Postado originalmente por
JEFFCATUNDA
Adriano, não existe mistério algum nisso, é uma simples questão de tempo de pé no porão...
Tenho plena convicção de que se você insistir com o pé embaixo, entre os 4 a 5 mil giros, a turbina derrete até com programação original, pode demorar, mas pode insistir que ela vai para o saco... É por conta disso que existem as faixas de rotação e que colocam os termômetros auxiliares tão necessários nos reprogramados, e quem coloca para gerar tem que saber dosar a carga de acordo com as temperaturas, os tempos e o bom senso...
Como eu sempre falo, por melhor que seja a reprogramação, se você aumenta a potencia vai ter menos tempo de pé embaixo e menos vida útil no motor, pode ser um pentelhésimo, mas vai ser para MENOS...
Vejo motores por aqui que são verdadeiros canhões e não quebram fácil, não porque sejam melhores que outros mais "fracos" mas porque são TOCADOS por gente que conhece as manhas, sabe que tem que dar o tempo para esfriar etc... e isso em programações em que o acelerador se transformou em um botão ON/OFF, não tem curso, encostou o dedo já tá no pico, tirou zera...
Troller com remapeamento, com intercoller maior, mais ventiladores, filtros esportivos, com alteração no bloco, admissão e escapamento, com turbina maior... Isso tem de ruma por aqui...
O que menos suporta é realmente embreagem... eixo talhado...
O que não percebem alguns colegas também, é que uma reprogramação para estradas não é igual a uma específica para subir dunas, ou mesmo uma para enfrentar a lama, ou erosões....
Caso queiram dar uma apimentada no motor, procurem por profissionais que tenham a condição de PROGRAMAR a viatura de acordo com seu perfil, suas necessidades, e que informem o que foi feito,...
E tenha sempre em mente exatamente isso:
Colocou mais potência certamente vai forçar mais o motor.
Isso me fez lembrar, por exemplo, de quando reprogramei pela primeira vez. o Mauricio da Reiko antes de vir aqui para Fortaleza estava em outro Estado reprogramando uma frota de HRs, PARA MENOS, POIS OS MOTORISTAS ESTAVAM TORRANDO A BIXINHAS E O PATRÃO SOLICITOU ESTE SERVIÇO....