x
Convex Datacenter
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 64

Tópico: Molas

Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Agradecimentos: 7

OK, perfeita a explicação Ralado, agora compreendi. Minha Camper vermelha está exatamente como você relatou: dura pacas, mas faz curva que é uma beleza. Já vi que o batente fica praticamente encostado na parte debaixo, mesmo com o carro em repouso. A outra é justamente o contrário, está muito macia e confortável, mas inclina demais em curvas. As soluções que vejo até agora é trocar as molas na vermelha e colocar amortecedores mais firmes na preta.

Colaborando com o tópico, o Igor me respondeu as medidas das molas para Engesa/Camper Diesel:

Mola dianteira: 42cm
    Mola traseira: 40 cm
    Mola especial diant: 47cm
    Mola especial tras: 48cm

Ou seja, o conjunto de molas dianteiras que tenho é do tamanho original (ou próximo disso). Preciso agora então comprar um par de molas traseiras.

Aproveitando, para trocar as molas, veja se estou certo:

- apoio o chassis
    - solto as pinças de freio e amortecedores
    - vou baixando o eixo até que as molas fiquem livres

É isso mesmo ? Não preciso soltar panhard nem as longitudinais ?
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário Avatar de Igor Lustosa Goulart
    Entrada
    28/09/2007
    Local
    Valença/RJ
    Agradecimentos: 0
    FPANDUR.

Como os amortecedores da minha Camper são muuuuito longos, eu consigo retirar as molas sem comprimí-las ou soltar nada. No seu caso acho que somente soltando um dos lados do amortecedor com o carro levantado pelas longarinas vc já retira as molas.

Abraço.

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Igor, obrigado pelo retorno. Na verdade quando escrevi soltar os amortecedores, estava pensando mesmo em somente um dos lados. Bom ter a confirmação de que é assim relativamente fácil, já estava pensando até em comprar um encolhedor de molas ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Eu apanhei um pouco, na primeira vez que fiz a troca, mais agora já estou mais esperto... as minhas dicas são:
    O eixo traseiro, soltar o cabo do freio de mão; calçar o carro pelo chassi ( bem alto pois as nossas suspensões abrem bastante ); soltar os amortecedores ( chave de 1 pol. ou 24mm ) e as molas polam pra fora sem dar trabalho algum.... encaixe os batentes nas molas novas e coloque de volta, sem grande trabalho.

A dianteira é um pouco mais chato por conta o peso do motor e o freio, mas dá pra fazer no mesmo esquema que o traseiro, porém antes de levantar o carro, pelo chassi, prenda as molas antigas com o "prensa molas" ferramenta que vale cada centavo... ao levantar o carro com as molas amarradas, elas caem a medida que vc levanta o carro. Outra dica, como havia uma prensa por perto, comprimi a mola nova, travei com o "prensa mola", coloquei o batente e foi só colocar no devido lugar... pra não perder muito tempo soltando a ferramenta, baixei o carro com as molas ainda presas e baixei o carro deixando que o peso do mesmo comprimiu mais a mola e soltei com a mão, só então coloque o amortecedor. Repetir a operação do outro lado.

Abraçones

Ralado

Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Ralado, grato mais uma vez pela colaboração. Esse "prensa mola" eu até pensei em comprar, mas não sei de qual aplicação serve. Me lembro que quando procurei em sites de lojas de ferramentas, só encontrei modelos de bancada, não portáteis. Tem alguma dica ou indicação de qual tipo de ferramenta serviria para nossa aplicação e onde comprá-la ? Abraços !

Faça como eu fiz!!!

Troquei as molas dianteiras assim:

1-) Calço no pneu traseiro
    2-) Solta as porcas das rodas dianteiras
    3-) Levanta o carro no macaco, retira as rodas e calça o eixo com os pneus 33 (proteção em caso de queda)
    4-) Retire os parafusos dos amortecedores e verifique o estado das buchas (boa oportunidades para trocá-las)
    5-) Levante a dianteira com um trator!!! Ficará aaaaalto.
    6-) Saque as molas antigas. Comprima as novas com a ferramenta adequada, encaixe o suporte superior, descomprima e voilà!! De volta ao lugar!!

