Elmer e loyer,
obrigado pela informação.
abraço,
Gonzaga
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Elmer e loyer,
obrigado pela informação.
abraço,
Gonzaga
Bom dia pessoal, tenho uma Xterra 04/05 que usa o MWM (não "eletronic") que já está com 145.000 Km, e o tenho o veículo desde os 117.000 Km, uso sempre Diesel aditivado e sempre que troco o óleo uso estes produtos tipo "descarbonizadores" ou "flushing", entetanto tenho notado que o consumo está em torno 7,5 / 8,0 kM/L , o que está alto . Li neste tópico alguns post sobre regulagem da abertura das válvulas e limpeza no sistema de alimentação,mas sou novo no universo do motor a diesel.
Moderadores e mecânicos ,Vcs conhecem alguma oficina confiável em Bhte para eu poder regular o meu motor?
Pesquise no site da MWM as oficinas credenciadas na sua região:
http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=A
[]'s
Ok, Elmer, valeu pela dica !
Bianor,boa tarde tudo bem?
Vou regular a folga do comando de valulas de meu MWM 2.8 Sprint 2003 você tem mais fotos?Estou com duvida de qual é o posicionamento correto do comando para realizar o ajuste das valvulas...Conto com sua ajuda obrigado...Mawill84@terra.com.br
Boa tarde.. Bianor tb?
Você tem mais fotos sobre essa regulagem estou com duvida no posicionamento do comando para realizar o ajuste de valvulas...
mawill84@terra.com.br
Acabei d regular as valvulas da minha s10 2.8 spriter 2001, é moleza! (NEM PRECISOU TROCAR A JUNTA, POIS NÃO ESTAVA VAZANDO NADA) Primeiro comprei o conjunto de lâminas, (R$13,00) e chaves alen R$20,00 (pode ser aquelas de estrias com até 4mm, que serve para abrir a tampa do comando de válvulas e tambem regular as válvulas. Depois, com o carro numa superfície plana, engate a 5ªmarcha e solte o freio de estacionamento, abra a tampa do comando de válvulas, vá empurrando o carro para tráz (é mais fácil) à medida que os canes ficam para cima, coloque a lâmina entre o eixo do comando e o balancin, gire o parafuso alen ati-horário (aperta) horáro (solta) (NÃO DEVE PASSAR A LÂMINA DE 0,20 mm E A DE 0,15 DEVE PASSAR LIVRE) a regulagem vai fcar em torno de 0,16 à 0,18mm, perfeito, motor redondo ,sem barulhos ou vibrções, e mais esperto. A vantagem de fazer vc mesmo, é que poderá repetir o ajuste a cada 20.000km, mantendo o motor sempre com a calibragem ideal, e o melhor, (SEM GASTAR NADA)
Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA
Hoje falarei sobre como regular as válvulas do motor 2.8 MWM.
Ferramentas:
- Chave Torx T40;
- Allen 3mm;
- Calibrador de lâmina (Lâmina 0,30mm)
- Macaco;
- Alicate para soltar abraçaceira de pressão;
- Chave boca ou estriada ou sextavada 10mm;
- Chave sextavada ou Soquete sextavado 14mm;
Peças de reposição:
- 1 Junta da tampa de válvulas
- 5 anéis de vedação dos parafusos da tampa de válvula
http://3.bp.blogspot.com/-bBmS4fbHHP...0/DSCN0072.JPGhttp://2.bp.blogspot.com/-0KW80vqUjs...0/DSCN0073.JPG
Ao trabalho:
Este motor é nacional e utilizado em diversos carros devido sua maravilhosa construção, pois é um motor forte, resistente e econômico.
É um motor utilizado na linha Nissan - Frontier/Xterra (2002-2008) -, GM/Chevrolet - S10/Blazer (2000-2012) -, Troller - T4 (2001-2005). Essa relação de carros não é restritiva, ainda podem haver outras aplicações que desconheço!!!
