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  • #1
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    Troller 3.0 Electronic – Consumindo muita água.




    Amigos,
    Tenho um Troller (3.0 Electronic – 2006) e começou baixar a água do reservatório do radiador em cerca de 1 litro a cada 300 km.
    Já procurei por vazamento, pressurizei o sistema pelo reservatório de expansão da água do radiador com 1.2 bar de pressão e nada de vazar. Com o motor quente ou com o motor frio, não faz fumaça branca que poderia denunciar uma eventual junta do cabeçote danificada. O motor não falha.
    Quando eu acelero também não há pontos de água saindo pelo escapamento.
    Olhei o Troller pela parte de baixo e percebi que existe um rastro de água com aditivo (levemente umedecido, que não chega a pingar na garagem) na tampa do carter perto do cambio que vem de algum lugar próximo ao cabeçote.
    Desconfio do selo que fica atrás da tampa de distribuição, porém não consigo visualizar nenhum vazamento nesta região.
    Alguém já passou por situação parecida e qual foi o diagnóstico.
    Obrigado e informações serão muito bem recebidas,
    Rubens

  • #2
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    2008

    do 2008 de um amigo meu estourou o o'ring que veda a bomba d'água ao bloco do motor.......... é uma borrachinha com o contorno da carcaça da bomba......
    -triton hpe 2012; -CJ5 1962 turbo; -honda fourtax 4x4

  • #3
    Usuário Avatar de gmilani
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    Rapaiz...

    o meu estava com o mesmo tipo de problema, porem abaixa 1 litro aprox. a cada 1000km...

    olhava.. olhava e nada de achar, ja tava pensando bobeira do motorzão!!... ai um dia olhei uma marca de agua na garagem de casa...

    foi um micro furo na tubulação de ar quente, foi feito uma solda a metal mesmo e zerou!!!

    dá uma olhada, o cano fica bem perto do coletor de saída do escapamento, em cima da turbina, é um cano de mais ou menos 15-20mm, que sai uma mangueira de +- 1", o engraçado é que o cano não é tão fino pra furar, e tbm não estava oxidado... não sei o pq deste micro furo!!! ainda bem que foi coisa muito facil de arrumar e barato!!!

    Com o motor quente, nem chegava a escorrer, pois já evaporava, era coisa de conta gota...muito pequeno o vazamento, passa uma palha de aço no cano assim se estiver pra furar.. vai furar e vc ja arruma já!

    té!
    Frontier 4x4 Mec 13/14 190cv!!!eba
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  • #4
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    [QUOTE=gmilani;1172495]Rapaiz...

    o meu estava com o mesmo tipo de problema, porem abaixa 1 litro aprox. a cada 1000km...

    QUOTE]

    Amigo,

    Muito obrigado pela informação. Acabei de tirar algumas fotos deste possível cano com o objetivo de identifica-lo de acordo com a sua dica.

    Após a sua dica, verifiquei que o coletor de escape está com uma coloração (oxidada) típica de agua.

    Você poderia informar se é este o cano que eu devo retirar para ver se eu encontro algum furo?

    Abraços e mais uma vez obriagdo,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto1.jpg   -foto2.jpg   -foto3.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de gmilani
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    [quote=rub;1172916]
    Citação Postado originalmente por gmilani Ver Post
    Rapaiz...

    o meu estava com o mesmo tipo de problema, porem abaixa 1 litro aprox. a cada 1000km...

    QUOTE]

    Amigo,

    Muito obrigado pela informação. Acabei de tirar algumas fotos deste possível cano com o objetivo de identifica-lo de acordo com a sua dica.

    Após a sua dica, verifiquei que o coletor de escape está com uma coloração (oxidada) típica de agua.

    Você poderia informar se é este o cano que eu devo retirar para ver se eu encontro algum furo?

    Abraços e mais uma vez obriagdo,

    Rubens
    Exatamente este....

    o meu furou bem perto de um sensor (dá pra ver na foto), coisa de uns 10mm perto do sensor....

    se precisar soldar, não esqueça de retirar o cano e o sensor.. não deixe ninguem soldar no lugar!!!!!

    se for o caso será facil de resolver... vc vai ver que o cano não é tão fino assim... e furou não imagino o pq!!! nao estava oxidado nem nada, acho que falha no material .. um novo na ford custa a bagatela de 380 latas.... e ainda não tem kkkkkk

    espero que seja coisa facil....
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  • #6
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    Muito obrigado!
    Concordo com você, pagar 380 latas por um pedaço de cano e ainda não tem é de matar.
    Vou retira-lo para ver a situação dele como está. Se estiver bem danificado internamente, a opção é fazer um com tubo de aço inox.

    Abs,

    Rubens

  • #7
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    Engrossando esse pirão, eis mais um troller 3.0,com 124.000Km, com o mesmo problema na carcaça de distribuição.
    Nessa caso além da água, começou um forte vazamento de óleo do motor logo abaixo da carcaça da válvula termostática.
    Removida,viu-se que na região da bomba d`água estava trincada e os trilhos onde se alojam as vedações de óleo estavam corroídas provocando o vazamento.
    Além disso, na desmontagem foi encontrado um parafuso da guia da corrente quebrado. Muita sorte ele não entrar entre as correntes e as engrenagens o que poderia ter causado um prejuízo muito grande.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2014-03-25-15.32.56.jpg   -2014-03-30-12.08.03.jpg   -2014-04-12-13.01.29.jpg   -2014-04-12-13.02.07.jpg   -2014-03-30-11.26.12.jpg  

  • #8
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    Citação Postado originalmente por \gustavo/ Ver Post
    do 2008 de um amigo meu estourou o o'ring que veda a bomba d'água ao bloco do motor.......... é uma borrachinha com o contorno da carcaça da bomba......
    Gustavo, obrigado pela dica. Vou verificar este item também. Estava precisando desmontar o radiador, intercooler e condensador do ar condicionado, para a instalação do radiador de óleo da direção hidraulica e já aproveito para ver este item também.

    De tanto ouvir sobre caixa de distribuição, estava pensando na desmontagem deste item, para ver o selo do motor, se existe alguma corroção na caixa de distribuição e aproveitar para fazer o dreno nesta tampa e assim ficar livre de surpresa futura.
    O pior não é ter que desmontar e arrumar e sim ficar parado em uma viagem longe de casa por problemas como este.

    Mais uma vez obrigado pela dica e se você souber de algum outro ponto para verificar favor informar.

    Abraços,

    Rubens

  • #9
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Amigos,
    Tenho um Troller (3.0 Electronic – 2006) e começou baixar a água do reservatório do radiador em cerca de 1 litro a cada 300 km.
    Já procurei por vazamento, pressurizei o sistema pelo reservatório de expansão da água do radiador com 1.2 bar de pressão e nada de vazar. Com o motor quente ou com o motor frio, não faz fumaça branca que poderia denunciar uma eventual junta do cabeçote danificada. O motor não falha.
    Quando eu acelero também não há pontos de água saindo pelo escapamento.
    Olhei o Troller pela parte de baixo e percebi que existe um rastro de água com aditivo (levemente umedecido, que não chega a pingar na garagem) na tampa do carter perto do cambio que vem de algum lugar próximo ao cabeçote.
    Desconfio do selo que fica atrás da tampa de distribuição, porém não consigo visualizar nenhum vazamento nesta região.
    Alguém já passou por situação parecida e qual foi o diagnóstico.
    Obrigado e informações serão muito bem recebidas,
    Rubens
    É isso mesmo colega,vem lá da frente, escorre pelos lados do carter e vai pingar lá no meio do carro.... Vem la da bomba dágua.... Pode vazr para ffora como o seu ou para dentro do óleo... No meu 2009 jáfoi feitoesse serviço na autorizada (troca do 0-Ring)....

  • #10
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    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    É isso mesmo colega,vem lá da frente, escorre pelos lados do carter e vai pingar lá no meio do carro.... Vem la da bomba dágua.... Pode vazr para ffora como o seu ou para dentro do óleo... No meu 2009 jáfoi feitoesse serviço na autorizada (troca do 0-Ring)....
    Meu amigo,

    Obrigado pela informação. Vou verificar este item também!
    Abraços e obrigado pela informação.

    Rubens

  • #11
    Amigo Rub,

    Sabe me dizer se no cano da foto onde houve o microvazamento tinha uma "graxa" onde vazava água?
    Estou com o mesmo problema que os amigos, meu troller está jogando água fora pela tampa do reservatório e ao que tudo indica é junta do cabeçote, mas sabe como é...mecanico quer lucrar sempre. Só no olhometro já me falou que é a junta, mas não custa investigar.

  • #12
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    Amigo Edu,

    O diagostico mais simples dos mecânicos é sempre de condenar a junta do cabeçote somente mo "olhometro".
    Para saber se realmente é ela ou não o melhor é fazer o teste de pressurização. Neste caso você vai ver que o ponteiro do presurizador vai caindo, ou seja, perdendo a pressão e a agua não aparece vazando em nenhum lugar, porque neste caso ela está entrando nos cilindros.

    Muitas vezes ele mistura com o óleo e neste caso é fácil identificar se realmente é a junta pelo coloração do óleo.

    Respondendo a sua pergunta, não havia graxa no microvazamento do cano.

    Abraços,

    Rubens

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