x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 78

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    Guia de manutenção/Inspeção de Jeep




    Vou começar pelo que eu acho principal, um guia de inspeção de jeep, pois muitos não sabem nem por onde começar quando estão pela 1º vez de frente com um possível candidato de seus sonhos e daí, ir para tópicos que não estejam nos manuais de manutenção do jeep, pois não vou re-escrever o manual, só complementar.

    E para facilitar minha vida, vou seguir os capítulos do manual de manutenção da FORD.

    Vide também os seguintes tópicos.

    1-Cuidado seu semi-eixo semi flutuante pode matar - (parece filme):
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

    2-Ajustando os rolamentos de munhão e de roda:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

    3-Removendo o terminal de direção do pino central:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4390

    4-Manual de Manutenção do jeep:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204

    A intenção é varrer todos os tópicos de manutenção/inspeção do nossos Jeep's.

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    44
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Olá Leopoldo...

    5-plantar um árvore (pra poder estacionar o jeep com segurança caso more numa ladeira)

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    FREIOS

    Últimamente, os freios têem sido uma das maiores dores de cabeça, tanto para donos de jeep como para candidatos a jipeiro, não só pela falta de peças originais (que Deus proteja aqueles que ainda acreditam nessa originalidade), mas que na falta dessas, induzem às adaptações das mais variadas qualidades, .

    Uma verdade seja dita:

    O freio original do jeep é uma M$#*@. Também pudera! foi criado para um veículo que mais era um trator, um implemento agrícola e foi adaptado a ser carro conforme as vendas estouraram.

    Na minha opinião, o freio do jeep é um perigo real e imediato em todos os sentidos, pois não dá uma segunda chance ao motorista, no caso de falha.

    Qualquer vazamento em um cilindro de roda, flexível ou tubulação e babau pro freio, pois o mesmo não é duplo, não é em X, não é muito seguro, ou seja : é nada.

    Pior ainda nos CJ5 antes de 1960 e quanto mais velhos, piores.

    Neste ponto, vale ressaltar o pouco caso da FORD que nunca se preocupou em entregar aos clientes que migravam de fazendas para as avenidas um sistema e freio mais moderno e seguro.

    Parabéns, FORD, pela má vontade.

    Para você começar uma inspeção de um sistema de freio, algumas ciosas são necessárias:

    1-NUNCA se testa um freio em uma ladeira, tanto para cima quanto para baixo, caso a manutenção acabe de ter sido feita, qualquer que seja.

    2-NUNCA, pelos mesmos motivos, se testa um freio em alta velocidade.

    3-NUNCA se testa um freio, ou melhor, NUNCA se aventure com gambiarras no sistema de freio.

    4-As rodas não devem estar empenadas, incluindo cada semi-eixo-semi flutuante trazeiro.

    5-Tanto os pneus quanto as rodas, não devem estar ovalizado(a)s.

    6-Os rolamentos (dos cubos dianteiros) não devem ter folga demasiada.

    Para verificar isso, macaqueie o Jeep e veja as rodas girando se não bamboleiam.

    E aquí vai a 1º dica:

    NUNCA macaquear o eixo do jeep pela carcaça do diferencial, pois a carcaça pode rachar, pois é de ferro fundido.

    O certo é pelo TUBO, que é de aço.

    Lembrem-se ....PELO TUBO.

    Essa dica é especialmente indicada para quem tem suspensão SOA (Spring Over Axles)

    Caso o jeep seja original, pelo suporte dos grampos.

    7-Inicie sempre uma inspeção pelo que se chama: dando uma voltinha no jeep, mas não é dentro do jeep; é por fora.

    Vamos começar a inspeção pelas rodas. Olhe a parte de baixo do espelho de roda e veja se não está gotejando um líquido meio que amarelado. Passe o dedo. Se molhar e sentir uma espécie de "aquecimento" nas papilas, provávelmente os cilindros de roda estão corroídos e deixando passar fluído entre as gaxetas, que escorre pelo espelho até a parte de baixo. Mesmo que apenas um espelho esteja assim, significa que todo o sistema tem de ser revisado.

    A corrosão, caso esteja alí no cilindro de roda é causada pela absorção do fluído de freio que é higroscópico, ou seja, absorve água e uma vez dentro do sistema começa a corroer desde o cilindro mestre.

    As superfícies internas dos cilidros de roda e mestre são brunidas e não possuem proteção quanto ao ataque da humidade que causa a corrosão.

    Que bom se fossem de aço INOX, não é? mas não são.

    Não adianta mais sangrar o sistema. A corrosão já está lá. Por isso, quanto mais você faz no fora de estrada travessia de rios ou adora nas chuvas torrenciais passar com o jeep a 100 km/h nas poças só para ver o leque subindo, menor tem que ser o intervalo entre as sangrias do sistema.

