Vamos separar algumas coisas...
Diferencial:
Carcaça = peça feita em fero fundido e aço, onde é presa ao feixe de mola, também prendem o sistema de freio, é vista quando se olha em baixo de veículo. Ex.: F1000, D20, Maverick, Opala, Chevette, dentre outros.
Caixa satélite = Fica dentro da bola do eixo, é presa por dois mancais laterais que são rolamentados, nesta, em sua parte externa fica fixa a coroa e, na sua parte interna, fica o conjunto planetário.
Planetária = Conjunto de engrenagens que faze com que as rodas girem em velocidades diferentes quando se faz curvas, elas que transmitem a força para aos semi-eixos de forma eqüalizada.
Semi-eixo = Transmitem o torque para as rodas e pneus. (tô simplificando)
Pinhão/coroa = Sistema de engrenagem que transmitem a força vinda do cardâm para os semi-eixos, conforme a relação usada.
Então vamos lá!!
Se for trocar a relação, que é um modelo D44, sendo até pinhão com 11 dentes, poderá usar a mesma caixa satélite.
De 12 dentes acima, tem que trocar a caixa satélite, pois como a "cabeça" do pinhão é maior, tem que haver um deslocamento no apoio da coroa para o lado.
Então se for retirar uma 8x53 para colocar uma 9x44 ou 11x45 como tambem 11x41, é só retirar uma e colocar a outra; porém se for uma 13x43 ou 13x46 ou ainda 12x47, tem que trocar a caixa satélite, compreendeu?
Bem, se acha que sua máquina está amarrada, coloque uma 9x44, com pneu 7.50x16", se for aro 15", coloque um 33".
No meu engesa, retirei as 9x44 e estou usando 11x45, ficou um pouco mais econômico, sem perder a força de seu motor 6cc.
Acho que é isso.
Abraços.
Kim.