Powered by vBulletin

Bieleta desconectável da Barra estabilizadora

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/01/2011, 12:30
    FinanceFreitas
    Citação:

Postado originalmente por carburador4x4 Ver Post
    O ovo de Colombo também foi simples...... depois que alguém fez!! :twisted: :twisted: :twisted:

Eu só vou considerar o assunto encerrado depois que eu medir na trilha, e ver se ganha ou ou não curso na suspensão!! :concordo: :concordo:

HAHA... Boa!!!

Eu sou o JUIZ e dei ganho de causa pra ti!!! :)

Com certeza ganha curso.
    Abs
  • 10/01/2011, 12:30
    JEFFCATUNDA
    Citação:

O ovo de Colombo também foi simples...... depois que alguém fez!! :twisted: :twisted: :twisted:

Eu só vou considerar o assunto encerrado depois que eu medir na trilha, e ver se ganha ou ou não curso na suspensão!! :concordo: :concordo:

Pois é, tem que ver se ele ganhou mesmo, ou se só esta transmitindo uma sensação de que está angulando mais...
  • 10/01/2011, 15:00
    Renato Fraga
    Basta imaginar que a barra estabilizadora não estará tentando deixar o eixo nivelado, que fica fácil entender que a suspensão trabalhará com muito mais liberdade, transmitindo menor torção ao chassi e carroceria.

Voltando a falar do pino e contrapino para o suporte da bieleta, em substituição do parafuso e porca original, só temo pela dificuldade de colocar o contrapino no caso de um certo desnível do solo onde estiver a viatura. Por outro lado, pode ficar uma pequena folga e começar a fazer barulho ou mesmo permitir um balanço anormal da carroceria.

Essa alternativa é tão simples e eficiente que ainda não consegui entender como tem tanta gente discrente e relutando com o resultado.......
  • 10/01/2011, 15:57
    Lucas Nassif
    Alguém chegou a ler e testar essa bagaça?? :pensativo: :pensativo:

Conector para Barra Estabilizadora

Markito Amato
    Você sabe para que serve a barra estabilizadora do seu jipe?

Ela é a responsável por garantir que seu veículo fique mais estável em curvas fechadas feitas em alta velocidade. Para tanto, essa peça "une" as duas pontas de um mesmo eixo formando um só conjunto. Assim, quando um dos lados do eixo tende a subir, a barra "puxa" a outra ponta para cima também.
    Funciona mais ou menos assim: em uma curva para a direita, em função da força centrífuga, o jipe tende a tombar para a esquerda. Com essa inclinação, a ponta esquerda do eixo fica mais próxima do chassis, dada a compressão da mola. Caso haja uma barra estabilizadora na dianteira, por exemplo, a ponta direita desse mesmo eixo seria "forçada" a se aproximar do chassis também. Isso faria com que a frente do veículo "baixasse", evitando, assim, o tombamento.
    Agora tire um tempinho e olhe a suspensão do seu jipe com atenção. Você vai reparar que a barra estabilizadora não limita, nem interfere no curso da suspensão, ou seja, no movimento feito para cima ou para baixo do eixo como um todo. Sua única função, na verdade, é minimizar a torção da mesma, que pode ser entendida como a situação na qual uma ponta do eixo está em cima e a outra, embaixo. Essa limitação de movimento significa um enorme entrave nas trilhas, porque a torção fica totalmente comprometida. E o que mais importa no off-road é manter as rodas no chão, pois isso significa tração para transpor os obstáculos. Daí, o costume de se retirar a estabilizadora na hora de encarar uma lama!
    Agora, eu pergunto, para que colocar ou manter uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas?

Bom, se você é como eu, meio "roda-presa", que não se importa de andar em comboio com jipes antigos e lentos no meio, retirar a estabilizadora é a solução mais simples. Porém, tenha em mente que seu 4x4 passará a encarar curvas fechadas com mais respeito, o que exigirá prudência de sua parte.
    Por outro lado, se você gosta de velocidade, tanto para chegar mais cedo na trilha, quanto para garantir um retorno mais rápido para casa, a barra estabilizadora é um item fundamental. E mais fundamental ainda é o sistema para desconectá-la.
    Pensando nisso, bolei o esquema que aparece no desenho abaixo. Um sistema simples de fabricar (pode ser feito em casa) e de usar. Para tanto, antes de entrar na trilha, solte os pinos de fixação e deslize o "Conector deslizante" (tubo quadrado) para o lado. Daí, prenda-o com um dos "pinos de fixação" e pronto! Establizadora desligada; torção garantida!

http://www.uor.com.br/dicas/Conector_barraestab.gif
    Detalhes
    http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifSe você reparar, eu não coloquei dimensões no desenho. Isso não foi à toa. Como existem diversos tipos de barra, com diâmetros os mais variados, seria estranho eu disponibilizar algo relativo a uma somente. Sendo assim, antes de comprar o material, verifique todas as medidas. Faça o mesmo antes de cortar a barra. Aliás, esse corte não precisa ser feito extamente no meio da mesma. A única coisa necessária é a retirada de uma pequena seção da barra, para que não haja contato entre as pontas e, assim, barulhos de rangido.
    http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifAo soldar as extremidades da barra estabilizadora no tarugo ou tubo quadrado (cor amarela), evite ao máximo o superaquecimento da peça, soldando pequenos trechos de cada vez. Faça isso alternando os pontos de solda. Além disso, nem pense em jogar a peça na água para resfriá-la, pois isso a deixaria dura porém, frágil demais. Vale lembrar que qualquer solda, por menor que seja, já altera a têmpera do material. Portanto, o ideal é fazer esse trabalho com calma e em uma segunda barra, nova ou comprada no ferro-velho.
    http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifAo invés de pintar as partes interna do "Conector deslizante" (cor azul) e externa do tarugo quadrado (cor amarela), utilize um pouquinho de graxa anti-oxidante. É claro que, se você preferir e tiver disposição, um tratamento químico deixará a peça com um visual bem melhor. De qualquer forma, a graxa sempre ajuda.
    http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul1a.gifPor fim, em caso de dúvida, basta escrever para mim. Terei prazer em ajudar!

FONTE:
    http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/
  • 10/01/2011, 16:11
    Renato Fraga
    Parabéns pela idéia, mas responde uma coisa:

Ao deslizar a luva quadrada para uma das extremidades, a barra seccionada não ficará meio "boba" sambando de um lado para o outro diante das torções????

Por mais justo que sejam as peças sempre apresentará uma folga que tende a aumentar cada vez mais com o esmagamento do material. Por outro lado essa porção que estará soldada e envolvida pela luva também vai querer torcer, o que com o tempo pode criar deformações impedindo o deslizamento.

Agora junte tudo isso com muita lama e imagine a farofa que vira!!!!!!!!

Sem contar que no Troller é difícil encontrar uma porção reta longa o suficiente da barra para tal aparato.

Abraços
  • 10/01/2011, 16:15
    Lucas Nassif
    Eis um pitaco do Samukanvas em um outro fórum:

" No caso do troller, as barras estabilizadoras são "macias" o suficiente para deixar o mesmo ter seu curso máximo aberto (no amortecedor) e fechado (nos batentes internos da mola). Sendo assim a barra está bem dimensionada para o uso. Isso acontece com calços de até 3cm pelo que sei.

Ao liberar a barra vc estará deixando o movimento "solto", pois a barra ajuda a minimizar o impacto do movimento de extremo a extremo, como por exemplo quando se passa por um obstáculo alto com apenas uma roda e esse lado do carro vai ao batente muito rapidamente, destruindo o mesmo. Então a estabilizadora, quando bem dimensionada, ajuda a atenuar batidas mais fortes tanto em fim de curso fechado quanto aberto. Por isso, no caso do troller não acho correto a retirada da barra para suspensão original ou até com 3cm de calço. "
  • 10/01/2011, 18:00
    carburador4x4
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Parabéns pela idéia, mas responde uma coisa:

Ao deslizar a luva quadrada para uma das extremidades, a barra seccionada não ficará meio "boba" sambando de um lado para o outro diante das torções????

Por mais justo que sejam as peças sempre apresentará uma folga que tende a aumentar cada vez mais com o esmagamento do material. Por outro lado essa porção que estará soldada e envolvida pela luva também vai querer torcer, o que com o tempo pode criar deformações impedindo o deslizamento.

Agora junte tudo isso com muita lama e imagine a farofa que vira!!!!!!!!

Sem contar que no Troller é difícil encontrar uma porção reta longa o suficiente da barra para tal aparato.

Abraços

Bom Renato,

Quanto ao que vc cita, realmente minhas bieletas são zeradas, por isto eu as virei para rente ao chassi e elas ficaram lá, quietinhas!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com o tempo, e após eu rodar com as barras presas, que é o que farei na maior parte de tempo, o material certamente vai se desgatar e elas não vão querer ficar lá täo facilmente assim!! :pensativo:

Portanto, só o tempo poderá nos mostrar o funcionamento na prática! :concordo:
  • 10/01/2011, 18:04
    carburador4x4
    Citação:

Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Alguém chegou a ler e testar essa bagaça?? :pensativo: :pensativo:

Conector para Barra Estabilizadora

Markito Amato

FONTE: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/

Lucas,

Se pode complicar, para que facilitar?? :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Já ví este post sim, :concordo: mas acredito que o proposto por mim seja bem mais fácil de se fazer e de utilizar!
  • 10/01/2011, 18:08
    carburador4x4
    Citação:

Postado originalmente por CarlãoBH Ver Post
    Carbura, se vc estiver a toa mesmo, vamos testar essa sua engenharia essa semana? Eu to liberado hoje qualquer horário e quarta feira depois do meio dia. Gostei dessa solução, é bom que vc me mostra cumé que faz... :concordo:
    Abs

Fala Carlão! Blz?? :concordo: Vc só está liberado hoje e quarta?? Eu ainda estou de férias, mas hoje tive que resolver umas bagaças por aqui!! Amanhã vc tá livre??
  • 10/01/2011, 19:26
    Renato Fraga
    Citação:

Bom Renato,

Quanto ao que vc cita, realmente minhas bieletas são zeradas, por isto eu as virei para rente ao chassi e elas ficaram lá, quietinhas!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Com o tempo, e após eu rodar com as barras presas, que é o que farei na maior parte de tempo, o material certamente vai se desgatar e elas não vão querer ficar lá täo facilmente assim!! :pensativo:

Portanto, só o tempo poderá nos mostrar o funcionamento na prática! :concordo:

Num intindi!!!!!!

Estava falando em relação ao que o Lucas Nassif havia postado.

Em relação à posição da bieleta, rente com o chassi, para que ela fique nessa posição basta dar um apertinho no parafuso que a bucha faz o seu papel,

Abraços
  • 10/01/2011, 19:41
    carburador4x4
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Num intindi!!!!!!

Estava falando em relação ao que o Lucas Nassif havia postado.

Em relação à posição da bieleta, rente com o chassi, para que ela fique nessa posição basta dar um apertinho no parafuso que a bucha faz o seu papel,

Abraços

Ah tá!! :concordo: :concordo: :concordo: Agora eu intindi tb!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
  • 10/01/2011, 23:26
    CarlãoBH
    Citação:

Fala Carlão! Blz?? :concordo: Vc só está liberado hoje e quarta?? Eu ainda estou de férias, mas hoje tive que resolver umas bagaças por aqui!! Amanhã vc tá livre??

Eu só to de ferias do emprego, nos outros horarios eu estou no consultorio. Se vc quiser rodar na quarta é só me falar, depois de meio dia to liberado, mas eu precisaria saber amanha pois agora meu jipe nao fica mais em casa e teria que ir buscá-lo amanha a noite. abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:43.