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  • #1
    Usuário Avatar de renato vieira
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    Unhappy discovery 2 perdeu a força




    Pessoal,
    A novela da Discovery está ganhando mais um capítulo.
    Após optar pela suspensão de molas na trazeira, dei continuidade aos procedimentos de manutenção preventiva que o dono anterior tinha esquecido há muito.
    Fiz troca de óleos e filtros, troquei a bomba de combustível do tanque que já estava fazendo barulho e caí na estrada mais uma vez.
    Fiz 550km em estrada plana de pista simples.
    Para ultrapassar qualquer veículo, enfreitei vários dramas. Com o pedal no talo, o giro não subia. Velocidade máxima 110km/h.
    Ao retornar a Porto Alegre, levei a VTr a uma oficina conceituada que trabalha, inclusive, com transmissões automáticas pois, estava na hora de trocar filtro e óleo da caixa.
    Passamos o scanner e verificamos a existencia de uma série de problemas. Resetamos e iniciamos a verificação de um por um. Fomos cercando a galinha. Limpeza de MAF, EGR, e outras letrinhas, limpeza do radiador, troca de líquido, verificação de pressão da bomba de comb recém trocada. Verificação do funcionamento da turbina. Válvula de alívio, etc.
    Fomos para a rua testar. O funcionamento do motor ficou mais estável, tranquilo, sem ruídos. A caixa está engatando as marchas na hora certa. Mas, a aceleração continua limitada.
    O dono da oficina jogou as fichas na bomba injetora.
    Alguém tem mais apostas para fazer?
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
    Agora, com a Disco 96 e a Def 90 01 para brincar

  • #2
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    Renato,

    o motor TD5 não tem bomba injetora. Cada injetor realiza este trabalho com auxílio do eixo do comando de válvulas. Chamam os bicos deste sistema de "unidade injetora"...

    Se o filtro de Diesel está limpo, e a bomba garante pressão e fluxo (não adianta só ter pressão), concentre-se na eletrônica.

    Algumas coisas que são comuns no TD5:

    * chicote/conector vermelho dos injetores contaminado por óleo (fica dentro do comando, precisa retirar a tampa do comando)
    * mecanismo de atuação da válvula de alívio do turbo (waste gate). Meu palpite nr1. Veja se não está emperrada. Ela deve começar a se mexer com 1.0bar. Nem antes nem depois. Se necessário ajuste o comprimento da haste. Para abrir na pressão correta.
    * válvula eletro-pneumática que comanda o atuador do waste gate da turbina. Quando defeituosa faz com que o motor fique limitado, em razão do erro de excesso de pressão (boost) do turbo (Meu palpite nr 2)
    * MAF
    * mangueira em forma de cotovelo da turbina que costuma soltar a lona interna
    * bloque de controle de pressão do combustível. Geralmente não prejudica a performance, apenas apresenta vazamento.

    Testando o MAF:

    com o MAF desligado, o motor dá um valor padrão para ele. Logo se o problema persistir é NÃO é o MAF.



    Testando a válvula elétrica que comanda o waste gate:

    faça uma ligação direta entre os tubinhos que vão para o coletor e a waste-gate, aniquilando assim o terceiro tubinho que vai para àrea do MAF e também a válvula elétrica. Se resolver é a válvula.


    Importante:

    Após cada teste é bom apagar os erros da ECU.

    Caso o problema desapareça com as dicas acima, evite andar até que substitua ou repare os componentes com problema.


    Veja se é possível movimentar o waste gate (do contrário estará emperrado):





    Boa sorte.

    Clemente


    Citação Postado originalmente por renato vieira Ver Post
    Pessoal,
    A novela da Discovery está ganhando mais um capítulo.
    Após optar pela suspensão de molas na trazeira, dei continuidade aos procedimentos de manutenção preventiva que o dono anterior tinha esquecido há muito.
    Fiz troca de óleos e filtros, troquei a bomba de combustível do tanque que já estava fazendo barulho e caí na estrada mais uma vez.
    Fiz 550km em estrada plana de pista simples.
    Para ultrapassar qualquer veículo, enfreitei vários dramas. Com o pedal no talo, o giro não subia. Velocidade máxima 110km/h.
    Ao retornar a Porto Alegre, levei a VTr a uma oficina conceituada que trabalha, inclusive, com transmissões automáticas pois, estava na hora de trocar filtro e óleo da caixa.
    Passamos o scanner e verificamos a existencia de uma série de problemas. Resetamos e iniciamos a verificação de um por um. Fomos cercando a galinha. Limpeza de MAF, EGR, e outras letrinhas, limpeza do radiador, troca de líquido, verificação de pressão da bomba de comb recém trocada. Verificação do funcionamento da turbina. Válvula de alívio, etc.
    Fomos para a rua testar. O funcionamento do motor ficou mais estável, tranquilo, sem ruídos. A caixa está engatando as marchas na hora certa. Mas, a aceleração continua limitada.
    O dono da oficina jogou as fichas na bomba injetora.
    Alguém tem mais apostas para fazer?
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #3
    Citação Postado originalmente por renato vieira Ver Post
    Para ultrapassar qualquer veículo, enfreitei vários dramas. Com o pedal no talo, o giro não subia. Velocidade máxima 110km/h.
    Eu verificaria o sensor de fluxo de ar (que fica perto da admissão) e a sonda lambda.


