5,6 e 7 assim não interessa qual posição o limpador vai ligar e se arrebentar algum fio o limpador continua funcionar).
É isso mesmo George, é a discrição aí era para uma foto que nao mandei. Nao vou usar esguicho nem temporizador. Fica mais fácil entao, levo ao motor apenas um fio +.
Vou providenciar urgentemente uma chave teste, já entendi o quanto ela é importante George.
georgevalle
25/06/2013, 09:20
Bom teste também fiz um destes para testar os bicos da Grand Cherokee para poder arrumar a central, mas não coloquei os zener's e os led's ficam "em meia luz" mas acredito também que mesmo com os zener's os led's também ficaram em "meia luz" enquanto a PP não estiver tocando em nada (se bem que teoricamente em uma tensão de 12V o zener da linha positiva vai "deixar passar" 5,2 V e no da linha negativa não teria ainda o corte, mas com o carro funcionando o alternador normalmente altera a voltagem para 14V aí teria um ... o que importa é que funciona e bem melhor que o meu, vou fazer u upgrade nele...
ei Raimundo mandei uma MP pra vc e ficou faltando Circuito de Teste de fiação elétrica automotiva - Eletrônica e Circuitos - Eletrônica e Circuitos (http://www.eletronica.com/circuito-de-teste-de-fiacao-eletrica-automotiva/)
[]s
vavarusso
25/06/2013, 09:23
418895418896O circuíto do opala que estou usando é esse
vavarusso
25/06/2013, 09:27
Se o teu motor for de uma velocidade apenas o fio branco que é a posição 2 da tua chave outra opção é ligar tudo junto ali no conector (se o teu motor for de uma velocidade pode ligar os fios dos terminais 5,6 e 7 assim não interessa qual posição o limpador vai ligar e se arrebentar algum fio o limpador continua funcionar).
O motor tem várias velocidades, é do fox. Mas vou usar apenas uma.
vavarusso
25/06/2013, 09:34
[]s
Valeu Magrão, muito fácil de fazer. Vou fazer uma placa e comprar os componentes. (wire é o corte no desenho?)
georgevalle
25/06/2013, 09:51
É uma expressão para os cabos, indica que são cabos longos (você define o tamanho) geralmente é um cabo espiral de +/- 2 metros, mas pode ser fio de alto falante.
vavarusso
25/06/2013, 09:55
É uma expressão para os cabos, indica que são cabos longos (você define o tamanho) geralmente é um cabo espiral de +/- 2 metros, mas pode ser fio de alto falante.
Vou usar de telefone espiral.
vavarusso
25/06/2013, 10:04
Alguns esquemas que para um leigo termina confundindo a cuca
vavarusso
25/06/2013, 10:07
Faltou esse oficial.
georgevalle
25/06/2013, 10:26
Ahhhhh, agora ficou fácil.....
georgevalle
25/06/2013, 10:41
Como dizia o famoso Jack o estripador vamos por parte...
Li e reli a pagina 43 e tem ligações que não se aplica no teu jeep, como a ligação do regulador de voltagem por exemplo.
Já tem algo do chicote novo ligado?
georgevalle
25/06/2013, 10:48
Descreva na ordem de cima para baixo a descrição dos fusíves da caixa.
vavarusso
25/06/2013, 11:41
Como dizia o famoso Jack o estripador vamos por parte...
Li e reli a pagina 43 e tem ligações que não se aplica no teu jeep, como a ligação do regulador de voltagem por exemplo.
Já tem algo do chicote novo ligado?
George ainda nao tem nada ligado, exceto as ligações entre os dois farois dianteiros. A ligação para funcionar o jeep fiz a parte. A caixa de fusiveis já esta no lugar e quando eu chegar em casa descrevo as posiçoes dos fusíveis.
Obrigado.
vavarusso
25/06/2013, 12:05
Liguei pra mulher e ai vai.
1 - indicador inst. painel
2 - acend. ventlador , cont. a
3 - limpador, ré.
4 - pare, buzina.
5 - lamp, rádio, p. mala, teto, relógio,, emergencia.
6 - luz baixa
7 - luz alta.
8 - lant. dianteira/traseira lado esquerdo, ilum. PNL, P. luvas
9 - lanternas dianteiras/traseiras lado direito, lant. licença, ilum. acend cofre
Pronto George é assim a descrição. (de cima para baixo)
Abraço,
vavarusso
25/06/2013, 17:48
Olhe aí George & Cia, a foto da cx de fusível do opala.
georgevalle
26/06/2013, 08:28
Vamos lá novamente, em primeiro lugar em vez de ficar esquentando a cabeça tentando entender o chicote que você comprou e é falho em explicações assim como não se aplica para o teu jeep (alternador com regulador interno), sugiro aproveitar a fiação e os espaguetes, ou seja desmonte ele todo (para aproveitar os fios) e depois dos fios distribuidos coloca novamente nos espaguetes, claro que tem o chicote que vais para as lanternas traseiras e os da frente (que são separados não precisa fazer isso, creio que precisa incluir um fio para as lâmpadas do freio), primeiro puxe um fio vermelho grosso da bateria até a chave de ignição no terminal 3 (veja o post 490 pg 41) outro fio igual também da bateria até a chave de luz, sugiro encontrar pontos de apoio na lataria para passar estes fios que depois servirão para fixar o chicote, da chave de ignição puxe um fio azul 1,0 mm (para manter o padrão do chicote comprado) do terminal 1 até o motor de arranque, do terminal 2 puxe um fio vermelho 0,5 mm até a bobina, e do terminal 4 um fio vermelho 1 mm até a caixa de fusiveis deste fio na caixa de fusiveis faça ligações em série com os fusíveis 1, 2, 3 e 4 vamos padronizar a alimentação virá do lado esquerdo da caixa de fusíveis, no fusivel 5 puxe um fio vermelho 1,0 mm da bateria, da chave de luz ligue do terminal que liga a meia luz até os fusíveis 8 e 9 (aqui no chicote comprado sugere puxar dois fios um branco e um cinza 0,50 mm), e do terminal das luzes um fio vermelho 4,0 mm até o comutador da luz na coluna terminal 3 (no chicote comprado sugere um fio branco de 1,00 mm acho pouco ainda mais se quiser "turbinar a luz" fazendo uma ligação permanente da luz baixa deixando o comutador apenas ligando e desligando a luz alta), do comutador do terminal 3 liga o fio verde 1,0 mm até o fusível 6, do terminal 2 sairão dois fios amarelos um 1,0 mm para o fusível 7 e outro (se tiver um fio amarelo 0,50 mm melhor) até a lâmpada indicativa de luz alta, da caixa de fusíveis utiliza os chicotes que vieram seguindo as cores não tem erro.
com isso terminamos a ligação da chave de ignição e das luzes
georgevalle
26/06/2013, 08:52
Após a 1ª carta vamos a segunda:
Da caixa de fusíveis do fusível 4 puxe um fio vermelho 1,00 mm até o interruptor do freio (caso use o interruptor da coluna) deste terminal puxe um fio e determine o local do relê do pisca corte e coloque um terminal deste local com o mesmo fio puxe até o conector de 5 fios no terminal 5, neste conector ligue do terminal 2 fio verde 0,50 mm (aqui você junta os chicotes que vão para as lanternas dianteiras e traseiras) para as lâmpadas dos piscas esquerdos e do terminal 6 os da direita, do fio do terminal 5 ligue um fio verde 0,50 mm para a lâmpada indicadora (na verdade não sei se no teu velocímetro tem esta lâmpada pois nos jeep a lâmpadas ficam no interruptor na coluna se não tiver aconselho a colocar uma no painel), o terminal 1 é para ligar outro relê de piscas vindo com ligação direta (sem passar pela chave de ignição) para o alerta que assim vai funcionar mesmo com a chave de ignição desligada (o correto, ou para economizar como a GM fez liga o relê de piscas direto mas aí corre o risco de deixar os piscas ligados, como por exemplo ao sair bater na chave de seta), do interruptor do freio um fio preto (acredito que vai precisar colocar pois no jeep as lâmpadas dos piscas também são as mesmas do freio então acredito que o teu chicote não tenha este fio) até as lâmpadas de freio, do terminal 3 do conector de 5 pinos ligue um fio até o relê da buzina, que também puxa do fusível 4 um fio vermelho 1,00 mm para alimentar o relê da buzina e do relê tem o fio vermelho 0,50 junto ao chicote dos faróis.
vavarusso
26/06/2013, 09:15
Bom dia George, cara muito bom, bem que disse o nosso amigo Pablo, que nao tinha mistério. Vou analisar seu texto e os esquemas que vc mandou direito. Postando novamente pra ficar masi perto. A minha "coluna" nao tem conector exclusivo para de pisca ele é junto com o do limpador .
comutador de ignição: pinos > 1 = arranque. 2 e 4 = ficam energizados com a chave no primeiro estágio. 3 = vem da bat. 5 = fica energizado apenas com a chave no segundo estágio.É isso? O conector de seta falta o pino 2.
Vamos que vamos.
georgevalle
26/06/2013, 09:28
Pelo que lembro quando testei o comutador da partida no 2º estágio não liga nada apenas destrava a direção, no terceiro estágio (ignição) energiza os terminais 2, 4 e 5 e ao girar para o 3º estágio (partida) o 5 desliga (aqui é que deveria ser ligado a bobina de ignição para isso que serve o retorno do arranque, pois na teoria como a alimentação do carro vem do terminal do arranque quando este está em funcionamento a tensão dentro do carro cai consideravelmente e reduz a intensidade da faísca e com o retorno a faísca fica melhor no momento da partida, fica aí a sugestão de fazer o certo também e utilizar o retorno do arranque) este conector de 8 pinos (conta com que não tem também) é o do limpador o dos piscas é o outro com 6 pinos (na verdade 5).
vavarusso
26/06/2013, 09:29
Isso eu ja fiz.
primeiro puxe um fio vermelho grosso da bateria até a chave de ignição no terminal 3. outro fio igual também da bateria até a chave de luz, sugiro encontrar pontos de apoio na lataria para passar estes fios que depois servirão para fixar o chicote, da chave de ignição puxe um fio azul 1,0 mm (para manter o padrão do chicote comprado) do terminal 1 até o motor de arranque, do terminal 2 puxe um fio vermelho 0,5 mm até a bobina,
Nao entendi George.
e do terminal 4 um fio vermelho 1 mm até a caixa de fusiveis deste fio na caixa de fusiveis faça ligações em série com os fusíveis 1, 2, 3 e 4 vamos padronizar a alimentação virá do lado esquerdo da caixa de fusíveis, (acho que faltou um pontinho)
no fusivel 5 puxe um fio vermelho 1,0 mm da bateria, da chave de luz ligue do terminal que liga a meia luz até os fusíveis 8 e 9 , e do terminal das luzes um fio vermelho 4,0 mm até o comutador da luz na coluna terminal 3
Quanto aos estágio é como vc escreveu.
Estou editando para nao poluir
georgevalle
26/06/2013, 09:34
Falando nele o conector de 8 pinos, o conector do limpador de vidros , puxa um fio vermelho 0,50 mm do fusível 3 até o terminal 3 e do terminal 4 um fio amarelo 0,50 mm para o retorno de posição, do terminal 5 um fio verde 0,50 mm para a velocidade 1 do terminal 6 (tem que verificar) fio branco 0,50 mm velocidade 2 (sei pois ja falou que vai utilizar apenas uma velocidade mas se o teu motor tem as outras liga).
vavarusso
26/06/2013, 09:47
George vou imprimir estes posts e vou sentar na oficina no final de semana botando em prática toda esse teoria. Vou ver se acho tipo de luz para usar avisar quando a seta estiver ligada. (esquerda/direita tem). Vou colacar 2 vel. no limpad. Comprei uma chave de luz da D20/chevete. George como seria a ligação dessa chave com a cx. fusíveis e relé
vavarusso
26/06/2013, 09:52
Pelo que lembro quando testei o comutador da partida no 2º estágio não liga nada apenas destrava a direção, no terceiro estágio (ignição) energiza os terminais 2, 4 e 5 e ao girar para o 3º estágio (partida) o 5 desliga (aqui é que deveria ser ligado a bobina de ignição para isso que serve o retorno do arranque, pois na teoria como a alimentação do carro vem do terminal do arranque quando este está em funcionamento a tensão dentro do carro cai consideravelmente e reduz a intensidade da faísca e com o retorno a faísca fica melhor no momento da partida, fica aí a sugestão de fazer o certo também e utilizar o retorno do arranque) este conector de 8 pinos (conta com que não tem também) é o do limpador o dos piscas é o outro com 6 pinos (na verdade 5).
Xeu lembrar! Tenho: comutador de ignição, de luz alta/baixa, de seta(piscas) e de limp/lampejador... Quatro ao todo, ou tô enganado.
vavarusso
26/06/2013, 10:02
o pino 5 do tem energia no terceiro estagio (aqui é que deveria ser ligado a bobina de ignição para isso que serve o retorno do arranque, pois na teoria como a alimentação do carro vem do terminal do arranque quando este está em funcionamento a tensão dentro do carro cai consideravelmente e reduz a intensidade da faísca e com o retorno a faísca fica melhor no momento da partida, fica aí a sugestão de fazer o certo também e utilizar o retorno do arranque) este conector de 8 pinos (conta com que não tem também) é o do limpador o dos piscas é o outro com 6 pinos (na verdade 5).
Percebo que a faisca nas velas na hora da partida é muito fraquinha, pensei até ser defeito. Entao devo ligar o pino 5 ao positivo da bobina e deste a um determinado terminal do arranque?
georgevalle
26/06/2013, 10:03
Agora vamos ao motor, pelo chicote do arranque e bobina (aqui acho que fica em uma posição mais fácil de manutenção) deixei ele em cima saindo pelo buraco de fiação do jeep perto da bateria fiz o chicote do motor em que o fio do arranque (o azul que vem do terminal 1) e o da cebolinha de óleo (deixe ele próximo dos marcadores mas com uma sobra para poder acertar depois) azul 0,50 mm (veja que aqui descem os dois azuis) faça esta descida logo após a chapa prender os fios que tem na tampa de válvulas na ponta do fio azul fino um terminal para rosca e no grosso um terminal de encaixe fêmea e no arranque um pedaço de fio com terminal macho, pelo mesmo conduíte pode subir o fio de retorno da ignição (se for usar) até o chicote na tampa de valvulas onde vai sair o fio vermelho 0,50 que vem do terminal 2 (ou 5 se for usar o retorno do arranque) e faz outro chicote saindo depois da 2ª "orelha" da tampa de válvulas pois fica mais perto do distribuidor e este chicote deve ter tamanho suficiente para chegar até o paralama (aqui se o teu distribuidor for de platinado coloca mais um fio um verde 0,50 junto que é para ligar ao negativo da bobina) sugiro colocar um fio amarelo 0,50 neste chicote com a ponta próximo aos instrumentos do painel e ligado ao terminal negativo da bobina para colocar o conta giros ou um dispositivo de bloqueio pois neste ponto você liga dentro do chicote e caso algum "amigo do alheio" for tentar fazer o motor funcionar não vai achar a ligação o que vai dificultar a possibilidade de roubo (podemos discutir isso depois) e caso o teu distribuidor seja eletrônico vai junto a este chicote os dois fios do distribuidor (normalmente por chicote separado), e continua rodeando a tampa entre a saída de agua o fio verde 0,50 mm que uma ponta fica no painel junto com a do óleo e vai até o sensor de temperatura junto o fio marrom 0,50 mm que é o da lâmpada do alternador (aqui faltou você falar se o teu alternador tem um terminal ou dois pois se tiver dois puxa da chave de ignição um fio vermelho 0,50 do terminal 4 da chave de ignição com um terminal de encaixe fêmea até o terminal que deve estar escrito "bat" no alternador ao lado da inscrição "lamp" que é onde liga o marrom) neste mesmo chicote passa um fio vermelho 4 mm ligado ao terminal com rosca (o que tem o isolador e a inscrição "+") e vai para o terminal positivo da bateria.
georgevalle
26/06/2013, 10:05
Exato é no terminal do retorno do arranque, no teu especificamente aquele que vem um fio de dentro da tampa é o acionamento do arranque e o oposto a ele na tampa depois do terminal de rosca grande é o retorno, ele fornece a alimentação para a bobina enquanto o arranque está acionado.
Percebo que a faisca nas velas na hora da partida é muito fraquinha, pensei até ser defeito. Entao devo ligar o pino 5 ao positivo da bobina e deste a um determinado terminal do arranque?
georgevalle
26/06/2013, 10:17
Agora ao painel do fusível 1 liga um fio vermelho 0,50 até o painel junto aos instrumentos aqui você faz uma emenda de fios todos iguais, um vai para a lâmpada do pisca, um para a lâmpada do óleo, um para a lâmpada do alternador e outro para o positivo dos marcadores (aqui fica um detalhe sobre o regulador de voltagem do painel se tiver liga nele se não tiver caso o teu painel seja mais moderno e os instrumentos ja sejam 12V liga direto nos terminais que tiverem a inscrição "+") veja que estas lâmpadas tem o soquete diferente pois ele deve ser emborrachado (normalmente) pois estas lâmpadas não são ligadas à carcaça dos instrumentos estes soquetes tem dois fios saindo deles sendo um neste positivo e o outro para os interruptores (luz de seta, luz de óleo e luz do alternador), do fusível 8 liga um fio branco 0,50 mm até as lâmpada de iluminação dos instrumentos nos soquetes que tem apenas um fio, deste pode fazer uma ligação também para o porta luvas (se não tiver pode deixar prevendo ligação futura), no medidor de temperatura liga o fio verde 0,50 que foi para o motor e do medidor de combustivel coloca um preto 0,50 do terminal negativo até a boia do tanque.
georgevalle
26/06/2013, 10:22
Sobrou o fusível 5 que fica para ligar o rádio e etc. o ideal é fazer um chicote só para eles, faltou uma ligação com o terra para o painel para ligar o regulador de voltagem se tiver este um fio preto 0,50 é o suficiente, acredito que não esqueci de nada para terminar a fiação.
vavarusso
26/06/2013, 12:54
Professor George Valle fico muito agradecido. Obrigadão mesmo.
vavarusso
26/06/2013, 17:38
Vou devagar que meu santo é de barro. Veja George e companheiros, o como fiz as ligações do comutador de ignicao. pino 1 para o curto no motor de partida, ele só tem energia quando vira a chave total ( fiz a chave) 0 pino 2 vai para bateria e o pino 3 vem da caixinha eletronica. George e todos, para nao trazer outros fios de 4mm direto da bateria posso por exemplo alimentar a cx fusivel com um fio vindo do pino 2 do comutador de ignição? POsso fazer isso para outros casos, como chave de luz?
danieldido
27/06/2013, 08:09
Show de bola como vocês aqui falam a "viatura"!
georgevalle
27/06/2013, 08:11
Poder pode, acredito que a ligação interna da chave vá aguentar, mas não recomendo é melhor ter um fio sem muitas chaves ou emendas no caminho para as lâmpadas, a ligação da chave de luz não sei mas é só testar e quanto às ligações são praticamente as mesmas, talvez não tenha duas saídas para a meia luz se não me engano é na caixa de fusíveis que faz a distribuição dos lados, mas basta ligar os dois fios no mesmo terminal, outro detalhe que lembrei depois é o relê do pisca existem dois tipos um com dois terminais (aqueles mais simples e baratos redondinhos) e o com três (eletrônico) no caso de usar o de três faltou colocar o terra.
vavarusso
27/06/2013, 08:35
Bom dia George. Recapitulando para nao restar dúvidas: Conector de luz alta/baixa: Pino 1 vai para bateria (fio verm 4mm). Pino 2 vai para luz alta. Pino 3 vai para luz baixa. Pino 4 vai para chave de luz. Agora uma dúvida, comprei a chave de luz da D20/chevete/opala e ela tem 5 terminais, nos quatro que sobram vai o relé. Outra o vendedor me indicou um relé duplo de 500W e 20A para as luzes.
georgevalle
27/06/2013, 10:09
As ligações são assim mesmo.
Então este relé é para retirar a corrente da fiação original, neste caso o fio que liga a bateria até a chave de luz pode ser mais fino (mesmo assim no mínimo 1,00 mm), e a ligação deste relê é feito depois dos fusíveis alta e baixa e o ideal é colocar ele no paralama esquerdo e com o fio direto do terminal do alternador, as ligações da chave e do comutador ficam as mesmas, vai precisar identificar as ligações da chave, se não me engano ela tem o terminal que vem da bateria, na posição 1 liga um terminal para a meia luz, na posição 2 mantém este terminal ligado e liga mais um e tem mais dois terminais que são para acender a luz interna onde um terminal aterra e outro liga em paralelo com os interruptores das portas estes ligam ao puxar o botão.
vavarusso
27/06/2013, 14:22
Recapitulando o conector do limpador e esguicho: Para ligar so o limpador em até duas velocidade (uma já ta bom) Alavanca na posição 1, liga os terminais 3 e 5, na posição 2, liga os terminais 3 e 7, pressionando a alavanca liga os terminais 1 e 8. Dúvida: Quem alimenta esse conector?
Com relação a alimentação dos faróis (relé duplo) o fio (verm 4mm) vem do mesmo terminal do alternador que vai para a bateria? (claro que é) assim nao passar pela cx de fusiveis.
Pessoal desculpe tantas dúvidas, é a primeira vez.
vavarusso
27/06/2013, 14:33
Mandei o esquema errado.
George tive que me ausentar. Recapitulando o conector do pisca pra nao deixar dúvidas: terminais 1, 2, 5 e 6 sao todos acionados quando puxado o botão do alerta, terminal 2 vai ao pisca do lado esquerdo, terminal 6 vai ao pisca do lado direito, terminal 3 vai para a da buzina, o terminal 5 vai para o(s) relé(s) dos piscas . Dúvida: Como deve ser ligado os relés da buzina e dos piscas? É um para cada?
Pablo.pinto2007
27/06/2013, 15:52
Vavá, quantos reforços!!! Agora vai!!!
Particularmente eu estou boiando nessa conversa, estou só de butuca!!!
Abração!!!
Pablo
vavarusso
27/06/2013, 15:57
Pessoallll!!!!
O esquema do post 628 está correto. É esse mesmo. Fiz uma confusão quando fui editá-lo. São tantas emoções...
vavarusso
27/06/2013, 16:10
Vavá, quantos reforços!!! Agora vai!!!
Particularmente eu estou boiando nessa conversa, estou só de butuca!!!
Abração!!!
Pablo
Aproveita aí também.
vavarusso
27/06/2013, 21:46
Uma série de vídeos sobre relé do Marcelo Tonella
Tonella - relé auxiliar funcionamento e instalação 1/4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=h43CpO6t0ck)
vavarusso
28/06/2013, 08:41
Então este relé é para retirar a corrente da fiação original, neste caso o fio que liga a bateria até a chave de luz pode ser mais fino (mesmo assim no mínimo 1,00 mm), .
Bom dia, George eu posso alimentar a chave de luz com fio vindo do comutador de ignição? É bom que algum equipamento eletrico funcione direto da bateria, sem precisar da meia chave ign, exceto o alerta e a alimentaçaõ dos relés?
George aqui vai meu e-mail caso voce queira me xingar. rsrs
vava_russo@hotmail.com
georgevalle
28/06/2013, 08:56
Então o relê dos piscas é como comentei tem dois tipos um que é só de passagem (internamente é uma chapa metálica com uma resistência enrolada por volta e quando esquenta liga os contatos acendendo as lâmpadas e como com este contato fechado esfria a resistência e a chapa volta a posição de repouso desligando os contatos e a corrente das lâmpadas voltam a circular pela resistência fechando novamente o contato e por ai vai, sendo assim quando queima uma lâmpada o pisca fica lento) neste um fio vem do fusível 4 e outro para o conector no terminal 5, e o relê eletrônico que além do positivo (vindo do mesmo fio que alimentou o interruptor do freio que vem do fusível 4) um negativo (terra) e a ligação para o conector dos piscas no terminal 5, quanto ao relê da buzina se for o relê como o do vídeo as ligações serão do fusível 4 um fio vermelho 1,00 mm até os terminais 30 e 86 do relê e do terminal 87 para as buzinas, do terminal 85 para o conector no terminal 3.
Mandei o esquema errado.
George tive que me ausentar. Recapitulando o conector do pisca pra nao deixar dúvidas: terminais 1, 2, 5 e 6 sao todos acionados quando puxado o botão do alerta, terminal 2 vai ao pisca do lado esquerdo, terminal 6 vai ao pisca do lado direito, terminal 3 vai para a da buzina, o terminal 5 vai para o(s) relé(s) dos piscas . Dúvida: Como deve ser ligado os relés da buzina e dos piscas? É um para cada?
georgevalle
28/06/2013, 08:59
Ele é alimentado pelo fusível 3 (tá no post 613), e a alimentação do relê deve vir direto (e o mais curto possível) direto do alternador e com fio grosso.
Recapitulando o conector do limpador e esguicho: Para ligar so o limpador em até duas velocidade (uma já ta bom) Alavanca na posição 1, liga os terminais 3 e 5, na posição 2, liga os terminais 3 e 7, pressionando a alavanca liga os terminais 1 e 8. Dúvida: Quem alimenta esse conector?
Com relação a alimentação dos faróis (relé duplo) o fio (verm 4mm) vem do mesmo terminal do alternador que vai para a bateria? (claro que é) assim nao passar pela cx de fusiveis.
Pessoal desculpe tantas dúvidas, é a primeira vez.
georgevalle
28/06/2013, 09:03
Pode ligar sim e usando o relê para as lâmpadas pode ser com fio fino (0,50), se precisar xingar vai ser para todo mundo ver mesmo, mas é bom ter outro contato para assuntos diversos tipo receitas, ainda estou pensando naquele cardápio...
Bom dia, George eu posso alimentar a chave de luz com fio vindo do comutador de ignição? É bom que algum equipamento eletrico funcione direto da bateria, sem precisar da meia chave ign, exceto o alerta e a alimentaçaõ dos relés?
George aqui vai meu e-mail caso voce queira me xingar. rsrs
vava_russo@hotmail.com
vavarusso
28/06/2013, 09:31
Pode ligar sim e usando o relê para as lâmpadas pode ser com fio fino (0,50), se precisar xingar vai ser para todo mundo ver mesmo, mas é bom ter outro contato para assuntos diversos tipo receitas, ainda estou pensando naquele cardápio...
A receita é segredo, então vai ter que vir provar aqui. Rsrs
Olha meu caro George, estou juntando tudo e montando meu entendimento, já aprendi muita coisa. Já desmontei o chicote comprei relé de pisca, de buzina e fio de 6mm (3m), hoje comprarei o relé duplo. O relogio nao funciona o marcador de temperatura, nao sei o que vou fazer antes de comprar outro.
vavarusso
28/06/2013, 09:43
Acredito que as dúvidas agora virão quando eu estiver na prática.
georgevalle
28/06/2013, 10:27
No jeep tenho o marcador de temperatura de mercúrio, é o mais confiável, o original está desligado.
vavarusso
29/06/2013, 22:14
George para ficar mais fácil pra mim, resolvi desenhar suas explicações mas me embolei aqui:
Você disse:
- Do terminal 4 puxe um fio vermelho de 1 mm até a caixa de fusíveis deste fio na caixa de fusíveis faça ligações em série com os fusíveis 1, 2, 3 e 4 vamos padronizar a alimentação virá do lado esquerdo da caixa de fusíveis, no fusível 5 puxe um fio vermelho de 1,0 mm da bateria, da chave de luz ligue do terminal que liga a meia luz até os fusíveis 8 e 9 e do terminal das luzes um fio vermelho 4,0 mm até o comutador da luz na coluna terminal 3 do comutador, do terminal 3 liga o fio verde 1,0 mm até o fusível 6, do terminal 2 sairão dois fios amarelos um 1,0 mm para o fusível 7 e outro até a lâmpada indicativa de luz alta, da caixa de fusíveis utiliza os chicotes que vieram seguindo as cores não tem erro.
com isso terminamos a ligação da chave de ignição e das luzes
Da caixa de fusíveis do fusível 4 puxe um fio vermelho 1,00 mm até o interruptor do freio , deste terminal puxe um fio e determine o local do relê do pisca corte e coloque um terminal deste local com o mesmo fio puxe até o conector de 5 fios no terminal 5, neste conector ligue do terminal 2 fio verde 0,50 mm (aqui você junta os chicotes que vão para as lanternas dianteiras e traseiras) para as lâmpadas dos piscas esquerdos e do terminal 6 os da direita, do fio do terminal 5 ligue um fio verde 0,50 mm para a lâmpada indicadora (na verdade não sei se no teu velocímetro tem esta lâmpada pois nos jeep a lâmpadas ficam no interruptor na coluna se não tiver aconselho a colocar uma no painel), o terminal 1 é para ligar outro relê de piscas vindo com ligação direta (sem passar pela chave de ignição) para o alerta que assim vai funcionar mesmo com a chave de ignição desligada (o correto, ou para economizar como a GM fez liga o relê de piscas direto mas aí corre o risco de deixar os piscas ligados, como por exemplo ao sair bater na chave de seta), do interruptor do freio um fio preto (acredito que vai precisar colocar pois no jeep as lâmpadas dos piscas também são as mesmas do freio então acredito que o teu chicote não tenha este fio) até as lâmpadas de freio, do terminal 3 do conector de 5 pinos ligue um fio até o relê da buzina, que também puxa do fusível 4 um fio vermelho 1,00 mm para alimentar o relê da buzina e do relê tem o fio vermelho 0,50 junto ao chicote dos faróis.
George não entendi por que no meu desenho os fusíveis 6 e 7 ficaram com ligações só por um lado. O 6 vem da luz baixa e o 7 da luz alta. No meu desenho tb não entendi por o pino 1 do comutador de luz alta está ligado no pino 56 da chave de luz, acho que errei o desenho aqui. Apesar que como coloquei o relé duplo nao precise mais dessa ligação. (????)
Não entendi a ligação dos piscas. È um relé para cada lado?
vavarusso
29/06/2013, 22:38
Mais umas fotos para atualizar e provar a labuta
vavarusso
29/06/2013, 22:48
Acho que nao dá pra ver direito esse meu esquema feito com as palavras do nosso amigo George Valle.
vavarusso
30/06/2013, 06:17
Pessoal bom dia .
Como instalei para os faróis um relè duplo de 400w com positivo vindo direto da bateria com fio de 6mm, trouxe os comando de luz alta\baixa direto da chave de luz sem passar pela cx de fusíveis. Isso pode ser pessoal?
Sonhador
30/06/2013, 09:18
Gostaria de Fazer Um Comentario , apesar de Não conhecer a Parte eletrica Automotiva Sou eletricista Industrial e estava vendo o Comentario anterior e Li Um termo Dizendo que ele estava pegando "alimentacao Direta da Bateria" , sei que em veiculos algumas coisas que são de alta potencia acredito que não tem como usar Fusiveis , mas as demais recomendo sempre usar fusiveis procurar as vezes algum sistema que aguente um pouco mais de corrente.
Pois em caso de um curto a corrente sobe muito e sem nenhum elemento de proteção(fusivel) o fio vai se aquecendo e derretendo a isolacao(capa) do cabo podendo queimar outros cabos e ate causar incendio.
O fusivel e um limitador de corrente em caso de uma corrente maior do que o previsto (normalmente corrente de curto) , este fusivel queima e interrompe o circuito evitando que outros componentes se danifiquem e ou os cabos queimem.
Me Desculpem se estou Falando algo Errado , mas como disse trabalho com eletricidade industrial e na industria funciona assim , todo equipamento Principalmente de alta potencia tem um equipamento de protecao (fusiveis, disjuntores e outros equipamentos), que em caso de curto ou sobrecarga ele desliga o equipamento para evitar danos maiores.
antonio umino
30/06/2013, 11:43
Sonhador....
É possivel usar disjuntor eletrico normalmente usado em 220 v... em automoveis....
Logo na saida da bateria, para eventual curto fazer o desligamento deste ????
Ágradeço a informação..
Um abraço.
vavarusso
30/06/2013, 14:05
Gostaria de Fazer Um Comentario , apesar de Não conhecer a Parte eletrica Automotiva Sou eletricista Industrial e estava vendo o Comentario anterior e Li Um termo Dizendo que ele estava pegando "alimentacao Direta da Bateria" , sei que em veiculos algumas coisas que são de alta potencia acredito que não tem como usar Fusiveis , mas as demais recomendo sempre usar fusiveis procurar as vezes algum sistema que aguente um pouco mais de corrente.
Pois em caso de um curto a corrente sobe muito e sem nenhum elemento de proteção(fusivel) o fio vai se aquecendo e derretendo a isolacao(capa) do cabo podendo queimar outros cabos e ate causar incendio.
O fusivel e um limitador de corrente em caso de uma corrente maior do que o previsto (normalmente corrente de curto) , este fusivel queima e interrompe o circuito evitando que outros componentes se danifiquem e ou os cabos queimem.
Me Desculpem se estou Falando algo Errado , mas como disse trabalho com eletricidade industrial e na industria funciona assim , todo equipamento Principalmente de alta potencia tem um equipamento de protecao (fusiveis, disjuntores e outros equipamentos), que em caso de curto ou sobrecarga ele desliga o equipamento para evitar danos maiores.
Sonhador nao tem pq pedir desculpas, voce está certíssimo. Mas o comentário direto da bateria é para o relé duplo e ele tem proteção interna, mas nunca é demais colocar um fusível logo na saída da bateria. Fique a vontade para dá palpite. Sonhador sou eu, que penso que sou funileiro, mecânico, eletricista, pintor, adaptador, engenheiro......Rsrsrs
vavarusso
30/06/2013, 14:22
DEpois de muitos testes descobrir o seguinte sobre o chicote dos piscas/alerta/buzina: pino 1- alerta (fio azul claro); pino 2 - (nada); pino 3 - pisca direito, alavanca na posição central e alerta (fio amarelo); pino 4 - alimentação (fio preto); pino 5 - buzina (fio preto); pino 6 - alerta (verde escuro); pino 7 - (nada); pino 8 - pisca esquerdo, alavanca na posição centro e alerta.
Obs.: Nada é quando nao tem alimentação em nenhuma posição da alavanca.
Dá pra ver que nao consegui instalar os piscas, pois a alavanca na posição central fica como alerta.
Sonhador
30/06/2013, 17:21
Existem disjuntores especificos para corrente Continua e normalmente são mais caros ,
Mas Não recomendaria a utilização em um veiculo devido a ser um equipamento em parte mecanico e em uma vibração, solavanco, pode ocasionar um desligamento indesejado, o que dependendo da função pode ser perigoso !
Melhor procurar um fusivel alguns são inclusive parafusados assim evitaria mal contatos
Willian Del Piero Rocha
30/06/2013, 17:28
Vavarusso,no meu tenho um rêle de 400w do mesmo fabricante do seu,,mas tem dois fusiveis(um de cada lado),por isso já está protegido,e uso farois de 100/90w.419748
vavarusso
30/06/2013, 23:23
Acho que vou passar a instalação a profissional por causa da chave de seta, que na posição central fica como alerta, mesmo acreditando que o erro está nela. Fiz uns testes de continuidade numa chave de seta desmontada que tenho aqui e achei isso, ainda vou verificar com mais calma.
(tem continuidade)
preto/vermelho=direita/esquerda (acredito que este seja o da alimentação +12v)
verde = esquerda
amarelo= direita
preto/branco = direita/esquerda ( ou então esse)
marrom/branco = nada
azul escuro = esquerda
azul claro = direita
preto = (nada) buzina
georgevalle
01/07/2013, 08:15
Só não vai esquecer de "desvirar" os relês pois nesta posição vai entrar água.
vavarusso
01/07/2013, 08:27
Só não vai esquecer de "desvirar" os relês pois nesta posição vai entrar água.
Valeu a dica. Te mandei um MP.
Obrigado.
Sonhador
01/07/2013, 08:48
Vavarusso
Quando passar a instalação para um profissional, acompanhe a instalação e pergunte ...pergunte tudo que puder , e se o cara não quiser tirar suas duvidas , troque de profissional .
Pelo que vejo, ja pegou uma boa noção então aproveite para aumentar esse conhecimento.
E se Possivel tente Fazer um esquema eletrico das ligações para qdo precisar refazer ou arrumar em uma futura manutenção.
vavarusso
01/07/2013, 09:03
Sonhador é isso mesmo, to fazendo o esquema eletrico personalizado. E ainda vou tentar terminar. Obrigado.
vavarusso
01/07/2013, 10:31
Achei interessante por isso estou a compartilhar
vavarusso
01/07/2013, 14:31
George nao consegui manda por MP. Veja esse terminal triplo onde um é para luz alta, outro para luz baixa. Cada pisca (dir/esq) vem fio direto até o relé. E o outro fio da meia luz e liguei na luz alta... (errado) Liga onde mesmo?
georgevalle
02/07/2013, 08:07
Este conector triplo é para as luzes com o chicote original (que no meu nem tinha fusíveis) ali era a emenda dos fios das luzes alta / baixa e meia luz não tinha meia luz esquerda e direita era um fio só, a minha sugestão é eliminar este terminal (é mais uma emenda para encher o saco no futuro) ligar os fios dos faróis direto deles até o relê e os das lanternas os da meia luz direto até os fusíveis correspondentes 8 e 9 e os dos piscas até o conector da coluna.
vavarusso
02/07/2013, 15:16
George o contato central da borda externa é alimentado pelo fio preto com vermelho, perceba que quando a alavanca estiver na posição central estará fechando curto com o contado dos dois piscas(dir/esq) e o contato central da borda interna, esse que tem um furo, perceba que quando a alavanca estiver em um extremo ou em outro apenas um contato, ou do pisca da direita ou do pisca da esquerda, ele é alimentado pelo fio preto com branco. O fio amarelo é do pisca esquerdo e o verde do pisca da direita e contato central (borda externa) é do alerta.
JRoberto
02/07/2013, 17:56
Só corujando e aprendendo, tá ficando interessante :pensativo:
Parabéns!
vavarusso
03/07/2013, 08:24
EDITANTO O TEXTO POIS FICOU DÚBIO.
George o contato central da borda externa é alimentado pelo fio preto com vermelho,(ele nao é para alimentação, ele deve ser para outra coisa, talvez freio) perceba que quando a alavanca estiver na posição central estará fechando curto com o contado dos dois piscas(dir/esq). Já o contato central na borda interna, esse que tem um furo, perceba que quando a alavanca estiver em um extremo ou em outro, apenas um contato será fechado, ou do pisca da direita ou do pisca da esquerda, ele é alimentado pelo fio preto com branco. O fio amarelo é do pisca esquerdo e o verde do pisca da direita e contato central (borda externa) é do alerta. Com esta ligação tudo funcionou, piscas e alerta. Pena que haja um mau contato no comando de alerta, posso desativá-lo simples tirando essa chapinha que aparece mais embaixo na foto, e colocar um comando (chave) no painel, aproveitando os fios que eram acionados pelo alerta original (???)
georgevalle
03/07/2013, 09:11
Vavá pelo teu comutador está claro que ele faz a ligação para as lâmpadas de freio, então as ligações serão as seguintes:
Fio preto e vermelho - Freio (você não vai usar)
Fio preto e de branco - Relê do pisca.
Fio Marrom e branco - NÃO SEI. Mas faz ligação com o azul claro (e consequentemente com o relê e o amarelo quando alavanca para direita)
Verde - Traseiro esquerdo.
Amarelo - Traseiro direito.
Azul escuro - Dianteiro esquerdo.
Azul claro - Dianteiro direito.
Preto buzina.
Nos opalas com este comutador o alerta tem outra chave comutadora, a tua coluna tem aquele botão vermelho do alerta?
vavarusso
03/07/2013, 11:21
Vavá pelo teu comutador está claro que ele faz a ligação para as lâmpadas de freio, então as ligações serão as seguintes:
Fio preto e vermelho - Freio (você não vai usar)
Fio preto e de branco - Relê do pisca.
Fio Marrom e branco - NÃO SEI. Mas faz ligação com o azul claro (e consequentemente com o relê e o amarelo quando alavanca para direita)
Verde - Traseiro esquerdo.
Amarelo - Traseiro direito.
Azul escuro - Dianteiro esquerdo.
Azul claro - Dianteiro direito.
Preto buzina.
Nos opalas com este comutador o alerta tem outra chave comutadora, a tua coluna tem aquele botão vermelho do alerta?
Essa é boa, eu nao sabia pra que eram tantos fios, pois eu ia ligar por exemplo o fio amarelo para o pisca do lado direito dianteiro e traseiro e o verde para os do lado esquerdo. Puts!! Agora uma dúvida! Como fazer essas ligaçãões aos relés?? Por exemplo: pego os dois fios dos piscas esquerdo dianteiro e traseiro e ligo ao relé?? Só isso?? A minha coluna tem sim aquele botaozinho do alerte. Ufa!
Valeu me caro George. "Nois trupica mais num cai"
antonio umino
03/07/2013, 11:59
OOpa..
Vavárusso. e Georgevalle..
Tô tomando aula de eletricidade automotiva, exclusivo em Opala....
Parabéns aos dois pela iniciativa e esclarecer o chicote de instalação.
Um abraço.
até +
georgevalle
03/07/2013, 12:06
Para descomplicar, como a tua luz de freio é separada mantenha como você fez, amarelo piscas lado direito (frente e traz) e verde lado esquerdo, o relê você liga no preto com listas brancas, só isso.
vavarusso
03/07/2013, 13:44
Para descomplicar, como a tua luz de freio é separada mantenha como você fez, amarelo piscas lado direito (frente e traz) e verde lado esquerdo, o relê você liga no preto com listas brancas, só isso.
Leigo até que aprenda é sempre leigo.
Quer dizer que vou usar apenas um relé para os dois lados?
George fiz assim:fio amarelo, pisca do lado direito, saiu da comutadora entrou no relé saiu do relé e foi dividido em duas perna uma para o pisca da frente e outra para o pisca de traseira. Idem para o outro lado.
vavarusso
03/07/2013, 14:49
Fui às primeiras páginas do meu tópico e fiquei saudosista. Passou um filme pela minha cabeça, quantas horas de dedicação, finais de semana, noite. Tanta gente se aproximou. tanta gente que pergunta. - Cadê o jeep? Termina quando? Vou casar de novo e quero ir de jeep.
Minha filha que até já entende de jeep, minha esposa que muitas vezes foi chamada à oficina: - Ajuda aqui fia. - Segura aqui. Acendeu? Meu cachorro Duke que sempre vai lá dá uma espiadinha, uma deitadinha,me olhando.
Meus pais, meus tios, minha vó, 92 anos, que sempre tao perguntando. Os amigos aqui do fórum, esses tem uma grande parcela nessa construção. Os donos de FV que já fazem é me dá peças, me emprestam para eu estudar ou ver como seria uma adaptação com aquela peça.
Pablo.pinto2007
03/07/2013, 18:58
Fui às primeiras páginas do meu tópico e fiquei saudosista. Passou um filme pela minha cabeça, quantas horas de dedicação, finais de semana, noite. Tanta gente se aproximou. tanta gente que pergunta. - Cadê o jeep? Termina quando? Vou casar de novo e quero ir de jeep.
Minha filha que até já entende de jeep, minha esposa que muitas vezes foi chamada à oficina: - Ajuda aqui fia. - Segura aqui. Acendeu? Meu cachorro Duke que sempre vai lá dá uma espiadinha, uma deitadinha,me olhando.
Meus pais, meus tios, minha vó, 92 anos, que sempre tao perguntando. Os amigos aqui do fórum, esses tem uma grande parcela nessa construção. Os donos de FV que já fazem é me dá peças, me emprestam para eu estudar ou ver como seria uma adaptação com aquela peça.
Vavá... tudo isso não tem preço...
Só tem um preço que estou pagando e que não gosto... o de ficar sem andar!!!!
Abração!
Pablo
juleymar73
03/07/2013, 21:41
pois e Vava , kkkkkkkkkkkk e isso mesmo , eu que ainda nem comecei a mexer no meu vira e mexe tem um amigo mecanico e lanterneiro ligando " vem aqui tenho uma peça pra vc " outro dia ganhei um kit pedaleira e hidro do Opala logo depois passei na mesma oficina e tinha um setor hidraulico de Santana por la , o dono me deu , e so trocar os reparos , vendo aqui vc na reta final fico feliz por vc , parabens .
abraço.
georgevalle
04/07/2013, 07:34
É um relê só ele fica entre o fusível e a comutadora (põe um terminal no fio preto e branco e coloca o relê ali) e
do amarelo e o verde já sai dois fios um para a lâmpada da frente e outro para a traseira.
Leigo até que aprenda é sempre leigo.
Quer dizer que vou usar apenas um relé para os dois lados?
George fiz assim:fio amarelo, pisca do lado direito, saiu da comutadora entrou no relé saiu do relé e foi dividido em duas perna uma para o pisca da frente e outra para o pisca de traseira. Idem para o outro lado.
georgevalle
04/07/2013, 07:38
É falou tudo, quando começamos uma reforma destas a única certeza é de contar com os amigos, a tiração de sarro dos parentes, e depois de pronto na trilha ou na rua sentir orgulho ao perceber que a obra de arte está sendo admirada...
georgevalle
04/07/2013, 07:43
Nem diga, estou a pé de novo, ontem fui levar a rural até uma cidade vizinha... o problema é que tenho que voltar lá hoje consertar ela foi perdendo UNS PEDAÇOS PELO CAMINHO... feio né fazer oquê foram as palavras do feliz??? comprador, caiu o cardã traseiro por sorte ninguém se machucou, nem vi, só parei quando o comprador me ligou falando para esperar ele, quebrou a cruzeta do diferencial e o cardã saiu tipo escorregou, bem vamos a GARANTIA SOI JO, como fala o muambeiro com as traquitanas vindas do Paraguay.
Vavá... tudo isso não tem preço...
Só tem um preço que estou pagando e que não gosto... o de ficar sem andar!!!!
Abração!
Pablo
Caraca Vavá, dizem que jeep não tem dois iguais, mas a identificação que senti aqui é absurda, o sentimento dos jeepeiros é muito parecida seja com relação as viaturas ou com os relacionamentos que se formam em volta delas, e o mais incrível é que isso acontece estejam elas andando ou não, ficamos sempre marcados como o ser do jeep e não o contrário, (não sou mais o dono do meu jeep eu que pertenço a ele :mrgreen:) só acontece de me perguntarem como está o jeep, porque se perguntarem para ele como está o Tuna ele não vai responder hahaha...
[]´s acompanhando e torcendo pela realização de mais um sonho...
vavarusso
05/07/2013, 09:29
É um relê só ele fica entre o fusível e a comutadora (põe um terminal no fio preto e branco e coloca o relê ali) e
do amarelo e o verde já sai dois fios um para a lâmpada da frente e outro para a traseira.
Meu caro George nao consigo visualizar essa ligação no relé de 3 terminais (31 terra, 49 alimentação e 49a lâmpada) e se visualizo, vejo piscando as quatro lampadas ao mesmo tempo.?
georgevalle
05/07/2013, 10:40
A lógica é a seguinte o relê recebe alimentação pelo terminal 49 e aterramento pelo 31, mas ele só "funciona" quando ocorre carga no 49a que só vai acontecer quando a comutadora fizer as ligações com as lâmpadas através do fio preto e branco e as saídas verde e amarela pois quando a alavanca está na posição central não tem ligação entre os contatos da comutadora e o relê fica em "stand by", só para complicar um pouco mais a lâmpada indicadora é ligada em paralelo com o relê nos terminais 49 e 49a (também entra na mesma lógica do relê só irá acender quando houver aterramento pelas lâmpadas dos piscas).
vavarusso
05/07/2013, 12:00
A lógica é a seguinte o relê recebe alimentação pelo terminal 49 e aterramento pelo 31, mas ele só "funciona" quando ocorre carga no 49a que só vai acontecer quando a comutadora fizer as ligações com as lâmpadas através do fio preto e branco e as saídas verde e amarela pois quando a alavanca está na posição central não tem ligação entre os contatos da comutadora e o relê fica em "stand by", só para complicar um pouco mais a lâmpada indicadora é ligada em paralelo com o relê nos terminais 49 e 49a (também entra na mesma lógica do relê só irá acender quando houver aterramento pelas lâmpadas dos piscas).
Agora sim. Entendido da Silva. Brilhante! Eu estava fazendo totalmente errado, funcionava com dois relés. Aprendi!!!
Pablo.pinto2007
05/07/2013, 20:41
Agora sim. Entendido da Silva. Brilhante! Eu estava fazendo totalmente errado, funcionava com dois relés. Aprendi!!!
Eu bem que lhe avisei que a parte dos piscas seria a pior... principalmente por causa do relé, também apanhei, não conseguia visualizar o modo de como funcionava, depois que a gente apanha e aprende aí vemos o quão simples é a ligação do relé do pisca!!!
Abração!
PAblo
vavarusso
07/07/2013, 17:45
Viajei. Tô chegando agora e estou ver se consigo ligar os piscas. Pablo é verdade e bem que vc falou.
Abraço!
vavarusso
08/07/2013, 08:18
Bom dia a todos.
Bem ontem a noite a saga dos piscas acabou, depois de dias de quebra cabeça conseguir, e olhem que nao é nenhum bixo de sete cabeças, mais ainda tenho uma encrenca pela frente, o alerta nao funcionou, só funciona quando o pisca da direita esta ligado. A noite termino as ligações dos piscas e lanternas traseiras.
George Valle valeu!!! Devo esta a você.
4X4GARAGE
08/07/2013, 08:58
pq nao poem uma tiq tac no painel que resolve tudo hahahahhaha
[]s
vavarusso
08/07/2013, 09:05
Já pensei nisso meu caro Edison, posso tb deixar como está, quando quiser o alerta é só fazer como descrevi acima. Alavanca pra direita e acionar botao alerta.
4X4GARAGE
08/07/2013, 13:15
pelo q lembro acho q sua chave de seta ta quebrada
vavarusso
08/07/2013, 13:28
pelo q lembro acho q sua chave de seta ta quebrada
Também acho que sim. Depois compro outra. Kd vc ainda tem o tanque plástico que nao serviu na xaropinha?
vavarusso
08/07/2013, 23:01
Marinheiro de 1ª viagem eu sou....Estudei o esquema da instalação da buzina e comprei um relé, hoje comprei um par de buzina e o esquema que veio nao usa nada de relé. Vieram dois esquemas, um pra acionamento positivo e outro para negativo. Agora nao sei como fazer a ligação para coluna do opala já que lá tem apenas um fio... A buzina é a VTO135.
Pablo.pinto2007
09/07/2013, 01:16
Marinheiro de 1ª viagem eu sou....Estudei o esquema da instalação da buzina e comprei um relé, hoje comprei um par de buzina e o esquema que veio nao usa nada de relé. Vieram dois esquemas, um pra acionamento positivo e outro para negativo. Agora nao sei como fazer a ligação para coluna do opala já que lá tem apenas um fio... A buzina é a VTO135.
Isso é usado exatamente devido a problemática de fios de contato para buzina devido o giro do volante, então para dar menos problemas fizeram essa saída de ligar a buzina em terra, ou negativo... isso só vai influenciar na ligação do relé. Então se vc comprou um relé de buzina com 4 terminais, esses devem ser... positivo bobina, negativo bobina, positivo bateria (força), e saída desse positivo, quando a bobina é energizada (relé comum mesmo)... então ficou fácil, é só fazer as ligações, essa de negativo direto é quando não se usa relé, por isso o esquema de ligação com o negativo e positivo também.
Espero que consiga visualizar o que disse, senão... manda um alô!!!
Abração Vavá!!! Vamos ver quem vai sair primeiro... o meu ou o seu... e eu acho que vc está na frente...
Pablo!!!
vavarusso
09/07/2013, 08:05
Isso é usado exatamente devido a problemática de fios de contato para buzina devido o giro do volante, então para dar menos problemas fizeram essa saída de ligar a buzina em terra, ou negativo... isso só vai influenciar na ligação do relé. Então se vc comprou um relé de buzina com 4 terminais, esses devem ser... positivo bobina, negativo bobina, positivo bateria (força), e saída desse positivo, quando a bobina é energizada (relé comum mesmo)... então ficou fácil, é só fazer as ligações, essa de negativo direto é quando não se usa relé, por isso o esquema de ligação com o negativo e positivo também.
Espero que consiga visualizar o que disse, senão... manda um alô!!!
Abração Vavá!!! Vamos ver quem vai sair primeiro... o meu ou o seu... e eu acho que vc está na frente...
Pablo!!!
Valeu meu amigo. Tô doido pra sair por aí nessa máquina e vamos ver quem parte primeiro. Quando chegar em casa vou analisar o relé pra ver se entendi. O fio que vem dá coluna vai em que terminal do relé. Vou consultar meu Guru George Valle.
Pelo esquema que veio nelaq achei que nao ia ser preciso o uso de relé. Aterraria um terminal e no outro colocaria o comando.
Sei que a ligação do relé é assim: Pino 30, carga constante da bateria; pino 86 aterramento; pino 87 positivo da buzina; pino 85 ao volante (botao) e do volante um fio ate o positivo da cx de fusível, mais esse fio nao existe, pelo menos pra mim. (coluna do opala)
vavarusso
09/07/2013, 09:16
Pessoal tem vários esquemas diferentes aqui na net da ligação do relé de buzina:
(A)
pino 30 12 volts +
pino 86 12 volts +
pino 85 ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com a massa)
pino 87 alimenta as buzinas.
(B)
pino 30 12 volts +
pino 86 massa
pino 85 12 volts + ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com um positivo)
(C)
pino 30 12 volts +
pino 85 12 volts + (jumper com o pino 30)
pino 86 ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com a massa)
Qual o mais adequado?
4X4GARAGE
09/07/2013, 09:19
Também acho que sim. Depois compro outra. Kd vc ainda tem o tanque plástico que nao serviu na xaropinha?
tenho nada,vendi no Rn para um medico muito gente boa!faz um com chapa galvanizada omi,vai durar facil facil uns 10 anos
[]s
vavarusso
09/07/2013, 09:41
tenho nada,vendi no Rn para um medico muito gente boa!faz um com chapa galvanizada omi,vai durar facil facil uns 10 anos
[]s
Nao tinha pensado nisso. Tá muito caro um da CLA com o frete.
georgevalle
09/07/2013, 12:28
Para a tua ligação tanto o A como o C.
Pablo.pinto2007
09/07/2013, 23:29
Pessoal tem vários esquemas diferentes aqui na net da ligação do relé de buzina:
(A)
pino 30 12 volts +
pino 86 12 volts +
pino 85 ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com a massa)
(B)
pino 30 12 volts +
pino 86 massa
pino 85 12 volts + ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com um positivo)
(C)
pino 30 12 volts +
pino 85 12 volts + (jumper com o pino 30)
pino 86 ao volante (quando aperta a buzinar fecha curto com a massa)
Qual o mais adequado?
Vavá, note que as ligações do relé são sempre as mesmas, 30 entrada + bateria (força)... 85 e 86 são as ligações da bobina... e 87 saída para a buzina... então no seu caso que a massa é o contato da buzina, tem que aplicar o esquema A ou C... e seja feliz!
Pablo
juleymar73
10/07/2013, 00:17
Nao tinha pensado nisso. Tá muito caro um da CLA com o frete.
Ola Vava , tem que fica de olho no site deles , semana passada caiu na promoçao o tanque la R$ 230,00 o que põe embaixo ,e eu comprei la meses atras um mque vai no lugar do original ( embaixo do banco ) por R$ 200,00 com o bocal e cash tank , semdo que u original de lata emferrujador e R$ 280,00.
abraço .
Pablo.pinto2007
10/07/2013, 00:47
Ola Vava , tem que fica de olho no site deles , semana passada caiu na promoçao o tanque la R$ 230,00 o que põe embaixo ,e eu comprei la meses atras um mque vai no lugar do original ( embaixo do banco ) por R$ 200,00 com o bocal e cash tank , semdo que u original de lata emferrujador e R$ 280,00.
abraço .
Eu possuo um de 60 litros que vai embaixo dos bancos para quem não tem a caixa de ferrugem (caixa de ferramentas) e que vai de um lado a outro... e posso dizer uma coisa, não me arrependo em nada, não vou dizer que fui um dos primeiros a comprar, mas assim que saiu na loja, acho que donatti, eu comprei um... na época me custou 600 pilas.... eu acho que hoje ele tá até mais barato que isso.. e tem na opção de ser branco... e ainda vem com o cash tank... eu não possuo o cash tank... mas fiz uma solução tabajara meia boca para minimizar o efeito inclinação, embora eu nunca tenha tido problemas com isso... (no meu tópico tem dizendo como, para os curiosos)...
Fica de olho Vavá no site da fábrica, de vez em quando como disse o Juleymar tem uma promo legal!!! e vale cada centavo!
Pablo
vavarusso
10/07/2013, 07:57
Vavá, note que as ligações do relé são sempre as mesmas, 30 entrada + bateria (força)... 85 e 86 são as ligações da bobina... e 87 saída para a buzina... então no seu caso que a massa é o contato da buzina, tem que aplicar o esquema A ou C... e seja feliz!
Pablo
Nao tem nada melhor que se compreender o funcionamento de algo. Agora entendo que relé é um componente que com uma pequena amperagem entre os pinos 85 e 86 liga o pino 30 ao 87 que pode ter uma grande corrente. Instalei a buzina ontem a noite. Fácil, fácil como disse meu amigo George Valle.
Sobre o tanque da CLA um dia desses estava de 230, quando fui comprá-lo já estava de 330, ai desisti. Vou ficar visitando a página deles.
Valeu Juleymar e Pablo
POPEYE MIT
11/07/2013, 15:00
Vavarusso, estou com meu CJ5 em fase de desmonte igual ao seu, mas por mais que eu idolatre o meu projeto e possa "até ficar melhor" que o seu, ao mesmo tempo ele (meu projeto) nunca chegará aos pés do seu pela sua dedicação e entusiasmo. Muitos e muitos parabéns pela sua dedicação e a todos os foristas com dicas que não se consegue medir. Me ajoelho e tiro meu chapéu prara vc. Parabéns mesmo
vavarusso
11/07/2013, 15:39
Vavarusso, estou com meu CJ5 em fase de desmonte igual ao seu, mas por mais que eu idolatre o meu projeto e possa "até ficar melhor" que o seu, ao mesmo tempo ele (meu projeto) nunca chegará aos pés do seu pela sua dedicação e entusiasmo. Muitos e muitos parabéns pela sua dedicação e a todos os foristas com dicas que não se consegue medir. Me ajoelho e tiro meu chapéu prara vc. Parabéns mesmo
Popeye fico muito agradecido com suas palavras e digo a vc que devo em muito aos colegas aqui do fórum que sempre estiveram dispostos a ajudar. sobre minha dedicação, é verdade me dediquei muito. Muito obrigado.
E o seu projeto pode sim ficar melhor que o meu.
vavarusso
13/07/2013, 07:19
Bom dia pessoal, agora estou na instalaçao do sensor de temperatura para relogio original e motor opala GM 151. Qual sensor é compatível? Ouvir falar no da f1000, qual f1000? Adaptar o do BF no bulbo do gm151? Do monza? Do gol? Qual a melhor solução?
Como o relogio que está no jeep nao funciona vou ter que comprar outro, se um VDO vou precisar de um regulador de tensao de 12v para 5v. Vi aqui nas lojas de net que custa uns 50 contos, muito caro, entao vou fazer um usando um CI, regulador da serie 78(7805) que nao deve custar nem 5 contos e é muito fácil de fazer. Alguém já fez assim?
vavarusso
13/07/2013, 12:33
Pessoal acabei de comprar um velocímetro VDO, e estou com dúvidas quanto as ligações dos soquetes das lampadas do amperímetro e da luz do óleo, pois eles tem dois fios. Por que isso se a carcaça já é aterrada? E onde ligo esses fios? Fotos para ilustrar. O regulador eu mesmo vou fazer com CI 7805. Será que presta?
rodrigo.hoffman
13/07/2013, 15:04
Pessoal acabei de comprar um velocímetro VDO, e estou com dúvidas quanto as ligações dos soquetes das lampadas do amperímetro e da luz do óleo, pois eles tem dois fios. Por que isso se a carcaça já é aterrada? E onde ligo esses fios? Fotos para ilustrar. O regulador eu mesmo vou fazer com CI 7805. Será que presta?
Em cada um deles vai um fio positivo (+12v) que deve vir do pós-chave e no outro terminal vai para os dispositivos (alternador e cebolinha do óleo).
A carcaça já e aterrada sim, por isso ali nas lâmpadas que acendem o painel só tem o +12v..
É bom verificar se esse painel ai já não trabalha com 12v direto, ai não tem necessidade do regulador..
[ ]´s
vavarusso
13/07/2013, 21:01
Em cada um deles vai um fio positivo (+12v) que deve vir do pós-chave e no outro terminal vai para os dispositivos (alternador e cebolinha do óleo).
A carcaça já e aterrada sim, por isso ali nas lâmpadas que acendem o painel só tem o +12v..
É bom verificar se esse painel ai já não trabalha com 12v direto, ai não tem necessidade do regulador..
[ ]´s
Obrigado Rodrigo! Entendido. Agora o regulador eu vou fazer com um CI7805 pois o velocimetro (temp/comb) é 5v.
vavarusso
13/07/2013, 21:22
Comprei um sensor da f1000 de 74 pra frente, da marca iguaçu e fiz um teste: Fiz a ligação do relógio temp. num eliminador de pilha de 7v (carregador de celular) liguei ao sensor do motor Gm151 e o ponteiro só saiu do lugar um pouquinho quando a água já fervia, repeti o teste usando o sensor novo da f1000 da marca iguaçu, e conforme a agua vai esquentando o ponteiro vai andando, quando a agua ferve o ponteiro encosta no final. Esse relógio marca quantos graus? O centro são quantos graus? O sensor de qual f1000 serve no relogio VDO (original)??Essa foto é do teste com o sensor do moto opala
eliasFerreira
13/07/2013, 21:31
Boa noite.
Vavarusso, vc encontra um regulador de tensão lá na Zezo 4x4.
http://zezo4x4.com.br/Produto-DIVERSOS-Eletrica-estabilizador-de-voltagem-Bergson-versao-685-715.aspx
Eu comprei lá o meu, mas é pro painel Horasa. Pro VDO, já não sei dizer se é 5.2V, ou 12V.
Já pensei em fazer um com o LM7805, porém ele só suporta 1 Ampére.
Seria interessante medir quanto os mostradores (combustível e temperatura) consomem juntos. Acho que é muito perto disso, então ele trabalharia um pouco forçado.
Lembrando que ele fornece 5V redondo, e não 5.2V. Há alguns que estabilizam em 4.9V.
Aí vai aparecer um erro nos mostradores.
Pode-se fazer um circuitinho usando um diodo zener de 5.1V, que ficaria mais próximo dos 5.2V.
Mas tem que ser bem feito, por que se o zener queima, vai 12V pros mostradores, e daí já era.
O melhor seria usar um LM317, regulando-o pra 5.2V. E ele suporta 1.5 Ampére.
É como eu faria.
Abraço, e sucesso na empreitada.
vavarusso
13/07/2013, 21:39
Boa noite.
Vavarusso, vc encontra um regulador de tensão lá na Zezo 4x4.
http://zezo4x4.com.br/Produto-DIVERSOS-Eletrica-estabilizador-de-voltagem-Bergson-versao-685-715.aspx
Eu comprei lá o meu, mas é pro painel Horasa. Pro VDO, já não sei dizer se é 5.2V, ou 12V.
Já pensei em fazer um com o LM7805, porém ele só suporta 1 Ampére.
Seria interessante medir quanto os mostradores (combustível e temperatura) consomem juntos. Acho que é muito perto disso, então ele trabalharia um pouco forçado.
Lembrando que ele fornece 5V redondo, e não 5.2V. Há alguns que estabilizam em 4.9V.
Aí vai aparecer um erro nos mostradores.
Pode-se fazer um circuitinho usando um diodo zener de 5.1V, que ficaria mais próximo dos 5.2V.
Mas tem que ser bem feito, por que se o zener queima, vai 12V pros mostradores, e daí já era.
O melhor seria usar um LM317, regulando-o pra 5.2V. E ele suporta 1.5 Ampére.
É como eu faria.
Abraço, e sucesso na empreitada.
Elias nao tinha pensado na amperagem, inclusive o a fonte que usei pra fazer os testes tem apenas 700mA. Mais será que esses dois ponteiros consomem 1A?? Vou ver se sei usar o zener. Mas talvez eu compre um, apesar de já ter gastado muito com esse velocimetro.
eliasFerreira
13/07/2013, 21:56
Usa o LM317. É tranquilo, só que vc vai ter que ter as resistências certas.
Editando: Vava, desconsidere o LM317. Acho que não dá certo pra esse propósito.
eliasFerreira
13/07/2013, 22:04
Vava, dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/63014-marcador-de-temperatura-e-de-gasolina-de-jeep-4.html#post1590635
O sensor que casou com o meu painel foi esse.
vavarusso
13/07/2013, 22:16
Meu caro Elias o sensor que comprei foi esse da foto só que da marca Iguaçu. Será que esses teste que fiz pode ser confiável? No seu jeep quando quente o ponteiro fica onde?? No teste que fiz usando panela no fogo o ponteiro encostou do outro lado.
Meu painel é VDO.
eliasFerreira
13/07/2013, 22:32
Meu caro Elias o sensor que comprei foi esse da foto só que da marca Iguaçu. Será que esses teste que fiz pode ser confiável? No seu jeep quando quente o ponteiro fica onde?? No teste que fiz usando panela no fogo o ponteiro encostou do outro lado.
Meu painel é VDO.
Vava,
faz um ano que eu não ando no meu (também reformando), mas se me lembro bem, ele ficava colado, antes, no risco do meio.
Praticamente no meio, posso afirmar.
vavarusso
13/07/2013, 22:44
Vava,
faz um ano que eu não ando no meu (também reformando), mas se me lembro bem, ele ficava colado, antes, no risco do meio.
Praticamente no meio, posso afirmar.
Elias vc quer dizer que o ponteiro ficava no centro?
Elias vai a foto do dito cujo. Acho que esse teste que eu fiz nao é prova. O seu painel é VDO? O meu é VDO e pede estab de 5v (foto)
eliasFerreira
13/07/2013, 22:57
Elias vc quer dizer que o ponteiro ficava no centro?
Elias vai a foto do dito cujo. Acho que esse teste que eu fiz nao é prova. O seu painel é VDO? O meu é VDO e pede estab de 5v (foto)
Sim, ficava no meio. E o meu é o original do jeep ainda, marca Horasa.
vavarusso
14/07/2013, 21:35
Boa noite pessoal!
Bem, hoje fiz uns testes no novo velocímetro VDO, mais precisamente no marcador de temperatura para descobri se o sensor da F1000 referencia 3023 ou D2TU 10884 AA dá certo, motor de opala, e se eu poderia fazer o regulador de tensão de 5v. Os testes com o sensor usando água quente e alimentando o relógio e o sensor com 7v 750mA (carregador de celular)nao me agradaram muito, pois o relogio marcou o máximo. O regular fiz com CI 7805 e a voltagem ficou em 5,6v, também nao gostei, será que esses 0,6v fazem diferença?. O consumo do relógio quando o ponteiro chaga ao fim ficou em 0,32, acho que 320mA, e quando está no meio 0,10. pois conforme vai esfriando o consumo vai diminuindo. Segue uma foto. Será que o ponteiro sobe tanto é por causa da alimentação de 7v?? O ultimo traço sao quantos graus? Antes da água ferver já marca o máximo.
vavarusso
14/07/2013, 21:58
Como devo fazer para diminuir a voltagem desse regulador para exatos 5v? Quando ao consumo acho que nao teri problema pois farei um para cada marcador. Será que o sensor é esse mesmo? O que encontrei na Net foi de 5,2v para Horasa. Será que tem como regular o ponteiro, para que ele fique em uns 100ºC quando a aguá ferver? Será que as condiçoes da minha agua é muito diferente da água do motor? Porém bem antes da agua ferver ele j´pa está lá em cima. E sobre a corrente suportada do regulador com o 7805 de ser 1A, se eu ligar dois em paralelo vai para 2A mantendo a mesmo tensao.
vavarusso
14/07/2013, 22:05
Professor George, terminei... só falta esse relógio do painel. Segue uma foto pra vc ver como ficou e se o fio que vai para o amperimetro, luz no relógio, sai é desse terminal mesmo do alternador. A eletrica de seu afilhado tá quase pronta.
Valeu cumpade.
eliasFerreira
14/07/2013, 23:50
Vava, boa noite.
Por que vc colocou aquele diodo no pino dois do LM7805?
É justamente por causa dele que vc obteve a tensão de 5.6V.
georgevalle
15/07/2013, 08:45
Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio, no regulador 7805 não vai o diodo no terra este recurso é para enganar o regulador e ele estabilizar em voltagem mais alta (quanto maior a diferença entre o terra e o negativo do regulador maior a tensão que ele vai entregar, pois ele regula exatos 5V entre a entrada e o negativo dele) então se retirar o diodo ele vai regular em 5V se colocar mais um diodo vai para 6,2 (estes 0,6V é tensão que diodo "quebra" para atuar), quanto a corrente de consumo o 7805 suporta tranquilo os instrumentos mas o ideal é parafusar ele na carcaça do velocímetro que servirá como dissipador de calor, lembrando que se for manter o diodo vai precisar de um isolador ou usa esta fixação já para aterrar o regulador.
Professor George, terminei... só falta esse relógio do painel. Segue uma foto pra vc ver como ficou e se o fio que vai para o amperimetro, luz no relógio, sai é desse terminal mesmo do alternador. A eletrica de seu afilhado tá quase pronta.
Valeu cumpade.
POPEYE MIT
15/07/2013, 09:53
Como devo fazer para diminuir a voltagem desse regulador para exatos 5v? Quando ao consumo acho que nao teri problema pois farei um para cada marcador. Será que o sensor é esse mesmo? O que encontrei na Net foi de 5,2v para Horasa. Será que tem como regular o ponteiro, para que ele fique em uns 100ºC quando a aguá ferver? Será que as condiçoes da minha agua é muito diferente da água do motor? Porém bem antes da agua ferver ele j´pa está lá em cima. E sobre a corrente suportada do regulador com o 7805 de ser 1A, se eu ligar dois em paralelo vai para 2A mantendo a mesmo tensao.
Algumas variações de fervura da agua tem relação a altitude que se encontra( no caso de Juazeiro , vc esta ha quase 400m acima do nivel do mar e geralmente todas estes componentes são testados a nivel do mar) e também se o sistema em que a agua se encontra se aberto ou fechado ( assim com uma panela de pressao ou uma chaleira).Não sei estas alterações podem fazer diferença , mas deve-se pensar em considera-las com relação a eficiencia e precisao dos componentes de medição.
Veja um pequeno trecho de um teste feito ha alguns meses :
"Segundo o gerente de engenharia da Ford (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EAH0-17028-771,00.html), Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima."
vavarusso
15/07/2013, 22:32
Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio, no regulador 7805 não vai o diodo no terra este recurso é para enganar o regulador e ele estabilizar em voltagem mais alta (quanto maior a diferença entre o terra e o negativo do regulador maior a tensão que ele vai entregar, pois ele regula exatos 5V entre a entrada e o negativo dele) então se retirar o diodo ele vai regular em 5V se colocar mais um diodo vai para 6,2 (estes 0,6V é tensão que diodo "quebra" para atuar), quanto a corrente de consumo o 7805 suporta tranquilo os instrumentos mas o ideal é parafusar ele na carcaça do velocímetro que servirá como dissipador de calor, lembrando que se for manter o diodo vai precisar de um isolador ou usa esta fixação já para aterrar o regulador.
Meu caro George, esse regulador estava em um rádio, e fiz para ligar o rádio numa placa solar e acho que o diodo era para proteger caso alguém invertesse a polaridade. Vou fazê-lo usando apenas o CI, um para cada marcador. Vou fazer os dissipadores de aluminio. Aqui nao encontrei o regulador e na internet só de 5,2v ao preço de 60$ com frete.
O esquema do regulador no post 710 está errado, onde está o sinal de menos, na verdade é 12v.
George tá ruim de ver o terminal do alternador, pensei que fosse aquele, vou procurálo filmando.
vavarusso
15/07/2013, 22:33
Vava, boa noite.
Por que vc colocou aquele diodo no pino dois do LM7805?
É justamente por causa dele que vc obteve a tensão de 5.6V.
Obrigado Elias, já vou resolver isso.
vavarusso
15/07/2013, 22:36
Algumas variações de fervura da agua tem relação a altitude que se encontra( no caso de Juazeiro , vc esta ha quase 400m acima do nivel do mar e geralmente todas estes componentes são testados a nivel do mar) e também se o sistema em que a agua se encontra se aberto ou fechado ( assim com uma panela de pressao ou uma chaleira).Não sei estas alterações podem fazer diferença , mas deve-se pensar em considera-las com relação a eficiencia e precisao dos componentes de medição.
Veja um pequeno trecho de um teste feito ha alguns meses :
"Segundo o gerente de engenharia da Ford (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EAH0-17028-771,00.html), Gilberto Geri, a potência cai na ordem de 1% a cada 100 metros de altitude, em média. Ou seja, é como se os 113 cv do C3 Picasso em Bertioga se tornassem aproximadamente 106 cv em Tatuí. É por isso que os valores máximos de potência e torque divulgados pelas fábricas são registrados ao nível do mar. É onde a pressão atmosférica atinge seu valor máximo (1 ATM) e, consequentemente, o motor admite maior quantidade de ar para a queima."
Obrigado. Muito interessante
vavarusso
16/07/2013, 08:02
Não ali é o aterramento do alternador, onde liga a lâmpada do alternador é um terminal de encaixe e não este, na foto não aparece ele (aparentemente está escondido pelos fios vermelhos da bateria e lâmpadas) ali tem um terminal onde encaixa o fio,
Bom dia George, olhando direito a foto parece realmente que atras daqueles fios vermelhos tem terminais, e nao tá tao dificil assim. George é preciso o aterramento do alternador por terminal especifico?? George e Elias obrigado pela dica sobre o diodo.
rodrigo.hoffman
16/07/2013, 08:57
Vavá..
Não precisa aterrar o alternador.. Ele já aterrado no motor... Na verdade aquele terminal ali no alternador (onde vai ligado o fio que vai pra lampada) é um terra, que depois que começa a carregar corta a ligação.. Ai a lampada apaga
[ ]´s
vavarusso
16/07/2013, 14:00
Vavá..
Não precisa aterrar o alternador.. Ele já aterrado no motor... Na verdade aquele terminal ali no alternador (onde vai ligado o fio que vai pra lampada) é um terra, que depois que começa a carregar corta a ligação.. Ai a lampada apaga
[ ]´s
Rodrigão obrigado, mas segundo O George aquele terminal seria para aterramento e o que vai para lampada sairia de um terminal de encaixe que na foto está por trás dos fios vermelhos.
vavarusso
16/07/2013, 15:16
O volante do meu jeep está muito estragada, a coluna é de opala acho + ou - ano 85, ela é estria fina. qual volante dá certinho plug and play??
4X4GARAGE
17/07/2013, 08:13
eu acho q o da s10 da Vava!
[]s
vavarusso
17/07/2013, 08:28
Vou conferi meu caro Magrão! Será que até o cames da buzina?
vavarusso
17/07/2013, 08:40
Realmente Edison, volante da s10 parece muito com a do opala
vavarusso
20/07/2013, 14:17
Agora com o regulador de 5v que fiz o ponteiro estabilizou-se pouco acima do meio, aguá fervendo numa panela, o consumo ficou em torno de 250mA na maior temperatura, na media ficou em torno de 110mA e na temperatura ambiente ficou em .70mA. Regulador com CIs em paralelos para poder alimentar até 2A. A última foto o marcador de temp. alimentado com 7,5v, que diferença!
4X4GARAGE
21/07/2013, 12:44
vc vai ficar louco raimundo hahahahha
4X4GARAGE
21/07/2013, 12:54
ei raimundao o xaropinha falou ontem :euforico::bananadança: e esta quase para andar!!!!!estou postando aqui em primeira mao para vc!!!!
forte [] e vamos que vamos!!!!
antonio umino
21/07/2013, 13:32
Este jeep. Vai ficar O (zero) kilometro....
Reconstrução total. pelo Vavá.
Parabéns pela empreitada.....
Mecânica, lanternagem, pintura, elétrica. tapeceçaria.
Está ficando muito bom..
até mais.
Pablo.pinto2007
21/07/2013, 14:09
Vavá... vou tirar sarro... pra quem não sabia nem ligar um relé de pisca... tá evoluindo muito rápido (é só brincadeira)...
Parabens Vavá...
Vavá tem certas coisas que eu não insisto mais, como o indicador de nível de combustível.. já desisti... iluminação no painel (dentro dos relógios), já desisti... porque dá muito trabalho e no final acaba não funcionando... então dessa vez eu arranquei toda a parte de led do painel (alguns estavam até travando os ponteiros dentro do relógio) e coloquei o relógio do combustível só pra não deixar buraco... no seu caso é mais simples e mais prático e moderno...
Ah! e seu indicador é elétrico né... eu já tentei ter um assim, mas no meu caso que cada instrumento é individual... tenho a escolha... o trabalho que vc teve para instalar o sensor de temperatura foi parecido com o que tive para instalar o sensor mecânico, no meu caso, e os elétricos que tive em pouco tempo danificaram, mas o seu é original, deve durar mais tempo .... é só uma observação!
Valeu!
Pablo
vavarusso
21/07/2013, 20:42
Vavá... vou tirar sarro... pra quem não sabia nem ligar um relé de pisca... tá evoluindo muito rápido (é só brincadeira)...
Parabens Vavá...
Vavá tem certas coisas que eu não insisto mais, como o indicador de nível de combustível.. já desisti... iluminação no painel (dentro dos relógios), já desisti... porque dá muito trabalho e no final acaba não funcionando... então dessa vez eu arranquei toda a parte de led do painel (alguns estavam até travando os ponteiros dentro do relógio) e coloquei o relógio do combustível só pra não deixar buraco... no seu caso é mais simples e mais prático e moderno...
e os elétricos que tive em pouco tempo danificaram, mas o seu é original, deve durar mais tempo .... é só uma observação!
Valeu!
Pablo
Meu amigo Pablo, meus amigos nao virtuais tb tiram sarro de mim e assim: Nao foi vc, pois vc nao estava sabendo instalar uma buzina.... Hahahaha.
Mas, nao posso esquecer a força que deu George Valle, considero que a instalação foi ele, inclusive tem garantia de 90 dias por conta dele. Hahahhaha
vavarusso
21/07/2013, 20:48
ei raimundao o xaropinha falou ontem :euforico::bananadança: e esta quase para andar!!!!!estou postando aqui em primeira mao para vc!!!!
forte [] e vamos que vamos!!!!
Obrigado! Que bom, comecei aqui no fórum observando o seu tópico da xaropinha. Boa sorte! Vou acompanhar.
vavarusso
21/07/2013, 21:00
Este jeep. Vai ficar O (zero) kilometro....
Reconstrução total. pelo Vavá.
Parabéns pela empreitada.....
Mecânica, lanternagem, pintura, elétrica. tapeceçaria.
Está ficando muito bom..
até mais.
Obrigado meu caro Antonio. É verdade e vou fazer um toldo, e quem sabe uma capota conversível, só me falta um diagrama.
vavarusso
21/07/2013, 21:34
Quase terminei a instalação elétrica, ontem a noite, só falta o medidor de comb. que já sei que nao vai dá certo, pois comprei um tanque traseiro da CLA e esse tem bóia aferida para outro relógio e nao para o VDO que é o meu. Outra coisa foi que as lanternas traseiras nao estao ligando junto com os faróis...Rsrsrsrsr. Hoje voltei a pegar em massa e lixa. Algumas fotos.
vavarusso
21/07/2013, 22:48
Essa tampa me deu muito trabalho..... Olhem aí, adicionei uma assinatura comum pouco de história da reforma do Trupy Zupy.
POPEYE MIT
22/07/2013, 12:11
Vavá, tem como vc postar ´pra mim algumas fotos de sua instalação da direção hidraulica?
vavarusso
22/07/2013, 14:16
Vavá, tem como vc postar ´pra mim algumas fotos de sua instalação da direção hidraulica?
Tem sim, aguarde, mais aqui no tópico tem fotos e olhe tb na assinatura aqui embaixo no link do youtube tem uma serie de videos que vc pode ver alguma coisa dessa instalação. Mais aguarde. Será um prazer postar as fotos.
Abraço!
4X4GARAGE
22/07/2013, 19:46
422841 ei raimundo olha oq achei sem querer
vavarusso
22/07/2013, 22:08
Já tenho Edison e já postei anteriormente. Valeu a intenção.
vavarusso
23/07/2013, 14:32
Matrakaum olha a música aí que vc pediu. Manda seu e-mail que a música nao vai.
vavarusso
27/07/2013, 23:29
Boa noite pessoal! Hoje fui colocar o tanque plástico da CLA e achei que como ele fica baixo merecia uma proteção, então a fiz , muito fácil. A CLA deveria disponibilizar também um tanque de menor volume. O que os amigos foristas dizem sobre os pneus 255 70 r16. Estou querendo comprar 4 semi novos e depois recapá-los. Uns retratos para variar.
vavarusso
27/07/2013, 23:58
Meus caros colegas foristas, qual ou quais os inconveniente de se colocar pneus 255/70 r16 num jeep cj5 com sistema de suspensão original. Será que raspa ao esterçar?
vavarusso
28/07/2013, 07:06
265/70 R16 = 265 é a banda de rodagem e 70 é 70% desse valor, portanto= 185.5 mm de altura. (se nao errei os calculos, fiz de cabeca ok?)
