x
Convex Datacenter
Página 1 de 17 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 202
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Agradecimentos: 0

Asfalto molhado X 4X4 High engatada

Amigos foristas. Vou todos os dias para o trabalho na viatura. Tem um trecho por onde passo (Estrada Grajaú-Jacarepaguá) de subida e descida íngreme, tipo uma serra. Quando o tempo está chuvoso como agora, a pista fica muito escorregadia, inclusive, com alguns acidentes. Então, como sou inexperiente em camionete traçada, pergunto: o que proporciona mais segurança em pistas desta natureza, 4X2 ou 4X4 alta engatada?
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário
    Entrada
    28/10/2008
    Local
    Redenção/PA
    Agradecimento: 1
    Sem dúvida 4x4.

Usuário Avatar de LEONARDORAZO
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Raposo, tô sempre passando por ali.... e na chuva, só na 4x4 hi sem dúvida
    A ranger fica mais estável e "grudada" no asfalto.
    Um abraço
    Ex Ranger centennial
    Xterra 03/04

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Valeu mesmo pelas dicas. Outro dia levei o maior susto quando reduzi de quarta para terceira na subida e a Natasha começou a dançar. Ainda bem que consegui corrigir sem bater na mureta e não haviam carros por perto.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Raposo .. sem duvidas .. engate a 4x4hi.

Vai aparecer uma senhora briga aqui dizendo q teria q ter diferencial central para não ter problema e outras coisas mais ... mas lhe digo .. quase 5 anos com a Ranger .. mais de 330.000km/rodados com tudo original e em chuvas fortes SEMPRE engato a Hi e soco a bota e NUNCA tive problema algum em cambio, caixa ou seja lá o que for da tração.

Pode ser q qdo for fazer a manutenção dela q vai ocorrer em alguns meses tenha alguma surpresa, pois irei desmontar tudo, suspensão, caixa e motor. Mas para um carro q uso no dia-a-dia, viagens, trilhas, expedições e etc ... ja valeu o custo pelo o uso.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Teoricamente é o contrário... O 4x2 funciona melhor que o 4x4 convencional porque a ranger, por ex, não tem diferencial central. A divisão da força do motor é 50/50. Me corrija se estiver errado.

Reduza em giro mais baixo que o freio motor agirá com menos forçca. Nessas situações de pista molhada, antes da redução, é bom usar um pouco o freio pra entrar numa velocidade segura para redução.

abs

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Teoricamente é o contrário... O 4x2 funciona melhor que o 4x4 convencional porque a ranger, por ex, não tem diferencial central. A divisão da força do motor é 50/50. Me corrija se estiver errado.

Reduza em giro mais baixo que o freio motor agirá com menos forçca. Nessas situações de pista molhada, antes da redução, é bom usar um pouco o freio pra entrar numa velocidade segura para redução.

abs
    Samuka .. em teoria vc esta certissimo ... mas não se sei é possivel vc fazer esse teste ai seja Ranger ou sei lá q pick-up for .. a bixa vira outra, a dirigibilidade dela melhora d+++

No inicio, pensava .. vou baixar a velocidade e ficar em 4x2 .. so q toda retomada ao entrar a turbina, a bixa escapa ... dai foi qdo pensei em usar o 4x4hi e nunca mais parei.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

A situação mais vantajosa de estar com o 4x4 hi na chuva, na minha opinião, é a a redução. Vc estará colocando peso e redução no eixo que estará com mais aderência no momento e terá maior poder de frenagem (dianteiro).

Eu penso que sem ct com "diferencial aberto" o carro estará sempre tentando compensar sua trajetória ideal (reto) de alguma forma e se ela canta pneu no asfalto com o 4x4hi ligado, "cantará" na chuva. Destracionar é perder tração (redundante?). Se vc perde tração durante uma curva pela compensação do diferencial estará perdendo estabilidade em relação a um veículo não "bloqueado" de ct, deu pra entender essa zona?

Eu me sinto melhor guiando um carro em 4x2 na chuva. Consigo ter mais controle assim que em 4x4. Pra mim a tendência é muito forte de "saída pela tangência (Escapa de dianteira)" nas retomadas e no apex (Apontando para a curva/tangência e segurando o giro antes de retomar como na própria retomada) da curva quando em 4x4hi

Mas é tudo questão de convívio. Uns se dão bem com o 4x4 ligado e outros não. Dirigir é uma coisa muito particular.

Abs
    4X4 Brasil

No último domingo enfrentei uma chuva que nunca tinha visto antes, varios carros ecostando, dai tracei a SEL e ela ficou toda firme. Até concordo que corre algum risco de atalhar em curvas fechadas, más curvas normais nunca percebi nada.

Rodo muito na Avenida Brasil e quando chove forte é um "Deus nos acuda".
    A minha V6 fica destracionando quando a pista está inundada.
    Sempre ligo a 4x4hi nessas condições. A coisa muda totalmente. Ela fica grudada.

Abraços!

Usuário Avatar de Ricardo Franklin
    Entrada
    20/05/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Rodo muito na Avenida Brasil e quando chove forte é um "Deus nos acuda".
    A minha V6 fica destracionando quando a pista está inundada.
    Sempre ligo a 4x4hi nessas condições. A coisa muda totalmente. Ela fica grudada.

Abraços!
    Sergio eu percebo a mesma coisa com minha ranger V6 tambem!! e so tracionar que parece que fica muito mais seguro!! Não desta teoria toda que escreveram ai em cima mas na pratica tracionada no hi nao patina men a pau!!

abraco

Galera, eu ligo tb em chuva forte, apesar de saber das teorias do diferencial central pirim e pororom, mas teorias a parte, eu penso assim:
    Não é toda chuva que eu ligo, é CHUVA FORTE, carro deslizando, então acredito que não diminua a vida útil do meu 4x4 tanto assim. Afinal, não chove o ano todo.

Abraço
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem