
Postado originalmente por
Parolin
Ok, reuni mais informações sobre o EGR e o DPF.
Os 2 sistemas afetam-se diretamente.
Primeiro: funcionamento da regeneração
A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
Existem 2 tipos de regeneração: a passiva e a ativa.
A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.
Onde entra o EGR em tudo isso?
O EGR é um sistema que re-circula gases, esfria-os, e joga no motor junto com o ar em rotações mais baixas para baixar a temperatura interna da combustão e diminuir o tal do NOX (Que eu nem sabia que existia).. (correções são aceitas).
Só que ele aumenta o nível de PM (Particulate matter - partículas que o DPF retém...) nos gases.
O EGR atua em consonância com o DPF. Em baixa rotação, o EGR joga ar no motor e diminui o NOX mas aumenta as PM, aí o DPF segura as PM. Em alta rotação o EGR se fecha (ele é inversamente proporcional à sua aceleração), produz menos PM, a temperatura dos gases aumentam (pelo trabalho maior) e queimam as PM do filtro.
Só que um EGR com problema pode causar alguns problemas. Ele pode não fechar a sua válvula direito (ou travar inteira aberta, ou quem sabe ser acionada quando não deveria) jogando os gases dele no motor toda hora, o que causa aumento nas PM, mistura ruim de diesel (Queima pior) e diminuição na temperatura dos gases que vão para o DPF, não conseguindo realizar tanto regeneração ativa quanto passiva, entupindo tudo e parando o carro.
Além de que, um EGR defeituoso pode causar graves danos a turbina, comportamento estranho do carro, pulos de giro, buracos na aceleração e alguns outros danos..
Um EGR pode ter mal funcionamento devido ao acúmulo de PM nele mesmo (trava a válvula) ou por problemas elétricos e de ECU.
Quando um carro lá fora entope frequentemente o DPF, os mecânicos limpam o EGR e reprogramam o carro. (isso se o tal RE-FLASH que eles falam é colocar um programa novo.. posso estar errado)
Enfim, tentei reunir informações que a troller não passa para nós. Um carro com sistema DPF exige um jeito de dirigir diferente, tal qual não é informado aos compradores daqui...
Lá fora tem mil reportagens explicando que esse sistema não é para todos devido a necessidade de direção diferenciada..
Segue uns bons links pra entender como funciona o DPF e seus problemas:
diesel particulate filter (dpf) | AA (sugiro ler este)
Are diesel particulate filters more trouble than help? | Car Blogs | Car Magazine Online (questionando sobre a utilidade do DPF)
How a DPF Works (funcionamento e problemas, resumido)
(ótima video aula)
DPF Cleaning | EGR | Diesel Engine Problems | BG Products UK (mais sobre)
Um ótimo caso documentado por um mecânico sobre um EGR que prejudicava a regeneração ativa e passiva:
DPF fault fixed
E meu preferido:
DPF: The Time Bomb Under Your Diesel - Diesel Power Magazine (DPF, uma bomba relógio)
Infelizmente é tudo em inglês. Achei BEM difícil encontrar informações decentes sobre o DPF em portugês.
Espero ajudar alguém a tirar alguma dúvida e informar os motoristas dos trollers um pouco sobre ter que dirigir diferente seus jipes.. (basicamente: mais trilhas = melhor. haha)
Por favor, corrijam quaisquer erros. Se possível, alguém poderia reunir mais sobre a necessidade de condução diferenciada e cuidados a serem tomados com esses 2 sistemas. Eu achei particularmente difícil aprender um pouco sobre eles e ninguém de uma CCS sabe informar direito sobre regeneração e como proceder...