    Uma observação aquí também: Não seja mesquinho. Não re-utilize o fluído de freio. Joga fora e põe o novo PÔ.

    O custo de litro de fluído, mesmo que de última geração é beeeem menor que o custo da troca de todo o sistema.

    -Agora, o próximo passo é dar uma olhada nos flexíveis de freio.

    Não podem estar rachados, dobrados, esmagados, cortados ou........sem as benditas travas de flexível.

    Lembrem-se: as travas mantém a "rigidez" dos tudos de freio, que não foram feitos para ficar passeando junto dos flexíveis, ou esfregando no suporte onde deveria estar preso.....ou êles vão romper.

    Nada de amaração com arame ou barbante. NEM SOLDA.

    - Sobre a tubulação de freio:

    Guarde com carinho a seguinte equação:

    TUBO DE FREIO=AÇO BI-CROMATIZADO.

    Nada de tubulação de cobre, especialmente se houver servo-freio na jogada.

    Tubo de cobre é para geladeira ou fogão; a não ser que você vá deixar o jeep na cozinha! para sempre.

    Dê preferência a tubos de aço sem costura. Quem fornece esse tipo de material em bruto é a CARTEC (São Paulo).

    Linhas de freio não são varal para ficarem soltas ao sabor do vento.

    Lembrem-se das travas de flexível que acabam sendo também travas de tubo, por tabela.

    Aquela conecção de latão, onde os tubos se juntam ao flexível central também não pode estar solta e é por isso que tem aquele furinho lá:

    Para parafusar na tubeira do eixo dianteiro, ou no suporte da tampa do diferencial trazeiro.

    E nada de encurtar o caminho com tubos de freio mais curtos ou mais longos, dando voltas como serpentina. Com esses péssimos hábitos, já ví adaptações tão grotescas como tubo passando justamente no meio do caminho do batente de suspensão, ou seja, cada vez que dava fim de curso na suspensão, o batente de borracha esmagava o tubo.

    Os tubos tem de ser cortados e dobrados/curvados na medida correta e flangeados corretamente.

    AH! sobre o flangeamento, esse grande mistério!

    Lembrem-se como eu falei, a menos que o jeep seja enfeite da cozinha, o flangeamento do tubo recém cortado tem de ser o DUPLO.

    Não é esse flangeamento que fazem normalmente, em canos de cobre para acessórios de cozinha. É com uma ferramenta adicional que não vem nesses kits de loja. Vá a uma casa especializada em ferramentas e peça o kit certo......e fiquem avisados.....é caro.

    Veja o exemplo:

    http://www.rx7turboturbo.com/robrobi...brake_line.htm

    http://www.joesfalcon.com/gentip2/gentip2.html ........ esse aquí é bom.

    http://www.carcraft.com/howto/50919/ ...........bem explicada a sequência

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    flangeador

    IH ! como é caro esse kit de flangeador....e agora?

    Não tem problema. Faça o seu a partir do flangeador comum.

    Você só precisará de uma porca, um parafuso de aço 8.8 e um rolete do carretel do câmbio.

    Como faço?

    Do flangeador comum, remova o cônico. Ache a porca de mesma rosca e também o parafuso. Esse parafuso tem de ser o 1/2 rosca, aquele em que a rosca não vai até a cabeça.

    Aparafuse a porca parcialmente no eixo do flangeador até a metade.

    Agora corte a roca do parafuso de forma que aparafusando nessa porca , só corpo liso fique de fora.

    Agora remova da porca, coloque trava química na rosca e coloque de volta o parafuso.

    Remova o parafuso agora preso à porca e corte o corpo cilíndrico de forma que fique só um cotoco de uns 10 mm.

    Agora você precisa de um torneiro.

    No torno, faça um furo com uma broca de forma a poder colocar o rolete no meio do parafuso através de uma prensa, mas não prense ainda.

    Agora com uma broca de diâmetro um pouco maior que o parafuso, dê uma entrada no corpo cilíndrico usando o furo anterior como guia.

    Agora sim prense o rolete de forma que só uns 5 mm esteja para fora do furo e voilá.....você tem um adaptador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -06250005_631.jpg   -06250006_939.jpg  

  • #5
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    IH ! como é caro esse kit de flangeador....e agora?
    Não tem problema. Faça o seu a partir do flangeador comum.
    Você só precisará de uma porca, um parafuso de aço 8.8 e um rolete do carretel do câmbio.
    Leopoldo, algumas duvidas:

    1° O que é, e onde consigo esse rolete do carretel do cambio ?
    Pelo que li, seria algo parecido com um pino, certo ?
    Se for isso, não poderia colocar outra coisa no lugar, por exemplo, uma ponta de chave de fenda(olha a imaginação), trabalhada e arredondada para ficar igual, ou um prego de aço da mesma medida ?
    Esse pino tem que entrar certinho no orificio do tubo, ou tem que ficar um pouco largo por dentro ?
    Qual a melhor forma de cortar o cano de freito, tem alguma ferramenta especifica ?


