Nem perdi meu tempo respondendo esse idiota Neguinho... Tenho o manual escaneado e o original...
Versão Imprimível
Bom, então já vi que posso engatar a ré sem medo em uma situação de lama ate a porta !!!
E se pegar alagado seja enchente ou rio na trilha entrar com o bico do carro esperar uns minutinhos manter a marcha e simbora !
Tenho o distribuidor vedado com uma camera de pneu e vou passar silicone no cabo da bobina! (correto?)
Outra duvida hehe
Se morrer? tapo o escapamento correto? Porem e se não der para tapar? Reboca para fora e da a partida?
Abraços e muito obrigado ao fernando,jorgao,Ale,Neguinho,Thunder e mais toda a galera pela humildade em passar o conhecimento !
Edgar, pego trechos de água e lama pesada direto. A receita de bolo é sempre entrar de terceira marcha na reduzida, pois se precisar do carro já tá reduzido. Outro procedimento padrão é acelerar em "sopros" e "sambando" a direção, vou dizer o porquê.
Acelerando em sopro é acelerar até topar e depois desacelerar e acelerar até o final etc. Assim você faz o carro andar sem cavar o chão do atoleiro o que pode fazer você ficar atolado, além de ajudar a expulsar a lama dos sulcos do pneu, aliado a sambada na direção é show.
Quando o carro tá na lama ela se agrega nos sulcos do pneu e fica lá, assim o pneu fica patinando com facilidade principalmente em trechos pesados de lama com água. O ideal é você sambar a direção pra um lado e pra um outro que aí o pneu vai expulsando a lama pros lados e ganhando tração.
Kotz, bem lembrado! É assim mesmo.
Edgar, se meu carro morrer dentro da água, excluindo calço hidráulico, dou partida novamente... se pegar, vambora... se num pegar, guincha e vamos ver. Nunca ouvi falar de tampar o escapamento.
Valeu.
Estava com saudades do forum, então vim opinar de forma pontual e objetiva... rs...
Se o motor estiver funcionando, não entra agua no escapamento, não precisa colocar aqueles escapamentos bonitos do pessoal da toyota do rio gosta de colocar (nada contra pessoal!)
Morreu, escape submerso, por via das dúvidas, tira o carro na mão, só de tirar da água a maior parte dela já sai do escapamento. no plano, não tem como puxar agua devido a própria inclinação e curva do escape... Ao ligar, dá para fazer café com o que sair do escape pela pressão do ar... rs...
Não ficaria pensando em tampar o escapamento... é bobagem, uma vez fora, a água já desce...
Aí vc diz... Patolino FDP! Estou com medo de ligar e f... com tudo!!!! Inclina o carro com o macaco na dianteira para água sair (enquanto isso o pessoal da cerveja dá risada...)...
Agora, se morreu por conta da água, para tudo, nem encosta em nada, arranca as velas, dá partida até secar tudo...
Esses foram meus comentários objetivos a par do assunto... Como seu eu entendesse de alguma coisa...
Não liga pro povo bobo do fórum, tenha certeza que é minoria.
Tem dúvida, pergunta, se não for respondido, pergunta e pesquisa até descobrir, e depois conta para gente, pois sua dúvida é dúvida também de um monte de gente (até daquele povo que é minoria....)
Edgar, minha regra para trilhas é simples, na dúvida, estou sempre na reduzida (não estraga, pode usar a vontade), assim, vc sempre tem força.
Se tiver a oportunidade de fazer um curso de condução off-road, é muito bom! tiramos muitas dúvidas, e ganhamos outras que a cada trilha vamos solucionando e aprendendo... (em agosto acho que terá um em SP).
A única certeza que temos em trilhas, é que se a trilha acabar em cerveja, é melhor... rs...
Opa amigo Boa Tarde
Primeiro passa pra segunda, depois tenta a primeira.
Agora, a primeira reduzida vai cavar muito e provavelmente o carro não vai sair, só se tu tiver muito controle de acelerador e sambada na direção ou tiver uma parte mais dura do piso do atoleiro/poça. Nunca vi ninguem passar em lama de primeira reduzido, piora a situação podendo cavar até cepar e complica para o guincho tirar devido ao "efeito ventosa".
Recomendo passar de terceira reduzida mesmo. Tem que avaliar a lama, se ela for muito pegajosa e rasa é melhor passar um pouco embalado, agora se tiver muita água não é recomendável. Tem sempre se lembrar de passar com o ar condicionado desligado e ter a certeza que a ventoinha do radiador não está funcionando pois ela pode cortar o radiador...
Abraço