245/70 R16 = 171.5 milimetros de altura (mesma coisa do item anterior, conta de cabeca, mesma conta)
Portnato, o pneu 265 tera altura MAIOR que o 245 utilizando-se o mesmo porcentual. Eu nao afirmei o contrario, alias nem tinha feito comparacoes por numeros, mas tai, matematicamente provador que ao colocar o pneu mais largo usando-se a MESMA porcentagem, vc tera um aumento total na circunferencia.
Eu que nao entendi a confusao que vc fez. Reveja o post. A primeira medida é a banda de rolagem, a segunda é sua proporcao. E NAO ALTURA FINAL como muitos acreditam.
Para que consiga manter o tamanho final do conjunto pneu+roda, se vc trocar o aro ou trocar o tamanho da banda de rolagem tera que obrigatoriamente refazer os calculos.
Essa é uma artimanha bastante empregada aqui no forum para levantar os carros sem precisar fazer um BL, aumenta-se os pneus, aumenta a altura do carro, facil.
O que isso implica?
Primeiro, alteracoes no odometro e no velocimetro. E podem ficar drasticas.
Segundo, se vc coloca um conjunto maior, o cambio também ficara maior (nao realidade o cambio obviamente nao se altera mas como ele faz a ligacao motor-rodas, sua atuacao ficara diferenciada), vai gerar menos RPM, mais maciez nas trocas de marchas e tb maior conforto geral do carro, vai perder em rendimento (o carro fica mais lento pra arrancar e retomar) mas tb tera maior velocidade final (nao espere muita coisa nesse item pq esta ligado mais diretamente as RPMs do motor, ou seja, vai sobrar mais um tiquinho de RPM pra torrar porem se vc nao tiver motor pra empurrar ate o final essas rpm, nao vai adiantar nada, ficara só na teoria).
Espero te-los ajudados.
Fonte: Escrito pelo usuário: Troller a vista
Willian Del Piero Rocha
28/07/2013, 09:46
Vavá,não consegui te responder por MP,mas te adianto que não posso te ajudar nesse item dos pneus,meu jeep está com 255/75 r15,e também com suspensão de toyota. Quanto aos seus cálculos dos pneus acima estão corretos,não coloco pneus maiores no meu porque o BF 161 não vai conseguir empurrar legal.Para rodar na maciota tudo bem ,mas em rodovia não vai ser legal,já não é atualmente.
Quanto ao tanque trazeiro da CLA,ela tem um kit completo com protetor em chapa,mangueiras e bocal,etc.Pena que quando comprei o meu eles não fabricavam esse trazeiro,coloquei de 60 lit.dentro do jeep.
vavarusso
28/07/2013, 19:32
Vavá,não consegui te responder por MP,mas te adianto que não posso te ajudar nesse item dos pneus,meu jeep está com 255/75 r15,e também com suspensão de toyota. Quanto aos seus cálculos dos pneus acima estão corretos,não coloco pneus maiores no meu porque o BF 161 não vai conseguir empurrar legal.Para rodar na maciota tudo bem ,mas em rodovia não vai ser legal,já não é atualmente.
Quanto ao tanque trazeiro da CLA,ela tem um kit completo com protetor em chapa,mangueiras e bocal,etc.Pena que quando comprei o meu eles não fabricavam esse trazeiro,coloquei de 60 lit.dentro do jeep.
Obrigado meu caro William. Mais me diga uma coisa, tem algo que vc desaprova no tamanho dos seus pneus.
Sim, os calculos sao do usuário TROLLER A VISTA.
Sobre o kit da CLA é melhor$$$$ fazer a proteção.
vavarusso
28/07/2013, 23:01
Copiando do TIO EDIE sobre largura de roda x largura de pneu
Largura das Rodas X PneusPessoALL,
Vejo muitas discussões sobre off set, bead locks etc mas poucos comentários sobre a relação largura das rodas X largura dos pneus.
A maioria dos fabricantes, traz duas informações sobre as medidas dos pneus:
Roda utilizada para a tomada das medidas (measurement rim) e rodas aplicáveis para aquele pneu (appropiate rim ou rim width)
Pergunto aos especialistas:
O que é aceitável fora do sugerido pelos fabricantes?
Roda mais fina, deixa o pneu mais barrigudo e mais dificil de destalonar, porém força os ombros?
Roda mais larga destalona mais fácil ou é conversa?
Considerando os pneus flotation, 12,5" de largura - existe alguma medida "coringa" para a largura das rodas?
Acho que algo entre 8,5" e 9" atende a maioria das medidas entre 31" e 35", incluindo os 265/75 aos 315/75....
Copiando do PEDRO BONADIO
A roda tem obrigação de ter uma largura compatível com a largura do pneu, pois uma roda 15"x7" em um pneu 33"x12.5", provoca o desgaste irregular, gastando principalmente o meio.
Já as rodas muito largas, o pneu fica muito largo e perde em altura.
Para 12.5", eu usaria alguma roda com 9" de largura. 8" acho pouco, 10" acho muito. Entre 10" e 8", fico com 8".
O aceitável, é ter no mínimo 2.5" de diferença da largura da roda x pneu (ex: pneu 14.5" - roda 12").
O que acontece é tem muitos mitos, estórias, verdades. Rodas largas melhoram estabilidade, rodas largas destalonam mais fácil, tem a questão do gosto (pneu mais estreito x pneus mais largo).
Minha preferência é por rodas mais estreitas: pneus de 10.5" com rodas 6" ou 7" / pneus 11.5" com rodas 7"/ pneus 12.5" com rodas 8"/ pneus 13.5" com 14.5" rodas 9.5"/ pneus 15.5" e 16" com rodas 10"/ pneus 18" 19" com rodas 12"/...
Willian Del Piero Rocha
28/07/2013, 23:09
Vavá,não tenho o que reclamar dos pneus,rodo pouco com o Jeep,e o meu objetivo são os passeios e trilhas leves,por isso talvez eu não noto nada diferente.o 255/75 r15 dá práticamente a mesma medida do 255/70 r16,,em torno de 30 pol. Não descarto de no futuro colocar algo próximo de 32 pol. mas continuar andando do meu jeito,com tranquilidade e sem forçar nada,pois não tenho ainda semi eixos flutuantes,pois acima disso os semi eixos podem sofrer em uma exigida maior.Sem falar no pobre coitado do BF que eu gosto tanto.
Quanto a proteção do tanque ,,,sabendo fazer é muito melhor que comprar,,fiz um para choque dianteiro em casa,comprando a viga U no ferro velho e cortando em casa na maquita(serra mármore),só mandei soldar os fechamentos,não tenho máquina de solda,e saiu por menos de 100 contos,,,, chapa de 1/4"(6,4mm) ,,na internet semelhante com chapa de 2mm,menos de 1/8" está em torno de 350 contos.Sem contar o prazer de falar FOI EU QUE FIZ...
vavarusso
29/07/2013, 07:26
Vavá,não tenho o que reclamar dos pneus,rodo pouco com o Jeep,e o meu objetivo são os passeios e trilhas leves,por isso talvez eu não noto nada diferente.o 255/75 r15 dá práticamente a mesma medida do 255/70 r16,,em torno de 30 pol. Não descarto de no futuro colocar algo próximo de 32 pol. mas continuar andando do meu jeito,com tranquilidade e sem forçar nada,pois não tenho ainda semi eixos flutuantes,pois acima disso os semi eixos podem sofrer em uma exigida maior.Sem falar no pobre coitado do BF que eu gosto tanto.
Quanto a proteção do tanque ,,,sabendo fazer é muito melhor que comprar,,fiz um para choque dianteiro em casa,comprando a viga U no ferro velho e cortando em casa na maquita(serra mármore),só mandei soldar os fechamentos,não tenho máquina de solda,e saiu por menos de 100 contos,,,, chapa de 1/4"(6,4mm) ,,na internet semelhante com chapa de 2mm,menos de 1/8" está em torno de 350 contos.Sem contar o prazer de falar FOI EU QUE FIZ...
William a minha preocupação com os pneus 255/70 r16 é quanto ao tamanho, ou seja ficarem grandes pro meu jeep com suspa original e roda original.
Quanto ao FOI EU QUE FIZ.... nao tem preço.
Fiz estribos, fiz st antonio e um monte de c oisa.....
Pablo.pinto2007
29/07/2013, 09:57
Vavá e seguidores!
Quando optei por colocar pneus mais largos, comprei os aros da F-1000, chamados bolinha, que de off set não tem nada, acho até que são positivos... enfim, enfrentei problemas de giro (diminuiu bastante) e pegou pouco na carroceria (parte de trás), isso com freios originais, quando fui colocar freio a disco os aros não entraram, então tive que colocar alargadores de roda, e logo logo o meu semi-eixo traseiro quebrou e eu destruí um corolla, não sei se já estava trincado e o fato do alargador formar mais alavanca o tornou frágil ou se foi só o fato da alavanca mesmo, enfim... depois que troquei o semi-eixo, cubo de roda, andei pra caramba fiz muita estripulia e não quebrou nada... usando pneus bem agressivos MUD, trilhas, viagens e dunas (com pequenos pulos)... as medidas que usava eram 255/70R15 cobertos, então dá aí quase um 31".
Vavá, não acho que terá que modificar nada... a única diferença que senti foi na forma de dirigir, o volante ficou mais pesado (o meu que era mecânico) e de vez em quando dava uma sabadinha, coisa de pneu grande mesmo... se você já dirigiu um buggy sabe bem do que estou falando... mas nada que uma semana não acostume!
Grande abraço!
Pablo
vavarusso
30/07/2013, 07:55
Vavá e seguidores!
Quando optei por colocar pneus mais largos, comprei os aros da F-1000, chamados bolinha, que de off set não tem nada, acho até que são positivos... enfim, enfrentei problemas de giro (diminuiu bastante) e pegou pouco na carroceria (parte de trás), isso com freios originais, quando fui colocar freio a disco os aros não entraram, então tive que colocar alargadores de roda, e logo logo o meu semi-eixo traseiro quebrou e eu destruí um corolla, não sei se já estava trincado e o fato do alargador formar mais alavanca o tornou frágil ou se foi só o fato da alavanca mesmo, enfim... depois que troquei o semi-eixo, cubo de roda, andei pra caramba fiz muita estripulia e não quebrou nada... usando pneus bem agressivos MUD, trilhas, viagens e dunas (com pequenos pulos)... as medidas que usava eram 255/70R15 cobertos, então dá aí quase um 31".
Vavá, não acho que terá que modificar nada... a única diferença que senti foi na forma de dirigir, o volante ficou mais pesado (o meu que era mecânico) e de vez em quando dava uma sabadinha, coisa de pneu grande mesmo... se você já dirigiu um buggy sabe bem do que estou falando... mas nada que uma semana não acostume!
Grande abraço!
Pablo
Bom dia!
Pablo e demais colaboradores, ontem montei um pneu (255/70r16) para testar e ver se faço mesmo a troca pelos que ganhei (235/70r15), coloquei na traseira e apesar de ficar próximo da caixa de rodas acho que nao pega, coloquei tb na dianteira e ficou a uns 5mm de pegar no feixe, posso aumentar essa diferença nos parafusos limitadores. Ficou bonito, porém me assustei com o peso em relaçao aos originais, pesa muito, e entao fico medo de estar super dimensionado para o projeto jeep. Em relação as rodas serem as originais nao vi nenhum problema para colocação dos 255/70r16. Se fechar o negócio pagarei $70,00 pela troca e recebo já montados.
Pablo.pinto2007
30/07/2013, 12:52
Eu se fosse você, não hesitaria... até mais macio fica e lógico, mais bonito pela altura... e Ainda por cima está no preço!!!
E na verdade quando vc vê que na traseira não pegou na caixa de roda, realmente assim no plano não vai pegar, mas se o amigo for fazer uma trilha ou atravessar o jeep verá que pode pegar... eu não vejo problema com isso, a única coisa é que pode frear o jeep e arranhar a pintura... mas nada que prejudique suas andanças por aí!!!
Forte abraço!
Pablo