  • #4
    Usuário Avatar de CGAUER
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    Neilson,

    o TD5 não tem lambda. Sim, o sensor de massa de ar (MAF) pode ser o culpado.

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por neilsonhenriques Ver Post
    Eu verificaria o sensor de fluxo de ar (que fica perto da admissão) e a sonda lambda.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #5
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    o TD5 não tem lambda.
    Clemente,

    Valeu pela correção !

    Abraços,
    Neilson


  • #6
    Usuário Avatar de Caiogaucho
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    Com a minha foi o MAF. Acho que já relatei por aqui. Na ocasião levei na Eurobike e como eles não tinha a peça (teriam que encomendá-la) acabei importando uma mas a deles chegou antes. Acabei com uma na sobra!

    abs

  • #7
    Usuário Avatar de renato vieira
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    Clemente,

    obrigado pelo passo-a-passo.
    Como citei na inicial, já fizemos uma série de verificações acompanhadas do scanner.
    Entretanto, ficaram para trás dois pontos citados por ti.
    Quarta-feira, retomamos o assunto com o by-pass da válvula eletro-pneumática.
    Na sequencia, se necessário, vamos aos contatos no interior do comando.
    Por enquanto, muito obrigado.
    Depois das verificações, faço novo relatório.

    Abraços
    Renato Vieira
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  • #8
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    renato concordo com o Clemente apenas trocaria a ordem vai direto na solenoide que controla a wast gate (fica fixa ao lado do motor tem três tubinhos de ar um ligado na válvula outro na mangueira de ar antes do turbo e a terceira não lembro rsrsr), acho que serve a solenoide que controla o carburador do logus, não sei o ano mas se tirar a peça e levar em uma loja eles acham, se tiver como testara a pressão do turdo com carga (andando) e ela exceder 2.4 este é o problema pois acima desta pressão a ECU corta o combustível para preservar o motor quanto mais acelera mais ela corta.

    joao

  • #9
    Usuário Avatar de renato vieira
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    Certo, João.
    Era essa minha intenção. Fazer o recomendado porem, em ordem inversa
    Tua colaboração com a indicação da peça genérica pode $$er de grande valia.
    Abraços
    Renato Vieira
    S10 4x4 15 + BMW800GS
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  • #10
    Usuário Avatar de renato vieira
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    Pergunta de Jerico,

    A TD5 tem EGR?
    O fechamento desta válvula tem sido tábua de salvação do povo da MIT para perda de potência e luzinha de injeção acesa.

    Abçs
    Renato Vieira
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  • #11
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Renato,

    sim tem EGR....mas a dica, além da retirada da mesma, é algo ligado à ela. Verifique urgentemente o sensor de pressão e temperatura do coletor de admissão. Com o tempo os gases recirculados da EGR detonam de sujeira este sensor duplo que faz a injeção ter uma leitura errada e o carro ficar estranho. Não lembro se disse em que faixa de rotação a sua perdia a força. Mas veja o meu caso:

    - Comprei a Disco 2 01 com 160k. Tinha uma manutenção represada e fui direto para os itens mais citados na net: todos os filtros, MAF, mangueiras de silicone, chicote dos injetores e etc. Como no seu caso, funcionamento melhor, mas a aceleração, principalmente em retomadas, praticamente zerada, sem força, entre 1200 e 2000 rpm, depois parecia que desentupia e acelerava como uma doida. Pois é....realmente pensei ser o MAF, fiz o teste desconectando o sensor e nada...ficou até pior...já tava achando e quase comprei um pedal de acelerador novo...pois é eletrônico...até que recebi a dica de um fórum australiano: veja o sensor MAP (não é o MAF)...é o tal que citei acima.

    O MAP fica no coletor de admissão e quando tirei o danado...tava preto, encrustado de óleo...tive usar quase uma lata de WD e limpa contatos e ainda raspar o crosta com uma pequena chave de fenda...depois de limpo até vi que são dois sensores em um.

    Coloquei no lugar e tchammmm....carro perfeito!...passou de 7,5 a 9 km/l na cidade e acelerações vigorosas ! Agora sim vi o quão bom é o TD5....e que ronco é esse....

    No seu caso verificaria o seguinte:

    Filtros de AR e Combustível.
    Pressão da bomba e da linha (li casos de entupimento na linha que faziam a perda em alta).
    Mangueiras do turbo/intercooler...relatos dão conta de ressecamento e soltura de placas internas da mangueira, prejudicando gravemente o fluxo de ar...logo a potência da danada.
    Sensor MAF ...faça o teste desconectando o sensor.
    Sensor MAP...tire e limpe.
    Verificar e trocar, se necessário, regulador de pressão.
    Verifica e trocar, acelerador eletrônico, se necessário.

    Outra coisa, tente verificar os bicos, mas aqui a dica é outra, se retirados para limpeza, devem ser colocados exatamente na mesma ordem/origem...pois as programações dos mesmos são diferentes para cada cilindro....e comprometem o desempenho se instalados fora da ordem.

    Um Nanocom te ajudaria muito nisso....aliás ...comprei o meu quarta passada....já está à caminho, via DHL. E sim, tb encomendei um KIT de retirada da EGR....assim que chegar postarei as fotos...

  • #12
    Usuário Avatar de renato vieira
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    20/04/2004
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    Valeu, Rones.
    Hoje vamos por mãos a obra com estes tutoriais tão detalhados.
    Se puderes, me informa de quem e por quanto foi feita a compra do nanocom e do kit.
    Abçs
    Renato Vieira
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