    2° Voce falou que faz o flangeamento duplo em 3 fases e na foto do site que voce passou esta em 2 fases, certo ? Não entendi o que voce faz a mais do que os passos das fotos. (http://www.joesfalcon.com/page22.html).

    Desculpa ai pelos kilos de perguntas,

    []s

    Walter
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5
    1- O rolete de carretel eu usei foi sobra de um cambio (porque era oque eu tinha em mãos na forma de material tratado termicamente). Foi só furar o adaptador e colocar o pino. Vc pode mandar usinar a peça JÁ com o pino. Nada de problema nisso.
    O pino NÃO pode ser maior que o dia interno porque senão vc NÃO vai conseguir colocar ele no tubo. E mesmo que conseguisse, provávelmente o tubo rasgaria.
    Já para cortar, tem uma ferramenta especia de cortar tubo. Isso vem em qualquer kit nacional de flangeamento normal. Vide loja de ferramentas.

    2- O tubo que eu usei para freio no meu jeep é um tubo de parede mais grossa que o normal vendido nas lojas. É muito duro de flangear. Assim, eu fazia em 3 fases. A fase intermediária era entre a ferramenta de pino centralizado e o cone. Eu removia o adaptador com pino centralizado e apertava o tubo com a ponta da rosca que é reta. Assim, esmagava a parede e depois usava o cone, sem ter nacessidade de fazer uma força absurda. Com isso, facilitou e diminuiu bem o número de flangeamentos que NÃO davam certo. Quando vc faz algo assim, tenta sempre algumas variações para ver a melhor forma de formar a flange.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #7
    Entendi, comprei um kit - flangeador mais veio sem esse aparelho de corte, vou procurar no final de semana. Por enquanto estão com os tubos de cobre(novos) que o mec colocou, mais assim que achar esse de aço e pegar o jeito da coisa vou trocar isso.

    Valeu !!!

  • #8
    Usuário Avatar de Pridi
    Entrada
    27/02/2008
    Local
    Nova Santa Rita/RS
    Idade
    55
    Posts
    87
    Agradecimentos: 0
    Alguém sabe aonde podem ser conseguidas tubulações de aço inox sem costura?

  • #9
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0

    Re: FREIOS

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Dê preferência a tubos de aço sem costura. Quem fornece esse tipo de material em bruto é a CARTEC (São Paulo).
    Leopoldo:

    eu ja ouvi falar da Cartec, mas nao sabia que eles tinham tubos de aço.
    talvez estejamos pensando em Cartecs diferentes.
    pelo sim, pelo nao, vc poderia me passar o fone deles?
    o que eu tenho ja nao eh mais o mesmo, a operadora me informa que este numero nao existe, e pede pra consultar a lista telefonica , qdo consulto a lista on-line aparece "milhares" de numeros.
    []´s
    valeu

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    66
    Posts
    4,201
    Agradecimentos: 5

    endereço

    METALÚRGICA CARTEC
    AV. PRESIDENTE WILSON, 2.825
    SÃO PAULO SP 03107-002
    011 272-9244
    011 274-8310


    fabrica tubos de aço bi-cromatizados sem costura, principalmente para a linha de alta pressão e injeção diesel.

  • #11
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    METALÚRGICA CARTEC
    AV. PRESIDENTE WILSON, 2.825
    SÃO PAULO SP 03107-002
    011 272-9244
    011 274-8310
    fabrica tubos de aço bi-cromatizados sem costura, principalmente para a linha de alta pressão e injeção diesel.
    Atualizando:
    Metalúrgica Cartec Ltda.
    Av. Presidente Wilson, 2.825 -Ipiranga
    São Paulo/SP
    03107-002
    (11) 2272-9244
    (11) 2274-8310
    cartec@uol.com.br
    Aurélio

  • #12
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Já que não consigo editar, vamos re-atualizar

    Metalúrgica Cartec Ltda.
    Av. Presidente Wilson, 2.825 -Ipiranga
    São Paulo/SP
    03107-002
    (11) 2272-9244
    (11) 2274-8310
    e-mail vendas: rose@metalurgicacartec.com.br
    site: www.metalurgicacartec.com.br


    Agora a má notícia: O mínimo para venda são 300kg

    []´s
    4X4 Brasil
    Aurélio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade