Pessoal,
Este é um assunto importantíssimo.
Meu Troller 2003 já lá vai com seus 110.000 kms e por coincidência lendo uma revista especializada em mecãnica para autos dei de cara com uma reportagem falando a respeito da importância da regulagem de válvulas do motor 2.8 da MWM que equipa as S-10 e o Troller é claro.
O que ocorre é que a maioria dos mecânicos conhece os motores tradicionais da MWM que usam tuchos hidráulicos e não precisam de regulagem e extrapolam errôneamente pros motores novos, que possuem sim, regulagem de válvulas.
O que agrava a situação é que o sistema de regulagem foi modificado com o uso de chave "alen" e aprimeira vista de um leigo parece não existir regulagem alguma.
Consultei meu mecânico e batata!!
Ele tb não sabia que o motor tinha regulagem de válvula e jurava que não tinha. Só depois de ligar e conversar com o pessoal da MWM ele se convenceu.
Depois de regulado meu motor melhorou e muito o barulho ( ficou mais redondo e silencioso ), ganhou potência ( ou melhor, recuperou ), e deve ter ficado mais econômico é lógico.
Vale acrescentar que na reportagem a oficina especializada da MWM recebia em média 5 a 8 veículos por semana ( média de um por dia ) com o motor danificado cujos proprietários gastavam de 6 a 10 mil pra consertar o estrago. Sem regulagem a detonalçao "atropela" as válvulas e aí um mecânico pode melhor explicar as consequências disso.
Mecânicos de plantão, me ajudem!
abçs