Fui olhar na primeira pagina e vi um post do bill com algumas imagens dos modelos de dobradeiras, continua tudo la no texto original mas as imagens não aparecem pq eram fotos originais de outro site apenas hospedadas aqui e por algum motivo o site ou o link das imagens não funciona mais, fiz o teste aqui e abriu a pagina com a seguinte mensagem: The requested URL /art/fum114_sml.GIF was not found on this server.
Pois é. Desde meu último post, mudei de casa, de emprego, trabalhei à beça (não no jeep), estou me preparando pro meu filho nascer (em Fevereiro próximo).
Depois de tantas respostas, comecei a bolar uma maneira de calcular a resitência da gaiola, usando a medição da força pra dobrar o tubo de escapamento e conservação de energia.
Também não consegui tocar o plano adiante, mas consegui fazer um teste real na gaiola: dia desses fui levantar o jeep com o macaco (o jeep estava na garagem) e, lá pelas tantas, o macaco começou a ficar pesado Achei estranho, e comecei a botar mais força.
Em resumo: forcei a gaiola contra o teto da garagem, e botei uma força do cacete no macaco. Achatou um pouco o tubo, mas de resto, continua tudo igual.
Hora dessas, vou fazer o cálculo de verdade, pra saber o quanto a gaiola aguenta.
Entrando na discussão um pouco tarde, alguns pontos sobre o que já foi discutido:
1) Sobre a especificação dos eletrodutos, coisa que o Cavalcante e o Leopoldo estavam discutindo há algum tempo, encontrei o seguinte material da NBR pesquisando pelo Google, que cita algumas propriedades mecânicas (como resistência ao achatamento): http://www.scribd.com/doc/21350395/N...letrodutos-Aco
A maior parte das informações que encontrei deixa a entender que o material do tubo precisa ter uma certa maleabilidade, a ponto de não trincar nem rachar quando amassado (o que é uma característica boa para gaiolas também) mas não fala sobre outros requisitos, o que pode significar uma resistência bem variável a outros fatores - dependendo de lote ou empresa que fabrica.
Ainda vou pesquisar mais um pouco sobre o que dá pra inferir destes dados.
2) Sobre a gaiola montada com tubos de escapamento: pode ser uma opção bem interessante, assim como os eletrodutos, mas sem uma especificação fica difícil saber o quanto o material consegue aguentar.
Considerando que seja um material de boa resistência mecânica, o que eu teria feito diferente é usar tubos de pelo menos 3mm, que é a espessura de algumas gaiolas modelo competição (a exemplo da Maceral), e talvez colocar alguma triangulação a mais - mas não muita. Acredito que o excesso de triangulação só se justificaria em casos extremos, como de competições.
O fato dela amassar no topo quando pressionada contra o teto não quer dizer muita coisa: depende da força que você colocou, da multiplicação da força pelo macaco, e da área do tubo que ficou pressionada contra o teto. Se você fez uma "força do cacete" pode muito bem ter colocado mais de 2 toneladas de força contra o teto e contra uma área pequena do tubo. O importante é que dobrou a superfície do tubo, e não a estrutura.