Re: Guia de manutenção/Inspeção de Jeep
Oi Leopoldo !!! :D
Primeiramente queria dizer que achei excepcional tua explicação! :P Realmente muito informativa e "solucionativa" ! :P Bah, achei sensasional esse método de flangeamento duplo e o adaptador que vc explicou a fabricação! :D Todos estamos gratos! :wink:
Leopoldo, eu só fiquei com dúvidas com o que vc disse abaixo: :roll:
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Nada de tubulação de cobre, especialmente se houver servo-freio na jogada.
Tubo de cobre é para geladeira ou fogão; a não ser que você vá deixar o jeep na cozinha! para sempre.
Na Jipenet a muito tempo atras foi discutido sobre a tubulação de freio de "cobre X aço" e teve uns caras feras que discutiram. Dentre eles estavam o Bill, o Sukys e outros. Só tenho uma mensagem enviada pelo Sukys em resposta ao Otávio (que está abaixo da mensagem do Sukys). Então, leiamos primeiro a mensagem que está embaixo e depois a que está em cima! Bom, repasso aqui as mensagens: :P
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Otávio,
Comentando o seu texto, por itens:
1-Tubos de cobre projetados para utilização em freios apresentam um ponto de ruptura por pressão muito alto, da ordem de alguns milhares de PSI, e não existe pé que faça pressão no cilindro mestre capaz de romper o tubo ou sequer estufá-lo, como comenta em seu texto. Este tipo de tubo é feito pelo processo de extrusão, consequentemente não possuem costura (solda), ao contrário dos tubos de aço para o mesmo fim, que são feitos por calandreamento e fechados à solda que, dependendo do material e do processo utilizado, podem apresentar um ponto de ruptura inferior ao do tubo de cobre.
2-O processo à que você se refere faz o uso de uma ferramenta que se chama "flangeador de tubos" e este trabalho NUNCA deve ser feito em tubos com costura já que o risco de trincar o tubo na região da solda é muito grande. Ou se faz uso de tubos de aço sem costura (desconheço a existência deste tipo de tubo à venda no varejo, para uso automobilístico) ou se faz uso de tubos de cobre, encontráveis nas boas casas do ramo e vendidos por metro (em rolos). Os tubos de freio pré-montados que são vendidos nas lojas possuem costura e NUNCA devem ser cortados e flageados. A flange original é feita à quente e em processo específico, o que não diminui a resistência na região da costura, coisa impossível de ser feita até nas melhores oficinas. Com o cobre a história é outra e qualquer pessoa minimamente cuidadosa poderá fazer este tipo de trabalho.
3-Pelo contrário, o tubo de aço é que sofre maior ataque, não pelo óleo de freio propriamente dito mas sim pela água. Todos os óleos de freio são higroscópicos e o processo de oxidação do aço é muito mais veloz do que no cobre. Os tubos de aço passam por processo de anodização mas isto protege apenas a parte externa, ficando o seu interior susceptível a corrosão.
4-Por uma questão de economia usa-se tubos de aço no lugar do cobre, mas vai encontrar este material em veículos top de linha. Veículos de competição fazem uso de tubos de cobre ou de aço sem costura, não raro em aço inox.
5-Justamente por ser mais maleável que o aço o cobre não sofre tanto com a vibração, e tem mais, no caso de um impacto o tubo de cobre vai amassar porém dificilmente se romper, ao contrário do que pode ocorrer com um de aço nas mesmas condições. Lembrando que uma instalação de freios bem feita vai prover uma fixação adequada aos tubos, este pormenor passa a ser irrelevante na maioria dos casos.
Vale lembrar que existem tubos e tubos. Circuitos de freio devem utilizar tubulação especifica para este fim, seja de que material for, e os tubos de cobre com especificação para uso em freios são ótimos.
Falando em freios, acho curioso como a maioria dos jipeiros negligenciam este item, fazendo adaptações irresponsáveis, como adaptar freios à disco sem o menor critério técnico, sem levar em conta as relações de pressão ou carga à que eles foram projetados. E quanto aos flexíveis, expostos a pedras e galhos, sem a menor proteção?
Por acaso, ou de propósito, alguém aqui faz uso de flexíveis tipo Aeroquip?