Depois é só refazer na ordem inversa. Demorei 01 hora para trocar os dois lados.

Abração,
    4X4 Brasil Razão: -
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Loras,

Da próxima vez trocarei as molas no sítio do meu tio, pois é um pouco dificil encontrar tratores agrícolas aqui em Sampa, sem falar que o meu trator (engesa) já é milimétricamente ajustado para entrar na garagem do prédio - rsrsrsrssrsrsrsrsrsrs

fpandur,

Aqui em Sampa é fácil encontrar, pois temos um "shopping de ferramentas" que é a Rua Florenço de Abreu... mas já vi gente que fez a própria ferramenta, pois ela é basicamente composta por uma barra roscada com um "U" fixo em uma das extremidades e um "U ajustável" através de uma porca na outra. Com duas ferramentas dessas em mãos, basta que coloque uma em cada lateral da mola à ser retirada, colocando o "U" fixo no elo mais inferior possível e o "U ajustável" no mais alto, e vai apertando as porcas alternadamente e comprimindo a mola até que essa saia do suporte.
    Na hora de fazer a colocação da mola, não esqueça de deixar uns elos livres antes de encaixar a ferramanta e comprimir a mola, pois os suportes de molas impedem a liberação da ferramenta se estiver fixada nos primeiros elos. Nessa hora que usei a prensa para comprimir a mola e facilitar o serviço ( pois esse aperta e solta alternado enche a paciência).

Abraçones

Ralado

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

Outro dia postaram o endereço de uma fábrica de molas, tinha a explicação do que são molas progressivas, achei muito interessante.

Bem, uso molas de 510mm na dianteira e, coloquei calços nas molas trazeiras, mais não estou contente.

Então, penso em fazer molas de 520mm ou 530mm, 16mm de fio e com o passo variado, sendo os elos mais pertos nas pontas e mais espasado no meio, para colocar na traseira.

Gostaria de saber qual SAE deve ser o metal a ser usado e quantos passos?

Se alguém se habilitar, ficarei agradecido.

Também pretendo reforçar a mola dianteira, me falaram para colocar a mola do trazeira do gol (quadrado) dentro da mola do engesa (serve certo), sendo que as mesmas ficarão apoiadas no suporte do batente.

Ficaria algo como o progressivo. (tem uma dodge 4x4 assim aqui no fórum).

Então, qual fio deveria usar na mola dianteira?

Achei muitas fábricas de molas de compressão, mais não consegui a que foi postada...

Bem, se alguém quiser ajudar com muitas informações, ficarei agradecido.

Abraços.

Kim.

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Opa,

Não sei nada de molas, mas o tema me interessa.

Kim, mandei email e MP e você não me respondeu: e o Bura?

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caveso, está faltando somente eu achar a tampa do injetor da rápida, que quebrou no transporte.

De resto, acho que vou mexer depois das eleições, pois estou acessorando meu sogro, que é candidato a prefeito... (eita!!!)

Mais assim que tiver alguma notícia, te repasso.

Abraços.

Kim.

Kim,
    O Gheck, está vendendo um par de molas de defender, que são progressivas. Segundo ele ficam otiimas na traseira das Campers. Deve ter um resultado bom também nos engesas.
    Procura aqui no forum.
    PB

Usuário Avatar de rodrigo camper
    Entrada
    29/01/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Uso as Molas da Defender 110 nas traseira,mas mesmo assim tive que por calço para chegar na altura da dianteira.

Land ou Engesa com Calços ! acho que da na mesma...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. MOLAS
      Por xande no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 195
      Última resposta: 06/01/2008, 14:45
    2. Respostas: 35
      Última resposta: 08/01/2005, 03:45
    3. Molas Fiat X Molas Band X Sugestões...
      Por GuTo_Cerulli no fórum Jeep Willys
      Respostas: 36
      Última resposta: 12/11/2004, 23:29
    4. DAVID AUGUSTO - Este cara existe?
      Por Cotrim no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/05/2004, 17:19
    5. duvida sobre feixe de molas e calço da carroceria
      Por Santoro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 08/05/2004, 21:55

Permissões de Postagem