x
Convex Datacenter
Página 1 de 11 12345678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 121
    Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Agradecimento: 1

Gaiola Interna...(Home made)

Fala povo,

to precisando de um help pra fabricar a minha gaiola do CJ...então vamos lá:

O desenho já tenho, mas a dúvida é a especificação do tubo a ser utiliado, (já pesquisei por aqui e perguntei na faculdade - eng. mecânica...) mas só fique mais confuso, pois lá falaram de padrões das federações para carros de pista etc e tal, então HELP!!!!
    Ano passado, falei com o Bill, lá no Ibira (dia que ele levou o Spider) e ele falou de encher os tubos de areia para dobrar...(Bill se você ler tem como me explicar...) lembrando que ajudas além destas, sempre são bem vindas...

PS: Tô com dobradeira e solda MIG em casa...(só falta os tubos hehehe...)

[]'s
    GuTo
    ex-Samurai 93 -"Tropeço"
    atual: CJ-5 75 -"Flat Black"

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Re: Gaiola Interna...(Home made)

Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli
    Ano passado, falei com o Bill, lá no Ibira (dia que ele levou o Spider) e ele falou de encher os tubos de areia para dobrar...
    PS: Tô com dobradeira e solda MIG em casa...(só falta os tubos hehehe...)

[]'s
    Ja ouvi falar de usar areia quando o processo é manual, mas com dobradeira ou curvadeira (acho que ambas são a mesma maquina) não conheço ninguem q usa.

No processo manual enchem o tubo de areia pra ele não amassar ou dobrar na hora de curvar.

Que tubo pretende usar ? (3", 2" ou 2,5")

Se não me engano os acessório da tração 4x4 são feitos com tubos de 2 mm de parede.

Pelo menos foi isso q o dono de lá falou pra mim quando fui equipar a Band.

[]'s

Entrada
    14/08/2004
    Fala,

Tô pensando em tubos de 2" (a dobradeira só pega até esta medida...), a parede, tava pensando, em 3 ou 4mm (que podem variar de acordo com as normas...), mas acho que com as devidas triangulações, deve aguentar alguns esforços...(eita, não quero nem pensar...). Valeu a ajuda...

[]'s
    Ex Samurai 93 -"Tropeço"
    Atual CJ-5 75 -"Flat Black" - em construção

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Guto, se você tem a dobradeira não vai precisar de encher tubo de areia. Além disso, com esse método da areia, só fica bom se já tiver muita prática. Se vc tivesse no meio do Mato Grosso, sem recurso nenhum e tivesse que "quebrar um galho" eu entenderia o uso da areia.
    A espessura do tubo somente pode não significar nada. Tem que ver a especificação do aço (1020, 1040, ligado, etc.) o diâmetro externo, e a própria estrutura. Melhor conversar sem pressa com gente que fabrica gaiola. Consiga umas dez opiniões. Depois conta prá nois
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário Avatar de gnecchi
    Entrada
    12/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Guto,

Acabo de instalar gaiola no meu Engesa,,, quem realizou o serviço foi o Wanderlei da Wandecar !!!!

Dá uma ligada lá especula com ele que qual a especificação do tubo que ele utiliza.

Wandercar(tel 6946-8209 - Vila das Merces em SP) - (suporte guincho, gaiola, etc)

[]'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

Entrada
    14/08/2004
    Povo,

Valeu pelas idéias...Vou ver se tenho um tempo hoje e do uma olhada nisto...

[]'s "Colhendo informações"
    Ex Samurai 93 -"Tropeço"
    Atual CJ-5 75 -"Flat Black" - em construção

Algumas observações / dicas baseadas na minha experiência:

1) Se a dobradeira for deste tipo aqui

o cara utilizado o equipamento terá que ter bastante paciência e cuidado para dobrar os tubos sem amassá-los. É deste tipo que eu tenho. É uma máquina feito para dobrar cano d'agua Schedule, então as formas não encaixem perfeitamente em tubo estrutural que deveria ser utilizado em gaiola. Portanto, vai acabr tendo que usar calços debaixo das formas e outras gambiarras para obter resultados bons. E se o ângulo de dobra for perto de 90 graus, areia dentro do tubo ajuda em muito para manter a parede do tubo liso na parte interna da dobra........

Se a dobradeir for deste tipo:

Seus problemas são menores, pois esta máquina é para dobrar tubo estrutural e tem uma segunda forma que abraça o tubo por fora, assim minimizando distorção da parede.

Se for deste tipo:

não sei porque está perguntando aqui sobre dobrar tubo porque o cara que tem uma máquina CNC dessa deveria saber muito mais que qualquer marmanjo aqui........ :P

2) Quanto a especificação do tubo em si, parede de 2 mm não serve para nada além de enfeite. Se você estiver fazendo a gaiola pensando na possibilidade de um dia depender dele para te salvar, então o tubo dos arcos principais deveria ser no mínimo:

tubo HREW de 2" x 0,120"

Este tubo é tubo estrutural com costura, a sigla significa hot rolled electric weld". NÃO É TUBO SCHEDULE!!! TUBO SCHEDULE NÃO SERVE!!! ñão deixe o vendador te falar diferente...........

Um outro tubo que pode usar se chama de DOM (drawn over mandrel). É nada mais que um tubo HREW que passou por um processo adicional, um mandril foi passou por dentro do tubo, esmagando a solda. Por ter sofrido isso, este tubo tem um levíssimo aumento de resistência mecânica devido "work hardening", mas nada significativo.

Para os que tem grana sobrando, pode optar para tubos em alloy, tipo cromo, iguais que se use em carros de corrida Com esses tubos, pode usar paredes mais finas, assim economizando peso. Para jipes, não vejo o custo / benefício, já que o peso do veículo não é de tanta importãncia.......

3) Pode usar o melhor tubo do mundo, mas se o projeto da gaiola não for bom, tudo vai em vão, a estrutura vai entrar na tua cabeça do mesmo jeito. O segredo principal e triangulação. Estruturas paralelas proporcionam quase nada em resistência lateral. É neste requisito que os santo antônios comercializados por aqui pecam muito feio......

Sim, triangulação traz alguns inconvenientes. É realmente chato de ter que pular por cima de um tubo no diagonal para chegar no banco traseiro. Mas não tem almoço grátis, se é que quer uma gaiola resistente, triangulação interna é obrigatório........

Abraços,

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Alguém tem idéia de quanto ta saindo uma dessas?

Tenho muita coisa pra fazer no SNAKE ainda e sempre gostei de fazer eu mesmo (nem sempre fica perfeito, mas a pratica leva a perfeição).

[]'s

Daria um bico em +/- R$ 2.500

Abraços,

Banido
    Entrada
    06/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por billj
    Daria um bico em +/- R$ 2.500

Abraços,
    Pra quem se interessa em fabricar pra vender até vale a pena.
    Mas pra fazer as próprias peças acho q não vinga não.

Valew Bill

[]'s

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG

gaiola

Guto,

Primeiro precisa saber se vc vai usar esse jipe pra competição ou se é só trilhinha mesmo. Dá pra fazer um monte de coisa, agora se for colocar em um TRIAL por exemplo, aconselho a fazer um negócio mais bem pensado. Lembrando que qd tiver de cabeça pra baixo, a força mínima sobre a gaiola, será o peso do jipe. Outra coisa, de nada adianta fazer uma puta estrutura se ela tiver presa em uma latinha de 1mm de espessura.
    Esses 2mm que te recomendaram para espessura da parede do tubo é pouco, em compensação se colocar espessura de 4mm vai ficar pesado pra kct.

Bill,

Se a estrutura tiver calculada, dá pra usar Schedule sim, agora que dá um trampo do kct usar essa dobradeira, ahhh isso é verdade, por experiência própria.

[]´s

Re: gaiola

Citação Postado originalmente por equipeminas4x4

Bill,

Se a estrutura tiver calculada, dá pra usar Schedule sim, agora que dá um trampo do kct usar essa dobradeira, ahhh isso é verdade, por experiência própria.

[]´s

Beleza, é tua cuca.......

Porque não faz de PVC??..........

Cano d'agua é para água, tubo estrutural é para estruturas. Cada material tem seu uso.........

Abraços,

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem