x
Convex Datacenter
Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 95
    Usuário
    Entrada
    14/11/2014
    Local
    Joao Pessoa/PB
    Agradecimento: 1

Obrigado Pumba pela seu resposto rapido ! Eu sou mechanico de carros.. sim... mais eu mexei a vida todo com motores de gasolina....por isso o motor diesel e uma coisa differente para me. O meu Troller infelizmente faz muito problemas com o system de injecao... por isso eu estava pensado de comprar esse scanner.. ...

Abracos Jurgen
    Troller T4 2010 3.0 branco Snorkel , Bancos em couro, Easytraction...

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por urso branco Ver Post
    Obrigado Pumba pela seu resposto rapido ! Eu sou mechanico de carros.. sim... mais eu mexei a vida todo com motores de gasolina....por isso o motor diesel e uma coisa differente para me. O meu Troller infelizmente faz muito problemas com o system de injecao... por isso eu estava pensado de comprar esse scanner.. ...

Abracos Jurgen
    Urso, se você é mecânico de carros a gasolina, com poucas horas de leitura você deveria ser capaz de solucionar qualquer problema do seu carro. Aconselho baixar o manual do seu motor e fazer uma leitura e assistir vídeos gratuitos sobre common rail que existem na internet. Você não deveria ter dificuldades de entendê-los. Não tem bobina, velas, cabos de vela, sonda lambda e a ECU do seu carro (troller) é mamão com açúcar, não codificada, etc, é muito mais fácil qualquer diagnóstico e tem muito menos coisas pra dar problema. Boa sorte!

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 77
    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    Urso, se você é mecânico de carros a gasolina, com poucas horas de leitura você deveria ser capaz de solucionar qualquer problema do seu carro. Aconselho baixar o manual do seu motor e fazer uma leitura e assistir vídeos gratuitos sobre common rail que existem na internet. Você não deveria ter dificuldades de entendê-los. Não tem bobina, velas, cabos de vela, sonda lambda e a ECU do seu carro (troller) é mamão com açúcar, não codificada, etc, é muito mais fácil qualquer diagnóstico e tem muito menos coisas pra dar problema. Boa sorte!
    Olá, meu prezado amigo Pumba ...

Bom dia.

Meus respeitos pelos seus bons comentários, e também de outros ilustres colegas ... acompanho-os com muito interesse ...

Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do amigo ...

Sou absolutamente leigo em mecânica de autos, porém, apesar de rodar pouco, optei por um veículo movido a diesel ... é um veículo com 3 anos de uso e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com ele ... até agora, não gastei um centavo sequer com manutenção corretiva (nem um parafusinho, sequer!!!!!) ... claro que isso se deve a vários fatores, os quais, na qualidade de leigo, não saberia enumerá-los, porém, vão aqui alguns deles: Veículo de boa qualidade e bem robusto; no dia-a-dia não forço o veículo e dirijo sempre preventivamente e com prudência; tenho muito zelo pelo mesmo quanto aos cuidados mínimos preventivos, muitos deles aprendidos aqui neste fórum com os colegas mais experientes; etc; etc. ... apesar de rodar pouco, não me arrependi da compra, pois sei que, quando resolver revendê-lo, mesmo no curto prazo, recuperarei meu capital para reemprego em outro veículo, bem mais rapidamente e com menos perdas do que se fosse a gasolina, e isso, financeiramente, dentre outros fatores relevantes, pesa muito na balança favoravelmente a um movido a diesel ... já fiz um comentário em outro tópico a respeito desse assunto, e não é este o caso em questão ... porém, um fator que pesa favoravelmente ao veículo movido a gasolina, e que ainda não consegui entender, é o fato de muitos colegas comentarem que a manutenção corretiva de veículo movido a gasolina é mais barata do que dos movidos a diesel ... porém, diante desse quadro que o amigo nos brinda, com ponderações relevantes, essa dúvida ainda prevalece para mim, para não dizer que intensifica ... rsrsrs ... por isso, apreciaria muito saber a respeitável opinião do amigo relativamente a esse fator ... diante dessas ponderações, atualmente, como se justifica a manutenção mecânica de um veículo a diesel ser mais onerosa do que de um veículo movido a gasolina?

Forte abraço.