Enfim, é um motor muito forte, exigindo alguns poucos cuidados com manutenção preventiva, dentre eles a regulagem de válvulas, que deverá ser feita a cada 15000 km, conforme apostila de treinamento de motores fornecida pela MWM.
Nesta mesma apostila consta que a folga da válvula com motor frio(admissão/escape) é de 0,20mm (tolerância de 0,10mm para mais ou para menos)
Ocorre que o carro utilizado nesta regulagem é uma Frontier 2.8 2003, e consta numa placa de informações fixada na frente do motor:
Nesta placa consta que que a folga de válvula à frio é de 0,30 mm, tanto para admissão, quanto para escape. Portanto, seguirei o especificado pela Nissan.
Começando, deve ser retirado o radiador do intercooler, bastado retirar 3 parafusos e 2 abraçadeiras:
Deve-se soltar também o condensador de gás, também conhecido com anti-chama ou elemento separador de óleo, para fazer a retirada da tampa de válvulas:
Retira-se os 5 parafusos que fixam a tampa de válvulas, lembrando que são parafusos do tipo torx, chave T40:
Cada parafuso(7) possui um anel de vedação da tampa (de borracha) (6), uma bucha (de metal) (8):
Toda vez que for regular essas válvulas deve ser substituída os 5 anéis de vedação de borracha e a junta da tampa de válvulas (de borracha) (40). O custo dessas peças é baixo, em torno de R$ 20,00 para a junta e R$ 4,00 cada anel de vedação. Não se usa cola ou silicone.
Uma vez retirado os parafusos, com uma pequena pressão, se faz o descolamento da tampa retirada.
Este motor possui 12 válvulas, 3 por cilindro, 2 de admissão e 1 de escape:
Para realizar a regulagem, necessita-se de uma chave Allen 3mm. A regulagem se da colocando um calibrador de lâmina (lâmina 0,30mm) entre o comando e o balancim e com a chave Allen se executa a regulagem:
http://1.bp.blogspot.com/-p6yay6aR6t...0/DSCN0074.JPGhttp://2.bp.blogspot.com/-IDVVau9cC-...0/IMG_2571.JPG
A chave Allen é inserida conforme figura abaixo:
Para se regular a válvula, o balancin deve estar com o ressalto para cima, conforme desenho abaixo:
Com o ressalto para cima, girando a chave no sentido horário, folga-se a válvula, no sentido anti-horário a folga diminui. Com a lâmina inserida no espaço conforme desenho acima, deve-se girar no sentido anti-horário até que se trave a lâmina, então gire a Allen lentamente no sentido horário até o próximo estalo. Existe uma mola que trava a regulagem e a cada meia volta ela se encaixa, ao se observar na na base do balancim, é possível ver a mola trabalhando ao girar o parafuso.
Para ir girando o comando para a posição de regulagem da válvula deve levantar uma roda traseira, engrenar o carro em 5 marcha e girar a roda:
Esse é o método mais simples que utilizo, se o carro tiver câmbio automático, deve-se colocar uma chave na Árvore de Manivelas para girar.
Basta repetir o procedimento em cada válvula e estará regulado. Coloca-se a tampa de válvulas com a junta nova, os anéis de borracha novos, as buchas de metal e por fim os parafusos. Basta remontar sem que haja segredos.
Faça você mesmo: Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA
É trabalho demais pra se fazer de 15 em 15 mil km. E ainda fazendo em intervalo tão curto, aumenta o custo de manutenção, mais ainda se não for pelo "Faça Você Mesmo".
Acredito que de 50 em 50 mil km deve estar de bom tamanho pra fazer a regulagem.
Mas, de todo modo, muito boa a explicação Pulim!
Parabéns!
Muito trabalho mesmo e desnecessário pois no manual de manutenção básica dos motores sprint diz pra fazer a regulagem de válvulas à cada 50 mil km, quem quiser baixar o pdf está anexado no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...tml#post472042
[]'s
Elmer,
tem esse mesmo manual sobre o NGD 3.0?
gostaria de ler o material
abraços.