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  • #121
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    O que pode ser feito tb é vedar as fendas laterais do radiador , para evitar que a hélice puxe o ar quente de voltae não faça uma recirculação de ar quente , forçando somente a passagem do ar frio.
    A guarnicção de borracha da Jahu 00048-5 ( gol 88 a 94 ) da certinho nas laterias do radiador .
    Isso inclusive faz parte da instalação do KIt gelo .
    abs
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  • #122
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    A dúvida é a seguinte: se há problemas crônicos nos motores (.. citam muito os dutos estreitos), generalizado no sistema de arrefecimento, qual a explicação para que tais problemas não ocorram nos dois modelos citado?
    Não existe "problema de dutos", existe sim um sistema de arrefecimento mal-dimensionado pra utilização plena do carro quando carregado ou em esforço contínuo, como uma subida de serra de uns 10~20km com AC ligado.

    Tive a oportunidade de, através do meu irmão que mora nos EUA, conseguir explicações coerentes sobre sistemas de refrigeração com gente especializada, que fabrica Hot Rods e carros de arrancada.

    Como alguns sabem, essa turma fabrica seus próprios componentes de acordo com a demanda exigida. E eles foram CLAROS ao dizer que o maior problema NÃO É O FLUXO DE AR, e sim o mais importante deve ser o FLUXO DE LÍQUIDO.

    Daí a importância não só de um bom radiador como tb do aumento de litragem no sistema de arrefecimento.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #123
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Por uma questão de compartilhar informações e agregar isso para que possa ajudar aos outros colegas, vou postar aqui o "relato" que meu irmão conseguiu lá. Ele traduziu boa parte, e eu apenas "converti" as medidas que eles usam lá para nosso padrão de medida nacional pra ficar mais fácil de ser entendido. Além disso, organizei melhor o texto pra ficar mais fácil de ser lido.

    Aproveitem... algumas coisas podem até ser novidade pra muitos, como foi pra mim.


    "Há alguns anos, preparadores e especialmente "hot-rodders" mais velhos algumas vezes instalavam radiadores mais espessos e notavam que não haviam ganhos no arrefecimento.


    Concluiram erroneamente que o fluxo de ar não passava adequadamente através do radiador espesso, e acontecia que o núcleo da colméia ficava saturado com a alta temperatura antes do ar quente sair totalmente pela parte de trás do radiador.


    Radiadores mais espessos ( largos ) tem uma certa resistência ao fluxo de ar comparado aos radiadores mais finos, porém a diferença é irrisória. Testes indicam que um radiador com "core" ( colméia ) de 60mm de espessura tem aproximadamente apenas 10% a mais de resistência ao fluxo de ar do que um radiador com 30mm.


    A resposta correta para a ineficiência no arrefecimento não era o fluxo de ar, mas o fluxo do líquido refrigerante ( água ou aditivo ).


    O líquido refrigerante precisa fluir através do radiador em uma velocidade adequada para criar "turbulência". Isso permite que o líquido seja "forçado" contra as paredes internas do tubo, o que melhora a transferência térmica entre o líquido e a superfície do tubo.


    Radiadores com projetos mais antigos usavam desenhos tubulares estreitos com seções cruzadas maiores. Radiadores modernos utilizam projeto com tubos largos com menos seções cruzadas, além de materiais com maior condutividade térmica.


    Com radiadores de projetos mais antigos, a velocidade do fluxo diminuía e subsequentemente sua capacidade de criar "turbulência", em relação direta com a espessura maior.


    Radiadores modernos, com tubos mais largos e melhor construção ( projeto e material ) requerem menor velocidade do fluxo pra atingirem o máximo de sua capacidade de troca térmica.


    Muitos preparadores desconheciam o fato de que, quando se duplica o tamanho da colméia, a velocidade do fluxo do líquido refrigerante diminui pela metade!


    Uma das dúvidas mais pertinentes era relativa à quantidade de "fins" ( aletas ):


    Radiadores com mais aletas irão refrigerar melhor comparados à radiadores com menor quantidade de aletas, desde que estas estejam limpas e alinhadas. Entretanto, sabe-se que é difícil manter tais aletas limpas o tempo todo, especialmente em competições como "trails" ( trilhas ).


    Outra coisa é: SEM DÚVIDA NENHUMA, ÁGUA PURA É O MELHOR LÍQUIDO REFRIGERANTE! Apenas fazemos recomendação para que se utilize um agente anti-corrosivo quando utilizar água pura. Se congelamento é o seu problema ( em lugares muito frios ), use uma quantidade mínima de anti-congelante adequado à sua região. Já tivemos oportunidade de testar extensivamente diversos aditivos renomados disponíveis no mercado, e concluímos que nenhum trabalhava refrigerando melhor do que água pura.

    Radiadores de ALUMÍNIO dissipam o calor melhor que radiadores de COBRE-BRONZE, por duas razões principais:

    - Radiadores de COBRE-BRONZE precisam ser soldados juntos. Solda é um material muito pobre em termos de troca térmica, e inibem a capacidade das aletas de trocar calor com os tubos da colméia.

    - O ALUMÍNIO, por sua vez, não dissipa calor igualmente como o COBRE, porém sua utilização na construção de RADIADORES não requer solda, tornando sua construção mais eficiente e dissipando melhor o calor.


    Utilize SEMPRE QUE POSSÍVEL o maior radiador que puder encaixar em seu veículo. Radiadores mais espessos são melhores do que radiadores finos, porém espessura não substitui ÁREA DE TROCA!


    Entretanto, ainda é possível obter ganhos em dissipação de calor apenas com radiadores mais espessos. Como uma regra geral, se você DOBRAR A ÁREA DE TROCA, você tb dobra seu potencial de dissipação. Se você apenas dobra a ESPESSURA DO RADIADOR, então seu ganho em dissipação térmica será de aproximadamente 25 a 30 por cento.


    Grande parte dos Hot-Rods e pickups de alguns anos atrás utilizavam sistemas abertos, com tampas de abertura sob pressão, e acontecia de acabar expulsando líquido para fora do radiador ( expansor ) em alta rotação constante. Isso acontecia porque a pressão gerada pela bomba d'água, somada à expansão do líquido em alta temperatura nessas rotações, excedia a força da tampa.


    Nesses casos, pode-se beneficiar pela utilização de tampas com pressão de abertura maior do que a recomendada pelo fabricante, gerando assim maior pressão e circulação do líquido, simulando em parte um sistema "closed loop" ( selado )."
    4X4 Brasil
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  • #124
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Foi ainda recomendado por eles ( não coloquei no texto antes ):

    - Pode-se fazer 2 a 3 furos na válvula termostática

    - Confeccionar outro radiador nas mesmas dimensões porém com outro padrão de construção, com projeto de tubos e aletas mais moderno, além de materiais melhores.

    - JAMAIS travar a embreagem viscosa, pois aumenta o consumo e rouba potência do motor

    - JAMAIS rodar sem válvula termostática, pois aumenta o consumo e diminui durabilidade e potência.

    Bem, é isso...
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  • #125
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    Sapo, bem-vindo de volta ao fórum e pelas ótimas contribuições ao tópico.
    Sou um "curioso" em se tratando de picapes e as informações que você compartilha são sempre interessantes.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #126
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    Amigo sapo, sobre usar agua pura, como fica o caso dela enferrujar lá nos dutos do bloco do motor?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #127
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Como foi recomendado pela turma gringa, coloca-se apenas água pura e uma parte de anti-corrosivo. Pode ser exatamente aquele vendido pela MWM, aquele verde...

    O da MWM pode ser diluído 1 litro para cada 20 litros no sistema de arrefecimento, e ele apenas adiciona propriedades anti-ferrugem, não acrescendo mais nada relativo a etilenoglicol ou outro fluído para temperatura.

    Abraços a todos...
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #128
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    17/01/2011
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    ... coloquei tambem uma valvula nova de 76 graus como o sapo disse..


    Prezado Ricardo Malta,

    Vi num de seus posts que voce trocou a válvula termostática da sua L200 Sport, pela válvula da L200 quadradinha com abertura em 76 graus, foi necessário fazer alguma modificação ou a válvula da quadradinha é totalmente compatível com a L200 Sport?

  • #129
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    As válvulas são diferentes , procure de novo nesse tópico que vc vai encontrar as fotos .
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  • #130
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    Montei este sistema genérico do kit gelo, e está joia!!!

    Sem nenhum problema até o momento. Usei a tampa do radiador do escort e a mesma saida do radiador para ligar no reservatório de expansão. o "T" na parte inferior usei esta peça do opala mesmo, ´so que com um detalhe, mandei soldar um "caninho" mais grosso para colocar a mangueira que desce do reservatório de expansão.

    Esta semana irei fazer o trabalho na "chapa" da bomba dágua.

    Coloquei uma termostática original MIT.

    Encapei as mangueiras de entrada de ar, com fita térmica, que passa pela turbina e vai ao intercooler, para entrar "ar frio" no motor.

    A ventoinha do meu intercooler tava ferrada, estou colocando uma nova.

    Estou colocando tb um relogio digital Guster para medir a temperatura da água.

    Bom... o meu protetor plástico do cárter mandei fazer uns furos para melhor ventilação do cofre. Melhorou e muito a temperatura interna do cofre do motor.

    Ainda pretendo um radiador um pouco maior, com 03 colméias inteiro de alumínio.

    Mas... por fim... melhorou e muito minha pick up.

  • #131
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    Postas as fotos , para podermos apreciar ,meu amigo . !!!
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  • #132
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    Vai aí as fotos:










    Vou tirar umas fotos atualizadas amanhã e postarei aqui.

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