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  • #61
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    Eu sempre usei o Shell Rimula RT4X, CI-4... mto bom, R$200 o galão de 20L e dá pra 2 trocas... não vale a pena comprar de litro... esse Rimula por exemplo é R$25 o litro aqui...

  • #62
    Usuário Avatar de Nilton J
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    Quem puder ou souber responder:

    Em meu manual do Troller T4 2011, especifica o óleo de motor SAE 15W40 CH-4 ou superior.

    Pq as concessionárias Troller estão usando então o Texaco 15W30?

    e aqui outra perguntinha:

    qual é óleo de motor especificado no manual do Novo Troller 2105 q tem o motor da Ranger?

    Saúde a todos!
    PU2NBU/PX2Z1865; ex-T4 2011/GO 2013, Oroch 2016 2.0; atual Frontier NISMO 2020
    Fight! Fight! Fight! TMJ: Trump/Milei/Jair

  • #63
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    Uma pergunta para o pessoal mais entendido do assunto:

    Estou pesquisando um óleo diferente do Ipiranga Brutus que é indicado no manual do meu Troller 3.0 2012 e como utilizo o carro só em trilhas, sempre troco apenas pelo tempo, a cada 5~6 meses +/-.

    Dei uma pesquisada em óleos mais modernos, no manual pede CH4 15w-40, tenho um distribuidor Mobil perto da minha casa e cadastrei minha empresa para comprar direto e solicitei orçamento dos óleos iguais ou superiores do que o citado acima.

    Recebi cotação do seguinte óleo e gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio em utilizar este óleo que foi principalmente desenvolvido para motores modernos, mas que também é aceito nos motores mais antigos.


    Mobil Delvac MX ESP 15W-40

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  • #64
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    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Uma pergunta para o pessoal mais entendido do assunto:

    Estou pesquisando um óleo diferente do Ipiranga Brutus que é indicado no manual do meu Troller 3.0 2012 e como utilizo o carro só em trilhas, sempre troco apenas pelo tempo, a cada 5~6 meses +/-.

    Dei uma pesquisada em óleos mais modernos, no manual pede CH4 15w-40, tenho um distribuidor Mobil perto da minha casa e cadastrei minha empresa para comprar direto e solicitei orçamento dos óleos iguais ou superiores do que o citado acima.

    Recebi cotação do seguinte óleo e gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio em utilizar este óleo que foi principalmente desenvolvido para motores modernos, mas que também é aceito nos motores mais antigos.


    Mobil Delvac MX ESP 15W-40

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    Ronie, blz
    Só pra comentar msm, eu não entendo nada sobre óleo, mas meu sogro me falou que ele usa nos caminhões dele o Delvac desde 1970 e poucos, algo assim...
    Abraço
    Troller 3.2 TGV - Sem nome

  • #65
    Colaborando com o tema....
    Na minha opinião, óleo bom é óleo novo e na especificação recomendada e de fabricantes com qualidade reconhecida (normativa "iso")... já os comestíveis, prefiro de oliva ultra virgem... rs!!!
    Historiando,,, na década de 90 quando tinha uma F-1000, comprava óleo de galão para economizar, afinal a troca de óleo era mais constante pois usava o carro para puxar trailler, o que impõe uma condição bem severa ao motor...
    Hoje, independente do veículo, tenho dúvidas se (comprar galão de 20 litros) realmente é vantajoso, pois há risco de contaminação e oxidação, principalmente pela exposição ao ar que fica em volume maior no "meio" galão... considerando para quem leva em média 6 meses entre as trocas...
    Algum Químico por aí... para opinar ???
    Abç!
    William
    4X4 Brasil
    NEW TROLLER 3.2 XLT - EKRON 12.500 Lbs - BF MUD
    Ex.:TROLLER T4 3.2 TGV - EKRON 12.000 Lbs - BF MUD 33"

  • #66
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    Boa observação William, neste fornecedor será galão de 20litros...

  • #67
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    A Trilha Barra, antiga Trilha Rio, sempre nas revisões, usam o Lubrax SAE 15W40 da Petrobras.
    4X4 Brasil
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  • #68
    Pessoal,
    Vejam o que diz o Manual de manutenção do TGV 3.2 - páginas 53 e 54 em pdf
    Especificação: API CJ-4 ou superior para motores diesel de alta performance - SAE10W30

    Segue link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...g2T2b8Gv0-asag

    Observem na página 26 pdf que a quantidade de óleo com troca de filtro o volume é de 7,7 litros, ou seja, com um balde de 20 litros quase é possível trocar 3 vezes, acrescentando apenas mais 3,1 litros.

    Imaginem então que as troca (aproveitamento do galão) ocorrerá, com base na manutenção de 6 em 6 meses, pensando que o óleo foi fabricado recentemente e levou pouco tempo para chegar ao consumidor da seguinte maneira:
    1ª troca óleo com 1 mês de fabricação;
    2ª troca óleo com 7 meses de fabricação e maior exposição a oxidação do ar e finalmente,
    3ª troca, óleo com 13 meses de exposição ao ar e maior possibilidade de contaminações não só pela oxidação do tempo mas também por eventual mau manuseio....

    Sinceridade... quanto mais pensamos nesta suposta economia, mais fica a certeza de que podemos com esta prática, condenar a vida útil do motor...
    Ainda gostaria de ouvir (ler) a opinião de alguém entendido no assunto ou um químico!!!

    Boa reflexão!!!

    Abç!

    William
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  • #69
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    Mobil Delvac MX ESP 15W-40 API-CJ4

    Alguém se habilita a dar opinião a respeito?

  • #70
    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Mobil Delvac MX ESP 15W-40 API-CJ4

    Alguém se habilita a dar opinião a respeito?
    Caro Ronie,
    Seu T4 é TGV 3.2 ???
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    Ex.:TROLLER T4 3.2 TGV - EKRON 12.000 Lbs - BF MUD 33"

  • #71
    Usuário Avatar de Gustavo D
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    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Mobil Delvac MX ESP 15W-40 API-CJ4

    Alguém se habilita a dar opinião a respeito?
    RONIE, há alguns anos, eu só uso óleo Mobil, por indicação de um mecânico de confiança. Mas, creio que Lubrax, Ipiranga, etc e qualquer marca de nome vá dar o mesmo resultado. O importante é especificação correta e uma marca conhecida. No troller, só uso o Mobil Delvac Super 1400. Já atende a especificação API CH-4 do NGD 3.0 e pelo menos quando cotei preço, o Super 1400 era bem mais barato que o MX. Não achei que valia a pena a diferença, já que o Super 1400 já atende a especificação.

    Eu só compro balde de 20 litros e troco em casa. Nunca tive qualquer problema. Pago entre R$ 180 e R$ 210 aqui no Rio. No meu caso, dá apenas para 2 trocas, pois o NGD pega entre 8 e 9 litros por troca. Os filtros de óleo e combustível compro num distribuidor MWM e o de ar num distribuidor Tecfil.

    O meu intervalo de troca é de 7 a 9 mil km rodados o que ocorre entre 2 e 3 meses mais ou menos no meu uso.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #72
    Uso Total Rubia TIR 7900 15w40 no meu 3.0, e ate hoje foi o que mais gostei (ja testei ipiranga e shell).
    TavaresAndrés4X4
    www.youtube.com/tavaresandres4x4
    Instagram @tavaresandres4x4



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