O único jeito de soltar um pino travado é (na sequência):
-solte e remova a porca do parafuso - pino central (embaixo do radiador).
-solte e remova o parafuso-segurança que trava o pino central(aquele transversal).
-solte os terminais dos munhões.
-remova então o conjunto
-leve todo o conjunto a um torno de mesa (morsa)
-se você tiver um sacador de terminal de direção, esta é a hora de usá-lo, se não....como segue....
-feche os mordentes de forma que a orelha que segura o pino travado fique por cima, quase passando - IMPORTANTE: não prenda pela orelha do braço em L, porque você tem que dilatar o mesmo para soltar o pino e não esmagá-lo.
-Remova a coupilha e solte a porca do terminal preso, porém NÃO REMOVA A MESMA - DÊ VOLTAS SUFICIENTES PARA ALINHAR A FACE DA PORCA COM A DO TÔPO DA ROSCA DO PINO.
-se você tem uma prensa, pode colocar lá e usar apoios corretos de forma a poder sacar, ou.........como segue.......
-pegue um pino de ferro (não de aço pois esse lasca) e apoiando sobre a ponta do pino, golpeie com um martelo robusto.
-o impacto sobre o pino e a orelha estando apoiada na morsa ; deve ser suficiente para soltá-lo.
Caso não saia:
tente soltá-lo por impacto:
apoie uma marreta numa lateral do pino e golpeie com um martelo a 180 ° do outro lado. O impacto tem que ser o suficiente para o choque descolar o cônico, sem obviamente destruir a orelha do braço em L.
Variação: pode-se usar um martelete pneumático no lugar do martelo:
apoie numa peça rígida, como uma bigorna (a lateral da orelha onde o pino está travado) e com o martelete faça vibrar o impactador a 180º.
Essas técnicas + radicais (impacto) só devem ser usadas se você de forma alguma tem um sacador, prensa e sabe usá-las sem detonar as peças.
OBSERVAÇÃO:
De forma alguma ponha uma barra de ferro entre a hélice e o radiador e dê porrada tentando sacar o pino prêso.
Não remova a porca de uma rosca e depois use a técnica de impacto com barra, pois a rosca pode ficar deformada.
Para que isso (grudar) não aconteça mais, quando for colocar os pinos de direção, lubrifique os cônicos com grafite ou pasta de cobre com silicone (anti-seizing compound) antes do aperto e travamento das porcas.