o motor TD5 não tem bomba injetora. Cada injetor realiza este trabalho com auxílio do eixo do comando de válvulas. Chamam os bicos deste sistema de "unidade injetora"...
Se o filtro de Diesel está limpo, e a bomba garante pressão e fluxo (não adianta só ter pressão), concentre-se na eletrônica.
Algumas coisas que são comuns no TD5:
* chicote/conector vermelho dos injetores contaminado por óleo (fica dentro do comando, precisa retirar a tampa do comando)
* mecanismo de atuação da válvula de alívio do turbo (waste gate). Meu palpite nr1. Veja se não está emperrada. Ela deve começar a se mexer com 1.0bar. Nem antes nem depois. Se necessário ajuste o comprimento da haste. Para abrir na pressão correta.
* válvula eletro-pneumática que comanda o atuador do waste gate da turbina. Quando defeituosa faz com que o motor fique limitado, em razão do erro de excesso de pressão (boost) do turbo (Meu palpite nr 2)
* MAF
* mangueira em forma de cotovelo da turbina que costuma soltar a lona interna
* bloque de controle de pressão do combustível. Geralmente não prejudica a performance, apenas apresenta vazamento.
Testando o MAF:
com o MAF desligado, o motor dá um valor padrão para ele. Logo se o problema persistir é NÃO é o MAF.
Testando a válvula elétrica que comanda o waste gate:
faça uma ligação direta entre os tubinhos que vão para o coletor e a waste-gate, aniquilando assim o terceiro tubinho que vai para àrea do MAF e também a válvula elétrica. Se resolver é a válvula.
Importante:
Após cada teste é bom apagar os erros da ECU.
Caso o problema desapareça com as dicas acima, evite andar até que substitua ou repare os componentes com problema.
Veja se é possível movimentar o waste gate (do contrário estará emperrado):
Boa sorte.
Clemente