

http://www.secco.com.br/dana04.asp?id=165
Em razão de o EcoSport possuir motor transversal, a Dana e a Ford trabalharam no desenvolvimento de um cardan especial para atender a demanda de torque e rotação, compensando as oscilações do motor em trabalho. Para atingir metas de NVH (ruído, vibração e desconforto) e resistência que garantissem ao veículo mais conforto e segurança, foi projetado um novo mancal central do cardan, com estrutura metálica e sistema de coxim (borracha) desenvolvidos em conjunto pelas empresas, com a utilização de ferramentas de simulação numérica como CAD/CAE (Computer Aided Design e Computer Aided Engineering) e testes de campo com instrumentação para avaliação.
O cardan do EcoSport 4x4 apresenta junta homocinética de alta rotação na tomada de torque na dianteira, mancal central e junta universal na parte intermediária e outra junta universal na entrada do sistema de acoplamento E-RBC/eixo diferencial traseiro. A junta homocinética, as cruzetas das juntas universais e o rolamento do mancal central possuem lubrificação permanente, o que simplifica e reduz os custos com manutenção
http://quatrorodas.abril.com.br/carr...o_143233.shtml
Para amenizar as vibrações, o cardã foi dividido em dois segmentos (o dianteiro com 50,8 milímetros de diâmetro e o traseiro com 76,2) unidos por um mancal e ganhou contrapeso junto ao diferencial traseiro. O eixo corre no túnel central, na mesma posição em que no EcoSport 4x2 está localizado o cano de escapamento. Repare na ilustração que o cano de descarga do 4WD é desviado para a direita da plataforma. A reengenharia também deslocou o tanque de combustível, com uma clara vantagem: o novo formato do reservatório permitiu ganho de 5 litros (agora são 50 litros).

Até então eu só ouvia falar do sistema de "acionamento hidraulico" então na minha ignorancia imaginava que a dianteira era igual no 4x2/Fiesta e a trazeira tinha cubos hidráulicos(sem diferencial)


[]'s retificando a informação postada anteriormente