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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Edgar, posso estar enganado, mas isto é lenda... a água só entra no motor pelo escapamento se o mesmo for desligado.

    Tem outras histórias de que você não pode reduzir o giro do motor na água pois pode causar sucção dágua... também é tudo lenda para mim.



    Gustavo, se você encontrar todas estas informações no MANUAL DO PROPRIETÁRIO, vc pode scanear e postar aqui? Realmente estou curioso para ver o que o manual diz nestas situações!
    Hum... Eu jurava que ao engatar a re ele iria sugar ar para o espape ! Putz quanta trilhazinha eu deixei de engatar a ré com mede de sugar água !!!

    Muito obrigado mais uma vez Fernando.

  • #14
    Citação Postado originalmente por Thunder_ot Ver Post
    Edgar, estas suas dúvidas são bem comuns e vc tem razão em perguntar. Então é o seguinte:
    1. O ideal é que vc entre no atoleiro já reduzido, embalado ou não.
    2. Recomenda-se que não se pise na embreagem ao atravessar trechos alagados e isto parece ser certo. O problema é que aqui no pantanal fazemos trilhas onde passamos o dia inteiro dirigindo com água no meio da porta e, lógico, trocando de marchas o dia todo. Eu, pessoalmente, estou rodando com a mesma embreagem ha mais de 3 anos. Então, na minha opinião, desencane.
    3. Nunca vi um troller tomar água pelo escape. Se vc der uma olhada no seu escape, ele tem uma curva na parte final que funciona como um sifão, dificultando a entrada de água. Da mesma forma, tenho colegas com escapes diretos de 4" retões e nunca beberam água.
    Lembre-se que nossos motores diesel são de alto giro mas não chegam a mais de 5000 giros.
    edit: também ja liguei e desliguei o carro no alagado e nunca deu bo.
    É mais ou menos isso aí, keep on rocking!
    ps: Gustavo, meu chará, perdeste uma bela oportunidade de ficar calado.
    Entendi a dica Thunder! Porem meu carro é a gasolina hehehe altera algo do que você disse?

    Muito obrigado por evitar as gracinhas dos *supostos fodões* ae que se julgam melhor que os outros !

  • #15
    Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?

    Saiba Mais

    Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:

    1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.

    2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.

    3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.

    4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.


    FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo

  • #16
    Usuário Avatar de degodoy
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    Amigos gostaria da ajudas de vcs pois quando comprei meu troller a 4 meses atraz ele veio com o acionamento da tracao manual alavanca pois ate hoje nao sei qual e 4x4 nornal e 4x4 reduzido la no painel esta assim L do lado motorista esquerda ai H direita do lado do passageiro qual seria qual obrigado

  • #17
    Degodoy, L é de low, reduzida... H é de hi, 4x4 normal. Pra saber qual é qual, engate uma primeira, se o carro sair em velocidade normal, vc esta em H, se sair bem devagar, estilo trator, vc esta em low. Lembre-se de não fazer isso no alfalto.
    valeu.
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #18
    Edgar, em relação ao motor a gasolina, vc deve ter mais cuidado com o isolamento do distribuidor e central de injeção. Outra coisa boa de ser lembrada é seguir a onda... quando for atravessar um alagado, o primeiro choque do carro com a agua formará uma onda à frente do mesmo, o ideal é vc dosar a velocidade para seguir atras dessa onda e não atropelá-la... isso evita que o cofre do motor fique inteiramente submerso, protegendo a eletrônica.
    falou.
    T4 02 - Chokito - F1000 Lightning -Esmeralda

  • #19
    Usuário Avatar de fernandotf
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    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?
    Saiba Mais
    Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:
    1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.
    Como disse, já li e escutei muito disso... mas eu NUNCA vi um caso de alguma viatura (diesel, gasolina, ...) apagar durante a travessia devido a entrada de água pelo escapamento...

    De qualquer forma, entrar com uma marcha e rotação correta e não trocá-la é em geral um bom procedimento de travessia... seja para passar em água ou seja para passar em atoleiros, erosões e subidas.

    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.
    Esta doeu... controlar a velocidade pela embreagem? Não sou especialista, nem dono da verdade e posso estar enganado e morder a lingua, mas o cara da reportagem VIAJOU! whawhwahawh

    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.
    Novamente, VIAJOU!

    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.
    FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo
    Alguns vídeos interessantes de travessia onde a viatura parou, deu ré, etc etc ...



    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

  • #20
    Usuário Avatar de Alejeep
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    Concordo com o Fernando em Genero, numero e grau;

    Já atravessei alguns rios e alagados tmb, mas sempre com viaturas diesel e nunca tive qualquer problema com " refluxo ", Na minha humilde opiniao, tmb considero isso pura lenda.

    Já o trocar de marchas dentro dágua, tmb nao muda nada, mesmo se o conjunto plato/ disco/ rolamento estiver submerso, não vai patinar e nao haverá desgaste maior por conta da troca de marchas. O QUE VAI AFETAR O CONJUNTO É SE O MOTORISTA FICAR PATINANDO A MESMA, fora isso, nao vejo problema algum.

    Na minha humilde opiniao novamente, faltou um procedimento que faço sempre antes de entrar na agua ( 1 metro ou acima disso ).
    - Sempre ponho o " bico " da viatura ou entro devagar na agua por simples cautela de deixar a parte debaixo do radiador e o carter dentro dágua e esfriar pelo menos um pouco, evitando um choque termico maior.

    èssa é minha opiniao....

    Abçs alagados à todos..... rs
    XTERRA 2006


  • #21
    Usuário Avatar de Alejeep
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    Essa ai foi atravessando riozinho na serra canastra... Dá pra reparar bem o " acompanhando " a onda na frente...

    Abçs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc05678-2.jpg  
    XTERRA 2006


  • #22
    Usuário Avatar de Neguinho t4
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    é brincadeira!!!!

    Citação Postado originalmente por \gustavo/ Ver Post
    obs: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO!!! é incrivel a quantia de informações que ele contém...

    O que faz uma pessoa ter o trabalho de se logar no forum para responder isto?
    Digamos que o amigo Edgar não tenha o manual.
    Lamentável uma resposta dessa...não entra no forum pra fazer isso não amigo.
    NEGUINHO T4
    Ex
    BLACK
    MUD '33'. Logo compro outro

    HONDA BIZ 125 PRA IR NA PADARIA KKK

  • #23
    Acho que isso aqui deve te tranquilizar um pouco:

    Carro ligado/desligado com motor submerso.





    Com motor a gasolina eu teria bastante cuidado com isolamento e jamais submeteria a situações extremas. Mas, com relação a mudança de marchas e entrada de água pelo escapamento numa travessia, fico com os colegas foristas anteriores, é lenda, coisa do passado, de motores bem antigos.

  • #24
    Citação Postado originalmente por Edgar Caldeira Ver Post
    Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?

    Saiba Mais

    Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:

    1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.

    2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.

    3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.

    4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.


    FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo
    huauhhauuhau Edgar, fica tranquilo cara.
    Tive a impressão que o autor da reportagem perguntou em algum boteco "Como se atravessa um trecho alagado?"

    E está bem mal explicado as crendices! "Se ouvir bolhas não acelerar!?" Acho que ele estaria com medo de acelerar pois, ao precisar desacelerar o escapamento iria sugar água...

    Enfim, com motores a gasolina, muito cuidado com tudo. Se faltar força ou estiver mal isolado vai apagar.

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