x
Convex Datacenter
Página 3 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 121
    Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP
    Agradecimentos: 0

Valeu Leopoldo e mais perguntas

sabia que tinha visto isto em algum lugar, mas como disse perdi os favoritos qdo houve a mudança do forum (na boa, não estou reclamando, muito pelo contrario ficou muito bom e alguns ovos tem que ser quebrados para se fazer a omelete),
    e agora ja estou pensando na gaiola, pois estou reformando a carroceria (trocando o assoalho e travessas do assoalho).

Leopoldo, vi no seu jeep um reforço que vc fez (pode-se dizer que são dois chassis para a carroceria de fibra, um interno e outro externo) e no tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...?t=1754&page=6) vc fala de tubos (quadrados) de 2"x2"x4mm, só que não consigo estas medidas por aqui, o que consegui foi de chapa 13, e pensei num quadrado menor e estava pensando em fazer somente um reforço parecido com o seu interno, só que já soldado debaixo de toda a carroceria (carroceria de lata e não de fibra como a sua) e não faria o reforço interno que vc fez, somente este externo debaixo, anexado às travessas do assoalho (que tb seriam refeita com este tubo de chapa 13), e a gaiola de eletroduto seria presa neste reforço abaixo do assoalho (o assoalho de chapa 16 ou 14 tb seria todo preso neste reforço)....... o que vc acha? quais medidas devo usar? estes quadrados de chapa treze aguentariam (detalhe: seriam dois "U" que eu teria que unir com solda pra fazer o quadrado) e o assoalho qual chapa devo usar?
    mais uma vez valeu

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    o que vc acha? quais medidas devo usar? estes quadrados de chapa treze aguentariam (detalhe: seriam dois "U" que eu teria que unir com solda pra fazer o quadrado) e o assoalho qual chapa devo usar?
    mais uma vez valeu[/quote]

Considerações:

- chapa 13 = 2,25 mm num tubo menor, a primeira vista, ficará só cosmético.

- como será um acréscimo à sua carroceria de lata, poderia-se dizer que vc acrescentou uma certa resistência mecanica.

- só que por ser um tubo menor, vc terá sérios problemas de corrosão a longo prazo, inclusive pq vc se propõe a soldar esse tubo de chapa 13 na parte inferior da carroceria.

- eu decobri que esse tubo 2"x2"x 3 , 4 ou 5 mm é muito versatil por apresentar uma boa resistencia mecanica e possibilidade de se encaixar porcas e parafusos por dentro e com uma serra copo, fazer as devidas janelas de acesso.

- Tubos menores não apresentam esta versatilidade.

- Tubo de 5 mm é muito pesado, o máximo que eu recomentdo é 3,5 a 4 mm.

- Inclusive vc pode gerar rosca nesta parede.

- solda em assoalho apresentará ou agravará os problemas de corrosão.

- use o sistema de aparafusamento e buchas.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Leopoldo, eu estava falando mesmo era do extra pesado (NBR5597). Nessa série o de 3/4" tem 2,80±0,40mm de espessura de parede e o de 2" tem 3,75±0,60 mm. E realmente não acredito que esse tipo de tubo se preste a esforços mecânicos, principalmente porque não foram dimensionados pra isso. Não manjo muito de estruturas não, na verdade quase nada, o pouco que sei foi lá do velho curso técnico, já faz um belo tempo, mas já vi e trabalhei em muitas obras e nunca vi estrutura nenhuma sustentada por eletrodutos ao invés de tubos mecânicos...
    Sei lá que milagre salvou o rapaz do capotamento, mas... eu não encarregaria meu anjo da guarda com esse tipo de missão.
    Continuo achando que, eletroduto é eletroduto, tubo mecânico é tubo mecânico.

Meu tapete molhado não deve pesar muito não. De 30 a 50 kg. Mas a catenária ficou lindona, de fazer gosto a muito matemático. Não é o melhor ensaio do mundo, mas é o que tenho na mão, hehe.

