x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 78
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Tamanho

lado dianteiro dir - 85 cm
    lado dianterio esq- 15 cm

do cilindro mestre até a conecção dianteira - 74 cm

do cilindro mestre até a conecção traseira - 1,70 m

lado trazeiro direito/esquerdo - 65 cm.

essas são as medidas do sistema original para os eixos dana 44.

Depois de cortados e flangeados tem as dobras.

Os tubos que eu usei no meu CJ é de 4,76 x 0,7 mm

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Agradecimentos: 0
    grande garoto, valeu.

4.76x.7 MM imagino que seja a espessura.
    na verdade era isso que me interessava.
    []´s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Muita técnica

Agora que vocês estão animados, só um comentário:

Não pense que você vai cortar, prender no suporte, colocar o flangeador e em duas voltas está pronto.

NÃO !

Vocês vão apanhar um pouco até pegar o jeito do troço!

Flangeamento duplo é uma ARTE e requer paciência.

1-Depois de cortar o tubo, tem de limpar a boca do tubo pra guia entrar.

2-Você coloca ao adaptador(esse aí de cima) e expande a ponta do tubo.

3-Depois, você tira o adaptador e esmaga a ponta expandida com o flangeador sem o adaptador, nem o cônico. Use só o fuso.

4-Depois você coloca a ponteira cônica que veio junto do seu flangeador e aí sim dá o acabamento.

Se errou, corta a ponta e começa tudo de novo.

Eu apanhei um pouco até pegar o jeito.

hehe pelo visto vai ser brincadeira pra mais de dias
    []'s prevendo uma certa falta de dotes artisticos

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR

Re: Muita técnica

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Se errou, corta a ponta e começa tudo de novo.
    esse eh o problema amigo.
    vc vai errando e vai refazendo ate perceber que o cano ficou curto.
    ai f#deu...
    o ideal seria praticar um pouco com um pedaço de cano qquer.

[]´s

p.s. a Cartec nao fornece mais tubos de aço bi-cromatizado

Navegando outro dia na internet achei este site americano que trata de adaptações e melhorias em Jeeps, acredito que alguns aqui já devem conhecer, pode ser uma boa fonte de informações e idéias, algumas até podem ser viáveis aqui, outras não pelo $$$ afinal eles ganham em dólar

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS

Re: Guia de manutenção/Inspeção de Jeep

Oi Leopoldo !!!

Primeiramente queria dizer que achei excepcional tua explicação! :P Realmente muito informativa e "solucionativa" ! :P Bah, achei sensasional esse método de flangeamento duplo e o adaptador que vc explicou a fabricação! Todos estamos gratos!

Leopoldo, eu só fiquei com dúvidas com o que vc disse abaixo:

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Nada de tubulação de cobre, especialmente se houver servo-freio na jogada.

Tubo de cobre é para geladeira ou fogão; a não ser que você vá deixar o jeep na cozinha! para sempre.
    Na Jipenet a muito tempo atras foi discutido sobre a tubulação de freio de "cobre X aço" e teve uns caras feras que discutiram. Dentre eles estavam o Bill, o Sukys e outros. Só tenho uma mensagem enviada pelo Sukys em resposta ao Otávio (que está abaixo da mensagem do Sukys). Então, leiamos primeiro a mensagem que está embaixo e depois a que está em cima! Bom, repasso aqui as mensagens: :P

Otávio,

Comentando o seu texto, por itens:

1-Tubos de cobre projetados para utilização em freios apresentam um ponto de ruptura por pressão muito alto, da ordem de alguns milhares de PSI, e não existe pé que faça pressão no cilindro mestre capaz de romper o tubo ou sequer estufá-lo, como comenta em seu texto. Este tipo de tubo é feito pelo processo de extrusão, consequentemente não possuem costura (solda), ao contrário dos tubos de aço para o mesmo fim, que são feitos por calandreamento e fechados à solda que, dependendo do material e do processo utilizado, podem apresentar um ponto de ruptura inferior ao do tubo de cobre.

2-O processo à que você se refere faz o uso de uma ferramenta que se chama "flangeador de tubos" e este trabalho NUNCA deve ser feito em tubos com costura já que o risco de trincar o tubo na região da solda é muito grande. Ou se faz uso de tubos de aço sem costura (desconheço a existência deste tipo de tubo à venda no varejo, para uso automobilístico) ou se faz uso de tubos de cobre, encontráveis nas boas casas do ramo e vendidos por metro (em rolos). Os tubos de freio pré-montados que são vendidos nas lojas possuem costura e NUNCA devem ser cortados e flageados. A flange original é feita à quente e em processo específico, o que não diminui a resistência na região da costura, coisa impossível de ser feita até nas melhores oficinas. Com o cobre a história é outra e qualquer pessoa minimamente cuidadosa poderá fazer este tipo de trabalho.

3-Pelo contrário, o tubo de aço é que sofre maior ataque, não pelo óleo de freio propriamente dito mas sim pela água. Todos os óleos de freio são higroscópicos e o processo de oxidação do aço é muito mais veloz do que no cobre. Os tubos de aço passam por processo de anodização mas isto protege apenas a parte externa, ficando o seu interior susceptível a corrosão.

4-Por uma questão de economia usa-se tubos de aço no lugar do cobre, mas vai encontrar este material em veículos top de linha. Veículos de competição fazem uso de tubos de cobre ou de aço sem costura, não raro em aço inox.

5-Justamente por ser mais maleável que o aço o cobre não sofre tanto com a vibração, e tem mais, no caso de um impacto o tubo de cobre vai amassar porém dificilmente se romper, ao contrário do que pode ocorrer com um de aço nas mesmas condições. Lembrando que uma instalação de freios bem feita vai prover uma fixação adequada aos tubos, este pormenor passa a ser irrelevante na maioria dos casos.

Vale lembrar que existem tubos e tubos. Circuitos de freio devem utilizar tubulação especifica para este fim, seja de que material for, e os tubos de cobre com especificação para uso em freios são ótimos.

Falando em freios, acho curioso como a maioria dos jipeiros negligenciam este item, fazendo adaptações irresponsáveis, como adaptar freios à disco sem o menor critério técnico, sem levar em conta as relações de pressão ou carga à que eles foram projetados. E quanto aos flexíveis, expostos a pedras e galhos, sem a menor proteção?
    Por acaso, ou de propósito, alguém aqui faz uso de flexíveis tipo Aeroquip?

Abraços,
    Sukys
    rsukys@yahoo.com

----- Original Message -----
    From: Otávio
    To: Carlos Alexandre Coelho da Silva loureiro ; 'Jipenet'
    Sent: Monday, June 18, 2001 8:05 PM
    Subject: Re: [jipenet] FREIOS, FREIOS ...

1. Os tubos de cobre não foram projetados para aguentar a pressão a que são
    submetidos.
    2. Normalmente, os "mecânicos" que usam tubos de freio, abrem a ponta do
    tubo para fazer a conecção ao burrinho. Se você apertar o parafuso que
    segura o tubo, o cobre vai ceder e se não estourar ali, será criado um ponto
    fraco.
    3. Alguém, me disse que o óleo de freio reage com o cobre, aterando as
    características do óleo e do tubo.
    4. Você jamais vai encontrar um carro novo, saindo da fábrica com a
    tubulação dos freios em cobre.
    5. Em carros a diesel, a vibração quebra o tubo de cobre, se o tubo estiver
    encostando na lataria, o cobre se desgastará rapidamente e vai furar.

P.S. já fiquei sem freios por causa disso.
    a respeito do item 1: você sabe como o cobre é maleável. Agora, ponha muita
    pressão no pedal do freio, pois precisa parar rápidamente, o tubo cresce em
    diâmetro (pois é maleável) e depois de algum tempo.... rompe-se, e o carro
    fica sem freios.

Leopoldo, qual seus comentários a respeito das afimações que o Sukys postou a respeito do Cobre ???

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Já me escondendo por trás de uma parede pra evitar as pedradas

E se não encontrar os tubos de aço bi-cromatizados sem costura (o cara da loja de freios até me olhou estranho)??? Me deram duas opções por aqui, o tradicional de cobre e o ferro (deve ser aço e o cara confundiu). Existe algum site que venda os tubos?

Pedras pequenas por favor
    abraços!! Ainda escondidos!!
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Thiago Serpa
    o tradicional de cobre
    Eu tbm achava que os de cobre eram (ou realmente são) os mais comuns, os mais utilizados...enfim, o tradicional

[]'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    olá a todos,

sem querer contestar o conhecimento técnico da galera daqui do fórum e principalmente do Leopoldo, alguém sabe explicar pq alguns carros 0km vêm com tubulação de cobre e até mesmo como que a galera usa cobre em caminhões como eu já vi.

Para incrementar ainda mais a discussão: cheguei a ligar naquela loja daqui de sampa que fica no ipiranga, e o vendedor muito atencioso, me disse que realmente não existe o pq do cobre ser inferior ao aço bicromatizado e que ele tb vende muito desses tubos de cobre lá para freio inclusive pra caminhões, e ainda reforçou o lance do cobre não sofrer tanto o risco de quebra ou trincas.

Eu tb estou muito curioso para saber qual realmente é o mais adequado, pois vou trocar a tubulação do meu tb.

[]s

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP

Ferios, freios e mais freios

Boa noite a todos,

1- Sobre o material......não recomendo o com costura e foi por isso que dei o endereço do fabricante de tubos de aço sem costura.

Foi o material que usei para fazer a linha e freio do meu CJ.

Tá lá em cima, ou melhor , na pag anterior.

2- Não estou achando a comparação entre pressões de trabalho entre os materiais cobre x aço do curso que eu fiz na VARGA, mas lembro bem de terem frizado que tem que ser de aço, sem costura e bi-cromatizado.

De repente mudaram as regras.

Vou fazer umas consultas depois retorno aquí nesse ponto.

Porém, por enquanto vou te dar algumas referências de caras mais expertos que eu:

A- Moses Ludel - Jeep Owner Bible - Brakes and wheel bearings, page 223, Brake service and overhaul tips:

"use pre-formed brake STEEL brake line"

B- Loses Warren - Jeep CJ automotive repair manual, page 259, Hoses and Brake lines:

"CAUTION: DO NOT, UNDER ANY CIRCUMSTANCES, USE ANYTHING OTHER THAN GENUINE STEEL OR APPROVED FLEXIBLE BRAKE HOSES AS REPLACEMENT ITEMS"

C- NORMA SAE J1047 JUN 90 SAE RECOMMENDED PRACTICE-

TUBING - MOTOR VEHICLE BRAKE SYSTEM, HIDRAULIC

3.Materials: the material(s) must be metallic and compatible with the type of tube construction.

4. Construction:
    4.2 seamless tubing (ou seja, nunca com costura, mas é o que vendem por ai né?)

5.1 -BURSTING STRENGHT- when tested with hydraulic pressure, sections of tubing, with a minimum expanded lenght of 18 in (45 cm), must be capable to withstanding an internal pressure of 8 000 psi.

Essa norma, entre outras coisas, não fala de aço ou cobre mas de material metálico. Só que detalha que no teste de fadiga sob pressão tem de haver uma equivalência com tubo de aço sob 24 000 psi e ciclado a 10 a sétima.

Só não sei a pressão de ruptura do tubo de cobre e nem a do tubo de aço. Teríamos que perguntar ao fabricante.

Mas na Norma SAE J524 especifica como pressão mínima para ruptura em tubo de aço como 45 000 psi para o aço e na norma J 528, 30 000 para o cobre.

D- por último, E NÃO MENOS IMPORTANTE:

Manual de manutenção FORD - Jeep,

Seção de freios , GRUPO 2, PAG 6:

" OS TUBOS EMPREGADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO FREIO SÃO DE AÇO.............

........TUBOS DE COBRE NÃO DEVEM SER USADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO"

E agora moçada? será que a FORD errou no projeto do freio?

E olha que nem tinha servo-freio heim !

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Meu Deus, não sei aonde ELE busca essas coisas, mas eu nunca mais vou usar cobre em NADA no Jeep.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem