Hum... Eu jurava que ao engatar a re ele iria sugar ar para o espape ! Putz quanta trilhazinha eu deixei de engatar a ré com mede de sugar água !!!
Muito obrigado mais uma vez Fernando.
Versão Imprimível
Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?
Saiba Mais
Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:
1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.
2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.
3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.
4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.
FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo
Amigos gostaria da ajudas de vcs pois quando comprei meu troller a 4 meses atraz ele veio com o acionamento da tracao manual alavanca pois ate hoje nao sei qual e 4x4 nornal e 4x4 reduzido la no painel esta assim L do lado motorista esquerda ai H direita do lado do passageiro qual seria qual obrigado
Degodoy, L é de low, reduzida... H é de hi, 4x4 normal. Pra saber qual é qual, engate uma primeira, se o carro sair em velocidade normal, vc esta em H, se sair bem devagar, estilo trator, vc esta em low. Lembre-se de não fazer isso no alfalto.
valeu.
Edgar, em relação ao motor a gasolina, vc deve ter mais cuidado com o isolamento do distribuidor e central de injeção. Outra coisa boa de ser lembrada é seguir a onda... quando for atravessar um alagado, o primeiro choque do carro com a agua formará uma onda à frente do mesmo, o ideal é vc dosar a velocidade para seguir atras dessa onda e não atropelá-la... isso evita que o cofre do motor fique inteiramente submerso, protegendo a eletrônica.
falou.
Como disse, já li e escutei muito disso... mas eu NUNCA vi um caso de alguma viatura (diesel, gasolina, ...) apagar durante a travessia devido a entrada de água pelo escapamento...
De qualquer forma, entrar com uma marcha e rotação correta e não trocá-la é em geral um bom procedimento de travessia... seja para passar em água ou seja para passar em atoleiros, erosões e subidas.
Esta doeu... controlar a velocidade pela embreagem? Não sou especialista, nem dono da verdade e posso estar enganado e morder a lingua, mas o cara da reportagem VIAJOU! whawhwahawh
Novamente, VIAJOU!
Alguns vídeos interessantes de travessia onde a viatura parou, deu ré, etc etc ...
‪Underwater crossing‬‏ - YouTube
‪Hummer H1 Off Road Driving COMPLETELY Underwater Experience!‬‏ - YouTube
Concordo com o Fernando em Genero, numero e grau;
Já atravessei alguns rios e alagados tmb, mas sempre com viaturas diesel e nunca tive qualquer problema com " refluxo ", Na minha humilde opiniao, tmb considero isso pura lenda.
Já o trocar de marchas dentro dágua, tmb nao muda nada, mesmo se o conjunto plato/ disco/ rolamento estiver submerso, não vai patinar e nao haverá desgaste maior por conta da troca de marchas. O QUE VAI AFETAR O CONJUNTO É SE O MOTORISTA FICAR PATINANDO A MESMA, fora isso, nao vejo problema algum.
Na minha humilde opiniao novamente, faltou um procedimento que faço sempre antes de entrar na agua ( 1 metro ou acima disso ).
- Sempre ponho o " bico " da viatura ou entro devagar na agua por simples cautela de deixar a parte debaixo do radiador e o carter dentro dágua e esfriar pelo menos um pouco, evitando um choque termico maior.
èssa é minha opiniao....
Abçs alagados à todos..... rs
Essa ai foi atravessando riozinho na serra canastra... Dá pra reparar bem o " acompanhando " a onda na frente...
Abçs
Acho que isso aqui deve te tranquilizar um pouco:
Carro ligado/desligado com motor submerso.
‪Troller resgatando Pickup em enchente‬‏ - YouTube
‪Troller resgatando Pickup (Continuação)‬‏ - YouTube
Com motor a gasolina eu teria bastante cuidado com isolamento e jamais submeteria a situações extremas. Mas, com relação a mudança de marchas e entrada de água pelo escapamento numa travessia, fico com os colegas foristas anteriores, é lenda, coisa do passado, de motores bem antigos.
huauhhauuhau Edgar, fica tranquilo cara.
Tive a impressão que o autor da reportagem perguntou em algum boteco "Como se atravessa um trecho alagado?"
E está bem mal explicado as crendices! "Se ouvir bolhas não acelerar!?" Acho que ele estaria com medo de acelerar pois, ao precisar desacelerar o escapamento iria sugar água...
Enfim, com motores a gasolina, muito cuidado com tudo. Se faltar força ou estiver mal isolado vai apagar.