Abraços,
Sukys
rsukys@yahoo.com
----- Original Message -----
From: Otávio
To: Carlos Alexandre Coelho da Silva loureiro ; 'Jipenet'
Sent: Monday, June 18, 2001 8:05 PM
Subject: Re: [jipenet] FREIOS, FREIOS ...
1. Os tubos de cobre não foram projetados para aguentar a pressão a que são
submetidos.
2. Normalmente, os "mecânicos" que usam tubos de freio, abrem a ponta do
tubo para fazer a conecção ao burrinho. Se você apertar o parafuso que
segura o tubo, o cobre vai ceder e se não estourar ali, será criado um ponto
fraco.
3. Alguém, me disse que o óleo de freio reage com o cobre, aterando as
características do óleo e do tubo.
4. Você jamais vai encontrar um carro novo, saindo da fábrica com a
tubulação dos freios em cobre.
5. Em carros a diesel, a vibração quebra o tubo de cobre, se o tubo estiver
encostando na lataria, o cobre se desgastará rapidamente e vai furar.
P.S. já fiquei sem freios por causa disso.
a respeito do item 1: você sabe como o cobre é maleável. Agora, ponha muita
pressão no pedal do freio, pois precisa parar rápidamente, o tubo cresce em
diâmetro (pois é maleável) e depois de algum tempo.... rompe-se, e o carro
fica sem freios.
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Leopoldo, qual seus comentários a respeito das afimações que o Sukys postou a respeito do Cobre ???
[]'s
Ferios, freios e mais freios
Boa noite a todos,
1- Sobre o material......não recomendo o com costura e foi por isso que dei o endereço do fabricante de tubos de aço sem costura.
Foi o material que usei para fazer a linha e freio do meu CJ.
Tá lá em cima, ou melhor , na pag anterior.
2- Não estou achando a comparação entre pressões de trabalho entre os materiais cobre x aço do curso que eu fiz na VARGA, mas lembro bem de terem frizado que tem que ser de aço, sem costura e bi-cromatizado.
De repente mudaram as regras.
Vou fazer umas consultas depois retorno aquí nesse ponto.
Porém, por enquanto vou te dar algumas referências de caras mais expertos que eu:
A- Moses Ludel - Jeep Owner Bible - Brakes and wheel bearings, page 223, Brake service and overhaul tips:
"use pre-formed brake STEEL brake line"
B- Loses Warren - Jeep CJ automotive repair manual, page 259, Hoses and Brake lines:
"CAUTION: DO NOT, UNDER ANY CIRCUMSTANCES, USE ANYTHING OTHER THAN GENUINE STEEL OR APPROVED FLEXIBLE BRAKE HOSES AS REPLACEMENT ITEMS"
C- NORMA SAE J1047 JUN 90 SAE RECOMMENDED PRACTICE-
TUBING - MOTOR VEHICLE BRAKE SYSTEM, HIDRAULIC
3.Materials: the material(s) must be metallic and compatible with the type of tube construction.
4. Construction:
4.2 seamless tubing (ou seja, nunca com costura, mas é o que vendem por ai né?)
5.1 -BURSTING STRENGHT- when tested with hydraulic pressure, sections of tubing, with a minimum expanded lenght of 18 in (45 cm), must be capable to withstanding an internal pressure of 8 000 psi.
Essa norma, entre outras coisas, não fala de aço ou cobre mas de material metálico. Só que detalha que no teste de fadiga sob pressão tem de haver uma equivalência com tubo de aço sob 24 000 psi e ciclado a 10 a sétima.
Só não sei a pressão de ruptura do tubo de cobre e nem a do tubo de aço. Teríamos que perguntar ao fabricante.
Mas na Norma SAE J524 especifica como pressão mínima para ruptura em tubo de aço como 45 000 psi para o aço e na norma J 528, 30 000 para o cobre.
D- por último, E NÃO MENOS IMPORTANTE:
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Manual de manutenção FORD - Jeep,
Seção de freios , GRUPO 2, PAG 6:
" OS TUBOS EMPREGADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO FREIO SÃO DE AÇO.............
........TUBOS DE COBRE NÃO DEVEM SER USADOS NO SISTEMA HIDRÁULICO"
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E agora moçada? será que a FORD errou no projeto do freio?
E olha que nem tinha servo-freio heim !