E.T.:

Meu pedido de desculpas ao criador do tópico, pelo "off-topic" ... e sem querer criar celeuma ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por Pumba Ver Post
    ... não vejo necessidade de comprar scanner ... 99% dos problemas você resolve tranquilamente sem scanner ... muitas oficinas nem usam o scanner. Sem falar que pra maus profissionais, ou mal treinadas ou com pouco conhecimento, o scanner mais atrapalha do que ajuda ... O scanner foi feito pra ajudar o diagnóstico, deixá-lo mais rápido no dia a dia das oficinas, não substitui o cérebro do mecânico.
    Por falar em scanner ... Só mais um último questionamento à apreciação do prezado amigo ...

Pensei em adquirir um leitor, do tipo OBDII (esse do “link” abaixo) para instalar no meu veículo para leitura de determinados "parâmetros" ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2292694

Porém, diante das colocações do amigo, eu gostaria de ponderar melhor sobre essa aquisição, pela seguinte razão: Se, nem mesmo determinados mecânicos sabem ler esses scanners, imagina eu, que sou leigo???!!!! ... além disso, o computador de bordo do veículo já oferece vários tipos de leitura, numa linguagem, digamos, mais "amigável" ... assim, em termos de custo x benefício, mesmo custando barato, qual seria a vantagem em adquirir esse aparelho? ... até mesmo considerando que, diante do aparecimento de um problema no veículo, e identificação do mesmo no dispositivo, ainda assim, terei que submetê-lo à apreciação de um técnico com conhecimento, aparelhagem mais adequada e mais recursos para interpretação, identificação e correção do problema, de forma que acabarei pagando o mesmo preço pela assistência desse profissional, quer tendo esse dispositivo, ou não ... e, pior, ainda ... utilizando esses dispositivos, posso, sem querer, ou querendo, “apagar um erro”, vindo a “mascarar” ou “esconder” um determinado problema importante que poderá agravar-se, além de tornar ainda mais difícil sua identificação pelo mecânico, posteriormente ... ou, mesmo assim, o amigo acha interessante a aquisição desse OBDII, até mesmo para não ficar tanto assim, digamos, “na mão” do mecânico???!!!!! ... eis a questão ...

Obrigado, e, mais uma vez, minhas desculpas a todos pelo “abuso” ... rsrsrs.

Forte abraço.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá, meu prezado amigo Pumba ...

Bom dia.

Meus respeitos pelos seus bons comentários, e também de outros ilustres colegas ... acompanho-os com muito interesse ...

Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do amigo ...

Sou absolutamente leigo em mecânica de autos, porém, apesar de rodar pouco, optei por um veículo movido a diesel ... é um veículo com 3 anos de uso e posso dizer que estou muitíssimo satisfeito com ele ... até agora, não gastei um centavo sequer com manutenção corretiva (nem um parafusinho, sequer!!!!!) ... claro que isso se deve a vários fatores, os quais, na qualidade de leigo, não saberia enumerá-los, porém, vão aqui alguns deles: Veículo de boa qualidade e bem robusto; no dia-a-dia não forço o veículo e dirijo sempre preventivamente e com prudência; tenho muito zelo pelo mesmo quanto aos cuidados mínimos preventivos, muitos deles aprendidos aqui neste fórum com os colegas mais experientes; etc; etc. ... apesar de rodar pouco, não me arrependi da compra, pois sei que, quando resolver revendê-lo, mesmo no curto prazo, recuperarei meu capital para reemprego em outro veículo, bem mais rapidamente e com menos perdas do que se fosse a gasolina, e isso, financeiramente, dentre outros fatores relevantes, pesa muito na balança favoravelmente a um movido a diesel ... já fiz um comentário em outro tópico a respeito desse assunto, e não é este o caso em questão ... porém, um fator que pesa favoravelmente ao veículo movido a gasolina, e que ainda não consegui entender, é o fato de muitos colegas comentarem que a manutenção corretiva de veículo movido a gasolina é mais barata do que dos movidos a diesel ... porém, diante desse quadro que o amigo nos brinda, com ponderações relevantes, essa dúvida ainda prevalece para mim, para não dizer que intensifica ... rsrsrs ... por isso, apreciaria muito saber a respeitável opinião do amigo relativamente a esse fator ... diante dessas ponderações, atualmente, como se justifica a manutenção mecânica de um veículo a diesel ser mais onerosa do que de um veículo movido a gasolina?

Forte abraço.