Por falar em ensaio, porque não botamos isso num Senai da vida e tiramos a prova? É até bom, porque de repente estamos de frente pra um material realmente barato e eficiente e não estamos vendo ou arriscando nossos pescoços sem saber.

Em tempo, eletroduto de parede de 2,5 mm em 2" é eletroduto leve (NBR5624). O pesado tem de ter 3,35±0,60 mm (NBR5597).

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Cavalcante, boa noite.

1º - será que vc tem como colocar essas normas aqui?

2º - conheço o eletroduto galvanizado serie leve de 1,2 a 1,5 mm (aparentemente a KeKo usa este)
    e o eletroduto serie pesada..................2,25 a 2,5 mm (a que eu uso)
    ainda não ví o serie extra pesada.

e conheco os mecanicos, que apelidam de schedule

3º - Usar 3, 4 ou 5 mm penaliza CG e o consumo. Sto antonio simples, menos, gaiola completa ... haja peso.

4º - como eu falei, o crash test desta gaiola permitiu assegurar que 2,5 mm é o suficiente, uma vez que a carroceria do jeep desmanchou nas várias capotadas mas a gaiola não entortou e manteve a integridade mínima de sobrevivencia. Essa é a função dela.
    Vou verificar se o rapaz tirou fotos depois do evento.
    Nem as soldas romperam.
    e observe que eu montei essa gaiola com cuvas soldadas com eletrodos. Lembre que uma coisa é um tubo de 3m com carga no meio e outra, é uma gaiola onde a carga se distribui.

Não temos uma instituição que se presta para colocar num jeep varios modelos de gaiola/sto antonio e rolar eles por aí, para avaliar um produto ou outro.

O meu relato é uma referência ...

A keko quebra em várias partes, uma mais espessa ainda aguenta bem, uma super ... não empenará

quem quer optar por mais espesso, quem tiver a sorte de ter uma dobradeira .....
    4X4 Brasil

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Leopoldo, seguindo a numeração :
    1º) As normas em si eu não tenho aqui. Tenho a tabela retirada do "Instalações Elétricas - 3ª Edição - Ademaro Cotrim - Makron - 1992". Posto uma foto da página em anexo, por falta de escaner.

2º) Quem trabalha com instalações elétricas sabe que pra comprar eletroduto tem de sofrer. Se pedir pesado vem o leve. Se pedir o leve vem o vagabundo... Se pedir o extra-pesado, só por encomenda. Só quem especifica eletroduto extra-pesado são órgãos públicos em geral, para direcionar a concorrência, e instalações químicas e petro-químicas, por segurança.
    Fato é que eletroduto de menos de 2,0 mm de parede, se for acima de 25 mm de diâmetro está fora de norma. Se a espessura da parede já não obedece a norma, quem dirá a qualidade do material????

3º) Não posso opinar sobre isso. Meu domínio termina nas instalações elétricas, e olhe lá

4º) Quanto a diferenças entre o tubo de 3m com carga no meio e uma gaiola com cargas distribuídas estamos de acordo quanto às diferenças. Tanto é que eu falei que o que tenho aqui é uma belíssima catenária. Agora temos de concordar também quanto às diferenças entre esforços estáticos e dinâmicos, né? Ou falei bobagem? Se falei, por favor, sinta-se a vontade.

Quando eu falei de ensaio, quis dizer para ensair o tubo (eletroduto galvanizado, séries tais e tais) quanto a tração, compressão, cisalhamento, etc, etc. Não a estrutura. Se der algo próximo do tubo mecânico, guardadas as proporções, maravilha. Senão, vai pra gaveta, finito.

Putz, se a Keko usa eletroduto, eu inocente um dia sonhei em fazer um quebra-mato/suporte pra guincho em duralumínio pra poupar peso... Volto a dizer, acho que eletroduto é eletroduto, tubo mecânico é tubo mecânico, tubo hidráulico é tubo hidráulico, assim como cabo para energia é uma coisa, controle é outra, vídeo é outra, áudio é outra, etc, etc, etc.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola Interna...(Home made)-dsc00091.jpg  
    4X4 Brasil

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post

1º) ...Posto uma foto da página em anexo, por falta de escaner.

2º) ... quem dirá a qualidade do material????

3º)

4º) bobagem? ......se a Keko usa eletroduto

1-Muito obrigado.

2-isso é de arrepiar os cabelos mesmo. Na época que decidí usar esse material, era pela absoluta canseira de procurar tubos a preços módicos e sem aquela coisa de olhar para o vendedor e ouvir; só vendo uma tonelada no mínimo ... ou coisas deste tipo. O eletroduto veio a calhar inclusive pq não tinha uma dobradeira e quem tinha ... queira esfolar, fora o prazo .... nunca antes de 60 dias. O saco encheu, acreditei no tubo, nas curvas e fiz. Veja a oferta desta dobradeira de cano que um colega postou recentemente.

3- OK.

4- Não sei "exatamente" isso. As fotos que puzeram por aqui da gaiola semi-destruída de um jeep que apenas rolou impressionaram. Mas, até posso acreditar que usam porque o meu parachoque tubular KeKo pode mesmo ser um eletroduto por ser tipo tubo com costura e de parede fina ~1 mm.
    Só de levantar o jeep pelo HighLift já afundou o tubo.
    Agora a minha gaiola ....é outra coisa. Esse 1,5 mm a mais de espessura é respeitável. O saco é esmerilhar todas as bordas por causa do galvanizado, antes de soldar .... e a tinta teima em não "pegar".

Amanhã tiro as medidas do tubo
    4X4 Brasil

Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Leopoldo, para a tinta pegar em materiais galvanizados use um fundo especial para galvanizados ao invés do primer. Esqueci o nome do fundo, mas uma das marcas chama de galvite. Se o tubo for galvanizado a fogo antes tem de dar uma bela passada de escova de aço pra tirar a encrustação de fica. Se for galvanizado a frio (eletrolítico) pode só dar uma "quebrada" de lixa e mandar ver o primer.

Nas soldas e cortes é legal dar uma demão de CRZ (composto rico em zinco) pra recompor a galvanização, mas como vai pintar depois, isso pode ser ignorado. Além de CRZ ser muuuuuuuuuuuiiito caro...

Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    resolví de outra forma:

pintei só na região das soldas e recobri a gaiola com espuma de PU.

afinal

a gaiola não pode ficar sem forro de proteção senão a cabeça fica um alvo muito fácil

Alguem conhece essa marca, (Ferrari)

http://produto.mercadolivre.com.br/M...-veja-aqui-_JM

esse tipo de dobradeira vale a pena para gaiolas?

É a que o Bill chamou de tipo 1 né?

Usuário Avatar de ortiz
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Três Corações/MG e Caraguatatuba/SP

Tubos NBR 5580/02

Olá pessoal, estou começando a construir a gaiola........
    achei estes tubos que são usados pra alta pressão (FOI O VENDEDOR QUE ME FALOU?????), é aço carbono especificação NBR 5580. Achei com 1 . 1/2", sendo isto de diametro interno, com parede de 03mm e peso de 3,3 kg/m. Tem a vantagem de possuir as conexoes e estas ja ate vem preparadas para a solda (possuem a parede chanfrada) evitando assim as dobradeiras (caras e dificeis de achar quem faça por aqui). O preço aqui no MT foi ate razoável R$ 87,00 a barra de 6 m e R$ 6,00 a curva de 90°. Possui "T", curva 45° etc...
    ate tirei umas fotos.........
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Gaiola Interna...(Home made)-gaiola.jpg   Gaiola Interna...(Home made)-gaiola-01.jpg  

Usuário
    Entrada
    19/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Olá all,

na mensagem do Bill que fala dos tipos de máquinas, não cosigo ver as imagens... alguém sabe me ajudar a resolver esse caso?????

Abraçones

Ralado

Citação Postado originalmente por Ralado/SP Ver Post
    Olá all,

na mensagem do Bill que fala dos tipos de máquinas, não cosigo ver as imagens... alguém sabe me ajudar a resolver esse caso?????

Abraçones

Ralado

Topico de recuperaçao de anexos no Suporte....
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem