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Tópico: Molas

  • #1

    Molas




    Pessoal, precisa da ajuda de vcs para encontrar a mola certa para meu engesa. Ele é um Fase I com motor maxion Hs, da S 10.
    Já troquei varias vezes de molas, maiores, menores, duras e macias. Cansado de tentar a sorte, segui o conselho de vcs e procurei o Igor da Rota. Encontrei a mola, fio 15,5 e comprimento acho que de 42 cm, com a consistência que eu acho que ficou legal, nem muito duro nem muito mole, como ando basicamente em ruas, achei que ficou legal.
    Pena que essa mola deixou o engesa muito alto.
    Resumindo: preciso de uma mola com fio 15mm e que deixe o engesa na altura praticamente original, alguém tem alguma sugestão de onde encontro molas com essas medidas?

    Aguardo ansioso sugestão dos amigos engeseiros!!!!

    Abraço a todos

  • #2
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    Tenho um problema parecido........pelo que vc está falando são as molas dianteiras?

  • #3
    Usuário Avatar de OTTO HEITZMANN
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    Oi Rafael,tive mesmo problema, então pedi para Igor fazer uma nova mola com um elo a menos, ficou excelente...
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro Rafael Junior!

    Se ficou com a elasticidade que gostou, mais está muito alto, corte um pouco da mola, de 1/2 em 1/2 volta, lembrando que tem que ser com o policorte, tendo em vista não destemperar o material.

    Não mencionou, mais o problema seria nas dianteiras?

    Para uma maior literatura sobre o assunto:

    Molas traseiras para F II

    Molas

    Molas diesel

    Abraços.

    Kim.

  • #5
    Pensei em cortar mas a mola é muito nova.....e ainda por cima paguei bem caro nela.

    São para dianteira sim!!!

    Vou falar com o igor..... R$$$$........queria encontrar de algum carro que desse essa medida de fio.

    Valeu

  • #6
    Usuário Avatar de OTTO HEITZMANN
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    Rafael, não acho uma boa ideia cortar a mola, a mola da engesa é apenas encaixada, cortando a mola voce vai perder o acabamento de uma das pontas, e o encaixe não ficara perfeito ficando com cara de "gambiarra"

  • #7
    O que vc chama de muito alto ?
    Na minha Camper com S4, estou querendo trocar as molas para poder levantar mais um pouco o carro.
    Curiosidade, quanto saiu as molas ?
    PB

  • #8
    Usuário Avatar de fpandur
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    Paulo, a sua está com as molas originais da Diesel ? Se sim, poderia fazer uma gentileza ? Medir a altura que fica a mola dianteira e traseira no estado de repouso do veículo ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #9
    Paulo, paguei 270,00 nas molas.....achei caro, mas......para quem quiser levantaro veiculo, posso até vender se alguém tiver interesse, estão novas, não rodei nada com o veiculo com elas montadas, nem dava!!!!

    Não quis cortar por que sei que não vai encaixar legal, fica sem acabamento.

    Falei com o Igor para ver se ele tem molas nessa configuração que deixem o veiculo na altura original. Chega de levanta e abaixa!!!!

    Eu vou tirar uma foto com a altura que ficam as molas fpandur, também tenho essa curiosidade.

    Alguém sabe qunato tem que ser o caster para o engesa ficar com a dirigibilidade boa????

    Abraço a todos

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Geometria

    Segue medidas do manual do mecânico engesa.

    Ângulo de cáster.........................5º+30 (nominal) - condição estática;
    Ângulo de câmber........................1º+30' + 30" (referência);
    Inclinação do pino-mestre.............7º 30' (referência);
    Convergência..............................entre 2 e 4mm;
    Ângulo de esterçamento (LD e LE)..24º;

    Raio de giro:
    LD..........................................6000mm ;
    LE..........................................6200mm .

  • #11
    Fpandur,

    Se são as "originais" da camper, como vou poder saber. Estou com o carro a menos de um ano e não troquei as molas. rs rs
    Vou medir e postar aqui.

    Rafael, quanto será que ficaria o frete para o Rio ? Como estou comprando uns ranchos também. Aproveitaria e trocaria tudo de uma vez só.

    PB

  • #12
    Usuário Avatar de fpandur
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    Então, eu tenho 2 Camper: uma Diesel original, com S4T e acredito com as molas originais. Tô achando que as molas dela estão arriadas, as dianteiras principalmente ficam bem comprimidas no veículo. Já na outra Camper, com o mesmo motor adaptado (era gasolina), sabidamente o antigo dono colocou as molas mais altas da Rota. A diferença entre uma e outra montadas no veículo é enorme ! Daí eu gostaria de saber qual o tamanho que fica uma mola original diesel, instalada no carro, pois estou sem parâmetros de comparação. O que sei é que a Camper com as molas originais (supostamente arriadas) dá banho na outra em termos de estabilidade e inclinação lateral da carroceria ....
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

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