E.T.:

Meu pedido de desculpas ao criador do tópico, pelo "off-topic" ... e sem querer criar celeuma ...
    Em geral, a manutenção de um veículo a diesel em longo prazo, seja corretiva ou preventiva, é mais barata do que um veículo a gasolina. Aqui no Brasil não temos muito parâmetro pra comparar. As montadoras adotam o diesel como versão de luxo, colocando motores maiores e com desempenho muito diferente nos SUVs e motores a gasolina menores e mais baratos como versão de entrada (ou raramente, vice-versa). Obviamente, observando os preços de manutenção, em alguns casos observa-se que o custo de manutenção preventiva e corretiva desses modelos a gasolina com motores menores parece ser mais barato, ao menos em curto prazo, mas ao analisar a médio e longo prazo, sem dúvida o diesel será mais vantajoso devido a menor frequência de manutenção. Porém, não espere ver o reflexo disso em preços de revisão em autorizada!

Analisar uma manutenção corretiva isoladamente, na minha opinião não faz muito sentido, mas nesse caso, sem dúvida é mais barato para veículos a gasolina, porém, temos que levar em consideração também que manutenções corretivas podem ser muito mais frequentes em veículos a gasolina devido a maior quantidade de componentes e maior interdependência entre estes. Uma simples pane no alternador pode prejudicar bobinas, velas, sondas, bateria(sobrecarga ou descarga), etc e exigir diversas manutenções corretivas num ciclo otto. Num veículo a diesel, isso só causaria problemas de bateria (sobrecarga ou descarga). Posso citar um exemplo de preventiva no modelo do seu carro: Há alguns anos atrás eu troquei a corrente de comando de uma pajero full 3.2 com 410 mil kms, kit original ainda. Algum dono de pajero full 3.8 tem coragem de rodar 100-150 mil kms com o kit original de correia dentada? E o preço do kit de correia dentada? Em torno R$ 800-900. O preço da corrente de comando pro diesel que pode durar facilmente 300-400 mil kms é R$ 1000-1100. Fazendo uma conta rápida de gastos, a diferença de gasto em longo prazo é muito grande, sem falar na confiabilidade e durabilidade. Mesmo que o 3.8 gasolina fosse tocado por corrente, temos tantos outros itens de manutenção que são trocados com frequência curta/média e são de custo relativamente alto para uma frequência curta/média. Por exemplo, temos veículos gasolina com uma bobina por cilindro e cada uma custando em torno de R$ 500-1000. Num veículo de 4 cilindros, o gasto pode chegar a R$ 4000. Sem falar nos kits de vela custando R$ 400-600. Pra efeito de comparação, há pouco tempo atrás havia bombas de alta pressão da linha leve diesel, o coração da injeção common rail, sendo vendidas por R$ 3000-3500 e essas bombas só estragam 2 válvulas com combustível ruim, totalizando um gasto de R$ 1000 a R$ 1500. Então, dizer que o veículo a gasolina sempre será mais barato nas corretivas me parece uma análise superficial e parcial.

A grande desvantagem do diesel no quesito manutenção é o estrago que pode ser causado na injeção, tanto em sistemas mecânicos (bomba injetora) como no common rail (bomba de alta pressão) por combustível velho e cheio de bactéricas (vira lodo). Coloco como desvantagem, pois não é necessário nenhuma adulteração ilícita do combustível por parte de postos de combustíveis para que isso aconteça. Abastecer um tanque de veículo a diesel e não usar esse combustível, pode ser oneroso. Vale atentar que muitas pessoas tem o costume de não deixar o tanque esvaziar muito, acumulando diesel velho sendo misturado com o novo. Em algum momento que o veículo fique parado, pode-se criar um ambiente propício para proliferação de bactérias assim também. Deixar o tanque muito vazio sempre também acaba gerando maior condensação de água dentro do tanque. Na minha opinião, o certo é encher o tanque e usar até quase a reserva e fazer uma limpeza do tanque do veículo no mínimo a cada 5 anos ou 100 mil kms preventivamente. O uso de produtos para combater a proliferação de bactéricas nem sempre é aprovado por montadoras e pode também danificar componentes da injeção, principalmente se usados em quantidade exacerbada. O que me parece menos ofensivo seria a utilização de óleo 2T ou aditivos de boa procedência como o bardhal, etc que tenham como ação principal a função detergente e melhora na lubrificação (não são aditivos para aumento de desempenho), sem exagerar nas doses também. Mas, veículos antigos, que nunca limparam o tanque ou o fizeram há muito tempo atrás, devem usar com cautela, pois o aditivo pode soltar diversas impurezas grudadas nas paredes do tanque e comprometer a injeção.

Com relação a scanner, não vejo como este aparelho possa ser de alguma utilidade se o utilizador não tiver conhecimentos básicos a médios de mecânica. Infelizmente, o scanner não ajudará em relação a lubridiação de mecânicos. Se não te cobrarem por "passar" o scanner, o que na minha opinião é um absurdo, vão te cobrar pela "análise do técnico nos resultados do seu scanner".

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Bom relato Pumba, eu sou fã de carteirinha de veículos a diesel, tenho 2 veículos 4x4 e não troco por nada. A patroa tem um carro bom a gasolina, mas é quase só ela que o usa.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Prezado Pumba

Bom dia.

Meus sinceros agradecimentos ao amigo pela gentil atenção dispensada. Tenha certeza que seu comentário, muito bem elaborado, ajudou-me bastante no esclarecimento de vários pontos, bem como no fortalecimento de outros conceitos.

Valeu, meu caro!!!!!!

Forte abraço.

Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agradecimentos: 30
    Essa questão diesel x gasolina tem variáveis quase infinitas quase tudo que o pumba relatou sobre os custos pode se inverter em muitos casos, a depender muito de quais motores se esta comparando, alguns comparam mwm 229 versus qualquer ciclo otto, alem das preventivas, filtros, litragem de óleo, se compara vela, bobina, catalizador, bomba, precisa comparar, egr, dpf, vela aquecedora, turbina, sensores, bicos injetores, custo de retifica (tem retifica diesel e otto a 8/12/15/25/40/50.000,00), durabilidade (tem motor otto lacrado com mais de 700.000 km e diesel retificado com menos de 150.000 km, mas o contrario também), tem correia dentada que roda 80.000 km a 100,00 e kit corrente que roda 120.000 km e custa 3.000,00), motores diesel ou otto que precisam ou não de ajuste de folga na válvulas, mesmo comparando a mesma marca modelo com diesel ou otto tem diferenças absurdas pros dois lados com seus estremos, cada caso é um caso, principalmente dependendo do uso que se destinara o veículo, eu comparo os veículos pretendidos em um período médio de 500.000 km e no meu uso qualquer diesel se torna muito mais caro, se eu comparar com o mesmo modelo otto que possuo com a versão diesel meu custo triplicaria, mas seu eu mudar os modelos comparados e uso pretendido, facilmente isso poderia se inverter.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Essa questão diesel x gasolina tem variáveis quase infinitas quase tudo que o pumba relatou sobre os custos pode se inverter em muitos casos, a depender muito de quais motores se esta comparando, alguns comparam mwm 229 versus qualquer ciclo otto, alem das preventivas, filtros, litragem de óleo, se compara vela, bobina, catalizador, bomba, precisa comparar, egr, dpf, vela aquecedora, turbina, sensores, bicos injetores, custo de retifica (tem retifica diesel e otto a 8/12/15/25/40/50.000,00), durabilidade (tem motor otto lacrado com mais de 700.000 km e diesel retificado com menos de 150.000 km, mas o contrario também), tem correia dentada que roda 80.000 km a 100,00 e kit corrente que roda 120.000 km e custa 3.000,00), motores diesel ou otto que precisam ou não de ajuste de folga na válvulas, mesmo comparando a mesma marca modelo com diesel ou otto tem diferenças absurdas pros dois lados com seus estremos, cada caso é um caso, principalmente dependendo do uso que se destinara o veículo, eu comparo os veículos pretendidos em um período médio de 500.000 km e no meu uso qualquer diesel se torna muito mais caro, se eu comparar com o mesmo modelo otto que possuo com a versão diesel meu custo triplicaria, mas seu eu mudar os modelos comparados e uso pretendido, facilmente isso poderia se inverter.

Arildo, como falei, vai de caso a caso. Compare um motor 1.0 gasolina com 1.0 diesel na europa e vai entender porque muita gente prefere diesel até mesmo onde a gasolina é barata como nos EUA, principalmente o público de SUV e offroad. Os americanos clamam há décadas por wranglers a diesel lá.

A questão é que EGR, apenas alguns motores a diesel possuem e fechá-la é algo que até um menino poderia ser capaz de fazer. DPF é uma tecnologia nova (pós 2012), a maioria dos donos de Troller também só deve ter ouvido falar por causa dos problemas do TGV (2013/2014). Aqui nesse fórum mesmo, provavelmente nenhum trolleiro nem mesmo sabe o que significa EGR... talvez só os donos dos mais novos, TGV e Novo Troller. E retirar um DPF, apesar de não ser tão fácil quanto tampar uma EGR, também é um serviço tranquilo e conheço muitos TGV que o fizeram. Outros inclusive estão mecanizando o TGV. A ECU não analisa mistura pós combustão como no ciclo otto. É muito fácil brincar com a tecnologia dos diesel, dada a concepção dos diesel. Não é a toa que se tira 60%, 70% ou 80% de rendimento com um simples remapeamento de injeção, sem trocar uma peça mecânica nos common rail e no ciclo otto mal se consegue 10%-15%.

Agora, bobinas, velas, cabos de velas, sonda lambda... nunca conheci um dono de carro tocado por correia dentada que tivesse coragem de rodar nem 100 mil kms com a mesma, mesmo o manual falando pra trocar com 120 mil por exemplo, porém conheço vários donos de veículos tocados por corrente (gasolina ou diesel) que tiveram coragem de rodar 500 mil kms, sem se preocupar muito, mesmo a vida útil sendo prevista para 300, 400 ou 500 mil kms. Motor gasolina ou diesel travar com 150 mil kms não é nada. Meu dia a dia de oficina eu vejo gente que destrói cummins com 70 mil kms. Que chega pra trocar óleo de motor de grand vitara 2.0 pela primeira vez com 45 mil kms, e só tem graxa no cárter, entre tantos outros casos de negligência. A questão é que diesel sempre foi opção de motor pra trabalho pesado, comercial, frota, carga e veículos fora de estrada e os projetos contemplam isso, adotando baixa frequência de manutenção, durabilidade e confiabilidade, desde que a preventiva seja feita.

E se você colocar na ponta do lápis corretamente a manutenção preventiva da grande totalidade de motores diesel x motores a gasolina, em alguns casos até sem considerar a diferença de tamanhos e potência, enquanto no ciclo otto você troca filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar, correia de serviço, correia dentada, regulagem de válvula, velas e bobinas, e pagando pela MO de regulagem, troca de vela, bobina, correia dentada e correia de serviço, o ciclo diesel está trocando filtro de combustível, filtro de óleo, filtro de ar e correia de serviço e pagando pela MO da correia de serviço apenas, em alguns casos, regulando válvula também. Os cuidados com combustível, limpeza de tanque, eventuais regulagens valem pros dois ciclos. E dizer que uma manutenção corretiva que venha acontecer no diesel sempre será mais cara que no ciclo otto, é bem relativo, vide o que falei no post acima. A probabilidade de falha no ciclo otto é muito maior e uma simples falha em um componente pode comprometer vários. Fique sem trocar vela, e você trocará bobina e não raro até queima um cilindro, como já peguei vários casos aqui. Conheço dono de siena com 400 mil kms. Troca vela de 20 em 20 mil kms (quando novo trocava com 40 mil kms, mas depois...), regula válvula de 30 em 30 mil kms. Correia dentada de 40 em 40 mil kms, religiosamente. Esse não bate o motor tão cedo. Regulo as válvulas dele e o motor dele tá melhor que muito veículo com 120-140 mil kms que nunca regulou e não troca óleo no intervalo, etc. Mas, ainda assim, se eu somar tudo que ele já gastou de MO + peças nesses serviços... sem dúvida saiu mais caro até que o gasto em motor de um 2.8 ou 3.0 diesel de troller na mesma quilometragem, nem precisa levar em consideração o preço da gasolina x diesel em tantos kms rodados.
    4X4 Brasil

Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Pumba, concordo na quase totalidade do que explanou, mas analisando todos dados expostos, somando a isso o local que resido e recursos disponíveis em todos os sentidos a que tenho acesso, saiu convencido que o menor custo no meu caso com grande margem de segurança hoje é gasolina, e como cada caso é um caso, esta tudo certo, mas um dia mudando os fatores, poderei mudar o produto, me readequando a novas conjunturas.
    ARILDO

Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Agora voltem a prosa do troller, que tá muito .
    ARILDO

Usuário
    Entrada
    20/12/2013
    Local
    Itajai/SC
    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Pumba, concordo na quase totalidade do que explanou, mas analisando todos dados expostos, somando a isso o local que resido e recursos disponíveis em todos os sentidos a que tenho acesso, saiu convencido que o menor custo no meu caso com grande margem de segurança hoje é gasolina, e como cada caso é um caso, esta tudo certo, mas um dia mudando os fatores, poderei mudar o produto, me readequando a novas conjunturas.
    E ainda mais se falando de veículos usados, o certo é comprarmos o que podemos pagar com folga, deixando uma boa reserva para imprevistos. Gastar todo o capital que se tem na compra de um veículo usado (novo também, na minha opinião, mas há controvérsias), seja diesel ou gasolina, sem deixar reserva, é correr um grande risco de se frustar.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem